Trabalhar com Projetos Integradores não é um bicho de sete cabeças. Quer ver?

A metodologia de projetos é uma prática que pode proporcionar, de modo relativamente simples, a transformação da sala de aula em um espaço de práticas inovadoras. E os professores do Ensino Médio da rede pública poderão escolher pelo PNLD2021, obras repletas de projetos prontos para serem implantados em sala de aula, os livros de Projetos Integradores.

Mas quais são as vantagens?

Vale destacar que os livros dos Projetos Integradores estão totalmente alinhados com a BNCC e que, por isso, poderão agilizar o trabalho do professor com os conteúdos formais. Isso porque parte dos assuntos tratados nos projetos se sobrepõe ao que está nos livros disciplinares. Basta que o professor escolha qual ferramenta pedagógica vai utilizar em cada momento, não sendo obrigado a utilizar os dois livros ao mesmo tempo para o mesmo assunto.

Outro ponto que será uma grande vantagem para os professores é que os Projetos Integradores facilitarão uma transição segura para o Novo Ensino Médio, já que fazem a articulação entre os temas de cada disciplina sempre com orientação pedagógica sobre como trabalhar em conjunto com outros docentes, sobre o momento certo de dar ênfase a cada disciplina e sobre como avaliar dentro da perspectiva de cada profissional. E para escolas que buscam enriquecer seus Itinerários Formativos, os projetos também também têm grande aplicabilidade.

A escolha do PNLD 2021 já está aí!

O FNDE comunicou que a escolha dos livros de Projetos, ou seja, do objeto 1, deverá acontecer entre 01 e 15 de março de 2021. Então, mesmo que as obras de Projetos não sejam utilizadas já neste ano, ou no ano que vem, a dica é que você garanta o seu direito de escolha agora. Afinal, esse material só estará novamente disponível para adoção daqui a 4 anos.

Entenda como funciona a escolha do PNLD e os cinco objetos aqui. E conheça a proposta da Moderna para Projetos Integradores aqui.

Voltar para a página inicial
Voltar para a página inicial