O que são os objetos no PNLD 2023 e qual o objetivo de cada um?

Para as escolas públicas, esta é a principal novidade, que deve ser bem compreendida para garantir mais recursos pedagógicos. Cada profissional da escola estava habituado a fazer a escolha de livros didáticos apenas, para cada componente curricular. A partir de agora, no PNLD 2023, a escolha dos anos iniciais do Fundamental será dividida em quatro objetos, que poderão ser escolhidos em fases diferentes ao longo do ano.

Todos os objetos são acompanhados por materiais impressos e digitais para o estudante e para o professor, com exceção das obras pedagógicas que são destinadas exclusivamente aos professores e gestores.

OBJETO 1 Obras Didáticas por área/componente e os Projetos integradores. Estas são as obras que você já tem hábito de escolher e/ou usar em sala de aula.

OBJETO 2 – Livro de Práticas de Acompanhamento de Aprendizagem. São materiais didáticos consumíveis e complementares ao objeto 1, com objetivo de garantir uma boa aplicação prático do aprendizado. Deve ser um diferencial para diversificar e ampliar as perspectivas do professor e garantir melhores processos avaliativos.

OBJETO 3 – Obras Literárias. São os livros de literatura conhecidos como PNLD Literário, destinados ao acervo da biblioteca e à fruição dos alunos.

OBJETO 4 – Obras Pedagógicas destinadas aos professores e gestores e Recursos Educacionais Digitais. Novos materiais impressos pensados para a formação continuada, com foco no tema Avaliação. Já os REDs estão pensados para ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem, com foco na cultura digital.

Voltar para a página inicial
Voltar para a página inicial