Como será o trabalho com as disciplinas tradicionais?

Uma questão pertinente e que se mantém com a implantação da BNCC e todas as mudanças do Novo Ensino Médio é como será feito o trabalho na sala de aula com as disciplinas tradicionais.

O modelo de grade curricular que conhecemos hoje dará espaço a uma outra forma de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque a BNCC combinou as disciplinas tradicionais, de acordo com suas afinidades, para formar quatro grandes áreas do conhecimento:

  1. Linguagens e suas Tecnologias
  2. Matemática e suas Tecnologias
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Dessa forma, as únicas disciplinas que possuem as habilidades prescritas pela BNCC no Ensino Médio são Língua Portuguesa e Matemática, pois elas precisarão ser abordadas também de forma específica em todos os anos letivos.

O novo arranjo do Ensino Médio visa uma formação completa do cidadão que está mais próximo de sua emancipação e das demandas do mercado de trabalho, desenvolvendo as habilidades e competências de forma mais integrada. Dessa forma, as escolas são estimuladas a inovarem em seus currículos, planejamentos pedagógicos e formas de atuação docente.

Com conteúdos ofertados de diversas maneiras muito além da aula expositiva, as escolas e estudantes têm o caminho aberto para a criatividade e transformação, seja com elaboração de projetos, participação em oficinas e clubes, utilização de laboratórios, organizando em módulos, unidades ou temáticas. O importante, agora, é que possui interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Confira a nova organização de conteúdos:

Mas e os conteúdos regionais e estaduais?

Calma! A BNCC determina que cada Secretaria de Estado inclua conteúdos específicos como a história e a geografia da região ou tradições específicas do estado. As escolas poderão acrescentar ao seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) o que for característico de cada comunidade, sem deixar de lado os direitos dos alunos previstos na BNCC.

 

Saiba mais sobre esse tema na série de palestras e workshops da 2ª Jornada Digital da Educação.

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