Novo Ensino Médio: Entenda as principais mudanças

O Novo Ensino Médio apresenta mudanças significativas na modalidade de ensino e serão implantadas nas escolas a partir de 2021. A estimativa é que todas as mudanças estejam em prática até 2022.

As modificações definidas para o Novo Ensino Médio estão embasadas em três eixos:

  • Direitos iguais de aprendizagem para todos, que devem ser garantidos através da BNCC.
  • Escolha pelos estudantes dos conhecimentos que irão se aprofundar, que devem ser garantidos através do oferecimento de itinerários formativos, que são diferentes caminhos possíveis para os alunos, rompendo com a ideia de que todos os alunos devem aprender as mesmas disciplinas no Ensino Médio.
  • Mais horas de estudos, com a ampliação da carga horária nas escolas de Ensino Médio.

Como funciona?

Com a implantação da BNCC, a carga horária do novo ensino médio terá o total de três mil horas, 1.800h destinadas ao currículo comum e 1.200h aos itinerários formativos. A BNCC define que o novo ensino médio será organizado em quatro macros áreas de conhecimento, (semelhante ao aplicado no Enem). O objetivo de agrupar os conteúdos nestes grupos é torná-los mais interdisciplinares, podendo trabalhar em sala de aula um mesmo tema, mas em diferentes disciplinas.

Assim, estas serão as áreas de conhecimento do novo ensino médio:

  1. Linguagens e suas Tecnologias
  2. Matemática e suas Tecnologias
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Cada uma das áreas dos itinerários formativos estipula competências que os alunos devem adquirir ao longo do curso. Apenas os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa serão obrigatórios nos três anos de ensino.

Para os estudantes indígenas, o ensino nas línguas maternas está garantido. Cada estado e município vão organizar os seus currículos escolares, tendo a BNCC como base.

A carga horária letiva será de mil horas, sendo 60% dedicada ao currículo base e os outros 40% às disciplinas eletivas dos itinerários formativos. Essa flexibilização vai permitir que o aluno escolha a área de conhecimento que deseja se aprofundar. Dessa forma, o ensino técnico poderá ser cursado concomitante ao médio.

Com as mudanças divididas em etapas, em 2021 o objetivo é contemplar o primeiro eixo, inserindo as mudanças da BNCC nos livros didáticos.

+ MAIS: Clique aqui e entenda melhor sobre o Novo Ensino Médio.

O Novo Ensino Médio exclui disciplinas dos currículos?

Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório. Os currículos de referência das redes e os Projetos Pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada um desses componentes, considerando as particularidades e características de cada região.

O PNLD do Ensino Médio

A partir de agora, a organização e distribuição das escolhas do PNLD do Ensino Médio será feita em duas fases:

  • FASE 1:
  • Objeto 1 – Projetos Integradores e Projeto de Vida: obras que propõem um aprendizado voltado à vivência prática, com ações de pesquisa, discussão e produção.

     

  • FASE 2:
  • Objeto 2 – Livros didáticos por área do conhecimento.

    Objeto 3 – Obras de formação para professores e gestores.

    Objeto 4 – Recursos digitais.

    Objeto 5 – Obras literárias.

 

Neste ano, ocorre a escolha da FASE 1 com a adoção de livros que devem chegar às escolas em 2021.

Os livros da FASE 1 são novas propostas no contexto escolar. Até o último PNLD, os livros eram por componente curricular. Uma das mudanças sugeridas pela BNCC é integrar os conhecimentos das áreas em livros únicos: um que trabalha com projetos (FASE 1) e outros que trabalham os conteúdos de forma sistematizadas, que fazem parte da FASE 2.

 

Saiba mais sobre esse tema na série de palestras e workshops da 2ª Jornada Digital da Educação.

Voltar para a página inicial
Mais Informações
Voltar para a página inicial