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Novo Ensino Médio: Entenda as principais mudanças
As modificações definidas para o Novo Ensino Médio estão embasadas em três eixos:
- Direitos iguais de aprendizagem para todos, que devem ser garantidos através da BNCC.
- Escolha pelos estudantes dos conhecimentos que irão se aprofundar, que devem ser garantidos através do oferecimento de itinerários formativos, que são diferentes caminhos possíveis para os alunos, rompendo com a ideia de que todos os alunos devem aprender as mesmas disciplinas no Ensino Médio.
- Mais horas de estudos, com a ampliação da carga horária nas escolas de Ensino Médio.
Como funciona?
Com a implantação da BNCC, a carga horária do novo ensino médio terá o total de três mil horas, 1.800h destinadas ao currículo comum e 1.200h aos itinerários formativos. A BNCC define que o novo ensino médio será organizado em quatro macros áreas de conhecimento, (semelhante ao aplicado no Enem). O objetivo de agrupar os conteúdos nestes grupos é torná-los mais interdisciplinares, podendo trabalhar em sala de aula um mesmo tema, mas em diferentes disciplinas.
Assim, estas serão as áreas de conhecimento do novo ensino médio:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Cada uma das áreas dos itinerários formativos estipula competências que os alunos devem adquirir ao longo do curso. Apenas os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa serão obrigatórios nos três anos de ensino.
Para os estudantes indígenas, o ensino nas línguas maternas está garantido. Cada estado e município vão organizar os seus currículos escolares, tendo a BNCC como base.
A carga horária letiva será de mil horas, sendo 60% dedicada ao currículo base e os outros 40% às disciplinas eletivas dos itinerários formativos. Essa flexibilização vai permitir que o aluno escolha a área de conhecimento que deseja se aprofundar. Dessa forma, o ensino técnico poderá ser cursado concomitante ao médio.
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O Novo Ensino Médio exclui disciplinas dos currículos?
Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório. Os currículos de referência das redes e os Projetos Pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada um desses componentes, considerando as particularidades e características de cada região.
O PNLD do Ensino Médio
Para este momento, as escolhas do PNLD do Ensino Médio serão feitas em duas fases, que deverão se encerrar em 2021:
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- FASE 1:
Objeto 1 – Projetos Integradores e Projeto de Vida: obras que propõem um aprendizado voltado à vivência prática, com ações de pesquisa, discussão e produção.
- FASE 2:
Objeto 2 – Livros didáticos por área do conhecimento.
Objeto 3 – Obras de formação para professores e gestores.
Objeto 4 – Recursos digitais.
Objeto 5 – Obras literárias.
Os livros da FASE 1 são novas propostas no contexto escolar. Até o último PNLD, os livros eram por componente curricular. Uma das mudanças sugeridas pela BNCC é integrar os conhecimentos das áreas em livros únicos: um que trabalha com projetos (FASE 1) e outros que trabalham os conteúdos de forma sistematizadas, que fazem parte da FASE 2.
Saiba mais sobre esse tema na série de palestras e workshops da 2ª Jornada Digital da Educação.
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