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O que compõe a BNCC para o Ensino Médio?
Com o objetivo de direcionar todas as escolas do país para seguir um mesmo caminho, a BNCC indica competências e habilidades mínimas que os alunos devem adquirir nos anos escolares, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Como já explicamos em outro post, a Base não deve ser compreendida como um currículo, mas sim como um conjunto de orientações que irá conduzir as equipes pedagógicas na construção dos currículos locais.
Para isso, foi preciso reorganizar toda a Educação Básica e o modo como encaramos o trabalho pedagógico. No Ensino Médio, os conteúdos devem ser explorados considerando-se as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
Essas áreas possuem tanto competências gerais, ou seja, objetivos em comum, quanto competências e habilidades específicas para cada uma delas. No documento da Base, essas competências e habilidades são identificadas por um código alfanumérico composto da seguinte forma:
O código EM13CNT106, por exemplo, refere-se à sexta habilidade vinculada à competência específica 1 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
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