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O que são itinerários formativos?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), itinerários formativos são entendidos como um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
As instituições de ensino devem oferecer pelo menos duas opções de itinerários formativos em áreas distintas e cada um deles deve contemplar ao menos um dos eixos que vão orientar as especializações. Os estudantes deverão realizar um itinerário formativo completo, passando, necessariamente, por um eixo estruturante ou, de preferência, por todos os quatro eixos.
A sequência em que os eixos estruturantes serão percorridos, as conexões entre eles e o tipo de organização curricular a ser mobilizado por disciplinas, oficinas, unidades/campos temáticos ou por projetos, deverão ser definidos pela instituição.
No caso da formação técnica e profissional, os itinerários também se organizam a partir da integração dos diferentes eixos estruturantes, ainda que as habilidades a eles associadas somam-se a outras habilidades básicas requeridas indistintamente pelo mundo do trabalho e a habilidades específicas requeridas pelas distintas ocupações, conforme previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Tipos de Itinerários
- Por área de conhecimento: aprofundam e ampliam aprendizagens em uma determinada área do conhecimento e sua aplicação em contextos diversos.
- Formação Técnica e Profissional: prepara o estudante para o mundo do trabalho.
- Integrado: combinam mais de uma área de conhecimento, podendo ser ainda complementados com a formação técnica e profissional.
Eixos estruturantes
Para que o Novo Ensino Médio cumpra o objetivo de engajar os jovens e prepará-los para a vida adulta, foram definidos quatro eixos a partir de uma dinâmica participativa, flexível e instigante.
Os eixos estruturantes vão abrir caminhos e conectar experiências educativas com a realidade contemporânea. Além de estruturar o planejamento dos professores de todas as áreas do conhecimento.
- Investigação científica
- Mediação e intervenção sociocultural
- Processos criativos
- Empreendedorismo
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