Nova EJA Moderna – Alfabetização e Matemática





Incentivo à oralidade e autonomia
Com abordagem que se conecta ao dia a dia dos estudantes.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Aproximação do processo de aprendizagem
Ao cotidiano do estudante por meio de atividades e textos diversos.
Valoriza a individualidade
E os conhecimentos prévios de cada estudante.
Incentiva a oralidade
Durante o processo de alfabetização e letramento.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Identidade – p. 10
CAPÍTULO 1 – Meu nome com todas as letras – p. 11
Para ler: Poema – p. 12
Para falar em público: Apresentação pessoal – p. 14
Para refletir sobre a língua: Alfabeto – p. 15
Para colocar em prática: Formulário – p. 18
Para refletir sobre a língua: Sílabas, vogais e consoantes – p. 19
Para organizar o que aprendemos no capítulo 1 – p. 21
CAPÍTULO 2 – Documentos, por favor – p. 22
Para ler: Documentos pessoais – p. 23
Para falar em público: Agendamento por telefone – p. 25
Para refletir sobre a língua: Palavras – p. 27
Para colocar em prática: Lista – p. 29
Para refletir sobre a língua: Diferentes tipos de letra – p. 31
Para organizar o que aprendemos no capítulo 2 – p. 32
TEXTO COMPLEMENTAR: Meire – p. 33
CAPÍTULO 3 – Números – p. 34
Os números no dia a dia – p. 35
Agrupamentos – p. 37
Adição e subtração – p. 39
Atividades finais do capítulo 3 – p. 41
TEXTO COMPLEMENTAR: Invisíveis no Brasil, sem documento e dignidade: “Eu nem no mundo existo” – p. 42
CAPÍTULO 4 – Geometria – p. 43
Figuras geométricas – p. 44
Figuras geométricas não planas – p. 44
Figuras geométricas planas – p. 47
Atividades finais do capítulo 4 – p. 50
UNIDADE 2 – Mundo do trabalho – p. 51
CAPÍTULO 5 – Nós, trabalhadores – p. 52
Para ler: Anúncio de emprego ou serviço – p. 53
Para estudar o gênero: Anúncio de emprego ou serviço – p. 55
Para refletir sobre a língua: Linguagem verbal e não verbal – p. 57
Para colocar em prática: Anúncio de serviço – p. 58
Para falar em público: Anúncio de serviço em áudio – p. 59
Para refletir sobre a língua: Ordem alfabética – p. 59
Para organizar o que aprendemos no capítulo 5 – p. 62
CAPÍTULO 6 – Vagas abertas – p. 63
Para ler: Currículo – p. 64
Para estudar o gênero: Currículo – p. 66
Para refletir sobre a língua: Divisão silábica – p. 68
Para colocar em prática: Currículo – p. 71
Para falar em público: Dramatização de entrevista de emprego – p. 72
Para organizar o que aprendemos no capítulo 6 – p. 73
TEXTO COMPLEMENTAR: A primeira doutora surda da UFMG – p. 74
CAPÍTULO 7 – Números e operações – p. 75
Unidade, dezena e centena – p. 76
Adição e subtração – p. 79
Dobro e triplo – p. 81
Multiplicação – p. 84
Atividades finais do capítulo 7 – p. 87
CAPÍTULO 8 – Grandezas e medidas – p. 88
Comparar para medir – p. 89
Hora de trabalhar – p. 91
Medindo comprimentos – p. 92
Atividades finais do capítulo 8 – p. 95
TEXTO COMPLEMENTAR: Dupla jornada para mulheres – p. 96
Prática Integradora: Mulheres e o mundo do trabalho – p. 97
UNIDADE 3 – Convívio – p. 99
CAPÍTULO 9 – No dia a dia – p. 100
Para ler: Bilhete – p. 101
Para estudar o gênero: Bilhete e convite – p. 102
Para refletir sobre a língua: Frase e pontuação – p. 106
Para colocar em prática: Bilhete – p. 108
Para falar em público: Convite oral – p. 109
Para organizar o que aprendemos no capítulo 9 – p. 109
CAPÍTULO 10 – Misturando sabores – p. 110
Para ler: Receita culinária – p. 111
Para estudar o gênero: Receita culinária – p. 113
Para refletir sobre a língua: Sons representados por c, ç e s – p. 117
Para colocar em prática: Receita culinária – p. 119
Para falar em público: Vlog – p. 120
Para organizar o que aprendemos no capítulo 10 – p. 121
TEXTO COMPLEMENTAR: Comida do nordestino – p. 122
CAPÍTULO 11 – O milhar e outros números – p. 123
O milhar – p. 124
Sistema de numeração indo-arábico – p. 126
Sistema de numeração decimal – p. 127
Leitura de tabelas e gráficos – p. 130
Atividades finais do capítulo 11 – p. 132
CAPÍTULO 12 – Divisão e porcentagem – p. 133
Divisão – p. 134
Metade, um terço e um quarto – p. 137
Porcentagem – p. 140
Gráfico de setores – p. 142
Atividades finais do capítulo 12 – p. 143
TEXTO COMPLEMENTAR: O Registro do Patrimônio Cultural Imaterial – p. 144
CAPÍTULO 13 – Representações no plano, simetrias e mosaicos – p. 145
Representações no plano – p. 146
Simetria – p. 147
Mosaicos – p. 149
Atividades finais do capítulo 13 – p. 151
UNIDADE 4 – Pertencimento – p. 152
CAPÍTULO 14 – Ações que nos definem – p. 153
Para ler: Conto – p. 154
Para estudar o gênero: Conto – p. 158
Para refletir sobre a língua: Letra h inicial e dígrafos – p. 160
Para colocar em prática: Conto – p. 162
Para falar em público: Leitura oral – p. 163
Para organizar o que aprendemos no capítulo 14 – p. 163
CAPÍTULO 15 – Educação para a vida – p. 164
Para ler: Anúncio de propaganda – p. 165
Para estudar o gênero: Anúncio de propaganda – p. 167
Para refletir sobre a língua: Vogais nasais – p. 169
Para colocar em prática: Anúncio de propaganda – p. 171
Para falar em público: Depoimento oral – p. 172
Para organizar o que aprendemos no capítulo 15 – p. 172
TEXTO COMPLEMENTAR: Como é a educação voltada a crianças de povos tradicionais – p. 173
CAPÍTULO 16 – Adição e subtração – p. 176
Situações que envolvem a adição – p. 177
Situações que envolvem a subtração – p. 182
Atividades finais do capítulo 16 – p. 186
TEXTO COMPLEMENTAR: Orçamento pessoal – p. 187
CAPÍTULO 17 – Medidas de massa, capacidade e tempo – p. 188
Unidades de medida de massa – p. 189
Unidades de medida de capacidade – p. 191
Unidades de medida de tempo – p. 193
Atividades finais do capítulo 17 – p. 196
Prática Integradora: Nossa cultura – p. 197
Sugestões de ampliação – p. 199
Transcrições dos áudios – p. 200
Referências bibliográficas comentadas – p. 203
Alfabeto móvel – p. 205
SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Podcast: Identidade segura – p. 23
Vídeo: Marchetaria – p. 43
Vídeo: Anúncio de serviço – p. 58
Infográfico: Agricultura familiar – p. 75
Infográfico: Bilhete e mensagem instantânea – p. 101
Carrossel de imagens: Composições geométricas em obras de Rubem Valentim – p. 148
Carrossel de imagens: Campanhas pelos direitos humanos – p. 165
Podcast: Financiamentos – p. 187"
Confira outras obras
Nova EJA Moderna – Matemática
Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.
Nova EJA Moderna – Inglês
Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
Anos Iniciais e Finais: quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?
Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.





Incentivo à oralidade e autonomia
Com abordagem que se conecta ao dia a dia dos estudantes.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Aproximação do processo de aprendizagem
Ao cotidiano do estudante por meio de atividades e textos diversos.
Valoriza a individualidade
E os conhecimentos prévios de cada estudante.
Incentiva a oralidade
Durante o processo de alfabetização e letramento.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Cotidiano – p. 10
CAPÍTULO 1 – Registros do dia a dia – p. 11
Para ler: Diário pessoal – p. 12
Para estudar o gênero: Diário pessoal – p. 15
Para refletir sobre a língua: Variedades linguísticas – p. 17
Para colocar em prática: Diário pessoal – p. 20
Para falar em público: Roda de conversa – p. 21
Para organizar o que aprendemos no capítulo 1 – p. 22
CAPÍTULO 2 – Cenas da vida – p. 23
Para ler: Texto teatral – p. 24
Para estudar o gênero: Texto teatral – p. 25
Para falar em público: Leitura dramatizada – p. 28
Para refletir sobre a língua: Singular, plural e concordância nominal – p. 28
Para colocar em prática: Cena teatral – p. 31
Para organizar o que aprendemos no capítulo 2 – p. 32
TEXTO COMPLEMENTAR: Taís Araújo sobre Medida Provisória: “É um incômodo transformador. E acho que esse é o papel mais importante da arte” – p. 33
CAPÍTULO 3 – Sistema de numeração decimal e números naturais – p. 35
Sistema de numeração decimal – p. 36
Números naturais – p. 38
Arredondamentos – p. 40
Sequências numéricas e regularidades – p. 41
Quadros, tabelas e gráficos – p. 42
Atividades finais do capítulo 3 – p. 44
CAPÍTULO 4 – Adição e subtração com números naturais – p. 45
Adição e subtração sem reagrupamento – p. 46
Adição e subtração com reagrupamento – p. 48
Propriedades da adição – p. 50
Adição e subtração: operações inversas – p. 51
Atividades finais do capítulo 4 – p. 52
TEXTO COMPLEMENTAR: Quando 1 + 1 ≠ 2 – p. 54
UNIDADE 2 – Comunidade – p. 55
CAPÍTULO 5 – Versos sobre nós – p. 56
Para ler: Cordel – p. 57
Para estudar o gênero: Cordel – p. 59
Para refletir sobre a língua: Sentido das palavras – p. 62
Para colocar em prática: Cordel – p. 64
Para falar em público: Declamação – p. 65
Para organizar o que aprendemos no capítulo 5 – p. 66
CAPÍTULO 6 – Comunicar e compartilhar – p. 67
Para ler: Notícia – p. 68
Para estudar o gênero: Notícia – p. 71
Para refletir sobre a língua: Verbos – p. 74
Para colocar em prática: Notícia – p. 75
Para falar em público: Podcast – p. 77
Para organizar o que aprendemos no capítulo 6 – p. 77
TEXTO COMPLEMENTAR: Poema visual – p. 78
CAPÍTULO 7 – Multiplicação e divisão – p. 79
Multiplicação – p. 80
Divisão – p. 84
Média aritmética – p. 89
Atividades finais do capítulo 7 – p. 90
TEXTO COMPLEMENTAR: A pessoa idosa e seus direitos – p. 91
CAPÍTULO 8 – Geometria – p. 92
Poliedros e corpos redondos – p. 93
Plano, reta, semirreta, segmento de reta e ponto – p. 95
Ângulos – p. 97
Polígonos – p. 99
Reflexão e rotação – p. 104
Atividades finais do capítulo 8 – p. 105
PRÁTICA INTEGRADORA: Turismo – p. 106
UNIDADE 3 – Meio Ambiente – p. 108
CAPÍTULO 9 – Resgatando histórias – p. 109
Para ler: Biografia – p. 110
Para estudar o gênero: Biografia – p. 112
Para refletir sobre a língua: Pronomes e coesão textual – p. 115
Para colocar em prática: Biografia – p. 119
Para falar em público: Relato biográfico oral – p. 120
Para organizar o que aprendemos no capítulo 9 – p. 120
CAPÍTULO 10 – Direito à cidade e ao verde – p. 121
Para ler: Lei – p. 122
Para estudar o gênero: Lei – p. 124
Para refletir sobre a língua: Palavras derivadas – p. 127
Para falar em público: Assembleia – p. 129
Para colocar em prática: Solicitação – p. 130
Para organizar o que aprendemos no capítulo 10 – p. 131
TEXTO COMPLEMENTAR: Racismo ambiental – p. 132
CAPÍTULO 11 – Números na forma de fração – p. 133
Frações – p. 134
Ideias associadas à fração – p. 136
Fração de um número – p. 138
Frações e porcentagem – p. 140
Atividades finais do capítulo 11 – p. 144
CAPÍTULO 12 – Números na forma decimal – p. 145
Frações decimais e números na forma decimal – p. 146
Adição e subtração com números na forma decimal – p. 148
Multiplicação com números na forma decimal – p. 150
Divisão não exata com números naturais – p. 152
Números na forma decimal e porcentagens – p. 153
Leitura e interpretação de gráficos de setores – p. 155
Atividades finais do capítulo 12 – p. 156
TEXTO COMPLEMENTAR: Casa de garrafas – p. 158
UNIDADE 4 – Ciência e tecnologia – p. 159
CAPÍTULO 13 – Ler para saber – p. 160
Para ler: Verbete – p. 161
Para estudar o gênero: Verbete – p. 163
Para refletir sobre a língua: Sílaba tônica e acentuação – p. 165
Para colocar em prática: Verbete – p. 168
Para falar em público: Videominuto – p. 169
Para organizar o que aprendemos no capítulo 13 – p. 169
CAPÍTULO 14 – Verdadeiro ou falso? – p. 170
Para ler: Texto de divulgação científica – p. 171
Para estudar o gênero: Texto de divulgação científica – p. 173
Para falar em público: Debate – p. 177
Para refletir sobre a língua: Sons representados pela letra x – p. 178
Para colocar em prática: Texto de divulgação científica – p. 180
Para organizar o que aprendemos no capítulo 14 – p. 181
TEXTO COMPLEMENTAR: Língua falada – p. 182
CAPÍTULO 15 – Unidades de medida e probabilidade – p. 183
Medidas de comprimento, de massa e de capacidade – p. 184
Medidas de temperatura – p. 186
Probabilidade – p. 188
Atividades finais do capítulo 15 – p. 189
TEXTO COMPLEMENTAR: Indicadores de motoristas particulares de passageiros – p. 191
CAPÍTULO 16 – Escala e medidas de perímetro, área e volume – p. 192
Medida de perímetro – p. 193
Escala – p. 194
Unidades de medidas de área – p. 195
Medidas de volume – p. 197
Atividades finais do capítulo 16 – p. 199
PRÁTICA INTEGRADORA: Campanha “Meu bairro sustentável” – p. 201
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 203
TRANSCRIÇÕES DOS ÁUDIOS – p. 204
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 207
SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Podcast: Diário de Elizângela Baré – p. 12
Carrossel de imagens: O direito ao voto – p. 35
Vídeo: Armadilhas das fake news – p. 75
Podcast: Vacinação – p. 90
Carrossel de imagens: Mulher, indígena e ativista – p. 111
Vídeo: Mudanças climáticas – p. 145
Infográfico: Inteligência artificial – p. 168
Infográfico: Impressão 3D – p. 192"
Confira outras obras
Nova EJA Moderna – Matemática
Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.
Nova EJA Moderna – Inglês
Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
Anos Iniciais e Finais: quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?
Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.
