Moderna EM AÇÃO - Arte





Ensino Médio
Artes integradas e culturas jovens
Temas com foco em artes integradas e cultura jovem.
Código da Obra:
0002 P26 01 01 201 810
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Protagonismo juvenil
Estimula autonomia e cooperação estudantil.
Artes integradas
Temas apresentam no mínimo duas linguagens artísticas.
Práticas criativas
Seções para vivência e imersão em processos criativos.
Veja o que o autor tem a dizer sobre o livro
Destaques do autor
Arte Em AÇÃO!: Inspire-se!
Mergulhe nas 4 linguagens artísticas! Teoria e prática se unem em propostas interdisciplinares que conectam arte e ODS ao seu mundo.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
| Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
|---|---|---|---|---|
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | Arte hoje: no corpo, no mundo e na vida | 19 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | PRÁTICAS EM AÇÃO: Batalha de passinhos | 21 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | DIÁLOGOS: O balé e seus movimentos virtuosos | 22 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | A arte no corpo: maquiagens, roupas, adereços e muito mais | 24 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | Canção: a música pelas palavras | 25 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | PRÁTICAS EM AÇÃO: Ouvindo canções do mundo | 26 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | CONCEITOS E TÉCNICAS: Processos de criação: cadernos de artista | 28 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | EXPERIMENTANDO: Criação de um caderno de artista como diário de bordo | 29 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Arte é linguagem | O QUE APRENDEMOS | 29 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | Quanto vale uma obra de arte? | 30 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | O que é arte? Para que serve? | 32 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | EM PERSPECTIVA: As muitas faces da arte europeia | 34 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | Arte indígena contemporânea | 36 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Períodos da história da arte ocidental e suas obras | 38 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | Quem fala pela arte? | 39 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | CONCEITOS E TÉCNICAS: Criação de estênceis | 41 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | EXPERIMENTANDO: Como fazer o seu próprio estêncil? | 42 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Quem diz o que é arte? | O QUE APRENDEMOS | 43 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | O funk como expressão dos jovens: das periferias para o mundo | 45 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | CONEXÕES: Educação, trabalho e arte | 47 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | Quando quebra queima: juventude, consciência, teatro, dança | 48 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | TRABALHO E JUVENTUDES: Desenho de luz para espetáculos | 50 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | CONCEITOS E TÉCNICAS: A dança-teatro: gesto e consciência do movimento | 51 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | EXPERIMENTANDO: Gestos da vida, gestos do sonho | 52 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | O QUE APRENDEMOS | 53 |
| 1 | ARTE E JUVENTUDES | Sonhos em movimento | NO RADAR – ENEM | 54 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Que pop é esse? | DIÁLOGOS: Fábrica de imagens: a indústria cultural | 59 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Que pop é esse? | Pop music: música popular ou música popularizada? | 60 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Que pop é esse? | Streaming e o acesso à arte | 62 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Que pop é esse? | CONCEITOS E TÉCNICAS: Sample e beat: compor é para todos | 64 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Que pop é esse? | EXPERIMENTANDO Fazendo seu próprio beat | 65 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Que pop é esse? | O QUE APRENDEMOS | 67 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | O que é ser artista? | 69 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | Autoria na música | 72 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | Quando as vozes são iguais | 73 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | EM PERSPECTIVA: Apropriação cultural: do blues negro ao rock branco | 74 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | É arte, releitura ou cópia? | 75 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | PRÁTICAS EM AÇÃO: Intervenção em obra de arte | 76 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Inteligência artificial: as máquinas fazem arte? | 77 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | CONCEITOS E TÉCNICAS: A colagem como meio de expressão | 78 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | O QUE APRENDEMOS | 79 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | O que é ser artista? | PRÁTICAS EM AÇÃO: Composição de colagens | 79 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | O espaço como elemento fundamental para a arte e seu público | 81 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | CONEXÕES: A arte semeando questões sobre o ambiente | 89 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: O teatro e seus espaços | 90 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | CONCEITOS E TÉCNICAS: Encenação teatral | 91 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | PRÁTICAS EM AÇÃO: Encenando nos espaços da escola | 92 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | O QUE APRENDEMOS | 93 |
| 2 | O ARTISTA E SEU PÚBLICO | Arte: seu público e seu espaço | NO RADAR – ENEM | 94 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | O cotidiano da ancestralidade: dança, canto e pesquisa de Inaicyra Falcão | 99 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | EM PERSPECTIVA: Cultivando hábitos: o conceito de cultura | 100 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | A ancestralidade do carimbó | 101 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | CONEXÕES: Mário de Andrade e a história tocada e cantada | 103 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | EM PERSPECTIVA: O registro musical e a transmissão oral das canções populares | 104 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | CONCEITOS E TÉCNICAS Coreografia | 105 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | EXPERIMENTANDO: Coreografando nossos gestos ancestrais | 107 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | TRABALHO E JUVENTUDES: Bailarina e coreógrafa: entrevista com uma profissional da dança | 108 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Meus ancestrais falam por mim | O QUE APRENDEMOS | 109 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | Coletivo NEGA: mulheres negras afirmam sua identidade por meio do teatro e da performance | 111 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | CONEXÕES: O Teatro Experimental do Negro | 112 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | DIÁLOGOS: Abdias Nascimento e a consciência racial no Brasil | 113 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | PRÁTICAS EM AÇÃO: Escutar a voz das identidades | 114 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | O ritmo como afirmação identitária | 115 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | CONCEITOS E TÉCNICAS: O tempo na linguagem musical | 116 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | EXPERIMENTANDO: Ritmos afro-brasileiros | 117 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | O QUE APRENDEMOS | 118 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Arte, identidade e protagonismo | PRÁTICAS EM AÇÃO: Usando a nossa voz! | 118 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | Entre o sagrado e o profano: reis, palhaços e folia | 120 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Festas do mundo | 123 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | EM PERSPECTIVA: Arte kusiwa: patrimônio imaterial da humanidade | 124 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | A grande festa dos bois Caprichoso e Garantido | 125 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | Celebrar o diálogo inter-religioso: festejo e sincretismo no Brasil | 126 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | PRÁTICAS EM AÇÃO: Adereços, adornos, fantasias e maquiagens: os elementos visuais dos festejos populares | 127 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | O QUE APRENDEMOS | 129 |
| 3 | ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL | Festa, patrimônio e coletividade | NO RADAR – ENEM | 130 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | Arte como protesto | 135 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | Arte e questões sociais | 137 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | A canção de protesto: música e manifestação política | 138 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Análise documental: canções de protesto e as ditaduras na América Latina | 140 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | CONEXÕES: Tradições ciganas: resistência e alegria | 141 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | CONCEITOS E TÉCNICAS: Dos muros para a vida: engajamento e pintura muralista | 142 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | EXPERIMENTANDO: Muro dos Desejos | 143 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | Arte engajada | O QUE APRENDEMOS | 144 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | O corpo da artista no mundo da arte | 146 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | EXPERIMENTANDO: Elaboração de cartaz digital | 148 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Cyberbullying: a violência digital | 149 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | A questão do corpo na performance de Berna Reale | 150 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | EM PERSPECTIVA: Primeira performance brasileira | 152 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | CONCEITOS E TÉCNICAS: Performance: a arte do corpo e da presença | 153 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | O QUE APRENDEMOS | 155 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | O corpo do artista transformando a realidade | PRÁTICAS EM AÇÃO: Performance | 155 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | Viagem à Lua, a primeira ficção científica do cinema | 157 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | EXPERIMENTANDO: Sessão de cinema com debate | 158 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | DIÁLOGOS: Afrofuturismo | 159 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | Imaginando o desastre. Cinema e distopia | 160 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | CONCEITOS E TÉCNICAS: Montagem cinematográfica e trilha sonora | 162 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | EXPERIMENTANDO: Fazendo um filme de ficção científica | 167 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | O QUE APRENDEMOS | 169 |
| 4 | ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE | A imaginação do futuro | NO RADAR – ENEM | 170 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | O papel da fotografia | 175 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | PRÁTICAS EM AÇÃO: Estudo de fotografias | 179 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | EM PERSPECTIVA: Breve história da fotografia | 180 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | CONCEITOS E TÉCNICAS: O “instante decisivo” na fotografia | 181 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | EXPERIMENTANDO: Ensaio fotográfico | 185 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | CONEXÕES: Registrar as imagens do mundo sem sair de casa | 186 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A fotografia como expressão artística | O QUE APRENDEMOS | 186 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | Navegando por um rio onde acontece uma peça teatral: o espetáculo BR3, do Teatro da Vertigem | 189 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | CONEXÕES Experiência, sabedoria e natureza: tecnologias indígenas | 191 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | PRÁTICAS EM AÇÃO: Percepções sobre os espaços do dia a dia: intervenções nos ambientes da escola | 193 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | Quando o público entra na obra: Penetráveis, de Hélio Oiticica | 194 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | DIÁLOGOS: O grande sertão está pelo espaço: o museu como experiência | 195 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | CONCEITOS E TÉCNICAS: Instalação artística | 197 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | EXPERIMENTANDO: Criando uma instalação inspirada na obra As cidades invisíveis | 198 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, público e tecnologia: fruição como experiência | O QUE APRENDEMOS | 200 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | A criação coletiva na contemporaneidade: Playing for Change | 203 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | EXPERIMENTANDO: Criando uma peça de percussão separadamente, juntos! | 204 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | As lives: novas formas de apreciação artística em grande escala | 205 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | EM PERSPECTIVA: Gravação e distribuição de músicas e filmes | 206 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Streaming musical: nova economia de produção musical | 208 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | Muitos em um: multiartistas e as tecnologias | 209 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | TRABALHO E JUVENTUDES: Criação de músicas para games | 210 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | CONCEITOS E TÉCNICAS: Tecnologia do encontro para multidões: flashmob | 211 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | PRÁTICAS EM AÇÃO: Flashmob na escola | 211 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | CONEXÕES: Novas tecnologias e a arte feita por indígenas | 212 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | A arte e a tecnologia no cotidiano | O QUE APRENDEMOS | 213 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Formação para o trabalho em arte | Onde se formam artistas e técnicos? | 215 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Formação para o trabalho em arte | DIÁLOGOS: Roda de conversa: a técnica do balé clássico | 220 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Formação para o trabalho em arte | O QUE APRENDEMOS | 223 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Formação para o trabalho em arte | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Podcast e entrevista: profissionais da arte | 223 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | Cultura: modos de fazer | 225 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | Juntos somos mais fortes: os coletivos de arte | 226 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | A arte no território: espaços culturais independentes | 227 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | EM PERSPECTIVA: A história das políticas culturais no Brasil | 228 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Histórico de políticas culturais no Brasil | 229 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | Formas de financiamento: como obter recursos financeiros | 230 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | CONCEITOS E TÉCNICAS: Produção cultural | 231 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | EXPERIMENTANDO: Elaborando um projeto cultural | 233 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | O QUE APRENDEMOS | 233 |
| 5 | ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIA | Arte, produção cultural e financiamento | NO RADAR – ENEM | 234 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte, economia solidária e cidadania | Uma cozinha aberta na Casa do Povo: ações cidadãs independentes e comunitárias | 239 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte, economia solidária e cidadania | CONEXÕES Quilombagem: uma forma de construir outro mundo? | 241 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte, economia solidária e cidadania | CONCEITOS E TÉCNICAS: O que é economia solidária | 242 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte, economia solidária e cidadania | PRÁTICAS EM AÇÃO: Criando uma feira de trocas com foco artístico | 244 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte, economia solidária e cidadania | O QUE APRENDEMOS | 245 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | Poluição sonora e a paisagem sonora urbana contemporânea | 247 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | EXPERIMENTANDO: Os sons de nossa paisagem sonora | 248 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | CONEXÕES: Paisagem sonora e desigualdades nas cidades | 249 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | Inhotim: museu ao ar livre | 250 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | CONEXÕES: Intervenção artística a partir de uma tragédia ambiental | 252 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | Intervenções artísticas propondo novos espaços para a cidade | 254 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | CONCEITOS E TÉCNICAS Intervenção artística | 255 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | PRÁTICAS EM AÇÃO: Realizando uma intervenção artística na escola | 256 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e meio ambiente | O QUE APRENDEMOS | 257 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | Repatriação do manto: uma conquista dos povos indígenas | 260 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | O que é a arte feita pelas mãos do povo brasileiro? | 261 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | Refazer o museu | 262 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | EM PERSPECTIVA: Do gabinete de curiosidades ao museu virtual | 264 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | PRÁTICAS EM AÇÃO: Um museu para o território escolar | 266 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | CONEXÕES: O perigo de uma história única | 267 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | DIÁLOGOS: Saraus e slams de poesia | 268 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: A recepção do público às obras não hegemônicas | 269 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | O QUE APRENDEMOS | 271 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | NO RADAR – ENEM | 272 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | TRANSCRIÇÕES DAS FAIXAS DE ÁUDIO | 274 |
| 6 | ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVEL | Arte e descolonização | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS | 277 |
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
