Moderna Se Liga na Educação Física





Corpo, movimento e consciência
Trabalha o corpo em movimento, a saúde e o esporte de forma integrada, crítica e participativa.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Cultura e expressão corporal
Valoriza linguagens artísticas e culturais com respeito e diálogo.
Trabalho colaborativo
Incentiva a integração com outras disciplinas da escola.
Avaliação participativa
Promove autoavaliação e apoia o professor nas etapas avaliativas.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 6
Perspectiva da Educação Física – p. 8
Princípios didáticos – p. 8
Organização da coleção – p. 10
Plano de desenvolvimento para o 6º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12
UNIDADE TEMÁTICA 1 – EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS – p. 14
Raio-X da unidade – p. 14
Competências da BNCC – p. 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14
O que veremos nesta unidade – p. 14
De olho nas imagens – p. 15
Por dentro do tema – p. 16
Dos jogos populares aos eletrônicos – p. 16
Conectando saberes: A evolução dos jogos eletrônicos – p. 17
Avaliando em diferentes linguagens – p. 18
Vamos à prática!: Jogos eletrônicos: da tela para a quadra – p. 19
Jogo ou esporte? – p. 20
Quando os jogos eletrônicos viram consumo – p. 21
Conectando saberes: Os sistemas do corpo ao jogar games – p. 22
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Seja um cidadão responsável – p. 24
UNIDADE TEMÁTICA 2 – ESPORTES DE MARCA E TÉCNICO-COMBINATÓRIOS – p. 26
Raio-X da unidade – p. 26
Competências da BNCC – p. 26
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 26
O que veremos nesta unidade – p. 26
De olho nas imagens – p. 27
Por dentro do tema – p. 27
Conceito e classificação dos esportes – p. 27
Esportes de marca e o atletismo – p. 28
Vamos à prática!: Salto em distância – p. 29
Conectando saberes: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – p. 30
Vamos à prática!: Corrida dos povos indígenas – p. 31
Esporte técnico-combinatório e a ginástica artística – p. 32
Vamos à prática!: Elementos gímnicos que contemplam a posição invertida – p. 35
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Sonhos, lutas e conquistas das mulheres – p. 38
UNIDADE TEMÁTICA 3 – DANÇAS URBANAS – p. 40
Raio-X da unidade – p. 40
Competências da BNCC – p. 40
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 40
O que veremos nesta unidade – p. 40
De olho nas imagens – p. 41
Por dentro do tema – p. 42
Dança: prática corporal e manifestação cultural – p. 42
Conectando saberes: Breve trajetória histórica das danças – p. 43
Vamos à prática!: Reconhecendo diferentes ritmos – p. 45
Avaliando em diferentes linguagens – p. 46
O que são danças urbanas? – p. 46
O universo Hip-Hop e seus elementos – p. 48
Conectando saberes: Gêneros musicais para dançar o Hip-Hop Dance – p. 49
Vamos à prática!: Vamos vivenciar as danças urbanas? – p. 50
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Hip-Hop e a representatividade negra – p. 52
UNIDADE TEMÁTICA 4 – GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO – p. 54
Raio-X da unidade – p. 54
Competências da BNCC – p. 54
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 54
O que veremos nesta unidade – p. 54
De olho nas imagens – p. 55
Por dentro do tema – p. 56
O que é a ginástica de condicionamento físico? – p. 56
Atividade física ou exercício físico? – p. 57
Conectando saberes: Integração dos sistemas locomotor e nervoso – p. 59
Estilo de vida ativo × Estilo de vida sedentário – p. 60
Ginástica funcional – p. 61
Vamos à prática!: Capacidades físicas no circuito de ginástica funcional – p. 61
Conectando saberes: Saúde, envelhecimento, respeito e valorização do idoso – p. 65
Avaliando em diferentes linguagens – p. 67
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 68
UNIDADE TEMÁTICA 5 – SUPERANDO OBSTÁCULOS EM AVENTURAS URBANAS – p. 70
Raio-X da unidade – p. 70
Competências da BNCC – p. 70
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 70
O que veremos nesta unidade – p. 70
De olho nas imagens – p. 71
Por dentro do tema – p. 72
Prática corporal de aventura – p. 72
O parkour – um pouco de história – p. 73
Vamos à prática!: Circuito: manobras do parkour – p. 77
Conectando saberes: Minas no parkour – p. 79
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Preservando o que é nosso – p. 80
UNIDADE TEMÁTICA 6 – UNIVERSO CULTURAL DAS LUTAS BRASILEIRAS – p. 82
Raio-X da unidade – p. 82
Competências da BNCC – p. 82
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 82
O que veremos nesta unidade – p. 82
De olho nas imagens – p. 83
Por dentro do tema – p. 83
O que são as lutas brasileiras? – p. 84
Capoeiras Angola, regional e contemporânea – p. 84
Conectando saberes: Trajeto histórico dos significados da capoeira – p. 86
Elementos culturais e movimentos da capoeira – p. 88
Vamos à prática!: Pega-pega capoeira! – p. 89
Avaliando em diferentes linguagens – p. 90
Cerimônia Kuarup, huka-huka e tradições de povos indígenas – p. 90
Vamos à prática!: Luta dos pregadores com desequilíbrio e imobilização – p. 92
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Mapeando as lutas brasileiras na comunidade escolar – p. 93
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Corpo, movimento e consciência
Trabalha o corpo em movimento, a saúde e o esporte de forma integrada, crítica e participativa.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Cultura e expressão corporal
Valoriza linguagens artísticas e culturais com respeito e diálogo.
Trabalho colaborativo
Incentiva a integração com outras disciplinas da escola.
Avaliação participativa
Promove autoavaliação e apoia o professor nas etapas avaliativas.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Percurso histórico da Educação Física escolar – p. 6
Educação Física na área de Linguagens: apontamentos da BNCC – p. 7
Perspectivas da Educação Física – p. 8
Organização da coleção – p. 10
Plano de desenvolvimento para o 7º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12
UNIDADE TEMÁTICA 1 – JOGOS ELETRÔNICOS NOS TEMPOS MODERNOS – p. 14
Raio-X da unidade – p. 14
Competências da BNCC – p. 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14
O que veremos nesta unidade – p. 14
De olho na imagem – p. 15
Por dentro do tema – p. 15
Voltando no tempo – p. 15
Realidade virtual e realidade aumentada – p. 16
Vamos à prática!: Caça-monstro na quadra – p. 18
Conectando saberes: O acesso à tecnologia chegou a todos? – p. 19
Efeitos positivos e as relações intergeracionais – p. 20
Avaliando em diferentes linguagens – p. 21
O lado tóxico dos jogos eletrônicos – p. 21
Avaliando em diferentes linguagens – p. 22
Vamos à prática!: Em contra-ataque – p. 23
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Aprofundar para não julgar – p. 24
UNIDADE TEMÁTICA 2 – ESPORTES DE INVASÃO E DE PRECISÃO – p. 26
Raio-X da unidade – p. 26
Competências da BNCC – p. 26
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 26
O que veremos nesta unidade – p. 26
De olho nas imagens – p. 27
Por dentro do tema – p. 27
Cultura de paz e ancestralidade – p. 27
Esporte de invasão: tchoukball – p. 28
Vamos à prática!: Vivência do tchoukball – p. 30
Esportes de precisão – p. 31
Vamos à prática!: Jogos com alvos no chão – p. 34
Aprendendo com os povos originários – p. 35
Conectando saberes: Territorialidade das etnias no Brasil – p. 36
Vamos à prática!: Jogos com alvos à frente – p. 38
Avaliando em diferentes linguagens – p. 38
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Tchoukball e cultura de paz – p. 39
UNIDADE TEMÁTICA 3 – UNIVERSO HIP-HOP – p. 40
Raio-X da unidade – p. 40
Competências da BNCC – p. 40
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 40
O que veremos nesta unidade – p. 40
De olho nas imagens – p. 41
Por dentro do tema – p. 41
A resistência cultural no universo hip-hop – p. 41
Os elementos culturais das danças urbanas – p. 42
Vamos à prática!: No ritmo das danças urbanas – p. 45
Conectando saberes: Língua Inglesa – p. 46
O breaking e o universo hip-hop – p. 46
Vamos à prática!: Como dançar breaking? – p. 48
Conectando saberes: Dança, guerra e direitos civis – p. 50
Avaliando em diferentes linguagens – p. 51
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Construindo o universo hip-hop na escola – p. 52
UNIDADE TEMÁTICA 4 – CONDICIONAMENTO FÍSICO NA ACADEMIA E NO TRABALHO – p. 54
Raio-X da unidade – p. 54
Competências da BNCC – p. 54
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 54
O que veremos nesta unidade – p. 54
De olho nas imagens – p. 55
Por dentro do tema – p. 55
Ginástica localizada – p. 56
A mídia e os padrões de corpo e beleza – p. 58
Avaliando em diferentes linguagens – p. 59
Vamos à prática!: Ginástica localizada: academia do 7º ano – p. 60
Avaliando em diferentes linguagens – p. 62
Conectando saberes: O corpo humano e as artes visuais – p. 63
Ginástica laboral – p. 64
Vamos à prática!: Sessão de ginástica laboral – p. 65
Avaliando em diferentes linguagens – p. 67
Conectando saberes: De olho na postura – p. 68
Avaliando em diferentes linguagens – p. 69
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 70
UNIDADE TEMÁTICA 5 – AVENTURAS URBANAS: MANOBRAS CONTRA O PRECONCEITO – p. 72
Raio-X da unidade – p. 72
Competências da BNCC – p. 72
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 72
O que veremos nesta unidade – p. 72
De olho nas imagens – p. 73
Por dentro do tema – p. 73
Prática corporal de aventura urbana – p. 73
O skate – Como tudo começou? – p. 74
Vamos à prática!: Primórdios do skate – p. 75
Cuidados para a prática do skate – p. 76
Tipos de skate – p. 76
Modalidades de skate – p. 77
Conectando saberes: Do preconceito ao esporte olímpico – p. 79
Vamos à prática!: Primeiras remadas no skate – p. 80
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Avaliação do espaço para a prática do skate – p. 81
UNIDADE TEMÁTICA 6 – ARTES MARCIAIS E DEFESA PESSOAL NAS LUTAS BRASILEIRAS – p. 82
Raio-X da unidade – p. 82
Competências da BNCC – p. 82
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 82
O que veremos nesta unidade – p. 82
De olho nas imagens – p. 83
Por dentro do tema – p. 83
Artes marciais e defesa pessoal no jiu-jítsu brasileiro – p. 83
Vamos à prática!: Elementos do jiu-jítsu – p. 87
Conectando saberes: Representatividade das mulheres nas lutas brasileiras – pp. 87-88
Elementos da cultura corporal da luta marajoara – p. 89
Vamos à prática!: “De costas ao chão!” – p. 91
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Defenda-se: jiu-jítsu brasileiro e Lei nº 13 431/2017 – p. 92
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Corpo, movimento e consciência
Trabalha o corpo em movimento, a saúde e o esporte de forma integrada, crítica e participativa.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Cultura e expressão corporal
Valoriza linguagens artísticas e culturais com respeito e diálogo.
Trabalho colaborativo
Incentiva a integração com outras disciplinas da escola.
Avaliação participativa
Promove autoavaliação e apoia o professor nas etapas avaliativas.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na BNCC – p. 6
Perspectivas da Educação Física – p. 8
Organização da coleção – p. 10
Plano de desenvolvimento para o 8º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12
UNIDADE TEMÁTICA 1 – ESPORTES DE COMBATE, REDE E PAREDE – p. 14
Raio-X da unidade – p. 14
Competências da BNCC – p. 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14
O que veremos nesta unidade – p. 14
De olho nas imagens – p. 15
Por dentro do tema – p. 15
A sociedade do espetáculo e da indústria cultural – p. 16
O processo de esportivização do karatê – p. 16
Vamos à prática!: Karatê com balões – p. 21
Conectando saberes: A espetacularização das lutas esportivizadas – p. 22
Esportes de rede e parede: por que juntos? – p. 24
Esporte de rede: punhobol – p. 24
Esporte de parede: pelota basca – p. 26
Vamos à prática!: Punhobol e pelota basca – p. 27
Avaliando em diferentes linguagens – p. 29
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: A esportivização e a espetacularização: da reflexão à ação – p. 30
UNIDADE TEMÁTICA 2 – LUTAS DO MUNDO E SUAS TRANSFORMAÇÕES – p. 32
Raio-X da unidade – p. 32
Competências da BNCC – p. 32
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 32
O que veremos nesta unidade – p. 32
De olho nas imagens – p. 33
Por dentro do tema – p. 33
A trajetória histórica do boxe – p. 34
Conectando saberes: Personalidades do boxe – p. 38
Avaliando em diferentes linguagens – p. 39
Vamos à prática!: Nocaute na bexiga – p. 40
Conectando saberes: Dambe: boxe nigeriano – p. 41
Vamos à prática!: Dambe adaptado – p. 42
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Agregando valores com os jogos de luta – p. 44
UNIDADE TEMÁTICA 3 – DANÇAS DE SALÃO – p. 46
Raio-X da unidade – p. 46
Competências da BNCC – p. 46
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 46
O que veremos nesta unidade – p. 46
De olho nas imagens – p. 47
Por dentro do tema – p. 47
Pelos caminhos da dança de salão – p. 47
Dança e resistência: tango e samba-rock – p. 48
O samba que tem rock e outros ritmos – p. 49
Vamos à prática!: No ritmo do samba-rock – p. 50
Conectando saberes: Música da diáspora africana – p. 51
Percursos do tango – p. 53
Conectando saberes: Dança às cegas – p. 56
Vamos à prática!: Nos passos do tango – p. 57
Avaliando em diferentes linguagens – p. 58
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Festival de danças – p. 60
UNIDADE TEMÁTICA 4 – GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO – p. 62
Raio-X da unidade – p. 62
Competências da BNCC – p. 62
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 62
O que veremos nesta unidade – p. 62
De olho nas imagens – p. 63
Por dentro do tema – p. 64
O que é a ginástica de conscientização corporal? – p. 64
Ioga – p. 64
Vamos à prática!: Posturas de ioga com nomes de animais – p. 68
Avaliando em diferentes linguagens – p. 69
Conectando saberes: Ioga e sistema respiratório – p. 70
Caminhar é preciso! – p. 71
Recomendações e cuidados ao caminhar – p. 72
Vamos à prática!: Da caminhada na escola a um programa de caminhada – p. 74
Conectando saberes: Alimentação saudável – p. 76
Avaliando em diferentes linguagens – p. 77
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 78
UNIDADE TEMÁTICA 5 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA – p. 80
Raio-X da unidade – p. 80
Competências da BNCC – p. 80
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 80
O que veremos nesta unidade – p. 80
De olho nas imagens – p. 81
Por dentro do tema – p. 81
O que é corrida de orientação? – p. 81
Conectando saberes: Rosa dos ventos e os pontos cardeais: construindo um mapa – p. 85
Vamos à prática!: Caminhada de orientação 1 – p. 86
Modalidades das corridas de orientação – p. 87
Breve história da corrida de orientação – p. 88
Vamos à prática!: Caminhada de orientação 2 – p. 89
Conectando saberes: Saúde mental: bem-estar e as práticas corporais de aventura na natureza – p. 90
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Devastação ambiental e práticas de sustentabilidade – p. 92
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Corpo, movimento e consciência
Trabalha o corpo em movimento, a saúde e o esporte de forma integrada, crítica e participativa.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Cultura e expressão corporal
Valoriza linguagens artísticas e culturais com respeito e diálogo.
Trabalho colaborativo
Incentiva a integração com outras disciplinas da escola.
Avaliação participativa
Promove autoavaliação e apoia o professor nas etapas avaliativas.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Perspectivas da Educação Física – p. 6
Conexões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 8
Princípios didáticos e avaliação – p. 9
Organização da coleção – p. 10
Plano de desenvolvimento para o 9º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12
UNIDADE TEMÁTICA 1 – ESPORTES DE CAMPO, TACO E INVASÃO – p. 14
Raio-X da unidade – p. 14
Competências da BNCC – p. 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14
O que veremos nesta unidade – p. 14
De olho na imagem – p. 15
Por dentro do tema – p. 16
Esportes educativo, recreativo e competitivo – p. 16
Vida de atleta – p. 16
Esportes de campo e de taco: críquete e beisebol – p. 17
Vamos à prática!: Críquete e beisebol adaptados – p. 20
Conectando saberes: Mundialização: dos esportes de origem inglesa à reinvenção nas ruas – p. 22
Esportes de invasão: streetball e futebol callejero – p. 24
Avaliando em diferentes linguagens – p. 25
Vamos à prática!: Esportes reinventados nas ruas – p. 25
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Pertencimento da cidade – p. 28
UNIDADE TEMÁTICA 2 – ESPÍRITO ESPORTIVO NAS LUTAS DO MUNDO – p. 30
Raio-X da unidade – p. 30
Competências da BNCC – p. 30
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 30
O que veremos nesta unidade – p. 30
De olho nas imagens – p. 31
Por dentro do tema – p. 31
Esportivização das lutas e espírito esportivo – p. 31
Lutas de agarre, de golpes e com implementos – p. 32
Laamb: uma luta senegalesa – p. 33
Princípios do kung fu ou wushu – p. 34
Luta palo canario (vara de Canário) ou juego del palo (jogo do pau) – p. 35
Vamos à prática!: Elementos das lutas laamb, kung fu e palo canario – p. 36
Avaliando em diferentes linguagens – p. 39
Conectando saberes: As lutas nos quadrinhos e nos filmes – p. 40
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Perspectiva decolonial das lutas – p. 42
UNIDADE TEMÁTICA 3 – DANÇAS DE SALÃO – p. 44
Raio-X da unidade – p. 44
Competências da BNCC – p. 44
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 44
O que veremos nesta unidade – p. 44
De olho nas imagens – p. 45
Por dentro do tema – p. 45
Valsa: vamos ao baile? – p. 46
Conectando saberes: No meu tempo, a dança era melhor! – p. 47
Vamos à prática!: Pé de valsa – p. 48
Quem pode dançar? – p. 49
Da valsa ao xote – p. 51
Conectando saberes: Xote ecológico – p. 52
Vamos à prática!: Xote das meninas e dos meninos – p. 54
Conectando saberes: Dança, cordel e xilogravura – p. 55
Avaliando em diferentes linguagens – p. 57
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Ritos de passagem, a formatura chegando – p. 58
UNIDADE TEMÁTICA 4 – GINÁSTICAS E AUTOCUIDADO – p. 60
Raio-X da unidade – p. 60
Competências da BNCC – p. 60
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 60
O que veremos nesta unidade – p. 60
De olho nas imagens – p. 61
Por dentro do tema – p. 62
Ginástica de conscientização corporal e ginástica de condicionamento físico – p. 62
Ginástica de conscientização corporal: pilates – p. 62
Vamos à prática!: Pilates de solo (sem e com acessório) – p. 66
Conectando saberes: Autocuidado – p. 68
HIIT – p. 69
Vamos à prática!: HIIT: treinamento com autonomia – p. 70
Avaliando em diferentes linguagens – p. 71
Conectando saberes: Você já ouviu falar em biotipo corporal? – p. 72
Avaliando em diferentes linguagens – p. 74
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 75
UNIDADE TEMÁTICA 5 – AVENTURAS NA NATUREZA E INCLUSÃO – p. 78
Raio-X da unidade – p. 78
Competências da BNCC – p. 78
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 78
O que veremos nesta unidade – p. 78
De olho nas imagens – p. 79
Por dentro do tema – p. 80
Stand up paddle – p. 80
Vamos à prática!: Ioga no stand up paddle – p. 85
Conectando saberes: Práticas corporais de aventura e a pessoa com deficiência – p. 87
Movimentos essenciais do stand up paddle – p. 88
Vamos à prática!: Explorando os movimentos na prancha – p. 90
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Representação gráfica das práticas corporais de aventura – p. 91
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
