Moderna PLUS - Filosofia





Ensino Médio
Filosofia com base em vivências dos estudantes
Obra crítica e articulada com outras disciplinas das Ciências Humanas.
Código da Obra:
0018 P26 01 01 204 816
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Educação midiática
Programa para desenvolver visão crítica e combater desinformação.
Trabalho e juventudes
Conecta a Filosofia ao mercado de trabalho e projetos de vida dos estudantes.
Pensamento crítico e criativo
Estimula reflexões autônomas e posicionamentos argumentativos bem fundamentados.
Veja o que o autor tem a dizer sobre o livro
Destaques do autor
Filosofia Moderna Plus: Pense Grande!
Desvende a filosofia com temas atuais e debates envolventes! Conecte-se à BNCC, ODS e desenvolva sua argumentação de forma inspiradora.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
| Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
|---|---|---|---|---|
| 1 | Natureza em transformação | 1 | 14 | O estudo da natureza na Grécia antiga |
| 1 | Natureza em transformação | 1 | 14 | O estudo da natureza na Grécia antiga |
| 1 | Natureza em transformação | 1 | 24 | O estudo da natureza na Idade Média |
| 1 | Natureza em transformação | 1 | 28 | TRABALHO COM FONTES: A importância da experiência para Guilherme de Ockham |
| 1 | Natureza em transformação | 1 | 34 | Atividades |
| 1 | Natureza em transformação | 1 | 36 | ESTRATÉGIA DE ESTUDO: Esquema comparativo |
| 1 | Natureza em transformação | 2 | 38 | O estudo da natureza na modernidade |
| 1 | Natureza em transformação | 2 | 38 | O estudo da natureza na modernidade |
| 1 | Natureza em transformação | 2 | 55 | O estudo da natureza na contemporaneidade |
| 1 | Natureza em transformação | 2 | 64 | TRABALHO COM FONTES: O planeta vivo e a potência de agir humana |
| 1 | Natureza em transformação | 2 | 66 | Atividades |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 70 | O saber e a ação humana no mundo |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 70 | O saber e a ação humana no mundo |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 72 | Trabalho e humanização |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 75 | Teorias da modernidade |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 80 | As transformações do trabalho na contemporaneidade |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 85 | TRABALHO E JUVENTUDES: Recursos humanos e administração |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 88 | Uma civilização do lazer? |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 90 | EM PAUTA: O trabalho de cuidados e a opressão da mulher negra |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 3 | 92 | Atividades |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 94 | Trabalho e ciência |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 94 | Trabalho e ciência |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 104 | O nascimento das ciências humanas |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 108 | Psicologia |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 113 | Ciências cognitivas |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 115 | EM PAUTA: Inteligência artificial e relações de trabalho |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 117 | Ciência e valores |
| 2 | Trabalho, ciência e tecnologia | 4 | 120 | Atividades |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 124 | O conceito de cultura |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 124 | O conceito de cultura |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 125 | Quem é você? |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 129 | Cultura e transgressão |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 139 | EM PAUTA: Mulheres na filosofia |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 140 | Diversidade cultural: o eu e o outro |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 142 | Paternalismo e autoritarismo na cultura brasileira |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 143 | Arte: um tipo de conhecimento? |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 145 | Rupturas artísticas |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 147 | Reprodutibilidade técnica e indústria cultural |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 5 | 150 | Atividades |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 6 | 152 | A crença |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 6 | 152 | A crença |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 6 | 166 | A morte |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 6 | 174 | O amor |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 6 | 178 | TRABALHO COM FONTES: O amor-próprio e o amor pelos outros |
| 3 | Sociedade, política e cultura | 6 | 180 | Atividades |
| 4 | Poder e política | 7 | 184 | Política para quê? |
| 4 | Poder e política | 7 | 184 | Política para quê? |
| 4 | Poder e política | 7 | 185 | Poder e força |
| 4 | Poder e política | 7 | 186 | Institucionalização do poder do Estado |
| 4 | Poder e política | 7 | 189 | A filosofia política na Antiguidade: o cidadão da pólis |
| 4 | Poder e política | 7 | 202 | EM PAUTA: Cidadania indígena na Constituição |
| 4 | Poder e política | 7 | 206 | Atividades |
| 4 | Poder e política | 8 | 208 | Concepções políticas na modernidade |
| 4 | Poder e política | 8 | 208 | Concepções políticas na modernidade |
| 4 | Poder e política | 8 | 214 | TRABALHO E JUVENTUDES: Técnico em finanças, gestão financeira e economia |
| 4 | Poder e política | 8 | 223 | O projeto democrático contemporâneo |
| 4 | Poder e política | 8 | 226 | TRABALHO COM FONTES: Ódio à democracia e sentimento antidemocrático |
| 4 | Poder e política | 8 | 235 | Atividades |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 240 | A crise da razão e da subjetividade |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 240 | A crise da razão e da subjetividade |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 251 | TRABALHO E JUVENTUDES: Marketing e publicidade e propaganda |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 252 | Fenomenologia: a reabilitação da consciência |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 256 | Sartre e o existencialismo |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 259 | Beauvoir: a mulher e o existencialismo |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 260 | TRABALHO COM FONTES: A velhice |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 262 | Merleau-Ponty: a experiência vivida |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 9 | 264 | Atividades |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 266 | Globalização e pós-modernidade |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 266 | Globalização e pós-modernidade |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 268 | Foucault: verdade e poder |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 272 | Derrida: desconstrucionismo |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 274 | Deleuze: a criação de conceitos |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 276 | Haraway: feminismo e ambientalismo |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 280 | Mbembe: a razão negra |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 282 | Spivak: o pensamento pós-colonial |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 285 | Baudrillard: a violência do global |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 286 | Mutações contemporâneas |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 290 | EM PAUTA: Consumo individualizado e comércio eletrônico |
| 5 | Globalização, emancipação e cidadania | 10 | 292 | Atividades |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 296 | A violência que salta aos olhos |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 296 | A violência que salta aos olhos |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 297 | O que é violência? |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 299 | Tipos de violência |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 306 | TRABALHO COM FONTES: Escravidão e sistema penitenciário nos Estados Unidos |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 311 | A violência ilegítima do Estado: totalitarismo e autoritarismo |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 314 | EM PAUTA: A condição de refugiado |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 318 | Paz como concórdia |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 320 | Filosofia da não violência |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 11 | 322 | Atividades |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 324 | Direitos humanos: entre a vigência e a eficácia |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 324 | Direitos humanos: entre a vigência e a eficácia |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 328 | EM PAUTA: Educação para a não violência |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 330 | Histórico da noção de direitos humanos |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 334 | TRABALHO COM FONTES: Pensar com autonomia |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 339 | Declaração Universal dos Direitos Humanos |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 340 | TRABALHO E JUVENTUDES: Serviços jurídicos, investigação e perícia judicial e direito |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 344 | Retomando a polêmica |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 346 | Atividades |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 348 | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA Influenciadores digitais |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 350 | MOVIMENTAÇÃO Direitos humanos no Brasil |
| 6 | Conflitos e desigualdades | 12 | 354 | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS |
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
