Moderna Araribá Conecta – Geografia





Geografia atual e interativa
Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Revisão e aprofundamento
Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.
Interdisciplinaridade em foco
Articula a Geografia com outros saberes escolares.
Diversidade textual e visual
Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
CAPÍTULO 1 – Paisagem, espaço e lugar – p. 12
Elementos da paisagem – p. 13
Em prática – Os planos das paisagens – p. 14
As transformações da paisagem – p. 15
Impactos das intervenções humanas – p. 16
A preservação de paisagens naturais – p. 17
Mundo em escalas – Poluição dos rios e mares por mercúrio – p. 18
O espaço geográfico – p. 19
O lugar – p. 20
Lugar, identidade e cultura – p. 21
Lugar e cultura – A arte e o trabalho nas margens do rio São Francisco – p. 22
Atividades – p. 23
CAPÍTULO 2 – O trabalho e a transformação do espaço geográfico – p. 25
Integrar conhecimentos: Geografia e História – Os primeiros povos que habitaram o litoral de Santa Catarina – p. 28
O trabalho, as atividades econômicas e as paisagens – p. 29
As atividades econômicas – p. 30
Atividades – p. 31
Ser no mundo – Usinas hidrelétricas e as transformações na paisagem – p. 32
CAPÍTULO 3 – Orientação e localização no espaço geográfico – p. 34
A orientação pelo Sol – p. 35
A rosa dos ventos – p. 35
Instrumentos de orientação – p. 36
A orientação pela bússola – p. 36
A orientação pelo GPS – p. 36
Localização no espaço geográfico – p. 37
A latitude e a longitude – p. 38
As coordenadas geográficas – p. 38
Representações do espaço geográfico – p. 39
Escala – p. 41
Integrar conhecimentos: Geografia e Matemática – Escala – p. 42
Atividades – p. 43
Para refletir – Quais são os aspectos positivos e negativos das ações humanas na transformação das paisagens, em diferentes tempos? – p. 44
UNIDADE II – O planeta Terra – p. 46
CAPÍTULO 4 – Características gerais do planeta Terra – p. 48
Os movimentos do planeta Terra – p. 49
A rotação – p. 49
A translação – p. 50
As zonas térmicas – p. 51
As estações do ano – p. 52
Os fusos horários – p. 53
O tempo geológico e a formação da Terra – p. 54
Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Riquezas paleontológicas no GeoPark Araripe – p. 56
A estrutura interna do planeta Terra – p. 57
Atividades – p. 58
CAPÍTULO 5 – A deriva continental e as placas tectônicas – p. 59
Como se formaram os continentes da Terra – p. 60
As placas tectônicas em movimento – p. 61
A formação das montanhas e a expansão dos oceanos – p. 62
Em prática – O bloco-diagrama – p. 63
O vulcanismo – p. 64
Integrar conhecimentos: Geografia e História – Encostas do vulcão Vesúvio – p. 65
Os terremotos – p. 66
Os tsunamis – p. 67
Os terremotos e a sociedade – p. 68
Atividades – p. 69
Ser no mundo – Preparando cidades para os desastres naturais – p. 70
UNIDADE III – As esferas da Terra, os continentes, as ilhas e os oceanos – p. 72
CAPÍTULO 6 – As diferentes esferas da Terra e a ação dos seres humanos – p. 74
A litosfera – p. 75
A atmosfera – p. 76
A estrutura da atmosfera,77
A hidrosfera – p. 78
A biosfera – p. 78
As reservas da biosfera – p. 79
Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – A conservação e o extrativismo na Chapada Limpa – p. 80
Atividades – p. 82
CAPÍTULO 7 – Continentes e ilhas – p. 83
A América – p. 84
A África – p. 85
A Europa – p. 86
A Ásia – p. 87
A Oceania – p. 88
A Antártida – p. 88
As ilhas e os arquipélagos – p. 89
Ilhas continentais e ilhas oceânicas – p. 89
Atividades – p. 91
CAPÍTULO 8 – Oceanos e mares – p. 92
Os oceanos – p. 93
Os mares – p. 94
Usos dos oceanos e mares – p. 95
Exploração e riscos ambientais – p. 97
Atividades – p. 98
Para refletir – Quais são as consequências das mudanças climáticas nos mares e oceanos? – p. 100
UNIDADE IV – Relevo e hidrografia – p. 102
CAPÍTULO 9 – O relevo terrestre – p. 104
Montanhas – p. 105
A diferença entre altitude e altura – p. 105
Planaltos – p. 106
Planícies – p. 107
Depressões – p. 107
Em prática – Perfis topográficos – p. 108
Transformação do relevo – agentes internos – p. 109
Transformação do relevo – agentes externos – p. 111
A erosão – p. 112
O relevo e as ações antrópicas – p. 113
Lugar e cultura – As falésias e as garrafas de areia do Ceará – p. 114
Atividades – p. 115
CAPÍTULO 10 – A água e a hidrografia – p. 117
Os rios – p. 118
O curso dos rios – p. 118
Rios de planalto e rios de planície – p. 119
As águas subterrâneas – p. 119
Os lagos – p. 120
As geleiras – p. 120
Disponibilidade de água doce – p. 121
O consumo dos recursos hídricos – p. 122
A água de uso doméstico – p. 122
A água na agropecuária – p. 123
A água na indústria – p. 123
Recursos hídricos nos espaços rural e urbano – p. 124
Os rios e as regiões hidrográficas do Brasil – p. 125
Características das regiões hidrográficas – p. 125
O aproveitamento dos rios no Brasil – p. 127
Em prática – Maquetes de argila – p. 128
Atividades – p. 129
Ser no mundo – O uso dos recursos hídricos e as populações afetadas por barragens – p. 132
UNIDADE V – Clima e vegetação – p. 134
CAPÍTULO 11 – O tempo atmosférico e o clima – p. 136
As massas de ar – p. 137
A previsão do tempo – p. 138
Lugar e cultura – A ciência dos profetas da chuva – p. 139
O clima – p. 140
A formação do clima – p. 141
Em prática – O climograma – p. 142
Os climas da Terra – p. 144
Clima Equatorial – p. 144
Clima Tropical – p. 145
Clima Subtropical – p. 145
Clima Temperado – p. 145
Clima Mediterrâneo – p. 146
Clima Semiárido – p. 146
Clima Desértico – p. 146
Clima Frio – p. 147
Clima Polar – p. 147
Clima Frio de Montanha – p. 147
Atividades – p. 148
CAPÍTULO 12 – As vegetações da Terra – p. 150
Os tipos de vegetação – p. 151
Florestas – p. 151
Vegetação Mediterrânea – p. 152
Savanas – p. 153
Pradarias – p. 153
Estepes – p. 153
Vegetação de Deserto – p. 154
Vegetação de Altitude – p. 154
Tundra – p. 154
Em prática – Perfil de vegetação – p. 155
O uso e a conservação da vegetação natural – p. 156
Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Os remédios naturais e a sustentabilidade em reserva extrativista da Floresta Amazônica – p. 157
Atividades – p. 158
Para refletir – A paisagem da Caatinga: clima, vegetação, solo e relevo se inter-relacionam? – p. 160
UNIDADE VI – Os espaços rural e urbano – p. 162
CAPÍTULO 13 – O espaço rural e suas paisagens – p. 164
Diferentes paisagens rurais – p. 165
A modernização da agricultura – p. 166
Revolução genética – p. 167
Efeitos da modernização – p. 167
Uso do solo na agricultura – p. 168
Rotação de terras – p. 168
Terraceamento – p. 168
Irrigação na agricultura – p. 169
Problemas ambientais no campo – p. 170
Desmatamento – p. 170
A degradação dos solos – p. 170
Efeitos da queimada – p. 171
Fertilizantes químicos e agrotóxicos – p. 172
Impactos ambientais resultantes da irrigação – p. 173
Mundo em escalas – Mudanças climáticas e a produção de ostras no Quilombo de Mandira – p. 174
Atividades – p. 176
CAPÍTULO 14 – O espaço urbano e suas paisagens – p. 178
Um planeta urbano – p. 179
O crescimento das cidades – p. 179
Diversidade da paisagem urbana – p. 180
Os principais problemas urbanos – p. 181
Moradias precárias – p. 181
Transporte urbano – p. 181
Ilhas de calor – p. 182
Poluição atmosférica, sonora e visual – p. 182
Lixo urbano – p. 182
Água e esgoto – p. 183
Atividades – p. 184
UNIDADE VII – Extrativismo e agropecuária – p. 186
CAPÍTULO 15 – Recursos naturais e atividades econômicas – p. 188
Os recursos naturais – p. 189
Recursos naturais e setores da economia – p. 190
Recursos naturais e fontes de energia – p. 191
As fontes de energia alternativas – p. 193
Em prática – Gráfico de setores – p. 196
O extrativismo – p. 197
O extrativismo animal – p. 197
O extrativismo mineral – p. 198
O extrativismo vegetal – p. 198
Mundo em escalas – As consequências da industrialização do açaí para o extrativismo – p. 199
Atividades – p. 200
CAPÍTULO 16 – A agricultura e a pecuária – p. 201
Condições naturais necessárias para o desenvolvimento da agricultura – p. 202
Produção agrícola – p. 203
Agricultura familiar – p. 203
Agricultura comercial – p. 204
Agricultura orgânica – p. 205
Produtos agrícolas no Brasil – p. 206
Pecuária – p. 207
Sistemas de produção pecuária – p. 208
A pecuária no Brasil – p. 208
Atividades – p. 209
Ser no mundo – Agricultura na cidade: as hortas urbanas – p. 210
UNIDADE VII – Indústria, comércio e prestação de serviços – p. 212
CAPÍTULO 17 – O artesanato, a manufatura e a indústria – p. 214
O artesanato – p. 215
A manufatura – p. 215
Lugar e cultura – As panelas de barro de Vitória – p. 216
A indústria e as revoluções industriais – p. 217
Primeira Revolução Industrial – p. 217
Segunda Revolução Industrial – p. 218
Terceira Revolução Industrial – p. 219
Tipos de indústria – p. 222
A forma de produção – p. 222
Indústria pesada e indústria leve – p. 222
Os bens de produção, de capital e de consumo – p. 223
As indústrias tradicionais e de alta tecnologia – p. 223
Mundo em escalas – Para onde vai o lixo eletrônico? – p. 224
Atividades – p. 225
CAPÍTULO 18 – O comércio e a prestação de serviços – p. 226
O comércio – p. 227
Comércios varejista e atacadista – p. 228
A prestação de serviços – p. 229
A terceirização – p. 230
O turismo – p. 231
O crescimento do setor turístico – p. 232
Em prática – Interpretação de imagens de satélite – p. 234
Atividades – p. 235
Para refletir – Como identificar características de paisagens transformadas? – p. 236
Referências bibliográficas comentadas – p. 238
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Geografia atual e interativa
Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Revisão e aprofundamento
Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.
Interdisciplinaridade em foco
Articula a Geografia com outros saberes escolares.
Diversidade textual e visual
Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
CAPÍTULO 1 – A localização e as paisagens do território brasileiro – p. 12
Onde o Brasil se localiza no mundo? – p. 13
Os hemisférios – p. 13
As zonas térmicas – p. 14
Extensão latitudinal e longitudinal – p. 15
A latitude e as paisagens – p. 16
A longitude e os horários – p. 17
Em prática – As zonas térmicas, o clima e o tempo atmosférico – p. 18
Atividades – p. 20
CAPÍTULO 2 – Características do território brasileiro – p. 21
As principais unidades de relevo – p. 22
Planícies – p. 23
Depressões – p. 23
Planaltos – p. 23
Os rios brasileiros – p. 24
Os climas do Brasil – p. 26
Clima equatorial – p. 27
Clima tropical – p. 27
Clima tropical semiárido – p. 28
Clima tropical litorâneo – p. 28
Clima tropical de altitude – p. 28
Clima subtropical – p. 28
Tipos de vegetação do Brasil – p. 29
Floresta Amazônica – p. 29
Mata Atlântica – p. 30
Mata dos Pinhais – p. 30
Cerrado – p. 31
Caatinga – p. 31
Campos – p. 31
Complexo do Pantanal – p. 32
Vegetação litorânea – p. 32
Lugar e cultura – A dinâmica da natureza e o tempo no Pantanal Mato-Grossense – p. 33
Brasil: vegetação original e área antropizada – p. 34
Impactos ao meio ambiente – p. 35
Atividades – p. 36
CAPÍTULO 3 – Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia – p. 37
Megadiversidade – p. 38
A política e a legislação ambiental no Brasil – p. 39
As Unidades de Conservação – p. 39
Mundo em escalas – Impactos ambientais da produção de carne bovina – p. 41
Recursos estratégicos – p. 42
Hidreletricidade – p. 42
Combustíveis fósseis – p. 44
Energia nuclear – p. 46
Fontes alternativas – p. 46
Atividades – p. 48
Ser no mundo – Valorização do lugar por meio dos saberes dos habitantes – p. 50
CAPÍTULO 4 – Formação e regionalização do território brasileiro – p. 52
Formação do território – p. 53
Expansão territorial – p. 53
Exploração econômica do território – p. 54
Regionalização – p. 55
Regionalização brasileira oficial – p. 56
As regionalizações do IBGE – p. 57
Os complexos regionais – p. 57
Políticas regionais no Brasil – p. 60
Atividades – p. 61
Para refletir – Os meios de comunicação veiculam imagens estereotipadas do semiárido nordestino? – p. 62
UNIDADE II – População brasileira – p. 64
CAPÍTULO 5 – Aspectos demográficos e sociais – p. 66
Densidade demográfica – p. 67
Natalidade e mortalidade – p. 68
Crescimento populacional em queda – p. 68
Em prática – Mapas de taxas de mortalidade infantil e de fecundidade no Brasil – p. 69
A pirâmide etária brasileira – p. 70
Análise socioeconômica da população – p. 71
PIB per capita e concentração de renda – p. 71
A pobreza no Brasil – p. 71
Educação – p. 72
Expectativa de vida – p. 73
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – p. 73
Lugar e cultura – Os idosos e as tradições culturais – p. 74
Atividades – p. 75
CAPÍTULO 6 – A heterogeneidade da população brasileira – p. 76
Povos indígenas – p. 77
Preservando a cultura indígena – p. 77
Povos africanos – p. 78
Os imigrantes – p. 78
Integrar conhecimentos: Geografia e História – Fluxos de africanos escravizados para o Brasil – p. 79
Migrações externas no Brasil – p. 80
Migrações internas – p. 81
Entre 1940 e 1990 – p. 81
De 1990 aos dias atuais – p. 82
Atividades – p. 83
CAPÍTULO 7 – População e trabalho – p. 84
O desemprego e a economia informal – p. 85
Trabalho infantil – p. 86
A mulher no mercado de trabalho – p. 87
Novas profissões – p. 88
Atividades – p. 89
Ser no mundo – A população indígena urbana – p. 90
UNIDADE III – Brasil: industrialização, urbanização e espaço rural – p. 92
CAPÍTULO 8 – Industrialização e urbanização brasileira – p. 94
Industrialização no Brasil – p. 95
Características da industrialização brasileira – p. 95
Concentração e desconcentração industrial – p. 96
Transporte e comunicação – p. 97
Redes de transporte – p. 97
Redes de comunicação – p. 98
Urbanização consolidada – p. 98
Urbanização recente – p. 99
Industrialização e urbanização – p. 100
A rede urbana – p. 100
Regiões metropolitanas brasileiras – p. 101
Problemas sociais urbanos – p. 102
Problemas ambientais urbanos – p. 102
Em prática – Mapas dinâmicos: fluxos – p. 103
Atividades – p. 104
CAPÍTULO 9 – Espaço rural – p. 106
Agricultura familiar – p. 107
Agronegócio – p. 107
Mundo em escalas – Agronegócio: estreita relação entre Brasil e China – p. 108
Expansão da fronteira agrícola – p. 109
Terras Indígenas – p. 109
Movimentos sociais do campo – p. 110
Agropecuária e meio ambiente – p. 110
Práticas sustentáveis – p. 110
Atividades – p. 111
Para refletir – A indústria brasileira pode se manter competitiva em inovação tecnológica? – p. 112
UNIDADE IV – Região Norte – p. 114
CAPÍTULO 10 – Território e sociedade – p. 116
Ocupação e exploração da região – p. 117
Políticas de integração – p. 117
Obras e projetos de desenvolvimento – p. 118
Vegetação e extrativismo vegetal – p. 119
Extrativismo – p. 119
Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Potencialidades da biodiversidade amazônica – p. 120
O relevo e o extrativismo mineral – p. 121
Projeto Grande Carajás – p. 122
Garimpagem – p. 122
Clima, hidrografia e ocupação humana – p. 123
Indicadores socioeconômicos – p. 126
Lugar e cultura – O Festival Folclórico de Parintins – p. 127
Atividades – p. 128
CAPÍTULO 11 – Questões socioambientais e desenvolvimento sustentável – p. 129
O desmatamento – p. 130
Arco do desmatamento – p. 130
Os impactos das hidrelétricas – p. 132
Sustentabilidade e populações tradicionais – p. 133
Projetos de desenvolvimento sustentável – p. 133
Demarcação e preservação das Terras Indígenas – p. 134
As reservas extrativistas – p. 135
Atividades – p. 136
UNIDADE V – Região Centro-Oeste – p. 138
CAPÍTULO 12 – Aspectos físicos e sociedade – p. 140
O clima – p. 141
A vegetação – p. 141
Características do Cerrado e do Pantanal – p. 142
Impactos ambientais no Cerrado – p. 143
Mundo em escalas – Cerrado e Savana – p. 144
Impactos ambientais no Pantanal – p. 145
Atividades – p. 146
CAPÍTULO 13 – Expansão econômica e ocupação – p. 147
O setor primário – p. 148
Agricultura – p. 148
Pecuária – p. 150
Extrativismo – p. 150
O transporte da produção agropecuária – p. 151
Em prática – Mapas quantitativos – p. 152
Os setores secundário e terciário – p. 154
Ocupação do Centro-Oeste – p. 155
Integrar conhecimentos: Geografia e História – Segunda fase de ocupação: marcha para o oeste e projetos de colonização – p. 156
A construção da nova capital: Brasília – p. 157
A ocupação recente do Centro-Oeste – p. 158
Atividades – p. 159
Ser no mundo – O Parque Indígena do Xingu – p. 160
UNIDADE VI – Região Sul – p. 162
CAPÍTULO 14 – Organização do espaço, população e paisagem – p. 164
Ocupação da Região Sul – p. 165
As missões jesuíticas – p. 165
A criação de gado e os tropeiros – p. 166
A imigração alemã – p. 166
A imigração italiana – p. 167
Outros imigrantes – p. 167
Em prática – Gaúchos migrantes – p. 168
Diversidade – p. 169
Lugar e cultura – Comunidades quilombolas no sul do Brasil – p. 170
Clima e relevo – p. 171
Vegetação e hidrografia – p. 172
Atividades – p. 173
CAPÍTULO 15 – Aspectos econômicos – p. 174
Extrativismo e silvicultura – p. 175
Agropecuária – p. 176
Produção agrícola – p. 176
Pecuária – p. 177
Indústria – p. 177
Áreas de concentração industrial – p. 178
Comércio e serviços – p. 178
Atividades – p. 179
Para refletir – Por que as religiões afro-brasileiras sofrem mais discriminação? – p. 180
UNIDADE VII – Região Sudeste – p. 182
CAPÍTULO 16 – Paisagem, exploração dos recursos e ocupação territorial – p. 184
Vegetação – p. 185
Clima – p. 186
Hidrografia e relevo – p. 187
Os processos erosivos e a ação humana – p. 188
A mineração no Sudeste no período colonial – p. 189
As cidades históricas, 189
Lugar e cultura – Sabores da tradição – p. 190
A cafeicultura e a organização do espaço – p. 191
Atividades – p. 192
CAPÍTULO 17 – Organização do espaço, urbanização e atividades econômicas – p. 194
O setor primário – p. 195
O petróleo – p. 196
O setor secundário – p. 197
Industrialização concentradora – p. 197
Desconcentração industrial – p. 198
Urbanização e formação de metrópoles – p. 199
Complexo metropolitano e megalópole – p. 199
Em prática – Mapas e gráficos de setores: população rural e urbana – p. 200
O setor terciário – p. 201
Comércio e serviços – p. 201
O setor financeiro – p. 201
Mundo em escalas – Imigração e trabalho – p. 202
Atividades – p. 203
Ser no mundo – Pré-sal e os impactos ambientais – p. 204
UNIDADE VIII – Região Nordeste – p. 206
CAPÍTULO 18 – Elementos naturais e ocupação territorial – p. 208
A Caatinga – p. 209
O Sertão nordestino – p. 210
A hidrografia do Nordeste – p. 211
O rio São Francisco – p. 211
O espaço colonial do Nordeste – p. 214
A organização do espaço – p. 215
A decadência econômica do Nordeste – p. 215
Integrar conhecimentos: Geografia e Língua Portuguesa – Literatura de cordel – p. 216
Atividades – p. 217
CAPÍTULO 19 – Organização do espaço econômico e sub-regionalização – p. 218
Indicadores socioeconômicos – p. 219
Atividades econômicas – p. 220
Indústria – p. 221
Comércio e serviços – p. 221
Manifestações culturais – p. 222
Lugar e cultura – A festa de São João em Mossoró: tradição e grandeza – p. 223
Subdivisões regionais do Nordeste – p. 224
A Zona da Mata – p. 225
O Agreste – p. 227
O Sertão – p. 229
O Meio-Norte – p. 230
Mundo em escalas – Mulheres: trabalho e exploração – p. 231
Atividades – p. 232
Para refletir – Comunidades tradicionais e atividades industriais: É possível que convivam no mesmo território? – p. 234
Referências bibliográficas comentadas – p. 236
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Geografia atual e interativa
Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Revisão e aprofundamento
Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.
Interdisciplinaridade em foco
Articula a Geografia com outros saberes escolares.
Diversidade textual e visual
Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
CAPÍTULO 1 – Geopolítica e relações internacionais – p. 12
A configuração do mundo – p. 13
O Estado – p. 14
A nação – p. 14
O território – p. 14
O país – p. 14
As relações entre os países e as principais organizações multilaterais – p. 15
Banco Mundial e FMI – p. 15
Organização das Nações Unidas (ONU) – p. 16
Em prática – Atuação da ONU e os recursos financeiros – p. 17
Organizações mundiais e integração cultural – p. 18
Atividades – p. 19
CAPÍTULO 2 – Da ordem bipolar à geopolítica atual – p. 21
A Guerra Fria – p. 22
Conflitos e tensões – p. 24
Questões territoriais – p. 24
Interesses econômicos e recursos naturais – p. 26
Rivalidades étnico-religiosas – p. 27
Integrar conhecimentos: Geografia e História – Conflitos atuais em escala global – p. 28
O contexto latino-americano – p. 30
O papel da ONU – p. 31
Atividades – p. 32
Ser no mundo – A relação entre os países e a política ambiental climática – p. 34
UNIDADE II – População e regionalização do espaço mundial – p. 36
CAPÍTULO 3 – Aspectos demográficos – p. 38
População: crescimento e distribuição – p. 39
Concentração da população nas cidades – p. 40
Sociedades urbano-industriais e produção agropecuária – p. 41
Em prática – Representação cartográfica de população em anamorfoses – p. 42
Pirâmides etárias – p. 44
Pirâmides etárias e o desenvolvimento dos países – p. 45
Integrar conhecimentos: Geografia e Matemática – Construção de pirâmides etárias – p. 46
Atividades – p. 47
CAPÍTULO 4 – Migrações, refugiados e diversidade – p. 48
Um mundo diverso – p. 49
A diversidade étnica e cultural – p. 50
Migrações – p. 52
Fluxos migratórios até o século XIX – p. 52
Fluxos migratórios no fim do século XIX e no início do século XX – p. 53
Fluxos migratórios contemporâneos – p. 53
Lugar e cultura – Os fluxos migratórios para o Brasil – p. 55
Conflitos e refugiados no mundo – p. 56
Migrações por desastres naturais – p. 58
Brasileiros no mundo – p. 58
Comunidades imigrantes nos locais de destino – p. 59
Atividades – p. 60
CAPÍTULO 5 – Diferentes formas de regionalização – p. 61
Grandes áreas geoculturais – p. 62
Regionalização por critérios ambientais – p. 63
Regiões de biodiversidade ameaçada – p. 63
Regiões por uso dos recursos hídricos – p. 64
Mundo em escalas – Gestão dos recursos hídricos na América Latina – p. 65
Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos – p. 66
Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo – p. 67
A dissolução do Segundo Mundo – p. 68
Integrar conhecimentos: Geografia e História – A Conferência de Bandung – p. 68
Países do Norte e países do Sul – p. 69
Em prática – O auxílio dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na regionalização – p. 70
Um mundo multipolar – p. 71
Países ricos e países pobres – p. 72
Regionalização por níveis de desenvolvimento – p. 73
Países com maior desenvolvimento – p. 73
Países em desenvolvimento – p. 74
Países menos desenvolvidos – p. 76
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – p. 77
Novos índices de desenvolvimento humano – p. 78
Produto Interno Bruto (PIB) – p. 80
Gini – p. 80
Outros indicadores – p. 81
Atividades – p. 82
Para refletir – Quais são os obstáculos encontrados pelos imigrantes haitianos no Brasil? – p. 84
UNIDADE III – O continente americano – p. 86
CAPÍTULO 6 – Quadro natural e regionalização – p. 88
Relevo – p. 89
A ocupação do continente americano – p. 90
Hidrografia – p. 90
Clima – p. 91
Rios voadores – sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes – p. 92
Mundo em escalas – Comercialização da água e conflitos na América Latina – p. 93
Vegetação – p. 94
A regionalização por critério geográfico – p. 95
A regionalização por critérios históricos, culturais e socioeconômicos – p. 96
América Latina – p. 96
América Anglo-Saxônica – p. 97
A formação histórica do continente americano – p. 98
A conquista do continente – p. 99
Povos e culturas do continente americano – p. 100
Influências culturais – p. 101
Lugar e cultura – Movimentos sociais na América Latina – p. 102
Atividades – p. 103
CAPÍTULO 7 – População e economia – p. 105
Crescimento demográfico – p. 106
Indicadores socioeconômicos – p. 106
Saúde pública – p. 107
Estrutura etária – p. 107
Em prática – Comparar características de diferentes países em mapas – p. 109
Zonas de risco e de alagamentos nas cidades da América Latina – p. 110
Recursos naturais – p. 111
Mundo em escalas – Proteção da Amazônia e demais Florestas Equatoriais – p. 112
Agropecuária – p. 113
Características da produção agropecuária na América Latina – p. 114
Indústria – p. 114
Indústria e tecnologia – p. 115
Dependência e desigualdade – p. 115
Comércio e serviços – p. 116
Condições de trabalho nas grandes cidades da América Latina – p. 117
Atividades – p. 118
Ser no mundo – Imprecisões da regionalização do espaço geográfico – p. 120
UNIDADE IV – América do Norte – p. 122
CAPÍTULO 8 – Estados Unidos: território, organização do espaço e população – p. 124
Recursos energéticos – p. 125
Em busca da autossuficiência – p. 126
Questão ambiental – p. 126
População e território – p. 127
Imigração – p. 128
Questão racial – p. 129
Mundo em escalas – O movimento negro brasileiro e sua importância global – p. 130
Formação territorial – p. 132
As colônias do Norte – p. 132
As grandes propriedades agrícolas do Sul – p. 133
O imperialismo – p. 134
A expansão territorial para o oeste – p. 135
A expansão imperial – p. 136
Presença mundial – p. 137
Intervencionismo – p. 137
Integrar conhecimentos: Geografia e História – Doutrina Monroe e o Big Stick: a influência econômica e militar dos Estados Unidos na América Latina – p. 138
Poderio econômico e ascensão da China – p. 140
Mundo em escalas – Investimentos chineses no Brasil – p. 141
Atividades – p. 142
CAPÍTULO 9 – Canadá e México – p. 143
Canadá – p. 144
Estrutura demográfica – p. 144
Imigração – p. 144
Etnias e línguas – p. 144
O movimento separatista de Quebec – p. 145
Economia do Canadá – p. 146
México – p. 147
População mexicana – p. 147
Processos migratórios – p. 148
Aspectos culturais – p. 149
Economia do México – p. 150
Urbanização – p. 154
Lugar e cultura – Revitalização de favelas e cultura – p. 156
Atividades – p. 157
Para refletir – Qual será o perfil da população estadunidense nas próximas décadas? – p. 160
UNIDADE V – América Central e América do Sul – p. 162
CAPÍTULO 10 – América Central: continental e insular – p. 164
População e aspectos físicos – p. 165
Condições socioeconômicas – p. 166
Economia continental – p. 167
Agricultura de exportação e de subsistência – p. 167
Indústria e extrativismo mineral – p. 167
Economia insular – p. 168
O Canal do Panamá – p. 169
Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Preservação das florestas tropicais da Costa Rica – p. 170
Herança colonial – p. 171
Realidades distintas: Haiti e Cuba – p. 171
Em prática – Mapas qualitativos – p. 173
Atividades – p. 174
CAPÍTULO 11 – América do Sul – p. 175
Urbanização – p. 176
Crescimento urbano, industrialização e meio ambiente – p. 177
Desenvolvimento socioeconômico – p. 178
Economia – p. 179
Recursos minerais e energéticos – p. 180
Petróleo e gás – p. 181
Fontes renováveis de energia – p. 182
Os projetos do Brasil para os países vizinhos – p. 183
Atividades – p. 184
CAPÍTULO 12 – A integração regional e o papel do Brasil – p. 185
Organismos de integração – p. 186
Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) – p. 186
Comunidade Andina – p. 187
Organização dos Estados Americanos (OEA) – p. 187
Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – p. 187
Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) – p. 187
Mercosul – objetivos e controvérsias – p. 188
Aliança do Pacífico e Unasul – p. 189
Lugar e cultura – Relação cultural entre Brasil e China – p. 190
Protagonismo brasileiro e as relações internacionais – p. 191
Relações com a Argentina – p. 192
Atividades – p. 194
Ser no mundo – Participação dos BRICS no cenário internacional – p. 196
UNIDADE VI – Regiões polares – p. 198
CAPÍTULO 13 – A região ártica – p. 200
População e atividades econômicas – p. 201
Problemas ambientais no Ártico – p. 202
Mundo em escalas – Uma nova fronteira – p. 204
Atividades – p. 206
CAPÍTULO 14 – Antártida: o continente gelado – p. 207
Disputas territoriais – p. 208
A atividade científica – p. 209
Lugar e cultura – A chegada ao Polo Sul – p. 210
Exploração econômica – p. 212
Preocupação com o futuro – p. 212
Mudanças climáticas – p. 213
Em prática – Antártida e o clima da América do Sul – p. 214
Atividades – p. 216
Para refletir – Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio? – p. 218
UNIDADE VII – África: regionalização e fronteiras – p. 220
CAPÍTULO 15 – Localização, quadro natural e regionalização – p. 222
Relevo – p. 223
Planaltos africanos – p. 223
Hidrografia – p. 224
Clima e vegetação – p. 225
Clima – p. 225
Vegetação – p. 225
Lugar e cultura – Povos nômades dos desertos africanos – p. 227
Regionalização da África – p. 228
Atividades – p. 230
CAPÍTULO 16 – As fronteiras africanas – p. 231
O redesenho do continente – p. 232
Apartheid: segregação étnica – p. 233
Conflitos no continente africano – p. 234
A África na nova DIT – p. 236
Atividades – p. 237
Ser no mundo – Indústria da mineração e trabalho – p. 238
UNIDADE VIII – População e economia da África – p. 240
CAPÍTULO 17 – População, condições sociais e diversidade cultural – p. 242
Condições de vida no continente – p. 243
A questão da aids – p. 244
A pandemia de Covid-19 na África – p. 244
Transformações no continente – p. 245
Diversidade cultural e religiosa – p. 246
Islamismo – p. 247
Cristianismo – p. 247
Atividades – p. 248
CAPÍTULO 18 – Urbanização e economia africanas – p. 249
Urbanização no Norte da África – p. 250
Desigualdade e pobreza – p. 250
Urbanização na África Subsaariana – p. 251
Em prática – Periferias das cidades africanas – p. 252
Agropecuária – p. 253
Os impactos da agricultura comercial – p. 254
A importância dos rios para a agricultura – p. 255
Extrativismo mineral – p. 256
Mundo em escalas – Desenvolvimento urbano e custo social – p. 257
A industrialização tardia e incompleta – p. 258
Obstáculos à industrialização – p. 259
A África no cenário global – p. 260
Integração econômica – p. 260
Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – O extrativismo e suas consequências ambientais e sociais – p. 261
Crescimento das relações com a China – p. 262
Em prática – Relações culturais África-China – p. 263
Atividades – p. 264
Para refletir – Presença chinesa na África: um novo colonialismo? – p. 266
Referências bibliográficas comentadas – p. 268
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Geografia atual e interativa
Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Revisão e aprofundamento
Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.
Interdisciplinaridade em foco
Articula a Geografia com outros saberes escolares.
Diversidade textual e visual
Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Os lugares e suas paisagens – p. 16
CAPÍTULO 1 – Lugares que conhecemos – p. 18
Nós nos identificamos com os lugares – p. 19
Cuidar dos lugares – p. 19
Geografia em representações
O mapa mental em nosso dia a dia – p. 20
Os lugares e os diferentes modos de vida – p. 22
Os lugares são para todos? – p. 24
O tema é…
Se o espaço é público, é para todos! – p. 26
Atividades – p. 28
CAPÍTULO 2 – Os lugares se relacionam – p. 30
As relações entre os lugares e o trabalho das pessoas – p. 31
As relações entre lugares próximos ou distantes – p. 32
Geografia e Língua Portuguesa
Uma menina, sua vila e o mundo – p. 34
Atividades – p. 36
CAPÍTULO 3 – Os elementos da paisagem – p. 38
Percebendo os elementos da paisagem – p. 39
Cada paisagem é de um jeito – p. 40
As mudanças nas paisagens – p. 42
Geografia em representações
A foto e a leitura da paisagem – p. 44
Atividades – p. 46
O que eu estudei? – p. 47
UNIDADE 2 – Cartografia: representação do espaço geográfico – p. 48
CAPÍTULO 4 – A Cartografia – p. 50
Evolução das técnicas cartográficas – p. 51
Atividades – p. 53
Fotografias aéreas – p. 54
Imagens de satélite – p. 55
Produzindo mapas – p. 56
Convenções cartográficas – p. 57
Interpretando as convenções cartográficas – p. 58
Atividades – p. 59
CAPÍTULO 5 – Da visão vertical aos mapas – p. 60
Geografia em representações
O ponto de vista vertical e as plantas – p. 62
Escala cartográfica – p. 64
Cálculo de escala cartográfica – p. 66
Tipos de escalas cartográficas – p. 67
Representações cartográficas – p. 68
Planisfério e globo terrestre – p. 71
Atividades – p. 73
CAPÍTULO 6 – A orientação espacial – p. 74
A orientação a partir do Sol – p. 74
Orientação pela bússola – p. 76
Coordenadas geográficas – p. 78
Paralelos e latitudes – p. 78
Meridianos e longitudes – p. 78
O tema é…
O GPS no dia a dia – p. 80
Atividades – p. 82
CAPÍTULO 7 – A superfície do planeta Terra – p. 84
A origem dos continentes e oceanos da Terra – p. 85
Geografia e Ciências
O passado geológico da Terra – p. 86
A história geológica da Terra – p. 88
Atividades – p. 89
Os movimentos da Terra – p. 90
Movimento de rotação – p. 90
Fusos horários – p. 91
Fusos horários no Brasil – p. 92
Movimento de translação e as estações do ano – p. 93
As zonas térmicas da Terra – p. 94
Atividades – p. 95
O que eu estudei? – p. 96
UNIDADE 3 – O relevo e a hidrografia – p. 98
CAPÍTULO 8 – O relevo terrestre – p. 100
Planícies – p. 100
Planaltos – p. 100
Depressões – p. 101
Montanhas – p. 101
Geografia em representações
Mapa altimétrico – p. 102
Do mapa altimétrico à construção do perfil do relevo – p. 104
O relevo oceânico – p. 106
Atividades – p. 107
CAPÍTULO 9 – As águas na superfície terrestre – p. 108
Águas continentais – p. 110
As geleiras – p. 110
Os rios – p. 110
Os lagos – p. 111
As águas subterrâneas – p. 111
A importância das águas doces – p. 112
Agropecuária – p. 112
Atividades domésticas – p. 113
Indústria – p. 113
Outras utilizações – p. 114
Atividades – p. 115
CAPÍTULO 10 – Os rios na superfície terrestre – p. 116
Regime dos rios – p. 118
O relevo e os rios – p. 119
Rio de planalto – p. 119
Rio de planície – p. 119
Bacias hidrográficas – p. 120
Regiões hidrográficas – p. 120
Atividades – p. 125
Águas oceânicas – p. 126
Importância das águas oceânicas – p. 128
Extração animal – p. 128
Extração mineral e energética – p. 129
Poluição dos rios e oceanos – p. 130
O tema é…
A escassez de água na atualidade – p. 132
Atividades – p. 134
O que eu estudei? – p. 136
UNIDADE 4 – O clima e as formações vegetais – p. 138
CAPÍTULO 11 – Tempo atmosférico e clima – p. 140
Atmosfera terrestre – p. 141
Os ventos na atmosfera – p. 142
Climas do mundo – p. 143
Os climogramas – p. 145
Atividades – p. 147
CAPÍTULO 12 – Fatores do clima – p. 148
Altitude – p. 148
Geografia em representações
Bloco-diagrama e a influência do clima e da altitude na vegetação – p. 150
Latitude – p. 152
Maritimidade e continentalidade – p. 152
Correntes marítimas – p. 153
Atividades – p. 155
O tema é…
A tecnologia e a previsão do tempo – p. 156
O clima e a sociedade – p. 158
Clima e habitação – p. 158
Clima e atividade econômica – p. 159
Comércio e turismo – p. 159
Agricultura – p. 159
Clima, sociedade, problemas urbanos e rurais – p. 160
Atividades. – p. 162
CAPÍTULO 13 – Formações vegetais no mundo – p. 163
Floresta boreal – p. 164
Tundra – p. 164
Floresta Tropical e Equatorial – p. 165
Floresta Temperada e Subtropical – p. 165
Estepe e Pradaria – p. 166
Savana – p. 166
Vegetação dos desertos – p. 167
Geografia e Ciências
Floresta petrificada – p. 168
Formações vegetais transformadas – p. 169
Atividades – p. 170
O que eu estudei? – p. 171
UNIDADE 5 – A dinâmica interna da Terra – p. 174
CAPÍTULO 14 – Estrutura interna da Terra – p. 176
A Teoria da Deriva Continental – p. 178
Teoria das Placas Tectônicas – p. 179
A movimentação dos continentes – p. 180
Correntes de convecção – p. 181
Contato entre placas tectônicas – p. 182
Atividades – p. 183
CAPÍTULO 15 – Dinâmica interna e as formas do relevo – p. 184
Dobras – p. 184
Falhas – p. 185
Terremotos – p. 186
Geografia em representações
Representando falhas e dobras geológicas na sala de aula – p. 188
Atividades – p. 190
CAPÍTULO 16 – Vulcanismo – p. 191
Tipos de vulcanismos – p. 192
Erupções vulcânicas – p. 192
Derrames vulcânicos – p. 192
Vulcões e terremotos no mundo – p. 193
O tema é…
Os vulcões na visão de diferentes povos – p. 194
Brasil: terremotos e atividades vulcânicas – p. 197
Atividades – p. 199
O que eu estudei? – p. 200
UNIDADE 6 – A dinâmica externa da Terra – p. 202
CAPÍTULO 17 – A dinâmica externa e as transformações das paisagens – p. 204
Erosão pela ação das águas – p. 207
Água da chuva – p. 207
Água do rio – p. 207
Água do mar – p. 208
Geleiras – p. 208
Erosão pela ação dos ventos – p. 208
Erosão pela ação humana – p. 209
Atividades – p. 210
CAPÍTULO 18 – A sociedade e as mudanças nas paisagens – p. 211
A sociedade muda e as paisagens também – p. 213
São Paulo em 1910 – p. 213
São Paulo em 2021 – p. 214
O tema é…
Ocupação urbana desordenada – p. 216
As paisagens são transformadas em ritmos diferentes – p. 218
Geografia e História
As paisagens nos documentos históricos – p. 219
Atividades – p. 221
CAPÍTULO 19 – As paisagens, a sociedade e o tempo – p. 223
Paisagens intensamente alteradas – p. 223
Paisagens pouco alteradas pela sociedade – p. 224
Comparando o tempo geológico e o tempo histórico – p. 225
Geografia em representações
O tempo geológico e o tempo histórico na linha do tempo – p. 226
Atividades – p. 229
O que eu estudei? – p. 230
UNIDADE 7 – Trabalho e espaço geográfico – p. 232
CAPÍTULO 20 – O espaço geográfico – p. 234
O trabalho e as transformações do espaço geográfico – p. 236
As técnicas e o espaço geográfico – p. 237
As técnicas e a construção do espaço geográfico – p. 238
A sociedade e sua relação com a natureza – p. 240
Diferentes técnicas no dia a dia – p. 241
O tema é…
Papel da mulher na atualidade – p. 242
Atividades – p. 244
CAPÍTULO 21 – O trabalho e as atividades econômicas – p. 246
Extrativismo – p. 247
Extrativismo mineral – p. 247
Extrativismo animal – p. 247
Extrativismo vegetal – p. 248
Agricultura – p. 248
Pecuária – p. 250
Indústria – p. 251
Comércio e prestação de serviços – p. 252
Geografia em representações
Os estudos em diferentes escalas – p. 254
Atividades – p. 257
O que eu estudei? – p. 258
UNIDADE 8 – Recursos naturais e o meio ambiente – p. 260
CAPÍTULO 22 – Recursos naturais e fontes de energia – p. 262
Os recursos naturais – p. 263
Os recursos naturais como fonte de energia – p. 266
Petróleo – p. 266
Gás natural – p. 267
Carvão mineral – p. 267
Energia hidráulica – p. 268
Energia nuclear – p. 268
Biomassa – p. 269
Energia solar e energia eólica – p. 269
Atividades – p. 270
CAPÍTULO 23 – Sociedade e natureza – p. 272
Efeito estufa e aquecimento global – p. 274
Ilhas de calor – p. 276
Escassez de recursos naturais – p. 277
Em busca de uma sociedade sustentável – p. 280
O tema é…
O filtro em um canudo – p. 282
Geografia e Língua Portuguesa
Informações em crônicas – p. 284
Geografia em representações
As imagens de satélite – p. 286
Atividades – p. 288
O que eu estudei? – p. 290
O que eu aprendi? – p. 292
Projeto em ação
Uma atitude pelo meio ambiente – p. 296
Sugestões complementares – p. 300
Mapas – p. 301
Referências bibliográficas comentadas – p. 303
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
