Nova EJA Moderna – Inglês





Foco na comunicação e na diversidade
A língua inglesa diante de cenários, culturas e necessidades diferentes.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Contato com a diversidade
De culturas e diferentes realidades para incentivar a conexão com a língua.
Foco na comunicação
Para expandir os conhecimentos com a língua de forma plural.
Desenvolvimento das habilidades
Como leitura, escrita, oralidade, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
UNIDADE 0 – Uma língua de todos e para todos – p. 12
CAPÍTULO A – Uma língua, muitos sotaques – p. 13
Para refletir: Idioma é patrimônio – p. 14
Para pensar a língua: O inglês no mundo – p. 16
Para pensar nas palavras: Variedades e estruturas fixas – p. 19
Para colocar em prática: O que queremos estudar – p. 21
CAPÍTULO B – O inglês aqui – p. 22
Para pensar: Contato e influência – p. 23
Para pensar a língua: O inglês no português e no Brasil – p. 25
Para pensar sobre as palavras: Cognatos e falsos cognatos – p. 27
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Somos como duas línguas estrangeiras – p. 29
UNIDADE 1 – Identidade e pluralidade – p. 31
CAPÍTULO 1 – Quem sou eu? – p. 32
Para pensar: Identidade cultural – p. 33
Para ouvir: Documentos de identidade – p. 34
Para pensar sobre as palavras: Saudações e apresentações – p. 39
Para ler e compreender: Formulários de inscrição – p. 43
Para pensar a linguagem: Pronomes pessoais, adjetivos possessivos e verbo to be – p. 46
Para colocar em prática: Formulários de inscrição – p. 49
Para colocar em prática: Falando de mim – p. 50
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Criança das Américas – p. 53
CAPÍTULO 2 – Origens – p. 55
Para pensar: Minhas raízes – p. 56
Para ouvir: Falando sobre suas origens – p. 57
Para pensar nas palavras: Continentes e países – p. 59
Para pensar sobre as palavras: Adjetivos de nacionalidade – p. 61
Para ler e compreender: Um cronograma – p. 62
Para pensar a linguagem: Verbo to be – p. 65
Para colocar em prática: Minha agenda – p. 70
Para colocar em prática: Falando sobre minha família – p. 72
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Home – p. 74
UNIDADE 2 – Hábitos alimentares – p. 76
CAPÍTULO 3 – Desperdício de alimentos – p. 77
Para pensar: Resíduos vs. falta de acesso – p. 78
Para ouvir: Aula de culinária – p. 79
Para pensar sobre as palavras: Verbos e alimentos culinários – p. 82
Para ler e compreender: Uma receita – p. 86
Para pensar a língua: Artigos imperativos, definidos e indefinidos, e expressões de frequência – p. 91
Para colocar em prática: Uma receita – p. 95
Para colocar em prática: Falando sobre segredos de cozinha – p. 96
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Esta é a receita da vida – p. 99
CAPÍTULO 4 – Educação alimentar e nutricional – p. 100
Para pensar: Semana saudável? – p. 101
Para ouvir: Nutrição e planejamento de refeições – p. 102
Para pensar sobre as palavras: Frações – p. 105
Para ler e compreender: Guia nutricional brasileiro – p. 108
Para pensar sobre a linguagem: substantivos contáveis e incontáveis, quantificadores, adjetivos demonstrativos e pronomes interrogativos – p. 112
MUNDO DIGITAL: Fontes confiáveis – p. 117
Para colocar em prática: Nosso guia nutricional – p. 118
Para colocar em prática: Falando sobre uma alimentação equilibrada – p. 119
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: A casa na Rua Mango – p. 121
PRÁTICA INTEGRADORA: Oficina de recuperação de resíduos alimentares – p. 123
AVALIAÇÃO – Unidades 1 e 2 – p. 126
UNIDADE 3 – Vida em comunidade – p. 128
CAPÍTULO 5 – Saneamento e habitação – p. 129
Para pensar: Habitação precária – p. 130
Para ouvir: Comercial imobiliário – p. 131
Para pensar sobre as palavras: Endereço, casas, partes da casa e móveis – p. 133
Para ler e compreender: Anúncio classificado – p. 137
Para pensar a linguagem: Substantivos plurais, there is/are e preposições de lugar – p. 140
Para colocar em prática: Anúncio Classificado – p. 142
Para colocar em prática: Conversas em rede – p. 144
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Encontrando-me – p. 146
CAPÍTULO 6 – Mobilidade urbana e acesso – p. 148
Para pensar: Acessibilidade e lugares importantes no bairro – p. 149
Para ouvir: Diretrizes de trânsito e mobilidade – p. 150
Para pensar as palavras: Meios de transporte e lugares na cidade – p. 152
Para ler e compreender: Guias de cidades e mapas turísticos – p. 156
Para pensar a linguagem: Preposições e pronomes possessivos – p. 161
Para colocar em prática: Guia de bairro – p. 164
Para colocar em prática: Falando sobre pontos de interesse – p. 166
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Americanah – p. 168
UNIDADE 4 – Saúde e sociedade – p. 170
CAPÍTULO 7 – Acesso à saúde pública – p. 171
Para refletir: Igualdade de acesso à saúde e prevenção de doenças – p. 172
Para ouvir: Campanhas de saúde – p. 173
Para pensar sobre as palavras: Partes do corpo – p. 175
Para ler e compreender: Anúncio de utilidade pública – p. 179
MUNDO DIGITAL: Publicidade online – p. 184
Para pensar sobre a linguagem: verbos de presente simples e de ação – do, practice, play, go – p. 186
Para colocar em prática: Uma campanha de prevenção – p. 189
Para colocar em prática: Uma campanha de vídeo – p. 190
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Conversas com amigos – p. 192
CAPÍTULO 8 – Regras e regulamentos – p. 194
Para pensar: Segurança em primeiro lugar – p. 195
Para ouvir: Respeitando regras e regulamentos – p. 196
Para pensar sobre as palavras: Sinais – p. 199
Para ler e compreender: Cartazes – p. 203
Para pensar a linguagem: Presente simples, advérbios de tempo, preposições de tempo – p. 206
Para colocar em prática: Cartazes – p. 209
Para colocar em prática: Conversando sobre os sinais de trânsito ao nosso redor – p. 211
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O Grande Gatsby – p. 213
PRÁTICA INTEGRADORA: Utilizar as redes sociais para promover um negócio – p. 215
AVALIAÇÃO – Unidades 3 e 4 – p. 218
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 220
TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 224
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 234
RESUMO DOS OBJETOS DIGITAIS
Carrossel de imagens: Documentos de identidade – p. 37
Vídeo: Migração, imigração e emigração – p. 56
Podcast : Migração e Direitos Humanos – p. 56
Vídeo: Desperdício de alimentos e acesso – p. 78
Infográfico: Classificações de alimentos – p. 101
Podcast : Segurança alimentar e direitos humanos – p. 108
Imagem: Refeição saudável – pág. 110
Podcast : Recuperação de alimentos – p. 123
Carrossel de imagens: Saneamento básico – p. 129
Imagem: Saneamento e habitação – p. 130
Infográfico: Mobilidade urbana – p. 149
Vídeo: Saúde mental – p. 192
Infográfico: Sinais de trânsito – pág. 199"
Confira outras obras
Nova EJA Moderna – Matemática
Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.
Nova EJA Moderna – Ciências Humanas e Arte
Descubra a coleção Nova EJA Moderna de Ciências Humanas e Arte, com conteúdos integrados, atualizados e voltados para o protagonismo do aluno.
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
Anos Iniciais e Finais: quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?
Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.





Foco na comunicação e na diversidade
A língua inglesa diante de cenários, culturas e necessidades diferentes.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Contato com a diversidade
De culturas e diferentes realidades para incentivar a conexão com a língua.
Foco na comunicação
Para expandir os conhecimentos com a língua de forma plural.
Desenvolvimento das habilidades
Como leitura, escrita, oralidade, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Sustentabilidade e equilíbrio ecológico – p. 12
CAPÍTULO 1 – Preservação da natureza – p. 13
Para pensar: Caminhos para a preservação dos biomas – p. 14
Para ouvir: Preservação animal – p. 15
Para pensar sobre as palavras: Categorias de animais – p. 17
Para ler e compreender: Artigo de notícias – p. 20
MUNDO DIGITAL: Notícias falsas – p. 23
Para pensar a linguagem: adjetivos comparativos e de cana – p. 25
Para colocar em prática: Reportagem – p. 28
Para colocar em prática: Apresentando as notícias – p. 30
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Flush: uma biografia – p. 32
CAPÍTULO 2 – Ecológico – p. 34
Para pensar: O que significa ser ecologicamente correto? – p. 35
Para ouvir: Dicas de panificação ecológicas – p. 36
Para pensar nas palavras: Ações sustentáveis – p. 38
Para ler e compreender: Um infográfico – p. 40
Para pensar a linguagem: Verbos modais e superlativos – p. 44
Para colocar em prática: Um infográfico – p. 49
Para colocar em prática: Um podcast – p. 50
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Parábola do Semeador – p. 53
UNIDADE 2 – Pertencimento – p. 55
CAPÍTULO 3 – Identidade brasileira – p. 56
Para pensar: O povo brasileiro – p. 57
Para ouvir: Relato pessoal – p. 58
Para pensar sobre as palavras: Cognatos, falsos congnatos e expressões idiomáticas – p. 60
Para ler e compreender: Autobiografia – p. 63
Para pensar a língua: Passado simples (verbo to be ) e pronomes indefinidos – p. 67
Para colocar em prática: Autobiografia – p. 71
Para colocar em prática: Falando da minha vida – p. 72
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O diário de uma jovem – p. 74
CAPÍTULO 4 – Em que você está envolvido? – p. 76
Para pensar: Conhecimento ancestral – p. 77
Para ouvir: Apelo à liberdade – p. 78
Para pensar sobre as palavras: Pronúncia de verbos regulares – p. 81
Para ler e compreender: Biografia – p. 83
Para pensar a língua: Passado simples de verbos regulares e irregulares e expressões de tempo no passado – p. 86
MUNDO DIGITAL: Pesquisando online – p. 90
Para colocar em prática: Biografia de alguém – p. 92
Para colocar em prática: Falando de pessoas extraordinárias – p. 93
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O manifesto das espécies companheiras – p. 95
PRÁTICA INTEGRADORA: Promovendo um evento coletivo em espaço público – p. 97
AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 100
UNIDADE 3 – Educação financeira – p. 102
CAPÍTULO 5 – Educação financeira – p. 103
Para pensar: Comportamento do consumidor – p. 104
Para ouvir: Uma resenha de livro – p. 105
Para pensar sobre as palavras: Expressões idiomáticas sobre dinheiro – p. 107
Para ler e compreender: Uma revisão – p. 110
Para pensar a linguagem: Past continuous – p. 113
Para colocar em prática: Uma revisão escrita – p. 115
Para colocar em prática: Uma revisão em vídeo – p. 116
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O legado de 30.000 – p. 119
CAPÍTULO 6 – Acesso aos bens culturais – p. 122
Para pensar: Consumo de bens e serviços culturais – p. 123
Para ouvir: Um discurso – p. 124
Para pensar sobre as palavras: Conjunções e adjetivos – p. 126
Para ler e compreender: Postagem do blog – p. 129
Para pensar sobre a linguagem: Past continuous versus simple past e while / when – p. 132
Para colocar em prática: Post do blog – p. 134
Para colocar em prática: Falando sobre bens culturais – p. 135
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Becoming – p. 137
UNIDADE 4 – O futuro do mercado de trabalho – p. 139
CAPÍTULO 7 – Somos todos trabalhadores – p. 140
Para pensar: Mercado de trabalho no Brasil – p. 141
Para ouvir: Anúncios de emprego – p. 142
Para pensar sobre as palavras: Ocupações e expressões idiomáticas relacionadas às descrições de cargos – p. 144
Para ler e compreender: Anúncio de emprego – p. 147
Para pensar a linguagem: Futuro ( will e be going to ) – p. 151
Para colocar em prática: Anúncio de emprego – p. 153
Para colocar em prática: Entrevista de emprego – p. 154
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Vida e Tempos de Michael K – p. 156
CAPÍTULO 8 – Idadismo – p. 158
Para refletir: Idadismo no mercado de trabalho – p. 159
Para ouvir: Resumo em vídeo – p. 160
Para pensar sobre as palavras: Adjetivos relacionados ao trabalho – p. 162
Para ler e compreender: Resumo – p. 165
Para pensar a linguagem: Zero e primeiros condicionais – p. 169
Para colocar em prática: Resumo – p. 172
Para colocar em prática: Vídeo currículo – p. 173
PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Do que falo quando falo de corrida – p. 175
PRÁTICA INTEGRADORA: Criando um controle orçamentário – p. 177
AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 180
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 182
TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 189
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 198
RESUMO DOS OBJETOS DIGITAIS
Imagem: Biomas brasileiros – p. 14
Vídeo: Balanço ecológico – p. 15
Podcast : Preservação ecológica – p. 16
Imagem: 3Rs – p. 35
Infográfico: Ações ecologicamente corretas – p. 38
Carrossel de imagens: símbolos nacionais brasileiros – p. 56
Carrossel de imagens: personalidades nacionais brasileiras – p. 93
Podcast : Fazendo o bem em todo o mundo! – p. 97
Carrossel de imagens: Educação financeira – p. 104
Podcast : Educação financeira – p. 105
Infográfico: Bens culturais e artísticos – p. 123
Vídeo: Mercado de trabalho – p. 141
Imagem: Campos de estudo – p. 164
Podcast : Controle orçamentário – p. 177"
Confira outras obras
Nova EJA Moderna – Matemática
Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.
Nova EJA Moderna – Ciências Humanas e Arte
Descubra a coleção Nova EJA Moderna de Ciências Humanas e Arte, com conteúdos integrados, atualizados e voltados para o protagonismo do aluno.
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
Anos Iniciais e Finais: quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?
Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.
