Coleção Desafio – Matemática





Números e raciocínio
Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Conteúdo claro e contextualizado
Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.
Roteiros objetivos de aula
Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.
Atividades progressivas e alinhadas
Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
O QUE JÁ SEI? – p. 15
PARTE 1
UNIDADE 1 – NOÇÕES DE COMPRIMENTO, POSIÇÃO, SENTIDO E DESLOCAMENTO – p. 19
MAIS ALTO OU MAIS BAIXO – p. 20
MAIS GROSSO OU MAIS FINO – p. 22
MAIS CURTO OU MAIS COMPRIDO – p. 23
MAIS LARGO OU MAIS ESTREITO – p. 25
À DIREITA OU À ESQUERDA – p. 26
MAIS LONGE OU MAIS PERTO – p. 27
NA FRENTE, ATRÁS OU ENTRE – p. 28
ACIMA OU ABAIXO; EM CIMA OU EMBAIXO – p. 29
DENTRO OU FORA – p. 30
LENDO E DESCOBRINDO: O RELÓGIO – p. 31
MESMO SENTIDO OU SENTIDO CONTRÁRIO – p. 32
DESLOCAMENTO – p. 33
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 35
UNIDADE 2 – SEQUÊNCIAS, CLASSIFICAÇÕES, SÍMBOLOS E CÓDIGOS – p. 36
SEQUÊNCIAS – p. 38
CLASSIFICAÇÕES – p. 41
IGUAIS OU DIFERENTES – p. 43
SÍMBOLOS E CÓDIGOS – p. 45
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 47
PARTE 2
UNIDADE 3 – FIGURAS GEOMÉTRICAS – p. 48
FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS – p. 50
AGINDO E CONSTRUINDO: MONTAR UMA MINICIDADE – p. 54
CURIOSIDADE: CUBO DE RUBIK – p. 54
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS – p. 55
JOGANDO E APRENDENDO: TANGRAM – p. 61
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 63
UNIDADE 4 – NÚMEROS DE 0 A 10 – p. 64
QUANTIDADE – p. 66
OS NÚMEROS 1, 2 E 3 – p. 68
OS NÚMEROS 4, 5 E 6 – p. 71
OS NÚMEROS 7, 8 E 9 – p. 74
O NÚMERO ZERO – p. 77
SEQUÊNCIAS DOS NÚMEROS DE 0 A 9 – p. 78
O NÚMERO 10 – p. 79
JOGANDO E APRENDENDO: AMARELINHA – p. 80
LENDO E DESCOBRINDO: MARIANA CONTA! – p. 82
CAMINHOS – p. 83
PRIMEIRO E ÚLTIMO – p. 85
NÚMEROS QUE INDICAM ORDEM – p. 86
TRATANDO A INFORMAÇÃO: COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS – p. 87
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 89
PARTE 3
UNIDADE 5 – NOÇÕES DE MEDIDAS DE CAPACIDADE E DE TEMPERATURA – p. 90
CABE MAIS OU CABE MENOS – p. 91
MAIS QUENTE OU MENOS QUENTE – p. 93
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 95
UNIDADE 6 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – p. 96
AS IDEIAS DA ADIÇÃO – p. 98
AS IDEIAS DA SUBTRAÇÃO – p. 102
TABUADAS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO – p. 106
JOGANDO E APRENDENDO: BOLICHE – p. 108
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 109
UNIDADE 7 – MAIS NÚMEROS – p. 110
A DEZENA – p. 112
OS NÚMEROS DE 11 A 19 – p. 113
OS NÚMEROS DE 20 A 40 – p. 123
JOGANDO E APRENDENDO: NO FUNDO DO MAR – p. 130
INVESTIGANDO A CHANCE: FAZENDO PREVISÕES – p. 131
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 132
PARTE 4
UNIDADE 8 – MEDIDAS DE TEMPO – p. 133
O RELÓGIO – p. 134
OS DIAS DA SEMANA – p. 136
OS MESES DO ANO – p. 137
LENDO E DESCOBRINDO: HOJE É DOMINGO – p. 138
TRATANDO A INFORMAÇÃO: ORGANIZAR DADOS EM TABELA – p. 139
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 141
UNIDADE 9 – NÚMEROS ATÉ 100 – p. 142
DEZENAS EXATAS – p. 143
O NÚMERO 100 – p. 146
REPRESENTANDO QUANTIDADES – p. 148
COMPARAÇÕES – p. 152
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – p. 154
DOBRO E METADE – p. 156
TRATANDO A INFORMAÇÃO: ORGANIZAR DADOS EM GRÁFICOS DE BARRAS VERTICAIS – p. 157
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 159
UNIDADE 10 – NOÇÕES DE MEDIDA DE MASSA – p. 160
MAIS LEVE OU MAIS PESADO – p. 161
A BALANÇA – p. 162
TRATANDO A INFORMAÇÃO: FAZENDO UMA PESQUISA – p. 163
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 164
O QUE APRENDI? – p. 165
SUGESTÕES DE LEITURA – p. 169
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 171
MATERIAL COMPLEMENTAR – p. 173
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Números e raciocínio
Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Conteúdo claro e contextualizado
Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.
Roteiros objetivos de aula
Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.
Atividades progressivas e alinhadas
Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
O que já sei? – p. 15
PARTE 1
UNIDADE 1 – Os números – p. 19
Números de 0 a 9 – p. 20
A dezena – p. 22
Mais números – p. 23
Comparar quantidades – p. 25
Números no cotidiano – p. 27
Números que indicam ordem – p. 28
Sequência de números até 100 – p. 30
O que estou aprendendo? – p. 33
UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 34
As ideias da adição – p. 36
Adição de três números – p. 41
Resolvendo problemas – p. 42
As ideias da subtração – p. 43
Resolvendo problemas – p. 48
Tabuadas da adição – p. 49
Tabuadas da subtração – p. 50
Sequências com adição e subtração – p. 51
Lendo e descobrindo: Reciclar é importante! – p. 53
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em uma tabela – p. 54
O que estou aprendendo? – p. 55
UNIDADE 3 – Figuras geométricas – p. 56
Paralelepípedo e cubo – p. 58
Agindo e construindo: Construindo um modelo de paralelepípedo – p. 58
Construindo um modelo de cubo – p. 59
Pirâmide – p. 61
Agindo e construindo: Construindo um modelo de pirâmide – p. 61
Esfera, cilindro e cone – p. 63
Agindo e construindo: Construindo um modelo de cilindro – p. 63
Construindo um modelo de cone – p. 64
O que estou aprendendo? – p. 66
PARTE 2
UNIDADE 4 – Mais números – p. 67
Representando quantidades – p. 68
A centena – p. 72
Números até 999 – p. 74
Resolvendo problemas – p. 81
O número 1 000 – p. 82
Jogando e aprendendo: Jogo das trocas – p. 84
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em um gráfico de barras verticais – p. 85
O que estou aprendendo? – p. 86
UNIDADE 5 – Mais figuras geométricas – p. 87
Retângulo, quadrado, triângulo e círculo – p. 88
Curiosidade: Piet Mondrian – p. 91
Agindo e construindo: O tangram – p. 92
Representando figuras geométricas planas – p. 93
Agindo e construindo: Obtendo figuras de papel – p. 94
Mosaicos – p. 95
Jogando e aprendendo: Memória das figuras – p. 97
Tratando a informação: Transpor dados de uma tabela para um gráfico de barras verticais – p. 98
O que estou aprendendo? – p. 100
UNIDADE 6 – Medidas – p. 101
Medindo comprimentos – p. 102
Agindo e construindo: Medindo com barbante – p. 104
O centímetro, o milímetro e o metro – p. 105
Medindo massas – p. 108
O quilograma e o grama – p. 110
Medindo capacidades – p. 112
O litro e o mililitro – p. 114
Lendo e descobrindo: Rótulos nas embalagens de alimentos – p. 116
O que estou aprendendo? – p. 117
PARTE 3
UNIDADE 7 – Mais adições – p. 118
Adição de dezenas exatas – p. 120
Adição – p. 122
Resolvendo problemas – p. 129
Jogando e aprendendo: Em busca do 60! – p. 130
O que estou aprendendo? – p. 131
UNIDADE 8 – Mais subtrações – p. 132
Subtração de dezenas exatas – p. 134
Subtração – p. 136
Resolvendo problemas – p. 145
Tratando a informação: Organizar dados em tabela – p. 147
O que estou aprendendo? – p. 149
UNIDADE 9 – Localização e deslocamento – p. 150
Planta baixa e mapa – p. 152
Deslocamento em malha quadriculada – p. 154
Trajetos e caminhos orientados – p. 156
Investigando a chance: Maior chance ou menor chance? – p. 158
O que estou aprendendo? – p. 159
PARTE 4
UNIDADE 10 – Multiplicação – p. 160
Ideia da multiplicação: adição de parcelas iguais – p. 162
Tabuada do 2 – p. 165
O dobro – p. 167
Tabuada do 3 – p. 169
O triplo – p. 171
Tabuada do 4 – p. 173
Tabuada do 5 – p. 175
Mais multiplicações – p. 177
Tratando a informação: Construir e interpretar gráficos de barras horizontais – p. 179
O que estou aprendendo? – p. 181
UNIDADE 11 – Divisão – p. 182
As ideias da divisão – p. 184
Metade – p. 189
Dúzia e meia dúzia – p. 191
Terço – p. 193
Mais divisões – p. 195
Tratando a informação: Escrever um texto com base nas informações de gráficos e tabelas – p. 197
O que estou aprendendo? – p. 199
UNIDADE 12 – Medidas de tempo e de temperatura – p. 200
O relógio – p. 202
Os dias da semana – p. 205
Os meses do ano e o calendário – p. 206
O termômetro – p. 210
Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 213
O que estou aprendendo? – p. 214
O que aprendi? – p. 215
Sugestões de leitura – p. 219
Referências bibliográficas comentadas – p. 221
Material complementar – p. 223
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Números e raciocínio
Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Conteúdo claro e contextualizado
Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.
Roteiros objetivos de aula
Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.
Atividades progressivas e alinhadas
Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
O que já sei? – p. 15
PARTE 1
UNIDADE 1 – Sistemas de numeração – p. 19
História dos números – p. 20
Sistema de numeração egípcio – p. 22
Sistema de numeração romano – p. 25
Sistema de numeração indo-arábico – p. 29
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em tabelas – p. 33
O que estou aprendendo? – p. 35
UNIDADE 2 – Figuras geométricas – p. 36
Cubo e paralelepípedo – p. 38
Prisma – p. 40
Agindo e construindo: Construindo um modelo de prisma – p. 41
Pirâmide – p. 42
Agindo e construindo: Construindo um modelo de pirâmide – p. 43
Lendo e descobrindo: Pirâmides – p. 45
Cilindro, cone e esfera – p. 46
Curiosidade: Hemisfério – p. 47
Agindo e construindo: Construindo um modelo de cilindro e um modelo de cone – p. 48
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em tabelas – p. 49
O que estou aprendendo? – p. 51
UNIDADE 3 – Os números – p. 52
Recordando os números até 999 – p. 54
A unidade de milhar – p. 56
Números de quatro algarismos – p. 58
Antecessor e sucessor – p. 62
Comparando números – p. 64
Tratando a informação: Construir gráficos de barras verticais e horizontais em planilhas eletrônicas – p. 66
O que estou aprendendo? – p. 68
PARTE 2
UNIDADE 4 – Adição e subtração – p. 69
As ideias da adição – p. 70
Adição – p. 72
Adição com troca – p. 77
As ideias da subtração – p. 83
Subtração – p. 85
Subtração com troca – p. 90
Resolvendo problemas – p. 94
Ideia de igualdade – p. 95
Jogando e aprendendo: Quadrado mágico – p. 97
Problemas com duas operações – p. 98
O que estou aprendendo? – p. 101
UNIDADE 5 – Mais figuras geométricas – p. 102
Linhas – p. 104
Retas paralelas e retas concorrentes – p. 106
Polígonos – p. 108
Paralelogramo e trapézio – p. 112
Circunferência e círculo – p. 115
Lendo e descobrindo: Paul Klee – p. 118
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em gráficos de barras (verticais ou horizontais – p. 119
O que estou aprendendo? – p. 121
PARTE 3
UNIDADE 6 – Medidas de comprimento e de tempo – p. 122
Medidas de comprimento – p. 124
A medida do perímetro – p. 130
Medidas de tempo – p. 132
Curiosidade: Instrumentos para medir o tempo – p. 137
Investigando a chance: Identificar todos os resultados possíveis em um experimento – p. 143
Lendo e descobrindo: Os momentos do dia e os Kuikuro – p. 144
O que estou aprendendo? – p. 145
UNIDADE 7 – Multiplicações e divisões – p. 146
As ideias da multiplicação – p. 148
Tabuadas do 2 e do 3 – p. 154
Tabuadas do 4 e do 5 – p. 157
Tabuada do 6 – p. 159
Tabuada do 7 – p. 161
Tabuada do 8 – p. 163
Tabuada do 9 – p. 165
Tabuada do 10 – p. 167
Ideias da divisão – p. 169
Divisão exata e não exata – p. 174
Resolvendo problemas – p. 176
O que estou aprendendo? – p. 177
PARTE 4
UNIDADE 8 – Deslocamento, localização e simetria – p. 178
Localização e deslocamento – p. 180
Comparando figuras – p. 183
Simetria – p. 185
Agindo e construindo: Criando um modelo de figura que apresenta simetria – p. 187
O que estou aprendendo? – p. 189
UNIDADE 9 – Mais multiplicações e divisões – p. 190
Multiplicação – p. 192
Resolvendo problemas – p. 199
Divisão – p. 200
Resolvendo problemas – p. 205
Números pares e números ímpares – p. 208
Problemas – p. 211
O que estou aprendendo? – p. 213
UNIDADE 10 – Medidas de capacidade, massa e temperatura – p. 214
Medidas de massa – p. 216
Medidas de capacidade – p. 222
Resolvendo problemas – p. 225
O termômetro – p. 226
Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 228
O que estou aprendendo? – p. 230
O que aprendi? – p. 231
Sugestões de leitura – p. 235
Referências bibliográficas comentadas – p. 237
Material complementar – p. 239
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Números e raciocínio
Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Conteúdo claro e contextualizado
Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.
Roteiros objetivos de aula
Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.
Atividades progressivas e alinhadas
Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
O que já sei? – p. 15
PARTE 1
UNIDADE 1 – Sistemas de numeração decimal – p. 19
Sistemas de numeração egípcio e romano – p. 20
Sistema de numeração indo-arábico – p. 23
Números de cinco algarismos – p. 26
Comparando números – p. 29
Números na reta numérica – p. 31
Tratando a informação: Escrever textos a partir de gráficos e tabelas – p. 34
O que estou aprendendo? – p. 36
UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 37
As ideias da adição – p. 38
Adição – p. 40
Propriedades da adição – p. 45
Resolvendo problemas – p. 47
As ideias da subtração – p. 48
Subtração – p. 50
Jogando e aprendendo: Dados matemáticos – p. 55
Investigações com igualdades – p. 56
Conferindo adições e subtrações – p. 58
Expressões numéricas – p. 60
Problemas com adição e subtração – p. 62
Tratando a informação: Construir gráficos de barras duplas verticais – p. 65
O que estou aprendendo? – p. 67
PARTE 2
UNIDADE 3 – Geometria – p. 68
Figuras geométricas – p. 70
Curiosidade: Poliedros de Platão – p. 71
Agindo e construindo: Construindo um modelo de prisma e um modelo de pirâmide – p. 72
O segmento de reta e a reta – p. 75
Polígonos – p. 78
Curiosidade: Hexágonos – p. 79
Simetria – p. 82
Simétrica de uma figura – p. 85
Agindo e construindo: Construindo polígonos simétricos – p. 87
Geometria e arte – p. 88
Lendo e descobrindo: A simetria na arte brasileira – p. 90
Tratando a informação: Organizar e interpretar dados em pictogramas – p. 91
O que estou aprendendo? – p. 93
UNIDADE 4 – Multiplicação e divisão – p. 94
As ideias da multiplicação – p. 96
Multiplicação por 10, 100 e 1 000 – p. 99
Multiplicação com algoritmo usual – p. 102
Lendo e descobrindo: Economizando água – p. 107
As ideias da divisão – p. 108
Resolvendo problemas – p. 109
Divisão com algoritmo usual – p. 110
Tratando a informação: Construir e interpretar gráficos de barras duplas horizontais – p. 117
O que estou aprendendo? – p. 119
PARTE 3
UNIDADE 5 – Medidas de comprimento e de área – p. 120
Medidas de comprimento – p. 122
Curiosidade: Burj Khalifa: o prédio de quase 1 km de altura – p. 125
Perímetro de uma figura – p. 127
Ideia de área – p. 129
Tratando a informação: Construir gráficos de barras duplas em planilhas eletrônicas – p. 132
O que estou aprendendo? – p. 134
UNIDADE 6 – Mais multiplicações e divisões – p. 135
Propriedades da multiplicação – p. 136
Conferindo multiplicações e divisões – p. 140
Expressões numéricas envolvendo as quatro operações – p. 142
Problemas – p. 144
Lendo e descobrindo: Assentos preferenciais – p. 145
Investigando a chance: Combinação de possibilidades – p. 146
O que estou aprendendo? – p. 148
UNIDADE 7 – Ângulos e medidas de tempo – p. 149
Ângulos – p. 150
Agindo e construindo: Construindo um modelo de ângulo reto – p. 151
Retas – p. 153
Medidas de tempo – p. 155
Curiosidade: Horas de sono – p. 156
Investigando a chance: Comparar chances – p. 160
O que estou aprendendo? – p. 161
PARTE 4
UNIDADE 8 – Números na forma de fração – p. 162
Ideias de fração – p. 164
Leitura de frações – p. 169
Curiosidade: Símbolo % – p. 170
Representação de frações na reta numérica – p. 172
Fração de uma quantidade – p. 174
Tratando a informação: Organizar dados em gráficos de setores – p. 176
O que estou aprendendo? – p. 178
UNIDADE 9 – Números na forma decimal – p. 179
Décimos – p. 180
Centésimos – p. 181
Resolvendo problemas – p. 182
Milésimos – p. 183
Números maiores que 1 – p. 185
Adição de números na forma decimal – p. 190
Subtração de números na forma decimal – p. 192
Jogando e aprendendo: Memória da soma 1 – p. 195
Tratando a informação: Agrupar e organizar dados em tabelas – p. 196
O que estou aprendendo? – p. 197
UNIDADE 10 – Medidas de capacidade, massa e temperatura – p. 198
Unidades de medida de massa – p. 200
Curiosidade: O grama – p. 200
Resolvendo problemas – p. 203
O litro e o mililitro – p. 204
Temperatura – p. 207
Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 209
Lendo e descobrindo: As consequências do aquecimento global – p. 210
O que estou aprendendo? – p. 212
O que aprendi? – p. 213
Sugestões de leitura – p. 217
Referências bibliográficas comentadas – p. 219
Material complementar – p. 221
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Números e raciocínio
Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Conteúdo claro e contextualizado
Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.
Roteiros objetivos de aula
Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.
Atividades progressivas e alinhadas
Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
O que já sei? – p. 15
PARTE 1
UNIDADE 1 – Os números – p. 19
O nosso sistema de numeração – p. 20
Números de seis algarismos – p. 21
Ordens e classes – p. 24
Comparando números – p. 30
Lendo e descobrindo: Sistemas de numeração – p. 33
Arredondamento – p. 35
Resolvendo problemas – p. 36
Os números naturais – p. 37
Tratando a informação: Representar em gráfico ou tabela os dados de um texto – p. 39
O que estou aprendendo? – p. 41
UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 44
Adição – p. 44
Propriedades da adição – p. 48
Curiosidade: Origem dos símbolos de operações matemáticas – p. 51
Subtração – p. 52
Expressões numéricas – p. 55
Tratando a informação: Construir gráfico de linhas – p. 57
O que estou aprendendo? – p. 59
UNIDADE 3 – Geometria – p. 60
Poliedros – p. 62
Agindo e construindo: Construindo um modelo de poliedro – p. 62
Cilindro, cone e esfera – p. 66
Curiosidade: Caleidoscópios – p. 66
Planificação da superfície de figuras geométricas não planas – p. 68
Tratando a informação: Ler e interpretar gráfico de linhas – p. 71
O que estou aprendendo? – p. 73
PARTE 2
UNIDADE 4 – Multiplicação – p. 74
Contagem por combinação – p. 76
Multiplicação com números de mais de um algarismo – p. 80
Resolvendo problemas – p. 85
Propriedades da multiplicação – p. 86
Problemas – p. 90
Investigando a chance: Construir árvore de possibilidades – p. 93
O que estou aprendendo? – p. 95
UNIDADE 5 – Medidas – p. 96
Medidas de comprimento – p. 98
Curiosidade: Instrumentos para medir pequenos comprimentos – p. 99
Perímetro – p. 101
Medidas de tempo – p. 103
Resolvendo problemas – p. 104
Medidas de massa – p. 105
Resolvendo problemas – p. 107
Medidas de capacidade – p. 108
Medida de temperatura – p. 109
Lendo e descobrindo: Atletismo – p. 110
O que estou aprendendo? – p. 112
UNIDADE 6 – Divisão – p. 113
Divisão com divisor de um algarismo – p. 114
Divisão com divisor de dois algarismos – p. 118
Investigações com igualdades – p. 123
Tratando a informação: Calcular média aritmética – p. 125
O que estou aprendendo? – p. 127
PARTE 3
UNIDADE 7 – Mais Geometria – p. 128
Segmento de reta, reta e semirreta – p. 130
Retas paralelas, retas concorrentes e retas perpendiculares – p. 133
Ângulos – p. 135
Agindo e construindo: Construindo retas paralelas e retas perpendiculares – p. 139
Polígonos – p. 140
Triângulos – p. 142
Quadriláteros – p. 144
Agindo e construindo: Construindo um triângulo retângulo, um paralelogramo e um trapézio – p. 146
Circunferência e círculo – p. 148
Agindo e construindo: Traçando circunferências – p. 149
Localização e deslocamento – p. 151
Agindo e construindo: Desenhando o caminho da tartaruga – p. 155
Lendo e descobrindo: Ilusão de ótica – p. 156
Tratando a informação: Média aritmética e amplitude – p. 157
Investigando a chance: Comparar chances dos possíveis resultados de experimentos – p. 158
O que estou aprendendo? – p. 159
UNIDADE 8 – Números na forma de fração – p. 160
Ideia de fração – p. 162
Leitura de frações – p. 165
Fração de uma quantidade – p. 167
Resolvendo problemas – p. 168
Comparando frações com o inteiro – p. 169
Número misto – p. 172
Frações equivalentes – p. 174
Comparação de frações – p. 177
Frações e porcentagem – p. 180
Adição e subtração com frações de mesmo denominador – p. 182
Adição e subtração com frações de denominadores diferentes – p. 186
Resolvendo problemas – p. 190
Multiplicação de um número natural por uma fração – p. 191
Divisão de uma fração por um número natural – p. 193
Tratando a informação: Organizar e interpretar dados em gráficos de setores – p. 195
O que estou aprendendo? – p. 197
PARTE 4
UNIDADE 9 – Números na forma decimal – p. 198
Décimos, centésimos e milésimos – p. 200
Relacionando décimos, centésimos e milésimos – p. 202
Inteiros, décimos, centésimos e milésimos – p. 203
Resolvendo problemas – p. 205
Comparação de números na forma decimal – p. 206
Adição e subtração com números na forma decimal – p. 208
Resolvendo problemas – p. 212
Multiplicação com números na forma decimal – p. 213
Resolvendo problemas – p. 215
Multiplicação por 10, 100 ou 1 000 – p. 216
Divisão envolvendo um ou mais números na forma decimal – p. 218
Resolvendo problemas – p. 221
Divisão por 10, 100 ou 1 000 – p. 222
Números na forma decimal e porcentagem – p. 223
Lendo e descobrindo: A diversidade da população brasileira – p. 225
Investigando a chance: Probabilidade – p. 226
Jogando e aprendendo: Soma dos pontos – p. 228
O que estou aprendendo? – p. 229
UNIDADE 10 – Mais medidas – p. 198
Medidas de área – p. 232
Agindo e construindo: Construindo um modelo de metro quadrado – p. 236
Ampliando e reduzindo figuras – p. 240
Agindo e construindo: Verificando as medidas de um par de polígonos – p. 242
Ideia de volume – p. 246
Medidas de volume – p. 247
Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 249
O que estou aprendendo? – p. 250
O que aprendi? – p. 251
Sugestões de leitura – p. 255
Referências bibliográficas comentadas – p. 257
Material complementar – p. 259
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
