Práticas na Escola – Obra Pedagógica - Corpo Docente


Ensinar com prática
Orientações pedagógicas para apoiar professores na escola.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Acompanhamento de resultados
Métodos que apoiam gestores e professores no acompanhamento estudantil.
BNCC em foco
Mostra como a BNCC orienta objetivos de aprendizagem.
Avaliações externas
Uso de modelos conceituais que refletem o avanço de pesquisas.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
INTRODUÇÃO – p. 07
PROPOSTA PEDAGÓGICA – p. 08
TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p.08
Tipos de aprendizado – p. 09
Metas de aprendizagem – p. 10
Competências de área – p. 11
Competências gerais – p. 13
TEMA 2 – COMO ENSINAR? – p. 13
Organização pedagógica dos aprendizados – p. 14
Complexidade cognitiva das metas – p. 14
Mapas de progresso – p. 14
TEMA 3 – COMO AVALIAR? – p. 15
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 16
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 17
Sistematização das evidências – p. 18
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 18
TEMA 4 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 19
Avaliação somativa – p. 20
Avaliação formativa – p. 21
Avaliação diagnóstica – p. 21
CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS – p. 22
INTRODUÇÃO – p. 22
TEMA 1 – CONCEITOS – p. 23
Matriz de avaliação – p. 23
Desenvolvimentos de itens e planejamento do teste – p. 23
Cálculo, interpretação e uso das proficiências – p. 24
TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 26
Pisa – p. 26
Resultados – p. 26
PIRLS – p. 27
TIMSS – p. 28
Erce – p. 29
TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 30
Prova Brasil – p. 31
Matrizes de avaliação – p. 31
Língua Portuguesa – p. 31
Matemática – p. 32
Testes da Prova Brasil – p. 33
A escala de proficiência – p. 33
Níveis normativos – p. 34
Interpretação pedagógica – p. 34
Resultados da Prova Brasil – p. 35
Nível socioeconômico – p. 35
TEMA 4 – A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO – p. 37
CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 38
INTRODUÇÃO – p. 38
TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 39
Intencionalidade educativa – p. 40
Tarefas avaliativas – p. 41
Rubricas e devolutivas – p. 43
Rubrica – p. 43
Devolutiva – p. 44
Compartilhamento de aprendizados – p. 45
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 46
TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 46
Cultura de avaliação – p. 48
A avaliação no cotidiano escolar – p. 48
Associação com avaliações externas – p. 48
Um projeto de avaliação para a aprendizagem – p. 48
Contribuição da tecnologia – p. 49
Apoio aos alunos – p. 49
CAPÍTULO 4 INDICADORES DE RESULTADOS – p. 50
INTRODUÇÃO – p. 50
TEMA 1 – ACESSO E PERMANÊNCIA – p. 51
Indicadores de acesso – p. 51
Analfabetismo – p. 51
Taxa líquida de escolarização – p. 52
Indicadores de permanência – p. 52
Rendimento escolar – p. 53
TEMA 2 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – p. 54
Os componentes do Ideb – p. 54
O indicador de desempenho – p. 54
O indicador de rendimento – p. 56
Cálculo do Ideb – p. 56
Interpretações e análise crítica – p. 56
Equivalências implícitas – p. 57
Metáfora explicativa dos valores – p. 57
Faixas normativas do Ideb – p. 57
O Ideb e os estudantes evadidos – p. 58
Desigualdades implícitas – p. 59
Condições de funcionamento – p. 59
Complexidade da gestão – p. 60
Adequação da formação dos docentes – p. 60
Regularidade do vínculo docente – p. 60
Outros indicadores – p. 62
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 63
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD


Ensinar com prática
Orientações pedagógicas para apoiar professores na escola.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Acompanhamento de resultados
Métodos que apoiam gestores e professores no acompanhamento estudantil.
BNCC em foco
Mostra como a BNCC orienta objetivos de aprendizagem.
Avaliações externas
Uso de modelos conceituais que refletem o avanço de pesquisas.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
INTRODUÇÃO – p. 07
DETERMINANTES DO APRENDIZADO – p. 08
TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p. 10
Tipos de aprendizado – p. 11
Metas de aprendizagem – p. 11
Competências de área – p. 12
Competências gerais – p. 14
Organização pedagógica dos aprendizados – p. 15
Mapas de progresso – p. 15
Taxonomias de complexidade cognitiva – p. 16
COMO ENSINAR? – p. 18
TEMA 2 – COMO AVALIAR? – p. 19
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 21
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 22
Sistematização das evidências – p. 23
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 23
TEMA 3 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 24
Avaliação somativa – p. 25
Avaliação formativa – p. 25
Outros tipos de avaliação – p. 26
Exames – p. 27
CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 28
INTRODUÇÃO – p. 28
TEMA 1 – CONCEITOS DA AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 29
Matriz de avaliação – p. 29
Desenvolvimento de itens e planejamento do teste – p. 29
Pré-teste – p. 30
Atribuição de notas: a Teoria de Resposta ao Item – p. 31
Interpretação dos resultados – p. 32
Usos dos resultados da avaliação somativa – p. 34
TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 35
Pisa – p. 35
Matriz de avaliação – p. 36
Descrição dos testes – p. 36
A escala de proficiência – p. 37
Resultados – p. 40
Questionários contextuais – p. 42
Participação brasileira – p. 43
PIRLS – p. 43
Finalidades da leitura – p. 44
Processos de compreensão – p. 44
Construção dos itens – p. 45
Erce – p. 46
Especificação das metas de aprendizagem – p. 47
TIMSS – p. 48
Estrutura do TIMSS – p. 49
Importância do TIMSS para o Brasil – p. 51
TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 52
Prova Brasil – p. 52
Matrizes de avaliação – p. 52
Testes da Prova Brasil – p. 59
A escala de proficiência – p. 59
Níveis normativos – p. 59
Interpretação pedagógica – p. 62
Resultados da Prova Brasil – p. 64
Nível socioeconômico – p. 65
A avaliação da alfabetização – p. 68
Matriz de referência – p. 69
CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 70
INTRODUÇÃO – p. 70
TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 71
Intencionalidade educativa – p. 72
Tarefas avaliativas – p. 74
Rubricas e devolutivas – p. 75
Rubrica – p. 75
Devolutiva – p. 76
Compartilhamento de aprendizados – p. 78
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 79
TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 80
Uso de tecnologia – p. 80
TEMA 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPREENSÃO LEITORA – p. 81
O modelo conceitual – p. 83
Escolha e categorização dos textos – p. 84
Complexidade textual – p. 85
Evidências da compreensão leitora – p. 86
Compreensão literal – p. 87
Compreensão inferencial – p. 88
Compreensão analítica – p. 89
Construção das questões avaliativas – p. 90
Exemplo 1: texto que circula no campo da vida pública – p. 91
Exemplo 2: texto que circula no campo artístico-literário – p. 97
Exemplo 3: texto que circula no campo artístico-literário – p. 102
TEMA 4 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA – p. 112
A competência matemática – p. 112
Planejamento de situações para o ensino e para a avaliação – p. 116
Metas de aprendizagem para a construção/emprego do repertório matemático – p. 116
Metas de aprendizagem para o uso do repertório no ciclo de resolução de problemas – p. 118
Construção das questões avaliativas – p. 119
Atividades de avaliação formativa – p. 120
Exemplo 1: Jogo de RPG – p. 120
Exemplo 2: Auxiliando a professora – p. 123
Exemplo 3: Guia de viagem – p. 126
Exemplo 4: Intervalo escolar na pandemia – p. 129
Exemplo 5: Vacinação na pandemia – p. 131
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 134
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
