Se Liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem





Atividades para o dia a dia
Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atividades para o dia a dia
Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.
Incentivo à pesquisa
E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.
Língua Portuguesa acessível
Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
“Só eu sou eu”, de Marcelo Jeneci
Produção de vídeo com fotos da turma
CAPÍTULO 1 – O registro do eu no mundo
Leitura 1 – Diário – p. 15
Texto do diário de Maria Luísa E.
Leitura 2 – Diário publicado – p. 18
“O diário de Zlata”, de Zlata Filipović
Se eu quiser aprender mais – p. 21
Divisão do texto em parágrafos
Textos em conversa – p. 23
Depoimento de Jayme Murahovschi para o Museu da Pessoa
Falando sobre a nossa língua – p. 25
Como nos comunicamos?
A linguagem é diversa
A língua: seleção e combinação
Meu diário na prática – p. 32
E se a gente fizesse um diário alternativo? – p. 34
Conversa com arte – p. 36
Projeto “Fios da memória”, Coletivo Meiofio
Lambe-lambe “Dê flores aos vivos”, Coletivo Transverso
Produção de intervenção urbana
Biblioteca cultural em expansão – p. 40
CAPÍTULO 2 – Imagens e palavras em ação
E se a gente entrevistasse alguém que entende de quadrinhos? – p. 41
Leitura 1 – Tirinha – p. 43
Tirinha da série “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales
Se eu quiser aprender mais – p. 45
Tirinhas e efeitos de humor e crítica
Falando sobre a nossa língua – p. 49
Língua falada e língua escrita
O planejamento da fala e da escrita
Minha tirinha na prática – p. 58
Leitura 2 – História em quadrinhos (HQ) – p. 61
“Perfeição”, de Fabio Coala
Textos em conversa – p. 64
Sinopse “’O presente’, um emocionante curta animado, ganhador de mais de 50 prêmios, baseado na HQ do brasileiro Fabio Coala”
Conversa com arte – p. 65
Curta-metragem de animação “The easy life” (A vida fácil), de Jiaqi Xiong
Produção de vídeo cultural
Biblioteca cultural em expansão – p. 69
CAPÍTULO 3 – Traduzir saberes
Leitura 1 – Verbete de dicionário – p. 70
“Cara”, verbete do Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa
Falando sobre a nossa língua – p. 73
Variação linguística
O que determina a variação linguística
Preconceito linguístico
Leitura 2 – Verbete de enciclopédia – p. 82
“Sapato”, verbete da Wikipédia
Se eu quiser aprender mais – p. 87
Como dividir as frases
Meu verbete na prática – p. 89
Textos em conversa – p. 92
Verbete de enciclopédia “Fontes e referências”
Verbete de enciclopédia “Fa(c)to” e “Opinião”
Fora da caixa – p. 94
Atualização de verbete
CAPÍTULO 4 – Para contar o que aconteceu
Leitura – Relato de experiência – p. 104
Transcrição de relato de experiência
Textos em conversa – p. 106
Notícia baseada em relato oral “‘Fiquei com medo’, diz prudentino que testemunhou terremoto no Chile”
Fotografias publicadas em galeria que acompanhava a notícia na qual o relato foi divulgado
Falando sobre a nossa língua – p. 109
Frase, oração e período
Tipos de frase
Oração e período
Se eu quiser aprender mais – p. 117
Relações de causa e conclusão
Meu relato de experiência na prática – p. 119
Fora da caixa – p. 122
Produção de notícia escrita
CAPÍTULO 5 – Contar e mostrar
E se a gente refletisse sobre os livros? – p. 129
Leitura 1 – Conto – p. 133
“Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey
Leitura 2 – Conto – p. 138
“Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar
Se eu quiser aprender mais – p. 141
Discurso direto e discurso indireto
Falando sobre a nossa língua – p. 144
Substantivo, adjetivo, numeral e artigo
Substantivo
Adjetivo
Numeral
Artigo
Meu conto na prática – p. 152
Textos em conversa – p. 155
Texto teatral “Mas por quê??! A história de Elvis”, de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni
Conversa com arte – p. 158
Cenas da peça “Momo e o Senhor do Tempo”, dirigida por Carla Candiotto
Produção de texto teatral
Encenação de peça teatral
Biblioteca cultural em expansão – p. 163
CAPÍTULO 6 – Vender produtos e ideias
Leitura 1 – Anúncio e fôlder – p. 164
Anúncio e fôlder da campanha publicitária “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Leitura 2 – Filme publicitário – p. 168
Filme publicitário da campanha “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Falando sobre a nossa língua – p. 170
Verbo
Flexões do verbo
Modos verbais
Modelos de conjugação verbal
Se eu quiser aprender mais – p. 181
Referências diretas ao leitor
Nossa campanha publicitária na prática – p. 183
Textos em conversa – p. 187
Fragmento “SEÇÃO III – da Publicidade” do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor
Fora da caixa – p. 190
Procedimentos de reclamação e discussão de caso
Entrevistas e produção de reclamação
CAPÍTULO 7 – Um eu poético
Leitura 1 – Poema – p. 195
“Para reparar”, de Arnaldo Antunes
Textos em conversa – p. 197
Escultura “Dingo”, de Diego Bachmann
Leitura 2 – Poema – p. 198
“O aeroplano”, de Ivan Junqueira
Se eu quiser aprender mais – p. 201
A linguagem poética
Falando sobre a nossa língua – p. 203
Sujeito
Meu poema na prática – p. 209
E se a gente fizesse um evento de troca de livros? – p. 214
Conversa com arte – p. 215
Seminário sobre poetas brasileiros
Biblioteca cultural em expansão – p. 218
CAPÍTULO 8 – Opinar com responsabilidade
E se a gente discutisse uma notícia? – p. 219
Leitura – Comentário de leitor – p. 223
Comentários de leitores sobre a notícia “Naomi Osaka abandona Roland Garros após polêmica”
Textos em conversa – p. 226
Transcrição de um debate sobre o tema da notícia “Naomi Osaka fez bem em parar de dar entrevistas?”
Se eu quiser aprender mais – p. 229
O que diminui a aceitação de uma opinião?
Falando sobre a nossa língua – p. 231
Substantivo e adjetivo: gênero, número e grau
Flexão de gênero
Flexão de número
Variação de grau
Meu comentário de leitor na prática – p. 238
Fora da caixa – p. 242
Regulamento para moderação de comentários no blog da turma
Minha canção – p. 244
“Verão”, da Trupe Chá de Boldo
Criação de versos para a canção
Bibliografia comentada – p. 246 "
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Atividades para o dia a dia
Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atividades para o dia a dia
Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.
Incentivo à pesquisa
E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.
Língua Portuguesa acessível
Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
“O outro”, de Camila Barbalho
Produção de vídeo cultural
CAPÍTULO 1 – Quando o mundo fica estranho
Leitura 1 – Conto fantástico – p. 16
“A ressaca”, de Shaun Tan
Leitura 2 – Conto fantástico – p. 20
“Quadros em movimento”, de Lourdinha Barbosa
Textos em conversa – p. 23
Escultura “The long awaited (A longa espera)”, de Patricia Piccinini
Se eu quiser aprender mais – p. 24
O que é verossimilhança?
Falando sobre a nossa língua – p. 26
A construção do sentido
Sentido conotativo e sentido denotativo
Sinônimos, antônimos, hiperônimos e hipônimos
E se a gente elaborasse um regulamento para o nosso concurso de contos? – p. 35
Meu conto fantástico na prática – p. 39
Conversa com arte – p. 42
Quando as fotografias mostram um mundo estranho
Biblioteca cultural em expansão – p. 47
CAPÍTULO 2 – Registrar o que acontece
E se a gente explorasse os jornais? – p. 48
Leitura 1 – Notícia – p. 50
“Jovens músicos capixabas se apresentam na Expo Dubai”
Falando sobre a nossa língua – p. 56
Verbos irregulares e tempos verbais do modo indicativo
Tempos verbais do modo indicativo
Nossa notícia na prática – p. 65
Leitura 2 – Notícia de telejornal – p. 68
“Produção de pescado brasileiro aumenta 78% no último ano”
Se eu quiser aprender mais – p. 71
A fala em situação pública
Textos em conversa – p. 73
Informativo ”Comércio Exterior da Piscicultura”
Fora da caixa – p. 76
Desconfiar é saudável
CAPÍTULO 3 – Um bate-papo planejado
E se a gente discutisse uma campanha publicitária? – p. 81
Leitura – Entrevista – p. 84
“Serginho entrevista vítima de bullying”
Se eu quiser aprender mais – p. 88
Perguntas bem formuladas
Falando sobre a nossa língua – p. 90
Predicado verbal
Verbo transitivo e verbo intransitivo
Objeto direto e objeto indireto
Nossa entrevista na prática – p. 97
Textos em conversa – p. 100
Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
Trecho de artigo expositivo “Bullying: quando a brincadeira passa da conta”
Trecho de debate “Bullying”
Fora da caixa – p. 104
Nós podemos ajudar
CAPÍTULO 4 – Versos que contam
Leitura 1 – Poema narrativo – p. 107
“O espelho da entrada”, de Konstantínos Kaváfis
Textos em conversa – p. 110
Verbete de dicionário de mitologia grega e romana
Conto “O discípulo”, de Oscar Wilde
Leitura 2 – Poema narrativo – p. 112
“bolo de laranja”, de Alice Sant’Anna
Se eu quiser aprender mais – p. 114
Como posso retomar palavras e ideias?
Falando sobre a nossa língua – p. 116
Pronome pessoal
Pronome pessoal reto e oblíquo
Pronome de tratamento
E se a gente conhecesse a poesia que circula em redes sociais? – p. 126
Meu poema narrativo na prática – p. 128
Conversa com arte – p. 130
Cartazes artísticos dos filmes “O mágico de Oz”, “Pinóquio” e “Jurassic Park”
Biblioteca cultural em expansão – p. 134
CAPÍTULO 5 – Opinar com consistência
E se a gente opinasse sobre esta HQ? – p. 135
Leitura – Resenha crítica – p. 139
Resenha: “Astronauta: Magnetar”, de Paulo Vinicius
Textos em conversa – p. 145
Resenha oral de “Astronauta: Magnetar”
Falando sobre a nossa língua – p. 148
Advérbio e adjunto adverbial
Advérbio
Classificação dos advérbios
Adjunto adverbial
Se eu quiser aprender mais – p. 158
A resenha crítica e seus recursos complementares
Minha resenha crítica na prática – p. 161
Conversa com arte – p. 164
Experimentando ser vlogueiro
CAPÍTULO 6 – Quando se pode ser o outro
Leitura 1 – Texto teatral – p. 166
“O Dragão Verde”, de Maria Clara Machado
Se eu quiser aprender mais – p. 171
O espaço
Falando sobre a nossa língua – p. 173
Adjunto adnominal e complemento nominal
Adjunto adnominal
Complemento nominal
Leitura 2 – Texto teatral – p. 185
“O burguês ridículo”, de Molière (adaptação de Guel Arraes)
Textos em conversa – p. 189
Artigo científico “2.1 Critérios para a elaboração do figurino”
Nosso texto teatral na prática – p. 193
E se a gente encenasse nossa peça teatral? – p. 196
Fora da caixa – p. 197
Direito ao teatro
Biblioteca cultural em expansão – p. 200
CAPÍTULO 7 – Falar para muita gente
Leitura 1 – Palestra – p. 201
“Menos emoção e mais razão”
Leitura 2 – Seminário – p. 206
“Projeto de engenharia”
Se eu quiser aprender mais – p. 210
O paralelismo sintático
Falando sobre a nossa língua – p. 212
Orações coordenadas
Orações coordenadas assindética e sindética
Textos em conversa – p. 217
Reportagem de divulgação científica “O lixo da moda”
E se a gente pesquisasse um tema importante? – p. 221
Nosso seminário na prática – p. 223
Fora da caixa – p. 231
Mais uma oportunidade para divulgar nosso conhecimento
CAPÍTULO 8 – Viajar é preciso
E se a gente conhecesse lugares muito legais? – p. 234
Leitura 1 – Relato de viagem – p. 238
“Vanita e Sandip”, de Teté Ribeiro
Leitura 2 – Relato de viagem – p. 242
“Viagem de um naturalista ao redor do mundo”, de Charles Darwin
Se eu quiser aprender mais – p. 245
Várias formas de descrever
Falando sobre a nossa língua – p. 248
Derivação e composição
Radical, afixo e desinência
Derivação
Composição
Meu relato de viagem na prática – p. 258
Textos em conversa – p. 262
Fotografia documental de Steve McCurry
Fotos da mostra “A periferia narrada pelos periféricos”
Fora da caixa – p. 265
Divulgando minha região
Biblioteca cultural em expansão – p. 268
Minha canção – p. 269
“Sem medo”, de Mahmundi
Criação de vídeo sobre a canção e sobre a intervenção realizada
Apêndice – p. 274
Bibliografia comentada – p. 278 "
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Atividades para o dia a dia
Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atividades para o dia a dia
Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.
Incentivo à pesquisa
E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.
Língua Portuguesa acessível
Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
“Efêmera”, de Gustavo Ruiz e Tulipa Ruiz
Produção de coletânea das coisas que não são efêmeras
CAPÍTULO 1 – Contar com pouco
Leitura 1 – Miniconto – p. 16
Miniconto de Marcelo Spalding
Leitura 2 – Miniconto – p. 18
“Só”, de Fernando Bonassi, e miniconto de Marcos Bassini
Textos em conversa – p. 20
Tirinha de Brendda Maria
Falando sobre a nossa língua – p. 21
Figuras de linguagem I
Metáfora e comparação
Metonímia
Sinestesia
Gradação
Se eu quiser aprender mais – p. 29
Para que serve um título?
Meu miniconto na prática – p. 31
E se a gente pensasse sobre a leitura literária? – p. 33
Conversa com arte – p. 37
Campanha publicitária de promoção da literatura
Produção de anúncio publicitário e spots
Biblioteca cultural em expansão – p. 41
CAPÍTULO 2 – Contar com imagem
E se a gente pensasse sobre cinema? – p. 42
Leitura 1 – Roteiro de cinema – p. 47
“Spider-man”, de David Koepp
Leitura 2 – Roteiro de cinema – p. 52
“O contador de histórias”, de Luiz Villaça e outros
Se eu quiser aprender mais – p. 57
Como são os personagens?
Falando sobre a nossa língua – p. 59
Figuras de linguagem II
Eufemismo
Hipérbole
Antítese
Personificação ou prosopopeia
Ironia
Meu roteiro de cinema na prática – p. 66
Textos em conversa – p. 69
Artigo científico “O contador de histórias tradicional: memória e esquecimento”, de Kelly Cristiane Ribeiro
Conversa com arte – p. 73
A produção cinematográfica
Produção de vidding
Biblioteca cultural em expansão – p. 77
CAPÍTULO 3 – Direitos e deveres
Leitura 1 – Estatuto – p. 78
Fragmento “Título II – Dos direitos fundamentais” do Estatuto da Criança e do Adolescente
E se a gente falasse de outras formas de educação? – p. 83
Textos em conversa – p. 87
Gráficos do “Censo escolar 2021”
Leitura 2 – Regulamento – p. 89
“Regulamento da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Cuiabá”
Se eu quiser aprender mais – p. 93
Tipo, gênero e domínio: o que são?
Falando sobre a nossa língua – p. 95
Os tipos de sujeito
Sujeito indeterminado
Oração sem sujeito
Preparando o terreno – p. 104
Criando um projeto
Nosso regulamento na prática – p. 105
Fora da caixa – p. 108
Colocando nosso projeto em prática
Produção de petição
CAPÍTULO 4 – Investigar para aprofundar
Leitura 1 – Reportagem impressa – p. 110
Reportagem “Uma casa para a literatura de cordel”
Leitura 2 – Reportagem filmada – p. 117
Transcrição da reportagem “Cargueiro de 220 mil toneladas encalha no Canal de Suez”
Se eu quiser aprender mais – p. 121
A articulação das linguagens
Falando sobre a nossa língua – p. 125
Vozes verbais
Voz passiva
Voz reflexiva
Textos em conversa – p. 131
Capas de cinco jornais brasileiros
Preparando o terreno – p. 136
Organizando uma reportagem
Nossa reportagem na prática – p. 138
E se a gente retextualizasse a reportagem? – p. 141
Fora da caixa – p. 142
Como as coisas acontecem fora da escola?
Debate sobre um manifesto
CAPÍTULO 5 – Um olhar atento e crítico
Leitura 1 – Crônica reflexiva – p. 145
“Generosa vingança”, de Marina Colasanti
Leitura 2 – Crônica reflexiva – p. 148
“Robôs”, de Edweine Loureiro
Se eu quiser aprender mais – p. 151
A conversa com o leitor
Falando sobre a nossa língua – p. 153
Regência verbal, preposição e crase
Regência verbal
Preposição e crase
Preparando o terreno – p. 166
Em busca da crônica
Minha crônica reflexiva na prática – p. 168
Textos em conversa – p. 171
Webinário “Pensamento computacional como habilidade do futuro”
E se a gente usasse o pensamento computacional? – p. 174
Conversa com arte – p. 176
“A refeição”, de Alex Gross
“Parixara”, de Carmézia Emiliano
Pesquisa e curadoria de obras de arte
Biblioteca cultural em expansão – p. 182
CAPÍTULO 6 – Opinar, mas com propriedade
E se a gente criasse uma cena teatral? – p. 183
Leitura – Artigo de opinião – p. 186
Artigo de opinião “O poder dos jovens”, de Clara Zsigmond e outros
Textos em conversa – p. 191
Podcast “As escolas brasileiras recebem bem os imigrantes?”
Falando sobre a nossa língua – p. 193
O processo de substituição e os pronomes relativos
Sinônimos, hiperônimos e hipônimos
Pronomes relativos
Se eu quiser aprender mais – p. 201
Recursos que marcam o ponto de vista
Preparando o terreno – p. 204
Dominando o tema
Meu artigo de opinião na prática – p. 206
Fora da caixa – p. 210
Brasileiros no exterior
Produção de enquete e podcast
CAPÍTULO 7 – Confronto respeitoso
Leitura – Debate – p. 214
“Zoológicos são importantes para as espécies ou não deveriam existir?”
E se a gente comparasse informações? – p. 223
Se eu quiser aprender mais – p. 226
Como contra-argumentar?
Textos em conversa – p. 229
Reportagem de divulgação científica “Peixe-leão invade o meio ambiente brasileiro e coloca espécies nativas em risco”
Falando sobre a nossa língua – p. 233
Coordenação e subordinação
Relações de coordenação e de subordinação
Valores expressos pelas conjunções
Preparando o terreno – p. 242
Debate regrado
Nosso debate regrado na prática – p. 244
Fora da caixa – p. 248
Seminário sobre temas do universo digital
CAPÍTULO 8 – Versos que posicionam
E se a gente ouvisse um rap? – p. 250
“Minha Rapunzel tem dread”, de MC Soffia
Leitura 1 – Poema-slam – p. 252
“Poesia para filha Lis”, de Wellington Sabino
Leitura 2 – Poema-slam – p. 255
“Paulistana periférica”, de Midria
Se eu quiser aprender mais – p. 259
A rima
Falando sobre a nossa língua – p. 263
A formação das palavras
Composição
Meu poema-slam na prática – p. 270
Textos em conversa – p. 272
Transcrição do pronunciamento do estudante Pedro Manoel de Souza Silva Neto no Senado Federal em 2016
Conversa com arte – p. 276
Curta-metragem “Missão possível”, dirigido por Simon Valadarez
Produção de curta-metragem
Biblioteca cultural em expansão – p. 274
Minha canção – p. 280
“Brasil, Brasil”, de Silva
Criação de bandeiras autorais com visões de Brasil
Bibliografia comentada – p. 285
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD





Atividades para o dia a dia
Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.
Comparativos Estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atividades para o dia a dia
Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.
Incentivo à pesquisa
E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.
Língua Portuguesa acessível
Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
“Dança”, de Dois é Par
Interpretação por meio da dança e criação de vlog
CAPÍTULO 1 – História tem contexto
Leitura 1 – Romance – p. 15
“A máquina”, de Adriana Falcão
Falando sobre a nossa língua – p. 20
Variação linguística
O português brasileiro
Meu capítulo de romance na prática – p. 29
E se a gente tivesse de decidir se quer ou não ler um romance? – p. 32
Leitura 2 – Romance – p. 34
“O menino do pijama listrado”, de John Boyne
Se eu quiser aprender mais – p. 40
O foco narrativo
Textos em conversa – p. 43
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Conversa com arte – p. 45
“As cangaceiras, guerreiras do sertão”, teatro musical de Newton Moreno
Pesquisa sobre profissionais do teatro musical e apresentação oral
Biblioteca cultural em expansão – p. 53
CAPÍTULO 2 – O coletivo em primeiro plano
E se a gente analisasse argumentos? – p. 54
Leitura – Carta aberta – p. 58
“Carta aberta de mães lactantes do município de Salvador – BA”, de Tarsila Leão
Textos em conversa – p. 64
Petição on-line sobre prioridade na vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 e abaixo-assinado contra mudança de linha de ônibus
Se eu quiser aprender mais – p. 66
Os argumentos
Falando sobre a nossa língua – p. 70
Adequação e preconceito linguístico
Preparando o terreno – p. 79
Enquete
Nossa carta aberta na prática – p. 81
Fora da caixa – p. 84
Plataformas de participação cidadã
CAPÍTULO 3 – Protagonizar
Leitura 1 – Poema-protesto – p. 86
“A bomba suja”, de Ferreira Gullar
Leitura 2 – Poema-protesto – p. 90
“Tana Kumuera Ymimiua” (nossa língua ancestral), de Márcia Wayna Kambeba
Falando sobre a nossa língua – p. 93
Norma-padrão e uso do português coloquial
Pronomes como complementos verbais
Regência verbal
Colocação pronominal
Se eu quiser aprender mais – p. 104
A métrica
Nosso poema-protesto na prática – p. 106
Textos em conversa – p. 109
Cartaz de campanha, post em rede social e vídeo de campanha
E se a gente produzisse um artigo de opinião? – p. 112
Conversa com arte – p. 114
Grafite do artista Plano B
Grafite do artista Eduardo Kobra
Pesquisa de campo, levantamento documental e entrevistas
Produção de reportagem
Biblioteca cultural em expansão – p. 118
CAPÍTULO 4 – História de vida
Leitura 1 – Biografia – p. 119
“Schulz & Peanuts: a biografia do criador do Snoopy”, de David Michaelis
E se a gente debatesse essa experiência? – p. 124
Leitura 2 – Biografia – p. 125
“Grande Otelo: uma biografia”, de Sérgio Cabral
Se eu quiser aprender mais – p. 128
As indicações de tempo
Falando sobre a nossa língua – p. 130
O predicado nominal e o predicado verbo-nominal
Preparando o terreno – p. 139
Como se organizar para uma entrevista?
Minha biografia na prática – p. 140
Textos em conversa – p. 143
Gif e gif biográfico
Fora da caixa – p. 146
Pesquisa e podcast
CAPÍTULO 5 – Rir também é necessário
E se a gente falasse de segurança? – p. 149
Leitura 1 – Charge – p. 152
Charge do cartunista Arionauro da Silva Santos
Se eu quiser aprender mais – p. 154
A intertextualidade
Falando sobre a nossa língua – p. 159
Pontuação
Minha charge na prática – p. 166
Leitura 2 – Charge – p. 168
Charge do cartunista Duke
Textos em conversa – p. 169
Comentários de leitor
Fora da caixa – p. 171
Entrevista com o cineasta Pedro Arantes
Pesquisa e criação de memes
Regulamento de concurso de humor
Produção de um regulamento
CAPÍTULO 6 – O mundo de dentro
Leitura 1 – Conto psicológico – p. 177
“Medo”, de João Anzanello Carrascoza
Textos em conversa – p. 183
Webinário sobre adolescência e saúde mental
E se a gente transformasse o conto em espetáculo teatral? – p. 186
Leitura 2 – Conto psicológico – p. 188
“Tentação”, de Clarice Lispector
Se eu quiser aprender mais – p. 192
Tempo cronológico e tempo psicológico
Falando sobre a nossa língua – p. 194
Orações que caracterizam
Classificação das orações subordinadas adjetivas
Meu conto psicológico na prática – p. 201
Conversa com arte – p. 205
Escultura: conhecer e produzir
Biblioteca cultural em expansão – p. 210
CAPÍTULO 7 – Um pé no futuro
Leitura – Conto de ficção científica – p. 211
“Uma semana na vida de Fernando Alonso Filho”, de Jorge Luiz Calife
Se eu quiser aprender mais – p. 216
Como podemos introduzir os personagens?
Falando sobre a nossa língua – p. 218
Orações que expressam circunstâncias
Valor semântico das conjunções
Outras maneiras de expressar circunstâncias
Preparando o terreno – p. 227
A definição do cenário
Meu conto de ficção científica na prática – p. 228
Textos em conversa – p. 231
Cobertura de imprensa
E se a gente aprendesse a checar? – p. 235
Conversa com arte – p. 237
Criações arquitetônicas
Produção de podcast
Biblioteca cultural em expansão – p. 241
CAPÍTULO 8 – Tornar simples o complexo
E se a gente analisasse um esquema ilustrado? – p. 242
Leitura 1 – Artigo de divulgação científica – p. 243
“Por que as cidades costumam ser mais quentes do que o campo?”, de Raphael de Souza Rosa Gomes, Paulo Vinicius dos Santos Benedito e Deógenes Pereira da Silva Junior
Leitura 2 – Vídeo de divulgação científica – p. 247
“A Biologia do Groot”, de Átila Iamarino
Se eu quiser aprender mais – p. 253
Explicações acessíveis
Falando sobre a nossa língua – p. 255
Orações desenvolvidas e orações reduzidas
Preparando o terreno – p. 262
Pesquisa e curadoria de informações
Nosso artigo de divulgação científica na prática – p. 269
Textos em conversa – p. 273
Posicionamentos acerca de projeto de lei
Fora da caixa – p. 276
Podcast científico
Minha canção – p. 279
A cada vento”, de Criolo e Emicida
Produção de campanha de combate à evasão escolar
Bibliografia comentada – p. 286 "
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
Não perca nada sobre o PNLD!
Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
Formação Continuada
Capacitação para professores
Plataforma Digital
Moderna Formação EAD
