Moderna SuperAÇÃO! - Redação





Ensino Médio
Preparação para o Enem
Recursos potentes de preparação para o Exame.
Código da Obra:
0003 P26 01 01 201 810
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Crítica e reflexão
Abordagem com gêneros variados e leitura crítica.
Produção e percepção
Estratégias para produção e percepção textual.
Aborda crítica e reflexão
Orienta sobre o texto dissertativo-argumentativo.
Veja o que o autor tem a dizer sobre o livro
Destaques do autor
Redação SuperAÇÃO!: Notas Mil!
Conquiste a redação do Enem! Foco nas competências, análise de textos nota 1000 e flexibilidade para uma aprendizagem que inspira o sucesso.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
| Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
|---|---|---|---|---|
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Leitura inicial – Proposta de redação do Enem 2023 | 18 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Se eu quiser aprender + – A proposta de produção textual | 22 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Atividade: dominando a proposta de redação | 23 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Conhecendo as competências – Competência II: compreender a proposta de redação | 23 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Atividade 1: pesquisando o Enem | 24 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | E se a gente... – Discutisse a avaliação por competências? | 24 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Atividade 2: preparando e apresentando uma fala pública | 25 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Atividade 1: compreendendo os textos motivadores | 26 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Desafio de linguagem – Elaborando um parágrafo de introdução | 26 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Preparando o terreno | 26 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Atividade 2: analisando parágrafos que desenvolvem argumentos | 27 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Experimentando a redação para o Enem – Produção 1 | 29 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Convenções da escrita | 32 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Investigando nossa língua | 32 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Entendendo as partes da proposta de redação | Finalizando a redação do Enem | 35 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Leitura inicial – Tudo em todo lugar ao mesmo tempo – crítica do filme, de PH Santos | 36 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Se eu quiser aprender + – A argumentação | 38 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Conhecendo as competências – Competência II: o texto dissertativo-argumentativo | 40 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Atividade 1: compreendendo o tipo textual dissertativo-argumentativo | 41 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Atividade 2: problematizando a proposta do Enem | 42 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Atividade 1: revisando as instruções da redação | 43 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | E se a gente... – Discutisse os critérios de anulação no Enem? | 43 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Atividade 2: entendendo o tangenciamento, a fuga e a distorção do tema | 44 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Desafio de linguagem – Elaborando um parágrafo argumentativo padrão | 45 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Atividade 1: conhecendo um tema por vários ângulos | 47 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Preparando o terreno | 47 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Atividade 2: conversando com especialistas | 50 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Experimentando a redação para o Enem – Produção 2 | 52 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Estrutura sintática | 56 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Investigando nossa língua | 56 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a argumentar | Finalizando a redação do Enem | 58 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Leitura inicial – Redação do Enem 2023, de Andreza Cristina de Oliveira | 60 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Se eu quiser aprender + – O monitoramento da linguagem | 61 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Atividade 1: investigando usos da língua | 63 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Atividade 2: conhecendo a ideia de norma | 63 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Conhecendo as competências – Competência I: a modalidade escrita formal | 63 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Atividade 3: discutindo a pesquisa | 65 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Atividade 4: refletindo sobre o que aprendeu | 66 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Atividade: examinando o processo de revisão | 67 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | E se a gente... – Discutisse os procedimentos de revisão? | 67 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Desafio de linguagem – Identificando e corrigindo falhas do texto | 69 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Atividade: fazendo a curadoria de informação | 70 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Preparando o terreno | 70 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Experimentando a redação para o Enem – Produção 3 | 81 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Escolha de registro e escolha vocabular | 86 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Investigando nossa língua | 86 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Aprendendo a revisar | Finalizando a redação do Enem | 88 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | E se a gente... – Se apresentasse? | 91 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | Leitura 1 – Relatos de um dia incrivelmente mediano, de J. R. Franco; Continue vivo, de Raquel Segal | 93 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | E se a gente... – Divulgasse um artista? | 95 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | Leitura 2 – “Passinho da ZO leva atividades culturais para quatro bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro”, de Diário Carioca | 96 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | E se a gente... – Dançasse o passinho? | 98 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | Leitura 3 – Discurso de Paloma Costa | 100 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | Se eu quisesse aprender + – As várias vozes no texto | 102 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | Experimentando – Produzir um discurso | 103 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | E se a gente... – Discutisse a maneira como a juventude é representada? | 106 |
| 1 | CONHECER A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM | Experienciando ser jovem | Expressão – Um outro direito: o de voto | 109 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Leitura inicial – Redação do Enem 2019, de Ana Clara Socha | 116 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Se eu quiser aprender + – A introdução | 116 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Atividade: produzindo uma nuvem de palavras | 118 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Conhecendo as competências – Competência III: relacionar ideias do texto | 118 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Desafio de linguagem – Trabalhando na introdução | 120 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Atividade 1: conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos | 121 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | E se a gente... – Discutisse o respeito aos direitos humanos no Enem? | 121 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Atividade 2: pesquisando o contexto brasileiro | 124 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Atividade 3: apresentando a pesquisa | 125 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Preparando o terreno | 125 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Atividade 1: lendo uma crônica reflexiva | 127 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Atividade 2: produzindo uma crônica reflexiva | 128 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Experimentando a redação para o Enem – Produção 4 | 130 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Investigando nossa língua | 134 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Tempos e modos verbais | 134 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Apresentando o posicionamento | Finalizando a redação do Enem | 139 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Leitura inicial – Redação do Enem 2022, de Giovana Fantoni Guimarães | 140 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Se eu quiser aprender + – A antecipação dos argumentos | 142 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade 1: compreendendo a ideia de “projeto de texto” | 144 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Conhecendo as competências – Competência III: organizar ideias do texto | 144 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade 2: reconhecendo um projeto de texto | 145 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Desafio de linguagem – Avaliando o projeto de texto | 145 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade 1: reconhecendo o diálogo entre textos | 147 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | E se a gente... – Discutisse a importância do repertório pessoal? | 147 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade 2: utilizando seu repertório pessoal | 151 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade 3: discutindo a importância do repertório pessoal | 152 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade 4: criando um plano para ampliar o repertório sociocultural | 152 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Atividade: produzindo um seminário sobre antirracismo | 153 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Preparando o terreno | 153 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Experimentando a redação para o Enem – Produção 5 | 157 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Investigando nossa língua | 162 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Paralelismo sintático | 162 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Construindo um projeto de texto | Finalizando a redação do Enem | 165 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Leitura inicial – Redação do Enem 2018, de Natália Cristina da Silva | 166 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Se eu quiser aprender + – O parágrafo de conclusão | 168 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Conhecendo as competências – Competência V: a proposta de intervenção | 169 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 1: analisando propostas de intervenção | 170 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 2: discutindo a demanda do Enem | 170 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Desafio de linguagem – Aperfeiçoando a proposta de intervenção | 171 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 1: reconhecendo o modelo | 173 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 2: conhecendo alternativas | 173 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | E se a gente... – Discutisse o modelo de texto que predomina no Enem? | 173 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 3: tomando posição | 174 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 1: discutindo os textos motivadores | 175 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Preparando o terreno | 175 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 2: ampliando meu conhecimento do tema | 178 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Atividade 3: participando de um debate | 178 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Experimentando a redação para o Enem – Produção 6 | 180 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Investigando nossa língua | 182 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Regência verbal e nominal | 182 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Definindo uma proposta de intervenção | Finalizando a redação do Enem | 186 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | E se a gente... – Fotografasse? | 189 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | Leitura 1 – “Edital 04/2023 PRE/UFSM Chamada interna para bolsista”, de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | 190 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | Leitura 2 – Carta de motivação, de Giselle Fernanda Corujas de Barros | 192 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | Se eu quiser aprender + – A construção da imagem de si mesmo | 195 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | Experimentando – Escrever uma carta de motivação | 196 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | E se a gente... – Pesquisasse o direito à Educação Superior? | 198 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | Leitura 3 – Videocurrículo, de Letícia da Silva Barbosa; Videocurrículo, de Wane Evelyn Silva da Costa | 200 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | E se a gente... – Fizesse um videocurrículo? | 202 |
| 2 | COMPREENDER MELHOR AS PARTES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO | Experienciando falar de mim de um jeito diferente | Expressão – Projetando o futuro | 203 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Leitura inicial – Redação do Enem 2016, de Igor Mota Farinazzo Giovannetti | 208 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Se eu quiser aprender + – O desenvolvimento das ideias | 210 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Atividade 1: conhecendo recursos de argumentação | 211 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Conhecendo as competências – A Competência III: em defesa de um ponto de vista | 211 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Atividade 2: analisando a argumentação em tirinhas e charges | 212 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Atividade 3: usando a argumentação em seu favor | 216 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Atividade 4: argumentando por meio de um cartum | 217 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Desafio de linguagem – Testando recursos para desenvolver argumentos | 218 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | E se a gente... – Discutisse como a nota da redação é atribuída? | 220 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Atividade: conhecendo os níveis de desempenho das Competências I, III e V | 221 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Atividade: criação de um mural de personalidades virtual ou físico | 223 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Preparando o terreno | 223 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Experimentando a redação para o Enem – Produção 7 | 226 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | A concordância verbal e a concordância nominal | 229 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Investigando nossa língua | 229 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Fundamentando meus argumentos | Finalizando a redação do Enem | 233 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Leitura inicial – Textos motivadores do Enem 2019 | 235 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Se eu quiser aprender + – A mobilização de repertório | 238 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 1: entendendo o que é uso pertinente, legitimado e produtivo | 240 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Conhecendo as competências – Competência II: aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento | 240 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 2: avaliando o uso pertinente, legitimado e produtivo | 241 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 3: recorrendo aos textos motivadores | 241 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 4: conhecendo os níveis de desempenho da Competência II | 242 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Desafio de linguagem – Argumentando com consistência | 243 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 1: avaliando a incorporação da citação | 245 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | E se a gente... – Discutisse a inclusão de citações no texto? | 245 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 2: observando as regras de inclusão de citações | 246 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 3: desenvolvendo um argumento com uma citação | 247 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 1: preparando e aplicando uma enquete | 248 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Preparando o terreno | 248 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 2: entrevistando profissionais | 249 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Atividade 3: discutindo os dados | 250 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Experimentando a redação para o Enem – Produção 8 | 251 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Investigando nossa língua | 255 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Pontuação | 255 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Mobilizando meu repertório | Finalizando a redação do Enem | 258 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Leitura inicial – “Quebrando barreiras etárias”, de Folha de S.Paulo | 259 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Se eu quiser aprender + – Os recursos de coesão | 261 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Atividade 1: estudando recursos de retomada | 263 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Conhecendo as competências – Competência IV: conhecimento dos mecanismos linguísticos | 263 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Atividade 2: estudando operadores argumentativos | 264 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Atividade 3: discutindo os níveis de desempenho da Competência IV | 266 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Desafio de linguagem – Explorando recursos coesivos | 267 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Atividade 1: discutindo, mais uma vez, o artificialismo | 268 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | E se a gente... – Discutisse a autoria? | 268 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Atividade 2: analisando a coesão de um texto nota mil | 269 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Atividade: produzindo uma reportagem | 271 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Preparando o terreno | 271 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Experimentando a redação para o Enem – Produção 9 | 275 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Investigando nossa língua | 280 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | O emprego de pronomes pessoais como recursos coesivos | 280 |
| 3 | GARANTIR UM TEXTO COM BOA AVALIAÇÃO | Cuidando da coesão | Finalizando a redação do Enem | 283 |
Confira outras obras
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.
Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.
MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
