Unidade 1 Arte e espaços de expressão
Nesta Unidade:
TEMA 1 Paredes e muros como espaços de expressão
TEMA 2 Representações rupestres
TEMA 3 A arte do grafite
De olho na imagem
Faça no diário de bordo.
- O que mais chama sua atenção na obra retratada nas fotografias desta página e na página de abertura?
- Quem seriam as pessoas representadas no mural? Por que algumas delas seguram uma bola de basquete? Em sua opinião, essas pessoas existem?
- Observe a legenda das fotografias e identifique o título do mural.
- Em sua opinião, o que significa o título do mural? Por que Ananda Narú deu esse título para essa criação artística?
- Observe novamente as imagens. Que cores você consegue identificar? Por que a artista teria utilizado essas cores?
Versão adaptada acessível
5. Com base na descrição das imagens, cite quais cores foram utilizadas na pintura. Por que a artista teria utilizado essas cores?
- Qual foi o suporte usado pela artista para criar essa obra?
- Que material Ananda Narú usou na produção desse trabalho artístico?
- No município ou na região onde você mora, há obras parecidas com essa? Em caso afirmativo, descreva-as para os colegas.
Artista e obra
Ananda Narú
A artista visual Ananda Narú nasceu em Juazeiro ( Bahia) e, em 2001, mudou-se para Salvador ( Bahia), onde fez faculdade e passou a se dedicar ao estudo de diversas fórmas de expressão artística, como a fotografia, a pintura e a gravura.
O conhecimento de técnicas variadas possibilita à artista produzir obras que integram elementos de diferentes fórmas de expressão artística. Por exemplo, para desenvolver o mural apresentado nestas páginas, Ananda Narú realizou diversos ensaios fotográficos com crianças que moram no conjunto habitacional Lakeview Terrace, onde o mural foi produzido. Depois, selecionou seis fotografias que considerou significativas e as projetou sobre o muro. Com base nessa projeção, Ananda fez esboços e, depois, realizou a pintura. Para a realização do mural, ela contou com a ajuda de artistas e de moradores locais.
Além da fusão de diferentes técnicas, outra característica marcante da produção de Ananda Narú é a criação de obras que integram elementos de diferentes culturas. Essa integração é um traço marcante do mural Reis e rainhas de Lakeview Terrace.
Tema 1 Paredes e muros como espaços de expressão
A pintura mural
A obra de Ananda Narú que conhecemos nas páginas anteriores é uma pintura mural, nome dado às pinturas produzidas em paredes, muros ou tetos.
A pintura mural é realizada por diferentes povos desde os tempos mais antigos. A imagem a seguir, por exemplo, mostra a réplicaglossário de um mural produzido em Teotihuacáncidade construída por volta de 100 antes de Cristo e localizada no Planalto Central do México.
Os murais de Teotihuacán foram produzidos por povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus e constituem uma fonte importante de informações sobre a organização religiosa e social de povos que viveram no território que corresponde ao atual México. Os murais criados por esses povos, em geral, representam divindades e revelam aspectos de sua religiosidade. A imagem desta página, por exemplo, mostra a representação de dois sacerdotes que aparentemente fazem uma oferenda a uma divindade, representada no centro do mural.
Os murais egípcios
Na Antiguidade, a pintura mural era realizada por diversos povos, como os egípcios, os gregos e os romanos. Para produzir esse tipo de pintura, em geral, aplicava-se nas paredes uma camada de gesso ou cal e, então, a pintura era feita utilizando tinta pura ou diluída em água. No Egito antigo, a pintura mural era produzida no interior de construções, como palácios e túmulos. Observe a imagem a seguir. Ela mostra um detalhe de um mural produzido pelos egípcios no século catorze antes de Cristo
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Foco na linguagem
- Observe a imagem desta página e responda:
- Descreva para os colegas e o professor as figuras que você vê na imagem.
- Você imagina o que essas figuras representam?
- Qual seria a intenção dos egípcios ao realizar essa pintura mural?
Versão adaptada acessível
1. Com base na imagem desta página, responda:
a) Compartilhe com os colegas e o professor o que mais chama a sua atenção na imagem.
b) Você imagina o que essas figuras representam?
c) Qual seria a intenção dos egípcios ao realizar essa pintura mural?
Para Assistir
• O príncipe do Egito. Direção: çáimon uéls, Brenda tchápman e istív . Produção: DreamWorks Animation. Estados Unidos: DreamWorks Pictures, 1998. 1 dêvedê (99 minutos).
Essa animação se baseia no livro bíblico Êxodo e conta a história de Moisés, jovem de origem hebraica que foi criado como príncipe no Egito. Nessa animação, são recriadas pinturas murais realizadas pelos egípcios.
Muralismo: arte e política
Observe a obra reproduzida a seguir e responda às questões propostas.
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Foco na linguagem
- Observe a imagem e responda:
- Você reconhece as personagens representadas nessa pintura mural? O que cada uma delas está fazendo?
- Que título você daria a esse mural?
- Qual seria a intenção do artista Diego Rivera ao produzir esse trabalho artístico?
Versão adaptada acessível
1. Com base na descrição da imagem, responda:
a) Você reconhece as personagens representadas nessa pintura mural? Explique, de acordo com os seus conhecimentos, os motivos que levam cada uma delas a agir de acordo com o que foi descrito.
b) Que título você daria a esse mural?
c) Qual seria a intenção do artista Diego Rivera ao produzir esse trabalho artístico?
Muralismo Mexicano
Na página anterior, vimos o detalhe de um mural pintado pelo artista mexicano Diego Rivera (1886-1957) nos anos 1930.
Rivera fez parte de um movimento em que, na primeira metade do século vinte, os artistas produziram pinturas murais com forte sentido social e político. Esse grupo teve um profundo engajamento com a Revolução Mexicana (1910-1920), fazendo da arte mural um espaço fundamental de representação das tradições culturais populares e indígenas e um importante veículo de comunicação com as massas, com forte vocação educativa. Ali, muitos trabalhadores puderam ver suas histórias – e não apenas as das elites – representadas pela arte pela primeira vez.
Esse movimento se tornou conhecido como muralismo mexicano, e suas obras eram caracterizadas pela monumentalidade e pelo modo realista como os elementos eram representados. Havia a preocupação de criar obras de alcance social, o que explica a opção pelos murais, e não por obras para serem expostas em museus e galerias.
Outros representantes do muralismo mexicano foram Deivid Siqueiros (1896-1974) e José Orozco (1883-1949), autor do mural que você vai conhecer na próxima página.
Um aspecto importante do movimento muralista foi o resgate das culturas ameríndiasglossário . Nos murais de Rivera e de Orozco, podemos notar referências à produção imagéticaglossário dos povos que habitavam o território mexicano antes da chegada dos colonizadores europeus. Um exemplo é a réplica de pintura mural reproduzida na página 13.
América hispânica, de José Orozco
Observe, a seguir, a pintura mural do artista José Clemente Orozco. Depois, responda às perguntas.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
- Observe a imagem e responda:
- Descreva o detalhe da pintura mural.
- Compare a personagem central dessa obra com a personagem central da obra da página 15 e responda: o que há de diferente entre essas personagens?
- Em sua opinião, essas obras de Orozco e de Rivera retratam o mesmo período histórico?
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1. De acordo com a descrição da imagem, responda:
a) Que detalhe chama mais a sua atenção nessa imagem?
b) Compare a personagem central dessa obra com a personagem central da obra da página 15 e responda: o que há de diferente entre essas personagens?
c) Em sua opinião, essas obras de Orozco e de Rivera retratam o mesmo período histórico?
Arte e muito mais
Portinari e a pintura mural brasileira
A obra Cacau faz parte de uma série de pinturas murais em que o artista Candido Portinari destaca os ciclos da economia brasileira. Além da produção de cacau, foram abordados nessa série temas como a mineração, o cultivo de algodão, a exploração do pau-brasil e a pecuária. As questões sociais foram uma temática importante da obra de Portinari. Na obra Cacau, por exemplo, os trabalhadores ocupam papel de destaque, exatamente como nos exemplos de pintura mural apresentados anteriormente. O cacau, muito usado para a produção de chocolate, foi por muito tempo um motor da economia do sul da Bahia.
O trabalho dos muralistas mexicanos influenciou intensamente o artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962), cujas pinturas murais refletiam a cultura e a realidade social do povo brasileiro.
Faça no diário de bordo.
• Com base neste exemplo, faça uma pesquisa sobre outras obras do artista Candido Portinari que representem o tema Trabalho. Essa pesquisa pode ser feita pela internet ou na biblioteca da sua escola. Você escolherá uma única obra, mas antes de escolher, é importante buscar e comparar diferentes obras. Ao final, escreva uma reflexão sobre a obra escolhida, considerando o tipo de trabalho que ela representa e as relações com a pintura mural.
Para Acessar
• Projeto Portinari. Disponível em: https://oeds.link/Uzn2ty. Acesso em: 9 maio 2022.
O site Projeto Portinari surgiu em 1979, por iniciativa de João Candido Portinari, filho do artista Candido Portinari. Os principais objetivos do portal são resgatar a vida e a obra do artista e promover atividades educativas. No site, é possível conhecer mais sobre a vida e o trabalho de Portinari e visualizar suas obras.
Faça no diário de bordo.
Experimentações
• Como se faz para criar uma imagem que ocupe toda a dimensão de uma parede ou de um muro, ou que possa até mesmo tomar o teto? Como transportar as ideias do papel para o espaço? Nesta proposta, você e os colegas criarão desenhos para projetar nas paredes da escola.
Material
- Canetinhas
- Acetato, papel vegetal, papel-celofane ou equivalente
- Retroprojetor
Procedimentos
- Para fazer a atividade, vocês precisarão ir para um lugar escuro. Pode ser a sala de aula, com luzes apagadas e cortinas fechadas, ou outro espaço escuro da escola.
- Em trios, decidam um tema em comum para os desenhos que cada um de vocês fará. Podem ser fórmas geométricas ou orgânicas (da natureza), personagens, objetos ou, até mesmo, elementos de uma paisagem específica, como a floresta. Vocês também podem se inspirar nas imagens trabalhadas no livro até aqui.
- Com as canetinhas, desenhem sobre o material transparente que tiverem à disposição.
- Depois de desenhar, cada trio utilizará o retroprojetor para projetar as imagens. Tentem ocupar mais de uma parede ao mesmo tempo e, também, o teto. Movam os desenhos sobre a base do retroprojetor e experimentem fazer várias composições de projeção.
Avaliação
Ao final da atividade, converse com os colegas sobre o que mais gostaram e reflitam conjuntamente sobre os questionamentos a seguir. Responda às perguntas em seu diário de bordo.
- Que relações vocês estabelecem entre essa experimentação e a arte mural trabalhada até aqui?
- Que ideais vocês tiveram durante a experimentação que gostariam de colocar em prática?
- Que espaços da sua casa, da escola ou da cidade vocês gostariam de usar para criar grandes obras de arte?
- Que temas vocês trabalhariam nessas obras?
- Que imagens criariam para essa obra?
Glossário
- Réplica
- : cópia de uma obra de arte.
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- Ameríndios
- : povos que habitam o território que hoje chamamos “América” desde muito antes da chegada dos europeus ao continente.
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- Imagético
- : relativo a imagens.
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