Unidade 2  Uma linguagem, muitos elementos

Fotografia. Palco com atores de máscaras e roupas coloridas. Sentado à frente, à direita da cena, homem de cabelo curto grisalho, chapéu marrom arredondado e máscara marrom inexpressiva até a altura da boca, onde há um microfone. Atrás dele, de roupas verdes, uma personagem com máscara de olhos destacados e linhas formando pinturas faciais apoiada na cabeça, olha para baixo, com o tronco do corpo inclinado para a frente.
Do lado esquerdo, na parte inferior da cena, há outra personagem com máscara distorcida de olhos destacados, um preto e um laranja, e linhas formando pinturas faciais que vão da testa até o redor da boca. Usa roupas cor de laranja e também tem o rosto virada para baixo, deixando que a máscara apoiada sobre a sua cabeça fique exibida para frente. Essa personagem também está com o corpo inclinado para a frente, com os braços jogados para trás. Logo atrás, há uma personagem vestida de cor de rosa, com máscara distorcida de olhos destacados e linhas formando pinturas faciais que vão da testa até o redor da boca. A máscara está sobre a sua cabeça. Essa personagem, assim como as outras, também está com o tronco inclinado para a frente, e seus braços esticados para trás.
À esquerda na fotografia, os atores Ramona Gayão (ao fundo) e Claudio Machado, e à direita, Josi Varjão e Gordo Neto (sentado) encenam a peça O segredo da arca de Trancoso, em Salvador Bahia , em 2012.

Nesta Unidade:

TEMA 1 Teatro

TEMA 2 As origens do teatro

TEMA 3 O teatro na Grécia antiga

De olho na imagem

Fotografia. Palco com atores de máscaras e roupas coloridas. Sentado à frente, à direita da cena, homem de cabelo curto grisalho, chapéu marrom arredondado e máscara marrom inexpressiva até a altura da boca, onde há um microfone. Atrás dele, de roupas verdes, uma personagem com máscara de olhos destacados e linhas formando pinturas faciais apoiada na cabeça, olha para baixo, com o tronco do corpo inclinado para a frente.
Do lado esquerdo, na parte inferior da cena, há outra personagem com máscara distorcida de olhos destacados, um preto e um laranja, e linhas formando pinturas faciais que vão da testa até o redor da boca. Usa roupas cor de laranja e também tem o rosto virada para baixo, deixando que a máscara apoiada sobre a sua cabeça fique exibida para frente. Essa personagem também está com o corpo inclinado para a frente, com os braços jogados para trás. Logo atrás, há uma personagem vestida de cor de rosa, com máscara distorcida de olhos destacados e linhas formando pinturas faciais que vão da testa até o redor da boca. A máscara está sobre a sua cabeça. Essa personagem, assim como as outras, também está com o tronco inclinado para a frente, e seus braços esticados para trás.
Cena do espetáculo O segredo da arca de Trancoso, em Salvador Bahia , em 2012.

Faça no diário de bordo.

  1. Observe atentamente a imagem. O que mais chamou sua atenção?
  2. Essa fotografia faz você lembrar de alguma experiência que já teve? Em caso afirmativo, comente com os colegas.
  3. É possível identificar em que local essa apresentação está acontecendo?
  4. Descreva como os atores estão vestidos.
  5. Eles estão usando algum tipo de acessório?
  6. Como é o posicionamento corporal dos atores retratados? Descreva para os colegas.
  7. Em sua opinião, que história está sendo contada nesse espetáculo?
  8. Você imagina quais sons são produzidos durante a apresentação desse espetáculo? Converse com o professor e os colegas.
Versão adaptada acessível

1. Após a descrição da imagem, conte para seus colegas e para o professor o que mais chamou sua atenção.

Versão adaptada acessível

4. Que detalhe, ou detalhes, das vestimentas dos atores você destacaria? Por quê?

Versão adaptada acessível

6. O posicionamento corporal dos atores, apresentado na descrição, comunica algo para você? Conte para os colegas e para o professor qual foi a sua percepção sobre isso.

Artista e obra

O grupo Vilavox

O grupo Vilavox surgiu em 2001, em Salvador Bahia . A principal característica de seus trabalhos é a combinação do teatro com a música. Em O segredo da arca de Trancoso, por exemplo, além de atuar, os atores cantam e tocam instrumentos musicais. Na fotografia reproduzida a seguir, pode-se ver uma cena desse espetáculo em que um dos atores toca violão e canta, enquanto outros componentes do grupo o acompanham ao fundo.

Fotografia. Atores caracterizados e com máscaras dançam na rua. Duas atrizes usam máscaras com olhos arregalados e rugas proeminentes. Um ator usa máscara com bochechas salientes e nariz grande. Está tocando violão.
O ator Gordo Neto e, ao fundo, as atrizes Ramona Gayão (à esquerda) e Josi Varjão (à direita) em apresentação de O segredo da arca de Trancoso, em Salvador Bahia , em 2011.

Os integrantes do grupo Vilavox muitas vezes pesquisam elementos da cultura popular e os transportam para suas peças. O espetáculo Passaredo passarinholas, por exemplo, teve como referência histórias, brinquedos e brincadeiras que têm origem nas culturas indígenas e afro-brasileiras.

Além da montagem e da apresentação de espetáculos, o grupo Vilavox realiza oficinas em que especialistas orientam pessoas que nunca tiveram contato com a arte, ensinando-lhes uma prática artística. Nessas oficinas, acontecem aulas de canto, interpretação, confecção de máscaras, contação de histórias, entre outras.

Fotografia. Um ator e duas atrizes em um palco. O ator tem cabelos curtos, veste camisa e calça azuis-claras e traz uma bolsa a tiracolo cruzada no peito. No centro, atriz de cabelos curtos pretos e crespos, vestindo camiseta branca e bermuda bege; à direita da cena, atriz de cabelos cacheados, castanho, presos, de vestido azul claro, estampado na barra. Ao redor, há potes e gaiolas espalhados pelo palco.
Cena do espetáculo Passaredo passarinholas, do grupo Vilavox, em Salvador Bahia , em 2017. Da esquerda para a direita, os atores Fred Alvin, Márcia Limma e Diana Ramos.

Tema 1  O teatro

Uma arte convivial

Ao analisar a imagem da abertura desta Unidade, você descobriu que a peça O segredo da arca de Trancoso não acontece em um espaço fechado, mas na rua.

A criação de espetáculos realizados ao ar livre, como ruas e praças, é uma característica marcante do grupo Vilavox e de muitos outros grupos artísticos. A proposta desse grupo é que, em suas encenações, ocorra a aproximação espontânea entre os atores e o público. Em muitos casos, as pessoas que assistem podem participar do espetáculo.

Observe a fotografia a seguir. Nela, há uma mulher dançando com a atriz Ramona Gayão durante um ensaio da peça que aconteceu em uma feira livre.

Fotografia. Personagem usando máscara de olhos saltados e arregalados e bochechas salientes, está com um chapéu amarelo e vestido laranja com flores amarelas. Ela está dançando, de mãos erguidas, entrelaçadas com as de uma mulher de cabelo longo trançado castanho, vestindo camiseta lilás com listras brancas e bermuda azul. Atrás delas há um homem de máscara com bochecha destacada e nariz grande. Está tocando violão.
Ensaio do espetáculo O segredo da arca de Trancoso, em Salvador em 2011.

Por dentro da arte

A história da peça

O autor do texto da peça O segredo da arca de Trancoso é o dramaturgo Luiz Felipe Botelho, e esse texto destina-se ao público infantojuvenil. No Tema 3, você conhecerá mais sobre esse dramaturgo (o autor teatral) e seu trabalho.

Em O segredo da arca de Trancoso, um menino recebe a missão de cuidar de uma arca (baú) de madeira. Ele enfrenta inúmeras situações, conhecendo pes­soas que tentam enganá-lo, além de animais e criaturas sobrenaturais. Mas essa arca tem poderes mágicos e, por fim, acaba transformando a vida de todos que tentam descobrir o que há dentro dela. Cada pessoa, ao abri-la, descobre algo diferente em seu interior. Observe a fotografia a seguir e identifique a arca.

Fotografia. Duas atrizes em cena de espetáculo: à esquerda, personagem com peruca ruiva e máscara de olhos arregalados e bochechas proeminentes; a máscara vai até a altura da boca onde há um microfone. Ela veste um vestido amarelo e rosa. Ao lado, à direita, personagem de cabelo castanho preso em um coque, com máscara de olhos arregalados e bochechas proeminentes. A máscara vai até a altura da boca, onde há um microfone. Usa uma roupa toda azul e, sobre ela, uma saia verde atrás e estampada na frente. Ela empurra uma mala em forma de baú em um carrinho de mão.
As atrizes Ramona Gayão e Manu Santiago em cena do espetáculo O segredo da arca de Trancoso, em Salvador Bahia , em 2016.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

Para escrever a peça O segredo da arca de Trancoso, o dramaturgo e ator Luiz Felipe Botelho buscou referências em contos do autor português Gonçalo Fernandes Trancoso (cêrca de 1520-1596). O texto a seguir traz mais informações a esse respeito:

“Ainda é comum se ouvir a expressão ‘histórias de Trancoso’, ao se fazer referência a narrativas orais envolvendo personagens sobrenaturais e situações em que a fantasia se mistura com a realidade. A expressão teve origem há quase quatrocentos anos, algum tempo depois de chegarem ao Brasil exemplares da obra literária do português Gonçalo Fernandes Trancoso. Em seus livros, existe uma série de contos fortemente influenciados pela literatura oral lusitana. De sabor eminentemente popular e evocando um cenário de lembranças lusitanas, os contos de Trancoso foram facilmente acolhidos pelos colonos abastados, chegando em seguida, na fórma oral, aos que não podiam comprar os caríssimos livros. Difundidos e recontados no boca a boca das conversas noturnas após o café e antes do sono, misturavam-se com outras narrativas e modos de ver e pensar o mundo. Não tardou, e a expressão ‘contos de Trancoso’ passou a designar quaisquer contos nos quais se transcendiam os limites do possível. reticências

BOTELHO, Luiz Felipe. O segredo da arca de Trancoso. Prefácio. São Paulo: Paulinas, 2007. página 7-8.

Influenciado pelas histórias que são passadas de “boca a boca”, que tal criar com a turma seu próprio conto de Trancoso? Lembre-se de que as características principais desse tipo de história são: o envolvimento de personagens sobrenaturais, situações fantásticas que se misturam com a realidade, temas retirados do cotidiano coletivo e modos de ver e pensar o mundo.

Procedimentos

  1. Forme com a turma uma grande roda.
  2. O professor iniciará o jôgo com a seguinte frase: “Era uma vez e baterá uma palma.
  3. Em seguida, o estudante que estiver ao lado do professor continua a frase iniciando a criação de uma história.
  4. Quando o professor achar apropriado, dará uma palma. O estudante que estiver contando a história deve pausá-la imediatamente, a fim de que o colega ao seu lado dê continuidade a ela do ponto em que parou.
  5. Quando toda a turma tiver participado da atividade, o professor dirá “Fim da história”.

Deixe a sua imaginação guiar a atividade. Não é necessário que a história tenha “pé e cabeça”, mas sim que todos possam contribuir para a criação e que, assim como nos “contos de Trancoso”, ela possa “transcender os limites do possível”!

Avaliação

Ilustração. Ícone diário de bordo.
  1. Como você se sentiu ao ouvir as histórias criadas pelos colegas?
  2. Como se sentiu ao criar uma parte da história?
  3. Houve partes engraçadas, tristes ou curiosas na história?
  4. Houve momentos em que a história parou? O que a turma fez para retomá-la?

Registre a história criada e suas reflexões sobre a atividade em seu diário de bordo.

Os elementos da linguagem teatral

Nas primeiras páginas desta Unidade, você viu imagens de cenas de espetáculos de teatro desenvolvidos pelo Vilavox e descobriu que uma das características desse grupo é a utilização da música em suas apresentações. Além da música, o teatro pode reunir outros elementos, como as artes visuais, a poesia e a dança.

Os elementos visuais

Observe a fotografia desta página e note as cores, os recortes e os diferentes tipos de tecido usados na confecção do figurino que as atrizes estão utilizando. Observe também o material com o qual foram produzidas as máscaras usadas por elas. Esses e tantos outros elementos visuais são fundamentais nas montagens teatrais, pois ajudam na composição das personagens e dos cenários e são essenciais para contar a história, oferecendo informações e sensações ao espectador.

Fotografia. Duas atrizes em cena de espetáculo: mulher de peruca ruiva e máscara com olhos arregalados e bochechas proeminentes; a máscara vai até a altura da boca onde há um microfone e ela usa um vestido amarelo e rosa. Agachada está uma mulher de cabelo preso em um coque castanho, com máscara de olhos arregalados e bochechas proeminentes, a máscara vai até a altura da boca onde há um microfone; ela usa vestido azul longo, ela leva as mãos em direção a axila.
As atrizes Manu Santiago (à esquerda) e Ramona Gayão (em pé) encenam o espetáculo O segredo da arca de Trancoso, em Salvador (Bahia)vírgula em 2012.

Os sons

Outro elemento essencial à linguagem teatral é o conjunto de sons produzidos em cena, como a voz dos atores quando falam ou cantam, as músicas que fazem parte da proposta do espetáculo e, também, os ruídos de algumas cenas, como aqueles produzidos por objetos e acessórios utilizados pelos atores.

Você sabia que até mesmo o som do atrito dos pés dos atores com o palco ou com o chão faz parte da sonoridade de uma cena? Ouça o áudio “Leitura dramática de um trecho da peça O segredo da arca de Trancoso” e tente identificar os sons que a compõem. Depois, comente com os colegas.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

O espaço

Quando falamos em espaço, estamos nos referindo ao lugar em que o espetáculo acontece e a tudo que há nele, como os objetos, a cenografia, a iluminação e mesmo o corpo dos atores e das atrizes. Uma peça de teatro pode acontecer em um palco elevado ou com os atores diretamente no chão, pode ocorrer em uma sala fechada com divisão clara entre o palco e a plateia ou, até mesmo, em um espaço aberto, como na rua, onde o grupo Vilavox, por exemplo, apresenta seus espetáculos.

Fotografia. Palco preparado em um ambiente aberto, na frente de um grande lago, com homens e mulheres em uma apresentação musical. Três mulheres e dois homens cantam, enquanto dois homens tocam violão e um toca um tambor. De frente para eles, um grupo de pessoas que parou para observar a cena.
Apresentação do espetáculo O segredo da arca de Trancoso, realizada pelo grupo Vilavox, em São Paulo São Paulo, em 2013. Observe o espaço em que os atores atuam nessa cena.
Fotografia. Palco em um ambiente fechado, com paredes ao lado e atrás, onde há um cenário composto de andaimes montados e atores em cena, em meio a eles.
Cena do espetáculo Canteiros de Rosa, do grupo Vilavox, no Teatro Vila Velha, Salvador Bahia , 2007.

O corpo

Os corpos dos atores e das atrizes também integram os elementos da linguagem teatral. A expressividade do corpo do artista no espaço, através de gestos, deslocamentos, palavras ou sonoridades vocais, comunica aos espectadores a poesia, as ideias e as intenções de um espetáculo de teatro.

Fotografia. Palco com atores vestindo roupas coloridas. À frente, à esquerda,  mulher de cabelo preto enfeitado com flores verdes e expressão de espanto. Ao lado dela, mulher sorridente, de chapéu amarelo e, ao seu lado, mulher de cabelo longo cacheado preto, sorrindo e usando chapéu azul. À direita, mulher de cabelo castanho, usando chapéu vermelho. Ao centro, atrás do grupo de mulheres, há um homem de peruca loira e óculos de armação quadrada azul. O cenário, ao fundo, é todo decorado com painéis florais coloridos.
Da esquerda para a direita, os atores Rita Maia, Luciano Lima (ao fundo), Kessia Maratá, Talita Calixto e Rosi Moura em cena do espetáculo O mundo tá virado..., do grupo Imbuaça, em Porto Alegre em 2009.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. Quais outros elementos visuais você imagina que podem aparecer em uma peça teatral?
  2. Em que espaço a peça O segredo da arca de Trancoso acontece? E o espetáculo Canteiros de Rosa?
  3. Quais gestos você identifica na imagem do espetáculo O mundo tá virado...?
Versão adaptada acessível

1. Quais outros elementos de vestimenta e cenário, além desses que foram apresentados na descrição da imagem, você imagina que podem aparecer em uma peça teatral?

Versão adaptada acessível

3. O que chamou mais a sua atenção na descrição da imagem do espetáculo O mundo tá virado...?

O teatro de rua

As encenações que acontecem em locais fóra de construções convencionais (como um teatro, por exemplo) são chamadas de teatro de rua e são realizadas em espaços abertos, como ruas, praças e mercados. Encenações teatrais em espaços abertos acontecem desde os tempos mais antigos e, na atualidade, um número cada vez maior de grupos teatrais tem se dedicado ao teatro de rua.

Ser Tão Teatro

O Ser Tão Teatro é um grupo teatral de João Pessoa Paraíba que também incorpora a seu trabalho o teatro de rua. Formado em 2007, esse grupo se dedica ao desenvolvimento de projetos que procuram promover a aproximação com o público, utilizando uma linguagem que dialoga com as manifestações populares.

O espetáculo Flor de macambira, retratado nas fotografias desta página e da página seguinte, é um desses projetos. Essa montagem conta a história de uma jovem que, em meio a muitas aventuras, tenta recuperar seu amor. Flor de macambira reúne elementos do circo (como pernas de pau) e das tradicionais festas do boi do Nordeste (o bumba meu boi, por exemplo), e foi apresentado em ruas e praças de diversas cidades brasileiras.

Fotografia. Palco com dois personagens em pernas de pau, um à esquerda da cena, outro à direita. Atrás deles, um suporte de madeira retangular em formato de palco. Um homem segurando uma tocha acesa está no alto ao fundo do suporte.. À frente, ao nível do chão e no centro da imagem, personagem de peruca rosa, com as mãos erguidas. Na frente dela, agachada, uma mulher de cabelo preso segura uma bacia que está apoiada no chão. À direita da cena, mulher de cabelo longo loiro, está sobre a estrutura de uma carroça puxada por uma cabeça de boi
Os atores Isadora Feitosa (agachada), Rafael Guedes (com a tocha), Cida Costa (na carroça), Gladson Galego e Thardelly Lima (pernas de pau), Polly Barros (em pé, no centro) em cena do espetáculo Flor de macambira, em Amarante Maranhão , em 2013.
Fotografia. Vista de apresentação de espetáculo teatral, com personagens no espaço cênico e pessoas sentadas em cadeiras assistindo o espetáculo.
Integrantes do grupo Ser Tão Teatro apresentam o espetáculo Flor de macambira, em Amarante Maranhão , em 2013.
Fotografia. Palco de madeira com um homem de cabelo curto preto, de perfil, vestindo camiseta e bermuda em tons de marrom. À esquerda dele, agachada, há uma mulher de cabelo preso, usando vestido em tons de verde, vermelho, cinza e bege. Ela sorri e os dois estão de mãos dadas. Ao fundo, há uma estrutura de carroça de madeira, puxada por uma cabeça de boi.
Os atores Rafael Guedes e Isadora Feitosa no espetáculo Flor de macambira, do grupo Ser Tão Teatro, em Pedreiras Maranhão , em 2013.
Fotografia. Palco com atores: homem de cabelo curto loiro e bigode escuro, usando máscara com dois chifres grandes, está com os joelhos e as mãos apoiados no chão, agachado. Atrás dele, há um homem de cabelo curto preto, usando máscara amarela com par de óculos e chifres pequenos, com as mãos e os braços abertos. Acima, apoiada nas costas do homem, está uma mulher de peruca ruiva, máscara com chifres médios e vestido de várias cores: mangas marrom-claras, blusa preta e cinza com botões vermelhos, saia roxa. Ela está com os braços abertos e as mãos para o alto.
Os atores Gladson Galego, Thardelly Lima e Polly Barros (em pé) em cena do espetáculo Flor de macambira, em Amarante Maranhão , 2013.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

Siga as orientações do professor e as instruções a seguir para experienciar e perceber com o seu corpo as diversas possibilidades de expressão.

Procedimentos

  1. A turma deve ser dividida em dois grupos (a e B). O grupo a será composto dos estudantes que entrarão em cena; e o grupo B, dos estudantes que observarão e farão anotações.
  2. Cada integrante do grupo a deve escolher um integrante do grupo B para lhe observar e fazer anotações sobre a sua encenação.
  3. Uma área do espaço deve ser reservada para as encenações e a outra, para os observadores.
  4. Os integrantes do grupo A devem caminhar livremente pelo espaço de cena, como caminham no cotidiano, como se estivessem em uma rua tranquila, caminhassem em direção à escola, dentro de um parque ou mesmo dentro de um mercado etcétera
  5. Esteja atento! Ao comando do professor, pare onde estiver.
  6. O professor, então, solicitará a cada um dos integrantes do grupo A que escolha uma parte de seu corpo para focar a atenção, como os pés, os joelhos, a cintura, a coluna, o pescoço, um dos braços, as mãos, o rosto, o topo da cabeça etcétera
  7. Volte a caminhar por onde imaginou, mas com a atenção voltada para essa parte do corpo.
  8. Agora, encontre fórmas não cotidianas de caminhar, conforme as sugestões do professor, mantendo, ainda, o foco na parte escolhida.
  9. Ao comando do professor, finalize a pesquisa de movimentos.
  10. Os integrantes do grupo a devem compartilhar com sua dupla do grupo B as impressões sobre a experiência vivida. E o estudante que observou a cena deve indicar qual personagem ele imaginou que estava sendo encenado, onde estava e para onde estava caminhando, dentre outras percepções.
  11. Agora é a hora de os integrantes do grupo a e B compartilharem em uma grande roda a experiência de estar na área de cena e a de estar na área de observação. Compartilhem as dificuldades e as descobertas proporcionadas pelo exercício.
  12. É hora de inverter os papéis. Os integrantes do grupo B integrarão o espaço de cena; e os do grupo a, o espaço de observação.
  13. Anote as impressões e as sensações dessa experiência em seu diário de bordo!
    Ilustração. Ícone diário de bordo.

Avaliação

  1. Como foi caminhar de fórma não cotidiana?
  2. Como foi experimentar no corpo e no deslocamento no espaço tais sensações?
  3. Como foi observar o colega em ação?
  4. Como se sentiu realizando a ação?
  5. Como se sentiu observando a ação?
  6. Quais diferenças você sentiu entre estar agindo em cena e estar observando a cena?
  7. Foi possível imaginar personagens e situações observando o colega em ação?
  8. Quais elementos estudados ao longo da Unidade você acredita ter experienciado por meio desse exercício?