Tema 2 As danças circulares
As origens da dança
A imagem reproduzida nesta página mostra incisões feitas há milhares de anos nas paredes de uma caverna. Note as figuras gravadas. Quantas figuras há na imagem? E o que essas figuras parecem fazer?
A imagem mostra a representação de figuras que têm fórmas humanas. Note que as figuras que estão na posição vertical (em pé) parecem realizar um movimento circular e que, no centro, duas delas estão na posição horizontal (deitadas). Você percebeu que todas as figuras parecem movimentar partes do corpo, como braços, pernas e tronco? Outro aspecto a ser observado nas incisões de Addaura é que as figuras representadas parecem usar máscaras de animais. Observe o detalhe da imagem.
Estudiosos acreditam que as incisões da Caverna de Addaura representam um ritual dançado e que essa é a mais antiga representação de dança realizada em grupo de que se tem conhecimento. Essas incisões sugerem que, desde os tempos mais antigos, os seres humanos utilizam a dança para se relacionar com o mundo ao redor e manifestar suas crenças.
A dança e o sagrado
Ao longo da história, a dança foi a fórma encontrada por povos de diferentes culturas para se relacionar com o sagrado e manifestar suas crenças, como no Tema 1, em que conhecemos um pouco sobre a relação entre dança e espiritualidade nas culturas dos povos indígenas Guarani Êmibiá e Yanomami.
Os gregos antigos, que viviam na região onde hoje é a Europa, acreditavam que a dança teria sido ensinada pelos deuses para que os mortais se alegrassem e pudessem homenageá-los. Observe a imagem desta página. Ela mostra esculturas produzidas na Grécia há mais de 3 mil anos.
Essas esculturas representam três pessoas que dançam em roda e uma figura central que toca liraglossário . Como você aprendeu na Unidade anterior, na Grécia antiga, a dança e o teatro faziam parte dos festivais realizados em homenagem a Dionísio.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
- Com o professor e os colegas de turma, procurem lembrar quais danças acontecem com as mãos dadas. Escolha uma e responda a algumas perguntas:
- Como a dança é realizada? Com quais movimentos?
- Há quanto tempo você conhece essa dança?
- Onde e com quem você aprendeu a dançá-la?
- Essa dança é praticada por algum motivo específico, como festa, brincadeira ou prática religiosa?
- Registre em seu diário de bordo os nomes das danças mencionadas pelos colegas que você não conhecia, como são os movimentos delas e de onde elas são.
A dança odici
Na Índia, a dança surgiu atrelada ao teatro e com forte ligação com as crenças desse povo. Existem comprovações arqueológicas de que a dança era praticada na região há mais de cinco mil anos. Uma das danças mais populares da Índia é a odici, realizada por meio de gestos das mãos, movimentos corporais e expressões faciais, e até hoje é muito praticada na Índia.
Conforme registros rupestres encontrados na caverna de udaiagiri, na cidade de bubânes uár, na Índia, essa dança surgiu por volta do século dois antes de Cristo Uma das caraterísticas das coreografias desta dança é o uso de mudras, que são gestos das mãos com diferentes significados.
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
Outra dança tradicional da Índia é o kathakali. Essa é uma dança que se caracteriza por ser dramatizada e na qual os dançarinos utilizam máscaras, maquiagem, acessórios e vestimentas muito coloridos. Observe a fotografia a seguir.
A dança asteca
A dança também era parte da cosmovisãoglossário dos astecas, povo que ocupava o território que corresponde ao atual México antes de ser derrotado pelos colonizadores espanhóis. Os astecas acreditavam em vários deuses e, assim como os gregos antigos, realizavam festivais para homenageá-los.
Na imagem reproduzida, pode-se ver a representação de uma dança que fazia parte de um festival asteca em homenagem a tezcatlipôca, o deus do céu noturno e da memória.
Arte e muito mais
O Códice Tovar
A palavra códice refere-se ao conjunto de desenhos e escritos feitos por escribas astecas e por outros habitantes da região do México, antes e depois da conquista espanhola. Nos códices, os povos originários narram eventos importantes de sua história e descrevem a organização do império e as cenas da vida diária dos astecas.
Publicado em 1585, atribui-se o Códice Tovar a um jesuíta mexicano, Ruán de Tovar (1546-1626). O Códice Tovar contém informações detalhadas sobre os rituais e as cerimônias realizados pelos astecas. Esse documento é ilustrado com 51 pinturas de página inteira.
A formação circular
Observe, mais uma vez, as imagens reproduzidas nas páginas 81 (incisões rupestres), 82 (escultura grega) e 84 (dança asteca), e, depois, responda: o que as danças mostradas nessas imagens têm em comum?
Possivelmente, você percebeu que as três imagens apresentam danças de períodos distintos, mas que acontecem em roda, as chamadas danças circulares.
A disposição em círculo é uma característica das danças que integram rituais, como nos casos abordados nas páginas anteriores. A formação circular, no entanto, também faz parte de danças recreativas e artísticas de povos de diferentes culturas.
Ao longo da história, a formação circular foi incorporando outras possibilidades, com diferentes modos de agregar pessoas, de construir espaços e de discutir ideias. Assim, foram surgindo danças com círculos concêntricos (uma roda dentro da outra), com ou sem as mãos dadas, em formato de caracol, entre outras.
A fotografia a seguir, por exemplo, mostra um grupo de pessoas dançando a sardana, uma dança típica da Catalunha, região do leste da Espanha. Nessa dança, mulheres e homens dão as mãos, erguem os braços e formam um grande círculo que se movimenta ao som de uma banda. Considerada um símbolo da Catalunha, a sardana é realizada em festas, comemorações e também em encontros que acontecem em ruas e praças.
Faça no diário de bordo.
Experimentações
• As danças em roda são praticadas em várias regiões do Brasil e do mundo, com algumas características em comum e outras específicas de cada lugar. Na nossa cultura também conhecemos e praticamos diversas danças. Para saber quais danças as pessoas da sua escola conhecem, e talvez descobrir danças que você não conhecia, realize com os colegas entrevistas com outras pessoas da escola.
Momento 1 – Roteiro de entrevista
- Reúna-se com dois ou três colegas para fazer um roteiro de entrevista com até sete perguntas.
- Como o objetivo da entrevista é descobrir novas danças, não se esqueçam de incluir no roteiro perguntas que ajudem a conhecê-las. Pode ser interessante saber também onde e com quem a pessoa entrevistada aprendeu aquela dança, se tem um nome e se ela sabe em quais lugares ela é dançada.
- Elaborem também outras perguntas, pensando em outras coisas que vocês gostariam de saber a partir da entrevista.
- Ao final da entrevista, vocês podem pedir ao entrevistado que ensine um ou dois passos das danças que conhece e pratica.
Momento 2 – Entrevistas
- Entrevistem até três pessoas da escola, funcionários ou estudantes, de diferentes faixas etárias.
- Registrem no diário de bordo aquilo que vocês considerarem mais importante ou que lhes tenha chamado a atenção nas entrevistas.
Momento 3 – Partilha
- Depois das entrevistas, retornem para a sala de aula a fim de partilhar com os colegas o que vocês aprenderam e descobriram.
- Utilize as anotações do seu diário de bordo para se lembrar daquilo que considerou mais importante.
- Com seu grupo, mostre alguns passos das danças aprendidas.
Glossário
- Lira
- : instrumento musical de cordas. Para tocá-la, as cordas são dedilhadas.
- Voltar para o texto
- Cosmovisão
- : é a fórma como os povos concebem o mundo, incluindo aspectos culturais, religiosos, sociais e leituras da realidade.
- Voltar para o texto