Tema 3 O instrumento vocal
A voz
No Tema 1, vimos que a vibração do ar produz o som. Com a voz não é diferente. Ao falarmos, o ar sai dos pulmões e chega às pregas vocais, fazendo com que elas vibrem.
A voz é como a impressão digital de uma pessoa, ou seja, podemos encontrar duas pessoas com vozes semelhantes, mas jamais idênticas. Isso acontece porque o timbre depende das características físicas (tamanho e formato) das várias partes do corpo humano envolvidas na emissão do som (a laringe e as pregas vocais, por exemplo). Assim, como cada corpo é único, essas diferenças físicas fazem cada pessoa emitir ondas sonoras distintas, interferindo no timbre da voz.
Ao ouvir a voz de alguém, podemos classificá-la de diversas maneiras. Podemos achar que uma pessoa tem um timbre de voz “aveludado”, “doce”, “vigoroso”, entre outras características. Essas classificações, no entanto, são subjetivas e, muitas vezes, estão relacionadas a nossas referências culturais.
O timbre de voz da cantora Elza Soares (1930-2022) é classificado como inconfundível e original. Isso acontece não apenas pela característica enérgica da voz da intérprete, mas, sobretudo, pelos efeitos vocais que ela costumava emitir em suas interpretações.
A classificação das vozes
Pense na voz de pessoas que você conhece e note que há diferenças de altura entre elas. Lembre-se de que a altura não se relaciona ao volume, mas ao fato de um som ser mais grave ou mais agudo. A voz das mulheres, por exemplo, em geral, é mais aguda que a voz dos homens. Assim como as vozes femininas, as vozes infantis também são mais agudas.
De acordo com a altura, as vozes masculinas podem ser classificadas em tenor (mais aguda), barítono (intermediária) e baixo (mais grave); e as vozes femininas, em soprano (mais aguda), meio-soprano (intermediária), também chamada de mezzo soprano, e contralto (mais grave). Essa classificação leva em conta o conjunto de notas que o cantor consegue emitir ao cantar e a qualidade da emissão. Ouça o áudio “Tipos de voz”.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
A classificação das vozes é fundamental para a ópera, obra musical dramatizada por cantores. Na ópera, as músicas são compostas especificamente para cada tipo de voz. Na fotografia desta página, por exemplo, vemos cantores brasileiros: a soprano Kézia Andrade, o barítono Homero Velho e a soprano Marina Considera interpretando as personagens Donna Elvira, Don Giovanni e Donna Anna, respectivamente, em apresentação da ópera Don Giovanni (1787), do compositor austríaco vôlfigan Amadeus môzar(1756-1791).
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Você consegue identificar a possível classificação vocal dos cantores que você conhece? Organize em seu diário de bordo uma tabela com o nome e a classificação vocal de artistas que você aprecia.
2. Seguindo as orientações do professor, escolha a música de que você mais gosta e experimente imitar a voz do intérprete. Para isso, perceba e identifique com atenção o timbre vocal, a entonação e a pronúncia das palavras, explorando essas possibilidades com a própria voz. Apresente a sua criação para os colegas. Caso seja possível, grave a sua apresentação.
Por dentro da arte
Teatro musical
A voz é um elemento muito importante para o teatro, pois é um dos aspectos utilizados pelos atores na composição das personagens. No entanto, existe um gênero teatral em que a voz é ainda mais importante: o teatro musical. Essa fórma de teatro integra encenação, canto e dança em apresentações que alternam diálogos falados e cantados.
A imagem desta página mostra uma cena do espetáculo Gabriela, um musical, realizado em 2016, que se baseou no romance Gabriela, cravo e canela, escrito em 1958 por Jorge Amado (1912-2001). O responsável pela adaptação do texto do romance para o teatro foi João Falcão, que também dirigiu o musical.
Artista e obra
Gabriela, cravo e canela
O romance Gabriela, cravo e canela é um dos livros mais conhecidos de Jorge Amado e tem papel de destaque na literatura nacional. O texto é ambientado em Ilhéus, na Bahia, e narra a história de amor entre o árabe nassibi e Gabriela, uma jovem que deixa o sertão e chega à cidade à procura de trabalho. Nesse romance, o escritor Jorge Amado aborda as transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas na Bahia na década de 1920.
Esse romance também teve adaptações para a televisão e para o cinema, e foi traduzido em mais de trinta idiomas.
Daniela bloá
O espetáculo Gabriela, um musical foi protagonizado pela cantora e atriz Daniela bloá. Leia, a seguir, trechos de uma entrevista com essa artista.
“Entrevistador: Quando você começou a se interessar por música?
Daniela bloá: Ainda quando criança. Em minha cidade, Porto Trombetas Pará, eu cantava em eventos, participava de concursos de canto e tinha uma banda que se apresentava no colégio. Comecei a tocar violão com 13 anos e sempre tive muita curiosidade pelos instrumentos [musicais].
Entrevistador: Gabriela, um musical foi sua primeira experiência teatral?
Daniela bloá: Profissionalmente, sim.
Entrevistador: Como foi interpretar a protagonista desse musical?
Daniela bloá: Foi uma experiência incrível. A Gabriela representa um feminino forte, seguro de si, que consegue fazer valer suas vontades reticências.Reafirmar pra mim e para o público, a cada apresentação, a fôrça que nós mulheres possuímos foi algo muito importante. Além disso, o musical me aprimorou como cantora, como atriz e me colocou ao lado de profissionais maravilhosos que muito me acrescentaram.
Entrevistador: Quais são suas influências como cantora?
Daniela bloá: São bem diversas. Música paraense com Nilson Chaves, o carimbó, o brega; amazonense com o boi-bumbá. Clara Nunes, Elis Regina, Milton Nascimento, báden páuel, Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, máicou diéquisson... Nossa, muita coisa!
Entrevistador: Como sua voz é classificada: soprano, meio-soprano ou contralto? Como e quando você descobriu essa classificação?
Daniela bloá: Eu sou meio-soprano. Descobri minha classificação reticências com o preparador vocal do musical.
Entrevistador: Que cuidados especiais você tem com sua voz?
Daniela bloá: Eu evito falar alto em lugares barulhentos e forçar a voz, procuro não ingerir líquidos muito frios e sempre aqueço a voz antes de cantar.”
Entrevista concedida especialmente para esta Coleção, em outubro de 2017.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Faça uma pesquisa sobre outros artistas brasileiros que se destacam no cenário de musicais. Busque essas informações nos sites de teatros de sua região, nas plataformas de pesquisa digital ou nas mídias sociais. Registre o resultado em seu diário de bordo e, seguindo as orientações do professor, apresente e discuta com os colegas.
2. Você consegue identificar a razão pela qual a maior parte da produção de musicais no Brasil está concentrada nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo?
Arte e muito mais
Cuidados com a voz
Você já ficou rouco alguma vez? Ou já ouviu alguém falando ou cantando com voz rouca? A rouquidão é uma alteração que ocorre no timbre ou na altura da voz e pode ter várias causas. O uso indevido da voz (falar por muito tempo sem interrupção ou gritar) está entre as causas da rouquidão.
Para manter a boa condição da voz é necessário tomar alguns cuidados. Leia as dicas a seguir.
“ reticências
• Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal.
• Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar.
• Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais.
• Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas.
• Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais e crises alérgicas . reticências
• Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos.
• Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas.
• Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz de fórma contínua. . reticências
• Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
• No caso de suspeita de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo [terapeuta que trata dos distúrbios da voz e da fala] e um médico otorrinolaringologista [profissional que se dedica ao estudo e ao tratamento de doenças que acometem a orelha, o nariz e a garganta].”
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA. Campanha Amigos da Voz 2021. Disponível em: https://oeds.link/MzmqGK. Acesso em: 20 abril 2022.
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• Crie, com os colegas, cartazes com as informações obtidas no texto “Cuidados com a voz”, sintetizando os principais elementos para manter uma voz saudável, e, com as orientações do professor, fixe-os em alguns locais da escola para divulgar uma campanha de saúde vocal.
Faça no diário de bordo.
Experimentações
1. Nesta atividade, o desafio é identificar a voz dos colegas de turma. Observe os procedimentos a seguir.
- Com a orientação do professor, reúna-se com os colegas e organizem-se formando uma roda.
- Cada um deve falar a frase: “Eu amo cantar”. Enquanto um colega estiver falando, todos os outros devem ficar atentos e em silêncio.
- O professor vendará os olhos de um dos estudantes e pedirá a outro que repita a mesma frase. Quem estiver de olhos vendados deverá descobrir de quem é a voz. Se conseguir descobrir quem é da voz, a venda deverá ser colocada naquele que disse a frase e a brincadeira continuará.
2. Ouça a voz de três pessoas diferentes, que podem ser pessoas de sua família ou colegas, e perceba como é a voz de cada uma delas. Note quem fala de modo mais forte ou mais fraco, quem tem a voz mais aguda ou mais grave, se alguém tem a voz rouca. Tente imaginar quais seriam as razões para que isso ocorra. Monte, em seu diário de bordo, um quadro semelhante ao exemplo a seguir para fazer o registro dos dados referentes à voz de cada pessoa que você escolheu.
NOME DA PESSOA |
ALTURA DA VOZ |
INTENSIDADE DA VOZ |
TIMBRE DA VOZ |
---|---|---|---|
João |
grave |
forte |
aveludado |
3. Seguindo a orientação do professor, reúna-se com cinco colegas para escolher um trecho de uma canção que todos gostem de cantar. Cantem esse trecho de diversas maneiras: em volume mais fraco, em volume mais forte, cantarolando apenas com uma sílaba neutra (lá-lá-lá), com os lábios cerrados. Inventem outras . Após a experiência, comentem os resultados com os demais colegas de turma. fórmas
Avaliação
Para finalizar, pense na experiência vivenciada nas atividades desta página. Com base nas questões a seguir, registre sua reflexão em seu diário de bordo.
- O que você mais gostou de aprender neste Tema?
- Você considera a voz um instrumento musical?
- Caso você fosse um cantor ou uma cantora, quais músicas você cantaria?