Tema 4 Como nascem as canções
Música e letra
No início desta Unidade, você conheceu o quinteto Vento em Madeira, grupo que se dedica principalmente à música instrumental. Muitas criações, no entanto, têm a voz como elemento central, com ou sem o acompanhamento de instrumentos. É a chamada música vocal. A canção é um gênero de música vocal que utiliza textos de gêneros variados, normalmente poemas, atribuindo uma melodia às palavras.
Em uma canção, os autores da parte musical (melodia e harmonia) geralmente são chamados compositores e os autores dos textos escritos para serem recitados ou cantados são os letristas. Os intérpretes, por sua vez, são aqueles que executam a canção. O intérprete pode ou não ser o letrista ou o compositor da música apresentada.
A letra da canção “Luar do sertão”, por exemplo, que conhecemos no Tema 2, é de autoria de Catulo da Paixão Cearense (1863-1946). A melodia e a harmonia, por sua vez, são de autoria de João Pernambuco (1883-1947).
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Algumas músicas têm mais de um intérprete, isto é, foram gravadas por cantores diferentes, que desenvolveram variadas versões. Faça uma pesquisa e encontre duas composições que têm mais de uma versão e registre em seu diário de bordo o nome do compositor, do letrista e dos intérpretes.
A letra de canção
“Luar do sertão” descreve em seus versos a natureza e as coisas simples da vida e se tornou uma das canções mais conhecidas da música brasileira. Foi gravada pela primeira vez em 1914 e teve muitas gravações, por muitos cantores brasileiros.
As canções estão presentes em nosso cotidiano. Alguns preferem ouvi-las no rádio ou em cedês; outros, na internet ou no celular. Elas desempenham papel importante em festas e celebrações, filmes, novelas, propagandas etcétera Note que, ao ouvirmos ou cantarmos uma canção, é possível perceber que há um texto que se compõe de duas linguagens: a verbal (letra) e a musical (melodia e harmonia).
As letras de canção se parecem com um poema. Frequentemente, são escritas em versos (cada uma das linhas de um poema) e podem apresentar rimas (repetição de sons iguais ou parecidos). Os versos podem estar agrupados formando estrofes. O trecho a seguir, por exemplo, mostra uma estrofe da canção “Luar do sertão”, que é formada por sete versos.
“Oh! Que saudade
Do luar da minha terra
Lá na serra branquejando
Folhas secas pelo chão.
Este luar cá da cidade, tão escuro,
Não tem aquela saudade
Do luar lá do sertão.”
Sabe aquela parte da canção que todos conhecem e costumam repetir algumas vezes? Ela é chamada refrão. Retome a letra completa da canção “Luar do sertão” (página 115). Você consegue identificar o refrão dessa canção?
As letras de canção e suas melodias podem provocar determinados sentimentos em quem as ouve, pois tratam dos mais variados temas, como amor, protesto, tristeza, amizade, entre outros. Como as canções se compõem de duas linguagens, mesmo cantadas em uma língua estrangeira que não entendemos, elas podem tocar nossas emoções por causa de suas melodias. As experiências (vivências) que temos ao ouvir uma música, embora também estejam vinculadas ao nosso contexto cultural, não dependem da compreensão da letra de uma canção.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Como observamos no texto, a experiência musical é capaz de ativar nossas memórias e sentimentos. Em dupla, seguindo as orientações do professor e utilizando as questões a seguir, faça uma entrevista com o colega e anote as respostas em seu diário de bordo. Em seguida, você será o entrevistado.
- Tem alguma música que faça você se lembrar de um momento especial da sua vida? Qual?
- Que lembrança você tem ao ouvir essa música?
- Você é capaz de identificar quais são os sentimentos proporcionados por essa escuta musical? Quais são eles?
Faça no diário de bordo.
Experimentações
• Ouça o áudio “’Não quero dinheiro, só quero amar’, de Tim Maia” e acompanhe a letra da canção, reproduzida a seguir.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Não quero dinheiro, só quero amar
“Vou pedir pra você voltar
Vou pedir pra você ficar
Eu te amo
Eu te quero bem
Vou pedir pra você gostar
Vou pedir pra você me amar
Eu te amo
Eu te adoro, meu amor
A semana inteira fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Eu quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar
Espero para ver se você vem
Não te troco nessa vida por ninguém
Porque eu te amo
Eu te quero bem
Acontece que na vida a gente tem
Que ser feliz por ser amado por alguém
Porque eu te amo
Eu te adoro, meu amor
A semana inteira fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Eu quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar por fecha parênteses
MAIA, Tim. Não quero dinheiro, só quero amar. In: MAIA, Tim. Vou pedir pra você voltar. Universal, 2003. Faixa 8. Tim Maia Não quero dinheiro (só quero amar). Warner ChappellEdições Musicais limitada Todos os direitos reservados.
- Com a orientação do professor, cante essa canção com os colegas. Depois, formem uma roda e conversem sobre a experiência de realizar a atividade de canto.
- Essa canção tem um refrão? Em caso afirmativo, qual é? Cante o refrão com os colegas.
- Qual é o tema dessa canção? E de que trecho você mais gostou? Comente com os colegas.
- Você consegue identificar a melodia dessa canção? Procure cantarolá-la com os colegas.
Avaliação
Para finalizar, reflita sobre suas aprendizagens. Com base em suas experiências neste Tema, responda às seguintes questões em seu diário de bordo.
- Você entendeu a diferença que há entre estrofe e refrão?
- Você já conhecia a canção apresentada nesta página? Gostou dela?
- Como as propostas modificaram seu modo de perceber a relação entre a letra e a melodia de uma canção?
Faça no diário de bordo.
Pensar e fazer arte
• Em grupo, siga as orientações do professor para a realização de um questionário sobre os interesses musicais das pessoas da escola e registre-a em seu diário de bordo.
- Com os colegas, montem um questionário com até três perguntas e o apliquem a diferentes pessoas da comunidade escolar (estudantes, docentes, funcionários, entre outras), coletando dados sobre as preferências musicais. Organizem as respostas em uma tabela e observem se é possível identificar quais artistas ou repertórios comuns representam os gostos e os interesses da comunidade escolar.
- Façam uma seleção das músicas mais citadas e criem um espaço de escuta musical na escola que seja acolhedor e possibilite a integração das pessoas que por ali transitam.
- Ao final, observem se a construção desse espaço favoreceu ou não as relações sociais daqueles que o frequentaram.
Faça no diário de bordo.
Autoavaliação
Ao longo da Unidade 4, você se aproximou da linguagem musical.
Você identificou como nosso corpo percebe o som, conhecendo e vivenciando as suas propriedades, identificando as propriedades do som no cotidiano, conhecendo os elementos da linguagem musical (ritmo, melodia, harmonia) e reconhecendo a voz como instrumento musical.
Outros aspectos que você estudou ao longo desta Unidade foram a importância e os cuidados que devemos ter com a voz. Além disso, você descobriu que as vozes são consideradas instrumentos musicais e que podem ser classificadas de acordo com a altura.
Você também conheceu os papéis do compositor, do letrista e do intérprete na música vocal e relacionou a linguagem do teatro com a música.
Além disso, também experimentou atividades práticas que possibilitaram o contato com esses conhecimentos em diferentes situações.
Agora que chegamos ao final desta Unidade, é importante que você reflita sobre o que aprendeu e sobre o caminho que percorreu até este momento.
Responda, em seu diário de bordo, às questões a seguir.
Não se esqueça de consultar o seu diário de bordo para recordar os seus aprendizados e as suas reflexões.
- Cite a proposta de que você mais gostou nesta Unidade.
- Qual atividade mais o ajudou a compreender a linguagem musical? Explique.
- Em qual tema ou atividade você teve mais dificuldade?
- Você gostou da experiência de realizar atividades em grupo?
- O que poderia ajudá-lo a conhecer mais sobre música?
- Os aprendizados desta Unidade o ajudaram a repensar as suas referências e gosto musical?
- O que mudou na sua percepção sobre a música no seu cotidiano e espaços de convivência?
- Você se sentiu acolhido pelos colegas durante as propostas? Você soube acolher e ajudar os colegas?