Tema 3  O instrumento vocal

A voz

No Tema 1, vimos que a vibração do ar produz o som. Com a voz não é diferente. Ao falarmos, o ar sai dos pulmões e chega às pregas vocais, fazendo com que elas vibrem.

A voz é como a impressão digital de uma pessoa, ou seja, podemos encontrar duas pessoas com vozes semelhantes, mas jamais idênticas. Isso acontece porque o timbre depende das características físicas (tamanho e formato) das várias partes do corpo humano envolvidas na emissão do som (a laringe e as pregas vocais, por exemplo). Assim, como cada corpo é único, essas diferenças físicas fazem cada pessoa emitir ondas sonoras distintas, interferindo no timbre da voz.

Ao ouvir a voz de alguém, podemos classificá-la de diversas maneiras. Podemos achar que uma pessoa tem um timbre de voz “aveludado”, “doce”, “vigoroso”, entre outras características. Essas classificações, no entanto, são subjetivas e, muitas vezes, estão relacionadas a nossas referências culturais.

O timbre de voz da cantora Elza Soares (1930-2022) é classificado como inconfundível e original. Isso acontece não apenas pela característica enérgica da voz da intérprete, mas, sobretudo, pelos efeitos vocais que ela costumava emitir em suas interpretações.

Fotografia. Retrato de mulher de perfil, cantando em público. Ela tem cabelo crespo bem cheio, ruivo e os lábios pintados de vermelho. Está de vestido sem mangas e luvas, ambos pretos, e usa brinco e muitas pulseiras prateados. Com a mão direita segura um microfone e lê uma partitura que está aberta diante dela.
A cantora Elza Soares em show na cidade de Brasília Distrito Federal , em 2010.
Respostas e comentários

Objetivos

Reconhecer a voz como um instrumento musical.

Compreender que a voz pode ser classificada de acordo com a altura.

Conhecer elementos da ópera e do teatro musical.

Conhecer os cuidados com a saúde vocal.

Compreender as diferenças de altura entre as vozes por meio de vivências e práticas musicais.

Expressar-se por meio do canto.

Experienciar a criação de trabalhos artísticos, individual e coletivamente.

Desenvolver a autoconfiança e a autocrítica por meio da experimentação artística.

Habilidades favorecidas neste Tema

(ê éfe seis nove á érre um oito), (ê éfe seis nove á érre um nove), (ê éfe seis nove á érre dois zero), (ê éfe seis nove á érre dois um) e (ê éfe seis nove á érre três dois).

Contextualização

Comente com os estudantes que a voz humana, com exceção das pessoas que apresentam algum distúrbio vocal, surge desde o nascimento, sendo desenvolvida do choro até propriamente a fala. Por meio dela, as pessoas se comunicam, compartilhando suas ideias. Ela é produzida pela passagem do ar nas cordas vocais e transformada pelas cavidades de ressonância (faringe, boca e nariz), até ser entoada.

Caso seja possível, retome a questão 9 da página 100, resgate as canções e os cantores que os estudantes conhecem e organize um projeto de apreciação musical. Escute durante as aulas algumas dessas canções e busque traçar características vocais, destacando quais seriam as possíveis razões para gostarmos mais de alguns cantores do que de outros.

Se julgar oportuno, retome o conceito de timbre, apresentado no Tema 1.

Proponha aos estudantes a audição de alguma gravação de Elza Soares (1930-2022) e chame a atenção deles para o uso peculiar que ela fazia da voz.

A classificação das vozes

Pense na voz de pessoas que você conhece e note que há diferenças de altura entre elas. Lembre-se de que a altura não se relaciona ao volume, mas ao fato de um som ser mais grave ou mais agudo. A voz das mulheres, por exemplo, em geral, é mais aguda que a voz dos homens. Assim como as vozes femininas, as vozes infantis também são mais agudas.

De acordo com a altura, as vozes masculinas podem ser classificadas em tenor (mais aguda), barítono (intermediária) e baixo (mais grave); e as vozes femininas, em soprano (mais aguda), meio-soprano (intermediária), também chamada de mezzo soprano, e contralto (mais grave). Essa classificação leva em conta o conjunto de notas que o cantor consegue emitir ao cantar e a qualidade da emissão. Ouça o áudio “Tipos de voz”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

A classificação das vozes é fundamental para a ópera, obra musical dramatizada por cantores. Na ópera, as músicas são compostas especificamente para cada tipo de voz. Na fotografia desta página, por exemplo, vemos cantores brasileiros: a soprano Kézia Andrade, o barítono Homero Velho e a soprano Marina Considera interpretando as personagens Donna Elvira, Don Giovanni e Donna Anna, respectivamente, em apresentação da ópera Don Giovanni (1787), do compositor austríaco vôlfigan Amadeus môzar(1756-1791).

Fotografia. Cena de espetáculo de ópera. Em primeiro plano à esquerda, uma mulher de cabelo preto preso e vestido de época longo, vermelho, canta interagindo com um homem de chapéu de duas pontas preto adornado de vermelho trajando camisa branca de punhos largos, calça preta e sobretudo vermelho. Usa botas de cano longo, com enfeites prateados. À direita, quase de costas para o homem, há uma mulher de chapéu alto, em formato de cone, coberto por um véu azul preso ao topo, que cai e envolve seus ombros. Usa vestido verde-escuro e está cantando. O cenário é composto de uma pintura grande que recobre todo o fundo do palco. Na pintura, há cavalos pastando e cavaleiros conversando, Dois jovens montados em um animal que leva uma carga de feno empunham ferramentas. Um deles usa chapéu e, equilibrado sobre a montaria, segura um grande garfo de ferro apontado para cima. Ao fundo, à esquerda, sob uma luz difusa, há um grande castelo em formato retangular. À direita, há uma pilha enorme de fardos de feno. O ceú é azul-claro no centro e coberto de nuvens escuras nas laterais.
Apresentação da ópera Don Giovanni, em Belém Pará, em 2017. Em cena (da esquerda para a direita), os cantores Kézia Andrade, Homero Velho e Marina Considera.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Você consegue identificar a possível classificação vocal dos cantores que você conhece? Organize em seu diário de bordo uma tabela com o nome e a classificação vocal de artistas que você aprecia.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.

2. Seguindo as orientações do professor, escolha a música de que você mais gosta e experimente imitar a voz do intérprete. Para isso, perceba e identifique com atenção o timbre vocal, a entonação e a pronúncia das palavras, explorando essas possibilidades com a própria voz. Apresente a sua criação para os colegas. Caso seja possível, grave a sua apresentação.

Respostas e comentários

Contextualização

Se a escola tiver sala de informática e acesso à internet ou se permitir que os estudantes utilizem o celular em sala de aula, faça uma busca pela ópera Don Giovanni no canal do Theatro São Pedro e apresente um trecho a eles. Disponível em: https://oeds.link/QTMWnM. Acesso em: 4 julho 2022.

Ao abordar o assunto classificação das vozes, reforce que elas são classificadas de acordo com as notas que podem ser alcançadas e a qualidade sonora da emissão. Explique que, de acordo com a elasticidade e a densidade das pregas vocais, a vibração acionada pela passagem do ar emite alturas musicais diferentes. Se julgar oportuno, retome o conceito de altura, apresentado no Tema 1.

Para facilitar a compreensão dos estudantes, se possível, proponha a atividade sugerida a seguir.

Sugestão de atividade

Solicite a um estudante (ou mesmo você) que encha bastante uma bexiga e com as duas mãos segure o bico. Deixe que o ar de dentro da bexiga saia, criando um som. Observe que, quanto mais esticada está a membrana da bexiga, mais agudo é o som produzido pela passagem de ar. Depois de realizada essa experiência, promova um debate, associando as membranas da bexiga com as pregas vocais.

Foco na linguagem

1. Observe se existe relação entre os cantores selecionados e a classificação vocal possível identificada pelo estudante.

2. Para esta atividade reserve um tempo. Atente que alguns estudantes podem se sentir constrangidos com a proposta. Incentive-os criando um ambiente acolhedor, não sendo necessário que todos se exponham. Considere realizar apresentações por gravação de áudio.

Por dentro da arte

Teatro musical

A voz é um elemento muito importante para o teatro, pois é um dos aspectos utilizados pelos atores na composição das personagens. No entanto, existe um gênero teatral em que a voz é ainda mais importante: o teatro musical. Essa fórma de teatro integra encenação, canto e dança em apresentações que alternam diálogos falados e cantados.

A imagem desta página mostra uma cena do espetáculo Gabriela, um musical, realizado em 2016, que se baseou no romance Gabriela, cravo e canela, escrito em 1958 por Jorge Amado (1912-2001). O responsável pela adaptação do texto do romance para o teatro foi João Falcão, que também dirigiu o musical.

Fotografia. Em destaque, no centro do palco, há uma mulher de cabelo castanho, cacheado, de comprimento médio, caminhando para a frente. Parece dizer algo. Usa vestido curto em tons de marrom com estampas geométricas brancas, pretas e marrons. Carrega na mão direita, junto ao corpo, uma trouxa bege. A mão esquerda pende naturalmente com o andar. Atrás da mulher, contra um fundo vermelho, destacam-se as silhuetas de seis personagens, homens e mulheres, em diferentes posições.
Daniela bloá em cena do espetáculo Gabriela, um musical, em São Paulo São Paulo, em 2016.

Artista e obra

Gabriela, cravo e canela

O romance Gabriela, cravo e canela é um dos livros mais conhecidos de Jorge Amado e tem papel de desta­que na literatura nacional. O texto é ambientado em Ilhéus, na Bahia, e narra a história de amor entre o árabe nassibi e Gabriela, uma jovem que deixa o sertão e chega à cidade à procura de trabalho. Nesse romance, o escritor Jorge Amado aborda as transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas na Bahia na década de 1920.

Esse romance também teve adaptações para a televisão e para o cinema, e foi traduzido em mais de trinta idiomas.

Respostas e comentários

Por dentro da arte

Caso considere oportuno, explore mais esse tema perguntando aos estudantes se eles conhecem um espetáculo desse tipo ou se já assistiram a algum semelhante. Conforme as respostas, promova um momento de socialização dessas experiências.

Sugestão de atividade

Você pode organizar uma sessão em sala de aula para assistir a um exemplo de musical, brasileiro ou não. Você pode pesquisar exemplos de musicais internacionais (estadunidenses, sobretudo) que foram adaptados no Brasil, por exemplo: O rei leão, O mágico de Oz, Cats e Billy Elliot.

Pode também privilegiar a produção brasileira, com atenção à produção da dupla de diretores tcharls míler e Cláudio Botelho, responsáveis por obras como:

A ópera do malandro, de Chico Buarque, que apresenta diferentes pontos de vista sobre o estereótipo do malandro na cultura do Brasil.

Os saltimbancos, que é um exemplo de musical infantojuvenil, também de Chico Buarque, no qual animais do campo se reúnem para migrar para a cidade.

Orfeu, criado por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, referindo-se à peça Orfeu da Conceição, que cria uma versão nas favelas cariocas para o mito grego de Orfeu.

Tim Maia – Vale tudo, que homenageia o ícone do soul, um dos introdutores da linguagem do funk no Brasil.

Elza – O musical, que conta a história de vida da artista Elza Soares, representada no musical por diferentes atrizes e cantoras.

Ao assistir a cenas de um musical com os estudantes, destaque as relações com a linguagem do teatro e da dança, convocando os estudantes a identificar as relações entre essas linguagens. Destaque os elementos visuais presentes em vestuário, adereços, cenário, luzes, maquiagens, máscaras.

Daniela bloá

O espetáculo Gabriela, um musical foi protagonizado pela cantora e atriz Daniela bloá. Leia, a seguir, trechos de uma entrevista com essa artista.

Entrevistador: Quando você começou a se interessar por música?

Daniela bloá: Ainda quando criança. Em minha cidade, Porto Trombetas Pará, eu cantava em eventos, participava de concursos de canto e tinha uma banda que se apresentava no colégio. Comecei a tocar violão com 13 anos e sempre tive muita curiosidade pelos instrumentos [musicais].

Entrevistador: Gabriela, um musical foi sua primeira experiência teatral?

Daniela bloá: Profissionalmente, sim.

Entrevistador: Como foi interpretar a protagonista desse musical?

Daniela bloá: Foi uma experiência incrível. A Gabriela representa um feminino forte, seguro de si, que consegue fazer valer suas vontades reticências.Reafirmar pra mim e para o público, a cada apresentação, a fôrça que nós mulheres possuímos foi algo muito importante. Além disso, o musical me aprimorou como cantora, como atriz e me colocou ao lado de profissionais maravilhosos que muito me acrescentaram.

Entrevistador: Quais são suas influências como cantora?

Daniela bloá: São bem diversas. Música paraense com Nilson Chaves, o carimbó, o brega; amazonense com o boi-bumbá. Clara Nunes, Elis Regina, Milton Nascimento, báden páuel, Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, máicou diéquisson... Nossa, muita coisa!

Entrevistador: Como sua voz é classificada: soprano, meio-soprano ou contralto? Como e quando você descobriu essa classificação?

Daniela bloá: Eu sou meio-soprano. Descobri minha classificação reticências com o preparador vocal do musical.

Entrevistador: Que cuidados especiais você tem com sua voz?

Daniela bloá: Eu evito falar alto em lugares baru­lhentos e forçar a voz, procuro não ingerir líquidos muito frios e sempre aqueço a voz antes de cantar.”

Entrevista concedida especialmente para esta Coleção, em outubro de 2017.

Fotografia. Mulher de cabelo castanho, cacheado, de comprimento médio, usando vestido de renda roxo. Ela tem a cabeça inclinada para a sua direita e sorri. Está descalça, com o pé esquerdo apoiado sobre o direito, e levanta ligeiramente a barra do vestido com a mão direita. O braço esquerdo estendido toca a coxa.
A cantora e atriz Danielabloá. Fotografia de 2016.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Faça uma pesquisa sobre outros artistas brasileiros que se destacam no cenário de musicais. Busque essas informações nos sites de teatros de sua região, nas plataformas de pesquisa digital ou nas mídias sociais. Registre o resultado em seu diário de bordo e, seguindo as orientações do professor, apresente e discuta com os colegas.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.

2. Você consegue identificar a razão pela qual a maior parte da produção de musicais no Brasil está concentrada nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo?

Respostas e comentários

Contextualização

Leia a entrevista com a artista Daniela Blois com os estudantes. Você poderá destacar ao menos três elementos da leitura:

• A imersão na linguagem musical na infância e na juventude: destaque os modos como a artista afirma ter sido inserida na linguagem musical e converse com os estudantes sobre as possibilidades que eles vislumbram em seus contextos culturais, como a criação de uma banda ou grupo, a possibilidade de cantar em espaços como a escola, a igreja ou centros culturais ou até mesmo vivências familiares que envolvam uma relação mais forte com a linguagem musical.

• A classificação da voz da artista em soprano, meio-soprano ou contralto. Você pode buscar exemplos de vídeo que possibilitem aos estudantes uma percepção mais objetiva de como as vozes (ou naipes) femininas podem variar de soprano – que alcança notas mais agudas – a contralto – que sustenta as notas mais graves. Você também pode trazer a referência das vozes masculinas, classificadas como tenor (alcança notas mais agudas), barítono (intermediário) e baixo (sustenta as notas mais graves).

• Os cuidados com a voz: a artista destaca que, profissionalmente, é preciso ter cuidados com a voz, que envolvem a alimentação, a ingestão de líquidos, o aquecimento para cantar e a privação de esforços. Você pode conversar com os estudantes sobre como o cuidado com a voz é importante não apenas na profissão dos cantores, mas também para professores, que precisam falar por muitas horas seguidas em ambientes que, às vezes, podem ser bastante ruidosos. Compartilhe a sua experiência com eles, caso tenha histórias para contar sobre cuidados com a voz.

Foco na linguagem

1. Reserve um tempo e organize uma data para que os estudantes acrescentem os dados coletados das pesquisas individuais. Indique os sites dos teatros da cidade em que a escola se situa para facilitar a pesquisa.

2. Saliente com os estudantes que as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo são os municípios onde é encontrada a maior quantidade de teatros e que representam os grandes centros financeiros do Brasil.

Arte e muito mais

Cuidados com a voz

Você já ficou rouco alguma vez? Ou já ouviu alguém falando ou cantando com voz rouca? A rouquidão é uma alteração que ocorre no timbre ou na altura da voz e pode ter várias causas. O uso indevido da voz (falar por muito tempo sem interrupção ou gritar) está entre as causas da rouquidão.

Para manter a boa condição da voz é necessário tomar alguns cuidados. Leia as dicas a seguir.

reticências

• Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal.

• Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar.

• Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais.

• Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas.

• Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais e crises alérgicas reticências.

• Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos.

• Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas.

• Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz de fórma contínua. reticências.

• Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.

• No caso de suspeita de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo [terapeuta que trata dos distúrbios da voz e da fala] e um médico otorrinolaringologista [profissional que se dedica ao estudo e ao tratamento de doenças que acometem a orelha, o nariz e a garganta].”

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA. Campanha Amigos da Voz 2021. Disponível em: https://oeds.link/MzmqGK. Acesso em: 20 abril 2022.

Fotografia. Destaque, em ângulo de baixo para cima, de um  jovem bebendo água no gargalo de uma garrafa plástica transparente. Ele tem cabelo preto, curto e liso e veste camiseta branca. Parte da água escorre pelo seu queixo e pescoço. Ao fundo, o céu está azul e ensolarado, com poucas nuvens.
Beber dois litros de água diariamente ajuda a manter as pregas vocais hidratadas, evitando que fiquem suscetíveis a lesões. Fotografia de 2013.

Faça no diário de bordo.

Crie, com os colegas, cartazes com as informações obtidas no texto “Cuidados com a voz”, sintetizando os principais elementos para manter uma voz saudável, e, com as orientações do professor, fixe-os em alguns locais da escola para divulgar uma campanha de saúde vocal.

Ícone. Tema contemporâneo transversal Saúde.
Respostas e comentários

Arte e muito mais

Aproveite a abordagem do conteúdo da seção Arte e muito mais “Cuidados com a voz” para refletir sobre os cuidados especiais que alguns profissionais – entre eles o professor – devem ter com a voz. Esse assunto integra o Tema contemporâneo transversal Saúde. O texto a seguir aborda essa questão.

A importância da saúde vocal para profissionais

reticências É comum ouvir relatos clínicos nessa categoria como ‘sou rouco porque sou professor’ ou ‘minha voz fica melhor nas férias’. Uma pesquisa em âmbito nacional realizada em 2010 pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, em parceria com o Centro de Estudos da Voz, questionou .3265 pessoas a respeito do assunto, das quais .1651 eram docentes. O resultado revelou que cêrca de 63% dos professores já sofreram de alguma alteração vocal, em comparação com apenas 35% da população em geral. Entre as principais disfonias relatadas pelos profissionais estão o cansaço vocal (92,8%), rouquidão (82,2%) e dificuldade para projetar a voz (82,8%).

‘No caso de professores, as alterações emocionais decorrentes dos problemas de voz, somadas ao stress ligado à ocupação – rotina desgastante, falta de reconhecimento da profissão, fatores organizacionais do trabalho, carga horária excessiva, ambiente ruidoso, entre outros – podem ainda piorar ou perpetuar o quadro da disfonia’, completa [Kelly Cristina Silverio, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)]. Segundo a professora, um bom modo de evitar o problema é o uso de microfone em sala de aula. reticências

A IMPORTÂNCIA da saúde vocal para profissionais. Espaço Aberto, edição 152, agosto 2013. Disponível em: https://oeds.link/aMQ5Sd. Acesso em: 15 fevereiro 2022.

Atividade

Para a proposta de divulgação da saúde vocal na escola, auxilie os estudantes a identificar os espaços onde será possível divulgar os cartazes, sendo os ambientes de grande circulação de pessoas na escola. Lembre-se de que os cartazes precisam conter informações diretas e imagens para facilitar a velocidade da compreensão da informação.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

1. Nesta atividade, o desafio é identificar a voz dos colegas de turma. Observe os procedimentos a seguir.

  1. Com a orientação do professor, reúna-se com os colegas e organizem-se formando uma roda.
  2. Cada um deve falar a frase: “Eu amo cantar”. Enquanto um colega estiver falando, todos os outros devem ficar atentos e em silêncio.
  3. O professor vendará os olhos de um dos estudantes e pedirá a outro que repita a mesma frase. Quem estiver de olhos vendados deverá descobrir de quem é a voz. Se conseguir descobrir quem é da voz, a venda deverá ser colocada naquele que disse a frase e a brincadeira continuará.

2. Ouça a voz de três pessoas diferentes, que podem ser pessoas de sua família ou colegas, e perceba como é a voz de cada uma delas. Note quem fala de modo mais forte ou mais fraco, quem tem a voz mais aguda ou mais grave, se alguém tem a voz rouca. Tente imaginar quais seriam as razões para que isso ocorra. Monte, em seu diário de bordo, um quadro semelhante ao exemplo a seguir para fazer o registro dos dados referentes à voz de cada pessoa que você escolheu.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.

NOME DA PESSOA

ALTURA DA VOZ

INTENSIDADE DA VOZ

TIMBRE DA VOZ

João

grave

forte

aveludado

3. Seguindo a orientação do professor, reúna-se com cinco colegas para escolher um trecho de uma canção que todos gostem de cantar. Cantem esse trecho de diversas maneiras: em volume mais fraco, em volume mais forte, cantarolando apenas com uma sílaba neutra (lá-lá-lá), com os lábios cerrados. Inventem outras fórmas. Após a experiência, comentem os resultados com os demais colegas de turma.

Avaliação

Para finalizar, pense na experiência vivenciada nas atividades desta página. Com base nas questões a seguir, registre sua reflexão em seu diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. O que você mais gostou de aprender neste Tema?
  2. Você considera a voz um instrumento musical?
  3. Caso você fosse um cantor ou uma cantora, quais músicas você cantaria?
Respostas e comentários

Experimentações

1. Para realizar esta atividade, organize os estudantes em três ou quatro grupos. Escolha previamente um lugar para realizar a atividade; pode ser a sala de aula (nesse caso, peça ajuda aos estudantes para afastar as carteiras) ou o pátio (se a turma for numerosa). Oriente-os a dizer a frase sem mudar a entonação da voz, ou seja, eles devem falar de maneira natural. Peça-lhes que façam silêncio para que todos consigam ouvir a voz do colega que estiver falando. Pergunte aos estudantes se alguém gostaria de ser voluntário (que terá os olhos vendados). Depois, solicite outro voluntário, que será aquele que dirá a frase. Certifique-se de que todos os estudantes participem da atividade.

2. A atividade deverá ser realizada em casa, individualmente. Para facilitar a sistematização das informações obtidas, oriente os estudantes a organizar os dados em um quadro (como o do modelo dado). Isso vai ajudá-los a organizar as informações e o pensamento. Se possível, peça que realizem a gravação das vozes com um aparelho gravador (o de um celular, por exemplo) para compartilhar posteriormente em sala de aula. Para que os estudantes tenham êxito e realizem essa proposta com autonomia, é importante, primeiro, dar um exemplo (como o registrado no quadro de modelo), registrando dados referentes à voz de alguém no quadro. Ao retornarem com o quadro preenchido e, eventualmente, a gravação das vozes, peça que compartilhem os resultados. Neste momento, para que permaneçam atentos, solicite que apresentem tipos variados de voz até que diferentes propriedades sejam compartilhadas. Explique a eles que homens e mulheres com mais idade podem ter a voz mais grave. Aproveite o momento e promova um debate sobre a importância da saúde vocal.

3. Ao iniciar a atividade, explique aos estudantes os diferentes modos de cantar solicitados no exercício. Ao explicar a experiência de cantar com os lábios cerrados, diga que essa atividade é difícil, pois pronunciamos as palavras sem mexer a mandíbula e nossa voz parece não “sair”. Essa atividade vai possibilitar aos estudantes perceber diferentes modos de uso da voz. Explique que essas várias maneiras de usar a voz têm relação com a intenção de quem canta. O cantor de ópera, por exemplo, canta de um modo específico para que sua voz “perfure” o som da orquestra sem utilizar o microfone. O cantor popular, por sua vez, utiliza microfone e realiza um tipo de emissão vocal que privilegia a compreensão da palavra.

Avaliação

Depois de escreverem as respostas individualmente, pode-se propor uma roda de conversa para que eles socializem essas informações com os colegas. Oriente a formação da roda e o debate para que todos possam falar, cada um na sua vez, sem interromper o colega.

Neste momento, aproveite para perceber aqueles estudantes que se identificam com a prática vocal e compreenderam que a voz é um instrumento musical, assim como o corpo humano como um todo. Lembre-se de verificar se todas as propostas indicadas estão sendo registradas no diário de bordo.