Tema 4  Como nascem as canções

Música e letra

No início desta Unidade, você conheceu o quinteto Vento em Madeira, grupo que se dedica principalmente à música instrumental. Muitas criações, no entanto, têm a voz como elemento central, com ou sem o acompanhamento de instrumentos. É a chamada música vocal. A canção é um gênero de música vocal que utiliza textos de gêneros variados, normalmente poemas, atribuindo uma melodia às palavras.

Em uma canção, os autores da parte musical (melodia e harmonia) geralmente são ­chamados compositores e os autores dos textos escritos para serem recitados ou cantados são os letristas. Os intérpretes, por sua vez, são aqueles que executam a canção. O intérprete pode ou não ser o letrista ou o compositor da música apresentada.

A letra da canção “Luar do sertão”, por exemplo, que conhecemos no Tema 2, é de autoria de Catulo da Paixão Cearense (1863-1946). A melodia e a harmonia, por sua vez, são de autoria de João Pernambuco (1883-1947).

Fotografia em preto e branco. Homem tocando violão, sentado em uma cadeira de madeira disposta sobre o chão de terra, ao ar livre. Ele tem cabelo curto e está vestido de camisa branca, colete, paletó, gravata e calça escuros. Ao fundo, há algumas folhagens e aparecem parcialmente as paredes e as janelas venezianas de madeira de uma casa.
Fotografia em preto e branco. Retrato de homem de cabelo curto e chapéu com aba redonda, vestindo camisa branca, coleta, paletó e gravata. Ele segura um violão em posição de tocá-lo.
Catulo da Paixão Cearense, no Rio de Janeiro Rio de Janeiro, em 1915, e o violonista João Pernambuco, em local e data desconhecidos.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Algumas músicas têm mais de um intérprete, isto é, foram gravadas por cantores diferentes, que desenvolveram variadas versões. Faça uma pesquisa e encontre duas composições que têm mais de uma versão e registre em seu diário de bordo o nome do compositor, do letrista e dos intérpretes.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
Respostas e comentários

Objetivos

• Entender e diferenciar os conceitos de música instrumental, música vocal e canção.

• Entender e diferenciar os conceitos de compositor, letrista e intérprete.

• Conhecer a estrutura da letra de canção.

• Compreender elementos da música por meio de vivências e práticas musicais.

• Expressar-se por meio do canto.

• Desenvolver a autoconfiança e a autocrítica por meio da experimentação artística.

Habilidades favorecidas neste Tema

(ê éfe seis nove á érre um sete) e (ê éfe seis nove á érre três cinco).

Orientações

Ao iniciar este Tema, apresente informações a respeito de Catulo da Paixão Cearense, poeta, compositor, cantor e teatrólogo que escreveu a letra de “Luar do sertão”, canção estudada no Tema 2. Comente que o artista nasceu em São Luís, no Maranhão, mas, aos 10 anos, mudou-se para o interior do Ceará e, pouco tempo depois, foi morar com a família no Rio de Janeiro, onde aprendeu a tocar flauta e violão. Com o tempo, ele passou a compor canções que logo se tornaram sucessos na voz de artistas consagrados na época, como Vicente Celestino (1894-1968) e Mário Pinheiro (1880-1923). Sua composição mais famosa é “Luar do sertão”, gravada por diversos cantores brasileiros. Também apresente informações a respeito de João Pernambuco. Nascido em Jatobá Pernambuco, esse compositor e violonista mudou-se para o Rio de Janeiro Rio de Janeiro em 1904, onde teve contato com músicos como Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha (1897-1973), e Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga (1890-1974). Além de “Luar do sertão”, João Pernambuco produziu outras canções em parceria com Catulo da Paixão Cearense, como o batuque “Cabocla do Caxangá”, de 1913.

Foco na linguagem

1. Caso não seja possível o acesso à internet, sugira aos estudantes que entrevistem os familiares e registrem as informações no diário de bordo.

A letra de canção

“Luar do sertão” descreve em seus versos a natureza e as coisas simples da vida e se tornou uma das canções mais conhecidas da música brasileira. Foi gravada pela primeira vez em 1914 e teve muitas gravações, por muitos cantores brasileiros.

As canções estão presentes em nosso cotidiano. Alguns preferem ouvi-las no rádio ou em cedês; outros, na internet ou no celular. Elas desempenham papel importante em festas e celebrações, filmes, novelas, propagandas etcétera Note que, ao ouvirmos ou cantarmos uma canção, é possível perceber que há um texto que se compõe de duas linguagens: a verbal (letra) e a musical (melodia e harmonia).

As letras de canção se parecem com um poema. Frequentemente, são escritas em versos (cada uma das linhas de um poema) e podem apresentar rimas (repetição de sons iguais ou parecidos). Os versos podem estar agrupados formando estrofes. O trecho a seguir, por exemplo, mostra uma estrofe da canção “Luar do sertão”, que é formada por sete versos.

“Oh! Que saudade

Do luar da minha terra

Lá na serra branquejando

Folhas secas pelo chão.

Este luar cá da cidade, tão escuro,

Não tem aquela saudade

Do luar lá do sertão.”

Sabe aquela parte da canção que todos conhecem e costumam repetir algumas vezes? Ela é chamada refrão. Retome a letra completa da canção “Luar do sertão” (página 115). Você consegue identificar o refrão dessa canção?

As letras de canção e suas melodias podem provocar determinados sentimentos em quem as ouve, pois tratam dos mais variados temas, como amor, protesto, tristeza, amizade, entre outros. Como as canções se compõem de duas linguagens, mesmo cantadas em uma língua estrangeira que não entendemos, elas podem tocar nossas emoções por causa de suas melodias. As experiências (vivências) que temos ao ouvir uma música, embora também estejam vinculadas ao nosso contexto cultural, não dependem da compreensão da letra de uma canção.

Fotografia em preto e branco. Retrato em perspectiva de baixo para cima, mostrando homem sorrindo enquanto toca uma sanfona. Ele usa chapéu nordestino de couro.
Uma das interpretações mais conhecidas de “Luar do sertão” é a do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Fotografia de 1956.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Como observamos no texto, a experiência musical é capaz de ativar nossas memórias e sentimentos. Em dupla, seguindo as orientações do professor e utilizando as questões a seguir, faça uma entrevista com o colega e anote as respostas em seu diário de bordo. Em seguida, você será o entrevistado.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Tem alguma música que faça você se lembrar de um momento especial da sua vida? Qual?
  2. Que lembrança você tem ao ouvir essa música?
  3. Você é capaz de identificar quais são os sentimentos proporcionados por essa escuta musical? Quais são eles?
Respostas e comentários

Luiz Gonzaga

Fale sobre Luiz Gonzaga e relembre que ele ficou conhecido como “O Rei do Baião”. Informe aos estudantes que Luiz Gonzaga nasceu em Exu Pernambuco e aprendeu a tocar sanfona ainda criança. Na década de 1940, no Rio de Janeiro, Gonzaga começou a se apresentar em programas de calouros de rádio. Em pouco tempo, suas composições começaram a ser gravadas por ele e outros cantores. Em 1947, o artista compôs, em parceria com Humberto Teixeira (1915-1979), a canção “Asa branca”, um de seus maiores sucessos.

Contextualização

Retome com os estudantes a transcrição da letra de “Luar do sertão” e incentive-os a elaborar hipóteses sobre qual pode ser o refrão dessa música. Depois de terem expressado sua opinião, diga a eles que o refrão dessa canção é: “Não há, ó, gente, ó não / Luar como esse do sertão/ Não há, ó, gente, ó não / Luar como esse do sertão”. Destaque o fato de que o refrão, em geral, se repete em intervalos regulares, alternando com as estrofes.

Para um desenvolvimento mais amplo desse tema, pode ser proposta, como atividade complementar, uma pesquisa sobre a canção.

Tomando como ponto de partida as referências musicais dos estudantes, proponha um levantamento sobre os diversos tipos de canção.

Com base no que for trazido por eles, complemente com algumas informações. Diga que as canções existem tanto na música popular quanto na música erudita ou na folclórica. Acrescente ainda que, conforme as características da canção (tipo de música e letra), ela pode assumir feições bem específicas. Considerando a música popular brasileira, há, por exemplo, canções românticas, canções sertanejas, canções de protesto, entre outras. Com relação à música folclórica, existem canções de ninar, canções de brincar, canções de trabalho etcétera Na música erudita, canções para vozes solistas com acompanhamento instrumental são chamadas lid”. Na ópera, as canções são chamadas “ária” e geralmente são acompanhadas pela orquestra.

Foco na linguagem

Observe com os estudantes que a música tem relação direta com a memória. Ao escutarmos uma canção, podemos nos lembrar do local, das pessoas, das experiências que relacionamos com um repertório específico.

Reserve um tempo para que todos possam compartilhar suas vivências e seus sentimentos.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

Ouça o áudio “’Não quero dinheiro, só quero amar’, de Tim Maia” e acompanhe a letra da canção, reproduzida a seguir.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Não quero dinheiro, só quero amar

“Vou pedir pra você voltar

Vou pedir pra você ficar

Eu te amo

Eu te quero bem

Vou pedir pra você gostar

Vou pedir pra você me amar

Eu te amo

Eu te adoro, meu amor

 

A semana inteira fiquei esperando

Pra te ver sorrindo

Pra te ver cantando

Quando a gente ama não pensa em dinheiro

Só se quer amar

Se quer amar

Se quer amar

De jeito maneira

Não quero dinheiro

Eu quero amor sincero

Isto é que eu espero

Grito ao mundo inteiro

Não quero dinheiro

Eu só quero amar

 

Espero para ver se você vem

Não te troco nessa vida por ninguém

Porque eu te amo

Eu te quero bem

Acontece que na vida a gente tem

Que ser feliz por ser amado por alguém

Porque eu te amo

Eu te adoro, meu amor

 

A semana inteira fiquei esperando

Pra te ver sorrindo

Pra te ver cantando

Quando a gente ama não pensa em dinheiro

Só se quer amar

Se quer amar

Se quer amar

De jeito maneira

Não quero dinheiro

Eu quero amor sincero

Isto é que eu espero

Grito ao mundo inteiro

Não quero dinheiro

Eu só quero amar porfecha parênteses

MAIA, Tim. Não quero dinheiro, só quero amar. In: MAIA, Tim. Vou pedir pra você voltar. Universal, 2003. Faixa 8. Tim Maia Não quero dinheiro (só quero amar). Warner ChappellEdições Musicais limitada Todos os direitos reservados.

  1. Com a orientação do professor, cante essa canção com os colegas. Depois, formem uma roda e conversem sobre a experiência de realizar a atividade de canto.
  2. Essa canção tem um refrão? Em caso afirmativo, qual é? Cante o refrão com os colegas.
  3. Qual é o tema dessa canção? E de que trecho você mais gostou? Comente com os colegas.
  4. Você consegue identificar a melodia dessa canção? Procure cantarolá-la com os colegas.

Avaliação

Para finalizar, reflita sobre suas aprendizagens. Com base em suas experiências neste Tema, responda às seguintes questões em seu diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Você entendeu a diferença que há entre estrofe e refrão?
  2. Você já conhecia a canção apresentada nesta página? Gostou dela?
  3. Como as propostas modificaram seu modo de perceber a relação entre a letra e a melodia de uma canção?
Respostas e comentários

Experimentações

a) Após a primeira audição, peça aos estudantes que analisem a melodia e o ritmo da música. Comente que o cantor e compositor Tim Maia (1942-1998) nasceu no Rio de Janeiro Rio de Janeiro. Tim Maia é considerado um dos mais importantes precursores da linguagem do soul (estilo musical estadunidense originário do blues e do gospelno fim da década de 1950) na música popular brasileira. Ao longo de sua carreira, lançou diversos discos com músicas de grande sucesso e foi reconhecido pelo seu inconfundível timbre vocal.

Peça também que ouçam a música em casa. Em uma próxima aula, proponha um exercício de aquecimento vocal e organize um ensaio de canto. Divida as estrofes entre dois grupos de estudantes. O importante é que todos se sintam à vontade para cantar.

Ao fim desta atividade, oriente os estudantes a formar uma roda; depois, incentive a conversa entre eles. Você pode iniciar perguntando quais foram as experiências que eles tiveram ao cantar o refrão da canção ou que tipo de emoção/vivência a leitura da letra e a música dessa canção despertaram neles.

b) Sim. “A semana inteira fiquei esperando / Pra te ver sorrindo / Pra te ver cantando /Quando a gente ama não pensa em dinheiro / Só se quer amar / Se quer amar / Se quer amar / De jeito maneira / Não quero dinheiro / Eu quero amor sincero / Isto é que eu espero / Grito ao mundo inteiro / Não quero dinheiro / Eu só quero amar”. Peça a eles que cantem o refrão.

c) É possível que os estudantes respondam que essa canção trata do amor de uma pessoa por outra e o que importa a ela é o amor sincero, e não o dinheiro. Incentive-os, um de cada vez, a recitar em voz alta o trecho do qual mais gostaram e peça que expliquem por que escolheram o trecho.

d) Oriente a realização de canto nesta atividade, abordando com eles a questão da melodia da canção.

Avaliação

Depois que os estudantes escreverem as respostas individualmente, pode-se propor uma roda de conversa em que eles socializem essas informações com os colegas. Oriente a formação da roda e o debate, para que todos possam falar, cada um na sua vez, sem interromper o colega.

Faça no diário de bordo.

Pensar e fazer arte

Em grupo, siga as orientações do professor para a realização de um questionário sobre os interesses musicais das pessoas da escola e registre-a em seu diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Com os colegas, montem um questionário com até três perguntas e o apliquem a diferentes pessoas da comunidade escolar (estudantes, docentes, funcionários, entre outras), coletando dados sobre as preferências musicais. Organizem as respostas em uma tabela e observem se é possível identificar quais artistas ou repertórios comuns representam os gostos e os interesses da comunidade escolar.
  2. Façam uma seleção das músicas mais citadas e criem um espaço de escuta musical na escola que seja acolhedor e possibilite a integração das pessoas que por ali transitam.
  3. Ao final, observem se a construção desse espaço favoreceu ou não as relações sociais daqueles que o frequentaram.

Faça no diário de bordo.

Autoavaliação

Ao longo da Unidade 4, você se aproximou da linguagem musical.

Você identificou como nosso corpo percebe o som, conhecendo e vivenciando as suas propriedades, identificando as propriedades do som no cotidiano, conhecendo os elementos da linguagem musical (ritmo, melodia, harmonia) e reconhecendo a voz como instrumento musical.

Outros aspectos que você estudou ao longo desta Unidade foram a importância e os cuidados que devemos ter com a voz. Além disso, você descobriu que as vozes são consideradas instrumentos musicais e que podem ser classificadas de acordo com a altura.

Você também conheceu os papéis do compositor, do letrista e do intérprete na música vocal e relacionou a linguagem do teatro com a música.

Além disso, também experimentou atividades práticas que possibilitaram o contato com esses conhecimentos em diferentes situações.

Agora que chegamos ao final desta Unidade, é importante que você reflita sobre o que aprendeu e sobre o caminho que percorreu até este momento.

Responda, em seu diário de bordo, às questões a seguir.

Não se esqueça de consultar o seu diário de bordo para recordar os seus aprendizados e as suas reflexões.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Cite a proposta de que você mais gostou nesta Unidade.
  2. Qual atividade mais o ajudou a compreender a linguagem musical? Explique.
  3. Em qual tema ou atividade você teve mais dificuldade?
  4. Você gostou da experiência de realizar atividades em grupo?
  5. O que poderia ajudá-lo a conhecer mais sobre música?
  6. Os aprendizados desta Unidade o ajudaram a repensar as suas referências e gosto musical?
  7. O que mudou na sua percepção sobre a música no seu cotidiano e espaços de convivência?
  8. Você se sentiu acolhido pelos colegas durante as propostas? Você soube acolher e ajudar os colegas?
Respostas e comentários

Pensar e fazer arte

Você precisará de duas a três aulas para desenvolver a atividade.

Os estudantes poderão realizar boa parte das propostas com autonomia. No entanto, identifique previamente quais são os locais onde seria possível criar um espaço de escuta musical coletiva, favorecendo a convivência social, agradável e pacífica.

Ressalte que os gostos musicais são variados e precisam ser respeitados, independentemente de ser considerados agradáveis ou não, individualmente.

Caso não seja possível realizar a atividade em algum ambiente externo, o espaço pode ser a própria sala de aula. Nesse caso, convide as outras turmas para esse dia, previamente marcado.

A avaliação deve ser direcionada para a capacidade dos estudantes de se organizar em trabalhos em grupo e a fórma como ordenam os pensamentos e registros após observar as relações sociais estabelecidas no ambiente de escuta musical criado. Espera-se que eles observem que a música é potente em fortalecer laços afetivos e identitários quando os ouvintes se identificam com o que é apreciado.

Avaliação

Depois que os estudantes escreverem as respostas individualmente, pode-se propor uma roda de conversa em que eles socializem essas informações com os colegas. Oriente a formação da roda e o debate para que todos possam falar, cada um na sua vez, sem interromper o colega.

Autoavaliação

Antes de iniciar a seção, revisite os objetivos e as habilidades da Unidade. O texto do livro apresenta a trajetória de aprendizagem por meio da qual essas habilidades foram trabalhadas.

Antes de os estudantes escreverem as respostas às questões no diário de bordo, leia todo o texto da seção e converse sobre cada questão, pedindo a alguns deles que as comentem. Verifique se eles conseguem revisar todo o conteúdo, mas especialmente se eles se sentem à vontade para comentar as dificuldades que tiveram e se reconhecem os momentos de interação e colaboração como fundamentais ao aprendizado. Por meio disso, você também poderá se questionar sobre a condução pedagógica, considerando pontos de revisão e atenção necessários para ampliar possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.

Aproveite para revisitar os objetivos de cada Tema e revisar as habilidades trabalhadas, de modo a verificar se a aprendizagem contemplou os objetos de conhecimento pertinentes ao ensino de música.