Unidade 2  O corpo é um instrumento musical

Fotografia. Em um palco iluminado com fachos de luz amarela e rosa, com fundo enevoado, homens e mulheres espalhados vestindo roupas coloridas estão com as mãos em frente à boca realizando movimentos.
Integrantes do grupo Barbatuques em apresentação do espetáculo Ayú, em São Paulo (São Paulo), em 2018.

Nesta Unidade:

TEMA 1 A percussão corporal

TEMA 2 A voz e o canto

TEMA 3 A experiência do canto coletivo

De olho na imagem

Fotografia. Homens e mulheres vestidos com roupas coloridas em um palco iluminado com fachos de luz rosa e fundo enevoado. Eles estão em pé, apoiados sobre um dos pés, com a outra perna  pouco flexionada e as mãos batendo na coxa.
Fotografia.  Homens e mulheres vestindo roupas coloridas em um palco iluminado por fachos de luz azul. Eles estão ligeiramente arqueadas para a frente, com as mãos sobre as coxas, e algumas têm as mãos afastadas do corpo. Ao fundo, um homem de camiseta rosa e calça bege segura um microfone em frente à boca.
Integrantes do grupo Barbatuques em dois momentos da apresentação do espetáculo Ayú, em São Paulo (São Paulo), em 2018.

Faça no diário de bordo.

  1. Você conhece o grupo retratado nas fotografias? A que linguagem artística você acha que esse grupo se dedica?
  2. Nas imagens, os integrantes do grupo estão tocando algum instrumento musical convencional?
  3. Como você acha que os integrantes desse grupo produzem os sons para criar suas músicas?
  4. Agora, ouça o áudio “Trecho da música ‘Ayú’, de Fernando Barba, com o grupo Barbatuques”. Depois de ouvir esse áudio, responda: que elementos nele possibilitam a você compreender como esse grupo cria suas músicas?

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

5. Você conhece algum outro grupo musical ou alguma música que utilize os sons do corpo? Em caso afirmativo, converse com os colegas e o professor e conte sua experiência para eles.

Artista e obra

Barbatuques

O grupo Barbatuques surgiu em 1995 com base em uma série de pesquisas e experimentações realizadas pelo músico e compositor Fernando Barba. Uma das técnicas utilizadas pelo Barbatuques é a percussão corporal. Essa técnica consiste em obter os sons, por exemplo, estalando os dedos, batendo as mãos no peito, batendo palmas e realizando efeitos vocais.

Além de se apresentar integrando sons, movimentos e expressão teatral, esse grupo realiza oficinas, nas quais incentiva crianças e adultos a descobrir os sons que podem ser produzidos pelo corpo. O trabalho com a percussão corporal auxilia no desenvolvimento da percepção rítmica, da coordenação motora e da criatividade.

Nesta Unidade, abordaremos três temas principais: a percussão corporal; a voz, a dublagem e o canto; e a experiência do canto coletivo. O grupo Barbatuques, por meio de suas criações artísticas, incorpora essas três maneiras do fazer musical no desenvolvimento de suas performances.

Fotografia. Homens e mulheres lado a lado, posicionados em três fileiras. As pessoas na primeira fileira, à frente, estão ajoelhadas; logo atrás delas há outras levemente abaixadas, com as pernas um pouco flexionadas, e atrás destas, na última fileira, há outras pessoas em pé. Alguns batem palmas, outros tapam a boca com as mãos, ou as colocam em concha em frente à boca. Vestem roupas em tons de cinza, preto, rosa e verde. Todos têm expressão alegre e alguns sorriem.
Integrantes do grupo Barbatuques. Fotografia de 2015.

Para OUVIR

AYÚ. Barbatuques. São Paulo: ême cê dê, 2015. 1 cedê (57minutos).

O álbum Ayú contém treze faixas de composições inéditas dos integrantes do Barbatuques e teve a participação de outros músicos brasileiros, como Naná Vasconcelos (1944-2016) e Hermeto Pascoal.

Tema 1  A percussão corporal

Os instrumentos de percussão

Observe as duas primeiras fotografias desta página. Elas mostram pessoas tocando pandeiro e triângulo, instrumentos de percussão muito conhecidos no Brasil. Os instrumentos de percussão são aqueles que soam por meio de batidas, sacudidas ou raspagens. Uma das funções desses instrumentos é proporcionar a base rítmica da música.

Instrumentos como o pandeiro, que produzem sons por meio da percussão de uma membrana esticada sobre uma caixa que amplifica o som, são classificados como membranofones. Instrumentos musicais como o triângulo, em que os sons são obtidos por meio da vibração do corpo do instrumento, são chamados idiofones.

Fotografia. Destaque de mãos tocando um pandeiro.
O pandeiro é um dos instrumentos que fazem a base rítmica do samba. Pandeiro: 30 por 6 centímetros (diâmetro por altura).
Fotografia. Destaque de mãos tocando um triângulo de ferro com uma baqueta.
O triângulo é um instrumento muito utilizado no forró. Triângulo: 25 centímetros (lado do triângulo); baqueta de ferro: 10 milímetros (espessura).

Ouça o áudio “Som do pandeiro e do triângulo” e tente identificar as diferentes sonoridades.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Alguns instrumentos, como o pandeiro e o triângulo, não produzem sons de “alturas definidas”, ou seja, ao ouvi-los, não os diferenciamos precisamente, sejam eles mais agudos, sejam eles mais graves.

Existem, no entanto, instrumentos de percussão que possibilitam produzir diferentes notas da escala musical. Dizemos que esses são instrumentos com alturas definidas. Um exemplo é o xilofone.

Observe a fotografia desse instrumento e ouça o áudio “Som do xilofone”.

Fotografia. Xilofone e duas baquetas feitos de madeira com uma esfera na ponta.
Xilofone feito de madeira. Xilofone: 14 por 3,5 centímetros (menor tecla), 20 por3,5 cm (maior tecla); baquetas: 18 centímetros.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Você toca algum instrumento de percussão ou frequenta espaços onde tem contato com esse tipo de instrumento? Em caso afirmativo, escreva os nomes deles e classifique-os como membranofones ou idiofones. Em caso negativo, lembre-se da sua banda musical predileta e realize a mesma categorização.

Arte e muito mais

Instrumentos de percussão nas culturas indígenas

Há diversas culturas indígenas no Brasil; consequentemente, as músicas e os instrumentos musicais indígenas são também muito variados.

Os instrumentos de percussão ocupam papel de destaque na produção musical dos grupos indígenas brasileiros. De modo geral, eles são produzidos com elementos encontrados na natureza, como bambu, cipó, palha, sementes e grãos.

Um dos instrumentos de percussão indígenas mais tradicionais é o chocalho. O som desse instrumento é geralmente produzido por sementes, pedras ou outros materiais que percutem no interior de uma cabaça. Os chocalhos podem ser amarrados ao corpo, como pulseiras ou tornozeleiras, e, nesse caso, o som é produzido por meio dos movimentos corporais. Eles também podem estar separados do corpo, sendo tocados com as mãos.

Fotografia. Chocalho de sementes amarradas a um cordão em forma de colar.
Chocalho de sementes de pequi produzido pelos Panará, que vivem em Mato Grosso e no Pará. Cordão aberto: 84 centímetros. Tamanho de cada semente: 5 centímetros.
Fotografia. Chocalho de madeira, com cabaça na ponta e cabo de madeira .
Maracá (chocalho tocado com as mãos) produzido pelos Kayapó. Museu do Estado de Pernambuco, Recife (Pernambuco). Carapaça: 11 por 9,5 centímetros

Outro instrumento de percussão tradicional nas culturas indígenas é o tambor. Nesse instrumento, o som é percutido pelo toque das mãos, dos pés ou de baquetas. Na produção dos tambores são utilizados diferentes materiais. O corpo dos tambores mais comuns é feito de cerâmica ou de madeira e, na extremidade (em uma ou nas duas, conforme o tipo de tambor), é usado um tecido natural ou artificial.

Fotografia. Tambor alto de madeira e pele de animal ao lado do qual há duas baquetas estreitas e paralelas.
Tambor com baquetas produzido pelo povo , que vive no Maranhão. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (máe uspi), São Paulo (São Paulo). Tambor: 30 por 70 centímetros (diâmetro por altura).

Faça no diário de bordo.

Ícone. Tema contemporâneo: MULTICULTURALISMO

As culturas indígenas são uma expressão das muitas culturas que compõem as matrizes históricas e culturais brasileiras. Reúna-se em grupo com seus colegas para realizar, sob a orientação do professor, uma pesquisa sobre rádios, podcasts, websites ou vídeos que contenham informações sobre os povos indígenas que vivem na mesma região que você. Privilegie referências produzidas pelos próprios indígenas. Ao final, vocês deverão fazer um seminário, compartilhando as suas descobertas.

Experimentações

Faça no diário de bordo.

 

Utilizando materiais recicláveis ou alternativos, você pode construir variados instrumentos de percussão. Faça uma pesquisa para buscar referências e experimente construir um instrumento. A seguir, há instruções de como construir um maracá.

Material

  • Garrafa péti pequena
  • Grãos de arroz, sementes ou pedras pequenas
  • Folhas de jornal
  • Fita adesiva
  • Fitas adesivas coloridas
  • Colas coloridas
Fotografia. Materiais espalhados sobre fundo branco: rolos de fita adesiva verde, azul, vermelha e amarela, rolo de fita adesiva branca, garrafa pet pequena verde transparente, sem tampa, pote com grãos de arroz e pote com sementes pretas, folhas de jornal e tubos de tinta preta, branca, verde, azul e vermelha.

Procedimentos

a. Insira os grãos de arroz, as sementes ou as pedras no interior da garrafa péti.

Fotografia. Destaque de mãos despejando sementes pretas dentro de uma garrafa PET pequena.

b. Enrole as folhas de jornal cobrindo-as com fita adesiva para produzir o cabo de seu maracá, que deve ter cêrca de 15 centímetros.

Fotografia. Destaque de mãos passando fita adesiva sobre um rolo de jornal.

c. Use fita adesiva para prender a garrafa péti ao cabo que você confeccionou com folhas de jornal.

Fotografia. Destaque de mãos aplicando fita adesiva sobre um rolo de jornal, fixando-o na boca de uma pequena garrafa PET.
Passo a passo para criar um maracá. Fotografias de 2018.

 

d. Decore a garrafa péti com cola colorida. Você pode fazer desenhos inspirados nos grafismos indígenas, por exemplo.

Fotografia. Destaque de mãos aplicando tinta colorida em uma garrafa PET, formando desenhos geométricos. Acima, tubos de tinta colorida.

e. Utilize as fitas adesivas coloridas para decorar o cabo do maracá.

Fotografia. Destaque de mãos aplicando fitas adesivas coloridas na haste do instrumento musical construído com a garrafa PET.

f. Com o maracá pronto, experimente as possibilidades sonoras desse instrumento.

Fotografia. Chocalho feito de garrafa pet preenchida com sementes e haste feita de papel jornal enrolado. Está decorado com desenhos geométricos e fitas adesivas coloridas.
Passo a passo para criar um maracá. Fotografias de 2018.

g. Agora que seu instrumento está pronto, junte-se com um grupo de colegas e realize uma performance musical. Utilize uma música que já conheça, seguindo uma base musical gravada ou aproveite para compor. Compartilhe a sua produção com os demais grupos da sala, seguindo as orientações do professor.

Avaliação

Agora que chegou ao fim dessa atividade de criação, responda no diário de bordo às questões. Depois, compartilhe suas impressões com o professor e os colegas.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Qual instrumento de percussão você construiu? Classifique-o como um membranofone ou idiofone.
  2. O que você achou da experiência de confeccionar seu instrumento de percussão?

A produção de sons com o corpo

O grupo Barbatuques desenvolve uma proposta inovadora de criação musical. Seus integrantes compõem as músicas usando os sons produzidos pelo corpo. O principal “instrumento musical” utilizado por esse grupo é o corpo. Observe o desenvolvimento da proposta do grupo Barbatuques nas fotografias reproduzidas a seguir.

Fotografia. Homem calvo e de barba, vestindo camiseta azul com flores rosa e cinza. Está com a mão esquerda sobre o peito e a esquerda em frente à boca entreaberta. 
Fotografia. Homem de cabelo castanho e barba longa no queixo, vestindo camiseta azul. Ele bate palmas. 
Fotografia. Homem calvo e de barba, vestindo camisa rosa com flores rosa e cinza. Está com as mãos abertas, que parecem estar em movimento. 
Fotografia. Mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e um colete rosa. Ela sorri, com a mão direita para a frente e a esquerda sobre o peito. 
Fotografia. Homem de cabelo castanho e de barba, vestindo camiseta rosa. Está com os braços junto ao peito e as mãos sobre o rosto, uma de cada lado da boca entreaberta. 
Fotografia. Homem calvo e de barba, vestindo camiseta marrom. Está com a boca entreaberta e mão direita sobre o peito.
Alguns integrantes do grupo Barbatuques produzindo sons com o corpo. Fotografias de 2018.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. Observe as imagens dos integrantes do grupo Barbatuques e realize as proposições a seguir.
    1. Tente imaginar e reproduzir cada som que está sendo produzido e compartilhe com seus colegas.
    2. Execute um som corporal que não é produzido nessas fotografias e faça um desenho de uma imagem corporal que possibilite a leitura do som que você criou. Registre seu desenho no diário de bordo.
      Ilustração. Ícone Diário de bordo.

Stomp

O grupo Stomp também tem como proposta criar música sem tocar instrumentos musicais convencionais. A palavra de origem inglesa stomp em português pode significar “pisotear”, “bater os pés”, e essa é apenas uma das maneiras utilizadas pelos integrantes desse grupo para compor suas músicas.

Em sua formação, o Stomp tem integrantes de diversas nacionalidades, inclusive artistas brasileiros. O grupo se apresenta dançando e explorando os sons produzidos pelo corpo e por objetos usados no cotidiano. Nas fotografias reproduzidas nesta página, por exemplo, é possível ver o grupo utilizando vassouras, tampas e latões de lixo em suas apresentações.

Fotografia. Homens e mulheres em um palco pulando no ar, segurando vassouras com o cabo para baixo e as cerdas para cima.
Integrantes do grupo Stomp em espetáculo no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), em 2015.
Fotografia. Homens e mulheres em um palco segurando baquetas de madeira, latões de lixo com tampa e baldes. Dois homens erguem os latões acima da cabeça.
O grupo Stomp se apresenta em Hong Kong, em 2011.

Por dentro da arte

A percussão nos sons do sapateado

Embora existam danças que não utilizam a música, tradicionalmente essas apresentações são acompanhadas de trilha sonora. Existem algumas danças, inclusive, que têm a percussão corporal como elemento central – o sapateado, por exemplo.

Fotografia. Homens dançam em um palco com fundo enevoado, voltados para lados opostos. Alguns vestem jaqueta, camisa e calça pretas. Um deles veste bermuda preta.
Integrantes do grupo Centro Coreográfico Leandro Netto, de Fortaleza (Ceará), se apresentando em espetáculo de sapateado em Joinville (Santa Catarina), em 2014.
Fotografia. Em um palco, artistas sapateando sobre um tablado: um homem vestido de terno e máscara de lobo, um homem vestido de camisa xadrez, bermuda, segurando um machado; uma mulher de vestido vermelho segurando uma cesta; outra mulher de vestido amarelo e ao fundo uma mulher usando um vestido vermelho, com um lenço nos ombros e segurando uma bengala.
Integrantes do Studio Sá Pateia, de Brasília (Distrito Federal), em apresentação de sapateado no espetáculo Chapeuzinho Vermelho, em 2015.

No sapateado, os dançarinos, ao se moverem, produzem sons por meio do contato dos pés com o chão. Por essa razão, afirma-se que o sapateado é uma fórma de arte corporal e sonora.

Durante essas apresentações, os sapatos usados pelos dançarinos se transformam em instrumentos musicais de percussão, marcando ritmos e sugerindo movimentos para o restante do corpo. Para isso, esses sapatos têm um solado de couro no qual há um salto de madeira e chapas de ferro. Observe o par de sapatos na fotografia.

Fotografia. Destaque para os pés de uma bailarina, apoiados nas pontas e calçados com sapatos pretos com peças de metal aplicadas nos saltos e nas pontas.
Sapatos para sapateado.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

 

1. Confeccione um instrumento similar ao sapato utilizado no sapateado, com as orientações a seguir.

Material

  • Qualquer tipo de calçado (chinelos, tênis, sapatos, entre outros)
  • Tampinhas metálicas de garrafas de vidro
  • Elásticos

Procedimentos

  1. Amarre ou cole as tampinhas em dois elásticos (um para cada pé) e prenda-os no calçado.
  2. Experimente a sonoridade produzida ao bater os pés no chão e tente criar uma sequência rítmica.

2. Faça uma pesquisa nas plataformas digitais sobre as danças folclóricas brasileiras que utilizam as batidas dos pés no chão ou de palmas como um dos elementos coreográficos. Registre as informações coletadas em seu diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Agora, tendo como referência o trabalho dos grupos Barbatuques e Stomp, você vai participar de uma atividade de percussão corporal.
    1. Seguindo as orientações do professor, extraia sons de diferentes partes do seu corpo, como as pernas, o abdome, o tórax e os braços. Crie também sons com sopros, estalar de dedos, estalos feitos com a língua e assovios. Escolha um desses sons e compartilhe-o com os colegas.
    2. Forme um grupo com cinco colegas. Vocês vão criar uma sequência rítmica utilizando sons produzidos com o corpo. Depois, com a orientação do professor, apresentem a sequência criada por vocês aos demais colegas ou façam uma gravação dela.
    3. Escolham uma canção (ou um trecho dela) que todos conheçam. Verifiquem se a sequência rítmica criada no item b se encaixa na canção escolhida. Caso não se encaixe, façam adaptações ou criem uma nova combinação que tenha como referência os sons corporais descobertos.
    4. Pesquisem materiais alternativos com potencial sonoro, como os utilizados pelo grupo Stomp em suas apresentações, e desenvolvam uma criação rítmica que envolva percussão corporal e esses materiais. Vocês também podem utilizar os calçados confeccionados para enriquecer essa experiência.

Avaliação

Para finalizar, reflita sobre as atividades que você realizou. Depois, responda no diário de bordo às questões a seguir.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre os trabalhos musicais dos grupos Barbatuques e Stomp e as atividades que você realizou em grupo com os colegas?
  2. Como foi a experiência de executar essas atividades?
Fotografia. À esquerda, menina adolescente de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul e calça azul. Ao centro, menino adolescente de cabelo curto castanho, vestindo camiseta vermelha e calça preta. E à direita, menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça preta.
Estudantes fazendo percussão corporal. Fotografia de 2018.