Unidade 2 O corpo é um instrumento musical
Nesta Unidade:
TEMA 1 A percussão corporal
TEMA 2 A voz e o canto
TEMA 3 A experiência do canto coletivo
De olho na imagem
Faça no diário de bordo.
- Você conhece o grupo retratado nas fotografias? A que linguagem artística você acha que esse grupo se dedica?
- Nas imagens, os integrantes do grupo estão tocando algum instrumento musical convencional?
- Como você acha que os integrantes desse grupo produzem os sons para criar suas músicas?
- Agora, ouça o áudio “Trecho da música ‘Ayú’, de Fernando Barba, com o grupo Barbatuques”. Depois de ouvir esse áudio, responda: que elementos nele possibilitam a você compreender como esse grupo cria suas músicas?
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
5. Você conhece algum outro grupo musical ou alguma música que utilize os sons do corpo? Em caso afirmativo, converse com os colegas e o professor e conte sua experiência para eles.
Artista e obra
Barbatuques
O grupo Barbatuques surgiu em 1995 com base em uma série de pesquisas e experimentações realizadas pelo músico e compositor Fernando Barba. Uma das técnicas utilizadas pelo Barbatuques é a percussão corporal. Essa técnica consiste em obter os sons, por exemplo, estalando os dedos, batendo as mãos no peito, batendo palmas e realizando efeitos vocais.
Além de se apresentar integrando sons, movimentos e expressão teatral, esse grupo realiza oficinas, nas quais incentiva crianças e adultos a descobrir os sons que podem ser produzidos pelo corpo. O trabalho com a percussão corporal auxilia no desenvolvimento da percepção rítmica, da coordenação motora e da criatividade.
Nesta Unidade, abordaremos três temas principais: a percussão corporal; a voz, a dublagem e o canto; e a experiência do canto coletivo. O grupo Barbatuques, por meio de suas criações artísticas, incorpora essas três maneiras do fazer musical no desenvolvimento de suas performances.
Para OUVIR
• AYÚ. Barbatuques. São Paulo: ême cê dê, 2015. 1 cedê (57 minutos).
O álbum Ayú contém treze faixas de composições inéditas dos integrantes do Barbatuques e teve a participação de outros músicos brasileiros, como Naná Vasconcelos (1944-2016) e Hermeto Pascoal.
Tema 1 A percussão corporal
Os instrumentos de percussão
Observe as duas primeiras fotografias desta página. Elas mostram pessoas tocando pandeiro e triângulo, instrumentos de percussão muito conhecidos no Brasil. Os instrumentos de percussão são aqueles que soam por meio de batidas, sacudidas ou raspagens. Uma das funções desses instrumentos é proporcionar a base rítmica da música.
Instrumentos como o pandeiro, que produzem sons por meio da percussão de uma membrana esticada sobre uma caixa que amplifica o som, são classificados como membranofones. Instrumentos musicais como o triângulo, em que os sons são obtidos por meio da vibração do corpo do instrumento, são chamados idiofones.
Ouça o áudio “Som do pandeiro e do triângulo” e tente identificar as diferentes sonoridades.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Alguns instrumentos, como o pandeiro e o triângulo, não produzem sons de “alturas definidas”, ou seja, ao ouvi-los, não os diferenciamos precisamente, sejam eles mais agudos, sejam eles mais graves.
Existem, no entanto, instrumentos de percussão que possibilitam produzir diferentes notas da escala musical. Dizemos que esses são instrumentos com alturas definidas. Um exemplo é o xilofone.
Observe a fotografia desse instrumento e ouça o áudio “Som do xilofone”.
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Foco na linguagem
1. Você toca algum instrumento de percussão ou frequenta espaços onde tem contato com esse tipo de instrumento? Em caso afirmativo, escreva os nomes deles e classifique-os como membranofones ou idiofones. Em caso negativo, lembre-se da sua banda musical predileta e realize a mesma categorização.
Arte e muito mais
Instrumentos de percussão nas culturas indígenas
Há diversas culturas indígenas no Brasil; consequentemente, as músicas e os instrumentos musicais indígenas são também muito variados.
Os instrumentos de percussão ocupam papel de destaque na produção musical dos grupos indígenas brasileiros. De modo geral, eles são produzidos com elementos encontrados na natureza, como bambu, cipó, palha, sementes e grãos.
Um dos instrumentos de percussão indígenas mais tradicionais é o chocalho. O som desse instrumento é geralmente produzido por sementes, pedras ou outros materiais que percutem no interior de uma cabaça. Os chocalhos podem ser amarrados ao corpo, como pulseiras ou tornozeleiras, e, nesse caso, o som é produzido por meio dos movimentos corporais. Eles também podem estar separados do corpo, sendo tocados com as mãos.
Outro instrumento de percussão tradicional nas culturas indígenas é o tambor. Nesse instrumento, o som é percutido pelo toque das mãos, dos pés ou de baquetas. Na produção dos tambores são utilizados diferentes materiais. O corpo dos tambores mais comuns é feito de cerâmica ou de madeira e, na extremidade (em uma ou nas duas, conforme o tipo de tambor), é usado um tecido natural ou artificial.
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• As culturas indígenas são uma expressão das muitas culturas que compõem as matrizes históricas e culturais brasileiras. Reúna-se em grupo com seus colegas para realizar, sob a orientação do professor, uma pesquisa sobre rádios, podcasts, websites ou vídeos que contenham informações sobre os povos indígenas que vivem na mesma região que você. Privilegie referências produzidas pelos próprios indígenas. Ao final, vocês deverão fazer um seminário, compartilhando as suas descobertas.
Experimentações
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• Utilizando materiais recicláveis ou alternativos, você pode construir variados instrumentos de percussão. Faça uma pesquisa para buscar referências e experimente construir um instrumento. A seguir, há instruções de como construir um maracá.
Material
- Garrafa péti pequena
- Grãos de arroz, sementes ou pedras pequenas
- Folhas de jornal
- Fita adesiva
- Fitas adesivas coloridas
- Colas coloridas
Procedimentos
a. Insira os grãos de arroz, as sementes ou as pedras no interior da garrafa péti.
b. Enrole as folhas de jornal cobrindo-as com fita adesiva para produzir o cabo de seu maracá, que deve ter cêrca de 15 centímetros.
c. Use fita adesiva para prender a garrafa péti ao cabo que você confeccionou com folhas de jornal.
d. Decore a garrafa péti com cola colorida. Você pode fazer desenhos inspirados nos grafismos indígenas, por exemplo.
e. Utilize as fitas adesivas coloridas para decorar o cabo do maracá.
f. Com o maracá pronto, experimente as possibilidades sonoras desse instrumento.
g. Agora que seu instrumento está pronto, junte-se com um grupo de colegas e realize uma performance musical. Utilize uma música que já conheça, seguindo uma base musical gravada ou aproveite para compor. Compartilhe a sua produção com os demais grupos da sala, seguindo as orientações do professor.
Avaliação
Agora que chegou ao fim dessa atividade de criação, responda no diário de bordo às questões. Depois, compartilhe suas impressões com o professor e os colegas.
- Qual instrumento de percussão você construiu? Classifique-o como um membranofone ou idiofone.
- O que você achou da experiência de confeccionar seu instrumento de percussão?
A produção de sons com o corpo
O grupo Barbatuques desenvolve uma proposta inovadora de criação musical. Seus integrantes compõem as músicas usando os sons produzidos pelo corpo. O principal “instrumento musical” utilizado por esse grupo é o corpo. Observe o desenvolvimento da proposta do grupo Barbatuques nas fotografias reproduzidas a seguir.
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Foco na linguagem
- Observe as imagens dos integrantes do grupo Barbatuques e realize as proposições a seguir.
- Tente imaginar e reproduzir cada som que está sendo produzido e compartilhe com seus colegas.
- Execute um som corporal que não é produzido nessas fotografias e faça um desenho de uma imagem corporal que possibilite a leitura do som que você criou. Registre seu desenho no diário de bordo.
Stomp
O grupo Stomp também tem como proposta criar música sem tocar instrumentos musicais convencionais. A palavra de origem inglesa stomp em português pode significar “pisotear”, “bater os pés”, e essa é apenas uma das maneiras utilizadas pelos integrantes desse grupo para compor suas músicas.
Em sua formação, o Stomp tem integrantes de diversas nacionalidades, inclusive artistas brasileiros. O grupo se apresenta dançando e explorando os sons produzidos pelo corpo e por objetos usados no cotidiano. Nas fotografias reproduzidas nesta página, por exemplo, é possível ver o grupo utilizando vassouras, tampas e latões de lixo em suas apresentações.
Por dentro da arte
A percussão nos sons do sapateado
Embora existam danças que não utilizam a música, tradicionalmente essas apresentações são acompanhadas de trilha sonora. Existem algumas danças, inclusive, que têm a percussão corporal como elemento central – o sapateado, por exemplo.
No sapateado, os dançarinos, ao se moverem, produzem sons por meio do contato dos pés com o chão. Por essa razão, afirma-se que o sapateado é uma fórma de arte corporal e sonora.
Durante essas apresentações, os sapatos usados pelos dançarinos se transformam em instrumentos musicais de percussão, marcando ritmos e sugerindo movimentos para o restante do corpo. Para isso, esses sapatos têm um solado de couro no qual há um salto de madeira e chapas de ferro. Observe o par de sapatos na fotografia.
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Experimentações
1. Confeccione um instrumento similar ao sapato utilizado no sapateado, com as orientações a seguir.
Material
- Qualquer tipo de calçado (chinelos, tênis, sapatos, entre outros)
- Tampinhas metálicas de garrafas de vidro
- Elásticos
Procedimentos
- Amarre ou cole as tampinhas em dois elásticos (um para cada pé) e prenda-os no calçado.
- Experimente a sonoridade produzida ao bater os pés no chão e tente criar uma sequência rítmica.
2. Faça uma pesquisa nas plataformas digitais sobre as danças folclóricas brasileiras que utilizam as batidas dos pés no chão ou de palmas como um dos elementos coreográficos. Registre as informações coletadas em seu diário de bordo.
- Agora, tendo como referência o trabalho dos grupos Barbatuques e Stomp, você vai participar de uma atividade de percussão corporal.
- Seguindo as orientações do professor, extraia sons de diferentes partes do seu corpo, como as pernas, o abdome, o tórax e os braços. Crie também sons com sopros, estalar de dedos, estalos feitos com a língua e assovios. Escolha um desses sons e compartilhe-o com os colegas.
- Forme um grupo com cinco colegas. Vocês vão criar uma sequência rítmica utilizando sons produzidos com o corpo. Depois, com a orientação do professor, apresentem a sequência criada por vocês aos demais colegas ou façam uma gravação dela.
- Escolham uma canção (ou um trecho dela) que todos conheçam. Verifiquem se a sequência rítmica criada no item b se encaixa na canção escolhida. Caso não se encaixe, façam adaptações ou criem uma nova combinação que tenha como referência os sons corporais descobertos.
- Pesquisem materiais alternativos com potencial sonoro, como os utilizados pelo grupo Stomp em suas apresentações, e desenvolvam uma criação rítmica que envolva percussão corporal e esses materiais. Vocês também podem utilizar os calçados confeccionados para enriquecer essa experiência.
Avaliação
Para finalizar, reflita sobre as atividades que você realizou. Depois, responda no diário de bordo às questões a seguir.
- Quais são as semelhanças e as diferenças entre os trabalhos musicais dos grupos Barbatuques e Stomp e as atividades que você realizou em grupo com os colegas?
- Como foi a experiência de executar essas atividades?