Tema 2  A voz e o canto

O corpo humano e a produção da voz

No Tema 1, você aprendeu que a voz é um dos elementos que podemos utilizar na criação vocal. Descobriu ainda que, além de cantar, podemos produzir com a voz muitos outros sons que se transformam em música.

Para que a voz seja emitida, o corpo humano põe em funcionamento, simultaneamente, diversos órgãos e músculos.

Um dos principais órgãos responsáveis pela voz é a laringe, que fica na região do pescoço. Na laringe, há duas pregas vocais, também conhecidas como “cordas vocais”. Essas pregas, que são compostas de tecido muscular, vibram com a passagem de ar, produzindo o som que vai se transformar na voz.

O tamanho, a espessura e a elasticidade das pregas vocais ajudam a definir se as vozes vão ser mais agudas ou mais graves.

Fotografia. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo moleton marrom. Está de olhos fechados, boca aberta, tocando uma guitarra marrom. Ao fundo, violões e guitarras expostos em uma vitrine.
O formato da laringe e das pregas vocais determina o timbre de voz de uma pessoa. Fotografia de 2012.

Arte e muito mais

A voz na adolescência: mudanças na voz de meninos e de meninas

“A adolescência consiste no período de transição entre a infância e a idade adulta que, de acôrdo com a Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse), ocorre dos 10 aos 19 anos de idade. É quando o corpo todo se transforma ]. Ocorrem mudanças evidentes, como o surgimento de barba nos meninos e de seios nas meninas, até outras alterações mais intrigantes, como a voz.

A voz é produzida por meio da vibração das pregas vocais, que ficam no pescoço, na região conhecida como ‘gogó’ (também chamada ‘pomo de adão’) dos meninos. Se observarmos, o pescoço das crianças é bem parecido nas meninas e nos meninos, ambos redondos e pequenos. Com o avançar da puberdade, o hormônio testosterona − em maior quantidade nos meninos do que nas meninas − age no crescimento do pescoço, fazendo que ele cresça em velocidade e em formato diferentes, levando ao ajuste dos músculos da voz, afinando-a, assim como se afinam as cordas de um violão. No final dessa fase, a voz já se adapta ao novo formato do pescoço, permanecendo em um tom mais grave nos homens e mais agudo nas mulheres.

Se, em seis meses, a voz continuar desafinando, um fonoaudiólogo – que é o profissional que cuida da voz – pode fazer alguns ajustes para que a laringe se adapte mais rapidamente a essa transição.”

Texto da fonoaudióloga Daniela Barbosa escrito especialmente para esta Coleção, em agosto de 2018.

Fotografia. Menino adolescente de cabelo curto castanho, vestindo camisa branca e agasalho azul. Ele apoia a mão sobre a garganta e está de boca aberta.
Após a mudança vocal, a voz dos meninos, em geral, torna-se mais grave. Fotografia de 2017.

Faça no diário de bordo.

A mudança da voz é apenas uma das muitas transformações corporais que acontecem com meninos e meninas durante a adolescência. Às vezes, essas mudanças podem causar insegurança, medo e vergonha. É possível que sejam motivo de bullying no ambiente escolar, isto é, de desrespeito e violência sistemática entre colegas, causando sofrimento. É preciso que estejamos atentos para nos proteger e proteger os colegas desse tipo de violência. Vamos conversar sobre isso? Como podemos nos corresponsabilizar por um ambiente escolar mais saudável e empático?

Ícone. Tema contemporâneo: SAÚDE

Por dentro da arte

A “voz” da Terra

Você já imaginou como seria se a Terra falasse? O que será que ela diria?

Para tentar ouvir o que a Terra “diz”, o artista estadunidense realizou durante cinco anos uma pesquisa para desenvolver a obra Sonic Pavilion(Pavilhão Sônico, em português), exposta no Instituto Inhotim, em Brumadinho (Minas Gerais), na qual os visitantes ouvem os sons emitidos pela Terra. Observe as fotografias desta página e da página seguinte.

Fotografia. Vista externa de um pavilhão redondo com paredes de vidro e teto plano sobre um terreno. Ao redor, árvores e vegetação densa.
Fotografia. Interior de um pavilhão circular com paredes de vidro e vegetação na área externa. Dentro dele, algumas pessoas estão sentadas, e outras estão em pé.
, . Sonic Pavilion. 2009. Pavilhão de vidro e aço, revestido de película plástica, poço tubular de 202 métros de profundidade, microfones e equipamento de amplificação sonora. Instituto Inhotim, Brumadinho (Minas Gerais). A primeira fotografia (de 2009) mostra uma visão externa da obra, e a segunda (de 2017), uma visão interna.

A obra de

A obra Sonic Pavilion consiste em um tubo de 202 metros de profundidade instalado no solo. Nesse tubo, foram colocados diversos microfones que captam o som do interior da Terra em tempo real, retransmitindo-o por meio de um sistema de amplificação. Os sons são emitidos em um espaço no qual os visitantes têm uma experiência auditiva e visual.

Ouça o áudio “Sons captados pela obra Sonic Pavilion, de ”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Destaque da abertura de um tubo circular metálico em uma superfície de madeira.
Fotografia. Interior de um pavilhão circular com paredes de vidro e vegetação na área externa. O salão tem piso de madeira, e uma rampa com corrimão. Há pessoas descendo pela rampa.
As fotografias desta página mostram a abertura do tubo que capta os sons do interior da Terra, na obra Sonic Pavilion (2009), de . Instituto Inhotim, Brumadinho (Minas Gerais). Fotografias de 2009 e 2017.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

 

  • Na produção audiovisual (filmes, séries, jogos digitais, animações etc.), os sons dos ambientes (paisagem sonora) são utilizados para dar veracidade à dramaturgia, compondo os efeitos sonoros de uma produção.
    1. Na sua casa, imagine que você é responsável pela criação dos efeitos sonoros de um filme de ficção científica. Esse filme fala sobre uma viagem espacial no futuro para um planeta desconhecido.
    2. Utilizando os objetos que possui em casa, produza e grave sons que representarão a paisagem sonora da natureza desse lugar. Use a sua criatividade.
    3. Seguindo as orientações do professor, apresente a sua produção em data previamente marcada.

A voz na dublagem

Nos desenhos animados, nos filmes e nas séries de língua estrangeira a que assistimos, as vozes são gravadas por dubladores. A dublagem é a gravação da voz posterior à filmagem ou à criação das imagens, sincronizada com o movimento labial das personagens ou com a narração dos eventos.

A dublagem pode ser da voz falada ou das canções das produções audiovisuais. Ela é comumente feita por atores e as partes musicais também podem ser gravadas por cantores.

Fotografia. Homem de cabelos curtos pretos, usando blusa cinza, óculos e fones de ouvido pretos. Ele está de frente para as telas de dois computadores: no da esquerda há um texto e no da direita há um gráfico com ondas sonoras. 
Ele está de boca aberta e seu dedo indicador está apontando para as telas. Há  um microfone na altura da boca dele.
Dublador em estúdio de dublagem. Fotografia de 2021.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

 

Em dupla ou em pequeno grupo, sigam as orientações e registrem as reflexões desta experimentação no diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Selecionem um pequeno vídeo que contenha um diálogo de duas ou três personagens.
  2. Observem o tempo e a quantidade de falas e reescrevam o diálogo alterando o tema da conversa.
  3. Treinem a sincronia labial observada no vídeo com o texto produzido e compartilhem a produção com os colegas da sala.

O canto

Ao pensarmos em música, é comum nos lembrarmos dos intérpretes (cantores e cantoras) das canções de que mais gostamos. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, ouvimos muitas músicas vocais, aquelas que têm o canto como elemento central, com ou sem o acompanhamento de instrumentos musicais.

Você aprendeu nas páginas anteriores que há diferenças de altura entre as vozes. Algumas pessoas têm a voz mais grave e outras têm a voz mais aguda.

Se prestarmos atenção, vamos perceber essa variação de altura entre as vozes dos cantores. Você já notou isso? Alguns têm a voz mais aguda e outros, a voz mais grave, sejam homens, sejam mulheres. Quando duas pessoas cantam juntas ao mesmo tempo, elas podem executar a mesma melodia e o mesmo ritmo de modo sincronizado. Assim, essas duas vozes se fundem e escutamos praticamente como se ambas fossem uma única voz. Musicalmente, chamamos esse modo de cantar de canto em uníssono. Na Unidade 1, você aprendeu que a palavra uníssono também é utilizada na dança. Você se lembra em que situação?

Há músicas em que as duas vozes não cantam igualmente, cada uma delas canta notas diferentes. Nesse caso, chamamos a melodia principal e, por extensão, o cantor que a executa de primeira voz, e a melodia que a acompanha e, por extensão, o cantor que a executa de segunda voz.

Fotografia em preto e branco. Dois homens brancos e de cabelos curtos, vestindo camisa xadrez e tocando violão, com a boca aberta. Diante eles há um microfone.
A dupla de música sertaneja Tonico e Tinoco. Fotografia de 1970.

Essa formação é muito comum entre os cantores que se dedicam à música sertaneja, um dos estilos musicais mais populares do Brasil. Entre os pioneiros da música sertaneja estão João ­Salvador Perez (1917-1994) e José Salvador Perez (1920­‑2012), que formavam a dupla Tonico e Tinoco. Ouça, no áudio “‘Casa caipira’, de Cornélio Pires e Tinoco”, o registro de uma canção gravada por essa dupla e acompanhe a letra, reproduzida a seguir.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Casa caipira

“Pouco distante da aguada glossário

Lá no chapadão que vira

Uma casinha barreada glossário

De uma família caipira


A cêrca de pau a pique glossário

Logo ao chegar se depara

Dando um quadro todo chique

Uma porteira de vara


Um paiolglossário , um galinheiro

Um pequenino pomar

Bem no canto do terreiro

Uma pedra de afiar


Do telhado sobre a beira

O sinal da enxurrada

Formado pela goteira

No tempo da chuvarada


No cochoglossário perto da porta

Come milho o burro baioglossário

Caboclo corta taquaraglossário

Fazendo cesta e balaio


Esse caboclo que é gente

Que baixinho cantarola

Recostado no batente

Ponteiaglossário a sua viola.”

PIRES, Cornélio; TINOCO. Casa caipira. In: TONICO e TINOCO. 34 anos de glória. São Paulo: Chantecler, 1976. Faixa 6.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Após ouvir a regravação da canção “Casa caipira”, responda às seguintes questões em seu diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Que lembranças essa canção despertou em você? Comente com o professor e os colegas.
  2. Que diferenças você percebe entre as vozes dos cantores? Converse com os colegas.

Ao som da viola

Ao longo de sessenta anos de carreira, Tonico e Tinoco gravaram 83 álbuns, e entre as canções mais conhecidas da dupla estão “Tristeza do Jeca” e “Chico Mineiro”. Essa dupla se tornou uma das mais conhecidas da música sertaneja e até hoje é uma referência para outros cantores desse estilo musical.

A dupla Tonico e Tinoco popularizou a moda de viola, estilo musical que, de acôrdo com alguns especialistas, deu origem à música sertaneja. A moda de viola é um tipo de canção de ritmo recitativo, em que se conta uma história geralmente relacionada a aspectos do dia a dia dos trabalhadores rurais, como o cotidiano dos boiadeiros, os causos e as histórias de amor.

Fotografia. Grupo musical formado por nove homens. Eles estão sentados sobre um palco. Da esquerda para direita, dois homens tocam tambor, um homem toca um pandeiro, um homem toca um triângulo, e cinco homens tocam violão. Em frente ao palco, o público assiste sentado à apresentação.
Apresentação de moda de viola em Serro (Minas Gerais), em 2012.

As modas de viola, em geral, são cantadas em duas vozes e acompanhadas pelos solos de viola caipira.

Fotografia. Viola de dez cortas e corpo bege com ilustrações de flores finas.
Viola caipira criada pelo músico e luthier Braz da Viola, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (São Paulo), 2010. Curva superior (menor): 25 centímetros; cintura: 20 centímetros; curva inferior (maior): 36 centímetros.

A viola caipira é um instrumento musical de cordas que se originou da viola, instrumento criado na Europa e trazido para o Brasil pelos colonizadores europeus. Um pouco menor que o violão, esse instrumento tem cinco ou seis pares de cordas de metal. Esses pares de cordas são afinados na mesma nota e tocados juntos, como se formassem uma só corda.

Agora ouça o áudio “Solo de viola caipira”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. Os trabalhadores rurais são encontrados em todas as regiões brasileiras. Cada região possui elementos culturais que constituem a identidade daquela localidade.
    1. Converse com diferentes adultos sobre quais são as referências musicais que os trabalhadores rurais da sua região apreciam.
    2. Organize uma lista de músicas que essas comunidades escutam e compartilhe o repertório musical com os colegas da turma.

O pioneirismo da dupla As Galvão

A viola caipira também é o principal instrumento musical utilizado nas canções da dupla As Galvão, uma das primeiras duplas compostas exclusivamente de mulheres que ganharam espaço e se firmaram na música sertaneja.

Por muito tempo conhecida como Irmãs Galvão, a dupla estreou em 1947 e tem como integrantes as irmãs Méri Galvão e Marilene Galvão.

Além de cantoras, elas são instrumentistas – Mary toca acordeão e Marilene, viola. Em 1955, elas lançaram o primeiro disco. Nesse período, a dupla fez muito sucesso nos programas de rádio e, depois, em programas de música sertaneja na televisão. As Galvão consolidou seu trabalho e tem em seu repertório mais de trezentas canções gravadas ao longo da carreira.

Ouça o áudio “’Magia da viola’, de Méri Galvão e Mário Campanha, com a dupla As Galvão”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Magia da viola

“Não sei explicar

A estranha magia do teu olhar

Me prende, me agita

Que coisa bonita me falta o ar

Das mãos as carícias

O som da viola me faz transpirar

Me enrosco em teus braços

Buscando a certeza do amor num olhar

(2X)

Violeiro, meu bom companheiro

Me ajude a rimar

Viola, meus olhos nos olhos

De um bom violeiro me ajude a cantar

Assim sou criança

Mulher esperança, esperando amanhã

Sou vento que se embala

Mulher que se cala eu sou sua fã

Das mãos as carícias

O som da viola me faz transpirar

Me enrosco em teus braços

Buscando a certeza do amor num olhar.”

GALVÃO, Méri; CAMPANHA, Mário. Intérpretes: Irmãs Galvão. In: Irmãs Galvão. Raízes da música sertaneja. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 2000. Faixa 14.

Fotografia. Duas mulheres brancas e idosas estão com a boca aberta e seguram microfones. A da esquerda tem cabelos castanhos curtos  e veste blusa vermelha e saia estampada. A da direita tem cabelos loiros curtos e veste blusa laranja e marrom e calça bege.
As Galvão durante o programa especial Viola, Minha Viola, em São Paulo, em 2010.

Artista e obra

Orquestra Paulistana de Viola Caipira

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira foi fundada em 1997. Embora a orquestra contenha outros instrumentos musicais, a viola caipira é o elemento central das apresentações. Todas as músicas do repertório do grupo, inclusive as eruditas, são executadas com esse instrumento.

Os objetivos dos integrantes da orquestra são a pesquisa, a valorização e a difusão da cultura caipira. O grupo realiza, por exemplo, a gravação de letras e de arranjos de modas de viola tradicionais como fórma de preservá-los.

Uma das marcas da Orquestra Paulistana de Viola Caipira é a diversidade do repertório. Além de modas de viola, o repertório inclui canções da Música Popular Brasileira (ême pê bê) e composições de músicos eruditos.

Ouça o áudio “Trecho do 1º movimento do 1º concerto: ‘Primavera’, da peça musical As quatro estações, de , com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Palco com vários músicos sentados lado a lado, tocando instrumentos de cordas. À frente deles há um homem em pé, de cabelo preto, vestindo camisa e calça pretas, segurando uma batuta e com os braços abertos, regendo a orquestra.
Apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira em São Paulo (São Paulo), em 2013.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Ouça, agora, o áudio “1º movimento do 1º concerto: ‘Primavera’, da peça musical As quatro estações, de ”, uma gravação da versão original dessa mesma peça musical e responda: quais são as principais diferenças entre essa versão e a que você ouviu anteriormente? Comente com os colegas.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

A música sertaneja

Como vimos nas páginas anteriores, a moda de viola está na origem da música sertaneja. É justamente por isso que, por muito tempo, seguindo a tendência das modas de viola, a música sertaneja caracterizou-se pelas canções cujas letras tratavam do campo, acompanhadas por solos de viola. As canções produzidas nessa fase fazem parte do estilo sertanejo raiz.

Entre os representantes do sertanejo raiz estão os irmãos José Ramiro Sobrinho (1939­‑2010) e Ranulfo Ramiro da Silva (1942-1999), conhecidos como Pena Branca e Xavantinho. Muito cedo, eles desenvolveram o gôsto pela viola e logo começaram a cantar em dupla.

O primeiro nome da dupla foi Xavante e Xavantinho. O nome Pena Branca e Xavantinho surgiu em 1970 e permaneceu até 1999, quando a dupla deixou de existir após a morte de Xavantinho.

A letra reproduzida a seguir foi composta por Xavantinho. Leia-a e ouça uma gravação original dessa canção no áudio “‘Rancho triste’, de Xavantinho, com a dupla Pena Branca e Xavantinho”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Rancho triste

“Seu moço, lá na roça ainda existe

Um ranchinho muito triste

Porque não tem morador

Um dia o lavrador cheio de filhos

Deixou a roça de milho

E pra cidade se mudou.

Pensando ser feliz mais que na roça

Deixou a sua palhoça

Pra morar no arranha-céu

Mas tudo não passou de um sonho antigo

Hoje sem lar, sem abrigo

Desempenha o seu papel.

(2X)

E a morena tem saudade da viola

E o caboclo tem saudade do sertão


E hoje, sem terra e sem moradia

Vive na periferia

Solitário e sem razão

Agora nem João, nem Maria

Só revolta todo o dia

Na procura do seu chão.

E aquele rancho triste lá no mato

Espera seu filho nato

Pra de novo ser feliz

A volta pro sertão de um sertanejo

É maior que um desejo

É viver e ser feliz.

(2X)

E a morena tem saudade da viola

E o caboclo tem saudade do sertão.”

XAVANTINHO. Rancho triste. Intérpretes: Pena Branca e Xavantinho. In: Pena Branca e Xavantinho: violas e canções. Vela Produções Artísticas Musicais e Comércio limitada., 1993. Lado A. Faixa 5.

Fotografia. Dois  homens negros tocando viola. O da esquerda tem cabelos curtos e veste camisa xadrez e calça azul.  O homem da direita tem cabelos curtos e cavanhaque. Ele sorri. Ao fundo, árvores e uma cerca.
A dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho. Fotografia de 1987.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Que aspecto social é abordado na canção “Rancho triste”? Seguindo a orientação do professor, discuta essa questão com os colegas.

Do sertanejo raiz ao sertanejo universitário

Com o passar do tempo, a música sertaneja modernizou-se. A viola passou a dividir espaço com instrumentos como o acordeão, o violão e a guitarra elétrica, e as histórias de amor foram se tornando um tema cada vez mais comum das composições.

Influências internacionais também contribuíram para as mudanças ocorridas na música sertaneja. A guarânia, um estilo musical tradicional do Paraguai, e o country estadunidense, por exemplo, ao longo dos anos, promoveram modificações melódicas e temáticas na música sertaneja.

Na década de 1980, com a formação da dupla Chitãozinho e Xororó e, posteriormente, na década de 1990, com o surgimento das duplas Zezé Di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo, a música sertaneja se popularizou ainda mais e se tornou um dos principais produtos da indústria fonográfica brasileira.

Fotografia. À esquerda, um homem de chapéu branco vestindo camisa branca, calça jeans e casaco marrom toca um violão em frente a um microfone. À direita, um homem de cabelo castanho, vestindo casaco preto e calça jeans azul-marinho toca um banjo. Ao fundo do palco, cenário em tons de vermelho escuro iluminado por fachos de luz branca.
Chitãozinho e Xororó em apresentação em São Paulo (São Paulo), em 2018.

A partir do ano 2000, a música sertaneja recebeu novas in­fluências que culminaram no surgimento do sertanejo universitário. Essa denominação deve-se ao fato de muitas duplas desse estilo musical terem se tornado conhecidas em festivais de música realizados em universidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. No sertanejo universitário, diferentes estilos e ritmos, como o rock, o axé e o pagode, são combinados com a música sertaneja tradicional.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Registre em seu diário de bordo quais são as duplas ou artistas solos que, atualmente, são expoentes da música sertaneja. Em seguida, anote também quais são os principais locais em que esses musicistas são escutados, como: rádios, festas, internet, entre outros. Você considera que esse estilo musical faz sucesso, atualmente, na grande mídia ou não é reconhecido no cenário musical? Justifique a sua resposta.

Entre textos e imagens

Invasão feminina na música sertaneja

reticências Das Irmãs Galvão [hoje chamadas As Galvão] e Inezita Barroso a Roberta Miranda e Paula Fernandes, a presença feminina no sertanejo sempre se deu de miliampér esporádica, apoiada mais no talento individual do que numa busca coletiva por espaço. Porém, nos últimos anos as mulheres começaram a dominar as paradas de sucesso do gênero musical que agrada milhões de pessoas de Norte a Sul do Brasil. Esse novo cenário emerge no momento em que o empoderamento feminino e a igualdade entre homens e mulheres ganham fôrça e espaço de discussão na sociedade.

Se pegarmos qualquer lista das canções sertanejas mais tocadas nas rádios do país, com certeza encontraremos hits consagrados de artistas como Marília Mendonça [1995-2021], Maiara e Maraísa, Simone e Simaria. [Ao] conquistarem seu espaço num universo até então dominado só por homens, as mulheres já quebrariam um estereótipo e um preconceito. reticências

O sertanejo ganha vozes femininas a cada dia; está crescendo, e isso é bom, ter alguém que represente as mulheres neste universo. Mas isso é só o começo. E a música sertaneja só tem a agradecer.”

ROBERTO, Zé. Invasão feminina na música sertaneja. Marília Mendonça, Maiara e Maraísa estão na linha de frente. Jornal Opção, 30 junho 2017. Disponível em: https://oeds.link/i7Nx20. Acesso em: 23 maio 2022.

Fotografia. Mulher branca, de cabelos longos e castanhos, de vestido dourado e brilhante. Ela segura um microfone com a mão direita diante da boca aberta. Ao lado dela, mulher branca, de cabelos longos e pretos, vestindo macacão prateado e brilhante. Ela segura um microfone com a mão esquerda  diante do corpo.
Show da dupla Simone e Simaria em São Paulo (São Paulo), em 2017.

Faça no diário de bordo.

Questões
  1. De acôrdo com o texto, por que é importante a conquista das mulheres no universo da música sertaneja?
  2. Como essas conquistas na música sertaneja contribuem para o empoderamento feminino?

Faça no diário de bordo.

Experimentações

 

 Com a orientação do professor, agora você vai participar de uma atividade de canto com um grupo de colegas. Para isso, acompanhe as etapas a seguir.

  1. Forme um grupo com sete colegas.
  2. Organizem uma lista de canções que gostariam de cantar. Façam um estudo da origem da canção, dos artistas envolvidos (compositores e intérpretes) e do estilo.
  3. Realizem uma votação para escolher uma dessas canções para apresentar para a turma em sala de aula. Procurem também gravações distintas da mesma canção, caso haja, para obter mais referências.
  4. Agora é hora de ensaiar. Com o grupo, cantem algumas vezes a canção escolhida, para que todos os integrantes aprendam a letra e a melodia.
  5. Criem algum tipo de acompanhamento com percussão corporal para acompanhar a canção.
  6. Essa percussão pode ser acompanhada de uma coreografia, ou seja, de uma série de movimentos que sejam previamente estabelecidos por vocês.
  7. Apresentem a canção escolhida por vocês.
Fotografia. Quatro meninas e quatro meninos lado a lado, com a boca aberta em movimento e as mãos sobre o peito.
Atividade de canto com um grupo de estudantes. Fotografia de 2018.

Avaliação

Para finalizar o estudo deste Tema, reflita sobre essa atividade. Considere as experiências vivenciadas e responda no diário de bordo às questões a seguir.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
  1. Como foi a experiência de escolher uma música e cantá-la em grupo?
  2. Cite uma situação em que, como na atividade prática anterior, você cantou em uníssono com outras pessoas.

Glossário

Aguada
: lugar onde há água potável.
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Barreado
: de paredes cobertas de barro.
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Pau a pique
: parede feita com ripas e coberta de barro.
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Paiol
: local de armazenagem de produtos agrícolas.
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Cocho
: local onde os animais se alimentam.
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Baio
: de cor castanha.
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Taquara
: planta de caule oco.
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Pontear
: dedilhar.
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