Unidade 4 Representações visuais do corpo humano
Nesta Unidade:
TEMA 1 Obras que parecem ganhar vida
TEMA 2 A representação do corpo humano na arte
TEMA 3 Surrealismo nas artes visuais
TEMA 4 Entre retratos e autorretratos
De ôlho na imagem
Faça no diário de bordo.
- O que chama sua atenção nas imagens reproduzidas nesta página e na abertura da Unidade?
- Há semelhanças entre os rostos representados? Há diferenças?
- De quem seriam os rostos representados? Seriam de pessoas diferentes? Ou seriam de uma mesma pessoa?
- Por que, em sua opinião, o artista teria representado em uma das extremidades da obra um bebê e na outra extremidade um crânio?
- Qual é o título desse trabalho?
- As fotografias da abertura da Unidade e desta página mostram diferentes ângulos da obra. O que esses diferentes ângulos revelam sobre Samsara?
- Você imagina como esse trabalho foi feito?
- Essa obra causa algum impacto em você? Em caso afirmativo, descreva-o para os colegas.
- Com base em suas interpretações e na dos colegas, que novos títulos você daria a essa obra?
Artista e obra
Giovani Caramello
A obra Samsara é de autoria de Giovani Caramello, artista que se dedica ao estudo e à produção de diferentes técnicas das artes visuais, como o desenho e a escultura.
Na adolescência, Caramello já gostava de desenhar e, ao concluir o Ensino Médio, começou a se dedicar à criação de animações digitais em 3D, aquelas que vemos, por exemplo, em desenhos animados e em jogos de videogame. Foi assim que seus desenhos saíram do papel e passaram a ocupar as telas dos computadores.
No entanto, a experiência artística de Giovani Caramello ainda estava em construção, e ele decidiu se dedicar às esculturas. Para isso, usou todo o seu conhecimento sobre animações digitais em 3D e estudou anatomiaglossário para aprofundar sua compreensão do corpo humano.
Giovani Caramello já realizou exposições em diversos espaços públicos e privados, e a cada ano sua obra se torna mais reconhecida no Brasil e no exterior. O seu trabalho anuncia o tema que será abordado ao longo desta Unidade: a representação humana na arte.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Você viu que Giovani Caramello começou a se dedicar à arte muito cedo. E você, também tem interesses artísticos específicos? Gosta de cantar, desenhar, atuar, dançar? Converse sobre os seus principais interesses artísticos com os colegas.
Tema 1 Obras que parecem ganhar vida
As fases da vida
Na obra que conhecemos nas páginas anteriores, o artista visual Giovani Caramello apresenta sua visão a respeito do ciclo de vida dos seres humanos, desde o nascimento até a morte.
A passagem do tempo e as transformações que ocorrem no corpo humano são temas frequentemente abordados por Giovani Caramello em suas criações artísticas. Observe a obra retratada nas fotografias desta página.
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Foco na linguagem
- Observe as imagens da obra Sozinho e responda às questões a seguir.
- Em sua opinião, qual seria a idade da pessoa representada nessa escultura? Como ela está vestida?
- Por que Giovani Caramello teria dado o título Sozinho a essa obra?
Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello
Ao criar suas obras, muitos artistas contemporâneos pesquisam diversas referências, estudam a arte de diferentes épocas e de distintos lugares e acompanham o trabalho de outros artistas. Uma das referências do artista Giovani Caramello é a obra do pintor e desenhista gústaf climt (1862-1918). Em muitas de suas obras, Klímt representou o corpo feminino. Observe, por exemplo, a pintura reproduzida a seguir.
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Foco na linguagem
- Observe a pintura reproduzida nesta página e responda às questões a seguir.
- Quantas figuras humanas são representadas nessa obra? Que idade você daria a cada uma delas?
- Você consegue estabelecer alguma semelhança entre a obra desta página e a obra Samsara, de Giovani Caramello, apresentada na abertura desta Unidade?
A linguagem tridimensional
As obras de Giovani Caramello, que conhecemos nas páginas anteriores, são esculturas. A escultura é uma fórma de expressão artística que se caracteriza pela criação de objetos tridimensionais (objetos que têm altura, largura e profundidade).
A imagem reproduzida a seguir mostra uma vista lateral de Rei do ego, escultura de Giovani Caramello. Observe-a e identifique as três dimensões que caracterizam as esculturas: a altura, a largura e a profundidade.
As esculturas podem ser criadas com diferentes materiais, como barro, gesso, cera, mármore, bronze, madeira, entre outros. O trabalho realizado por um escultor é o de dar fórma à matéria escolhida por ele. Para isso, ele pode usar diferentes métodos, como esculpir ou modelar. A diferença básica entre o processo de esculpir e o de modelar é que, no primeiro, há a remoção de matéria, enquanto no segundo há a adição de matéria. Essas são algumas das técnicas que Caramello utiliza na produção de suas esculturas.
Por dentro da arte
O processo de criação de Giovani Caramello
Para criar suas esculturas, o artista Giovani Caramello utiliza diferentes técnicas, entre elas a modelagem e a moldagem. Você já ouviu falar sobre essas técnicas para fazer esculturas?
A modelagem
Para criar a escultura Rei do ego, em primeiro lugar, Giovani Caramello fez algumas fotografias de um menino que tinha a idade que ele queria representar em sua obra. Em seguida, ele usou uma base de arame e alumínio para dar fórma ao corpo da escultura (fotografia 1). Depois, o artista deu início ao processo de modelagem da escultura usando plastilina (um tipo especial de argila), criando aos poucos as fórmas e os volumes da peça (fotografias 2 a 4).
Na escultura, a fórma corresponde aos limites exteriores do corpo ou do objeto que está sendo criado. A fórma tem volume, ou seja, ela delimita o espaço tridimensional total ocupado pela peça, com altura, largura e profundidade.
Observe as fotografias reproduzidas a seguir.
Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.
A moldagem
Após modelar as fórmas da escultura em plastilina, o artista utilizou essa peça modelada para criar moldes (fotografia 5). Esses moldes são compostos de diversas camadas. Ele inicia pela camada de silicone, depois usa fibra de vidro e, em alguns casos, faz uma camada de gesso ou de outros materiais com os quais conseguirá obter a estrutura e o nível de detalhes desejados para a obra (fotografias 6 e 7).
Após a finalização do molde e sua abertura, a peça inicialmente modelada em plastilina é descartada e o artista fica apenas com o molde do “negativo” da obra. Observe as fotografias reproduzidas nesta página.
A cópia
Depois de concluir a etapa dos moldes, Caramello utiliza o molde do “negativo” da peça para fazer a cópia, no material pretendido, do que será a obra final. O artista injeta no molde o material escolhido – no caso da obra Rei do ego, o silicone – e espera o tempo de secagem do material (fotografia 8).
Finalizada a secagem, Caramello tem em mãos as peças do corpo da escultura. Inicia-se então a fase de caracterização e de finalização da peça.
A finalização
Com as partes da escultura obtidas dos moldes confeccionados na etapa anterior, Caramello passa então para a etapa de finalização do trabalho. Nessa etapa, ele vai pintar as peças, colá-las e inserir elementos, como os fios de cabelo, os olhos de resina, a coroa e o tecido que vai se transformar no vestuário do menino representado na escultura. Observe as fotografias 9 a 14.
O hiper-realismo
As obras que conhecemos nas páginas anteriores são classificadas como hiper-realistas. O Hiper-realismo é uma corrente das artes visuais que surgiu na década de 1960, principalmente entre os artistas estadunidenses. Os artistas hiper-realistas criam obras em que buscam reproduzir com perfeição os detalhes e as proporções do objeto ou da pessoa representada. Observe a riqueza de detalhes das obras retratadas nas imagens reproduzidas a seguir.
As obras desta página são de autoria de Salmon. Ele foi um dos artistas com quem Giovani Caramello estudou escultura.
Os artistas visuais e Dják Key. Çeo trabalham há muitos anos em parceria. Ambos iniciaram a carreira nos Estados Unidos, na indústria do cinema e da televisão, na qual atuavam no departamento de maquiagens especiais – como aquelas feitas em atores de filmes. Depois de vinte anos dedicando-se a essa área, eles decidiram começar a produzir pinturas e esculturas. A experiência com o cinema fez com que ambos utilizassem essa tecnologia (como a fotografia digital e os programas de animação em 3D) em seu processo criativo – outra característica da obra de Giovani Caramello. Podemos perceber, assim, como existe uma relação entre esse tipo de técnica hiper-realista na linguagem escultórica e na indústria do cinema e da animação. Essa é uma aplicação possível das técnicas da arte, que chega a muitos de nós por intermédio da , do cinema e da internet.
Artista e obra
O trabalho de Rón Mêuk
Na atualidade, um dos escultores hiper-realistas mais conhecidos em todo o mundo é Ron múc. Nascido na Austrália, múc cresceu vendo os pais confeccionando brinquedos. Talvez por essa influência, no início de sua carreira, ele tenha se dedicado à produção de marionetes para filmes, programas de televisão e peças de teatro.
A obra de Ron múc se destaca nas representações da figura humana. Os temas, bem como os materiais e as técnicas, o tornam um artista original e inovador. O realismo empregado por ele em suas obras chama a atenção do público. Observe, por exemplo, a obra mostrada nas fotografias reproduzidas a seguir.
Arte e muito mais
A modelagem em 3D
Outra característica marcante da obra de Ron múc é que, muitas vezes, o artista confere às suas obras proporções monumentais. Observe a fotografia reproduzida nesta página e compare o tamanho das esculturas com o de uma pessoa em frente a elas.
Atualmente, muitos filmes, animações de e games são feitos com a modelagem 3D em computadores, que podem alcançar altos níveis de hiper-realismo, assim como o das esculturas físicas de Ron múc. Cada vez mais, essa tecnologia se desenvolve de modo a garantir maior riqueza de detalhes. Cada textura, relevo e volume são pensados para proporcionar o maior realismo possível.
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
Faça no diário de bordo.
• Organize-se em grupo com seus colegas para realizar uma pesquisa sobre como a tecnologia de modelagem 3D está presente em nossa vida. Além da arte, dos games e do cinema, vocês poderão buscar referência do uso dessa ciência em outros campos, como a arquitetura, a saúde, a fabricação industrial de objetos etcétera Com a orientação do professor, vocês deverão consultar websites, vídeos, podcasts ou artigos para escolher um exemplo, que será compartilhado com a turma toda por meio de um seminário. Lembre-se de registrar a pesquisa no diário de bordo.
Faça no diário de bordo.
Experimentações
1. Nesta proposta, você vai experimentar a construção de uma escultura com a argila.
Material
- Argila
- Palitos de churrasco e de sorvete
- Um fio de nylon preso a uma vareta em cada ponta, para esticar
- Jornal e fita-crepe para forrar a mesa
- Copo com água
Procedimentos
• Para começar a modelar a argila, você precisará se familiarizar com o material. Siga estes passos:
a) Forre a mesa e utilize o fio de nylon bem esticado para cortar um pedaço de argila.
b) A depender da umidade do ar e das suas mãos, você precisará hidratar a argila. Para isso, você pode, às vezes, umedecer as mãos com um pouco de água, com cuidado para não exagerar.
c) Comece a modelar livremente com a argila, buscando conhecer a textura e a resistência do material. Teste também os palitos de churrasco e de sorvete para alisar e criar detalhes na argila.
d) Depois de conhecer o material, escolha um tema para esculpir. Você pode utilizar o que foi apresentado neste Tema, a representação humana na arte, ou escolher outro. Enquanto experimenta, observe também o que os seus colegas estão produzindo e converse sobre as ideias em curso. Quem sabe vocês encontram um tema complementar para esculpir peças que combinem entre si?
2. Agora, você e seus colegas vão criar um molde.
Material
- Ataduras gessadas ou pedaços de atadura, ou equivalente
- 1 pacote de 1 quilograma de gesso
- 2 potes de sorvete, ou equivalentes, com água
- 1 objeto que dará fórma ao molde
- Vaselina
- Jornal e fita-crepe para forrar a mesa
- Colher de pau
- Máscaras descartáveis
Procedimentos
a) Em grupo de quatro estudantes, forrem as mesas e untem o objeto escolhido com a vaselina. Esse objeto não pode ter muitos detalhes, para que o molde não fique preso nele.
b) Molhem a atadura gessada com água e, aos poucos, envolvam o objeto de referência do molde com essas ataduras. Elas devem criar uma capa que, ao secar, será o molde. Importante: deixem uma faixa lateral sem forrar para poder retirar o objeto de dentro do molde.
c) Depois de criar uma camada firme de gesso para o molde, deixem secar. Assim que secar. retirem o objeto de dentro do molde.
Se o molde rachar um pouco, não tem problema, basta corrigir a falha com um pouco mais de atadura gessada.
d) Agora, vocês prepararão um pouco de gesso. Coloquem as máscaras descartáveis. Coloquem no pote o equivalente a uma caneca de água e depositem o gesso aos poucos, mexendo com a colher de pau.
e) Quando o gesso estiver pronto, coloquem dentro do molde. O molde estará hidratado com a vaselina, por isso a peça não ficará presa a ele. Vocês devem sacodir o molde preenchido pelo gesso delicadamente, para ocupar as áreas vazias e depois, deixem secar para retirar a peça do molde na aula seguinte. Como será que as peças moldadas pelo seu grupo ficarão?
Glossário
- Anatomia
- : área do conhecimento que estuda os elementos que compõem o corpo humano.
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