Unidade 4  Representações visuais do corpo humano

Fotografia. Sobre fundo branco, quatro esculturas realistas vistas de frente, dispostas duas a duas, lado a lado. 
No alto, à esquerda, escultura realista do rosto de um bebê, com pouco cabelo castanho e sobrancelhas claras. Ao lado, à direita, escultura realista realista do rosto de um homem adulto jovem, com cabelos castanhos curtos,  sobrancelhas espessas e algumas rugas horizontais na testa. 
Abaixo, à esquerda,  escultura realista do rosto de um homem idoso calvo com bigode e sobrancelhas espessas e rugas na testa, nos olhos e entre as sobrancelhas. Ao lado,  à direita, escultura  de um crânio humano esbranquiçado, com um pequeno símbolo vermelho no meio da testa. Em todas as esculturas, os olhos e a boca estão fechados.
CARAMELLO, Giovani. Samsara. 2014. Esculturas de alumínio, resina e cabelos sintéticos, fibra de vidro e tinta acrílica, dimensões variadas. Coleção particular.

Nesta Unidade:

TEMA 1 Obras que parecem ganhar vida

TEMA 2 A representação do corpo humano na arte

TEMA 3 Surrealismo nas artes visuais

TEMA 4 Entre retratos e autorretratos

De ôlho na imagem

Fotografia. Sobre fundo branco, quatro esculturas de rostos e de um crânio humanos dispostas lado a lado, vistas de perfil.  As fotografias mostram as esculturas em perspectiva. Na foto superior, os rostos são vistos pelo angulo da direita, nessa ordem:  rosto de um bebê, com pouco cabelo castanho e sobrancelhas claras;  rosto de um homem adulto jovem, com cabelos castanhos curtos,  sobrancelhas espessas e algumas rugas horizontais na testa;  rosto de um homem idoso calvo com bigode e sobrancelhas espessas e rugas na testa, nos olhos e entre as sobrancelhas;  um crânio humano esbranquiçado, com um pequeno símbolo vermelho no meio da testa. Em todas as esculturas, os olhos e a boca estão fechados
Na fotografia inferior,  o angulo se inverte e a face mostrada dos rostos das esculturas é a esquerda.
CARAMELLO, Giovani. Samsara. 2014. Esculturas de alumínio, resina e cabelos sintéticos, fibra de vidro e tinta acrílica, dimensões variadas. Coleção particular.

Faça no diário de bordo.

  1. O que chama sua atenção nas imagens reproduzidas nesta página e na abertura da Unidade?
  2. Há semelhanças entre os rostos representados? Há diferenças?
  3. De quem seriam os rostos representados? Seriam de pessoas diferentes? Ou seriam de uma mesma pessoa?
  4. Por que, em sua opinião, o artista teria representado em uma das extremidades da obra um bebê e na outra extremidade um crânio?
  5. Qual é o título desse trabalho?
  6. As fotografias da abertura da Unidade e desta página mostram diferentes ângulos da obra. O que esses diferentes ângulos revelam sobre Samsara?
  7. Você imagina como esse trabalho foi feito?
  8. Essa obra causa algum impacto em você? Em caso afirmativo, descreva-o para os colegas.
  9. Com base em suas interpretações e na dos colegas, que novos títulos você daria a essa obra?

Artista e obra

Giovani Caramello

A obra Samsara é de autoria de Giovani Caramello, artista que se dedica ao estudo e à produção de diferentes técnicas das artes visuais, como o desenho e a escultura.

Na adolescência, Caramello já gostava de desenhar e, ao concluir o Ensino Médio, começou a se dedicar à criação de animações digitais em 3D, aquelas que vemos, por exemplo, em desenhos animados e em jogos de videogame. Foi assim que seus desenhos saíram do papel e passaram a ocupar as telas dos computadores.

No entanto, a experiência artística de Giovani Caramello ainda estava em construção, e ele decidiu se dedicar às esculturas. Para isso, usou todo o seu conhecimento sobre animações digitais em 3D e estudou anatomiaglossário para aprofundar sua compreensão do corpo humano.

Giovani Caramello já realizou exposições em diversos espaços públicos e privados, e a cada ano sua obra se torna mais reconhecida no Brasil e no exterior. O seu trabalho anuncia o tema que será abordado ao longo desta Unidade: a representação humana na arte.

Fotografia. Homem jovem, de cabelo, barba e bigode castanhos, óculos de armação arredondada, vestindo camiseta branca, jaqueta verde e calça preta, está sentado em uma mureta com peças decorativas amarelas em frente à varanda de uma casa de paredes cinza. Ele sorri e tem as mãos unidas com os dedos entrelaçados sobre  as  pernas cruzadas.
Giovani Caramello diante da galeria que expõe suas obras, em São Bernardo do Campo (São Paulo). Fotografia de 2017.

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Foco na linguagem

1. Você viu que Giovani Caramello começou a se dedicar à arte muito cedo. E você, também tem interesses artísticos específicos? Gosta de cantar, desenhar, atuar, dançar? Converse sobre os seus principais interesses artísticos com os colegas.

Tema 1  Obras que parecem ganhar vida

As fases da vida

Na obra que conhecemos nas páginas anteriores, o artista visual Giovani Caramello apresenta sua visão a respeito do ciclo de vida dos seres humanos, desde o nascimento até a morte.

A passagem do tempo e as transformações que ocorrem no corpo humano são temas frequentemente abordados por Giovani Caramello em suas criações artísticas. Observe a obra retratada nas fotografias desta página.

Fotografia. Três ângulos distintos (frontal, à direita e à esquerda) da escultura de um menino adolescente de cabelo ruivo, sem camisa, descalço e de bermuda cinza, em pé, com os braços esticados ao longo do corpo e aparentando expressão desanimada. Ele veste uma capa de super herói preta, com duas orelhas de morcego. A capa é curta e pequena.  A escultura está sobre um pedestal retangular branco.
CARAMELLO, Giovani. Sozinho. 2014. Escultura de resina e cabelos sintéticos, silicone, tinta acrílica e tecido de algodão e poliéster, 85 por 25 por 18 centímetros. Coleção particular.
Fotografia. Três ângulos distintos (frontal, à direita e à esquerda) da escultura de um menino adolescente de cabelo ruivo, sem camisa, descalço e de bermuda cinza, em pé, com os braços esticados ao longo do corpo e aparentando expressão desanimada. Ele veste uma capa de super herói preta, com duas orelhas de morcego. A capa é curta e pequena.  A escultura está sobre um pedestal retangular branco.

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Foco na linguagem

  1. Observe as imagens da obra Sozinho e responda às questões a seguir.
    1. Em sua opinião, qual seria a idade da pessoa representada nessa escultura? Como ela está vestida?
    2. Por que Giovani Caramello teria dado o título Sozinho a essa obra?

Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello

Ao criar suas obras, muitos artistas contemporâneos pesquisam diversas referências, estudam a arte de diferentes épocas e de distintos lugares e acompanham o trabalho de outros artistas. Uma das referências do artista Giovani Caramello é a obra do pintor e desenhista gústaf climt (1862-1918). Em muitas de suas obras, Klímt representou o corpo feminino. Observe, por exemplo, a pintura reproduzida a seguir.

Pintura. Sobre fundo escuro em tons de marrom e preto, duas mulheres e uma menina são representadas nuas e na vertical. Um delas, à esquerda,  uma mulher idosa, magra, com cabelos longos, grisalhos e ondulados, pele em tons de bege escuro, costelas à mostra, barriga saliente, seios flácidos e mãos enrugadas. Ela cobre o rosto com a mão esquerda, abaixando a cabeça, e mantém o outro braço estendido  ao lado do corpo. Ao lado dela, retratada de frente, há uma mulher jovem, de cabelos longos loiros e ondulados, com a pele em tom esbranquiçado, seios pequenos à mostra, magra,   aconchegando uma criança nua em seu colo. Ela segura a menina com o braço esquerdo e inclina a cabeça para o lado, apoiando o rosto sobre a cabeça  da menina, de pele esbranquiçada e cabelos curtos castanhos e  cacheados, que se aninha em seu colo. Ambas estão de olhos fechados.  Nos cabelos das três mulheres há diversas flores em tons de dourado, laranja e amarelo e formas geométricas circulares  em tons de azul, branco, preto e amarelo.
. As três idades da mulher. 1905. Óleo sobre tela, 180 por 180 centímetros. Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Roma, Itália.

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Foco na linguagem

  1. Observe a pintura reproduzida nesta página e responda às questões a seguir.
    1. Quantas figuras humanas são representadas nessa obra? Que idade você daria a cada uma delas?
    2. Você consegue estabelecer alguma semelhança entre a obra desta página e a obra Samsara, de Giovani Caramello, apresentada na abertura desta Unidade?

A linguagem tridimensional

As obras de Giovani Caramello, que conhecemos nas páginas anteriores, são esculturas. A escultura é uma fórma de expressão artística que se caracteriza pela criação de objetos tridimensionais (objetos que têm altura, largura e profundidade).

A imagem reproduzida a seguir mostra uma vista lateral de Rei do ego, escultura de Giovani Caramello. Observe-a e identifique as três dimensões que caracterizam as esculturas: a altura, a largura e a profundidade.

Fotografia. Imagem de perfil da escultura de um menino em pé, com os braços cruzados sobre o peito, de cabelo castanho e coroa dourada sobre a cabeça voltada para a frente. Ele veste apenas cueca branca. Uma linha vertical com setas nas extremidades indica 'Altura'. Na base da escultura, há duas linhas horizontais também com setas nas extremidades: uma em frente aos pés, indica 'Largura' e outra, na lateral do pé direito, indica 'Profundidade'.
CARAMELLO, Giovani. Rei do ego. 2015. Escultura de resina e cabelos sintéticos, poliuretano, silicone, tinta acrílica, coroa de plástico com pintura automotiva e tecido de algodão, 70 por 25 por 18 centímetros. Coleção particular.

As esculturas podem ser criadas com diferentes materiais, como barro, gesso, cera, mármore, bronze, madeira, entre outros. O trabalho realizado por um escultor é o de dar fórma à matéria escolhida por ele. Para isso, ele pode usar diferentes métodos, como esculpir ou modelar. A diferença básica entre o processo de esculpir e o de modelar é que, no primeiro, há a remoção de matéria, enquanto no segundo há a adição de matéria. Essas são algumas das técnicas que Caramello utiliza na produção de suas esculturas.

Por dentro da arte

O processo de criação de Giovani Caramello

Para criar suas esculturas, o artista Giovani Caramello utiliza diferentes técnicas, entre elas a modelagem e a moldagem. Você já ouviu falar sobre essas técnicas para fazer esculturas?

A modelagem

Para criar a escultura Rei do ego, em primeiro lugar, Giovani Caramello fez algumas fotografias de um menino que tinha a idade que ele queria representar em sua obra. Em seguida, ele usou uma base de arame e alumínio para dar fórma ao corpo da escultura (fotografia 1). Depois, o artista deu início ao processo de modelagem da escultura usando plastilina (um tipo especial de argila), criando aos poucos as fórmas e os volumes da peça (fotografias 2 a 4).

Na escultura, a fórma corresponde aos limites exteriores do corpo ou do objeto que está sendo criado. A fórma tem volume, ou seja, ela delimita o espaço tridimensional total ocupado pela peça, com altura, largura e profundidade.

Observe as fotografias reproduzidas a seguir.

Fotografias. Sequência de quatro fotografias, numeradas de 1 a 4, que retratam o processo de produção da escultura de um menino. 1: O artista, homem jovem de cabelo, barba e bigode castanhos e óculos de armação retangular preta, vestindo camiseta e bermuda pretas, fixa argila modelando a silhueta de um corpo de menino em uma estrutura de metal, sobre uma pequena bancada, enquanto observa fotografias em preto e branco de um menino em diversos ângulos, com os braços cruzados sobre o peito. As fotografias estão fixadas em um mural com cavalete e, ao lado dele, há uma luminária e diversos materiais sobre uma mesa. 2: O artista observa a escultura modelada em argila. Ao lado, um mural com fotografias de um menino. Ao fundo, uma mesa com diversos materiais. 3: O artista modela os braços da escultura com argila. Ao lado, um suporte  com fotografias em preto e branco de um menino em vários ângulos. Ao fundo, uma mesa com diversos materiais. 4: O artista modela a cabeça da escultura, que apresenta volume maior ao retratado nas imagens anteriores. Ao fundo, há um cavalete com fotografias em preto e branco de um menino em diversos ângulos, com os braços cruzados sobre o peito.

Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.

A moldagem

Após modelar as fórmas da escultura em plastilina, o artista utilizou essa peça modelada para criar moldes (fotografia 5). Esses moldes são compostos de diversas camadas. Ele inicia pela camada de silicone, depois usa fibra de vidro e, em alguns casos, faz uma camada de gesso ou de outros materiais com os quais conseguirá obter a estrutura e o nível de detalhes desejados para a obra (fotografias 6 e 7).

Após a finalização do molde e sua abertura, a peça inicialmente modelada em plastilina é descartada e o artista fica apenas com o molde do “negativo” da obra. Observe as fotografias reproduzidas nesta página.

5: O artista, vestido com blusão bege, usa máscara de proteção e luvas de látex e aplica, com um pincel, um produto químico transparente sobre partes da escultura (braços e cabeça) que estão dentro de moldes sobre duas bancadas.
6: O artista, vestido com blusão bege, usa máscara de proteção e luvas de látex e aplica, com um pincel, um produto químico transparente sobre o corpo da escultura, que está sem os braços e a cabeça, apoiada em um suporte, sobre uma pequena bancada.
7: O artista, vestido com um blusão azul, retoca a escultura do corpo, que está sem os braços e a cabeça, apoiada em um suporte, sobre uma pequena bancada.
Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.

A cópia

Depois de concluir a etapa dos moldes, Caramello utiliza o molde do “negativo” da peça para fazer a cópia, no material pretendido, do que será a obra final. O artista injeta no molde o material escolhido – no caso da obra Rei do ego, o silicone – e espera o tempo de secagem do material (fotografia 8).

Finalizada a secagem, Caramello tem em mãos as peças do corpo da escultura. Inicia-se então a fase de caracterização e de finalização da peça.

Fotografia. Imagem 8 de uma sequência fotográfica que retrata o processo de produção da escultura de um menino.
Mãos do artista, que veste blusão azul e calça preta com manchas de tinta, modelam uma peça da escultura em um suporte apoiado em uma pequena bancada à frente dele, sobre a qual há uma luminária acesa e diversos instrumentos utilizados pelo escultor.
Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.

A finalização

Com as partes da escultura obtidas dos mol­des confeccionados na etapa anterior, Caramello passa então para a etapa de finalização do trabalho. Nessa etapa, ele vai pintar as peças, colá-las e inserir elementos, como os fios de cabelo, os olhos de resina, a coroa e o tecido que vai se transformar no vestuário do menino representado na escultura. Observe as fotografias 9 a 14.

9: O artista, vestido com gorro e agasalho pretos e com máscara de proteção, está sentado à frente de uma bancada, sobre a qual há peças da escultura (cabeça e braços), lixando o tronco da figura.
10: O artista, vestido com blusão preto, retoca, com um pincel fino, a escultura de um menino de braços cruzados sobre o peito, que está sobre uma pequena bancada à frente do artista. Ao fundo, há um cavalete com fotografias em preto e branco, em diversos ângulos, de um homem de torso nu, com os braços estendidos ao longo do corpo.
11: O artista segura a cabeça da escultura com a mão esquerda e, com a direita, retoca com o pincel os contornos do rosto da escultura, utilizando um instrumento para trabalho com precisão, uma aba presa à cabeça, que tem uma lâmpada e lentes de aumento.
12: As mãos do artista aplicam fios de cabelo na parte posterior da escultura da cabeça, apoiada em um tecido branco dobrado. Os primeiros fios estão alinhados próximo à nuca da figura.
13: O artista, vestido com camiseta cinza, monta as peças da escultura do corpo de um menino de braços cruzados sobre o peito, posicionando a cabeça da figura, já com todos os fios de cabelo nela aplicados.
14: O artista, vestido com camiseta cinza, retoca com um pincel fino a conexão da cabeça e do corpo da escultura de um menino, que está com os braços cruzados sobre o peito e veste apenas uma cueca branca.
Giovani Caramello no processo de finalização da escultura Rei do ego, em 2015.

O hiper-realismo

As obras que conhecemos nas páginas anteriores são classificadas como hiper-realistas. O Hiper-realismo é uma corrente das artes visuais que surgiu na década de 1960, principalmente entre os artistas estadunidenses. Os artistas hiper-realistas criam obras em que buscam reproduzir com perfeição os detalhes e as proporções do objeto ou da pessoa representada. Observe a riqueza de detalhes das obras retratadas nas imagens reproduzidas a seguir.

Fotografia. Escultura hiper-realista que representa lutador de sumô, um homem com traços asiáticos, corpulento,  cabelos pretos presos em um coque no topo da cabeça. Ele está com as pernas abertas flexionadas, plantas dos pés descalços apoiadas sobre uma base retangular cinza e os braços abertos para os lados, vestindo somente uma faixa preta larga em torno da cintura e entre as pernas.
SALMON, . Sumô. 2009. Escultura de silicone, pigmentos, resina, tecido e cabelos, 295 por 122 por 200 centímetros. Coleção particular.
Fotografia. Escultura hiper-realista que representa um homem indiano, magro, de membros estreitos, com as costelas aparentes sob a pele, de cabelo e bigode pretos. Ele está em postura ereta, com o rosto voltado para a frente, com os braços estendidos junto ao corpo e as mãos espalmadas para a frente, com as plantas dos pés descalços e juntos apoiadas sobre uma base retangular cinza. Ele veste somente um tecido branco envolto no quadril, que se estende da cintura, logo abaixo do umbigo, até a metade das coxas.
SALMON, . Guru . 2015. Escultura de silicone, pigmentos, resina, cabelos, tecido, metal e madeira, tamanho natural. Coleção particular.

As obras desta página são de autoria de Salmon. Ele foi um dos artistas com quem Giovani Caramello estudou escultura.

Os artistas visuais e Dják Key. Çeo trabalham há muitos anos em parceria. Ambos iniciaram a carreira nos Estados Unidos, na indústria do cinema e da televisão, na qual atuavam no departamento de maquiagens especiais – como aquelas feitas em atores de filmes. Depois de vinte anos dedicando-se a essa área, eles decidiram começar a produzir pinturas e esculturas. A experiência com o cinema fez com que ambos utilizassem essa tecnologia (como a fotografia digital e os programas de animação em 3D) em seu processo criativo – outra característica da obra de Giovani Caramello. Podemos perceber, assim, como existe uma relação entre esse tipo de técnica hiper-realista na linguagem escultórica e na indústria do cinema e da animação. Essa é uma aplicação possível das técnicas da arte, que chega a muitos de nós por intermédio da , do cinema e da internet.

Artista e obra

O trabalho de Rón Mêuk

Na atualidade, um dos escultores hiper-realistas mais conhecidos em todo o mundo é Ron múc. Nascido na Austrália, múc cresceu vendo os pais confeccionando brinquedos. Talvez por essa influência, no início de sua carreira, ele tenha se dedicado à produção de marionetes para filmes, programas de televisão e peças de teatro.

A obra de Ron múc se destaca nas representações da figura humana. Os temas, bem como os materiais e as técnicas, o tornam um artista original e inovador. O realismo empregado por ele em suas obras chama a atenção do público. Observe, por exemplo, a obra mostrada nas fotografias reproduzidas a seguir.

Fotografias de dois ângulos distintos, frontal e inferior, da escultura hiper-realista da cabeça de um homem de cabelo e sobrancelhas espessas castanhos, com a barba por fazer, apoiada sobre uma base retangular branca. Ele está de olhos fechados e apresenta algumas rugas no rosto, como as de alguém que está adormecido, com a cabeça deitada de lado.
Fotografias de dois ângulos distintos, frontal e inferior, da escultura hiper-realista da cabeça de um homem de cabelo e sobrancelhas espessas castanhos, com a barba por fazer, apoiada sobre uma base retangular branca. Ele está de olhos fechados e apresenta algumas rugas no rosto, como as de alguém que está adormecido, com a cabeça deitada de lado.
múc, Ron. Máscara dois. 2001-2002. Escultura de resina de fibra de vidro, cabelos e pelos artificiais, 77,2 por 118,1 por 85,1 centímetros. Coleção do Museu de Arte Moderna de São Francisco, Estados Unidos.

Arte e muito mais

A modelagem em 3D

Outra característica marcante da obra de Ron múc é que, muitas vezes, o artista confere às suas obras proporções monumentais. Observe a fotografia reproduzida nesta página e compare o tamanho das esculturas com o de uma pessoa em frente a elas.

Atualmente, muitos filmes, animações de e games são feitos com a modelagem 3D em computadores, que podem alcançar altos níveis de hiper-realismo, assim como o das esculturas físicas de Ron múc. Cada vez mais, essa tecnologia se desenvolve de modo a garantir maior riqueza de detalhes. Cada textura, relevo e volume são pensados para proporcionar o maior realismo possível.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Fotografia. Sobre um fundo escuro, uma mulher de cabelos pretos e vestido marrom  está de costas, observando uma escultura em proporções muito maiores que ela. A escultura hiper-realista  representa um casal de idosos, com um guarda-sol colorido ligeiramente inclinado ao lado deles, ambos descalços, como se estivessem em uma praia. A figura da mulher tem cabelo castanho, veste maiô azul-marinho e está com a cabeça levemente inclinada para baixo, voltada para a figura de um homem deitado de costas, usando bermuda bege e marrom, que apoia a cabeça sobre uma das pernas da mulher, estendidas para a frente. Ele está com o braço esquerdo flexionado apoiado sobre a testa.
múc, Ron. Casal sob guarda-sol. 2013. Técnica mista, 300 por 400 por 500 centímetros. Coleção Caldic, Váçenar, Holanda.

Faça no diário de bordo.

Ícone. Tema contemporâneo: CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Organize-se em grupo com seus colegas para realizar uma pesquisa sobre como a tecnologia de modelagem 3D está presente em nossa vida. Além da arte, dos games e do cinema, vocês poderão buscar referência do uso dessa ciência em outros campos, como a arquitetura, a saúde, a fabricação industrial de objetos etcétera Com a orientação do professor, vocês deverão consultar websites, vídeos, podcasts ou artigos para escolher um exemplo, que será compartilhado com a turma toda por meio de um seminário. Lembre-se de registrar a pesquisa no diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

 

1. Nesta proposta, você vai experimentar a construção de uma escultura com a argila.

Material

  • Argila
  • Palitos de churrasco e de sorvete
  • Um fio de nylon preso a uma vareta em cada ponta, para esticar
  • Jornal e fita-crepe para forrar a mesa
  • Copo com água

Procedimentos

 Para começar a modelar a argila, você precisará se familiarizar com o material. Siga estes passos:

a) Forre a mesa e utilize o fio de nylon bem esticado para cortar um pedaço de argila.

Fotografia. Detalhe das mãos de duas pessoas. Uma delas pressiona um fio de nylon, que tem as extremidades presas em pequenos e finos bastões, esticado sobre um bloco de argila que está em cima de uma mesa coberta por uma toalha amarela.

b) A depender da umidade do ar e das suas mãos, você precisará hidratar a argila. Para isso, você pode, às vezes, umedecer as mãos com um pouco de água, com cuidado para não exagerar.

Fotografia. Detalhe das mãos de duas pessoas amassando dois blocos de argila sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela.

c) Comece a modelar livremente com a argila, buscando conhecer a textura e a resistência do material. Teste também os palitos de churrasco e de sorvete para alisar e criar detalhes na argila.

Fotografia. Menina adolescente  com tranças longas em tons de castanho e vermelho, vestindo camiseta rosa. Ao lado dela, menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Eles modelam argila sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela.

d) Depois de conhecer o material, escolha um tema para esculpir. Você pode utilizar o que foi apresentado neste Tema, a representação humana na arte, ou escolher outro. Enquanto experimenta, observe também o que os seus colegas estão produzindo e converse sobre as ideias em curso. Quem sabe vocês encontram um tema complementar para esculpir peças que combinem entre si?

Fotografia. Detalhe das mãos  modelando um rosto em argila sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela, onde há um palito de madeira.
Fotografia. Sobre fundo cinza, detalhe de mãos segurando a escultura de um rosto humano modelado em argila.
Estudantes adolescentes fazendo escultura em argila. São Paulo, 2022.

  

2. Agora, você e seus colegas vão criar um molde.

Material

  • Ataduras gessadas ou pedaços de atadura, ou equivalente
  • 1 pacote de 1 quilograma de gesso
  • 2 potes de sorvete, ou equivalentes, com água
  • 1 objeto que dará fórma ao molde
  • Vaselina
  • Jornal e fita-crepe para forrar a mesa
  • Colher de pau
  • Máscaras descartáveis

Procedimentos

a) Em grupo de quatro estudantes, forrem as mesas e untem o objeto escolhido com a vaselina. Esse objeto não pode ter muitos detalhes, para que o molde não fique preso nele.

Fotografia. Detalhe de mãos segurando uma atadura acima de um pote com água sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela. Ao lado, há um rolo de ataduras, pedaços de ataduras e uma maçã.

b) Molhem a atadura gessada com água e, aos poucos, envolvam o objeto de referência do molde com essas ataduras. Elas devem criar uma capa que, ao secar, será o molde. Importante: deixem uma faixa lateral sem forrar para poder retirar o objeto de dentro do molde.

Fotografia. Menino adolescente de cabelo preto, vestindo camiseta vermelha. Com as duas mãos, ele aplica ataduras molhadas em uma  maçã sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela, onde há um pote com água e algumas ataduras espalhadas.

c) Depois de criar uma camada firme de gesso para o molde, deixem secar. Assim que secar. retirem o objeto de dentro do molde.

Fotografia. Detalhe das mãos de uma pessoa  removendo a metade superior de um molde de gesso, com a forma de uma maçã, sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela.

Se o molde rachar um pouco, não tem problema, basta corrigir a falha com um pouco mais de atadura gessada.

d) Agora, vocês prepararão um pouco de gesso. Coloquem as máscaras descartáveis. Coloquem no pote o equivalente a uma caneca de água e depositem o gesso aos poucos, mexendo com a colher de pau.

Fotografia. Detalhe de duas maõs mexendo um mistura de gesso em um pote transparente com uma colher de madeira. O pote está apoiado sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela, onde há duas metades de um molde de gesso em formato de maçã.

e) Quando o gesso estiver pronto, coloquem dentro do molde. O molde estará hidratado com a vaselina, por isso a peça não ficará presa a ele. Vocês devem sacodir o molde preenchido pelo gesso delicadamente, para ocupar as áreas vazias e depois, deixem secar para retirar a peça do molde na aula seguinte. Como será que as peças moldadas pelo seu grupo ficarão?

Fotografia. Detalhe de maõs depositando, com uma colher de madeira,  um mistura de  gesso dentro de uma das metades de um molde  em forma de maçã.
Fotografia. Sobre fundo cinza, menino de cabelo preto, vestindo camiseta vermelha, segura uma escultura de gesso em forma de maçã.
Estudante produzindo escultura em gesso. São Paulo (São Paulo), 2022.

Glossário

Anatomia
: área do conhecimento que estuda os elementos que compõem o corpo humano.
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