Unidade 4  Representações visuais do corpo humano

Fotografia. Sobre fundo branco, quatro esculturas realistas vistas de frente, dispostas duas a duas, lado a lado. 
No alto, à esquerda, escultura realista do rosto de um bebê, com pouco cabelo castanho e sobrancelhas claras. Ao lado, à direita, escultura realista realista do rosto de um homem adulto jovem, com cabelos castanhos curtos,  sobrancelhas espessas e algumas rugas horizontais na testa. 
Abaixo, à esquerda,  escultura realista do rosto de um homem idoso calvo com bigode e sobrancelhas espessas e rugas na testa, nos olhos e entre as sobrancelhas. Ao lado,  à direita, escultura  de um crânio humano esbranquiçado, com um pequeno símbolo vermelho no meio da testa. Em todas as esculturas, os olhos e a boca estão fechados.
CARAMELLO, Giovani. Samsara. 2014. Esculturas de alumínio, resina e cabelos sintéticos, fibra de vidro e tinta acrílica, dimensões variadas. Coleção particular.

Nesta Unidade:

TEMA 1 Obras que parecem ganhar vida

TEMA 2 A representação do corpo humano na arte

TEMA 3 Surrealismo nas artes visuais

TEMA 4 Entre retratos e autorretratos

Respostas e comentários

Competências da Bê êne cê cê

As competências favorecidas nesta Unidade são:

Competências gerais: 2, 4, 7, 8, 9 e 10.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: 1, 3, 4 e 6.

Competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental: 1, 2, 4, 5, 6 e 7.

Objetos de conhecimento e habilidades da Bê êne cê cê

As habilidades favorecidas nesta Unidade são:

Artes visuais

Contextos e práticas

(ê éfe seis nove á érre zero um)

(ê éfe seis nove á érre zero dois)

(ê éfe seis nove á érre zero três)

Elementos da linguagem

(ê éfe seis nove á érre zero quatro)

Materialidades

(ê éfe seis nove á érre zero cinco)

Processos de criação

(ê éfe seis nove á érre zero seis)

(ê éfe seis nove á érre zero sete)

Sistemas da linguagem

(ê éfe seis nove á érre zero oito)

Artes integradas

Contextos e práticas

(ê éfe seis nove á érre três um)

Processos de criação

(ê éfe seis nove á érre três dois)

Matrizes estéticas e culturais

(ê éfe seis nove á érre três três)

Arte e tecnologia

(ê éfe seis nove á érre três cinco)

Sobre esta Unidade

Como continuidade à trajetória de autopercepção e uso do potencial criativo do corpo nas linguagens das Unidades anteriores, a última Unidade enfatiza a representação humana nas artes. Em primeiro lugar, a linguagem tridimensional (moldagem e modelagem) é trabalhada com ênfase no hiper-realismo e nos seus usos pela cultura visual (em animações, games), mas também em diálogo com os meios digitais e os usos das técnicas de escultura aplicados a outros campos da vida social e da ciência. A representação da figura humana é discutida tendo em vista os diferentes usos e significados em cada época e sociedade, com atenção à temática da representatividade negra na arte. Contudo, para além da representação da aparência das pessoas, também a sua subjetividade na arte é tematizada: a vanguarda surrealista, com todas as técnicas próprias e em sua conexão com a psicanálise, é tematizada tendo em vista a representação das emoções, da personalidade e dos sonhos. Por fim, o tema do retrato e autorretrato é discutido, em sua intensa conexão com o advento das redes sociais e com atenção aos riscos que a produção e a circulação de imagens de si representam para as crianças e jovens, tendo em vista a privacidade e a segurança na internet como direito da criança e do adolescente. As reflexões da Unidade se articulam com diferentes propostas de experimentação: moldagem e modelagem, representação da turma em desenho e fotografia, a cubomania e, por fim, um autorretrato feito de colagem.

De ôlho na imagem

Fotografia. Sobre fundo branco, quatro esculturas de rostos e de um crânio humanos dispostas lado a lado, vistas de perfil.  As fotografias mostram as esculturas em perspectiva. Na foto superior, os rostos são vistos pelo angulo da direita, nessa ordem:  rosto de um bebê, com pouco cabelo castanho e sobrancelhas claras;  rosto de um homem adulto jovem, com cabelos castanhos curtos,  sobrancelhas espessas e algumas rugas horizontais na testa;  rosto de um homem idoso calvo com bigode e sobrancelhas espessas e rugas na testa, nos olhos e entre as sobrancelhas;  um crânio humano esbranquiçado, com um pequeno símbolo vermelho no meio da testa. Em todas as esculturas, os olhos e a boca estão fechados
Na fotografia inferior,  o angulo se inverte e a face mostrada dos rostos das esculturas é a esquerda.
CARAMELLO, Giovani. Samsara. 2014. Esculturas de alumínio, resina e cabelos sintéticos, fibra de vidro e tinta acrílica, dimensões variadas. Coleção particular.

Faça no diário de bordo.

  1. O que chama sua atenção nas imagens reproduzidas nesta página e na abertura da Unidade?
  2. Há semelhanças entre os rostos representados? Há diferenças?
  3. De quem seriam os rostos representados? Seriam de pessoas diferentes? Ou seriam de uma mesma pessoa?
  4. Por que, em sua opinião, o artista teria representado em uma das extremidades da obra um bebê e na outra extremidade um crânio?
  5. Qual é o título desse trabalho?
  6. As fotografias da abertura da Unidade e desta página mostram diferentes ângulos da obra. O que esses diferentes ângulos revelam sobre Samsara?
  7. Você imagina como esse trabalho foi feito?
  8. Essa obra causa algum impacto em você? Em caso afirmativo, descreva-o para os colegas.
  9. Com base em suas interpretações e na dos colegas, que novos títulos você daria a essa obra?
Respostas e comentários

De olho na imagem

Nesta página são apresentados dois ângulos da obra Samsara para que os estudantes percebam a tridimensionalidade e possam observar os diferentes elementos das esculturas que a compõem.

Esse pode ser um bom mo­mento para realizar uma ava­liação diagnóstica, isto é, para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes para lidar com o contato com re­ferências artísticas como essa, com o tema da representação da figura humana e com as ar­tes como um campo de (auto)expressão e trabalho.

Aproveite para mapear os principais interesses do grupo com as artes para, ocasional­mente, adaptar conteúdos e propostas desta Unidade, de modo a reconhecer e valori­zar as experiências e os interes­ses dos estudantes.

1. Incentive os estudantes a observar a imagem com atenção. Deixe que apresentem livremente suas primeiras impressões a respeito da criação artística de Giovani Caramello. Caso tenham dificuldade para perceber, comente que o trabalho é composto de quatro “partes”.

2. Peça aos estudantes que observem os detalhes de cada escultura e que busquem identificar as semelhanças e as diferenças entre elas.

3. Incentive os estudantes a elaborar hipóteses sobre quem seriam as pessoas representadas na obra. Pergunte a eles se haveria alguma ligação entre elas. Após ouvir as considerações e as hipóteses elaboradas por todos, destaque que as esculturas do centro evidenciam que se trata da representação de um homem. Os dois primeiros rostos mostram certa semelhança na boca e no queixo, sugerindo tratar-se da mesma pessoa, o que pode ser comentado com os estudantes. Caso ninguém mencione, comente que se trata da mesma pessoa, mas em fases diferentes da vida.

4. Ouça as opiniões dos estudantes. É possível que eles mencionem que o artista quis representar o início (nascimento) e o fim (morte) da vida de uma pessoa – no caso, o homem representado na obra. Chame a atenção para as marcas de expres­são da testa, um elemento que exemplifica a passagem do tempo.

5. Após os estudantes identificarem que o título da obra é Samsara, pergunte se conhecem essa palavra ou se já a ouviram em algum lugar. Comente que a palavra samsara tem origem no sânscrito, que é a língua ancestral da Índia e do Nepal. Explique que ela pode ser traduzida, de uma maneira simples, como “movimento contínuo“, e que está relacionada às diferentes fases da vida. Se julgar oportuno, aproveite para destacar a importância do uso da legenda em obras de arte. Caso ache pertinente, retome os dados básicos de uma legenda (autor, título da obra, data, técnica e custódia) e explique-lhes que em exposições de arte haverá também esse tipo de identificação acompanhando a obra.

6. Retome a imagem da abertura da Unidade e peça aos estudantes que a comparem com as da página 114. Caso eles não percebam, explique que, na abertura, a obra é retratada frontalmente e, na página 114, é representada por uma vista mais lateral pelas fotografias. Conduza a leitura de modo que eles percebam que essas diferenças revelam a tridimensionalidade das peças que compõem a obra. Comente, então, que cada uma dessas peças é uma escultura.

7. Incentive os estudantes a elaborar hipóteses sobre o processo de produção das esculturas que compõem a obra. Após ouvir suas considerações, peça que leiam a legenda e identifiquem a técnica e o material utilizado pelo artista. Solicite também que elaborem hipóteses a respeito do processo de criação de Giovani Caramello. Conclua informando que esse processo será apresentado ao longo da Unidade.

8. É importante considerar que o julgamento estético é o momento de finalização da leitura. Nessa hora, os estudantes poderão falar sobre os critérios que usaram para emitir seus juízos. Não há respostas certas ou erradas e, por isso, todas devem ser acatadas e valorizadas.

9. Incentive os estudantes a atribuir um novo título para a obra ou para cada uma das esculturas que a compõem. Nesse momento, eles poderão ressignificar a criação artística de Giovani Caramello.

Artista e obra

Giovani Caramello

A obra Samsara é de autoria de Giovani Caramello, artista que se dedica ao estudo e à produção de diferentes técnicas das artes visuais, como o desenho e a escultura.

Na adolescência, Caramello já gostava de desenhar e, ao concluir o Ensino Médio, começou a se dedicar à criação de animações digitais em 3D, aquelas que vemos, por exemplo, em desenhos animados e em jogos de videogame. Foi assim que seus desenhos saíram do papel e passaram a ocupar as telas dos computadores.

No entanto, a experiência artística de Giovani Caramello ainda estava em construção, e ele decidiu se dedicar às esculturas. Para isso, usou todo o seu conhecimento sobre animações digitais em 3D e estudou anatomiaglossário para aprofundar sua compreensão do corpo humano.

Giovani Caramello já realizou exposições em diversos espaços públicos e privados, e a cada ano sua obra se torna mais reconhecida no Brasil e no exterior. O seu trabalho anuncia o tema que será abordado ao longo desta Unidade: a representação humana na arte.

Fotografia. Homem jovem, de cabelo, barba e bigode castanhos, óculos de armação arredondada, vestindo camiseta branca, jaqueta verde e calça preta, está sentado em uma mureta com peças decorativas amarelas em frente à varanda de uma casa de paredes cinza. Ele sorri e tem as mãos unidas com os dedos entrelaçados sobre  as  pernas cruzadas.
Giovani Caramello diante da galeria que expõe suas obras, em São Bernardo do Campo (São Paulo). Fotografia de 2017.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Você viu que Giovani Caramello começou a se dedicar à arte muito cedo. E você, também tem interesses artísticos específicos? Gosta de cantar, desenhar, atuar, dançar? Converse sobre os seus principais interesses artísticos com os colegas.

Respostas e comentários

Foco na linguagem

Incentive os estudantes a falar de suas experiências e preferências. Aproveite para desmistificar a ideia de que o artista está distante da realidade das pessoas e mostre a eles que todos podem – com dedicação e estudo – aperfeiçoar suas habilidades artísticas.

Tema 1  Obras que parecem ganhar vida

As fases da vida

Na obra que conhecemos nas páginas anteriores, o artista visual Giovani Caramello apresenta sua visão a respeito do ciclo de vida dos seres humanos, desde o nascimento até a morte.

A passagem do tempo e as transformações que ocorrem no corpo humano são temas frequentemente abordados por Giovani Caramello em suas criações artísticas. Observe a obra retratada nas fotografias desta página.

Fotografia. Três ângulos distintos (frontal, à direita e à esquerda) da escultura de um menino adolescente de cabelo ruivo, sem camisa, descalço e de bermuda cinza, em pé, com os braços esticados ao longo do corpo e aparentando expressão desanimada. Ele veste uma capa de super herói preta, com duas orelhas de morcego. A capa é curta e pequena.  A escultura está sobre um pedestal retangular branco.
CARAMELLO, Giovani. Sozinho. 2014. Escultura de resina e cabelos sintéticos, silicone, tinta acrílica e tecido de algodão e poliéster, 85 por 25 por 18 centímetros. Coleção particular.
Fotografia. Três ângulos distintos (frontal, à direita e à esquerda) da escultura de um menino adolescente de cabelo ruivo, sem camisa, descalço e de bermuda cinza, em pé, com os braços esticados ao longo do corpo e aparentando expressão desanimada. Ele veste uma capa de super herói preta, com duas orelhas de morcego. A capa é curta e pequena.  A escultura está sobre um pedestal retangular branco.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. Observe as imagens da obra Sozinho e responda às questões a seguir.
    1. Em sua opinião, qual seria a idade da pessoa representada nessa escultura? Como ela está vestida?
    2. Por que Giovani Caramello teria dado o título Sozinho a essa obra?
Respostas e comentários

Objetivos

Entender a diferença entre bidimensionalidade e tridimensionalidade.

Conhecer as principais características do hiper­-realismo.

Conhecer esculturas hiper-realistas.

Interessar-se pela história da arte.

Valorizar obras de arte de diferentes períodos históricos.

Experienciar a criação de esculturas.

Experienciar a criação de produções artísticas de modo individual.

Desenvolver a autoconfiança e a autocrítica por meio da experimentação artística.

Habilidades favorecidas neste Tema

(ê éfe seis nove á érre zero um), (ê éfe seis nove á érre zero dois), (ê éfe seis nove á érre zero três), (ê éfe seis nove á érre zero quatro), (ê éfe seis nove á érre zero cinco), (ê éfe seis nove á érre zero seis), (ê éfe seis nove á érre zero sete), (ê éfe seis nove á érre zero oito), (ê éfe seis nove á érre três um) e (ê éfe seis nove á érre três cinco).

Contextualização

As animações 3D, possivelmente, fazem parte do imaginário estético dos estudantes, dado o contato pela televisão, por games ou pelo cinema. Para despertar o interesse pelo conteúdo do Tema 1, convoque-os a compartilhar o seu repertório em grupo.

Você pode fazer algumas perguntas para incentivá-los, como:

Vocês conhecem exemplos do cinema, dos games ou da que pareçam ser feitos do mesmo modo? Quais?

Vocês sabem como são feitas animações com bonecos parecidos com essa escultura?

Peça a eles que compartilhem e destaquem aquilo de que mais gostam nessas referências.

Depois dessa conversa, explique como as técnicas da arte são aplicadas em outros campos, como todos aqueles da cultura visual já citados cinema, games etcétera

Na medida do possível, é sempre importante buscar correspondência entre os conteúdos do livro, a vida dos estudantes e o seu repertório cultural, para mediar a aprendizagem e fazer da arte uma ferramenta para a leitura de mundo dos estudantes.

É importante ressaltar que ao longo desta Unidade, nas legendas, as dimensões das esculturas serão apresentadas na seguinte ordem: altura, largura e profundidade.

Foco na linguagem

1. a) Auxilie os estudantes na leitura das imagens feitas de três ângulos diferentes da obra Sozinho. Incentive-os a falar sobre cada questão. É possível que eles mencionem que é uma criança. Depois, chame a atenção deles para o fato de que a capa do menino parece estar curta, o que indica que não lhe serve mais. Caso os estudantes não identifiquem isso, mencione que esse é um acessório de super-heróis (nesse caso, o Batman). Conclua informando que uma das possíveis leituras dessa obra é que ela representa um adolescente.

b) Incentive os estudantes a expressar livremente suas opiniões e a justificar suas interpretações, pedindo a eles que expliquem suas ideias.

Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello

Ao criar suas obras, muitos artistas contemporâneos pesquisam diversas referências, estudam a arte de diferentes épocas e de distintos lugares e acompanham o trabalho de outros artistas. Uma das referências do artista Giovani Caramello é a obra do pintor e desenhista gústaf climt (1862-1918). Em muitas de suas obras, Klímt representou o corpo feminino. Observe, por exemplo, a pintura reproduzida a seguir.

Pintura. Sobre fundo escuro em tons de marrom e preto, duas mulheres e uma menina são representadas nuas e na vertical. Um delas, à esquerda,  uma mulher idosa, magra, com cabelos longos, grisalhos e ondulados, pele em tons de bege escuro, costelas à mostra, barriga saliente, seios flácidos e mãos enrugadas. Ela cobre o rosto com a mão esquerda, abaixando a cabeça, e mantém o outro braço estendido  ao lado do corpo. Ao lado dela, retratada de frente, há uma mulher jovem, de cabelos longos loiros e ondulados, com a pele em tom esbranquiçado, seios pequenos à mostra, magra,   aconchegando uma criança nua em seu colo. Ela segura a menina com o braço esquerdo e inclina a cabeça para o lado, apoiando o rosto sobre a cabeça  da menina, de pele esbranquiçada e cabelos curtos castanhos e  cacheados, que se aninha em seu colo. Ambas estão de olhos fechados.  Nos cabelos das três mulheres há diversas flores em tons de dourado, laranja e amarelo e formas geométricas circulares  em tons de azul, branco, preto e amarelo.
. As três idades da mulher. 1905. Óleo sobre tela, 180 por 180 centímetros. Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Roma, Itália.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. Observe a pintura reproduzida nesta página e responda às questões a seguir.
    1. Quantas figuras humanas são representadas nessa obra? Que idade você daria a cada uma delas?
    2. Você consegue estabelecer alguma semelhança entre a obra desta página e a obra Samsara, de Giovani Caramello, apresentada na abertura desta Unidade?
Respostas e comentários

As fases da vida como tema

Comente com os estudantes que, na história da arte, há diversos exemplos de artistas que criaram obras para retratar as fases da vida. Se for possível, apresente a eles As idades e a morte (1541-1544), de Râns Baldung Grien, disponível no site do Museo del Prado, em: https://oeds.link/qJO21H. Acesso em: 24 maio 2022.

Se for possível, proponha uma leitura mais aprofundada de As três idades da mulher. Indique as texturas presentes na obra. Encaminhe o olhar dos estudantes de modo que eles percebam que os elementos formais da composição reforçam a escolha temática. Explique que, nessa pintura, gústaf climtcria um estranhamento visual ao apresentar as figuras, em primeiro plano, como se estivessem dentro de uma cápsula ou bolha, alheia ao fundo vazio da composição. Dentro desse espaço, uma jovem mulher segura a criança e está envolta em um tipo de véu ornamentado com uma textura de fórmas azuladas. Essasfórmas se opõem, em harmonia complementar direta, com o espaço reservado à velha mulher, pleno de texturas predominantemente em tons alaranjados e dourados. Dessa maneira, ao mesmo tempo que estabelece uma íntima relação entre as personagens, a nossa percepção visual as separa.

Depois de conduzir essa interpretação da composição, pergunte aos estudantes:

Como vocês interpretam essa imagem? O que ela pode significar para vocês?

Vocês acham que o corpo humano foi representado de modo idealizado ou que as marcas do tempo estão aqui representadas? O que vocês pensam sobre isso?

Vocês conhecem outros exemplos, na arte ou na vida, em que a gente tente representar o corpo e a figura humana de um jeito idealizado, em oposição a esse tipo de pintura? Se sim, quais são esses exemplos?

É possível instaurar uma conversa sobre a idealização do corpo e da beleza, destacando que essa referência do artista não esconde, mas justamente revela, os efeitos do tempo e das emoções sobre o corpo humano.

Foco na linguagem

1. a) Incentive os estudantes a responder livremente. Espera-se que eles concluam que a obra apresenta três mulheres em diferentes idades: como criança, como jovem e idosa. Deixe que eles atribuam a idade a cada uma dessas mulheres. O importante é que percebam que cada uma delas retrata uma etapa da vida (a infância, a idade adulta e a velhice).

b) Espera-se que os estudantes comentem que, nessas duas obras, o tema é o ciclo da vida, destacando que, em ambas, os artistas evidenciam a passagem do tempo e as transformações do corpo humano.

A linguagem tridimensional

As obras de Giovani Caramello, que conhecemos nas páginas anteriores, são esculturas. A escultura é uma fórma de expressão artística que se caracteriza pela criação de objetos tridimensionais (objetos que têm altura, largura e profundidade).

A imagem reproduzida a seguir mostra uma vista lateral de Rei do ego, escultura de Giovani Caramello. Observe-a e identifique as três dimensões que caracterizam as esculturas: a altura, a largura e a profundidade.

Fotografia. Imagem de perfil da escultura de um menino em pé, com os braços cruzados sobre o peito, de cabelo castanho e coroa dourada sobre a cabeça voltada para a frente. Ele veste apenas cueca branca. Uma linha vertical com setas nas extremidades indica 'Altura'. Na base da escultura, há duas linhas horizontais também com setas nas extremidades: uma em frente aos pés, indica 'Largura' e outra, na lateral do pé direito, indica 'Profundidade'.
CARAMELLO, Giovani. Rei do ego. 2015. Escultura de resina e cabelos sintéticos, poliuretano, silicone, tinta acrílica, coroa de plástico com pintura automotiva e tecido de algodão, 70 por 25 por 18 centímetros. Coleção particular.

As esculturas podem ser criadas com diferentes materiais, como barro, gesso, cera, mármore, bronze, madeira, entre outros. O trabalho realizado por um escultor é o de dar fórma à matéria escolhida por ele. Para isso, ele pode usar diferentes métodos, como esculpir ou modelar. A diferença básica entre o processo de esculpir e o de modelar é que, no primeiro, há a remoção de matéria, enquanto no segundo há a adição de matéria. Essas são algumas das técnicas que Caramello utiliza na produção de suas esculturas.

Respostas e comentários

Contextualização

Auxilie os estudantes na identificação das três dimensões dafórma espacial na reprodução da obra de Giovani Caramello. As ilustrações reproduzidas a seguir mostram a diferença entre “bidimensional” e “tridimensional”. Se for possível, reproduza a imagem na lousa quando for apresentar esses conceitos aos estudantes.

Ilustração. Um quadrado cinza bidimensional. Na base, há uma seta direcionada para a direita com o texto 'Largura' e uma seta na lateral esquerda, direcionada para cima, com o texto 'Altura'. Ilustração. Um cubo cinza tridimensional. Na base, há uma seta direcionada para a direita com o texto 'Largura', na lateral esquerda, uma seta direcionada para cima, com o texto 'Altura' e para trás, uma seta com o texto 'Profundidade'.

Se possível, estabeleça uma comparação da escultura com obras bidimensionais – que têm como dimensões a altura e a largura –, como a pintura, o desenho e a fotografia.

Converse com os estudantes sobre exemplos do cinema 3D. Convoque-os novamente a resgatar exemplos do seu imaginário e repertório, oriundos da , dos games e do cinema. Dessa vez, você deverá focar não na escuta e na coleta desse repertório, mas na compreensão do conceito de tridimensionalidade com base em exemplos que eles já conhecem. Isso ajudará a entender a diferença entre a linguagem bidimensional (duas dimensões, do papel, como no caso do desenho e da pintura) e tridimensional (esculturas, mas também modelagem 3D no computador, usada em animações, por exemplo).

Explique aos estudantes que o gesso é utilizado desde a Antiguidade para a moldagem de esculturas e que ainda está presente na produção dos escultores contemporâneos. Comente que o gesso é oriundo do minério de cálcio, apresentado em sulfato de cálcio hidratado. Quando misturamos esse material com aproximadamente dois terços do seu peso em água, obtemos uma massa plástica, que sofre expansão, endurece em poucos minutos e propicia a reprodução dasfórmas desejadas para o objeto. Essa técnica de moldagem em gesso será testada na seção Experimentações, na página 126.

Por dentro da arte

O processo de criação de Giovani Caramello

Para criar suas esculturas, o artista Giovani Caramello utiliza diferentes técnicas, entre elas a modelagem e a moldagem. Você já ouviu falar sobre essas técnicas para fazer esculturas?

A modelagem

Para criar a escultura Rei do ego, em primeiro lugar, Giovani Caramello fez algumas fotografias de um menino que tinha a idade que ele queria representar em sua obra. Em seguida, ele usou uma base de arame e alumínio para dar fórma ao corpo da escultura (fotografia 1). Depois, o artista deu início ao processo de modelagem da escultura usando plastilina (um tipo especial de argila), criando aos poucos as fórmas e os volumes da peça (fotografias 2 a 4).

Na escultura, a fórma corresponde aos limites exteriores do corpo ou do objeto que está sendo criado. A fórma tem volume, ou seja, ela delimita o espaço tridimensional total ocupado pela peça, com altura, largura e profundidade.

Observe as fotografias reproduzidas a seguir.

Fotografias. Sequência de quatro fotografias, numeradas de 1 a 4, que retratam o processo de produção da escultura de um menino. 1: O artista, homem jovem de cabelo, barba e bigode castanhos e óculos de armação retangular preta, vestindo camiseta e bermuda pretas, fixa argila modelando a silhueta de um corpo de menino em uma estrutura de metal, sobre uma pequena bancada, enquanto observa fotografias em preto e branco de um menino em diversos ângulos, com os braços cruzados sobre o peito. As fotografias estão fixadas em um mural com cavalete e, ao lado dele, há uma luminária e diversos materiais sobre uma mesa. 2: O artista observa a escultura modelada em argila. Ao lado, um mural com fotografias de um menino. Ao fundo, uma mesa com diversos materiais. 3: O artista modela os braços da escultura com argila. Ao lado, um suporte  com fotografias em preto e branco de um menino em vários ângulos. Ao fundo, uma mesa com diversos materiais. 4: O artista modela a cabeça da escultura, que apresenta volume maior ao retratado nas imagens anteriores. Ao fundo, há um cavalete com fotografias em preto e branco de um menino em diversos ângulos, com os braços cruzados sobre o peito.

Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.

Respostas e comentários

Por dentro da arte

Esta e as próximas páginas serão dedicadas a apresentar e explicar dois procedimentos escultóricos, utilizados não apenas na arte, mas também na indústria. São eles: modelagem e moldagem. O exemplo utilizado será, ainda, o do artista Caramello. No entanto, ao ler as páginas da seção com os estudantes, verifique como se dá a compreensão da técnica, traçando paralelos com o repertório que eles já têm.

A modelagem

Comente com os estudantes que a modelagem é uma maneira de fazer escultura. Pergunte a eles se conhecem materiais com os quais é possível moldar uma escultura. A argila, o gesso e a massinha são exemplos desses tipos de material.

No exemplo do artista Caramello, observe que a modelagem é o primeiro procedimento.

Pergunte aos estudantes por que o artista precisa criar uma estrutura interna para a peça. Explique-lhes que a estrutura é necessária para sustentar o peso da peça, para que ela não quebre. Partindo de uma “armadura”, uma espécie de esqueleto para sustentar as fórmas escultóricas, que pode ser feita de madeira ou de metal, aplica-se a massa, construindo aos poucos o volume da peça, dando fórma para a peça no espaço, em suas várias dimensões – altura, largura, profundidade. É como se constrói, molda a peça.

Para fazer a moldagem, para dar um acabamento melhor, é necessário usar instrumentos: espátulas; estacas, que podem ser de madeira, cerâmica ou metal. Essas ferramentas precisam ter pontas para executar diferentes funções: adicionar massa, retirar massa, fazer cortes, criar detalhes e relevos.

Há outros procedimentos de modelagem, como a em 3D, no computador, por meio da qual uma peça pode ser impressa, materializada. Para isso, utiliza-se uma impressora 3D.

Sugestão de atividade

Se desejar aprofundar a conversa, peça aos estudantes que façam uma pesquisa sobre a modelagem e a impressão 3D.

Para isso, você poderá dividi-los em duplas ou trios e usar a sala de informática da escola ou recursos de pesquisa em celulares. Peça a eles que procurem reportagens e vídeos sobre o tema e que vejam e anotem as informações que acharem mais relevantes.

Essa sugestão de pesquisa antecipa a proposta de pesquisa e seminário da seção Arte e muito mais da página 124. Aqui, eles identificarão o que são essas tecnologias para, depois, reconhecer e compartilhar por meio de um seminário as suas possíveis aplicações sociais.

A moldagem

Após modelar as fórmas da escultura em plastilina, o artista utilizou essa peça modelada para criar moldes (fotografia 5). Esses moldes são compostos de diversas camadas. Ele inicia pela camada de silicone, depois usa fibra de vidro e, em alguns casos, faz uma camada de gesso ou de outros materiais com os quais conseguirá obter a estrutura e o nível de detalhes desejados para a obra (fotografias 6 e 7).

Após a finalização do molde e sua abertura, a peça inicialmente modelada em plastilina é descartada e o artista fica apenas com o molde do “negativo” da obra. Observe as fotografias reproduzidas nesta página.

5: O artista, vestido com blusão bege, usa máscara de proteção e luvas de látex e aplica, com um pincel, um produto químico transparente sobre partes da escultura (braços e cabeça) que estão dentro de moldes sobre duas bancadas.
6: O artista, vestido com blusão bege, usa máscara de proteção e luvas de látex e aplica, com um pincel, um produto químico transparente sobre o corpo da escultura, que está sem os braços e a cabeça, apoiada em um suporte, sobre uma pequena bancada.
7: O artista, vestido com um blusão azul, retoca a escultura do corpo, que está sem os braços e a cabeça, apoiada em um suporte, sobre uma pequena bancada.
Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.

A cópia

Depois de concluir a etapa dos moldes, Caramello utiliza o molde do “negativo” da peça para fazer a cópia, no material pretendido, do que será a obra final. O artista injeta no molde o material escolhido – no caso da obra Rei do ego, o silicone – e espera o tempo de secagem do material (fotografia 8).

Finalizada a secagem, Caramello tem em mãos as peças do corpo da escultura. Inicia-se então a fase de caracterização e de finalização da peça.

Fotografia. Imagem 8 de uma sequência fotográfica que retrata o processo de produção da escultura de um menino.
Mãos do artista, que veste blusão azul e calça preta com manchas de tinta, modelam uma peça da escultura em um suporte apoiado em uma pequena bancada à frente dele, sobre a qual há uma luminária acesa e diversos instrumentos utilizados pelo escultor.
Giovani Caramello no processo de produção da escultura Rei do ego, em 2015.
Respostas e comentários

A moldagem

Agora, os estudantes serão introduzidos ao procedimento da moldagem.

Pergunte-lhes se eles sabem o que é um molde. Para situá-los, caso não saibam, use os ovos de páscoa ou outro exemplo mais apropriado para o contexto cultural deles.

A moldagem é uma sequência de ações visando realizar moldes. Tradicionalmente, o gesso era utilizado para esse fim, mas atualmente outros tipos de material estão disponíveis, como o silicone e a fibra de vidro. Quando secos e prontos, esses moldes são utilizados para a criação das fórmasescultóricas em seu material definitivo.

O procedimento utilizado pelo artista é bastante complexo, mas, em geral, na arte e também na indústria, ele pode ser mais simples. Nesse exemplo, o artista utiliza, como vemos nas fotografias, o que chamamos de método indireto: ele realiza a escultura em plastilina (argila especial); depois, elabora os moldes, separando as partes mais delicadas, como braços e cabeça, para replicar a obra realizada anteriormente em silicone. Por fim, a peça receberá um minucioso acabamento de pintura e caracterização, mostrado na sequência fotográfica da página 121.

A moldagem é utilizada para fazer peças com os mais diversos tipos de material. Ela pode ser usada tanto para a criação de peças muito delicadas, como pingentes de metal, quanto para grandes esculturas de cobre e de bronze.

A finalização

Com as partes da escultura obtidas dos mol­des confeccionados na etapa anterior, Caramello passa então para a etapa de finalização do trabalho. Nessa etapa, ele vai pintar as peças, colá-las e inserir elementos, como os fios de cabelo, os olhos de resina, a coroa e o tecido que vai se transformar no vestuário do menino representado na escultura. Observe as fotografias 9 a 14.

9: O artista, vestido com gorro e agasalho pretos e com máscara de proteção, está sentado à frente de uma bancada, sobre a qual há peças da escultura (cabeça e braços), lixando o tronco da figura.
10: O artista, vestido com blusão preto, retoca, com um pincel fino, a escultura de um menino de braços cruzados sobre o peito, que está sobre uma pequena bancada à frente do artista. Ao fundo, há um cavalete com fotografias em preto e branco, em diversos ângulos, de um homem de torso nu, com os braços estendidos ao longo do corpo.
11: O artista segura a cabeça da escultura com a mão esquerda e, com a direita, retoca com o pincel os contornos do rosto da escultura, utilizando um instrumento para trabalho com precisão, uma aba presa à cabeça, que tem uma lâmpada e lentes de aumento.
12: As mãos do artista aplicam fios de cabelo na parte posterior da escultura da cabeça, apoiada em um tecido branco dobrado. Os primeiros fios estão alinhados próximo à nuca da figura.
13: O artista, vestido com camiseta cinza, monta as peças da escultura do corpo de um menino de braços cruzados sobre o peito, posicionando a cabeça da figura, já com todos os fios de cabelo nela aplicados.
14: O artista, vestido com camiseta cinza, retoca com um pincel fino a conexão da cabeça e do corpo da escultura de um menino, que está com os braços cruzados sobre o peito e veste apenas uma cueca branca.
Giovani Caramello no processo de finalização da escultura Rei do ego, em 2015.
Respostas e comentários

A finalização

Existe uma diversidade de usos dessas técnicas escultóricas: da criação de monumentos públicos até a produção de joias; da reprodução de objetos utilitários até a fabricação de peças na indústria.

No exemplo do artista Caramello, no entanto, a técnica é aplicada à arte hiper-realista, que será trabalhada nas próximas páginas.

Por isso, as imagens apresentam um acabamento feito com muita minúcia e riqueza de detalhes, para gerar a impressão mais realista possível.

Comente com os estudantes que o trabalho para realizar uma escultura desse tipo é todo artesanal. Depois das etapas de modelagem e moldagem, o artista retira a peça do molde para iniciar a finalização da escultura. É necessário limpar bem as peças, retocá-las, caso haja algum defeito, para depois unir todas as partes.

Os cabelos são aplicados à mão, fio a fio, e os olhos, geralmente feitos de vidro, são colocados e, por vezes, colados. Inicia-se, então, o trabalho de pintura: cada marca do rosto, manchas ou sardas da pele, a cor dos lábios, tudo deve ser realizado minuciosamente e com atenção aos detalhes da caracterização da pessoa, levando-se em consideração, por exemplo, a idade e a etnia. Por fim, colocam-se os adereços, que, no caso da escultura Rei do ego, são a peça de vestuário e a coroa sobre a cabeça.

Pergunte aos estudantes se imaginam quanto tempo uma peça como essa leva para ficar pronta. Saliente que pode levar semanas ou meses.

Para instigar os estudantes para a seção Experimentações, pergunte: quais temas vocês gostariam de trabalhar com a modelagem? E com a moldagem? Peça que tomem nota das ideias no diário de bordo para que possam ser retomadas e experimentadas na sala de aula.

O hiper-realismo

As obras que conhecemos nas páginas anteriores são classificadas como hiper-realistas. O Hiper-realismo é uma corrente das artes visuais que surgiu na década de 1960, principalmente entre os artistas estadunidenses. Os artistas hiper-realistas criam obras em que buscam reproduzir com perfeição os detalhes e as proporções do objeto ou da pessoa representada. Observe a riqueza de detalhes das obras retratadas nas imagens reproduzidas a seguir.

Fotografia. Escultura hiper-realista que representa lutador de sumô, um homem com traços asiáticos, corpulento,  cabelos pretos presos em um coque no topo da cabeça. Ele está com as pernas abertas flexionadas, plantas dos pés descalços apoiadas sobre uma base retangular cinza e os braços abertos para os lados, vestindo somente uma faixa preta larga em torno da cintura e entre as pernas.
SALMON, . Sumô. 2009. Escultura de silicone, pigmentos, resina, tecido e cabelos, 295 por 122 por 200 centímetros. Coleção particular.
Fotografia. Escultura hiper-realista que representa um homem indiano, magro, de membros estreitos, com as costelas aparentes sob a pele, de cabelo e bigode pretos. Ele está em postura ereta, com o rosto voltado para a frente, com os braços estendidos junto ao corpo e as mãos espalmadas para a frente, com as plantas dos pés descalços e juntos apoiadas sobre uma base retangular cinza. Ele veste somente um tecido branco envolto no quadril, que se estende da cintura, logo abaixo do umbigo, até a metade das coxas.
SALMON, . Guru . 2015. Escultura de silicone, pigmentos, resina, cabelos, tecido, metal e madeira, tamanho natural. Coleção particular.

As obras desta página são de autoria de Salmon. Ele foi um dos artistas com quem Giovani Caramello estudou escultura.

Os artistas visuais e Dják Key. Çeo trabalham há muitos anos em parceria. Ambos iniciaram a carreira nos Estados Unidos, na indústria do cinema e da televisão, na qual atuavam no departamento de maquiagens especiais – como aquelas feitas em atores de filmes. Depois de vinte anos dedicando-se a essa área, eles decidiram começar a produzir pinturas e esculturas. A experiência com o cinema fez com que ambos utilizassem essa tecnologia (como a fotografia digital e os programas de animação em 3D) em seu processo criativo – outra característica da obra de Giovani Caramello. Podemos perceber, assim, como existe uma relação entre esse tipo de técnica hiper-realista na linguagem escultórica e na indústria do cinema e da animação. Essa é uma aplicação possível das técnicas da arte, que chega a muitos de nós por intermédio da , do cinema e da internet.

Respostas e comentários

Contextualização

Informe aos estudantes que Salmon é britânico e a escultora Dják Key. Çeo, coreana. Ambos são escultores autodidatas e trabalham juntos para produzir esculturas muito detalhadas e realistas para a indústria de efeitos cinematográficos, na cidade de Vancouver, no Canadá. Explique que, na atualidade, para o cinema e as séries televisivas, os efeitos especiais tornaram-se imprescindíveis, particularmente para as produções de ação e ficção científica. Em virtude da especificidade desse trabalho, os artistas se transformaram em exímios escultores hiper-realistas.

Destaque que, nas produções, que levam semanas e até meses para serem concluídas, os artistas utilizam cabelo humano para dar mais vida às esculturas, assim como borracha de silicone, resina, fibra de vidro, tecidos e acrílicos.

Reflexões

Você pode conduzir uma conversa sobre a diversidade dos corpos que vemos representados nessas esculturas: corpos gordos e magros, jovens e velhos, com diversidade étnico-racial.

Pergunte aos estudantes sobre a diversidade de corpos e culturas representadas nos filmes, séries e programas de a que assistem, nos games que jogam, nas capas de revista ou na arte que acessam. Eles costumam ver uma diversidade grande? Quais são os corpos mais representados? Quais não são representados? O que pensam sobre isso?

Problematize as leituras deles e medeie a conversa, acolhendo as opiniões e garantindo que se expressem com respeito entre si e com criticidade.

Proponha que produzam uma reflexão escrita sobre essa conversa e os conteúdos já trabalhados no diário de bordo.

Artista e obra

O trabalho de Rón Mêuk

Na atualidade, um dos escultores hiper-realistas mais conhecidos em todo o mundo é Ron múc. Nascido na Austrália, múc cresceu vendo os pais confeccionando brinquedos. Talvez por essa influência, no início de sua carreira, ele tenha se dedicado à produção de marionetes para filmes, programas de televisão e peças de teatro.

A obra de Ron múc se destaca nas representações da figura humana. Os temas, bem como os materiais e as técnicas, o tornam um artista original e inovador. O realismo empregado por ele em suas obras chama a atenção do público. Observe, por exemplo, a obra mostrada nas fotografias reproduzidas a seguir.

Fotografias de dois ângulos distintos, frontal e inferior, da escultura hiper-realista da cabeça de um homem de cabelo e sobrancelhas espessas castanhos, com a barba por fazer, apoiada sobre uma base retangular branca. Ele está de olhos fechados e apresenta algumas rugas no rosto, como as de alguém que está adormecido, com a cabeça deitada de lado.
Fotografias de dois ângulos distintos, frontal e inferior, da escultura hiper-realista da cabeça de um homem de cabelo e sobrancelhas espessas castanhos, com a barba por fazer, apoiada sobre uma base retangular branca. Ele está de olhos fechados e apresenta algumas rugas no rosto, como as de alguém que está adormecido, com a cabeça deitada de lado.
múc, Ron. Máscara dois. 2001-2002. Escultura de resina de fibra de vidro, cabelos e pelos artificiais, 77,2 por 118,1 por 85,1 centímetros. Coleção do Museu de Arte Moderna de São Francisco, Estados Unidos.
Respostas e comentários

Artista e obra

A escultura Máscara dois é uma representação do rosto do artista Rón Mêuk, ou seja, ela é um autorretrato.

Rón Mêuk nasceu na Austrália, iniciou seu trabalho em Los Angeles, Estados Unidos, e hoje vive em Londres, na Inglaterra. Ele começou sua carreira trabalhando para a indústria cinematográfica, fazendo efeitos especiais para filmes. Hoje, suas obras são conhecidas em todo o mundo, justamente por evocarem situações da vida cotidiana com as quais as pessoas se identificam. Além disso, as peças são de grandes proporções, o que chama ainda mais a atenção para o realismo.

Sugestão de atividade

Proponha uma atividade entre os estudantes:

Separe-os em trios. Peça que façam uma pesquisa sobre a exposição de Ron múc realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil. Eles poderão utilizar a sala de informática da escola ou os seus celulares.

Para fazer a pesquisa, eles poderão buscar reportagens escritas ou em vídeo ou informações no próprio sitedo museu, disponível em: https://oeds.link/S8333r. Acesso em: 24 maio 2022.

Peça a eles que se atentem aos seguintes pontos: (A) o tamanho das peças; (B) os tipos de cenas cotidianas que ele esculpe; (C) a diversidade de corpos que ele esculpe; (D) a intensa visitação dessa exposição.

Depois que eles fizerem essa pesquisa, faça uma roda de conversa. Pergunte a toda a sala o que eles têm a dizer sobre cada tópico anterior. Peça que desenvolvam as reflexões e que comentem outros aspectos que chamaram a atenção deles durante a pesquisa. Pergunte o que pode ter provocado tanta procura por essa exposição, destacando, se necessário, o nível de detalhe que as esculturas apresentam.

O objetivo dessa pesquisa é conhecer um pouco mais sobre o artista e as suas exposições, mas também revelar que o museu é um espaço onde eles podem conhecer a produção artística contemporânea, despertando o interesse e a curiosidade deles para buscar, física ou virtualmente, mais informações sobre o tema.

Arte e muito mais

A modelagem em 3D

Outra característica marcante da obra de Ron múc é que, muitas vezes, o artista confere às suas obras proporções monumentais. Observe a fotografia reproduzida nesta página e compare o tamanho das esculturas com o de uma pessoa em frente a elas.

Atualmente, muitos filmes, animações de e games são feitos com a modelagem 3D em computadores, que podem alcançar altos níveis de hiper-realismo, assim como o das esculturas físicas de Ron múc. Cada vez mais, essa tecnologia se desenvolve de modo a garantir maior riqueza de detalhes. Cada textura, relevo e volume são pensados para proporcionar o maior realismo possível.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Fotografia. Sobre um fundo escuro, uma mulher de cabelos pretos e vestido marrom  está de costas, observando uma escultura em proporções muito maiores que ela. A escultura hiper-realista  representa um casal de idosos, com um guarda-sol colorido ligeiramente inclinado ao lado deles, ambos descalços, como se estivessem em uma praia. A figura da mulher tem cabelo castanho, veste maiô azul-marinho e está com a cabeça levemente inclinada para baixo, voltada para a figura de um homem deitado de costas, usando bermuda bege e marrom, que apoia a cabeça sobre uma das pernas da mulher, estendidas para a frente. Ele está com o braço esquerdo flexionado apoiado sobre a testa.
múc, Ron. Casal sob guarda-sol. 2013. Técnica mista, 300 por 400 por 500 centímetros. Coleção Caldic, Váçenar, Holanda.

Faça no diário de bordo.

Ícone. Tema contemporâneo: CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Organize-se em grupo com seus colegas para realizar uma pesquisa sobre como a tecnologia de modelagem 3D está presente em nossa vida. Além da arte, dos games e do cinema, vocês poderão buscar referência do uso dessa ciência em outros campos, como a arquitetura, a saúde, a fabricação industrial de objetos etcétera Com a orientação do professor, vocês deverão consultar websites, vídeos, podcasts ou artigos para escolher um exemplo, que será compartilhado com a turma toda por meio de um seminário. Lembre-se de registrar a pesquisa no diário de bordo.

Ilustração. Ícone Diário de bordo.
Respostas e comentários

Arte e muito mais

Essa pesquisa está relacionada ao Tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. A proposta pode ser realizada em parceria com o professor de Matemática, visto que a modelagem de objetos e espaços em 3D presume conceitos na interface entre a Arte e a Matemática, como escala e volumetria. Caso a parceria se realize, será preciso que esses conceitos matemáticos sejam introduzidos.

A pesquisa proposta no livro poderá ser realizada na sala de informática da escola ou por meio de celulares.

Separe os estudantes em grupos de até quatro participantes. Busque organizá-los de modo a compensar disparidades no desenvolvimento de habilidades, inclusive a inibição para realizar um seminário. Lembre-se de que a importância do seminário não se dá apenas na sistematização e no compartilhamento dos conteúdos, mas também na organização do grupo e na confiança para expor as ideias diante do coletivo.

Elenque na lousa algumas opções de campos da vida social que podem se beneficiar das tecnologias de modelagem 3D, como aqueles destacados no livro.

Acompanhe os estudantes durante a pesquisa, incentivando-os a buscar fontes diversas e textos multimodais: vídeos, animações, reportagens, podcasts etcétera

Separe uma aula para que os grupos possam apresentar suas pesquisas. Você pode, inclusive, propor um roteiro de perguntas para que eles sistematizem o seminário. Exemplo:

a) Qual campo da vida social é beneficiado pela tecnologia 3D selecionada?

b) Quais fontes foram utilizadas na pesquisa?

c) Qual é o impacto dessas tecnologias nesse campo?

Ao final, peça aos estudantes que usem o diário de bordo para fazer uma reflexão sobre como foi realizar o seminário em grupo e também assistir às apresentações dos colegas.

Os estudantes podem ser avaliados pela articulação entre diferentes fontes de pesquisa, esforço para sistematizar e compartilhar os dados nafórma de seminário, colaboração e respeito aos colegas durante o trabalho em grupo e contribuições nas apresentações dos demais grupos.

Faça no diário de bordo.

Experimentações

 

1. Nesta proposta, você vai experimentar a construção de uma escultura com a argila.

Material

  • Argila
  • Palitos de churrasco e de sorvete
  • Um fio de nylon preso a uma vareta em cada ponta, para esticar
  • Jornal e fita-crepe para forrar a mesa
  • Copo com água

Procedimentos

 Para começar a modelar a argila, você precisará se familiarizar com o material. Siga estes passos:

a) Forre a mesa e utilize o fio de nylon bem esticado para cortar um pedaço de argila.

Fotografia. Detalhe das mãos de duas pessoas. Uma delas pressiona um fio de nylon, que tem as extremidades presas em pequenos e finos bastões, esticado sobre um bloco de argila que está em cima de uma mesa coberta por uma toalha amarela.

b) A depender da umidade do ar e das suas mãos, você precisará hidratar a argila. Para isso, você pode, às vezes, umedecer as mãos com um pouco de água, com cuidado para não exagerar.

Fotografia. Detalhe das mãos de duas pessoas amassando dois blocos de argila sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela.

c) Comece a modelar livremente com a argila, buscando conhecer a textura e a resistência do material. Teste também os palitos de churrasco e de sorvete para alisar e criar detalhes na argila.

Fotografia. Menina adolescente  com tranças longas em tons de castanho e vermelho, vestindo camiseta rosa. Ao lado dela, menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Eles modelam argila sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela.

d) Depois de conhecer o material, escolha um tema para esculpir. Você pode utilizar o que foi apresentado neste Tema, a representação humana na arte, ou escolher outro. Enquanto experimenta, observe também o que os seus colegas estão produzindo e converse sobre as ideias em curso. Quem sabe vocês encontram um tema complementar para esculpir peças que combinem entre si?

Fotografia. Detalhe das mãos  modelando um rosto em argila sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela, onde há um palito de madeira.
Fotografia. Sobre fundo cinza, detalhe de mãos segurando a escultura de um rosto humano modelado em argila.
Estudantes adolescentes fazendo escultura em argila. São Paulo, 2022.
Respostas e comentários

Experimentações

1. Oriente a realização da atividade, mas, antes disso, faça um levantamento sobre o repertório técnico e imaginário estético dos estudantes com o material. Eles já fizeram trabalhos com argila? Lembre-se de que a argila é um material muito utilizado pela tradição escultórica popular e também para a produção de objetos utilitários, mas cada região do Brasil dá diferentes usos a essa técnica.

Observe que, no livro, a principal orientação é sobre a experimentação livre com o material, apenas para criar intimidade com ele e os procedimentos da modelagem em argila. Contudo, idealmente, um tema de trabalho de criação em grupo oferece mais subsídios e delimita uma expectativa com a proposta que ajuda os estudantes a se sentirem seguros para realizá-la.

Você pode introduzir a proposição com perguntas sobre o repertório dos estudantes. Pode perguntar o que conhecem da escultura com argila, seja em peças artísticas, seja em utilitárias.

Sugestão

Você pode encomendar um bloco único de 10 quilogramas de argila para dividir entre a turma ou pedir aos estudantes que comprem argila de uso escolar em pequenas quantidades. Considere que 1 quilogramaé suficiente para dividir entre três estudantes.

Vocês precisarão de uma bancada ou área aberta para deixar as peças secarem antes de que eles possam levá-las para casa. Recomende o uso de sacolas plásticas para o transporte, especialmente se as peças ainda não estiverem secas: a sacola mantém a umidade das peças.

Passo a passo

Organize os estudantes em grupos de até quatro pessoas, reunindo e forrando as mesas. Eles poderão compartilhar as ferramentas de trabalho.

Para separar as partes de cada estudante, use a técnica donylon esticado, que atravessa facilmente o bloco de argila.

Enquanto eles experimentam, circule entre as mesas e converse com eles sobre temas possíveis de trabalho. Você pode propor um tema ou solicitar a eles que cada agrupamento de estudantes escolha um tema em comum. O importante é que, para além da experimentação, eles tenham uma referência objetiva do que se espera deles com a proposta, que é a experimentação com o material; a escolha e criação de uma peça/objeto; a descoberta de soluções de sustentação e modelagem das peças.

Os estudantes poderão ser avaliados pelo engajamento na experimentação do material, pelas soluções criativas dadas à proposta e pela interação e colaboração com os colegas. Podem também ser avaliados pela contribuição com as referências e ideias na conversa inicial sobre a proposta.

  

2. Agora, você e seus colegas vão criar um molde.

Material

  • Ataduras gessadas ou pedaços de atadura, ou equivalente
  • 1 pacote de 1 quilograma de gesso
  • 2 potes de sorvete, ou equivalentes, com água
  • 1 objeto que dará fórma ao molde
  • Vaselina
  • Jornal e fita-crepe para forrar a mesa
  • Colher de pau
  • Máscaras descartáveis

Procedimentos

a) Em grupo de quatro estudantes, forrem as mesas e untem o objeto escolhido com a vaselina. Esse objeto não pode ter muitos detalhes, para que o molde não fique preso nele.

Fotografia. Detalhe de mãos segurando uma atadura acima de um pote com água sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela. Ao lado, há um rolo de ataduras, pedaços de ataduras e uma maçã.

b) Molhem a atadura gessada com água e, aos poucos, envolvam o objeto de referência do molde com essas ataduras. Elas devem criar uma capa que, ao secar, será o molde. Importante: deixem uma faixa lateral sem forrar para poder retirar o objeto de dentro do molde.

Fotografia. Menino adolescente de cabelo preto, vestindo camiseta vermelha. Com as duas mãos, ele aplica ataduras molhadas em uma  maçã sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela, onde há um pote com água e algumas ataduras espalhadas.

c) Depois de criar uma camada firme de gesso para o molde, deixem secar. Assim que secar. retirem o objeto de dentro do molde.

Fotografia. Detalhe das mãos de uma pessoa  removendo a metade superior de um molde de gesso, com a forma de uma maçã, sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela.

Se o molde rachar um pouco, não tem problema, basta corrigir a falha com um pouco mais de atadura gessada.

d) Agora, vocês prepararão um pouco de gesso. Coloquem as máscaras descartáveis. Coloquem no pote o equivalente a uma caneca de água e depositem o gesso aos poucos, mexendo com a colher de pau.

Fotografia. Detalhe de duas maõs mexendo um mistura de gesso em um pote transparente com uma colher de madeira. O pote está apoiado sobre uma mesa coberta por uma toalha amarela, onde há duas metades de um molde de gesso em formato de maçã.

e) Quando o gesso estiver pronto, coloquem dentro do molde. O molde estará hidratado com a vaselina, por isso a peça não ficará presa a ele. Vocês devem sacodir o molde preenchido pelo gesso delicadamente, para ocupar as áreas vazias e depois, deixem secar para retirar a peça do molde na aula seguinte. Como será que as peças moldadas pelo seu grupo ficarão?

Fotografia. Detalhe de maõs depositando, com uma colher de madeira,  um mistura de  gesso dentro de uma das metades de um molde  em forma de maçã.
Fotografia. Sobre fundo cinza, menino de cabelo preto, vestindo camiseta vermelha, segura uma escultura de gesso em forma de maçã.
Estudante produzindo escultura em gesso. São Paulo (São Paulo), 2022.
Respostas e comentários

2. Antes de iniciar a proposta, retome as discussões que já foram realizadas nessa etapa.

Se possível, realize a atividade em uma área aberta da escola, para evitar sujeira na sala de aula. Nesse caso, forre a superfície dessa área aberta, que pode ser um banco, o chão da quadra ou pátio da escola. Frutas lisas, como maçãs, bananas ou mangas, são ideias para a proposta.

A proposta da atividade é experimentar um procedimento. Eles também poderão pintar as peças depois. Use a criatividade para desdobrar a proposta, que tem duração de uma aula.

É importante separar previamente um espaço para deixar as partes secarem.

Circule entre os grupos, ajudando-os a atentar ao fato de que o molde precisa ter uma abertura, um corte lateral, pois do contrário a fruta ficará presa lá dentro.

Faça uma demonstração sobre como molhar e aplicar a atadura gessada. Depois, demonstre como preparar o gesso.

Caso os estudantes não tenham acesso a ataduras gessadas, vocês podem usar ataduras ou tecidos bem leves, como recortes de tecido para fraldas, e mergulhar esses tecidos no gesso.

Ao retirar a peça final do molde, pode ser que ele estrague. Isso não é um problema, afinal a proposta era conhecer o processo de moldagem.

Os estudantes podem ser avaliados pela participação na proposta e colaboração com o grupo. Considere também as relações criadas no início da aula com os conteúdos já trabalhados na Unidade.

Glossário

Anatomia
: área do conhecimento que estuda os elementos que compõem o corpo humano.
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