Referências bibliográficas comentadas

Livros e outras publicações

ALMEIDA, Neide A. de. Letramento racial: um desafio para todos nós. Portal Geledés, 28 outubro 2017. Disponível em: https://oeds.link/KqQN6E Acesso em: 4 maio 2022.

Nesse artigo, disponível na página do grupo de pesquisa Geledés, que enfoca a questão racial e de gênero, a autora discute sobre a necessidade de promover o “letramento racial” no Brasil.

ARGAN, Giulio Arte moderna. Tradução de Denise e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Esse livro de Giulio Carlo Argan, um dos mais reconhecidos historiadores da arte ocidental, apresenta um panorama das vanguardas da arte moderna, aproximadamente da metade do século dezenove à metade do século vinte, entre elas o surrealismo.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Nesse livro, Sonia Machado de Azevedo apresenta princípios, técnicas e metodologias de criação em artes cênicas por meio da expressão corporal.

BARBOSA, Ana máe; CUNHA, Fernanda (). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

Nesse livro, Ana máe Barbosa, criadora da Abordagem Triangular () no Brasil, e Fernanda Cunha revisam criticamente as transformações da , desde sua criação até seu uso como referência para a formulação dos currículos de Artes Visuais para a educação formal. Na obra, elas destacam a importância da concepção multiculturalista da arte, a qual inscreve esta como produto cultural que reflete e responde ao contexto em que é produzida.

, . Elementos básicos da música. Tradução de Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1987.

Esse livro faz parte de uma série de livros didáticos que apresenta o conhecimento da teoria musical básico para criar familiaridade com a teoria musical.

, Ivaldo. Próximo passo: adolescência. São Paulo: Edições Sésqui São Paulo, 2021.

Nesse livro, o coreógrafo e educador Ivaldo enfoca as relações entre expressão corporal, formação humana e convívio social na adolescência por meio de reflexões, exercícios práticos e uma série de vídeos que acompanham a publicação.

COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. segunda edição . São Paulo: Moderna, 2004.

Esse livro se destina ao estudo da expressão artística, da história da arte e a uma ampla área interdisciplinar que envolve ciência, política, indústria e tecnologia.

Aborda o papel da arte na sociedade, a função social do artista, o sentido dos signos das linguagens artísticas em um determinado contexto social, o processo de consagração artística, a dinâmica do processo artístico e a relação existente entre a arte consagrada e a vanguarda.

FARIA, João Roberto; Guinsbúrg, Jacó; LIMA, Mariangela Alves de (). Dicionário do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Os organizadores trouxeram para essa obra contribuições de pesquisas e estudos universitários que possibilitaram a ampliação e o aprofundamento históricos e estéticos da produção artística no teatro e sua correspondente reflexão crítica.

O DIREITO das crianças à privacidade: obstáculos e agendas de proteção à privacidade e ao desenvolvimento da autodeterminação informacional das crianças no Brasil. São Paulo: Instituto Alana; internet léb, 2020. Disponível em: https://oeds.link/Q8ISme. Acesso em: 27 abril 2022.

Esse relatório, promovido por duas instituições brasileiras do terceiro setor, é uma relatoria à Organização das Nações Unidas sobre a situação da preservação do direito à privacidade para crianças e adolescentes no Brasil.

NAVES, Santuza Cambraia; COELHO, Frederico organização. A canção brasileira: leituras do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2015.

Esse livro reúne onze artigos da antropóloga Santuza Cambraia Naves que apresentam um panorama consistente do papel desempenhado pela música na história do Brasil nos últimos 100 anos, de Villa-Lobos ao samba-canção, da bossa nova à tropicália e ao rap contemporâneo.

SAÚDE mental é tema de podcast do . – Núcleo de Estudos da Violência. Disponível em: https://oeds.link/fZBBOM. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo comenta o processo de elaboração de um podcast em parceria entre estudantes da Amélia Quér Nogueira, em São Paulo, e o Projeto Observatório dos Direitos Humanos na Escola, do Núcleo de Estudos da Violência da úspi, com o link de acesso ao conteúdo em diferentes plataformas virtuais. Em um dos episódios, os estudantes entrevistam professores e psicólogas sobre o tema da saúde mental, abordando questões como a ansiedade e a depressão.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modinha à lambada. sexta edição São Paulo: árti, 1991.

Partindo dos gêneros pioneiros da música brasileira, essa obra apresenta um estudo das origens e da configuração de cada um dos movimentos musicais do Brasil.

VILELA, Fernando. Lampião e Lancelote. São Paulo: Pequena zarrár, 2016.

É um livro ilustrado que inventa o confronto entre o cavaleiro Lancelote, da região onde hoje é o Reino Unido, e o cangaceiro brasileiro Lampião. Esse confronto é também um choque entre duas culturas diferentes, uma da época medieval europeia e a outra dos sertões brasileiros, ambas presentes na formação cultural do Brasil.

VILELA, Pedro Rafael. Alterações persistentes na voz podem indicar doença grave. Agência Brasil, 16 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/L4JZmc. Acesso em: 4 maio 2022.

Além de apresentar algumas dicas para manter a saúde vocal, a matéria faz um alerta, destacando que alterações na voz precisam ser avaliadas por um especialista, pois podem indicar algum problema de saúde.

Sites

ESTUDOS de gústaf climt para retratos femininos (1911-1918) [exposição on-line]. Google Arts and Culture. Disponível em: https://oeds.link/NySX6m. Acesso em: 27 abril 2022.

Essa exposição on-line apresenta esboços de mulheres entre 1911 e 1918, desenhadas pelo artista t, uma das referências do artista Giovani apresentadas na Unidade de Artes Visuais.

ORQUESTRA Paulistana de Viola Caipira. Disponível em: https://oeds.link/guiLBR. Acesso em: 6 junho 2022.

Esse site apresenta a história da orquestra, seus integrantes, o repertório que tocam, a metodologia de ensino e estudo da viola caipira, fotos e vídeos de apresentações, entre outras informações.

RETRATOS femininos de [exposição on-line]. Google Arts and Culture. Disponível em: https://oeds.link/U3eKH2. Acesso em: 27 abril 2022.

Nessa exposição on-line, os esboços do artista são transpostos do desenho para a pintura, revelando a transformação da estética de suas pinturas.

Audiovisuais

Bili Élióti. Direção: stífen dáldri. Reino Unido/França: BBC Films/Tiger Aspect Pictures/Working Title Films, 2000. (111 minutos).

O filme conta a história de um garoto que é pressionado pelo pai a aprender boxe, mas que deseja dançar balé. Ele é levado, então, a enfrentar estereótipos relacionados aos bailarinos e as expectativas de seus familiares sobre seu futuro.

CANTO lírico, uma história também brasileira. 2022. Vídeo (26minutos54segundos). Caminhos da Reportagem, tê vê Brasil. Disponível em: https://oeds.link/DAYFou. Acesso em: 4 maio 2022.

O programa Caminhos da Reportagem apresenta uma reportagem extensa sobre o canto lírico e a carreira profissional dos cantores e cantoras no Brasil por meio de entrevistas com artistas renomados da área.

PINA. Direção: Vim Venders. Alemanha: Eurowide Film Production, 2012. (106 minutos).

Documentário que apresenta a vida e a obra da coreógrafa Pina , que desenvolveu a dança moderna promovendo constantes relações entre a dança e o teatro, e criando espetáculos com aspectos narrativos, personagens e emoção por parte dos bailarinos.

Sãm uád: rua do encontro. Direção: Ivaldo . Brasil: Sésqui São Paulo, 2004. (180 min).

O dêvedê traz momentos marcantes do espetáculo homônimo realizado com um elenco de quase 60 jovens de ônguis de São Paulo. O projeto trabalhou com a ampliação da consciência do corpo dos dançarinos.

TEMPOS modernos. Direção: Tcharls Tcháplin. Estados Unidos: Charlie Chaplin Film Corporation, 1936. (86 minutos).

Nesse filme, Tcharls Tcháplin apresenta, de fórma bem-humorada, o universo do trabalho nas primeiras fábricas nos Estados Unidos.

A VOZ do coração. Direção: cristófe barratiê. França: Miramax Films, 2003. (97 minutos).

O filme conta as lembranças de um musicista durante a formação de um coral de meninos cantores no colégio interno no qual estudou. Ele lembra do seu professor de música, dos ensaios e das relações com os colegas.

Guia dos áudios

Unidade 1 – Dança: criação e interpretação

Trecho de “O lago dos cisnes”, de tiáocóvisqui, página 24

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Trecho de “O lago dos cisnes”, de tiáocóvisqui

[Som instrumental]

[Narrador]: Estúdio: Marcelo Pacheco

Unidade 2 – O corpo é um instrumento musical

Trecho da música “Ayú”, de Fernando Barba, com o grupo Barbatuques, página 44

(Grupo Barbatuques)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Trecho da música “Ayú”, de Fernando Barba, com o grupo Barbatuques

[Percussão corporal]

Oba

Chega junto no balanço da canoa, rema

Loa

Causando siricuticu no baque que soa

À toa

Zabumba soprando vento nos cabelos da morena

Rodando no rasculejo da sanfona nega

[Narrador]: Trecho da canção “Ayú”, de Fernando Barba, com o Grupo Barbatuques

Som do pandeiro e do triângulo, página 46

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Som do pandeiro e do triângulo

[Narrador]: Pandeiro

[Som instrumental]

[Narrador]: Triângulo

[Som instrumental]

[Narrador]: Estúdio: Marcelo Pacheco

Som do xilofone, página 46

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Som do xilofone

[Som instrumental]

[Narrador]: Estúdio: Marcelo Pacheco

Sons captados pela obra Sonic Pavilion, de Dôg Eikén, página 57

(rana fon den venrrard Photography, Rights & Reproduction Manager / Instituto Inhotim / Revista Bravo!)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Sons captados pela obra Sonic Pavilion, de

[Som ambiente entrecortado por barulhos mecânicos e barulho de ar, semelhante a uma respiração]

[Narrador]: Sons captados pela obra Sonic Pavilion, de

“Casa caipira”, de Cornélio Pires e Tinoco, página 59

(Arranjo, execução e voz: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: “Casa caipira”, de Cornélio Pires e Tinoco


Pouco distante da aguada

Lá no chapadão que vira

Uma casinha barreada

De uma família caipira


A cêrca de pau a pique

Logo ao chegar se depara

Dando um quadro todo chique

Uma porteira de vara


Um paiol, um galinheiro

Um pequenino pomar

Bem no canto do terreiro

Uma pedra de afiar


Do telhado sobre a beira

O sinal da enxurrada

Formado pela goteira

No tempo da chuvarada


No cocho perto da porta

Come milho o burro baio

Caboclo corta taquara

Fazendo cesta e balaio

Esse caboclo que é gente

Que baixinho cantarola

Recostado no batente

Ponteia a sua viola

[Narrador]: Canção “Casa caipira”, de Cornélio Pires e Tinoco, com Tonico e Tinoco

Solo de viola caipira, página 60

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Solo de viola caipira

[Som instrumental]

[Narrador]: Estúdio: Marcelo Pacheco

“Magia da viola”, de Méri Galvão e Mário Campanha, com a dupla As Galvão, página 61

(As Galvão)

Transcrição do áudio

[Narrador]: “Magia da viola”, de Méri Galvão e Mário Campanha, com a dupla As Galvão

Não sei explicar

A estranha magia do teu olhar


Me prende, me agita

Que coisa bonita, me falta o ar


Das mãos das carícias

O som da viola me faz transpirar


Me enrosco em teus braços

Buscando a certeza do amor num olhar


Me enrosco em teus braços

Buscando a certeza do amor num olhar


Violeiro, meu bom companheiro

Me ajude a rimar


Viola, meus olhos nos olhos

De um bom violeiro, me ajude a cantar


Violeiro, meu bom companheiro

Me ajude a rimar


Viola, meus olhos nos olhos

De um bom violeiro, me ajude a cantar


Assim sou criança

Mulher esperança, esperando a manhã

Sou vento que embala

Mulher que se cala, eu sou sua fã

Das mãos das carícias

O som da viola me faz transpirar

 

Me enrosco em teus braços

Buscando a certeza do amor num olhar

 

Me enrosco em teus braços

Buscando a certeza do amor num olhar

 

Violeiro, meu bom companheiro

Me ajude a rimar

 

Viola, meus olhos nos olhos

De um bom violeiro, me ajude a cantar

 

Violeiro, meu bom companheiro

Me ajude a rimar

 

Viola, meus olhos nos olhos

De um bom violeiro, me ajude a cantar

[Narrador]: Canção “Magia da viola”, de Méri Galvão e Mário Campanha, com a dupla As Galvão

Trecho do 1º movimento do 1º concerto: “Primavera”, da peça musical As quatro estações, de Antonio , com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, página 62

(Orquestra Paulistana de Viola Caipira)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Trecho do 1º movimento do 1º concerto: “Primavera”, da peça musical As quatro estações, de Antonio , com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira

[Som instrumental]

[Narrador]: Trecho do 1º movimento do 1º concerto “Primavera”, da peça musical As quatro estações, de Antonio , com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira

1º movimento do 1º concerto: “Primavera”, da peça musical As quatro estações, de Antonio , página 62

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: 1º movimento do 1º concerto: “Primavera”, da peça musical As quatro estações, de Antonio

[Som instrumental]

[Narrador]: Estúdio: Marcelo Pacheco

Rancho triste”, de Xavantinho, com a dupla Pena Branca e Xavantinho, página 63

(Pena Branca e Xavantinho)

Transcrição do áudio

[Narrador]: “Rancho triste”, de Xavantinho, com a dupla Pena Branca e Xavantinho


Seu moço, lá na roça ainda existe

Um ranchinho muito triste

Porque não tem morador

Um dia o lavrador cheio de filhos

Deixou a roça de milho

E para a cidade se mudou

Pensando ser feliz mais que na roça

Deixou a sua palhoça

Para morar no arranha-céu

Mas tudo não passou de um sonho antigo

Hoje sem lar, sem abrigo

Desempenha o seu papel

E a morena tem saudade da viola

E o caboclo tem saudade do sertão

E a morena tem saudade da viola

E o caboclo tem saudade do sertão

E hoje, sem terra e sem moradia

Vive na periferia

Solitário e sem razão

Agora nem João e nem Maria

Só revolta todo dia

Na procura do seu chão

E aquele rancho triste lá no mato

Espera seu filho nato

Para de novo ser feliz

A volta para o sertão de um sertanejo

É maior que um desejo

É viver e ser feliz

E a morena tem saudade da viola

E o caboclo tem saudade do sertão

E a morena tem saudade da viola

E o caboclo tem saudade do sertão

[Narrador]: Canção “Rancho triste”, de Xavantinho, com a dupla Pena Branca e Xavantinho

Canto gregoriano, página 67

(Produção: Alexandre )

Transcrição do áudio

[Narrador]: Canto gregoriano

[Coral de canto gregoriano]

[Narrador]: Produção: Alexandre

Diferença entre monofonia e polifonia, página 68

(Produção: Guilherme Lamas)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Diferença entre monofonia e polifonia

Monofonia

[Som instrumental]

[Narrador]: Polifonia

[Som instrumental]

[Narrador]: Produção: Guilherme Lamas; Piano: Carlos wik

Notas musicais, página 74

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: Notas musicais

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó

[Narrador]: Estúdio: Marcelo Pacheco

Unidade 3 – O corpo como expressão

“Odeon”, de Ernesto Nazaré, página 86

(Produção musical e arranjos: Marcelo Pacheco)

Transcrição do áudio

[Narrador]: “Odeon”, de Ernesto Nazaré

[Som instrumental]

[Narrador]: Música “Odeon”, de Ernesto Nazaré