Unidade 1  Um olhar sobre o Brasil

Fotografia. Vista geral de um morro totalmente ocupado por casas populares aglomeradas. Há pinturas de rostos humanos em preto e branco nos muros de algumas casas. O conjunto dessas pinturas compõem a intervenção artística.
JR. Mulheres são heroínas. 2008. Intervenção no Morro da Providência, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

Nesta Unidade:

TEMA 1 Arte no Morro da Providência

TEMA 2 Paisagens e histórias do Brasil na arte

TEMA 3 O Modernismo e a identidade cultural brasileira

De olho na imagem

Fotografia. Aglomerado de casas populares de tijolos aparentes em um morro. Há pinturas de detalhes de rostos de pessoas em preto e branco nos muros de algumas casas. Essas pinturas são realistas.
JR. Detalhe de Mulheres são heroínas. 2008. Intervenção no Morro da Providência, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Fotografia de 2008.

Faça no diário de bordo.

  1. Descreva as imagens reproduzidas na abertura da Unidade e nesta seção.O que elas mostram?
  2. Qual foi o suporte utilizado pelo artista para realizar esse trabalho?
  3. Como você acha que o artista realizou essa obra?
  4. Você já havia visto produções artísticas parecidas com essa? Em caso afirmativo, como elas eram?
  5. Obras como Mulheres são heroínas são chamadas intervenções. Você imagina o porquê desse nome?
  6. Você acha que as pessoas representadas nessa intervenção são homens ou mulheres? Por quê?
  7. Onde jota érre realizou essa obra? Você imagina por que ele teria escolhido esse lugar?
  8. Em sua opinião, quem seriam as pessoas representadas? Comente com o professor e os colegas descrevendo como você as imagina.
  9. Que outro título você daria para essa intervenção? Justifique sua escolha.
Versão adaptada acessível

4. Você já tinha tido contato com  produções artísticas parecidas com essa? Em caso afirmativo, como elas eram?

Artista e obra

O artista jota érre

A criação artística que conhecemos no começo desta Unidade é de autoria do artista urbano francês Jean René, mais conhecido como JR. Na maior parte de suas produções, ele trabalha com fotografias em preto e branco aplicadas em painéis de grandes dimensões.

Em suas obras, jota érre trata de aspectos sociais e chama a atenção do público para questões relacionadas às pessoas que vivem no lugar onde a obra é desenvolvida. Em um de seus projetos, ele escolheu uma cidade e entrevistou idosos que acompanharam as transformações arquitetônicas ocorridas no local. Depois, fotografou esses idosos e aplicou as fotografias – de grandes proporções – sobre paredes de prédios dessa cidade. Intitulada Rugas da cidade, essa proposta promove uma reflexão a respeito das transformações decorrentes da passagem do tempo, tanto para as pessoas quanto para as construções.

Ao desenvolver o projeto Rugas da cidade em Havana, Cuba, jota érre contou com a colaboração do artista José Parlá, que criou desenhos e grafismos que faziam parte da composição. Observe a obra reproduzida.

Fotografia. Em primeiro plano, um homem de boné, camiseta regata e bermuda empurra um carrinho de mão com muitas frutas. Ao fundo, muro com grafite do perfil do rosto de um homem idoso com chapéu, barba e bigode brancos. Ele está com a cabeça levemente voltada para baixo.
jota érre; PARLÁ, José. Rugas da cidade. 2012. Intervenção em Havana, Cuba. Na parede, vemos a fotografia de um idoso (feita por jota érre) e, à esquerda, os grafismos de José Parlá. Fotografia de 2012.

Observe que o artista escolhe pesquisar e representar a história dos lugares a partir das pessoas que ali vivem e de suas narrativas. Esse processo criativo dá uma dimensão cultural e humana muito importante para os temas que serão trabalhados nesta Unidade: as relações entre a paisagem e as pessoas e a sua identidade cultural.

Tema 1  Arte no Morro da Providência

Uma reflexão sobre a realidade

No começo desta Unidade, conhecemos uma criação que o artista francês jota érre realizou no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Nessa produção, ele transformou fachadas, muros e tetos de casas em grandes painéis sobre os quais aplicou fotografias que ele fez de moradoras dessa comunidade. Para aplicar essas fotografias, jota érre utilizou a técnica do lambe-lambe, que você vai conhecer adiante. Observe a reprodução.

A obra de jota érre no Rio de Janeiro compõe um projeto intitulado Mulheres são heroínas, que já passou por países como Índia, Camboja e República do Quênia. O principal objetivo desse projeto foi dar visibilidade às mulheres que, em seu dia a dia, enfrentam situações de violência e de pobreza.

Fotografia. Vista de um muro lateral de uma casa de dois andares com grafite de um rosto de uma mulher por todo o muro.
JR. Detalhe de Mulheres são heroínas. 2008. Intervenção no Morro da Providência, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Fotografia de 2008.
Fotografia. Em primeiro plano, cinco crianças vestidas com roupas estampadas coloridas estão em pé, de costas, observando um muro com intervenção artística. Ao fundo, grafite realista em preto e branco de rostos de duas mulheres com turbantes na cabeça.
JR. Mulheres são heroínas. 2008. Intervenção realizada em uma rua de Monróvia, na Libéria. Fotografia de 2008.

Arte e muito mais

O Morro da Providência

O Morro da Providência começou a ser ocupado no final do século dezenove, quando cêrca de 10 mil soldados que haviam participado da Guerra de Canudos (1896-1897) deixaram a região onde ocorreu o conflito, no sertão da Bahia, para se instalarem no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), que, na época, era a capital do Brasil. Como na região onde ocorreu o conflito havia muitas “favelas” – nome dado a um tipo de árvore espinhenta, comum na região Nordeste –, os militares que se mudaram para o Rio de Janeiro deram esse nome ao morro onde construíram suas habitações.

Por essa razão, o Morro da Providência por muitos anos foi conhecido como Morro da Favela. Com o decorrer do tempo, a palavra favela passou a designar os conjuntos de habitações precárias que existem em todo o Brasil.

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Ícone. Tema Contemporâneo Transversal. Multiculturalismo.

O que você sabe sobre a história do bairro onde mora? Com a orientação do professor, faça uma pesquisa sobre o histórico e as origens do seu bairro. Você pode entrevistar moradores do bairro para conhecer a história da formação, os primeiros habitantes, as primeiras transformações ocorridas etcétera

Pintura. Em primeiro plano, diversas pessoas vestidas com roupas coloridas caminham no calçadão à beira de um rio. Há postes de iluminação e de energia elétrica. Sobre a rua, à esquerda, uma pessoa anda de bicicleta. À direita, há um caminhão pequeno e barraquinhas de tendas listradas coloridas. Ao fundo, atrás do rio, avistam-se dezenas casas coloridas em um morro sob céu azulado.
PRAZERES, Heitor dos. Morro da Providência. 1965. Óleo sobre tela, 80 por 100 centímetros. Coleção particular.

Mulheres são heroínas

O artista jota érre realizou ações do projeto Mulheres são heroínas em vários lugares do mundo. Seu objetivo sempre foi chamar a atenção para mulheres que, em seu cotidiano, vivem em situações de risco.

No Brasil, a ação de jota érre teve início com entrevistas, que foram gravadas em vídeo, realizadas por ele com moradoras do Morro da Providência. Diante das câmeras, essas mulheres relataram seu dia a dia, seu trabalho, seus sonhos e suas tristezas. Durante a entrevista, elas também foram fotografadas, e essas fotografias foram reproduzidas em grandes painéis dispostos em diferentes espaços do morro. Observe a fotografia.

Fotografia. Em um cenário com casas com os tijolos aparentes, uma grande escadaria e homens transportando caixas verdes. Há também um automóvel perua, postes com muitos fios elétricos e uma bandeira.
Na escadaria, vê-se, em tamanho grande, um grafite em preto e branco com o rosto de uma mulher.
JR. Mulheres são heroínas. 2008. Intervenção realizada em escadaria do Morro da Providência,Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

Os registros em vídeo, realizados durante as entrevistas feitas nas diversas cidades para onde jota érre levou esse projeto, deram origem a um documentário, que foi lançado em 2010 e tem o mesmo título do projeto.

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Foco na linguagem

  1. Observe a imagem e responda:
    1. Descreva os elementos que você vê na imagem.
    2. Sobre qual superfície o rosto da mulher aparece? Como você acha que essa sobreposição foi feita?
    3. Você associa essa imagem a alguma intervenção artística ou a uma imagem do lugar onde você vive? Já viu algum trabalho de arte parecido?
Versão adaptada acessível

1. Com base na imagem descrita, responda:

a) Que elementos da imagem chamaram sua atenção?

b) Sobre qual superfície o rosto da mulher aparece? Como você acha que essa sobreposição foi feita?

c) Você associa essa imagem a alguma intervenção artística ou a uma imagem do lugar onde você vive? Já viu algum trabalho de arte parecido?

Casa Amarela Providência

Após desenvolver a ação Mulheres são heroínas, jota érre idealizou a criação da Casa Amarela Providência, um espaço dedicado à arte e à cultura, localizado no Morro da Providência. Nesse espaço, os moradores da comunidade participam de oficinas de pintura, fotografia, teatro, dança etcétera Observe uma fotografia da fachada da séde da Casa Amarela. No alto dessa casa, há uma escultura em fórma de lua criada por jota érre.

A Casa Amarela Providência também propicia períodos de residência artística para artistas estrangeiros no Morro da Providência. Em 2012, por exemplo, o artista português Alexandre Farto Aka Vhils, conhecido como Vhils, participou de oficinas na Casa Amarela e desenvolveu um projeto artístico no morro.

Fotografia. Fachada de uma casa amarela de dois andares. Encobrindo o topo da casa, uma intervenção artística criada a partir de uma estrutura de madeira que simula a raiz de uma árvore, na qual se veem pequenas réplicas de casas da comunidade.
Fachada da Casa Amarela Providência, no Morro da Providência, idealizada por jota érre. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 2017.

Vhils é um artista urbano que se dedica a diferentes fórmas de expressão artística, como o grafite e a escultura. Uma característica marcante de suas criações é a utilização de materiais que ele encontra no lugar para desenvolvê-las.

Assim como jota érre, Vhils estampou o rosto de moradores em espaços do Morro da Providência. A técnica utilizada por ele, no entanto, foi outra. Em vez de aplicar as fotografias em muros e paredes, ele esculpiu o rosto dos moradores nas paredes. Vhils descascou as paredes para obter o contorno do rosto. Observe a fotografia.

Fotografia. Destaque de um muro com intervenção artística no qual estão esculpidos os rostos de uma garota de cabelo longo e cacheado sorrindo e de um bebê com bochechas grandes. À esquerda, pessoas andam na escadaria da comunidade. Ao lado, facha lateral de casas populares e postes de energia elétrica com fiação aparente. Ao fundo, vegetação.
Parede esculpida por Alexandre Farto Aka Vhils retrata o rosto de moradores do Morro da Providência, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Fotografia de 2012.

Por dentro da arte

Documentário

O documentário é um gênero do cinema diferente da ficção. Para fazer um documentário, pode-se usar estratégias como entrevistas ou arquivos de áudio e vídeo, por meio dos quais se constrói um registro sobre temas e experiências reais. Em geral, os temas dos documentários variam, abordando assuntos como comportamento, animais, acontecimentos, objetos, emoções, ciências, diferentes culturas, entre outros.

Na imagem, vemos a capa de divulgação do documentário que o artista jota érre criou ao mesmo tempo que realizava o projeto de lambe-lambe no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Para fazê-lo, ele coletou cenas daquele território e também entrevistas com as pessoas que participaram do seu projeto.

Fotografia. Capa de documentário. Fotografia em preto e branco de uma mulher com piercing no nariz e um ponto no centro da testa, usando lenço na cabeça. Sobre a imagem, há a frase Women are heroes.
Capa do documentário Mulheres são heroínas (2010), de jota érre.

Para fazer o documentário, ele criou uma pergunta de ponto de partida: “Como existir em um mundo dominado pelos homens?”. Com base nessa pergunta, cada uma das participantes compartilhou o seu ponto de vista e contou um pouco sobre a própria história.

E você, gostaria de assistir a documentários sobre algum tema específico?

Arte urbana: intervenção artística

O nome que se dá a trabalhos artísticos como o criado por jota érre no Morro da Providência é intervenção. Nas intervenções, os artistas realizam interferências em elementos preexistentes no espaço, em geral com o objetivo de despertar a atenção do público para determinada situação ou para refletir sobre ela. É o caso de Mulheres são heroínas e Rugas da cidade, obras apresentadas anteriormente.

Observe, agora, as imagens reproduzidas. São fotografias do monumento José Bonifácio de Andrada e Silva. Note que, em uma das imagens, a escultura está “vestida” com um colete salva-vidas. Quem realizou essa intervenção foi o artista visual Eduardo isrur. Nessa ação, cujo título é Sobrevivência, o artista “vestiu” esse e mais quinze monumentos da cidade de São Paulo (São Paulo).

Fotografia. Centralizada, estátua de homem vestindo terno, posicionada ao centro de uma praça. Abaixo, pedestal com texto explicativo sobre a figura da estátua. À esquerda e ao fundo, construções e pessoas caminhando.
Cesquiáti, Alfredo. José Bonifácio de Andrada e Silva. 1972. Escultura de bronze (sobre pedestal de granito), 330 por 98 por 88 centímetros. São Paulo, Brasil. Pedestal de granito: 180 por 120 por 98 centímetros. Fotografia de 2014.
Fotografia. Estátua de homem vestido com um colete salva-vidas laranja real, posicionada ao centro de uma praça e sobre um pedestal com texto. Algumas pessoas estão bem próximas à estátua, observando o texto do pedestal. À esquerda e ao fundo, construções e pessoas caminhando.
isrur, Eduardo. Sobrevivência. 2008. Intervenção realizada com um colete salva-vidas sobre o monumento de Alfredo Cesquiáti. São Paulo, Brasil. Fotografia de 2008.

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Foco na linguagem

1. Em sua opinião, por que o artista Eduardo isrur teria “vestido” o monumento nessa intervenção? Qual seria a relação dessa ação com o título da obra?

Arte de rua: Lambe-lambe

A técnica utilizada por jota érre para criar a intervenção Mulheres são heroínas, que conhecemos no início deste Tema, foi o lambe-lambe. Essa técnica é muito usada por artistas do grafite e consiste na colagem de cartazes em lugares públicos, a fim de divulgar uma ideia. O lambe-lambe é composto de mensagens verbais ou não verbais que despertam reflexões naqueles que as observam.

Observe fotografias de alguns lambe-lambes da artista Laura Guimarães.

Fotografia. Lambe-lambe rosa colado em um poste com o seguinte texto: Acorda desanimado, todo dia a mesma coisa. Engano seu, hoje vai ser diferente.
Fotografia. Lambe-lambes coloridos colados em um muro compondo o seguinte texto: Era uma vez agora.  Ao fundo, uma construção e carros estacionados.
Fotografia. Á esquerda, lambe-lambe amarelo colado em um poste com o seguinte texto: A chuva apertou. Molhou. O guarda-chuva fechado na mão. A chuva lavou. Encharcou. Era tudo que precisava. À direita, uma construção de tijolo aparente e carros estacionados.
Fotografia. Lambe-lambe amarelo colado em um poste com o seguinte texto: Fala, fala, o outro escuta. Fala, fala, sua vida, seus talentos fala e no final acha a conversa muito agradável.
GUIMARÃES, Laura. Microrroteiros da cidade. Lambe-lambe, dimensões variadas. São Paulo (São Paulo). Fotografias de: 1. 2013; 2. 2016; 3. 2015; 4. 2012.

Entre textos e imagens

Lambe-lambe

reticências

A prática de colar cartazes é antiga. Os mais diversos estilos e formatos, produzidos e reproduzidos com múltiplos objetivos, disseminaram intenções e ideias no espaço geográfico que constituem parte da história mundial. A transformação dos cartazes associa-se à tecnologia, à estética e ao pensamento de cada época. Existe hoje diferenciação entre os termos cartaz, pôster e lambe-lambe (ressignificação do cartaz), pois a cada um deles é atribuído um sentido diferente. O cartaz possui valor funcional e comercial e está relacionado à propagação de uma ideia, um produto ou serviço. O pôster tem valor estético, decorativo e em geral é colocado em espaços privados. O lambe-lambe reticências tem no cartaz o seu precursor, mas sua função o diferencia deste, pois está relacionado a um movimento com viés crítico e propõe uma ideia ou reflexão contrária a alguma conduta social ou desigualdade, ou simplesmente é resultado do trabalho de artistas e grupos de artistas que ocupam o espaço público com o objetivo de espalhar suas criações.

reticências

A diversidade dos lambe-lambes, expressão que utiliza desde poemas até frases ou fotos, reafirma a vertente artística e potencializa as possibilidades dessa intervenção, que também pode ser exercida de fórma anônima e espontânea.

reticências

OLIVEIRA, Diogo. Lambe-Lambe: resistência à verticalização do Baixo Augusta. Trabalho de conclusão de curso (pós-graduação). Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://oeds.link/KsxDc2. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Fotografia. Muro com lambe-lambes coloridos e variados com as frases Mais amor por favor e Te desejo infinito.
MAROTTA, Ygor. Mais amor por favor. Lambe-lambe, sem dimensões. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Fotografia de 2013.

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Questões

  1. De acordo com o texto, qual é a diferença entre cartaz e lambe-lambe?
  2. Como são chamados trabalhos artísticos como o lambe-lambe?

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Experimentações


Neste Tema, você aprendeu um pouco sobre a técnica do lambe-lambe. Agora, você vai criar um cartaz utilizando essa técnica.

Material

  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Papel sulfite A4
  • Folhas de jornal
  • Tinta acrílica
  • Pincel para aplicação da tinta acrílica (cerdas resistentes)
  • Recipiente para água
  • Tecido de algodão ou papel-toalha
  • Cola branca
  • Recipiente para preparar a cola
  • Pincel grande ou rolinho de espuma para aplicar a cola
  • Água
Fotografia. Materiais escolares dispostos: lápis, borracha, potes de tinta acrílica, pincel, régua, folhas de jornal, papel sulfite, cola, recipiente plástico, tecido, copo plástico e rolo de espuma.

Momento 1 Escolhendo o tema

Escolha um tema para ser trabalhado em seu cartaz. Que mensagem você gostaria de transmitir? Pode ser por meio de palavras ou de uma frase poética. Pense em algo atual, um assunto relevante que você considera que merece ser discutido na sua comunidade ou na sua cidade.

Momento 2 Produzindo o cartaz

Utilize a folha de jornal para montar seu lambe-lambe. Nas folhas de papel sulfite, esboce as letras necessárias. Utilizando o lápis, a régua e a borracha, crie as letras, que podem ter tamanhos e tipos diferentes. Pense na disposição de sua frase na folha de jornal antes de reproduzi-la e pintá-la com a tinta acrílica; se preferir, pode escrever as palavras da frase primeiro sobre o papel sulfite, pintá-las com a tinta acrílica, esperar que sequem, recortá-las e, depois, colá-las sobre a folha de jornal.

Fotografia 1: Detalhe das mãos de uma pessoa sobre uma mesa escura. Com a mão direita, desenha uma letra com lápis sobre uma folha de papel sulfite. Com a direita, segura uma régua. Fotografia 2: Fotografia. Detalhe das mãos de uma pessoa sobre uma mesa forrada com folha de jornal. Com a mão esquerda, pinta a letra A com tinta vermelha e pincel sobre um pedaço de papel sulfite. Com a direita, segura dobrado um pedaço da folha de jornal. Fotografia 3:. Detalhe das  mãos de uma pessoa recortando a letra A pintada de vermelho. Fotografia 4: Detalhe das  mãos de uma pessoa passando cola em pedaços de papel sobre um jornal.
Passo a passo para a produção de lambe-lambe. Fotografias de 2018.

Momento 3 Preparando a colagem

Para realizar a colagem, será utilizada cola branca diluída em água na proporção de uma parte de cola branca líquida para duas partes de água. Por exemplo: se você for utilizar um tubo de cola branca, dissolva esse conteúdo em duas quantidades de água desse mesmo tubo. Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Depois, aplique a mistura usando um pincel. Não se esqueça de forrar o local onde estiver trabalhando para evitar que respingos de cola caiam no chão ou grudem nas carteiras, cadeiras, mochilas etcétera

Na hora de colar o cartaz, considere que a cola será utilizada em todo o verso da folha de jornal para fixá-la na parede ou no suporte. Depois de colado, você pode passar uma camada da mesma cola sobre o cartaz.

Fotografia. Adolescente de cabelo castanho curto e cacheado, vestindo uma camiseta azul com listras horizontais em azul-claro. Ele está colando um cartaz na parede feito com colagens de revista.
Fotografia. Detalhe de uma mão passando um pincel sobre um cartaz feito com colagens na parede.
Fotografia. Cartaz feito com colagens coloridas em jornal e pintura.
Passo a passo para a colagem de lambe-lambe. Fotografias de 2018.

Avaliação

Nessa atividade, você experimentou a técnica do lambe-lambe para a criação de um cartaz. Agora, reúna-se com os colegas e conversem sobre as questões a seguir.

  1. Qual foi o maior desafio ao realizar essa atividade?
  2. Após analisar as criações dos colegas, responda: qual delas chamou mais a sua atenção? Justifique.