Unidade 1 Música: mudanças e transformações

Fotografia. Vista geral de um show musical, com três músicos e uma cantora no palco. Em frente ao palco, uma plateia com muitas pessoas em pé e com os braços erguidos. A cantora está com microfone na mão e tem longos cabelos ruivos, veste uma blusa e um shorts. Ao lado da cantora, estão o guitarrista e o baixista; à esquerda, o baterista. Ao fundo, um telão reproduz o rosto da artista com efeitos gráficos.
A cantora Pitty durante apresentação com sua banda em São Paulo (São Paulo), em 2015.

Nesta Unidade:

TEMA 1 O surgimento do rock

TEMA 2 As influências da juventude na música brasileira

TEMA 3 Novas experiências

De olho na imagem

Fotografia. Vista geral de um show musical, com três músicos e uma cantora no palco. Em frente ao palco, uma plateia com muitas pessoas em pé e com os braços erguidos. A cantora está com microfone na mão e tem longos cabelos ruivos, veste uma blusa e um shorts. Ao lado da cantora, estão o guitarrista e o baixista; à esquerda, o baterista. Ao fundo, um telão reproduz o rosto da artista com efeitos gráficos.
Show de Pitty e sua banda em São Paulo (São Paulo), em 2015.

Faça no diário de bordo.

  1. Observe atentamente a imagem desta página. Observe os instrumentos musicais, o cenário, o figurino, a cantora e, depois, responda: Que estilo musical você imagina que essa banda toca?
  2. Ouça o áudio “Gravação original da canção ‘Admirável chip novo’, de Pitty”. Depois, responda: O que mais chamou sua atenção nessa canção?

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

3. Na imagem, há quatro instrumentistas acompanhando a cantora Pitty. Você consegue identificar quais são os instrumentos que eles estão tocando?

Versão adaptada acessível

3. Na imagem, há quatro instrumentistas acompanhando a cantora Pitty. Com base na descrição da imagem, quais são os instrumentos que eles estão tocando?

  1. Ao ouvir o áudio, você conseguiu identificar o som de todos os instrumentos retratados na fotografia?
  2. Você conhece outras canções de Pitty? Em caso afirmativo, fale sobre essas canções com os colegas.
  3. Você conhece outras bandas de rock? Em caso afirmativo, converse com os colegas sobre essas bandas.
  4. Você toca algum instrumento ou sabe cantar algum rock?
  5. Você participa ou já participou de alguma banda? Em caso afirmativo, fale da experiência com o professor e os colegas.

Artista e obra

Pitty

Nascida em Salvador Bahia , Priscilla Novaes Leone, conhecida como Pitty, é cantora, compositora e instrumentista. Foi graças ao pai – que também era músico – que Pitty teve contato com ícones do rock nacional e internacional, como o cantor e compositor brasileiro Raul Seixas (1945-1989) e as bandas Os Beatles – que você conhecerá nesta Unidade –, Nirvana e Metallica, que estão entre suas principais referências.

Fotografia. Cantora canta e toca guitarra no palco. Ela tem cabelo comprido e veste camisa e shorts. Ao fundo, dois músicos da banda tocam teclado e baixo.
Pitty em apresentação no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), em 2015.

Pitty integrou diversas bandas de rock, atuando também como baterista de uma delas. Desde 2003, a artista lidera uma banda que leva seu nome, lançando álbuns com diversas canções autorais. A canção que você ouviu, “Admirável chip novo”, de autoria de Pitty, faz parte do seu primeiro álbum, de mesmo nome. Na página 18, você poderá ler a letra dessa canção.

Fotografia em preto e branco. Capa de CD que destaca o rosto da artista, que está maquiada e tem um piercing no nariz. O texto traz destacado o nome da cantora com a cor roxa e traz o título da obra: "PITTY: admirável chip novo”.
Álbum Admirável chip novo lançado pela cantora e compositora Pitty em 2003.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Você conhece outras mulheres que se dedicam ao rock? Em caso afirmativo, fale sobre elas com os colegas.

Tema 1  O surgimento do rock

O Rock

A cantora e compositora Pitty é considerada, atualmente, um dos nomes mais expressivos do rock nacional, estilo musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Em sua origem, o rock assimilou elementos de outros estilos musicais estadunidenses, como o blues e o country. Nessa época, era conhecido como rock and roll.

Fotografia em preto e branco. Um casal executa um movimento de dança em um salão, enquanto é observado por várias pessoas. O homem tem cabelo curto e veste camisa branca e calça escura. Ele está com as pernas abertas em espacate, quase tocando o chão, ao mesmo tempo que segura a mão da mulher, que usa um vestido branco e roda.
Pessoas dançando rock and roll. Estados Unidos, década de 1950.

Considerado um estilo musical próprio da juventude, desde seu surgimento, o rock buscava romper as tradições conservadoras da época, tanto nas temáticas musicais quanto no vestuário. Em 1954, a canção Rock around the clock, do músico Bill rálei (1925-1981), alcançou o topo das paradas de sucesso e se tornou um hino da juventude daquela época. Outro cantor de rock que se destacou na década de 1950 foi Elvis Presley (1935-1977).

Fotografia em preto e branco. Homem de cabelo curto, vestindo camisa, gravata borboleta e paletó, canta e toca violão com um microfone à frente.
Bill rálei durante apresentação na década de 1950.
Fotografia em preto e branco. Homem de cabelo curto, vestindo camisa, blazer e calça, canta e toca violão acompanhando de outros músicos ao seu lado (um baixista e um tecladista). Ao fundo, cenário que reproduz uma partitura musical.
Elvis Presley durante apresentação em programa de televisão estadunidense, em 1956.

PARA VISITAR

Museu Capital do Rock. Disponível em: https://oeds.link/ZvIf6O. Acesso em: 15 maio 2022.

Visite virtualmente o Museu Capital do Rock para conhecer mais sobre a história do rock brasileiro.

Artista e obra

Os Beatles

Ao conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Pitty, você descobriu que uma de suas influ­ên­­cias foram Os Beatles. Essa banda foi formada em 1960, mas foi a partir de 1962 que se tornou um dos mais importantes e conhecidos conjuntos musicais em todo o mundo. Os integrantes da banda Os Beatles foram alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela difusão do rock.

Um dos integrantes da banda foi pôu macártinei. Baixista, pianista e vocalista, também se destacou como compositor e, em parceria com o músico Djón lênon (1940-1980), compôs canções de grande sucesso.

foi o baterista e vocalista da banda desde 1962 até a dissolução do grupo em 1970. Ringo substituiu pit bést, o primeiro baterista do grupo.

jórdgi rérisson (1943-2001) era guitarrista, compositor e vocalista do grupo. rérisson se interessava pela cultura indiana e isso influenciou sua produção musical, bem como ajudou a disseminar essa cultura no Ocidente.

Djón lênon foi guitarrista, vocalista e compositor de muitas canções da banda. Em parceria com pôu macártinei, ele compôs sucessos como Let it be”, “Hey Jude” e “Yesterday”.

Fotografia em preto e branco. Show musical com quatro músicos no palco, todos usam cabelos curtos e vestem paletó e gravata. Os dois músicos em primeiro plano cantam e tocam. Ao fundo, no bumbo da bateria, há o logotipo da banda: “The Beatles”.
A banda Os Beatles durante apresentação em Paris, França, em 1964. Ao fundo, o baterista . À sua frente, jórdgi rérisson. No primeiro plano, da esquerda para a direita, pôu macártinei e Djón lênon.

Instrumentos característicos do rock

No rock, um elemento essencial é o som da guitarra elétrica. Ouça o áudio “Solo de guitarra da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty” produzido com esse instrumento.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Os instrumentos elétricos surgiram como resultado do aperfeiçoamento de instrumentos acústicos que já existiam. A guitarra elétrica, por exemplo, pode ser considerada um desenvolvimento baseado em outros instrumentos de corda, como o violão e a viola.

Fotografia. Guitarra preta e branca com braço de madeira.
As primeiras guitarras elétricas foram fabricadas na década de 1930.

Nos instrumentos elétricos, os sons são transformados em sinais elétricos. Na guitarra, por exemplo, os sons produzidos pelo toque nas cordas são capturados por pequenos aparelhos chamados captadores. Esses aparelhos transformam os sons das cordas em sinais elétricos.

Os sinais capturados são enviados para um amplificador, que os libera para alto-falantes. Observe a fotografia reproduzida a seguir. Note que a guitarra está ligada a um amplificador.

Fotografia. Guitarra branca em um suporte, ligada a um amplificador. À esquerda, uma parte da guitarra é destacada em zoom para mostrar os detalhes dos três captadores de sons, que apresentam seis pontos cada.
Guitarra elétrica (112 por 44 centímetros) ligada a um amplificador. Observe os captadores no detalhe fotografia.

Por dentro da arte

Do alaúde à guitarra elétrica

Um dos instrumentos de corda mais antigos de que se tem conhecimento é o alaúde. Esse instrumento é utilizado desde a Antiguidade por povos como os egípcios e os romanos. A partir do século dezesseis, com o desenvolvimento da música europeia – sobretudo com o surgimento da ópera –, o alaúde se tornou um instrumento de grande importância. O alemão Iôrrân Sebástian Bác (1685-1750), por exemplo, compôs diversas obras para serem executadas pelo alaúde, como a chamada Allegro (bê dábliu vê 998), escrita por volta de 1710.

Fotografia. Alaúde de madeira oval com braço preto.
Alaúde italiano (64 por 23,5 centímetros) produzido no século dezoito. Museu Bardini, Florença, Itália.

O alaúde se espalhou por toda a Europa e deu origem a outros instrumentos musicais. Em Portugal e na Espanha, por exemplo, com o desenvolvimento do alaúde, surgiu a vihuela ou viola de mão. Durante o período colonial, muitas violas de mão chegaram ao Brasil, trazidas por imigrantes portugueses. Elas deram origem a um instrumento muito popular até hoje em todo o Brasil: a viola caipira.

Outros instrumentos de cordas surgiram das vihuelas. O principal deles é a guitarra – mas não a guitarra elétrica que conhecemos atualmente. Esses instrumentos tinham cordas duplas, feitas de tripas de animal. Com o surgimento de novos estilos musicais, no entanto, as guitarras passaram por uma série de adaptações, as cordas deixaram de ser duplas e foi adotado um padrão para a afinação e o número de cordas. Assim, no final do século dezenove, surgiu o violão como o conhecemos hoje.

Foi a necessidade de amplificar o som do violão que fez com que, na década de 1930, fosse desenvolvida a guitarra elétrica. Em 1931, foi criada a frying pan(em português, “frigideira”), considerada a primeira guitarra elétrica comercialmente viável.

Fotografia. Instrumento musical que lembra um violão. O corpo é de madeira clara e o braço é preto. Há detalhes geométricos feitos na madeira do corpo do instrumento.
Vihuela (90 por 59,5 centímetros) produzida em 2005 com base em representações desse instrumento encontradas em afrescos da Catedral de Barcelona, Espanha.
Fotografia. Pequeno instrumento de cordas com corpo redondo e um longo braço de madeira. No centro do corpo, há duas peças de metal.
Frying pan (75 por 15 centímetros) produzida na década de 1930.

Teclado, baixo elétrico e bateria

Outros instrumentos característicos do rock são o teclado, o contrabaixo e a bateria. O teclado é um instrumento elétrico oriundo do piano. Com a guitarra elétrica, o teclado é responsável pela execução da harmonia da música, podendo também executar alguns solos.

Ouça o áudio “Solo da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty, acrescido do som do teclado”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Teclado preto com botões na parte superior esquerda.
Teclado (95 por 37 centímetros).

O baixo elétrico, também chamado contrabaixo, é um instrumento de cordas cuja função é estabelecer a “junção” entre a harmonia e o ritmo. Ele também possibilita a realização de improvisos.

Fotografia. Baixo elétrico com corpo de madeira clara.
Baixo elétrico (110 por 33 centímetros).

Ouça o áudio “Solo da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty, acrescido dos sons de teclado e baixo elétrico”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

A bateria é um conjunto de instrumentos de percussão, como o surdo, o prato e o bumbo.

Ouça o áudio “Solo de guitarra da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty, acrescido dos sons de teclado, baixo e bateria”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Instrumentos que compõem a bateria. As caixas são na cor azul-claro. À esquerda, há um prato em um suporte, de modo que ele fica mais elevado em relação às outras partes. No centro, dois tons, o bumbo, o surdo e a caixa. À direita, outro prato em um suporte e o chimbal.
Na bateria, todos os instrumentos de percussão são tocados por apenas um instrumentista.

“Admirável chip novo”

Leia, a seguir, a letra de “Admirável chip novo”, uma das canções mais conhecidas de Pitty, e ouça, mais uma vez, o áudio “Gravação original da canção ‘Admirável chip novo’, de Pitty”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Admirável chip novo

“Pane no sistema, alguém me desconfigurou

Aonde estão meus olhos de robô?

Eu não sabia, eu não tinha percebido

Eu sempre achei que era vivo

Parafuso e fluido em lugar de articulação

Até achava que aqui batia um coração

Nada é orgânico, é tudo programado

E eu achando que tinha me libertadoreticências

Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer:

Reinstalar o sistema


Pense, fale, compre, beba

Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Tenha, more, gaste, viva

Não sinhô, sim sinhô, não sinhô, sim sinhôreticências

PITTY. Admirável chip novo. In: PITTY. Admirável chip novo. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2003. Faixa 2.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. A canção “Admirável chip novo” faz menção a uma importante obra literária. Forme um grupo com três colegas e pesquisem que obra é essa. Na data agendada, apresentem os resultados da pesquisa ao professor e aos colegas.
  2. Na letra dessa canção, o ser humano é comparado a um robô ou a uma máquina. Em que trechos isso fica evidente?
  3. Em sua opinião, qual teria sido a intenção da compositora ao propor a comparação mencionada na questão anterior?

PARA OUVIR

Admirável chip novo. Pitty. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2003. 1 cedê (39 minutos).

Nesse cedê, além da canção que intitula o álbum, é possível ouvir outras composições de Pitty, como “Teto de vidro” e “Máscara”.

PARA ASSISTIR

Matriz arquivos completos. Pitty. Direção: Daniel Ferro. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2020. 2 dêvedê (3horas20minutos).

O primeiro dêvedê apresenta o show histórico de Pitty, realizado na Concha Acústica, em Salvador (O segundo dêvedê traz o documentário MATRIZ.doc, com imagens dos primeiros shows e o relato de Pitty sobre a sua trajetória.

Arte e muito mais

O videoclipe

Em 2003, Pitty lançou um videoclipe da canção “Admirável chip novo”. O videoclipe é um filme de curta duração produzido especialmente para ilustrar um trabalho musical. O início do videoclipe dessa canção mostra Pitty e os integrantes de sua banda como robôs, em uma alusão ao conteúdo da primeira parte da letra da canção. A parte seguinte mostra a banda livre dos movimentos robotizados. Esse videoclipe foi dirigido por Maurício Eça.

Observe os fotogramasglossário desse videoclipe reproduzidos a seguir.

Fotografia. Destaque do rosto de uma mulher, que está com um penteado clássico, em frente a um microfone.
Fotografia. Show musical com uma cantora e uma banda de apoio composta de três músicos. A cantora está usando um vestido clássico nas cores rosa e branco e usa luvas brancas que vão acima do cotovelo. Os músicos, ao fundo, vestem terno e gravata.
Fotografia. Cantora com músicos. Ela veste uma camiseta regata e tem cabelos compridos. Está cantando ao microfone enquanto os músicos, ao fundo, tocam instrumentos musicais.
Fotografia. Mulher de cabelo longo castanho, vestida com camiseta regata preta, canta ao microfone. Ao fundo, cenário do palco em tons avermelhados.
Fotogramas do videoclipe de “Admirável chip novo” (2003).

Os integrantes da banda britânica Os Beatles estão entre os precursores da produção de videoclipes. Filmes estrelados pelos integrantes dessa banda na década de 1960 são considerados algumas das primeiras experiências com o videoclipe.

Faça no diário de bordo.

Ícone. Tema contemporâneo transversal Cidadania e Civismo.

Com base na letra da canção e no videoclipe, é possível fazer uma reflexão sobre a inserção das juventudes na vida social. Junto dos colegas, releiam a letra da canção e destaquem os trechos que mais lhes chamaram a atenção, analisando-os e relacionando-os com a percepção de vocês sobre como é ser jovem hoje em dia. Conversem sobre como a música reflete a leitura de mundo que vocês fazem com base nas próprias vivências.

Faça no diário de bordo.

Experimentações


• Com a orientação do professor, observe a pauta musical. A partitura registra a altura e a duração dos sons. Nas partituras utilizadas para o canto, também é registrada a letra da canção. Siga as orientações do professor e as etapas a seguir para realizar uma atividade na qual você acompanhará uma partitura musical enquanto canta. Caso você toque algum instrumento, esta é uma ótima oportunidade para utilizá-lo nesta atividade.

Admirável chip novo

Fotografia em preto e branco. Partitura da canção Admirável chip novo com notas musicais e letra da música.  Na partitura algumas notas são escritas em posição mais alta e algumas em posição mais baixa. A letra da música, que acompanha as notas musicais: Pa-ne no sis-te-ma, al-guém me des-con-figurou. A-on-de-es-tão meus o-lhos de ro-bô?. Eu não sa-bi-a, eu não ti-nha per-ce-bi- do. Eu sem-pre a-chei que e-ra vi-vo. Pa-ra-fu-so_e flui-do_em lu-gar de ar-ti-cu-la-ção. A-té a-cha-va que a-qui ba-ti-a_um co-ra-ção. Na-da é or-gâ-ni-co, é tu-do pro-gra-ma-do. E eu a-chan-do que ti-nha me li-ber-ta-do. Mas lá vêm e-les no-va-men-te_eu sei_o que vão fa-zer. Pen-se, fa-le, com-pre, be-ba, Le-ia, vo-te não se_es-que-ça. U-se, se-ja, ou-ça, di-ga. Te-nha, mo-re, gas-te, vi-va. Pen-se, fa-le, com-pre, be-ba, le-ia, vo-te, não se_es-que-ça. U-se, se-ja, ou-ça, di-ga-! Não sinhô, sim sinhô, não sinhô, sim sinhô...

Procedimentos

a) Ouça algumas vezes a canção “Admirável chip novo” até sentir que conseguiu gravar a melodia.

b) Depois, cante acompanhando a letra na partitura.

c) Procure perceber em que pontos dessa canção a melodia é mais aguda.

d) Em seguida, tente perceber qual é a relação entre os pontos mais agudos da melodia e a posição das notas na pauta.

Versão adaptada acessível

a) Ouça algumas vezes a canção “Admirável chip novo” até sentir que conseguiu gravar a melodia.

b) Depois, cante acompanhando a letra na partitura.

c) Procure perceber em que pontos dessa canção a melodia é mais aguda.

d) Em seguida, tente perceber qual é a relação entre os pontos mais agudos da melodia.

Avaliação

Ícone. Diário de bordo.

Utilize o diário de bordo para responder às questões a seguir:

a) Você já tinha cantado uma música acompanhando a letra na partitura? Você teve dificuldade?

b) Percebeu a relação entre a variação de altura da melodia e a posição das notas na pauta?

Ícone. Diário de bordo.

Glossário

Fotograma
: cada quadro unitário de um filme cinematográfico.
Voltar para o texto