Tema 2 As influências da juventude na música brasileira
A jovem guarda
No Brasil, o rock ganhou força na década de 1960 com o surgimento da Jovem Guarda, movimento musical que recebeu influência das tendências musicais estrangeiras, como a sonoridade do rock e o uso da guitarra elétrica, e que se tornou um símbolo da modernização da música brasileira.
A Jovem Guarda teve início com um programa de auditório apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos. Dividiam o palco com ele a cantora vanderléa e o cantor e compositor Erasmo Carlos, que também participaram ativamente desse movimento.
As canções da Jovem Guarda tratavam de amores e do cotidiano e embalavam a juventude brasileira. Muitas dessas canções eram versões de músicas originárias dos Estados Unidos. Com letras traduzidas ou adaptadas para o português, elas eram acompanhadas pela guitarra elétrica. Esses fatos revelam a influência da cultura estadunidense nesse movimento.
A Jovem Guarda pode ser considerada um dos primeiros movimentos de música popular no Brasil. A renovação estética promovida pela introdução de elementos que faziam sucesso no exterior influenciou a Tropicália e o pop-rock da década de 1980, movimentos que vamos conhecer nas próximas páginas.
Por dentro da arte
Adoração (Altar para Roberto Carlos)
A Jovem Guarda ocorreu durante os anos em que o Brasil viveu sob o Regime Militar. Os integrantes do movimento da Jovem Guarda, muitas vezes, eram criticados em razão da ingenuidade de suas canções, que não estavam relacionadas às questões políticas e sociais do país. Nas próximas páginas, você vai conhecer artistas que se engajaram na resistência ao regime e criaram as chamadas canções de protesto.
Em 1966, o artista visual Nelson lêirner, motivado pela representatividade de Roberto Carlos, criou a instalação Adoração (Altar para Roberto Carlos), reproduzida na imagem a seguir.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
- Observe a reprodução da instalação de Nelson lêirner nesta página. Depois, descreva-a.
- Em sua opinião, qual seria a crítica apresentada por Nelson lêirner nessa obra?
Versão adaptada acessível
1. Ouça a descrição da instalação de Nelson Leirner nesta página. Que detalhes chamaram mais sua atenção na descrição da instalação?
A bossa nova
Antes da década de 1950, o gênero musical muito apreciado e gravado no Brasil era o samba. No entanto, foi com a bossa nova que os jovens passaram a se expressar com maior autonomia criativa. A bossa nova é um estilo musical brasileiro que se consolidou no fim da década de 1950. O samba e o jazz foram as principais influências da bossa nova. As canções desse estilo se caracterizam pelo andamento lento e pela presença do violão. Outra característica marcante da bossa nova é a maneira delicada de cantar de seus representantes, com uma voz geralmente bem suave. Alguns cantores interpretam as canções com voz muito “baixa”, quase sussurrando.
O Tropicalismo
Em meados da década de 1960, tornaram-se comuns os festivais de música popular. Em um desses festivais, em 1967, os cantores e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil lançaram as bases do Tropicalismo, movimento cultural que influenciou, principalmente, a produção musical no Brasil.
No festival de 1967, Caetano Veloso apresentou a canção “Alegria, alegria”, e Gilberto Gil cantou “Domingo no parque”. As canções conquistaram respectivamente o quarto e o segundo lugar nesse festival. Elas foram cantadas com o acompanhamento de guitarras elétricas.
Na época, esses instrumentos eram símbolo da música e da cultura estadunidense; por isso, causaram estranhamento no público. A Música Popular Brasileira , sobretudo a bossa nova, naquela época, estava diretamente relacionada ao som do violão.
As principais características do Tropicalismo
A fusão de diferentes estilos musicais é uma das características marcantes do movimento tropicalista. Na segunda fotografia reproduzida na página anterior, por exemplo, Caetano Veloso é acompanhado por um músico que toca guitarra elétrica e por outro que toca uma pandeirola.
Instrumentos e ritmos característicos de estilos musicais muito diferentes, como o rock, o baião, o samba e o bolero, assim como elementos da música popular e da música erudita, misturaram-se na criação do Tropicalismo.
Ao introduzir o som da guitarra elétrica, os artistas tropicalistas desejavam incorporar e reinterpretar elementos culturais estrangeiros para, dessa maneira, universalizar a música brasileira e torná-la mais próxima dos jovens. Ao “devorar” a cultura estrangeira para recriar a cultura nacional, os tropicalistas revelaram a influência do Manifesto Antropófago, publicado em 1928, redigido pelo escritor osváld de Andrade (1890-1954). Nesse manifesto, o escritor propôs a antropofagia cultural, que consistia em devorar a cultura europeia e recriá-la de um modo brasileiro.
As letras das canções do movimento tropicalista revelam, ainda, a influência da poesia concreta, composição literária que você conhecerá no próximo Tema.
Além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, destacaram-se no movimento tropicalista a cantora Gal Costa, os cantores e compositores Rita Li e Tom Zé, o maestro Rogério duprá (1932-2006) e os poetas Torquato Neto (1944-1972) e Capinan.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Como você pôde observar pelas leituras anteriores, no Brasil, tanto no rock quanto no tropicalismo, a juventude teve importante participação nesses gêneros musicais.
- Escreva um pequeno texto em seu diário de bordo sobre o que você considera hoje como um movimento musical da juventude.
- Na sua opinião, qual é a importância da juventude no cenário musical hoje?
Artista e obra
Rita Li
Nascida em São Paulo São Paulo, em 1947, a cantora, compositora, instrumentista e escritora Rita Li é uma das pioneiras do rock no Brasil. Como vimos, ela integrou o Tropicalismo e, com os demais integrantes desse movimento, contribuiu para a renovação estética da Música Popular Brasileira.
Durante o movimento tropicalista, Rita Li fez parte da banda Os Mutantes, considerada até hoje uma das principais bandas de rock do Brasil. Além de Rita Li, faziam parte dessa banda os músicos Arnaldo Batista, Sérgio Dias Batista, Liminha e Dinho Leme.
A partir de 1979, Rita Li estabeleceu uma parceria musical com o multi-instrumentista e compositor Roberto de Carvalho e lançou músicas que alcançaram grande sucesso, como “Doce vampiro”, “Lança perfume” e “Baila comigo”.
Ainda hoje Rita Li é conhecida como a “rainha do rock”.
Por dentro da arte
Rita Li mora ao lado
Em 2014, foi lançado o musical Rita Lee mora ao lado. Escrito por Paulo Rogério Lopes e dirigido por Débora deboá e Márcio Macena, esse espetáculo levou para os palcos aspectos da vida e da obra de Rita . O texto do musical é uma adaptação do livro Li Rita Li mora ao lado: uma biografia alucinada da rainha do rock, de Henrique . bártch
O musical abordou as trajetórias pessoal e profissional de Rita Li, da infância à atualidade. A montagem apresentou ao público, por exemplo, as dificuldades vividas pela artista em sua adolescência e as parcerias que estabeleceu com artistas como Roberto Carlos, Tim Maia (1942-1998), Elis Regina (1945-1982), Gilberto Gil e Caetano Veloso.
A atriz Mel Lisboa protagonizou o musical, interpretando canções clássicas do repertório de Rita Li, como “Agora só falta você” e “Esse tal de Roque Enrow”.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
1. Em grupo, pesquisem nomes de mulheres da música brasileira, escolham uma delas e organizem um cartaz (físico ou digital) com as principais informações da musicista, como: gênero musical, biografia e repertório.
“São coisas nossas”
Uma das canções mais marcantes do movimento tropicalista é “Tropicália”, lançada em 1967 no álbum Caetano Veloso. Em seu livro Verdade tropical, Caetano Veloso revelou que uma das referências para compor “Tropicália” foi a canção “São coisas nossas”, do cantor e compositor Noel Rosa (1910-1937). Escrita em 1932, a canção “São coisas nossas”, do cantor e compositor Noel Rosa, apresenta um retrato do Brasil nas primeiras décadas do século vinte, destacando características culturais e sociais do país.
Leia a seguir a letra dessa canção.
São coisas nossas
“Queria ser pandeiro
Pra sentir o dia inteiro
A tua mão na minha pele a batucar
Saudade do violão e da palhoça
Coisa nossa, coisa nossa
Refrão
O samba, a prontidãoglossário
E outras bossas
São nossas coisas
São coisas nossas
Malandro que não bebe
Que não come
Que não abandona o samba
Pois o samba mata a fome
Morena bem bonita lá na roça
Coisa nossa, coisa nossa
Refrão
Baleiro, jornaleiro
Motorneiro, condutor e passageiro
Prestamista e vigarista
E o bonde que parece uma carroça
Coisa nossa, muito nossa!
Refrão
[...]”
ROSA, Noel. São coisas nossas. In: VILA, Martinho da. Poeta da cidade: Martinho canta Noel. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2010.
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Foco na linguagem
1. Leia um trecho da canção “São coisas nossas” e ouça o áudio “’São coisas nossas’, de Noel Rosa”. Depois, responda às questões propostas.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
a) Em sua opinião, o que Noel Rosa quis dizer no refrão “O samba, a prontidão / E outras bossas / São nossas coisas / São coisas nossas”?
b) Reúna-se com quatro colegas e, tendo como referência a canção de Noel Rosa, elaborem um cartaz com o título “São coisas nossas”. Representem nesse cartaz aspectos culturais, políticos e sociais do Brasil atual, desenhando ou colando imagens de jornais e revistas. Apresentem sua produção aos demais colegas no dia agendado pelo professor.
Os festivais da canção
Você viu nas páginas anteriores que o movimento tropicalista surgiu em um festival de música popular realizado em 1967. Os festivais eram eventos onde ocorria a divulgação de produções de compositores e músicos que marcaram a história da Música Popular Brasileira.
Transmitidos por emissoras de televisão, os festivais eram divididos em fases nacionais e internacionais, nas quais um júri técnico analisava as canções inscritas e escolhia a vencedora. Observe a fotografia reproduzida a seguir. Ela mostra um registro do terceiro Festival Internacional da Canção, realizado em 1968.
No festival de 1968, Cynara e Cybele (1940-2014) interpretaram a canção “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim. Essa canção conquistou o primeiro lugar no festival. A canção “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, que você conhecerá na próxima página, ficou em segundo lugar. O resultado, no entanto, não agradou o público, que preferia a canção de Vandré.
Os festivais também foram um espaço de resistência ao Regime Militar. Artistas como Geraldo Vandré e Chico Buarque usavam esse espaço para apresentar canções em que questionavam, por meio de metáforasglossário e palavras de duplo sentido, as decisões tomadas pelo governo militar. Muitas canções de protesto foram censuradas.
“Pra não dizer que não falei das flores”
A canção “Pra não dizer que não falei das flores”, apresentada por Geraldo Vandré no festival de 1968, se tornou um hino da juventude da época. Pouco tempo após a apresentação, a canção foi censurada, e Geraldo Vandré, obrigado a exilar-se no Chile e, depois, na França.
Leia, a seguir, a letra dessa canção e ouça o áudio “Trecho de ‘Pra não dizer que não falei das flores’, de Geraldo Vandré”.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Pra não dizer que não falei das flores
“Caminhando e cantando
e seguindo a canção
Somos todos iguais
braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas,
campos, construções
Caminhando e cantando
e seguindo a canção
Refrão (2×)
Vem, vamos embora
que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
não espera acontecer
Pelos campos há fome
em grandes plantações
Pelas ruas marchando
indecisos cordões
Ainda fazem da flor
seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
vencendo o canhão
Refrão
Há soldados armados,
amados ou não
Quase todos perdidos
de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição
De morrer pela pátria
E viver sem razão
Refrão
Nas escolas, nas ruas,
campos, construções
Somos todos soldados,
armados ou não
Caminhando e cantando
e seguindo a canção
Somos todos iguais
braços dados ou não
Os amores na mente,
as flores no chão
A certeza na frente,
a história na mão
Caminhando e cantando
e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
uma nova lição
Refrão”
VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores. In: SIMONE. Ao vivo no Canecão. Rio de Janeiro: 1980. Lado B. Faixa 9. cópiráiti 100% EDITORA MÚSICA BRASILEIRA MODERNA LTDA. (Fermata do Brasil).
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Foco na linguagem
1. Escolha um tema social e crie um poema de protesto sobre algo que lhe cause incômodo. A sua criação também pode, futuramente, se tornar a letra de uma canção.
Chico Buarque e a censura
O cantor e compositor Chico Buarque também teve canções censuradas. A primeira obra do artista a ser censurada foi “Tamandaré”, canção que integrava, em 1966, o show Meu refrão. Chico teve de retirar a canção do repertório, considerada ofensiva à memória de Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o almirante Tamandaré, patrono da Marinha brasileira.
Diante das pressões dos militares, em 1969, Chico Buarque mudou-se para a Itália. Em 1973, já de volta ao Brasil, Chico produziu, em parceria com o cantor e compositor Gilberto Gil, a canção “Cálice” (que sugere a imposição “cale-se”), que teve a letra vetada pela censura.
Em 1978, ao retornar para o Brasil, Chico Buarque foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social órgão criado para reprimir as manifestações contra a ditadura militar. Chico Buarque também participou ativamente do movimento Diretas Já, na década de 1980, pelas eleições diretas para presidente da República.
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Foco na linguagem
1. Você conhece alguma canção de Chico Buarque? Em caso afirmativo, cante um trecho dessa canção para os colegas.
“Apesar de você”
Em 1970, Chico Buarque voltou da Itália, após ser informado de que a situação política no Brasil tinha melhorado. No entanto, ao ver que o cenário político do país continuava o mesmo, ele compôs a canção “Apesar de você”. Leia, a seguir, a letra dessa canção.
Apesar de você
“(Amanhã vai ser outro dia
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
(Apesar de você)
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
(Apesar de você)
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
etcétera e tal, la, laiá, la, laiá
BUARQUE, Chico. Apesar de você. In: BUARQUE, Chico.Chico Buarque. Rio de Janeiro: Philips: Polygram, 1978. Faixa 11.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
- Em sua opinião, quem seria “você” a que Chico Buarque se refere na canção “Apesar de você”?
- Ouça o áudio “’Apesar de você’, de Chico Buarque de Hollanda” e responda: em sua opinião, essa canção pertence a que estilo musical? Comente sua resposta com os colegas.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- Que diferenças você percebe entre o ritmo dessa canção e o de “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré?
- Atualmente, há artistas brasileiros que usam a música para protestar contra situações de violação dos direitos humanos? Faça uma breve pesquisa sobre o assunto, registre os resultados no diário de bordo e compartilhe-os com os colegas.
O rock na década de 1980
Nos anos 1980, o rock nacional adquiriu a característica de representar os ideais de protesto e descontentamento político e social. Nessa época, as letras desse estilo musical passaram a refletir sobre a situação política e econômica do país. Foi nesse contexto que surgiram bandas como Barão Vermelho, Titãs, Os Paralamas do Sucesso e Legião Urbana.
Barão Vermelho
A banda Barão Vermelho foi formada no Rio de Janeiro em 1981 e lançou os músicos Cazuza (1958-1990) e Roberto roberto frejá, principais compositores e intérpretes das canções desse grupo. As canções “Bete Balanço” e “Maior abandonado”, por exemplo, dois dos maiores sucessos do Barão Vermelho, são de autoria da dupla.
Com a saída de Roberto roberto frejá do Barão Vermelho, em 2017, o grupo passou a contar com Guto Goffi (baterista), Maurício Barros (tecladista), ambos da formação original, Rodrigo Suricato (vocalista), Rodrigo Santos (contrabaixista) e Fernando Magalhães (guitarrista).
Titãs
A banda Titãs foi criada em 1982 e gravou seu primeiro álbum em 1984. Ao longo dos anos, diversos cantores e compositores foram lançados pelos Titãs, como Arnaldo Antunes e Nando Reis, que seguiram carreira solo após saírem da banda. A formação original dos Titãs contava ainda com os músicos Charles Gavin e Marcelo Fromer (1961-2001). Atualmente, os Titãs contam com os seguintes artistas: Tony Bellotto toca guitarra; Branco Mello faz o vocal e toca baixo elétrico; Sérgio Britto faz o vocal, toca teclados e baixo elétrico; Mario Fabre toca bateria; e Beto Li toca guitarra.
Os Paralamas do Sucesso
Formada em 1982, a banda Os Paralamas do Sucesso conta com o guitarrista e cantor rérbert Vianna, o baixista Bi Ribeiro e o baterista João Barone como seus integrantes. Ao longo dos anos, essa banda lançou canções de muito sucesso, como “Óculos”, “Meu erro” e “Uma brasileira”.
Legião Urbana
Em Brasília Distrito Federal , em 1982, Renato Russo (1960-1996) se reuniu com três amigos e criou uma das bandas de maior expressividade da história do rock brasileiro, a Legião Urbana. Nessa década, o Distrito Federal foi o berço de diversas bandas de rock, como Capital Inicial e Raimundos. Em 1985, além do cantor e compositor Renato Russo, a banda contava com Marcelo Bonfá na bateria, Dado Villa-Lobos na guitarra e Renato Rocha no baixo elétrico, e foi com essa formação que eles lançaram o primeiro álbum intitulado Legião Urbana. A banda permaneceu em atividade até 1996, ano de falecimento de Renato Russo.
Faça no diário de bordo.
Foco na linguagem
- Você conhece canções das bandas apresentadas nesta página e na página anterior? Em caso afirmativo, fale sobre elas com os colegas.
- Forme um grupo com cinco colegas. Pesquisem e registrem, no diário de bordo, as bandas de rock nacionais que fazem sucesso hoje. Na data agendada pelo professor, apresentem os resultados aos colegas.
A obra de Cazuza
O cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, foi vocalista da banda Barão Vermelho até 1985, quando deu início à sua carreira solo.
Mesmo após deixar o Barão Vermelho, Cazuza manteve sua parceria musical com Roberto roberto frejá, coautor de muitas canções gravadas por Cazuza em seus discos solo. Entre as canções de sucesso gravadas por Cazuza estão “Codinome Beija-flor”, “Ideologia”, “O tempo não para”, “Faz parte do meu show” e “Brasil”.
A música “Brasil” foi lançada por Cazuza em 1988, no álbum Ideologia. Nessa época, após anos de ditadura, o país passava por um processo de redemocratização, período em que foram restituídos os direitos de cidadania. Nesse mesmo ano, foi promulgada a Constituição de 1988, que ficou conhecida como “Constituição cidadã”. Esse panorama político e social vivido pelos brasileiros após mais de vinte anos de Regime Militar está presente na letra da canção “Brasil”. Na próxima página, você realizará atividades com base nessa letra.
Faça no diário de bordo.
Experimentações
• Leia, a seguir, a letra da canção “Brasil”, ouça o áudio “’Brasil’, de Cazuza, George Israel e Nilo Romero” e responda às questões.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Brasil
“Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer…
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha…
Refrão
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer…
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Pra só dizer ‘sim, sim’
Refrão
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair…
Refrão
Confia em mim
Brasil!!”
CAZUZA; ISRAEL, George; ROMERO, Nilo. Brasil. In: CAZUZA. Ideologia. Rio de Janeiro: PolyGram, 1988. Faixa 6.
- Qual seria a intenção dos autores ao usar a expressão “Brasil! Mostra tua cara” no refrão da canção? Dê a sua opinião e ouça a dos colegas.
- Pesquise outras canções da música brasileira desse período que também buscavam colocar em discussão alguma questão política ou social. Depois, apresente-as aos colegas na data previamente agendada pelo professor.
- Que elementos do rock podem ser identificados nessa canção?
- Com a orientação do professor, forme um grupo com quatro colegas. Escrevam uma paródia da música “Brasil” para retratar algum tema escolhido pelo grupo. Para isso, vocês devem substituir a letra original pela letra escrita pelo grupo. Para os ensaios e para a apresentação, utilizem o áudio “Versão instrumental de ‘Brasil’, de Cazuza, George Israel e Nilo Romero”. Ensaiem e, na data agendada pelo professor, apresentem-na aos colegas de turma.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Avaliação
Nessas atividades, você teve oportunidade de conhecer alguns músicos brasileiros que procuravam, em suas canções, discutir questões políticas e sociais do país. Reflita sobre as questões propostas a seguir e registre essas reflexões em seu diário de bordo.
- Na sua opinião, a atitude desses músicos foi uma característica exclusiva daquele período no qual o Brasil estava sob o Regime Militar?
- Conhece algum artista atual que tenha esse tipo de proposta? Em caso afirmativo, quais são as questões políticas ou sociais abordadas por esse músico em sua obra?
Glossário
- Prontidão
- : falta de dinheiro.
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- Metáfora
- : designação de um objeto ou característica mediante uma palavra que designa outro objeto ou característica que tem com o primeiro uma relação de semelhança.
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