Unidade 1 Música: mudanças e transformações

Fotografia. Vista geral de um show musical, com três músicos e uma cantora no palco. Em frente ao palco, uma plateia com muitas pessoas em pé e com os braços erguidos. A cantora está com microfone na mão e tem longos cabelos ruivos, veste uma blusa e um shorts. Ao lado da cantora, estão o guitarrista e o baixista; à esquerda, o baterista. Ao fundo, um telão reproduz o rosto da artista com efeitos gráficos.
A cantora Pitty durante apresentação com sua banda em São Paulo (São Paulo), em 2015.

Nesta Unidade:

TEMA 1 O surgimento do rock

TEMA 2 As influências da juventude na música brasileira

TEMA 3 Novas experiências

Respostas e comentários

Competências da Bê êne cê cê

As competências favorecidas nesta Unidade são:

Competências gerais: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Objetos de conhecimento e habilidades da Bê êne cê cê

As habilidades favorecidas nesta Unidade são:

Artes visuais

Contextos e práticas

(ê éfe seis nove á érre zero três)

Música

Contextos e práticas

(ê éfe seis nove á érre um seis)

(ê éfe seis nove á érre um sete)

(ê éfe seis nove á érre um oito)

(ê éfe seis nove á érre um nove)

Elementos da linguagem

(ê éfe seis nove á érre dois zero)

Materialidades

(ê éfe seis nove á érre dois um)

Notação e registro musical

(ê éfe seis nove á érre dois dois)

Processos de criação

(ê éfe seis nove á érre dois três)

Artes integradas

Contextos e práticas

(ê éfe seis nove á érre três um)

Processos de criação

(ê éfe seis nove á érre três dois)

Matrizes estéticas e culturais

(ê éfe seis nove á érre três três)

Patrimônio cultural

(ê éfe seis nove á érre três quatro)

Arte e tecnologia

(ê éfe seis nove á érre três cinco)

Sobre esta Unidade

A Unidade concentra-se no rock, com atenção às relações que esse estilo musical tem com as transformações na linguagem musical, os modos de produção e circulação da música e com certa apropriação estética como cultura juvenil na segunda metade do século vinte e no começo do século vinte e um. A experiência brasileira é enfocada, com destaque a vários artistas e bandas, mas também vislumbrando as relações do rock com a indústria cultural e os novos suportes, como o videoclipe. Ao longo dos Temas, os estudantes farão experimentações e pesquisas, com base no contato com as referências, para ampliar seu conhecimento em torno da linguagem musical e para tecer relações com seu repertório, suas vivências e suas leituras de mundo.

De olho na imagem

Fotografia. Vista geral de um show musical, com três músicos e uma cantora no palco. Em frente ao palco, uma plateia com muitas pessoas em pé e com os braços erguidos. A cantora está com microfone na mão e tem longos cabelos ruivos, veste uma blusa e um shorts. Ao lado da cantora, estão o guitarrista e o baixista; à esquerda, o baterista. Ao fundo, um telão reproduz o rosto da artista com efeitos gráficos.
Show de Pitty e sua banda em São Paulo (São Paulo), em 2015.

Faça no diário de bordo.

  1. Observe atentamente a imagem desta página. Observe os instrumentos musicais, o cenário, o figurino, a cantora e, depois, responda: Que estilo musical você imagina que essa banda toca?
  2. Ouça o áudio “Gravação original da canção ‘Admirável chip novo’, de Pitty”. Depois, responda: O que mais chamou sua atenção nessa canção?

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

3. Na imagem, há quatro instrumentistas acompanhando a cantora Pitty. Você consegue identificar quais são os instrumentos que eles estão tocando?

Versão adaptada acessível

3. Na imagem, há quatro instrumentistas acompanhando a cantora Pitty. Com base na descrição da imagem, quais são os instrumentos que eles estão tocando?

  1. Ao ouvir o áudio, você conseguiu identificar o som de todos os instrumentos retratados na fotografia?
  2. Você conhece outras canções de Pitty? Em caso afirmativo, fale sobre essas canções com os colegas.
  3. Você conhece outras bandas de rock? Em caso afirmativo, converse com os colegas sobre essas bandas.
  4. Você toca algum instrumento ou sabe cantar algum rock?
  5. Você participa ou já participou de alguma banda? Em caso afirmativo, fale da experiência com o professor e os colegas.
Respostas e comentários

De olho na imagem

Essa proposta de observação é uma ótima oportunidade para perceber as preferências musicais dos estudantes e utilizar essas referências para o desenvolvimento dos conteúdos desta Unidade. Utilize esse momento como uma avaliação diagnóstica, fazendo uso da conversa que a seção estimula para mapear o vocabulário musical, o repertório cultural e os interesses dos estudantes, de modo a, ocasionalmente, reconduzir as propostas da Unidade para adequá-las ao grupo e ao contexto.

  1. Auxilie os estudantes na leitura da imagem e incentive-os a elaborar hipóteses. Depois, comente que a fotografia mostra uma apresentação de rock brasileiro da cantora Pitty com sua banda. Incentive-os a reconhecer o estilo musical que está sendo tocado pelos integrantes da banda mostrada na fotografia, tendo como referência os elementos da imagem, como iluminação, instrumentos musicais, figurino da cantora e cenário. Destaca-se que não existe uma resposta errada para esta questão, já que não é possível afirmar o gênero musical apenas pela leitura da imagem. Nesse momento, é importante possibilitar o desenvolvimento da competência oral dos estudantes, oferecendo a oportunidade de dizer suas impressões sobre o que está sendo discutido. Comente com eles que a cantora Pitty tem seu trabalho mais voltado para o gênero rock, porém suas composições são bem variadas e suas letras transitam entre discussões sobre relacionamentos e canções de protesto.
  2. Durante a apreciação musical, auxilie-os a identificar alguns dos principais elementos musicais do rock, como a presença da guitarra elétrica bem evidenciada e a bateria, que marca um ritmo forte e intenso.
  3. Na imagem, da esquerda para a direita, temos a bateria, o contrabaixo elétrico (instrumento de quatro cordas dedilhado), a guitarra (instrumento elétrico com seis cordas dedilhado) e o sintetizador. Comente que, normalmente, as bandas de rock têm esta constituição: guitarra, contrabaixo e bateria. Pode haver certa confusão para identificar os instrumentos, como contrabaixo elétrico e guitarra, por causa da pouca iluminação que há na fotografia. Relembre com eles que a guitarra, assim como o violão, normalmente tem seis cordas, ao passo que o contrabaixo elétrico tradicional (como o da fotografia) tem quatro cordas. Na fotografia também aparecem um músico tocando bateria, à esquerda, e outro, o sintetizador, à direita.
  4. Possivelmente, os estudantes vão identificar com mais facilidade o som da guitarra e o da bateria. Ajude-os a perceber o som mais grave do contrabaixo.
  5. Peça aos estudantes que falem de outras canções de Pitty que conheçam. Se possível, solicite que organizem uma playlist com algumas obras dessa artista e agende uma data para que a apresentem.
  6. Incentive os estudantes a falar de outras bandas de rock que eles conhecem. Caso tenham dificuldades de elencar os grupos, peça que pesquisem as principais bandas de rock da história da música brasileira. Após a pesquisa, eles podem mencionar grupos como Titãs, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso, que serão citados ao longo desta Unidade. Questione se as bandas que eles conhecem têm a mesma configuração ou utilizam instrumentos diferentes dos usados pela banda retratada na abertura da Unidade.
  7. Caso a resposta seja afirmativa, pergunte se ele gostaria de se apresentar para a turma. Se achar oportuno e se houver mais estudantes que toquem instrumentos ou gostem de cantar, organize com eles uma data para a apresentação. Se nenhum estudante tocar, pergunte qual música eles gostariam de aprender.
  8. É comum que os estudantes participem ou tenham amigos que participam de bandas musicais. Peça a eles que comentem a experiência de participar de um grupo musical.

Artista e obra

Pitty

Nascida em Salvador Bahia , Priscilla Novaes Leone, conhecida como Pitty, é cantora, compositora e instrumentista. Foi graças ao pai – que também era músico – que Pitty teve contato com ícones do rock nacional e internacional, como o cantor e compositor brasileiro Raul Seixas (1945-1989) e as bandas Os Beatles – que você conhecerá nesta Unidade –, Nirvana e Metallica, que estão entre suas principais referências.

Fotografia. Cantora canta e toca guitarra no palco. Ela tem cabelo comprido e veste camisa e shorts. Ao fundo, dois músicos da banda tocam teclado e baixo.
Pitty em apresentação no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), em 2015.

Pitty integrou diversas bandas de rock, atuando também como baterista de uma delas. Desde 2003, a artista lidera uma banda que leva seu nome, lançando álbuns com diversas canções autorais. A canção que você ouviu, “Admirável chip novo”, de autoria de Pitty, faz parte do seu primeiro álbum, de mesmo nome. Na página 18, você poderá ler a letra dessa canção.

Fotografia em preto e branco. Capa de CD que destaca o rosto da artista, que está maquiada e tem um piercing no nariz. O texto traz destacado o nome da cantora com a cor roxa e traz o título da obra: "PITTY: admirável chip novo”.
Álbum Admirável chip novo lançado pela cantora e compositora Pitty em 2003.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

1. Você conhece outras mulheres que se dedicam ao rock? Em caso afirmativo, fale sobre elas com os colegas.

Respostas e comentários

Foco na linguagem

1. Peça aos estudantes que falem de artistas brasileiras e estrangeiras que eles conhecem. Após ouvir as respostas, comente que, embora o cenário do rock ainda seja predominantemente masculino, há diversas mulheres que há anos integram bandas de rock ou que seguem carreira solo. Caso eles não tenham citado, mencione a cantora e compositora Rita Li, uma das precursoras do rock nacional. Comente que sempre houve mulheres no cenário do rock. A cantora estadunidense dieinis dióplin (1943-1970) é uma dessas mulheres. Com sua voz forte e marcante, ela se tornou um ícone dos anos 1960.

Sugestão de atividade

Peça aos estudantes que façam uma pesquisa sobre algum artista ou banda e escrevam uma breve biografia, como o texto apresentado nesta página.

Oriente que elaborem um pequeno texto autoral justificando a escolha do artista e por que gostam do gênero musical escolhido.

Organize uma data para a apresentação dos dados coletados. Esta pesquisa também pode ser realizada em grupo. Nesse caso, agrupe os estudantes que têm preferências por gêneros musicais similares, para favorecer a integração e a dinâmica da pesquisa.

Tema 1  O surgimento do rock

O Rock

A cantora e compositora Pitty é considerada, atualmente, um dos nomes mais expressivos do rock nacional, estilo musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Em sua origem, o rock assimilou elementos de outros estilos musicais estadunidenses, como o blues e o country. Nessa época, era conhecido como rock and roll.

Fotografia em preto e branco. Um casal executa um movimento de dança em um salão, enquanto é observado por várias pessoas. O homem tem cabelo curto e veste camisa branca e calça escura. Ele está com as pernas abertas em espacate, quase tocando o chão, ao mesmo tempo que segura a mão da mulher, que usa um vestido branco e roda.
Pessoas dançando rock and roll. Estados Unidos, década de 1950.

Considerado um estilo musical próprio da juventude, desde seu surgimento, o rock buscava romper as tradições conservadoras da época, tanto nas temáticas musicais quanto no vestuário. Em 1954, a canção Rock around the clock, do músico Bill rálei (1925-1981), alcançou o topo das paradas de sucesso e se tornou um hino da juventude daquela época. Outro cantor de rock que se destacou na década de 1950 foi Elvis Presley (1935-1977).

Fotografia em preto e branco. Homem de cabelo curto, vestindo camisa, gravata borboleta e paletó, canta e toca violão com um microfone à frente.
Bill rálei durante apresentação na década de 1950.
Fotografia em preto e branco. Homem de cabelo curto, vestindo camisa, blazer e calça, canta e toca violão acompanhando de outros músicos ao seu lado (um baixista e um tecladista). Ao fundo, cenário que reproduz uma partitura musical.
Elvis Presley durante apresentação em programa de televisão estadunidense, em 1956.

PARA VISITAR

Museu Capital do Rock. Disponível em: https://oeds.link/ZvIf6O. Acesso em: 15 maio 2022.

Visite virtualmente o Museu Capital do Rock para conhecer mais sobre a história do rock brasileiro.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer o rock, estilo musical que nasceu nos Estados Unidos na década de 1950 a partir da fusão de outros estilos musicais, como o blues e o country.
  • Reconhecer músicos do rock nacional e internacional e entender a ligação entre esse tipo de música e a juventude.
  • Reconhecer os instrumentos musicais característicos do rock.
  • Diferenciar instrumentos acústicos e elétricos.
  • Entender como funciona a guitarra elétrica.
  • Experienciar o canto acom­panhando uma partitura musical.
  • Desenvolver a autoconfiança e a autocrítica por meio da experimentação artística.

Habilidades favorecidas neste Tema

(ê éfe seis nove á érre zero três), (ê éfe seis nove á érre um seis), (ê éfe seis nove á érre um sete), (ê éfe seis nove á érre um oito), (ê éfe seis nove á érre dois zero), (ê éfe seis nove á érre dois um), (ê éfe seis nove á érre dois dois), (ê éfe seis nove á érre dois três), (ê éfe seis nove á érre três um), (ê éfe seis nove á érre três dois) e (ê éfe seis nove á érre três quatro).

Contextualização

Para obter mais informações sobre esse gênero musical, o texto reproduzido a seguir pode ser compartilhado com os estudantes.

O que é rock

“Para entender o rock é necessário não perder isso de vista. Ao contrário da música erudita, que exige o silêncio e o bom comportamento da plateia (imagine o papel ridículo de alguém que se levantasse em pleno Teatro Municipal para alcançar o tom de uma cantora de ópera ou gesticulasse como o maestro), o rock pressupõe a troca, ou melhor, a integração do conjunto ou do vocalista com o público, procurando estimulá-lo a sair de sua convencional passividade perante os fatos.

Por isso, dançar é fundamental. Se não houver reação corpórea ‘quente’, não há rock. É verdade que as cortes renascentistas também dançavam. E é por isso que eu digo ‘quentes’: não pode haver regras, cenas determinadas, linhas do salão a cobrir, músculos tensos a esperar o próximo movimento. O rock precisa de liberdade física, o que ficou claro de Elvis (The Pelvis, lembram-se?) a Fred , assim como das pinturas multicoloridas dos hippies dos [19]60 às cores agressivas do punk dos [19]70. reticências É nesse sentido que a ‘música de protesto’, como é convencionalmente chamada, não é rock. Dominada pela necessidade de se passar uma mensagem política, ela coloca em 2º plano a questão do som, para que o público se atenha à letra. No seu limite, encontramos ‘Caminhando’, de Geraldo Vandré, gigantesca na letra, capaz de mover multidões, mas pobre na melodia e na harmonia a ponto de o autor temer por sua classificação no fíc [Festival Internacional da Canção] de [19]68.

reticências

Rock é, portanto, e antes de tudo, som. Ao contrário de outras artes que nos tocam pelo mais racional órgão dos sentidos, que é a visão, a música nos atinge pelo mais sensível, que é a audição. Para nos desviarmos de um quadro que não nos agrada, teremos muito mais facilidade do que de uma música. Seu leque de ação no espaço parece ser muito mais aberto, quase infinito, porque as notas se espalham em ondas mais amplas do que os traços presos aos limites concretos das molduras. Nesse sentido, dentro da música, uma nota distorcida de guitarra parece atingir não só o ouvido e o cérebro, mas cada uma das células do corpo humano, fazendo do rock um dos ritmos musicais mais agitados que se conhece nas sociedades modernas.”

CHACON, Paulo. O que é rock. terceira edição São Paulo: Brasiliense, 1985. página 5-6. (Coleção Primeiros Passos).

Artista e obra

Os Beatles

Ao conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Pitty, você descobriu que uma de suas influ­ên­­cias foram Os Beatles. Essa banda foi formada em 1960, mas foi a partir de 1962 que se tornou um dos mais importantes e conhecidos conjuntos musicais em todo o mundo. Os integrantes da banda Os Beatles foram alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela difusão do rock.

Um dos integrantes da banda foi pôu macártinei. Baixista, pianista e vocalista, também se destacou como compositor e, em parceria com o músico Djón lênon (1940-1980), compôs canções de grande sucesso.

foi o baterista e vocalista da banda desde 1962 até a dissolução do grupo em 1970. Ringo substituiu pit bést, o primeiro baterista do grupo.

jórdgi rérisson (1943-2001) era guitarrista, compositor e vocalista do grupo. rérisson se interessava pela cultura indiana e isso influenciou sua produção musical, bem como ajudou a disseminar essa cultura no Ocidente.

Djón lênon foi guitarrista, vocalista e compositor de muitas canções da banda. Em parceria com pôu macártinei, ele compôs sucessos como Let it be”, “Hey Jude” e “Yesterday”.

Fotografia em preto e branco. Show musical com quatro músicos no palco, todos usam cabelos curtos e vestem paletó e gravata. Os dois músicos em primeiro plano cantam e tocam. Ao fundo, no bumbo da bateria, há o logotipo da banda: “The Beatles”.
A banda Os Beatles durante apresentação em Paris, França, em 1964. Ao fundo, o baterista . À sua frente, jórdgi rérisson. No primeiro plano, da esquerda para a direita, pôu macártinei e Djón lênon.
Respostas e comentários

Artista e obra

Se oportuno, comente com os estudantes que, lançado em 1967, o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, é considerado uma obra-prima e reúne vários estilos, como rock and roll, jazz, blues, veaudeville, clássico, circense e indiano. Alguns musicólogos consideram esse álbum o marco revolucionário na criação dos Beatles.

Indicações

GOMES, Elaine de Almeida. The Beatles: letras e canções comentadas. São Paulo: Leia Sempre, 2010.

Neste livro, o leitor tem acesso ao contexto em que foram compostas as canções da banda e a como era a atua­ção de cada um de seus integrantes.

Se possível, visite com os estudantes a exposição virtual sobre Os Beatles, disponível em: https://oeds.link/z1BZ6J. Acesso em: 15 maio 2022.

Instrumentos característicos do rock

No rock, um elemento essencial é o som da guitarra elétrica. Ouça o áudio “Solo de guitarra da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty” produzido com esse instrumento.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Os instrumentos elétricos surgiram como resultado do aperfeiçoamento de instrumentos acústicos que já existiam. A guitarra elétrica, por exemplo, pode ser considerada um desenvolvimento baseado em outros instrumentos de corda, como o violão e a viola.

Fotografia. Guitarra preta e branca com braço de madeira.
As primeiras guitarras elétricas foram fabricadas na década de 1930.

Nos instrumentos elétricos, os sons são transformados em sinais elétricos. Na guitarra, por exemplo, os sons produzidos pelo toque nas cordas são capturados por pequenos aparelhos chamados captadores. Esses aparelhos transformam os sons das cordas em sinais elétricos.

Os sinais capturados são enviados para um amplificador, que os libera para alto-falantes. Observe a fotografia reproduzida a seguir. Note que a guitarra está ligada a um amplificador.

Fotografia. Guitarra branca em um suporte, ligada a um amplificador. À esquerda, uma parte da guitarra é destacada em zoom para mostrar os detalhes dos três captadores de sons, que apresentam seis pontos cada.
Guitarra elétrica (112 por 44 centímetros) ligada a um amplificador. Observe os captadores no detalhe fotografia.
Respostas e comentários

Contextualização

Se considerar oportuno, pergunte aos estudantes se eles conhecem os instrumentos característicos do rock e se reconhecem seus sons nas músicas que ouvem, em diferentes gêneros musicais.

Você também pode pedir a eles que escolham músicas nas quais haja solos desses instrumentos e levem para apresentar aos colegas.

Nesse momento, você pode apresentar aos estudantes algumas informações do texto a seguir.

A tecnologia na música

A tecnologia obteve grande significado na música quando a eletricidade foi adotada pelos inventores musicais, a quem podemos chamar de luthiers do nosso tempo. Embora seu trabalho seja de uma natureza completamente distinta, o objetivo dos pesquisadores do século vinte e um também é o de aperfeiçoar instrumentos musicais com a aplicação do conhecimento. Suas ferramentas conceituais, além de considerar os aspectos acústicos dos instrumentos, incluem as inovações tecnológicas da época. Muitas vezes deste esforço resultam criações com características totalmente novas.

O protótipo de um dos primeiros instrumentos baseados no uso da eletricidade, o dinamofône ou Telharmonium, foi construído por tadeus carríl, em 1906. Segundo díarlin (1996), a invenção não foi então valorizada por estar à frente de seu tempo, mas anos mais tarde outros pesquisadores retomaram muitas das suas ideias. O primeiro instrumento deste tipo a ser fabricado em série, o Theremin, seria concebido por leôn téremin em 1920, e comercializado pela érre cê á em 1929. Posteriormente outros experimentos surgiram, e diversos instrumentos tradicionalmente acústicos seriam eletrificados, como o piano, o órgão, a guitarra e o violino. Seu princípio básico era o de amplificação, que permitia a produção de uma maior intensidade sonora e em consequência um alcance para audiências mais numerosas; e havia possibilidades de distorções e alterações dos timbres.

Podemos considerar que a inovação tecnológica de maior destaque para a evolução da eletrônica na música foi o telefone, criado por Bell, em 1876. Ela comprovou que o som poderia ser transformado em sinais elétricos e vice-versa, estreitando a relação entre tecnologia e arte e abrindo caminhos para a gravação do som e para os meios de comunicação de massa.”

Gôn, Daniel ême A tecnologia na música. Intercom/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. vigésimo quarto Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande (Mato Grosso do Sul), setembro 2001. Disponível em: https://oeds.link/ddyW2I. Acesso em: 28 fevereiro 2022.

Por dentro da arte

Do alaúde à guitarra elétrica

Um dos instrumentos de corda mais antigos de que se tem conhecimento é o alaúde. Esse instrumento é utilizado desde a Antiguidade por povos como os egípcios e os romanos. A partir do século dezesseis, com o desenvolvimento da música europeia – sobretudo com o surgimento da ópera –, o alaúde se tornou um instrumento de grande importância. O alemão Iôrrân Sebástian Bác (1685-1750), por exemplo, compôs diversas obras para serem executadas pelo alaúde, como a chamada Allegro (bê dábliu vê 998), escrita por volta de 1710.

Fotografia. Alaúde de madeira oval com braço preto.
Alaúde italiano (64 por 23,5 centímetros) produzido no século dezoito. Museu Bardini, Florença, Itália.

O alaúde se espalhou por toda a Europa e deu origem a outros instrumentos musicais. Em Portugal e na Espanha, por exemplo, com o desenvolvimento do alaúde, surgiu a vihuela ou viola de mão. Durante o período colonial, muitas violas de mão chegaram ao Brasil, trazidas por imigrantes portugueses. Elas deram origem a um instrumento muito popular até hoje em todo o Brasil: a viola caipira.

Outros instrumentos de cordas surgiram das vihuelas. O principal deles é a guitarra – mas não a guitarra elétrica que conhecemos atualmente. Esses instrumentos tinham cordas duplas, feitas de tripas de animal. Com o surgimento de novos estilos musicais, no entanto, as guitarras passaram por uma série de adaptações, as cordas deixaram de ser duplas e foi adotado um padrão para a afinação e o número de cordas. Assim, no final do século dezenove, surgiu o violão como o conhecemos hoje.

Foi a necessidade de amplificar o som do violão que fez com que, na década de 1930, fosse desenvolvida a guitarra elétrica. Em 1931, foi criada a frying pan(em português, “frigideira”), considerada a primeira guitarra elétrica comercialmente viável.

Fotografia. Instrumento musical que lembra um violão. O corpo é de madeira clara e o braço é preto. Há detalhes geométricos feitos na madeira do corpo do instrumento.
Vihuela (90 por 59,5 centímetros) produzida em 2005 com base em representações desse instrumento encontradas em afrescos da Catedral de Barcelona, Espanha.
Fotografia. Pequeno instrumento de cordas com corpo redondo e um longo braço de madeira. No centro do corpo, há duas peças de metal.
Frying pan (75 por 15 centímetros) produzida na década de 1930.
Respostas e comentários

Por dentro da arte

Comente com a turma que a tecnologia tem cada vez mais participação no desenvolvimento dos instrumentos musicais, além de possibilitar a criação e a manipulação digital do som dos instrumentos.

Se algum estudante da turma tocar um dos instrumentos mencionados nas páginas 15 e 17, caso considere pertinente – e se ele aceitar a proposta –, convide-o a se apresentar aos colegas.

Você também pode perguntar se ele participará de alguma apresentação em outro espaço para sugerir que a turma vá assistir.

Teclado, baixo elétrico e bateria

Outros instrumentos característicos do rock são o teclado, o contrabaixo e a bateria. O teclado é um instrumento elétrico oriundo do piano. Com a guitarra elétrica, o teclado é responsável pela execução da harmonia da música, podendo também executar alguns solos.

Ouça o áudio “Solo da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty, acrescido do som do teclado”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Teclado preto com botões na parte superior esquerda.
Teclado (95 por 37 centímetros).

O baixo elétrico, também chamado contrabaixo, é um instrumento de cordas cuja função é estabelecer a “junção” entre a harmonia e o ritmo. Ele também possibilita a realização de improvisos.

Fotografia. Baixo elétrico com corpo de madeira clara.
Baixo elétrico (110 por 33 centímetros).

Ouça o áudio “Solo da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty, acrescido dos sons de teclado e baixo elétrico”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

A bateria é um conjunto de instrumentos de percussão, como o surdo, o prato e o bumbo.

Ouça o áudio “Solo de guitarra da música ‘Admirável chip novo’, de Pitty, acrescido dos sons de teclado, baixo e bateria”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Instrumentos que compõem a bateria. As caixas são na cor azul-claro. À esquerda, há um prato em um suporte, de modo que ele fica mais elevado em relação às outras partes. No centro, dois tons, o bumbo, o surdo e a caixa. À direita, outro prato em um suporte e o chimbal.
Na bateria, todos os instrumentos de percussão são tocados por apenas um instrumentista.
Respostas e comentários

Contextualização

Esse é um tema que provavelmente causará grande interesse nos estudantes. Além da atração que os instrumentos musicais costumam despertar, estes instrumentos em particular são muito explorados nos repertórios que os adolescentes ouvem e, portanto, são muito familiares a eles.

Aproveite a oportunidade para expandir os conhecimentos que a turma já tem. Comente, por exemplo, as diferenças entre piano elétrico e teclado, chamando a atenção para o fato de que o teclado é menor e apresenta muito mais recursos timbrísticos, ou seja, é capaz de produzir uma grande quantidade de timbres diferentes. O piano elétrico é maior e tem menos possibilidades timbrísticas, pois sua função nos arranjos geralmente é mais próxima da função de um piano acústico. Chame a atenção dos estudantes também para o fato de que existem diferentes tipos de contrabaixo elétrico, sendo o mais comum o com quatro cordas, mas podendo chegar a cinco ou mesmo seis cordas.

Se for possível, convide músicos que tocam teclado, guitarra ou contrabaixo para fazer demonstrações de seus instrumentos.

Pergunte se algum estudante toca ou já tocou esses instrumentos e, em caso afirmativo, convide-o a participar de uma demonstração.

Assistir a um colega tocar é sempre muito estimulante para os estudantes dessa faixa etária.

“Admirável chip novo”

Leia, a seguir, a letra de “Admirável chip novo”, uma das canções mais conhecidas de Pitty, e ouça, mais uma vez, o áudio “Gravação original da canção ‘Admirável chip novo’, de Pitty”.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Admirável chip novo

“Pane no sistema, alguém me desconfigurou

Aonde estão meus olhos de robô?

Eu não sabia, eu não tinha percebido

Eu sempre achei que era vivo

Parafuso e fluido em lugar de articulação

Até achava que aqui batia um coração

Nada é orgânico, é tudo programado

E eu achando que tinha me libertadoreticências

Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer:

Reinstalar o sistema


Pense, fale, compre, beba

Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Tenha, more, gaste, viva

Não sinhô, sim sinhô, não sinhô, sim sinhôreticências

PITTY. Admirável chip novo. In: PITTY. Admirável chip novo. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2003. Faixa 2.

Faça no diário de bordo.

Foco na linguagem

  1. A canção “Admirável chip novo” faz menção a uma importante obra literária. Forme um grupo com três colegas e pesquisem que obra é essa. Na data agendada, apresentem os resultados da pesquisa ao professor e aos colegas.
  2. Na letra dessa canção, o ser humano é comparado a um robô ou a uma máquina. Em que trechos isso fica evidente?
  3. Em sua opinião, qual teria sido a intenção da compositora ao propor a comparação mencionada na questão anterior?

PARA OUVIR

Admirável chip novo. Pitty. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2003. 1 cedê (39 minutos).

Nesse cedê, além da canção que intitula o álbum, é possível ouvir outras composições de Pitty, como “Teto de vidro” e “Máscara”.

PARA ASSISTIR

Matriz arquivos completos. Pitty. Direção: Daniel Ferro. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2020. 2 dêvedê (3horas20minutos).

O primeiro dêvedê apresenta o show histórico de Pitty, realizado na Concha Acústica, em Salvador (O segundo dêvedê traz o documentário MATRIZ.doc, com imagens dos primeiros shows e o relato de Pitty sobre a sua trajetória.

Respostas e comentários

Foco na linguagem

1. Auxilie os estudantes na pesquisa, que pode ser realizada na internet. Espera-se que eles concluam que essa canção faz referência a Admirável mundo novo, livro do escritor óldus rãquisli (1894-1963), de 1932. A história se passa em Londres, no Reino Unido, e retrata um futuro dominado pela tecnologia e por seu uso para a manipulação social. Comente com os estudantes que essa obra é referência para outra canção brasileira: “Admirável gado novo” (1979), do compositor Zé Ramalho.

Se julgar oportuno, apresente mais informações sobre a obra de óldus rãquisli. Explique que esse livro alcançou sucesso internacional e que narra, de modo pessimista, a história de um futuro distante (ano 2500), influenciado intensamente pela tecnologia, um mundo no qual as pessoas são programadas em laboratório. rãcsli critica o culto exagerado à ciência e ao racionalismo, denunciando as sociedades fascinadas pelo progresso científico e que controlam as pessoas por meio da tecnologia.

2. Trechos da primeira estrofe podem ser mencionados pelos estudantes.

3. Ouça as hipóteses elaboradas pelos estudantes e proponha um debate com base nas ideias apresentadas. Explique que uma interpretação possível dessa letra seria que ela propõe uma reflexão a respeito da massificação dos seres humanos, muitas vezes manipulados pelos meios de comunicação.

Arte e muito mais

O videoclipe

Em 2003, Pitty lançou um videoclipe da canção “Admirável chip novo”. O videoclipe é um filme de curta duração produzido especialmente para ilustrar um trabalho musical. O início do videoclipe dessa canção mostra Pitty e os integrantes de sua banda como robôs, em uma alusão ao conteúdo da primeira parte da letra da canção. A parte seguinte mostra a banda livre dos movimentos robotizados. Esse videoclipe foi dirigido por Maurício Eça.

Observe os fotogramasglossário desse videoclipe reproduzidos a seguir.

Fotografia. Destaque do rosto de uma mulher, que está com um penteado clássico, em frente a um microfone.
Fotografia. Show musical com uma cantora e uma banda de apoio composta de três músicos. A cantora está usando um vestido clássico nas cores rosa e branco e usa luvas brancas que vão acima do cotovelo. Os músicos, ao fundo, vestem terno e gravata.
Fotografia. Cantora com músicos. Ela veste uma camiseta regata e tem cabelos compridos. Está cantando ao microfone enquanto os músicos, ao fundo, tocam instrumentos musicais.
Fotografia. Mulher de cabelo longo castanho, vestida com camiseta regata preta, canta ao microfone. Ao fundo, cenário do palco em tons avermelhados.
Fotogramas do videoclipe de “Admirável chip novo” (2003).

Os integrantes da banda britânica Os Beatles estão entre os precursores da produção de videoclipes. Filmes estrelados pelos integrantes dessa banda na década de 1960 são considerados algumas das primeiras experiências com o videoclipe.

Faça no diário de bordo.

Ícone. Tema contemporâneo transversal Cidadania e Civismo.

Com base na letra da canção e no videoclipe, é possível fazer uma reflexão sobre a inserção das juventudes na vida social. Junto dos colegas, releiam a letra da canção e destaquem os trechos que mais lhes chamaram a atenção, analisando-os e relacionando-os com a percepção de vocês sobre como é ser jovem hoje em dia. Conversem sobre como a música reflete a leitura de mundo que vocês fazem com base nas próprias vivências.

Respostas e comentários

Arte e muito mais

Comente com os estudantes o papel desempenhado pelo videoclipe na divulgação de um trabalho musical, sobretudo se o artista for independente (quando ele não está vinculado a nenhuma gravadora). Dispor de um bom vídeo, por exemplo, pode ajudar uma banda nova a divulgar seu trabalho.

Comente com a turma que, muitas vezes, conhecemos um grupo ou artista por meio da visualização de seu videoclipe, pela internet ou pela televisão.

No fim dos anos 1970, associada à expansão do acesso da rede televisiva, a indústria fonográfica procurou criar a imagem de uma banda ou de um artista para divulgar suas produções. Assim, a televisão foi a impulsionadora da produção dos videoclipes. É importante destacar que, atualmente, a internet residencial ou móvel ocupa esse espaço.

Consulte o texto “Reinvenção do videoclipe”, indicado nas Leituras complementares, nas páginas iniciais deste Manual.

Proposta de reflexão

Essa proposta está relacionada com o Tema contemporâneo transversal Cidadania e civismo, com ênfase no subtema Direitos da criança e do adolescente. Se possível, busque pelo videoclipe da canção “Admirável chip novo”, disponível no canal da cantora: https://oeds.link/mmwLTJ, acesso em: 7 junho 2022. A letra da canção, as imagens e o videoclipe podem ser utilizados como uma sensibilização para a análise discursiva. Os estudantes devem relacionar os diferentes elementos – letra, ritmo, encenação, figurino etcétera. –, fazer relações entre eles e, com base nisso, interpretar a mensagem que é veiculada.

Você pode separar os estudantes em pequenos grupos, orientando-os a reler a letra da canção e, se possível ouvi-la e ver o videoclipe. Eles devem tomar nota dos elementos que mais chamam a atenção deles e das relações que produziram.

Ao final, promova uma roda de conversa, para que os estudantes possam debater se a música reflete de algum modo a percepção que eles têm sobre o que é ser jovem hoje em dia. Esse deve ser um momento aberto, de escuta e interação, em que eles possam discutir não apenas angústias, sonhos e projetos de vida, mas a percepção que têm sobre os espaços e modos de inserção na vida social.

Lembre-se de pedir a eles que produzam um registro no diário de bordo.

Eles poderão ser avaliados pelas contribuições à reflexão, pela acolhida às contribuições dos colegas e sobretudo pelas relações que produzirem entre a questão e os elementos discursivos da obra de Pitty.

Faça no diário de bordo.

Experimentações


• Com a orientação do professor, observe a pauta musical. A partitura registra a altura e a duração dos sons. Nas partituras utilizadas para o canto, também é registrada a letra da canção. Siga as orientações do professor e as etapas a seguir para realizar uma atividade na qual você acompanhará uma partitura musical enquanto canta. Caso você toque algum instrumento, esta é uma ótima oportunidade para utilizá-lo nesta atividade.

Admirável chip novo

Fotografia em preto e branco. Partitura da canção Admirável chip novo com notas musicais e letra da música.  Na partitura algumas notas são escritas em posição mais alta e algumas em posição mais baixa. A letra da música, que acompanha as notas musicais: Pa-ne no sis-te-ma, al-guém me des-con-figurou. A-on-de-es-tão meus o-lhos de ro-bô?. Eu não sa-bi-a, eu não ti-nha per-ce-bi- do. Eu sem-pre a-chei que e-ra vi-vo. Pa-ra-fu-so_e flui-do_em lu-gar de ar-ti-cu-la-ção. A-té a-cha-va que a-qui ba-ti-a_um co-ra-ção. Na-da é or-gâ-ni-co, é tu-do pro-gra-ma-do. E eu a-chan-do que ti-nha me li-ber-ta-do. Mas lá vêm e-les no-va-men-te_eu sei_o que vão fa-zer. Pen-se, fa-le, com-pre, be-ba, Le-ia, vo-te não se_es-que-ça. U-se, se-ja, ou-ça, di-ga. Te-nha, mo-re, gas-te, vi-va. Pen-se, fa-le, com-pre, be-ba, le-ia, vo-te, não se_es-que-ça. U-se, se-ja, ou-ça, di-ga-! Não sinhô, sim sinhô, não sinhô, sim sinhô...

Procedimentos

a) Ouça algumas vezes a canção “Admirável chip novo” até sentir que conseguiu gravar a melodia.

b) Depois, cante acompanhando a letra na partitura.

c) Procure perceber em que pontos dessa canção a melodia é mais aguda.

d) Em seguida, tente perceber qual é a relação entre os pontos mais agudos da melodia e a posição das notas na pauta.

Versão adaptada acessível

a) Ouça algumas vezes a canção “Admirável chip novo” até sentir que conseguiu gravar a melodia.

b) Depois, cante acompanhando a letra na partitura.

c) Procure perceber em que pontos dessa canção a melodia é mais aguda.

d) Em seguida, tente perceber qual é a relação entre os pontos mais agudos da melodia.

Avaliação

Ícone. Diário de bordo.

Utilize o diário de bordo para responder às questões a seguir:

a) Você já tinha cantado uma música acompanhando a letra na partitura? Você teve dificuldade?

b) Percebeu a relação entre a variação de altura da melodia e a posição das notas na pauta?

Respostas e comentários

Experimentações

Na atividade desta seção é apresentada uma partitura vocal. Nesse tipo de partitura, é escrita a melodia em correspondência com a letra da canção.

A leitura deve ser feita acompanhando, ao mesmo tempo, as notas e as palavras. A transcrição de uma melodia para a partitura leva em conta não apenas as alturas (notas mais agudas são escritas em posições mais altas, e notas mais graves são escritas em posições mais baixas) como também aspectos rítmicos (sons mais rápidos são escritos com figuras musicais específicas e, geralmente, mais próximos na partitura do que sons mais lentos, comumente escritos mais distanciados uns dos outros).

Mesmo que a proposta neste momento não seja a introdução à leitura musical, mas apenas uma primeira aproximação com registros musicais escritos, esses aspectos analógicos podem ser compreendidos com a ajuda do professor.

Relembre com os estudantes os conceitos de grave e agudo e ajude-os a perceber que algumas das partes mais agudas se encontram nos inícios dos versos (precisamente nas sílabas sublinhadas): “Aonde estão meus olhos de robô?” e “A achava que aqui batia um coração” e na primeira sílaba dos verbos a seguir, conforme destaque:

Pense, fale, compre, beba

Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Tenha, more, gaste, viva

Pense, fale, compre, beba

Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Caso algum estudante toque um instrumento musical e se disponha a participar desta atividade, incentive-o a trazer o instrumento para a aula e tocá-lo, acompanhando os estudantes. Esta é uma oportunidade de a turma vivenciar a formação de uma banda, promovendo a prática musical e a integração.

Avaliação

Nesse momento, retome com os estudantes a importância da partitura como fórma de registro musical. Caso alguns deles tenham fluência na leitura de partituras, peça que comentem essa experiência com os colegas.

Ícone. Diário de bordo.

Glossário

Fotograma
: cada quadro unitário de um filme cinematográfico.
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