UNIDADE 7  Vida, célula e sistema nervoso humano

Percepção do ambiente

Ao longo do seu dia você realiza diversas atividades e tem muitas sensações. Por exemplo, você pode sentir fome, ter prazer ao ler um livro, se deslocar, cantar, pensar, se lembrar de algo, ficar ansioso etcétera Essas ações estão relacionadas às células do seu corpo e, em especial, ao funcionamento do sistema nervoso. Esse sistema tem a capacidade de interpretar estímulos vindos do ambiente e elaborar respostas a eles, além de ser responsável pela consciência, pelo raciocínio e pela memória.

Momentos do dia de Ana

História em quadrinhos. Apresenta Ana, uma menina negra de cabelos pretos e ondulados.
Quadro 1: Ana está sentada em uma cama e, olhando para um gato marrom que está em cima da cama, diz: Eu sei, Chico, já está na hora de acordar! Ao fundo, no quarto onde ela está, há um móvel com gaveta, brinquedo e revista em cima. Ao fundo, uma janela com cortina.
Quadro 2:  Ana está sentada em uma cadeira, em frente a uma mesa com alimentos. Ela segura um copo e, olhando na direção de um homem negro que está em pé, em frente a um fogão, diz: Que cheiro bom! Estou morrendo de fome! 
Quadro 3: Ana está em uma bicicleta, usando capacete, joelheiras e cotoveleiras, e carrega uma mochila nas costas. À frente dela, uma mulher que também está em uma bicicleta, com capacete, joelheiras e cotoveleiras, ambas na ciclovia, em frente à escola, onde está um menino com mochila nas costas. Ana fala: Estou nervosa, mãe! E se eu esquecer a letra da música na apresentação? A mulher diz: Ana, é normal ficar nervosa. Mas o importante é você se divertir com seus amigos!
(Imagens sem escala; cores-fantasia.)
Respostas e comentários

Objetivos da Unidade

Concluir que a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos.

Conhecer como aconteceu a descoberta da célula.

Analisar as principais estruturas da célula.

Compreender que os seres vivos possuem diferentes níveis de organização.

Refletir sobre a importância da divulgação científica para o desenvolvimento científico.

Conhecer a organização e o funcionamento do sistema nervoso.

Analisar as principais estruturas do sistema nervoso, bem como a função de cada uma delas.

Reconhecer o neurônio como unidade estrutural e funcional do sistema nervoso.

Demonstrar, utilizando recursos digitais, a transmissão dos impulsos nervosos.

Explicar o papel do sistema nervoso na integração e coordenação de funções e ações do corpo.

Comparar ações voluntárias com ações involuntárias.

Compreender como algumas drogas afetam o funcionamento do sistema nervoso.

Investigar o tempo de reação aos estímulos visual, tátil e auditivo.

Relacionar o ato de piscar com o funcionamento do sistema nervoso.

Assumir atitudes que propiciem uma boa qualidade do sono, cuidando da saúde do corpo e do bem-estar.

Tema contemporâneo transversal (tê cê tê) em foco nesta Unidade

 Saúde: mostrar as possíveis consequências de substâncias psicoativas no organismo; apresentar hábitos que ajudam a manter uma boa qualidade do sono.

Habilidades da Bê êne cê cê em foco nesta Unidade

 ê éfe zero seis cê ih zero cinco: Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

 ê éfe zero seis cê ih zero seis: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 ê éfe zero seis cê ih zero sete: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

 ê éfe zero seis cê ih um zero: Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Continuação da história em quadrinhos. Quadro 4: Ana está em um palco, segurando um microfone e pensa: Ih, esqueci o início da música. Ao lado, também no palco, uma menina asiática em pé, tocando teclado, uma menina branca em cadeira de rodas, tocando guitarra e uma menina branca em pé, tocando trompete. Há uma plateia também de crianças assistindo. Ao fundo, cortinas. Quadro 5: Ana está segurando o microfone e sorrindo. A menina que tocava trompete está ao lado dela segura um papel, pensando: Vamos cantas juntas que assim ficamos mais tranquilas! A menina que toca guitarra está ao lado também sorrindo. Quadro 6: Ana, uma menina que tocava instrumentos no palco e outras duas garotas brancas estão em uma calçada e todas sorrindo. Uma das meninas diz: Eu adoro a música que vocês cantaram! Ana diz: Nossa, hoje foi demais!
(Imagens sem escala; cores-fantasia.)

Começando a Unidade

  1. Quais seres vivos são retratados nos quadros do dia de Ana? Existem características comuns a todos eles?
  2. O sistema nervoso está relacionado à coordenação de movimentos e às sensações. Dê exemplos de ações de Ana relacionadas ao funcionamento do sistema nervoso.
  3. Algumas das ações de Ana dependem de sua escolha para acontecer, outras não. Dê alguns exemplos dos dois tipos.

Por que estudar esta Unidade?

Compreender o princípio básico de organização do corpo e de sua integração com o ambiente por meio do sistema nervoso nos possibilita reconhecer os efeitos de determinadas drogas e medicamentos, além de reavaliar hábitos, promovendo, assim, cuidados necessários para a manutenção da saúde.

Respostas e comentários

Orientações didáticas

O estudo do sistema nervoso pode ser desafiador para as turmas de 6º ano. Aproveite a abertura da Unidade para sondar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto por meio da leitura e interpretação das imagens.

Chame a atenção deles para as ações representadas na abertura. Você pode ir fazendo uma lista na lousa com as ações que eles citarem, facilitando assim a identificação das respostas para as questões 2 e 3.

Peça aos estudantes que reflitam sobre algumas ações que executam em seu dia a dia, listando-as. Em seguida, oriente-os a classificá-las como dependentes ou não de escolha para ocorrerem. Pergunte também a eles qual parte ou quais partes do corpo eles acham que comanda ou comandam todas essas ações.

Você pode propor aos estudantes que façam uma ilustração retratando alguma situação que tenha ocorrido com eles, pode ser uma ação cotidiana. Depois de pronta, eles podem apresentá-la a alguns colegas e discutir as ações representadas, identificando aquelas que dependem ou não da escolha deles.

Para complementar a abordagem do conteúdo desta Unidade, você pode propor aos estudantes que levem para a sala de aula agá quês (histórias em quadrinhos) que costumam ler. No dia combinado, organize os estudantes em grupos e proponha uma análise e discussão sobre as ações executadas pelos personagens, procurando fazer relações com o sistema nervoso.

A agá quê é um gênero textual muito próximo à cultura juvenil, atraindo a atenção dos estudantes. Ela pode ser utilizada na abordagem de diversos assuntos e permite a articulação com a área de Linguagens.

Sugestão de recurso complementar

Livro

ARRUDA, S.; WESTIN, C. Histórias em quadrinhos: Projeto Saúde e prevenção nas escolas. Um guia para utilização em sala de aula. Brasília, Distrito Federal: Unesco, 2010.

A publicação traz informações sobre o uso de agá quê em sala de aula, dando exemplos específicos para a área de saúde, mas que podem ser aplicados para outros assuntos.

Disponível em: https://oeds.link/poWpIe. Acesso em: 13 julho 2022.

Respostas – Começando a Unidade

1. As pessoas, o gato e as plantas são exemplos de seres vivos retratados nas imagens. Todos eles apresentam células e respondem a estímulos do ambiente, além de compartilhar outras características.

2. Podem ser citadas ações diversas, como acordar, falar, sentir fome, sentir o cheiro da comida, sentir-se nervosa, sentir-se feliz, andar de bicicleta, cantar, correr etcétera

3. Dependem de escolha: falar, andar, cantar, correr, comer, levantar da cama etcéteraponto Não dependem de escolha: sentir fome, sentir cheiros, sentir-se nervosa ou feliz, despertar etcétera, além de ações não tão evidentes como respiração, batimentos do coração, digestão e outras.

TEMA 1  As células

A célula é a estrutura básica de todos os seres vivos.

Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células, consideradas a estrutura básica da vida. É dentro de cada célula que ocorrem as transformações químicas essenciais para a manutenção da vida, por exemplo para a obtenção de energia, para a formação e a renovação de componentes do organismo e para a reprodução.

Dependendo da quantidade de células que os formam, os seres vivos podem ser:

  • unicelulares: formados por uma única célula. Organismos unicelulares geralmente só podem ser observados com o auxílio de microscópios.
  • pluricelulares (ou multicelulares): formados por duas ou mais células. O corpo humano, por exemplo, é composto de trilhões de células.
Fotografia A. Um ser vivo ovalado e esverdeado. No interior de seu corpo há estruturas cilíndricas e circulares. Fotografia B. Estruturas de musgos compostas por haste fina e comprida, com parte superior ovalada e caída. Ao fundo, algumas plantas. No canto inferior esquerdo, ilustração do musgo com indicação de 2 centímetros de altura.
(A) és pí., um ser vivo unicelular. (Imagem obtida com microscópio óptico e ampliada cêrca de setecentas e vinte e cinco vezes.) (B) Estrutura reprodutiva do musgo da espécie , um ser vivo pluricelular, que pode ter seus detalhes vistos com o auxílio de uma lupa.

Descoberta da célula

Atualmente, conhecemos células, microrganismos e diversas outras estruturas invisíveis ao ôlho humano. Adquirir esse conhecimento só foi possível após o desenvolvimento de equipamentos que permitissem às pessoas enxergar estruturas muito pequenas em comparação ao ser humano. Uma importante observação ocorreu no século dezessete, quando o inglês Róbertchi Rúqui (1635-1703) construiu um microscópio e o utilizou para observar fatias finas de cortiça, parte da casca de algumas árvores. Esse material mostrava um grande número de espaços vazios que rrúque chamou de células.

Tanto rrúque como outros pesquisadores observaram estruturas semelhantes às células da cortiça em outros seres vivos, mas preenchidas com material gelatinoso. Após certo tempo, o termo “célula” passou a designar o conteúdo completo de cada um dêsses compartimentos.

Ilustração. Duas manchas brancas e irregulares sobre uma superfície preta. As manchas são compostas por pequenos orifícios.
Em seus desenhos iniciais, rrúque representou as cavidades da cortiça observadas com auxílio de um microscópio óptico, as quais chamou de células. Essa é a reprodução de uma ilustração publicada em sua obra Micrografia, de 1665.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

O conteúdo desenvolvido no Tema 1, que abrange textos, imagens, a proposta da seção De ôlho no tema e a sugestão de página da internet do quadro Entrando na rede, auxilia no desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis cê ih zero cinco permitindo, assim, que os estudantes sejam capazes de explicar a organização básica das células, bem como seu papel e sua função nos seres vivos. Na seção Atividades, ao final do Tema 2, algumas propostas também mobilizam essa habilidade.

Para auxiliar no entendimento da estrutura microscópica das células, como atividade complementar, proponha aos estudantes que produzam modelos tridimensionais de células utilizando sucata, massa de modelar ou outros materiais.

Caso haja disponibilidade de laboratório com microscópio na escola, realize a observação de células no microscópio. Planeje antecipadamente essa atividade, preparando a lâmina antes da aula. Para essa preparação, você pode utilizar folha de elódea (planta aquática facilmente encontrada em lojas que vendem materiais para aquário), epiderme da cebola (camada fina e transparente, localizada na parte interna da cebola), filoide de musgo (estrutura que se assemelha a uma folha), entre outros materiais. De modo geral, para a preparação da lâmina, primeiro, coloque uma gota de água sobre ela. Depois, acomode o material a ser observado sobre a gota de água. A adição de corante sobre a amostra vai ajudar na identificação das estruturas da célula. Se possível, utilize-o. Então, cubra a lâmina com a lamínula e ela estará pronta para observação. A atividade de observação de células ao microscópio, além de consolidar aprendizagens conceituais, permite trabalhar aspectos do processo investigativo, como a observação metódica, o registro, a construção de hipóteses, as conclusões e as generalizações. Dessa fórma, a atividade favorece o desenvolvimento parcial da competência específica 2 de Ciências da Natureza prevista pela Bê êne cê cê.

Teoria celular

Com o desenvolvimento de microscópios cada vez mais potentes, aumentaram as evidências da presença de células em diversos seres vivos. Com base no conhecimento científico acumulado ao longo do tempo, dois cientistas alemães, Matias Schileiden (1804-1881) e Teodor Chuan (1810-1882), propuseram no século dezenove a teoria celular. Segundo essa teoria, todo ser vivo é composto de uma ou mais células, que realizam atividades que caracterizam a vida. Assim, por ser a unidade constituinte de todos os seres vivos e a menor estrutura capaz de realizar processos característicos dos seres vivos, a célula é considerada a unidade estrutural e funcional de todo ser vivo.

Estrutura da célula

Existem muitos tipos de célula, mas todas apresentam uma estrutura básica formada por membrana plasmática, material hereditário e citoplasma.

  • Membrana plasmática: envolve a célula e controla a entrada e a saída de materiais, mantendo o meio interno adequado ao funcionamento celular.
  • Material hereditário: contém as informações para a manifestação das características hereditárias de um ser vivo e para o funcionamento do organismo. Muitos seres vivos apresentam o material genético formado de dê êne á (ácido desoxirribonucleico). Nos animais, nas plantas e em outros seres vivos, ele se encontra dentro de uma estrutura chamada núcleo.
  • Citoplasma: constituído de um líquido viscoso que preenche a célula, no qual estão imersas as organelas (também chamadas organoides), componentes que realizam funções específicas na célula.

Célula animal

Ilustração. Interior de uma célula animal. Ao centro, o núcleo (contém material hereditário) é circular e ocupa grande parte do espaço da célula. Dentro dele há uma esfera  mediana e outras  bolinhas menores. Ao redor do núcleo, estruturas de formatos diversos: ovaladas, compridas, com vilosidades, cilíndricas e arredondadas, que são as organelas. O fundo, onde estão as organelas e núcleo, é chamado de citoplasma. Ao redor, na parte exterior, a membrana plasmática.
Representação esquemática simplificada de uma célula animal em córte, mostrando as partes que a compõem. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

Entrando na rede

Na página da , há um tutorial chamado Escala de células, disponível em: https://oeds.link/4s0I7t, no qual você tem acesso a vídeos, textos e atividades relacionados ao tamanho das células, à microscopia e à teoria celular.

Acesso em: 31 maio 2022.

De ôlho no tema

  1. O que significa dizer que a célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos?
  2. Com base na teoria celular, justifique a classificação de bactérias e seres humanos como seres vivos.
  3. Explique a organização básica de qualquer célula.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Comente com a turma que a construção do conhecimento científico se dá com a participação de diferentes pesquisadores, de diversas áreas e que ela ocorre ao longo do tempo. Esclareça que Róbertchi Rúqui “abriu o caminho” para o estudo das células, ao observar diversos materiais no microscópio construído por ele. Depois dos trabalhos feitos por rrúque, outros pesquisadores realizaram estudos microscópicos e, então, desenvolveu-se a Citologia, ciência que estuda as células. Nessa mesma linha de raciocínio, sobre a construção coletiva da ciência, aborde a elaboração da teoria celular. Destaque que essa teoria não é atribuída somente aos cientistas Matias Schileiden e Teodor Chuan, mas, como o texto do livro do estudante descreve, ela foi proposta com base nas evidências da presença de células em diversos seres vivos acumuladas ao longo do tempo. Portanto, contando com a participação de outros cientistas em diferentes períodos no decorrer dos anos.

Você pode solicitar aos estudantes que acessem a página indicada no quadro Entrando na rede antes da aula e tragam suas dúvidas escritas no caderno. Em sala, organize-os em duplas e peça a eles que troquem os cadernos e tentem ajudar o colega a esclarecer suas dúvidas. Após discutir o conteúdo com a turma, as duplas avaliam se todas as dúvidas foram sanadas.

Respostas – De ôlho no tema

1. Dizer que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos significa que ela é a unidade constituinte de todos os seres vivos. Quanto à unidade funcional, significa que ela é a menor parte capaz de realizar os processos característicos dos seres vivos.

2. Segundo a teoria celular, todo ser vivo é composto de uma ou mais células. Bactérias e seres humanos são classificados como seres vivos porque são compostos de célula. As bactérias são formadas por apenas uma célula e os seres humanos são formados por trilhões de células.

3. Todas as células são delimitadas pela membrana plasmática e seu interior contém citoplasma e material hereditário.

Sugestão de recurso complementar

Livro

PRESTES, M. E. B. Teoria celular: de rrúque a . São Paulo: Scipione, 1997.

Discutindo a contribuição de diversos cientistas e o papel do desenvolvimento tecnológico, a autora propõe uma abordagem histórica sobre o processo que culminou na construção da teoria celular.

TEMA 2  Níveis de organização dos seres vivos

Os seres vivos possuem diferentes graus de organização, que estão relacionados com sua complexidade.

Células

Um ser vivo pluricelular pode ter diversos tipos de célula. Nos seres humanos, por exemplo, as células do cérebro são diferentes das células dos músculos e da pele, apesar de apresentarem o mesmo material hereditário. Essas diferenças estão relacionadas com as funções que essas células desempenham no organismo.

Saiba mais!

A MAIORIA DAS CÉLULAS É MUITO PEQUENA

Se pudéssemos alinhar glóbulos vermelhos (um tipo de célula encontrado no nosso sangue) sobre a cabeça de um alfinete, que tem 1 milímetro de diâmetro, seria possível colocar 125 dessas células de um lado a outro.

Tecidos

Na maioria dos seres pluricelulares, as células que apresentam estruturas e funções semelhantes estão agrupadas, formando tecidos. O tecido muscular, por exemplo, é constituído por células especializadas em contração e relaxamento que formam os músculos relacionados aos movimentos do corpo. O tecido conjuntivo é composto por diversos tipos de célula e, por isso, pode ser subdividido em tecidos especializados, que desempenham funções variadas. Um exemplo é o tecido cartilaginoso, um tipo de tecido conjuntivo que está presente no nariz e na orelha.

Fotografia A. Um pedaço de carne vermelha, de onde sai um destaque em zoom para a imagem de microscópio do tecido muscular de boi. O tecido é composto de células finas e alongadas. Fotografia B. Um osso comprido com as extremidades arredondadas. Do osso, sai um destaque em zoom para a imagem de microscópio do tecido ósseo, que é composto por células arredondadas com núcleo bem definido em seu interior.
Comparação entre dois tipos de tecido. (A) Detalhe de córte transversal de tecido muscular bovino corado. (Imagem obtida com microscópio óptico e ampliada cêrca de 100 vezes.) (B) Detalhe de córte transversal de tecido ósseo. (Imagem obtida com microscópio óptico e ampliada cêrca de 100 vezes.) Tanto o formato quanto a função das células do tecido ósseo são diferentes das células do tecido muscular.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Ao tratar dos tecidos, comente que alguns organismos pluricelulares, como algas e fungos, não apresentam esse nível de organização.

Promova uma leitura compartilhada das micrografias de tecido muscular e de tecido conjuntivo ósseo presentes no livro do estudante. Chame a atenção da turma para as diferenças entre os formatos e a disposição das células nesses tecidos. Ajude os estudantes a ter noção da dimensão das estruturas observadas, com base nos valores de ampliação indicados na legenda.

Para ajudar na compreensão deles sobre os níveis de organização do corpo humano, trabalhe com esquemas, mostrando a progressão entre os níveis. É possível usar desenhos e imagens disponíveis em livros de referência, páginas da internet ou do livro do estudante, que mostram células, tecidos, órgãos, sistemas e o organismo completo. Essa proposta, em conjunto com o conteúdo abordado neste Tema, permite o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis cê ih zero seis, possibilitando aos estudantes que concluam que os organismos são uma organização de sistemas com diferentes níveis de complexidade.

Sugestão de recurso complementar

Site

Núcleo de ensino, pesquisa e extensão do departamento de Biologia Celular da Universidade Federal do Paraná

A página disponibiliza recursos em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Tê dê i cês sobre temas relacionados, principalmente, à estrutura e à função celular.

Disponível em: https://oeds.link/341luR. Acesso em: 16 junho 2022.

Órgãos

Os tecidos compõem os órgãos, estruturas com função específica nos seres vivos. O tipo de tecido que compõe cada órgão está relacionado à sua função. O coração, por exemplo, é um órgão formado por diversos tecidos, entre eles o muscular, que permite bombear sangue para o restante do corpo.

Sistemas

Os sistemas são formados por órgãos que funcionam de fórma integrada realizando funções. O sistema cardiovascular, por exemplo, possui órgãos, entre eles o coração, que fazem o sangue circular pelo corpo.

Sistema cardiovascular humano

Ilustração de uma representação de corpo humano em pé. Há, no interior do corpo, vasos sanguíneos vermelhos e azuis, que se estendem por cabeça, tronco e membros, mais calibrosos ao centro e com ramificações mais finas nas extremidades. Há um destaque para o coração, localizado aproximadamente no centro do tórax.
Representação esquemática do sistema cardiovascular humano, em vista ventral, mostrando que, além do coração, ele é formado por outros órgãos: os vasos sanguíneos. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: , J. Sobotta: atlas de anatomia humana. . Rio de Janeiro: Guanabara coogan, 2018.

Organismos

O organismo é formado pelo conjunto de sistemas, que, por sua vez, reúnem órgãos, que reúnem tecidos, que são formados por células.

Anatomia de um gato

Ilustração do corpo de um gato, visto de lado e em corte, com destaque para alguns órgãos: pulmão – par de órgãos em forma piramidal, semelhantes a bexigas, que ficam localizados na parte anterior do corpo;  fígado – órgão que está localizado mais ou menos no centro do corpo do animal; estômago – que está próximo ao fígado e tem tamanho maior em relação a ele; baço – órgão pequeno e alongado, próximo ao estômago; rim – órgão pequeno que fica na parte posterior e superior do corpo; intestinos – que são compridos, cheios de curvaturas e vilosidades, localizados na parte posterior do corpo. Estão destacados também alguns ossos da coluna e alguns músculos das pernas traseiras.
Representação esquemática de parte do organismo de um gato, com alguns órgãos em destaque. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: DONE, H. S. e outros Color atlas of veterinary anatomythe dog and cat. Londres: MosbyElsevier, 2009. volume 3.

De ôlho no tema

Na imagem do gato, escolha um dos órgãos representados.

  1. Você sabe a que função geral do organismo ele está relacionado?
  2. Você conhece outros órgãos que também atuam nessa função, ou seja, que pertençam ao mesmo sistema?
  3. Identifique agora um órgão que realiza uma função geral diferente no organismo. Ele pertence ao mesmo sistema do primeiro órgão escolhido?
  4. O que faz com que esses órgãos sejam diferentes? Pense na fórma como eles são organizados.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Para auxiliar na compreensão dos níveis de organização dos seres vivos, como atividade complementar proponha aos estudantes a produção de modelos tridimensionais dos níveis de organização do corpo humano, utilizando materiais como sucata, massa de modelar e outros, permitindo ampliar o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis cê ih zero seis.

Respostas – De ôlho no tema

a) A resposta depende do órgão escolhido, por exemplo, podem citar o estômago e relacioná-lo à digestão. É possível que os estudantes não citem os ossos e os músculos. Neste caso, chame a atenção deles para esses componentes, ajudando-os a diferenciar tecidos, órgãos e sistemas.

b) A resposta depende do órgão escolhido. No caso do estômago, podem citar intestino, esôfago etcétera Os estudantes devem reconhecer que eles formam um sistema.

c) A resposta depende do órgão escolhido inicialmente, mas, no exemplo, poderiam escolher o pulmão, entre outros. É importante que os estudantes identifiquem que são de sistemas diferentes, reconhecendo que o organismo é formado por um grupo de sistemas de órgãos.

d) Eles são formados por tecidos diferentes, que, por sua vez, são constituídos por células diferentes.

Ícone composto pela ilustração de caderno com anotações e caneta.

Atividades

TEMAS 1 E 2

REGISTRE EM SEU CADERNO

ORGANIZAR

  1. O que a teoria celular afirma?
  2. Reproduza em seu caderno o esquema a seguir, substituindo as letras pelos termos adequados.
    Esquema. Os seres vivos – são formados por (seta para A), de acordo com a quantidade dessas estruturas, são classificados em (seta para B e seta para C).

3. Identifique e nomeie os componentes básicos das células, indicados pelos números na imagem.

Ilustração. Célula vista em corte. Há números indicando algumas estruturas: 1. Parte externa. 2. Material localizado no interior da célula. 3. Estrutura circular na região central da célula, possui outras estruturas em seu interior.
(Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

  1. Esôfago, estômago e intestino delgado são alguns órgãos de qual sistema do corpo humano? Cite outro sistema que integra o organismo humano e os órgãos que o compõem.
  2. Um ser unicelular pode apresentar tecidos e órgãos? Produza um argumento científico (com dados, justificativa e conclusão) para responder a essa questão.

ANALISAR

6. Analise o esquema a seguir.

Ilustração de uma estrutura cilíndrica, comprida e com extremidades arredondadas. Parte dela está cortada, possibilitando ver seu interior. A parte exterior é a cápsula; no interior há uma camada que se chama “parede celular”; há outra camada chamada “membrana plasmática”; ao centro, há uma fita enrolada e azul, o material hereditário, ele está inserido em um material chamado 'citoplasma'.
(Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

Pode-se afirmar que ele representa uma célula? Produza um argumento científico (com dados, justificativa e conclusão) para responder a essa questão.

7. A imagem mostra uma célula vista com microscópio.

Fotografia. Sobre um fundo colorido de azul, algumas formas irregulares, coloridas de vermelho, com centro arredondado e extremidades ramificadas que estão ligadas a outras formas.
Neurônio. (Imagem obtida com microscópio eletrônico, colorizada artificialmente e ampliada cerca de 2 000 vezes.)

Converse com seus colegas e levantem hipóteses para explicar por que não é possível observar o núcleo da célula na imagem.

8. Osteoblastos formam o tecido ósseo, que, por sua vez, fórma os ossos. Quanto aos níveis de organização dos seres vivos, responda:

  1. A que nível de organização os osteoblastos pertencem?
  2. Os ossos fazem parte de qual sistema do organismo?

COMPARTILHAR

9. Analise a imagem e responda às questões.

Charge. Um homem em pé, olhando por um enorme telescópio que está virado para cima. Próximo a ele, um balão de pensamento com o desenho de um planeta com estrelas ao redor. À direita,  de costas para o homem, uma mulher de jaleco, olhando por um microscópio. Próximo a ela, um balão de pensamento com o desenho de um planeta com estrelas ao redor.
  1. Como você interpreta os desenhos representados nos balões de pensamento? Descreva o que cada pesquisador está observando.
  2. Crie uma ilustração (pode ser um cartum, uma tirinha ou outro tipo de desenho) que represente a importância do desenvolvimento do microscópio. Para isso, pesquise essa informação. Compartilhe a ilustração com os colegas.
Respostas e comentários

Respostas – Atividades

1. A teoria celular afirma que todos os seres vivos são compostos de células e que nelas ocorrem as atividades que caracterizam a vida. Por isso, as células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

2. A: células; B: pluricelulares; C: unicelulares.

3. 1: membrana plasmática; 2: citoplasma; 3: material hereditário.

4. Esôfago, estômago e intestino delgado são órgãos do sistema digestório. Os estudantes podem citar o sistema respiratório, composto de órgãos como pulmões, faringe, laringe, traqueia e brônquios; o sistema urinário, composto de órgãos como rins, bexiga urinária e uretra; o sistema circulatório, composto de coração e vasos sanguíneos, entre outros.

5. Os estudantes devem trazer como conclusão que um ser unicelular não pode apresentar órgãos e tecidos. Os dados e a justificativa podem vir do conteúdo do livro e poderão ser articulados de fórmas diferentes. Assim, o mais importante é a articulação das informações e não a classificação delas como um ou outro elemento do argumento.

Exemplo 1: Um ser unicelular é formado por uma única célula (dado); tecidos e órgãos são formados por várias células (justificativa). Então, um ser unicelular não pode apresentar tecidos e órgãos (conclusão).

Exemplo 2: Tecidos e órgãos são formados por várias células (dado); um ser unicelular é formado por uma única célula (justificativa). Então, um ser unicelular não pode apresentar tecidos e órgãos (conclusão).

6. Para essa resposta, não é necessário que os estudantes apresentem a ordem exata dos elementos do argumento. O importante é que eles identifiquem o que corresponde a cada elemento. Portanto, os estudantes devem trazer como conclusão que o esquema representa uma célula. Os dados devem ser, preferencialmente, os componentes no esquema, como a membrana plasmática e o citoplasma e o material hereditário em seu interior. Já a justificativa é que esses são componentes que fazem parte da organização básica de uma célula.

7. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que a célula da imagem não está em córte, logo, a membrana plasmática que a envolve não permite observar o núcleo.

8. a) Às células. b) Sistema esquelético.

9. a) Resposta pessoal. Ambos utilizam equipamentos que lhes permitem ana­lisar estruturas que não poderiam ser estudadas sem a ajuda dêsses instrumentos. O pesquisador no lado esquerdo está observando astros, como planetas e estrelas. O pesquisador no lado direito está observando estruturas muito pequenas, como as células. b) Resposta pessoal. O desenvolvimento do microscópio permitiu ao ser humano adquirir conhecimentos sobre os microrganismos e as células, isso possibilitou a descoberta da causa de doenças e o entendimento do funcionamento do corpo humano. Proponha aos estudantes que compartilhem o resultado com a turma e peça que expliquem a interpretação que fizeram das imagens. Discuta como as representações gráficas podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Pode acontecer de eles apresentarem ideias distintas. Debates sobre os diferentes pontos de vista podem ser muito enriquecedores. Essa abordagem favorece o desenvolvimento da competência específica 6 de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, prevista pela Bê êne cê cê. Essa atividade também favorece a realização de um trabalho interdisciplinar com o componente curricular de Arte.

Ícone composto pela ilustração de cabeça com engrenagens.

Pensar Ciência

O impacto da comunicação e da tecnologia no desenvolvimento científico

A invenção do microscópio permitiu às pessoas conhecer microrganismos, descobrir a causa de doenças, entender o funcionamento do corpo humano, estudar a estrutura da matéria e muitos outros avanços. Mas como tudo isso foi possível a partir da observação de um pedaço de cortiça?

Um importante fator para o desenvolvimento de todo esse conhecimento foi a divulgação dos resultados de pesquisas.

Róbertchi Rúqui, por exemplo, lançou em 1665 o livro Micrographia, no qual ele mostrava resultados de seus estudos com microscópios. Na mesma época, diversas obras foram publicadas relatando resultados de observação microscópica de plantas. Esses e outros estudos mostraram que as células eram muito diversas, o que fez com que se pensasse que elas não eram constituídas por uma estrutura básica. Somente em 1805 foi possível isolar as células, confirmando sua individualidade. Em 1838, a teoria celular foi proposta. A formulação dessa teoria só aconteceu por causa da colaboração de diversos pesquisadores, que realizavam seus estudos e divulgavam seus trabalhos, contribuindo para que o conhecimento ficasse acessível a outras pessoas.

Outra fórma de comunicação importante sobre Ciência é a chamada divulgação científica. Nela, as informações obtidas em pesquisas são descritas em linguagem menos especializada, facilitando o acesso ao conhecimento científico e permitindo a inclusão de cidadãos em debates sobre temas que podem influenciar seu dia a dia.

O desenvolvimento de microscópios cada vez mais potentes e com mais recursos também foi importante nesse processo. Além disso, esses equipamentos passaram a ser produzidos em maior quantidade, o que permitiu que pessoas de diferentes lugares pudessem utilizá-los e modificá-los, contribuindo para acelerar o desenvolvimento científico.

Adquirir um microscópio e estudar microrganismos ou materiais é uma atividade relativamente simples atualmente, mas isso só foi possível devido a quase 400 anos de pesquisas, desenvolvimento e comunicação sobre esse aparelho e suas aplicações.

Fotografia. Uma mulher negra sentada, usando jaleco branco, luvas azuis e óculos. Ela está olhando por um microscópio.
Atualmente, é possível detectar doenças por meio de análises microscópicas. Essa aplicação não foi imaginada pelos inventores dos primeiros microscópios.

ATIVIDADES

REGISTRE EM SEU CADERNO

  1. Como a divulgação dos resultados de pesquisas e estudos contribui para o desenvolvimento científico?
  2. Por que ampliar o acesso a microscópios é importante para facilitar diversos estudos?
  3. Os estudos feitos por Róbertchi Rúqui e diversos outros pesquisadores afetam a vida das pessoas nos dias de hoje? De que maneira?
Respostas e comentários

Orientações didáticas

A seção Pensar Ciência destaca como o desenvolvimento do microscópio e a divulgação dos dados obtidos com esse equipamento foram fundamentais para a elaboração da teoria celular. Comente com os estudantes que é muito comum que os pesquisadores utilizem os conhecimentos previamente construídos por colegas para elaborar novas hipóteses e que esse fato permite o avanço da ciência ao longo do tempo, aprofundando, ampliando e muitas vezes revendo aquilo que já se sabe. Esse trabalho favorece o desenvolvimento da competência geral 1 prevista pela Bê êne cê cê.

Caso julgue interessante, como atividade complementar, é possível fazer um trabalho interdisciplinar com o componente curricular História sobre a evolução da tecnologia para a visualização de imagens microscópicas. Juntamente com o professor de História, planeje e proponha a realização de uma pesquisa que pode ter como questões norteadoras: Como os pesquisadores trabalhavam sem os equipamentos de que dispõem atualmente? Onde eram feitas as pesquisas? Como eram divulgadas as descobertas? De posse dessas informações, os estudantes podem escolher entre diferentes linguagens para apresentar o resultado (de fórma digital, em vídeo ou podcast, em fórma de peça de teatro, de exposição de imagens, entre outras), utilizando as linguagens artística e científica para se comunicar e disseminar as informações, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 4 prevista na Bê êne cê cê.

É possível trabalhar essa seção utilizando uma metodologia que promove o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes. Para isso organize grupos de 5 integrantes. Estabeleça um tempo para que cada grupo discuta o texto com foco nas questões propostas (se julgar oportuno, você pode elaborar questões norteadoras extras e designar uma questão para cada grupo). Incentive-os a registrar as discussões; isso pode ser feito na fórma de texto, palavras-chaves, mapas mentais etcétera Ao final do tempo estabelecido, um estudante deve permanecer na mesa (o anfitrião) e os outros participantes se dividem entre as outras mesas, de fórma que todos possam compartilhar o que aprenderam em seus grupos. Ao final dessa rodada, organize uma plenária geral para que seja identificada a construção do conhecimento coletivo sobre o assunto.

Respostas – Pensar Ciência

1. A divulgação dos resultados de pesquisas e estudos permite que outras pessoas tenham acesso a esse conhecimento, podendo, assim, contribuir na validação dos dados ou, ainda, ampliar o conhecimento, com base em dados obtidos em outros estudos.

2. Porque o estudo de muitos seres vivos, por exemplo, exige análises microscópicas, que só podem ser realizadas com esses equipamentos.

3. Resposta pessoal. rrúque e outros cientistas contribuíram para o desenvolvimento do microscópio, que hoje é utilizado em diversas situações, como em muitos exames de saúde laboratoriais.

TEMA 3  O sistema nervoso humano

O sistema nervoso integra e coordena as funções e as ações do corpo.

A sobrevivência dos seres vivos depende, em certa medida, da sua capacidade de perceber o ambiente e produzir respostas a ele. Perceber informações do próprio corpo também é fundamental para a manutenção da vida. Por exemplo, um animal que vê um predador pode fugir dele para não ser devorado, e uma pessoa que sente dor sabe que algo não vai bem no seu corpo.

O conjunto de estruturas responsável por perceber e interpretar os estímulos ambientais é o sistema nervoso. Esse sistema também coordena as funções mais complexas, como o pensamento, os sentimentos e a capacidade de aprendizado.

O ser humano é capaz de perceber as condições do próprio corpo e do ambiente ao receber estímulos internos (como a desidratação, proporcionando a sensação de sêde) e externos (como um feixe de luz, que tem como resposta o fechamento dos olhos). Outro exemplo de estímulo externo são os sons, que são capazes de provocar uma resposta, que é a sensação sonora. Dependendo da intepretação da sensação sonora, o corpo pode responder de fórmas diferentes: dançando, se for uma música agradável, ou ficando atento, se for um som desconhecido. Quando o som cessa, o estímulo acaba, e não o percebemos mais.

Fotografia. Uma pessoa com uniforme laranja, chuteira e meias compridas; está em frente a uma trave de futebol, pulando e com o corpo inclinado para a direita, com os braços esticados na direção de uma bola branca. À frente do gol, duas moças brancas, usando uniformes vermelhos, com números na parte posterior; elas usam meias compridas e uma delas, chuteira branca.
Para impedir que a bola entre no gol, a goleira deve estar atenta aos movimentos das jogadoras e da bola, ouvir o barulho produzido pelo chute e saltar no momento certo. Sem a percepção do ambiente, não seria possível fazer a defesa. Na fotografia, partida de futebol feminino das Olimpíadas de verão (Japão, 2021).
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Antes de começar o Tema 3, faça perguntas como: O que acontece com a nossa respiração ou com os nossos batimentos cardíacos quando nos exercitamos? O que acontece quando sentimos o cheiro de nossa comida preferida? Como sabemos quando precisamos nos alimentar ou beber água? Como reconhecemos a voz do nosso cantor preferido ou controlamos os movimentos durante uma dança? Anote as respostas dos estudantes e, então, questione se eles sabem como essas ações são controladas. Em seguida, comente que todas as nossas ações, voluntárias ou involuntárias, são controladas pelo sistema nervoso.

Trabalhe um exemplo concreto de percepção do ambiente: uma festa, um jantar ou mesmo uma aula. Peça à turma que faça um levantamento da variedade de estímulos captados pelos órgãos sensoriais numa dessas situações. Aproveite e mostre que o sistema nervoso também recebe informações vindas do próprio organismo, como aquelas relativas, por exemplo, às dores e à fome. Com isso, é favorecido o desenvolvimento da competência geral 8, prevista na Bê êne cê cê.

Sugestão de recurso complementar

Livro

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: artimédi, 2011.

Esse livro aborda os fundamentos da neurociência relativos ao processo de ensino-aprendizagem que podem auxiliá-lo nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

As células nervosas

O sistema nervoso humano é formado por células especializadas, os neurônios e os gliócitos.

Os gliócitos, também denominados células gliais, sustentam, protegem e nutrem os neurônios. Os neurônios são as unidades estruturais e funcionais do sistema nervoso, pois é por meio deles que os estímulos são percebidos e conduzidos para as diferentes partes dêsse sistema.Os neurônios são formados por corpo celular, dendritos e axônio.

  • O corpo celular contém o núcleo e a maior parte do citoplasma da célula.
  • Os dendritos são prolongamentos do corpo celular, que atuam como receptores de estímulos.
  • O axônio é um prolongamento que transmite o estímulo proveniente do corpo celular para outros neurônios. Envolvendo o axônio de alguns neurônios, há celulas que formam uma camada gordurosa, conhecida como estrato mielínico, que facilita a transmissão do estímulo.
Fotografia. Algumas estruturas arredondadas, coloridas de amarelo, com ramificações finas e coloridas em verde, se ligam a outras estruturas semelhantes. O fundo é escuro.
Neurônios. Destaque para os corpos celulares (em amarelo) e os prolongamentos (em verde). (Imagem obtida com microscópio eletrônico, colorizada artificialmente e ampliada cêrca de seiscentas vezes.)

Neurônio

Ilustração. Estrutura de um neurônio. A parte esquerda, é composta pelo corpo celular, uma estrutura arredondada, com uma outra estrutura circular menor em seu interior, rodeada por hastes finas e ramificadas, os dendritos. Ligada a essa estrutura há o axônio, composto por pequenas estruturas cilíndricas (compridas e arredondadas) unidas umas às outras em uma fileira, o estrato mielínico e na extremidade deles, há hastes finas e ramificadas, as ramificações do axônio.
Representação esquemática de um neurônio, mostrando as partes que o compõem. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

A transmissão das informações no sistema nervoso

Os neurônios são células especializadas na recepção e na transmissão de estímulos. Essa transmissão de informação é feita por meio de impulsos nervosos, que têm natureza elétrica. Sua propagação é unidirecional, ou seja, sempre ocorre em um mesmo sentido: dos dendritos para o corpo celular e dêste para o axônio.

A transmissão do impulso nervoso entre neurônios se dá sem que haja contato físico entre eles. Entre o axônio de um neurônio e a célula vizinha existe um espaço microscópico chamado sinapse. É por ele que se dá a transmissão do impulso nervoso.

Saiba mais!

A QUANTIDADE DE  NEURÔNIOS

Estima-se que o cérebro humano tenha cêrca de 86 bilhões de neurônios. Durante algum tempo não foram encontradas evidências de que os neurônios continuavam se multiplicando na idade adulta. No entanto, estudos recentes demonstraram que, mesmo depois de adultos, algumas áreas do cérebro humano, como as responsáveis pela memória e pelo aprendizado, continuam a produzir novas células nervosas.

Respostas e comentários

Orientações didáticas

Os neurônios podem apresentar diferentes fórmas. O tipo mais comum apresenta vários dendritos ramificados. Apresente aos estudantes o formato celular de um neurônio típico, explorando a ilustração “Neurônio”, e associe-o à sua função. Comente que os neurônios que conduzem os impulsos nervosos dos órgãos dos sentidos ou células sensoriais para o sistema nervoso central são chamados neurônios sensitivos (ou aferentes). Os que conduzem os impulsos do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos ou glândulas, por exemplo) são chamados neurônios motores (ou eferentes). Há ainda os neurônios associativos, que fazem a comunicação entre os outros dois tipos.

Mencione que os neurônios sensoriais ocorrem em diversos órgãos além da pele, como olhos, orelha interna, nariz e língua (órgãos sensoriais) e órgãos viscerais. Os órgãos do sentido captam estímulos do ambiente, e os órgãos viscerais transmitem informações do organismo, como a dor, para o cérebro. Dessa fórma, é possível que os estudantes já consigam perceber o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, promovendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis cê ih zero sete. Esse conteúdo será aprofundado no Tema 4, de modo a consolidar o desenvolvimento dessa habilidade.

Cada vez mais, pesquisadores vêm descobrindo que os gliócitos são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso e que há uma grande diversidade dessas células. Os astrócitos, por exemplo, são gliócitos que recebem nutrientes do sangue e os transmitem para os neurônios, além de dar sustentação e participar da recuperação do sistema nervoso.

Explique os conceitos de transmissão do impulso nervoso e sinapse nervosa. Ainda com apôio da ilustração “Neurônio”, ressalte que o impulso nervoso é unidirecional: do axônio de um neurônio para os dendritos de outro neurônio.

Quando o impulso nervoso chega à extremidade do axônio, em geral, são liberados neurotransmissores nas sinapses. Os neurotransmissores são capazes de agir sobre os dendritos do neurônio seguinte e desencadear um novo impulso nervoso. Também existem sinapses entre neurônios e células de músculos e glândulas.

Cada neurônio do cérebro humano está ligado por meio de sina­pses a cêrca de outros 10 mil neurônios, ou seja, cada neurônio é capaz de receber cêrca de 10 mil mensagens ao mesmo tempo.

Sinapse

Ilustração. Estrutura de um neurônio. A parte esquerda, é composta pelo corpo celular, uma estrutura arredondada, com uma outra estrutura circular menor em seu interior, rodeada por hastes finas e ramificadas, os dendritos. Ligada a essa estrutura há o axônio, composto por pequenas estruturas cilíndricas (compridas e arredondadas) unidas umas às outras em uma fileira, o estrato mielínico e na extremidade deles, há hastes finas e ramificadas, as ramificações do axônio.
Representação esquemática da sinapse entre dois neurônios, vistos em córtelongitudinal. Os neurotransmissores liberados por um neurônio são captados pelos receptores na membrana plasmática dos dendritos do neurônio seguinte, desencadeando nele um impulso nervoso. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: CAMPERGUE, M. e outros Sciences de la vie et de la terre. Paris: Nathan, 1999.

Vamos fazer

REGISTRE EM SEU CADERNO

Como podemos representar a transmissão dos impulsos nervosos utilizando recursos digitais?

Em grupos, vocês vão produzir uma animação em stop motion para representar a transmissão dos impulsos nervosos pelos neurônios. O stop motion é uma técnica de produção de vídeos a partir de várias fotos de um mesmo objeto, cuja organização em sequência simula seu movimento.

Material

  • Materiais diversos para representar os neurônios e a transmissão do impulso nervoso, como papéis coloridos, canetinhas, materiais recicláveis, massa de modelar, barbante, entre outros.
  • Dispositivos com câmera fotográfica (smartphones outablets).
  • Computador com acesso à internet.

Procedimento

  1. Pesquisem sobre a técnica de stop motion, buscando exemplos, inspirações, estratégias e dicas para a criação dêsse tipo de vídeo. Escolham também o aplicativo ou programa de edição que será utilizado.
  2. Façam o planejamento do vídeo respondendo às questões: Quais materiais nós vamos utilizar? Como será a sequência das fotos? O que já sabemos e o que ainda precisamos saber sobre a transmissão de impulsos nervosos para embasar nosso vídeo? Como será o roteiro do vídeo?
  3. Produzam o stop motion seguindo o planejamento da etapa anterior.

Compartilhar e discutir

  1. Organizem com a turma uma mostra de stop motion. As produções podem ser compartilhadas nas redes sociais ou no blog da escola.
  2. Os vídeos conseguiram representar claramente a transmissão do impulso nervoso, indicando o sentido correto em que ele ocorre? O que poderia ser aperfeiçoado?
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Recorra à ilustração “Sinapse” para trabalhar a transmissão do impulso nervoso entre neurônios. Explique aos estudantes que não há ligação física entre os neurônios e que a continuidade da passagem do impulso nervoso se dá por meio da liberação de neurotransmissores no espaço sináptico. A compreensão da transmissão do impulso nervoso é essencial para o entendimento de como ocorre a coordenação das atividades do corpo humano.

Além das sinapses químicas (com a ação dos neurotransmissores), há as sinapses elétricas, nas quais ocorre a união das membranas dos neurônios por junções especiais, que transmitem o impulso diretamente. As sinapses elétricas promovem uma transmissão mais rápida do impulso nervoso. Nos mamíferos adultos, sinapses elétricas estão presentes em células do músculo estriado cardíaco, em algumas células glandulares, entre outras.

Na atividade da seção Vamos fazer proponha aos grupos que se organizem de acôrdo com as funções para a produção do stop motion, cada um deve se responsabilizar por uma parte da produção. Por exemplo, o diretor, que vai liderar a equipe, resolver conflitos e colaborar com todos os outros papéis; o roteirista, que vai registrar no papel as ideias da equipe para o roteiro; o designer, que vai produzir desenhos e/ou montar as composições das fotos que serão tiradas pelo fotógrafo; o fotógrafo, que vai tirar todas as fotos que vão compor o vídeo; o montador e o sonoplasta, que vão escolher a trilha sonora e reunir todos os resultados de imagens e sons na composição do vídeo, utilizando o recurso digital escolhido pelo grupo, e demais funções que o grupo julgar necessárias. A construção de modelos e a produção da animação mobilizam as competências gerais 2 e 4 previstas na Bê êne cê cê.

Sugestões de recursos complementares

Livro

RELVAS, M. P. Sob o comando do cérebro: entenda como a neurociência está no seu dia a dia. Rio de Janeiro: Wak, 2018.

Esse livro aborda o cérebro como integrador dos sistemas biológico, psicológico e social e inclui práticas e dicas para o cotidiano escolar e familiar.

Artigo

COMO fazer animações em stop motion. Nova Escola, São Paulo, 2 setembro 2017.

O texto aborda a história do stop motion e fornece orientações para a criação de animações nesse estilo.

Disponível em: https://oeds.link/vZMajy. Acesso em: 28 junho 2022.

Estrutura do sistema nervoso humano

O sistema nervoso humano é formado por encéfalo, medula espinal, nervos e gânglios nervosos.

O encéfalo, maior estrutura de integração e contrôle do sistema nervoso, está abrigado na caixa craniana e é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

O cérebro é o órgão mais volumoso do encéfalo. Divide-se em dois hemisférios – direito e esquerdo – e apresenta a superfície cheia de pregas. É encarregado de receber informações, processá-las e elaborar respostas que coordenam os movimentos voluntários. Também é responsável pela memória, pela consciência, pela aprendizagem e pela linguagem.

O cerebelo, assim como o cérebro, também apresenta dois hemis­férios e está relacionado à coordenação dos movimentos dos músculos, bem como ao contrôle do equilíbrio e da postura do corpo.

O tronco encefálico é responsável por coordenar as funções vitais e involuntárias, como o contrôle dos batimentos cardíacos, a respiração e os movimentos peristálticos.

A medula espinal é um cordão que fica alojado dentro da coluna vertebral. As vértebras conferem estabilidade à medula e a protegem contra choques mecânicos. A medula espinal possui duas funções principais: elaborar respostas simples, rápidas e involuntárias para alguns estímulos e servir de via de comunicação entre os órgãos dos sentidos (receptores de estímulos) e o encéfalo, e entre o encéfalo e os órgãos efetores, responsáveis por efetuar as respostas aos estímulos percebidos.

Tanto do encéfalo como da medula partem nervos que se ramificam e atingem todas as partes do corpo. Os nervos são conjuntos de axônios e/ou dendritos que se associam e formam fibras nervosas. Eles transmitem informações dos órgãos que percebem estímulos para os órgãos de processamento do sistema nervoso, e, dêstes, transmitem as respostas para os órgãos efetores. Alguns nervos apresentam pequenas dilatações, que correspondem aos gânglios nervosos.

Encéfalo e medula espinal

Ilustração que representa uma cabeça humana, vista em corte longitudinal. No interior, uma estrutura arredondada com curvas, dobras e sulcos, o cérebro. Na parte inferior, o cerebelo, estrutura arredondada com ramificações dentro. Ao lado, a medula espinal, estrutura vertical que se estende pela coluna. Na parte inferior, sai um destaque para a região do cerebelo e do tronco encefálico, que é composto pela medula espinal e outras duas estruturas arredondadas acima.
Representação esquemática do encéfalo humano, em córte longitudinal, mostrando as partes que o compõem e a medula espinal. Em detalhe, esquema do tronco encefálico e do cerebelo. (Imagens sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

Medula espinal

Ilustração de parte do corpo humano, representando a cabeça e o tronco. No interior pode ser vista a medula espinal, que se estende da região do pescoço até a coluna. Na coluna estão indicadas as vértebras, ossos que compõem a coluna, representadas em marrom, e os nervos, estruturas finas e curvas, coloridas em amarelo.
Representação esquemática do sistema nervoso humano, em vista dorsal, com destaque para a medula espinal, as vértebras e os nervos. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Adaptado de TORTORA, G. J.; Dérricksan, B. Corpo humano: fundamentos da anatomia e fisiologia. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2016.

De ôlho no tema

Como age o sistema nervoso humano na percepção do ambiente à sua volta?

Respostas e comentários

Orientações didáticas

Como atividade complementar, proponha aos estudantes que construam modelos representando a estrutura do sistema nervoso. Oriente-os na construção utilizando materiais como massa de modelar, barbantes, canudos etcétera, além da reutilização de materiais que seriam descartados, como potes de iogurte, caixas de leite e outras embalagens de alimentos e de produtos de limpeza e higiene. O objetivo é que eles saibam identificar as estruturas representadas e a sua função. Esse trabalho favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis cê ih zero sete.

O Projeto Andar de Novo, liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis (1961-), tem como objetivo criar tecnologias que ajudem pacientes com paralisias causadas por lesões na medula espinal ou doenças neurológicas a restabelecer o contrôle de movimentos. Alguns procedimentos desenvolvidos por esse projeto fizeram com que pacientes recuperassem parte do movimento de membros anteriormente paralisados e a sensação do tato. Comente com a turma sobre esse projeto. Essa é uma oportunidade para discutir como a produção de conhecimento científico e de novas tecnologias envolve a integração de profissionais de diferentes áreas e insti­tuições, possibilitando destacar o caráter coletivo do trabalho científico, visto que o Projeto Andar de Novo é uma colaboração entre diversas universidades e centros de pesquisa do mundo e reúne profissionais como neurocientistas, bioquímicos, fisioterapeutas, engenheiros robóticos, biólogos e médicos de várias nacionalidades. Também é uma oportunidade para mostrar aos estudantes que um projeto de pesquisa bem-sucedido é fruto de pesquisas feitas anteriormente e pode levar bastante tempo para ser executado em função de sua complexidade. As discussões propostas favorecem o desenvolvimento da competência específica 1 de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, prevista pela Bê êne cê cê.

Sugestão de recurso complementar

Artigo

LOURENÇÃO, M.; DELMONDES, P. Miguel Nicolelis e o Projeto Andar de Novo. Coruja Informa, São Paulo, 10 novembro 2014.

A publicação traz informações sobre a carreira do cientista e o desenvolvimento do projeto.

Disponível em: https://oeds.link/UMyRJN. Acesso em: 13 julho 2022.

Resposta – De ôlho no tema

Os neurônios recebem informações que são enviadas ao encéfalo ou à medula espinal, que as reúne e processa, de modo que percebemos o ambiente à nossa volta.

TEMA 4  Coordenação nervosa

O sistema nervoso coordena as reações aos estímulos internos e externos, gerando diferentes tipos de resposta.

Os elementos do sistema nervoso humano atuam de maneira coordenada, desde a percepção do estímulo até a elaboração de uma resposta.

A coordenação nervosa tem início nos órgãos receptores, estruturas capazes de perceber estímulos – tanto externos (ambientais) quanto internos – que são transmitidos aos centros nervosos. Os órgãos dos sentidos são receptores de estímulos externos, como sons, aromas, luminosidade e texturas. Esses estímulos geram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro ou à medula espinal por meio dos neurônios sensitivos. No cérebro ou na medula espinal, ocorre o processamento da informação recebida. Um som que chega à orelha, por exemplo, é interpretado no cérebro.

A coordenação nervosa é responsável pela geração de respostas ou ações, como o ato de movimentar o braço. As estruturas que executam a ação, como músculos e glândulas, são denominadas órgãos efetores. A transmissão da informação do sistema nervoso para os órgãos efetores é feita por meio de neurônios motores.

Para melhor compreender a coordenação nervosa, imagine uma pessoa que sente o cheiro de um alimento estragado. Materiais odoríferos do alimento chegam ao nariz, gerando impulsos nervosos. Esses impulsos são transmitidos ao cérebro por meio de neurônios sensitivos. No cérebro, a informação é processada, e a pessoa toma uma decisão (resposta ao estímulo). Essa resposta é enviada por neurônios motores aos músculos do braço, fazendo com que a pessoa leve a mão ao nariz, tampando-o.

Ações voluntárias e involuntárias

Todas as atividades do organismo humano são comandadas pelo sistema nervoso, porém algumas podem ser controladas conscientemente, e outras, não.

Uma ação involuntária é aquela que não controlamos. Algumas atividades involuntárias, como os batimentos cardíacos, a deglutição e o espirro, são coordenadas pelo tronco encefálico.

Uma ação voluntária é aquela que temos a capacidade de comandar. Muitos dos atos diários, como mexer o braço para tomar um copo de água ou abrir o livro, são voluntários. É possível tomar a decisão de realizar essas ações ou de interrompê-las.

Fotografia A. Um garoto branco fotografado do peito para cima. Ele está com os olhos fechados e com a mão sobre a boca. Fotografia B. Uma menina asiática segurando um papel que cobre o nariz e a boca. Ela está  de olhos fechados e foi fotografada do peito para cima.
(A) O bocejo e (B) o espirro são ações involuntárias do nosso corpo.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

Inicie o trabalho com o Tema 4 retomando com a turma a discussão proposta na abertura da Unidade, sobre ações que dependem ou não de nossas escolhas. Nesse momento, identifique essas atividades, nomeando-as como ações involuntárias e voluntárias do corpo humano.

Ao abordar as ações voluntárias, apresente uma situação concreta aos estudantes, como uma pessoa assistindo a uma aula e fazendo anotações. Peça a eles que identifiquem os órgãos sensoriais que recebem os estímulos e, a partir deles, o percurso dos impulsos nervosos até o cérebro e dêsse aos músculos que executam a resposta.

Em geral, entre os exemplos de ações involuntárias, é citada a respiração. Como é possível ter um contrôle voluntário parcial da respiração, interrompendo-a por alguns segundos ou aumentando a frequência respiratória voluntariamente, os estudantes podem ter dificuldade de compreensão. Comente com eles que, embora tenhamos certo contrôle voluntário na respiração, a frequência respiratória é controlada pelo sistema nervoso por meio da percepção da quantidade de gás carbônico dissolvido no sangue. O incremento da concentração de gás carbônico dissolvido no sangue aumenta a acidez dêsse fluido, que é percebida pelo tronco encefálico, que, por sua vez, promove o estímulo da respiração.

Em uma ação voluntária, a informação obtida pelos órgãos do sentido é transmitida ao cérebro, que a analisa e elabora a resposta mais adequada ao estímulo recebido.

Ação voluntária

Ilustração de uma criança negra em cima de uma bicicleta. Vista lateral, em corte. Há indicações para o nervo óptico (neurônio sensitivo), uma ramificação que liga o órgão receptor (olho) ao cérebro (representado na cor rosa). Estão indicados também a medula espinal, representada em vermelho, que se estende desde a cabeça até a coluna e se liga a um nervo (neurônio motor), representado em verde, que por sua vez se liga ao músculo da perna, representado por uma estrutura em vermelho.
Representação esquemática das estruturas envolvidas em uma ação voluntária. Ao andar de bicicleta, o sistema nervoso elabora inúmeras ações que dependem da vontade do ciclista, como desviar de um obstáculo, acelerar ou frear. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: BiologyBostonPearson Education, 2010. 

Reflexos condicionados

Existem algumas situações em que, com treino, uma ação voluntária pode se tornar automática. Isso acontece quando se aprende a caminhar, a andar de bicicleta, a ler ou a tocar um instrumento. Aos poucos, essas ações passam a ser executadas sem pensar. Elas se transformam em reflexos condicionados.

O treino torna algumas dessas ações mais rápidas. É assim, por exemplo, com um goleiro de futebol. O tempo de reação à chegada da bola diminui com o treino.

Respostas reflexas medulares

A resposta reflexa medular é uma resposta rápida a um estímulo. Ao tocar um objeto quente, por exemplo, retiramos a mão rapidamente dele. Quando colocamos um pedaço de alimento na boca, imediatamente começamos a produzir saliva. Não controlamos essas ações, ou seja, elas são involuntárias.

Nesses casos, a resposta é gerada pela medula espinal, sem nenhum papel desempenhado pelo cérebro. Assim, o organismo reage rapidamente em situações de emergência, antes de tomarmos consciência do que está ocorrendo.

Resposta reflexa medular

Ilustração de uma mulher branca em pé, com a perna esquerda levantada e um brinquedo embaixo do pé, no chão. Os pés estão descalços. Está com a boca aberta, olhando para o chão e com os braços erguidos. Há um destaque para o músculo da perna que está levantada e para os neurônios da mesma perna, representados por ramificações finas. Em verde estão representados os neurônios motores e em roxo estão representados os neurônios sensitivos. Eles ligam o músculo da perna à medula espinal, representada na cor laranja nas costas da mulher.
Representação esquemática das estruturas envolvidas em uma resposta reflexa medular. Ao pisar em uma peça de brinquedo com os pés descalços, o estímulo recebido pela pele é transmitido por neurônios sensitivos à medula espinal. Ela gera uma resposta rápida, transmitida por neurônios motores aos músculos, que levantam o pé. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: BiologyBoston: Pearson Education, 2010.

De ôlho no tema

O cérebro costuma ser definido como o órgão que elabora todas as respostas aos estímulos recebidos pelo corpo humano. Você concorda com essa definição? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

Orientações didáticas

O trabalho com os reflexos condicionados pode ser complementado propondo a realização da atividade da seção Explore neste momento. Após a realização da atividade prática, solicite aos estudantes que treinem por alguns minutos pegar a régua em uma das três situações propostas e, em seguida, repitam os testes. É esperado que a reação dos estudantes seja mais rápida após o treino, evidenciando os reflexos condicionados.

O reflexo patelar pode ser utilizado como exemplo de resposta reflexa medular. Para isso, peça a participação de um estudante e coloque-o sentado de fórma que os pés não toquem o chão. Ele deve ficar em uma posição visível para toda a turma. Com um pequeno martelo, bata levemente no joelho dele na região do tendão patelar e solicite a todos que observem o que ocorre. Explique que o estímulo recebido pelo joelho é transmitido por neurônios à medula espinal. Nela, é gerada uma resposta rápida e transmitida por neurônios aos músculos da coxa, que se contraem, levantando a perna.

Resposta – De ôlho no tema

Espera-se que os estudantes discordem dessa definição. Algumas respostas aos estímulos recebidos pelo corpo humano são elaboradas pela medula espinal ou por outras partes do encéfalo, como o tronco encefálico.

TEMA 5  As drogas

As drogas provocam mudanças de comportamento e de funcionamento no organismo.

De acôrdo com a Organização Mundial de Saúde (ó ême ésse), droga é todo material que não é produzido pelo organismo, mas é capaz de provocar alterações em seu funcionamento.

O termo “droga” pode designar tanto os medicamentos prescritos por profissionais da saúde para tratar doenças quanto certos produtos consumidos por iniciativa dos próprios usuários.

Algumas drogas são ilícitas, ou seja, ilegais. Elas podem provocar vários efeitos, como euforia, excitação, sonolência, alucinações e até a morte. A maioria das drogas ilícitas pode danificar irreversivelmente o sistema nervoso, afetando, sobretudo, o cérebro. Outros órgãos também podem ser prejudicados, como o coração, os rins e os pulmões.

Os medicamentos também podem causar diversos danos ao corpo se usados de maneira incorreta. Para evitar problemas, é importante consumir esses produtos apenas com a orientação e a prescrição de profissionais da saúde e utilizá-los da maneira indicada.

Dependência química

As drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, podem levar à dependência química, fazendo com que o usuário sinta necessidade de usá-las com mais frequência e em quantidades cada vez maiores. Se o uso for contínuo, a pessoa pode desenvolver uma compulsão. Nesses casos, o funcionamento do cérebro fica alterado, e o usuário passa a sentir uma necessidade involuntária e incontrolável de consumir a droga. Com isso, pode perder o contrôle sobre seus próprios atos.

A dependência química é uma doença, e o respeito ao paciente é crucial para que sua recuperação seja possível. O apôio de amigos e familiares, bem como o acompanhamento psicológico, fazem parte do tratamento de reabilitação, ajudando a pessoa a reaprender a encontrar prazer em atividades que não envolvam o consumo de drogas.

Fotografia. Uma sala onde estão algumas pessoas sentadas em cadeiras de plástico, enfileiradas. Elas estão de costas, olhando para a frente da sala onde há um homem e uma mulher sentados próximos a uma mesa, de frente para o público. Nas paredes, cartazes colados.
Grupos de apôio auxiliam dependentes químicos a combater o vício. Reunião dos Alcoólicos Anônimos, para tratar dependentes de bebidas alcoólicas. (São Paulo, São Paulo, 2018.)
Respostas e comentários

Orientações didáticas

O Tema 5 aborda as substâncias psicoativas – drogas –, explicando como elas afetam o funcionamento do sistema nervoso. Ao longo do desenvolvimento dêsse conteúdo, promova discussões com a participação efetiva dos estudantes, de modo a mobilizar a habilidade ê éfe zero seis cê ih um zero e contribuir para o desenvolvimento do tê cê tê  Saúde.

Converse com eles sobre o conceito de droga apresentado, levando-os a compreender que o termo é utilizado tanto para material lícito quanto ilícito. No âmbito das drogas lícitas, solicite, por exemplo, uma pesquisa sobre campanhas de conscientização sobre o consumo de álcool por motoristas, mencionando problemas que condutores alcoolizados podem causar a si mesmos e aos outros. Aproveite para discutir a relação entre quantidade de álcool no sangue, coordenação motora e tempo de reação.

Comente com os estudantes que alguns medicamentos, quando usados de fórma inadequada, podem alterar a fisiologia e o comportamento dos indivíduos. Considere a possibilidade de pedir a eles que tragam bulas de medicamentos comuns, a fim de pesquisar as consequências de seu uso incorreto.

O trabalho pode ser enriquecido com uma abordagem histórica sobre o assunto, uma atividade complementar que pode ser planejada em parceria com o professor de História. Considere a possibilidade de exibir aos estudantes o documentário indicado na Sugestão de recurso complementar. Após a exibição, os professores podem propor um debate sobre o filme, discutindo a perspectiva apresentada sobre o tema.

Sugestão de recurso complementar

Documentário

A HISTÓRIA das drogas. Direção de Adam Barton. Estados Unidos, 2011. (87 minutos).

O vídeo apresenta a relação da humanidade com as drogas em diversos contextos, da Antiguidade ao mundo contemporâneo. Inclui informações sobre o modo como a Ciência tem contribuído para a compreensão dos efeitos dessas substâncias no organismo.

Disponível em: https://oeds.link/BPG4OD. Acesso em: 14 julho 2022.

Consequências do consumo de drogas

Entre as possíveis consequências do consumo de drogas para o organismo, destacam-se:

  • dependência física e psicológica. O dependente químico sente um intenso mal-estar quando não tem acesso à droga em que se viciou;
  • alterações físicas, como taquicardia, aumento da pressão arterial, emagrecimento e palidez. Algumas dessas alterações podem levar à morte;
  • danos psicológicos, que se manifestam por comportamentos agressivos, perda de autoconfiança, isolamento e dificuldade para enfrentar problemas cotidianos;
  • perturbações e alucinações. Nesse estágio, a pessoa costuma perder a referência de tempo e de lugar.

Dependência química – dados de 2019

Ilustração. Acima, a informação, em azul: 275 milhões de pessoas usaram drogas. Há 87 pictogramas, representando pessoas em pé, na cor azul. Abaixo, a informação: 36 milhões sofreram transtornos relacionados ao uso de drogas. Há 13 pictogramas, representando pessoas em pé, na cor vermelha.
Representação esquemática da proporção entre pessoas no mundo que usaram drogas e que sofreram transtornos relacionados a esse uso. A quantidade de pessoas que buscam tratamento ainda é pequena.

Fonte: ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIME. Relatório mundial de drogas. Viena: ônu, 2021. Disponível em: https://oeds.link/Z3dr7T. Acesso em: 31 maio 2022.

Classificação das drogas

Entre as várias classificações existentes, as drogas podem ser divididas de acôrdo com as alterações que elas provocam no sistema nervoso. Com base nesse critério, as drogas podem ser:

  • depressoras: diminuem a atividade cerebral, levando a pessoa a ficar “desligada”, “devagar”, sem interêsse pelas coisas. São exemplos: as bebidas alcoólicas, os ansiolíticos (têm efeito calmante), os barbitúricos (efeito sonífero) e os opiáceos (efeito analgésico);
  • estimulantes: aumentam a atividade cerebral, fazendo com que a pessoa fique mais “ligada”, “elétrica” e sem sono. São exemplos: a cafeína (presente em grande quantidade no café e no chá preto), a nicotina (presente no cigarro), as anfetaminas e a cocaína;
  • perturbadoras: alteram qualitativamente o funcionamento do cérebro e levam a pessoa a ter uma percepção distorcida da realidade, podendo até vivenciar alucinações visuais e auditivas. São exemplos: o Éle ésse dê, a maconha e alguns cactos e fungos (conhecidos como cogumelos alucinógenos).
Fotografia de uma flor arredondada e cor-de-rosa com miolo amarelado. Ao redor da flor, duas hastes verdes com extremidades arredondadas.
Há mais de 5 mil anos, os sumérios empregavam a papoula para combater a insônia. Essa planta é matéria-prima para a produção de vários opiáceos, entre eles a morfina. Na fotografia, flor e frutos da papoula da espécie Papaver somniferum.

De ôlho no tema

Por que tanto um remédio para dor de cabeça como uma bebida alcoólica e a maconha são considerados drogas?

Respostas e comentários

Orientações didáticas

Com base no conteúdo exposto, como atividade complementar, solicite aos estudantes que se reúnam em grupos para a confecção de materiais explicando as alterações que as drogas podem provocar no sistema nervoso, a fim de divulgar as informações aprendidas e conscientizar toda a comunidade escolar. Essa atividade favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis cê ih um zero e da competência geral 4 previstas pela Bê êne cê cê.

O relatório mundial sobre drogas 2021 da Organização das Nações Unidas traz alguns dados que podem ser discutidos com a turma, complementando a informação trazida no fim da página do livro do estudante. Os dados reunidos no relatório são de 2019 e trazem alguns alertas sobre o uso de drogas, entre eles estão:

– nesse ano cêrca de 275 milhões de pessoas usaram drogas, um aumento de 22% em relação a 2010;

– a projeção de que até 2030 o número de pessoas que usam drogas aumente em 11% em todo o mundo.

Nessa discussão, atente os estudantes para o crescente aumento no número de pessoas que usam drogas e promova também uma reflexão sobre a dimensão social dêsse problema. Para mais informações, acesse o relatório completo (em inglês) disponível em: https://oeds.link/Z3dr7T (acesso em: 28 junho 2022).

Resposta – De ôlho no tema

Porque todos esses materiais não são produzidos pelo organismo, mas são capazes de provocar alterações em seu funcionamento.

Sugestão de recurso complementar

Site

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).

A página disponibiliza livros e cartilhas sobre drogas psicotrópicas.

Disponível em: https://oeds.link/B6X667. Acesso em: 28 junho 2022.

Ícone composto pela ilustração de caderno com anotações e caneta.

Atividades

TEMAS 3 A 5

REGISTRE EM SEU CADERNO

ORGANIZAR

1. Com base no esquema, responda às questões.

Ilustração. Uma representação que é composta por uma estrutura arredondada (A), envolta por fios finos e ramificados (B). Dessa estrutura sai uma fileira (C)composta por pequenos cilindros em cuja extremidade há vários fios finos e ramificados que quase encostam em outra estrutura semelhante a A e B.
(Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Quêmbol, N. A. e outros Biologyconcepts and connections. sexta edição São Francisco: Bêndjamin Cãmins, 2008.

  1. Nomeie as estruturas indicadas pelas letras.
  2. Qual é o caminho de um impulso nervoso em um neurônio?
  3. Como os neurônios se comunicam entre si e com outras células?
  1. Defina o que são atos voluntários e atos involuntários. Dê exemplos.
  2. Explique como drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras atuam no sistema nervoso.

ANALISAR

4. O esquema a seguir é um exemplo de coordenação nervosa.

Esquema. Ilustração de uma perna flexionada, com ossos e músculos representados em seu interior. Há um pequeno martelo próximo ao joelho, com uma seta em direção a ele e a informação: Estimulação do tendão patelar. Do músculo da perna sai um fio, o neurônio, que se liga a outra ilustração, de uma estrutura circular, com outra estrutura em destaque no centro, a medula espinal. O fio (neurônio) sai pela outra extremidade da medula e se liga ao músculo de outra perna que está representada com uma silhueta abaixo, representando o movimento de extensão da perna para a frente.
(Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Quêmbol, N. A. e outros Biologyconcepts and connections. sexta edição São Francisco: benjamin, 2008.

  1. Qual é o tipo de coordenação nervosa mostrado no esquema? Justifique.
  2. Dê outro exemplo dêsse tipo de coordenação nervosa, identificando o estímulo e a reação.
  1. Um corredor escuta o sinal de largada de uma prova e começa a correr. Com base no funcionamento do sistema nervoso, explique o que acontece desde a recepção do sinal sonoro pelo corredor até a reação de correr.
  2. Leia o texto e faça o que se pede.

Nos primeiros anos do século vinte, o fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) verificou que cães produziam saliva e suco gástrico assim que recebiam alimento. Em um experimento, Pavlov passou a tocar uma campainha antes de servir a comida. Em seguida, constatou que os cães começavam a salivar ao ouvir a campainha, sem nem mesmo ter visto o alimento. Nesse experimento, Pavlov preocupou-se em isolar os cães do ambiente externo, controlando todos os estímulos que eles recebiam (sons, imagens).

  1. Explique a importância, no experimento, do isolamento dos cães em relação ao meio externo.
  2. Os cães de Pavlov ficaram com os reflexos condicionados: eles aprenderam a associar a campainha com a comida e, por essa razão, produziam saliva e suco gástrico quando a ouviam. Cite um condicionamento que você já tenha adquirido por processo semelhante.

COMPARTILHAR

  1. O uso de animais em pesquisas científicas levanta, há algum tempo, discussões sobre a necessidade dêsses procedimentos. Organizem uma mesa-redonda com a turma para discutir:
    1. Qual é o papel dos testes em animais antes dos testes em seres humanos?
    2.  Como garantir que o bem-estar dos animais seja considerado durante a realização dos testes?
    3. Como produzir medicamentos e cosméticos sem realizar testes em animais?

Antes da discussão, realizem uma pesquisa em fontes confiáveis sobre esse assunto.

Após a discussão, em pequenos grupos, escrevam um artigo de opinião sobre os testes em animais. Esse tipo de texto é organizado em 3 partes: introdução, onde se informa a opinião que será defendida; desenvolvimento, onde são apresentados os argumentos que embasam o ponto de vista e a conclusão com a síntese das ideias defendidas. Os textos podem ser divulgados nas redes sociais da escola.

Respostas e comentários

Respostas – Atividades

1. a) A: corpo celular; B: dendritos; C: axônio. b) Dendritos

corpo celular

axônio. c) Por impulsos nervosos.

2. Atos voluntários são aqueles que podem ser controlados pelo indivíduo, como escrever. Atos involuntários são aqueles que não podem ser controlados pelo indivíduo, como digerir os alimentos.

3. As drogas depressoras diminuem a atividade cerebral; as estimulantes aumentam a atividade cerebral; e as perturbadoras alteram qualitativamente o funcionamento do cérebro.

4. a) Resposta reflexa medular, pois não há participação do encéfalo. b) Os estudantes podem dar diversos exemplos, como recolher rapidamente a mão (reação) ao encostar em um objeto muito quente (estímulo).

5. O estímulo sonoro é captado pelos órgãos sensoriais (orelhas), gerando impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro por meio de neurônios sensitivos. No cérebro, a informação é processada e uma resposta é elaborada. Por meio dos neurônios motores, a resposta é enviada aos músculos, que colocam o corredor em movimento.

6. a) O isolamento foi importante para garantir que o único estímulo associado à comida fosse o som da campainha, pois até o barulho do tratador, ao se aproximar, poderia indicar a chegada de comida. b) Resposta pessoal. Avalie nas respostas dos estudantes se eles compreenderam e conseguiram associar adequadamente o significado de reflexos condicionados.

7. Resposta pessoal. Explique aos estudantes que, em uma mesa-redonda, eles têm a oportunidade de refletir sobre um tema de maneira coletiva, levantando questionamentos e colocando problemas, e devem procurar comunicar-se com clareza e precisão, respeitando os turnos de fala. É recomendável pedir a eles que pesquisem sobre esse assunto antes de opinar. Existem diversos tipos de experimento com animais, alguns dos quais podem lhes causar muitos danos e exigir seu sacrifício, porém novas técnicas vêm sendo empregadas que minimizam o emprêgo de animais ou os riscos para eles. Além disso, há a exigência de que os testes ou experimentos sejam analisados por comissões de ética, que avaliam se o uso está sendo adequado.

Para esse tema é esperado que os estudantes tragam opiniões pessoais, além de emoções e sentimentos para a construção de seus argumentos. Acolha esses argumentos não científicos, mas instigue-os a trazer também o âmbito científico para a discussão. Em relação ao artigo de opinião elaborado por eles, observe se ele apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão coesos e coerentes. Se algum dêsses elementos não estiver bem desenvolvido, reforce sua definição e oriente-os a complementar o artigo.

Você pode optar por trabalhar essa atividade em conjunto com o professor de Língua Portuguesa.

Versão adaptada acessível

A atividade a seguir deve ser feita em duplas. O objetivo é testar o tempo de reação a estímulos sensoriais, que podem ser visuais, táteis ou auditivos.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos ou com baixa visão ou surdos na turma, oriente-os a realizar a atividade a seguir com a colaboração de outros colegas.

Ícone composto pela ilustração de telescópio e vidraria de laboratório.

Explore

Tempo de reação

Esta atividade deve ser feita em duplas. O objetivo é testar o tempo de reação a estímulos visuais, táteis e auditivos.

Você acha que a reação a algum dêsses estímulos é mais rápida? Registre suas hipóteses antes de iniciar o procedimento.

Material

  • Régua de 30 centímetros
  • Venda para olhos

Procedimento

1. Peça a seu colega que se sente e apoie o braço na mesa, deixando a mão para fóra. Fique de frente para ele e segure a régua na vertical, 30 centímetros acima da mão dele, com a marcação do zero para baixo. É importante que no início de todos os testes a régua esteja sempre na mesma altura.

Situação 1 – Teste de estímulo visual

2. Quando ambos estiverem preparados, você deverá soltar a régua de repente, sem avisar seu colega. Ele deve tentar pegá-la apenas fechando a mão. Repita o procedimento mais duas vezes. Registre todos os resultados, marcando o ponto (centímetros) em que o colega segurou a régua. Se ela caiu no chão, marque mais de 30 centímetros.

Situação 2 – Teste de estímulo tátil

3. Cubra os olhos do colega com a venda e repita o teste anterior. Desta vez, você deve tocar o braço do colega no mesmo instante em que soltar a régua. Realize esse procedimento mais duas vezes e registre os resultados.

Situação 3 – Teste de estímulo auditivo

  1. Com o colega ainda vendado, informe-o de que você dirá “já” assim que soltar a régua. Repita o procedimento mais duas vezes e registre os resultados.
  2. Ao final, invertam os papéis: quem estava soltando a régua agora tentará segurá-la, e repitam as três situações.

Organização dos resultados

Disponha os dados obtidos em duas tabelas: uma para os seus resultados e outra para os resultados do colega. Elas servirão para avaliar o tempo de reação de vocês nas diferentes situações.

ATIVIDADES

REGISTRE EM SEU CADERNO

  1. Os resultados sustentam as hipóteses iniciais? Justifique.
  2. Para qual estímulo sua reação foi mais rápida? Produza um argumento científico (com dados, justificativa e conclusão) para responder a essa questão.
  3. Faça uma comparação entre seus tempos de reação e os de seu colega. A reação mais lenta de ambos ocorreu na mesma situação? E a mais rápida?
  4. Com base no que você estudou sobre o sistema nervoso, explique o que aconteceu desde o momento da recepção do estímulo até a reação motora.
Ilustração. À esquerda, uma menina negra sentada, em frente a uma mesa, olhando para outra menina branca, que está em pé à frente dela. A menina que está em pé segura uma régua à frente do corpo. A menina que está sentada está com a mão estendida na direção da régua, pronta para segurá-la.
Combine com o colega um método para garantir que a régua seja solta sempre da mesma altura todas as vezes.
Respostas e comentários

Orientações didáticas

A seção Explore tem como objetivo verificar o tempo de resposta a diferentes estímulos. Para isso, aborda etapas do método científico, como a elaboração de hipóteses, a experimentação, o registro de dados ou informações, a análise dos resultados e a conclusão. Tais etapas exercitam a curiosidade intelectual e recorrem à abordagem própria das Ciências, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 2 prevista pela Bê êne cê cê.

Ao solicitar a descrição do resultado de um teste experimental na fórma de um argumento científico, o trabalho com essa seção também favorece o desenvolvimento da competência específica 5 de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental prevista pela Bê êne cê cê.

Antes do início da prática, oriente os estudantes a ler todo o procedimento, a organizar as tabelas para o registro de resultados e a escrever suas hipóteses iniciais.

Na etapa de registro dos resultados, ressalte a importância da organização dos dados de maneira clara para a realização da análise e da explicação dos resultados do experimento, que será feita nas atividades.

Se possível, após a realização das atividades, organize um momento para que os estudantes compartilhem as suas respostas, principalmente a da atividade 3, buscando sistematizar o conteúdo dessa seção.

Destaque o papel do treino sobre o tempo de reação. Comente com eles que, se repetissem o procedimento por mais algumas vezes, com caráter de treino, diminuiriam o tempo gasto nas situações propostas.

Respostas – Explore

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes comparem os resultados obtidos e as hipóteses iniciais apresentadas.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tragam como conclusão o tipo de estímulo que gerou a reação mais rápida (visual, tátil ou auditivo). Os dados devem ser os resultados registrados (centímetros) no teste dêsse estímulo. A justificativa deve explicar que esses resultados (centímetros) representam a velocidade da reação.

3. Respostas pessoais. Avalie se o estudante conseguiu realizar a comparação de fórma adequada.

4. O estímulo (imagem, som, toque) é captado e transmitido por neurônios, por meio de impulsos nervosos, até chegar ao encéfalo. Esse órgão elabora uma resposta que é enviada pelos neurônios, por impulsos nervosos, aos músculos (órgãos efetores), que realizam a ação de fechar a mão.

Ícone composto pela ilustração de um aperto de mãos. Uma das mãos é de uma pessoa negra e a outra é de uma pessoa branca.

Atitudes para a vida

REGISTRE EM SEU CADERNO

Cuidando do sono

O sono tem um papel fundamental na saúde e no bem-estar das pessoas. O número de horas dormidas e a qualidade do sono têm influência sobre a saúde mental, a saúde física e a qualidade de vida dos indivíduos.

Diversos processos corpóreos ocorrem durante o sono. Alguns deles estão relacionados ao bom funcionamento da memória, já que muito do que foi aprendido ao longo do dia é processado e armazenado durante o sono.

Cartaz. Na parte superior, a informação: 'OS RISCOS DO USO DO CELULAR ANTES DE DORMIR'. A falta de sono a longo prazo reduz hormônios importantes: Ilustração de um menino negro deitado em uma cama com cara de desânimo: MELATONINA prepara o corpo para o sono. Ilustração de um menino negro sentado em frente a uma mesa, com as mãos para cima: LEPTINA proporciona saciedade. Ilustração de um menino negro em pé, segurando uma régua quase do tamanho dele: GH proporciona crescimento. Ilustração do menino negro com expressão brava: CORTISOL proporciona estabilidade emocional. Ao centro do cartaz, menino negro de cabelos castanhos, deitado em uma cama, encostado em um travesseiro e coberto. Ele segura e olha para um celular que está à frente do rosto, iluminando-o. Ao redor dele, ilustrações com informações: Ilustração de um olho: A luz do aparelho entra pelos olhos e confunde o relógio biológico. Ilustração de um rosto com olheiras e com as mãos próximas aos olhos: A criança descansa menos, pois demora a dormir e acorda mais vezes. Ilustração de duas engrenagens: Essa situação pode prejudicar a memória. Ilustração de um cérebro: Além da luz, os estímulos deixam o cérebro em alerta. Ilustração de um lápis quebrado ao meio: Isso pode afetar o comportamento e a atenção nas atividades. Na parte inferior do cartaz, as informações: O QUE FAZER? Ficar longe de telas de 30 minutos a 2 horas antes de dormir; Reduzir a intensidade da luz do aparelho; Manter o telefone longe do quarto, pois a expectativa de receber mensagens já atrapalha o sono.
O uso do celular antes de dormir traz prejuízos ao organismo.

Fonte: Adaptado de STOCK, A. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. bê bê cê Brasil. 8 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/vYFwqh. Acesso em: 31 maio 2022.

Respostas e comentários

Orientações didáticas

As atividades da seção Atitudes para a vida permitem aos estudantes refletir a respeito de seus hábitos. Ao longo da seção, o texto e as atividades propostas oferecem sugestões para mudar os hábitos em relação ao sono e ao uso dos aparelhos eletrônicos. A ideia é que ao identificar hábitos ruins em relação ao sono, os estudantes conheçam os riscos relacionados a eles, de modo a assumi-los com responsabilidade, avaliando as possíveis consequências de seus atos se optarem por adotar atitudes não recomendadas na hora de dormir. Cuidar de si, do próprio corpo e do bem-estar por meio da reflexão sobre o uso crítico de tecnologias digitais de informação vem ao encontro da competência específica 7 de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental e das competências gerais 5 e 8, previstas na Bê êne cê cê. Essa proposta também favorece o desenvolvimento do tê cê tê  Saúde.

Para acompanhar se os estudantes estão seguindo as recomendações propostas no texto, crie uma ficha com quatro colunas indicando a adesão e a evolução deles em relação a essas recomendações. Coloque na primeira coluna da ficha as recomendações, como “Paro de usar aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de ir dormir”; “Evito dormir com tê vê ou outros aparelhos ligados” etcéteraNas demais colunas, devem aparecer os itens relacionados ao desempenho, como “Consigo sempre”; “Consigo às vezes” e “Nunca consigo”, e ao lado de cada recomendação eles devem pintar o quadro, indicando o seu desempenho. Após determinado período, converse com a turma sobre o desempenho em relação a essas recomendações e as mudanças sentidas na qualidade do sono, quando aderidas pelo estudante.

Para finalizar o trabalho com essa seção, realize a autoavaliação proposta no Como eu me saí?. Use as respostas das questões sugeridas para acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e atitudes pelos estudantes, planejando os ajustes necessários nos itens que não foram bem avaliados por eles.

Sugestão de recurso complementar

Artigo

STOCK, A. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. bê bê cê Brasil, 8 janeiro 2018.

A matéria comenta uma pesquisa que aponta que crianças que acessam aparelhos eletrônicos antes de dormir podem desenvolver diversos problemas de comportamento e de saúde.

Disponível em: https://oeds.link/vYFwqh. Acesso em: 28 junho 2022.

A produção de hormônios, componentes que estimulam ou inibem processos corpóreos, também pode ocorrer durante o sono. Um exemplo é o hormônio do crescimento (representado por gê agá, do inglês growth hormone).

O número ideal de horas dormidas por dia muda de acôrdo com cada pessoa, mas, em geral, ele varia de 7 a 8 horas para adultos e de 9 a11 horas para crianças. Não dormir o número suficiente de horas pode causar diversos problemas, como cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, dificuldade para memorizar fatos recentes, comprometimento da criatividade, envelhecimento precoce, tendência a desenvolver obesidade, entre outros.

Dois importantes distúrbios do sono são a insônia e o sonambulismo. A insônia é caracterizada por sono insuficiente, apesar de não haver nada impedindo a pessoa de dormir. Ela acomete mais frequentemente os adultos. O sonambulismo caracteriza-se pela realização de atividades, como andar e falar, enquanto se dorme e é mais comum em crianças do gênero masculino. A insônia pode ser aliviada com o uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso, mas seu uso prolongado é desaconselhável.

TROCAR IDEIAS SOBRE O TEMA

Em grupo, discutam as seguintes questões:

  1. Vocês conhecem alguém que apresenta distúrbios do sono? Como é a qualidade de vida dessa pessoa?
  2. O fato de sermos uma sociedade tecnológica afeta tanto positiva quanto negativamente nossa qualidade de vida?
  3. Vocês percebem que seu desempenho na escola ou em outras atividades que vocês praticam tem relação com a sua quantidade de horas de sono e seu descanso diários?
  4. . Na embalagem de alguns produtos, é comum encontrar alertas sobre os riscos de seu uso, como “fumar é prejudicial à saúde” ou “o consumo pode causar dependência”. Esse tipo de aviso deveria estar presente nas embalagens e nas propagandas de telefones celulares? Exponham seus pontos de vista levando em conta a existência de possíveis conflitos de interêsse entre as empresas de telefonia e os consumidores.
  5. Após esse estudo, vocês acham que precisam modificar algum dos seus hábitos na hora de ir dormir?

COMPARTILHAR

6. Reúna-se com mais três colegas e criem um infográfico como o apresentado anteriormente mostrando hábitos que favorecem o bom sono.

Ao elaborar o material, pensem em comunicar informações sobre assumir riscos com responsabilidade, considerando as pessoas que precisam ou decidem adotar atitudes não recomendadas na hora de dormir. Analisem as seguintes questões: De que maneira o material produzido pelo grupo poderia apresentar esses riscos e suas consequências? Como uma pessoa pode melhorar a qualidade de seu sono, mesmo que ainda adote alguma atitude inadequada? Apresentem o resultado para a turma e, se possível, compartilhem-no no blog ou nas redes sociais da escola.

COMO EU ME SAÍ?

  • Consegui relacionar informações sobre hábitos e qualidade do sono?
  • Apresentei de maneira clara e de fácil compreensão os dados do infográfico?
  • Contribuí com ideias para que o grupo fizesse um trabalho criativo?
Respostas e comentários

Respostas – Atitudes para a vida

1. Resposta pessoal. Caso os estudantes conheçam uma pessoa com distúrbios de sono, incentive-os a realizar perguntas sobre sua qualidade de vida e a divulgar essas informações para a turma.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concordem que as ferramentas tecnológicas melhoram nossa qualidade de vida e que, algumas delas, se não utilizadas de fórma adequada e controlada podem afetar negativamente a saúde humana, como o uso de aparelhos eletrônicos (celular, computador, televisão etcétera) antes de dormir.

3. Resposta pessoal. Debata com os estudantes se eles identificam em si mesmos alguns dos sintomas causados por problemas no sono citados no texto e se acham que isso tem mesmo relação com o fato de dormirem pouco ou mal.

4. Resposta pessoal. Se julgar necessário, leve para sala de aula propagandas ou embalagens de celulares e questione-os se suas escolhas de comprar ou utilizar esse produto seriam influenciadas por esse tipo de aviso.

5. Resposta pessoal. Aproveite para debater com eles se as informações que obtêm na escola ou em outros ambientes fazem com que modifiquem seus hábitos.

6. Auxilie-os na confecção do infográfico. Discuta com eles as características dessa fórma de divulgação comentando que o conteúdo é apresentado com o apôio de elementos visuais, como imagens e esquemas, e os textos são objetivos, para que a mensagem transmitida seja fácil de assimilar. Explique que o infográfico da página anterior deve servir de inspiração e que eles têm liberdade para usar a criatividade, inovando na elaboração do material.

Ícone composto pela ilustração de uma lupa sobre anotações em uma folha de papel.

Compreender um texto

Piscar descansa o cérebro

Há quem ache um desperdício passar um terço da vida dormindo. Esses talvez achem um desperdício ainda maior descobrir que quase 10% do que se passa enquanto estamos acordados efetivamente some para o cérebro – simplesmente porque vocêreticências piscou.

É isso aí. Piscar tem potencialmente um custo cognitivoglossário : uma fatia de pelo menos uns 200 milissegundos de informação é obliteradaglossário enquanto os olhos giram dentro das órbitas (pois é, eles giram quando você pisca e você nem nota). Piscamos naturalmente cêrca de 15 a 20 vezes por minuto, ou seja, a cada 3 ou 4 segundos, em média.

Fazendo as contas, lá se vão ao menos 4 segundos de informação visual a cada minuto.

Para que piscar tanto? A suspeita inicial recaía sobre a lubrificação natural da córneaglossário , mas isso requer bem poucas passagens das pálpebras sobre os olhos por minuto.

Uma equipe japonesa, após notar que tendemos a piscar naturalmente em momentos que permitem interrupções na atenção – como o fim de uma frase no jornal, a pausa de um palestrante e córtes de edição em vídeos –, suspeitou que piscar fosse uma maneira de “relaxar” o cérebro da demanda de atenção de se manter engajado em uma determinada tarefa.

Para testar essa possibilidade, a equipe convidou voluntários a assistir a clipes do seriado MISTER BIN de dentro de um aparelho de ressonância magnética funcional, prestando atenção aos clipes para responder a perguntas depois.

Enquanto isso, os pesquisadores mediam a ativação e a desativação de dois conjuntos de regiões no córtex cerebralglossário : um relacionado à atenção, e outro, ao contrário, cuja atividade é maior justamente quando não estamos engajados em tarefas que envolvem o mundo externo, permitem a introspecção. Essa última região é chamada de “rede padrão” do cérebro, por consistir na atividade de quando não interagimos com o mundo de fóra.

Como esperado, voluntários diferentes tendiam a piscar nos mesmos momentos dos clipes: córtes naturais na história, quando o custo cognitivo de bloquear informação visual é menor. E, de fato, nos segundos após piscar, a ativação da rede atencional diminuía, enquanto a ativação da rede padrão aumentava – e depois voltava ao normal.

Piscar, portanto, abre uma janela de descanso da demanda atencional, uma interrupção que também facilita a mudança de foco de atenção. Faz sentido: você já notou que quase não pisca quando está muito concentrado?

Fonte: HERCULANO-rrúzel, S. Piscar descansa o cérebro. Folha de São Paulo, São Paulo, ano 93, n. 30998, 4 fev. 2014. Cotidiano, p. C10.

Respostas e comentários

Orientações didáticas 

A seção Compreender um texto apresenta um texto de divulgação científica. Levante os conhecimentos prévios dos estudantes sobre essa modalidade textual e, no final, deixe claro que o objetivo dêsse tipo de texto é informar sobre assuntos relacionados à ciência, em uma linguagem clara para todas as pessoas, além de divulgar informações de pesquisas realizadas.

O trabalho com essa seção mobiliza aspectos da competência geral 4, ao exigir a análise conjunta das linguagens artística e científica para extrair e relacionar informações; assim como da competência geral 7, pois os estudantes precisam articular informações encontradas no texto para produzir um argumento científico.

História em quadrinhos composta por quatro quadros. Apresenta Calvin, um menino com cabelos para cima, usando short preto e camiseta listrada. Uma senhora de cabelos curtos, de óculos e usando vestido com estampa de bolinhas. Quadro 1: Calvin está sentado, em uma cadeira, em frente a uma mesa, de olhos fechados, sorrindo e segurando um livro aberto. Acima, um balão de fala com a pergunta: Calvin? Quadro 2: Calvin continua na mesma posição e acima um balão de fala com o chamado: Calvin! As letras estão mais escuras, indicando que o tom de voz está mais alto. Quadro 3: A senhora chega  perto de Calvin, com as mãos apoiadas na mesa dele e com a boca muito aberta, exclama: CALVIN! Calvin se assusta, ficando com os olhos e a boca bem abertos, braços esticados para trás e cadeira quase caindo e grita: AAUGH! O livro está no ar. Quadro 4: Calvin, ainda sentado, segurando o livro e olhando para a senhora, diz: Desculpe, meus olhos estavam em modo de proteção de tela. A senhora olha para Calvin, seriamente.

ATIVIDADES

REGISTRE EM SEU CADERNO

OBTER INFORMAÇÕES

  1. Qual era a suspeita inicial sobre a função de piscar? Com as informações apresentadas no texto, produza um argumento científico para explicar por que essa suspeita foi descartada.
  2. Na tirinha, o nome do personagem é escrito de modo diferente nos três primeiros quadros. Considerando esse recurso gráfico, descreva a situação representada.

INTERPRETAR

  1. Que relação você estabelece entre o artigo de jornal e a tirinha?
  2. O que significa dizer “piscar tem potencialmente um custo cognitivo”?
  3. Na tirinha, o que o personagem quis dizer com “meus olhos estavam em modo de proteção de tela”?
  4. O texto termina com uma provocação ao leitor. Pense em atividades que frequentemente retêm a sua atenção. Em seguida, faça o teste e comente.

REFLETIR

7. Além de piscar, existem diversas outras ações involuntárias que realizamos, como a respiração e a digestão. Reflita sobre a importância dêsse modo de contrôle, descrevendo, com base no que você aprendeu, como você imagina que seria nosso comportamento se todas as nossas ações fossem voluntárias.

Fotografia. Um garoto negro deitado no chão de bruços, sorrindo e olhando para um livro aberto que está segurando. Ao fundo, prateleiras com livros dispostos lado a lado.
Piscamos naturalmente em momentos que permitem interrupções na atenção, como no fim de uma frase de um livro.
Respostas e comentários

Respostas – Compreender um texto

1. A suspeita inicial era de que piscar lubrificaria as córneas. O estudante deve trazer como conclusão que a função de piscar não é a lubrificação das córneas. Os dados e a justificativa podem ser articulados de fórmas diferentes, veja os exemplos.

Exemplo 1: Tendemos a piscar naturalmente em momentos que permitem interrupções na atenção (dado); é necessário piscar menos vezes para lubrificar as córneas (justificativa). Então, a função de piscar não é a lubrificação das córneas (conclusão).

Exemplo 2: É necessário piscar menos vezes para lubrificar as córneas (dado); tendemos a piscar naturalmente em momentos que permitem interrupções na atenção (justificativa). Então, a função de piscar não é a lubrificação das córneas (conclusão).

2. Espera-se que os estudantes descrevam que a professora chamou por Calvin e ele, de olhos fechados e com o livro aberto, não prestou atenção. Sua professora chamou novamente aumentando sua voz até ela aparecer na frente de Calvin e ele se assustar.

3. Resposta pessoal. Ambos abordam momentos em que os olhos estão fechados e, possivelmente, “relaxando” o cérebro.

4. Dizer que piscar tem potencialmente um custo cognitivo significa que perdemos informações quando piscamos, já que não enxergamos durante esse ato.

5. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes relacionem que seus olhos estavam fechados, de maneira similar ao escurecimento de uma tela de computador em modo de proteção de tela.

6. Resposta pessoal. Os estudantes podem citar diversas atividades, como jogos eletrônicos, filmes, seriados e verificar que nos momentos em que sua concentração é mais exigida, ele pisca menos.

7. Resposta pessoal. Diversas ações involuntárias ocorrem ao longo de todo o dia. Assim, se elas fossem voluntárias, períodos de descanso e de relaxamento seriam afetados, além de reduzir a atenção que teríamos em outras atividades.

Glossário

Cognitivo
: relativo ao conhecimento.
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Córnea
: parte frontal e central do ôlho, que é transparente.
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Córtex cerebral
: camada mais externa do cérebro.
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Obliterar
: desaparecer, esquecer.
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