Unidade 1 A nutrição e o sistema digestório humano

Ilustração. Paisagem formada por uma floresta com árvores grandes ao fundo, montes, pedras e grama. Os elementos são alimentos: árvores são brócolis e salsa, pedras são queijos, feijões e chocolates. Há um rio ao centro.
( Celery Island – tradução: Ilha de aipo. 2016. Fotografia, 96,5 centímetros× 48,3 centímetros.)

Arte em prol da alimentação adequada

Nas mãos do artista e fotógrafo britânico Car Uórner, alimentos tornam-se inspiração para a criação de paisagens.

A primeira montagem foi feita em 1998 e, desde lá, o artista já criou mais de cinquenta paisagens. Diversas obras de Car Uórner foram utilizadas para promover a alimentação saudável.

Ilustração. Paisagem formada por um campo com casas e plantações, com céu azul, nuvens e balões. No alto, um balão em destaque no qual o cesto é composto pela casca de uma melancia com várias frutas dentro. O balão é feito de bananas. Ao redor, outros balões feitos de outras frutas como morango, laranja, abacate e limão. Na parte inferior, casas compostas por queijos, plantações compostas por milho, montanhas e horta compostas por diversos alimentos.
(WARNER, Carl. Banana Balloon – tradução: Balão de banana 2016. Fotografia, 43,2 centímetros × 25,4 centímetros.)

Começando a Unidade

  1. À primeira vista, as obras de Car Uórner parecem representar apenas uma paisagem. Porém, ao apurar o olhar, percebemos que os elementos da paisagem são alimentos. Que paisagens estão representadas nesta abertura? Quais alimentos você reconhece nelas?
  2. Suponha que você seja um artista e deseje criar uma obra com alimentos que costuma ingerir diariamente. Sua obra teria componentes parecidos com os das paisagens de Car Uórner? Comente com os colegas que tipos de alimentos estariam presentes em maior quantidade em sua obra.
  3. O que acontece com os alimentos após serem ingeridos?

Por que estudar esta Unidade?

Conhecer melhor a composição dos alimentos, entender que cada ser humano tem necessidades nutricionais específicas, que variam, por exemplo, conforme a idade e as atividades que realiza diariamente, além de compreender o funcionamento do sistema digestório, nos possibilita fazer escolhas conscientes em busca de uma alimentação equilibrada, que forneça ao organismo os nutrientes necessários ao seu funcionamento adequado.

TEMA 1 A organização do corpo humano

O corpo humano é organizado em diferentes níveis.

O corpo humano pode ser compreendido em diferentes níveis. Partindo das células, consideradas as unidades funcionais do corpo, há os tecidos, os órgãos e os sistemas, até formar o organismo.

No corpo humano, existem diferentes tipos de células, como as que secretamglossário materiais, as que transportam gases, as que protegem o organismo contra doenças, as que revestem o corpo, entre outras.

Um tecido é formado por células semelhantes que desempenham a mesma função. O tecido muscular, por exemplo, é constituído de células especializadas em se contrair, participando dos movimentos do corpo.

Um órgão é formado por tecidos diferentes. Órgão é a unidade anatômica e funcional presente apenas em organismos pluricelulares complexos, como os animais vertebrados. O coração é um órgão composto de diversos tecidos, sendo o principal deles o tecido muscular cardíaco, que permite a esse órgão bombear o sangue para as demais partes do corpo.

Um conjunto de órgãos integrados entre si, atuando de maneira coordenada para o desempenho de determinadas funções corporais, constitui um sistema. O corpo humano apresenta muitos sistemas, como o sistema cardiovascular, o sistema genital e o sistema nervoso.

Um organismo se refere ao nível de indivíduo. Cada ser vivo é um organismo. Alguns organismos, como os seres humanos, são compostos dos sistemas de órgãos atuando de fórma conjunta.

Níveis de organização do corpo humano

Esquema. Representação da organização do corpo humano com quatro imagens. A primeira imagem do lado esquerdo é a representação de um organismo e o seu sistema cardiovascular: um corpo humano com coração e vasos sanguíneos aparentes. A próxima imagem do lado direito é a representação de um órgão (coração): possui forma arredondada com estruturas na parte superior e, na inferior, veias e artérias. A próxima imagem do lado direito é a representação do tecido muscular cardíaco: composto por tubos, dispostos lado a lado com listras vermelhas. A última imagem é a representação da célula muscular cardíaca: dois tubos conectados, um maior e um menor, dispostos lado a lado e com listras. No interior do tubo maior há um elementos de forma ovalada.
Representação esquemática da organização do corpo humano utilizando como exemplo os componentes do sistema cardiovascular. (Imagens sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Adaptado de rríci, J. B.e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

Homeostase

Tendo em vista a organização do corpo humano, o funcionamento adequado do organismo depende do funcionamento das células.

As células necessitam constantemente de nutrientes e gás oxigênio para realizar suas atividades. Elas retiram o que necessitam do fluido extracelular e nele eliminam os resíduos de seu funcionamento, como o gás carbônico. As condições do organismo precisam se manter adequadas e relativamente estáveis para possibilitar as atividades celulares e a sobrevivência.

A preservação do equilíbrio do ambiente interno do corpo, chamada homeostase, é realizada de maneira integrada pelos diferentes sistemas. Os sistemas endócrino e nervoso são os responsáveis por coordenar as atividades dos demais sistemas. Eles reconhecem os sinais internos e externos e enviam respostas, que mantêm a homeostase.

O contrôle da temperatura corporal e as sensações de sêde e de fome estão entre as ações coordenadas pelo corpo para a manutenção da homeostase. Se, por exemplo, a temperatura do corpo varia fóra de certa faixa, como no caso de febre, ocorrem vários fenômenos que alteram o funcionamento do corpo.

Fotografia. Mão com luva, segurando um termômetro infravermelho na direção da testa de um homem branco de cabelos pretos. O visor do termômetro informa 36,6 graus Celsius.
Aferição da temperatura corporal de uma pessoa.

Saiba mais!

HOMEOSTASE E SAÚDE

reticências Para a maioria das pessoas, a boa saúde ao longo da vida não é algo que aconteça sem esfôrço. Os muitos fatores nesse equilíbrio chamado saúde incluem:

  • O ambiente e o seu próprio comportamento
  • Sua constituição genética
  • O ar que você respira, os alimentos que você come e até mesmo seus pensamentos.

O modo como você vive pode tanto apoiar quanto atrapalhar a capacidade de o seu corpo manter a homeostasia e se recuperar dos estresses inevitáveis que a vida põe em seu caminho. Muitas doenças são resultado de anos de comportamento inadequado que atrapalha a capacidade natural de o seu corpo manter a homeostasia. Um exemplo óbvio são as doenças relacionadas com o fumo. O fumo do tabaco expõe o tecido pulmonar sensível a reticências [muitos compostos químicos] que causam câncer e danificam a capacidade de reparo pulmonar. Como as doenças como enfisema e câncer pulmonar são difíceis de tratar e muito raramente são curadas, é muito mais sábio parar de fumar – ou nunca ter começado – do que esperar que um médico “conserte” seu problema uma vez que você tenha sido diagnosticado com uma doença pulmonar. O desenvolvimento de um estilo de vida que trabalhe junto e não contra os processos homeostáticos do seu corpo ajuda a maximizar seu potencial pessoal para a saúde e o bem-estar ideais. reticências

Fonte: , G. J.; Dérricksan, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. décima quarta edição Rio de Janeiro: Guanabara coogan, 2016.

De ôlho no tema

  1. Elabore uma tabela que relacione cada nível de organização do corpo com um exemplo presente nos seres humanos.
  2. Qual é a importância da homeostase para as atividades celulares?

TEMA 2 A nutrição e os alimentos

A nutrição inclui a digestão, a respiração, a circulação e a excreção.

A nutrição é o conjunto de processos que envolve desde a ingestão de alimentos e a assimilação de compostos úteis para as células até a distribuição dos nutrientes pelo corpo e a eliminação dos resíduos nocivos ao organismo, abrangendo a digestão, a respiração, a circulação, a excreção e a coordenação dessas atividades.

É por meio dêsses processos que os seres humanos transformam os recursos obtidos do meio (alimentos e gás oxigênio) em energia e matérias-primas para o corpo. Portanto, a nutrição está intimamente relacionada com a manutenção da homeostase do organismo.

A digestão é um processo realizado no sistema digestório. Consiste no processamento e na transformação do alimento em compostos menores e mais simples: os nutrientes. Esses fornecem energia às atividades vitais, constituem a base estrutural dos seres vivos e participam da regulação de atividades do organismo. Entre os nutrientes, pode-se destacar: as vitaminas, os sais minerais, os carboidratos, os lipídios e as proteínas.

A respiração pulmonar é realizada no sistema respiratório. Nela, o gás oxigênio do ar é captado e segue até os pulmões, onde é absorvido pelo sangue e distribuído para as células do corpo; o gás carbônico passa do sangue para os pulmões, para ser eliminado. No interior das células, ocorre a respiração celular, na qual o gás oxigênio participa de transformações químicas que permitem aproveitar a energia contida nos nutrientes obtidos por meio da digestão.

A maior parte da excreção ocorre pelo sistema urinário e consiste na eliminação de materiais em excesso ou resíduos tóxicos produzidos pelas atividades celulares, as excretas.

O sistema cardiovascular contribui para o funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e urinário, pois a cir­culação sanguínea transporta para todas as células do corpo o gás oxigênio pro­veniente da respiração e os nutrientes provenientes da digestão. Além disso, transporta os resíduos produzidos nas células até os órgãos que os eliminam do organismo.

Fotografia. Quatro pessoas ao redor de uma mesa na cozinha. Há dois adultos negros e duas crianças negras. Um dos adultos sentado à mesa segura uma jarra colocando suco em um copo; o outro também sentado à mesa segura uma jarra com café, na direção de uma xícara. Uma das crianças segura um pão em direção à boca, ela está sentada à mesa. A outra criança está em pé entre os adultos e na frente da mesa. Há em cima da mesa, pães, leite, frutas, manteiga e recipientes. Ao fundo, micro-ondas, pia, fogão e armários.
Uma alimentação equilibrada e variada é importante para o funcionamento adequado do organismo.

De ôlho no tema

Nutrição é sinônimo de digestão? Justifique sua resposta.

TEMA 3 Vitaminas e sais minerais

As vitaminas e os sais minerais são nutrientes necessários em pequenas quantidades.

As vitaminas são nutrientes envolvidos na execução de diversas atividades que ocorrem no organismo, portanto são indispensáveis ao crescimento e ao funcionamento adequado do corpo. A carência ou o excesso de alguns nutrientes no organismo prejudicam a saúde.

São necessárias em pequenas quantidades e podem ser encontradas em diferentes tipos de alimento, como derivados de leite, frutas, hortaliças e óleos. O quadro a seguir apresenta alguns exemplos.

Formas de atuação e de obtenção das vitaminas A, D e K

Vitamina

Atuação no organismo

Fonte

A

Contribui para a saúde de diversos órgãos. Previne resfriados, infecções e cegueira noturna (dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados).

Gema de ovo, cenoura, derivados de leite, óleo de fígado de bacalhau e hortaliças com folhas verde-escuras.

D

Favorece a absorção de cálcio e de fósforo pelo organismo. Previne o raquitismo, doença que fragiliza os ossos e os dentes.

Óleo de fígado de bacalhau, atum, salmão e fígado contêm um precursor da vitamina D, que, no corpo humano, se acumula na pele. O organismo precisa de luz solar para ativar a produção dessa vitamina.

K

Participa do processo de coagulação sanguínea e, portanto, previne hemorragias.

Hortaliças com folhas verde-escuras, tomate, castanha-do-pará e fígado. Parte da vitamina K de que o corpo humano precisa é produzida por bactérias no intestino.

Fonte: Adaptado de CHIEFER DECKER, M. E. M. e outros Vitaminas, minerais e eletrólitos: aspectos fisiológicos, nutricionais e dietéticos. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.

Os sais minerais são necessários em pequenas quantidades e estão presentes na água, nas frutas, no leite, nos frutos do mar e em diversos outros alimentos. Como exemplos de sais minerais, podemos citar o cloreto de sódio (sal de cozinha), o fosfato de cálcio e o fosfato de magnésio.

O sódio e o potássio estão envolvidos na regulação da quantidade de água do corpo, no funcionamento do sistema nervoso e na contração muscular; o cálcio e o fosfato participam da composição dos ossos e dos dentes; o iodo participa do funcionamento da glândula tireóidea.

Os sais minerais estão presentes na água, nas frutas, no leite, nos frutos do mar e em diversos outros alimentos.

De ôlho no tema

  1. Que tipo de alimento seria recomendado para suprir a falta de vitamina K?
  2. Qual é a importância de as pessoas, especialmente em fase de crescimento, ingerirem alimentos com cálcio?
  3. De modo geral, qual é o papel das vitaminas e dos sais minerais no organismo?

TEMA 4 Carboidratos, lipídios e proteínas

A principal função de carboidratos e lipídios é o fornecimento de energia, e a de proteínas é compor a estrutura e regular o funcionamento do organismo.

Os carboidratos

Os carboidratos, ou glicídios, são uma importante fonte de energia para o organismo e estão presentes em vários alimentos, como nas frutas, no leite, nas raízes, nos cereais, nas farinhas e no mel.

De acôrdo com a sua estrutura química, eles podem ser classificados como simples ou complexos. Os carboidratos simples, como a glicose, e alguns carboidratos complexos, como a sacarose, em geral, são adocicados e, por isso, são conhecidos como açúcares.

A glicose é o principal nutriente que fornece a energia necessária para o funcionamento do organismo. Durante a digestão, muitos carboidratos complexos dão origem à glicose. A sacarose, conhecida como açúcar comum, no Brasil, é obtida da cana-de-açúcar.

A celulose e o amido são exemplos de carboidratos complexos que não têm sabor adocicado. O amido é um material de reserva energética das plantas, sendo constituído da união de várias unidades de glicose. Encontra-se, por exemplo, na batata, no milho, no arroz, na mandioca e nos alimentos elaborados com grãos de trigo, como pães e massas.

Já a celulose é encontrada em todas as plantas, pois constitui a parede celular das células vegetais e compõe as fibras alimentares. As fibras não são digeridas pelo organismo humano, porém, com a ingestão adequada de água, auxiliam no funcionamento do intestino.

Embora sejam muito importantes para o corpo humano, os carboidratos não devem ser consumidos em excesso para evitar problemas de saúde.

Fotografia. Porções de vários alimentos: diferentes tipos de macarrão, arroz e outros grãos. Batata, fatias de pães claros e escuros e um pão comprido.
Alimentos ricos em carboidratos. Os grãos integrais, além de energia, fornecem fibras alimentares.

Os lipídios

Os lipídios, popularmente conhecidos como óleos e gorduras, são compostos pouco solúveis em água, que podem ser de origem animal ou vegetal.

No corpo humano, os lipídios também atuam como fonte de energia. Além disso, participam da composição da membrana das células, estão relacionados à produção de algumas vitaminas e hormônios e auxiliam na manutenção da temperatura do corpo, pois formam uma camada isolante sob a pele, evitando a perda de calor.

A gordura, o colesterol e a cera produzida pelas abelhas são alguns exemplos de lipídios de origem animal. A gordura e o colesterol são encontrados na gema do ovo, nas carnes, no leite e em seus derivados. Em quantidade adequada, o colesterol é importante para a formação de alguns hormônios, para garantir a fluidez da membrana plasmática das células do corpo e para a produção de vitamina D.

O consumo excessivo de lipídios de origem animal está associado a muitos problemas de saúde. O acúmulo de gordura pode obstruir as artérias e causar doenças cardiovasculares. O colesterol, quando em níveis elevados no sangue, favorece esse acúmulo.

Os lipídios de origem vegetal são encontrados nos óleos vegetais, como o azeite de oliva e o óleo de girassol, no abacate, no amendoim, nas castanhas e nas nozes, entre outros.

Fotografia. Um vidro com azeite, uma garrafa com óleo, uma barra de queijo, uma porção de manteiga e uma porção de creme branco.
Alimentos de origem vegetal e de origem animal ricos em lipídios.

As proteínas

As proteínas são compostos formados por unidades mais simples, denominadas aminoácidos. São a matéria-prima básica da estrutura e do funcionamento das células. Entram na composição dos músculos, do cabelo, da pele, das unhas e de muitos outros tecidos e órgãos.

Além da função estrutural, as proteínas atuam como enzimas, compostos que facilitam as reações químicas no organismo, como as reações da digestão; atuam na coagulação sanguínea; formam os anticorpos que defendem o organismo de infecções; entre outras funções.

As proteínas também podem ser fonte de energia para o corpo em determinadas situações do metabolismo. Os alimentos de origem animal, como a clara de ovo, as carnes, o leite e seus derivados, e alguns alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, a soja, a ervilha e o grão-de-bico, são importantes fontes de proteínas.

Fotografia. Vários alimentos de origem animal e vegetal. Há dois pedaços de carne vermelha crua sobre uma tábua de madeira e dois filés de frango crus sobre outra tabua de madeira. Há leite em uma jarra de vidro, dois pedaços de queijo, seis ovos em uma cartela de papelão, um creme branco em uma jarra de vidro, duas tigelas brancas com dois tipos de castanhas e duas tigelas de madeira com dois tipos de grãos.
Alimentos de origem animal e de origem vegetal ricos em proteínas.

De ôlho no tema

  1. A obesidade e algumas doenças cardiovasculares estão relacionadas ao consumo excessivo de alimentos ricos em lipídios. A eliminação total de lipídios da dieta de uma pessoa seria uma atitude saudável? Justifique.
  2. Considere um prato com arroz, feijão, farofa, alface e carne. Quais são as principais fontes de carboidratos e proteínas dessa refeição?

TEMA 5 Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada deve conter nutrientes variados em quantidades adequadas a cada organismo.

A energia dos alimentos

A energia presente nos nutrientes obtidos pela alimentação é liberada no interior das células após diversas transformações químicas. Essa energia é utilizada nos processos celulares que mantêm o funcionamento do organismo.

A quantidade de energia contida em um nutriente geralmente é expressa em quilocaloria por grama (cá cê á éle barra gê), sendo 1 kilocaloria = 1 000 calorias.

Os nutrientes fornecem quantidades diferentes de energia. Portanto, a energia dos alimentos depende do tipo e da quantidade de nutrientes que eles contêm. Observe o gráfico.

Quantidade de energia de 1 grama dos nutrientes

Gráfico de barras. No eixo vertical está a quantidade de energia (quilocaloria por grama) e no eixo horizontal, os nutrientes. Há uma barra azul para Lipídios com altura de 9 quilocalorias, uma barra verde para Carboidratos com altura de 4 quilocalorias e uma barra rosa para Proteínas com altura de 4 quilocalorias.

Fonte: Gráfico elaborado com base em Voê, D.; Voê, J. G. Bioquímica. quarta edição Porto Alegre: artimédi, 2013.

Necessidades energéticas

A quantidade de energia utilizada diariamente pelo organismo depende da idade, do sexo biológico, da massa corpórea, da frequência e do tipo de atividade física realizada, entre outros fatores. Em geral, mulheres adultas gastam entre quilocalorias e quilocalorias, e homens adultos, entre quilocalorias e quilocalorias diárias.

A energia dos nutrientes é utilizada para distintas atividades do organismo. Grande parte dela, cêrca de 75%, é consumida para atender às necessidades básicas do corpo, denominadas metabolismo basal, como a manutenção da respiração, dos batimentos cardíacos e da temperatura corpórea. Outra parte da energia é utilizada no crescimento e na reposição de células e na atividade muscular, responsável pela movimentação do corpo.

São necessárias diferentes quantidades de energia para a realização de atividades distintas.

Fotografia. Um prato com feijão preto de um lado e arroz branco do outro lado. Sobre o arroz, um ramo de alecrim.
Uma colhér de sopa de arroz branco (25gramas) contém quarenta e umaquilocalorias. Já uma colhér de sopa de feijão-preto (20gramas) contém 14 quilocalorias.
Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de 70 kg

Atividade

Gasto energético (kcal/h)

Dormir

60

Ficar de pé

120

Realizar trabalho doméstico

180

Caminhar

240

Andar de bicicleta

480

Subir escada

900

Fonte: Adaptado de , I.; , L.; Krasilchik, M. A Biologia e o homem. São Paulo: êduspi, 2001.

Saiba mais!

CALORÍMETRO

No século dezenove, o químico estadunidense Uilbur Olin At uórer (1844-1907) utilizou um aparelho denominado calorímetro para determinar as calorias geradas pelos nutrientes. A caloria é uma unidade de medida de calor. O calor é a energia térmica transferida de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. No calorímetro, é possível medir, por meio da variação de temperatura da água, o calor transferido na queima de um alimento.

Para determinar as calorias de uma porção de alimento, ele é colocado dentro da câmara de combustão do calorímetro. Ao redor, fica certa massa de água. O alimento é então queimado no interior da câmara, liberando calor para o meio e, consequentemente, elevando a temperatura da água. O termômetro acoplado ao equipamento mostra a temperatura da água antes e depois da combustão do alimento. Considerando que uma caloria equivale ao calor necessário para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Célsiusao nível do mar e conhecendo a variação da temperatura da água, é possível determinar, com uma fórmula matemática, quantas calorias o alimento fornece.

Foi assim que At uórer descobriu que carboidratos e proteínas geram 4 quilocalorias por grama e que as gorduras geram 9 quilocalorias por grama.

Fotografia. Um recipiente cilíndrico com tampa transparente que é atravessada por um termômetro de coluna líquida. O bulbo do termômetro está dentro do recipiente.
Calorímetro com termômetro acoplado.

Mais recentemente, o médico e nutricionista Jofrey Livessi, da cidade de Norfolk, Inglaterra, fez algumas ressalvas à metodologia usada por At uórer. Ele destacou que é importante considerar que o corpo humano absorve cada tipo de alimento de fórma diferente. Por exemplo, a comida leva menos tempo para passar pelo intestino de uma pessoa que tem alimentação rica em fibras. Com menos tempo de trânsito intestinal, os nutrientes também têm menos tempo para ser absorvidos, o que significa que menos calorias são aproveitadas pelo organismo.

Com base nesse novo enfoque, no balanço calórico total do dia, é importante somar não apenas as calorias indicadas nos rótulos dos alimentos, mas também considerar outros elementos, como o estado físico da pessoa, ou seja, se ela está com o intestino preso ou solto, por exemplo.

Alimentação e saúde

Recomendações para uma alimentação saudável e promoção da saúde

Ilustração. Composta de várias imagens acompanhadas de textos. De cima para baixo: imagem de um recipiente redondo com frutas e um prato com arroz, feijão, brócolis, cenoura e carne de frango. Do lado direito, o texto: Refeições diárias: Faça ao menos três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). É importante evitar pular as refeições. Abaixo, lê-se o texto: Base da alimentação: Dê preferência a alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, carnes, castanhas, leite, arroz, feijão etc. Quanto mais variados forem os alimentos, melhor! Do lado direito do texto aparece imagem de frango assado, caixa de leite, repolho, milho, maçã, ovos, castanhas, brócolis, cogumelo e feijões. Abaixo, imagem de um recipiente pequeno com sal, um pote com açúcar e uma garrada com óleo. Do lado direito dessa imagem, o texto: Cuidado no preparo: Óleo, sal e açúcar, quando utilizados em pequenas quantidades, contribuem para o sabor, sem tornar a alimentação nutricionalmente desbalanceada. Abaixo, lê-se o texto: De olho nos alimentos processados e ultraprocessados: Limite o consumo de alimentos processados, como pães, queijos e geleias. Em geral, esses alimentos contêm grandes quantidades de sal ou de açúcar. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados e salgadinhos, que tendem a ser consumidos em excesso, o que pode desencadear diversos problemas de saúde. Do lado direito do texto, imagem de um saco de salgadinho, pão, queijo, bala, bolacha e pote com alimento rosado. Acima, um triângulo com um ponto de exclamação  dentro. Abaixo, imagem de duas pessoas fazendo refeição, sentados em cadeiras, ao redor de uma mesa. Há dois copos com líquido sobre a mesa. Na parede, um relógio de ponteiro. Do lado direito da imagem, o texto: Na hora certa e no lugar apropriado!: Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias. Coma devagar e, se possível, na companhia de familiares ou de amigos. É importante comer em ambientes limpos e tranquilos, sem a presença de celulares ou televisão. Abaixo, lê-se o texto: Beba água: O consumo de água é essencial para a saúde do corpo. A sede é um sinal de desidratação; por isso, hidrate-se constantemente. Do lado direito do texto, imagem de uma garrafa e um copo, ambos com água. Abaixo, imagem de duas pessoas correndo em um ambiente com grama. Do lado direito da imagem, o texto: Atividade física: A prática de atividade física regular, aliada a uma alimentação saudável, ajuda a manter a massa corpórea dentro dos limites adequados, auxiliando na manutenção da saúde do corpo. Abaixo, lê-se o texto: Ser crítico: Antes de consumir alimentos processados e ultraprocessados, avalie as informações nutricionais presentes nos rótulos e nas embalagens. Elas trazem dados sobre a quantidade de cada nutriente e o valor energético do produto. Do lado direito do texto, imagem de um saco com fatias de pão de forma e, à frente em destaque, uma tabela marcando as informações nutricionais do saco de pão.
Alguns cuidados com a saúde: alimentação saudável, ingestão de água e a prática de atividade física. (Imagens sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Ilustração elaborada com base em BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. segunda edição Brasília, 2014. Disponível em: https://oeds.link/raop1k. Acesso em: 29 julho 2022.

A alimentação está intimamente relacionada à nutrição, ou seja, é por meio da ingestão de alimentos que o organismo obtém os nutrientes necessários ao seu funcionamento adequado.

Apesar de estarem relacionadas, alimentação e nutrição não são sinônimos. A alimentação também está envolvida no ato de celebrar e confraternizar e no prazer de comer. Assim, as dimensões sociais e culturais também devem ser levadas em conta ao refletir sôbre o que é uma alimentação saudável.

Dessa fórma, uma alimentação saudável considera, além da escolha adequada de alimentos, outras práticas, como o local e o horário das refeições e a higiene do corpo, dos alimentos e do ambiente. Por exemplo, uma alimentação saudável envolve comer em um local limpo, em horários regulares e na companhia de familiares ou amigos.

Fotografia. Três pessoas sentadas ao redor de uma mesa que tem alimentos em cima e uma garrafa. Da esquerda para a direita: um menino branco, uma menina branca e uma menina negra.
Amigos compartilhando uma refeição.

Entrando na rede

Na página disponível em: https://oeds.link/zBEJN7, você encontra o guia de bolso para uma alimentação saudável do Ministério da Saúde.

Acesso em: 29 julho 2022.

De ôlho no tema

  1. Qual é o tipo de nutriente que fornece mais energia, considerando a unidade kilocaloria por grama?
  2. De que fatores depende a necessidade energética de uma pessoa?
  3. Quais das recomendações para uma alimentação saudável e promoção da saúde você realiza? Considere não só os alimentos consumidos, mas também os horários e locais das refeições e o consumo de água, por exemplo.
  4. Quais alterações poderiam ser feitas na sua rotina para adequar seus hábitos às recomendações para uma alimentação saudável e promoção da saúde?
Ícone composto pela ilustração de caderno com anotações e caneta.

Atividades

TEMAS 1 A 5

REGISTRE EM SEU CADERNO

ORGANIZAR

  1. Por que dizemos que a nutrição é um conjunto de processos integrados?
  2. Em um café da manhã, foram consumidos um copo de leite, um pão francês e meio mamão papaia.
    1. Identifique os principais nutrientes de cada alimento consumido.
    2. Proceda do mesmo modo para os alimentos que você consumiu em seu último almoço.
  3. Com base nas informações do gráfico Quantidade de energia de 1 grama dos nutrientes”, do Tema 5, calcule a quantidade de energia fornecida pelos alimentos descritos.
    1. Uma barra de chocolate de 50 gramas, sabendo que em cada 100 gramas de chocolate há 7 gramas de proteínas, 35 gramas de lipídios e 58 gramas de carboidratos.
    2. Uma barra de cereais de 50 gramas, sabendo que em 25 gramas há 1 grama de proteínas, 2 gramas de lipídios e 18 gramas de carboidratos.
  4. Pessoas vegetarianas não consomem nenhum tipo de carne, e as veganas se abstêm de todo alimento de origem animal. Como vegetarianos e veganos obtêm proteínas? Produza um argumento científico em que a conclusão (o que se está defendendo) consista na resposta à questão. Lembre-se de que o argumento precisa apresentar outros elementos, são eles: Dados – são as informações consideradas. Justificativa – deverá ser dividida em garantia – o que faz a conexão entre os dados e a conclusão; e apôio – conhecimento teórico básico, que apoia, propicia confiabilidade à garantia. Leis, conceitos, teorias são a base dêsse componente (uma dica é usar o conteúdo do livro como apôio). Qualificador – é o grau de certeza que você atribui ao seu argumento científico (provavelmente, com certeza, talvez etcétera

ANALISAR

  1. Analise o quadro Gastos energéticos aproximados para uma pessoa de 70 quilogramas, no Tema 5, e faça o que se pede.
    1. Calcule em que situação há maior gasto calórico: ficar de pé por três horas ou realizar trabalho doméstico por duas horas.
    2. Até mesmo dormindo gastamos energia para manter as funções vitais. Cite algumas dessas funções.
    3. Por quanto tempo uma pessoa de 70 quilogramas precisaria caminhar para gastar as mesmas calorias gastas ao subir escadas durante uma hora?
  2. Observe a imagem e responda.
Fotografia. Hambúrguer com pão branco com gergelim, carne bovina, fatias de queijo, tomate e folhas de alface. Atrás batatas fritas e copo de vidro com gelo e refrigerante.
  1. Quais são os principais nutrientes encontrados nesse tipo de refeição?
  2. Em sua opinião, esse é um exemplo de refeição adequada, considerando as recomendações para uma alimentação saudável? Explique.
  3. O que pode acontecer a essa pessoa se ela consumir alimentos como esses na maioria das refeições? Produza um argumento científico em que a conclusão consista na resposta à questão e que apresente dados, garantia, apôio e qualificador.

COMPARTILHAR

7. Pode-se pensar que fazer atividade física para “queimar calorias” não compensa, pois é necessário praticar uma quantidade considerável de atividade para consumir a energia de uma pequena porção de alimento. Porém, é sabido que a relação entre consumo e queima de calorias com a prática esportiva é muito complexa e depende de vários fatores.

Em dupla, expliquem como justificar a importância da prática de atividade física sem citar o argumento da queima de calorias. Façam uma pesquisa e reflitam sôbre o assunto. Em seguida, produzam um texto argumentativo sôbre a importância da prática de atividade física. Se possível, publiquem-no no site ou no jornal da escola, com a orientação e supervisão do professor.

Ícone composto pela ilustração de cabeça com engrenagens.

Pensar Ciência

Evolução do estudo do corpo humano

A fórma mais usual de estudar Anatomiaglossário atualmente é pela dissecaçãoglossário de cadáveres. No entanto, nem sempre foi assim. Durante muito tempo, por motivos éticos e principalmente religiosos, o uso de cadáveres humanos era proibido. No lugar de cadáveres humanos, usavam-se animais como modelos. Um dos primeiros a se destacar nessa área foi o médico grego Galeno (cêrca de 129-cêrca de 200), que realizou inúmeras dissecações em animais e criou teorias e representações que, segundo ele, poderiam ser aplicadas também ao corpo humano.

No século os estudos de Anatomia foram proibidos e retomados apenas 700 anos depois, com a criação da primeira universidade de Medicina, na atual Itália, que trouxe à tona os registros de Galeno. Logo depois, médicos medievais enfatizaram a afirmação de Galeno segundo a qual o conhecimento anatômico era importante para o exercício da cirurgia. No século  as faculdades de Medicina introduziram em seus currículos o treinamento prático de Anatomia, decisivo para o desenvolvimento dessa Ciência.

No Renascimento, o estudo da Anatomia humana foi incentivado pelos artistas da época. Nesse período, as manifestações artísticas valorizavam a representação realista do corpo humano. O médico belga Andreas Vessalius (1514-1564) foi um notável anatomista dêsse período, tendo dissecado cadáveres durante anos, em Pádua, na Itália. Ele descreveu detalhadamente suas descobertas em , publicado em 1543. Esse foi o primeiro livro de Anatomia realmente baseado na observação direta do corpo humano.

Fotografia. Estátua de mármore de homem nu. Ele está em pé sobre uma pedra, segurando com a mão esquerda, um objeto próximo ao ombro. Ele tem cabelos cacheados e olha para a sua esquerda.
A estátua de Davi, esculpida em mármore pelo artista renascentista italiano Miquelângelo, entre 1501 e 1504, é um exemplo da preocupação com a representação detalhada da Anatomia humana. A obra está exposta em Florença, Itália, e mede 5,17 metros de altura.

Nos anos seguintes, a invenção e o aperfeiçoamento do microscópio ajudaram a desvendar a circulação do sangue e também a entender a estrutura de muitos órgãos. Nos séculos dezoito e dezenove desenvolveram-se campos distintos da Anatomia, como a Anatomia topográfica (localização dos órgãos e das estruturas) e a Anatomia patológica (em que se estudam as alterações decorrentes de doenças). Atualmente, há a possibilidade de estudar Anatomia em pessoas vivas, usando exames como a radiografia e a ressonância magnética, que são técnicas de obtenção de imagens.

ATIVIDADES

REGISTRE EM SEU CADERNO

  1. Construa uma linha do tempo que apresente os acontecimentos relacionados ao estudo do corpo humano vistos no texto.
  2. Em sua opinião, estudos tão antigos quanto os realizados por Galeno e por Vezálius ainda são importantes para o desenvolvimento da Ciência nos tempos atuais? Produza um argumento científico em que a conclusão consista na resposta à questão. Lembre-se de que o argumento precisa, além da conclusão, apresentar dados, garantia, apôio e qualificador.

TEMA 6 O sistema digestório

O sistema digestório transforma os alimentos ingeridos, permitindo que sejam absorvidos.

O sistema digestório encarrega-se de transformar os alimentos ingeridos em compostos menores e mais simples, que podem ser absorvidos e usados pelas células. Nelas, os compostos passam por transformações que resultam, principalmente, em matérias-primas e energia utilizadas no desenvolvimento do corpo e na manutenção do funcionamento do organismo.

O sistema digestório é formado pelo tubo digestório e pelos órgãos anexos. O tubo digestório é composto dos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Os órgãos anexos produzem compostos imprescindíveis à digestão. São eles: as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.

Componentes do sistema digestório

Ilustração. Silhueta de um corpo humano que mostra, em sequência, os componentes do sistema digestório com os seguintes textos: Glândulas salivares: produzem a saliva, com compostos que iniciam a digestão do alimento e o umedecem, facilitando a mastigação e a deglutição. Ilustração das glândulas, compostas por conjuntos de formas arredondadas e amarelas próximas ao queixo e às bochechas. Boca: cavidade de entrada do tubo digestório. Nela, encontram-se a língua, órgão musculoso que movimenta o alimento e o mistura à saliva, e os dentes, que trituram o alimento. Ilustração da boca, localizada na cabeça e ligada à faringe, tubo que se liga ao esôfago, se estendendo até o estomago, na parte inferior do tronco. Faringe: canal comum aos sistemas digestório e respiratório que liga a boca ao esôfago. Tem uma estrutura cartilaginosa, a epiglote, que impede a entrada dos alimentos nas vias respiratórias. Esôfago: tubo musculoso que comunica a faringe com o estômago. Fígado: órgão que produz a bile, composto envolvido na digestão de lipídios. Esse órgão tem outras funções, como armazenamento de nutrientes e conversão de compostos tóxicos em compostos inofensivos para o organismo. Ilustração do fígado, que é um órgão grande com parte superior arredondada e ponta na parte inferior. Estômago: dilatação do tubo digestório, em forma de bolsa. É revestido internamente por tecido epitelial com grande quantidade de glândulas produtoras de suco gástrico. Ilustração do estômago, órgão arredondado com ponta direcionada para a esquerda, onde começa o intestino delgado. Pâncreas: glândula que produz o suco pancreático. Ilustração do pâncreas, que é pequeno, alongado e está entre o fígado e o estomago. Vesícula biliar: bolsa que armazena a bile. Ilustração que mostra a vesícula biliar, órgão pequeno em forma de pequeno saco, próximo do estômago, do estomago e do pâncreas. Intestino delgado: tubo longo que apresenta várias dobras sobre si mesmo. Divide-se em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. Sua parede interna tem pequenas dobras, as vilosidades intestinais, envolvidas na absorção dos nutrientes. Contém ainda um grande número de glândulas que secretam o suco intestinal. Ilustração do intestino delgado, longo tubo dobrado e contornado por outro tubo que é o intestino grosso. Intestino grosso: tubo mais curto que o intestino delgado, responsável pela absorção de água e sais minerais e pela formação das fezes. Divide-se em três porções: o ceco, o colo e o reto, que é a região final do intestino grosso, que termina no ânus. Na parte inferior, após o intestino grosso, está o reto e o ânus conectado a ele.
Representação esquemática do sistema digestório humano, com a boca e a faringe em córte, mos­trando a localização e a função dos órgãos que o compõem. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Adaptado de rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol. décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

As etapas da digestão

A digestão é um processo essencial à vida porque é por meio dela que os nutrientes dos alimentos são disponibilizados para as células do organismo.

Esse processo ocorre ao longo do tubo digestório, que, em razão de sua organização, possibilita que diferentes ações aconteçam simultaneamente. Para facilitar a compreensão de todo o processo de digestão, é possível dividi-lo em etapas: ingestão do alimento, transformação do alimento, absorção dos nutrientes e formação e eliminação das fezes.

Etapas da digestão

Ilustração. Silhueta de um corpo humano que apresenta os componentes do sistema digestório com os seguintes textos: 1. Na boca, o alimento é triturado e misturado à saliva. Ocorre a digestão parcial do amido. 2. O bolo alimentar desce pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos. 3. No estômago, ocorre a mistura do bolo alimentar com o suco gástrico. Esse suco, composto de água, ácido clorídrico, muco e enzimas digestivas, é secretado por glândulas existentes na parede do estômago. A principal enzima produzida no estômago é a pepsina, que dá início à digestão das proteínas. A pepsina age somente em meio ácido, que é proporcionado pela secreção de ácido clorídrico no estômago. 4. No intestino delgado, ocorre a ação das seguintes enzimas e compostos: a bile, produzida pelo fígado, facilita a ação das enzimas sobre os lipídios; o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, contém vários tipos de enzima que digerem gorduras, açúcares e proteínas; o suco entérico, produzido pelo intestino delgado, contém enzimas que digerem proteínas, glicídios, sacarose e maltose, entre outros materiais. Nesse órgão, ocorre também a absorção dos nutrientes, que então atravessam as paredes do intestino, passam para o sangue e são distribuídos para todas as células do corpo. 5. No intestino grosso ocorre absorção de água e completa-se a digestão. 6. Os resíduos que sobram após a absorção de água se compactam e formam as fezes, que são eliminadas pelo ânus.
Representação esquemática do sistema digestório humano mostrando as etapas da digestão ao longo do tubo digestório. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Adaptado de SADAVA, D. e outros Vida: a ciência da Biologia. décima primeira edição Porto Alegre: Artmed, 2019.

Ingestão do alimento

A ingestão do alimento consiste em sua entrada no tubo digestório pela boca. Nessa etapa, ocorrem a mastigação e a deglutição.

A mastigação é o ato mecânico de triturar o alimento com os dentes, com o auxílio de movimentos da língua. Na mastigação, o alimento também é umedecido e misturado à saliva, produzida pelas glândulas salivares, formando uma massa denominada bolo alimentar. A saliva contém a amilase salivar, enzima que decompõe o amido dos alimentos, transformando-o em um açúcar mais simples. O bolo alimentar é, então, deglutido.

A deglutição é o ato de engolir o alimento. A língua auxilia nesse processo, empurrando o bolo alimentar em direção à faringe. Na entrada da laringe (estrutura do sistema respiratório), há uma válvula de cartilagem, a epiglote. Durante a passagem do bolo alimentar, a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe. Quando respiramos, a epiglote se levanta e permite que o ar entre na traqueia. Se o alimento entrar na laringe, ocorre o engasgo.

Função da epiglote na deglutição

Ilustração. Cabeça de um ser humano vista de perfil, com o nariz apontando para a esquerda. A cavidade nasal está na altura do nariz; abaixo, um osso; em seguida, a língua. Abaixo da língua, no início da garganta, a epiglote, uma cartilagem curva e, abaixo, a laringe; atrás, a faringe. Há uma seta na parte posterior, que indica o bolo alimentar descendo pela faringe.
Representação esquemática da parte superior do tubo digestório em córte, vista lateral, mostrando o funcionamento da epiglote. A seta indica o caminho do bolo alimentar ao ser deglutido. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Adaptado de SADAVA, D. e outros Vida: a ciência da Biologia. décima primeira edição Porto Alegre: artimédi, 2019.

Transformação do alimento

Os compostos que constituem o alimento são transformados em materiais menores e mais simples, capazes de ser absorvidos e utilizados pelas células. Essa transformação realiza-se por processos físicos e químicos.

Durante os processos físicos, os alimentos são triturados e reduzidos a partículas menores, favorecendo a ação dos sucos digestivos sobre eles.

Os processos químicos compreendem as transformações químicas e são feitos com o auxílio dos sucos digestivos, que são misturas de compostos, entre eles as enzimas, que atuam na digestão.

A transformação do alimento tem início na boca, com a mastigação e a ação química da saliva. Após a deglutição, o bolo alimentar segue para o estômago, passando pela faringe e pelo esôfago.

O esôfago e as demais partes do sistema digestório apresentam músculos que se contraem involuntariamente e conduzem o alimento pelo tubo digestório. Esses movimentos, chamados movimentos peristálticos, impulsionam e misturam o alimento com os sucos digestivos.

Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico e se transforma em uma mistura chamada quimo.

No duodeno, o quimo recebe a bile, o suco pancreático e o suco entérico (produzido no intestino delgado). Após a ação deles, o quimo se transforma em quilo, que é constituído de água, nutrientes e compostos não digeridos.

Absorção dos nutrientes

A maior parte da absorção ocorre no intestino delgado, no jejuno e no íleo. Os nutrientes atravessam as células das paredes do intestino delgado, passam para os capilares sanguíneos e entram na circulação, que os distribui pelo corpo.

As paredes internas do intestino delgado são intensamente pregueadas, formando as dobras intestinais. A superfície dessas dobras apresenta milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades intestinais, projeções que aumentam a área de absorção do intestino.

Fotografia. Estruturas em forma de colunas, lado a lado, com invaginações na superfície.
Vilosidades intestinais. (Imagem obtida com microscópio óptico, colorizada artificialmente e ampliada cêrca de  vezes.)

Formação e eliminação das fezes

Alimentos não digeridos e não absorvidos no tubo digestório passam do intestino delgado para o intestino grosso graças aos movimentos peristálticos. No intestino grosso ocorre a absorção de parte da água e de sais minerais, o que resulta na solidificação do quilo e na formação das fezes.

As fezes acumulam-se no intestino grosso até ser eliminadas pelo ânus, em um processo denominado defecação.

Vamos fazer

REGISTRE EM SEU CADERNO

ATENÇÃO

Não leve os comprimidos efervescentes à boca nem ingira o líquido resultante da dissolução dos comprimidos na água.

A trituração de alimentos afeta a digestão?

Material

  • Dois comprimidos efervescentes
  • colhér
  • Dois copos
  • Água

Procedimento

  1. Em grupos, triturem um comprimido efervescente com a colhér e coloquem-no em um copo. No outro copo, ponham o outro comprimido efervescente inteiro.
  2. Coloquem água até a metade dos dois copos ao mesmo tempo. Observem e registrem o que ocorreu.

Analisar

  1. Qual comprimido foi dissolvido primeiro: o triturado ou o inteiro?
  2. Qual etapa da digestão a trituração representa?
  3. Usando os dados obtidos no experimento, desenvolvam um argumento científico sôbre a importância da etapa da digestão representada pelo experimento. Não se esqueçam de incluir conclusão, justificativa (garantia e apôio) e qualificador.

De ôlho no tema

  1. Os alimentos e os restos não digeridos atravessam todos os órgãos do sistema digestório? Justifique sua resposta.
  2. Explique como acontece a digestão de um bife de carne bovina dentro do corpo humano, desde o momento em que é colocado na boca até a absorção de seus nutrientes.
  3. Quando engasgamos com um alimento, experimentamos a sensação de falta de ar e tossimos. Explique por que isso acontece.
Ícone composto pela ilustração de caderno com anotações e caneta.

Atividades

TEMA 6

REGISTRE EM SEU CADERNO

ORGANIZAR

  1. As etapas envolvidas na digestão, citadas a seguir, referem-se a processos físicos ou químicos? Explique sua resposta.
    1. Trituração dos alimentos pelos dentes.
    2. Deslocamento do bolo alimentar por movimentos peristálticos.
  2. O arroz é rico em amido, um tipo de carboidrato. Já as carnes são ricas em proteínas. Considerando essa composição, em que partes do sistema digestório ocorre a digestão dêsses alimentos?

ANALISAR

3. Observe a ilustração de parte do sistema digestório e faça o que se pede.

Ilustração. Parte do sistema digestório com fios que apontam para algumas de suas partes. Fio A aponta para um órgão grande com parte superior arredondada e ponta na parte inferior. Fio B aponta para um órgão pequeno em forma de pequeno saco. Fio C aponta para um órgão composto por um tubo que contorna outro órgão. Fio D aponta para um tubo vertical, na parte superior dos órgãos. Fio E aponta para um órgão arredondado com ponta direcionada para a esquerda. Fio F aponta para um órgão pequeno e alongado que fica entre dois órgãos. Fio G aponta para um tubo longo e que se dobra.
(Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: Adaptado de rríci, J. B. e outros Biologia de Quêmbol.décima edição Porto Alegre: artimédi, 2015.

  1. Identifique as estruturas assinaladas pelas letras.
  2. Considerando a organização do tubo digestório, ordene as letras para indicar o caminho percorrido pelo alimento.

4. Leia o texto, analise o quadro e responda.

Um cientista encontrou, na prateleira de enzimas digestivas do laboratório, dois frascos que apresentavam apenas rótulos A e B, sem mais nenhuma informação. Ele então realizou experimentos adicionando o conteúdo de cada frasco em tubos de ensaio que continham, respectivamente, amido, proteína e lipídio e anotou os resultados em um quadro. Observe a seguir.

Tubo de ensaio

Digestão com A

Digestão com B

Amido

Não

Sim

Proteína

Sim

Não

Lipídio

Não

Não

  1. Em que parte do corpo pode ser encontrada a enzima do frasco B? Justifique sua resposta.
  2. Qual nutriente a enzima do frasco A digere? Em quais órgãos do sistema digestório atuam enzimas que agem sôbre esse nutriente?
  3. Alguma das enzimas poderia ser encontrada no intestino grosso? Justifique sua resposta.

5. Leia o texto e observe os gráficos. Depois, responda às questões.

A palavra “cárie” vem do latim carie e significa cavidade ou buraco. As bactérias naturalmente presentes na boca consomem os restos de carboidratos ingeridos durante a alimentação e produzem ácidos que degradam o esmalte dos dentes. Há maior probabilidade de ocorrência de cárie quando a ingestão de carboidratos é mais frequente.

Variação da acidez bucal em uma dieta regular

Gráfico de linha. No eixo vertical, acidez bucal; no eixo horizontal, o tempo. Às 7 horas aproximadamente: café da manhã (acidez aumenta e diminui, a linha do gráfico indica um pico). Ao meio-dia aproximadamente: almoço (acidez aumenta e diminui rapidamente, a linha do gráfico indica um pico). Às 5 horas aproximadamente: lanche (acidez aumenta e diminui rapidamente, a linha forma um pico com altura menor que os dois iniciais). Às 7 horas aproximadamente: jantar (acidez aumenta e diminui rapidamente, a linha forma um pico, igual aos dois primeiros).

Variação da acidez bucal em uma dieta irregular

Gráfico de linha. No eixo vertical, acidez bucal; no eixo horizontal, o tempo. Os dados são aproximados e indicam ocorrências de aumento e diminuição da acidez bucal. As linhas formam picos com alturas e larguras diferentes. O primeiro pico não possui identificação. O segundo pico possui altura e base menor que o primeiro e é identificado por Balas. O terceiro pico é igual ao segundo e é identificado por Café com açúcar. O quatro pico é igual ao segundo e é identificado por Bombons. O quinto pico é igual ao primeiro e não possui identificação. O sexto pico possui altura igual ao segundo pico e base maior, igual a do primeiro pico e é identificado por Biscoito. O sétimo pico é igual ao sexto pico e não possui identificação. O oitavo pico é igual o sexto e sétimo picos e é identificado por Café com açúcar. O nono e último pico é igual ao primeiro e não possui identificação.
Gráficos elaborados com dados fictícios para fins didáticos.
  1. Qual dos gráficos registra maior frequência de períodos de acidez acentuada?
  2. Quem apresentará maior probabilidade de ter cáries: uma pessoa com a dieta regular ou irregular? Justifique sua resposta.

COMPARTILHAR

6. Em grupos, preparem uma campanha sôbre a higiene bucal para a prevenção de cáries. Criem um cartaz digital com textos breves e imagens. A divulgação da campanha aos demais estudantes da escola e aos familiares pode ser feita por meio do blog ou das redes sociais da escola, após aprovação do professor.

Ícone composto pela ilustração de telescópio e vidraria de laboratório.

Explore

Interpretando experimentos

Leia atentamente o experimento descrito no texto.

reticências Os microrganismos que vivem no trato gastrointestinal estabelecem relações comunitárias que interferem nas múltiplas funções fisiológicas. Diversas publicações levantaram a hipótese de que esse microbiomaglossário intestinal estaria relacionado com a obesidade. reticências

No estudo [de Vanessa Ridaura e colaboradores da Universidade de uóshinton] foram escolhidos quatro pares de irmãs gêmeas discordantes, nos quais uma era magra (ême gê) e a outra obesa (ó bê). Amostras de fezes de cada participante foram transplantadas para o intestino de ratos criados em ambiente livre de germes.

Alimentados com dietas contendo o mesmo número de calorias, desenvolveram obesidade apenas os animais que receberam transplantes fecais das mulheres obesas.

Quando os pesquisadores colocaram na mesma gaiola um rato (ó bê), que recebeu transferência de bactérias cultivadas a partir das fezes de uma irmã obesa, em companhia de um rato (ême gê), portador de bactérias obtidas da irmã magra, o animal (ó bê) perdeu peso. As bactérias dos ratos (ême gê) colonizaram o intestino dos ratos (ó bê), mas a colonização reversa – dos (ême gê) pelas bactérias dos (ó bê) – não ocorreu. Os ratos (ó bê) emagreceram; os (ême gê) permaneceram magros.

A interação com a dieta foi clara: bactérias intestinais dos ratos (ême gê) só colonizaram adequadamente e emagreceram os ratos (ó bê), quando estes foram alimentados com dietas ricas em fibras e pobres em gordura

Montagem do experimento

Ilustração. À esquerda, ilustração do rosto de uma mulher branca, com cabelos pretos e obesa. Abaixo dentro de um círculo amarelo as letras Ob em preto. Abaixo do círculo amarelo, um recipiente com tampa e etiqueta com as informações: Fezes Ob. Do recipiente sai uma seta vermelha que aponta para baixo onde está um rato branco. À direita, ilustração do rosto de uma mulher branca, com cabelos pretos e magra. Abaixo dentro de um círculo amarelo as letras Mg em preto. Abaixo do círculo amarelo, um recipiente com tampa e etiqueta com as informações: Fezes Mg. Do recipiente sai uma seta vermelha que aponta para baixo onde está um rato branco.
Representação esquemática do experimento descrito no texto. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

Fonte: VARELLA, D. Obesidade e bactérias. Portal Drauzio Varella, 14 outubro 2013. Disponível em: https://oeds.link/sosi87. Acesso em: 29 julho 2022.

ATIVIDADES

REGISTRE EM SEU CADERNO

INTERPRETAR

  1. Qual hipótese o experimento visa testar?
  2. Para melhor demonstrar os testes realizados, é comum representá-los em esquemas explicativos. Observe o exemplo, que ilustra a primeira etapa do experimento, e, de acôrdo com ele, proponha um esquema semelhante para representar os resultados encontrados. Confira no texto se todas as etapas foram representadas.
  3. Considerando que os ratos receberam a mesma dieta e observando os resultados, você concorda que as bactérias influenciam o processo digestório? Explique.
Ícone composto pela ilustração de um aperto de mãos. Uma das mãos é de uma pessoa negra e a outra é de uma pessoa branca.

Atitudes para a vida

REGISTRE EM SEU CADERNO

Escolhas alimentares

reticências O acesso a informações confiáveis sôbre características e determinantes da alimentação adequada e saudável contribui para que pessoas, famílias e comunidades ampliem a autonomia para fazer escolhas alimentares e para que exijam o cumprimento do direito humano à alimentação adequada e saudável. reticências

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. segunda edição Brasília, 2014. Disponível em: https://oeds.link/VNDXBf. Acesso em: 29 julho 2022.

De uma fórma geral, as escolhas alimentares individuais e populacionais são influenciadas pela interação entre os fatores biológicos, sensoriais, socioeconômicos, culturais e psicológicos. Assim, pode-se dizer que os determinantes alimentares dependem, primeiramente, do acesso e disponibilidade do alimento, mas, também do que se conhece, aprende, acredita e sente sôbre determinado tipo de alimento. reticências

Fonte: , H. O que determina as escolhas alimentares? Blog Nutrição e Ciência, 6 junho 2018. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://oeds.link/wqw5sj. Acesso em: 29 julho 2022.

A época em que vivemos e os costumes da sociedade que a compõem também são fatores que influenciam as escolhas alimentares. Observe as obras de arte a seguir.

Pintura. Uma pessoa representada dos ombros para cima e de perfil. Usa roupa de palha e o rosto é composto por alimentos como: um pepino representando o nariz, alhos representando a orelha, ervilhas representando os dentes, cerejas representando os lábios, bochecha composta por pêssego, parte inferior do rosto composta por pera. Na parte superior da cabeça, folhas e frutas. O fundo é escuro.
(ARCIMBOLDO, Giusepe. Sãmer – tradução: Verão. 1563. Óleo sôbre tela, 67 centímetros × 51 centímetros.)
Pintura. Uma pessoa representada do pescoço para cima e de perfil. O pescoço é composto por pedaços de carnes e salsicha. A cabeça é composta por vários alimentos como hambúrguer, coxa de frango, linguiça, azeitona e carnes com gordura.
– tradução: O homem hambúrguer. 1996. Técnica mista sôbre papelão, 40 centímetrospor30 centímetrosponto)

TROCAR IDEIAS sôbre O TEMA

Em grupo, discutam as questões a seguir.

  1. Que diferenças vocês observam entre as duas obras de arte? Que relação é possível estabelecer entre a escolha dos alimentos retratados e a época em que essas obras foram feitas?
  2. é um artista alemão contemporâneo. Que leitura vocês fazem da obra O homem hambúrguer? Que mensagem ela transmite a vocês?
  3. Quais critérios vocês utilizam para escolher o alimento que vão consumir? De maneira geral, vocês adotam os mesmos critérios de escolha? Registrem e comparem as ideias de cada integrante do grupo.

COMPARTILHAR

  1. Pesquisem materiais de propaganda de alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos recheados, chocolates, achocolatados etcéteraponto Podem ser vídeos, anúncios impressos ou cartazes. Analisem o material pesquisado e façam o que se pede.
    1. Que mensagens são utilizadas no material? O que elas procuram “vender”: saúde? Sabor? Prestígio?
    2. A propaganda utiliza recursos como personagens de desenho animado, artistas famosos ou outros para convencer o consumidor a adquirir e a consumir o produto?
    3. De que maneira a publicidade pode influenciar as escolhas alimentares? Vocês já compraram algum alimento por impulso, por causa de uma propaganda?
    4. Onde é possível encontrar as informações nutricionais do produto alimentar? Qual é a importância de consultar esses dados antes de adquirir o produto?

Em grupos, conversem e criem uma lista de atitudes que podem ajudar as pessoas a controlar a impulsividade e fazer melhores escolhas no momento das compras no supermercado. Troquem as listas entre os grupos e depois confeccionem cartazes com as melhores ideias. Com a orientação e supervisão do professor, os cartazes podem ser fixados em áreas da escola, como o pátio e os corredores.

A função da publicidade não é necessariamente informar ou educar as pessoas acerca do que estão adquirindo, mas, sim, convencê-las a comprar e aumentar a venda de produtos. Por isso, ao comprar alimentos e decidir o que consumir, é sempre bom considerar o que se está escolhendo e o motivo dessa escolha. É essencial gerenciar a impulsividade visando fazer escolhas alimentares mais conscientes, mesmo quando optamos por, eventualmente, consumir algum alimento considerado pouco saudável.

COMO EU ME SAÍ?

  • Eu colaborei no desenvolvimento da lista de atitudes?
  • Percebi a função da publicidade para a compra e o consumo de produtos alimentares?
  • Reconheci a importância de controlar impulsos para mudar atitudes diárias e fazer escolhas alimentares mais conscientes?
Ícone composto pela ilustração de uma lupa sobre anotações em uma folha de papel.

Compreender um texto

Relatório da ônu: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo

Houve um agravamento dramático da fome mundial em 2020, as Nações Unidas disseram hoje – muito provavelmente relacionado às consequências da covid-19. Embora o impacto da pandemia ainda não tenha sido totalmente mapeado, um relatório de várias agências estima que cêrca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – enfrentaram a fome [em 2020]. reticências

Fotografia. Mostra mão com luva branca segurando uma concha de cozinha, servindo alimento em uma tigela que um homem branco com blusa vermelha está segurando com as duas mãos. Ao lado, mão direita de uma pessoa branca segura uma tigela preta. Abaixo, uma grande panela de alumínio.
O acesso aos alimentos precisa estar ao alcance de todos.

Os números em detalhes

Já em meados da década de 2010, a fome havia começado a aumentar, destruindo as esperanças de um declínio irreversível. Perturbadoramente, em 2020 a fome disparou em termos absolutos e proporcionais, ultrapassando o crescimento populacional: estima-se que cêrca de 9,9% de todas as pessoas tenham sido afetadas [em 2020], ante 8,4% em 2019.

reticências

Também em outras medições, o ano de 2020 foi sombrio. No geral, mais de 2,3 bilhões de pessoas (ou 30% da população global) não tinham acesso a alimentação adequada durante todo o ano: esse indicador – conhecido como prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave – saltou em um ano tanto quanto nos cinco anos anteriores combinados. reticências

Outros determinantes da fome e da desnutrição

Em muitas partes do mundo, a pandemia provocou recessões brutais e prejudicou o acesso aos alimentos. No entanto, mesmo antes da pandemia, a fome estava se espalhando; o progresso em relação à má nutrição desacelerou. Isso foi ainda maior em nações afetadas por conflitos, extremos climáticos ou outras recessões econômicas, ou lutando contra a alta desigualdade – todos identificados no relatório como os principais determinantes da insegurança alimentar, que por sua vez interagem entre si.

reticências

O que pode (ainda) ser feito

Conforme descrito no relatório [de 2020], transformar os sistemas alimentares é essencial para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e colocar dietas saudáveis ao alcance de todos. A edição [de 2021] vai além, delineando seis "caminhos de transformação". Esses, dizem os autores, contam com um "conjunto coerente de políticas e investimentos" para combater os determinantes da fome e da má nutrição.

Dependendo do determinante específico (ou combinação de determinantes) que cada país enfrenta, o relatório pede aos formuladores de políticas que:

  • Integrem políticas humanitárias, de desenvolvimento e de consolidação da paz em áreas de conflito – por exemplo, por meio de medidas de proteção social para evitar que as famílias vendam bens escassos em troca de alimentos;
  • Aumentem a resiliência climática em todos os sistemas alimentares – por exemplo, oferecendo aos pequenos agricultores amplo acesso a seguro contra riscos climáticos e financiamento baseado em previsões;
  • Fortaleçam a resiliência dos mais vulneráveis à adversidade econômica – por exemplo, por meio de programas em espécie ou de apôio em dinheiro para diminuir o impacto de choques do tipo pandêmico ou volatilidade dos preços dos alimentos;
  • Intervenham ao longo das cadeias de abastecimento para reduzir o custo de alimentos nutritivos – por exemplo, incentivando o plantio de safras biofortificadas ou facilitando o acesso dos produtores de frutas e vegetais aos mercados;
  • Combatam a pobreza e as desigualdades estruturais – por exemplo, estimulando cadeias de valor de alimentos em comunidades pobres por meio de transferências de tecnologia e programas de certificação;
  • Fortaleçam os ambientes alimentares e mudem o comportamento do consumidor – por exemplo, eliminando as gorduras trans industriais e reduzindo o teor de sal e açúcar no abastecimento alimentar, ou protegendo as crianças do impacto negativo do marketing alimentar.

reticências Acima de tudo, insistem os autores, o mundo deve agir agora – ou vai assistir aos determinantes da fome e da má nutrição reaparecerem com intensidade crescente nos próximos anos, muito depois de passado o choque da pandemia.

Fonte: unicéfi. Relatório da o êne u: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo. unicéfi Brasil, 12 julho 2021. Disponível em: https://oeds.link/aax8qk. Acesso em: 29 julho 2022.

ATIVIDADES

REGISTRE EM SEU CADERNO

OBTER INFORMAÇÕES

  1. A fome no mundo teve início com a pandemia de covid-19?
  2. O texto menciona a insegurança alimentar. Pesquise o significado dêsse conceito e explique como ele está relacionado à fome.
  3. Segundo o texto, quais são os principais determinantes da insegurança alimentar no mundo?

INTERPRETAR E REFLETIR

  1. A palavra fome tem mais do que um significado. A qual significado o texto se refere? Algum deles está presente em sua vida?
  2. Segundo o texto, qual proporção da população mundial foi afetada pela fome em 2020? Você considera essa taxa pequena ou elevada?
  3. Qual é a relação entre fome e desigualdade social?

DISCUTIR

7. O texto elenca algumas propostas de combate à fome no mundo. Em grupo, pesquisem qual é a taxa de incidência de fome no Brasil e quais são as principais causas dêsse problema. Com base nessas informações, discutam quais das propostas apresentadas são adequadas para combater a fome no Brasil.

Glossário

Secretar
: expelir, liberar.
Voltar para o texto
Anatomia
: Ciência que estuda a estrutura, a fórma e a organização do corpo humano, interna e externamente.
Voltar para o texto
Dissecação
: ato de separar as partes de um órgão ou de um corpo.
Voltar para o texto
Microbioma
: diversidade de microrganismos que vivem em determinado local. Também chamado de microbiota.
Voltar para o texto