UNIDADE seis Os espaços rural e urbano
Você verá nesta Unidade:
As paisagens do espaço rural
As paisagens do espaço urbano
Os problemas ambientais do campo
Os problemas ambientais das cidades
Orientações e sugestões didáticas
Apresentação
A Unidade seis trabalha as seguintes Unidades Temáticas da Bê êne cê cê: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho e Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Nesta Unidade são trabalhadas as seguintes Competências Gerais da Educação Básica: (1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; (2) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas; (7) Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
A Unidade está em consonância com as seguintes Competências Específicas do Componente Curricular Geografia: (1) Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (2) Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história; (3) Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem; (5) Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
O espaço rural e o espaço urbano são formados por paisagens diferentes, mas que se relacionam.
A paisagem do campo reflete o trabalho humano no cultivo da terra, na criação de animais, na extração e no processamento de recursos naturais. Além do trabalho e da técnica, as fórmas da paisagem no campo revelam modos de vida próprios, marcados pela cultura local e cada vez mais abertos às influências globais.
As paisagens urbanas resultam de alterações sucessivas do meio natural promovidas pela atividade humana ao longo do processo histórico, ligadas aos sistemas políticos e econômicos dominantes em cada período.
Como é o lugar onde você vive? É mais parecido com o da fotografia de Campo Novo do Parecis ou com o de Nova Ubiratã?
Orientações e sugestões didáticas
Nesta UnidadeNos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes iniciaram o entendimento das diferenças entre paisagem do campo e da cidade, além das principais atividades exercidas em cada um desses espaços. Agora, no 6º ano, vamos explorar a relação entre o espaço rural e o urbano, compreendendo-os como mutáveis e em constante transformação. Para tanto, os estudantes serão instigados a investigar cada um desses espaços (as atividades desenvolvidas, as paisagens encontradas, as técnicas empregadas e os problemas enfrentados) para compreender a dinâmica espacial que os envolve. O objetivo é que, a partir da compreensão das especificidades a que são submetidos, possam pensar de maneira crítica sobre as fórmas de uso, ocupação e apropriação desses espaços.
Nas fotografias reproduzidas na abertura da Unidade é possível identificar áreas urbanas e rurais conectadas por vias de circulação. É possível utilizar as fotografias como referência para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre as paisagens, as atividades e os problemas enfrentados nos espaços urbano e rural, além das fórmas de interação entre eles.
São trabalhados ao longo da Unidade os seguintes Objetos de conhecimento:
- Identidade sociocultural.
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
- Atividades humanas e dinâmica climática.
CAPÍTULO 13 O espaço rural e suas paisagens
As paisagens do campo ou rurais formam os espaços onde predominam as atividades do setor primário de produção: agricultura, pecuária e extrativismo.
As paisagens rurais agrícolas são muito influenciadas por elementos naturais, como o clima, o relevo e o solo. O desenvolvimento de técnicas agrícolas busca superar as condições naturais inadequadas para o plantio, como climas muito frios ou solos pouco férteis. Quanto mais sofisticados são os recursos tecnológicos à disposição dos produtores, mais condições eles têm de minimizar os efeitos nocivos e de potencializar os efeitos benéficos dos fenômenos naturais sobre a produção agrícola.
A agropecuária é responsável pela produção da maior parte dos alimentos in natura que consumimos e pelo fornecimento de matérias-primas para diversos tipos de indústria.
A relação das atividades agropecuárias com a indústria integra cada vez mais o campo e a cidade e gera novos elementos na paisagem, como as agroindústrias, que são as indústrias localizadas no meio rural, que fazem o processamento de produtos agrícolas.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
O Capítulo inicia apresentando as diferentes paisagens encontradas no campo, caracterizadas, principalmente, pelo tipo de atividade desenvolvida, além de relacioná-las com as atividades urbanas. Ainda neste Capítulo são abordadas as fórmas de uso e ocupação do solo, evidenciando as técnicas utilizadas como transformadoras dos espaços, das relações sociais e de trabalho. Ao longo do desenvolvimento do conteúdo, são propostas reflexões acerca da ação humana na transformação espacial, culminando com o estudo dos impactos ambientais causados por diferentes processos.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis gê ê zero seis: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
ê éfe zero seis gê ê um zero: Explicar as diferentes fórmas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etcétera.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
ê éfe zero seis gê ê um um: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
ê éfe zero seis gê ê um três: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etcétera.).
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Texto complementar
No texto a seguir, a pesquisadora e professora Marta Inez Medeiros Marques discorre sobre a diversidade e a complexidade encontradas no espaço rural:
A grande diversidade social de nosso campo se associa à sua diversidade natural, o que se reflete na complexidade de sua problemática social e ambiental, ao mesmo tempo em que representa um imenso potencial para o seu desenvolvimento. Para se poder avaliar melhor a tal potencialidade, é preciso compreender o significado ou os significados que apresenta o espaço rural.
MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espaço rural em questão. Revista Terra Livre, São Paulo, volume18, número 19, página 97, 2002.
Diferentes paisagens rurais
Em várias partes do mundo é praticada a chamada agricultura tradicional, que se caracteriza por empregar grande número de trabalhadores e um número reduzido de máquinas e equipamentos.
Apesar de a agricultura tradicional continuar importante no século vinte e um, é a chamada agricultura moderna que ganha cada vez mais espaço em todo o planeta com a introdução de técnicas e equipamentos mais avançados. Essa modernização do campo tem trazido duas consequências principais: aumento da produtividade das lavouras e redução do número de trabalhadores rurais, que são substituídos pela tecnologia das máquinas.
Assim, encontramos países com paisagens rurais que se diferenciam por fatores como a tecnologia empregada, o tamanho da propriedade (pequena, média ou grande), o tipo de cultivo (alimentos para seres humanos, pastagens para gado, matéria-prima para a indústria etcétera).
A pecuária também pode ser classificada como moderna (ou intensiva) ou tradicional (ou extensiva). Na pecuária moderna, em geral, a produtividade é alta, obtida por meio de técnicas de inseminação artificial, uso de antibióticos, vacinas e outros medicamentos, acompanhamento veterinário e alimentação controlada. Os cuidados incluem ainda a manutenção do gado em sistema de confinamento, ou seja, preso em estábulos. Na pecuária tradicional, geralmente, há baixa produtividade, o contrôle da reprodução e saúde dos animais não é feito por técnicas de laboratório nem com excesso de medicamentos; utilizam-se processos mais naturais. É chamada de extensiva, pois o gado é criado solto nas propriedades.
A criação de animais no campo compreende também atividades como a piscicultura (criação de peixes) e a avicultura (criação de aves).
As atividades relacionadas ao extrativismo, mobilizadas para a exploração de recursos minerais, vegetais e animais, também estão associadas à dinâmica do espaço rural, contribuindo para a definição das características de suas paisagens. A extração mineral de grande porte, por exemplo, modifica o relevo original, elimina a vegetação e remove camadas do solo.
A tecnologia aplicada ao extrativismo pode variar de instrumentos muito simples a modernos equipamentos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Propomos que seja promovida a aproximação entre o conteúdo abordado e as experiências e vivências cotidianas dos estudantes. Assim, sempre que possível, tome como base o lugar onde está inserida a escola para poder traçar paralelos com o conteúdo. Também é importante não reforçar estereótipos do campo como um lugar pacato ou com poucas atividades. Apesar de ser um dos possíveis modos de vida encontrados, ele coexiste com configurações e dinâmicas espaciais diversas, que devem ser abordadas.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Atividade complementar
Questione se os estudantes já viram alguma paisagem semelhante às das fotografias da página 165. Se o espaço rural for uma realidade próxima a eles, pergunte onde é possível encontrar esses tipos de atividade no município onde vivem. Questione como as atividades mostradas nas fotografias se relacionam com o município onde residem. Proponha, ainda, a seguinte questão aos estudantes:
Qual delas parece utilizar mais mão de obra humana?
A fotografia do trabalhador rural durante manejo de gado.
Espera-se que os estudantes reflitam a respeito das diferentes relações de trabalho existentes no espaço rural.
Sugestão para o estudante:
FOTOS de paisagens rurais. Folha de São Paulo, junho 2012. Disponível em: https://oeds.link/l7c7p8. Acesso em: 11 abril 2022.
O álbum conta com diversas fotografias de paisagens rurais de diferentes regiões do mundo, enviadas pelos leitores do jornal. É possível perceber paisagens tanto com pouca interferência humana quanto com criação de animais e agricultura.
A modernização da agricultura
A agropecuária tem relação muito próxima com a indústria, pois, além de fornecer matérias-primas que são processadas em unidades fabris, consome produtos industrializados, como equipamentos agrícolas, fertilizantes químicosglossário , agrotóxicos, rações, medicamentos e vacinas para os animais.
O setor de agronegócio reúne empresas agrícolas e produtores rurais com perfil empresarial, que empregam tecnologia avançada nas atividades produtivas e princípios de organização profissional para gerir todos os aspectos do negócio. Nas propriedades vinculadas ao agronegócio, as técnicas agrícolas incluem a seleção de sementes, a aplicação de fertilizantes, o uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e na colheita e o acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos e engenheiros agrícolas, garantindo alta produtividade.
Se atualmente é comum o uso da tecnologia na agropecuária, em um passado não muito distante predominava a fórma de produção tradicional.
O grande salto para a modernização da agricultura ocorreu após a década de 1960, durante um período de grandes avanços científicos, conhecido como Revolução Verde, que provocou várias mudanças na produção agrícola. Entre elas podemos destacar:
- mecanização da produção, com a substituição do trabalho humano por máquinas;
- utilização de sistemas de irrigação;
- utilização em larga escala de fertilizantes químicos, produzidos industrialmente;
- aplicação de pesticidas químicos para o contrôle de pragas agrícolas;
- plantio de sementes de alta produtividade, desenvolvidas com técnicas de melhoramento genético.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Se julgar pertinente, comente que a Revolução Verde foi uma proposta financiada pelo grupo estadunidense Rockfeller, com o discurso de acabar com a fome no mundo aumentando a produção. O grupo ampliou seu mercado consumidor e vendeu pacotes de insumos agrícolas, principalmente a países em desenvolvimento. A fome, por sua vez, não acabou, já que o principal problema está na distribuição não igualitária de alimentos e na falta de acesso a eles.
O conteúdo desta página possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um zero.
Sugestões para o professor:
BALSAN, R. Impactos decorrentes da modernização da agricultura brasileira. Campo – Território: Revista de Geografia Agrária, volume 1, número 2, página 123-151, agosto 2006.
Esse artigo trata dos aspectos socioeconômicos e ambientais da atividade agrícola.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. décima edição Rio de Janeiro: Antares, 1984.
Nesse livro, o autor apresenta uma investigação a respeito da fome, problema social que assola países em todo o mundo.
MOREIRA, Ruy. Formação do espaço agrário brasileiro. São Paulo: Hucitec, 1990.
Livro que aborda a formação agrária brasileira, destacando aspectos como o surgimento do latifúndio e as lutas pela terra.
PRADO JÚNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1979.
Nessa obra, o autor propõe um debate a respeito da questão fundiária no Brasil.
Revolução genética
O avanço das pesquisas genéticas nas últimas décadas modernizou ainda mais a agricultura e deu início ao uso de sementes transgênicas, que são modificadas geneticamente com o objetivo de melhorar a produtividade agrícola e a resistência dos vegetais cultivados às pragas. Elas são utilizadas em muitos países do mundo, incluindo o Brasil, mas têm seu uso regulamentado em alguns locais, como na Europa, para reduzir o risco de impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana.
Efeitos da modernização
A modernização da agricultura representou grande aumento da produtividade agrícola global. No entanto, ela foi prejudicial a pequenos produtores familiares, que não tiveram condições de competir com o agronegócio, que reúne os produtores mais beneficiados pelas novas tecnologias. Esse fato, somado à mecanização do trabalho no campo, contribuiu para o fenômeno do êxodo rural, levando muitas famílias a se mudar para as cidades, o que fez aumentar a população urbana no mundo.
Entretanto, as propriedades familiares ainda são responsáveis pelo abastecimento de alimentos para as pessoas que trabalham no campo e por grande parte da diversidade de cultivos consumidos pela população das cidades em diversos países.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Reforce com os estudantes que a modernização e o consequente aumento da produção torna a concorrência entre latifundiários e pequenos produtores desproporcional.
Observação
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Atividade complementar
Após a discussão sobre as condições de vida dos camponeses depois da modernização agrícola, questione se os estudantes conhecem histórias de pessoas que tenham migrado do espaço rural para o urbano. Propomos como atividade extra a realização de uma entrevista com esses migrantes.
Elabore com os estudantes um questionário para ser aplicado por todos. Os estudantes podem acrescentar perguntas a seus questionários, contanto que tenham as mesmas perguntas básicas. Seguem algumas possibilidades:
- Em qual lugar você morava?
- Quais atividades você praticava lá?
- Quando você migrou?
- Quais foram as causas da migração?
- Quais atividades você pratica atualmente?
- Você considera que as suas condições de vida, atualmente, estão melhores?
Se não for possível entrevistar alguém, os estudantes podem pesquisar em livros ou na internet alguma entrevista ou relato de migrantes.
Com esta atividade é possível trabalhar entrevistas e construção e uso de questionários como práticas de pesquisa.
Permita que tenham tempo hábil para a realização da atividade e reserve um momento para que possam compartilhar os resultados com os demais estudantes, trabalhando a Competência Específica de Geografia número 5.
Texto complementar
O geógrafo Milton Santos, em seu livro Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional, analisa as crescentes ações antrópicas na transformação da natureza:
As atividades mais modernas, na cidade e no campo, passam a exigir adaptações do território, com a adição ao solo de acréscimos cada vez mais baseados nas formulações da ciência e na ajuda da técnica. O meio ambiente construído se diferencia pela carga maior ou menor de ciência, tecnologia e informação, segundo regiões e lugares: o artifício tende a se sobrepor e substituir a natureza.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. quinta edição São Paulo: êduspi, 2008. página 36.
Uso do solo na agricultura
As atividades agrícolas provocam significativas modificações na paisagem rural ao estabelecer diferentes fórmas de uso do solo, que variam conforme os elementos naturais presentes em cada região. Vamos conhecer algumas das fórmas mais comuns.
Rotação de terras
Essa técnica é utilizada em diversas regiões do mundo, em especial em países onde há a preocupação com a preservação do meio ambiente e a legislação ambiental é mais rigorosa. A rotação de terras visa trocar os cultivos estabelecidos em uma mesma área agrícola, alternando-os a cada novo ciclo. Suas principais vantagens são a oferta de maior variedade de produtos alimentícios e a contribuição para evitar que o solo se esgote rapidamente, mantendo-o fértil por mais tempo. No entanto, trata-se de uma técnica agrícola que exige custos mais elevados e maior planejamento.
ESQUEMA DE ROTAÇÃO DE TERRAS, QUE ALTERNA OS TIPOS DE CULTIVO A CADA CICLO
Terraceamento
Técnica realizada em locais cujo relevo é bastante inclinado. Trata-se do parcelamento das encostas de montanhas íngremes em diversos terraços, onde são estabelecidos os cultivos agrícolas. A prática ajuda a conservar os solos ao ampliar o contrôle sobre a erosão provocada pelo escoamento superficial das águas. Essa fórma do uso do solo foi utilizada amplamente pela civilização inca nas encostas da Cordilheira dos Andes, há mais de 500 anos. Atualmente, ainda pode ser encontrada em diversos locais da região, bem como em países do continente asiático onde predominam o relevo montanhoso e elevados índices de pluviosidade, como a China, o Vietnã e a Tailândia.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Aproveite a segunda imagem desta página para esclarecer aos estudantes que as técnicas empregadas na agricultura dependem, entre outros fatores, dos aspectos físicos de cada região. A imagem também pode ser utilizada para observar a permanência da fórma de relevo na paisagem com sua fórma de uso transformada. Oriente-os para que compreendam a paisagem mostrada como fruto do trabalho humano sobre a natureza para atender às próprias necessidades.
Se julgar pertinente, aproveite para explicar que existem técnicas empregadas para a utilização dos solos arenosos na agricultura, que antes apresentavam baixa produtividade. Entre as técnicas de manejo sustentável estão o sistema de plantio direto e a agrofloresta.
Observação
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Sugestões para o professor:
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. terceira edição Brasília, Distrito Federal: / ême dê á/DATER Sáfi, 2007.
Livro que aborda conceitos relacionados à prática de um desenvolvimento rural sustentável.
GONÇALVES, A. L. R. Agricultura e floresta: antagonismo ou integração? Documento para o um Seminário Estadual e quatro Seminário Regional de Reflorestamento e Recuperação Ambiental, 27 e 28 de abril de 2002, Ijuí/ Rio Grande do Sul. 2002.
Documento que apresenta uma série de reflexões a respeito das possibilidades de integração entre agricultura e floresta.
Sugestão para o estudante:
CENTRO Ecológico: assessoria e formação em Agricultura Ecológica. Ipê Serra, Litoral Norte/ Rio Grande do Sul. Disponível em: https://oeds.link/q53dSm. Acesso em: 11 abril 2022.
Criado na década de 1980 como fórma de combater os impactos negativos da Revolução Verde, o Centro Ecológico é uma organização com projetos voltados à agricultura ecológica. Sugerimos que você acesse o site com os estudantes a fim de mostrar os projetos e as atividades realizados com pequenos agricultores.
Irrigação na agricultura
Ao longo da história da humanidade, o desenvolvimento das atividades agrícolas foi acompanhado pela criação de sistemas de irrigação por meio de técnicas com variados níveis de sofisticação. A agricultura é, hoje, a atividade econômica que mais consome água doce, e a utilização de sistemas de irrigação é necessária quando a água fornecida pelas chuvas não é suficiente.
Algumas civilizações antigas, como a egípcia, desenvolveram, há cêrca de 7 mil anos, a agricultura irrigada, que contava com diques e canais de irrigação para transportar água de locais distantes até as plantações. Outro exemplo é a civilização inca, no Peru, que também empregava a irrigação.
Atualmente, em locais onde as chuvas são abundantes, é comum o uso de sistema superficial, que consiste na utilização da água disposta na superfície dos solos. Algumas técnicas de cultivo de arroz, por exemplo, necessitam de solos completamente inundados para prosperar.
Em regiões onde a disponibilidade hídrica é menor, é muito comum o uso do sistema de gotejamento, em que a irrigação é realizada em uma área limitada e o volume de água utilizado é controlado. O uso racional da água é a principal vantagem desse sistema.
É comum também, sobretudo em propriedades agrícolas modernas, o uso de sistemas de irrigação que simulam chuvas, por meio de maquinários que expelem a água e irrigam os solos, obedecendo às necessidades hídricas das plantas. Embora o custo do maquinário e o volume de água utilizado sejam elevados, esse sistema é eficaz para irrigar grandes propriedades monocultoras.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Após a reflexão a respeito da segunda imagem da página 168, analise as imagens sobre sistema de irrigação, nesta página. É importante que os estudantes relacionem os sistemas de irrigação com o tipo de solo, o relevo, a disponibilidade de água, o clima, a cultura e o manejo.
O eficiente sistema de irrigação inca, por exemplo, estava diretamente relacionado à declividade do relevo.
Enfatize que o desenvolvimento de técnicas para cultivo não é exclusivo das sociedades atuais, mas foi aperfeiçoado com o desenvolvimento tecnológico.
Observação
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Problemas ambientais no campo
Desmatamento
Além da exploração da madeira, outra causa de grandes desmatamentos em todo o mundo são as atividades agropecuárias. Atualmente, muitas florestas e outros tipos de vegetação se encontram ameaçados pela expansão dos pastos e plantações.
A degradação dos solos
Manejo inadequado das terras agricultáveis, desmatamento, irrigação excessiva, poluição por agrotóxicos e erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos.
As atividades agropecuárias, quando realizadas sem os cuidados necessários, podem deixar o solo mais vulnerável ao efeito da erosão. A preservação da vegetação natural é um importante instrumento para proteger o solo da erosão. Os restos vegetais, como folhas e galhos, também têm papel importante, pois retêm a água e dificultam o escoamento superficial. Com o desmatamento, porém, o solo fica desprotegido, pois o impacto das gotas de chuva sem cobertura vegetal é bastante prejudicial, conforme mostra a ilustração.
AÇÃO DESTRUIDORA DE UMA GOTA DE ÁGUA
Se o terreno é inclinado e a chuva é muito intensa, ocorrem as enxurradas, que transportam partículas do solo para áreas situadas em níveis mais baixos do relevo, como o fundo de um vale ou o leito de um rio. A acumulação desse material nos cursos de água provoca o assoreamento, que reduz a profundidade da lâmina d’água.
Outro efeito do desmatamento e da atividade agropecuária é a compactação da camada superficial do solo pelo uso de máquinas pesadas e pelo pisoteamento do gado, o que dificulta a absorção de água e de nutrientes pelos poros do solo.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ao longo da abordagem do tema iniciado nesta página, foram apresentados os pontos negativos associados às práticas humanas na transformação da natureza.
Converse com os estudantes a respeito do desenvolvimento de técnicas para a apropriação da natureza e a crescente exploração dos recursos naturais. Como consequência, vivemos um período de grande degradação do meio ambiente, principalmente a partir do século dezenove.
Se julgar pertinente, acrescente que, entre as décadas de 1960 e 1970, se intensificaram os movimentos ambientalistas contrários à exploração desenfreada dos recursos naturais.
Observação
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Sugestões para o professor:
AMORIM, L. T.; OLIVEIRA, I. P. As relações entre o surgimento da sociedade pós-industrial e a revolução ambiental. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, volume 4, número 1, setembro 2011.
Artigo que aborda a relação entre a era industrial e o surgimento dos movimentos de cunho ecológico.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A globalização da natureza e a natureza da globalização. sétima edição Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Livro em que o autor propõe discussões sobre as consequências ambientais do processo de globalização.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os des caminhos do meio ambiente. décima quarta edição São Paulo: Contexto, 2006.
Obra que discute a relação entre natureza e sociedade.
Efeitos da erosão
A erosão também é responsável pela degradação biológica, isto é, pela eliminação de insetos, minhocas, bactérias e outros pequenos organismos que vivem no solo e são fundamentais para a produção dos nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas.
Em todo o mundo, a erosão traz problemas ambientais para as áreas rurais e ocorre com maior intensidade no norte e no centro da África, nas áreas mais elevadas da América do Sul e em grande parte do sul da Ásia.
Efeitos da queimada
Em vários locais do mundo, costuma-se queimar a vegetação natural ou as plantas de cultivos temporários para a utilização do solo. Essa técnica é empregada tradicionalmente por diversos povos para beneficiar o solo, pois as cinzas podem propiciar um acréscimo de nutrientes. No entanto, se realizadas de maneira descontrolada e sem respeitar o período de descanso do solo, as queimadas passam a ser prejudiciais, pois o fogo elimina microrganismos, insetos e resíduos vegetais, deixando o solo descoberto e sujeito à erosão. É o caso da queimada na colheita da cana-de-açúcar. Além disso, o fogo pode oferecer risco de acidentes e a fuligem gerada polui o ambiente.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
É interessante comentar com os estudantes, brevemente, a respeito da Conferência de Estocolmo, explicando que em 1972 a Organização das Nações Unidas reuniu representantes de 113 países para discutir a degradação do meio ambiente. Apesar de existirem conflitos de interesses entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento econômico, foi elaborado o documento Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
Com a movimentação acerca da Conferência de Estocolmo, a ônu criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e, em 1983, estabeleceu a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Atividade complementar
Peça aos estudantes que pesquisem a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano e tragam pontos para serem discutidos em sala, analisando se os objetivos da Declaração são cumpridos atualmente. Esta atividade trabalha análise documental como prática de pesquisa.
Observação
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Fertilizantes químicos e agrotóxicos
Os agrotóxicos – empregados para combater ou controlar ervas daninhasglossário , insetos, bactérias, fungos e outros seres vivos, chamados popularmente de pragas – têm importante papel na produção agrícola mundial. Mas o uso excessivo ou inadequado de produtos químicos pode degradar o solo e poluir águas subterrâneas e de rios. Além disso, os agrotóxicos podem ser muito prejudiciais para os seres humanos e os animais. Com seu uso contínuo, as pragas tornam-se mais resistentes a eles, aumentando a escala do problema. Tentativas de superar essa resistência levam muitos produtores a aumentar, de tempos em tempos, a dose e a potência desses venenos.
A aplicação inadequada de produtos químicos no campo também pode provocar o surgimento de novas pragas e ervas daninhas, a eliminação de insetos benéficos à agricultura, a morte de aves e outros animais que se alimentam das pragas, além de ampliar o risco de contaminação ambiental.
Em muitos países, os fertilizantes químicos e os agrotóxicos estão dando lugar a novas técnicas e produtos. Adubos orgânicos vêm sendo usados, ainda em pequena escala, para substituir os químicos. Técnicas de contrôle de pragas, por meio da utilização de predadores naturais e de espécies de plantas mais resistentes, também auxiliam na redução do uso de agrotóxicos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este tópico possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Educação ambiental.
Espera-se que os estudantes compreendam que fertilizantes químicos e agrotóxicos são utilizados, provavelmente, em alimentos que eles consomem no cotidiano. Para isso, inicie perguntando se eles sabem se são utilizados agrotóxicos na produção dos alimentos que consumem habitualmente. Peça-lhes que realizem uma pesquisa para coletar informações sobre o uso de agrotóxicos em alimentos no Brasil; os dados podem ser encontrados no site da Anvisa. Esta atividade trabalha análise documental como prática de pesquisa.
Explique que no Brasil há permissão para o uso de determinados agrotóxicos e que a Anvisa publica relatórios sobre alimentos contaminados com produtos químicos acima do limite permitido ou mesmo de uso proibido. O país é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo.
Atividade complementar
Para que compreendam as características de diferentes fórmas de agricultura, organize os estudantes em três grupos e peça a eles que pesquisem as técnicas utilizadas na:
- agricultura tradicional;
- agricultura orgânica;
- agricultura hidropônica.
Peça a eles que busquem informações sobre o uso de máquinas, fertilizantes, agrotóxicos, os pontos positivos e negativos e a abrangência do método no Brasil. Eles devem compartilhar o resultado com o restante da turma. Esta atividade trabalha a observação como prática de pesquisa. Espera-se, com essa atividade, trabalhar a Competência Específica de Geografia número 2: Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmascomo os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
Sugestão para o estudante:
AGÊNCIA Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Disponível em: https://oeds.link/v3tBaN. Acesso em: 16 abril 2022.
Na seção sobre agrotóxicos do site da Anvisa é possível ter acesso aos relatórios de análise de alimentos, além de informações a respeito dos produtos químicos liberados.
Observação
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Impactos ambientais resultantes da irrigação
Há muito tempo os seres humanos empregam recursos hídricos na atividade agrícola. Diferentes sociedades desenvolveram sistemas de irrigação com o objetivo de aumentar a produção de alimentos em áreas com escassez de água. O aperfeiçoamento dessa técnica proporcionou a construção de canais de distribuição que conduzem a água dos rios até as plantações.
Com o avanço da tecnologia, ampliaram-se as áreas irrigadas em todo o mundo e, consequentemente, as agressões ao meio ambiente. Os principais impactos ambientais resultantes da irrigação são:
- alagamento ou encharcamento de áreas de cultivo, como consequência do uso de técnicas inadequadas;
- eutrofização, ou seja, acúmulo de fertilizantes nos rios que abastecem as áreas de plantações, favorecendo o aparecimento de certas algas que consomem muito oxigênio e dificultando o desenvolvimento de outras espécies aquáticas;
- salinização, que consiste no acúmulo de sais minerais no solo, decorrente do excesso de irrigação. Com a evaporação da água, os sais permanecem nas camadas superficiais, inviabilizando o desenvolvimento de certos cultivos;
- proliferação de insetos e fungos prejudiciais às plantações, como consequência do aumento da umidade, o que leva o agricultor a utilizar mais agrotóxicos;
- desperdício, pois grande parte da água usada na irrigação é perdida por evaporação ou por infiltração.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O tópico apresentado nesta página possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Educação ambiental.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Atividade complementar
Se for possível, apresente o documentário O veneno está na mesa para os estudantes. É possível, também, selecionar trechos que você julgue mais importantes para a abordagem do conteúdo.
Peça aos estudantes que elaborem uma resenha crítica, que deve basear-se, também, nos conteúdos trabalhados até o momento. Ao final, proponha um debate sobre o documentário.
Sugestões para o estudante:
O VENENO está na mesa. Direção: Silvio tendler, 2011. Duração: 50 minutos.
Esse documentário denuncia o uso desenfreado de agrotóxicos no Brasil. Reunindo diversas pesquisas, trata dos prejuízos trazidos para a saúde dos trabalhadores e consumidores finais.
Mundo em escalas
Mudanças climáticas e a produção de ostras no Quilombo de Mandira
A Comunidade Remanescente de Quilombo de Mandira, em Cananeia, São Paulo, desenvolve atividades econômicas que, além de fonte de renda para os quilombolasglossário mandiranos, são importantes para a preservação do meio ambiente. Entre as atividades praticadas por essa população estão o cultivo de ostras, a extração de caranguejos, a pesca, o turismo comunitário e o artesanato.
Em uma reportagem do Instituto Socioambiental, um dos líderes da comunidade, Francisco Salles Coutinho, conhecido como Chico Mandira, explicou que a produção de ostras iniciou-se na década de 1970 e que, atualmente,
reticências são notórios os fenômenos da natureza que estão ocorrendo em função das mudanças climáticas. “As ostras estão sofrendo com pragas”, conta. “As cracas colam nas conchas. Elas sempre existiram, mas agora a quantidade de mexilhões grudados é muito grande. Quando a gente tira tudo, o que sobra é uma ostra menor, que não cresceu como crescia antes.” Chico nunca tinha visto nada parecido. E ele está no viveiro desde 1978. “Nessa época, julho, agosto, deveriam aparecer os robalos, mas não apareceram.” Ele atribui essas alterações às altas temperaturas e ao excesso de chuvas na região. “Este ano, principalmente, não houve desova de ostras, enquanto a de mexilhões aumentou.” Ninguém sabe explicar por quê.
reticências
QUEM paga a conta das mudanças climáticas? Instituto Socioambiental, 24 agosto 2016. Disponível em: https://oeds.link/bbhdii. Acesso em: 13 abril 2022.
Na mesma reportagem, o Instituto Socioambiental afirma que as metas definidas pelo Acordo do Clima de Paris, assinado por 195 países no fim de 2015, eram muito tímidas para controlar as mudanças climáticas e amenizar suas consequências. Leia a seguir alguns dos argumentos do instituto.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
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Explique aos estudantes que o Acordo do Clima de Paris, assinado em 2015, tinha como objetivo controlar as alterações climáticas, reduzindo a emissão de gases poluentes. Cada país apresentou uma contribuição para a redução dos gases causadores do efeito estufa, seguindo sua realidade social e econômica.
O Brasil se comprometeu a reduzir a emissão de gases, até 2030, em 43% abaixo dos níveis de 2005. Para isso, a proposta era aumentar a utilização de bioenergia sustentável e o reflorestamento e utilizar 45% de energia renovável na matriz energética.
Outro ponto de destaque no Acordo de Paris foi o investimento financeiro de países desenvolvidos para combater as mudanças climáticas em países com menos desenvolvimento.
Realizada em 2021 em Glasgow, na Escócia, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( cópi vinte e seis) continuou o debate sobre o contrôle das mudanças climáticas inserindo o tema da redução do uso de combustíveis fósseis.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê um um e ê éfe zero seis gê ê um três.
Texto complementar
Leia o texto sobre os possíveis efeitos das alterações climáticas em países com economia em desenvolvimento.
reticências são justamente os países em desenvolvimento aqueles mais vulneráveis às mudanças climáticas e ambientais de modo geral e dentro do país serão as populações mais pobres as mais atingidas, haja visto que a degradação ambiental sempre afeta mais profundamente os mais pobres e os excluídos. É dificil imaginar que isto não se repetiria com as mudanças climáticas globais. Portanto, faz-se imperativo a identificação das vulnerabilidades da sociedade, inclusive aquelas das atividades agrícolas e dos ecossistemas, vulnerabilidades que possam colocar em risco a produção de alimentos, a qualidade dos recursos hídricos e do ar e a biodiversidade.
Nobre, Carlos A. Mudanças climáticas globais: possíveis impactos nos ecossistemas do país. Parcerias Estratégicas, volume 6, número 12, página 256, 2001.
reticências
De fato, ninguém mais tem dúvidas de que o clima mudou. “É o maior desafio que a humanidade terá de enfrentar neste século. O que está em questão é o aumento progressivo da temperatura”, afirmou o sócio fundador do Ísa, Márcio Santilli. Ele explicou que esse aumento da temperatura é consequência direta da poluição que as pessoas jogam na atmosfera, principalmente causada pelos combustíveis fósseis, como o petróleo, e também provocado pelo desmatamento. Daí a necessidade urgente de falar sobre o assunto e propor ações que contribuam para a queda das temperaturas. Uma delas é trabalhar para que a temperatura não aumente 1,5, recomendação do documento final do Acordo do Clima de Paris reticências.
QUEM paga a conta das mudanças climáticas? Instituto Socioambiental, 24 agosto 2016. Disponível em: https://oeds.link/bbhdii. Acesso em: 13 abril 2022.
Em 2017, os Estados Unidos surpreenderam o mundo ao anunciar sua saída do Acordo de Paris. Segundo o então presidente estadunidense, o acordo era desvantajoso para os contribuintes do país. Leia a notícia da Agência Brasil.
Trump anuncia saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar a decisão de retirar o país do Acordo de Paris, que define os compromissos globais na luta contra os efeitos das mudanças climáticas. reticências
Segundo maior emissor de gases depois da China, os Estados Unidos respondem por 18% do carbono lançado na atmosfera terrestre, ou 6,5 milhões de toneladas por ano. A saída americana torna ainda mais difíceis as metas do acordo, de reduzir o carbono na atmosfera de 69 bilhões de toneladas para 56 bilhões, e negociar novos objetivos para manter, até 2100, o aquecimento global no nível tolerável, inferior a 2 graus Celsius ( graus Célsius).
A saída norte-americana poderá levar outros países a rever sua participação no acordo. Pelas metas submetidas, já é incerto que o nível tolerável seja atingido. reticências
De acordo com a previsão de cientistas, as consequências para o clima da Terra poderão ser catastróficas, com o derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e maior intensidade de eventos extremos como tempestades, enchentes, secas e furacões.
reticências
TRUMP anuncia saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Agência Brasil, 1º junho 2017. Disponível em: https://oeds.link/gW03an Acesso em: 13 abril 2022.
Depois de ler os textos, responda.
- Quais são as mudanças climáticas constatadas pela comunidade quilombola?
- Quais podem ser os impactos dessas mudanças para a economia da comunidade?
- O que apontou o Instituto Socioambiental sobre o Acordo de Paris?
- O que representou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris? Qual é a atual situação do país em relação a esse acordo?
- Em que medida uma ação dos Estados Unidos pode afetar a comunidade quilombola mencionada ou outras comunidades tradicionais?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- As altas temperaturas e o excesso de chuvas na região.
- Os quilombolas podem ter parte de sua renda comprometida, já que as alterações climáticas estão influenciando a produção de ostras, necessárias para o desenvolvimento de suas atividades econômicas.
- O Instituto apontou que as metas definidas pelo acordo não são suficientes para amenizar as consequências das mudanças climáticas ou mesmo conseguir contê-las.
- Considerando que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gases, a sua saída representou uma grande dificuldade em cumprir as metas estabelecidas no Acordo quanto à diminuição da emissão de carbono.
- Os gases emitidos geram consequências em nível global, provocando alterações climáticas que podem influenciar a dinâmica ambiental, como ocorreu com a produção de ostras pela comunidade quilombola de Cananeia. Outras comunidades tradicionais que dependem do meio ambiente para se manter também podem ser afetadas.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê um um e ê éfe zero seis gê ê um três.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Responda.
- Qual é a importância do espaço rural para os seres humanos?
- Quais são as atividades econômicas praticadas no campo? Descreva cada uma delas.
- Qual é a importância da vegetação para a proteção do solo?
- É correto afirmar que a salinização do solo pode funcionar como fertilizante natural?
- Cite pelo menos três exemplos de especializações na prática da pecuária.
- Copie o quadro em seu caderno e preencha-o com as informações que faltam.
Técnica agrícola |
Objetivo |
Impactos ambientais |
---|---|---|
Fertilizantes químicos |
Contaminação do solo, de águas subterrâneas e de rios. |
|
Agrotóxicos |
||
Irrigação |
5. Observe a fotografia e responda.
- Quais fatores naturais dificultam a prática da agricultura nesse lugar?
- Que técnica foi utilizada para superar essa dificuldade?
- Cite dois exemplos de impactos ambientais resultantes dessas técnicas.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
- Atividades humanas e dinâmica climática.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero seis gê ê zero seis (atividades 4, 5, 6, 7 e 8)
- ê éfe zero seis gê ê um zero (atividades 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8)
- ê éfe zero seis gê ê um um (atividades 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8)
Respostas
-
- É no espaço rural que são realizadas as atividades agropecuárias e de extrativismo, responsáveis pela produção de alimentos e pela obtenção de matérias-primas para diferentes atividades econômicas. Além disso, ele exerce importante papel na preservação da biodiversidade.
- No espaço rural se pratica a agricultura, responsável pelo cultivo de vegetais como milho e soja; a pecuária, responsável pela criação de animais; as atividades extrativas, responsáveis pela obtenção de recursos naturais vegetais, animais ou minerais; e o turismo, caracterizado por atividades esportivas e de lazer.
- Além de a vegetação exercer importante papel na fertilização do solo com matéria orgânica, a cobertura vegetal protege o solo de processos erosivos.
- Não. A salinização se caracteriza pelo acúmulo excessivo de sais minerais, podendo provocar infertilidade do solo e até mesmo desertificação.
- Entre os exemplos podemos citar: piscicultura, avicultura, apicultura, suinocultura, ovinocultura e bovinocultura.
- Fertilizantes químicos – Objetivo: melhorar e aumentar a produção. . Agrotóxicos – Objetivo: combater ou controlar ervas daninhas, insetos, bactérias, fungos e pragas – Impactos ambientais: surgimento de novas pragas e ervas daninhas, eliminação de insetos predadores de pragas, morte de aves e animais que se alimentam das pragas e poluição atmosférica. . Irrigação – Objetivo: aumentar a produção de alimentos em áreas com escassez de água – Impactos ambientais: alagamento ou encharcamento de áreas de cultivo; acúmulo de fertilizantes nos rios que abastecem as áreas de plantações; salinização; proliferação de insetos e desperdício de água.
-
- O clima seco, com baixos índices pluviométricos, o que prejudica a produtividade.
- Irrigação artificial.
- Salinização do solo; proliferação de insetos e fungos nas plantações; desperdício de água; alagamento das áreas de cultivo.
6. A fotografia mostra uma atividade que pode ampliar a degradação dos solos.
- Qual é essa atividade?
- Quais são as consequências para o solo?
7. Leia o texto e responda.
Os produtores de frutas e hortaliças do Nordeste foram beneficiados com a criação de vários bancos de sementes de plantas utilizadas como adubos verdes. O trabalho foi desenvolvido no interior do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, e está ampliando e fortalecendo a fruticultura orgânica na região. A adubação verde é baseada no uso de plantas, especialmente leguminosas, que fornecem nutrientes e melhoram a qualidade do solo. Com maior oferta local de sementes dessas plantas, agricultores nordestinos economizam ao não ter que importar o material de outras regiões.
FRUTICULTURA orgânica ganha bancos de sementes no Nordeste. Nordeste Rural, 17 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/P8HdpJ. Acesso em: 13 abril 2022.
- De que fórma os produtores de frutas e hortaliças da Região Nordeste foram beneficiados?
- Como ocorre a adubação verde?
- Por que os agricultores nordestinos estão economizando dinheiro com a fruticultura orgânica?
8. A rotação de terras e o terraceamento são duas fórmas de uso do solo bastante comuns em diversas regiões do mundo. Explique as diferenças entre elas, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma.
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
6. a) Pecuária extensiva.
b) A destruição da vegetação original para ceder lugar ao pasto, além da compactação do solo, dificultando a infiltração de água e provocando processos erosivos.
7. a) A criação de bancos de sementes de plantas utilizadas como adubo verde fortalece e amplia a fruticultura orgânica da região.
- Com a utilização de plantas que fornecem nutrientes e melhoram a qualidade do solo.
- Por não ser necessário importar material de outras regiões.
8. A rotação de terras é um tipo de uso do solo que visa à alternância de cultivos em uma área agrícola, a cada novo ciclo. Sua principal vantagem é evitar que o solo se esgote rapidamente, pois a alternância implica necessidades de adubação distintas, mantendo a fertilidade por mais tempo. No entanto, trata-se de uma técnica agrícola que exige custos mais elevados e mais planejamento. O terraceamento é realizado em locais cujo relevo é bastante inclinado. Trata-se do parcelamento das encostas de montanhas íngremes em diversos terraços onde são estabelecidos os cultivos. O objetivo é controlar a erosão provocada pelo escoamento superficial.
Atividade complementar
Aproveitando a ilustração da página 170, peça aos estudantes que escolham um dos problemas ambientais do campo, apresentados neste Capítulo, para representar em um desenho esquemático. Sugerimos que a atividade seja realizada em dupla, preferencialmente unindo estudantes com maior e menor domínio sobre o conteúdo abordado. Propomos abranger todos os temas trabalhados ao longo do Capítulo, entre eles: desmatamento, erosão e queimadas.
CAPÍTULO 14 O espaço urbano e suas paisagens
Desde os tempos mais antigos, os diferentes grupos sociais têm explorado os recursos que a natureza oferece. A caça, a pesca e a coleta de frutos silvestres foram as fórmas simples e imediatas usadas pelos seres humanos para sua sobrevivência. Os grupos humanos começaram a deixar o nomadismo por volta do período entre 8000 antes de Cristo e 5000 antes de Cristo Até então, as modificações que essas sociedades realizavam na superfície terrestre eram mínimas, e os elementos naturais predominavam nas paisagens.
Os registros arqueológicos indicam que já havia cidades entre 3500 antes de Cristo e 3000 antes de Cristo Hoje, as transformações nas paisagens urbanas são intensas, com predomínio de elementos culturais, como edifícios, casas, ruas, avenidas, praças e estabelecimentos comerciais.
Na atualidade, o surgimento e a expansão das cidades resultam da urbanização, que é um processo caracterizado, entre outros fatores, pela redução da população rural e pelo crescimento da população urbana. Essa população passa a se concentrar nas cidades e, para atender às suas necessidades, em geral são feitas várias obras de infraestrutura, como as de iluminação, de esgoto, de transporte, entre outras.
Uma transformação estimulada pela urbanização e comum em muitas cidades é a verticalização, ou seja, a construção de edifícios altos para abrigar a população em crescimento, aumentando o adensamento populacional. A verticalização também é uma fórma de as construtoras ampliarem seus lucros ao colocar à venda uma quantidade maior de imóveis nas áreas mais valorizadas das cidades.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
No Capítulo anterior, apresentamos as características dos espaços rurais, evidenciando o trabalho humano na transformação das paisagens e na dinâmica ambiental. Agora, nos concentraremos em compreender, nos processos da urbanização, as paisagens transformadas, as causas do crescimento das cidades e as consequências sociais e ambientais desse fenômeno. A relação entre os espaços urbanos e rurais, iniciada no Capítulo anterior, é também aqui trabalhada, a fim de que os estudantes compreendam a interdependência entre eles.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis gê ê zero um: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
ê éfe zero seis gê ê zero dois: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
ê éfe zero seis gê ê zero seis: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
ê éfe zero seis gê ê zero sete: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
ê éfe zero seis gê ê um zero: Explicar as diferentes fórmas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etcétera.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
ê éfe zero seis gê ê um três: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etcétera.).
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero um, ê éfe zero seis gê ê zero dois e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Um planeta urbano
Em 1950, a população urbana representava menos de 30% da população mundial. Desde então a urbanização vem ocorrendo de modo acelerado em todo o mundo. Atualmente, a população urbana representa mais da metade da população do planeta. Embora em alguns países a população rural ainda supere a urbana, a tendência é de que essa proporção se inverta ainda neste século. No Brasil, oito em cada dez habitantes vivem em áreas urbanas.
O crescimento das cidades
No início do século vinte, havia no mundo 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, a maioria delas localizada na Europa. Em 2017, as 15 cidades mais populosas do mundo ultrapassavam, cada uma, 9 milhões de habitantes e estavam principalmente no continente asiático. Entre os principais fatores que influenciam o deslocamento da população do campo para as cidades estão as secas, a concentração de terras cultiváveis nas mãos de poucos proprietários e o desemprego no meio rural. Por sua vez, as cidades atraem habitantes pela oferta de serviços essenciais e de trabalho na indústria e no setor terciário.
MUNDO: AGLOMERADOS URBANOS COM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES (1900 E 2020)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Explique brevemente aos estudantes o processo de urbanização no Brasil. As primeiras áreas ocupadas durante o século dezesseis foram litorâneas, nas quais se praticava o extrativismo e, posteriormente, a produção de cana-de-açúcar. É durante os séculos dezessete e dezoito que o interior do país começa a ser ocupado. O deslocamento a essa área é impulsionado pela descoberta de ouro e o crescimento da pecuária e, já no século dezenove, pelo cultivo do café. Com a concentração de renda ocasionada pelo café surgem núcleos urbanos com mais infraestrutura que as áreas rurais. O desenvolvimento industrial no século vinte, com a consequente geração de empregos nas áreas urbanas, faz crescer a população urbana do país em ritmo acelerado.
Se possível, contextualize a situação do município onde a escola está localizada.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero um, ê éfe zero seis gê ê zero dois, ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Diversidade da paisagem urbana
Em determinadas áreas urbanas predominam as atividades industriais (setor secundário). Nessas áreas, destacam-se na paisagem as fábricas e outras infraestruturas, como redes elétricas e vias de circulação, construídas para viabilizar a produção industrial e a circulação de mercadorias. Nas proximidades das fábricas há residências, estabelecimentos comerciais e tráfego de cargas.
Em outras áreas urbanas predominam atividades do setor terciário, ou seja, comércio e serviços em geral (sistema financeiro e bancário, turismo, educação etcétera).
Muitas lojas de produtos diversos e a circulação de pessoas e mercadorias pelas ruas e avenidas indicam paisagens urbanas marcadas pelas atividades comerciais. Observe, na fotografia 1, um exemplo de área urbana comercial.
Em grandes cidades é comum a existência de áreas que se destacam pela concentração de instituições financeiras (bancos, seguradoras, bolsas de valores etcétera). Na fotografia 2, observa-se Wall Street, em Nova Iorque, Estados Unidos, onde está a bolsa de valores da cidade.
Em algumas cidades, podemos observar uma infraestruturaglossário voltada para o turismo. Um exemplo é Ouro Preto (fotografia 3), cidade mineira que recebeu da Unescoglossário o título de “patrimônio cultural da humanidade”. Ela se destaca pelo grande número de construções coloniais, hotéis e pousadas.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Peça aos estudantes que observem as fotografias desta página e indiquem as principais diferenças entre elas. Oriente-os a atentar aos tipos de construção, aos tipos de atividade, à quantidade de veículos e pedestres e à presença de elementos naturais, entre outros aspectos.
Se a escola estiver estabelecida em um espaço urbano, questione se esse espaço se assemelha ao de alguma das cidades apresentadas nas fotografias e peça aos estudantes que identifiquem as características da paisagem.
Se estiver em área rural, peça aos estudantes que pensem em como a construção da escola pode ter influenciado na paisagem e indiquem outros elementos presentes que são frutos da ação humana.
Atividade complementar
Proponha uma atividade sobre a paisagem do bairro onde a escola está localizada.
Primeiramente, faça perguntas para direcionar a atividade. A seguir, alguns exemplos, que devem ser adaptados conforme a realidade encontrada.
- Será que o bairro foi sempre assim?
- Vocês imaginam quais foram as primeiras construções?
- A movimentação de pessoas era diferente? E a presença de elementos naturais?
- Quais são os elementos culturais presentes?
Proponha à metade da turma que faça um croqui de como imagina que era o bairro há 50 anos e à outra metade que desenhe a paisagem do bairro como seria daqui a 50 anos. Se for possível, apresente, ao final da atividade, uma imagem antiga do bairro ou do município.
Esta atividade trabalha a construção e uso de questionários como prática de pesquisa.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Os principais problemas urbanos
Vários problemas atingem o espaço urbano em diversos países, principalmente nas grandes e médias cidades, que concentram parcela significativa da população.
Moradias precárias
Na maioria das grandes e médias cidades do mundo, muitas pessoas vivem em moradias precárias. No Brasil há os exemplos das favelas e dos cortiços. Esse problema é resultado de desigualdades sociais, principalmente nos países pobres, onde as camadas mais desfavorecidas da população contam com pouca ou nenhuma assistência do poder público.
Segundo o í bê gê É, os aglomerados subnormais, mais conhecidos por favelas, são conjuntos de 51 ou mais moradias, construídas precariamente de tijolos, madeira ou qualquer outro tipo de material, e geralmente em terrenos sujeitos a enchentes ou deslizamentos de terra, sobre córregos ou à margem de rios.
De modo geral, as favelas não contam com coleta de lixo, rede de esgoto, ruas asfaltadas etcétera Com a aglomeração de moradias, são também precárias a incidência de luz solar e a circulação de ar, o que gera condições insalubres (prejudiciais à saúde).
Os cortiços são habitações ocupadas por várias famílias, que usam banheiros e tanques de lavar roupa coletivos. Concentram-se usualmente em áreas desvalorizadas das cidades, e as condições de saúde e higiene são precárias.
Transporte urbano
O transporte urbano nas grandes e médias cidades envolve três graves problemas: poluição (sonora e do ar), congestionamentos e deficiências no transporte coletivo.
Nos países menos desenvolvidos, os problemas no transporte urbano se agravam, pois faltam recursos financeiros para melhorar a infraestrutura dos coletivos (metrô, trens e ônibus) e dos sistemas viários (avenidas, túneis e viadutos). O transporte público e coletivo pode ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes e os congestionamentos causados pela grande circulação de veículos menores.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Explique aos estudantes que o crescimento das cidades não é acompanhado necessariamente pelo desenvolvimento da infraestrutura urbana. Assim, pessoas com menor poder aquisitivo têm dificuldade de se manter nas áreas centrais da cidade (em virtude, por exemplo, do alto custo da moradia nessas áreas), e acabam indo para áreas mais afastadas. Os serviços geralmente são escassos nas áreas periféricas, que contam com menos hospitais, coleta de lixo, áreas de lazer e transporte. Em grandes centros urbanos, é comum que as pessoas residam em áreas periféricas, mas desenvolvam suas principais atividades no centro da cidade, gastando muitas horas do dia para a locomoção.
Neste momento, é de extrema importância estar atento às diferentes realidades dos estudantes e não permitir a disseminação de preconceitos e estereótipos sociais.
O tópico desenvolvido possibilita trabalhar com os temas contemporâneos Educação em Direitos Humanos e Educação para o trânsito.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Texto complementar
A respeito das diferenças encontradas nas paisagens urbanas, a geógrafa Ana Fani Carlos ressalta que:
A paisagem urbana metropolitana refletirá assim a segregação espacial, fruto de uma distribuição de renda estabelecida no processo de produção. Tal segregação aparece no acesso a determinados serviços, à infraestrutura, enfim, aos meios de consumo coletivo. O choque é maior quando se observa as áreas da cidade destinadas a moradia.
CARLOS, Ana Fani. A cidade. segunda edição São Paulo: Contexto, 1997. página 33.
Sugestões para o professor:
Lêfévre ênri. O direito à cidade. Tradução: T. C. Netto. São Paulo: Documentos, 1969.
O livro aborda o processo de urbanização, ressaltando a importância do uso e da apropriação dos elementos que compõem a vida urbana.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1988. (Coleção Primeiros passos).
Diferentes referências de cidades são trabalhadas nessa obra, bem como suas origens e contradições.
Ilhas de calor
Nas aglomerações urbanas em que há poucas áreas com vegetação, em geral ocorre maior aquecimento da camada de ar mais próxima ao solo. Por causa desse fenômeno, chamado ilha de calor, os centros urbanos chegam a apresentar diferenças de até 10 graus Célsius em relação às áreas vizinhas.
ILHA DE CALOR
A elevação da temperatura explica-se:
- pela falta de cobertura vegetal, que poderia fornecer sombreamento e umidade, e pela concentração de materiais como o asfalto e superfícies escurecidas, que favorecem a retenção de calor;
- pela concentração de gases poluentes (lançados na atmosfera por indústrias e automóveis), que contribuem para o aquecimento;
- pela dificuldade de dissipar os poluentes e o calor acumulado na atmosfera, pois a circulação do ar é barrada pelos prédios.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
O fenômeno das ilhas de calor
[Música instrumental de fundo]
[Maria]: Olá! Eu sou Maria Bontempo...
[Pedro]:
... e eu sou Pedro Rocha...
[Maria]:
...e está no ar a Rádio Geografia!
[Maria]:
Hoje vamos aprender mais sobre as ilhas de calor! Um fenômeno que ocorre quando a temperatura das áreas urbanas é mais alta que a temperatura das áreas do entorno.
[Pedro]: Esse aumento da temperatura, que afeta as principais metrópoles brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, já atinge grandes cidades da Região Norte, como Manaus e Belém. Em Manaus, a sétima cidade mais populosa do país em 2021, foi constatada uma diferença de mais de 3 graus Celsius entre a área mais urbanizada e uma área de floresta distante cerca de 30 quilômetros!
[Maria]: Parece pouco, Pedro, mas esse aumento de 3 graus Celsius provoca muito desconforto para as pessoas de Manaus, não é mesmo?
[Pedro]: Sim, Maria! Isso faz muita diferença! Manaus já é uma capital bastante quente, imagina quando há o aumento de temperatura causado por uma ilha de calor?
[Pedro]: Mas por que ocorrem as ilhas de calor? Vamos descobrir?
[Maria]: Em áreas mais verticalizadas, os edifícios reduzem a circulação dos ventos e a renovação do ar, facilitando a acumulação de poluentes. Os materiais usados nas construções também absorvem mais a radiação solar e, por isso, demoram mais a esfriar.
[Pedro]: De modo geral, as superfícies escuras absorvem mais energia, e as claras refletem a energia da radiação solar. Por exemplo, o asfalto absorve a energia da radiação solar e se aquece. Depois, leva mais tempo para esfriar. Já uma superfície não asfaltada, por exemplo, com vegetação ou mesmo com o solo exposto, reflete mais a radiação solar do que absorve e, por isso, não aquece tanto quanto o asfalto.
[Maria]: Além de reter o calor, as superfícies urbanas também são secas, porque, nas cidades, o revestimento do solo é impermeável, ou seja, a água da chuva não penetra no solo e escoa para os bueiros e canais. E isso faz com que as superfícies demorem mais para dissipar a energia que absorveram, mantendo-se aquecidas por mais tempo!
[Pedro]: Para diminuir a temperatura nos grandes centros urbanos, é preciso aumentar a quantidade de áreas verdes, então?
[Maria]: Isso mesmo, Pedro, o aumento de áreas verdes urbanas pode ajudar a diminuir o problema. As árvores fornecem sombras e absorvem poluentes.
[Pedro]: Os mesmos poluentes que, quando se concentram na atmosfera, contribuem para elevar a temperatura local.
[Pedro]: Além disso, as árvores realizam o processo de transpiração, liberando vapor de água na atmosfera e baixando a temperatura ambiente.
[Maria]: Por isso é tão importante preservar as áreas de vegetação, criar parques e praças para reverter esse quadro e trazer mais conforto térmico para quem está nas ruas dos grandes centros urbanos.
[Pedro]: Um passeio no parque ou uma visita a áreas com muitas plantas pode ajudar bastante a aliviar o calorão de quem vive nas grandes cidades!
[Maria]: Bom, com isso ficamos por aqui!
[Pedro]: Esperamos ter ajudado você nos estudos sobre esse fenômeno tão complicado que acontece nos espaços urbanos.
[Maria]: Um grande abraço e até a próxima!
Poluição atmosférica, sonora e visual
A queima de combustíveis é um dos principais fatores que causam a poluição do ar. Em alguns países, utiliza-se o carvão como fonte de energia e concentra-se um grande número de veículos movidos com a queima de derivados de petróleo. Os veículos também contribuem para a poluição sonora, ou seja, o ruído excessivo. Outro elemento prejudicial à população urbana é a enorme quantidade de cartazes e painéis publicitários. Trata-se da poluição visual, que, assim como a sonora, pode agravar certos problemas de saúde, como crises de ansiedade, depressão e irritabilidade.
Lixo urbano
As cidades produzem grande quantidade diária de resíduos sólidos, e o descarte incorreto desse material pode provocar graves problemas ambientais e para a saúde pública, como a poluição de rios e mares, a contaminação de solos e lençóis freáticos e a disseminação de doenças.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Um dos principais problemas das áreas urbanas são as ilhas de calor. Neste momento, é possível retomar o conteúdo da Unidade anterior e relacionar o clima às alterações causadas pelos seres humanos.
O conteúdo desta página possibilita o trabalho com os temas contemporâneos Educação ambiental e Educação para o consumo.
Sugestões para o estudante:
WALL-E. Direção: éndrú isténton . Estados Unidos, 2008. Duração: . uma hora e trinta e oito
A animação conta a história de um robô abandonado sozinho no planeta Terra para compactar o lixo deixado pelos seres humanos.
A LUTA pelo básico – Saneamento salvando vidas. Direção: Instituto Trata Brasil. Brasil, 2017. Duração: 15 minutos.
O curta mostra os impactos na vida de moradores de comunidades brasileiras com a implantação do saneamento básico.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis, ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um três.
Atividade complementar
Sugerimos que os estudantes tracem comparações entre a relação que as pessoas têm com a natureza nos espaços urbanos e a que estabelecem com os elementos naturais nas áreas rurais. Se a escola estiver em área urbana, questione as práticas cotidianas, a fim de que eles próprios estabeleçam as relações de apropriação. É possível perguntar se eles sabem a origem da água que consomem, se realizam o cultivo de seus alimentos ou mesmo se estão acostumados a frequentar lugares com elementos predominantemente naturais. Caso esteja em espaço rural, pergunte a eles como é a relação com a natureza em suas práticas cotidianas e questione se é possível manter essa relação em centros urbanos.
Água e esgoto
A carência de saneamento básico é uma realidade para milhões de habitantes das áreas urbanas. O esgoto não tratado contamina córregos, rios e nascentes. O consumo de água contaminada está associado a diversas doenças e é uma das principais causas de morte nessas áreas.
Segundo dados da ônu (2017), cêrca de 4,5 bilhões de pessoas, isto é, mais da metade da população mundial, carecem de saneamento básico seguro. Em geral, os países que enfrentam conflitos, guerras ou escassez de água são mais afetados, e a população desses locais tem menos probabilidade de usar serviços básicos de água e esgosto. Estima-se que na Somália, por exemplo, 4 milhões de pessoas não tiveram acesso à água potável em 2017, em decorrência de um longo período de seca. No Brasil, os números também são insatisfatórios: 45% da população urbana não tem acesso à coleta de esgoto adequada.
O sistema de saneamento básico nas áreas urbanas é composto da rede de tratamento e distribuição de água, da coleta de esgoto e de resíduos sólidos. Para chegar potável aos domicílios, a água é captada de represas, rios, lagos e lagoas e transportada para uma estação de tratamento. Após ser submetida a vários processos físicos e químicos, é levada para grandes reservatórios que abastecem as moradias.
Depois de ser consumida no banho, na descarga do vaso sanitário ou na limpeza das casas, a água deve ser lançada no sistema de esgoto e conduzida por meio de grandes tubulações subterrâneas para uma estação de tratamento de resíduos. Lá, novos processos químicos e físicos têm a função de devolver a água à natureza em boas condições. Observe a ilustração da rede de saneamento básico, com foco no tratamento de água e de esgoto.
TRATAMENTO DE ÁGUA E COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este conteúdo tem por objetivo explicar as diferentes fórmas de apropriação dos recursos hídricos nas áreas urbanas, a partir do processo de tratamento e redes de distribuição de água e esgoto. Leve os estudantes a refletir a respeito de como ocorrem o abastecimento de água e a coleta de esgoto no lugar onde vivem ou na escola. É importante esclarecer que, no Brasil, grande parte do esgoto é lançada diretamente na natureza. Em muitas cidades brasileiras, há rios e córregos poluídos em virtude da ausência de redes coletoras e esgoto lançado diretamente nos recursos hídricos.
Texto complementar
Neste trecho do artigo “Urbanização, cidade e meio ambiente”, a professora Nelba Azevedo Penna discorre sobre a apropriação dos elementos da natureza para a valorização do espaço urbano:
No processo de crise da cidade, elementos da natureza, como a água, são introduzidos no grupo das necessidades urbanas sob uma nova ótica de consumo e distribuição – da apropriação individual. A água, bem comum distribuído principalmente por organismos estatais, torna-se um bem que pode ser adquirido individualmente (ou por pequenos grupos) reticências. Esse novo e escasso espaço necessita ser produzido, entrando para o circuito da reprodução das relações sociais, tornando a apropriação dos elementos da natureza importante para a diferenciação da qualidade dos empreendimentos imobiliários e para a realização da valorização diferencial do espaço urbano.
PENNA, Nelba A. Urbanização, cidade e meio ambiente. Géousp Espaço e Tempo (On-line), São Paulo, número12, página 128. 2002. Disponível em: https://oeds.link/OjegQ8. Acesso em: 12 maio 2022.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um zero.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Quais são as diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano?
- Faça o que se pede.
- Liste dois problemas ambientais no espaço rural e dois problemas urbanos.
- Algum dos problemas mencionados ocorre em seu município? Explique.
- Copie o quadro em seu caderno e preencha-o com os problemas que afetam a população urbana, principalmente nas grandes cidades.
Demandas da população |
Problemas urbanos |
---|---|
Moradia |
|
Transporte |
|
Água e esgoto |
|
Áreas verdes |
4. Leia o texto e depois responda às questões.
Imagine uma estrada que percorresse os mais de 7,4 mil quilômetros do litoral brasileiro. Se todo o lixo urbano descartado em um único dia no país fosse espalhado por uma pista nessa extensão, ter-se-ia um “tapete de resíduos” com altura de 3,5 centímetros. reticências
Mais do que saber separar e destinar corretamente os resíduos, é preciso se preocupar em reduzir o volume do que chamamos de “lixo”. Reciclar é importante, pois reaproveita as matérias-primas, economizando energia e água no processo, mas não basta. É essencial lembrar da importância de reduzir o volume de resíduos descartados. Uma maneira de expressar essa orientação é que “o melhor resíduo é aquele que não é gerado”.
Assim, diminuir a quantidade de resíduos que produzimos é essencial e começa antes mesmo da hora da compra.
RECICLAR é bom, mas reduzir o volume de resíduos é ainda melhor. Akatu, 25 agosto 2017. Disponível em: https://oeds.link/M3dja2. Acesso em: 13 abril 2022.
- Explique a frase retirada do texto: “o melhor resíduo é aquele que não é gerado”.
- Por que é importante reciclar os resíduos?
- Além de evitar o consumo de produtos, reflita sobre outras fórmas de diminuir a quantidade de resíduos que produzimos.
- Observe a ilustração.
- Qual é o problema urbano representado nela?
- Em que parte da paisagem representada na figura as temperaturas são mais elevadas?
- Cite três fatores responsáveis por esse problema.
- O que poderia ser feito para minimizar esse fenômeno?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Identidade sociocultural.
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
- Atividades humanas e dinâmica climática.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero seis gê ê zero um (atividade 6)
- ê éfe zero seis gê ê zero seis (atividades 1 e 2)
- ê éfe zero seis gê ê zero sete (atividades 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
- ê éfe zero seis gê ê um zero (atividades 4, 5, 6 e 7)
- ê éfe zero seis gê ê um três (atividade 5)
Respostas
- Apesar de terem uma relação de interdependência, os espaços urbanos e rurais são produzidos de maneiras distintas. No rural, prevalecem atividades ligadas ao extrativismo, à criação de animais e à agricultura, além de paisagens onde há maior presença de elementos naturais que nas das cidades; no espaço urbano as atividades, no geral, estão associadas à indústria, ao comércio e aos serviços, com predomínio de elementos culturais e maior concentração populacional.
-
- No espaço rural: a erosão do solo, o desmatamento com as atividades agropecuárias e a contaminação dos recursos hídricos pela utilização de fertilizantes e agrotóxicos; urbanos: a poluição atmosférica, sonora e visual, moradias precárias, falta de saneamento básico, ilhas de calor e excesso de lixo urbano.
- Resposta pessoal.
- Moradia – falta de acesso à moradia digna por parte da população. .Transporte – Poluição atmosférica e congestionamentos. .Água e esgoto – Carência no tratamento e distribuição; contaminação das águas. .Áreas verdes – Ilhas de calor resultantes do aumento de temperatura em regiões com carência de áreas verdes.
-
- A frase nos faz refletir sobre a importância de reduzir a produção de lixo antes de pensar em reciclar. O primeiro passo é diminuir o consumo e ter consciência da real necessidade de um produto na hora da compra.
- Porque permite o reaproveitamento de matérias-primas, buscando economizar energia e água no processo de produção.
- Resposta pessoal. Os estudantes deverão refletir sobre maneiras de praticar o consumo consciente e diminuir a quantidade de resíduos gerados. Compostagem de resíduos orgânicos, reutilização e melhor conservação das mercadorias e preferência por produtos mais duráveis são algumas práticas que podemos adotar para diminuir a quantidade de lixo).
-
- Ilha de calor.
- No centro urbano.
- Grande número de construções (o concreto e o asfalto absorvem mais o calor solar); concentração de gases poluentes (lançados na atmosfera por indústrias e automóveis), que contribuem para o aquecimento; dificuldade de dissipar os poluentes e o calor acumulado na atmosfera (a circulação do ar é barrada pelos prédios).
- Aumentar as áreas verdes, como parques, praças e telhados verdes.
6. Observe a ilustração e faça o que se pede.
ESCOAMENTO DAS ÁGUAS DA CHUVA NAS ÁREAS RURAIS E URBANAS
- Compare as características das paisagens rural e urbana.
- Explique como as diferenças na paisagem ajudam a compreender o modo como a água das chuvas escoa no ambiente rural e no ambiente urbano.
- O esquema apresentado nesta atividade ilustra o Sistema Cantareira, responsável por parte do abastecimento da região metropolitana de São Paulo ( São Paulo). Trata-se de um dos maiores sistemas de abastecimento de água do Brasil. Observe as informações e responda às questões.
- De que fórma a água dos reservatórios é levada até os locais de consumo?
- O que ocorre com a água após ser consumida nas áreas urbanas? Qual é o destino mais adequado para esse tipo de resíduo?
SISTEMA CANTAREIRA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE SÃO PAULO
Orientações e sugestões didáticas
-
- A paisagem rural representada na ilustração apresenta grande cobertura vegetal, uma estrada de terra, construções dispersas, um lago e um rio no seu curso aparentemente original. A paisagem urbana representada apresenta ruas pavimentadas e muitas construções. Não apresenta cobertura vegetal, o rio parece retificado e há construções submersas próximas a ele.
- No ambiente rural retratado, o solo está pouco impermeabilizado e protegido pela cobertura vegetal, o que permite a absorção da água pelo solo e diminui a possibilidade de inundações. No ambiente urbano, a retirada da cobertura vegetal e a grande impermeabilização do solo, inclusive na área ocupada pelo rio, impedem que a água seja absorvida pelo solo, aumentando o seu escoamento para o leito do rio e favorecendo a ocorrência de inundações.
-
- É transportada para a estação de tratamento, onde se tornará potável, e será distribuída aos domicílios urbanos.
- Após ser consumida nas áreas urbanas, a água se transforma em esgoto, que deve ser transportado por meio de grandes tubulações subterrâneas para uma estação de tratamento de resíduos, onde os processos químicos e físicos têm a função de devolvê-la à natureza em boas condições.
Questões para autoavaliação
Professor, as questões aqui apresentadas podem ser sugeridas aos estudantes para que eles realizem uma autoavaliação sobre o que apreenderam ao estudar os conteúdos da Unidade. Eles podem respondê-las de fórma escrita, individualmente, ou podem conversar sobre elas em duplas ou em grupos, de maneira a incentivar a oralidade e a troca de ideias na sala de aula.
A seu critério, as questões também podem servir para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes.
- Qual é a relação entre o espaço urbano e o rural?
- Como podemos reduzir os impactos ambientais das áreas urbanas e rurais?
- Quais os motivos do êxodo rural?
Glossário
- Fertilizante químico
- Composto químico usado para aumentar a capacidade de produção agrícola do solo.
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- Erva daninha
- Espécie vegetal indesejável que pode crescer em plantações e utilizar a água e os nutrientes do solo, prejudicando o desenvolvimento dos vegetais cultivados.
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- Quilombola
- Descendente de africanos escravizados que, como fórma de resistir à escravidão no Brasil (séculos dezesseis ao dezenove), formaram comunidades com características culturais que se mantêm até hoje.
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- Infraestrutura
- Conjunto de obras e serviços (estradas, escolas, hospitais, hotéis etcétera) que atendem às necessidades sociais e econômicas de uma população.
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- Unesco
- Agência da Organização das Nações Unidas ( ônu) voltada para a educação, a ciência e a cultura.
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