UNIDADE sete Extrativismo e agropecuária
Você verá nesta Unidade:
Os recursos naturais e sua importância econômica
Os tipos de recurso natural
As fontes de energia
O extrativismo, a agricultura e a pecuária
Orientações e sugestões didáticas
Apresentação
A Unidade sete deste volume trabalha as seguintes Unidades Temáticas da Bê êne cê cê: Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
A Unidade está em consonância com as seguintes Competências Gerais da Educação Básica: (1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; (2) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas; (6) Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade; (10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Os conteúdos trabalhados no texto principal, nas seções e nas atividades propostas também buscam propiciar aos estudantes o desenvolvimento das seguintes Competências Específicas do Componente Curricular Geografia: (1) Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (2) Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza; (7) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Você já pensou sobre a origem dos produtos que consumimos? Muitos deles vêm da indústria e resultam do processamento de matérias-primas variadas.
Mas nem todos os produtos que consumimos são transformados na indústria. Alguns são provenientes diretamente de uma atividade econômica cujo objetivo é fornecer alimentos e outros recursos dos quais necessitamos. Você sabe que atividade econômica é essa?
Você já pensou que, sem energia, a realização dessas atividades, bem como as de nosso dia a dia, não seria possível?
Orientações e sugestões didáticas
Nesta Unidade
Na Unidade anterior discutiu-se a respeito das diferentes configurações entre o espaço rural e o urbano, tanto no que se refere às paisagens encontradas como às atividades que influenciaram as transformações percebidas. Nesta Unidade, nos aprofundaremos nas temáticas que envolvem as atividades econômicas realizadas no espaço rural, com foco no extrativismo, na pecuária e na agricultura. No decorrer do trabalho, destacaremos a importância dessas atividades no atendimento das necessidades humanas e também os recursos naturais a elas relacionados, estimulando os estudantes a refletir sobre o impacto da exploração desses recursos na natureza, na economia e no desenvolvimento da sociedade. Explore as fotografias da abertura da Unidade com os estudantes. Chame a atenção deles para as informações das legendas e destaque as atividades econômicas retratadas.
São trabalhados ao longo da Unidade os seguintes Objetos de conhecimento:
- Relações entre os componentes físico-naturais.
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
CAPÍTULO 15 Recursos naturais e atividades econômicas
Os alimentos que consumimos, as roupas que vestimos e todos os bens que usamos são provenientes de recursos da natureza – os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos naturais.
Ao longo deste Capítulo, vamos aprender sobre a disponibilidade dos recursos naturais e seus usos nos variados setores econômicos, em especial sobre o extrativismo e a utilização de recursos naturais como fonte de energia. Essas atividades transformam as paisagens e o espaço geográfico, gerando, muitas vezes, problemas ambientais.
Observe a fotografia de São Luís ( Maranhão) e procure refletir: você conhece alguma paisagem parecida com a retratada na imagem? Você considera que o nível de transformação da paisagem nesse local é alto ou baixo? Onde são utilizados os produtos extraídos desse local?
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Os recursos naturais desempenham papel fundamental na vida humana e na dos demais seres vivos, como a água, para hidratação ou como fonte de geração de energia. Assim, abordaremos neste Capítulo a relação entre os recursos naturais e as atividades econômicas, permitindo que os estudantes trabalhem as características dos recursos quanto às suas utilizações, as alternativas energéticas e a apropriação desses recursos de modo a reduzir o impacto negativo no meio ambiente, com foco nas atividades extrativas.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis gê ê zero seis: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
ê éfe zero seis gê ê um zero: Explicar as diferentes fórmas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etcétera.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
ê éfe zero seis gê ê um um: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis, ê éfe zero seis gê ê um zero e ê éfe zero seis gê ê um um.
Sugestão para o estudante:
INSTITUTO Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Brasil). Disponível em: https://oeds.link/6L5pgy. Acesso em: 17 abril 2022.
No site do Ibama é possível acessar notícias, imagens, vídeos, legislação e dados a respeito da proteção ao meio ambiente. Sugerimos que você acesse a plataforma com os estudantes para explorar os recursos oferecidos.
Os recursos naturais
Recursos naturais são materiais encontrados na natureza que podem ser aproveitados pelos seres humanos como fontes de alimentos ou matérias-primas. As jazidas minerais, as bacias petrolíferas, as florestas, o solo e os rios são recursos naturais.
As sociedades humanas sempre dependeram desses recursos, que podem ser usados para múltiplas finalidades. Após a Revolução Industrial, a exploração dos recursos da natureza foi intensificada com a ampliação das atividades econômicas e o aumento do consumo.
Das jazidas são extraídos importantes recursos minerais – cobre, ferro, zinco, manganês, bauxita, ouro e outros –, empregados na fabricação de vários produtos que fazem parte do nosso dia a dia, como automóveis, panelas, talheres, latas etcétera
Os recursos naturais podem ser classificados como inesgotáveis, renováveis e não renováveis.
• Os recursos naturais inesgotáveis ou permanentes são os que, mesmo usados em grande escala, não se esgotam. A energia solar e o vento são exemplos desses recursos. Observe a fotografia 1.
• Os recursos naturais renováveis são os que, se usados de fórma adequada, podem ser repostos pela natureza ou pela ação humana, como as florestas, os animais e a água. Observe a fotografia 2.
• Os recursos naturais não renováveis são os que, uma vez esgotados, não podem ser repostos ou têm um ritmo de reposição muito lento. É o caso do ferro, do petróleo e do carvão mineral, entre outros. Observe a fotografia 3.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Apoie-se nas imagens desta página para iniciar uma conversa com os estudantes sobre a classificação dos recursos naturais em inesgotáveis, renováveis e não renováveis. Ao explorar a fotografia que retrata a extração do carvão mineral, destaque os usos e a importância econômica desse recurso não renovável.
Comente com os estudantes que o Brasil é rico em recursos minerais, hídricos, biológicos e energéticos. Peça exemplos de cada um desses recursos e atente para o fato de que os estudantes podem não associar, a princípio, os animais ou o solo a recursos naturais; se for o caso, ressalte que “recurso” é o que pode ser utilizado pelos seres humanos como fonte de alimentos ou matérias-primas. O solo, por exemplo, pode ser usado para a formação de pastagens ou para o cultivo de produtos agrícolas, em ambos os casos com valor econômico; antes da exploração de recursos para geração de energia, uma das técnicas empregadas era justamente a tração animal. Solicite aos estudantes que apresentem outros exemplos.
Se na região onde se localiza a escola houver plantações, jazidas minerais, bacias petrolíferas ou usinas eólicas e hidrelétricas, explore as atividades que acontecem nesses espaços.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis, ê éfe zero seis gê ê um zero e ê éfe zero seis gê ê um um.
Atividade complementar
Para que os estudantes compreendam as relações de dependência entre os seres humanos e a natureza, é possível utilizar as fotografias 2 e 3 desta página para perguntar:
Quais são as possíveis utilizações dos recursos naturais representados nas fotografias?
A madeira pode ser usada na fabricação de papel, móveis, material de construção e de carvão vegetal, entre outras possibilidades. O carvão mineral pode ser usado na geração de energia em termelétricas e na fabricação de aço.
Recursos naturais e setores da economia
Os recursos naturais são vistos pelos seres humanos como bens que podem ser usados ou trocados como mercadorias para suprir suas necessidades, como moradia, alimentação, vestuário etcétera Eles costumam ser empregados como matérias-primas ou fontes de energia em diferentes atividades econômicas.
As atividades econômicas estão agrupadas em três setores: primário, secundário e terciário.
O setor primário reúne as atividades de agricultura, pecuária e extrativismo.
O setor secundário abrange a produção de bens pela transformação de matérias-primas por meio do trabalho humano e com o auxílio de máquinas e ferramentas. Reúne as atividades industriais e a construção civil.
O setor terciário abrange o comércio e a prestação de serviços: transporte, setor bancário, saúde, educação, fornecimento de energia e de água, tratamento de esgoto, administração pública, entre outros.
As atividades econômicas são interdependentes, ou seja, dependem umas das outras. Vamos usar como exemplo o café, produto consumido diariamente por milhões de brasileiros. A plantação e a colheita do café são atividades relacionadas à agricultura, que faz parte do setor primário. A indústria onde o café é torrado, moído e embalado pertence ao setor secundário. Os serviços de transporte dos grãos colhidos no campo até a indústria e do café já processado até o comércio, além da venda do produto aos consumidores, fazem parte das atividades do setor terciário.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
É interessante reforçar com os estudantes que os produtos que utilizamos no cotidiano relacionam-se a recursos naturais que podem ter passado por transformações no setor industrial ou não, como os alimentos que consumimos in natura, provenientes do setor primário. Mas vale ressaltar que mesmo a água que ingerimos, na maioria das vezes, passa pelos serviços de tratamento do setor terciário.
O conteúdo desta página possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que elaborem a linha produtiva de outros recursos naturais transformados, passando pelos três setores da economia, optando, preferencialmente, por produtos finais de uso na vida cotidiana deles. Questione se esses produtos poderiam existir em civilizações antigas, considerando que os recursos naturais estavam disponíveis. Peça-lhes que justifiquem explicando que relação essas civilizações tinham com a natureza.
A atividade complementar proposta pode contribuir para trabalhar alguns aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um zero.
Sugestão para o estudante:
MESQUITA, Carlos Magno de et al. Manual do café: colheita e preparo (Coffea arábica L.). Belo Horizonte: Emater- Minas Gerais, 2016. Disponível em: https://oeds.link/dVH2Wf. Acesso em: 17 abril 2022.
O link permite acessar um dos cadernos da série Manuais do Café, produzidos pela Emater- Minas Gerais (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), vinculada à Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Recursos naturais e fontes de energia
As principais fontes de energia, até o surgimento da indústria, no século dezoito, eram a fórçamuscular dos seres humanos e dos animais, o vento, a queima de madeira e a correnteza de rios.
Com a industrialização, novas fontes de energia passaram a ser usadas, como o carvão mineral e, mais tarde, o petróleo, o gás natural e a energia nuclear.
O carvão mineral foi empregado durante séculos como fonte de calor e, no século dezenove, tornou-se a principal fonte de energia. A queima do material era usada como fonte de calor para gerar o vapor que fazia funcionar as máquinas nas primeiras indústrias.
Até hoje o carvão mineral é usado para produzir energia elétrica e também para fabricar aço nas siderúrgicas.
O petróleo foi descoberto como fonte de energia em 1859, nos Estados Unidos, e rapidamente superou o carvão mineral, tornando-se a principal fonte de energia utilizada pelos seres humanos.
O petróleo é também uma importante matéria-prima para a produção de vários itens presentes em nosso dia a dia. Com ele, as indústrias petroquímicas produzem borracha sintética, plástico, tintas, fertilizantes, gasolina, asfalto, querosene, óleos etcétera
Por ser uma fonte de energia não renovável e de grande consumo mundial, o petróleo poderá se esgotar no futuro. A iminência da redução na oferta de petróleo e os impactos ambientais a ele associados têm motivado pesquisas para desenvolver alternativas ao recurso.
Observe, no quadro, onde estão localizadas as principais reservas de petróleo.
Região |
Participação nas reservas mundiais |
---|---|
Oriente Médio |
48,3% |
Américas do Sul e Central |
18,7% |
América do Norte |
14% |
Europa e Eurásia |
9,2% |
África |
7,2% |
Ásia-Pacífico |
2,6% |
Elaborado com base em dados obtidos em: BRITISH PETROLEUM. Statistical Review of World Energy 2021. septuagésima edição Londres: British petroleum, 2021. Disponível em: https://oeds.link/ZD24M7. Acesso em: 14 abril 2022.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Procure introduzir, ainda que de fórma superficial, a questão da disputa em torno dos recursos energéticos. O consumo desses recursos na sociedade moderna, em especial o do petróleo, faz com que a maioria dos países não seja autossuficiente, dependendo da importação. Alguns países na região do Oriente Médio, por exemplo, são alvos de constantes conflitos e invasões por possuírem importantes bacias petrolíferas.
No Brasil, em 2008 e 2009, na Bacia de Campos e na Bacia de Santos, respectivamente, foi descoberta uma grande quantidade de reserva de petróleo no chamado pré-sal, que se localiza abaixo de uma camada de sal, em subsolo marinho. Estima-se que essa camada, no Brasil, alcance 800 quilômetros de extensão.
Se julgar interessante, explique aos estudantes como se formou a camada pré-sal.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um um.
Texto complementar
Entenda como foi formado o pré-sal
O pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos, no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente gôndwãna. Mais especificamente, pela separação dos atuais continentes Americano e Africano, que começou há cêrca de 150 milhões de anos. Entre os dois continentes formaram-se, inicialmente, grandes depressões, que deram origem a grandes lagos. Ali foram depositadas, ao longo de milhões de anos, as rochas geradoras de petróleo do pré-sal. Como todos os rios dos continentes que se separavam correram para as regiões mais baixas, grandes volumes de matéria orgânica foram ali depositados.
À medida que os continentes se distanciavam, os materiais orgânicos então acumulados nesse novo espaço foram sendo cobertos pelas águas do Oceano Atlântico, que então se formava. Dava-se início, ali, à formação de uma camada de sal que atualmente chega a 2 mil metros de espessura. Essa camada de sal depositou-se sobre a matéria orgânica acumulada, retendo-a por milhões de anos, até que processos termoquímicos transformassem a camada orgânica em hidrocarbonetos (petróleo e gás natural).
PETROBRAS (Brasil). Nossas atividades. Áreas de atuação. Pré-sal. Disponível em: https://oeds.link/PmZLsv. Acesso em: 11 abril 2022.
O gás natural, por ser facilmente transportado e menos poluente que o petróleo e o carvão mineral, é empregado como fonte de energia em muitos países. O recurso é utilizado como fonte de calor em fogões domésticos e em altos-fornos industriais, como combustível automotivo e como combustível de geradores elétricos em usinas termelétricas.
O Brasil importa da Bolívia grande quantidade de gás natural, que é transportado por um sistema de tubulações chamado gasoduto.
Confira no gráfico onde se encontram as maiores reservas mundiais de gás natural.
MUNDO: RESERVAS DE GÁS NATURAL (2020)
A energia nuclear é usada para gerar eletricidade, para mover embarcações e também para desenvolver medicamentos e tratamentos medicinais. Além das finalidades pacíficas, a tecnologia nuclear pode ser utilizada para a construção de bombas atômicas.
A instalação de uma usina nuclear exige pesados investimentos financeiros e o domínio de tecnologias avançadas; por isso, apenas alguns países do mundo, principalmente os mais ricos, produzem esse tipo de energia.
O Brasil possui duas usinas nucleares: Angra um, em funcionamento desde 1985, e Angra dois. Elas foram instaladas no município de Angra dos Reis ( Rio de Janeiro). A construção de uma terceira usina, a Angra três, foi iniciada em 2010, no mesmo município, com previsão para o início de suas atividades no final de 2026.
A hidreletricidade é obtida pela fôrça do movimento da água represada por barragens em área de desnível. Se comparada às outras fontes, é barata, não poluente e renovável. Os maiores impactos ambientais e sociais ocorrem na construção da usina hidrelétrica, com o alagamento de grandes áreas.
Entre os países que mais produzem hidreletricidade estão Canadá, Brasil e China.
A termeletricidade é obtida do calor resultante da queima de petróleo, carvão mineral, gás natural ou outros combustíveis nas usinas termelétricas.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ao abordar as fontes de energia apresentadas nesta página, reforce que a maior parte delas é obtida de recursos não renováveis, como o gás natural, a energia nuclear e a termeletricidade. É importante que os estudantes percebam que o desenvolvimento das atividades econômicas e das cidades está relacionado à produção e ao consumo de energia. Chame atenção para os aspectos positivos e negativos na produção de cada tipo de fonte de energia apresentado no conteúdo.
Atividade complemenar
Para aprofundarem o tema sobre as principais fontes de energia usadas atualmente, os estudantes podem se dividir em grupos para pesquisar a participação de cada uma na composição energética brasileira, assim como as vantagens e desvantagens. Se possível, montem uma tabela em conjunto, para facilitar a visualização das comparações. Esta atividade trabalha a análise documental como prática de pesquisa.
A atividade proposta pretende abordar a Competência Específica de Geografia n. 1: Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
Observação
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As fontes de energia alternativas
Existem alternativas para a obtenção de energia por meio da exploração de recursos naturais renováveis.
A energia solar pode ser utilizada como fonte de calor para aquecer a água de chuveiros ou pode ser convertida em energia elétrica por meio de painéis de silício. Esse tipo de energia ainda é pouco aproveitado no Brasil. Em 2022, apenas cêrca de 2,5% da energia consumida no país era solar.
A energia aproveitada da fôrça do vento é conhecida como energia eólica, gerada pela movimentação de aerogeradores. Em 2016, o Brasil foi o 5º país que mais investiu nesse tipo de energia, atrás de China, Estados Unidos, Alemanha e Índia.
Observe, no gráfico, a quantidade de usinas eólicas em operação no Brasil no ano de 2020.
BRASIL: USINAS EÓLICAS EM OPERAÇÃO (2020)
A geração de energia por meio da biomassa se dá pela queima de material orgânico. O exemplo mais comum é o da cana-de-açúcar, da qual se obtém o etanol (observe no gráfico os principais produtores de etanol no Brasil). Outra opção é o biogás metano resultante da decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários.
BRASIL: PRODUÇÃO DE ETANOL (2020)
As fontes geotérmicas fornecem energia proveniente do calor natural abaixo da superfície terrestre, em locais do planeta suscetíveis a atividades vulcânicas. Para obter energia desses locais, o chão é perfurado, às vezes por centenas de metros de profundidade, até chegar à zona de calor.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este tópico possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Esclareça que os custos da extração, a possível finitude de recursos naturais, como o petróleo, e os impactos ambientais levaram os países e as organizações a investir em pesquisa e produção de energia baseada na exploração de recursos naturais renováveis.
Contextualize, com o auxílio dos gráficos, a situação brasileira em relação a essas fontes de energia alternativas. A tecnologia para a produção de etanol, a partir da biomassa, é bastante avançada no país. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos (que produzem etanol a partir do milho).
É importante ressaltar que, apesar de serem obtidas de recursos renováveis, algumas fontes de energia alternativa também impactam negativamente o meio ambiente. É o caso do desmatamento para o plantio de cana-de-açúcar e a contaminação de bacias fluviais pelo despejo de resíduos da produção do etanol, ainda que provoquem menos impacto do que a utilização de combustíveis fósseis.
Observação
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Texto complementar
O trecho do artigo a seguir discorre sobre a necessidade de investir em fontes de energia renováveis:
Os padrões atuais de produção e consumo de energia são baseados nas fontes fósseis, o que gera emissões de poluentes locais, gases de efeito estufa e põe em risco o suprimento de longo prazo no planeta. É preciso mudar esses padrões estimulando as energias renováveis, e, nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo.
GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia e meio ambiente no Brasil.Estudos Avançados, São Paulo, volume 21, número 59, página 59, abril 2007.
Maiores produtores e consumidores de energia no mundo
Este infográfico mostra quais são os países que mais produzem e consomem energia no mundo. Observa-se que, tanto em produção como em consumo, os combustíveis fósseis – petróleo, gás natural e carvão mineral – são as principais fontes de energia no planeta.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O infográfico possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Educação para o consumo.
Estimule os estudantes a explorar o infográfico reproduzido nesta e na próxima páginas e a expor as relações que observaram, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. Peça-lhes que pensem a relação entre a produção e o consumo de cada país. Observamos, por exemplo, que a Arábia Saudita e o Irã, que aparecem entre os principais produtores de petróleo, não têm participação de fontes de energia renovável em seus consumos. Outro ponto a observar é o fato de o Brasil aparecer como o segundo maior produtor de energia hidrelétrica, porém ainda ter grande parte do seu consumo energético atrelado ao petróleo.
Peça aos estudantes que indiquem os países com maior necessidade de energia e ajude-os a relacionar o consumo ao modo de vida desses lugares.
Note que, neste infográfico, optamos por usar um mapa com menor rigor cartográfico para privilegiar o efeito visual.
Observação
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Sugestões para o professor:
, goldi ismíti éduard. Desafios ecológicos. Lisboa: Instituto piagê, 1996.
Nesse livro, o autor propõe reflexões a respeito da relação dos seres humanos com a natureza.
smif nil. Desenvolvimento desigual. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 1987.
Esse livro aborda a relação entre natureza e espaço e analisa o desenvolvimento desigual desencadeado pelo sistema capitalista.
Ler o infográfico
- De acordo com o infográfico, quais países têm a menor variedade de fontes de energia?
- Que país da América do Sul está entre os maiores consumidores mundiais de energia? Em que fonte de energia sua produção se destaca?
- O que se pode afirmar a respeito do consumo mundial de energia retratado no infográfico?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
Ler o infográfico:- O Irã e a Arábia Saudita são os países com menor variedade de fontes de energia, utilizando majoritariamente petróleo e gás natural. Depois vem o México, que consome principalmente petróleo, gás natural e carvão mineral.
- O país sul-americano que aparece entre os maiores consumidores é o Brasil, que se destaca na produção hidrelétrica e de energia renovável, com forte participação do etanol.
- Sabe-se que houve aumento no consumo mundial de energia, e algumas fontes responderam por um consumo maior; é o caso do carvão. Isso reflete o grande crescimento da China nos últimos anos, pois é o país que mais produz e consome esse tipo de energia. Porém, há um aspecto positivo, que é o aumento, ainda que pouco expressivo, das fontes renováveis.
Observação
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Sugestão para o estudante:
PUMP – Histórias do petróleo. Direção: Josh Tickell, Rebecca rarel Ticou. Estados Unidos, 2014.Duração: 1 hora28.
Sugerimos exibir trechos do documentário para apresentar a dependência estadunidense do petróleo e os impactos ambientais em escala global, além de incitar a discussão a respeito de fontes alternativas de energia.
Em prática
Gráfico de setores
O gráfico de setores, também conhecido como gráfico circular (ou “gráfico de pizza”), é empregado para representar parcelas de um total. Ele tem a fórma de um círculo subdividido em setores. O círculo inteiro representa o valor total, e os setores têm tamanhos proporcionais ao valor de cada parcela representada.
Imagine que devemos representar a distribuição da população ocupada nos setores da economia, em que, de cada grupo de 100 pessoas, 25 trabalham no setor primário, 25 no secundário e 50 no terciário.
O círculo inteiro representa um grupo de 100 trabalhadores.
1. Passo a passo, temos o todo, ou seja, um grupo de 100 trabalhadores.
Meio círculo (metade desse total) corresponde a 50 pessoas. Metade dessa metade (um quarto do círculo) corresponde a 25 trabalhadores.
2. Representamos cada quarta parte de 25 trabalhadores.
Pensando dessa maneira, podemos repartir o círculo completo (ou cada grupo de 100 trabalhadores) da seguinte fórma: um quarto do círculo corresponde aos 25 que trabalham no setor primário; outro quarto do círculo, aos que trabalham no setor secundário; e meio círculo, aos que trabalham no setor terciário.
3. Finalizamos o gráfico de setores, intitulado “População ocupada por setores da economia”.
POPULAÇÃO OCUPADA POR SETORES DA ECONOMIA
• Segundo o Balanço Energético Nacional publicado em 2020 pelo Ministério de Minas e Energia, em 2019, aproximadamente 82% da energia elétrica produzida no Brasil era proveniente de fontes renováveis, como energia hidráulica, lenha e biomassa de cana-de-açúcar, e cêrca de 18% tinha origem em fontes não renováveis, como petróleo, gás natural e carvão mineral. Em seu caderno, faça um gráfico de setores para representar essa informação. Não se esqueça de dar um título a ele e de registrar a fonte das informações.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O auxílio de recursos gráficos facilita a compreensão de determinados fenômenos estudados ou dados estatísticos. O gráfico de setores, também conhecido como gráfico de pizza, é elaborado com um círculo e repartido conforme as diferentes categorias. Esse tipo de gráfico permite que se tenha noção das proporções dessas categorias entre si, sendo mais indicado quando o número de categorias é pequeno.
Comentários sobre a atividade
Sugestão de título: Brasil: produção de energia por tipos de fonte – 2019. Fonte: BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Balanço Energético Nacional 2020. Brasília, Distrito Federal: ême ême ê, 2020.
O círculo do gráfico deve ser dividido em duas partes, representando a proporção da energia elétrica proveniente de fontes renováveis (82%) e de fontes não renováveis (18%). O uso de uma cor para cada parte facilita a visualização das informações.
Observação
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O extrativismo
O extrativismo, como é chamada a retirada de recursos disponíveis na natureza, é a mais antiga atividade econômica desenvolvida pelos seres humanos.
Existem três tipos de extrativismo: o animal, o mineral e o vegetal.
O extrativismo animal
Esse tipo de extrativismo consiste na caça ou pesca de animais para o consumo humano ou para a fabricação de diversos produtos à base de carne, peles, óleos, ossos e chifres.
A pesca é a atividade extrativista pela qual é feita a coleta de peixes e organismos de diferentes espécies que vivem nas águas de rios, lagos, mares e oceanos. Apesar da oferta mundial estável nas últimas décadas, a pesca tem perdido espaço para a criação em cativeiro no fornecimento de peixes. Observe o gráfico.
MUNDO: PRODUÇÃO DE PEIXES (1986-2018)
A atividade pesqueira é importante para a economia de vários países. No Brasil, essa atividade é pouco significativa para a economia, mas fundamental para a sobrevivência de muitas pessoas.
Existem dois tipos de pesca: a artesanal e a industrial. A pesca artesanal é praticada com instrumentos e técnicas artesanais. Já a pesca industrial é geralmente realizada com grandes embarcações e uso de tecnologia, como os sonares, que localizam cardumes no oceano.
China, Peru, Chile, Japão e Estados Unidos são os maiores produtores de pescado no mundo.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ainda que o extrativismo animal não esteja entre as principais atividades econômicas do país, é importante abordar o conteúdo de fórma mais aprofundada caso a escola esteja em uma região com forte dependência do extrativismo. Informe aos estudantes que atualmente, no Brasil, a pesca é legalizada e discuta com eles a necessidade de respeitar a piracema, que é o período de reprodução das espécies.
Atividade complementar
Sugerimos que seja realizado um debate entre os estudantes. As questões aqui apresentadas podem ser adaptadas de acordo com a realidade da turma.
- Vocês consideram importante respeitar o período de reprodução dos peixes? Por quê?
- Essa postura pode afetar a renda das populações que praticam e da pesca?
- Há outros exemplos de extrativismo animal, além da caça e da pesca?
- Existe caça ilegal no Brasil?
- Quais são os possíveis meios de garantir que o extrativismo animal não se torne predatório?
- Os impactos ambientais (desmatamento, poluição, contaminação de bacias fluviais etcétera.) podem influenciar na atividade extrativa?
Observações
O debate proposto favorece o desenvolvimento das Competências Específicas de Geografia número 6 (Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza) e número 7 (Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários).
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um.
O extrativismo mineral
Esse tipo de extrativismo tem por objetivo retirar produtos de origem mineral do solo ou do mar.
Por meio do extrativismo mineral, os seres humanos obtêm importantes recursos, como o ferro, o cobre, o estanho, o carvão mineral, o petróleo, o ouro e o sal, usados como matéria-prima na indústria, na geração de energia e até na alimentação humana.
Essa atividade pode ser realizada de fórma tradicional, isto é, com o emprego de equipamentos simples e trabalhadores sem especialização, ou por indústrias extrativas, que usam equipamentos sofisticados e realizam grandes investimentos.
O extrativismo vegetal
Consiste na retirada de produtos vegetais disponíveis em ambientes naturais. A retirada de árvores para o aproveitamento da madeira, a extração do látex de seringueiras e a coleta de frutos nativos são exemplos de atividades do extrativismo vegetal.
A exploração das florestas para obter e destinar madeira, celulose, resinas, produtos medicinais e matéria-prima às indústrias de bebidas e de cosméticos é uma das principais atividades desenvolvidas nesse tipo de extrativismo.
Explorar sem destruir
Nas últimas décadas, algumas medidas foram tomadas para combater a degradação das florestas, como a criação de órgãos de fiscalização, a adoção de leis mais rigorosas e o estabelecimento de reservas extrativistas.
As reservas extrativistas são fruto da reivindicação de seringueiros e castanheiros da Amazônia, que obtiveram do governo federal o direito de explorar os recursos da floresta em uma área delimitada, cabendo-lhes a organização e a comercialização da extração, bem como a proteção da reserva contra desmatamentos e queimadas.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
Para o geógrafo Jurandyr Rós, diante do cenário de degradação ambiental que vivemos atualmente, é necessário um planejamento físico territorial:
Em função de todos os problemas ambientais decorrentes das práticas econômicas predatórias, que têm marcado a história deste país, e que obviamente tem implicações para a sociedade a médio e longo prazos, face ao desperdício dos recursos naturais e a degradação generalizada com perda de qualidade ambiental e de vida, é que torna-se cada vez mais urgente o Planejamento Físico Territorial não só com a perspectiva econômica-social mas também ambiental. Assim sendo, a preocupação dos planejadores, políticos e a sociedade como um todo ultrapassa os limites dos interesses meramente do desenvolvimento econômico e tecnológico, mas sim devem preocupar-se com o desenvolvimento que leve em conta não só as potencialidades dos recursos, mas sobretudo as fragilidades dos ambientes naturais face as diferentes inserções dos homens na natureza.
Rós, Jurandyr L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais antropizados. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, volume 8, novembro 2011. página 64.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um.
Mundo em escalas
As consequências da industrialização do açaí para o extrativismo
A reportagem trata das consequências da produção em larga escala e da industrialização do açaí para o extrativismo. O aumento do consumo em sua fórma congelada e pasteurizadaglossário gerou a diminuição da oferta do açaí in naturaglossário nos mercados regionais. Tal situação pode impulsionar a sua produção em grandes plantações e o aumento do número de agroindústrias.
Como a onda “fitness” do açaí nos Estados Unidos da América afeta o Brasil
Empresa americana lidera exportações da fruta. População local teme que produção, majoritariamente extrativista, migre para grandes plantações.
Restaurantes de comida saudável na Califórnia e em outras partes do país, que hoje servem tigelas de açaí, passaram a “depender” dos ribeirinhos que colhem a fruta do alto das palmeiras, a mais de 8 mil quilômetros ao sul, na bacia do rio Amazonas. reticências
As exportações passaram de , em um vírgula zero quatro milhões de dólares 2002, para , em 20 vinte e quatro milhões de dólares09, e o crescimento da venda de polpas congeladas e pasteurizadas para outras regiões e países fez com que a oferta do fruto para o mercado local diminuísse, e, consequentemente, o preço subisse. reticências
A renda gerada para a população que vive na região da foz do rio Amazonas com a valorização do açaí é bem-vinda. No entanto, caso a população local não tenha acesso às fórmasde exploração sustentável do açaí, o boom se resumirá a um ciclo econômico de vida curta, em vez de se reverter em uma fonte de renda a longo prazo. reticências
LIMA, J. D. de. Como a onda “fitness” do açaí nos Estados Unidos da América afeta o Brasil. néquisso, 4 maio 2017. Disponível em: https://oeds.link/JJoWGe. Acesso em: 14 abril 2022.
• Quais transformações podem ocorrer em algumas paisagens brasileiras caso haja crescimento da produção e do consumo do açaí congelado?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Esta seção possibilita o trabalho com os temas contemporâneos Trabalho, Educação ambiental e Educação para o consumo.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Atividade complementar
Se for possível, exiba todo o documentário indicado abaixo, ou trechos que julgar mais pertinentes, e peça aos estudantes que respondam às questões:
1. Quais atividades extrativas são apresentadas?
Extrativismo de coco, mel, madeira, látex, peixe e caranguejo.
2. Qual é a importância do extrativismo para as comunidades retratadas?
As atividades ligadas ao extrativismo são a fonte de renda das famílias.
3. Qual conflito as quebradeiras de coco-babaçu enfrentam com os latifundiários?
O conflito é em torno do território; enquanto as quebradeiras de coco-babaçu dependem das palmeiras, os latifundiários querem utilizar as terras onde existem as palmeiras para criação de animais.
4. Escreva os pontos apresentados que você considera mais relevantes.
Resposta pessoal.
A atividade complementar proposta possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um.
Sugestão para o estudante:
CIDADÃOS extrativistas – da luta pelo território ao empoderamento comunitário. Direção: Sérgio Lélis. Brasil: Coordenação de Educação Ambiental (Coedu/Disat/ í cê ême bio), 2015. Duração: 33 minutos.
O documentário aborda a luta pelo território, a regularização fundiária e o manejo sustentável dos recursos naturais pelas comunidades extrativistas.
Resposta
Com o crescimento do consumo do açaí em sua fórma congelada, o extrativismo pode não ser suficiente para abastecer o mercado consumidor. Assim, é possível que haja o desmatamento de regiões para a plantio do açaizeiro, transformando a paisagem natural.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Classifique em seu caderno as seguintes fontes de energia em inesgotável, renovável e não renovável.
Energia hidráulica
Petróleo
Energia eólica
Gás natural
Biomassa
Energia solar
Carvão mineral
- Cite usos:
- do petróleo;
- do carvão mineral;
- do gás natural.
- Cite dois objetos usados em seu dia a dia fabricados com recurso natural que tenha sido extraído da natureza:
- por meio do extrativismo animal;
- por meio do extrativismo mineral;
- por meio do extrativismo vegetal.
- Leia este trecho de um trabalho científico e depois responda às questões.
A maior figura no comércio de animais selvagens é a pele de répteis, tanto em termos de quantidade como em valor monetário. As peles de crocodilos, cobras e lagartos são utilizadas para uma variedade de artigos: sapatos, bolsas, roupas, malas, pulseiras de relógio, cintos e outros. O couro dos répteis é considerado fino e seus produtos alcançam alto valor no mercado, sendo por isso uma atividade muito lucrativa. Centros de couro exótico importam, anualmente, milhões de peles de cobras e lagartos, e nenhuma das espécies, por eles utilizadas, é criada em cativeiro em números comerciais.
SILVEIRA, Marcelo Teixeira da. Comércio legal e ilegal do meio ambiente: o tráfico de couros e peles. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003. Disponível em: https://oeds.link/iCZiUU. Acesso em: 18 abril 2022.
- Que tipo de extrativismo é apresentado no texto?
- Por que a atividade econômica mencionada no texto é ilegal?
- Por que essa atividade econômica é tão lucrativa?
- Apresente duas propostas para combater esse crime.
5. O gráfico representa a produção de energia elétrica nos Estados Unidos até 2016 e as projeções para até 2040. Analise-o e, em seguida, responda às questões.
ESTADOS UNIDOS: GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (1980-2040)
- Quais são as principais fontes de energia utilizadas para a produção de eletricidade nos Estados Unidos? Elas são muito ou pouco poluentes?
- Os Estados Unidos são mais dependentes de fontes renováveis ou de fontes não renováveis para a geração de energia elétrica?
- Quais são as projeções para as fontes renováveis?
- Aponte um risco do uso da energia nuclear.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
Habilidade
São trabalhados aspectos relacionados à habilidade:
• ê éfe zero seis gê ê um um (atividades 1, 2, 3, 4 e 5)
Respostas
- Inesgotável: energia eólica, energia solar; renovável: energia hidráulica, biomassa; não renovável: petróleo, gás natural, carvão mineral.
-
- Produção de borracha sintética, tintas, fertilizantes, gasolina, asfalto, querosene, óleos, entre muitos outros.
- Fonte de calor e energia, usado para gerar energia elétrica, movimentar máquinas em siderúrgicas (principalmente para a produção do aço).
- Pode ser usado como fonte de calor em fogões domésticos e em altos-fornos industriais, e como combustível de automóveis e de geradores elétricos em usinas termelétricas.
- Respostas pessoais. Espera-se que o estudante, a partir do que foi estudado nesta Unidade, reflita sobre seus hábitos de consumo. Como as respostas podem ser muito variadas, serão dados exemplos a seguir.
- Alimentos da caça e da pesca (enlatados como atum e sardinha), objetos feitos de couro de determinados animais etcétera. Aproveite a questão para verificar se os estudantes diferenciam extrativismo de atividades econômicas que envolvam criadouro de animais.
- Água, sal de cozinha, gás de cozinha, objetos metálicos como panelas, aparelhos eletrônicos com componentes cuja composição é de metal etcétera.
- Móveis de madeira, objetos de borracha, alimentos como frutos nativos (açaí), papel, produtos medicinais etcétera.
-
- Extrativismo animal.
- Porque, conforme a legislação vigente, a retirada de animais de seu ambiente natural (hábitat) é crime.
- Porque são produtos raros e considerados sofisticados por uma parcela da sociedade.
- Aumentar a vigilância e a fiscalização em portos e aeroportos; oferecer melhores condições de vida para os povos locais que realizam esse tipo de extrativismo; punir aqueles que compram os produtos fabricados com essa matéria-prima; realizar campanhas publicitárias contra essa prática ilegal.
-
- O carvão mineral e o gás natural. O primeiro é muito poluente; o segundo, menos.
- Mais dependentes das fontes não renováveis.
- As projeções mostram que aumentará a produção de energia gerada por fontes renováveis, chegando a talvez até ultrapassar o carvão mineral.
- Há o risco de acidentes com vazamento de radioatividade, que pode contaminar o solo, o ar, a água, os animais, os alimentos e os seres humanos, causando sérios problemas de saúde.
CAPÍTULO 16 A agricultura e a pecuária
A agricultura e a pecuária são praticadas de diversas fórmase com diferentes objetivos.
Há países com capacidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico que apresentam atividades agrícola e pecuária modernas, com altos índices de produtividade. Esses países empregam cada vez menos mão de obra no setor primário. Parte dos trabalhadores que deixam de atuar no campo é, então, incorporada pelo setor secundário e, principalmente, pelo terciário.
A implantação de processos de modernização em países em desenvolvimento que destinam a maior parte de sua produção agropecuária para a exportação tem acelerado o desemprego no campo, agravando a pobreza e a desigualdade social.
Há também regiões onde a base da agricultura é obtida por meio de técnicas e sabedorias tradicionais. Nesses casos, muitos agricultores lutam contra as adversidades financeiras e climáticas para garantir uma produção suficiente para o sustento da família.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Na Unidade seis os estudantes puderam iniciar os estudos referentes às atividades rurais, englobando a agricultura e a pecuária. Neste momento, aprofundaremos esses conteúdos, trabalhando as características das produções agropecuárias, a relação entre as áreas de desenvolvimento dessas atividades e os fatores naturais, além de abordar essas práticas no cenário brasileiro.
Orientações
É interessante reforçar com os estudantes a relação de interdependência entre as atividades agropecuárias (setor primário) e as dos demais setores da economia. A mão de obra excedente a partir da modernização do campo é absorvida pelos outros dois setores. Além disso, grande parte da produção agrícola é destinada ao setor secundário, como é o caso da cana-de-açúcar na fabricação de etanol. Comente que as propriedades que não se modernizam acabam por ficar em posição desfavorável em um mercado cada vez mais competitivo. Porém, ao investirem em maquinários e insumos agrícolas, alimentam o fenômeno da migração campo-cidade. Saliente que no Brasil a maior parte dos alimentos que consumimos, ou seja, que são destinados ao mercado interno, tem origem em pequenas propriedades, sendo o mercado externo o destino da produção de grandes propriedades, em geral.
Observação
O conteúdo desta página permite trabalhar aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um zero.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis gê ê zero cinco: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
ê éfe zero seis gê ê zero seis: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
ê éfe zero seis gê ê um zero: Explicar as diferentes fórmas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etcétera.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
ê éfe zero seis gê ê um um: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
O uso da irrigação na agricultura
[Locutor]:
A água é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento da agricultura. Juntamente com o solo e a luz solar, a água proporciona as condições básicas para que os vegetais cresçam e se desenvolvam, possibilitando a produção agrícola. Cada espécie vegetal necessita de uma quantidade diferente de água para o seu crescimento. Mas essa quantidade também varia de acordo com as fases de desenvolvimento da planta. O arroz, por exemplo, precisa de muita água para se desenvolver. Por isso, nas paisagens onde há cultivo de arroz, é comum ver campos alagados. Em alguns casos, como em áreas com abundância de chuvas, ou quando elas coincidem com o período de cultivo, a obtenção da água para a produção agrícola é natural. Quando suficientes, as chuvas garantem a produção agrícola. Por outro lado, a falta de chuvas pode comprometer todo o cultivo.
Por isso, em regiões com poucas chuvas, ou que passam por longos períodos de estiagem, a água usada na agricultura é obtida artificialmente, isto é, por meio de irrigação. Irrigar é regar o solo. Quando usamos um regador, por exemplo, estamos adotando um método de irrigação. Em áreas de cultivo muito extensas, com relevos irregulares ou cujas plantações exijam grande quantidade de água, pode ser necessário utilizar sistemas de irrigação. Atualmente, a agricultura é o setor econômico que mais consome água no mundo. Um dos grandes desafios impostos a essa atividade é a redução do desperdício da água utilizada nos sistemas de irrigação. O custo dos sistemas pode variar bastante, a depender do tipo de plantação em que são aplicados e do seu nível tecnológico. Grandes terrenos, por exemplo, podem requerer tecnologias complexas, enquanto a irrigação de terrenos menores pode ser feita com materiais muito simples e acessíveis, como uma mangueira. Um dos sistemas de irrigação mais antigos e frequentes é a irrigação por superfície. Por esse método, os cultivos são inundados por lâminas de água, que é em parte drenada ou totalmente absorvida pelo solo.
A irrigação por superfície também pode ser feita por canais escavados no terreno, que retêm a água, mantendo os cultivos regados. No entanto, uma das limitações para a irrigação por superfície é a declividade do terreno, que não pode ser muito elevada. Além disso, esse sistema requer grande quantidade de água e pode causar desperdício. Outro sistema de irrigação é a aspersão. Nesse caso, emissores projetam jatos de água no ar, fazendo-os cair no solo de forma parecida com a chuva. A microaspersão irriga as plantas de forma semelhante, mas nesse caso a precipitação da água é mais suave e uniforme que na aspersão. Esse tipo de irrigação é mais usado em estufas e viveiros cobertos por telas. Há, ainda, a irrigação localizada, em que a água é aplicada por gotejamento. Dessa forma, as gotas de água molham o solo e as raízes lentamente. É um sistema usado principalmente para a produção de hortaliças, de algumas espécies de frutas e de legumes.
A irrigação localizada tem um custo de instalação relativamente alto, devido à grande quantidade de tubulações necessárias para o seu funcionamento. Apesar disso, o método costuma ser bastante eficiente, dada a baixa perda de água por evaporação.
A escolha de um sistema de irrigação depende de vários fatores, como sua topografia, o tipo de solo, o tamanho do terreno, as condições das fontes de água disponíveis, a espécie cultivada e o clima local. Quanto mais adequada for a escolha do sistema, maiores serão os benefícios trazidos pela irrigação e menor será o desperdício de água.
Condições naturais necessárias para o desenvolvimento da agricultura
Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e científico ocorrido nos últimos anos, elementos naturais como o relevo, o clima, o solo e a água ainda influenciam diretamente o desenvolvimento da agricultura.
O relevo pode facilitar ou dificultar a prática agrícola. As áreas mais planas, por exemplo, favorecem a agricultura por facilitar a mecanização e o escoamento da produção. Nas áreas com superfícies irregulares, formadas por morros ou montanhas, a realização de determinadas atividades, como o uso de máquinas e o transporte da produção agrícola, é mais difícil ou mesmo inviável. Nessas áreas, a ação da erosão também tende a ser mais intensa, pois a inclinação do terreno aumenta a velocidade de escoamento da água.
O clima é um fator que influencia significativamente a agricultura, porque restringe ou favorece o plantio de determinados vegetais em cada local e época do ano. A laranja, por exemplo, tem melhor desenvolvimento em locais de clima quente, enquanto a maçã se adapta melhor a áreas de clima frio.
Os solos mais apropriados para a agricultura são os ricos em húmus, matéria orgânica em decomposição importante para a fertilidade do terreno.
A água, proveniente de rios ou da chuva, é um elemento cuja falta ou excesso pode inviabilizar determinados cultivos. Em muitos casos, a falta de chuva pode ser solucionada com a irrigação. Já o excesso de água no solo pode ser resolvido com sistemas de drenagem, que consistem na abertura de valas ou drenos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Para auxiliar os estudantes a relacionar os fatores naturais às práticas agrícolas, estimule-os a pensar sobre as condições para a agricultura no município no qual a escola está situada. Pergunte como é o relevo, o regime das chuvas, a temperatura, a disponibilidade de água, e ajude-os a traçar as dificuldades e facilidades para o cultivo. Caso a escola se localize em espaço rural e tenha parte de suas atividades atrelada à agricultura, explore as condições da região.
Texto complementar
O texto a seguir trata do avanço nas técnicas de produção:
Apesar de os processos de inovação tecnológica na agricultura terem possibilitado grandes avanços, é importante reconhecer que convivem no Brasil uma agricultura tecnificada e dinâmica e outra ainda muito carente, à margem do mercado. Os pequenos agricultores brasileiros precisam, mais que nunca, ter acesso a informações, conhecimentos e inovações tecnológicas. E as instituições de fomento, pesquisa e extensão devem atuar de fórma inteligente e concertada para desenvolvimento de soluções que viabilizem a elevação do desempenho e a inserção econômica dos pequenos agricultores, respeitando as diversidades regionais e culturais que marcam o nosso país continental.
LOPES, M. A.; CONTINI, E. Agricultura, Sustentabilidade e Tecnologia. agroanálizis, São Paulo, Fundação Getulio Vargas, volume 32, número 2, página 30, fevereiro 2012.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero cinco, ê éfe zero seis gê ê um zero e ê éfe zero seis gê ê um um.
Produção agrícola
A agricultura pode ser classificada conforme o sistema de produção utilizado, que varia de acordo com as técnicas, os instrumentos e a mão de obra empregados.
A agricultura extensiva caracteriza-se geralmente pelo uso de técnicas tradicionais na produção, com predomínio de mão de obra humana, baixa mecanização e produtividade pouco elevada.
A agricultura intensiva usa máquinas, fertilizantes, sistemas de irrigação, sementes selecionadas e modernas técnicas agrícolas. Nesse tipo de agricultura são empregados poucos trabalhadores e obtém-se alta produtividade.
As atividades agrícolas também podem ser agrupadas segundo as características da mão de obra empregada, o tamanho da propriedade e a escala de produção.
Agricultura familiar
Essa modalidade produtiva é praticada em pequenas propriedades e tem como base o trabalho dos membros de uma família. Presente em muitos países, uma das principais características da agricultura familiar é o cultivo de grande variedade de alimentos.
No Brasil, a agricultura familiar está organizada em sistemas extensivos ou intensivos e é a principal fonte de alimentos do mercado interno do país.
As pequenas produções cultivadas como fórma de suprir as necessidades alimentares da própria família de agricultores são chamadas de agricultura familiar de subsistência.
PLANISFÉRIO: AGRICULTURA E PECUÁRIA (2011)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O conteúdo desta página possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Explore o planisfério apresentado nesta página e solicite aos estudantes que identifiquem os tipos de agricultura e pecuária representados e as áreas em que predominam. Peça-lhes que examinem mais detidamente o Brasil e ressalte a grande porção de terras destinadas à pecuária e as terras de agricultura associadas a essa atividade. Destaque também a relevância da agricultura de subsistência, destinada a suprir as necessidades alimentares da própria família de agricultores.
Sugestão para o estudante:
AGRICULTURA tamanho família. Direção: Silvio tendler. Brasil: Caliban, 2014. Duração: 55 minutos.
O filme mostra as diversas fórmas de agricultura familiar e o quanto ela cria e impulsiona a cultura e a produção, além de enfatizar o papel desse modelo no abastecimento interno do país.
Observação
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Agricultura comercial
A agricultura comercial e o agronegócio são praticados em grande escala para abastecer mercados consumidores nacionais e internacionais. Em geral, a produção é intensiva e se baseia em grandes empresas agrícolas, as quais produzem em amplas propriedades e utilizam tecnologia avançada. Boa parte da produção proveniente da agricultura comercial no Brasil é destinada à indústria e à exportação.
Como estudamos na Unidade seis, muitas empresas agrícolas transformam o produto que cultivam em bens industrializados no próprio local de cultivo, na chamada agroindústria. É o que ocorre, por exemplo, com a laranja, transformada em suco, ou com a cana-de-açúcar, transformada em etanol e açúcar.
Atualmente, grande parte dos produtos agrícolas passa por algum processo industrial – por exemplo, legumes e verduras pré-cozidos, polpas de frutas processadas ou até refeições completas prontas, que precisam apenas ser descongeladas para o consumo.
Os produtos da agroindústria abastecem os supermercados de todo o país e também do exterior.
Observe o infográfico.
Origem e produção dos alimentos
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Como fórma de aproximar conteúdos do componente curricular Geografia e a realidade vivida pelos estudantes, é possível propor que eles tragam exemplos de alimentos agrícolas que consomem in natura e os que são transformados industrialmente. Depois, peça a eles que reflitam a respeito da origem dos alimentos consumidos in natura, questionando se são produzidos por eles, por outros produtores locais ou se são comprados em supermercados e não sabem a origem.
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Atividade complementar
Para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um, sugerimos que os estudantes realizem uma pesquisa a respeito do município ou da unidade da federação onde residem, em busca de informações sobre cultivos orgânicos. É possível direcionar a pesquisa, procurando saber se existem cooperativas de agricultores orgânicos, quais produtos cultivam e se existem locais de comercialização direta desses produtos, como feiras. Caso a pesquisa mostre a falta desse tipo de agricultura, aproveite para explorar esse resultado e buscar incidência de agricultura tradicional. Esta atividade trabalha a observação como prática de pesquisa.
Observação
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Agricultura orgânica
O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo em sua produção agrícola. A agricultura comercial de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar é a principal consumidora desse tipo de produto.
Os agrotóxicos também são usados por muitos agricultores familiares para tentar garantir sua produção agrícola e a renda da família.
Estima-se que mais da metade dos alimentos consumidos pela população brasileira esteja contaminada com resíduos de agrotóxicos empregados de modo excessivo e indiscriminado. Infelizmente, não há uma fiscalização rigorosa para controlar os agrotóxicos adquiridos e a maneira como eles são utilizados pelos produtores rurais.
Como contraponto, nos últimos anos, vem crescendo a prática da agricultura orgânica, realizada principalmente por pequenos agricultores. Ela segue um conjunto de ações, como usar adubos feitos de matéria orgânica, em vez de fertilizantes químicos; fazer uso racional da água; levar em conta as características da região, produzindo culturas conforme a época etcétera Apesar de vantajosos para o meio ambiente e para a saúde humana, muitos produtos orgânicos ainda são mais caros que os da agricultura convencional, tanto pela produção mais trabalhosa como pelo aumento da procura por esse tipo de produto.
MUNDO: AGRICULTURA ORGÂNICA (2019)
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2021 havia cêrca de 25 mil produtores cadastrados e reconhecidos como orgânicos no país. O Mapa estima que esse número tende a crescer e parte da produção orgânica pode ser destinada à exportação.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
Para Adilson Pasqual, pê agá dê em ecologia e recursos naturais, o agrotóxico deve ser a última opção para contrôle de pragas e doenças, devendo ser priorizadas as técnicas de contrôle genético, biológico e de cultura:
reticências À medida em que a agricultura industrial foi avançando pelas fronteiras, a agricultura orgânica foi ocupando aquilo que foi deixado. Porque ela recupera o solo. Essa é a missão da agricultura orgânica: recuperar o que foi destruído. Porque a meta principal da agricultura orgânica é o solo. Recuperando o solo, você produz sem agrotóxico, sem adubo mineral solúvel, com variedades até mesmo convencionais. reticências Para encarar a agricultura como ecossistema, você precisa entender todas as partes: físicas, químicas, biológicas. Isso requer um entendimento profundo de relações. Quem domina isso domina a agricultura. Para nós, é importante buscar causas, e não combater efeitos.
NETO, Nelson Niero; GALERA, Vinicius. Agrotóxico deve ser a última opção no contrôle de pragas e doenças. Globo Rural (on-line), 20 junho 2018. Seção Agricultura. Disponível em: https://oeds.link/2oZNQV. Acesso em: 17 abril 2022.
Observação
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Produtos agrícolas no Brasil
Os produtos agrícolas brasileiros costumam ser divididos em dois grupos: as culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a população, como mandioca, feijão, arroz, frutas, verduras e legumes, e as culturas destinadas à exportação ou à indústria, com destaque para as plantações de soja, café, algodão, trigo e cana-de-açúcar.
Essa divisão, porém, não é uma regra. Por um lado, muitos produtos voltados para atender ao consumo interno podem ser exportados em grandes quantidades, como é o caso da laranja. Por outro, os produtos voltados para a exportação também são consumidos internamente. Na maioria das vezes, são exportados prioritariamente os produtos de melhor qualidade, sobrando para o mercado interno os produtos de qualidade inferior ou menos valorizados.
Geralmente, os produtos mais consumidos no país são cultivados pela agricultura familiar em pequenas propriedades, e os de exportação, nas médias e grandes propriedades, pelo agronegócio.
O agronegócio é responsável por boa parte das exportações do Brasil e tem destaque no cenário mundial por causa da alta produtividade. O país figura entre os maiores produtores de soja e de milho do planeta.
BRASIL: PRINCIPAIS CULTURAS PRODUZIDAS (2016)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Apesar de o Brasil ocupar posição de destaque nas exportações agrícolas, é importante que os estudantes compreendam que o país não é autossuficiente no cultivo de alguns produtos, entre eles o trigo. Também é importante abordar o fato de que o país importa a maior parte dos fertilizantes que utiliza no agronegócio, sendo, portanto, dependente de outros países para assegurar a alta produtividade de seus principais itens de exportação.
Atividade complementar
Com o auxílio do mapa disponível nesta página, peça aos estudantes que separem os produtos agrícolas de acordo com a finalidade de destino: abastecimento do mercado interno ou externo. Caso a finalidade do produto seja a exportação, oriente-os a pesquisar os principais países de destino. Depois, peça a eles que localizem as regiões brasileiras que se destacam na produção de cada alimento representado. Esta atividade trabalha a análise documental como prática de pesquisa.
Observação
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Sugestão para o professor:
PRADO JUNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. quarta edição São Paulo: Brasiliense, 1979.
A obra é considerada um clássico para o debate da questão agrária brasileira.
Pecuária
A pecuária é uma atividade econômica que consiste na criação e na reprodução de animais com o objetivo de fornecer matéria-prima para a indústria e alimentos para a população.
A pecuária e a agricultura tiveram origem praticamente ao mesmo tempo, há cêrca de 10 mil anos, no Oriente Médio e no Egito, e desenvolveram-se paralelamente.
Os animais criados pelos seres humanos precisam de alimentos produzidos pela agricultura para viver, assim como a agricultura, em determinados sistemas produtivos, necessita de animais para o fornecimento de esterco usado na adubagem orgânica. E em algumas localidades, os animais ainda são utilizados para arar o solo e transportar a colheita.
Na atividade pecuária, podem ser criados animais de diferentes portes: os de grande porte incluem o boi (bovino), o cavalo (equino), o búfalo (bufalino) e a mula (muar); os de médio porte compreendem o porco (suíno), a cabra (caprino) e a ovelha (ovino); e os de pequeno porte incluem as aves (avícolas), os peixes e as abelhas (apícolas).
O principal objetivo da pecuária é obter carne, leite, ovos, gordura, couro, ossos, penas, mel e cera, que, dependendo do caso, podem ser usados como alimentos e ou ou como matéria-prima para a indústria.
Evidenciando a importância da criação de animais para as sociedades humanas, a produção mundial de peixes em cativeiro cresceu substancialmente nos últimos anos, principalmente na Ásia.
MUNDO: PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA (2010-2021)
MUNDO: MAIORES PRODUTORES DE CARNE BOVINA (2010-2021)
Fonte dos gráficos: Brasil responderá por 17% da produção mundial de carne bovina em 2021. ágrosabêr, 30 agosto 2021. Disponível em: https://oeds.link/hAgzEp. Acesso em: 22 fevereiro 2022.
MUNDO: MAIORES PRODUTORES DE CARNE DE FRANGO (2019)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Comumente a pecuária é associada à criação de gado e de aves com a finalidade de fornecer alimentos para a população. Explore com os estudantes a utilização dos animais para finalidades diferentes do consumo da carne. A gelatina, por exemplo, é obtida por meio de uma substância chamada colágeno, extraída dos ossos e da pele do boi. Outros exemplos são a lã feita do pelo de ovelha para a indústria têxtil e o leite destinado à fabricação de variados tipos de queijo.
Destaque as relações entre a pecuária e a agricultura, lembrando aos estudantes que os animais criados pelos seres humanos precisam de produtos da agricultura para se alimentar.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um um.
Sistemas de produção pecuária
Como estudamos na Unidade seis, há dois sistemas de produção pecuária: o extensivo e o intensivo.
Na pecuária extensiva, os animais são criados soltos em grandes áreas, com técnicas tradicionais, e se alimentam nas pastagens.
Na pecuária intensiva, os animais são confinados em estruturas planejadas, como granjas, estábulos e currais, onde recebem alimentação controlada. Nesse caso, não há necessidade de grandes extensões de terra. Em geral, a pecuária intensiva emprega técnicas modernas, como a inseminação artificial, e adota o uso de antibióticos e a aplicação de vacinas.
A pecuária no Brasil
Entre os rebanhos de grande porte, o de bovinos é o mais numeroso no Brasil e está concentrado no Centro-Sul do país. De acordo com o í bê gê É, o rebanho de bovinos em 2020 era superior a 218 milhões de cabeças. Observe no gráfico a evolução do rebanho bovino no Brasil de 1976 a 2020.
No país, a pecuária bovina é predominantemente realizada na fórma extensiva quando destinada à produção de carne ( córte) e de matéria-prima para a indústria. A pecuária intensiva, mais comum nas regiões Sudeste e Sul, é destinada principalmente à produção de leite.
A criação de suínos (suinocultura) é a terceira do país em volume de produção, atrás da avicultura e da pecuária bovina, com destaque para a criação intensiva nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A criação de aves (avicultura) é uma das atividades agropecuárias mais importantes do Brasil, onde a maior parte da produção é praticada no sistema intensivo. Nas granjas, por exemplo, os ovos são chocados por incubadoras ou chocadeiras elétricas, que possibilitam controlar a temperatura ambiente e o tempo de incubação. A alimentação das aves é controlada e constituída somente de rações que estimulam a produção de ovos, aceleram o processo de crescimento para o abate e ajudam a prevenir doenças.
BRASIL: EVOLUÇÃO DO REBANHO BOVINO (1976-2020)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
É importante que os estudantes associem as práticas extensivas de pecuária à necessidade de utilizar grandes áreas, o que ocasiona, muitas vezes, o desmatamento para a formação de pastagens, além de conflitos com populações que ocupam originalmente as terras.
Durante a abordagem desse conteúdo, é fundamental que os estudantes compreendam a prática da criação de animais como atividade realizada por civilizações antigas e possam analisar as mudanças pelas quais passou no decorrer do tempo. A criação de aves é um bom exemplo das transformações das técnicas utilizadas, do sistema produtivo e das relações de trabalho.
Reforce que os seres humanos, ao dominar determinadas técnicas, criam condições para alterar o tempo de produção natural – nesse caso, dos ovos.
É possível, ainda, analisar o gráfico desta página com os estudantes, pedindo a eles que identifiquem o período em que a evolução do rebanho bovino se intensificou no país.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um um.
Sugestão para o estudante:
í bê gê É. Censo Agropecuário. Disponível em: https://oeds.link/zb9qdE. Acesso em: 11 abril 2022.
Nas publicações do Censo Agropecuário, feito pelo í bê gê É, é possível ter acesso às informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as características da produção, como práticas agrícolas, uso de agrotóxicos, agricultura orgânica e utilização das terras. Sugerimos que você acesse a plataforma com os estudantes para explorar os dados disponíveis.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
- Quais são os elementos naturais fundamentais para o desenvolvimento da agricultura? Explique.
- Quais são os tipos de produção agrícola existentes? Explique.
- Quais são os principais sistemas de produção pecuária? Explique.
- Indique a atividade econômica relacionada a cada um dos seguintes produtos.
- Cana-de-açúcar.
- Carne de frango.
- Petróleo.
- Látex.
- Carne de porco.
- Carvão mineral.
- De acordo com o mapa “Brasil: principais culturas produzidas (2016)”, faça, em seu caderno, uma lista de produtos que são cultivados na unidade da federação em que você vive.
- Observe o mapa e responda.
PLANISFÉRIO: USO DA TERRA (2015)
- Cite dois países que possuem maior porcentagem de áreas cultivadas.
- Cite dois países onde é baixa a porcentagem de áreas cultivadas.
- Observe a fotografia e responda.
- A imagem mostra um exemplo de agricultura extensiva ou intensiva? Justifique sua resposta.
- Considerando a escala de produção, como podemos classificar o modelo de agricultura apresentado na fotografia?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero seis gê ê zero seis (atividade 7)
- ê éfe zero seis gê ê um zero (atividades 6 e 7)
- ê éfe zero seis gê ê um um (atividades 1 e 7)
Respostas
- Relevo, clima, solos e água. O relevo pode facilitar ou dificultar a prática agrícola. Em áreas planas, a mecanização e o escoamento da produção são facilitados. O clima determina os cultivos adequados para cada área, pois algumas culturas se desenvolvem melhor em locais quentes, enquanto outras, em locais frios. Os solos podem ser mais férteis, o que também ajuda no desenvolvimento da atividade agrícola. A falta ou o excesso de água pode inviabilizar a agricultura.
- Agricultura familiar e agricultura comercial ou agronegócio. A agricultura familiar tem como base a mão de obra familiar. É praticada em pequena escala de produção e em pequenas propriedades, com técnicas tradicionais ou rudimentares ou com o emprego de insumos, como fertilizantes e agrotóxicos. Pode ser de subsistência quando a produção é essencialmente voltada para suprir as necessidades alimentares da família. A agricultura comercial é praticada em grande escala para abastecer grandes mercados nacionais e internacionais; emprega máquinas e tecnologia; utiliza fertilizantes, agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas.
- Sistemas extensivo e intensivo. Na pecuária extensiva os animais são criados soltos em grandes áreas, com técnicas tradicionais, e se alimentam em pastagens. Na pecuária intensiva os animais são confinados em locais como granjas, estábulos e currais, onde recebem alimentação controlada. Esse sistema não requer grandes extensões de terra e em geral emprega técnicas modernas, como a inseminação artificial.
4. a) Agricultura. b) Pecuária. c) Extrativismo mineral. d) Extrativismo vegetal. e) Pecuária. f) Extrativismo mineral.
5. Resposta pessoal.
6. a) Pode-se citar: Nigéria, Uganda, Índia, Bangladesh, Paquistão, Tailândia, França, Polônia, Ucrânia, Lituânia, Romênia, Hungria. b) Pode-se citar: Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Mongólia, Papua-Nova Guiné, Nova Zelândia, Islândia, Noruega, Turcomenistão, Jordânia, Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Mauritânia, Argélia, Líbia, Egito, Chade, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Congo, Gabão, Angola, Namíbia, Botsuana, Somália.
7. a) Agricultura intensiva, porque se observa o uso de maquinário agrícola para a produção em larga escala. b) Agricultura comercial ou agronegócio.
Ser no mundo
Agricultura na cidade: as hortas urbanas
Quando pensamos em espaço urbano, quais elementos da paisagem vêm à nossa cabeça? Edifícios, casas, ruas, avenidas, carros, pessoas. As áreas verdes de uma cidade são geralmente pouco lembradas, muito menos aquelas destinadas ao cultivo de alimentos.
O espaço urbano é primeiramente associado às atividades industriais, comerciais, de serviços, enquanto relacionamos o predomínio das atividades agrícolas ao espaço rural.
No entanto, o espaço urbano em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil, vem ganhando novas funções com o cultivo de hortas em terrenos ociosos ou embaixo de grandes linhas de energia elétrica, por exemplo.
Leia o texto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ( fáo) sobre hortas no perímetro urbano.
Segurança alimentar e nutricional
O cultivo de frutas e hortaliças nas cidades e seus arredores aumenta a oferta de produtos frescos e nutritivos e melhora o acesso econômico dos pobres aos alimentos.
reticências
A horticultura urbana e periurbana ajuda as cidades em desenvolvimento a enfrentar desafios. Primeiro, contribui para o fornecimento de produtos frescos, nutritivos e disponíveis o ano todo. Segundo, melhora o acesso econômico dos pobres aos alimentos quando a produção familiar de frutas e hortaliças reduz os gastos com alimentos e quando os produtores obtêm renda com as vendas.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA. Criar cidades mais verdes. [Roma]: fáo, 2012. Disponível em: https://oeds.link/S0o5X2. Acesso em: 14 abril 2022.
As hortas urbanas podem ser encontradas em vários países. Leia sobre a experiência realizada em Detroit, nos Estados Unidos.
Bairro renasce das cinzas com agricultura urbana nos Estados Unidos da América
Moradores de North End, na castigada Detroit, se uniram para criar o primeiro bairro urbano agrícola do país, que alimenta gratuitamente duas mil famílias
Você já sonhou em plantar sua própria horta caseira? Pois um bairro inteiro na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, resolveu arregaçar as mangas e pôr as mãos na terra. Os moradores de North End, região central da cidade, se uniram para criar o primeiro bairro urbano agrícola dos Estados Unidos.
Projetos de horta urbana têm ganhado fôlego no país, mas em North End o negócio ganhou contornos mais radicais, baseado em um modelo alternativo de crescimento de bairros que posiciona a agricultura no centro do desenvolvimento de uso misto. O foco é unir agricultura local, residências, lazer, trabalho e todas as amenidades da vida em cidade.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Ser no mundo
Durante o trabalho com a seção, os estudantes podem aprimorar a Competência Geral da Educação Básica número 6 (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade), bem como a Competência Específica de Geografia número 2 (Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história).
Habilidade
ê éfe zero seis gê ê um zero: Explicar as diferentes fórmas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etcétera.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
O conteúdo desta seção possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Educação ambiental.
Sugestão para o estudante:
BANDEIRA, Pedro. O mistério da fábrica de livros. São Paulo: Moderna, 2010. Ao contar o que ocorre em uma fábrica de livros, o autor mostra a inter-relação entre as atividades econômicas.
Sugestão para o estudante:
ASSOCIAÇÂO de Agricultura Orgânica. Disponível em: https://oeds.link/Eub90K. Acesso em: 11 abril 2022.
Organização não governamental sobre agricultura orgânica (que não usa produtos químicos). Apresenta informações sobre horta caseira, minhocultura, plantas medicinais, alimentação saudável, entre outras.
No coração do bairro, em meio ao que antes eram casas abandonadas e terra vaga, cresce uma horta de 30 mil metros quadrados, o equivalente a quatro campos de futebol. Dessa estrutura verdejante saem trezentas variedades de vegetais frescos, que abastecem gratuitamente .2000 famílias e igrejas locais.
reticências Além do desenvolvimento da área de cultivo, a empreitada também envolveu a reforma de dois prédios da região que agora servem de centro de educação sobre agricultura urbana e projetos socioculturais voltados para a vida comunitária.
BARBOSA, Vanessa. Bairro renasce das cinzas com agricultura urbana nos Estados Unidos da América. Exame, 11 dezembro2016. Seção Mundo. Disponível em: https://oeds.link/LjFSUm. Acesso em: 14 abril 2022.
- Quais são as vantagens proporcionadas pelas hortas urbanas?
- Você vive na área urbana de um município? Se sim, há alguma horta perto de sua moradia?
- Pesquise informações sobre hortas caseiras e leve à sala de aula o material encontrado (imagens, relatos, entrevistas) para mostrar aos seus colegas.
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
1. As hortas urbanas podem proporcionar produtos frescos e nutritivos aos moradores das cidades, reduzindo os gastos com alimentação e transporte. Em geral, os alimentos cultivados nessas hortas são mais saudáveis, pois não se utilizam agrotóxicos e demais insumos químicos. Muitos produtores podem obter renda com a venda dos produtos excedentes.
O objetivo desta seção é mostrar as hortas urbanas como uma diferente fórma de uso do solo que vem ganhando espaço em muitas cidades do mundo. Levante os benefícios proporcionados por essa atividade, como a produção de alimentos mais saudáveis, o envolvimento da comunidade e a promoção de cidades mais sustentáveis, tomando como base a experiência da cidade de Detroit.
- Resposta pessoal.
- Elaboração pessoal. A atividade trabalha a observação e as entrevistas como práticas de pesquisa.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspecto da habilidade ê éfe zero seis gê ê um zero.
Questões para autoavaliação
Nesta Unidade, as questões sugeridas para autoavaliação – e que também podem, a seu critério, ser utilizadas para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes – são as seguintes:
- A realização das atividades econômicas depende da exploração de quais tipos de recurso? Como eles são utilizados?
- Como são classificados os recursos naturais?
- Quais são os três setores da economia?
- Quais são as principais fontes de energia?
- O que é extrativismo?
- Do que a agricultura depende para se desenvolver?
- Quais são os sistemas e tipos de produção agrícola?
- Que tipo de agricultura vem sendo desenvolvido no Brasil sem utilização de agrotóxicos?
- Quais são os sistemas de produção pecuária e como se caracterizam?
Glossário
- Pasteurização
- Processo de esterilizar alimentos com o objetivo de eliminar microrganismos nocivos à saúde.
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- In natura
- Em estado natural; sem processamento.
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