UNIDADE oito Indústria, comércio e prestação de serviços
Você verá nesta Unidade:
A produção dos itens que consumimos
O artesanato, a manufatura e a indústria
Como a indústria se desenvolveu nos últimos séculos
Os diferentes tipos de comércio
O setor de serviços
O crescimento do turismo
Orientações e sugestões didáticas
Apresentação
Na Unidade oito, são desenvolvidas as Unidades Temáticas da Bê êne cê cê O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do Trabalho e Natureza; ambientes e qualidade de vida.
Os conteúdos desenvolvidos estão em consonância com as seguintes Competências Gerais da Educação Básica: (1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; (2) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas; (10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Também permitem desenvolver as seguintes Competências Específicas do Componente Curricular Geografia: (1) Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (2) Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história; (5) Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
No dia a dia, consumimos alimentos, roupas, utensílios e outros produtos.
Cada um desses produtos tem uma história: muitos passaram por um longo percurso para chegar até nós; alguns vieram de outros países e, certamente, envolveram várias pessoas em sua fabricação, no transporte e no fornecimento de matérias-primas.
Você pode identificar as atividades econômicas retratadas nas fotografias de Betim e de São Paulo? Existem indústrias instaladas na região em que você mora? Que produtos são comercializados e que serviços são oferecidos nas proximidades de sua casa? Os adultos que você conhece trabalham em quais atividades econômicas?
Orientações e sugestões didáticas
Nesta Unidade
Na Unidade, abordamos a transformação da natureza para a obtenção de produtos por meio da manufatura, do artesanato e da indústria, discutindo as características e os modos de produção próprios de cada estágio.
Também são abordadas as atividades envolvidas no setor terciário, contextualizando sua expansão e sua importância econômica. Dessa fórma, busca-se explicitar as relações inerentes aos três setores da economia.
Utilize as fotografias da abertura para verificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a indústria, o comércio e os serviços, incentivando-os a levantar algumas características dessas atividades econômicas e sua relação com o espaço urbano.
São trabalhados ao longo da Unidade os seguintes Objetos de conhecimento:
- Identidade sociocultural.
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
- Atividades humanas e dinâmica climática.
CAPÍTULO 17 O artesanato, a manufatura e a indústria
Ao longo de sua evolução, o ser humano desenvolveu técnicas para transformar os recursos naturais para suprir suas necessidades de sobrevivência e para atender a seus interesses econômicos.
O desenvolvimento dos métodos de transformação dos recursos naturais já passou por diferentes estágios, dando origem ao artesanato, à manufatura e à indústria. O artesanato é conhecido há milhares de anos e foi o principal sistema de produção até o surgimento da manufatura, que reorganizou a fórma como o trabalho era feito até então.
O crescimento das manufaturas e o avanço das tecnologias permitiram o surgimento da indústria. A partir da Revolução Industrial ocorreram mudanças profundas não apenas na maneira de produzir os bens, mas também no espaço geográfico e na organização das sociedades em todo o mundo.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
O desenvolvimento técnico permitiu ao ser humano se apropriar da natureza e utilizá-la de acordo com as suas necessidades.
Neste Capítulo trabalhamos o processo de transformação da natureza para a obtenção dos produtos que utilizamos no cotidiano, permitindo que os estudantes visualizem a proximidade entre o conteúdo e a própria vivência. Ainda neste Capítulo serão contextualizadas as condições de produção e as relações de trabalho com base no desenvolvimento tecnológico e científico no segundo setor.
A abordagem das transformações nas atividades econômicas e nas fórmas de produzir possibilita desenvolver o tema contemporâneo Trabalho.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis gê ê zero dois: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
ê éfe zero seis gê ê zero seis: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
ê éfe zero seis gê ê zero sete: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
ê éfe zero seis gê ê um um: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
ê éfe zero seis gê ê um três: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etcétera.).
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero dois, ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Texto complementar
Neste trecho, o antropólogo Ricardo Lima discorre sobre as características do artesanato:
No mundo contemporâneo existe uma enorme gama de objetos que podemos definir como artesanato. reticências diríamos que o objeto artesanal é definido por uma dupla condição: primeiro, o fato de que seu processo de produção é em essência manual. reticências Segundo: a liberdade do artesão para definir o ritmo da produção, a matéria-prima e a tecnologia que irá empregar, a fórma que pretende dar ao objeto, produto de sua criação, de seu saber, de sua cultura. reticências
LIMA, Ricardo. Artesanato: cinco pontos para discussão. In: PALESTRA ARTESANATO SOLIDÁRIO/CENTRAL ARTESOL, [São Paulo], 2005. Disponível em: https://oeds.link/ycW8uF. Acesso em: 17 abril 2022.
O artesanato
A produção artesanal é a fórma mais antiga de transformação dos recursos naturais, realizada há milhares de anos por meio de processos essencialmente manuais. O artesanato foi a atividade de transformação predominante até meados do século dezesseis e ainda é praticado em todo o mundo, constituindo a principal fonte de renda de muitos artesãos e comunidades.
Roupas, panelas, ferramentas, instrumentos musicais, cadeiras, mesas e barcos são exemplos de objetos e utensílios que podem ser produzidos artesanalmente, isto é, de modo manual e com o auxílio de ferramentas simples. Nesse sistema, geralmente, o artesão realiza sozinho todas as etapas do processo de produção. Assim, na fabricação de um sapato artesanal, uma única pessoa pode executar todas as tarefas necessárias, como o córte do couro, a costura, a colagem da sola etcétera
A manufatura
Com o crescimento das cidades europeias no final da Idade Média, o artesanato não conseguia atender às necessidades cada vez maiores da população urbana em expansão.
Por volta do século quinze, na Europa, a ampliação da oferta de mercadorias para acompanhar a demanda teve como base os aprimoramentos tecnológicos e a reorganização do trabalho, possibilitando, de um lado, o surgimento de ferramentas mais complexas e as primeiras máquinas e, de outro, a divisão de tarefas entre vários trabalhadores de uma mesma unidade produtiva. Nasciam, desse modo, as manufaturas, nas quais os trabalhadores se tornaram assalariados e puderam se especializar em funções específicas, o que elevou o patamar de eficiência da produção.
Houve, então, o aumento da quantidade de mercadorias e da variedade de produtos e a diminuição do tempo de produção. Em outras palavras, produzia-se mais em menos tempo, mas o trabalho ainda era predominantemente manual.
Ainda hoje, muitos locais de trabalho se organizam como as manufaturas. Observe, na fotografia, a produção manual de um vaso de cristal em uma fábrica.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
É importante que os estudantes percebam que todos os produtos que utilizam no cotidiano têm trabalho humano envolvido na sua produção.
O conteúdo desta página possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Na Unidade anterior foi possível estudar a agricultura por meio da apropriação da natureza e do emprego de técnicas específicas. Agora, estimula-se a compreensão acerca das transformações de matéria-prima em objetos que permeiam o cotidiano, discutindo as origens dos produtos e analisando, criticamente, os processos produtivos.
Questione os estudantes a respeito da produção do material escolar, de roupas, mochilas e qualquer outro objeto que esteja à disposição deles no momento. Propomos algumas perguntas norteadoras: “Você sabe a origem da sua mochila?”, “Ela pode ter sido confeccionada manualmente ou foi produzida em uma indústria?”, “Qual foi a matéria-prima utilizada?”, “Quais são as diferenças no processo de produção de uma mochila feita por artesãos ou industrialmente?”.
Aproveite as fotografias disponíveis para perguntar se os estudantes já viram atividades como as retratadas. Se a escola estiver inserida em um polo industrial ou em uma área em que parte das atividades econômicas estão ligadas à manufatura e ao artesanato, explore esses temas.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero dois, ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Sugestões para o professor:
VIVES, Vera de. A beleza do cotidiano. In: RIBEIRO, Berta êti ól O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional do Folclore, 1983.
Artigo que destaca o papel do artesão tradicional como guardião da identidade cultural de um povo.
Vêber, Max. História geral da economia. Tradução: Calógeras A. Pajuaba. São Paulo: Mestre Jou, 1968.
Livro em que o autor aborda a história da economia desde a Antiguidade, destacando o surgimento do capitalismo moderno.
Lugar e cultura
As panelas de barro de Vitória
Em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, a arte de confeccionar panelas de barro é uma herança das culturas indígenas tupis-guaranis que tem sido transmitida por várias gerações. As mulheres compõem a maior parte das pessoas envolvidas nessa atividade e repassam esse saber no meio familiar, principalmente para as filhas.
As panelas são peças fundamentais da culinária típica do estado, pois nelas são preparadas e servidas as tradicionais moqueca e torta capixabas.
Para realizar a produção, as paneleiras, como são conhecidas as artesãs, recolhem argila do Vale do Mulembá e do manguezal do bairro de Goiabeiras, ambos situados no município de Vitória. Atualmente, essa prática é realizada de maneira sustentável.
A preservação do mangue é fundamental para a manutenção dessa tradição, que garante às artesãs um meio de sobrevivência. Além de constituir uma importante atividade econômica do município de Vitória, o trabalho das paneleiras está culturalmente enraizado no modo de vida da população envolvida.
A modelagem da cerâmica é feita manualmente, com o auxílio de ferramentas simples. Em seguida, as peças são deixadas ao sol para secar e depois são polidas. Após a secagem e o polimento, as artesãs realizam a queima das peças em uma fogueira. Essa fase garante que o barro se transforme em cerâmica, adquirindo resistência, principalmente em relação à água. Sem a queima, a panela racha e se desmancha quando molhada. A etapa final é a de impermeabilização.
Desde 2002, o ofício de fazer panelas de barro é reconhecido nacionalmente como um bem cultural de natureza imaterial e titulado como Patrimônio Cultural Brasileiro.
- Qual é a origem da tradição das panelas de barro no Espírito Santo?
- Por que a preservação dos mangues de Vitória é importante para a população envolvida na produção das panelas de barro?
- Além do barro, que outros materiais podem ser usados na fabricação de utensílios domésticos? Como esses materiais são obtidos?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Esta seção possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Diversidade cultural.
Aproveite para reforçar com os estudantes que o artesanato muitas vezes é erroneamente associado apenas à confecção de itens decorativos ou adereços. Também são feitos de modo artesanal peças de vestuário, móveis, bebidas, alimentos e até mesmo fogões a lenha, entre outros.
É importante destacar as diferenças entre as relações de trabalho envolvidas no artesanato e as estabelecidas com o surgimento da indústria.
Com base na leitura do texto, os estudantes poderão identificar e pesquisar algum artesanato característico do município, unidade federativa ou região onde moram. Com a orientação do professor de Arte, poderão também criar algumas peças artesanais características do lugar onde moram. Esta proposta trabalha com o estudo de recepção como prática de pesquisa.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero dois e ê éfe zero seis gê ê um um.
Respostas
- Trata-se de uma tradição indígena tupi-guarani que foi transmitida de geração em geração ao longo dos séculos.
- Porque os mangues são os locais de onde se extrai a matéria-prima utilizada na produção das panelas de barro, atividade que representa um meio de sustento para as famílias envolvidas.
- Resposta pessoal. O intuito da questão é fazer o estudante refletir sobre a utilização e a origem de produtos básicos no seu cotidiano. Podemos encontrar utensílios domésticos fabricados com madeira, alumínio, plástico e vidro, entre outros materiais. Em geral, a matéria-prima utilizada é obtida por meio do extrativismo ou da agropecuária. A madeira para fabricação de talheres, por exemplo, é obtida por meio do extrativismo vegetal ou da silvicultura. O alumínio, o plástico e o vidro são materiais já transformados, mas sua matéria-prima é obtida por meio do extrativismo mineral (bauxita, petróleo e areia). O couro é obtido por meio da pecuária.
Sugestão para o estudante:
ARTESANATO, talento e tradição na ponta dos dedos. Caminhos da Reportagem. Produção: Mariana Dib Fabre e Naitê Almeida. Repórter: Manuela Castro, [Brasília, ]: Distrito Federal ê bê cê tevê Brasil, 2014. Duração: 52 . Disponível em: minutos https://oeds.link/Fo0vXk. Acesso em: 11 abril 2022.
A reportagem traz as histórias de diferentes artesãos de várias regiões do Brasil, contando como produzem seus trabalhos, e mostra a importância dessa atividade na vida de cada um.
A indústria e as revoluções industriais
Com o aumento da demanda, as oficinas manufatureiras começaram a investir em novas tecnologias de produção, o que levou ao desenvolvimento de equipamentos como a máquina a vapor e o tear mecânicoglossário .
A introdução cada vez maior de máquinas nas oficinas manufatureiras europeias provocou uma revolução na produção de mercadorias. Foi assim que, no século dezoito, surgiu a indústria moderna, atividade econômica que aprofundou a divisão do trabalho e alterou a essência da produção manual para a mecanizada, com o emprego de máquinas movidas, de início, pela fôrça do vapor gerado com a queima de carvão mineral. A difusão da produção industrial também consolidou o trabalho assalariado e a fabricação em massa de mercadorias padronizadas.
A partir do século dezoito, a industrialização continuou se desenvolvendo com sucessivos aprimoramentos tecnológicos e novas fórmas de organizar o trabalho, configurando diferentes fases da Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial
A revolução no modo de produzir mercadorias processadas teve início na Inglaterra, na segunda metade do século dezoito, e ficou conhecida como Primeira Revolução Industrial. O destaque nesse período foi a indústria têxtil.
A partir da Primeira Revolução Industrial, a influência do desenvolvimento científico e tecnológico se estendeu para além da produção de bens, transformando, por exemplo, os sistemas de transportes e de comunicações e as relações sociais.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O tópico sobre indústria e revoluções industriais possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Texto complementar
A respeito da divisão social do trabalho, Karl Marx pontua que:
A divisão do trabalho na sociedade se processa através da compra e venda dos produtos dos diferentes ramos de trabalho, a conexão dentro da manufatura, dos trabalhos parciais se realiza através da venda de diferentes forças de trabalho ao mesmo capitalista que as emprega como fôrça de trabalho coletiva. A divisão manufatureira do trabalho pressupõe concentração dos meios de produção nas mãos de um capitalista, a divisão social do trabalho, dispersão dos meios de produção entre produtores de mercadorias, independentes entre si.
MARX, Karl. O capital: Crítica da Economia Política. décima terceira edição Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1989.Livro uma. volume um. página 407.
Segunda Revolução Industrial
A partir da segunda metade do século dezenove, a industrialização já havia se expandido para a França, a Alemanha, a Rússia, o Japão e os Estados Unidos, ameaçando a hegemoniaglossário inglesa. Iniciava-se uma nova fase da produção nas indústrias, que ficou conhecida como Segunda Revolução Industrial.
A nova etapa da industrialização caracterizou-se pelo advento da eletricidade, pela invenção do motor a combustão, do automóvel, do telefone e do telégrafo, inovações tecnológicas que possibilitaram um grande aumento da produção industrial.
Na Segunda Revolução Industrial, o carvão mineral foi, em grande medida, substituído pelo petróleo, que se tornou a fonte de energia mais usada no mundo. Observe, na fotografia 1, a extração de petróleo nos Estados Unidos. As indústrias petroquímica, siderúrgica e automobilística superaram em importância a indústria têxtil. Desse modo, o minério de ferro, o aço e o petróleo tornaram-se mais importantes que as matérias-primas têxteis (algodão, lã etcétera).
A especialização do trabalhador ampliou-se com a criação da linha de montagem, na qual cada operário realiza uma tarefa específica e complementar à dos demais. Observe, na fotografia 2, os trabalhadores em torno da linha de montagem em uma fábrica de automóveis.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Peça aos estudantes que analisem as fotografias presentes nesta página para observar as transformações causadas pelas revoluções industriais na paisagem e refletir sobre as consequências delas para a dinâmica climática. É esperado que consigam apontar a transformação na paisagem não apenas com as indústrias, mas também com o aumento na produção de veículos em razão do desenvolvimento da indústria automobilística.
Retome os temas tratados na Unidade anterior e proponha-lhes que reflitam a respeito dos impactos ambientais provocados pela exploração de novas fontes de energia. O objetivo é que os estudantes compreendam a evolução dos meios de produção em razão dos avanços tecnológicos, analisando criticamente as consequências ambientais atreladas a esse desenvolvimento.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis, ê éfe zero seis gê ê um um e ê éfe zero seis gê ê um três.
Texto complementar
No trecho a seguir, o teórico fréderique ênguels (1829-1895) explica as consequências do desenvolvimento do método de produção de ferro.
Foi sobretudo a produção de ferro que cresceu reticências com esse método, que consiste em extrair o carvão misturado com o ferro no processo da fusão e que os ingleses chamam de puddling, abriu-se todo um novo campo à produção de ferro. Foram construídos altos-fornos cinquenta vezes maiores que os precedentes, simplificou-se a fusão do mineral com a ajuda de foles de ar quente e assim foi possível produzir um ferro a um preço tão baixo que uma grande quantidade de objetos, antes fabricados com madeira ou pedra, passou a ser feita com ferro.
ênguêl frederíc. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução: B. A. xúman. São Paulo: Boitempo, 2010. página 55.
Terceira Revolução Industrial
A partir da década de 1970, o desenvolvimento da eletrônica e da informática iniciou uma nova fase da indústria. Conhecida como Terceira Revolução Industrial, ela se caracteriza pela grande importância da tecnologia avançada ou de ponta, pelo uso do silício (material de origem mineral empregado na fabricação de placas de computador) e pela substituição da mão de obra humana por robôs e outros sistemas automatizados. Observe a fotografia.
Nessa fase da industrialização, passa a se destacar o desenvolvimento das telecomunicações e da biotecnologia, além da busca por fontes alternativas de energia, como a nuclear, a solar e a eólica.
A partir das últimas décadas do século vinte, foram criados novos polos industriais no mundo. Muitas fábricas de empresas sediadas em países ricos, que passaram pelos primeiros estágios da industrialização, transferiram-se para países, até então, considerados subdesenvolvidos. Apesar das economias mais frágeis, esses países se tornaram atraentes aos investimentos industriais estrangeiros pela grande disponibilidade de mão de obra barata e pela presença de fontes abundantes de matérias-primas e recursos energéticos.
PLANISFÉRIO: REALOCAÇÃO DA INDÚSTRIA
Ler o mapa
• Ao observar o mapa, podemos dizer que a atividade industrial é bem distribuída entre os países? Onde estão localizadas as principais regiões industriais?
Orientações e sugestões didáticas
Resposta
Ler o mapa: Apesar de toda a sua evolução e expansão, a indústria é uma atividade concentrada em determinados países ou regiões. Os principais polos tradicionais estão nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão, Coreia do Sul, parte da Rússia e da Austrália. Há polos emergentes na Índia, na China e em Taiwan. Em parte do Brasil, por sua vez, encontra-se uma região classificada como polo industrial secundário emergente.
Orientações
Explique aos estudantes que a terceira fase da Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica, não ocorre de maneira homogênea entre os países. O processo de industrialização em países com economia menos desenvolvida ou em desenvolvimento se deu de fórma tardia e muitos deles ainda têm suas indústrias baseadas na produção de commodities, sendo dependentes da tecnologia importada de países com maior desenvolvimento. Assim, uma indústria localizada em um país menos desenvolvido ou em desenvolvimento costuma depender da tecnologia criada em países com maior desenvolvimento. Outro fator importante é a interdependência entre as mercadorias produzidas nessas indústrias, uma vez que a inovação de um item pode influenciar no desenvolvimento de outro.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
O trabalho humano na produção de mercadorias
Séculos XII-XIV
Artesanato
Os artesãos eram donos dos instrumentos de trabalho, dos materiais, do produto e, principalmente, do seu tempo. Eles dividiam o tempo entre o trabalho, o convívio familiar, o lazer e outras tarefas voltadas para a família. Podiam trabalhar sozinhos ou em corporações de artesãos. Em geral, produziam para o mercado local, mas também podiam vender seus artigos a algum comerciante, que os revenderia em outros lugares. O volume da produção era limitado por sua habilidade, energia ou capacidade física.
Séculos XV-XVII
Manufatura
Com as manufaturas, a produção passou a ser realizada em grandes galpões, cujos donos se tornaram proprietários dos instrumentos e das matérias-primas e também patrões dos artesãos contratados como mão de obra assalariada, exercendo o controle sobre a organização e o tempo do trabalho. A produção já não se limitava ao mercado local, avançando para a escala nacional e até internacional. No entanto, o volume da produção, ainda muito dependente das tarefas manuais, continuou limitado pelo fator humano, apesar da introdução de algumas máquinas simples.
Séculos XVIII-XIX
Indústria mecanizada
A indústria mecanizada surgiu como uma evolução das manufaturas, com a introdução de motores a vapor para movimentar as máquinas, que até então dependiam da força humana, de animais, do vento ou da água. Isso aumentou a velocidade e o volume da produção, cujo desempenho não estava mais restrito à habilidade ou à condição física do artesão.
O trabalhador passou a complementar a máquina, a controlar sua velocidade e a zelar por sua manutenção.
O controle do tempo de trabalho tornou-se mais rígido: quanto menor fosse o tempo gasto na produção, mais barato seria o produto; quanto mais barato fosse esse produto, maiores seriam o volume de venda e o lucro. Analise os gráficos.
REINO UNIDO: PRODUÇÃO DE HULHA asterisco (1820 A 1900)
REINO UNIDO: PRODUTIVIDADE DA INDÚSTRIA TÊXTIL DE ALGODÃO (1829 A 1882)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
É essencial que os estudantes percebam o desenvolvimento industrial também como transformador do espaço que ocupam – transforma as relações de trabalho, de produção, de transportes, ambientais, as conexões entre as pessoas etcétera.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Texto complementar
Em seu livro Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional, o geógrafo e professor Milton Santos aborda as técnicas envolvidas na produção:
Técnicas agrícolas, industriais, comerciais, culturais, políticas, da difusão da informação, dos transportes, das comunicações, da distribuição etcétera.; técnicas que, aparentes ou não em uma paisagem, são, todavia, um dos dados explicativos do espaço. Tais técnicas não têm a mesma idade e desse modo se pode falar do anacronismo de algumas e do modernismo de outras, como, naturalmente, de situações intermediárias. Essas técnicas se efetivam em relações concretas, relações materiais ou não, que as presidem, o que nos conduz sem dificuldade à noção de modo de produção e de relações de produção.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1998. página 30.
Sugestão para o professor:
Vêber, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. quarta edição Brasília: Ed. UnB, 1991.
Esse livro destaca a relação entre economia e sociedade, abordando conceitos fundamentais da Sociologia.
1914
Indústria com linha de montagem
Em 1914, o empresário estadunidense Henry Ford aplicou um novo modelo de trabalho em sua fábrica de automóveis. O chamado fordismo racionalizou ainda mais o trabalho e, principalmente, o tempo do trabalhador, o que aumentou muito a produtividade. Esse modelo tem os seguintes princípios:
- para evitar passos desnecessários, peças e componentes devem chegar prontos para a montagem;
- as operações devem ser dispostas em sequência, em uma linha de montagem, para eliminar a perda de tempo;
- produção sem variedade, com apenas um modelo e cor;
- maior especialização do trabalhador, que realiza uma pequena parte do trabalho, de maneira repetitiva e contínua, aumentando sua eficiência nessa função.
A partir de 1970
Indústria automatizada
Nesta fase da indústria, parte dos trabalhadores é substituída por máquinas e robôs. Isso resulta em um enorme aumento da produtividade. Agora, ao contrário do que ocorria no fordismo, as empresas necessitam de trabalhadores com maior nível de escolaridade, que conheçam todo o processo de produção e façam sugestões para aumentar a competitividade da empresa.
Ler o infográfico
Depois de ler o infográfico, responda:
- Quais fatores explicam o aumento na produção de hulha no Reino Unido?
- O que aconteceu com a produtividade da indústria têxtil de algodão no mesmo período?
- Qual relação pode ser feita entre o uso de carvão mineral e a produtividade?
- Escreva, em seu caderno, um pequeno parágrafo comparando o início da indústria mecanizada ao da indústria automatizada.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Diferentemente do fordismo, na indústria automatizada, inspirada no modelo toyotista, as mercadorias são produzidas de acordo com a demanda. Assim, a produção aumenta conforme a procura é maior. Outra característica muito importante é a transformação nas relações de trabalho, uma vez que a mão de obra, agora especializada, participa de diferentes fases da produção, diminuindo a oferta de empregos no setor.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Respostas
Ler o infográfico:
- A produção aumentou pela necessidade do mineral para gerar energia para a indústria, precisamente para as máquinas a vapor.
- A produtividade aumentou vertiginosamente com a utilização das máquinas a vapor, principalmente se comparada à dos produtos manufaturados.
- O aumento da produção de carvão mineral está relacionado à necessidade do mineral para a geração de energia das máquinas industriais, movidas a vapor. Com a utilização das máquinas era possível produzir mais mercadoria em menos tempo.
- Resposta pessoal. Espera-se que o estudante indique as características de cada uma, atentando ao grau de especialização da mão de obra, ao grau de mecanização e às mercadorias produzidas.
Tipos de indústria
As indústrias podem ser classificadas segundo a fórma de produção, a quantidade e os tipos de matéria-prima e de energia utilizados, o nível de desenvolvimento tecnológico empregado e o destino da produção.
A fórma de produção
De acordo com a fórma de produção, as indústrias podem ser divididas em extrativas, de beneficiamento, de construção e de transformação.
- A indústria extrativa retira os recursos da natureza para que sejam usados por outras indústrias. A extração de minérios, a exploração de florestas e a pesca são alguns exemplos desse tipo de indústria.
- A indústria de beneficiamento processa ou refina um produto primário para que possa ser aproveitado por outras indústrias ou destinado aos consumidores finais. Essa modalidade inclui a indústria petroquímica, a de curtume (processamento do couro) e a de beneficiamento de grãos, por exemplo.
- A indústria de construção é responsável pelo planejamento e pela construção de edifícios, residências, estradas, usinas hidrelétricas, navios, pontes etcétera, usando diferentes matérias-primas.
- A indústria de transformação produz, por meio de diferentes processos de fabricação, bens variados que podem servir de insumos para outras indústrias ou ser destinados ao mercado consumidor. Os ramos de papel e celulose, têxtil e automobilístico estão entre os que compõem a indústria de transformação.
Indústria pesada e indústria leve
Considerando as características dos bens produzidos e a demanda por matéria-prima e energia, podemos dividir as indústrias em pesadas e leves.
- A indústria pesada é especializada na extração e/ou no processamento de matéria-prima. Dividida em diferentes ramos, esse tipo de indústria consome grande quantidade de energia e atua como fornecedor de materiais para outros setores industriais.
- A indústria leve produz mercadorias para abastecer os consumidores finais e demanda menos energia que a indústria pesada.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O tópico sobre tipos de indústria possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Atividade complementar
Para que os estudantes possam relacionar o conteúdo estudado à vida cotidiana, é interessante realizar uma atividade prática para que eles possam entender a importância das atividades industriais. Assim, após a caracterização dos tipos de indústria:
- Divida os estudantes em pequenos grupos, com três ou quatro integrantes.
- Solicite a eles que escolham três ou quatro itens disponíveis na sala de aula (podem ser materiais didáticos, itens eletrônicos, peças de uniforme, móveis etcétera.). Caso os estudantes encontrem dificuldades, ou se os grupos escolherem objetos iguais, sugira itens como o prédio da escola, as janelas ou a lousa.
- Peça aos grupos que pensem, escrevam e apresentem para a turma todos os processos industriais empregados na fabricação de cada item, expondo os tipos de indústria estudados que estiveram envolvidos no processo de produção desses bens. Caso seja necessário, auxilie os grupos para que o processo produtivo de cada objeto esteja bem delineado.
Os bens de produção, de capital e de consumo
Quanto ao destino da produção, as indústrias podem ser de bens de produção, de bens de capital ou de bens de consumo.
- As indústrias de bens de produção transformam a matéria-prima que está em estado bruto (por exemplo, o minério de ferro) em matéria-prima secundária (por exemplo, o aço) para ser aproveitada por outras indústrias. As mineradoras e as siderúrgicas são exemplos desse tipo de indústria.
- As indústrias de bens de capital produzem equipamentos, como máquinas, peças e motores, para outras indústrias.
- As indústrias de bens de consumo produzem bens que serão consumidos pela população. Os bens de consumo são classificados em duráveis, quando têm relativa durabilidade, como os automóveis e as geladeiras, e não duráveis, quando são de consumo ou desgaste rápido, como roupas, cosméticos e alimentos.
As indústrias tradicionais e de alta tecnologia
Do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, as indústrias podem ser classificadas como tradicionais ou de alta tecnologia.
- As indústrias tradicionais apresentam padrões tecnológicos mais antigos e equipamentos menos avançados. Algumas delas, como a indústria naval e a siderúrgica, estão passando por um processo de transformação e modernização, com o objetivo de se adaptar às novas necessidades do mercado e melhorar a produtividade.
- As indústrias de alta tecnologia são características da Terceira Revolução Industrial. No processo de produção, elas empregam mão de obra qualificada, equipamentos tecnológicos e métodos inovadores que permitem maior rendimento e produtividade. Os ramos de telecomunicações, informática, biotecnologia, engenharia aeroespacial e genética são exemplos compreendidos pelas indústrias de alta tecnologia.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Aproveitando o que foi produzido pelos estudantes na atividade complementar sugerida na página anterior, você pode utilizar os itens escolhidos e o processo produtivo descrito para explorar as diferenças entre bens de produção, de capital e de consumo. Para exemplificar as indústrias de bens de produção e de bens de capital, você poderá retomar etapas preliminares do processo produtivo dos itens utilizados naquela atividade.
Desse modo, para os bens de produção, retome o que os estudantes escreveram a respeito da indústria extrativa e das matérias-primas usadas na fabricação dos itens escolhidos para a atividade. Para os bens de capital, estimule-os a refletir sobre a fabricação das máquinas que produziram alguns dos bens analisados na atividade. Perguntas como “Como foram feitas as máquinas que produziram as roupas que vestimos?” podem guiar essa reflexão. Há exemplos abundantes de bens de consumo na sala de aula, que podem servir de exemplo sobre o tema discutido no livro: materiais didáticos, roupas, móveis, entre outros.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis.
Mundo em escalas
Para onde vai o lixo eletrônico?
Nos últimos anos, o aumento da quantidade de lixo eletrônico, causado pela alta no consumo e pela substituição rápida de equipamentos, como aparelhos celulares, por outros mais modernos, tornou-se um grave problema. Você já se perguntou onde esse material é depositado depois de ser descartado? O lixo eletrônico, composto de computadores, laptops, smartphones, tablets, baterias, eletrodomésticos, rádios e outros equipamentos elétricos e eletrônicos, pode ser depositado em qualquer lugar?
Descartados sem contrôle no meio ambiente, os restos de equipamentos eletrônicos oferecem risco para a natureza e para a população, pois, entre outros danos, podem provocar a contaminação por metais pesados e outras substâncias tóxicas. Além disso, o aumento da produção de lixo eletrônico não está sendo acompanhado pela ampliação da capacidade de reciclagem dos materiais. Sobre o tema, leia o texto e analise o gráfico.
O novo relatório sobre lixo eletrônico no mundo revela o descarte de um recorde de 53,6 milhões de toneladas em 2019. O Global E-Waste Monitor 2020, que contou com a participação da ônu, sublinha que apenas 17,4% dessa quantidade foi reciclada.
reticências
De fórma geral, o mundo gerou 53,6 megatoneladas de lixo eletrônico, uma média de 7,3 quilogramas por pessoa. O total do lixo eletrônico gerado aumentou 9,2 megatonelada desde 2014 e deve crescer para 74,7 megatonelada em 2030. Esse crescimento corresponde a quase o dobro em 16 anos.
A tendência de aumento da quantidade de lixo eletrônico deve-se principalmente às altas taxas de consumo de equipamentos elétricos e eletrônicos, ciclos de vida curtos e poucas opções de reparo.
Em termos de continentes, a Ásia liderou a produção de lixo eletrônico em 2019 com 24,9 megatoneladas. A seguir estão as Américas com 13,1 megatoneladas e a Europa com 12 megatoneladas. África gerou 2,9 megatoneladase Oceania 0,7 . megatonelada
A Europa ocupa o primeiro lugar global em termos de geração de lixo eletrônico por indivíduo, com 16,2 quilogramas. Neste parâmetro, a Oceania ficou em segundo com 16,1 quilogramas, seguida pelas Américas com 13,3 quilogramas pêr cápita.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. China e Estados Unidos lideram lista de países que mais geram lixo eletrônico. ônu News, 6 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/T8J9p3. Acesso em: 14 abril 2022.
MUNDO: PRODUÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO (2019)
- Por que os dados revelados pelo relatório sobre o lixo eletrônico no mundo podem ser considerados preocupantes?
- Quais continentes concentram a maior parte da produção de lixo eletrônico?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Esta seção possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Educação para o consumo.
Destaque aos estudantes que o descarte do lixo tem impacto global e os produtos eletrônicos, ao tornarem-se obsoletos e serem dispensados em lixo comum, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, trabalhando a Competência Específica de Geografia número 6.
O objetivo desta seção é analisar as consequências do descarte incorreto de lixo eletrônico na dinâmica climática. O consumo é realizado principalmente em países desenvolvidos, porém o descarte é feito em países periféricos. Trata-se de uma boa oportunidade para debater com os estudantes sobre a necessidade de praticar o consumo consciente e sobre as consequências do excesso de consumo ao meio ambiente.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um três.
Respostas
- Porque há um aumento da produção de lixo eletrônico e ele é altamente tóxico, gerando contaminação da natureza e das pessoas por metais pesados e outras substâncias.
- Segundo o gráfico, a Ásia era o maior gerador de lixo eletrônico em 2019 (24,9%), seguida da América (13,1%) e da Europa (12%).
Sugestão para o estudante:
Lixo Extraordinário. Direção: lucí uólquer, João Jardim e Karen rárlei. Brasil/Reino Unido, 2010. Duração: 90 minutos.
O documentário retrata a trajetória do lixo recolhido no maior aterro sanitário da América Latina, localizado em Duque de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro, até ser transformado em arte pelo artista plástico Vik Muniz.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Sobre o artesanato, responda.
- Até que época o artesanato foi a principal atividade de transformação dos recursos naturais?
- Existem atividades artesanais hoje? Qual é a sua importância?
- Como o artesão realiza o processo produtivo? Cite exemplos de produção artesanal.
- Com base no que você aprendeu sobre a história do trabalho humano na indústria, responda.
- Como ocorreu a evolução do artesanato para as manufaturas?
- Como ocorreu a evolução das manufaturas para as indústrias?
- Copie o modelo do quadro e preencha-o em seu caderno com as principais informações sobre as revoluções industriais.
Revolução Industrial |
Primeira |
Segunda |
Terceira |
---|---|---|---|
Origem |
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Principais indústrias |
|||
Fontes de energia |
|||
Matérias-primas |
- Em relação ao destino da produção, identifique os tipos de indústria descritos a seguir.
- Fabricam produtos para o consumo da população, que precisam ser repostos constantemente.
- Realizam a transformação da matéria-prima em estado bruto para que seja utilizada por outras indústrias.
- Produzem bens que serão consumidos pela população e que demoram para ser substituídos.
- Produzem equipamentos, como máquinas e peças, que serão utilizados em outras indústrias.
- Leia o texto e responda às questões.
Quando montamos os primeiros carros, o sistema consistia em reticências peças trazidas manualmente à medida das necessidades, tal como na construção de uma casa. O aumento rápido da produção nos obrigou a pensar um sistema no qual um operário não estorvasse outro. reticências
Nosso primeiro passo consistiu reticências em trazer o trabalho ao operário em vez de levar o operário ao trabalho. Hoje todas as operações se inspiram no princípio de que nenhum operário deve ter mais que um passo a dar; nenhum operário deve ter que se abaixar. reticências
Trabalhadores e ferramentas devem ser dispostos na ordem natural da operação, de modo que cada componente tenha a menor distância possível a percorrer da primeira à última fase.
FORD, Henry. Minha vida e minha obra. São Paulo: Monteiro Lobato, 1925.
- O tipo de produção descrito caracteriza que fase da Revolução Industrial?
- Que característica dessa fase o texto destaca?
6. A Revolução Industrial levou à ampliação da exploração dos recursos naturais do planeta. Para aprofundar os estudos sobre esse assunto, forme dupla com um colega de classe e pesquisem as consequências da Revolução Industrial para o meio ambiente. Façam um registro das descobertas e o apresentem aos colegas.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Identidade sociocultural.
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- A biodiversidade e o ciclo hidrológico.
- Atividades humanas e dinâmica climática.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero seis gê ê zero seis (atividades 5 e 6)
- ê éfe zero seis gê ê zero sete (atividade 2)
- ê éfe zero seis gê ê um um (atividades 1 e 6)
Respostas
-
- Até meados do século . dezesseis
- Sim. O artesanato é praticado em muitas comunidades e constitui importante fonte de renda para essas populações.
- O artesão participa de todas as etapas de produção. Na confecção de sapatos, por exemplo, desempenha o córte, a costura, a colagem etcétera.
-
- Com o crescimento urbano e populacional, a produção artesanal não conseguiu mais suprir as demandas da população. Por isso, por volta do século , os artesãos foram reunidos por negociantes em galpões, onde cada um deles executava uma etapa da produção. quinze
- Com o desenvolvimento da atividade comercial, os donos de oficinas manufatureiras passaram a investir em melhorias tecnológicas na produção. Foram introduzidos motores e máquinas a vapor que possibilitaram aumentar a produtividade. Assim, surgiu a indústria, com maior divisão de tarefas, máquinas movidas pela queima do carvão, produção em massa e trabalho assalariado.
Revolução Industrial |
Primeira |
Segunda |
Terceira |
---|---|---|---|
Origem |
Século XVIII, na Inglaterra |
Segunda metade do século XIX |
Últimas décadas do século XX |
Principais indústrias |
Têxtil |
Automobilística, siderúrgica e petroquímica |
Informática, telecomunicações, robótica e bioenergética |
Fontes de energia |
Carvão mineral |
Petróleo e hidreletricidade |
Petróleo, hidreletricidade e busca por fontes alternativas (nuclear, solar e eólica). |
Matérias-primas |
Algodão e lã |
Minério de ferro e petróleo |
Silício e petróleo |
-
- Indústria de bens de consumo não duráveis.
- De bens de produção.
- De bens de consumo duráveis.
- De bens de capital.
-
- A Segunda Revolução Industrial.
- O desenvolvimento da linha de montagem, em que os operários, organizados em uma linha de produção, realizam tarefas específicas e repetitivas.
- Espera-se que os estudantes registrem consequências como desmatamento, poluição atmosférica, esgotamento ou diminuição de determinados recursos naturais, contaminação da água, entre outras.
CAPÍTULO 18 O comércio e a prestação de serviços
O setor terciário, como estudamos na Unidade anterior, abrange as atividades de comércio e serviços, que vamos estudar no decorrer deste Capítulo.
O comércio envolve atividades de compra e venda ou até mesmo a troca de mercadorias entre pessoas físicas (em geral, no mercado de produtos usados) ou, mais comumente, entre empresas e consumidores.
Nas feiras livres, por exemplo, comercializa-se uma grande quantidade de mercadorias, que mobilizam um expressivo fluxo de pessoas. Essas feiras possibilitam o contato entre os consumidores e os comerciantes, que algumas vezes são os produtores daquilo que vendem.
Nas feiras ocorre, principalmente, a comercialização de alimentos de origem vegetal e animal, como frutas, legumes e peixes. Também podem ser encontrados utensílios domésticos, como panelas, panos de prato ou carrinhos para carregar as compras.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
O terciário é o setor econômico que apresenta maior crescimento na economia brasileira. Isso é efeito do avanço e da diversificação de serviços ligados à tecnologia e às telecomunicações e dos altos níveis de desemprego registrados recentemente no país, cuja mão de obra ociosa acaba sendo absorvida por postos de trabalho sem vínculo empregatício, geralmente situados no comércio varejista informal.
O Capítulo explora dados e conceitos que permitirão uma análise aprofundada das atividades ligadas ao comércio, aos serviços e ao turismo, contribuindo com o processo de aprendizagem dos estudantes no que se refere à interdependência dos setores econômicos.
O conteúdo deste Capítulo possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis gê ê zero sete: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
ê éfe zero seis gê ê um um: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
ê éfe zero seis gê ê um três: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etcétera.).
O comércio
No mundo atual, o comércio é uma atividade que absorve grande parcela da população economicamente ativaglossário , contribuindo de modo significativo para o desenvolvimento econômico dos países.
O comércio pode ser classificado como interno ou externo.
No comércio interno, a compra e a venda de mercadorias são feitas dentro de um mesmo país, em lojas, mercados, centros comerciais, no campo ou feiras, por exemplo.
Já o comércio externo ou internacional define-se como a compra e a venda de mercadorias entre países. Como nenhum país é autossuficiente nas matérias-primas e nos bens de produção e de consumo indispensáveis para atender as demandas da população, o comércio externo é fundamental para evitar desabastecimento.
A venda de mercadorias a compradores situados em países estrangeiros é classificada como exportação. Por sua vez, a compra de mercadorias provenientes do exterior é conhecida como importação.
O comércio internacional caracteriza-se pela ocorrência de desigualdades nas trocas comerciais entre os países. As nações com maior desenvolvimento exportam com mais frequência produtos industrializados, com maior valor agregado, e importam dos países em desenvolvimento produtos de baixo valor, como alimentos, matérias-primas e combustíveis.
PLANISFÉRIO: ESTRUTURA DAS EXPORTAÇÕES (2018)
Ler o mapa
No mapa, cada tipo de produto exportado é representado por uma faixa de cores. Quanto maior a participação nas exportações do país, mais escura é a cor da faixa em questão.
• Liste os principais tipos de produto exportados pela China, pelo Japão, pelos Estados Unidos, pelo Brasil e pelo Paraguai.
Orientações e sugestões didáticas
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Texto complementar
O texto a seguir trata do aumento das desigualdades entre os países, que se deve em parte à maneira como se estruturam as trocas comerciais entre as nações. No trecho, o cientista defende que medidas de liberalização do comércio exterior teriam como impacto o aprofundamento das disparidades socioeconômicas:
As políticas e medidas de liberalização levadas à prática sob a suposição de melhorar o desempenho econômico, longe de contribuir a uma distribuição mais equilibrada da riqueza, aprofundaram as desigualdades. Dados indicam que até na esfera da Ô cê dê É, os países que aplicaram mais estritamente tais políticas são os que também experimentaram aumento das desigualdades ( uícs, 2004). O conjunto desses fatores explica em grande medida as crescentes desigualdades de remunerações entre e intrapaíses(Cornia e côrt, 2001).
GUIMARÃES, Roberto P. Globalização, desigualdade e pobreza: a insustentabilidade socioambiental do “livre-comércio. Revista de Ciências Sociais da - púqui érre jóta, Rio de Janeiro, volume 2, página 119, 2008.
Resposta
Ler o mapa: Países europeus: manufaturas, China: manufaturas ( maior que74%), Japão: manufaturas ( maior que74%), Estados Unidos: manufaturas ( maior que74%), Brasil: manufaturas (de 20% a 49%) e Paraguai: combustíveis, minerais e metais ( derivada de74%).
Sugestão para o professor:
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. décima edição Rio de Janeiro: Record, 2003.
Obra em que Milton Santos aborda a globalização e destaca a perversidade desse fenômeno.
Comércios varejista e atacadista
O comércio está organizado em modalidades de varejo e de atacado.
No comércio varejista, as mercadorias são vendidas diretamente ao consumidor final em estabelecimentos como supermercados, hipermercados, lojas de departamentos e centros comerciais. No Brasil, nos últimos anos, verifica-se a expansão do comércio varejista informal, constituído por estabelecimentos comerciais que não pagam impostos e por vendedores ambulantes, fato impulsionado sobretudo por altas taxas de desemprego.
No comércio atacadista, as mercadorias são vendidas em grandes quantidades aos varejistas, que revendem aos consumidores finais. No Brasil, uma tendência crescente no ramo de supermercados é o surgimento de estabelecimentos que integram as modalidades de atacado e varejo, oferecendo descontos para compras em grande quantidade.
Atualmente, tanto o comércio varejista quanto o atacadista estão sendo influenciados por importantes inovações tecnológicas, principalmente nas áreas de comunicação e de informática, viabilizando a expansão dos negócios virtuais, que oferecem ao consumidor a oportunidade de adquirir mercadorias sem sair de casa, utilizando sites e aplicativos de e-commerce (comércio eletrônico). A popularização de cartões de crédito e de novas ferramentas de pagamento digital tem tornado esse tipo de comércio mais seguro e atrativo.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Enfatize que os itens comercializados, tanto no comércio varejista quanto no atacadista, foram produzidos pela agricultura, pela pecuária ou pela indústria, incluindo mercadorias que passaram pelas três atividades, como as roupas e muitos alimentos vendidos em supermercados.
Comente que o comércio eletrônico cresceu nos últimos anos e teve um salto ainda maior com a pandemia de Covid-19 desde 2020. O distanciamento social exigido no começo da pandemia fez com que muitas pessoas passassem a utilizar essa fórma de comércio ou a trabalhar nessa atividade. É importante ressaltar também que o comércio eletrônico gera uma série de transformações nas atividades de logística e de transporte, implicando inclusive transformações na paisagem decorrentes da construção de galpões logísticos para atender à demanda crescente.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete.
A prestação de serviços
Em comparação a outros setores da economia, o de prestação de serviços – que compreende áreas diversas, como saúde, educação, transporte e lazer – vem apresentando crescimento acentuado na oferta de empregos nas últimas décadas e se diversificando, principalmente nos países mais industrializados.
O setor terciário passou a absorver trabalhadores que anteriormente atuavam na agropecuária (setor primário) e na indústria (setor secundário), que substituíram parte da mão de obra pelo uso de novas tecnologias. Apesar do crescimento do setor de serviços, a abertura de vagas de trabalho formal não acompanha o número de trabalhadores disponíveis, tornando o desemprego inevitável.
Além da mecanização da agricultura e da automação industrial, outros fatores explicam a expansão das atividades relacionadas à prestação de serviços. Em alguns países, o aumento da renda de parte da população elevou o poder de compra e fez crescer a procura por serviços como turismo e lazer.
O desenvolvimento da informática e das telecomunicações nas últimas décadas também proporcionou uma enorme expansão de serviços relacionados à internet, à telefonia móvel (celular), aos jogos digitais, por exemplo, e à organização do cotidiano por meio de aplicativos e inteligência artificial.
A internet e os aplicativos de celular também propiciaram o surgimento de empresas que oferecem alternativas a determinados serviços tradicionais, como os de hotelaria, transporte e entregas, criando mecanismos que buscam conectar diretamente prestadores de serviços a consumidores.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Você pode pedir aos estudantes que indiquem atividades econômicas ligadas à prestação de serviço existentes no município onde vivem. Se julgar pertinente, abra um debate a respeito dos impactos ambientais provenientes dessas atividades. Até esse momento, os estudantes assimilaram os possíveis impactos dos setores primário e secundário e podem não associar danos ambientais ao setor terciário, a princípio, por não ser tão visíveis quanto os dos dois primeiros.
Após elencarem as atividades que compõem o setor de serviços, pergunte o que é necessário para sua manutenção. Um shopping center, um grande supermercado, um hospital, postos de combustível e grandes empresas, por exemplo, utilizam grande quantidade de energia elétrica, combustíveis fósseis e de água, e produzem muito lixo e poluição.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um três.
A terceirização
Empresas da indústria e do comércio passaram a terceirizar diversas atividades e etapas do processo produtivo. A terceirização tem crescido em razão das condições proporcionadas pelo avanço da tecnologia e por mudanças nas leis trabalhistas. Atualmente, cada vez mais pessoas prestam serviços a distância, muitas vezes trabalhando em casa. Com a pandemia de Covid-19 e a consequente necessidade de distanciamento social, houve esforços para organizar o trabalho remoto de funcionários de uma grande variedade de empresas, muitas das quais, identificando uma oportunidade de economia de custos, decidiram instituir essa opção como definitiva.
É também comum algumas empresas contratarem outras empresas para a prestação de serviços especializados, como os de limpeza, segurança e telemarketing. Muitas vezes, as empresas prestadoras estão sediadas em outro município ou até mesmo em outro país.
Um dos principais motivos para a crescente tendência de terceirização é a redução de custos. A criação de empresas que agrupam prestadores de serviços específicos pode facilitar a execução de determinadas atividades, além de gerar economia com o compartilhamento de equipamentos, ferramentas e estruturas de trabalho.
Observa-se ainda o crescimento do número de empresas que têm optado pela contratação de trabalhadores autônomos, sem vínculo empregatício e sem remuneração assalariada, que muitas vezes atuam em serviços temporários.
Ler o texto
Leia um texto que trata da terceirização.
A terceirização nada mais é do que a prestação autônoma de serviços. Um exemplo disso ocorre com serviços de contabilidade. Há alguns anos, as empresas costumavam ter contadores próprios para cuidar de seus balanços e contrôles financeiros. Hoje, boa parte desse trabalho é produzida por profissionais liberais (pessoas que trabalham por conta própria, sem vínculo de emprego com as empresas). Assim, o autônomo consegue trabalho e as empresas diminuem seus custos de produção.
strazacapa, Cristina; MONTANARI, Valdir. Globalização: o que é isso, afinal? segunda edição São Paulo: Moderna, 2003. página 42-43.
• Quais são os principais motivos para a terceirização de serviços? Por quem esses serviços podem ser prestados?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
A terceirização pode ser uma alternativa às empresas que pretendem reduzir os custos, uma vez que esse regime de trabalho permite contar com um funcionário que esteja ligado a outra empresa. No Brasil e no mundo, a terceirização tem crescido, estando atrelada principalmente à prestação de serviços relacionados à limpeza e à segurança. Até o ano de 2017, no Brasil, só era permitido terceirizar as “atividades meio”, sendo proibida a prática para “atividades fim”. Ou seja, um hospital, que tem por atividade fim atender os pacientes, não poderia terceirizar o serviço médico; apenas a limpeza, a manutenção e a segurança – as atividades que permitem o desenvolvimento da atividade fim. Em 2017, contudo, foi aprovada uma lei que permite a terceirização de todas as funções, gerando muitos debates e discussões na sociedade.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Resposta
Ler o texto
As empresas utilizam esse meio para reduzir seus custos. Os serviços podem ser prestados por outras empresas que aglutinam profissionais de uma mesma área, como no exemplo da contabilidade, ou por profissionais liberais que trabalham por conta própria sem vínculos empregatícios.
Atividade complementar
A fim de que os estudantes compreendam as relações envolvidas nos diferentes regimes de contratação, proponha-lhes que pesquisem informações a respeito da lei de terceirização aprovada em 2017, buscando analisar as mudanças nas relações de trabalho, assim como as vantagens e desvantagens para o empregador e o empregado. Esta atividade trabalha a análise documental como prática de pesquisa.
Depois, peça-lhes que selecionem os principais pontos para serem discutidos em sala, promovendo um debate.
Sugestão para o professor:
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Brasil). Terceirização do trabalho no Brasil: novas e distintas perspectivas para o debate. Organizador: André Gambier Campos. Brasília, Distrito Federal: ipéa, 2018. Disponível em: https://oeds.link/3bxqxL. Acesso em: 11 abril 2022.
Documento que propõe um debate a respeito da terceirização no Brasil a partir de questões como a precarização das condições de trabalho.
O turismo
Entre as atividades econômicas que constituem a prestação de serviços, o turismo tem destaque e projeção em todo o mundo. É uma atividade de grande importância econômica em muitos países, pois aumenta o consumo e a produção de bens e de serviços, gerando empregos diretos e indiretos.
Diversas atividades econômicas se beneficiam com o turismo. Os turistas consomem alimentos em restaurantes, bares e lanchonetes; usam os serviços de transporte, os hotéis e as pousadas; fazem compras no comércio local.
No mapa a seguir, percebemos que em muitos países o turismo representa entre 3% e 20% da receita de exportação de bens e serviços, e pode chegar a mais de 20% em alguns países.
PLANISFÉRIO: RECEITA DO TURISMO INTERNACIONAL (2018)
As principais razões que levam as pessoas a praticar o turismo são: lazer, compras, cultura, ciência, religião, tratamento de saúde, negócios e congressos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Analise o mapa com os estudantes e peça-lhes que reflitam sobre a fórma como o turismo influencia os países que têm mais de 20% da receita atrelada a ele. Caso o município e a unidade federativa onde a escola está localizada apresentem atividades relacionadas ao turismo, explore os motivos da atração. Se não houver forte atividade turística, questione se existem lugares, eventos ou outros elementos que poderiam servir como atrativos turísticos, mas são pouco explorados. Os estudantes podem citar alguma festa típica da região, a culinária, paisagens naturais, centros comerciais ou qualquer outro ponto que tenha relevância para eles. Por fim, pergunte sobre os impactos relacionados à chegada de turistas à região, orientando-os a considerar os aspectos econômicos, mas também as alterações que os espaços precisariam sofrer para receber uma quantidade maior de pessoas, de modo sustentável.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete.
Sugestão para o professor:
BRASIL. Ministério do Turismo. Disponível em: https://oeds.link/LBeRtc. Acesso em: 17 abril 2022. Elaborado pelo Ministério do Turismo, o site tem vários roteiros de viagem: ecoturismo, turismo rural e turismo cultural, entre outras categorias. Traz fotografias e informações sobre as atrações, além de dicas para os viajantes.
O crescimento do setor turístico
Nas duas primeiras décadas do século vinte e um, o turismo vivenciou um período de importante expansão no mundo. No Brasil, esse processo foi marcado pelo aumento de viagens domésticas (entre localidades do próprio país) e internacionais. Destacaram-se como motivos desse crescimento do turismo:
- aumento do nível de renda em alguns países, especialmente entre os considerados em desenvolvimento;
- redução no custo de passagens e ampliação de serviços turísticos direcionados a consumidores de renda média baixa;
- ampliação das opções de viagem.
O setor do turismo, no entanto, foi um dos mais impactados pela crise econômica mundial que acompanhou a pandemia de Covid-19. Com a imposição de quarentenas, regras de distanciamento social e barreiras sanitárias para conter a circulação do novo coronavírus, restringindo o deslocamento das pessoas em todo o mundo, o número de viagens caiu drasticamente desde o final de 2019. O gráfico demonstra o desempenho do turismo internacional de 2000 a 2019 e uma projeção para 2020 feita após a eclosão da pandemia.
MUNDO: CIRCULAÇÃO DE TURISTAS INTERNACIONAIS, EM MILHÕES DE PESSOAS (2000-2020)
Ler o quadro
A queda do turismo internacional
Os dados coletados durante os anos de 2020 e 2021 confirmaram as projeções a respeito do fluxo global de viajantes traçadas no início da pandemia. O declínio na atividade turística foi avassalador em todos os continentes.
O quadro apresentado possibilita a comparação entre a chegada de turistas internacionais em cada continente em 2021 e a que ocorreu em 2019, antes da pandemia. Note que, considerando a média mundial, a queda na movimentação de turistas internacionais foi de 76%.
Destino |
Variação em % |
---|---|
África |
−77 |
América |
−65 |
Ásia |
−91 |
Europa |
−69 |
Oceania |
−93 |
Mundo |
−76 |
WORLD TOURISM ORGANIZATION. WORLD TOURISM ORGANIZATION. UNWTO Tourism Recovery Tracker, apr. 2022. Disponível em: https://oeds.link/reDNZP. Acesso em: 14 abril 2022.
- Em quais continentes houve a maior redução na chegada de turistas internacionais entre 2019 e 2021?
- Em quais continentes essa redução ficou abaixo da média mundial?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Utilize o gráfico apresentado para discutir com os estudantes o crescimento do turismo nas primeiras décadas do século vinte e um e sua posterior queda com o avanço da pandemia de Covid-19. Como se trata de uma situação em andamento no momento de produção deste livro, sugere-se a busca de outros recursos para subsidiar esse debate em sala de aula, como dados estatísticos atualizados e notícias.
Se julgar pertinente, aproveite o momento também para estimular um debate sobre as transformações pelas quais passou o setor turístico ao redor do mundo em decorrência da pandemia.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um um.
Respostas
Ler o quadro:
- Na Oceania e na Ásia.
- Na América e na Europa.
Ler o infográfico
Turismo no Brasil
O desenvolvimento do turismo como atividade econômica é uma alternativa à necessidade de criar empregos, reduzir as desigualdades regionais e distribuir melhor a renda em nosso país. Em 2003, criou-se o Ministério do Turismo, com a intenção de organizar e desenvolver a atividade no país.
A diversidade natural, cultural e histórica e a hospitalidade do povo caracterizam o Brasil como um país de grande potencial para o turismo.
Nos gráficos, você conhecerá alguns dados sobre a atividade turística no Brasil antes do início da pandemia de Covid-19.
BRASIL: CHEGADA DE TURISTAS POR VIAS DE ACESSO (2019)
- Liste alguns motivos pelos quais o Brasil é considerado um país com bom potencial para o turismo.
- Quantos turistas internacionais visitaram o Brasil em 2019?
- Observe o gráfico “Brasil: chegada de turistas por vias de acesso (2019)” e responda.
- Qual foi o meio de transporte mais utilizado pelos turistas internacionais que vieram ao Brasil em 2019?
- Na sua opinião, por que esse meio de locomoção é o mais utilizado?
- O que significa dizer que o turismo é uma “indústria sem chaminé”?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Professor, oriente os estudantes na leitura dos diversos gráficos presentes neste infográfico: a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil entre 2011 e 2019 é mostrada por meio de um gráfico de linha; o número de desembarques de voos nacionais e internacionais, em cada região, é representado por um conjunto de elementos pictóricos no formato de pequenas malas; a chegada de turistas por diferentes vias de acesso é representada por barras verticais. A correspondência de cores deve auxiliar a comparação dos dados regionais apresentados.
Além dos dados apresentados, comente sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 no fluxo turístico nacional e internacional ao Brasil. É possível discutir também os possíveis efeitos da diminuição das atividades turísticas para a economia das diferentes regiões de acordo com o número de visitantes até 2019, representado no infográfico.
Texto complementar
Neste texto, a geógrafa Bertha Becker contextualiza o crescimento do turismo:
reticências a expressão madura do turismo pressupõe a moderna sociedade capitalista. Foi no século passado, a partir da ampliação da escala da acumulação de capital e das inovações da tecnologia de transporte, com a ferrovia e a navegação a vapor, que grupos sociais puderam gastar dinheiro com o turismo tal como nós hoje entendemos tal atividade. E surgem então os primeiros agentes e companhias dedicados a organizar a atividade. A promoção de atividades turísticas torna-se, gradativamente, uma nova fronteira de acumulação, centrada num novo produto, capaz de agregar-se aos espaços produtivos preexistentes de acumulação capitalista, sem competir diretamente com eles.
BECKER, Bertha. Políticas e planejamento do turismo no Brasil. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, volume 1, número 1, página 1-7, 2001.
Respostas
Ler o infográfico:
- A receptividade do povo, além de locais com grande diversidade natural, cultural e histórica.
- Em 2019, entraram cêrca de 6,3 milhões de turistas no Brasil.
-
- O transporte aéreo.
- Resposta pessoal. Espera-se que o estudante indique que esse tipo de transporte, apesar de mais caro (em geral), possibilita deslocamentos mais rápidos e a longas distâncias.
- Comparado à atividade industrial, o turismo tende a causar menos impacto para o meio ambiente e gera emprego e renda.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um um.
O infográfico possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Trabalho.
Em prática
Interpretação de imagens de satélite
As fotografias aéreas e as imagens de satélites são usadas para medições (fotogrametria) e para interpretação da área registrada (fotointerpretação) por um grande número de profissionais, como cartógrafos, geógrafos, geólogos, urbanistas, agrônomos, entre outros, o que amplia a importância desse recurso.
Para interpretar essas imagens é necessário observar as características dos elementos registrados, que nos permitem identificar os aspectos da área retratada. No estudo de áreas urbanas, podemos destacar alguns elementos que auxiliam a análise e o planejamento do espaço urbano. Leia as informações do quadro.
Elementos da paisagem |
Como aparecem na fotografia |
---|---|
Lagos e rios |
Superfícies lisas e escuras. Podem aparecer pontes, docas e portos. |
Área industrial – fábricas, pátios ferroviários, portos, galpões de estocagem |
Formas geométricas, com elementos retilíneos e/ou curvos. |
Centro comercial – prédios de escritórios, hotéis |
Formas compactas, prédios altos (geralmente com grandes sombras). |
Área de recreação – parques, pistas de corrida, arenas esportivas, praças |
Grandes áreas cobertas com grama, caminhos sinuosos, pistas ovais, lagos, edifícios com formas e tamanhos variados. |
Área residencial e comercial – edifícios, lojas, shoppings |
Construções baixas (com pequenas sombras), ruas com padrão retangular, construções espaçadas. |
• Com base no quadro, identifique os elementos da paisagem presentes na área urbana retratada.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
A seção tem como pré-requisito a habilidade ê éfe zero cinco gê ê zero oito, trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano).
Caso os estudantes encontrem dificuldades, auxilie-os na interpretação dos elementos da imagem de satélite.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um um.
Resposta
O parque se destaca na paisagem, na porção central da imagem. É possível notar que o parque é rodeado de construções, muitas das quais abrigam espaços destinados à saúde. No canto inferior direito, é possível identificar outra área arborizada, onde está instalado um hospital.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Qual é o tipo de atividade econômica descrito em cada item? . um Transformação da matéria-prima em outros bens ou em objetos úteis aos seres humanos. . dois Conjunto de atividades que visa a atender necessidades como transporte, lazer, educação e saúde. . três Atividade que abrange a venda e a compra de mercadorias.
- Transcreva as frases em seu caderno, substituindo as lacunas pelos termos corretos.
- Os principais clientes do comércio lacuna são os lacuna, que compram as mercadorias em grandes quantidades para revendê-las ao lacuna final.
- O comércio varejista lacuna no Brasil está ligado ao aumento do lacuna. Essa fórma de comércio é praticada sem o pagamento de lacuna.
- A venda de ferro, açúcar, carne bovina e soja representa uma grande parte das lacuna brasileiras. Já a compra de produtos eletrônicos de outros países representa grande parte das lacuna do Brasil. Essas são características do comércio lacuna brasileiro.
- Responda às questões sobre o turismo.
- Como um país pode ser beneficiado com o turismo?
- Cite três atividades econômicas que se beneficiam com o turismo.
- Como alterações na dinâmica climática podem interferir no turismo em diferentes partes do mundo?
- Faça uma pesquisa e indique lugares turísticos do Brasil onde há:
- praias limpas e com paisagens atrativas;
- arquitetura histórica;
- cavernas ou sítios arqueológicos;
- trilhas e campings em parques ecológicos;
- turismo rural;
- turismo religioso.
- A Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. Localizada em Paris, começou a ser construída em 1887 e foi inaugurada para a comemoração do centésimo aniversário da Revolução Francesa, ocorrida em 1789. Observe as imagens e responda às questões.
- O que a Torre Eiffel significa para a atividade turística em Paris?
- Que tipo de indústria foi responsável pela materialização da torre, de acordo com a classificação por fórma de produção?
- Pesquise informações sobre um monumento no Brasil que seja um importante ponto turístico e descubra a origem do principal material utilizado em sua construção.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
- Biodiversidade e ciclo hidrológico.
- Atividades humanas e dinâmica climática.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero seis gê ê zero sete (atividade 5)
- ê éfe zero seis gê ê um um (atividades 1 e 5)
- ê éfe zero seis gê ê um três (atividade 3)
Respostas
1. um. Indústria. dois. Prestação de serviço. três. Comércio.
-
- Os principais clientes do comércio atacadista são os varejistas, que compram as mercadorias em grandes quantidades para vendê-las diretamente ao consumidor final.
- O comércio varejista informal no Brasil está ligado ao aumento do desemprego. Essa fórma de comércio é praticada sem o pagamento de impostos.
- A venda de ferro, açúcar, carne bovina e soja representa uma grande parte das exportações brasileiras. Já a compra de produtos eletrônicos de outros países representa grande parte das importações do Brasil. Essas são características do comércio externo brasileiro.
-
- O turismo estimula o comércio e a prestação de serviços, contribuindo para a criação de empregos e a geração de renda.
- Possíveis respostas: comércio, serviços de hospedagem, alimentação e transportes.
- Espera-se que os estudantes reconheçam que o clima influencia as atividades turísticas. Assim, determinados tipos de turismo podem mudar ou mesmo deixar de acontecer se houver uma mudança radical do clima.
- Respostas pessoais. Esta atividade trabalha a observação, a tomada de nota e a construção de relatórios como práticas de pesquisa.
A proposta de pesquisa pode despertar o interesse dos estudantes pelas atividades econômicas, culturais e de lazer praticadas em sua região. As diferentes modalidades de turismo podem, por exemplo, estimular sua curiosidade pela história da unidade federativa ou do país e ampliar seus conhecimentos sobre parques, programas e atividades ecológicas.
-
- A Torre Eiffel é uma das atrações turísticas mais importantes de Paris, fundamental para a receita turística local.
- A indústria de construção.
- Resposta pessoal. Pode-se citar o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A principal matéria-prima utilizada em sua construção foi a pedra-sabão, originária de Minas Gerais.
Para refletir
Como identificar características de paisagens transformadas?
Uma das principais regiões industriais do mundo está situada na Europa central, no vale do rio Reno.
Toda a região vivenciou uma forte efervescência econômica durante a Primeira Revolução Industrial, em razão da presença de grandes reservas minerais e energéticas, matérias-primas imprescindíveis para o desenvolvimento desse setor. Esse processo implicou transformações sociais e profundas alterações na paisagem.
Atualmente, toda a região passa por um processo de modificação das atividades econômicas e industriais, o que ocasiona novas alterações na paisagem. É o caso do vale do rio rúr, um afluente do Reno, onde, recentemente, foram encerradas as atividades de exploração do carvão mineral.
Leia um texto sobre a região.
Durante quase 200 anos, a região no oeste alemão foi o centro industrial do país. Hoje, várias ruínas industriais são usadas como centros culturais.
Quando em fins de 2018 a última mina, de nome Prosper-Haniel, for fechada, a Alemanha selará o fim da era da exploração de carvão no país. Durante quase 200 anos, ou seja, desde o início do século 19, o Vale do rúr, situado no estado da Renânia do Norte-Vestfália, permaneceu sendo o centro industrial da Alemanha e uma das regiões industriais mais importantes do mundo.
Ali produzia-se aço e eram construídas máquinas, armas e locomotivas – tudo isso em centenas de minas. Um lugar onde era extraído o minério que possibilitou a industrialização: o carvão mineral. Em 1956, quase meio milhão de pessoas trabalhavam na indústria da mineração no Vale do rúr. Em 2019, depois do fechamento da última mina, serão apenas trezentaspessoas – as responsáveis pelos processos de encerramento da extração mineral no lugar.
lorrãn stéfãn. Reutilização de instalações industriais no Vale do rúr. Tradução: Soraia Vilela. Copyright: Goethe-Institut. Publicação original: siteGoethe-Institut, janeiro. 2016. Seção Cultura. Disponível em: https://oeds.link/x3QtQA. Acesso em: 14 abril 2022.
1. Quais características presentes no texto e na imagem ilustram as transformações da paisagem decorrentes do processo de industrialização?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Para refletir
Em consonância com as Competências específicas de Geografia da Bê êne cê cê, a seção auxilia o estudante a: (1)Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (2) Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades
ê éfe zero seis gê ê zero seis: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
ê éfe zero seis gê ê zero sete: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
Orientações
O objetivo desta seção é identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano por meio do processo de industrialização. Com base no texto e nas imagens sobre as transformações ocorridas no trecho alemão do vale do rio Reno, os estudantes poderão discutir como as paisagens podem ser transformadas, priorizando novas áreas destinadas ao uso social, como centros culturais, museus, áreas de lazer e práticas esportivas. Se existirem áreas no município onde a escola está inserida que passaram por mudanças de uso do espaço, compartilhe com os estudantes.
Observação
O conteúdo desta seção possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Educação ambiental.
Resposta
1. A paisagem que anteriormente abrigava os elementos naturais da planície do rio Reno passou a apresentar um grande centro industrial, com diversas fábricas e chaminés emitindo gases poluentes decorrentes da queima do carvão mineral, principal matriz energética da região. Além disso, a região abrigava, em 1956, quase meio milhão de pessoas trabalhando na indústria, que também residiam no vale.
O vale do Ruhr, na Alemanha, abriga a maior concentração demográfica e as principais cidades industriais do país, tais como Dortmund, Duisburg e Essen. Nas últimas décadas, com a passagem da economia baseada na indústria pesada para a alta tecnologia e para atividades ligadas à prestação de serviços, as paisagens características da indústria sofreram novas transformações. Leia, agora, outro trecho do mesmo texto abordando a reutilização das instalações e paisagens.
Instalações industriais transformam-se em centros socioculturais
reticências as minas e outras instalações industriais continuam exercendo um papel importante na região. Tanto os gasômetros (recipientes enormes de gás natural) quanto os altos-fornos para produção de aço e as torres para extração de carvão, todas essas antigas instalações industriais, entre elas duzentas e noventa e seis minas, vêm sendo reutilizadas desde o fim dos anos 1970 como centros culturais.
Os exemplos mais conhecidos disso são a Zeche Zollverein, a Jahrhunderthalle de Bochum e o Landschaftspark do Norte de Duisburg. reticências
A Jahrhunderthalle de Bochum é conhecida sobretudo como séde dos espetáculos da Trienal do Ruhr, um festival internacional de artes. Diversos projetos e apresentações são desenvolvidos levando em consideração a arquitetura espetacular dos monumentos industriais. reticências Uso semelhante tem o Landschaftspark do Norte de Duisburg – um amplo espaço destinado antigamente à produção de aço e usado hoje principalmente como parque de lazer e diversão.
reticências
Os moradores da região do Vale do Ruhr estimam os conceitos de uso cultural das antigas instalações industriais e minas, mesmo que isso acabe não solucionando os problemas da região reticências. Mesmo assim, a valorização e o apreço pelo próprio passado cultural, ou seja, pela singular cultura industrial local, só vêm a fortalecer a autoestima da região.
lorrãn stéfãn. Reutilização de instalações industriais no Vale do Ruhr. Tradução: Soraia Vilela. Copyright: Goethe-Institut. Publicação original: siteGoethe-Institut, janeiro 2016. Seção Cultura. Disponível em: https://oeds.link/x3QtQAl. Acesso em: 14 abril 2022.
- As paisagens já transformadas pelas pessoas podem adquirir novos usos e novas características? Como podemos identificar características das paisagens transformadas?
- Você considera que o Parque Paisagístico do Norte de Duisburg é um exemplo que pode ser utilizado em outras regiões que passam por processos semelhantes?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- Sim. As mudanças econômicas e sociais transformam as paisagens e imprimem novas características decorrentes dos usos.
- Resposta pessoal. A criação do Parque Paisagístico do Norte de Duisburg teve como objetivo transformar uma área de industrialização antiga, situada no oeste da Alemanha, em um local de uso público e coletivo, com centros culturais, museus, áreas destinadas ao lazer e práticas esportivas etcétera. Tal mudança teve impacto positivo para a população da região.
Questões para autoavaliação
Nesta Unidade do livro, as questões sugeridas para autoavaliação – e que podem ser utilizadas, a seu critério, para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes – são as seguintes:
- Como o desenvolvimento de máquinas de produção em série aumentou a produção de mercadorias?
- Como a intensificação da divisão do trabalho passou a caracterizar a indústria?
- O que levou às revoluções industriais?
- Por que o comércio e os serviços passaram a absorver grande parte da mão de obra anteriormente empregada na indústria?
- Qual é a importância do uso da informática para o comércio e os serviços?
Glossário
- Tear mecânico
- Máquina destinada à produção de tecidos.
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- Hegemonia
- Domínio; supremacia de um povo sobre outros.
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- População economicamente ativa (PEA)
- Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( í bê gê É), trata-se do grupo de habitantes aptos a trabalhar como mão de obra para os setores produtivos, considerando trabalhadores empregados ou que estão em busca de emprego.
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