UNIDADE seis Regiões polares
Orientações e sugestões didáticas
Apresentação
Esta Unidade relaciona-se às seguintes Unidades Temáticas da Bê êne cê cê: Conexões e escalas, Natureza, ambientes e qualidade de vida.
A Unidade trabalhará as seguintes Competências Gerais da Educação Básica: (2) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas; (7) Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Os conteúdos trabalhados no texto principal, nas seções e nas atividades buscam favorecer o desenvolvimento das seguintes Competências Específicas do Componente Curricular Geografia: (1) Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (2) Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história; (3) Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza; e (7) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidário.
A região ártica, no extremo norte do planeta, não constitui um continente, pois a maior parte é formada pelo oceano Glacial Ártico. Essa região do oceano e das terras que o circundam é muito rica em recursos naturais.
A Antártida, no extremo sul da Terra, é um continente gelado, sem população permanente e rico em recursos naturais. O continente é protegido pelo Tratado da Antártida, que permite apenas a sua exploração científica.
Devido a essas condições adversas à ocupação humana, essas regiões sofreram menos interferência direta na paisagem do que as demais, porém fenômenos ocorridos em outras áreas do mundo podem lhes causar graves impactos.
Que tipos de pesquisa você acha que são desenvolvidos na Antártida e com que objetivos? Quais podem ser os recursos naturais nas regiões polares? Por que certos países se interessam por tais recursos?
Você verá nesta Unidade:
Características físicas da região ártica e do continente antártico
População e atividades econômicas da região ártica
Problemas ambientais no Ártico e no continente antártico
Disputas territoriais e atividades científicas na Antártida
Orientações e sugestões didáticas
Nesta Unidade
Esta Unidade focaliza as regiões polares do planeta: o Ártico e a Antártida. Essas regiões têm sido muito afetadas pelas mudanças climáticas, e as consequências disso atingem todo o planeta.
O primeiro Capítulo da Unidade apresenta as características gerais do Ártico, como os aspectos físico-naturais, as atividades econômicas, as riquezas minerais e o modo de vida de povos tradicionais, como os inuítes, que habitam a Groenlândia e as terras setentrionais do continente americano. O aquecimento global e suas consequências para o ambiente polar e sua população também são abordados.
O segundo Capítulo desta Unidade trata da Antártida, o continente gelado do Hemisfério Sul, destacando sua importância para o planeta e para a humanidade. Alvo de disputas territoriais, a Antártida é protegida por um tratado internacional que restringe o uso do território às pesquisas científicas.
A primeira imagem de abertura da Unidade retrata uma vila inuíte na Groenlândia. Além dos inuítes, outros povos tradicionais habitam a região ártica, entre eles os sami, que vivem no norte da Escandinávia.
A segunda imagem mostra a Estação Antártica Comandante Ferraz. A base de pesquisa do Brasil, inaugurada na ilha Rei George em 1984, sofreu um incêndio que destruiu grande parte de suas instalações e paralisou suas atividades em 2012. Reconstruída por uma empresa chinesa, foi reaberta em 2020 para os cientistas e pesquisadores, que atualmente desenvolvem nos laboratórios da estação vários projetos de pesquisa nas áreas de meteorologia, biociências, microbiologia e química.
São trabalhados ao longo da Unidade os seguintes Objetos de conhecimento:
- Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
- Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
CAPÍTULO 13 A região ártica
O Ártico é circundado por terras e mares que se estendem do Círculo Polar Ártico até o Polo Norte. Essa região é constituída por gigantescas banquisas e pelas terras setentrionais da América, da Europa e da Ásia. O mar, cuja profundidade chega a mais de .4000 metros, permanece coberto de gelo praticamente o ano todo.
O clima polar, além de intensamente frio, é seco, com ventos constantes, apresentando índices de precipitação, em fórma de neve, inferiores a 300 milímetros por ano.
O inverno dura mais de seis meses, com temperaturas que variam entre –20 graus celsius e –50 graus celsius.
A Tundra – composta principalmente de liquens e musgos, que conseguem sobreviver no pérmafróst (tipo de solo formado de terra, gelo e rochas) – é a única formação vegetal que consegue se desenvolver nessas condições.
ÁRTICO: DIVISÃO POLÍTICA E RECURSOS MINERAIS
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Este Capítulo apresenta as características físico-naturais e alguns dos aspectos populacionais e econômicos do Ártico. Destacam-se os impactos ambientais do aquecimento global e os problemas que geram em escala local e planetária. Um conjunto de imagens relacionadas ao degelo do Ártico possibilita aos estudantes compreender e avaliar a dimensão desses problemas.
Ressaltam-se também os interesses de países e de grandes empresas que exploram ou pretendem explorar os recursos minerais e energéticos da região. Nesse contexto, coloca-se em foco a conexão entre o acirramento das disputas geopolíticas e a redução da calota polar, à qual se deve a abertura de novas rotas marítimas na zona polar.
Habilidade trabalhada ao longo deste Capítulo
ê éfe zero oito gê ê zero cinco: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
População e atividades econômicas
A maioria dos habitantes da região ártica possui características dos povos mongóis, como os inuítes, os lapões, os samoiedos e os iacutos.
Os inuítes habitam áreas do Alasca, do norte do Canadá e também da Groenlândia, dedicando-se principalmente à caça e à pesca. Têm por tradição formar grupos de caça, ainda hoje uma importante atividade econômica para esse povo. Os lapões são um povo do norte da Escandináviaglossário (Lapônia), cujas principais atividades econômicas são a caça, a pesca e o pastoreio nômade de renas.
Além da exploração dos recursos pelos povos nativos, há a extração de madeira e recursos minerais por empresas dos países da região.
Na Groenlândia (possessão da Dinamarca), principal centro pesqueiro da região, existe um porto especialmente construído para atender ao transporte e à comercialização do pescado. Nessa imensa ilha ártica, também se extraem chumbo, zinco e tungstênio. Até 1987, também se extraía criolita, cuja existência só era conhecida na Groenlândia. Recentemente, foi encontrada uma jazida na Amazônia brasileira.
Nas regiões do Mar de Barents, do Alasca (Estados Unidos) e do nordeste da Sibéria (Rússia), a pesca também constitui atividade econômica importante.
A extração de madeira é feita no vale do rio Mackenzie, no Canadá, nos fiordes setentrionais da Noruega e em regiões vizinhas da Finlândia.
Nas áreas setentrionais da Rússia e na região da Escandinávia, além da criação de renas, existem indústrias ligadas ao aproveitamento da carne, da pele e dos chifres desses animais.
Em meados do século vinte, as riquezas minerais da região ártica, especialmente o petróleo, passaram a ser vistas com interesse por diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Islândia, Suécia, Rússia, Dinamarca, Finlândia e Noruega, que instalaram bases militares e empresas públicas e privadas no Ártico, buscando explorar suas reservas de petróleo e gás natural.
A exploração desses recursos naturais envolve riscos ambientais para o mundo todo. O grande fluxo de pessoas que chegam para trabalhar na construção da infraestrutura necessária às atividades econômicas extrativistas gera profundas alterações na paisagem e nos costumes dos povos nativos. Várias cidades surgiram na região para acomodar os imigrantes, modificando o ambiente com a construção de vias de transporte e plataformas petrolíferas.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este tópico aborda o tema contemporâneo Trabalho. Os conteúdos da página oferecem também uma oportunidade para o desenvolvimento do tema contemporâneo Diversidade cultural. O texto complementar indicado pode enriquecer o trabalho com esse tema, bem como a realização de uma pesquisa sobre os povos tradicionais do Ártico. Caso considere essa sugestão conveniente, proponha aos estudantes que façam a atividade em pequenos grupos, utilizando a revisão bibliográfica e a análise documental como práticas de pesquisa.
Observação
Os conteúdos desta página possibilitam trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco.
Texto complementar
Leia o texto a seguir, sobre os sami ou lapões.
Os Sami, anteriormente conhecidos como Lapões, têm vivido no Círculo Ártico da Europa por milhares de anos. Estima-se que agora existam cêrca de 80 mil deles, a maior parte dos quais vive no extremo norte, na região de Sápmi (Lapônia), que se estende por quatro países – Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia. Alguns se estabeleceram mais ao sul, nomeadamente em Oslo e em Estocolmo.
Esse povo indígena criou um Conselho Sami que lhes permite pensar, juntos, sobre o futuro de sua nação além das fronteiras nacionais, o que nunca os impediu de se sentirem como um só povo. Eles sempre tiveram a notável capacidade de incorporar a modernidade, embora permanecendo enraizados na tradição. reticências
reticências o melhor recurso dos Sámi é o seu conhecimento tradicional. Com um vocabulário preciso e detalhado, seu conhecimento sobre a neve e o metamorfismo lhes permite monitorar constantemente a condição das pastagens. reticências
Como especialistas em mudança climática, os Sámi baseiam sua resiliência em seus conhecimentos e em suas práticas, mesmo que sua capacidade de ação seja limitada pela severidade das mudanças mundiais.
ROUÉ, Marie. Os Sámi de jóquimóqui: desafio à modernidade. Correio da Unesco. Brasília, Distrito Federal: Unesco, 2019. Disponível em: https://oeds.link/epaBrv. Acesso em: 9 abril. 2022.
Sugestão para o professor:
SÁMI blâd. Direção: Amanda quérnel. Produção: Nordisk Film prodâkshan. Suécia, 2016. Duração: 113 minutos.
Filme que retrata a Suécia de 1930 por meio da história de uma garota sami. Na época, os lapões eram discriminados, sofrendo vários preconceitos, também por falarem a própria língua.
Problemas ambientais no Ártico
A calota da região ártica é menos espessa que a da Antártida.
A fina espessura do gelo e do pérmafróst torna o Ártico uma região extremamente vulnerável ao aumento da temperatura causado pelo aquecimento global. Naturalmente, a região ártica sofre retração da cobertura de geleiras durante os meses de verão, quando as baixas temperaturas ficam menos severas e parte do gelo descongela. Porém, com a elevação das temperaturas médias do planeta, o recuo das geleiras no Ártico tende a se intensificar ano após ano.
O Ártico está entre as regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas estimuladas pelas atividades humanas, mas as consequências nocivas desse fato abrangem o planeta como um todo. A mais dramática consequência desse fenômeno é a elevação do nível dos oceanos em escala global pelo acréscimo de água proveniente do descongelamento das geleiras – grande parte delas presente no Ártico. Na imagem de satélite a seguir, você observa o Ártico em um momento de grande recuo das geleiras.
Localmente, os problemas também são graves, colocando em risco a fauna, que é muito dependente das condições ambientais determinadas pelas baixas temperaturas, e também as comunidades humanas tradicionais, que veem suas fontes de recursos naturais ameaçadas.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
O tema contemporâneo Educação ambiental pode ser desenvolvido com base nas informações apresentadas neste tópico.
Texto complementar
O texto a seguir apresenta informações de um estudo sobre o descongelamento do pérmafróst no Ártico.
Um tipo de permafrost tem deixado os pesquisadores especialmente preocupados: os cêrca de 20% que contêm imensos depósitos de gelo sólido. Parte desse gelo se formou quando a água percorreu os solos e congelou ao atingir o permafrost. Alguns foram criados ao longo de milhares de anos durante os invernos árticos, quando o solo se contraía e rachava adotando um padrão poligonal. Na primavera, a água derretida preenchia essas fendas, que posteriormente voltavam a congelar. Com o tempo, o gelo enterrado se transformou em enormes aberturas envoltas em permafrost. reticências
E elas podem se desfazer rapidamente. Quando o permafrost se desintegra, o gelo enterrado também derrete. À medida que a água é drenada, ela transporta calor que propaga o degelo, deixando para trás túneis e bolsas de ar. O solo afunda para preencher essas cavidades, criando depressões na superfície que se enchem de água da chuva e água derretida. A água deixa piscinas mais fundas e desgasta suas margens de gelo, até que poças se transformam em lagoas e lagoas se transformam em lagos. Isso faz com que mais solo aqueça e mais gelo derreta.
reticências
Todo o degelo do permafrost leva a emissões de gases de efeito estufa. Mas água parada intensifica a ameaça. O gás que borbulha da lama sem oxigênio no fundo de lagoas e lagos não é apenas dióxido de carbono, mas também metano, que é 25 vezes mais potente como gás de efeito estufa do que o cê ó. A ecologista dois , da Universidade do Alasca, mede o metano proveniente dos lagos do Ártico há duas décadas. Seus últimos cálculos, publicados em 2018, sugerem que novos lagos criados pelo degelo abrupto podem quase triplicar as emissões de gases de efeito estufa esperadas para o quêiri uálter éntoni . pérmafróst
reticências
uélchi, creigui. Permafrost do Ártico está descongelando em ritmo acelerado, e consequências são para todos. National Geographic Brasil, 25 agosto. 2019. Disponível em: https://oeds.link/m6Wj3c. Acesso em: 9 abril. 2022.
O degelo do Ártico em imagens
Na sequência, você observa registros fotográficos que revelam alguns problemas ambientais relacionados à elevação das temperaturas no Ártico.
Ler as fotografias
- O que vem provocando o aumento das temperaturas no Ártico e quais são os principais impactos gerados no meio ambiente?
- O que você acha que pode ser feito para evitar ou minimizar esses impactos?
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
A leitura deste infográfico envolve a abordagem do tema contemporâneo Educação ambiental.
Respostas
Ler as fotografias:
- O aumento das temperaturas no Ártico vem sendo provocado pelas mudanças climáticas. Os principais impactos são: o acelerado derretimento da calota polar; a emissão de quantidades significativas de gás metano na atmosfera, gerado pelo armazenamento de matéria orgânica, e a consequente intensificação do efeito estufa; a perda do hábitat de espécies da fauna e da flora local; e o aumento global do nível dos oceanos.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes indiquem que a diminuição da emissão dos gases que compõem o efeito estufa poderá contribuir para evitar ou reduzir os impactos ambientais que estão ocorrendo em virtude do aumento das temperaturas no Ártico. Para isso, os países devem atender às exigências estabelecidas pelo Acordo de Paris, que visam manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2 . grauscélsius
Mundo em escalas
Uma nova fronteira
A exploração econômica do Ártico por povos não autóctones tem um longo histórico predatório. A pesca e a caça de mamíferos marinhos, como a baleia e a morsa, da qual se retiram os dentes de marfim, começaram a ocorrer intensamente nessa área no século dezenove.
O petróleo e o gás passaram a ser explorados comercialmente no Mar de Beaufort, na década de 1970, apesar de todas as dificuldades ocasionadas pelo gelo e pelo frio intenso.
Com a diminuição da calota polar, novas áreas do Ártico puderam ser exploradas. Estima-se que o subsolo do oceano abrigue cêrca de 20% a 25% das reservas de petróleo do mundo. Esse fato pode alterar a relação de fôrças dos países no cenário internacional. Os governos e as grandes companhias petrolíferas já investem pesadamente nessa área.
As fotografias a seguir mostram mudanças na paisagem do Ártico relacionadas aos impactos climáticos observados na Noruega.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Peça aos estudantes que comparem as duas fotografias e que compartilhem o que observaram. Eles devem reparar que a diferença mais evidente entre as imagens é a quantidade de gelo: em uma das fotografias, a geleira impede a visão das montanhas ao fundo; na outra, é possível enxergá-las. Chame a atenção dos estudantes para as datas das duas fotografias (1918 e 2002) e incentive-os a levantar hipóteses acerca dos fatores envolvidos no processo de descongelamento das geleiras, como o aquecimento global.
Converse com os estudantes sobre as novas possibilidades de exploração do Ártico resultantes do derretimento da calota polar.Estimule-os a se posicionar a esse respeito, apontando os aspectos positivos ou negativos. Como pontos positivos, eles podem ressaltar a possibilidade de exploração das terras e dos minérios, além da abertura de novas rotas marítimas. Como negativos, podem indicar as mudanças no clima, o aumento do nível dos oceanos, a extinção de espécies que vivem no ambiente polar e os prejuízos às populações tradicionais do Ártico.
Observação
Os conteúdos desta seção possibilitam trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco.
Atividade complementar
Divida a turma em pequenos grupos e peça que realizem uma pesquisa de imagens que possibilitam comparar o “antes” e o “depois” do derretimento das calotas polares. Explique aos estudantes que esse tipo de conteúdo pode ser encontrado em revistas e em sites, o que lhes possibilitará exercitar a revisão bibliográfica e a análise documental como práticas de pesquisa. Apesar de a Antártida ser estudada apenas no próximo Capítulo, a pesquisa pode contemplar também esse continente. Oriente os grupos a buscar exemplos variados, como fotografias e imagens de satélite, que fazem o acompanhamento do derretimento ao longo de vários anos. Um conjunto de fotografias de um mesmo local em épocas distintas seria muito interessante, pois possibilitaria observar a diminuição gradual do gelo.
Os estudantes também podem ampliar a pesquisa para outras consequências do degelo polar, como textos e dados apontando a extinção de espécies nessas regiões.
Ao final, combine com a turma uma data para a apresentação dos resultados e peça que preparem cartazes com desenhos, fotografias, mapas, dados quantitativos e qualitativos etcétera. Assim organizado, o evento será uma ótima oportunidade para trabalhar a oralidade e a argumentação.
Novas rotas marítimas
A redução da calota polar ártica abre duas novas rotas marítimas entre o Atlântico e a Ásia: uma através da passagem Norte-Oeste pelo arquipélago canadense e outra pela passagem Norte-Leste ao longo da costa ártica russa.
Entretanto, nem todos aprovam o domínio do Ártico pelos países que são banhados por esse oceano. A China, que realiza pesquisas científicas na região, também cobiça essas águas internacionais.
Algumas pretensões são veementemente contestadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, que afirmam que essas águas devem ser internacionais, permitindo o fluxo de todas as embarcações. Apesar da extensa legislação internacional que regulamenta o direito dos países sobre as águas territoriais, os interesses econômicos conflitantes geram tensões, cabendo à ônu auxiliar no estabelecimento de novos limites, ou na avaliação e na mediação de possíveis divergências.
Os grandes cruzeiros tomam o Ártico
O degelo do Ártico por causa do aquecimento global está abrindo novas rotas comerciais marítimas que eram impensáveis há uma década. A empresa norte-americana de cruzeiros de luxo Crystal Cruises está nos últimos preparativos logísticos para a estreia reticências da primeira viagem entre Anchorage (Alasca) e Nova iórque pela remota Passagem do Noroeste. O percurso, se tudo correr bem, irá durar 32 dias.
reticências
O acadêmico máicol báiers foi um dos convidados para este primeiro cruzeiro pelo Ártico canadense. Recusou porque considera a viagem “perversa”. “É organizar uma viagem para ver espécies pelo simples fato de você saber que elas não estarão lá daqui a uma década”, diz ele, descrevendo isso como “turismo de extinção”. “Os viajantes devem saber que irão a um lugar destruído pela mudança climática.”
reticências
Segundo a Guarda Costeira do Canadá, não chegam a 10 os pequenos cruzeiros que transitaram pela legendária passagem desde 2009. O Serenity se diferencia deles por transportar mais passageiros do que a população das comunidades costeiras por onde passará, todas elas muito pobres. “É uma ironia”, acrescenta Báiers, antevendo um impacto social importante na região se os grandes cruzeiros proliferarem. reticências
POZZI, Sandro. Os grandes cruzeiros tomam o Ártico. El país, 22 maio 2016. Disponível em: https://oeds.link/FqHXjJ. Acesso em: 25 março. 2022.
- Quais conflitos internacionais ocorrem no Ártico atualmente?
- Quais principais atividades econômicas estão sendo exploradas no Ártico?
- Qual impacto poderá ser gerado nas comunidades costeiras locais com a passagem de grandes cruzeiros pelo Ártico?
- De que modo é possível analisar o desenvolvimento econômico e o quadro ambiental nessa região?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- Atualmente, o Ártico é alvo de disputa territorial entre grandes potências. O domínio da região pertence aos países banhados pelo oceano Ártico, como Canadá, Rússia, Dinamarca. Com a redução da calota polar e o crescimento do interesse econômico das últimas décadas na região, muitos países defendem que as águas do Ártico sejam internacionais, pois também querem explorar seus recursos naturais, como petróleo e gás natural, desenvolver pesquisas etcétera.
- A pesca e a caça a mamíferos marinhos, a exploração de petróleo e gás, o transporte de mercadoria e o turismo de luxo por novas rotas marítimas.
- De acordo com o acadêmico máicol báiers, a passagem dos cruzeiros poderá provocar um impacto social nas comunidades costeiras locais, em virtude das grandes diferenças entre o modo de vida de turistas e o dessas populações.
- Espera-se que os estudantes percebam como o desenvolvimento econômico e a situação do meio ambiente nessa região são movimentos contraditórios. O degelo no Ártico abre novas perspectivas de exploração mineral e novas atividades, como o turismo. Se forem desenvolvidas com respeito ao meio ambiente e às populações locais, essas atividades econômicas podem até gerar algum benefício, uma vez que há populações muito pobres, de acordo com o texto. Porém esse degelo é consequência do aquecimento global, um processo que pode se tornar devastador nas próximas décadas, por mudar a dinâmica natural do Ártico. Entre os resultados dessa mudança estão a extinção de espécies e os impactos no modo de vida das populações tradicionais, além da transformação do clima e suas regulações em escala global.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
1. Leia o texto a seguir.
A produção de petróleo e gás nos campos do norte da Noruega declinou na década passada. Em compensação, no período, foram descobertas importantes novas áreas de exploração de petróleo e gás no Ártico norueguês, localizadas ao longo da fronteira marítima com a Rússia, com possibilidades de exploração. Dessa fórma, as empresas petrolíferas passaram a se preparar para migrar para as regiões árticas.
• Qual é o significado geopolítico da exploração de petróleo no Ártico norueguês?
2. Leia o trecho de reportagem a seguir e, depois, responda à questão proposta.
Situação de indígenas e inuítes do Canadá segue alarmante, diz ônu
A situação dos indígenas e dos inuítes canadenses continua alarmante, apesar dos esforços do governo do Canadá para melhorar a vida desse grupo
Depois de uma viagem de nove dias pelo Canadá, o informante especial da ônu para os Povos Indígenas, James Anaya, avaliou que as medidas tomadas para reparar os erros históricos e para tirar as populações autóctones de sua pobreza extrema foram “insuficientes”. “Apesar das medidas positivas, persistem importantes desafios”, declarou Anaya em uma entrevista coletiva.
“De tudo o que constatei, consegui concluir que o Canadá enfrenta uma situação de crise, quando se trata de povos indígenas”, acrescentou. “A brecha em termos de bem-estar entre os povos autóctones e o restante da população não diminuiu nos últimos anos”, insistiu o representante da ônu.
breibént, márc. Situação de indígenas e inuítes do Canadá segue alarmante, diz ônu. Hoje em dia, 15 outubro. 2013. Disponível em: https://oeds.link/dd9rHk. Acesso em: 27 março. 2022.
• Que situação descrita na reportagem a população inuíte do Canadá tem enfrentado?
3. Observe o mapa e responda à questão a seguir.
PAÍSES ENVOLVIDOS NA DISPUTA TERRITORIAL DO ÁRTICO
• Quais países travam a disputa territorial do Ártico? Quais são os interesses desses países?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objeto de conhecimento
• Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Habilidade
São trabalhados aspectos relacionados à habilidade:
• ê éfe zero oito gê ê zero cinco (atividades 2 e 3)
Respostas
- Os interesses econômicos levam os países que têm águas territoriais no Ártico a intensificar a exploração da região e acentuam a disputa de outros países por hegemonia e recursos naturais.
- De acordo com o texto, os inuítes do Canadá vivem em situação de pobreza extrema. Em relação ao restante da população do país, recebem tratamento desigual e devem sofrer com a discriminação e o descaso de governos, apesar da tentativa de reverter essa situação. As medidas tomadas para a reparação de erros históricos foram insuficientes e esses povos permaneceram marginalizados, excluídos do desenvolvimento e do bem-estar social do país.
- Os países que são banhados pelo oceano Ártico – Estados Unidos, Dinamarca, Canadá, Rússia e Noruega – travam uma disputa para poder explorar os recursos naturais além dos limites de mar territorial estabelecidos pelo acordo internacional, isto é, duzentas milhas marítimas. É importante lembrar que outros países que não têm a soberania sobre esse território, como a China, também reivindicam a possibilidade de exploração. Os principais interesses desses países são: a exploração de recursos minerais, como o petróleo e o gás natural, e o contrôle de novas rotas marítimas. A leitura do mapa para resolver a atividade possibilita trabalhar saberes geográficos como a extensão, a delimitação e a localização.
CAPÍTULO 14 Antártida: o continente gelado
Com uma área aproximada de ..14000000 quilômetros quadrados, a Antártida é o quarto continente em extensão territorial e corresponde a cêrca de 10% das terras emersas do globo terrestre. O continente é banhado pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, além do oceano Glacial Antártico.
O continente é formado por duas grandes regiões: a Antártida oriental e a Antártida ocidental, delimitadas pelos montes Transantárticos, uma cadeia montanhosa com 4 mil quilômetros de extensão. A Antártida oriental corresponde à superfície emersa mais extensa. Na Antártida ocidental, de menor extensão, localiza-se a península Antártica, onde estão instaladas bases de pesquisas científicas de diversos países.
O gelo recobre cêrca de 98% da superfície do continente antártico. A cobertura de gelo pode atingir mais de 4 quilômetros de espessura em determinados pontos, formando grandes camadas conhecidas por geleiras continentais ou inlândsis.
A Antártida é o local mais frio do planeta: no inverno, as temperaturas no interior ultrapassam os 80 grauscélsius negativos. O clima polar da região é dos mais severos: frio e seco, com índices pluviométricos inferiores a 50 milímetros anuais. A vegetação, escassa devido ao frio intenso, é marcada pela presença da Tundra, principalmente no litoral.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
A disputa pela região antártica e por seus recursos naturais
[locução] Olá! Neste áudio, vamos falar sobre a região antártica e seu continente gelado.
Você sabia que esse foi o último continente a ser descoberto e que suas difíceis condições ambientais nunca permitiram que fosse permanentemente habitado?
E quais são as disputas geopolíticas que envolvem a região?
[locução] Bem, apesar de o continente antártico nunca ter sido efetivamente ocupado, sete países – Argentina, Chile, Austrália, França, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido – já reivindicaram, entre 1908 e 1940, a posse de partes dele.
A região passou a ser alvo de disputas territoriais entre diversos países.
[locução] Para conter essas disputas territoriais, em 1959 foi firmado o Tratado da Antártica, que entrou em vigor em 1961.
Esse tratado determinou o uso da região para fins pacíficos, impedindo qualquer atividade militar no continente, estabeleceu o livre intercâmbio de pesquisas científicas e proibiu novas reclamações territoriais, sem, todavia, anular as já existentes.
O tratado ainda permitiu que Rússia e Estados Unidos requeiram territórios no futuro.
[locução] Mas por que motivo tantos países estão empenhados em adquirir a posse do território gelado?
Embora o ambiente antártico seja praticamente inabitável, há muitos interesses estratégicos envolvendo essas terras, o que inclui a posse de recursos naturais como água, animais e possíveis reservas minerais.
[locução] Com base no Tratado da Antártica, surgiram três convenções para regular a exploração de recursos naturais: a Convenção para Conservação das Focas Antárticas, a Convenção para Conservação dos Recursos Marinhos Vivos Antárticos e a Convenção para Regulação de Atividades sobre Recursos Minerais Antárticos.
Esta última não chegou a ser ratificada pelos países participantes do tratado.
[locução] A Convenção para Conservação das Focas Antárticas foi assinada em 1972, em Londres, e entrou em vigor em 1978, sendo revista em 1988.
Ela estabelece limites para a caça de todas as espécies de focas nativas do continente.
As focas antárticas foram caçadas principalmente por causa de sua pele e chegaram à beira da extinção já no século XIX, devido à matança indiscriminada.
[locução] A Convenção para Conservação dos Recursos Marinhos Vivos Antárticos, em vigor a partir de 1982, discutiu principalmente a pesca do krill na região.
[locução] Na convenção, concluiu-se que, embora a população de krill já fosse bastante grande, sua exploração desenfreada poderia comprometer o equilíbrio da cadeia alimentar na região, já que estes crustáceos são o principal alimento de baleias, focas e aves.
[locução] Ainda que a presença de recursos minerais no continente não tenha sido comprovada, ela é bastante provável, pois esse território corresponde a 10% das terras emersas no planeta.
[locução] Pela semelhança entre as estruturas geológicas, os cientistas deduzem que a maior parte do continente esteve ligada ao que hoje são a África do Sul, a Índia e a Austrália – regiões ricas em jazidas minerais.
Isso representa uma riqueza natural incalculável, não? E representa perigo também...
[locução] Pois é. A cobiça por esses recursos inviabilizaria qualquer acordo entre as nações participantes do Tratado da Antártica.
Então, quando ele foi substituído pelo Protocolo ao Tratado da Antártica sobre Proteção ao Meio Ambiente, em 1991, proibiu-se a exploração de seus recursos minerais.
[locução] Esse novo tratado, também conhecido como Protocolo de Madri, concedeu à Antártica o status de Reserva Natural Internacional dedicada à Ciência e à Paz e só poderá ser modificado em 2048, desde que haja acordo unânime de seus membros consultivos.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Este Capítulo apresenta aos estudantes a Antártida e sua situação no cenário global: a disputa territorial entre diversos países, a importante atividade científica desenvolvida por várias nações que instalaram bases no continente e os interesses na exploração econômica das riquezas locais.
As consequências do aquecimento global no ambiente polar também são discutidas. Ressalta-se a importância da Antártida para a regulação do clima no planeta e sua influência direta nas condições climáticas do continente sul-americano.
Um relato dos desafios enfrentados pela primeira expedição ao Polo Sul, apresentado na seção “Lugar e cultura”, pode contribuir para que os estudantes percebam as dificuldades de sobrevivência em locais com clima e condições tão extremas.
Habilidade trabalhada ao longo deste Capítulo
ê éfe zero oito gê ê dois um: Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
Observação
Esta página oferece elementos para iniciar o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois um.
Sugestões para o professor:
clínc amír. Paratii: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Relato de uma viagem solitária de 22 meses do Brasil à Antártida e do continente gelado do sul ao Ártico.
RIBEIRO, Wagner Costa. A ordem ambiental internacional. São Paulo: Contexto, 2001.
Nesse livro, a questão ambiental é abordada de um ponto de vista fundamental: o das relações internacionais.
Disputas territoriais
As condições locais tornam inviável o povoamento da região antártica. Os traços mais evidentes da presença humana no continente são as bases científicas de vários países instaladas no território. O Tratado da Antártida, assinado em 1959, definiu os espaços dessas bases de pesquisa e suspendeu as disputas pela posse de terras.
cêrca de 30 países têm bases de pesquisas científicas no continente, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Bulgária, Chile, China, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Polônia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Ucrânia e Uruguai.
Em 1991, foi assinado o Protocolo de Madri, que entrou em vigor em 1998. O documento proibiu a extração de minérios no continente por 50 anos, ou seja, até 2048. Apesar disso, alguns países, como Chile, Argentina, Reino Unido e França, continuam reivindicando áreas do continente.
Em 2017, a China já apresentava novos planejamentos para o continente, indicando a possível construção de uma pista para aviões e de mais uma estação de pesquisas, igualando o número de estações ao dos Estados Unidos.
Além das questões associadas às pesquisas científicas, as polêmicas no continente estão atreladas à exploração econômica, visto que na região há água doce abundante e outros recursos naturais.
ANTÁRTIDA: PRETENSÕES TERRITORIAIS E RECURSOS MINERAIS
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
Apesar de o Tratado da Antártida ter sido firmado em 1959, os interesses dos países no continente gelado já vinham de antes. O texto a seguir trata desse tema.
A primeira reunião internacional que teve como pauta a Antártida foi a Conferência de Paris, realizada em 1955. Naquela ocasião, África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão, Noruega, Nova Zelândia e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas reuniram-se para discutir a edificação de uma base científica na Antártida. Essa possibilidade já havia sido aventada em 1945, mas não lograra êxito.
Como resultado da reunião de Paris, decidiu-se pela construção da base Amundsen-Scott pelos Estados Unidos. À outra potência da época, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, coube a construção da base Vostok no Polo da Inacessibilidade. reticências
Com o objetivo de observar as explosões solares que ocorreram na segunda metade da década de 1950, os estudiosos do assunto optaram por instalar pontos de observação em alguns lugares da Terra, entre eles a Antártida reticências. Para registrar seu intento, os cientistas nomearam os trabalhos como o Ano Geofísico Internacional ( á gê í). Os trabalhos aconteceram durante 18 meses, entre 1957 e 1958. Por ocasião do á gê í, o governo dos Estados Unidos propôs – em abril de 1958 – um tratado para regularizar as ações antrópicas no continente branco. reticênciasAs negociações promovidas pelos Estados Unidos resultaram no Tratado Antártico, que foi firmado em 1º de dezembro de 1959. reticências
RIBEIRO, Wagner Costa. A ordem ambiental internacional. São Paulo: Contexto, 2001. página. 55-58.
Orientações
Se julgar necessário, aproveite para apresentar dados do texto complementar, pois o conteúdo destinado aos estudantes não aborda os antecedentes do Tratado da Antártida. No texto complementar, mostra-se que esse tratado é resultado de interesses anteriores. Vários países já queriam instalar uma base científica na Antártida. No fim, as duas potências da época, Estados Unidos e União Soviética, ficaram incumbidas de realizar a instalação, o que mostra que a Guerra Fria também chegou a esse continente.
Observação
Nesta página, a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois um é trabalhada de uma perspectiva temporal. O conteúdo apresenta os interesses dos países no continente desde meados do século vinte.
A atividade científica
Em 1959, vários países assinaram o Tratado da Antártida, pelo qual se firmou o compromisso do uso do continente apenas para fins pacíficos e de cooperação internacional por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas. O Tratado entrou em vigor em 1961.
As pesquisas desenvolvidas nas regiões polares (Antártida e região do Ártico) têm levado a descobertas importantíssimas para toda a humanidade: podem ajudar a desvendar o passado climático do planeta, o funcionamento das correntes oceânicas e seus efeitos no clima global.
A camada de gelo acumulada por milhares de anos na Antártida é um arquivo natural que pode fornecer informações sobre as alterações climáticas e ambientais pelas quais o planeta já passou.
Além disso, os achados de fósseis comprovaram a teoria das placas tectônicas e da deriva continental, proposta por Véguenar, segundo a qual a Antártida fazia parte do supercontinente primitivo chamado gôndwãna.
Há outros projetos internacionais mais específicos, como o estudo do oceano e das comunidades aquáticas do continente e da geologia das regiões congeladas. Cada país que participa do projeto deve apresentar um programa contínuo. Nesse contexto, a falta de recursos, de acordo com alguns cientistas brasileiros atrelados ao projeto, pode ser considerada uma ameaça ao avanço das pesquisas atuais e à criação de novos projetos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Peça aos estudantes que utilizem o mapa “Antártida: pretensões territoriais e recursos minerais” para localizar a base brasileira Estação Antártica Comandante Ferraz. Destaque que a base, inaugurada em 1984 na ilha Rei George, sofreu um incêndio, em 2012, que destruiu cêrca de 70% de suas instalações. As obras de reconstrução e reforma da base foram concluídas em 2020.
Atividade complementar
A questão a seguir aborda características da Antártida e a importância geopolítica e geoeconômica do continente. Sugerimos que você escreva as afirmativas na lousa e peça aos estudantes que indiquem a alternativa correta e as incorreções contidas nas alternativas descartadas.
- Por ser uma região militarmente estratégica, existem disputas de países para a dominação do território, o que causa preocupação ao resto do mundo.
- O isolamento territorial em relação aos outros continentes é uma das razões de os efeitos do aquecimento global não afetarem a Antártida.
- Os baixos índices de temperatura, menores de todo o planeta, impedem a presença humana no continente.
- As bases de pesquisa instaladas no continente são importantes ferramentas para a compreensão da dinâmica climática do planeta.
Alternativa correta: d.
Apesar de ser um território em disputa, isso se deve a interesses relacionados à pesquisa científica ou à exploração dos recursos naturais existentes na região, e não a interesses estratégico-militares, visto que se trata de um local isolado dos demais continentes. Assim, a alternativa a não está correta. A alternativa b está incorreta porque, independentemente do isolamento em relação aos demais continentes, a Antártida é bastante afetada pelo aquecimento global. A alternativa c está incorreta porque os baixos índices de temperatura dificultam a presença humana, mas não a impedem. Existem muitas bases científicas voltadas à pesquisa no continente.
Sugestão para o estudante:
POR QUE o Brasil precisa de uma estação de pesquisa na Antártida? Produção: Pesquisa Fapesp Vídeos. Brasil, 2020. Duração: nove minutos e vinte segundos. Disponível em: https://oeds.link/C3YLLI. Acesso em: 1 maio 2020.
Cientistas e pesquisadores apresentam os laboratórios e os projetos desenvolvidos na base brasileira reinaugurada na Antártida em 2020.
Observação
O conteúdo apresentado nesta página ressalta a Antártida como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global, o que possibilita prosseguir o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois um.
Lugar e cultura
A chegada ao Polo Sul
O trecho a seguir foi retirado do relato da primeira expedição que alcançou o Polo Sul, em 1911, liderada pelo explorador norueguês roaldi amúndissên.
Na latitude oitenta e sete graus sul – de acordo com os cálculos do hodômetroglossário – avistamos as últimas montanhas a nordeste. Aparentemente, a atmosfera estava, na ocasião, tão clara quanto possível e tínhamos certeza de que nossa visão abarcava toda a terra que havia para ser vista daquele local. reticências Naquele dia – 4 de dezembro – percorremos quarenta e seis quilômetros e acampamos na altitude de três mil e cem metros acima do nível do mar.
O clima não permaneceu favorável por muito tempo. No dia seguinte, 5 de dezembro, abateu-se sobre nós uma violenta tempestade vinda do norte e novamente toda a planície transformou-se em uma imensa massa de neve arrastada pelo vento. Somava-se a ela a precipitação de neve, que nos cegava, piorando muito nossa já crítica situação. Todavia, uma sensação de confiança nos dominava e, fortalecidos por ela, avançamos velozmente e sem hesitações – apesar de nada podermos ver.
Naquele dia, deparamos com novas características da superfície – grandes ondulações de neve endurecida, os sastruji. Era muito difícil lidar com essas ondulações, especialmente pelo fato de não podermos vê-las. Era inútil, para nós, “batedores”, pensar em caminhar na vanguarda sob tais circunstâncias, já que era praticamente impossível manter-se em pé. Três ou quatro passos em sequência eram, muitas vezes, o máximo que podíamos conseguir antes de cair. Os sastruji eram muito altos e em geral abruptos; ao se chegar inesperadamente a um deles, era preciso ser bem mais do que um acrobata para equilibrar-se e manter-se em pé. A despeito de todos os obstáculos, e de nada podermos enxergar, os hodômetros mostraram que nossa marcha naquele dia foi outra vez de quarenta e seis quilômetros. A medida do hipsômetroglossário mostrou que nossa altitude era de três mil e quatrocentos metros acima do nível do mar. reticências
O dia 6 de dezembro amanheceu trazendo-nos o mesmo clima terrível – neve pesada, o céu e o chão da mesma cor, absolutamente impossível enxergar qualquer coisa. reticências Os sastruji aos poucos diminuíram em altura até que desapareceram e a superfície tornou-se perfeitamente plana. reticências
Esse foi o dia em que ultrapassamos os oitenta e oito graus sul e acabamos acampando na latitude . oitenta e oito graus e nove minutos sul Uma grande surpresa nos aguardava na barraca essa noite. Eu esperava encontrar, como na véspera, uma ligeira queda no ponto de ebulição da água – em outras palavras, um resultado que mostrasse um certo ganho de altitude –, porém, para nosso espanto, não foi isso que aconteceu. A água ferveu exatamente à mesma temperatura da noite anterior. reticências Houve grande alegria entre nós quando finalmente concluí e anunciei que atingíramos o topo do platô.
O dia 7 de dezembro nasceu como o dia 6 – trazendo um clima totalmente fechado. reticências Até agora, as condições climáticas nas grandes altitudes não nos haviam sido particularmente favoráveis. reticências
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Faça a leitura do texto desta página com os estudantes a fim de que interpretem e compreendam melhor a riqueza de detalhes do relato e as informações geográficas nele contidas, como latitude, altitude em relação ao nível do mar e relevo da Antártida.
Ainda que os termos hodômetro e hipsômetro estejam explicados no glossário, procure mais informações sobre esses equipamentos. Se possível, leve uma fotografia para ilustrá-los, ajudando os estudantes a compreender como são esses objetos.
Busque um mapa com as latitudes do planeta para mostrar a eles onde se localizam o 87 graus Sul e o 88 graus . Dessa Sul , eles podem ter uma noção adequada de onde o autor do relato se encontrava para tentar alcançar o ponto mais ao sul possível. fórma
Outro elemento do texto a explorar com os estudantes é a altitude em relação ao nível do mar em que os exploradores se encontravam. Questione-os sobre a diferença entre altitude e altura a fim de repassar conteúdos já estudados em anos anteriores.
Verifique se, pelas explicações contidas no próprio texto, eles compreendem o que são os sastruji, elemento importante dentro da narrativa para entender os desafios que os exploradores enfrentaram.
Depois da leitura do texto e do esclarecimento das eventuais dúvidas, peça aos estudantes que respondam às questões propostas no caderno.
Observação
O conteúdo desta página contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois um.
Creio ser impossível descrever a emoção que se apoderou de mim naquele momento. Todos os trenós haviam parado e, hasteada no mais dianteiro deles, a bandeira norueguesa drapejava no alto de seu longo mastro. reticências Ultrapassamos a latitude ; oitenta e oito graus e vinte e três minutos sul estávamos mais ao sul do que qualquer ser humano jamais esteve.
AMUNDSEN, Roald. Polo Sul: relato da expedição antártica norueguesa a bordo do Fram – 1910-1912. São Paulo: Alegro, 2001. página. 354-359.
- De que maneira é possível compreender as características do espaço, com base na leitura do texto?
- Em vários momentos, o autor relata as condições adversas e o sentimento de esperança de que a expedição venceria todos os obstáculos. Escolha um trecho que represente essas passagens e copie-o em seu caderno.
- O que representa, para a humanidade, a chegada da primeira expedição ao Polo Sul?
- Pesquise em livros, revistas ou na internet outras viagens realizadas ao Polo Sul após a expedição de ómêndisên, identificando o país de origem, o responsável pela expedição e a data de chegada ao extremo sul da Terra. Monte um quadro demonstrativo dessas informações e apresente-o ao professor.
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- O autor do relato expõe as características físicas singulares observadas no espaço, isto é, os aspectos climáticos e o relevo, bem como os detalhes da viagem.
- Alguns exemplos de passagens que relatam as condições adversas: “ reticências abateu-se sobre nós uma violenta tempestade vinda do norte e novamente toda a planície transformou-se em uma imensa massa de neve arrastada pelo vento.”; “Três ou quatro passos em sequência eram, muitas vezes, o máximo que podíamos conseguir antes de cair.”; “O dia 6 de dezembro amanheceu trazendo-nos o mesmo clima terrível – neve pesada, o céu e o chão da mesma cor, absolutamente impossível enxergar qualquer coisa.”. Exemplos de passagens que relatam o sentimento de esperança: “Todavia, uma sensação de confiança nos dominava e, fortalecidos por ela, avançamos velozmente e sem hesitações – apesar de nada podermos ver.”; “Houve grande alegria entre nós quando finalmente concluí e anunciei que atingíramos o topo do platô.”.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes mencionem que a chegada ao Polo Sul representa a capacidade de superação e adaptação do ser humano e a conquista de novas possibilidades.
- Atividade de pesquisa. Os estudantes deverão encontrar informações a respeito das expedições de róberti fálcon iscóti, ernést chacoutôn(contemporâneos de Amundsen) e richardi évelin bârd, já entre as décadas de 1930 e 1950, entre outros.
Ao final, peça aos estudantes que apresentem o que encontraram e descobriram sobre os objetos. Questione-os se os equipamentos indicados, especialmente os digitais, resistem a temperaturas negativas extremas. Qual é a duração da bateria desses objetos? Como carregá-los em locais como a Antártida? Peça ainda que discutam como o desafio de alcançar o Polo Sul há mais de cem anos era muito maior do que nos dias atuais. Esta atividade possibilita desenvolver o tema contemporâneo Ciência e tecnologia e exercitar a revisão bibliográfica e a análise documental como práticas de pesquisa.
Atividade complementar
Divida a turma em dois grandes grupos. Um deles deve pesquisar quais eram os equipamentos e utensílios existentes na época em que os primeiros exploradores chegaram ao Polo Sul. Eles devem buscar equipamentos como bússola, hodômetro e hipsômetro e utensílios como roupas, esquis, objetos para cozinhar, tendas para dormir etcétera. Além disso, devem descobrir como eram usados e de que materiais eram feitos.
O outro grupo deve pesquisar os equipamentos e utensílios que poderiam ser usados nos dias atuais, como gê pê ésse, roupas para resistir a condições extremas etcétera. Porém equipamentos como bússola também podem ser indicados.
Exploração econômica
Até a década de 1960, a principal atividade econômica realizada na Antártida era a caça às baleias e às focas, o que acarretou risco de extinção de algumas espécies. Hoje, no continente, é praticada a pesca do atum e do krill, pequeno crustáceo, semelhante ao camarão, muito rico em proteínas.
O acordo internacional que protegeu a Antártida da exploração comercial de minérios serviu de exemplo de cooperação entre as nações. No entanto, a perspectiva de depósitos de carvão, petróleo e manganês sob a camada de gelo da Antártida está atraindo a atenção de países carentes de minérios e de grandes empresas petroleiras e mineradoras.
Preocupação com o futuro
Ambientalistas e membros da sociedade civil têm se preocupado com a possibilidade de que os interesses econômicos falem mais alto e a Antártida passe também a ser explorada.
Um dos principais aspectos levados em conta nas discussões em torno do meio ambiente antártico é o fato de que o continente concentra cêrca de 70% das reservas mundiais de água doce, na fórma de geleiras e icebergs.
O ecossistema antártico é valorizado pelos cientistas como um local relativamente livre da influência humana, mas a conservação desse ambiente exige cuidado constante, pois sementes e outros organismos trazidos nos sapatos ou nas roupas de turistas, pesquisadores e tripulantes de navios – vindos principalmente das áreas temperadas – acabam se proliferando no litoral, área menos fria do continente.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O contexto da exploração econômica da Antártida deve ser trabalhado sob uma perspectiva geopolítica, pois o continente não pertence a nenhum país. Porém as riquezas naturais ali encontradas são de grande interesse às nações. Existem interesses, também, de grandes empresas em explorar as camadas do subsolo do continente, pois especula-se que há minérios importantes para a economia mundial, como petróleo e manganês.
Ao abordar os interesses econômicos despertados pela Antártida, é necessário ressaltar mais uma vez as características ambientais do continente e os cuidados para a sua preservação, considerando, entre outros aspectos, sua importância para a pesquisa científica.
O item “Preocupação com o futuro” envolve o tema contemporâneo Educação ambiental.
Observação
Os conteúdos desta página possibilitam trabalhar a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois um.
Atividade complementar
As seguintes questões buscam trabalhar a importância da Antártida no contexto mundial e os impactos de sua exploração.
- Quais são as principais preocupações a respeito do futuro da Antártida? . As principais preocupações são quanto à exploração do território por nações interessadas nos abundantes recursos naturais do continente.
- Por que a conservação do ambiente antártico interessa ao mundo como um todo? . O continente abriga 70% da água doce do planeta, e as interferências humanas podem comprometer essas reservas hídricas, bem como todo o ecossistema do continente, que tem grande valor para a pesquisa científica.
Sugestão para o professor:
PESQUISA Brasil. Entrevistador: Fabrício Marques. Entrevistado: Ignacio Cardone. [ sem local]: Revista Pesquisa Fapesp, 21 fevereiro. 2020. Podcast. Disponível em: https://oeds.link/C3YLLI. Acesso em: 1 maio 2022.
Neste podcast, o cientista político Ignacio Cardone faz uma análise das disputas geopolíticas relacionadas à Antártida e destaca as contradições entre os interesses econômicos e os interesses científicos atualmente em jogo.
Mudanças climáticas
No que diz respeito às mudanças climáticas, a Antártida apresenta comportamento diferente do observado no Ártico. Essa diferença é justificada pela extensão e pela configuração do continente e por sua posição isolada em meio a uma massa oceânica. Essas características influenciam as respostas dadas às mudanças que estão ocorrendo no planeta.
No continente antártico, verifica-se um paradoxo: ao mesmo tempo em que se observam os fenômenos de elevação das temperaturas e redução de parte da cobertura de gelo, constata-se o aumento da capa de gelo marinha e da precipitação de neve sobre a região. Uma das explicações está associada ao aquecimento global. Estima-se que a elevação das temperaturas médias do planeta provoca maior evaporação da água dos oceanos e as correntes atmosféricas carregam a umidade para o extremo sul, que precipita em fórma de neve na Antártida.
Por outro lado, novas pesquisas científicas indicam que o crescimento de musgos no extremo norte da península Antártica é um efeito direto das mudanças climáticas atuais, pois o aumento das temperaturas leva ao degelo das camadas superficiais e ao desenvolvimento da vegetação rasteira. Acredita-se também que o aquecimento global é responsável pelas grandes rachaduras das plataformas de gelo localizadas em determinadas regiões do continente.
Essas alterações fazem do continente uma importante área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global. Atualmente, a Antártida desempenha um papel estratégico no contexto geopolítico internacional, relacionado à disputa pela soberania de seu território.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
Este tópico possibilita trabalhar o tema contemporâneo Educação ambiental.
Observação
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Texto complementar
O texto a seguir apresenta informações sobre a vulnerabilidade do ambiente antártico ao aquecimento global.
A Antártida, juntamente com o espaço e os fundos oceânicos, constituem as últimas grandes fronteiras ainda a serem conquistadas pelo homem. […]
Apesar da aparente ausência de vida nas áreas emersas da Antártida, as comunidades biológicas marinhas são ricas e diversas. Os organismos que vivem nos fundos marinhos, debaixo do gelo, são únicos, já que apresentam um alto grau de endemismo, ou seja, muitos só ocorrem ali, e possuem uma diversidade que, em alguns locais, pode ser tão alta quanto alguns recifes de coral localizados em regiões tropicais.
A vida na Antártida é, no entanto, muito frágil e susceptível a mudanças globais. Os organismos antárticos são conhecidos por terem crescimento muito lento e impactos ambientais naquela região podem ter consequências irreversíveis, uma vez que a comunidade levaria muito tempo para se recuperar. Algumas não se recuperam jamais. Os organismos antárticos têm também uma tolerância muito baixa a alterações na temperatura, sendo vulneráveis ao aquecimento global. […]
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Antártico Brasileiro. Disponível em: https://oeds.link/2YzkEc. Acesso: 11 abril. 2022.
Sugestão para o professor:
CAPOZOLI, Ulisses. Antártida: a última terra. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
Um panorama do continente antártico fundamentado em minuciosas pesquisas, apresentado em linguagem jornalística.
Em prática
Antártida e o clima da América do Sul
O clima da Antártida, caracterizado pelas temperaturas extremamente frias, também influencia diretamente as condições climáticas da América do Sul.
Os noticiários anunciam diversas vezes ao longo do ano que massas de ar polar vão adentrar o continente e reduzir as temperaturas, até mesmo nas áreas situadas na Zona Tropical.
Essas massas de ar polar provenientes da Antártida deslocam-se em direção à América do Sul, formando as frentes frias que atingem a região. É importante lembrar que as frentes frias ocorrem quando uma massa de ar frio avança sobre outra, de ar quente, diminuindo as temperaturas dos locais mais próximos à superfície.
As frentes frias polares costumam reduzir as temperaturas das porções sul e central do continente sul-americano, como as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Em geral, ao se formarem na Antártida, as temperaturas do ar são negativas, abaixo de –20 graus celsius. Ao longo do percurso, perdem fôrça e as temperaturas se elevam. Ao atingir o sul do Brasil, por exemplo, os termômetros costumam registrar temperaturas em torno dos 10 graus celsius durante a passagem da frente fria.
Observe a imagem de satélite a seguir. É possível verificar o aumento de nebulosidade na América do Sul, devido ao avanço de uma frente fria que se deslocou da Antártida.
Além de influenciar o clima das porções sul e central do continente sul-americano, pesquisadores se esforçam em compreender se a Antártida também é capaz de provocar alterações climáticas na região amazônica.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O objetivo desta seção é propiciar aos estudantes um exercício de interpretação de imagens de satélite e demonstrar, por meio das imagens apresentadas, a importância ambiental e territorial da Antártida para os países da América do Sul, em especial no que diz respeito às condições climáticas.
Faça uma leitura da imagem de satélite desta página com os estudantes. A frente fria é representada por manchas brancas. Pode-se notar que elas já encobrem parte do continente sul-americano, mas ainda não alcançaram o Brasil.
Essas frentes chegam ao Brasil pelo Rio Grande do Sul e se dirigem ao Norte e ao Nordeste, alcançando os outros estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
Pergunte aos estudantes se já assistiram a noticiários que exibem imagens de satélite ao apresentar a previsão do tempo. Geralmente, quando uma frente fria chega, a previsão mostra uma animação, com a movimentação dessas massas de nuvens, mais brancas, sobre o território brasileiro.
Observação
Os conteúdos desta seção contribuem para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois um.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia
reticências
Em seus estudos no continente gelado, [Heitor] Evangelista [cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro], ao lado do biólogo brasileiro Marcio Cataldo e de outros cientistas do British Antarctic Survey, viram que o aumento dos ventos no centro da Antártica pode afetar o clima na região amazônica.
Segundo observaram, a redução da camada de ozônio sobre o Polo Sul provoca um resfriamento na estratosfera (alta atmosfera) na região central da Antártica, enquanto ao seu redor as temperaturas se mantêm mais quentes por ação dos gases de efeito estufa.
Este contraste entre calor e frio aumenta a intensidade dos ventos da região, conhecidos como westerly winds, alterando toda a estrutura de ventos no Atlântico Sul, afetando, por fim, o clima na Amazônia. Uma das consequências deste fenômeno seria a intensificação das secas na floresta.
De acordo com Evangelista, um estudioso do paleoclima (passado do clima) na Antártica, a interação entre gelo e floresta é muito antiga. Segundo ele, análises de sedimentos demonstraram que há 5 000 anos já ocorreu uma seca severa relacionada com o clima antártico.
CIENTISTAS do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia. gê um, 31 março. 2014. Disponível em: https://oeds.link/Cip5mZ. Acesso em: 27 março. 2022.
Agora, observe a imagem de satélite reproduzida a seguir e responda às questões.
- A imagem de satélite retrata as temperaturas durante a passagem de uma frente fria na América do Sul. Indique as porções do território onde as temperaturas são mais frias.
- De acordo com a imagem, as temperaturas baixas chegam a ser registradas na região amazônica?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Acompanhe os estudantes na leitura do trecho de reportagem apresentado, no qual se discute como os fenômenos atmosféricos na Antártida afetam as condições climáticas na Amazônia. Depois da leitura do texto, peça a eles que interpretem a imagem de satélite e respondam às questões no caderno.
Respostas
- No extremo sul da América do Sul as temperaturas são mais frias. Essas frentes vão para o norte, atingindo o território brasileiro. Na imagem de satélite retratada, o Rio Grande do Sul não aparece atingido, porém parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia está sob a mancha mais branca, que penetra no interior, atingindo as regiões Centro-Oeste e Norte.
- Sim. As temperaturas mais baixas atingem parte da região amazônica.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Por que é importante que a Antártida não seja um território anexado a nenhum país?
- Observe a imagem a seguir e responda às questões propostas.
- Que fenômeno está ocorrendo nesse local?
- Qual é a causa desse problema ambiental?
3. Leia o texto a seguir.
A Antártica – nome derivado de antiártico – é o continente mais austral do nosso planeta, a região mais fria da terra. Está congelada há mais de três milhões de anos e tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta, além de possuir recursos minerais e energéticos incalculáveis.
reticências Ao longo das últimas décadas, importantes observações científicas, dentre as quais as relativas à redução da camada protetora de ozônio da atmosfera, à poluição atmosférica e à desintegração parcial do gelo na periferia do continente, evidenciaram a sensibilidade da região polar austral às mudanças climáticas globais.
BRASIL. Marinha do Brasil. Programa Antártico Brasileiro. Disponível em: https://oeds.link/Vy55xE. Acesso em: 27 março. 2022.
- Qual é a importância da Antártida para o planeta?
- Que fatos atestam a sensibilidade da região?
4. Leia a notícia a seguir e responda à questão proposta.
Começa primeira expedição científica ao redor da Antártida
A primeira expedição com fins científicos que percorrerá o litoral da Antártida parte nesta terça-feira da Cidade do Cabo com um ambicioso objetivo: compilar informação que permita aos pesquisadores de diversos campos entender melhor o impacto da mudança climática no oceano Antártico.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objeto de conhecimento
• Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
Habilidade
São trabalhados aspectos relacionados à habilidade:
• ê éfe zero oito gê ê dois um (atividades 1, 3 e 4)
Respostas
- A posse exclusiva de um ou mais países poderia causar um conflito geopolítico, com discordâncias entre os governos no mundo. Pesquisas científicas úteis a toda a humanidade poderiam ser apropriadas por apenas alguns países. Além disso, haveria a possibilidade de que a exploração de recursos naturais levasse a problemas ambientais em todo o mundo.
-
- O fenômeno retratado é o derretimento de gelo em uma área da Antártida.
- A causa desse problema ambiental são as mudanças climáticas globais.
-
- O continente é um regulador térmico e influencia as circulações atmosféricas e oceânicas no planeta. Tudo isso afeta o clima e as condições de vida na Terra. A Antártida ainda retém 70% da água doce do planeta e possui recursos minerais e energéticos.
- A redução da camada de ozônio da atmosfera, a poluição atmosférica e a desintegração parcial do gelo nos litorais do continente evidenciam a fragilidade ambiental da região.
Mais de 50 cientistas de 20 países participam da Expedição para a Circum-navegação da Antártida (ACE, por sua sigla em inglês), uma viagem ao redor da Antártida que durará três meses e é uma iniciativa do recém-criado Instituto Polar Suíço, informaram à Agência Efe seus responsáveis.
A bordo do navio russo acadêmique trechinicóvi, habilitado especialmente para pesquisa, os especialistas trabalharão na primeira fase de 22 programas científicos de disciplinas como biologia, climatologia e oceanografia, cujos resultados revelarão coisas sobre alguns aspectos da mudança climática.
Algumas destas pesquisas tratarão de medir o dano provocado pela contaminação de partículas de plástico na cadeia alimentar do mar, supervisionarão as populações de espécies ameaçadas, como albatroz e pinguins, e buscarão respostas à perda de salinidade dos oceanos.
Os especialistas destacam o caráter transnacional do projeto e suas distintas perspectivas científicas, que permitirão obter resultados inéditos e especialmente valiosos para o estudo do clima.
reticências
Segundo os cientistas, o conhecimento da Antártida é fundamental não só para sua preservação, mas para o futuro de todo o planeta.
“Os polos são as regiões da Terra mais afetadas pela mudança climática e têm um papel central em dotar os oceanos de correntes submarinas que regulam o clima do mundo desde o Polo ao Equador”, explicaram desde a ACE.
COMEÇA primeira expedição científica ao redor da Antártida. Terra, 20 dezembro. 2016. Disponível em: https://oeds.link/nI2QeK. Acesso em: 27 março. 2022.
• Qual é a importância das pesquisas científicas realizadas na Antártida?
5. Com base na interpretação da charge, indique no caderno qual das alternativas a seguir é a correta.
- Os regimes climáticos da Terra não mudam com o passar do tempo.
- As intervenções humanas no meio ambiente afetam apenas as florestas e a qualidade do ar nas cidades.
- As mudanças climáticas são provocadas apenas por fenômenos naturais.
- A queima de combustíveis fósseis é apontada como uma das causas do aumento das temperaturas globais.
- O aquecimento global é a principal causa da poluição industrial.
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- A Antártida atrai interesses de comunidades científicas do mundo todo, incluindo o Brasil, com o intuito de desenvolver pesquisas em busca de respostas para os problemas vinculados às mudanças climáticas, para realizar monitoramentos relativos à poluição atmosférica, ao buraco na camada de ozônio, à biologia marinha etc. e investigar os recursos naturais ali presentes.
- Alternativa correta: d.
Para refletir
Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio?
O Tratado da Antártida, assinado em 1959, proíbe a exploração do continente gelado para fins econômicos. Desde então, há permissão apenas para pesquisas em regime de cooperação internacional e cujo uso tenha fins pacíficos, existindo também a garantia de que, até 2041, a Antártida manterá sua condição de patrimônio da humanidade. O Brasil possui a Estação Antártica Comandante Ferraz, uma base científica na ilha Rei George, desde a década de 1980.
A Zona Polar está no centro das discussões sobre o aumento do buraco na camada de ozônio, responsável por filtrar parte da radiação ultravioleta do Sol, que é nociva à vida.
Alguns cientistas estão indicando que a camada de ozônio na Antártida está se regenerando nos últimos anos. Estima-se que a redução do buraco alcançou seu máximo histórico após três décadas de proibição dos gases cê éfe cê. Você saberia dizer por que o buraco na camada de ozônio é maior na Antártida? Leia o texto a seguir.
Buraco maior que a Antártida é registrado na camada de ozônio sobre o Polo Sul
O buraco na camada de ozônio que se fórma todo ano sobre a Antártida, no Polo Sul, alcançou em 2021 uma proporção maior que a de costume, e seu tamanho agora supera o do continente gelado. Segundo o serviço europeu de monitoramento Copernicus, que acompanha a concentração do gás na atmosfera, a extensão do fenômeno é maior que 75% dos buracos registrados nesta fase do ano desde 1979.
reticências
A camada de ozônio atua como um filtro que protege o planeta Terra da radiação ultravioleta ( u vê), nociva à saúde dos seres vivos. A cada ano, à medida que o hemisfério sul entra na primavera, os produtos químicos produzidos pela ação humana contribuem para tornar a camada de ozônio mais fina, um processo que acontece normalmente em determinadas épocas do ano e depois desaparece.
reticências O processo este ano segue a tendência do ano passado, que também não parecia excepcional até o começo de setembro, mas depois se tornou um dos maiores e mais duradouros buracos na camada de ozônio nos registros do programa.
O fenômeno acontece nas regiões polares porque o frio facilita a reação química dos elementos que interagem com o ozônio para formar o buraco. Um dos grandes responsáveis pela destruição da camada foi o uso indiscriminado do clorofluorcarboneto ( cê éfe cê), antes presente em produtos como desodorantes e inseticidas. No Brasil, o Ministério da Saúde proibiu o uso do componente em aerossóis em 1988.
reticências
BURACO maior que a Antártida é registrado na camada de ozônio sobre o Polo Sul. Istoé, 20 setembro. 2021. Disponível em: https://oeds.link/ClCzJP. Acesso em: 27 março. 2022.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Para refletir
Em consonância com as Competências específicas de Geografia, esta seção tem por objetivo estimular o estudante a: (1) Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (3) Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Esta seção propicia uma reflexão sobre a relação entre diferentes elementos da natureza, demonstrando como a alteração em um deles impacta nos demais.
Faça a leitura do texto com os estudantes e solicite que respondam às questões oralmente, em uma roda de conversa em sala de aula. Durante a conversa, estimule-os a refletir sobre os impactos que os seres humanos causam ao meio ambiente e como este responde e impacta a vida de todos.
A atividade proposta envolve o tema contemporâneo Educação ambiental.
Habilidade
ê éfe zero oito gê ê dois um: Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
A camada de ozônio
Ler o infográfico
- Por que a camada de ozônio é tão importante para os seres vivos?
- Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- A camada de ozônio é uma espécie de “filtro solar” natural da Terra; ela protege os seres vivos da radiação ultravioleta proveniente do Sol. Seu comprometimento pode causar, nos seres humanos, câncer de pele, cegueira, envelhecimento precoce e supressão do sistema imunológico.
- A Antártida está mais suscetível porque os buracos da camada de ozônio se formam principalmente nos polos. As baixas temperaturas facilitam a reação química dos elementos que interagem com o gás ozônio para formar o buraco.
Questões para autoavaliação
Nesta Unidade do livro, as questões sugeridas para autoavaliação – e que podem ser utilizadas, a seu critério, para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes – são:
- Quais são as principais características físicas do Ártico e da Antártida?
- Quais são as características populacionais do Ártico?
- Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas na região ártica?
- Que problemas ambientais atingem a região ártica e o continente antártico?
- Por que existem disputas territoriais na Antártida e quais são os principais países envolvidos nessas disputas?
- Por que é importante desenvolver atividades de pesquisa na Antártida?
Glossário
- Escandinávia
- Península no norte da Europa que abrange a Suécia e a Noruega.
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- Hodômetro
- Instrumento que indica distâncias percorridas por pedestres ou por veículos.
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- Hipsômetro
- Aparelho que toma o ponto de ebulição dos líquidos como referência para medir as elevações de regiões montanhosas.
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