UNIDADE oito População e economia da África
Orientações e sugestões didáticas
Apresentação
Esta Unidade relaciona-se às seguintes Unidades Temáticas da Bê êne cê cê: O sujeito e seu lugar no mundo, Conexões e escalas, Mundo do trabalho, fórmas de representação e pensamento espacial, Natureza, ambientes e qualidade de vida.
A unidade trabalhará as seguintes Competências Gerais da Educação Básica: (7) Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; (9) exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Os conteúdos trabalhados no texto principal, nas seções e nas atividades buscam favorecer o desenvolvimento das seguintes Competências Específicas do Componente Curricular Geografia: (1) Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas; (3) Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem; (4) Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas; (5) Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia; (6) Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Além da grande extensão territorial, o continente africano apresenta um elevado número populacional, composto de diferentes grupos étnicos, que formam um mosaico de culturas nesse território.
A baixa qualidade de vida de grande parte da população contrasta com o modo de vida de determinados grupos em países com melhores índices econômicos e sociais. O que você conhece sobre a cultura dos povos do continente africano? E sobre as disparidades econômicas e sociais no continente?
Como as atividades extrativas, a urbanização e a integração econômica do continente no contexto global têm afetado a economia dos países e a população?
Você verá nesta Unidade:
Condições de vida na África
Transformações no continente africano
Diversidade cultural e religiosa
Urbanização e economia africanas
Recursos minerais e sua exploração
Industrialização na África
África no cenário global
Orientações e sugestões didáticas
Nesta Unidade
Esta Unidade continua os estudos sobre o continente africano. Desta vez, ganham destaque as características da população, como a diversidade cultural e as condições sociais. Questões relacionadas à saúde são ressaltadas.
A África vem apresentando crescimento das taxas de urbanização, aspecto abordado no conteúdo desta Unidade. Além disso, a economia do continente, de maneira geral, é apresentada, incluindo a relação da China com os países africanos.
As imagens da abertura da Unidade chamam a atenção para a expansão das cidades no continente africano, uma expressão do intenso crescimento populacional e das migrações do campo para os centros urbanos. Em diferentes países africanos observam-se obras de remodelamento de antigas cidades ou a construção de novas cidades. Essas obras, no entanto, seguem o modelo de urbanização excludente, segregando a população mais pobre em áreas periféricas onde as condições de habitação, saneamento e transporte são precárias. No Cairo, por exemplo, a maior cidade do Norte da África, a remodelação da cidade não resolveu os problemas de moradia e infraestrutura enfrentados por uma grande parcela da população, e muitas famílias desalojadas de áreas centrais e reassentadas nas periferias da cidade voltaram a se instalar no centro, priorizando a proximidade dos locais de trabalho.
São trabalhados ao longo da Unidade os seguintes Objetos de conhecimento:
- Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
- Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
- Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
- Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
- Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
CAPÍTULO 17 População, condições sociais e diversidade cultural
O continente africano é o segundo mais populoso do mundo. Em 2020, contava com pouco mais de 1,3 bilhão de habitantes, o que corresponde a 16,6% da população mundial.
A população se distribui de fórma desigual pelo território, uma vez que as grandes extensões de desertos e florestas dificultam a ocupação humana. Mais de 80% da população vive ao sul do deserto do Saara.
Ao longo do século vinte, a população africana apresentou intenso crescimento, impulsionado pelas elevadas taxas de natalidade e pela queda das taxas de mortalidade, decorrentes dos avanços da medicina no continente. Estima-se que em 2050 o número de habitantes do continente se aproxime de dois bilhões de pessoas.
O continente registra grandes deslocamentos populacionais, que ocorrem, sobretudo, de países ao sul do Saara em direção à Europa. Conflitos, guerras civis e falta de perspectivas de trabalho levam muitos africanos a abandonar sua terra natal em busca de melhores condições de vida. Muitas vezes, os imigrantes se sujeitam a perigosas travessias pelo mar e pelo deserto para entrar de fórma ilegal na Europa.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Este Capítulo apresenta um panorama das características da população do continente africano. Trata da precariedade das condições de vida e discute questões referentes à saúde, como a desnutrição e o problema da aids. Aborda também a diversidade cultural e religiosa do continente, destacando a religiosidade tradicional e a influência do islamismo e do cristianismo na população e na política de alguns países.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero oito gê ê zero três: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
ê éfe zero oito gê ê um nove: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.
ê éfe zero oito gê ê dois zero: Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
Orientação
O tema contemporâneo Saúde pode ser abordado com base nas informações desta página.
Observação
Os conteúdos apresentados possibilitam iniciar o trabalho com as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero três e ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Sugestão para o professor:
DIOME, fatú. O ventre do Atlântico. Tradução: Regina Célia Domingues da Silva. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
Nessa obra, a consagrada autora senegalesa narra histórias que desvelam o racismo e a exclusão dos imigrantes africanos na Europa e os motivos que impulsionam milhares de jovens e adultos a deixar a terra natal, como a violência contra a mulher, as guerras e a miséria.
Condições de vida no continente
Apesar dos avanços no continente, a maioria dos países africanos apresenta indicadores sociais e econômicos que revelam as precárias condições de vida de grande parte de seus habitantes. Essa situação aparece, por exemplo, no Índice de Desenvolvimento Humano ( í dê agá), dado importante para orientar as políticas dos Estados em relação à melhoria dos sistemas públicos, como o de saúde – buscando promover, entre outros aspectos, o aumento da esperança de vida – e o de educação – reduzindo o número de analfabetos e elevando a média de anos de estudo da população.
O Produto Interno Bruto ( Píbi) per cápita é, em geral, baixo na África.
Os altos índices de contaminação pelo vírus da aids, a incidência de outras doenças e as guerras civis, além da má administração dos recursos por alguns governos considerados corruptos, contribuem para que uma parcela significativa da população tenha condições de vida muito ruins.
De acordo com as Nações Unidas, 811 milhões de pessoas passaram fome no mundo em 2020. Na África, esse quadro é agravado não apenas pela pobreza, mas também por elevados níveis de violência. Observe o mapa a seguir, que apresenta dados sobre a fome crônica glossário no continente.
ÁFRICA: FOME CRÔNICA (2017-2019)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este tópico possibilita trabalhar o tema contemporâneo Educação em Direitos Humanos. Nele se trata também do tema contemporâneo Saúde, tendo como foco a fome crônica.
Para ampliar a análise e a compreensão de como as condições de vida e de saúde no continente africano, de maneira geral, são inferiores às de outros continentes, apresente para os estudantes mais dados referentes a esses aspectos.
Um site que pode ajudar na obtenção de dados é o do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( penúdi). A página, em inglês, mantém dados atualizados, gráficos, mapas e informações ampliadas e está disponível em: https://oeds.link/yq9rJc (acesso em: 19 abril. 2022). Se julgar conveniente, peça aos estudantes que façam o levantamento de dados sobre as condições de vida e de saúde na África. Como fonte, recomende os relatórios do í dê agá, publicados ano a ano, que podem ser encontrados em: https://oeds.link/rPB0vh (acesso em: 19 abril. 2022).
Essa atividade possibilita aos estudantes que exercitem a revisão bibliográfica, a análise documental, a tomada de notas e a construção de relatórios como práticas de pesquisa. A atividade também possibilita trabalhar saberes geográficos como a extensão, a delimitação, a localização e a analogia.
Observação
O conteúdo desta página contempla a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero, pois apresenta aos estudantes características gerais do continente africano, como condições de vida da população e economia.
A questão da aids
Um dos indícios da piora do nível de vida das populações africanas é a epidemia de aids (sigla em inglês para síndrome da imunodeficiência adquirida). De acordo com o Unaids (programa conjunto das Nações Unidas), em 2020 a África Oriental e a Meridional tinham quase 55% das pessoas contaminadas por essa doença no mundo inteiro, o que corresponde a mais de 20 milhões de infectados.
No entanto, estudos da ônu indicam que, em anos recentes, o percentual de portadores de agá í vê aumentou em países europeus e asiáticos e foi reduzido em parte significativa dos países africanos. Senegal e Uganda, por exemplo, têm conseguido melhorar esse quadro com investimentos em campanhas de prevenção.
A pandemia de Covid-19 na África
No início da pandemia, havia grande receio das consequências que ela provocaria na África, um continente com estrutura médico-hospitalar precária.
Com o passar do tempo, os efeitos negativos da proliferação da doença foram sentidos, com mortes e declínio na economia africana. Porém, comparativamente aos demais continentes, os impactos da covíd-19 na África foram menos graves. No final de 2021, por exemplo, o continente africano inteiro tinha registrado oficialmente cêrca de 225 mil mortes relacionadas à doença desde o início da pandemia, quase três vezes menos que o Brasil no mesmo período.
Entre as hipóteses que tentam explicar esse quadro estão o predomínio da população jovem, a menos suscetível aos sintomas mais perigosos da doença, e a demora para a doença avançar pelo continente, onde a integração física entre os países é menor. Essa propagação mais lenta teria dado mais tempo de os governos se prepararem para enfrentar a doença.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
Os conteúdos desta página dão prosseguimento à abordagem do tema contemporâneo Saúde. Promova a leitura coletiva do texto e, se julgar conveniente, incentive os estudantes a discutir as possíveis explicações para o comportamento distinto da epidemia de aids e da pandemia de covíd-19 no continente africano.
Texto complementar
Os trechos de artigo a seguir apresentam dados do continente africano que associam saúde, educação e gênero.
Cinco agências das Nações Unidas unem esforços para garantir acesso igual das meninas e rapazes à educação secundária gratuita até 2025, mitigando os impactos do agá í vê sobretudo em mulheres.
reticências
O foco é garantir a participação significativa e liderança das mulheres, em toda sua diversidade, para incluir as excluídas e vulneráveis e envolver homens enquanto aliados e agentes de mudança. A ideia é eliminar as normas de gênero prejudiciais e masculinidades.
O advento da covíd-19 tornou a educação uma preocupação urgente e o seu impacto socioeconômico aumentou a exposição das meninas e jovens mulheres à violência no gênero, casamento infantil e gravidez indesejada.
reticências
A jovem ativista do Benim Anita Myriam cuassí quer dos líderes ações concretas, lembrando que o combate às desigualdades e ao analfabetismo permitiria as meninas assumirem cedo o comando de suas vidas e o controlo das escolhas em torno de seus corpos e saúde.
NAÇÕES UNIDAS. Unaids alerta sobre aumento de contaminação com agá í vê entre meninas na África. Nações Unidas. ônu News. Brasília, Distrito Federal: ônu, 8 julho. 2021. Disponível em: https://oeds.link/lVyffb. Acesso em: 19 abril. 2022.
Observação
Esta página pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Transformações no continente
A partir do início do século vinte e um, a África passou por transformações demográficas, econômicas, tecnológicas, ambientais, urbanas e sociopolíticas que refletiram na trajetória de desenvolvimento de grande parte dos países e no reposicionamento estratégico do continente no contexto mundial.
O crescimento da população implica grandes desafios para todo o continente nas próximas décadas. Esse crescimento ocorre em ritmo acelerado, como pode ser observado no gráfico a seguir.
ÁFRICA: CRESCIMENTO POPULACIONAL (1950-2095)
Calcula-se que em 2040 metade da população da África será urbana. Planejar esse crescimento é um desafio principalmente para as maiores cidades africanas. Apesar do crescimento econômico verificado na última década, quase metade dos africanos ainda vive com menos de 2 dólares por dia.
Apesar do histórico de governos autoritários e corruptos, além de numerosos conflitos internos e de guerras civis que marcaram as últimas décadas, o continente africano tem dado exemplos de que a democracia e a liberdade são demandas da população.
Na África, ainda há um longo caminho a ser percorrido rumo à democracia plena, condição necessária para que muitos países obtenham empréstimos de organizações multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional ( éfe ême í) e o Banco Mundial, que investem no desenvolvimento de infraestrutura nos países (como construção de portos, rodovias, ferrovias e aeroportos) e financiam a produção agrícola e a extração de recursos naturais. É importante lembrar que, nos últimos anos, os investimentos chineses têm crescido significativamente no continente.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ajude os estudantes na leitura do gráfico, caso julgue necessário. Explique que o pontilhado indica que os números estimados são projeções, ou seja, de acordo com as pesquisas realizadas e o perfil da população, é muito provável que a população africana continue a crescer pelos próximos anos.
Texto complementar
Em comprimento e largura, descontrolada e desenfreada, Uagadugu continua a crescer. Cada dia novos imigrantes vêm e trazem o seu modo de vida agrícola tradicional na bagagem. Assim, o crescimento da população é constante. Uma cidade que integra cada vez mais a periferia. Recentemente contam-se as aldeias adjacentes na área da cidade. A cidade ganha cada vez mais um carácter rural. Os cientistas falam de “rurbanição” da metrópole, um termo técnico para a mistura da ruralização e urbanização.
Desde a independência do país, em 1960, a população aumentou mais de vinte vezes. Hoje em dia, a capital burquinense tem mais de um milhão de habitantes [ cêrca de um milhão e quatrocentos, em 2019] reticências.
Até hoje continuamente surgem bairros ilegais. O espaço urbano simplesmente não é o suficiente para a população. reticências.
PROTHMANN, Sebástian. Burkina Faso – Uagadugu: a capital das duas rodas. África e Africanidades, ano 9, número 21, jan-abr. 2016. Disponível em: https://oeds.link/IqKMyW. Acesso em: 21 abril. 2022.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o trabalho com as habilidades ê éfe zero oito gê ê zero três e ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Diversidade cultural e religiosa
A África é marcada pela diversidade cultural. No continente, habitam diversas etnias, que desenvolveram, ao longo dos séculos, suas próprias línguas, alfabetos, manifestações religiosas, ritmos musicais, danças, festas e práticas cotidianas. A tradição oralglossário é uma característica importante das culturas africanas, principalmente ao sul do Saara.
Calcula-se que existam mais de .1500 línguas no continente africano, agrupadas segundo critérios de proximidade geográfica e estrutura. No entanto, o fato de diferentes etnias falarem línguas e dialetos do mesmo agrupamento linguístico não significa que a comunicação entre elas seja fluida.
Apesar de muito diferentes umas das outras no que diz respeito à cosmogoniaglossário , à hierarquia e às cerimônias, as religiões tradicionais africanas apresentam duas características comuns de grande importância:
- a crença na ancestralidade, ou seja, na ideia de que os membros das famílias, ao falecerem, permanecem presentes no mundo de fórma imaterial, como uma espécie de espírito, ajudando a conduzir os problemas daqueles que estão vivos;
- a crença em deuses que representam as fôrças dos elementos e dos fenômenos da natureza – a chuva, o vento, as matas, as águas do mar e dos rios e o fogo.
Existem religiões politeístasglossário e monoteístasglossário no continente. Vale destacar que duas religiões monoteístas – o islamismo e o cristianismo – desempenharam grande influência na transformação cultural de muitas etnias africanas.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este tópico abrange os temas contemporâneos Diversidade cultural e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
A atividade complementar proposta a seguir pode ser utilizada no desenvolvimento desses temas.
Observação
O conteúdo desta página pode contribuir para o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Atividade complementar
Leia o texto para os estudantes e proponha que respondam oralmente às questões a seguir.
reticências Já na breve estada em outubro de 1960, eu me emocionara ao visitar o bairro brasileiro de Lagos, o Brazilian Quarter, com seus sobrados e casas térreas que poderiam estar no centro antigo do Rio de Janeiro. Nas visitas seguintes, comoveu-me conhecer algumas dessas pessoas que, sendo nigerianas, se identificavam também como brasileiros, amarôs ou agudás, do mesmo modo que outras se afirmavam ibos, iorubás ou hauçás. Durante os três anos que passei em Lagos, aprendi que essa e outras cidades do golfo do Benim continuavam em Salvador e que a Bahia se prolongava na África Ocidental. Mas aprendi também que, embora tivéssemos tantos traços de semelhança, éramos diferentes. Se tomei tento nas parecenças, apaixonaram-me as diferenças. reticências.
COSTA E SILVA, Alberto da. Laços culturais entre Nigéria e Brasil. Portal Gueledés, 21 novembro. 2016. Disponível em: https://oeds.link/ll0kDr. Acesso em: 20 junho. 2022.
1. Que trechos do texto apontam uma relação de semelhança entre o Brasil e a Nigéria?
Podem-se indicar os trechos “eu me emocionara ao visitar o bairro brasileiro de Lagos, o Brazilian Quarter, com seus sobrados e casas térreas que poderiam estar no centro antigo do Rio de Janeiro.” / “Durante os três anos que passei em Lagos, aprendi que essa e outras cidades do golfo do Benim continuavam em Salvador e que a Bahia se prolongava na África Ocidental.”
2. No seu município, existem heranças da cultura africana? Se sim, quais?
Resposta pessoal. É esperado que os estudantes indiquem ritmos musicais, objetos, itens da culinária, religião, roupas etcétera.
Sugestão para o professor:
ACHEBE, Chinua. O mundo se despedaça. Tradução: Vera Queiroz da Costa e Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Publicado originalmente em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria, o livro retrata o processo de desintegração cultural do povo ibo desencadeado pela introdução do cristianismo no território tribal. O autor da obra é considerado o fundador da literatura nigeriana contemporânea.
Islamismo
O islamismo é atualmente uma das principais religiões da África, com cêrca de 400 milhões de seguidores. A expansão do Islã começou no Norte da África no século sete e prosseguiu gradativamente em direção ao sul do Saara. No território africano, o islamismo deixou marcas tanto nas paisagens, com suas mesquitas, quanto na cultura, com a difusão da tradição escrita entre muitas populações.
Atualmente, a presença de muçulmanos é superior a 50% em países como Egito, Sudão, Líbia, Chade, Tunísia, Argélia, Níger, Mali, Mauritânia, Marrocos e Somália.
ÁFRICA: PERCENTUAL DE MUÇULMANOS (2020)
Cristianismo
O cristianismo, difundido pelos colonizadores europeus, sobretudo a partir do final do século dezenove, é dominante em países como África do Sul, Angola, República Democrática do Congo, Camarões e Sudão do Sul, onde mais de 50% da população é cristã.
No entanto, a intensa influência do islamismo e do cristianismo não ocorreu sem adequações às culturas locais. Apesar de grande parcela da população ter adotado oficialmente uma dessas religiões, não houve o completo abandono das cerimônias e das crenças praticadas anteriormente, vinculadas à ancestralidade e à natureza.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ao abordar o papel das religiões no continente africano, procure ressaltar a diversidade e os conflitos relacionados às diferenças de crenças.
Esclareça que mesmo nas áreas onde o islamismo ou o cristianismo prevalecem há outras religiões politeístas e monoteístas. Não é incomum que grupos convertidos às religiões dominantes mantenham certos costumes e crenças de sua cultura ancestral.
Também é interessante ressaltar que grupos religiosos acabam levando ajuda humanitária à África para tratar doentes e dar alimento. Apesar de exercer um papel importante, muitas vezes não exercido pelo Estado e outros grupos ou organizações internacionais, esses grupos também têm interesse em aumentar sua influência e o número de seguidores.
Promova a leitura do mapa para aprofundar a análise da presença do islamismo na população africana e para trabalhar saberes geográficos como a extensão, a delimitação, localização e a analogia.
Sugestão para o professor:
saíd éduardW. Cultura e Imperialismo. Tradução: Denise Bottman. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
Essa obra apresenta uma análise da produção literária e jornalística nos países colonizados e colonizadores do Ocidente, apontando a persistência das ideias imperialistas nos dias atuais e a emergência das vozes que se contrapõem a elas.
Observações
Esta página continua a apresentar aspectos da população do continente africano, no caso a diversidade religiosa, trabalhando a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero. O mapa também possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Sobre a aids na África, que países alcançaram algum êxito no combate à doença? O que foi feito para isso?
- Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões propostas.
Disparidade de rendimento entre ricos e pobres aumenta na África, alerta Unctad
As Nações Unidas publicaram um novo relatório destacando que em 17 dos 49 países africanos ocorreu um crescimento inclusivo.
O Relatório de Desenvolvimento Econômico em África 2021 revela que outras 14 nações carecem de inclusão. Houve ainda um acréscimo da desigualdade.
reticências
No total, em 18 dos Estados monitorados, o crescimento levou à redução da pobreza, mas aumentou a desigualdade reticências.
A Conferência da ônu sobre o Comércio e Desenvolvimento, Unctad, lembra que, nos anos 2000, houve um crescimento na África, mas sem melhorias para a maioria dos africanos. A diferença de renda entre ricos e pobres aumentou na região.
Riqueza
cêrca de 34% das famílias africanas vivem abaixo da linha de pobreza de um vírgula nove dólares por dia. E 40% da riqueza total pertencem a cêrca de 0,1% da população do continente.
Na pandemia, e com as fronteiras fechadas, as desigualdades e vulnerabilidades de grupos marginalizados lançaram 37 milhões de africanos subsaarianos na extrema pobreza.
reticências
NAÇÕES UNIDAS. Disparidade de rendimento entre ricos e pobres aumenta na África, alerta Unctad. ônu News. Brasília, Distrito Federal: ônu, 10 dezembro. 2021. Disponível em: https://oeds.link/adthAv. Acesso em: 28 março. 2022.
- De acordo com o texto, é possível concluir que o crescimento econômico da África é suficiente para resolver os problemas sociais do continente? Justifique sua resposta.
- Localize no texto e registre em seu caderno informações que confirmem a existência de desigualdade de rendimento no continente africano.
3. Analise o gráfico de barras e responda à questão proposta.
REGIÕES SELECIONADAS: PESSOAS VIVENDO EM EXTREMA POBREZA (2018)
• Como você definiria a situação da África Subsaariana em relação a outras regiões do mundo, considerando a população em extrema pobreza (que vive com até 1,90 dólar por dia)?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
- Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
- Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidosda América, América espanhola e portuguesa e África.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero oito gê ê zero três (atividade 2)
- ê éfe zero oito gê ê um nove (atividade 2)
- ê éfe zero oito gê ê dois zero (atividades 1, 2 e 3)
Respostas
- Entre os países africanos que alcançaram algum êxito no combate à aids estão Senegal e Uganda, que investiram em campanhas de prevenção.
-
- Não. Embora o crescimento econômico tenha reduzido a pobreza em alguns países, a desigualdade aumentou.
- cêrca de 34% das famílias africanas vivem abaixo da linha de pobreza; 40% da riqueza total pertencem a cêrca de 0,1% da população do continente; 37 milhões de africanos subsaarianos foram lançados à extrema pobreza na pandemia.
- A proporção de pessoas em situação de pobreza na população da África Subsaariana é muito maior do que nas demais regiões do mundo.
CAPÍTULO 18 Urbanização e economia africanas
De acordo com um relatório publicado pela ônu, até 2025, as áreas urbanas no continente africano reunirão cêrca de 65 milhões de pessoas. As estimativas indicam que esse valor passará dos 900 milhões antes de 2040.
Contribui para isso o crescente êxodo rural no continente, motivado por diversos fatores: crescimento populacional, pouca oferta de emprego nas áreas rurais, falta de medidas que fixem a população no campo e condições naturais adversas, como a ocorrência de secas prolongadas em algumas regiões.
O crescimento acelerado das cidades, porém, não significa desenvolvimento econômico. As áreas urbanas são pouco conectadas e não têm capacidade para acolher a todos, o que eleva o desemprego e obriga grande parte da população a se fixar em locais onde as condições de vida são precárias.
Embora a porção norte seja a mais urbanizada do continente, o maior crescimento urbano tem ocorrido nos países que compõem a África Subsaariana.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Este Capítulo aborda aspectos das dinâmicas populacionais, da urbanização e da economia do continente africano.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero oito gê ê zero cinco: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
ê éfe zero oito gê ê zero sete: Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
ê éfe zero oito gê ê zero oito: Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
ê éfe zero oito gê ê um três: Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
ê éfe zero oito gê ê um quatro: Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.
ê éfe zero oito gê ê um oito: Elaborar mapas ou outras fórmas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.
ê éfe zero oito gê ê um nove: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.
ê éfe zero oito gê ê dois zero: Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
Urbanização no Norte da África
No século vinte e um, a população do Norte da África superou as duas centenas de milhões de pessoas. Desse total, grande parte se concentra em cidades à beira do mar Mediterrâneo e no delta do rio Nilo. A tendência em todo o continente é de crescimento acelerado da população urbana.
O Cairo, capital do Egito, é a maior cidade do Norte da África. Localizado no delta do rio Nilo, fórma com Alexandria, outra cidade egípcia, a maior concentração populacional da região. Estima-se que em 2025 essas duas cidades somarão mais de 21 milhões de habitantes.
NORTE DA ÁFRICA: POPULAÇÃO URBANA (2020)
Desigualdade e pobreza
Nas áreas urbanas do Norte da África, uma parcela significativa da população não tem acesso a saneamento básico, escolas, hospitais, transportes e áreas de lazer. Além disso, os empregos formais são escassos e, mesmo nas principais cidades, como o Cairo, grande parte dos habitantes vive com baixa renda.
Embora haja esforços para reduzir a população que vive em locais com infraestrutura precária e resultados satisfatórios já tenham sido obtidos, a questão ainda está longe de ser solucionada. De acordo com a Organização das Nações Unidas, metade da área do município do Cairo tem problemas de moradia e infraestrutura, e o reassentamento de famílias ocorreu em regiões periféricas distantes de onde as pessoas trabalhavam, fazendo com que muitas delas voltassem a morar em áreas centrais da capital egípcia.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
O conteúdo deste tópico possibilita desenvolver o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
Esta página apresenta elementos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê um nove e ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Texto complementar
O trecho de artigo reproduzido a seguir oferece um exemplo de como o crescimento da população impacta a configuração das cidades africanas.
No Egito, as obras não param desde 2015 em uma área desértica do tamanho de Singapura, de mais de 700 quilômetros quadrados, perto das pirâmides de Gizé. Em 2015, o país anunciou que uma nova capital seria criada para substituir o Cairo no local. Com 22 milhões de habitantes, a cidade tem convivido com problemas que vão de falhas no abastecimento de água, carências no transporte público, quedas de energia e um trânsito caótico.
Até 2050, a população do Cairo deve dobrar de tamanho, o que coloca ainda mais pressão sobre o histórico complexo urbano.
reticências
A nova capital deve ser inaugurada até o final do ano.
reticências
Do ponto de vista econômico, a construção da nova capital deve gerar empregos e contribuir para o crescimento do país. O Píbi cresceu 3,4% em 2020, em grande parte devido a reformas estruturantes iniciadas em 2016 e a um agressivo pacote de socorro para aliviar os efeitos da pandemia. Este ano, a expectativa é de uma expansão de 3% do Píbi. A retomada econômica na Europa, que responde por 36% das exportações do Egito, é aguardada com ansiedade. Os investimentos em infraestrutura, em que a principal estrela é a nova capital, também têm gerado importantes dividendos.
ARANHA, Carla. Nova capital do Egito emerge no deserto, com obelisco gigante e oásis. Exame, 13 julho. 2021. Disponível em: https://oeds.link/38hDSl. Acesso em: 22 abril. 2022.
Urbanização na África Subsaariana
Historicamente, as cidades da África Subsaariana desempenharam importante papel econômico e político. Nos séculos dezenove e vinte, com a colonização europeia, desenvolveram-se algumas cidades litorâneas, cujas funções portuárias e administrativas garantiam as exportações de produtos vindos das áreas rurais do continente africano.
Atualmente, os portos e as estradas para acessá-los dispõem de moderna infraestrutura para garantir a entrada de mercadorias industrializadas e a exportação de produtos agrícolas e minerais. Esse aspecto pode ser observado nas principais cidades da região, a maioria delas localizada nas zonas costeiras: Lagos, Acra, Dacar, Dar és Salám, Cidade do Cabo e Johanesburgo.
Amplia-se na África Subsaariana a quantidade de pessoas empregadas em atividades mais comumente desenvolvidas em áreas urbanas, sobretudo no setor de serviços.
Nas áreas centrais das maiores cidades da região subsaariana, há maior infraestrutura de transporte, telecomunicações e edifícios governamentais, além de escritórios de multinacionais estadunidenses, europeias e asiáticas.
As poucas indústrias da região, que, em geral, produzem alimentos e roupas ou processam matérias-primas (siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas), também se localizam próximo às zonas portuárias, beneficiando-se da infraestrutura existente.
ÁFRICA SUBSAARIANA: POPULAÇÃO URBANA (2020)
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
Os assuntos abordados nesta página abrangem o tema contemporâneo Trabalho. Para ampliar esse estudo, pode-se propor aos estudantes que busquem em livros e sites informações que possibilitem comparar a África Subsaariana com a África do Norte no que diz respeito à ocupação e às condições de trabalho nos diferentes setores da economia. Essa atividade envolve revisão bibliográfica e análise documental como práticas de pesquisa.
Observações
Os conteúdos apresentados possibilitam trabalhar as habilidades ê éfe zero oito gê ê um nove e ê éfe zero oito gê ê dois zero. Uma regionalização do continente está implícita, entre o Norte da África e a África Subsaariana. Dessa fórma, a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero cinco também é trabalhada.
Atividade complementar
A questão a seguir trabalha os aspectos demográficos do continente africano, como migração, concentração urbana e taxa de natalidade e mortalidade. Escreva as frases na lousa e peça aos estudantes que indiquem a alternativa incorreta.
- A maior parcela da população africana vive na região subsaariana, principalmente devido à dificuldade em ocupar as áreas desérticas e de florestas.
- O continente africano é o segundo mais populoso do mundo, apesar da redução das taxas de natalidade.
- Conflitos e guerras étnicas ainda estão entre os principais motivos de imigração dos povos africanos em direção à Europa.
- O continente africano tem apresentado acelerado processo de urbanização, que não é, necessariamente, acompanhado pela melhoria de infraestrutura das cidades.
A alternativa incorreta é a b. O continente africano é o segundo mais populoso do mundo, com projeções de que alcance 2 bilhões de pessoas em 2050. Parte do aumento populacional está relacionada à diminuição das taxas de mortalidade, com o avanço médico, porém as taxas de natalidade continuam altas.
Confira com os estudantes as alternativas corretas, trabalhando cada uma das afirmações em caso de dúvidas.
Sugestão para o estudante:
ONDJAKI. Avó dezanove e o segredo do soviético. São Paulo: Seguinte, 2009.
Vencedor do Prêmio Jabuti de 2010, na categoria Juvenil, esse romance angolano retrata o cotidiano e as personagens de um bairro de Luanda: o velho pescador, o vendedor de gasolina, as brincadeiras das crianças, as conversas das avós com as vizinhas. Uma misteriosa obra executada por estrangeiros, no entanto, ameaça perturbar essa rotina e desalojar os moradores locais.
Em prática
Periferias das cidades africanas
O espaço urbano dos países subsaarianos é marcado pela precariedade do acesso a habitação, emprego, infraestrutura e serviços públicos, sobretudo nas áreas mais distantes dos centros. Nesse cenário, grande parcela da população urbana da África Subsaariana, por exemplo, não é servida por rede de saneamento básico, o que sobrecarrega o sistema público de saúde, uma vez que esgoto a céu aberto e água não tratada são vetoresglossário da transmissão de muitas doenças, como cólera e tifo.
Assim como ocorre na porção norte do continente, a população que migra do campo para a cidade, ao encontrar escassez de infraestrutura nos centros urbanos, acaba se instalando em habitações precárias. Na maioria dos países africanos, é grande a proporção de pessoas vivendo nessas condições.
A África Subsaariana é menos urbanizada que o Norte da África, e sua população urbana é mais marcada pela pobreza. Em 2018, aproximadamente 238 milhões de pessoas viviam em favelas e outros tipos de habitações precárias, segundo a ônu.
Nos últimos anos, a economia dos países subsaarianos começou a crescer mais rapidamente, impulsionada, principalmente, por investimentos chineses, sobretudo nos países detentores de petróleo, gás, ouro e outros minerais, como Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Serra Leoa. Esse fator contribuiu para criar uma classe média urbana; porém, pouco influenciou a melhoria das condições de vida da maioria das pessoas que vive em cidades.
• O quadro a seguir apresenta a quantidade de população urbana vivendo em favelas em regiões do mundo que estão em desenvolvimento. Observe os dados de cada região e, em seguida, elabore um mapa temático, no qual os fenômenos quantitativos devem ser apresentados por meio de cores. Siga o roteiro.
Região |
Milhões de pessoas |
---|---|
América Latina |
109,9 |
Oriente Médio e Norte da África |
82,1 |
África Subsaariana |
237,8 |
Ásia Central e Meridional |
221,1 |
Leste e Sudeste Asiático |
368,9 |
Elaborada com base em dados obtidos em: UNITED NATIONS HUMAN SETTLEMENTS PROGRAMME. World cities report 2020 – The value of sustainable urbanization. Nairóbi: UN-Habitat, 2020. Disponível em: https://oeds.link/6yfOhN. Acesso em: 28 . 2022. março
- Elabore um mapa com a divisão regional apresentada.
- Adote intervalos que representem as diferenças entre as regiões. Exemplos: de 80 a 200 milhões; de 201 a 300 milhões; acima de 300 milhões.
- Cada intervalo deve ser associado a uma cor diferente, apresentada na legenda. Utilize a mesma cor, com três tons diferentes para cada categoria. O tom mais claro deve ser usado para a categoria que apresenta valores mais baixos e o tom mais escuro, para os valores mais altos.
- Insira título, fonte e rosa dos ventos no mapa.
- Por fim, elabore um pequeno texto comparando as regiões africanas com as demais presentes no mapa.
Versão adaptada acessível
Os procedimentos listados para realização da atividade de elaboração do mapa podem ser adaptados para a construção de uma versão tátil. Para isso, materiais como papéis, tecidos, linhas de diferentes espessuras e botões, entre outros, podem ser usados para criar contornos e preencher formas. Cada intervalo de valores pode ser associado no mapa e na legenda a uma textura diferente. As texturas mais lisas representam valores menores e as mais ásperas, valores maiores.
Orientação para acessibilidade
Caso possível, proponha a elaboração de um mapa tátil a partir de materiais de diferentes texturas. Uma aula antes, oriente os estudantes a respeito dos materiais que eles devem levar à sala de aula para realizar a atividade. Contrastes do tipo liso e áspero, fino e espesso, tendem a favorecer a percepção tátil dos estudantes. Dessa forma, podem ser utilizados material emborrachado, diversos tipos de papéis, tecidos, linhas de diferentes espessuras, botões etc. Auxilie os estudantes durante a seleção e a organização dos materiais.
Sugere-se que o professor leve pronto o contorno das regiões sobre uma base emborrachada. O contorno dos continentes pode ser feito com barbante ou outros materiais maleáveis e o nome das regiões mencionados no quadro indicadas em alto-relevo, facilitando a percepção dos alunos. Na sala de aula, oriente para que a turma represente as regiões por meio de diferentes materiais (botões, tecidos, papéis, entre outros), de acordo com os intervalos em milhões indicados. Explique que deve haver correspondência entre os tipos de materiais usados no mapa e na legenda, de modo a permitir a relação entre as informações. A transposição de uma representação visual para uma representação tátil tende a favorecer a ampliação do processo de ensino-aprendizagem. Se considerar pertinente, adapte o nível de complexidade da atividade.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Esta seção possibilita dar continuidade ao trabalho com o tema contemporâneo Saúde. Como ampliação, proponha aos estudantes que convidem o professor de Ciências para uma entrevista em sala de aula sobre as doenças mencionadas no texto e as medidas possíveis para evitá-las. Oriente-os na organização de um roteiro básico.
Respostas
Para a execução das atividades da seção, acompanhe os estudantes na leitura das informações apresentadas e na elaboração do mapa.
- Se julgar necessário, busque na internet um mapa mudo com os continentes do mundo e utilize-o para ajudar os estudantes a identificar as regiões de acordo com as categorias apresentadas no quadro.
- Na leitura das instruções do roteiro, deve ficar claro para os estudantes que os intervalos destacam as diferenças entre as regiões no quadro.
- A variação de tons de uma mesma cor é uma variável visual para a representação das informações no mapa. Verifique se os estudantes registraram os intervalos adotados e os tons correspondentes na legenda do mapa.
- Espera-se que consigam criar um mapa com os principais elementos cartográficos, com legenda, escala, título e rosa dos ventos.
- O foco da atividade é que demonstrem habilidade para elaborar o mapa proposto e analisar as informações com base em sua representação cartográfica.
Observação
Esta seção contribui para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê um oito e ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Agropecuária
O espaço rural é central na vida de grande parte da população na África, onde é numerosa a quantidade de pessoas que vivem no campo e de trabalhadores dedicados às atividades agropecuárias. Desse modo, o setor primário da economia, que compreende a agricultura, a pecuária e o extrativismo, é a base do Píbi da maioria dos países da África Subsaariana.
No entanto, em razão do predomínio dos climas árido e semiárido em algumas áreas, grandes extensões de terra são inadequadas para as práticas agrícolas.
Além disso, a distribuição desigual de terras é um grave problema na maior parte dos países africanos: os terrenos mais férteis se concentram nas mãos de uma elite minoritária, que produz para o mercado externo em grandes propriedades, enquanto o mercado interno de alimentos é abastecido precariamente por pequenos agricultores, que cultivam as terras menos produtivas. Nessas propriedades, são produzidos diversos tipos de alimentos, como pimenta, banana, abacaxi e inhame.
Geralmente, os pequenos produtores utilizam técnicas e sabedorias tradicionais. Em muitas localidades, os recursos materiais à disposição dos produtores não são suficientes para evitar a baixa produtividade e os problemas ambientais, como a degradação do solo.
Nas áreas de clima mais seco, onde predominam as estepes rasteiras e a vegetação desértica, desenvolve-se principalmente a criação de cabras.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
Este tópico abrange o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
Os conteúdos desta página possibilitam trabalhar a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Texto complementar
As plantações de alimentos básicos podem diminuir em pelo menos 80% até 2050 em oito países africanos. Os dados são do relatório divulgado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Fida.
reticências
O relatório comprova que se nenhuma mudança for feita nas práticas agrícolas ou políticas globais, o aumento de cêrca de 2 graus Célsius na temperatura global terá impacto devastador na produção de alimentos básicos e cultivos de pequenos agricultores em diversos países da África.
reticências
A queda na produtividade das safras pode levar à alta dos preços dos alimentos, à diminuição da disponibilidade de alimentos e ao aumento da fome e da pobreza. Isso poderia desencadear um aumento da migração, conflito e instabilidade.
reticências
Os investimentos recomendados incluem plantar safras alternativas diversificadas, plantar variedades variadas e adaptadas localmente, utilizar diferentes técnicas de plantio, fortalecer as capacidades e infraestrutura de armazenamento e processamento e cadeias de valor à prova de clima e melhorar o acesso e a gestão da irrigação.
NAÇÕES UNIDAS. Produção agrícola pode cair 80% até 2050 em países africanos. ônu News. Brasília, Distrito Federal: ônu, 1º novembro. 2021. Disponível em: https://oeds.link/4iGC68. Acesso em: 21 abril. 2022.
A pecuária bovina extensiva é expressiva ao sul do Saara, com destaque para a região da África Oriental, como pode ser observado no mapa.
ÁFRICA: REBANHO BOVINO (2020)
Os impactos da agricultura comercial
No final do século dezenove, as metrópoles europeias instalaram nas colônias africanas um sistema de produção de gêneros tropicais voltado para a exportação. A principal demanda do mercado externo era por espécies vegetais oleaginosas (como o dendê e o amendoim, muito utilizados nas fábricas europeias e na iluminação pública das cidades), além de chá e algodão (para a indústria têxtil). Nas áreas onde não havia recursos minerais, optou-se pela produção agrícola em latifúndios monocultores.
Os gêneros agrícolas tropicais ainda representam importantes fontes de riqueza para muitos países do continente, sobretudo na África Ocidental: o cacau, na Costa do Marfim, em Gana e na Nigéria; o amendoim, no Senegal; a palma (da qual se produz óleo) e o algodão, no Benin e no Togo.
Apesar de movimentar a economia, a agricultura comercial não contribui para diminuir o problema da fome em diversos países do continente, pois limita o acesso à terra, principalmente às mais produtivas.
A falta de investimento nos modos de produção familiar e de subsistência agrava o problema, pois as terras ocupadas por pequenos produtores apresentam infraestrutura precária, solos pouco férteis e, consequentemente, baixa produtividade.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
Este tópico abrange o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
Os conteúdos desta página contribuem para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Atividade complementar
Leia os trechos de artigo a seguir para os estudantes e, depois, peça que respondam às questões oralmente ou no caderno.
O clima não ajuda, mas, mesmo sem ser capaz de produzir cacau, a Bélgica chegou ao posto mais alto no imaginário do marketing como produtor de chocolate. Como? reticências A presença colonial belga no continente africano é considerada uma das páginas mais cruéis da história. Recursos naturais foram saqueados por companhias concessionárias e a população local sofreu com a escravidão. Punições severas eram aplicadas àqueles que resistiam ou não atingiam “metas de trabalho”.
reticências
Durante 20 anos (1885-1905) o “Estado Livre do Congo” (hoje, a Costa do Marfim e a República Democrática do Congo) foi uma propriedade particular do rei belga, um milionário do cacau e da borracha, que premiava soldados que trouxessem mãos de africanos decepadas nas “expedições de caça aos negros que resistissem à civilização”. reticências na Costa do Marfim, em terras fartamente exploradas pelos belgas, crianças, com idades entre 10 e 15 anos, até hoje são submetidas a trabalho escravo nas plantações de cacau, para garantir os estoques de megacorporações reticências.
NETO, Moriti. Chocolate em Brasil por Bélgica: caminhos de escravidão e morte. O joio e o trigo, 6 julho. 2018. Disponível em: https://oeds.link/6W7Vgu. Acesso em: 21 abril. 2022.
1. Como a Bélgica conseguiu destaque na produção de chocolate?
Costa do Marfim e República Democrática do Congo.
2. Que relação o texto aponta entre a exploração do cacau na África no passado e no presente?
No passado, nas áreas de exploração do cacau, a população sofreu com a escravidão; atualmente, nessas áreas, há crianças e adolescentes submetidos a condições de trabalho análogas às da escravidão.
A importância dos rios para a agricultura
Além de serem utilizados como vias de circulação e para fornecimento de energia, os rios desempenham papel fundamental na agricultura africana, pois abastecem os sistemas de irrigação de plantações. É o caso do rio Níger (na África Ocidental) e do rio Congo (na África Central).
Um dos exemplos mais representativos da importância dos rios para a economia agrícola é o rio Nilo, no Egito. Os solos férteis do vale e do delta do rio Nilo, ao longo dos séculos, têm sido aproveitados para a produção agrícola destinada ao mercado interno, para as plantações de algodão que abastecem a indústria têxtil nacional e para a produção voltada ao mercado externo.
No entanto, antes de chegar ao Egito, esse rio cruza outros países africanos, o que exige o estabelecimento de acordos sobre a gestão da água entre os Estados que possuem partes de seus territórios nessa bacia hidrográfica.
Eventualmente, esses acordos geram tensões diplomáticas devido aos múltiplos usos do Nilo. Isso demonstra que, além de sua importância econômica, a gestão dos recursos hídricos desse rio pode criar disputas políticas.
ÁFRICA: BACIA DO RIO NILO
Ler o mapa
• Que países podem influenciar a vazão do rio antes de ele chegar ao Egito? Por qual motivo?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
A importância do rio Nilo para os países banhados por ele pode ser trabalhada com o componente curricular História. O rio desempenhou um papel fundamental na formação da civilização egípcia. Os estudantes podem resgatar conhecimentos já adquiridos sobre a Antiguidade e o Egito antigo e, se julgar interessante, podem pesquisar mais informações sobre essa civilização, a importância do rio para a economia e a sociedade etcétera. Como práticas de pesquisa, recomende a revisão bibliográfica e a análise documental.
Outras sociedades que se desenvolveram ao longo do rio Nilo também podem ser pesquisadas, desde sua formação até os dias atuais. O rio, hoje, enfrenta diversos problemas, como a gestão de seus recursos, pois atravessa vários países; a poluição; o mau uso das águas etcétera. Ao discutir esses aspectos com os estudantes, incentive-os a indicar medidas que contribuiriam para a solução dos problemas estudados.
Resposta
Ler o mapa:
Uganda, Sudão e Etiópia, pois possuem barragens utilizadas para a obtenção de energia elétrica em seus territórios.
Observação
A habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero continua a ser trabalhada nos tópicos “Os impactos da agricultura comercial” e “A importância dos rios para a agricultura”, nos quais se destacam aspectos da economia relacionados à agricultura nos países africanos e a importância da água para a atividade, um recurso estratégico, que demanda gestão compartilhada entre países.
Extrativismo mineral
A extração de recursos naturais, como petróleo, ferro, fosfato, ouro e diamantes, ocorre, em muitos casos, em espaços rurais e é responsável pela geração de riqueza em muitos países.
O petróleo e o gás natural são riquezas fundamentais para Tunísia, Líbia e Nigéria, grandes produtores e exportadores desses recursos. Em países como Angola, Nigéria, Mauritânia, Líbia, República Democrática do Congo e Zâmbia, os produtos minerais chegam a representar mais da metade das exportações, embora a exploração ocupe uma parcela pequena da População Economicamente Ativa ( péa).
As disputas pela exploração desses recursos naturais (sobretudo diamante e petróleo) também contribuíram para a ocorrência de diversos conflitos na África. No final do século vinte, as áreas rurais de países como Serra Leoa, República Democrática do Congo e Angola se transformaram em campos de batalha.
Além dos conflitos, a exploração dos recursos minerais tem destruído significativamente o meio ambiente no continente. Observe o mapa a seguir, que apresenta os principais locais de conflito ambiental classificados por tipo de recurso explorado.
ÁFRICA: CONFLITOS AMBIENTAIS POR EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS (2017)
Ler o mapa
- Quais são as áreas onde há maior número de conflitos relacionados à exploração mineral?
- Na sua opinião, por que isso ocorre?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Explore com os estudantes o mapa apresentado nesta página e oriente-os a responder às questões propostas. Para que exercitem a revisão bibliográfica, a tomada de nota e a análise documental como práticas de pesquisa, peça que façam um levantamento dos conflitos relacionados a uma das áreas que identificaram na leitura do mapa.
Comente com os estudantes que um dos recursos minerais mais disputados no século vinte e um pelas empresas transnacionais é o coltan, um mineral composto de columbita e tantalita. Ele é utilizado como matéria-prima para a fabricação de componentes eletrônicos portáteis, como celulares.
cêrca de 75% das reservas mundiais do coltan estão na República Democrática do Congo. Grupos disputam com violência o contrôle desses recursos. Há anos ocorre uma guerra civil em torno da posse de minas e territórios. Por desencadear conflitos de grandes proporções onde ocorre, o coltan é considerado um minério de sangue. Sua exploração é feita artesanalmente e sob a vigilância de grupos armados. Em muitas minas utiliza-se mão de obra infantil e de mulheres.
Não há uma regulação do mercado internacional que coíba a compra do coltan procedente das áreas de guerra. A iniciativa estadunidense de estabelecer a obrigatoriedade de um selo de certificação não tem impedido a exportação de minérios obtidos nas zonas controladas por milícias.
Sugestão para o professor:
PARELLADA, Gemma. Viagem ao berço do coltan, o coração dos ‘smartphones’. El país, 25 fevereiro. 2016. Disponível em: https://oeds.link/4zmF0S. Acesso em: 24 abril. 2022.
Reportagem sobre a exploração do coltan e os conflitos que gera na República Democrática do Congo.
Respostas
Ler o mapa:
- São as áreas com exploração de minérios associados à construção civil e aos combustíveis fósseis.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes consigam relacionar a exploração mineral aos conflitos no continente africano, pois a hegemonia de um grupo pode determinar a sua fórma de exploração e beneficiar esse grupo. Há mais conflitos nos locais relacionados à exploração de minérios associados à construção civil porque são estratégicos para qualquer obra, principalmente quando se trata de obras de infraestrutura de grande porte. Os combustíveis fósseis são a fonte de energia mais consumida no planeta. Mesmo que o país africano não consuma tudo o que é produzido, esses minérios podem ser exportados ou suas reservas podem ser estratégicas no futuro.
Observação
Os conteúdos desta página contribuem para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero cinco e ê éfe zero oito gê ê zero oito.
Mundo em escalas
Desenvolvimento urbano e custo social
O custo humano trágico das novas megacidades da África
Nas últimas duas décadas [2000 e 2010], a narrativa africana mudou fenomenalmente. A história extensa, em grande parte tecida em torno dos estereótipos da pobreza, doenças e de guerras civis sangrentas, foi substituída por uma que celebrava o crescimento econômico sem precedentes do continente e uma relativa estabilidade política. Esta nova narrativa é também sobre os arranha-céus brilhantes da África, os enormes shoppings e as cidades ambiciosas “inteligentes” sendo projetadas e construídas a partir do zero reticências.
As condições de vida nesses bairros sofisticados são radicalmente diferentes das encontradas nas comunidades de baixa renda, que muitas vezes carecem de infraestrutura básica: vias, um abastecimento público de água, até mesmo sistemas eficientes de gerenciamento de resíduos. Esta distribuição desigual das comodidades públicas tornou-se terrivelmente típica na maioria das cidades africanas. E, como se isso não fosse suficientemente ruim, muitas comunidades pobres estão agora sendo anexadas impiedosamente e seus moradores empurrados para abrir caminho a esses novos desenvolvimentos.
reticências impapê, um bairro pobre em Abuja, faz fronteira com dois dos bairros mais ricos da capital. reticências
Devido à sua proximidade com o centro da cidade, impapê ocupa terrenos muito valiosos. A favela também se tornou uma fonte crucial de habitação a preços acessíveis para o grande exército de trabalhadores de Abuja, funcionários públicos de baixa qualidade, motoristas de táxi e artesãos. Hoje, uma determinação judicial é tudo o que está entre a liquidação e as escavadeiras da Autoridade de Desenvolvimento de Capital Federal (FCDA). reticências
AGBO Júnior., Mathias. O custo humano trágico das novas megacidades da África. Arch Daily, 22 junho. 2017. Disponível em: https://oeds.link/PKRKSB. Acesso em: 28 março. 2022.
- Qual é o custo social para os trabalhadores nos locais onde está prevista a implantação de projetos de desenvolvimento urbano de alto padrão?
- No Brasil há problemas semelhantes ao discutido no texto? Busque em jornais e revistas atuais materiais que exemplifiquem situações similares e traga-os para a sala de aula para serem debatidos com o professor e seus colegas.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O conteúdo desta seção abrange o tema contemporâneo Educação em Direitos Humanos.
Acompanhe os estudantes na execução da atividade proposta. Informe a eles que a cidade de Abuja substituiu oficialmente Lagos como capital da Nigéria em 1991. Destaque que a situação descrita no texto é um exemplo de experiência vivida em várias localidades africanas em razão do remodelamento de antigas cidades ou da construção de novas cidades.
Oriente os estudantes no desenvolvimento da pesquisa sobre a ocorrência de situações similares no Brasil. A atividade possibilita trabalhar a análise documental como prática de pesquisa.
Observação
O trabalho proposto nesta seção contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero.
Respostas
- O texto descreve o processo de expulsão dos trabalhadores que vivem em assentamentos precários, porém localizados em áreas centrais e estratégicas para a implantação de projetos de desenvolvimento urbano de alto padrão. Esses trabalhadores e suas famílias já sofrem por viver em bairros cujas infraestruturas urbanas são deficientes ou ausentes. Entretanto, com o remanejamento para outros locais mais distantes das cidades, a situação se agrava, contribuindo para a deterioração da qualidade de vida dessas pessoas. Entre as consequências, destaca-se o maior tempo de trajeto entre a moradia e o trabalho, muitas vezes realizado por meio de transporte público precário.
- Resposta pessoal. Espera-se que a pesquisa proposta possibilite aos estudantes observar que muitas cidades brasileiras passam pelo mesmo processo de expulsão de pessoas de baixa renda das áreas centrais com o objetivo de abrigar novos usos nessa porção estratégica do espaço. Entre os vários exemplos possíveis, os estudantes poderão indicar o projeto de desenvolvimento urbano no Rio de Janeiro, com a implantação das infraestruturas para abrigar os Jogos Olímpicos de 2016, e o zoneamento excludente do setor sudoeste da cidade de São Paulo.
A industrialização tardia e incompleta
O processo de industrialização na África iniciou-se após a descolonização, nas décadas de 1950 e 1960. Nos países onde ocorreu algum desenvolvimento industrial, criaram-se condições para o fortalecimento das economias nacionais e o aumento do grau de beneficiamento das mercadorias, com o objetivo de aumentar a lucratividade dos setores voltados para a exportação.
Atualmente, o setor industrial dos países africanos, de modo geral, não apresenta diversificação nem dinamismo suficientes para sustentar um desenvolvimento econômico autônomo. As exceções são o Egito e a África do Sul.
De modo geral, as nações africanas são compradoras de produtos industrializados de países de maior desenvolvimento e exportadoras de matérias-primas (minerais e produtos agrícolas). A grande necessidade de produtos industrializados e a baixa disponibilidade interna impedem a acumulação de capitais no continente, pois a maioria dos escassos recursos financeiros acaba sendo canalizada para o exterior com as importações.
Boa parte das indústrias que atuam em solo africano é composta de transnacionais ou de empresas ligadas a grupos tradicionais da elite africana que concentram os lucros.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Este tópico abrange o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
Os conteúdos apresentados contribuem para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê zero oito e ê éfe zero oito gê ê um três.
Texto complementar
Com o objetivo de destacar a importância do desenvolvimento industrial dos países africanos e incentivar os investimentos no setor, a Organização das Nações Unidas proclamou em 1989 o Dia da Industrialização da África. O texto a seguir noticia a celebração de 2021, apresenta alguns dados referentes à produção industrial na África e aponta a industrialização como caminho para a geração de empregos e a redução da pobreza no continente.
Se comparada com o segundo trimestre do ano passado, a perspectiva para crescimento da produção de manufaturados este ano nos países africanos, com base em dados preliminares, é de 17,8%.
Há um ano, essa taxa de expansão teve uma queda de 17,1% por causa das medidas de combate à [pandemia de] covíd-19.
No trimestre atual, vários países notificaram um alargamento da produção de manufaturados incluindo África do Sul (39,3 %), Ruanda (30,2 %), Senegal (22,6 %) e Nigéria (4,6 %).
Papel
A ônu lembra que o desenvolvimento industrial tem um papel fundamental para o crescimento econômico e sustentável dos países africanos. Além disso, a atividade industrial pode aumentar a produtividade, melhorar a capacitação da mão de obra e gerar empregos ao introduzir novos equipamentos e técnicas.
O Dia da Industrialização da África é também uma oportunidade de ressaltar que laços fortes de economias domésticas com indústrias também podem ajudar os países do continente a reduzir a exposição a choques externos, alcançar suas metas de alto crescimento e diversificar suas economias.
Todas essas medidas ajudam a erradicar a pobreza através da criação de postos de trabalho e da prosperidade.
NAÇÕES UNIDAS. Dia da industrialização da África foca em diversificação econômica, inclusão e sustentabilidade. ônu News. Brasília, Distrito Federal: ônu, 20 novembro. 2021. Disponível em: https://oeds.link/DIJYuC. Acesso em: 24 abril. 2022.
Obstáculos à industrialização
Apesar do crescente interesse na exploração de recursos e do aumento dos investimentos no continente, alguns fatores ainda podem ser considerados entraves ao processo de industrialização em diferentes regiões africanas, como:
- menor participação no comércio mundial – as exportações africanas ainda são reduzidas;
- escassez de capital – as nações africanas são obrigadas a recorrer a empréstimos de países e organizações internacionais, elevando suas dívidas externas e reduzindo o poder de investimentos internos em produção industrial;
- remessa de lucros – as transnacionais estabelecidas na África remetem os lucros para seus países de origem, em vez de reinvestirem em áreas produtivas;
- escassez de mão de obra qualificada – a falta de interesse das empresas em investir na qualificação dos trabalhadores africanos dificulta a instalação de indústrias modernas no continente, aumentando a desigualdade;
- mercado interno restrito – grande parte da população africana ainda tem reduzido poder de compra;
- guerras civis – as guerras interétnicas e intertribais abalam economias e populações em diversos países da África.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
Desenvolvimento científico e inovação na África
[locução] Os últimos anos têm sido marcados por diversas transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas no continente africano.
[locução] As transformações são decorrentes de muitos fatores, tais como os índices positivos de crescimento econômico, a urbanização acelerada, o aumento dos investimentos nos setores de infraestruturas, a diversificação industrial, os avanços sociais e a adoção de medidas que visam à preservação dos recursos naturais do continente.
[locução] Os governos de diversos países, com o auxílio de empresas privadas e de organizações mundiais, como a Organização das Nações Unidas, a ONU, e o Banco Mundial, passaram a investir recursos no setor de pesquisas científicas e inovação, a fim de superar a ausência de mão de obra especializada e a baixa competitividade das indústrias africanas no cenário mundial.
[locução] Assim, analogamente a outras regiões do mundo, centros de pesquisas e de inovação tecnológica passaram a surgir em diversos países da África.
[locução] Esses centros, em geral, são vinculados às universidades locais e às redes de startups e hubs de inovação. São destinados a desenvolver pesquisas científicas em saúde, educação, agropecuária, infraestruturas urbanas, entre outras áreas.
[locução] Dos países da África subsaariana, destacam-se Ruanda, Senegal, Uganda, Moçambique, Malaui e Quênia; sendo este último o que mais investe em inovação desde 2011.
[locução] Uma das formas de alavancar o desenvolvimento das pesquisas realizadas nos países do continente é por meio do aproveitamento dos recursos e do conhecimento das comunidades locais com o objetivo de buscar e compartilhar novas soluções.
[locução] Um exemplo é o Ushahidi , uma plataforma digital desenvolvida por uma empresa de tecnologia situada no Quênia que mapeia dados fornecidos por qualquer pessoa a respeito de locais onde estejam ocorrendo conflitos ou desastres. Trata-se de uma importante ferramenta usada para salvar vidas.
[locução] No entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para que o continente possa promover o desenvolvimento científico e ampliar e diversificar o setor da inovação.
[locução] Do ponto de vista da fundadora da ONG Rede da África e do Caribe para a Ciência e a Tecnologia, Elizabeth Rasekoala, em entrevista à revista Ciência e Cultura, entre os desafios destacam-se a ampliação da vontade política do governo de cada país para promover o desenvolvimento da inovação e o aumento dos investimentos financeiros destinados à ciência.
[locução] Além disso, segundo Rasekoala, é necessário formar melhor a força de trabalho científica e evitar a fuga de cérebros, fenômeno que ocorre quando a mão de obra qualificada busca emprego no exterior devido à falta de oportunidades no país de origem.
[locução] Com o aumento da vontade política dos países africanos no intuito de promover o desenvolvimento da inovação e o aumento dos investimentos em ciência e tecnologia, é possível criar novos mecanismos para aproximar as pesquisas científicas do cotidiano das pessoas.
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
Peça aos estudantes que montem um dossiê jornalístico sobre a África. Eles poderão enriquecer o dossiê com uma pesquisa na internet baseada em jornais de países africanos que têm o português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe).
Durante uma semana, os estudantes devem acompanhar a divulgação de notícias sobre a África em jornais e revistas, impressos ou digitais. Após o período de pesquisa, peça que elaborem um texto que sintetize e comente as informações reunidas. Os estudantes devem entregar o dossiê com as notícias e reportagens anexadas ao texto que produziram.
Esta atividade trabalha análise documental e construção de relatórios como práticas de pesquisa.
Avalie a organização do material apresentado e os textos elaborados. Um dos intuitos da atividade é estimular o hábito da leitura de jornais, revistas e textos noticiosos nos quais os estudantes consigam obter informações recentes sobre os acontecimentos no mundo.
A África no cenário global
Nas duas primeiras décadas do século vinte e um, a economia africana apresentou um crescimento significativo. Contribuíram para isso a redução dos conflitos armados e a implantação de novas políticas de desenvolvimento socioeconômico em diversos países, que buscam, por exemplo, novas oportunidades de investimentos externos. No mapa, é possível analisar o desempenho econômico dos países africanos de 2000 até 2017, pouco antes do início da pandemia de covíd-19, quando o Píbi da África e de todo o mundo sofreu uma forte queda.
ÁFRICA: CRESCIMENTO MÉDIO DO Píbi (2000–2017)
Integração econômica
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos se firmaram como o principal parceiro econômico da África, estabelecendo acordos inclusive com os países mais pobres, localizados, em sua maioria, ao sul do deserto do Saara.
Nos últimos anos, os Estados Unidos exportaram maquinários, veículos, aeronaves, petróleo e cereais para o continente africano, sobretudo para África do Sul, Nigéria, Angola, Gana e Etiópia. Em contrapartida, o país importou produtos como petróleo bruto, pedras preciosas e cacau, fornecidos principalmente por Nigéria, Angola, África do Sul, Chade e Gabão.
Ainda existem intensas relações entre os ex-colonizadores e suas ex-colônias. O Reino Unido, por exemplo, mantém influência política e econômica por meio da Commonwealth – organização intergovernamental formada predominantemente por ex-colônias do Império Britânico no mundo, que, no continente africano, são representadas por Nigéria, Gana, Zâmbia, Zimbábue, Tanzânia e África do Sul, entre outras. A organização tem como objetivo a promoção da democracia, dos direitos humanos, da liberdade individual, do igualitarismo, do livre-comércio e da paz mundial. Além disso, garante, efetivamente, o escoamento dos produtos britânicos para as ex-colônias que são dependentes da importação de bens industrializados.
A França também mantém fortes relações econômicas e militares com suas ex-colônias, inclusive enviando tropas para resolver eventuais conflitos civis no continente africano (como ocorreu em 2013, para conter rebeldes no Mali).
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ao abordar a influência política e econômica do Reino Unido na África, procure deixar claro para os estudantes que os objetivos da Common-wealth nem sempre se efetivam. Os britânicos têm se mantido distantes das questões e dos conflitos envolvendo suas ex-colônias.
Observação
Esta página oferece elementos para uma análise da situação dos países da África e sua relação com outros países do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê zero oito. Destaca ainda a hegemonia estadunidense e sua relação com o continente, contemplando a habilidade ê éfe zero oito gê ê zero sete. Como trata de aspectos econômicos gerais, incluindo um mapa com o crescimento econômico dos países do continente no período de 2000 a 2017, a habilidade ê éfe zero oito gê ê dois zero é trabalhada.
O mapa, além de complementar o conteúdo, possibilita o trabalho com a habilidade ê éfe zero oito gê ê um nove e o desenvolvimento de saberes geográficos como a localização e a analogia.
Sugestão para o professor:
rárvi, dêividi. O Novo Imperialismo. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. oitava edição São Paulo: Edições Loyola, 2014.
As ações internas e externas dos Estados Unidos são analisadas nesse livro segundo a lógica territorial e a lógica capitalista de poder. Desse prisma, os processos recentes que configuram o novo imperialismo são caracterizados não apenas pela acumulação do capital e do poder político, mas também pela espoliação e pela coerção consentida, como exemplificam as privatizações e as concessões de crédito.
Integrar conhecimentos
Geografia e Ciências
O extrativismo e suas consequências ambientais e sociais
Na porção ocidental da África, encontram-se as principais plantations, nas quais se cultivam cacau, amendoim, óleo de palma e algodão. Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores mundiais de cacau e abastecem grandes indústrias de chocolate da Europa e dos Estados Unidos.
A extração de minérios ocorre sobretudo no sul da África, de onde são retirados cromo, ouro, platina, cobalto, cobre e urânio.
A partir de meados do século vinte, com o desenvolvimento das indústrias petroquímicas no continente, o petróleo ganhou destaque. Hoje, esse recurso natural é extraído principalmente na região do delta do rio Níger, na Nigéria, além de ser encontrado em países como Gana, Angola, Gabão, Egito, Líbia e Argélia, funcionando como importante fonte de recursos financeiros.
Se, por um lado, essas atividades extrativas são importantes para o desenvolvimento econômico dos espaços rurais dos países africanos, por outro, podem provocar uma série de consequências ambientais e sociais.
Leia o trecho do texto a seguir.
O desenvolvimento das indústrias extrativas e o impacto sobre as comunidades
As comunidades rurais da África Central dependem muito dos recursos naturais para sua subsistência. Os projetos extrativos costumam ser desenvolvidos em áreas rurais, e devem coexistir com a população. reticências
Também se observa, muitas vezes, que a instalação de projetos de mineração em territórios comunitários provoca mudanças profundas na vida da população. Por exemplo, em Ebome, uma vila de pescadores que costumava ser próspera, situada a poucos quilômetros de Kribi, na costa atlântica de Camarões, as condições de vida mudaram radicalmente quando as obras de construção de um oleoduto destruíram um recife rico em peixes, localizado a dois quilômetros da costa, forçando a transferência da pesca a outra área, a mais de oito quilômetros dali. Como isso aumentou o custo de produção, os pescadores se tornaram menos competitivos em relação aos das comunidades vizinhas e se viram em uma situação precária. reticências
inguifô, Samuel; JOUNDA, edvíge. O desenvolvimento do setor extrativo e os impactos sobre as comunidades e a biodiversidade nos países da Bacia do Congo, na África Central. Boletim dáblio érre ême 215, 13 julho. 2015. Disponível em: https://oeds.link/XgQWZn. Acesso em: 28 março. 2022.
• De acordo com o trecho apresentado, como a construção de um oleoduto prejudicou as condições ambientais e o trabalho dos pescadores na vila de Ebome, em Camarões?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Aproveite esta seção para conversar com os estudantes sobre como obras ou atividades econômicas impactam na vida de populações tradicionais ou pequenos povoados e no meio ambiente.
O exemplo apresentado é de uma ocorrência no continente africano, mas, no mundo todo, existem casos semelhantes de populações que sofrem desapropriações ou consequências de grandes obras, as quais impactam diretamente no meio ambiente.
Peça aos estudantes que pensem em exemplos conhecidos no Brasil, como a construção de hidrelétricas, a exemplo de Belo Monte, que afetam o ambiente e o modo de vida de povos indígenas e ribeirinhos; a especulação imobiliária e a poluição dos mares, que prejudicam as populações caiçaras, ou, ainda, a expulsão dos indígenas de suas terras (reconhecidas por direito) por grileiros que expandem suas plantações de soja ou criação de gado.
Resposta
Os pescadores de Ebome viram-se obrigados a percorrer uma distância maior para realizar a sua atividade, pois o recife próximo à costa de onde vivem foi destruído com a construção de um oleoduto. Isso impactou diretamente nos preços de seus produtos, tornando-os menos competitivos.
Observação
O conteúdo desta seção contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um três.
Crescimento das relações com a China
Na atualidade, é cada vez mais próxima a relação da África com a China, que é considerada um dos principais concorrentes econômicos dos Estados Unidos.
Observe, nos mapas a seguir, como as mudanças no comércio externo nas duas primeiras décadas do século vinte e um levaram a China a passar os Estados Unidos nas relações bilaterais com os países africanos.
ÁFRICA: COMÉRCIO EXTERIOR PREDOMINANTE COM A CHINA OU ESTADOS UNIDOS (2000 e 2019)
Graças a seu elevado crescimento econômico, a China se tornou a segunda maior economia do planeta, com base na atividade industrial. O país importa volumosas quantidades de matérias-primas minerais e energéticas de países africanos, que, em contrapartida, importam produtos industrializados chineses.
Empresas chinesas vêm investindo fortemente no continente africano, principalmente em infraestrutura, modernização urbana, construção civil e extração mineral.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação
Este tópico abrange o tema contemporâneo Trabalho.
Observação
Os conteúdos desta página contribuem para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito gê ê um quatro.
Atividade complementar
O objetivo da atividade proposta é mobilizar e avaliar os conhecimentos dos estudantes a respeito dos aspectos econômicos do continente africano. Leia as afirmações a seguir para eles, pedindo que façam oralmente as correções, quando necessárias.
- A economia do continente africano é marcada por baixo nível de industrialização e mão de obra barata, mas preserva os recursos naturais. . O continente apresenta, sim, baixo nível de industrialização e mão de obra barata, porém seus recursos naturais são amplamente explorados, sendo, no geral, a principal fonte de renda dos países africanos.
- Por ser a região que apresenta os piores indicadores sociais, não existem países com destaque no setor industrial na África Subsaariana. . Apesar da baixa industrialização do continente e dos baixos Índices de Desenvolvimento Humano, principalmente na África Subsaariana, o setor industrial da África do Sul destaca-se como um dos mais desenvolvidos do continente.
- A China tem realizado grandes investimentos financeiros na África, ampliando a rede de comércio, produção e distribuição no continente. . Correta.
- Apesar de possuir baixo grau de industrialização, a maioria dos países conta com indústrias de alta tecnologia. . A indústria africana é uma das mais pobres do mundo e dedica-se, em geral, ao beneficiamento de matérias-primas ou de minérios para exportação.
Em prática
Relações culturais África-China
Como estudamos anteriormente, as relações comerciais entre a China e os países africanos aumentaram nas últimas décadas. As empresas chinesas vêm investindo em diversos setores do continente africano, notadamente em infraestruturas, mineração e desenvolvimento urbano.
Contudo, a influência chinesa é verificada não apenas nos setores econômicos, mas também nos aspectos culturais. Na segunda década do atual século, para disseminar a cultura chinesa e promover o idioma mandarim, o país vem implantando diversos institutos ao redor do mundo, muitos deles na África.
País |
Institutos |
---|---|
Seychelles |
1 |
Comores |
1 |
Tunísia |
1 |
Tanzânia |
2 |
Senegal |
1 |
Serra Leoa |
1 |
Namíbia |
1 |
Moçambique |
1 |
Malawi |
1 |
Gana |
2 |
Congo |
1 |
Eritreia |
1 |
Egito |
2 |
Botsuana |
1 |
Zimbábue |
1 |
Camarões |
1 |
Quênia |
4 |
Libéria |
1 |
Ruanda |
1 |
Madagascar |
2 |
África do Sul |
6 |
Nigéria |
2 |
Sudão |
1 |
Marrocos |
3 |
Togo |
1 |
Benim |
1 |
Etiópia |
2 |
Zâmbia |
1 |
Mali |
0 |
Burundi |
1 |
Angola |
1 |
Uganda |
1 |
Guiné Equatorial |
1 |
Cabo Verde |
1 |
Costa do Marfim |
1 |
Lesoto |
0 |
Maurício |
1 |
Elaborado com base em dados obtidos em: STATISTA. Number of Confucius Institutes in Africa as of December 2018, by country. Hamburgo, . 2018. Disponível em: dezembro https://oeds.link/jIiIGZ. Acesso em: 28 . 2022. março
• Faça um mapa dos institutos de ensino de mandarim na África. Para isso, siga o roteiro.
- Utilize os dados do quadro para mapear os institutos de ensino de mandarim em alguns países do continente africano em 2018. Para isso, use um mapa que contenha todos os países da África, tendo um atlas como referência.
- Estabeleça símbolos com a variável visual tamanho (variando de tamanho conforme a quantidade apresentada no quadro) para representar os institutos (como círculos). Insira os símbolos e seus respectivos tamanhos em cada país.
- Em seguida, elabore uma legenda na porção inferior do mapa e insira o título e a fonte dos dados. Lembre-se de que o país que não apresenta institutos deve ser representado sem a respectiva variável visual.
- Por fim, leve para a sala de aula o mapa elaborado para comparar os resultados e discutir as informações com seus colegas.
Versão adaptada acessível
Os procedimentos listados para realização da atividade de elaboração do mapa podem ser adaptados para a construção de uma versão tátil. Para isso, materiais como papéis, tecidos, linhas de diferentes espessuras e botões, entre outros, podem ser usados para criar contornos e preencher formas. Os institutos podem ser representados por meio de botões ou outros materiais circulares de diferentes tamanhos, de acordo com a quantidade indicada no quadro para cada país.
Orientação para acessibilidade
Caso possível, proponha a elaboração de um mapa tátil a partir de materiais de diferentes texturas. Uma aula antes, oriente os estudantes a respeito dos materiais que eles devem levar à sala de aula para realizar a atividade. Contrastes do tipo liso e áspero, fino e espesso, tendem a favorecer a percepção tátil dos estudantes. Dessa forma, podem ser utilizados material emborrachado, linhas de diferentes espessuras, botões etc. Auxilie os estudantes durante a seleção e a organização dos materiais.
Sugere-se que o professor leve pronto o contorno do mapa da África sobre uma base emborrachada. O contorno do continente e as fronteiras e os nomes dos países mencionados no quadro podem ser feitos previamente ou com os alunos em sala de aula com barbante ou outros materiais maleáveis, facilitando a percepção. Na sala de aula, oriente para que a turma represente por meio de botões ou outros materiais circulares de diferentes tamanhos o número de institutos de ensino de mandarim.
Retome os dados dos quadros para fazer a associação corretamente e explique que deve haver correspondência entre os tipos de materiais usados no mapa e na legenda, de modo a permitir a relação entre as informações. A transposição de uma representação visual para uma representação tátil tende a favorecer a ampliação do processo de ensino-aprendizagem. Se considerar pertinente, adapte o nível de complexidade da atividade.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O conteúdo desta seção abrange o tema contemporâneo Diversidade cultural.
As informações apresentadas possibilitam aos estudantes observar que a influência da China nos países africanos vai além das relações puramente econômicas e perpassa a esfera cultural, com a disseminação do idioma mandarim e de outros aspectos das tradições chinesas.
Respostas
Acompanhe os estudantes no desenvolvimento da atividade. Se julgar necessário, busque na internet um mapa mudo do continente africano e sua divisão política. Oriente os estudantes na identificação dos países em um primeiro momento.
Para a elaboração do mapa, os estudantes devem conseguir criar intervalos ou símbolos proporcionais à quantidade de institutos.
Além disso, espera-se que consigam criar um mapa com os principais elementos cartográficos, com legenda, escala, título e rosa dos ventos. Portanto, o foco da atividade é que demonstrem habilidade para a elaboração de um mapa.
Observação
Esta seção contribui para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito gê ê um quatro, ê éfe zero oito gê ê um oito e ê éfe zero oito gê ê dois zero.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
1. Observe o mapa com as projeções de crescimento das cidades africanas e responda às questões propostas.
ÁFRICA: CRESCIMENTO PERCENTUAL DAS CIDADES (2010-2025 asterisco)
- Quais cidades apresentarão o maior crescimento populacional no período entre 2010 e 2025?
- Quais são as razões do ritmo intenso do crescimento populacional de algumas cidades africanas?
2. Leia o texto a seguir e, depois, responda à questão proposta.
reticências Hoje, os dirigentes ocidentais convidam a África a fazer como eles. Mas, se o mundo inteiro fizesse como os americanos, o ecossistema planetário seria rompido devido ao consumo excessivo de energia. Propor este modelo é um embuste, um discurso mentiroso. Sabemos que os países do Sul nunca poderão aproximar-se dos países industrializados. No entanto, continuam a dizer: “Aproximem-se de nós! Façam como nós!”. Tomo o caso de Burkina Faso hoje. Vemos cenas incríveis: embora este país figure entre os mais pobres do mundo, há engarrafamentos de Mercedes-Benz durante todo o dia. Ao mesmo tempo, pessoas morrem de fome e de todo tipo de doenças. É certo que o aumento de pneumopatias em Uagadugu tem algo a ver com o aumento da poluição, provocado pela ampliação de vendas de produtos europeus de segunda mão (veículos, medicamentos, roupas usadas, armas etcétera.). Isso mostra que o que se chama de desenvolvimento precisa ser revisto e corrigido. reticências
KI-ZERBO, Joséf. Para quando a África? Entrevista com René rôlenstain. Tradução: Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. página. 135.
• Qual é a principal crítica apresentada pelo texto?
3. Observe o mapa a seguir e responda às questões propostas.
ÁFRICA: FERROVIAS
- Relacione o traçado das ferrovias representadas no mapa com a noção de exploração dos recursos naturais do território africano.
- Por que motivo a rede de transportes apresenta essa configuração no continente africano?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
- Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
- Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
- Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero oito gê ê zero cinco (atividade 5)
- ê éfe zero oito gê ê zero sete (atividade 2)
- ê éfe zero oito gê ê zero oito (atividade 2)
- ê éfe zero oito gê ê um três (atividades 3 e 4)
- ê éfe zero oito gê ê um quatro (atividade 2)
- ê éfe zero oito gê ê um oito (atividade 3)
- ê éfe zero oito gê ê um nove (atividade 1)
- ê éfe zero oito gê ê dois zero (atividades 1, 2 e 3)
Respostas
-
- Dar es Salaam, Nairóbi e Kinshasa são as três cidades que apresentarão o maior crescimento populacional percentual no período entre 2010 e 2025.
- O elevado crescimento das cidades africanas vem ocorrendo em virtude do crescente êxodo rural no continente, motivado por diversos fatores: crescimento populacional, pouca oferta de emprego nas áreas rurais, falta de medidas que fixem a população no campo e condições naturais adversas, como a ocorrência de secas prolongadas em algumas regiões.
- O texto indica que aplicar o mesmo modelo de desenvolvimento das grandes potências não é a alternativa mais adequada à resolução dos problemas enfrentados pelos países do continente africano.
-
- A relação pode ser estabelecida considerando-se o fato de que as ferrovias são pouco conectadas internamente e ligam apenas as áreas do interior (onde há produções agrícolas e extrações minerais) aos portos, onde ocorre a exportação.
- Os colonizadores não tinham interesse em integrar economicamente a África, mas, sim, em extrair suas riquezas econômicas, de modo que para eles a conexão interna não era necessária.
4. O gráfico a seguir revela a competitividade global de alguns países africanos entre os períodos de 2011-2012 e 2016-2017. Observe-o e, depois, responda às questões propostas.
PAÍSES AFRICANOS: ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE GLOBAL (2011-2017)
- De acordo com o gráfico, quais países apresentaram maior aumento de competitividade global?
- Apesar do aumento na competitividade global, alguns fatores ainda podem ser considerados como entraves ao processo de industrialização no continente. Indique os principais fatores.
5. Leia o trecho de reportagem a seguir e, em seguida, e responda à questão proposta.
Uneca: rápida urbanização da África pode ser um motor de industrialização
Em 2035, metade da população africana será urbana em comparação com apenas um terço em 1990.
Esta rápida urbanização cria desafios crescentes em termos de necessidades de infraestrutura e serviços, mas também pode ser um motor de desenvolvimento industrial, sob o quadro político correto.
reticências
Neste contexto, o último Relatório Econômico sobre África pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, Uneca, “Industrialização e Urbanização para a Transformação de África”, faz recomendações concretas para aproveitar a rápida transição urbana.
Durante o lançamento do informe, a secretária executiva adjunta do Uneca, Giovanie Biha, enfatizou que “a urbanização africana não foi impulsionada pela melhoria da produtividade agrícola ou pelo aumento da produção industrial”.
reticências
Segundo ela, a urbanização tem sido dominada pela expansão do setor informal. Para promover o crescimento aprimorado e a erradicação da pobreza, os países africanos devem implementar políticas industriais que gerem empregos qualificados e ganhos de produtividade necessários para a transformação estrutural de suas economias.
COSTA, Denise. Uneca: Rápida urbanização da África pode ser um motor de industrialização. ônu News, 23 outubro. 2017. Disponível em: https://oeds.link/zhdQDL. Acesso em: 28 março. 2022.
• De acordo com o texto, como a rápida urbanização das cidades africanas pode contribuir para o desenvolvimento dos países do continente?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
-
- Todos os países apresentados no gráfico registraram aumento na competitividade global durante os períodos retratados. No entanto, Ruanda, Botsuana e Costa do Marfim registraram os maiores índices.
- Entre os principais fatores considerados como entraves ao processo de industrialização no continente africano, destacam-se: pouca participação no comércio mundial; escassez de capital e elevadas dívidas externas; poucos reinvestimentos no continente por parte das empresas transnacionais; escassez de mão de obra qualificada; mercado interno restrito; e guerras civis.
- De acordo com o texto, a rápida urbanização das cidades africanas vem ocorrendo a partir da expansão do setor informal. Como fórma de aproveitar tal conjuntura, os países devem implementar políticas industriais que gerem empregos qualificados e ganhos de produtividade para essa parcela da população e, desse modo, promover a transformação estrutural de suas economias.
Para refletir
Presença chinesa na África: um novo colonialismo?
Nos últimos anos, o continente africano tem se destacado por receber variados investimentos externos de diversas fontes. A China, por exemplo, vem ampliando sua participação em setores considerados estratégicos, o que leva muitos especialistas a afirmar que se trata de uma nova faceta do colonialismo na África.
Sobre esse tema, leia os trechos dos textos a seguir.
A estratégia da China na África
Comparadas ao expansionismo do Japão, as intervenções militares externas da China, excetuando-se o entorno imediato de suas fronteiras, sempre foram mais contidas. reticências Todavia, o envolvimento acelerado de companhias e empresários chineses mundo afora induz o governo de Pequim a preparar ações mais decisivas no estrangeiro, e em particular na África.
Resultado de migrações seculares, a diáspora chinesa conta com 35 milhões de indivíduos vivendo em 151 países e representa a maior soma de migrantes do mundo. Mais concretamente, há um contingente de 1 a 5 milhões de trabalhadores, comerciantes, empresários e técnicos chineses que exercem atividades temporárias no exterior. Tais atividades levam Pequim a organizar progressivamente a proteção de seus cidadãos e de suas empresas ultramarinas.
Um acordo com o governo de Djibuti, pequeno país do Chifre da África, permitirá que a China estabeleça sua primeira base naval africana. Principal parceiro comercial da China, a África vê a presença naval chinesa acentuar-se, sobretudo no litoral do Oceano Índico. Atualmente, navios de guerra chineses já estão na região participando de operações internacionais antipirataria na costa da Somália. As intervenções navais chinesas na região inquietam a Índia, a qual está decidida a impedir que o Oceano Índico se transforme num “lago chinês” reticências.
reticências Com presença em vários países, a China Railway é notadamente a principal interessada na ligação interoceânica entre o litoral brasileiro e a costa peruana, através da Bolívia. No Mali, num investimento de 1,5 bilhão de dólares, a companhia vai renovar a ferrovia Bamako-Dakar, que permitirá a exportação de ferro malinês pelo porto da capital senegalesa. Numa empreitada ainda maior, de 8 bilhões de dólares, outra companhia ferroviária chinesa ligará Bamako ao porto de Conacri, capital da Guiné, exportando mais ferro do território encravado do Mali.
Atualmente, a China dispõe de poucas opções estratégicas. Ao contrário dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França, o governo chinês não deslancha operações militares na África sem o aval do Conselho de Segurança da ONU. Mas é só uma questão de tempo. Cedo ou tarde a China implantará suas bases militares no interior do continente africano, como acabou de fazer agora no litoral de Djibuti.
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. A estratégia da China na África. uól, 29 dezembro. 2015. Disponível em: https://oeds.link/tdzmqA. Acesso em: 28 março. 2022.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Para refletir
Em consonância com a Competência Específica de Geografia número 5, esta seção visa estimular o estudante a desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
Esta seção propicia aos estudantes uma reflexão sobre a influência chinesa na África e a busca da China por uma hegemonia no mundo. Acompanhe-os na leitura dos textos e, em seguida, solicite que respondam às questões no caderno. O compartilhamento das respostas poderá ser uma boa oportunidade para incentivar a formulação e a troca de opiniões fundamentadas em dados e exemplos.
Habilidades
ê éfe zero oito gê ê zero sete: Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
ê éfe zero oito gê ê um quatro: Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.
Ensino de mandarim explode no continente africano
Uma reportagem publicada na revista semanal francesa lóbis se interessou pelo desenvolvimento do ensino de mandarim na África. O texto mostra como as escolas do idioma se multiplicaram no continente africano, confirmando a influência e o interesse cada vez maiores da China na região.
A reportagem de três páginas começa em Lomé, no Togo. Na capital do país francófono, mais de mil alunos fazem duas horas diárias de aulas de mandarim no Instituto Confucius, entidade conhecida por divulgar a língua e a cultura chinesas pelo mundo. Segundo uma das professoras entrevistadas, a maior parte dos estudantes quer se tornar intérprete.
O texto explica que esse fenômeno vem se sentindo desde 2005, quando o primeiro Instituto Confucius do continente africano foi aberto em Nairóbi, no Quênia. Desde então, os números não param de crescer e das trezentas antenas da escola no mundo, 40 são na África. reticências
MENDES, Silvano. Ensino de mandarim explode no continente africano. érre éfe i, 24 março. 2017. Disponível em: https://oeds.link/b4qEn2. Acesso em: 28 março. 2022.
- De acordo com os textos apresentados, quais estratégias adotadas pela China podem ser consideradas novas facetas do colonialismo no continente africano?
- Em sua opinião, as iniciativas econômicas do governo chinês podem provocar que tipo de consequência no continente africano?
- De acordo com seus conhecimentos geopolíticos, os interesses chineses na África podem representar uma ameaça à posição de liderança global exercida pelos Estados Unidos?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- Os textos indicam que a implantação de bases militares e a realização de operações militares no oceano Índico, além da construção de infraestruturas com recursos chineses em países na África para viabilizar os interesses comerciais da China, podem ser interpretadas como novas facetas do colonialismo no continente. Além disso, a divulgação da cultura e do idioma chineses por meio de institutos e escolas de idiomas nos países africanos é compreendida como estratégia geopolítica.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes apontem que, apesar dos esforços para o desenvolvimento econômico do continente, a rápida exploração dos recursos naturais também gera consequências para o futuro da África, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente e à soberania dos países.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes sinalizem que os investimentos da China no continente africano têm o objetivo de aprofundar as relações comerciais para atender à crescente demanda por matéria-prima no mercado chinês. Por outro lado, a China também pretende abrir o mercado africano para a venda de seus produtos industriais e suas tecnologias, o que pode ameaçar a liderança global estadunidense no cenário internacional.
Questões para autoavaliação
Nesta Unidade, as questões sugeridas para autoavaliação – e que podem ser utilizadas, a seu critério, para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes – são:
- Como são as condições de vida da população no território africano?
- De que modo e por quais motivos estão ocorrendo transformações na África?
- Qual é a importância da religiosidade na cultura dos distintos povos africanos e em que áreas o islamismo e o cristianismo estão mais presentes?
- Como ocorrem os processos de urbanização na África e quais são os impactos na economia?
- Quais são os principais recursos minerais no continente africano e como a exploração deles impacta as relações com países de outros continentes?
- Quais são as características da industrialização na África?
- Como são as relações dos países africanos com outros no cenário global?
Glossário
- Fome crônica
- A ônu considera que a situação de fome crônica ocorre quando uma pessoa está em estágio avançado de desnutrição e sua alimentação é insuficiente para suprir as necessidades básicas de saúde.
- Voltar para o texto
- Tradição oral
- Prática de transmissão de conhecimentos, mitos, crenças e valores por meio da comunicação oral.
- Voltar para o texto
- Cosmogonia
- Conjunto de narrativas sobre as origens do Universo na visão de determinado povo, geralmente apresentando aspectos religiosos (como a participação dos deuses) e transmitindo valores.
- Voltar para o texto
- Politeísta
- Relativo ao politeísmo, sistema ou crença religiosa que admite mais de um deus.
- Voltar para o texto
- Monoteísta
- Relativo ao monoteísmo, doutrina religiosa que crê na existência de uma única divindade.
- Voltar para o texto
- Vetor
- Veículo condutor; que traz algo como consequência.
- Voltar para o texto