UNIDADE dois Globalização, sociedade e meio ambiente
Orientações e sugestões didáticas
Apresentação
Os conteúdos desta Unidade estão relacionados às seguintes Unidades Temáticas da Bê êne cê cê: O sujeito e seu lugar no mundo, Conexões e escalas, Mundo do trabalho, fórmas de representação espacial e Natureza, ambiente e qualidade de vida.
A Unidade trabalhará as Competências Gerais da Educação Básica número 1, número 5, número 7, número 9 e número 10, transcritas nas “Orientações Gerais” deste Manual do Professor.
Em consonância com as Competências Específicas do Componente Curricular Geografia, os conteúdos desenvolvidos nesta Unidade, tanto no texto principal quanto nas seções e nas atividades propostas, buscam levar os estudantes a: (2) Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história; (5) Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia; (7) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Ao longo dos séculos, diferentes povos entraram em contato entre si, graças aos meios de transporte e de comunicação. Isso favoreceu o intercâmbio cultural, com o contato entre distintas tradições, línguas e religiões. Houve a expansão do comércio e o desenvolvimento do capitalismo em escala global.
A globalização atual é resultado de todas essas diversas mundializações, que geram fusões e intercâmbios enriquecedores, mas também conflitos, que são noticiados instantaneamente ao mundo.
O que você sabe sobre cada face da globalização? Qual é a importância da informação no mundo globalizado? Como se dá o acesso das pessoas a essas informações?
Você verá nesta Unidade:
Os efeitos da globalização
Revolução tecnológica
Transporte de mercadorias e de pessoas
Globalização da cultura
Globalização e meio ambiente
Mudanças climáticas
Orientações e sugestões didáticas
Nesta Unidade
O início da Unidade retoma o conceito de globalização trabalhado anteriormente, evidenciando o papel da revolução tecnológica e da rede de transporte no processo de integração econômica entre os países. Serão trabalhadas as consequências da globalização, tanto no aspecto cultural quanto no econômico, permitindo aos estudantes analisar o cenário dos padrões de consumo e desigualdades sociais.
Ainda nesta Unidade serão discutidos os impactos ambientais causados pelo aumento da produção e do consumo, como o aquecimento global e a poluição das águas. Ao final da Unidade, trabalharemos as soluções propostas para a redução dos danos socioambientais originados pelo avanço do processo de globalização.
Os aeroportos, como o retratado na primeira página da Unidade, estão associados a um dos símbolos do mundo globalizado, o avião. O transporte aéreo, após o surgimento dos aviões a jato, tornou possível deslocar pessoas e cargas por distâncias intercontinentais em intervalos de horas, contribuindo para conectar diferentes localidades em todo o mundo. A constituição de redes internacionais de comunicação e de transportes é uma das características da globalização. O mundo globalizado também apresenta múltiplos efeitos da expansão do capitalismo, como a criação de padrões globais de consumo, que alimentam fluxos intensos de importação e exportação de mercadorias. A elevação progressiva no volume de produtos consumidos no mundo em razão desse processo causa problemas ambientais que ganham proporções cada vez maiores. E um dos problemas ambientais mais graves da atualidade é o aquecimento global, cujo combate deu projeção à jovem ambientalista Greta Tãnberg, retratada em um veleiro usado para difundir a importância das fontes de energia não poluentes.
São trabalhados ao longo da Unidade os seguintes Objetos de conhecimento:
- Corporações e organismos internacionais.
- As manifestações culturais na formação populacional.
- Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
- Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
- Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
- Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras fórmas de representação para analisar informações geográficas.
- Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.
CAPÍTULO 3 A globalização e seus efeitos
Como observamos na Unidade anterior, a globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta que propiciou a ampliação dos fluxos de mercadorias e de capitais financeiros e uma integração social, política e cultural entre os países.
São características desse período as inovações tecnológicas e a consequente aceleração da difusão de informações. Celulares, microcomputadores e a rede de tecnologias integradas a eles, como a internet, o correio eletrônico, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais, revolucionaram o modo como as pessoas se relacionam com o mundo.
Atualmente, os dispositivos eletrônicos interligados à internet fazem parte do cotidiano de bilhões de pessoas no mundo.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
A abordagem do Capítulo favorece aprofundar a compreensão acerca da globalização, expondo as características e as consequências sociais desse processo. Os estudantes serão estimulados a entender que os bens, os produtos e os serviços relacionados à globalização não são acessíveis à sociedade de fórma igualitária, existindo pessoas à margem desse processo. Além disso, objetiva-se que os estudantes reconheçam as vantagens da integração cultural, porém analisem de fórma crítica a indústria criada a partir da homogeneidade da produção, compreendendo seus papéis diante desse processo.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
: ê éfe zero nove gê ê zero dois Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
: ê éfe zero nove gê ê zero três Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
: ê éfe zero nove gê ê zero cinco Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
: ê éfe zero nove gê ê um quatro Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
: ê éfe zero nove gê ê um cinco Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
Observações
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco.
O conteúdo também possibilita abordar o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Revolução tecnológica
Você já estudou que, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia mundial deu origem à corrida armamentista e à corrida espacial. A partir desse embate, teve início uma revolução tecnológica nas telecomunicações e nos transportes, que vem transformando o mundo desde então. Hoje, boa parte da comunicação acontece em tempo real via satélite e fibras ópticas.
As novas tecnologias adquiriram papel fundamental nas relações entre as pessoas e na produção de conhecimento. Novos ramos da ciência foram se desenvolvendo, como a robótica, a biotecnologia, a microinformática, a nanotecnologia. Logo, o conhecimento e a inovação tecnológica passaram a ser determinantes no mundo global.
Esse processo tem levado à rápida difusão das informações, alterando nossa percepção de distância entre os lugares. Ocorreram também melhorias nos meios de transporte e no sistema logístico global. Na década de 1960, por exemplo, uma viagem de avião do Rio de Janeiro a los angêlis, nos Estados Unidos, demorava por volta de dois dias. Atualmente, há voos diretos que podem durar aproximadamente doze horas.
Na economia globalizada, as telecomunicações e os transportes funcionam como agentes facilitadores na operacionalização das transações financeiras e comerciais e no aumento do fluxo das trocas de mercadorias pelo globo. Isso ocorre, por exemplo, por meio do comércio eletrônico, em que os produtos comprados pela internet são transportados e entregues diretamente no domicílio do consumidor. Observe, na fotografia a seguir, um centro de distribuição de mercadorias.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
No texto a seguir, o geógrafo Dêividi Rárvitraz considerações a respeito do capitalismo no processo de globalização.
Capitalismo e globalização
Sem dúvida, desde 1492 até aqui, o processo de globalização do capitalismo tem avançado e sempre se revestiu da máxima importância na sua dinâmica. De fato, a globalização sempre fez parte do desenvolvimento capitalista desde o início. E é importante entender as razões. A acumulação do capital teve sempre uma importante dimensão geográfica; pela reorganização espacial e pelo desigual desenvolvimento geográfico, o capitalismo teria cessado há muito tempo de funcionar como um sistema político-econômico integrado. Esse perpétuo girar em torno daquilo que eu defino como o “nó espacial” das contradições capitalistas criou uma geografia histórica global de acumulação de capital que devemos procurar entender a fundo.
márks e ênguels salientaram a questão no Manifesto. A indústria moderna cria não só o mercado mundial – escreveram –, mas também a necessidade de um mercado em constante expansão; a “burguesia invade todo o globo” para “estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos em toda parte”.
rárvi, dêividi. O problema da globalização. Tradução: Fátima Cabral. Novos Rumos, Marília, número 27, página 8, 1998.Disponível em: https://oeds.link/C1NvPk. Acesso em: 11 maio 2022.
Atividade complementar
Para melhor trabalhar a Competência Específica de Geografia número 2, proponha aos estudantes que pesquisem o desenvolvimento das áreas da ciência citadas nesta página, sendo elas: robótica, biotecnologia, microinformática e nanotecnologia. Oriente-os a buscar informações a respeito da utilização dessas áreas do conhecimento no mundo atual.
Observações
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco.
O conteúdo também possibilita abordar o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Os fluxos financeiros
O aumento da circulação de capitais pelo mundo é uma característica da globalização. Além da intensificação das trocas no mercado internacional, o capital financeiro passou a circular de fórma mais rápida com a integração digital entre as bolsas de valores sediadas fisicamente em diferentes partes do mundo.
Algumas das principais bolsas de valores do mundo estão localizadas em Nova iórque (Estados Unidos), Londres (Reino Unido), Fránquifut (Alemanha), Róng Kóng (China), Tóquio (Japão) e Amsterdã (Países Baixos). Há também bolsas importantes localizadas em cidades de países emergentes, como São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Mumbai (Índia), que também abrigam sedes administrativas ou filiais de transnacionais, bancos e instituições financeiras.
Os Investimentos Estrangeiros Diretos (), que envolvem capitais de transnacionais investidos em suas filiais, também crescem com a globalização. No gráfico, veja os países que mais receberam investimentos estrangeiros nos anos de 2019 e 2020. í ê dê
PAÍSES SELECIONADOS: MAIORES INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS DIRETOS (2019 E 2020)
Ler o gráfico
• Dos países que receberam mais investimentos estrangeiros diretos, quais fazem parte das economias com maior desenvolvimento e quais pertencem às economias em desenvolvimento?
Orientações e sugestões didáticas
Observações
Ainda que Róng Kóng não seja um país independente da China, é uma região administrativa especial, com alto nível de autonomia, possuindo moeda, idioma e poder judiciário próprios.
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero cinco e ê éfe zero nove gê ê um quatro.
Resposta
Ler o gráfico:
Entre os países desenvolvidos que mais receberam investimentos diretos estão Estados Unidos, Luxemburgo e Alemanha. Entre os países em desenvolvimento, aparece a China, em primeiro lugar, incluindo Róng Kóng, seguida de Cingapura.
Sugestão para o estudante:
Pôrto de Santos. Disponível em: https://oeds.link/50QqP4. Acesso em: 9 maio 2022.
No site, é possível obter informações sobre as atividades no maior complexo portuário da América Latina.
Transporte de mercadorias e pessoas
Para atender parte da constante expansão dos fluxos internacionais de mercadorias, enormes navios petroleiros carregam atualmente centenas de milhares de toneladas de petróleo e navios graneleiros transportam grandes quantidades de grãos.
Outros tipos de mercadoria, como produtos industrializados em geral, são transportados em contêineres, recipientes de metal ou de madeira de diversos tamanhos cuja utilização se ampliou após a década de 1980. Os contêineres podem ser carregados por meio de diferentes tipos de transporte: ferroviário, marítimo, rodoviário e aeroviário. Atualmente, eles se tornaram o componente mais importante no transporte de cargas.
Portos modernos integram terminais intermodais, com meios de transporte ferroviários, rodoviários, aéreos e, às vezes, fluviais. Desses pontos de distribuição – que também podem estar conectados a oleodutos ou gasodutos –, os contêineres são encaminhados para outros destinos.
Os terminais intermodais agilizam a distribuição das mercadorias e reduzem os custos de transporte, por isso são fundamentais para o aumento das trocas comerciais mundiais. Destacam-se também as chamadas Zonas Industriais e Portuárias, ou zíp, que compreendem grandes complexos industriais, como refinarias de petróleo e indústrias químicas.
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES UTILIZANDO CONTÊINERES
Os aeroportos modernos também passaram a ter terminais intermodais para o transporte de carga. Além disso, o aumento do tamanho dos aviões, alguns deles chegando a transportar quase 500 passageiros, e o relativo barateamento do preço das passagens contribuíram para que o fluxo de pessoas por esse meio de transporte crescesse, tornando-se acessível a uma quantidade maior de consumidores.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
A indústria automobilística
No final do século dezenove e início do século vinte, surgiu nos Estados Unidos e na Europa a indústria automobilística, que revolucionou os meios de produção, expandiu os padrões de consumo, influenciou o desenvolvimento do transporte rodoviário e estruturou seu poder perante economias centrais e periféricas. reticências A indústria automobilística se organiza como corporações transnacionais que centralizam capitais, buscam novos mercados, popularizam os automóveis e influenciam os investimentos na infraestrutura rodoviária.
reticências No período pós-Segunda Guerra Mundial, os grandes grupos automobilísticos localizados nas economias centrais instalaram seus complexos produtivos industriais em vários países periféricos do mundo, como uma fórma de favorecer a expansão do capitalismo, bem como de ampliar o mercado automobilístico, que influencia os investimentos na infraestrutura de transporte, priorizando a política de transporte rodoviário em detrimento dos outros modais de transportes, no caso do Brasil. A evolução histórica e a priorização do transporte rodoviário nos levaram a apontar que a expansão do modelo fordista de produção e de consumo foi um fator que influenciou a política de transportes, especialmente no território brasileiro, a partir de meados da década de 1950, com a implantação do complexo automobilístico no Brasil, no período de industrialização.
PEREIRA, Luiz Andrei Gonçalves; LESSA, Simone Narciso. O processo de planejamento e desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil. Caminhos de Geografia, Uberlândia, volume 12, número 40, página 27, dezembro. 2011.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois e ê éfe zero nove gê ê zero cinco.
Atividade complementar
A rede de transportes é essencial para a economia dos países, já que é a responsável pela circulação da mercadoria para o comércio interno e externo. Proponha aos estudantes que realizem uma pesquisa a respeito da rede de transportes no Brasil. Oriente-os a buscar informações sobre os meios mais utilizados para transporte de carga e de passageiros, além das vantagens e desvantagens desses serviços. A atividade proposta contribui para desenvolver práticas de pesquisa como revisão bibliográfica e análise documental.
População em movimento
TOTAL DE MIGRANTES INTERNACIONAIS POR CONTINENTE (2020)
Orientações e sugestões didáticas
Atividades complementares
Após a análise do infográfico, oriente a resolução das atividades propostas a seguir.
1. Qual país mais se destaca pela saída de migrantes? E qual país é o principal destino para os fluxos migratórios internacionais?
A Índia, na Ásia, é o país que mais se destaca como origem dos fluxos migratórios. Já os Estados Unidos são o país que mais recebe imigrantes.
2. Cite um fator relacionado à atração populacional ao país que desponta como principal destino para os fluxos migratórios internacionais.
Os Estados Unidos atraem grandes contingentes migratórios por ser o país que apresenta o maior nível de desenvolvimento econômico no mundo. A proximidade geográfica com a América Latina, região marcada por elevados níveis de pobreza, também favorece o deslocamento de imigrantes para os Estados Unidos.
3. O fluxo de refugiados em 2020 compreendeu grande número de pessoas: mais de 26 milhões. Identifique no infográfico os principais fatores relacionados a esse tipo de deslocamento migratório e depois expresse sua opinião: Por que esses fatores são impactantes o suficiente para mobilizar tantos refugiados?
O infográfico indica os conflitos e os desastres como fatores para o deslocamento de refugiados. O impacto desses fatores está relacionado ao risco de vida que eles impõem à população das áreas por eles abrangidas. Por isso, muitas pessoas se veem impossibilitadas de continuar vivendo em seu lugar de origem e obrigadas a procurar outro país para recomeçar a vida.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero três e ê éfe zero nove gê ê um quatro.
O turismo no mundo
Em 2019, ocorreu um total de 1 460 milhões de viagens turísticas internacionais. A Europa foi o destino da maior parte das viagens e o continente que mais arrecadou com o turismo.
Observe no gráfico a distribuição dos turistas, por motivação da viagem, em 2019.
A pandemia de Covid-19 provocou profundas mudanças na circulação de pessoas no mundo e, por consequência, afetou progressivamente a realização de viagens turísticas nacionais e internacionais desde o final de 2019. Em 2020, houve uma queda acentuada de 60% nas viagens aéreas.
A questão dos refugiados
O refúgio é uma forma de proteção concedida por um governo a estrangeiros obrigados a abandonar seu país para escapar de conflitos e desastres. Mesmo sendo minoria no total de migrantes internacionais, deslocamentos de refugiados figuram entre os maiores corredores migratórios do mundo.
Em 2020, o número total de refugiados e de pedidos de refúgio no mundo chegou a 26,4 milhões, sendo que mais da metade era menor de 18 anos. A maior parte dos refugiados é acolhida nos países vizinhos aos de origem. A Turquia era o país que abrigava a maior população de refugiados, com cerca de 3,7 milhões, seguido da Colômbia (1,7 milhão), do Paquistão (1,4 milhão), de Uganda (1,4 milhão) e da Alemanha (1,2 milhão).
MUNDO: REFUGIADOS (2000-2020)
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que pesquisem a situação do Brasil em relação à imigração. Oriente a pesquisa em tópicos:
- Quais são as principais origens dos refugiados?
- Que região do Brasil é o principal destino deles?
- Qual é a participação do turismo na composição do Píbi brasileiro e a principal atividade de atração dos turistas?
A realização da atividade possibilita o exercício de práticas de pesquisa como revisão bibliográfica, observação, tomada de nota e construção de relatórios.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero três e ê éfe zero nove gê ê um quatro.
Sugestão para o estudante:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (). Atlas temático: Observatório das Migrações em São Paulo/Migrações Internacionais. Campinas, 2018. Disponível em: https://oeds.link/WNcjpG. Acesso em: 11 maio 2022.
Nesse site, é possível consultar publicações e estatísticas sobre migração.
Mundo em escalas
Tecnologias digitais e mobilidade urbana
As tecnologias digitais utilizadas para melhorar a mobilidade urbana vêm sendo difundidas no mundo todo. Empresas de diversos países têm destinado grandes investimentos em inteligência artificial e soluções para facilitar a circulação das pessoas nas grandes cidades.
No Brasil, o número de usuários de aplicativos de transporte vem crescendo e mudando a fórma como a população se desloca nas principais cidades do país. Leia o texto.
Heróis ou vilões? Qual o impacto que aplicativos de transporte têm no trânsito de grandes cidades
Os aplicativos de transporte são tratados como uma alternativa para a mobilidade urbana. O usuário deixa de lado o automóvel próprio para virar passageiro. Esse é um ponto positivo. Mas há realmente menos carros nas ruas das grandes cidades?
Na avaliação de especialistas, os veículos que atuam nesses serviços tendem a representar aumento de congestionamento e o enfraquecimento do sistema público de transporte. E então, os aplicativos são heróis ou vilões? reticências
O engenheiro civil Diego Mateus da Silva, com mestrado em engenharia de transportes, cita duas cidades norte-americanas como referência. Em Nova iórque e San Francisco, estudos apontam que houve migração de passageiros do transporte coletivo para os carros de aplicativo. reticências
“Ou seja, mais carros estão rodando nessas cidades, gerando mais congestionamento e mais emissões de poluentes. Também houve uma redução nos usuários de transporte coletivo, mais fortemente nos ônibus, nas linhas menores”. reticências
Observe, no gráfico abaixo, o crescimento da frota de carros na cidade de São Paulo.
CIDADE DE SÃO PAULO: FROTA DE CARROS (2010-2017)
Fonte do texto e do gráfico: FUJITA, Gabriela. Heróis ou vilões? Qual o impacto que aplicativos de transporte têm no trânsito de grandes cidades. uól, 25 fevereiro. 2018. Seção Cotidiano. Disponível em: https://oeds.link/rrQpZE. Acesso em: 25 abril. 2022.
- De acordo com o texto, quais são as consequências trazidas pelo aumento do uso de aplicativos de transporte?
- Quais informações podem ser observadas na leitura do gráfico?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ao trabalhar esta seção em sala de aula, explique aos estudantes que em grandes centros urbanos de países em desenvolvimento, como o Brasil, a mobilidade urbana enfrenta muitos desafios, como congestionamentos, poluição atmosférica e precarização e ineficiência dos transportes coletivos.
Entre as principais causas desse cenário está a priorização dos transportes individuais em detrimento dos coletivos. Um transporte público eficiente possibilitaria que a população deixasse de usar os carros particulares para utilizar o transporte coletivo, o que significaria a diminuição do número de veículos nas ruas. Entre outras possibilidades, está o investimento em transportes alternativos, como as bicicletas, com a criação de ciclovias. A seção possibilita trabalhar o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois.
Respostas
- Entre as consequências negativas, o texto cita o aumento do congestionamento, com a consequente poluição atmosférica, e o enfraquecimento do sistema de transporte público. Na análise de Nova iórque e São Francisco, foi constatada a migração de pessoas que utilizavam o transporte público para os aplicativos de transporte individual, aumentando o número de veículos nas ruas.
- O gráfico indica que a frota de carros na cidade de São Paulo apresentou constante crescimento entre os anos de 2010 e 2017, saltando de 5,09 milhões para 6,05 milhões de veículos.
A globalização da cultura
Os meios de comunicação, como o cinema e a internet, ajudam a difundir a cultura ocidental, que se impõe em países e sociedades com diferentes costumes, valores e crenças, promovendo muitas vezes uma uniformização cultural, em que os valores dominantes se sobrepõem às culturas locais.
Os Estados Unidos dominam a produção de cultura de massa no mundo. Os filmes de Hollywood, por exemplo, são produzidos para o mercado mundial, visando a um público o mais amplo possível. As produções estadunidenses lideram o faturamento do mercado cinematográfico.
As séries e as sitcoms (comédias de costumes) produzidas nos Estados Unidos e exibidas em diversas partes do mundo retratam a vida e os valores estadunidenses.
Esses produtos culturais são exportados e vistos por milhões de telespectadores, disseminando valores, hábitos e traços culturais que vão sendo assimilados pelo público estrangeiro ao longo do tempo.
Outro exemplo da exportação dos produtos culturais são os espetáculos teatrais da Broadway, em Nova iórque, avenida na qual se encontram vários teatros, famosos por suas apresentações musicais, que são reproduzidas em diferentes cidades do mundo.
Em 1940, o filósofo alemão têodór Adorno apontou que a expansão da produção industrial, somada ao crescimento da produção cultural e da propaganda, estaria vinculada à criação de uma indústria cultural. Sua principal estratégia seria criar, desenvolver e difundir, por meio de televisão, rádio, cinema, arte, livros, revistas, propagandas etcétera., padrões culturais ligados aos hábitos de consumo.
Podemos constatar essa visão de Adorno em programas televisivos, como novelas e séries, que, muitas vezes, incentivam estilos de vida consumistas.
A indústria cultural, por meio da propaganda, estimula o desejo de consumir os chamados artigos da moda e a troca constante dos produtos, que rapidamente se tornam obsoletos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Ao tratar sobre cultura de massa, retome os conceitos introduzidos na Unidade anterior, a fim de que os estudantes relacionem os próprios hábitos à disseminação de culturas de outros países através dos meios de comunicação. Comente que as produções cinematográficas de países orientais, como as do cinema indiano de Bollywood, não costumam ter veiculação em grandes empresas de cinema.
Uma fórma de elucidar essa questão é pedir aos estudantes que citem o último filme a que assistiram no cinema e/ou a origem do último seriado a que assistiram. Você pode pedir, também, que apontem grandes clássicos do cinema – dificilmente serão citados filmes que não tenham sido produzidos nos Estados Unidos ou na Europa Ocidental.
Texto complementar
Pensando sobre cultura
A cultura é uma mercadoria paradoxal. Ela está tão completamente submetida à lei da troca que não é mais trocada. Ela se confunde tão cegamente com o uso que não se pode mais usá-la. É por isso que ela se funde com a publicidade. Quanto mais destituída de sentido esta parece ser no regime do monopólio, mais toda-poderosa ela se torna. Os motivos são marcadamente econômicos. Quanto maior a certeza de que se poderia viver sem toda essa indústria cultural, maior a saturação e a apatia que ela não pode deixar de produzir entre os consumidores. Por si só ela não consegue fazer muito contra essa tendência. A publicidade é seu elixir da vida. Mas como seu produto reduz incessantemente o prazer que promete como mercadoria a uma simples promessa, ele acaba por coincidir com a publicidade de que precisa, por ser intragável. reticências
ADORNO, têodórW.; rórc ráimer, mács. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, têodór W.; rórc ráimer, mács. Dialética do esclarecimento. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1985. página 151.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois e ê éfe zero nove gê ê zero cinco.
O multiculturalismo
Entende-se por multiculturalismo a convivência entre povos com identidades culturais distintas em um mesmo território, país, região etcétera., sem que alguma delas predomine sobre as outras.
As identidades culturais são constituídas por diversas simbologias, referências e experiências, o que possibilita criar um sentimento de pertencimento do indivíduo a determinado povo. Elas podem estar relacionadas a aspectos e valores religiosos, étnicos, territoriais, linguísticos etcétera.
O intenso desenvolvimento dos meios de comunicação e de transportes, a rapidez da circulação das informações, o aumento das trocas comerciais entre os países e as demais características da economia globalizada vêm possibilitando maior conexão entre as diversas identidades culturais presentes no mundo todo.
Se, por um lado, os lugares são cada vez mais multiculturais, por outro, há um aumento da intolerância e do sentimento de aversão às pessoas não pertencentes a determinada cultura.
Respeitar as diferenças e valorizar culturas e modos de vida diversos são maneiras de perceber que não existe um modo “correto” e único de viver. Cultivar a diversidade é um modo de ressaltar a convivência pacífica e de se contrapor à uniformização da cultura na globalização.
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
É possível desenvolver a habilidade ê éfe zero nove gê ê zero três ao abordar o tema multiculturalismo. Proponha aos estudantes que realizem uma comparação entre a disseminação de culturas em diferentes meios de comunicação.
Se possível, utilize jornais e revistas de décadas anteriores à Terceira Revolução Industrial para que eles realizem a primeira etapa da pesquisa. Caso não seja possível, utilize veículos de comunicação impressos de qualquer período. Peça-lhes que reúnam as informações que encontrarem a respeito de diversas manifestações culturais.
Em uma segunda etapa e com o auxílio de computadores, tablets ou celulares, oriente-os a repetir o mesmo procedimento. Após a pesquisa, peça-lhes que apresentem para a turma as informações obtidas e proponha uma análise coletiva desse material. Incentive-os também a debater a importância dos avanços tecnológicos para a troca de sabedorias e elementos culturais entre grupos sociais distintos em diferentes momentos da história.
A atividade proposta contribui para desenvolver práticas de pesquisa como revisão bibliográfica, análise documental e análise de mídia social.
Orientações
Ao abordar a diversidade cultural, um dos temas contemporâneos relacionados ao multiculturalismo, é importante estar atento a não permitir a reprodução de preconceitos culturais. Aproveite a oportunidade para orientar os estudantes a desconstruir estereótipos e compreender a pluralidade cultural como enriquecedora tanto para os indivíduos como para a relação entre os países.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero três.
Informação em tempo real
Hoje é possível ter acesso às informações pela televisão e pela internet em tempo real. Acontecimentos ocorridos em qualquer lugar do mundo são transmitidos simultaneamente para as mais diversas partes do planeta. Um fato que ocorre na China ou no Quênia, por exemplo, pode ser conhecido no Brasil ou na Mongólia praticamente no momento em que ele acontece.
Como consequência desse imediatismo entre a ocorrência dos fatos e sua divulgação, temos a sensação de viver em um mundo que acontece no rádio ou na tela de um aparelho de televisão, tablet, smartphone ou computador. No entanto, embora atualmente a informação tenha um papel central no cotidiano das pessoas, existem desigualdades importantes no acesso a elas.
A desigualdade no acesso à informação
A economia globalizada requer uma série de condições, como a implantação de rede de infraestruturas e um mercado consumidor com elevado poder aquisitivo, para disseminar o acesso à informação por meio de tecnologias de comunicação digital.
Em alguns locais, como nos países mais desenvolvidos, observa-se a concentração dos meios de comunicação e a rápida produção e circulação de informações. Em outros, verifica-se a carência de infraestruturas e grandes parcelas da população sem condições financeiras para adquirir aparelhos e serviços de telecomunicação.
Portanto, as discrepâncias sociais, acentuadas pelo processo de globalização, podem ser observadas também nas desigualdades de acesso à informação. Observe o mapa a seguir, que representa os percentuais de população com acesso à internet em 2017 e as discrepâncias entre os países africanos e as nações mais ricas da Europa e da América do Norte, por exemplo.
PLANISFÉRIO: POPULAÇÃO COM ACESSO À INTERNET (2017)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Pergunte aos estudantes qual meio de comunicação eles utilizam com maior frequência como veículo informativo. Questione-os sobre como se informam a respeito de algum evento no lugar em que residem.
Conduza a leitura do mapa “Planisfério: população com acesso à internet (2017)”, auxiliando os estudantes a categorizar os países com base nos dados da legenda e nas cores aplicadas à área representativa do território de cada um deles. Promova comparações entre diferentes países em relação ao acesso à internet por meio da interpretação das informações disponíveis, o que possibilita desenvolver saberes geográficos como delimitação e localização e analogia.
Explorar o conteúdo do mapa e dos textos que tratam do acesso à informação possibilita abordar o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero cinco e ê éfe zero nove gê ê um cinco.
Atividade complementar
Proponha aos estudantes a leitura dos artigos 12, 13, 16 e 17 da Convenção sobre os Direitos da Criança. Esse documento pode ser acessado em: https://oeds.link/pTMXcr. Acesso em: 9 junho. 2022.
Após a leitura, organize com a turma uma discussão orientada a respeito dos direitos transcritos. Proponha uma reflexão sobre a importância da comunicação, da privacidade, da liberdade de manifestação e do acesso à informação. Por fim, promova uma troca de ideias sobre a necessidade de estender esses direitos às crianças.
Sugestão para o estudante:
JUNHO – o mês que abalou o Brasil.
Direção: João Váiner. Brasil, 2014. Duração: 72 minutos.
O documentário aborda as manifestações ocorridas no Brasil em junho de 2013.
O mundo digital e as redes sociais
Cada vez mais as pessoas acessam a internet para fazer pesquisas, ler notícias e compartilhar ideias, interesses em comum, mensagens e até fatos da sua vida pessoal, tudo graças ao desenvolvimento e à difusão de tecnologias de informação e comunicação.
As redes sociais constituem um meio de disseminar informação e opinião. Em 2010, na Primavera Árabe – ocasião na qual a população de alguns países do Oriente Médio e da África do Norte foi às ruas reivindicar uma sociedade mais justa, igualitária e democrática –, as redes sociais foram amplamente usadas para comunicar ao mundo o que acontecia e para organizar as manifestações e os protestos. Tais eventos inspiraram movimentos como o Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, e o dos Indignados, na Espanha.
Em 2021, um golpe militar derrubou o governo eleito em Mianmar, colocou o país em estado de emergência e perseguiu líderes políticos. O acesso à internet e aos serviços de telefonia móvel foi restringido ou suspenso por determinados períodos. Mesmo assim, os opositores se articularam pela rede e fortaleceram os protestos contra o governo militar instaurado, o que gerou maiores perseguições físicas e intensificou a vigilância sobre as redes sociais, a impresa independente e os serviços de internet.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Se possível, proponha aos estudantes que busquem na internet notícias a respeito dos protestos citados no texto desta página: Primavera Árabe e Occupy Wall Street. Oriente-os a ficar atentos à cobertura dos eventos e aos países em que as notícias eram veiculadas.
Essa tarefa favorece o desenvolvimento de práticas de pesquisa como revisão bibliográfica, análise documental e análise de mídias sociais.
O conteúdo proposto também possibilita abordar o tema contemporâneo Educação em Direitos Humanos.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero cinco.
A privacidade, a vigilância e a censura na internet
Estudos revelam que no início de 2022 quase 5 bilhões de pessoas eram usuárias da internet, o que representa 62,5% da população mundial. Embora o número de usuários venha subindo nas últimas décadas, a liberdade na rede diminuiu, em decorrência do aumento da manipulação de conteúdo on-line, da vigilância e das restrições aos direitos dos internautas.
De acordo com o relatório Liberdade da Internet de 2021, há um aumento progressivo da vigilância sobre a internet, das interrupções no serviço, dos ataques físicos e técnicos contra defensores dos direitos humanos e dos meios de comunicação independentes. O relatório indica que muitos governos criam estratégias para censurar determinadas informações e pressionar a remoção de conteúdos que possam comprometer a continuidade de suas administrações, com destaques para Mianmar, Belarus e Uganda. Em sociedades com governos autoritários, há uma profunda preocupação das autoridades em relação ao uso da internet.
Mesmo em países considerados exemplos de democracia, a adoção de práticas para aumentar a vigilância e a censura na internet vem aumentando, sob o discurso do combate ao terrorismo e à expansão de grupos extremistas. A disseminação de notícias falsas (fake news) por políticos e grupos ideológicos também é crescente.
Diversos países, como Mianmar, Rússia, China, Irã, Arábia Saudita, Turquia, Índia, Indonésia, Grécia, Sudão, Bélgica, Chipre, Coreia do Sul e Coreia do Norte, possuem casos de censura confirmados por organizações de liberdade digital.
PLANISFÉRIO: LIBERDADE NO USO DA INTERNET (2021)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Oriente os estudantes a analisar no mapa “Planisfério: liberdade no uso da internet (2021)” a distribuição dos países onde o uso da internet não é considerado livre. Espera-se que eles percebam que os países que se enquadravam nessa classificação em 2021 se concentravam na porção leste do planisfério. A análise contribui para desenvolver saberes geográficos como delimitação e localização e analogia.
O conteúdo sobre a liberdade de uso da internet possibilita abordar o tema contemporâneo Educação em Direitos Humanos.
Atividades complementares
O contrôle social não é feito apenas no mundo digital. No território físico, o contrôle feito principalmente sobre determinados grupos (como o de imigrantes em países desenvolvidos) pode ser bastante opressivo. Sobre o tema, proponha aos estudantes a leitura do parágrafo e a resolução das atividades a seguir.
Um dos efeitos da globalização econômica é o acirramento das diferenças sociais, sobretudo porque o contrôle do capital financeiro e a produção tecnológica estão concentrados em poucos países. Os movimentos populacionais do fim do século vinte refletem esse processo, pois enormes contingentes deixaram as regiões menos desenvolvidas em direção aos Estados Unidos e à Europa e encontraram contrôles de fronteiras mais rígidos, o que contradiz discursos que apontam o fim do Estado nacional.
1. Com o avanço da globalização, alguns teóricos chegaram a afirmar que o arranjo político baseado em Estados nacionais estava fadado a acabar. Que argumento do texto acima contraria essa opinião?
O texto ressalta que o contrôle fronteiriço aumentou no final do século vinte buscando conter os fluxos migratórios crescentes em direção aos países desenvolvidos.
2. Na sua opinião, os países desenvolvidos têm o direito de se recusar a receber imigrantes dos países mais pobres? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a refletir sobre as origens das desigualdades socioeconômicas.
3. Podemos afirmar que a globalização é um processo com consequências estritamente econômicas?
Não, pois a internacionalização e a integração crescente dos processos produtivos, possibilitadas por avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos transportes, resultam em transformações culturais, sociais e ambientais.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um cinco.
Globalização e novas tecnologias
Digitais, locais e globais
Em 2014, o número de celulares se igualou ao número de habitantes do planeta. Em 2016, na Europa e na América do Norte, onde é amplo o acesso à tecnologia, o número de aparelhos já superava o de pessoas. Atualmente, a adoção de novas tecnologias tem crescido significativamente inclusive nos países menos desenvolvidos.
Entre os domicílios brasileiros, 67% possuíam acesso à internet em 2018, revelando um crescimento progressivo nos últimos anos. Quase todos os usuários (97%) utilizam o telefone celular para se conectarem à internet.
Brasil: domicílios em que as pessoas possuEm celular ou computador portátil (2018)
Código aberto
Baixar programas para o computador ou para o celular tornou-se algo comum. Porém, muitas vezes, a utilização deles tem restrições. Em resposta a isso, surgiram os programas de código aberto (open source, em inglês), baseados em um modelo de produção intelectual colaborativa no qual o desenvolvedor do programa não impõe restrições à sua disseminação nem a modificações. Desse modo, o programa pode ser utilizado em muitos computadores em qualquer local do mundo.
No Brasil, a Lei da Ficha Limpa, que restringe a candidatura a cargos eletivos de políticos com problemas com a justiça, nasceu de uma iniciativa popular apoiada por 1,6 milhão de cidadãos brasileiros, por meio de abaixo-assinados tradicionais, e outros 2 milhões, por meio de uma petição on-line em 2010.
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Oriente os estudantes a respeito dos riscos presentes na utilização da internet e de fórmas de prevenir situações não seguras. Entre essas fórmas estão não compartilhar senhas pessoais e desconfiar de prêmios e promoções incompatíveis com o mercado, informar-se sobre os endereços corretos de links e não fornecer dados pessoais sem avaliar a credibilidade dos sites.
O infográfico favorece o trabalho com o tema contemporâneo Ciência e tecnologia.
Oriente os estudantes a analisar o gráfico “Brasil: domicílios em que as pessoas possuem celular ou computador portátil (2018)” e questione-os a respeito das informações presentes:
- Entre computadores e celulares, qual se destaca no Brasil?
- Qual região possui o maior número de computadores? E qual possui menor número?
- As diferenças entre as regiões que possuem celular são acentuadas?
Sugestão para o estudante:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Casa Civil. Programa Acessa São Paulo/Escola do Futuro da úspi. Cadernos eletrônicos 8: Navegação segura. São Paulo, dezembro. 2006. Disponível em: https://oeds.link/mjCffk. Acesso em: 10 maio 2022.
O Programa Acessa São Paulo oferece orientações para navegação segura nesse caderno eletrônico.
Observação
O conteúdo do infográfico possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um quatro.
Número de linhas de telefonia móvel por 100 habitantes (2018)
Liberdade de expressão digital
Em 2010, na Tunísia, a troca de mensagens, fotografias e vídeos foi essencial nos protestos contra o governo autoritário do general Ben Ali, que terminaram com a sua renúncia em 2011. A repressão da ditadura não impediu que milhares de tunisianos compartilhassem arquivos por meio de celulares e computadores. Os protestos se espalharam pelo país e conquistaram a opinião pública mundial, pressionando também governos e empresas multinacionais aliados ao regime autoritário.
Promovendo ideais
Pessoas e entidades têm pedido e oferecido apoio nas redes sociais para os mais diversos projetos: desde dinheiro para financiar novos produtos até petições dirigidas a líderes mundiais. Na Rússia, uma empresa de produtos orgânicos solicitou cerca de 500 mil rublos (30 mil reais) para abrir uma nova loja. O montante foi arrecadado em três dias.
Ritmos sem fios
Nas favelas de Buenos Aires, chamadas villas miseria, nasceu a cumbia villera, um ritmo musical popular nas periferias das cidades argentinas que se disseminou principalmente por meio de celulares com bluetooth, uma tecnologia de comunicação sem fio. Os artistas utilizam atualmente as redes sociais e os serviços de música por streaming para divulgar suas músicas.
Novas indústrias culturais
Na periferia de Belém (PA), o tecnobrega foi criado com elementos do brega, da guitarrada e de outros ritmos regionais combinados com música eletrônica em computadores e programas de edição que se disseminaram no começo dos anos 2000. Sem espaço para divulgar seu trabalho, os artistas se uniram aos camelôs que vendem CDs com o intuito de popularizar suas músicas e angariar fãs, engrossando a principal fonte de renda da indústria do tecnobrega: apresentações e festas que movimentam milhões de reais em ingressos e venda de produtos.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
E a internet?
reticências O Estado chinês controla todo o conteúdo on-line em circulação no país, barrando o que for considerado impróprio. reticências Além disso, todos os provedores de internet precisam passar por aprovação do governo, sendo que tudo que é acessado pelos usuários deve ser canalizado para portas de entradas, as chamadas gateways, onde ocorre uma fiscalização do teor do tráfego.
reticências Apesar da forte censura estatal, existem alternativas para o acesso ao conteúdo bloqueado, sendo a mais comum a utilização de sistemas de comunicação por vê pê êne (Virtual Private Network). Esse serviço pode ser utilizado para interligar dois computadores pela internet, possibilitando a criação de uma rede reticências.
SAIBA como funciona o contrôle da internet na China. Terra, São Paulo, 5 novembro. 2012. Tecnologia. Disponível em: https://oeds.link/DyHr6v. Acesso em: 11 maio 2022.
A sociedade de consumo
No mundo atual, as pessoas são incentivadas a consumir cada vez mais mercadorias e serviços. As empresas procuram manter o consumo em ascensão para que seu lucro cresça progressivamente.
Por meio da publicidade, as empresas criam necessidades e o desejo de obter novos bens de consumo. A influência publicitária leva muitas pessoas a acreditar que efetivamente precisam das mercadorias anunciadas nos meios de comunicação, pois alimentam a ilusão de que a posse de determinados produtos vai contemplar suas necessidades e seus projetos de vida.
A obsolescência programada
A reposição de produtos, porém, não é determinada apenas pelo interesse do consumidor por novidades. Visando aumentar seus lucros, nas últimas décadas as indústrias vêm reduzindo o tempo de “vida útil” das mercadorias.
Se antes um eletrodoméstico, como uma geladeira ou uma máquina de lavar, era produzido para durar muitos anos, hoje ele se torna ultrapassado em pouco tempo, tornando necessária sua troca. Depois de certo período, dificilmente se encontram peças para substituir as danificadas, o que induz à compra de um novo produto. Trata-se da chamada obsolescência programada, que também é válida para celulares e computadores, visto que os novos programas não funcionam ou não podem ser atualizados em aparelhos e equipamentos mais antigos.
A desigualdade no acesso ao consumo
O padrão de consumo no mundo é bastante desigual. Nos países ricos, em virtude do alto poder aquisitivo da população, há grande oferta de bens e serviços e crescimento do mercado de luxo e de produtos sofisticados, inacessíveis à maioria da população.
Embora em alguns países as classes médias também aumentem, a desigualdade faz com que centenas de milhões de pessoas sejam privadas de bens de consumo básicos que lhes garantam sobrevivência digna.
Orientações e sugestões didáticas
Sugestões para o professor:
CONCEIÇÃO, Joelma Telese Pacheco; CONCEIÇÃO, Márcio Magera; ARAÚJO, Paulo Sérgio L. Obsolescência programada: tecnologia a serviço do capital. Inovae, volume 2, número 1, página 90-105, 2014.
A obra problematiza a relação entre a obsolescência programada e o excesso de lixo eletrônico atualmente descartado.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Globalização e exclusão social: fenômenos de uma nova crise da modernidade. In: dáu bór, L.; Iâni, O.; RESENDE, P. A. Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997.
O texto analisa as contradições entre a globalização, termo que sugere a abrangência, e a exclusão de parte da sociedade dos benefícios vinculados a esse processo.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Livro que traz uma crítica ao modo de produção capitalista, relacionado à globalização.
Orientações
Ao trabalhar o tema consumo, é possível trazer a discussão à realidade dos estudantes. A depender da realidade socioeconômica em que a escola está inserida, pode-se questionar a frequência de troca de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores. A abordagem favorece o trabalho com o tema contemporâneo Educação para o consumo.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê zero dois.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
- Qual é a importância das telecomunicações e dos transportes na economia globalizada?
- Leia o texto e responda às questões.
Os fluxos contínuos de informação e imagens misturam-se com os lançamentos financeiros, através dos mercados transnacionais que funcionam 24 horas ao dia: é a comunidade virtual de produtores e consumidores, telespectadores e cyberspaces – cidadãos das redes – que compartilham ideias, comportamentos e manias reticências.
Esse parece ser o novo ‘modelo’ de civilização a que estamos presenciando, com o aumento sem cessar de uma cultura da interatividade microeletrônica e digital. O mundo on-line, em tempo real, vai abolindo esse nosso tradicional espaço territorial e de fronteiras fixas. reticências Com essa coletivização da informação, cresce a cultura pop, que toma conta da imaginação do mundo, principalmente dos jovens. São os grandes espetáculos de tevê e do cinema, como os seriados americanos, reticências os clips de pop stars reticências ou ainda a transmissão de grandes espetáculos de massa, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas reticências: é a cultura de massa global. reticências
BRIGAGÃO, Clóvis; RODRIGUES, Gilberto M. A. Globalização a ôlho nu: o mundo conectado. 2. edição. São Paulo: Moderna, 2004. página. 63-64.
- O que os autores quiseram dizer com “o novo ‘modelo’ de civilização a que estamos presenciando”?
- O que é a cultura de massa global?
- Por que a pesquisa e a produção de tecnologia são desiguais entre os países?
- Reúna-se com três colegas e pesquisem indícios da ocidentalização da cultura em um país oriental. Depois, procurem imagens que ilustrem essa ocidentalização. Produzam um cartaz com as imagens coletadas e o exponham no mural da classe.
- A entrada de serviço é considerada um acesso secundário a certos ambientes, destinada a funcionários e a outras pessoas não autorizadas a entrar pela porta principal. Com base nessa informação, interprete a relação da charge com a globalização e escreva um texto de no mínimo seis linhas para apresentar suas conclusões.
6. Analise mais uma vez o mapa “Planisfério: população com acesso à internet (2017)” e responda: como o acesso à tecnologia se relaciona com a desigualdade social?
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Corporações e organismos internacionais.
- As manifestações culturais na formação populacional.
- Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
- Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
Habilidades
Esta seção possibilita trabalhar aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero nove gê ê zero dois (atividades 1, 2 e 4)
- ê éfe zero nove gê ê zero cinco (atividades 1, 2 e 5)
- ê éfe zero nove gê ê um quatro (atividade 6)
Respostas
1. A economia globalizada está assentada sobre as telecomunicações e os transportes, que funcionam como agentes facilitadores na operacionalização das transações financeiras e comerciais e no aumento dos fluxos de pessoas e mercadorias pelo globo.
2. a) Os autores tratam da comunidade virtual, em que os “cidadãos das redes” compartilham ideias e comportamentos.
b) Pode-se considerar a cultura de massa como um efeito da globalização, pois resulta da abertura dos mercados em âmbito global e das facilidades de distribuição derivadas do desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes. Exemplos: a moda, os filmes, as sitcoms estadunidenses etcétera.
- Porque a inovação tecnológica é um fator essencial nas economias mais ricas e dinâmicas. Com o rápido desenvolvimento dos produtos de alta tecnologia usados na indústria e no cotidiano das pessoas, produzir conhecimento e tecnologia é um fator de diferenciação.
- Alguns indícios de ocidentalização podem ser identificados nos hábitos alimentares introduzidos pelas redes de fast-foodocidentais que se instalaram em países do Oriente e na maneira de se vestir e se comportar, disseminada em grande parte pela indústria cinematográfica. Outro exemplo é a valorização do padrão de beleza ocidental, que tem resultado no crescimento do número de cirurgias plásticas para ocidentalizar os traços do rosto em países da Ásia, como Coreia do Sul, China e Japão.
- A globalização não atinge toda a população da mesma maneira. Muitas pessoas continuam excluídas do processo, sem usufruir de seus benefícios.
- As tecnologias modernas destinadas à comunicação e a outras atividades do cotidiano das pessoas são comercializadas por preços inacessíveis à população de baixa renda. Portanto, as desigualdades sociais resultam no acesso desigual aos recursos tecnológicos. A desigualdade econômica entre os países também espelha essa realidade. Em geral, a população dos países mais pobres tem menos acesso à internet, por exemplo. O poder econômico, no entanto, não é o único fator que influencia na proporção de pessoas que utilizam serviços de internet em um país, quadro também impactado por aspectos culturais, disponibilidade de redes e equipamentos tecnológicos adequados, incentivos governamentais etcétera.
CAPÍTULO 4 Globalização e meio ambiente
Com a globalização, entramos no século vinte e um extraindo cada vez mais recursos naturais para, por exemplo, erguer construções e produzir mercadorias. Além disso, a exploração de grande parte desses recursos é feita de maneira predatória, sem planejamento adequado ou de fórma ilegal, aumentando a degradação do meio ambiente e comprometendo a demanda das gerações futuras.
Uma característica marcante do início do século vinte e um é o agravamento, em âmbito global, de problemas ambientais que afetam a vida de milhões de pessoas, como a poluição do ar, o desmatamento indiscriminado, a escassez de água potável e as mudanças climáticas.
Orientações e sugestões didáticas
Sobre o Capítulo
Neste Capítulo, damos continuidade à análise do processo de globalização, agora pelo viés ambiental. As consequências ambientais dos processos produtivos industriais, da circulação de mercadorias e do insumo global geram debates polêmicos, envolvendo temas como contaminação e escassez de água, desmatamento, poluição atmosférica e suas implicações na manutenção do equilíbrio ecológico, além de lançar dúvidas sobre a viabilidade do atual modelo industrial para os próximos anos. Concluímos o Capítulo apresentando as principais iniciativas internacionais a fim de conter a degradação ambiental. São apresentadas as discussões realizadas nas conferências sobre o meio ambiente ocorridas em 1972, 1992 e 2012, além de explicar os objetivos e desdobramentos do Protocolo de quiôto.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
: ê éfe zero nove gê ê zero dois Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
: ê éfe zero nove gê ê zero nove Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
: ê éfe zero nove gê ê um três Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
: ê éfe zero nove gê ê um quatro Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
: ê éfe zero nove gê ê um oito Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove e ê éfe zero nove gê ê um oito.
O consumo e a produção de lixo
A oferta abundante de produtos, a indução ao consumo e a obsolescência programada levam muitas pessoas a comprar mais do que necessitam. O consumo excessivo se reflete na exploração predatória dos recursos naturais, intensificando os impactos nocivos das atividades humanas no meio ambiente.
O ciclo do consumo é estimulado por estratégias empresariais, baseadas principalmente na publicidade e orientadas pelo objetivo de proporcionar lucros cada vez maiores aos sócios e controladores. Seguindo essa lógica, o consumismo tende a se agravar nas próximas décadas.
Atualmente, em vários países desenvolvidos, vêm aumentando o desperdício e a quantidade de lixo produzido. Na fotografia a seguir, podemos observar um amontoado de lixo eletrônico descartado.
Atualmente, o volume de resíduos sólidos produzido no mundo é de 2 bilhões de toneladas por ano, e as expectativas são de que, em 2050, chegue a 3,4 bilhões de toneladas por ano.
PLANISFÉRIO: PRODUÇÃO DE LIXO (2016)
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Analise com os estudantes o mapa “Planisfério: produção de lixo (2016)”, destacando a situação do Brasil em relação à América Latina e ao mundo. Em um contexto mundial, é possível tecer comparações com países africanos e asiáticos, que, no geral, apresentam menor produção de lixo. É importante que os estudantes percebam a relação entre desenvolvimento econômico e hábitos de consumo que causam grande produção de lixo.
Explique aos estudantes que, apesar de os recursos naturais utilizados na produção também existirem em países desenvolvidos, esses países exploram os recursos de países pobres para maximizar os lucros, aproveitando a oferta de mão de obra barata e as legislações favoráveis às atividades extrativas. Uma das consequências dessa exploração são os impactos ambientais gerados nos locais de extração dos recursos.
Explore a leitura do mapa como fórma de desenvolver a delimitação e localização e a analogia como saberes geográficos.
A abordagem do conteúdo sobre o consumo e a produção de lixo também favorece o trabalho com o tema contemporâneo Educação para o consumo.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove, ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um oito.
A questão da água
Associado ao aumento da produção industrial e agrícola, os problemas no abastecimento de água impõem um risco imediato à vida na Terra. Atualmente, vários países já sofrem com a carência de água potável.
Os problemas no consumo
De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano produzido pela ônu em 2019, parte significativa do consumo de água no planeta correspondia às atividades agrícolas (69%), seguida das indústrias (19%) e do uso municipal (12%). Assim, o volume de água disponível para suprir necessidades de populações cada vez mais numerosas está diminuindo.
Observe, no quadro, a quantidade de água necessária para produzir cada tipo de produto consumido pela população.
Produto |
Quantidade de água (litro/kg) |
---|---|
Açúcar |
1.782 |
Alface |
237 |
Arroz |
2.497 |
Banana |
790 |
Batata |
287 |
Carne bovina |
15.415 |
Chocolate |
17.196 |
Frango |
4.325 |
Laranja |
560 |
Maçã |
822 |
Macarrão |
1.849 |
Manga |
1.800 |
Manteiga |
5.553 |
Milho |
1.222 |
Pão |
1.608 |
Queijo |
3.178 |
Tomate |
214 |
WATER FOOTPRINT NETWORK. Product gallery. Water footprint. Network, 2017. Seção Resources. Disponível em: https://oeds.link/5KjlRs. Acesso em: 25 . 2022. abril
A contaminação das águas
O uso de produtos químicos, como pesticidas e fertilizantes, assim como o despejo de esgotos domésticos e industriais sem tratamento, por exemplo, vem contaminando nascentes e rios, no campo e na cidade, inviabilizando ou encarecendo o tratamento da água para o consumo humano.
A disputa pela água
Os recursos hídricos de rios, lagos e aquíferos subterrâneos são muitas vezes compartilhados por dois ou mais países, o que exige cooperação e diálogo para evitar conflitos.
A possibilidade de tensões e conflitos é maior em áreas que já enfrentam problemas de abastecimento, como ocorre entre o Egito e o Sudão, que compartilham as águas do rio Nilo, e entre Turquia, Iraque e Síria, que fazem uso das águas do rio Eufrates.
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura ( fáo), quase metade da água destinada à agricultura é desperdiçada. Considerando a atividade agrícola como essencial para a sociedade, é importante que os estudantes reflitam a respeito das técnicas alternativas que podem ser empregadas nessa atividade a fim de economizar água, contemplando a Competência Específica de Geografia número 7. Proponha à turma que pesquise as características, a aplicabilidade, as vantagens e as desvantagens dos métodos de irrigação por gotejamento e microaspersão.
Observações
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove e ê éfe zero nove gê ê um oito.
O conteúdo também favorece trabalhar o tema contemporâneo Educação para o consumo.
Sugestão para o estudante:
ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura ( fáo). Disponível em: https://oeds.link/7EOwmV. Acesso em: 11 maio 2022.
No site, é possível ter acesso a notícias e projetos realizados pela fáo.
Em prática
Uso da água no setor industrial
De acordo com os dados da ônu, as indústrias representam cêrca de 19% no consumo total de água potável disponível no mundo. As cadeias industriais utilizam a água de diversas fórmas: na lavagem de equipamentos, materiais e instalações, nos sistemas de refrigeração, na geração de vapor para produzir energia e no processo de produção das mercadorias.
Após o uso nos processos industriais, a água é transformada em efluentes, podendo carregar para o meio ambiente diversos tipos de resíduos tóxicos, como metais pesados e contaminantes químicos e biológicos.
Observe os dados do quadro. Eles representam os percentuais de consumo de água no setor industrial em diversas regiões do mundo.
Continentes |
Participação do setor industrial no consumo total de água (%) |
---|---|
África |
4 |
América |
37 |
Ásia |
10 |
Europa |
54 |
Oceania |
15 |
Elaborado com base em dados obtidos em: FOOD and Agriculture Organization of the United Nations. AQUASTAT – FAO's Global Information System on Water and Agriculture Roma: , 2016. Disponível em: fáo https://oeds.link/JjlG9o. Acesso em: 25 . 2022. abril
Com base nos dados do quadro, elabore um gráfico de barras e responda às questões a seguir. Lembre-se: para elaborar o gráfico, utilize um papel milimetrado. O eixo horizontal deve ser representado pelos continentes e o eixo vertical deve conter os percentuais. Cada centímetro do eixo vertical deve corresponder a 5%.
- Quais continentes apresentam os maiores percentuais de extração de água para uso industrial?
- Que razões levam esses continentes a apresentar percentuais mais elevados?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
Embora a Terra tenha aproximadamente três quartos da superfície coberta por água, apenas uma pequena parcela é composta de água doce, que pode ser aproveitada para a manutenção da vida humana sem a necessidade de dessalinização, o que exige um alto investimento financeiro e tecnológico. Pontue que, no território brasileiro, apesar da grande disponibilidade de água doce em reservatórios superficiais e subterrâneos, ocorrem problemas de abastecimento que atingem grande parte da população. Esses problemas estão relacionados com a distribuição irregular das chuvas e dos recursos hídricos, com a poluição de rios e córregos e com a gestão ineficiente dos serviços de saneamento básico.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove e ê éfe zero nove gê ê um oito.
Respostas
- Europa, com 54%, seguida do continente americano, com 37%.
- Os continentes apresentam alto índice de industrialização, concentrada em determinadas regiões, como a porção norte do continente americano.
Oriente os estudantes na elaboração do gráfico, chamando a atenção deles para a proporcionalidade das barras, principalmente na África: por apresentar percentual abaixo de 5, a barra não deve chegar a 1 centímetros.
O aquecimento global e as mudanças climáticas
Muitos cientistas afirmam que o aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera e estaria, portanto, atrelado às atividades humanas. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido e gera as condições ideais para o desenvolvimento e a manutenção da vida no planeta.
O aquecimento global acontece quando aumenta o percentual desses gases na atmosfera. Os gases de efeito estufa originam-se da queima de combustíveis fósseis (como o petróleo, o carvão e o gás natural), de queimadas, do desmatamento, assim como da decomposição da matéria orgânica. A liberação de CFCglossário na atmosfera também agrava o efeito estufa.
ATMOSFERA: GASES DE EFEITO ESTUFA
Consequências do aquecimento
Acredita-se que os efeitos das mudanças climáticas já são visíveis: furacões, ondas de calor, sêcas e enchentes estariam mais frequentes e intensos. Um dos efeitos mais preocupantes é a elevação do nível dos oceanos, que ameaça várias cidades litorâneas e ilhas. Outra consequência dessas mudanças é a alteração da biodiversidade, com a possível extinção de muitas espécies animais e vegetais.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
Apesar de grande parcela da comunidade científica se mostrar convencida de que a ação humana tem provocado alterações climáticas globais, alguns estudiosos defendem a ideia de que não há indícios suficientes para vincular as ações humanas à elevação das temperaturas médias globais. Tomar conhecimento de posições que vão na direção oposta da compreensão predominante é importante para avaliar o tema em análise a partir de diferentes pontos de vista. O questionamento sobre a ocorrência do aquecimento global não deve servir, no entanto, para desmobilizar a sociedade e, em especial, os estudantes no combate à emissão de poluentes, o que demanda, entre outras ações, a redução nos patamares médios de consumo. No Brasil, o professor Luiz Carlos Molion é um dos principais “céticos” em relação ao aquecimento antrópico, como mostra o texto a seguir.
Aquecimento global
“Não existem mudanças climáticas atualmente, o homem não controla, absolutamente, o clima global. Na verdade, vai haver um ligeiro esfriamento global nos próximos 15 anos”, declarou Molion reticências no segundo e último dia do Fórum de Sustentabilidade, promovido pela Folha. Polêmico, o professor prega que os modelos climáticos usados pela maioria dos ambientalistas e climatologistas estão errados. Com isso, todas as projeções de aumento de temperatura “são fictícias”, segundo Molion. O professor usa o exemplo do gás carbônico, cuja emissão é criticada pela maioria dos ambientalistas. De acordo com Molion, o mundo natural – plantas, animais, o mar – joga, por ano, 200 bilhões de toneladas de cê ó dois no ar; a ação humana, no entanto, é responsável por “apenas 7 bilhões” de toneladas. “O gás carbônico não controla o clima global, não faz sentido essa discussão toda em cima da emissão de gás carbônico. Ele não é um vilão, não é tóxico, é o gás da vida. Se acabasse o gás carbônico, acabariam as plantas”, fala Molion. reticências
Na contramão da opinião científica, o professor afirma que o planeta está esfriando e não esquentando. Segundo Molion, a Terra já passou por quatro períodos quentes, alternados com outros mais frios. “O mundo está resfriando, o Sol tem ciclo de 100 anos, ele já está ‘no mínimo’ desde 2008, o que leva os oceanos a esfriar”.
HOMEM não controla o clima e mundo está esfriando, diz professor. Folha de São Paulo, 3 junho. 2014. Disponível em: https://oeds.link/cfPwtz. Acesso em: 11 maio 2022.
Observações
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero nove, ê éfe zero nove gê ê um quatro e ê éfe zero nove gê ê um oito.
O conteúdo também favorece a abordagem do tema contemporâneo Educação ambiental.
As mudanças climáticas e a produção de alimentos
As mudanças climáticas também podem afetar a produção agrícola e a pecuária, criando um cenário de insegurança alimentar em diversas regiões do mundo.
Eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais ou fortes sêcas, afetam diretamente as áreas destinadas aos cultivos agrícolas e às pastagens.
Além de causar danos à produção de alimentos de fórma quantitativa, as mudanças climáticas poderão afetar a qualidade dos produtos, diminuindo a diversidade que existe atualmente.
Ler o texto
As mudanças climáticas poderão matar mais de 500 000 adultos até 2050 no mundo inteiro devido a mudanças nas dietas e no peso corporal causadas pela redução da produtividade de culturas agrícolas, segundo novas estimativas publicadas pela revista The Lancet. [...]
A modelagem foi liderada pelo Doutor Marco ispríngmén do Programa Oxford Martin sobre o Futuro dos Alimentos, realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. [...]
“Muitas pesquisas estão analisando a segurança alimentar, mas poucas vêm estudando de fórma mais geral os efeitos da produção agrícola sobre a saúde”, explicou Marco ispríngmén. “Mudanças na disponibilidade e no consumo também influenciam fatores de risco relacionados à dieta e ao peso corporal, tais como baixo consumo de frutas e verduras, consumo elevado de carne vermelha e ganho de peso corporal. Todos esses fatores aumentam a incidência de doenças não-transmissíveis, como doenças cardíacas, acidente vascular e câncer, além dos óbitos causados por essas doenças.”
IMPACTO das mudanças climáticas sobre a produção de alimentos poderá causar mais de 500 000 óbitos adicionais até 2050. agrolinqui, 3 março. 2016. Disponível em: https://oeds.link/elja2R. Acesso em: 12 agosto. 2022.
• De acordo com o texto, como as mudanças climáticas podem afetar a produção de alimentos e a saúde humana?
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
Efeitos das mudanças climáticas na agricultura
Embora aparentemente distantes, as mudanças climáticas também ocorrerão no Brasil e, talvez, com efeitos mais danosos pela vulnerabilidade histórica que o país apresenta a desastres naturais, como sêcas, enchentes e deslizamentos de encostas.
reticências Essas mudanças afetam diretamente a agricultura e as áreas florestais brasileiras. reticências Embora a valoração dessas alterações seja impraticável, já se antevê uma perda significativa de biodiversidade pela dificuldade de adaptação desses biomas a mudanças climáticas da ordem de poucas décadas reticências.
Alguns estudos simulando os impactos sobre a agricultura por meio de modelos matemáticos foram apresentados por Siqueira reticências para o trigo, milho e soja, por Marengo reticências e Assád et al. reticências para o café, e por Nobre et al. reticências para o milho, feijão, arroz, soja e café. Estes autores apresentam ainda as perdas econômicas anuais provocadas pelo aumento de 1 centésima na temperatura, chegando a valores de 375 milhões de dólares para o café, somando os estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, e 61 milhões de dólares para o milho em São Paulo. Além desses, outros estudos contemplam efeitos sobre pragas, doenças, solos e outros aspectos do sistema produtivo agrícola.
PELLEGRINO, Djiampaôlo Queiroz; Assád, Eduardo Delgado; MARIN, Fábio Ricardo. Mudanças climáticas globais e a agricultura no Brasil. Multiciência, Campinas, volume 8, página 139-162, 2007.
Observações
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um três.
O conteúdo também favorece a abordagem do tema contemporâneo Saúde.
Resposta
Ler o texto:
Segundo o texto, as alterações climáticas podem resultar na redução da produção de alimentos, alterando a dieta da população com a redução de ingestão de frutas e vegetais e aumento do consumo de carne vermelha. Essa alteração na base da alimentação pode aumentar os casos de câncer, doenças cardíacas e derrames.
Conferências mundiais sobre o meio ambiente
Conscientes dos graves danos ambientais que podem ocorrer com o aquecimento global, muitos países reuniram-se em conferências de âmbito mundial, organizadas pelas Nações Unidas, para discutir o assunto e propor medidas a serem adotadas para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92 ou Eco-92) promoveu o debate sobre aliar o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico à conservação dos recursos naturais. Como resultado, foram elaborados alguns documentos importantes, entre eles a Carta da Terra, as convenções sobre Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas, e a Agenda 21.
Em 2002 aconteceu em Johanesburgo (África do Sul) a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio+10), com o intuito de avaliar os resultados da Rio-92 e renovar os compromissos políticos, econômicos e sociais firmados no Rio de Janeiro dez anos antes.
O encontro, no entanto, frustrou grande parte do mundo, pois não aprofundou questões vitais que ameaçam o meio ambiente e a qualidade de vida, deixando evidente que os interesses econômicos se sobrepõem à necessidade de conservar os recursos e a qualidade de vida na Terra.
O desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e a economia verde também foram temas da conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro após 20 anos da Rio-92. Durante a conferência, diversos movimentos sociais, inclusive de povos indígenas, protestaram em defesa do meio ambiente e das causas sociais.
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
Visita a um projeto de desenvolvimento sustentável
Programe uma visita a uma organização não governamental ( ôngui), uma unidade de conservação ou outro tipo de instituição que atue em projetos de desenvolvimento sustentável, como os relacionados à água, à gestão do lixo, ao desmatamento, à infraestrutura e ao saneamento básico. Para iniciar a atividade, oriente os estudantes a conhecer melhor a área de atuação da instituição. Solicite uma pesquisa visando identificar suas principais características e sua ocorrência pelo mundo. Durante a visita, peça aos estudantes que pesquisem as seguintes informações sobre a instituição:
- nome e localização;
- ramo de atuação;
- principais projetos ou iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável;
- locais de aplicação dos projetos.
Os estudantes também devem coletar as seguintes informações sobre as características do projeto de desenvolvimento sustentável da instituição:
- problemas que o projeto visa solucionar ou amenizar;
- medidas adotadas para solucionar ou amenizar os problemas;
- participantes do projeto;
- descrição do projeto;
- responsáveis pelo financiamento do projeto;
- cooperação com outros estabelecimentos (públicos ou privados).
Após a visita, organize os estudantes em pequenos grupos e solicite a eles que pesquisem um projeto relacionado ao mesmo problema em outro lugar. Em seguida, eles devem comparar as soluções propostas nos dois projetos.
Sugerimos que o resultado dessa pesquisa seja apresentado pelos grupos na sala de aula, ocasião em que você poderá exercitar uma reflexão conjunta com os estudantes sobre a temática estudada. A avaliação poderá ser realizada com base nessa apresentação. A atividade proposta contribui para exercitar práticas de pesquisa como entrevista, análise de mídias sociais e análise documental.
Observações
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois e ê éfe zero nove gê ê um oito.
O conteúdo também favorece a abordagem do tema contemporâneo Educação ambiental.
Conferência de quiôto
Várias conferências foram organizadas pelas Nações Unidas. Uma das mais importantes foi a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em 1997 na cidade japonesa de quiôto. Os principais objetivos eram fixar compromissos de redução e limitação da emissão de gases de efeito estufa e promover a adoção de mecanismos de flexibilidade que propiciem aos países em desenvolvimento atingir os objetivos de redução desses gases.
O Protocolo de quiôto é o tratado internacional que estipula reduções obrigatórias no volume de gases de efeito estufa que um país poderia liberar na atmosfera. Os organizadores tiveram dificuldades para aprovar o protocolo porque, em 2001, os Estados Unidos o rejeitaram. O tratado só foi implementado depois que a Rússia, pressionada pela União Europeia, o assinou, garantindo o número mínimo de países para que ele pudesse vigorar.
Pelo acordo, entre 2008 e 2012, os Estados desenvolvidos cortariam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Os demais países reduziriam suas emissões depois de 2012. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( í pê cê cê, na sigla em inglês), em 2014, confirmou o previsto: os avanços foram ínfimos e o acordo fracassou.
COP
Em 2015, em Paris (França), foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática ( cópi-21), com o objetivo de propor um novo acordo, mais flexível a todos os países.
No documento assinado nessa conferência, os países se comprometem a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, buscando priorizar energia limpa, mas não estabelecem metas nem valores.
A busca de acordos para limitar as mudanças climáticas continuou ao longo das conferências seguintes. Em 2021, ocorreu em Glésgou (Escócia) a cópi-26. Nessa conferência, os acordos objetivaram estipular novos limites para a emissão de poluentes atmosféricos.
Com propostas pouco claras e apoiadas em ações voluntárias dos países, as conferências têm sido consideradas limitadas por muitos especialistas no assunto.
Orientações e sugestões didáticas
Texto complementar
A respeito da Conferência Rio+20, Roberto Guimarães ressalta que:
Dadas as reflexões em torno da Rio+20, não cabe dúvida que a inação política foi o principal motivo para seu fracasso, que apenas atendeu aos antigos discursos que já provocam o desenvolvimento insustentável e que geraram aquela que foi a pior crise financeira do século no final do ano de 2008, considerada para muitos a pior crise financeira desde 1929 reticências, com graves consequências ambientais e sociais. Recordando as palavras do documento que o Brasil levou à Conferência do Rio em 1992: “em situações de extrema pobreza, o indivíduo marginalizado da sociedade e da economia nacional não tem nenhum compromisso para evitar a degradação ambiental, uma vez que a sociedade não impede sua própria degradação como pessoa” (GUIMARÃES, 1991, página 17).
GUIMARÃES, Roberto Pereira; FONTOURA, Souza dos Reis da. Rio+20 ou Rio-20?: crônica de um fracasso anunciado. Ambiente e Sociedade, volume 15, número 3, página 31, 2012.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero nove gê ê zero dois e ê éfe zero nove gê ê um oito.
Sugestões para o professor:
Para saber mais sobre as conferências, acesse:
REDE GLOBAL – Rede Brasil. Guia para iniciantes para a cópi: Perguntas frequentes do setor empresarial. Ação pelo clima, 15 março. 2021. Disponível em: https://oeds.link/jW6YoA. Acesso em: 13 maio 2022.
NAÇÕES UNIDAS. Acordo de Paris sobre o Clima. Brasília, Distrito Federal: ônu Brasil, 11 dezembro. 2015. Disponível em: https://oeds.link/f8PmBG. Acesso em: 9 maio 2022.
BRASIL. Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro, junho. 2012. Disponível em: https://oeds.link/t3QfW8. Acesso em: 11 maio 2022.
Integrar conhecimentos
Geografia e Ciências
Os recursos energéticos e o meio ambiente
O aumento da demanda global por recursos energéticos, em especial por parte dos países emergentes, que enfrentam o rápido processo de industrialização e crescimento econômico, tem gerado preocupações quanto à segurança energética e um maior interesse em buscar fontes de energia consideradas sustentáveis e que gerem menos impactos negativos no meio ambiente.
Para atender a essas necessidades, foram efetuados, nas últimas décadas, amplos investimentos em fontes de energia renováveis, que são aquelas que se recompõem na natureza em ritmo superior ao do consumo pela atividade humana.
Os investimentos nessas fontes de energia têm o objetivo de substituir as fontes convencionais, consideradas não renováveis, isto é, provenientes de matéria orgânica que leva milhões de anos para se decompor, não havendo tempo hábil para se renovar na escala de vida humana, como os derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel), gás natural e carvão mineral.
Observe os gráficos a seguir.
MUNDO: ADIÇÃO DE NOVAS FONTES À CAPACIDADE ENERGÉTICA INSTALADA, POR TIPO (2009-2019)
MUNDO: PERCENTUAL DE FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS (2019)
Gráficos elaborados com base em dados obtidos em: . rên tuêni uãn Renewables 2020 Global Status Report. Paris: rên tuêni uãnSecretariat, 2020. Disponível em: https://oeds.link/XttIE1. Acesso em: 25 . 2022. abril
- No período apresentado, como é possível avaliar a evolução do uso de fontes renováveis?
- Em sua opinião, o uso de fontes de energia renováveis para geração de eletricidade era adequado em 2019?
- Qual é a importância dos investimentos em fontes renováveis para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida da população?
Orientações e sugestões didáticas
Orientações
O Brasil é referência mundial na utilização de energias renováveis, investindo principalmente em etanol, biocombustível gerado a partir da cana-de-açúcar. Segundo a Agência Internacional de Energia, o país é o terceiro maior gerador de energias renováveis e o segundo maior produtor de biocombustível.
A maior parte da geração de energia brasileira é obtida por meio de hidrelétricas; entretanto, estão crescendo os esforços para maior utilização de outras fontes, como a eólica. O Brasil conta, atualmente, com mais de 500 parques eólicos em funcionamento.
A seção favorece a abordagem do tema contemporâneo Educação ambiental.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um oito.
Respostas
- No período verificado, entre 2009 e 2019, o uso de fontes renováveis de energia apresentou crescimento. Porém, a geração de eletricidade em 2019 ainda consumia fontes não renováveis em uma proporção bastante superior (72,7%) à das fontes renováveis.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes compreendam que o uso de fontes de energia renováveis ainda não atingia um patamar satisfatório, pois ficava bem inferior ao das fontes não renováveis.
- O investimento em fontes renováveis possibilita explorar recursos naturais não poluentes, como os raios solares e os ventos, o que reduz os impactos ambientais e doenças que podem comprometer a qualidade de vida dos seres humanos.
Agora, observe as características das principais fontes de energia e suas consequências para o meio ambiente.
4. De acordo com o que já foi trabalhado, sistematize as informações e construa, no caderno, um quadro como o do modelo a seguir.
Fonte de energia |
Características |
Impactos ambientais |
---|---|---|
Termelétrica |
||
Hidrelétrica |
||
Eólica |
||
Solar |
||
Nuclear |
5. Após preencher o quadro, escreva um pequeno texto apresentando as fontes de energia que abastecem o lugar onde você vive e que tipos de fontes renováveis você considera as mais adequadas para receber investimentos nessa região. Justifique sua opinião.
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- Termelétrica – energia obtida por meio da queima de combustíveis fósseis não renováveis – poluição atmosférica, chuva ácida e contaminação das águas. . Hidrelétrica – energia a partir do movimento das águas, renovável – prejudicial ao ecossistema local e às comunidades ribeirinhas. . Eólica – energia a partir da fôrça dos ventos, renovável – poluições visual e sonora. . Solar – energia a partir do calor solar – exploração de minério para fabricação das placas. . Nuclear – energia a partir do urânio, não renovável – contaminação do meio ambiente.
- Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifiquem as fontes de energia que abastecem sua região e utilizem argumentos baseados em sustentabilidade para indicar as fontes de energia que deveriam receber investimento.
Observação
O conteúdo desta página possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero nove gê ê um oito.
ATIVIDADES
Faça as atividades no caderno.
1. Observe as informações a seguir e comente a relação entre o aumento do consumo de água e sua crescente escassez.
2. Leia o texto sobre o aumento dos conflitos por água no Brasil.
Em números absolutos, foram cadastrados pela cê pê tê [Comissão Pastoral da Terra] 1764 conflitos entre 2009 e 2019. Houve acentuado crescimento dos conflitos no período abordado. reticências
A partir de 2014, é notório o crescimento dos conflitos, com o aumento dos registros em praticamente todos os estados, com uma maior concentração nos estados da Bahia e Minas Gerais, mas o Pará demonstra um crescimento mais rápido na quantidade de conflitos reticências. Além de ser o estado onde há maior número de famílias mobilizadas, grandes empreendimentos como a Hidrelétrica de Belo Monte cujas obras iniciadas em 2012 e com entrada em operação em 2016, produziram enormes impactos. Esses conflitos estão relacionados às populações tradicionais, em decorrência do represamento do rio, alagamento de áreas à montante, redução da vazão à jusante e a alteração do contexto socioeconômico da região.
PEIXOTO, F. da S.; SOARES, J. A.; RIBEIRO, V. S. Conflitos pela água no Brasil. Sociedade e Natureza, Uberlândia, volume 34, página 4; 8, 23 dezembro. 2021. Disponível em: https://oeds.link/FRwYQE. Acesso em: 25 abril. 2022.
- No período abordado, o texto aponta que tendência sobre a quantidade de conflitos no Brasil?
- Como a construção da hidrelétrica de Belo Monte afetou populações tradicionais no Pará?
3. Observe a tira e, em seguida, responda às questões.
- Explique as prováveis causas do aquecimento global e aponte a origem dos gases de efeito estufa.
- Quais são as consequências do aquecimento global?
- Apesar da preocupação de Calvin, seus hábitos contribuem para o aquecimento global? Justifique.
Orientações e sugestões didáticas
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
- Corporações e organismos internacionais.
- Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
- Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.
Habilidades
Esta seção possibilita trabalhar aspectos relacionados às habilidades:
- ê éfe zero nove gê ê zero dois (atividades 4 e 5)
- ê éfe zero nove gê ê um oito (atividades 2, 3, 4, 5 e 6)
Respostas
1. O gráfico apresenta os números totais da população mundial no ano 2000 e da população que vivia com escassez crônica de água, e faz uma previsão para o ano de 2050, quando se estima que quase a metade da população mundial viverá com escassez crônica de água. Espera-se que os estudantes compreendam que o crescimento da população aumenta a demanda por água tanto no meio urbano quanto no meio rural, e que o aumento da produção industrial e agrícola também leva ao crescimento do consumo de água.
2. a) O texto aponta uma tendência de crescimento do número de conflitos relacionados à água no Brasil, que entre 2009 e 2019 contabilizou 1 764 registros.
b. O represamento do rio decorrente da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte provocou alagamentos e redução de vazão no seu curso, impactando as comunidades que ocupavam as margens e que dependiam do recurso hídrico. . Retome os conceitos de jusante (área mais próxima da nascente, neste caso, antes da barragem) e vazante (área mais próxima da foz, depois da barragem), mencionados no texto.
3. a) É provável que o aquecimento global seja ocasionado pelo lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. Os gases de efeito estufa originam-se da queima de combustíveis fósseis (como o petróleo, o carvão e o gás natural), de queimadas em áreas florestais e da decomposição de matéria orgânica.
- As consequências do aquecimento global são: elevação do nível dos oceanos, maior frequência e intensidade de furacões, ondas de calor e enchentes, extinção de espécies animais e vegetais, entre outras.
- Calvin contribuiria com o aquecimento global ao utilizar demasiadamente o carro, que, para funcionar, queima combustível fóssil, um dos responsáveis pelo efeito estufa e pelo aquecimento global.
- O que é o Protocolo de quiôto e quais são suas principais resoluções?
- Com base na charge, escreva um texto em seu caderno sobre a relação entre o consumismo e o meio ambiente. Discuta o assunto com os colegas. Avaliem se todos apresentam o mesmo ponto de vista e anotem as opiniões divergentes.
6. Leia o trecho do texto e responda às questões propostas.
Capacidade instalada de energia eólica no país tem alta de 19% em 2017
Os projetos de energia eólica no Brasil atingiram 12,7 gigawatts ( gê dábliu) em 2017, aumento de 19% em relação a 2016, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Eólica ( Abê eólica).
O segmento terminou o ano com 508 parques em operação. A potência eólica instalada chegou a 8,2% da matriz elétrica do país, praticamente empatando com a geração térmica a gás natural, que tinha 13 gigauótis de potência e 8,3% da matriz.
Segundo a associação, em média, 18 milhões de residências foram abastecidas mensalmente pela fonte eólica em 2017.
Com isso, o Brasil ultrapassou a Itália no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica, na 9ª posição.
Até 2023, a Abê eólica estima que a potência instalada de energia eólica vai chegar a 18,639 gigauótis. Serão construídos mais de 252 novos parques já contratados.
reticências
A Abê eólica estima que cada megauóti instalado gera 15 postos de trabalho. Até o momento, são 180 mil postos de trabalho criados.
MAIA, Camila. Capacidade instalada de energia eólica no país tem alta de 19% em 2017. Valor Econômico, 9 janeiro. 2018. Seção Brasil. Disponível em: https://oeds.link/pJG7ZF. Acesso em: 25 abril. 2022.
- Por que houve ampliação da produção da energia eólica no Brasil?
- Quais são os efeitos do uso desse tipo de energia sobre o meio ambiente?
- De acordo com a notícia, qual é o impacto da implementação desses projetos na oferta de empregos?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- O Protocolo de quiôto é um tratado internacional que estipula reduções obrigatórias de emissões de gases causadores do efeito estufa. Pelo acordo, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos cortariam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990, e os demais países reduziriam suas emissões depois de 2012. Além disso, o protocolo estabelece um fundo internacional financiado pelos países desenvolvidos para que os países em desenvolvimento possam lidar com os efeitos das mudanças climáticas, incluindo o chamado crédito de carbono.
- Resposta pessoal. Na charge, um pinguim compra um objeto absolutamente desnecessário para o ambiente em que vive, estimulado pela aparente conveniência das condições de pagamento, o que exemplifica uma atitude consumista. Pode-se refletir sobre a efetiva necessidade daquilo que se compra e sobre as consequências sociais e ambientais do aumento do consumo e do descarte de produtos.
-
- A utilização de energia eólica é vantajosa tanto do ponto de vista ambiental quanto do econômico.
- Além de serem fontes renováveis e não contribuírem para o aquecimento global, os únicos impactos negativos sentidos se referem à poluição visual e sonora, sendo, portanto, uma alternativa sustentável para a geração de energia.
- Segundo a notícia, a abertura de novos parques eólicos aumenta a oferta de empregos, já contando com 180 mil postos criados.
Para refletir
O século vinte e um será marcado pelos conflitos por causa da água?
De acordo com dados de 2020, uma de cada quatro pessoas no mundo não tinha acesso a serviços básicos de fornecimento de água potável. Apesar de ser um direito universal, em muitos locais o acesso à água potável é limitado, seja pela escassez hídrica, seja por danos causados nas redes de abastecimento.
A maior parte da população que sofre com a falta de água atualmente vive em países afetados por guerras civis, elevada violência e instabilidade política e econômica.
Acredita-se, entretanto, que, com as mudanças climáticas, a escassez hídrica em diversas regiões do mundo aumentará, marcando o século vinte e um por conflitos em torno da água. Leia a reportagem a seguir.
As regiões mais ameaçadas por conflitos de água no mundo
“Rivalidade” vem do latim rivális, ou “aquele que usa o mesmo rio que o outro”. Na raiz da antiga palavra espelham-se os conflitos do presente, onde países, comunidades ou províncias disputam as águas que compartilham. Com a perspectiva de a escassez hídrica afetar dois terços do mundo até 2050, criam-se as condições ideais para um século marcado por conflitos em torno da água.
Uma nova análise encomendada pelas Nações Unidas revela que mais de . uma quatrocentas novas barragens ou projetos de desvio de água são planejados ou já estão em construção no mundo, sendo que muitos estão em rios que atravessam várias nações. Como em um condomínio residencial, o uso conjunto dessas reservas hídricas tem o poder de acentuar tensões e aumentar divergências.
reticências
Orientações e sugestões didáticas
Seção Para refletir
Em consonância com a Competência Geral da Educação Básica número 7, esta seção propicia ao estudante desenvolver, com base em fatos, dados e informações, pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o consumo responsável, respeitando, também, os Direitos Humanos.
O trabalho aqui proposto ainda permite ao estudante: Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história (Competência Específica de Geografia número 2).
Aproveite o tema da seção para enfatizar a necessidade de difundir a cultura da paz, proporcionando reflexões sobre como evitar conflitos interpessoais e entre nações e buscar alternativas de cooperação.
O conteúdo da seção também favorece a abordagem do tema contemporâneo Educação em Direitos Humanos.
Habilidade
ê éfe zero nove gê ê zero nove: Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Sugestões para o professor:
GONÇALVES, Carlos Walter Pôrto. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Livro que analisa os impactos do processo de globalização nas questões ambientais.
GREFE, Cristiâne; Gréfat, Matías; Chúman, Rréreld. Attac: o que querem os críticos da globalização. Rio de Janeiro: Globo, 2005.
A obra analisa os problemas decorrentes das mudanças na atuação do éfe ême í para o curso de crises no contexto da globalização.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. São Paulo: Civilização Brasileira, 1996.
A obra aborda contradições da globalização que impactam, por exemplo, as sociedades nacionais, os modos de vida e as linhas de pensamento.
SANTOS, Milton. O espaço dividido. segunda edição São Paulo: êduspi, 2004.
Livro que problematiza o espaço e a urbanização no então chamado Terceiro Mundo.
A análise sugere que os riscos de conflito devem aumentar nos próximos 15 a 30 anos em quatro regiões principais: Oriente Médio, Ásia Central, a Bacia Ganges- brâmapútra- Mégna e as bacias Orange e Limpopo, no sul da África.
Além disso, o rio Nilo, na África, grande parte do sul da Ásia, dos Bálcãs no sudeste da Europa e do norte da América do Sul também são áreas onde novas barragens estão em construção e os países vizinhos enfrentam demanda crescente pelo recurso.
Se dois países concordaram com o fluxo e distribuição de água, geralmente não há conflito, segundo Érique Ispróuls, hidrologista da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos da América, e coautor do estudo. “Tal é o caso da Bacia do rio Columbia entre os Estados Unidos e o Canadá, cujo tratado é reconhecido como um dos acordos mais resilientes e avançados do mundo.”
Porém, segundo ele, esse não é o caso de muitos outros sistemas fluviais, onde, além da variabilidade ambiental e da falta de tratados, uma variedade de outros fatores entra em jogo, como instabilidade política e econômica e conflitos armados.
reticências
Para agravar o cenário, o conflito sobre a água não se restringe ao consumo humano. Segundo a pesquisa, existe uma ameaça global à biodiversidade em muitos dos sistemas fluviais do mundo e o risco de extinção das espécies vai de moderado a muito alto em 70% da área das bacias hidrográficas transfronteiriças.
Apesar das crescentes ameaças às águas transfronteiriças, há mais casos de gestão compartilhada amigável deste recurso do que conflitiva pelo mundo. Em vez de ser alvo de disputa, a água pode ser a chave para a cooperação. O desafio é garantir que o caminho da boa vizinha prevaleça sobre o da rivalidade.
BARBOSA, Vanessa. As regiões mais ameaçadas por conflitos de água no mundo. Exame, 19 julho. 2017. Seção Mundo. Disponível em: https://oeds.link/CrcDGW. Acesso em: 25 abril. 2022.
- Explique quais foram as razões que levaram uma parcela da população mundial a não ter acesso à água potável.
- De que maneira a água poderá acentuar tensões e conflitos territoriais em escala mundial?
- Quais impactos ambientais podem ser provocados pelos conflitos por causa da água?
- De acordo com o texto, quais regiões correm risco de aumento de conflitos por causa da água nos próximos anos?
Orientações e sugestões didáticas
Respostas
- Além da escassez hídrica em algumas regiões, os motivos para a falta de acesso à água podem estar ligados à construção de barragens, à falta de acordo entre países vizinhos, às instabilidades política e econômica e a conflitos armados.
- Os conflitos devem aumentar porque a perspectiva é de que o problema de acesso à água, até 2050, afetará dois terços do mundo, visto que é um recurso essencial para a sobrevivência do ser humano e dos demais seres vivos. A falta de acesso a esse recurso pode dificultar a cooperação entre países que utilizam as mesmas fontes de água.
- Ameaça à biodiversidade e extinção de espécies, principalmente em bacias hidrográficas transfronteiriças.
- Oriente Médio, Ásia Central, Ásia Meridional (bacia Ganges- Brâmaputra-Mégna) e sul da África (bacias dos rios Orange e Limpopo).
Questões para autoavaliação
Nesta Unidade, as questões sugeridas para autoavaliação – e que também podem ser utilizadas, a seu critério, para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes – são as seguintes:
- Quais são os efeitos da globalização na cultura?
- Qual é a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a globalização?
- Quais são as consequências da globalização para o meio ambiente?
- Como minimizar os impactos ambientais provenientes da globalização?
Glossário
- CFC
- Sigla de clorofluorcarboneto, grupo de compostos químicos empregados principalmente em aerossóis e sistemas de refrigeração. Em contato com a atmosfera, o cê éfe cê destrói a camada de ozônio.
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