UNIDADE quatro POVOS DA ANTIGUIDADE NA ÁFRICA
Você estudará nesta Unidade:
A formação e a organização social do Egito Antigo
A importância da religião para os egípcios
O Reino de Cuxe e suas diversas configurações
Respostas e comentários
Apresentação
Esta Unidade, intitulada “Povos da Antiguidade na África”, relaciona-se às seguintes Unidades Temáticas da Bê êne cê cê do 6º ano: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades; Lógicas de organização política; Trabalho e fórmas de organização social e cultural.
Em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica número 2 e número 4, a Unidade incentiva o estudante a exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses; assim como a utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.
Os conteúdos trabalhados na Unidade (no texto principal, nas seções e nas atividades propostas) também buscam levar os estudantes a desenvolver as seguintes Competências Específicas do Componente Curricular História: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo (1) e Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica (2).
Assim como na Ásia, no continente africano, após a sedentarização de grupos humanos, certas sociedades se organizaram em cidades-Estado independentes. Algumas dessas sociedades se expandiram com a conquista de novos territórios e estabeleceram impérios.
Uma das mais conhecidas sociedades africanas antigas é a do Egito, mas outras importantes sociedades se formaram nesse continente, na região da Núbia. Essas antigas sociedades se desenvolveram às margens do rio Nilo, que percorre grande extensão do território africano. As atividades agrícolas puderam florescer com o aproveitamento dos recursos hídricos e das terras férteis em torno do rio Nilo.
Você conhece histórias de faraós, pirâmides e múmias? Você sabia que a civilização egípcia integra as antigas culturas africanas? Sabe onde fica a região da Núbia ou algo sôbre as sociedades que ali se formaram?
Respostas e comentários
Nesta Unidade
Esta Unidade trata da formação política do Egito Antigo e dos aspectos culturais daquela civilização, incluindo a escrita egípcia. Aborda, também, estudos sôbre a Núbia, o Reino de Cuxe e as fórmas de escrita naquelas civilizações.
Para desenvolver os temas desta Unidade, relacionados aos povos da Antiguidade no continente africano, é possível utilizar como referencial o conceito de simultaneidade, comparando os acontecimentos da história egípcia e núbia, muitos deles situados no mesmo tempo cronológico. Outras possibilidades são verificar as interações que ocorreram entre essas sociedades e os aspectos que são semelhantes entre elas. O Egito manteve contatos, amistosos ou hostis, com os povos núbios. Muitos deles alteraram o curso dos acontecimentos das duas civilizações. O estudo dessas interações possibilita perceber as diferenças e as semelhanças no modo de vida e no desenvolvimento histórico desses povos.
Observação
Incluímos na Unidade o objeto de conhecimento O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval, apesar de o recorte espacial aqui ser as sociedades africanas na Antiguidade, porque os capítulos apresentados abordam os papéis sociais das mulheres no Egito e no Reino de Cuxe. A perspectiva de abordagem proposta possibilita trabalhar com os estudantes comparações entre as diferentes condições das mulheres nas sociedades do mundo antigo, assim como no mundo atual.
Objetos de conhecimento trabalhados na Unidade
• Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
• As diferentes fórmas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
• O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.
CAPÍTULO 9 O EGITO: A CIVILIZAÇÃO DO NILO
O rio Nilo, localizado na África, é um dos rios mais extensos do mundo. Ele nasce na Floresta nigue, em Ruanda, no centro do continente, e atravessa mais nove países antes de desaguar no mar Mediterrâneo. O rio, com suas cheias periódicas, tem sido fonte de vida para as populações locais há milhares de anos. Por isso, às suas margens, formaram-se, ao longo do tempo, diversas aldeias e cidades.
Os egípcios antigos perceberam que o rio Nilo tinha períodos de enchente e períodos de retração de suas margens, fases que se repetiam regularmente. Ao notar que o rio tinha esse ciclo, que recomeçava a cada ano, eles puderam planejar as atividades para aproveitar os benefícios do rio e evitar que as enchentes causassem danos às casas e à lavoura.
Observando a natureza, os egípcios também perceberam que o início das enchentes do rio coincidia com o reaparecimento da estrela no céu. O evento era esperado e celebrado com uma grande festa, que marcava o início do ano no calendário egípcio.
O Egito Antigo
O Rio Nilo na África atual
Elaborados com base em dados obtidos em: dubí jórj. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. página 7; FERREIRA, Graça M. Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quarta edição São Paulo: Moderna, 2013. página 81.
Respostas e comentários
sôbre o Capítulo
O Egito Antigo, tratado neste Capítulo, integra as chamadas “civilizações fluviais”, e seu desenvolvimento foi simultâneo ao da antiga Mesopotâmia. A civilização egípcia floresceu ao longo de quase 4 mil anos, sendo “redescoberta” pelos europeus somente no final do século dezoito.
O interesse pela antiga cultura egípcia cresceu no início do século vinte, quando se multiplicaram as expedições arqueológicas na região. Elementos da história, da sociedade e da cultura do Egito Antigo exercem, desde então, fascínio no público em geral e, especialmente, nas crianças e nos adolescentes em virtude da ampla divulgação sôbre os monumentais vestígios encontrados no nordeste da África; as lendas, como a “maldição do faraó”; os papiros e a escrita hieroglífica; a mumificação etcétera. Tais características têm sido exploradas por obras de ficção muito difundidas nos meios de comunicação de massa, cabendo à escola, portanto, ajudar os estudantes a distinguir o que é ficção, destinada ao entretenimento, do que é fruto do conhecimento científico produzido por historiadores e arqueólogos.
A questão “Como os egípcios aproveitaram as águas do Nilo para construir uma grande civilização?” pode constituir um dos eixos para o estudo deste Capítulo. Ao procurar as respostas para essa questão, os estudantes, orientados pelo professor, descobrirão as dificuldades impostas pela natureza (o clima árido) para os primeiros povoadores do nordeste da África e o trabalho necessário para o aproveitamento das águas do rio Nilo (construção de canais de irrigação, represas e sistemas de drenagem; conhecimento dos ciclos da natureza, como a cheia e a vazante etcétera.).
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis agá ih zero sete: Identificar aspectos e fórmas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
ê éfe zero seis agá ih um nove: Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
Observação
Os conteúdos desta página possibilitam o trabalho inicial com aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
A formação do Egito Antigo
Os primeiros grupos humanos começaram a se instalar no Vale do Rio Nilo por volta de 6000 antes de CristoVivendo inicialmente de fórma igualitária, com o tempo as comunidades cresceram e surgiram diferenças sociais entre seus membros. É provável que a necessidade de organizar a irrigação tenha levado essas comunidades a se unirem formando grupos maiores, chamados nomos.
Os nomos cresceram rapidamente. Por volta de 3300 antes de Cristo, a união de vários nomos deu origem a dois reinos: o Alto Egito, no sul, e o Baixo Egito, no norte. Conta a tradição que duzentos anos mais tarde o rei Menés, do sul, unificou os dois reinos e fundou a realeza faraônica. Por isso, Menés é considerado o primeiro faraó do Egito.
No longo período que vai de 2700 antes de Cristo a 1069 antes de Cristo, o Estado egípcio se fortaleceu e conquistou novas terras, formando um império. A fase de maior extensão territorial se deu entre 1570 antes de Cristo e 1069 antes de Cristo Os faraós desse período estenderam os domínios egípcios à Palestina, à Síria, à Ásia Menor e à Núbia. Durante os séculos em que o Império Egípcio se manteve no poder, os territórios sob seu domínio foram governados por dinastias reais, ou seja, famílias de faraós que se sucederam no poder. Organizar e distribuir a produção agrícola, controlar a ordem pública e supervisionar toda e qualquer atividade eram tarefas realizadas por funcionários do Estado. Todos eles estavam subordinados ao faraó.
O poder centralizado
Apesar de as cheias do Nilo favorecerem o cultivo da terra, as boas colheitas não dependiam apenas da natureza. Os egípcios logo aprenderam a lidar com suas variações e com o ciclo do rio. Por isso, era necessário estocar alimentos para os períodos de sêca, construir diques para barrar a fôrça da correnteza e um sistema de canais para distribuir melhor a água pelo vale e facilitar a deposição do limo fertilizante. Tudo isso requeria organização e trabalho coletivo. Muitos historiadores acreditam que a necessidade de organizar esses trabalhos, associada às crenças religiosas, explica a centralização do poder nas mãos de um governante como o faraó.
Respostas e comentários
Atividades complementares
Para conversar com os estudantes e a relação dos antigos egípcios com o rio Nilo, apresente a eles o documento a seguir. Informe à turma que esse documento é um trecho de um hino egípcio, escrito entre 1800 antes de Cristo e 1500 antes de Cristo, em comemoração ao período das cheias.
Salve, tu, Nilo!
Que te manifestas nesta terra reticências
E vens dar vida ao Egito!
Ao irrigar os prados criados por Rá,
Tu fazes viver todo o gado,
Tu – inesgotável – que dás de beber à Terra!
A VIDA cotidiana no Egito: o Rio deus. In: SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau: 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação: Cenp, 1980 55.
1. Que obras atribuídas ao rio Nilo justificavam a adoração a ele?
No documento, os egípcios atribuíam ao rio o poder de proporcionar a vida no Egito, ao irrigar os campos, dar de beber ao gado, fazer florescer as plantações de trigo e garantir a prosperidade dos templos.
2. Copie no caderno o verso que mostra que, para os antigos egípcios, o mundo havia sido criado pelos deuses.
“Ao irrigar os prados criados por Rá.”
3. Faça um desenho ou uma obra de arte ilustrando o hino. O desenho ou a obra de arte podem ser feitos de várias fórmas: com programas de computador, colagens, sucatas (no caso de esculturas), papel e lápis, aquarela etcétera.
Atividade pessoal.
Observação
O conteúdo abordado nesta página pode contribuir para o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Orientações
Quanto à formação de dois Estados e à posterior unificação do Egito, é possível conversar com os estudantes sôbre questões como o surgimento do Estado, relacionando as sucessivas fórmas de organização política com a necessidade de coordenar e controlar as tarefas produtivas, e com o surgimento de uma nobreza que, aos poucos, se impôs sôbre os outros grupos sociais.
O faraó e seus colaboradores
O faraó era o rei e o supremo sacerdote do Egito Antigo. Era considerado um deus encarnado, escolhido por outros deuses para garantir a estabilidade no mundo. Ele estava ligado ao deus Hórus, filho dos deuses Ísis e Osíris e rei do mundo dos vivos.
Com sua autoridade divina, o faraó definia os objetivos do govêrno, comandava o exército e controlava a administração de todo o Egito. Na prática, ele era auxiliado por pessoas encarregadas de celebrar os cultos e de administrar e proteger as terras egípcias. Desde cêrca de 2500 antes de Cristo, havia no Egito uma camada numerosa de funcionários que coordenavam as obras públicas, cobravam impostos e cuidavam dos templos e dos palácios. Os funcionários mais importantes eram o vizir, os sacerdotes e os escribas.
- O vizir era o mais importante funcionário do Estado. Ele presidia o tribunal de justiça, chefiava a polícia e os assuntos externos e controlava a arrecadação de impostos em todo o império.
- Os sacerdotes administravam os templos e realizavam os serviços religiosos. Possuíam muitas terras e milhares de pessoas trabalhavam para eles.
- Os escribas se destacavam porque sabiam ler e escrever. Eles registravam os impostos arrecadados, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas.
As guerras travadas contra os invasores hicsosglossário , iniciadas por volta de 1600 , fortaleceram o exército e seus chefes militares. No esforço para expulsar o invasor, o antes de Cristo govêrno egípcio criou um exército profissional. Mas, enquanto os oficiais provinham geralmente das camadas mais abastadas da população egípcia, os soldados eram recrutados entre os estrangeiros.
Respostas e comentários
Texto complementar
No estudo da burocracia estatal e da sociedade egípcia, são aprofundados os conteúdos quanto às relações entre posição social, prestígio e poder. Veja um exemplo de como os egípcios enxergavam essas relações no documento a seguir, em que um escriba do Egito Antigo prescreve algumas recomendações para seu filho.
Já pensaste na vida do camponês que cultiva a terra? O cobrador de impostos fica no cais ocupado em receber os dízimos das colheitas. Está acompanhado de agentes armados de bastões e negros munidos de pedaços de pau. Todos gritam: “Vamos, os grãos!”. Se o camponês não os possui, eles o atiram ao solo. Amarrado, arrastado para o canal é jogado de cabeça.
O entalhador de pedra permanece agachado desde o nascer do Sol, seus joelhos e sua espinha dorsal estão alquebrados. O pedreiro fica sôbreas vigas dos andaimes, exposto a todos os ventos, pendurado nos capitéis das colunas; seus braços se gastam nos trabalhos, suas roupas ficam em desordem, ele só se lava uma vez por dia.
reticências
Só vi violência por toda parte! Por isso, consagra teu coração às letras. Contempla os trabalhos manuais e em verdade, nada existe acima das letras. Ama a literatura, tua mãe. Faze entrar suas belezas, em tua cabeça. Ela é mais importante do que todos os ofícios. Aquele que, desde a infância, se dispõe a tirar proveito dela, será venerado.
A VIDA cotidiana no Egito: recomendações do velho escriba. In: SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau: 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação: sêmp, 1980. página56.
Observação
O conteúdo abordado nesta página pode constituir uma boa oportunidade para contemplar aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Sugestão para o professor:
HISTÓRIA Geral da África. Disponível em: https://oeds.link/g8ygWP. Acesso em: 21 fevereiro2022.
A coleção História Geral da África traz textos de africanistas e historiadores africanos. Composta de oito volumes e produzida com grande rigor historiográfico, a coleção aborda aspectos da cultura e organização social da África de um ponto de vista africano.
Viver no Egito Antigo
A maior parte da população do Egito era constituída de camponeses. Eles cultivavam as terras do faraó, dos sacerdotes e dos altos funcionários do Estado.
As cheias periódicas do rio Nilo organizavam a vida cotidiana. De julho a setembro, o nível do rio subia e suas águas inundavam as margens. Nesse período, os camponeses eram recrutados pelo faraó para trabalhar na construção de templos, canais de irrigação e outras obras públicas. A partir de outubro, as águas baixavam e os camponeses começavam a semear a terra. O solo, umedecido e fertilizado pelo húmusglossário , estava pronto para a semeadura.
Os camponeses viviam com poucos recursos, pois apenas uma pequena parte da colheita ficava com eles. A maior parte dos rendimentos era destinada aos donos da terra e ao faraó, como pagamento pelo uso da terra e dos impostos cobrados pelo Estado.
Vários relatos da época descrevem a vida difícil dos camponeses. Além do trabalho duro da semeadura e da colheita, eles tinham de combater insetos, pássaros e ratos que estragavam as plantações. Ademais, nem sempre as cheias do rio Nilo eram suficientes para irrigar e adubar o solo. Quando chovia pouco, os egípcios passavam por graves crises de fome.
Escravos ou livres?
Os camponeses egípcios não eram escravos, mas também não podemos afirmar que fossem livres. Não tinham autonomia para decidir o que fazer de suas vidas: eram obrigados a obedecer às convocações periódicas do faraó, fosse para trabalhar nas obras públicas, fosse para servir ao exército. Além disso, podiam ser castigados pelos funcionários encarregados das obras, se estes julgassem que não estavam trabalhando corretamente. Também eram castigados pelos cobradores de impostos, quando não conseguiam pagar os tributos exigidos pelo faraó.
Respostas e comentários
Atividade complementar
O texto a seguir fala sôbre o pagamento com alimentos, prática comum no Egito Antigo. Você pode apresentá-lo aos estudantes e pedir a eles que produzam charges ou tirinhas, explorando com humor, ironia e crítica a diferença entre os pagamentos de trabalhadores mais “conceituados” e aqueles que transportavam cargas pesadas. O resultado desta atividade pode ser bem interessante. Os estudantes podem utilizar conhecimentos do componente curricular Língua Portuguesa e exercitar a imaginação e o senso crítico.
reticências quase sempre as pessoas eram pagas com alimentos. Registros oficiais desses salários mais parecem uma lista de supermercado aos olhos modernos. Trabalhadores mais conceituados eram pagos em comidas mais requintadas e em quantidades maiores – quantidades sem relação com a intensidade de seu trabalho. Por exemplo, todos os dias o homem nomeado mensageiro e porta-estandarte do faraó recebia “bom pão, carne de boi, vinho, óleo doce, azeite, banha, mel, figos, peixe e vegetais”. Enquanto isso, os trabalhadores que transportavam cargas pesadas recebiam “pão, dois fardos de vegetais e um assado de carne”.
Em geral os egípcios comiam sentados no chão ou em cadeiras junto a pequenas mesas, sendo uma mesa para cada pessoa. Comiam com os dedos. Antes e depois de comer, derramavam água nas mãos para limpá-las.
BROIDA, Marian. Egito Antigo e Mesopotâmia para crianças. Rio de Janeiro: zarrár, 2002. página 39.
Observação
O conteúdo abordado nesta página pode constituir uma boa oportunidade para trabalhar aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Sugestão para o estudante:
HISTÓRIA em meia hora: Egito Antigo. [Locução de:] Vítor Soares. [ sem local]: Agência de Podcast, 12 março 2022. Podcast. Disponível em: https://oeds.link/YkncqF. Acesso em: 15 abril 2022.
Episódio sôbre aspectos importantes na história do Egito Antigo, como a construção das pirâmides e o reinado de diversos líderes. Desenvolvido pelo professor de História Vítor Soares.
Os ofícios da cidade
À medida que os domínios egípcios se expandiram e a economia se desenvolveu, novas profissões apareceram. Por exemplo, a de “carregador de sandálias”, trabalhador que transportava as sandálias do faraó e uma chaleira com água para lavar seus pés; ou a de passarinheiro, pessoa encarregada de caçar as aves no céu.
A maior diversidade de profissões era encontrada nas cidades. No Egito Antigo, um assentamento era considerado urbano se uma parte expressiva dos seus habitantes se dedicava a atividades não agrícolas, ainda que essas atividades estivessem muito ligadas ao trabalho no campo.
As cidades egípcias se diferenciavam por suas funções. Havia cidades de pirâmides, como gizé, que abrigavam operários que construíam as tumbas reais e sacerdotes que cuidavam do culto ao faraó morto. Outras cidades tinham sido construídas para ser a residência da família real. Era o caso de per râmssés, na região do delta, que abrigava joalheiros, sapateiros, oleiros, padeiros, entre outros artesãos, além de escribas e sacerdotes.
Nas cidades-porto, que funcionavam como centros de comércio ou bases navais, havia mercadores, construtores de barcos, ferreiros, militares, entre outros profissionais. Muitas dessas profissões ainda existem nos dias de hoje, embora as técnicas, os materiais e o local de trabalho sejam diferentes.
Respostas e comentários
Orientações
A imagem desta página mostra uma pintura feita na tumba do vizir réquimirê, em Luxor (antiga Tebas), cidade no sul do atual Egito, que cresceu a partir das ruínas e dos vestígios da antiga Tebas, capital do chamado Império Novo (1550 antes de Cristo-1069 antes de Cristo., aproximadamente). Desse modo, a atual cidade de Luxor é considerada um verdadeiro “museu a céu aberto”, pois conta com uma série de templos, monumentos, túmulos e estátuas.
A cidade de Luxor é separada em duas partes pelo rio Nilo: em sua margem oriental, é possível encontrar templos consagrados aos deuses da mitologia egípcia; em sua margem ocidental, estão localizadas importantes necrópoles, como o túmulo de Tutancâmon, descoberto em 1922, o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas.
O Vale dos Reis é a principal necrópole real construída na antiga Tebas. Ali estão localizados 62 túmulos de faraós do chamado Império Novo, além dos túmulos dos faraós Tutancâmon, Ramsés nono, SetiRamsés sexto e roremberg.
No Vale das Rainhas há cêrcade 80 túmulos. Naquele local foram sepultadas rainhas, príncipes e princesas do período do Império Novo, como o príncipe , a rainha Ti e a rainha Nefertari, espôsa do faraó Ramsés . segundo
Observação
O conteúdo apresentado nesta página oferece uma oportunidade para o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Sugestão para o estudante:
NÚCLEO de Estudos da Antiguidade. Disponível em: https://oeds.link/1nXAuf. Acesso em: 15 fevereiro2022.
No sáite desta instituição, ligada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro, há informações sôbre os estudos e pesquisas mais recentes na área da Antiguidade.
Homens e mulheres na terra dos faraós
A real situação da mulher no Egito Antigo é motivo de muita polêmica entre os estudiosos. Há, de um lado, os que defendem que as mulheres e os homens tinham os mesmos direitos e a mesma importância social; e, de outro, os que avaliam que as mulheres estavam relegadas a uma posição secundária naquela sociedade. Para esses autores, as poucas rainhas-faraós conhecidas só assumiram o trono porque não havia sucessores do sexo masculino.
Apesar da incerteza, os estudiosos admitem que as mulheres egípcias tinham direitos que inexistiam na maior parte das civilizações antigas. Em geral, podiam exercer os mesmos ofícios que os homens e aparecer em público sem restrições. No entanto, tudo indica que não havia uma situação homogênea entre elas. Se as mulheres da elite gozavam de ampla proteção legal, o mesmo não acontecia com as mais pobres, como as camponesas e as artesãs. Mas estas podiam recorrer aos tribunais caso se sentissem maltratadas.
Homens e mulheres podiam adquirir bens próprios. Os casamentos podiam ser arranjados ou ocorrer por amor, mas nada indica que houvesse uma cerimônia religiosa ou jurídica, apenas uma festa para celebrar a união do casal. É provável que os homens se casassem entre os 16 e os 20 anos, e as mulheres, por volta dos 14 anos. Existia o divórcio, e este podia ser solicitado por ambos. As razões para isso podiam ser várias, como adultério, incapacidade de gerar filhos ou desentendimento entre o casal.
, Marcia. uíliams Egito Antigo, contos de deuses e faraós. São Paulo: Ática, 2012. Neste livro, no formato de história em quadrinhos, você vai conhecer mais sobre os mistérios, as aventuras e as lendas que envolvem as trajetórias dos faraós do Egito Antigo.
Respostas e comentários
Observação
O conteúdo apresentado nesta página constitui uma boa oportunidade para o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero nove.
Orientações
Aprofunde os conhecimentos dos estudantes sôbre a condição das mulheres no Egito Antigo. Evita-se, assim, a redução dos estudos sôbre essa civilização à figura do faraó ou às grandes obras arquitetônicas, que não dariam conta da complexidade da sociedade egípcia antiga.
O papel das mulheres ia muito além das tarefas domésticas. Apesar dos intensos debates entre historiadores e estudiosos sôbre a participação das mulheres na vida pública no Egito Antigo, algumas delas chegaram a exercer diversas atividades profissionais, assim como atuar no comércio e na política. Portanto, amplia-se a noção de que a sociedade daquele momento não era conduzida apenas por um governante poderoso, mas também por uma gama maior de indivíduos.
Como exemplos podemos citar rátishepisut, uma das mulheres faraós que governaram o Egito; pesesheti, coordenadora dos serviços de saúde; e t, ministra das finanças do govêrno local. Com base nesse tema, os estudantes podem discutir a condição feminina na atualidade, o que constitui uma oportunidade de diálogo entre passado e presente.
Orientações
É interessante notar que, nesta Unidade, ficam evidentes algumas das questões que cercam o trabalho do historiador (e também do arqueólogo). A história da antiga civilização egípcia permaneceu desconhecida por muitos séculos até a época das guerras napoleônicas e da decifração das inscrições contidas na pedra de Roseta.
Já a história da condição das mulheres entre os antigos egípcios só recentemente vem recebendo a devida atenção por parte dos estudiosos. Por isso, informe aos estudantes que esse é um tema ainda em aberto, sujeito a novas interpretações e descobertas.
A religião
No Egito dos faraós a religião estava presente em todos os momentos da vida. Cada cidade, cada vila e cada lar cultuavam divindades específicas, mas havia também deuses e deusas cultuados em todo o Egito. De tempos em tempos, o deus relacionado à dinastia do faraó poderia se tornar uma divindade reverenciada em todo o território, pois, afinal de contas, o faraó também era um escolhido dos deuses.
“Por que chove tanto em alguns meses? Por que há o dia e a noite? Por que a Lua muda de fases?” Questões como estas, no Egito Antigo, tinham respostas religiosas. O deus Hapi, por exemplo, era a divindade que trazia as inundações e cobria a terra com o húmus fertilizante. Os deuses também simbolizavam as qualidades humanas. A deusa Ísis, por exemplo, representava a boa espôsa e a mãe que cuida muito bem do filho (o deus Hórus).
O mundo dos mortos
A crença na vida após a morte era um ponto central da religião no Egito Antigo. Na visão de mundo dos egípcios havia uma relação de continuidade entre a vida terrena e o que eles chamavam de mundo inferior. A vida era vista por eles como uma caminhada. No momento da morte física, o coração parava e essa caminhada era interrompida. Por isso, era necessário preparar o morto para retomar, após a morte, o caminho iniciado no mundo terreno.
O preparo do morto para renascer no mundo inferior envolvia várias práticas funerárias que tinham como centro o ritual da mumificação. Os rituais funerários, da preparação da múmia ao entêrro na tumba, tinham como função eliminar do corpo tudo o que causasse corrupção e podridão, criando, assim, um corpo purificado para trilhar o caminho da eternidade.
. belerr ôde grrô O Egito Antigo passo a passo. São Paulo: Claro Enigma, 2016. O Egito é bastante conhecido por suas pirâmides, seus deuses e faraós, mas o livro traz outras informações sôbre o mundo dos egípcios, como quais eram as profissões na época, o que faziam pra se divertir, além de curiosidades e detalhes sôbre como os egípcios viviam no dia a dia.
Respostas e comentários
Orientações
No Egito Antigo, o Sol era representado por diversas divindades. O deus Rá (também conhecido como Amon-Rá) era o principal e mais conhecido. Hórus, com corpo de homem e face de falcão, representava o dia. As esfinges, com corpo de felino e cabeça humana, também eram representações das divindades solares.
A Lua era representada pelo deus , e a noite, pela deusa Nut.
A deusa , representada por uma mulher com cabeça de vaca, tinha a capacidade de gerar prosperidade e felicidade. Ela era também a deusa do amor. Muitas qualidades de foram atribuídas a Ísis. Por isso, as representações dessas duas deusas são muito semelhantes.
Ao conversar com os estudantes sôbre o processo de mumificação, informe a eles que, para os egípcios, o coração era o elemento vital. Por isso, quando o corpo era mumificado, sôbre o local exato do coração se colocava um amuleto em fórma de escaravelho. Caso o coração do morto fosse removido ou destruído acidentalmente, o amuleto o substituiria, possibilitando que a pessoa renascesse para a eternidade.
Observação
A temática e os conteúdos abordados nesta página possibilitam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Sugestão para o estudante:
COMO cientistas recriaram a voz de uma múmia do Egito de 3 mil anos. BBC News Brasil, São Paulo, 24 janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/TMV9QS. Acesso em: 18 abril 2022.
Reportagem sôbre a pesquisa desenvolvida para obter o som da voz da múmia do sacerdote egípicio . Na matéria, é possível ouvir a reprodução do som. neciamun
A escrita egípcia
A escrita egípcia parece ser tão antiga quanto a suméria, mas não há certeza sôbre isso. A primeira fórma de escrita no Egito foi o hieróglifo, que surgiu por volta de 3300 antes de Cristo No início, a escrita egípcia era pictográfica, isto é, representava objetos por meio de desenhos. Com o tempo, essa escrita passou a ser ao mesmo tempo ideográfica, contendo sinais representando ideias, e fonética, com sinais que representavam sons da fala.
A escrita hierática era uma escrita hieroglífica simplificada usada em registros cotidianos, para evitar a complexidade da escrita hieroglífica. O registro mais antigo dessa escrita data de meados do terceiro milênio antes de Cristo. A escrita demótica, ou popular, apareceu por volta do ano 700 antes de Cristo Era uma escrita mais simples, que servia também para escrever cartas, fazer contas e registros.
Os egípcios usavam vários materiais para escrever. Os hieróglifos eram usados principalmente para escrever nas paredes dos templos, em monumentos funerários e, em alguns casos, no papiro. Anotações cotidianas eram feitas em madeira e papiro, tanto na escrita hierática quanto na demótica.
Saber ler e escrever no Egito Antigo era indispensável ao indivíduo que quisesse seguir uma carreira de funcionário do faraó, ser sacerdote de um templo ou mesmo general de um exército.
Com o passar do tempo e o fim da realeza faraônica, os hieróglifos caíram em desuso e nem mesmo os egípcios compreendiam aqueles sinais.
A decifração dos hieróglifos
Em 1799, um grupo de soldados franceses descobriu na cidade de Roseta, no Egito, uma pedra com inscrições em hieróglifo, demótico e grego. Ao traduzir as inscrições em grego e em demótico, pesquisadores concluíram que se tratava do mesmo documento, escrito em duas línguas diferentes.
O próximo passo era descobrir a relação entre os hieróglifos e os caracteres gregos e demóticos. O trabalho de tradução mais bem-sucedido foi o do linguista francês , grande conhecedor da cultura egípcia.
Graças aos estudos do físico e egiptólogo britânico tômas iang, champolión reconheceu o nome do faraó egípcio Ptolomeu, comparando a posição dele na escrita hieroglífica e nas escritas demótica e grega. A descoberta descortinou uma história de milhares de anos.
Respostas e comentários
Observação
O trabalho com as fórmas de escrita egípcia vistas nesta página e com as imagens presentes ao longo de todo este Capítulo (uma vez que elas mostram fórmas de registro da antiga sociedade egípcia) contemplam a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Atividade complementar
Os estudantes do 6º ano frequentemente supõem que a sociedade do Egito atual é idêntica àquela que ergueu as pirâmides de Gizé e testemunhou a sucessão de faraós. É importante que possam reconhecer a localização geográfica do Egito como um ponto em comum entre as duas sociedades, do passado e do presente, mas é fundamental destacar as mudanças ou rupturas que as separam.
Assim, proponha aos estudantes uma pesquisa em sites confiáveis, em duas fases: na primeira, eles devem consultar jornais de grande circulação (se necessário, as mídias sociais desses meios) sôbre os locais mais visitados pelos turistas no Egito. O que você sabe sôbre esses locais? Em qual época eles foram construídos?
Na segunda fase, os estudantes devem pesquisar dados estatísticos, notícias, fotografias e relatos de habitantes no Egito atual. A pesquisa deve abordar pontos como: Quais são as grandes cidades do Egito atual? São áreas bem urbanizadas? Como é o uso da internet entre os jovens e como essa tecnologia chega às pessoas no Egito de hoje? Quais são as bases da economia do Egito atual e qual é a situação política do país?
Depois, proponha aos estudantes que criem um painel, físico ou virtual, que mostre, por um lado, “O Egito visto pelos turistas” e, por outro, “O Egito na atualidade”. Esta atividade poderá ser feita de maneira integrada com o componente curricular Língua Portuguesa.
A pesquisa proposta incentiva o trabalho com práticas de pequisa como revisão bibliográfica, análise documental, análise de mídias sociais, estudo de recepção, tomada de nota e construção de relatórios.
Documento
O Livro dos Mortos
O Livro dos Mortos é uma coletânea de orações, cânticos e hinos religiosos produzidos durante o Novo Império. Antes de começarem a ser escritos, provavelmente, os textos foram recitados e transmitidos por uma longa tradição oral; por isso, é difícil determinar quando eles de fato surgiram.
Acredita-se que esses textos eram usados para guiar o falecido em sua viagem pelo mundo inferior. Segundo a tradição egípcia, quando uma pessoa morria, a alma se separava do corpo e o reencontrava antes de se apresentar no Tribunal de Osíris. No tribunal, ocorria o momento decisivo para a regeneração do morto e sua admissão na eternidade: a pesagem do coração. Na presença do deus Anúbis, o coração do morto era colocado em uma balança que tinha como contrapêso a pluma de maát, deusa da verdade, da justiça, da ordem e do equilíbrio.
Observe a seguir uma ilustração do Livro dos Mortos, dividida em duas cenas.
Respostas e comentários
Texto complementar
A atividade proposta na seção “Documento” baseia-se em uma importante fonte primária para o estudo da religião egípcia: o papiro intitulado Livro dos Mortos. Para saber mais e o mito de Osíris, leia o texto a seguir.
A crença na vida após a morte e na ressurreição do homem está baseada [no mito de Osíris], onde Osíris, deus-homem e rei, sofreu a morte e a mutilação, foi mumificado, recebeu de suas irmãs Ísis e Néftis uma série de amuletos que o protegiam de todo o mal no mundo dos mortos, além de ter recebido várias fórmulas mágicas, recitadas por elas e escritas por , alcançando assim a vida eterna. Esta era a mais importante de todas as crenças encontrada no Livro dos Mortos
Osíris passou a representar para os egípcios a ideia de um homem-deus, que viveu como um homem, sofreu os sofrimentos humanos, morreu e ressuscitou, vivendo eternamente em seguida, no outro mundo.
Os egípcios criaram todo um aparato religioso, incluindo templos, sacerdotes, sepulturas, materiais para mumificação, amuletos, estátuas, símbolos, fórmulas mágicas e toda sorte de rituais a fim de imitar a passagem que Osíris fez para o outro mundo, para a vida eterna.
CORONA, George Francisco. O mundo dos mortos no Antigo Egito: interpretação sociológica dos funerais egípcios em perspectiva . Unitas, Vitória, volume 4, número 1, janeiro a junho 2016.
Observação
O trabalho proposto na seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Texto complementar
O texto a seguir contém informações sôbre a mumificação entre os antigos egípcios.
Símbolo do mistério que a civilização egípcia representa, as múmias são bem mais do que um simples corpo humano transformado em objeto de estudo. Aquelas tentativas de preservação dos corpos de seus poderosos monarcas fornecem vários e preciosos dados sôbre o pensamento religioso vigente na civilização faraônica e são testemunhas mudas de suas antigas crenças numa ressurreição da alma por meio da conservação de seu “habitat natural”, por assim dizer.
COUTO, Sérgio Pereira. Desvendando o Egito. São Paulo: Universo dos Livros, 2008. página 64.
- As imagens reproduzidas nesta seção fazem parte da mesma página do Livro dos Mortos. Elas podem ser vistas como uma narrativa.
- Quem é o personagem principal e qual é seu papel na narrativa?
- Qual é o tema central da história? Justifique com elementos da própria imagem.
- A segunda cena mostra o desfecho da história, que se destaca em relação às partes anteriores. Por que ela tem esse destaque?
- O que essa passagem do Livro dos Mortos revela sôbre a religião e a arte no Egito Antigo?
- Com base nas informações sôbre a religião egípcia vistas neste Capítulo, redija uma narrativa contando a história mostrada na imagem. Procure escolher as palavras mais adequadas para inserir no texto e se esforce para combiná-las na construção de uma história clara e coerente. Ao final, releia o texto e faça os ajustes necessários.
Respostas e comentários
Respostas
1. a) O personagem principal é o falecido rúnefer, apresentado logo no primeiro momento, conduzido pelas mãos de Anúbis. A história narrada nesta cena é o julgamento de rúnefer pelo Tribunal de Osíris.
b) Os olhos se dirigem para o centro da pintura, que apresenta o tema principal da narrativa: a pesagem do coração de rúnefer. A parte central da imagem mostra a pesagem feita por Anúbis e a anotação do resultado por tóti.
c) Se na primeira parte vemos o personagem principal ( rúnefer) e na segunda sabemos qual é o tema central (pesagem do coração de rúnefer), na última vemos o desfecho da história. rúnefer está sendo apresentado a Osíris por Hórus. Além de estar posicionada à direita (final da história), esta parte é a que ocupa mais espaço, comprovando sua importância hierárquica. rúnefer passou no teste e está diante de Osíris, podendo prosseguir pelo mundo inferior. Osíris está em destaque na imagem, sentado em uma espécie de trono em uma plataforma, cercado por duas deusas e alguns símbolos. O espaço onde está é circundado por linhas verticais, como se fossem colunas.
2. Essa passagem do Livro dos Mortos revela que os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte, eram politeístas (aparecem sete deuses na imagem), cultuavam deuses que podiam ter fórmas humanas ou uma mistura de traços humanos e animais e faziam representações artísticas sem o uso da perspectiva (repare nas figuras chapadas, sem profundidade, proporção e movimento).
3. O objetivo da proposta é auxiliar o estudante a desenvolver o hábito de comunicar com clareza e coerência ideias, acontecimentos, teorias explicativas etcétera Incentive os estudantes a realizar uma breve pesquisa antes da elaboração do texto, trabalhando com análise documental e revisão bibliográfica.
Observação
O trabalho proposto nas atividades constituem uma ótima oportunidade para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Sugestões complementares referentes ao Capítulo:
BAKOS, Margaret marquióri. Fatos e mitos do antigo Egito. terceira edição Porto Alegre: êdí púc érre ésse, 2014.
O livro traz informações sôbre quais eram os costumes e como se dava a vida social no Egito Antigo, abordando temas como religião, família, alimentação e lazer.
SILVA, Alberto da Costa e. A África e os africanos na história e nos mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
O livro traça um panorama da história do continente africano, reunindo e analisando fragmentos de histórias orais, transcrições de época e relatos de viajantes, estudiosos e linguistas.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
- Qual era a relação entre o poder político e a religião no Egito Antigo?
- Por que, apesar de os camponeses do Egito Antigo não serem escravos, não se pode dizer que eram livres?
- Observe a pintura, leia sua legenda e depois responda às questões.
- A atividade que está sendo realizada pelas mulheres representadas na pintura egípcia provavelmente era restrita ao universo feminino ou poderia ser realizada tanto por homens como por mulheres?
- Em sua opinião, a imagem revela que as mulheres possuíam alguma mobilidade social para exercer diversos ofícios e participar da vida pública no Egito Antigo? Explique.
4. Considerado o protetor da ordem universal, o faraó passava por muitos ritos ao longo de seu reinado. O primeiro era a cerimônia de entronização, ao assumir o trono, quando incorporava o espírito de Hórus, que o guiaria pelo resto da vida. Leia o trecho de um hino que celebrava a elevação de Ramsés segundo ( cêrca de 1280 antes de Cristo.-1213 antes de Cristo.) ao trono no Egito:
Ó dia feliz! O céu e a terra estão alegres
porque tu és o grande senhor do Egito!
Os que fugiram regressaram às suas cidades,
os que se escondiam apareceram;
os que tinham fome estão saciados e alegres. reticências
Um Nilo abundante sai de suas fontes,
para refrescar o coração dos homens. reticências
Todos resplandecem de júbilo desde que foi dito:
“O rei do Alto e Baixo Egito Heqamaatra
ostenta de novo a coroa branca!
O filho de Rá, Ramsés,
ocupou o trono que foi de seu pai!”
rórnin ériqui . O rei. In: DONADONI, Sérgio ( organizador). O homem egípcio. Lisboa: Presença, 1990. página 251-252.
• Em dupla, com base na leitura desse hino, expliquem a fórma como os faraós eram vistos pelos egípcios. Usem exemplos do hino para reforçar seus argumentos.
Respostas e comentários
Seção Atividades
Objetos de conhecimento
• Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
• O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
• ê éfe zero seis agá ih zero sete (atividades 1, 2, 4)
• ê éfe zero seis agá ih um nove (atividade 3)
Respostas
1. No Egito Antigo, a religião estava presente em todos os momentos da vida e o próprio faraó era considerado um escolhido dos deuses. Ele era considerado um deus encarnado.
2. Os camponeses egípcios não tinham autonomia para tomar decisões: eles eram obrigados a obedecer às convocações periódicas do faraó, fosse para trabalhar nas obras públicas, fosse para servir ao exército. Além disso, podiam ser castigados pelos funcionários encarregados das obras e pelos cobradores de impostos.
3. a) A atividade representada poderia ser realizada tanto por homens como por mulheres.
b) A imagem representa uma cena com mulheres tocando diversos instrumentos musicais, o que revela que no Egito Antigo havia certa mobilidade social, que possibilitava a participação feminina na vida social e nas atividades públicas e culturais. É interessante observar que as musicistas tocam diferentes instrumentos, que se assemelham a cítara, harpa, alaúde e um instrumento percussivo, e que uma criança está junto delas, em uma postura que parece acompanhar corporalmente o ritmo da música. A aparência delas é de concentração ao tocar os instrumentos. A questão da participação e do reconhecimento da produção artística e cultural das mulheres pode ser discutida e aprofundada com os estudantes, sempre procurando estimular a expressão de opiniões e o desenvolvimento da argumentação. Você pode comentar com eles que há algumas décadas, mais ou menos até a metade do século vinte, ainda eram raras as compositoras e musicistas conhecidas que conseguiam espaço na indústria cultural. As mulheres atuavam com mais frequência como cantoras, e a maior parte dos compositores e músicos era constituída por homens.
4. Os versos desse hino traduzem o caráter divino que a figura do faraó representava para os egípcios antigos. A sua ascenção ao trono é celebrada como o recomêço de uma nova era, capaz de pôr fim às dificuldades, renovar as águas do Nilo e restabelecer a paz, a alegria e a ordem no mundo dos vivos e no dos mortos. O faraó é o filho de Rá, o deus Sol, e a encarnação de Hórus, o rei dos vivos, o soberano que governa com a proteção divina.
CAPÍTULO 10 A NÚBIA E O REINO DE CUXE
Os pesquisadores do século dezenove e do início do vinte tinham uma visão preconceituosa sôbre os povos da chamada África subsaarianaglossário , como os núbios. As antigas crenças racistas não permitiam aos estudiosos daquela época reconhecer a importância dessa civilização.
Coube aos arqueólogos contemporâneos reconhecer o preconceito e fazer críticas àqueles estudos. Eles descobriram a riqueza da cultura núbia, que, mesmo sendo marcada pela influência egípcia, tinha a própria história e importância.
Os povos da região da Núbia se desenvolveram entre as atuais cidades de Assuã, no Egito, e Cartum, no Sudão (observe mais adiante o mapa “O Reino de Cuxe (séculos vinte e cinco antes de Cristo- quatro Depois de Cristo)”. Assim como o Egito Antigo, a região da Núbia acompanhava o curso do rio Nilo e as zonas de oásis. O território era rico em recursos naturais, como ouro, cobre, ferro e pedras semipreciosas. Os egípcios chamavam essa região de Cuxe.
. feisti ríldegárd Arte africana. São Paulo: Moderna, 2010. (Série Artistas Anônimos). O livro apresenta a produção artística de diversas localidades do continente africano. De modo agradável e acessível, os leitores podem conhecer pinturas e obras de arte feitas em madeira, metal e argila.
Respostas e comentários
sôbre o Capítulo
É recente o interesse pelo estudo das civilizações que se desenvolveram ao sul do Egito Antigo. Entre os historiadores do século dezenove e meados do século vinte predominava a ideia de que a região da Núbia, tratada ao longo deste Capítulo, não passava de um conjunto de colônias egípcias, pensamento reforçado pelos preconceitos que cercaram a história da África negra até recentemente. No entanto, desde as últimas décadas do século vinte, as pesquisas caminham no sentido de destacar a particularidade dos diversos povos da África, reconhecendo sua história.
O estudo da civilização núbia recupera uma parte importante do passado da África subsaariana e garante que ela ocupe o lugar que lhe é devido na história da humanidade. O conhecimento sôbre a história e a cultura dos povos africanos é especialmente significativo entre nós, dadas as conexões entre a história do Brasil e a da África, desde a colonização portuguesa, e a presença marcante dos afrodescendentes na formação do povo brasileiro e de sua cultura. Trata-se, também, de um passo importante no esforço de deslocar o ensino da história, na Educação Básica, da perspectiva eurocêntrica que até recentemente privilegiava os povos da Antiguidade ocidental, para uma perspectiva multicultural.
Observação
Os conteúdos desta página oferecem uma oportunidade para o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Habilidades trabalhadas ao longo deste Capítulo
ê éfe zero seis agá ih zero sete: Identificar aspectos e fórmas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
ê éfe zero seis agá ih um três: Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes fórmas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
ê éfe zero seis agá ih um nove: Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
Kerma e Napata
As evidências mais antigas de um reino organizado na região da Núbia são poços utilizados para guardar cereais datados de 2700 antes de Cristo, descobertos em uma ilha do rio Nilo. No decorrer dos séculos, a região transformou-se no centro de uma florescente rede de comércio que interligava, por rótas fluviais e terrestres, o mar Vermelho, o Egito e o oeste do atual Sudão.
A cidade de Kerma foi o centro dessa sociedade entre, aproximadamente, 2400 antes de Cristoe 1570 antes de Cristo Construída em terras irrigadas e férteis, graças aos canais do rio Nilo, a cidade era protegida por muralhas com até 10 metros de altura e mais de 1 quilômetro de comprimento. Lá viviam reis e altos funcionários ligados à família real, cuja riqueza provinha do comércio e da exploração de minas de ouro. Segundo pesquisadores, por volta de 2200 antes de Cristo, quando uma grande sêca devastou o Egito e a Mesopotâmia, Kerma atingiu seu esplendor.
O Reino de Cuxe foi um dos principais produtores de ouro do mundo antigo. As riquezas e o número de habitantes do reino cresceram principalmente em razão do comércio e da exploração do ouro. Sua população chegou a 10 mil pessoas por volta de 1700 antes de Cristo, número pequeno para os padrões atuais, mas muito expressivo para aquela época.
O crescimento do Reino de Cuxe foi interrompido com a invasão egípcia, iniciada por volta de 1570 antes de Cristo Durante aproximadamente 500 anos, as rótas comerciais e as minas de ouro cuxitas ficaram sob o contrôle dos faraós.
Nessa época, os núbios adotaram muitos conhecimentos e costumes do Egito, como a escrita hieroglífica e as técnicas de artesanato. Eles ainda foram empregados como mão de obra nas construções e no exército do faraó.
O REINO DE CUXE (séculos vinte e cinco - quatro Dona)
Fonte: SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. página 85.
NASCIMENTO, Elisa . lárquin O tempo dos povos africanos. Brasília, : Méqui , 2007. Este livro traz muitas informações secádi sôbre os conhecimentos, as técnicas, os saberes e os costumes de diversos povos africanos.
Respostas e comentários
Orientações
Para desenvolver os temas deste Capítulo, é possível utilizar como referencial o conceito de simultaneidade, comparando os acontecimentos da história egípcia e núbia, muitos deles situados no mesmo tempo cronológico. Outra possibilidade é verificar as interações que ocorreram entre essas sociedades e os aspectos que são semelhantes entre elas.
O Egito manteve contatos, amistosos ou hostis, com os povos núbios. Muitos deles alteraram o curso dos acontecimentos das duas civilizações. O estudo dessas interações possibilita perceber as diferenças e as semelhanças no modo de vida e no desenvolvimento histórico desses povos.
Desse modo, ao adotar como eixo de abordagem uma comparação entre a Núbia e o Egito, é importante pedir aos estudantes que façam uma comparação entre o mapa “O Reino de Cuxe” e os mapas “O Egito Antigo” e “O rio Nilo na África Atual”, apresentados anteriormente.
Além da importância do rio Nilo para a sobrevivência desses povos, destacamos, entre as semelhanças, a formação de grandes cidades; a construção de grandes obras (templos, palácios, tumbas); a existência de uma nobreza que desfrutava de muitos privilégios; a importância da religião; e o desenvolvimento de um sistema de escrita. Entre as diferenças, destaca-se a importância do comércio na Núbia, especialmente no período cuxita, bem como a posição desempenhada pelas mulheres na sociedade.
Observação
O conteúdo desta página oferece uma boa oportunidade para iniciar o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um três.
Napata, a nova capital cuxita
Por volta de 1000 antes de Cristo, o domínio egípcio em Cuxe teve fim, e um reino cuxita independente foi fundado. A nova capital do Reino de Cuxe foi estabelecida na cidade de Napata. A partir de 730 antes de Cristo, exércitos núbios avançaram sôbre o Egito e dominaram o território por quase cem anos. De 715 antes de Cristo a 663 antes de Cristo, os faraós egípcios eram núbios.
Em Napata, os governantes ergueram estátuas, pequenas pirâmides e palácios, além de templos dedicados aos deuses. O maior templo, em homenagem ao deus Amon, situava-se na montanha de djebel bárkal, sagrada para os egípcios e para os núbios.
O domínio de Cuxe no Egito começou a ruir no século sete antes de Cristo, quando os reis cuxitas foram obrigados a retornar às suas fronteiras originais em Napata. No século seis antes de Cristo a capital cuxita deslocou-se para Méroe, mais ao sul.
A criação de animais
A criação de gado desempenhava papel fundamental no Reino de Cuxe. Leia o texto a seguir sôbre a importância dessa atividade para os cuxitas.
Na época da ascensão do reino de Napata, a criação de animais já possuía uma tradição milenar e, juntamente com a agricultura, representava a principal fonte de subsistência da população. Além do gado de chifres longos e curtos, a população criava carneiros, cabras e, em menor escala, cavalos e burros, utilizados como animais de carga. Os camelos só foram introduzidos relativamente mais tarde, ao final do século um antes da Era Cristã.
reticências
A primazia da criação de gado no Império de cúxi é atestada por numerosos indícios: a iconografia, os ritos funerários, as metáforas (compare-se um exército sem chefe a um rebanho sem pastor) etc.
As oferendas aos templos consistiam principalmente em animais domésticos, e ao que parece, a riqueza dos reis, da aristocracia e dos sacerdotes do templo era avaliada em gado.
luclân jiãn. O Império de cúxi: Napata e Méroe. In: moctar gamal ). História Geral da África, dois: África Antiga. 2. edição revista Brasília, Distrito Federal: Unesco, 2010. página 311-312.
Respostas e comentários
Orientações
A montanha de djebel bárkal apresenta enorme valor arqueológico. Juntamente com as cidades de Méroe e Napata, foi colocada, no ano de 2003, na lista do Patrimônio Cultural Mundial.
Segundo estudiosos, a montanha era usada como um ponto de referência pelos mercadores que circulavam pelas rótas de comércio na Antiguidade, em especial as rótas localizadas entre partes da África central, da Arábia e do Egito.
As ruínas que atualmente formam o sítio arqueológico em djebel bárkal são estudadas por arqueólogos e pesquisadores de várias partes do mundo. Conforme as informações da legenda da imagem das ruínas do tempo de Amon, na região há pelo menos três palácios e treze templos. No lado oeste da montanha, há um campo de pirâmides reais, que estão entre as mais bem preservadas do Sudão.
Além disso, há outros sítios arqueológicos situados nas proximidades de djebel bárkal, como Sanam, conhecido como “Contra-Napata”, uma cidade antiga próxima dos limites da moderna cidade de Méroe, e el-Kurru, o cemitério da maioria dos reis e rainhas da 25ª dinastia.
Observação
Entender as fórmas de organização política na África, no período abordado por este Capítulo, é uma fórma de preparar os estudantes para o trabalho com a habilidade ê éfe zero seis agá ih um três. É importante notar que essa habilidade será trabalhada de fórma mais ampla na Unidade cinco deste volume.
A civilização de Méroe
Nas terras desérticas localizadas nos arredores do Nilo, no atual Sudão, chama a atenção um conjunto de mais de duzentas pirâmides construídas pelos núbios. Elas não são grandes como as do Egito, mas cumpriam a mesma função: cobrir os túmulos de reis e rainhas de Méroe, a última capital do Reino de Cuxe.
Além de construtores, os meroítas eram grandes artesãos. Eles produziam lanças, machados e enxadas de ferro, assim como objetos de cerâmica, joias de ouro e tecidos. O ouro era extraído de minas entre o rio Nilo e o mar Vermelho e exportado em grande quantidade para o Egito. Os agricultores cultivavam trigo, cevada, algodão, lentilha e domesticavam bois, cabras, ovelhas e carneiros.
Os meroítas também desenvolveram um comércio eficaz, ligando o mar Mediterrâneo ao interior da África. Por suas rótas comerciais, circulavam ouro, marfim, ébano, peles de leopardo, penas de avestruz, macacos e pedras para a construção de templos e pirâmides. Por volta do século três antes de Cristo, Méroe tornou-se um grande empório de produtos vindos de vários pontos da África. Os comerciantes meroítas também obtinham produtos fenícios e gregos, entre outros, e os distribuíam em parte da África e na península Arábica.
Respostas e comentários
Texto complementar
Os meroítas também desenvolveram um tipo de escrita que ainda vem sendo pesquisada pelos estudiosos. sôbre esse assunto, sugerimos a leitura do texto a seguir.
[A escrita meroíta] possuía um alfabeto de 23 sinais. Havia signos para os números e para certas palavras. Cada vocábulo era separado do outro por dois ou três pontos verticais.
O inglês F. L. Grífit decifrou, entre 1900 e 1911, as chaves dessa escrita. Conhecem-se os seus valôres fonéticos, mas as palavas que formam não puderam até agora ser interpretadas. Identificam-se alguns nomes de pessoas e de lugares. Traduz-se a invocação inicial das estelas funerárias a Ísis e a Osíris. E pouco mais. Lê-se a escrita meroíta, mas se ignora, como acontece com o etrusco, o significado do que se lê.
A própria língua meroíta continua a ser um mistério. Não se aparenta ao núbio, nem ao beja das montanhas do mar Vermelho, nem a qualquer fala africana de nossos dias. Enquanto o enigma persistir reticências e enquanto a arqueologia não avançar significadamente em seus trabalhos e nos revelar como era a vida quotidiana nas cidades e no campo, na no templo e na casa do homem comum, continuaremos a saber sôbre Méroe muitíssimo menos do que faria supor o considerável número de inscrições meroítas até agora encontradas.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 5. editoraRio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. página125.
Orientações
O conhecimento e a valorização das antigas civilizações africanas contribuem para a perspectiva eurocêntrica da história. Tanto a civilização egípcia quanto a núbia desenvolveram sistemas distintos de escrita. É possível sugerir aos estudantes que comparem os suportes da escrita em cada sociedade, os grupos sociais que tinham o domínio dessas técnicas e quais eram seus usos, bem como estabelecer paralelos com a contemporaneidade.
Observação
O conteúdo apresentado nessa página possibilita desenvolver com os estudantes aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
O poder das mulheres em Méroe
As mulheres da família real tinham muito poder no reino cuxita de Méroe. No princípio, elas se limitavam a educar os príncipes. Depois, passaram a exercer um papel importante na escolha do rei e na cerimônia de coroação. Com um poder crescente, algumas se tornaram regentes de seus filhos menores ou se tornaram rainhas-mães, as chamadas candaces.
Várias mulheres que ascenderam ao poder foram representadas com corpos robustos, vestindo túnicas franjadas, cheias de colares e enfeites, à frente dos exércitos ou presidindo cultos.
O historiador e geógrafo grego Estrabão, no século um antes de Cristo, descreveu uma dessas rainhas, a candace amânichaketo, como uma mulher “viril”. Ela teria participado de uma expedição militar contra os romanos, em 23 antes de Cristo, quando foi ferida em combate e perdeu um olho.
A escrita meroíta
A escrita meroíta foi registrada em templos, túmulos e outros diversos documentos. Desenvolvida a partir dos hieróglifos egípcios, a escrita meroíta era alfabética e tinha duas fórmas distintas. A primeira delas, mais restrita, era destinada aos documentos religiosos e reais. A segunda, mais utilizada que a anterior, era uma escrita cursiva, derivada do demótico egípcio. O alfabeto dessa segunda escrita tinha 23 sinais, que eram escritos e lidos em sentido contrário aos sinais dos egípcios.
A escrita meroíta ainda não foi totalmente decifrada. Os estudiosos conseguem identificar os sons de cada um dos sinais da escrita, mas não conseguem interpretar as palavras que eles formam. Apenas alguns nomes de personagens e locais foram decodificados. Dessa fórma, os avanços da arqueologia e de outras áreas do conhecimento são essenciais para que a escrita meroíta seja desvendada. Assim, será possível aprofundar os conhecimentos sôbre a história e o modo de vida dessa sociedade.
Respostas e comentários
Observação
Trabalhar aspectos da escrita meroíta com os estudantes, registrada em templos, documentos e túmulos, constitui uma boa maneira de contemplar a habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete. Todo o trabalho desenvolvido sôbre as candaces, por sua vez, possibilita que a habilidade ê éfe zero seis agá ih um nove seja contemplada.
Atividade complementar
Organize os estudantes em grupos para que eles sejam orientados por você em uma pesquisa sôbre as candaces, as rainhas-mães do reino cuxita. É provável que esse tema chame a atenção deles, que já estudaram civilizações antigas em que os governantes eram predominantemente homens. A pesquisa sôbre as mulheres governantes se constitui de certa fórma uma novidade, que contribuiu, inclusive, para refletir sôbre aspectos da sociedade atual.
É importante que você oriente os estudantes quanto aos sites a serem selecionados e quanto aos navegadores mais confiáveis. Eles devem dar preferência a conteúdos de sites de universidades, institutos de pesquisa ou portais educacionais. Cada grupo vai pesquisar um trecho de texto significativo, que fale sôbre as candaces, e uma imagem que tenha alguma ligação com essas governantes e com a cidade de Méroe. Os textos podem ser trechos de trabalhos de historiadores, pesquisadores ou demais estudiosos. Os estudantes devem elaborar uma legenda explicativa para a imagem, justificando por que a escolheram.
Cada grupo deve montar uma apresentação gráfica digital com os resultados da pesquisa (trecho de texto, imagem e legenda). Essas apresentações podem ser reunidas também em um programa de apresentação de slides. O resultado final do trabalho, ou seja, a reunião de todas as apresentações dos grupos, pode ser exibido em sala de aula.
A pesquisa proposta nesta atividade complementar incentiva o trabalho com análise de mídias sociais, revisão bibliográfica e estudo de recepção.
Lugar e cultura
Documentos arqueológicos submersos
No final da década de 1950, a construção de uma barragem na fronteira do Egito com o Sudão levou os governos dos dois países a pedir ajuda internacional para salvar um valioso patrimônio arqueológico. Com a cooperação de estudiosos de todo o mundo, muitos sítios da região norte da Núbia foram fotografados, catalogados e estudados até 1971, ano de conclusão da obra, que inundou uma vasta área.
Em 2003, uma nova barragem no rio Nilo começou a ser construída, pelo govêrno do Sudão, para gerar energia elétrica. Dessa vez, não houve um esforço tão intenso da comunidade internacional e do govêrno do Sudão para salvar os sítios arqueológicos. Ativistas acusam o govêrno sudanês de não ter desenvolvido estudos do impacto ambiental e dos efeitos da criação da hidrelétrica para a população local.
Muitos sítios arqueológicos, onde no passado se desenvolveram as cidades do Reino de Cuxe, podem estar submersos pelas águas da represa, concluída em 2009. Além da submersão dos sítios, a população local foi retirada da região. Povos nômades, que utilizavam a área para atividades comerciais e pastoris, também foram prejudicados pela construção da barragem.
- Qual foi a finalidade da construção de uma nova barragem no rio Nilo em território sudanês?
- Quais foram os pontos positivos e os negativos da construção dessa barragem?
Respostas e comentários
Orientações
Esta seção propõe uma reflexão sôbre a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural dos povos da África ao discutir a construção, nos séculos vinte e vinte e um, de grandes barragens no rio Nilo para a produção de energia elétrica e seus impactos na conservação dos monumentos antigos.
O conteúdo desta seção também possibilita o trabalho com o tema contemporâneo Ciência e Tecnologia.
Respostas
1. A reprêsa em questão foi construída pelo govêrno sudanês com o objetivo de usar as águas do rio Nilo para obter energia elétrica. Para isso, foi construída uma usina hidrelétrica.
2. A construção da barragem tem pontos positivos, como facilitar o desenvolvimento do Sudão e possibilitar que parte da população saia da pobreza. Contudo, ativistas afirmam que os meios pelos quais ela foi construída não foram adequados, pois não se realizaram estudos de impacto ambiental e social, e as populações locais podem ter sido prejudicadas no processo. Além disso, inúmeros sítios arqueológicos podem ter sido inundados.
Observação
O trabalho com esta seção possibilita o desenvolvimento de aspectos da habilidade ê éfe zero seis agá ih zero sete.
Sugestões complementares referentes ao Capítulo:
FURLANI, João Carlos ( organizador). A África no Mundo Antigo: possibilidades de ensino e pesquisa. Vitória: Milfontes, 2019.
Produção do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo, o livro reúne uma série de textos sôbre as pesquisas e as problematizações na área da História da África.
SANTOS, Nadia Farias dos. Entre saberes e fazeres docentes: o ensino das relações étnico-raciais no cotidiano escolar. Curitiba: Appris, 2019.
A obra analisa o posicionamento de professores e estudantes acerca do ensino das relações étnico-raciais em sala de aula e aborda a importância desse ensino em nossos dias.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
- No caderno, escreva quais afirmativas estão relacionadas à civilização egípcia e quais dizem respeito à civilização núbia.
- O início da cheia do rio Nilo e o reaparecimento da estrela Sirius no céu marcava o comêço do ano em seu calendário.
- Sua escrita era alfabética e tinha duas fórmas distintas, sendo uma delas cursiva.
- O Livro dos Mortos é uma das principais fontes históricas para o estudo dessa civilização.
- O poder e o espírito guerreiro das candaces chamaram a atenção de povos de outras regiões.
- Leia o texto e responda às questões.
Um breve exame do mapa físico da África basta para mostrar a importância da Núbia como elo entre a África central – a dos Grandes Lagos e da bacia do Congo – e o mundo mediterrânico. O vale do Nilo, que em sua maior parte corre paralelo ao mar Vermelho, em direção ao “corredor” núbio, entre o Saara, a oeste, e o deserto arábico ou núbio, a leste, permitiu um contato direto entre as antigas civilizações do Mediterrâneo e as da África negra.
reticências a Núbia constitui uma verdadeira encruzilhada de caminhos africanos, um ponto de encontro das civilizações do leste e do oeste, do norte e do sul da África, sem esquecer as do Oriente Próximo, da Ásia distante e da Europa mediterrânica.
. A importância da Núbia: um elo entre a África central e o Mediterrâneo. In: moctar gamal ). História Geral da África, África Antiga. 2. edição revista Brasília, Distrito Federal: unêsco, 2010. página 213-215.
- Por que o autor caracteriza a Núbia como elo entre as civilizações da África negra e as civilizações mediterrânicas?
- Quais teriam sido, em sua opinião, os resultados do intenso intercâmbio entre os povos da Núbia e os de outras regiões da África, do Oriente Próximo, da Ásia e da Europa mediterrânica?
- Explique o poder que as mulheres da família real, chamadas candaces, tinham no reino cuxita de Méroe.
- Responda às questões sôbre a escrita meroítica.
- Qual relação havia entre a escrita meroítica e a egípcia?
- Por que a escrita meroítica é ainda um grande desafio para os estudiosos?
- As sociedades que se desenvolveram em tôrno do rio Nilo se influenciaram mutuamente. Além das trocas culturais, houve períodos em que predominou uma tendência expansionista da civilização egípcia, a fim de formar um poder imperial em uma região mais ampla, com a dominação de territórios que ultrapassavam seus núcleos originais. A partir dessa reflexão, responda às questões a seguir.
- No período em que o Egito dominou o Reino de Cuxe, podemos dizer que a cultura egípcia influenciou a cultura núbia? Dê exemplos.
- Qual era o nome da nova capital no Reino de Cuxe fundada após o fim do domínio egípcio na região da Núbia?
- Depois de um longo período em que o Reino de Cuxe se estabilizou na nova capital, houve uma tendência expansionista dos cuxitas em direção aos territórios egípcios. Cite um fato relacionado ao período de dominação de Cuxe no Egito.
- Em 2003, arqueólogos franceses e suíços encontraram um enorme fosso com estátuas e monumentos produzidos no Reino de cuxe e concluíram que haviam sido enterrados há mais de 2 mil anos pelos conquistadores egípcios. À época, um dos arqueólogos que fizeram a descoberta declarou que os egípcios não ficaram satisfeitos em simplesmente conquistar o Reino de cuxe, mas quiseram também apagar a memória da cultura cuxita. Organizem-se em grupos, discutam e expliquem com suas palavras o que ele quis dizer com isso.
Respostas e comentários
Seção Atividades
Objeto de conhecimento
• Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
Habilidades
São trabalhados aspectos relacionados às habilidades:
• ê éfe zero seis agá ih zero sete (atividades 1, 2, 4, 5, 6)
• ê éfe zero seis agá ih um três (atividades 2, 5)
• ê éfe zero seis agá ih um nove (atividade 3)
Respostas
1. Civilização egípcia: a), c); Civilização núbia: b), d).
2. a) Porque o Nilo liga a África Central ao Mediterrâneo, e a Núbia está justamente na intersecção entre esses dois “mundos”.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concluam que os povos da Núbia teriam feito intensas trocas culturais com os povos das regiões citadas.
3. As mulheres da família real no reino cuxita de Méroe, conhecidas como candaces, passaram a exercer funções políticas, além de se ocuparem com a educação dos príncipes. Aos poucos, elas foram assumindo outras responsabilidades, como na escolha do rei e na cerimônia de coroação.
4. a) A escrita meroítica foi desenvolvida a partir dos hieróglifos egípcios.
b) Porque eles ainda não conseguem interpretar as palavras formadas pelos sinais dessa escrita.
5. a) No período em que o Egito dominou o Reino de Cuxe, a cultura egípcia influenciou significativamente a cultura núbia, como na adoção da escrita hieroglífica e de técnicas de artesanato.
b) A capital da cidade independente cuxita era Napata.
c) No período de dominação dos cuxitas no Egito, os faraós egípcios eram núbios.
6. O objetivo da atividade é exercitar a capacidade dos estudantes de escrever textos expositivos sôbre temas históricos. É possível que os egípcios, no processo de dominação do Reino de Cuxe, tenham percebido que “apagar” a memória do povo conquistado configuraria um passo eficaz no processo de conquista. Se possível, solicite aos estudantes que façam uma pesquisa sôbre o assunto em sites confiáveis, favorecendo assim o trabalho com práticas de pesquisa como a revisão bibliográfica.
Para refletir
O que levar em conta ao comparar as fórmas de registro das sociedades antigas com as das sociedades atuais?
Hoje, grande parte das pessoas utiliza aplicativos de mensagem nos celulares. O uso desses dispositivos é tão intenso e tão disseminado que temos a impressão de que a comunicação entre amigos, familiares e até entre profissionais vem sendo feita predominantemente de maneira escrita. Graças à internet, essas mensagens de texto – que podem ser complementadas por outras fórmas de registro, como áudio, vídeo e fotografia – circulam rapidamente entre as pessoas.
Ao longo do tempo, os seres humanos criaram as mais variadas fórmas de registro para se comunicar e guardar informações.
Na antiga Mesopotâmia, como você já sabe, desenvolveu-se a escrita cuneiforme, que utilizava sinais em fórma de cunha, em geral gravados em tabuletas de argila. No Egito Antigo, foi desenvolvido um sistema de escrita conhecido como hieróglifo. Essa escrita era inicialmente pictográfica, isto é, baseava-se em símbolos que representavam objetos. Depois passou a representar também ideias e sons por meio de uma escrita ideográfica. A escrita que utilizamos hoje é alfabética. O alfabeto latino (ou romano) que utilizamos deriva do alfabeto grego, que por sua vez foi desenvolvido a partir do alfabeto fenício.
- Forme dupla com um colega e juntos criem símbolos para constituir um sistema de escrita que vocês possam utilizar para se comunicar. Montem um glossário com o significado de cada símbolo criado por vocês. Não se esqueçam de definir se utilizarão um sistema de escrita pictográfica, ideográfica ou alfabética.
- Depois de definidos os símbolos, experimentem redigir com eles um pequeno texto. Pode ser uma carta, uma narrativa ou um poema, por exemplo.
- Por fim, compartilhem com os colegas o texto que escreveram e os símbolos criados por vocês.
Respostas e comentários
Seção Para refletir
Em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica número 2 e número4, esta seção incentiva o estudante a exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses e a utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.
O trabalho aqui proposto também propicia que o estudante desenvolva a Competência Específica do Componente Curricular História número2: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais.
Nesse sentido, o trabalho com esta seção possibilita trabalhar o tema contemporâneo Ciência e Tecnologia.
Habilidade
ê éfe zero seis agá ih zero sete: Identificar aspectos e fórmas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Resposta
1. Oriente os estudantes a realizar a atividade em dupla. Antes de começarem, retome com a turma os diferentes sistemas de escrita: pictográfica (em que ideias e objetos são representados por meio de desenhos), ideográfica (em que ideias são representadas por meio de símbolos) e alfabética (em que palavras são representadas por meio de letras). Depois, cada dupla deve escolher um tipo de escrita e criar um sistema de sinais que possibilite escrever uma frase, um verso, um poema, uma carta ou uma narrativa, por exemplo. O mais importante é que os estudantes compreendam como funcionam os diferentes sistemas de representação e possam utilizá-los para se comunicar entre si, mesmo que seja para expressar pequenas frases. Promova ao final da atividade a troca das representações escritas criadas por cada dupla, tornando a atividade de comunicação interessante e significativa para a turma.
É possível dizer que o desejo (e também a necessidade) de registrar algo está presente entre os diferentes grupos humanos, desde os tempos mais remotos. Contudo, em geral, o material utilizado para realizar cada registro, o acesso das pessoas ou de determinados grupos a esses registros e a capacidade de interpretá-los mudam muito de uma sociedade para outra, e também de um período para outro.
Os sumérios na Mesopotâmia, por exemplo, registravam a escrita cuneiforme em argila. Os egípcios registravam os hieróglifos nas paredes dos templos e pirâmides ou em madeira. Os hieróglifos também eram registrados em papiro, um material muito semelhante ao papel, feito de fibras de uma planta que era comum no Egito. Posteriormente, a invenção da prensa móvel primeiro pelos chineses (por volta do século dez e onze) e depois pelo alemão Iorranes Gutembergue (no século quinze) revolucionou a escrita. Por meio da técnica de impressão, a prensa de tipos móveis possibilitou que cópias do mesmo texto fossem feitas rapidamente e não mais manualmente. Com isso, os livros e a imprensa difundiram-se no mundo todo e a leitura se popularizou.
Com a difusão das máquinas de escrever e, mais tarde, dos computadores e da internet, houve um novo processo de modificação da relação das pessoas com a escrita e a leitura. Hoje em dia temos acesso a uma grande quantidade de textos e informações, que precisam ser filtrados e analisados para que possamos identificar as fontes e os dados confiáveis e desenvolver nosso pensamento crítico. Além disso, a quantidade de texto que escrevemos é bastante significativa.
Com a popularização do uso de celulares e computadores, passamos a escrever mensagens e pequenos textos nas mais diversas redes sociais com frequência. Mas a linguagem escrita que é difundida nos canais de comunicação da internet foi ganhando aos poucos características específicas. Alguns estudiosos da comunicação chegam a mencionar a existência de uma nova linguagem, o internetês, com símbolos, abreviaturas e maneiras próprias de se comunicar que foram estimuladas com o uso da internet. Além disso, na internet, textos, imagens, sons e vídeos combinam-se quase naturalmente.
- Discuta com o colega com quem você formou dupla sôbre as diferenças significativas entre as fórmas de registro nas sociedades antigas e as fórmas de registro nas sociedades atuais. Citem ao menos duas diferenças.
- Ainda em dupla, reflita com seu colega sôbre a seguinte questão: hoje em dia, a internet oferece diversas facilidades; no entanto, ela ao mesmo tempo tem sido usada para propagar notícias falsas, também chamadas de fake news, com o intuito de confundir a opinião das pessoas a respeito de diversos assuntos, obter lucros financeiros com anúncios, vídeos e perfis na internet ou promover manipulação política.
- Façam uma pesquisa sôbre notícias falsas e procurem identificar ao menos uma notícia falsa e as possíveis intenções por trás de sua difusão. Observe a fonte que produziu a notícia, os argumentos utilizados para convencer o leitor, os elementos que demonstram não estar embasada em informações confiáveis e consistentes.
- Compartilhem com o restante da turma as descobertas de vocês. Depois discutam sôbre as possíveis maneiras de identificar notícias falsas na internet e encontrar fontes confiáveis para obter informações.
Respostas e comentários
Respostas
2. Sugerimos que a atividade seja realizada em dupla. Os estudantes podem citar as diferenças de acesso, possibilidade de decodificar ou interpretar os registros e os materiais utilizados. Se julgar adequado, chame a atenção deles para os cuidados a serem tomados quando se comparam as fórmas de registros nas sociedades antigas e nas atuais: verificar como se dá o acesso das pessoas aos materiais e aos registros feitos em cada sociedade, reconhecendo que isso pode mudar muito de uma sociedade para outra; entender que a capacidade de interpretar esses registros também varia muito de uma sociedade para outra.
3. Oriente os estudantes na seleção das notícias. Se desejar, faça uma seleção prévia e mostre a eles algumas delas como exemplos ou distribua para as duplas para que possam analisá-las. É importante que nesta atividade os estudantes percebam que existem maneiras de identificar notícias falsas por meio da análise crítica de alguns elementos, como a tendência a convencer o leitor com argumentos bastante contundentes, que muitas vezes se anunciam logo no título a fim de despertar seu interesse. Contudo, a informação é sustentada sem o uso de argumentação e de dados baseados em pesquisas ou na observação de fatos, mas apenas por meio de citações de nomes de pessoas que seriam pretensamente especialistas no assunto, mas que muitas vezes não existem ou não têm as qualificações anunciadas na notícia. É importante ainda os estudantes verificarem o órgão responsável pela publicação da notícia e seu autor. Discutir esse assunto em um mundo tão entremeado pelas redes de comunicação e por informações de variadas origens, em que os jovens tornam-se alvos de sites e propagandas que buscam fisgar novos seguidores e divulgadores de notícias falsas, é fundamental. Além disso, a atividade busca promover o desenvolvimento do protagonismo juvenil e da consciência crítica dos jovens e favorece práticas de pesquisa, como a análise de mídias sociais.
Questões para autoavaliação
Nesta Unidade do livro, as questões sugeridas para autoavaliação – e que também podem ser utilizadas, a seu critério, para o diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes – são:
1. Como os egípcios aproveitaram as águas do Nilo para construir uma grande civilização?
2. O que a figura do faraó representava para a população no Egito Antigo?
3. Qual era o papel da religião para os antigos egípcios? Por que eles mumificavam os mortos?
4. Que semelhanças e diferenças existiam entre a sociedade da antiga região da Núbia e a dos egípcios antigos?
5. Por que a situação das mulheres da família real no Reino de Cuxe era diferente da que ocorria na maior parte das culturas antigas?
Glossário
- Hicso
- Povo de origem asiática que dominou o Egito entre 1782 antes de Cristo e 1570 antes de Cristo
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- Húmus
- Material orgânico formado principalmente de vegetais decompostos ou em decomposição.
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- África subsaariana
- Nome pelo qual é conhecida a parte da África situada ao sul do Deserto do Saara.
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