REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

A AURORA da humanidade. Rio de Janeiro: Abril Livros: Time Life, 1993. (Coleção História em Revista).

Esse volume da Coleção História em Revista traz um conjunto de textos sôbre a trajetória humana e o nascimento das cidades.

ABI SABER, Aziz Nacib. Incursões à pré-história da América tropical. In: MOTA, Carlos Guilherme (organizador). Viagem incompleta: a experiência brasileira. São Paulo: Editora Senáqui, 2000. página 31-43.

O artigo apresenta pesquisas e estudos recentes sôbre a pré-história do território que hoje compreende o Brasil.

ANISTIA Internacional afirma que muçulmanos são discriminados na Europa. Deutsche Welle, 24 abril 2012. Disponível em: https://oeds.link/Vf8Xtx. Acesso em: 19 janeiro 2022.

A matéria aborda as críticas do Relatório da Anistia Internacional à discriminação da população muçulmana por parte de países europeus.

ARREDONDO, Santiago C.; DIAGO, Jesús C. Práticas de avaliação educacional: materiais e instrumentos. São Paulo: Editora Unésp, 2012.

O livro apresenta reflexões sôbre avaliação, além de instrumentos e ideias para a elaboração de avaliações.

Baciqui, Lilian; MORAN, José (organizador). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2017.

O livro traz fundamentos e reflexões sôbre as metodologias ativas para a educação.

BASTOS, Mário Jorge. O poder nos tempos da peste (Portugal – séculos ). Niterói: edúfi, 2009.

A obra traz um panorama dos surtos de peste bubônica, mais conhecida como Peste Negra, entre os séculos catorze e dezesseis.

BELEZA inclusiva. Talk Science, 16 dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/lpcX9z. Acesso em: 8 janeiro2022.

A matéria aborda o conceito de beleza inclusiva na indústria cosmética.

bênder Uíliam N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século vinte e um. São Paulo: Penso, 2014.

A obra propõe reflexões atualizadas sôbre o trabalho com projetos em sala de aula.

bétel, (organizador). História da América Latina: América Latina Colonial. volume 1. São Paulo: êduspi; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.

O livro é dedicado ao período colonial da história da América Latina e concentra-se em dois aspectos: a economia e a cultura.

bitêncur, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

O livro trata de aspectos do ensino e da aprendizagem de História.

bitêncur, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

Coletânea de textos que trata das dificuldades para estabelecer relações com tempos históricos.

Bloque, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: zarrár, 2001.

O livro propõe uma reflexão sôbre a metodologia da História e o papel do historiador.

bom, Camila Camacho. Um pêso, uma medida: o padrão de beleza feminina apresentado por três revistas brasileiras. São Paulo: unibân, 2004.

O livro analisa diferentes conceitos de mulher a partir da linha editorial de revistas voltadas para o público feminino.

BOTTALLO, Marilúcia; pífer, Marcos; von pôzer, Paulo. Patrimônio da humanidade no Brasil: suas riquezas culturais e naturais. Brasília, Distrito Federal: unêsco: Editora Brasileira, 2014.

O livro apresenta os locais do território brasileiro eleitos patrimônios pêla unêsco.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Documento com o conjunto de leis fundamentais e supremas do Brasil.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Fundação Nacional do Índio. Terras Indígenas. Brasília, Distrito Federal: Funái, 2021. Disponível em: https://oeds.link/ij3282. Acesso em: 10 fevereiro 2022.

Mapa com detalhamento das Terras Indígenas.

BRASIL. Lei no .8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sôbre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://oeds.link/fGd074. Acesso em: 13 março 2022.

O documento estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e consolida seus direitos.

BRASIL. Decreto no 7 037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - pê êne dê agá três e dá outras providências. Disponível em: https://oeds.link/NhFnOM. Acesso em: 20 abril2022.

Regulamenta o Programa Nacional de Direitos Humanos.

BRASIL. Lei no .9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://oeds.link/Ub5WML. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação básica nacional.

BRASIL. Lei no .9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sôbre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://oeds.link/wkGUid. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece parâmetros para a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

BRASIL. Lei no .10741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sôbre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: https://oeds.link/1Xvk35. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece o Estatuto do Idoso.

BRASIL. Lei no 1.3005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –pê êne é e dá outras providências. Disponível em: https://oeds.link/E8qakw. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação (pê êne é) e determina diretrizes para a política educacional.

BRASIL. Lei no .13146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://oeds.link/K4bxi0. Acesso em: 20 abril 2022.

Estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 3 janeiro2022.

Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília, Distrito Federal: sébi, 2004.

Documento que fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, Distrito Federal: secádi, 2006.

Documento que orienta a política educacional para a promoção e o reconhecimento da diversidade étnico-racial, em cada nível de ensino.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília, Distrito Federal: séfivírgula 1998.

Documento que traz os fundamentos que balizam a proposta de uma escola indígena intercultural, bilíngue e diferenciada.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. pê êne á: Política Nacional de Alfabetização. Brasília, Distrito Federal: , 2019.

Publicação oficial que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília, Distrito Federal: séfi, 1998. volume 6. Disponível em: https://oeds.link/qqSaYD. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Diretrizes para orientar as práticas educacionais e curriculares de História no Ensino Fundamental.

Broudel, Fernan. O espaço e a história no Mediterrâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

O livro traça um percurso na geografia e nas sociedades do Mediterrâneo, berço do Oriente e do Ocidente.

Bráum, Dêiel M. (). O esplendor dos maias. Rio de Janeiro: Abril Livros: Time Life, 1999. (Coleção Civilizações Perdidas).

O livro reúne textos sôbre o modo de vida e a cultura maia.

BUENO, André da Silva. O Extremo Oriente na Antiguidade. Rio de Janeiro: Fundação ceciérgi, 2012.

O livro trata do orientalismo e da construção da história chinesa no contexto da Antiguidade.

CAIRES, luane; BONATELLI, Maria Letícia; ALMEIDA, Graciele. Técnicas recentes no estudo da evolução ajudam a esclarecer a origem do homem e a ocupação no planeta. ComCiência, número 194, 5 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/VdHXAV. Acesso em: 7 abril. 2022.

A matéria trata das pesquisas recentes na área da evolução humana.

CAVALHADAS podem se tornar Patrimônio Cultural. Jornal Estado de Goiás, 29 setembro. 2020. Disponível em: https://oeds.link/goiJ31. Acesso em: 28 julho. 2022.

O texto fala sôbre a tradição da Cavalhada no estado de Goiás.

CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judaísmo, cristianismo e helenismo: ensaios acerca das interações culturais no Mediterrâneo antigo. São Paulo: Annablume: fapésp, 2007.

O livro é um clássico da historiografia brasileira contemporânea que traz ensaios sôbre as interações entre judaísmo e cristianismo no Mediterrâneo antigo.

CÓDIGO de Hamurábi. In: SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau: 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação/sêmp, 1980.

A coletânea reúne uma série de documentos históricos essenciais para o ensino de História, como os artigos do Código de Hamurábi.

CONFÚCIO. Analectos. São Paulo: Pensamento, 1979.

O livro reúne os escritos de Confúcio.

COSTA E SILVA, Alberto da. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

Escrito em fórma de diálogo, o livro aborda de maneira direta e precisa questões importantes da história do continente africano desde a Antiguidade até o início do século vinte e um.

COSTA e SILVA, Alberto da. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

Livro que trata de povos e etnias, técnicas agrícolas e de navegação, expressões religiosas e artísticas, entre outros, referentes à África negra.

cráoulei ródjer. 1453: a guerra santa por Constantinopla e o confronto entre o islã e o Ocidente. São Paulo: Rosari, 2009.

A obra traz um relato sôbre a queda de Constantinopla, em 1453.

CUNHA, Manuela Carneiro da (organizador). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura: fapésp, 1992.

Coletânea de textos que abordam questões ligadas à presença dos povos indígenas no Brasil.

Dárvin ou a Bíblia? Deutsche Welle, 19 fevereiro. 2009. Disponível em: https://oeds.link/MCrzL4. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Artigo do teólogo máicol méier blenqui sôbre o texto bíblico e as teorias de Dárvin.

delórs jaques (coordenação). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a unêsco da Comissão Internacional sôbre Educação para o Século vinte e um. São Paulo: Cortez; Brasília: , 1998.

O artigo identifica os pilares visados pêla organização internacional para a educação no mundo.

ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1981.

O livro reúne uma série de documentos medievais.

fárting, istífen. Tudo sôbre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

O livro apresenta os movimentos artísticos, além das obras mais importantes de todos os tempos.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: êduspi, 2007.

Livro sôbre os principais acontecimentos da história brasileira.

FAVALLE, Patrícia. Mulheres que inspiram: criadora da Pop Plus, Flávia Durante é pioneira na moda plus size brasileira. Harper’s Bazaar Brasil, 3 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/bQc3t5. Acesso em: 10 janeiro 2022.

A matéria apresenta um perfil de uma pioneira na moda plus sizebrasileira.

FERREIRA, Daniela Figueiredo; SAMPAIO, Francisco Edison; SILVA, Reinaldo Vieira da Costa. Impactos socioambientais provocados pêlas ocupações irregulares em áreas de interesse ambiental – Goiânia/Goiás. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.

O estudo aborda como as ocupações irregulares podem impactar áreas ambientais, além da sociedade.

finlei mouses. Escravidão antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 2012.

O livro investiga as condições econômicas, sociais e morais que permitiram o surgimento e o declínio das sociedades escravistas na Antiguidade e traz novas ideias para compreender as sociedades escravistas.

FLORENZANO, Maria Beatriz B. Nascer, viver e morrer na Grécia antiga. São Paulo: Atual, 2004.

O livro analisa os rituais de passagem de nascimento e morte, mostrando como eles são reveladores do modo de viver e de conceber a vida entre os gregos antigos.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. segunda edição São Paulo: Brasiliense, 2005.

O livro traça um paralelo entre o mundo medieval e o mundo moderno.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. Feudalismo: uma sociedade religiosa, guerreira e camponesa. São Paulo: Moderna, 1999.

A obra traz uma análise sôbre a sociedade feudal.

FRANCO JÚNIOR, Hilário; ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. O Império Bizantino. São Paulo: Brasiliense, 1985.

O livro traça um panorama do Império Bizantino.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, São Gonçalo,volume 5, número 2, 2009.

O artigo propõe uma análise geo-histórica do Império Romano.

FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: unicâmpi, 1995; 2003.

O livro traz uma coletânea de textos de autores da Antiguidade, como Plutarco, Plínio, Sêneca, Aristóteles e Platão.

FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001.

A obra traz um amplo painel dos principais temas das civilizações clássicas.

FUNARI, Pedro Paulo A.; NOELLI, Francisco Silva. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.

A obra retrata as grandes ondas migratórias que povoaram o Brasil muito antes da “descoberta” portuguesa.

GÊNESIS 1. In: BÍBLIA Online. Disponível em: https://oeds.link/57XpYQ. Acesso em: 14 novembro 2021.

Versão on-line do primeiro livro da Bíblia católica.

gômbritch, ãrnst H. A história da arte. décima sétima edição Rio de Janeiro: éle tê cê, 1999.

Considerado um dos mais importantes livros sôbre arte, traça um extenso panorama sôbre os períodos, os estilos e os movimentos artísticos.

GUARINELLO, Norberto Luiz. Escravos sem senhores: escravidão, trabalho e poder no mundo romano. Revista Brasileira de História, São Paulo, volume 26, número 52, 2006.

O artigo trata da escravidão no Império Romano, abordando as noções de liberdade e escravidão tanto no aspecto público quanto no privado.

rarari iuvel noá. lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

A obra aborda questões urgentes e importantes para o presente e o futuro da humanidade, incentivando reflexões sôbre a importância da cooperação e da valorização do coletivo na busca por respostas a problemas sociais, ambientais e econômicos.

The Penguin Historical Atlas of Ancient Civilizations. Londres: Penguin, 2005.

Atlas histórico que aborda as primeiras civilizações do mundo.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

A obra apresenta uma visão clara e abrangente sôbre a África contemporânea, reunindo questões polêmicas sôbre o domínio europeu e a diversidade das lutas até a formação dos Estados nacionais.

HERÓDOTO. História. Brasília, Distrito Federal: editoraú êne bê, 1985.

O livro reúne os escritos de Heródoto.

rétzél, Bia; NEGREIROS, Silvia (organizador). Pré-História do Brasil. Rio de Janeiro: Manati, 2007.

O livro apresenta pesquisas e descobertas de arqueólogos, paleontólogos e geólogos sôbre a vida em tempos remotos no território brasileiro.

, Erik. O rei. In: DONADONI, Sérgio (organizador). O homem egípcio. Lisboa: Presença, 1990.

O livro analisa a figura e a imagem do rei no Egito Antigo.

JORGE, Marcos (organizador). Brasil rupestre: arte pré-histórica brasileira. Curitiba: Zencrane Livros, 2007.

Com fotografias e textos de renomados arqueólogos, o livro apresenta a arte rupestre no território brasileiro.

kízêrbô, joséf. História da África negra. volume 1. Lisboa: Publicações Europa-América, 1972.

O livro reúne textos que tratam de temas diversos sôbre a história da África.

Quínder, Rírman; Rilgamán Véarná. Atlas historique. Paris: Perrin, 1992.

O atlas traz a história do mundo, em diversos campos, desde as origens da humanidade até o novo milênio, toda a história do mundo em todos os campos.

. Atlas histórico mundial: de los orígenes a nuestros días. Madri: Akal, 2007.

O atlas propõe compreender a história a partir de aspectos do desenvolvimento político, econômico, bélico e cultural das diversas regiões do globo.

leiver djeimis . A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

O livro trata da história do vestuário no mundo ocidental no decorrer do tempo, perpassando pêla invenção da agulha na Pré-História até a revolução do prêt-à-porter e do jeans, entre outros.

LE GÓFI, Jaques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

O livro apresenta, de uma nova perspectiva, as principais questões da historiografia contemporânea.

luclân jiãn. O Império de cúxi: Napata e Méroe. In: mórr-tar, Gamal (editora). História Geral da África, dois: África Antiga. segunda edição revista Brasília, Distrito Federal: unêsco, 2010.

O texto traz um percurso sôbre a história de cúxi.

LOMBARDO, Lívia. Exército de Terracota, uma das grandes descobertas do século 20. Aventuras na História, 6 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/42F2Cg. Acesso em: 27 dezembro 2021.

Matéria sôbre a descoberta, por agricultores, das estátuas que integram o Exército de Terracota.

(organizador). Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1997.

O dicionário traz os principais conceitos históricos referentes ao período da Idade Média.

Láions, Diônatan. A Casa da Sabedoria: como a valorização do conhecimento pelos árabes transformou a civilização ocidental. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2011.

O livro trata da história de Adelardo de bâf, que desenvolveu conhecimentos em Astronomia e Matemática que viriam a ser fundamentais para a ciência.

Malúf, Amin. As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 2007.

O livro traz a história das cruzadas sob o ponto de vista árabe.

maschelein, Ian; símons maárten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

A obra apresenta textos sôbre a chamada Filosofia da Educação, considerando que esse é um conjunto de ideias para tentar lidar com os desafios da educação na atualidade.

mausso pablo víliarúbia. Cartago: a joia dos fenícios. Aventuras na História, número 2, 1º agosto 2003.

O texto trata do nascimento de Cartago, no norte da África, e de como essa civilização rivalizou com gregos e romanos pêlo contrôle do mar.

. História das agriculturas no mundo. São Paulo: Editora Unésp, 2008.

O livro investiga o desenvolvimento da agricultura desde o período Neolítico, problematizando a crise da economia mundial no mundo contemporâneo.

môrbék, Guilherme. O campo político de Atenas no século cincoantes de Cristo fínix, Rio de Janeiro, volume 15, número 1, 2009.

O artigo trata da participação dos cidadãos na política ateniense.

mórr-tar, (editora). História geral da, dois: África Antiga. segunda edição revista Brasília: unêsco, 2010.

O livro reúne textos de diversos pesquisadores e estudiosos da África Antiga.

MORAN, José. Metodologias ativas: alguns questionamentos. José Moran – Educação Transformadora. Disponível em: https://oeds.link/Utymih. Acesso em: 28 janeiro 2022.

O artigo procura sistematizar o uso de metodologias ativas em sala de aula.

NASCIMENTO, Emanuele Rocha; mânrrart, Vinicius Augusto Lacerda. Não haverá o amanhã: o espectro do desenvolvimento. vukápanavô: Revista Terena, número 3,outubro/novembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/WoouOD. Acesso em: 6 abril 2022.

Artigo sôbre práticas colonizadoras que culminam na morte dos povos originários em um contexto pandêmico.

NEMO, Filípe. O que é o Ocidente? São Paulo: Martins Fontes, 2005.

O livro propõe uma análise histórica do processo de construção de valôres e instituições formadores da civilização ocidental.

NEVES, Uálter êti áli. Coivara: cultivo itinerante na floresta tropical. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, volume 50, outubro 2012.

O artigo analisa o cultivo de coivara pêlas populações tradicionais e a sua importância.

OLIVEIRA, Adilson de. A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 16 julho 2010. Disponível em: https://oeds.link/kcBUqP. Acesso em: 20fevereiro 2022.

O autor faz um panorama sôbre os processos de transformação de energia desde as máquinas a vapor até as modernas usinas nucleares.

“O MUNDO ocidental há muito tempo perdeu o monopólio do poder que exerceu durante cinco séculos”: entrevista com Pascal Boniface. Revista í agá ú on-line, 11 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/hEAaXq. Acesso em: 13 janeiro 2022.

Entrevista e a geopolítica mundial no contexto da pandemia do coronavírus.

Pedrêro sãntches, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unésp, 2000.

O livro é uma antologia dos principais textos e documentos medievais.

PEREIRA, Joseane. Arqueólogos encontram mural de quatro mil anos no Peru. Aventuras na História, 20 agosto 2019. Disponível em: https://oeds.link/D4b2yi. Acesso em: 6 abril 2022.

A matéria trata de uma importante descoberta arqueológica no Peru.

PERRENÔ, Fílipe êti áli. As competências para ensinar no século vinte e um: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: artimédi, 2018.

O livro apresenta reflexões sôbre como professores e a comunidade escolar, de modo geral, podem contribuir para a formação de uma educação construtiva e diferenciada.

PESQUISADORA da fiocruz Bahia explica relação entre pandemia e meio ambiente. Instituto Gonçalo Moniz – fiocruz Bahia, 3 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/2MQkXs. Acesso em: 26 dezembro 2021.

Matéria sôbre os fatores relacionados ao surgimento de uma pandemia, como a da côvid dezenóve.

Pínsqui, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (organizador). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

A obra discute o trabalho com diversas fontes, assim como a importância de algumas delas na construção da memória.

Pínsqui, Jaime. 100 textos de História Antiga. São Paulo: Contexto, 2009.

O livro reúne 100 textos e documentos produzidos na Antiguidade acerca de diversos temas.

Pínsqui, Jaime. As primeiras civilizações. décima quinta edição São Paulo: Atual, 1994.

A obra narra o processo civilizatório que conduz nossos ancestrais às suas conquistas, colocando-nos como personagens dessa aventura.

Pínsqui, Jaime; Pínsqui, Carla Bassanezi (organizador). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

O livro reúne textos de diversos autores sôbre a construção da noção de cidadania e seu exercício ao longo da história.

REDE, Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997.

O livro reconstrói a trajetória e o cotidiano dos povos da antiga Mesopotâmia a partir de documentos.

RIVEIRA, Carolina. O Ocidente contra-ataca: na estreia global de Báiden, a China foi o alvo. Exame, 18 junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/y5OlgR. Acesso em: 12 janeiro 2022.

A matéria aborda o conflito político entre os Estados Unidos e a China.

RODRIGUES, Rosicler Martins. A Pré-História. quinta edição São Paulo: Moderna, 2016. (Coleção Desafios).

O livro traz uma série de indagações sôbre a origem, o desenvolvimento e os modos de vida dos grupos humanos desde a Pré-História.

sacristân, José rímeno (organizador). Educar por competências: O que há de novo?. Porto Alegre: Artmed, 2010.

A obra trata do ensino com enfoque em competências, apresentando as ideias e as abordagens de educadores da atualidade.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau: 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação/sêmp, 1980.

A coletânea reúne uma série de documentos históricos essenciais para o ensino de História.

SEHATA, Adam. A importância da Núbia: um elo entre a África central e o Mediterrâneo. In: mórr-tar, (editora). História Geral da África,dois: África Antiga. segunda edição revista Brasília, Distrito Federal: unêsco, 2010.

O texto traz uma abordagem da Núbia como zona de contato privilegiada entre os territórios da África central e do Mediterrâneo.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. segunda edição São Paulo: Contexto, 2009.

Importante obra que apresenta os principais conceitos históricos.

ispózito, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 2000.

O livro traz uma análise do histórico dos aglomerados humanos da Antiguidade aos dias de hoje.

TIRE a mão do meu véu! Muçulmanas fazem campanha contra proibição do uso do ríjab na França. O Globo, 4 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/oPtTZ0. Acesso em: 18 janeiro 2022.

A matéria trata de um protesto realizado por mulheres contra a proibição do uso de ríjab na França.

TORRANO, . A teogonia de Hesíodo. cúlt. Disponível em: https://oeds.link/QKoe86. Acesso em: 15 fevereiro 2022.

O texto comenta a importância da produção poética de Hesíodo, contextualizando à epoca.

TRIBES of Israel Map. IsraelHebrew.com: Hebrew-English Dictionary with Pronunciation Guide. Disponível em: https://oeds.link/iYRifz. Acesso em: 6 abril 2022.

Página como informações sôbre o mundo hebreu.

unêsco. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: unêsco, 2016.

Obra organizada pêla unêsco, com o intuito de pensar a educação no mundo de hoje.

VALLE, Cláudia Netto do. : mito fundador pataxó. áquita sáindíérum, Maringá, volume 23, 2001.

O artigo aborda a importância e a influência dos mitos na cultura pataxó.

verrcuterr jian. Descoberta e difusão dos metais e desenvolvimento dos sistemas sociais até o século cinco antes da Era Crista. In: qui zêrbo, Joséf (organizador). História Geral da África,um: metodologia e pré-história da África. segunda edição Brasília, Distrito Federal: unêsco, 2010.

O texto trata do processo de descobrimento dos metais e de quanto isso impactou na sociedade.

vernã jeãn piérre . As origens do pensamento grego. São Paulo: Difél, 2002.

O livro discorre sôbre o surgimento da Filosofia e seus desdobramentos.

VIANA, Larissa; SANTOS, Lincoln Marques dos. História da América um. Rio de Janeiro: Fundação ceciérgi, 2010.

Livro que reúne propostas de aulas sôbre a história da América.

VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011.

O atlas traz informações sôbre a História Geral e a História do Brasil, organizado de acôrdo com os grandes períodos da história da humanidade.

zolnerkévic, Igor. Debate sôbre extinção opõe teorias sobre caça predatória e mudanças climáticas. Folha de sem, 20 julho 2008. Disponível em: https://oeds.link/DiNh1Y. Acesso em: 15 fevereiro2022.

O artigo traz visões de especialistas sôbre o processo de extinção em massa da megafauna americana.