REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

ALGRANTI, Leila Mezan. História da alimentação na América portuguesa. In: ARQUIVO NACIONAL. O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 6 fevereiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/S8HFBB. Acesso em: 14 abril. 2022.

O texto aborda a transmissão de costumes e saberes relacionados à alimentação no Brasil colonial.

ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933.

Coletânea de textos produzidos pelo padre José de Anchieta entre 1554 e 1594.

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. São Paulo: êduspi, 2007.

Publicado pela primeira vez em 1771, por um jesuíta com pseudônimo de Antonil, a obra descreve de maneira minuciosa a produção de açúcar e tabaco, a mineração e a criação de gado em território brasileiro.

APARICIO, Miguel. Indígenas que subvertem a velha divisão entre antropólogos e nativos. Nexo: políticas públicas, 12 julho 2021. Disponível em: https://oeds.link/RQrS0o. Acesso em: 9 fevereiro. 2022.

Artigo com indicações de estudos produzidos pela antropologia indígena.

ARREDONDO, Santiago C.; DIAGO, Jesús C. Práticas de avaliação educacional: materiais e instrumentos. São Paulo: Editora Unésp, 2012.

O livro apresenta reflexões sobre avaliação, além de instrumentos e ideias para a elaboração de avaliações.

Atlante Istórico Novara Istituto Geográfico de Agostíni, 1984.

A enciclopédia apresenta importantes acontecimentos históricos.

ATLAS da História do Mundo. São Paulo: Folha de São Paulo, 1995.

A publicação traz uma série de mapas históricos.

ATLAS histórico. São Paulo: Enciclopédia Britânica, 1977.

Atlas com panorama histórico mundial.

Baciqui, Lilian; môrrãm, José (organizador). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2017.

O livro traz fundamentos e reflexões sobre as metodologias ativas para a educação.

BAHIA, Ítalo C. Guerras sagradas: o caráter religioso das guerras astecas. Ameríndia, Fortaleza, volume 3, número 1, página 1-9, 2007.

Artigo que traz caraterísticas da instituição da guerra e da religião asteca considerando o contexto cultural.

, Jan M. Fernão de Magalhães: a Terra é redonda. Lisboa: Terramar, 1998.

Livro sobre a viagem marítima do português Fernão de Magalhães, no período das Grandes Navegações, que comprovou o formato esférico da Terra.

BARREIRA, João do N. M. Rede de caminhos no Reino do Kongo. 2018. Dissertação (Mestrado em Arqueologia e Território) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal, 2018. volume um página 20. Disponível em: https://oeds.link/wPCUPb. Acesso em: 2 fevereiro 2022.

Estudo que traz um levantamento sobre a rede de caminhos presente no Reino do Congo e as pesquisas arqueológicas na região.

BELLUZO, Rosa. Os sabores da América: Cuba, Jamaica, Martinica, México. São Paulo: Senáqui, 2004.

Livro que reúne trechos de obras literárias e de referências, além de receitas de culinária da região das Antilhas.

bênder Uíliam N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século vinte e um. São Paulo: Penso, 2014.

A obra propõe reflexões atualizadas sobre o trabalho com projetos em sala de aula.

Betell, Leslie (organizador). História da América Latina: América Latina colonial. segunda edição São Paulo: êduspi; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012. volume umponto

Livro dedicado ao período colonial da história da América Latina. Concentra-se em dois aspectos: a economia e a cultura.

BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe: a civilização árabe-islâmica clássica através da obra de êbnú ráldúna e Êbnú Battuta. Rio de Janeiro: Civilização Brasilieira, 2012.

Obra que busca desconstruir concepções equivocadas sobre os árabes, destacando um universo culto e dinâmico.

bitêncur, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

O livro trata de aspectos do ensino e da aprendizagem de História.

Bloque, Marc Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: zarrár, 2001.

Livro que propõe uma reflexão sobre a metodologia da História e o papel do historiador.

Bóquisser, Chárles . A idade de ouro do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

Livro sobre o processo de exploração do ouro no Brasil e seu impacto na formação territorial.

Bóquisser, Chárles . O império marítimo português (1415-1825). Lisboa: Edições 70, 1994.

O livro aborda a evolução do império marítimo português desde o início do século quinze até à independência do Brasil.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 5 outubro. 1988. Disponível em: https://oeds.link/WIXM5s. Acesso em: 22 fevereiro 2022.

Documento com o conjunto de leis fundamentais e supremos do Brasil.

BRASIL. Decreto número .7037, de 21 de dezembro de 2009. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 21 dezembro. 2009. Disponível em: https://oeds.link/NhFnOM. Acesso em: 20 abril 2022.

Regulamenta o Programa Nacional de Direitos Humanos.

BRASIL. Lei número .8069, de 13 de julho de 1990. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 13 julho 1990. Disponível em: https://oeds.link/fGd074. Acesso em: 13março. 2022.

O documento estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e consolida seus direitos.

BRASIL. Lei número .9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 20 dezembro. 1996. Disponível em: https://oeds.link/Ub5WML. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece as diretrizes e bases da Educação Básica nacional.

BRASIL. Lei número .9795, de 27 de abril de 1999. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 27 abril. 1999. Disponível em: https://oeds.link/wkGUid. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece parâmetros para a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

BRASIL. Lei número .10741, de 1º de outubro de 2003. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 1º outubro. 2003. Disponível em: https://oeds.link/1Xvk35. Acesso em: 20 abril 2022.

Lei que estabelece o Estatuto do Idoso.

BRASIL. Lei número .13005, de 25 de junho de 2014. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 25, junho. 2014. Disponível em: https://oeds.link/E8qakw. Acesso em: 20 abril. 2022.

Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação (pê êne é) e determina diretrizes para a política educacional.

BRASIL. Lei número .13146, de 6 de julho de 2015. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 6 julho. 2015. Disponível em: https://oeds.link/K4bxi0. Acesso em: 20 abril. 2022.

Estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 3 janeiro. 2022.

Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília, Distrito Federal: Méqui: sébi, 2004.

Documento que fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundação de Assistência ao Estudante. Atlas histórico escolar. oitava edição. Rio de Janeiro: fei , 1991.

Atlas com mapas relacionados à História Geral, História da América e História do Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, Distrito Federal: secádi, 2006.

Documento que orienta a política educacional para a promoção e o reconhecimento da diversidade étnico-racial em cada nível de ensino.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília, Distrito Federal: Méqui: séfi, 1998.

Documento que traz os fundamentos que balizam a proposta de uma escola indígena intercultural, bilíngue e diferenciada.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. pê êne á: Política Nacional de Alfabetização. Brasília, Distrito Federal: Méqui: seálfi, 2019.

Publicação oficial que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília, Distrito Federal: Méqui: séfi, 1998. volume 6. Disponível em: https://oeds.link/qqSaYD. Acesso em: 22 fevereiro. 2022.

Diretrizes para as práticas educacionais e curriculares de História no Ensino Fundamental.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Fundação Nacional do Índio. Índios do Brasil: quem são. Brasília, Distrito Federal: Funái, 12 novembro. 2013. Disponível em: https://oeds.link/fEBrUH. Acesso em: 18 abril. 2022.

A página traz dados relevantes sobre a distribuição da população indígena no território brasileiro ao longo do tempo.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Fundação Nacional do Índio. Terras Indígenas. Brasília, Distrito Federal: Funái, 2021. Disponível em: https://oeds.link/ij3282. Acesso em: 10 fevereiro. 2022.

Mapa com detalhamento das Terras Indígenas.

Bráum, Dêiel M. (). Astecas: reinado de sangue e esplendor. Rio de Janeiro: Abril Livros; TimeLife, 1999. (Coleção Civilizações perdidas).

Livro que reúne textos sobre o modo de vida e a cultura asteca.

bróun, di. Enterrem meu coração na curva do rio: a dramática história dos índios norte-americanos. Pôrto Alegre: Ele e Pê ême, 2003.

Livro que narra a história dos indígenas estadunidenses do oeste do país no século dezenove.

CAMPOS, Flavio de; dounicóf, Miriam. Atlas: História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.

Atlas que apresenta mapas relacionados à história do Brasil.

CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo (Organização.). Domínios da história: ensaio de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

A obra traz um panorama dos vários campos de investigação da História, expondo os principais conceitos e as polêmicas e indicando caminhos e dilemas atuais do saber historiográfico.

CARNEIRO, Edison. O quilombo dos Palmares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

Livro que trata do Quilombo dos Palmares, abordando seus aspectos políticos, econômicos, militar, cultural e social.

CARTA de Pero Vaz de Caminha a el rei Dom Manuel [1º de maio de 1500]. Educação Pública. Disponível em: https://oeds.link/J24lE2. Acesso em: 10 fevereiro. 2022.

Reprodução da Carta de Pero Vaz de Caminha, documento que traz impressões do autor sobre a terra que se chamaria Brasil.

chenô jeãn. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995.

Livro que analisa metodologias do fazer do historiador.

CINTRA, Jorge. Reconstruindo o mapa das capitanias hereditárias. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, volume 21, número 2, página 11-45, dezembro. 2013. Disponível em: https://oeds.link/hJHNd4. Acesso em: 28 janeiro. 2022.

O artigo apresenta o resultado do estudo cartográfico das capitanias hereditárias.

COSTA, Ricardo da. A expansão árabe na África e os impérios negros de Gana, Mali e Songai (séculos sete-dezesseis). In: Nixicáua, T. F. C. História Medieval: História dois São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Artigo sobre a expansão árabe na África.

CUNHA, Manuela C. da (organizador). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; fapésp, 1992.

Coletânea de textos que abordam questões ligadas à presença dos povos indígenas no Brasil.

delórs jaques (coordenação). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a unêsco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século vinte e um. São Paulo: Cortez; Brasília: Méqui/unêsco, 1998.

O artigo identifica os pilares visados pela organização internacional para a educação no mundo.

dubí jórj. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010.

Atlas com diversos mapas sobres os principais acontecimentos dos processos históricos da humanidade.

ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

O livro reúne uma série de documentos medievais.

FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1996.

Livro sobre estruturas políticas, práticas econômicas e ideologias que revolucionaram o mundo medieval.

fárting, istífen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

O livro apresenta os movimentos artísticos, além das obras mais importantes de todos os tempos.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: êduspi: éfe dê é, 1994.

Livro sobre os principais acontecimentos da história brasileira.

favri ênri. A civilização inca. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1987.

Livro sobre o surgimento, a evolução e a decadência do Império Inca.

FERREIRA, Andrey C. Conquista colonial, resistência indígena e formação do Estado-Nacional: os índios Guaicuru e Guana no Mato Grosso dos séculos dezoito e dezenove. Revista de Antropologia, São Paulo, volume52, número 1, página 97-136, 2009.

Artigo que analisa a história da conquista colonial do estado de Mato Grosso no século dezenove e sua contrapartida, a resistência indígena.

FERREIRA, Graça Maria L. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019.

Atlas geográfico que reúne representações cartográficas, dados geográficos e estatísticos do Brasil e do mundo.

FERREIRA, Graça Maria L. Moderno atlas geográfico. sexta edição. São Paulo: Moderna, 2016.

Atlas geográfico que auxilia no desenvolvimento da noção espacial e da linguagem cartográfica, além de dar suporte à reflexão sobre o espaço geográfico.

FIGUEIREDO, Luciano R. A.; CAMPOS, Maria V. (.) Códice Costa Matoso: coleção de notícias dos primeiros descobrimentos das minas na América que fez o doutor Caetano da Costa Matoso sendo ouvidor-geral das do Ouro Preto, de que tomou posse em fevereiro de 1749, e vários papéis. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1999.

Composto de 39 documentos manuscritos, 5 impressos e 1 registro cartográfico compilados entre 749 e 1752.

FIGUEIREDO, Luciano. Rebeliões no Brasil colônia. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2005.

Livro que analisa as rebeliões e os movimentos armados coletivos na América portuguesa durante os séculos dezessete edezoito.

FONSECA, Rodrigo. Marco da censura no Brasil, Calabar faz 40 anos com nova montagem. O Globo, Rio de Janeiro, 12 maio 2013. Cultura. Disponível em: https://oeds.link/ALTaaw. Acesso em: 4 maio 2022.

O artigo faz uma análise da montagem da peça Calabar: o elogio da traição, de Chico Buarque de Holanda.

FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1976.

O livro reúne diversos e documentos produzidos acerca de diversos temas referentes à história da humanidade.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. trigésima primeira edição. Rio de Janeiro: recór, 1996.

Obra clássica que trata da vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas na formação brasileira no período colonial.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: zarrár, 2006.

Livro que conceitua e trata da importância dos patrimônios.

FUSCALDO, Bruna Muriel H. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista cê pê cê, São Paulo, número18, página 81-105, dezembro. 2014/abril. 2015.

Artigo sobre o carimbó e sua importância cultural.

GÂNDAVO, Pero de M. Tratado da Terra do Brasil: história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008.

Obra que reúne o trabalho de Pero de Magalhães Gândavo, considerada a “primeira história do Brasil”.

Gombrit, Érnést Rá IótA história da arte. décima sexta edição. Rio de Janeiro: éle tê cê, 1999.

Considerado um dos mais importantes livros sobre arte, traça um extenso panorama sobre os períodos, os estilos e os movimentos artísticos.

gorênder, jacó. A escravidão reabilitada. São Paulo: Ática, 1991.

Livro sobre o regime escravocrata no período colonial.

GUARINELLO, Noberto L. Escravos sem senhores: escravidão, trabalho e poder no mundo romano. Revista Brasileira de História, São Paulo, volume26, número 52, página 227-246, 2006.

O artigo trata da escravidão no Império Romano abordando as noções de liberdade e escravidão tanto no aspecto público quanto no privado.

GUERRA, Rodrigo de M. Invenção da América, colonialidade do poder e pós-colonialismo: reflexões acerca do primitivo Novo Mundo. Relacult, Foz do Iguaçu, volume 6, número 6, página 1-9, março. 2020. Disponível em: https://oeds.link/1Etq6l. Acesso em: 28 janeiro 2022.

Artigo que propõe discutir a noção de “invenção” no que se refere ao continente americano.

Reiô Dión Ar Idade das explorações. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.

Livro sobre o período das Grandes Navegações.

Rarári, Iuvel N. vinte e uma lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

A obra aborda questões urgentes e importantes para o presente e o futuro da humanidade, incentivando reflexões sobre a importância da cooperação e da valorização do coletivo na busca por respostas para problemas sociais, ambientais e econômicos.

ernândes, Leila Maria A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: sêlo Negro, 2005.

A obra traz uma visão clara e abrangente sobre a África contemporânea, reunindo questões polêmicas sobre o domínio europeu e a diversidade das lutas até a formação dos Estados nacionais.

ROBSBAUM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Livro que discute as implicações para a historiografia contemporânea de diversas questões, como a noção de identidade nacional e de progresso.

HOLANDA, Sérgio B. de. Caminhos e fronteiras. terceira edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Obra que aborda o processo de expansão e ocupação territorial brasileiro pelos bandeirantes.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas geográfico escolar. quinta edição. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2009.

Atlas geográfico que reúne representações cartográficas, dados geográficos e estatísticos do Brasil e do mundo.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010 Características gerais dos indígenas: resultados do universo. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2012.

Documento de divulgação dos dados estatísticos do Censo Demográfico 2010 sobre povos indígenas residentes no Brasil.

ISTOÉ Brasil. 500 anos: atlas histórico. São Paulo: Três, 1998.

Atlas que traz dados e informações sobre a história do Brasil que vão desde o período antes da chegada dos portugueses à América até a contemporaneidade.

KARNAL, Leandro. . História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007.

Livro que apresenta uma análise da história dos Estados Unidos.

quítin, Vallandro; MARANHÃO, Ricardo. Caminhos da conquista: a formação do espaço brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2008.

Livro que trata da presença de indígenas, bandeirantes, tropeiros e jesuítas no território brasileiro durante o período colonial.

Quínder, Rírman; Rilgamán, Véarná; Rért, Mânfred. Atlas histórico mundial: de los orígenes a nuestros días. Madri: Akal, 2007.

O atlas propõe compreender a história a partir de aspectos do desenvolvimento político, econômico, bélico e cultural das diversas regiões do globo.

qui zêrbo, Joséf. História da África negra. Lisboa: Europa-América, 1972. volume um.

O livro reúne textos que tratam de temas diversos sobre a história da África.

qui zêrbo, Joséf (edição). História geral da África: metodologia e pré-história da África. 2. eDona. Brasília: unêsco, 2010.volumeum

A obra reúne textos de diversos historiadores sobre a história da África.

LAS CASAS, Frei Bartolomê de. O paraíso destruído: a sangrenta história da conquista da América. Pôrto Alegre: Ele e Pê ême, 2001.

Relato do Frei Bartolomê de Las Casas sobre a sangrenta conquista espanhola da América.

LAS CASAS, Frei Bartolomê de. Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião. São Paulo: Paulus, 2010.

Nessa obra, o missionário Bartolomê de Las Casas sintetiza sua visão sobre a conversão religiosa dos indígenas.

LE GÓFI, Jaques. História e memória. Campinas: Editora da unicâmpi, 2003.

O livro apresenta, de uma nova perspectiva, as principais questões da historiografia contemporânea.

Lisboa FILHO, P. N.; LAVARDA, F. C. Galileu. [Adaptado da obra de] bréche, . [sem local, sem nome], [2012]. Disponível em: https://oeds.link/PZKw18. Acesso em: 20 fevereiro 2022.

Roteiro de peça teatral sobre a vida de um dos mais importantes cientistas: Galileu.

LUCA, Tânia R. de; PINSKY, Carla B. (Organização.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

Obra que discute o trabalho com diversas fontes, assim como a importância de algumas delas na construção da memória.

LUTERO, Martinho. 95 teses de Lutero. [sem local]: Portal Luteranos, [Década de dois mil e dez]. Disponível em: https://oeds.link/n69xDM. Acesso em: 3 fevereiro. 2022.

Obra de Martinho Lutero, monge e teólogo, que contém uma lista com proposições para uma disputa acadêmica, as quais deram início à Reforma Protestante.

MACHADO, Sátira. Perguntas frequentes sobre a Lei .10639/03. In: MACHADO, Sátira. Blog Criança e Negritude. Viamão, 8 janeiro. 2003. Disponível em: https://oeds.link/mciMzQ. Acesso em: 25 junho. 2022.

Esclarecimentos sobre tópicos da Lei 10.639/03.

Machilêin, Ian; Símons, Márten . A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

A obra apresenta textos sobre Filosofia da Educação e reflexões sobre a educação na atualidade.

MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec:êduspi, 1977.

Coletânea relacionada à história contemporânea.

Méredif, Mártin. O destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. São Paulo: zarrár, 2017. E-book.

Livro que traz um panorama do continente africano, do Antigo Egito à atualidade.

Minhôlo, Válter D.; SOUZA PINTO, Julio R. de. A Modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. tchívitas. volume 15, número 3, página386-387, 381-402, julho.-setembro. 2015. Disponível em: https://oeds.link/hhzrUj. Acesso em: 3 fevereiro. 2022.

Artigo sobre o panorama da modernidade e que propõe uma releitura sobre seu caráter universal.

moctar gamal (edição). História geral da África. segundaedição revista Brasília: unêsco, 2010. volumedois

O livro reúne textos de diversos pesquisadores e estudiosos da África Antiga.

MONTEIRO, Djón Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

O livro apresenta uma análise histórica sobre as experiências de indígenas e bandeirantes na formação de São Paulo.

MORAN, José. Metodologias ativas: alguns questionamentos. Educação Transformadora. Disponível em: https://oeds.link/Utymih. Acesso em: 28 janeiro. 2022.

O artigo procura sistematizar o uso de metodologias ativas em sala de aula.

MORUS, Thomas. A Utopia. [sem local]: Ridendo Castígat Môres, 2001. E-book.

Livro clássico que narra sobre uma sociedade utópica, distinta da sociedade real.

MUNDURUKU, Daniel. Usando a palavra certa para doutor não reclamar. Blog Daniel Munduruku. Disponível em: https://oeds.link/SQsfJX. Acesso em: 10 fevereiro 2022.

Daniel Munduruku discute nesse texto as representações dos indígenas na visão dos não indígenas.

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual; Campinas: unicâmpi, 1987.

Obra paradidática sobre a formação e a história dos Estados Unidos.

NARRATIVAS negras. Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras. Curitiba: Voo, 2021. E-book.

Livro sobre a vida de diversas mulheres negras brasileiras.

Nianê, Dibríl T. História geral da África : África do século doze ao segundaedição. Brasília: unêsco, 2010. volumequatro.

Texto sobre a relação entre várias regiões no continente africano do século doze ao dezesseis.

Ô Gôrman, Edmundo. A invenção da América: reflexão a respeito da estrutura histórica do Novo Mundo e do sentido do seu devir. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. (Coleção Biblioteca básica). página 99.

Estudo crítico sobre a viagem de Colombo à América.

OLIVEIRA, João P.; FREIRE, Carlos A. da R. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: Méqui: secádi; Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2006. Disponível em: https://oeds.link/wB1vge. Acesso em: 8 fevereiro. 2022.

Livro que propõe desconstruir lugares-comuns acerca da presença indígena no Brasil.

Óliver, Rôland. A experiência africana: da Pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1994.

Livro que traz um panorama histórico do continente africano.

PARECER do Conselho Ultramarino. In: DOCUMENTOS Históricos: Consultas do Conselho Ultramarino, Rio de Janeiro, Bahia (1721-1725), Pernambuco e outras capitanias (1712-1716). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1952. volume 96.

Documento com parecer do Conselho Ultramarino.

PEDRA da Memória: Diálogos Brasil Benin. Disponível em: https://oeds.link/Vv7nmO. Acesso em: 2fevereiro 2022.

Livro que reúne investigações sobre práticas culturais do Brasil e de Benin.

PERRENÔ, Fílipe . As competências para ensinar no século vinte e um: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Pôrto Alegre: Artmed, 2018.

O livro apresenta reflexões sobre a construção de práticas educativas baseadas em competências.

PERRONE-MOISÉS, Beatriz; Istútman, Renato. Notícias de uma certa confederação Tamoio. Mana, Rio de Janeiro, volume 16, número 2, página 401--433, outubro. 2010.

Artigo que propõe revisitar a “confederação dos Tamoios”.

Pirrêne, Enrí. História econômica e social da Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

Obra que aborda a história econômica e social da Idade Média desde os fins do Império Romano até o século quinze.

PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1971.

Obra que propõe compreender o processo de formação econômica do Brasil e suas implicações sociais.

PRADO, Maria Ligia C.; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2018.

Livro que traz análises sobre a formação das nações e as contradições sociais na América Latina a partir da crise do sistema colonial no início do século dezenove.

PRADO, Maria Ligia C.; VIDAL, Diana G. À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: êduspi, 2002.

Coletânea que reúne textos referentes às comemorações pelos 500 anos da chegada dos portugueses às terras brasileiras.

Prodanóvi, Cleber C. Cultura e sociedade mineradora: Potosí, 1569--1670. São Paulo: Annablume, 2002.

Livro que aborda o processo de exploração das minas em Potosí no período de 1569-1670.

RESENDE, Maria E. L. de; VILLALTA, Luiz C. (organizador). As Minas setecentistas. Belo Horizonte: Autêntica: Companhia do Tempo, 2007.

Livro sobre a historiografia de Minas Gerais.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau: 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação/sêmp, 1980.

A coletânea reúne uma série de documentos históricos essenciais para o ensino de História.

SCARANO, Julita. Negros nas terras do ouro: cotidiano e solidariedade. Século dezoito. segunda edição. São Paulo: Brasiliense, 2002.

Livro sobre o cotidiano de escravos, negros e mulatos nas Minas Gerais do séculodezoito.

Chuárquis, Lilia M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Livro que propõe refletir sobre a mentalidade de uma época em que conviveram o liberalismo político e o racismo de diversas escolas darvinistas.

Chuárquis, Lilia M.; istárlin, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Livro que traz análises do longo processo de embates e avanços sociais, da democracia e dos desdobramentos das manifestações populares, entre outros acontecimentos marcantes dos últimos anos.

Xêiquispíer, uilian. A trágica história de Hamlet. [sem local]: Ridendo Castígat Môres, 2000. E-book.

Clássico da literatura mundial.

SILVA, Alberto da C. e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. quinta edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

Livro que trata de povos e etnias, técnicas agrícolas e de navegação, expressões religiosas e artísticas, entre outros, referentes à África negra.

SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. segunda edição. São Paulo: Contexto, 2009.

Importante obra que apresenta os principais conceitos históricos.

sáimonsen, Roberto. História econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1978.

Obra que propõe uma análise da formação econômica do Brasil, abordando o desenvolvimento econômico da região desde a chegada dos portugueses.

sútéle jác. O sagrado e o profano. Correio da unêsco. [sem local], ano 37, número7, página 4-8, julho 1984.

Texto sobre a cultura dos povos astecas.

SOUZA, Marina de M. e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

Livro que traz um panorama do continente africano e sua relação com o comércio de escravos para a América.

TAVARES, Elaine. Chile: aprovada a proposta de um estado plurinacional. Iêla, ú éfe ésse cê, Florianópolis, 28 janeiro. 2022. Disponível em: https://oeds.link/UjbHZs. Acesso em: 10 fevereiro 2022.

Matéria sobre a aprovação de uma proposta para a definição de estado plurinacional.

TIEMPO mesoamericano (2500 antes de Cristo-1521 Depois de Cristo). Arqueología Mexi­canaEdición especial. México, Distrito Federal: Raíces: Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2001.

Publicação sobre arqueologia e os povos da Mesoamérica.

Todoróvi, Zisvêtâm. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Livro sobre a história da descoberta e da conquista da América.

unêsco. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: unêsco, 2016.

Obra organizada pela unêsco, com o intuito de pensar a educação no mundo de hoje.

VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011.

O atlas traz informações sobre a História Geral e a História do Brasil, organizado de acôrdo com os grandes períodos da história da humanidade.