REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
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O texto aborda a transmissão de costumes e saberes relacionados à alimentação no Brasil colonial.
ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933.
Coletânea de textos produzidos pelo padre José de Anchieta entre 1554 e 1594.
ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. São Paulo: êduspi, 2007.
Publicado pela primeira vez em 1771, por um jesuíta com pseudônimo de Antonil, a obra descreve de maneira minuciosa a produção de açúcar e tabaco, a mineração e a criação de gado em território brasileiro.
APARICIO, Miguel. Indígenas que subvertem a velha divisão entre antropólogos e nativos. Nexo: políticas públicas, 12 julho 2021. Disponível em: https://oeds.link/RQrS0o. Acesso em: 9 . 2022. fevereiro
Artigo com indicações de estudos produzidos pela antropologia indígena.
ARREDONDO, Santiago C.; DIAGO, Jesús C. Práticas de avaliação educacional: materiais e instrumentos. São Paulo: Editora Unésp, 2012.
O livro apresenta reflexões sobre avaliação, além de instrumentos e ideias para a elaboração de avaliações.
Atlante Istórico Novara Istituto Geográfico de Agostíni, 1984.
A enciclopédia apresenta importantes acontecimentos históricos.
ATLAS da História do Mundo. São Paulo: Folha de São Paulo, 1995.
A publicação traz uma série de mapas históricos.
ATLAS histórico. São Paulo: Enciclopédia Britânica, 1977.
Atlas com panorama histórico mundial.
Baciqui, Lilian; môrrãm, José ( organizador). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2017.
O livro traz fundamentos e reflexões sobre as metodologias ativas para a educação.
BAHIA, Ítalo C. Guerras sagradas: o caráter religioso das guerras astecas. Ameríndia, Fortaleza, volume 3, número 1, página 1-9, 2007.
Artigo que traz caraterísticas da instituição da guerra e da religião asteca considerando o contexto cultural.
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Livro sobre a viagem marítima do português Fernão de Magalhães, no período das Grandes Navegações, que comprovou o formato esférico da Terra.
BARREIRA, João do N. M. Rede de caminhos no Reino do Kongo. 2018. Dissertação (Mestrado em Arqueologia e Território) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal, 2018. volume um página 20. Disponível em: https://oeds.link/wPCUPb. Acesso em: 2 fevereiro 2022.
Estudo que traz um levantamento sobre a rede de caminhos presente no Reino do Congo e as pesquisas arqueológicas na região.
BELLUZO, Rosa. Os sabores da América: Cuba, Jamaica, Martinica, México. São Paulo: Senáqui, 2004.
Livro que reúne trechos de obras literárias e de referências, além de receitas de culinária da região das Antilhas.
bênder Uíliam N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século vinte e um. São Paulo: Penso, 2014.
A obra propõe reflexões atualizadas sobre o trabalho com projetos em sala de aula.
Betell, Leslie ( organizador). História da América Latina: América Latina colonial. segunda edição São Paulo: êduspi; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012. volume um ponto
Livro dedicado ao período colonial da história da América Latina. Concentra-se em dois aspectos: a economia e a cultura.
BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe: a civilização árabe-islâmica clássica através da obra de êbnú ráldúna e Êbnú Battuta. Rio de Janeiro: Civilização Brasilieira, 2012.
Obra que busca desconstruir concepções equivocadas sobre os árabes, destacando um universo culto e dinâmico.
bitêncur, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
O livro trata de aspectos do ensino e da aprendizagem de História.
Bloque, Marc Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: zarrár, 2001.
Livro que propõe uma reflexão sobre a metodologia da História e o papel do historiador.
Bóquisser, Chárles . A idade de ouro do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
Livro sobre o processo de exploração do ouro no Brasil e seu impacto na formação territorial.
Bóquisser, Chárles . O império marítimo português (1415-1825). Lisboa: Edições 70, 1994.
O livro aborda a evolução do império marítimo português desde o início do século quinze até à independência do Brasil.
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Documento com o conjunto de leis fundamentais e supremos do Brasil.
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Regulamenta o Programa Nacional de Direitos Humanos.
BRASIL. Lei número .8069, de 13 de julho de 1990. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 13 julho 1990. Disponível em: https://oeds.link/fGd074. Acesso em: 13 março. 2022.
O documento estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e consolida seus direitos.
BRASIL. Lei número .9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, : Distrito Federal Presidência da República, 20 dezembro. 1996. Disponível em: https://oeds.link/Ub5WML. Acesso em: 20 abril 2022.
Lei que estabelece as diretrizes e bases da Educação Básica nacional.
BRASIL. Lei número .9795, de 27 de abril de 1999. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 27 abril. 1999. Disponível em: https://oeds.link/wkGUid. Acesso em: 20 abril 2022.
Lei que estabelece parâmetros para a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
BRASIL. Lei número .10741, de 1º de outubro de 2003. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 1º outubro. 2003. Disponível em: https://oeds.link/1Xvk35. Acesso em: 20 abril 2022.
Lei que estabelece o Estatuto do Idoso.
BRASIL. Lei número .13005, de 25 de junho de 2014. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 25, junho. 2014. Disponível em: https://oeds.link/E8qakw. Acesso em: 20 abril. 2022.
Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação ( pê êne é) e determina diretrizes para a política educacional.
BRASIL. Lei número .13146, de 6 de julho de 2015. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 6 julho. 2015. Disponível em: https://oeds.link/K4bxi0. Acesso em: 20 abril. 2022.
Estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
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Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.
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Documento que fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.
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Atlas com mapas relacionados à História Geral, História da América e História do Brasil.
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Documento que orienta a política educacional para a promoção e o reconhecimento da diversidade étnico-racial em cada nível de ensino.
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Documento que traz os fundamentos que balizam a proposta de uma escola indígena intercultural, bilíngue e diferenciada.
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Publicação oficial que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.
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Diretrizes para as práticas educacionais e curriculares de História no Ensino Fundamental.
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A página traz dados relevantes sobre a distribuição da população indígena no território brasileiro ao longo do tempo.
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Mapa com detalhamento das Terras Indígenas.
Bráum, Dêiel M. (). Astecas: reinado de sangue e esplendor. Rio de Janeiro: Abril Livros; TimeLife, 1999. (Coleção Civilizações perdidas).
Livro que reúne textos sobre o modo de vida e a cultura asteca.
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Livro que narra a história dos indígenas estadunidenses do oeste do país no século dezenove.
CAMPOS, Flavio de; dounicóf, Miriam. Atlas: História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.
Atlas que apresenta mapas relacionados à história do Brasil.
CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo ( Organização.). Domínios da história: ensaio de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
A obra traz um panorama dos vários campos de investigação da História, expondo os principais conceitos e as polêmicas e indicando caminhos e dilemas atuais do saber historiográfico.
CARNEIRO, Edison. O quilombo dos Palmares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
Livro que trata do Quilombo dos Palmares, abordando seus aspectos políticos, econômicos, militar, cultural e social.
CARTA de Pero Vaz de Caminha a el rei Dom Manuel [1º de maio de 1500]. Educação Pública. Disponível em: https://oeds.link/J24lE2. Acesso em: 10 fevereiro. 2022.
Reprodução da Carta de Pero Vaz de Caminha, documento que traz impressões do autor sobre a terra que se chamaria Brasil.
chenô jeãn. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995.
Livro que analisa metodologias do fazer do historiador.
CINTRA, Jorge. Reconstruindo o mapa das capitanias hereditárias. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, volume 21, número 2, página 11-45, dezembro. 2013. Disponível em: https://oeds.link/hJHNd4. Acesso em: 28 janeiro. 2022.
O artigo apresenta o resultado do estudo cartográfico das capitanias hereditárias.
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Artigo sobre a expansão árabe na África.
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Coletânea de textos que abordam questões ligadas à presença dos povos indígenas no Brasil.
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O artigo identifica os pilares visados pela organização internacional para a educação no mundo.
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Atlas com diversos mapas sobres os principais acontecimentos dos processos históricos da humanidade.
ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.
O livro reúne uma série de documentos medievais.
FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1996.
Livro sobre estruturas políticas, práticas econômicas e ideologias que revolucionaram o mundo medieval.
fárting, istífen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
O livro apresenta os movimentos artísticos, além das obras mais importantes de todos os tempos.
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Livro sobre os principais acontecimentos da história brasileira.
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Livro sobre o surgimento, a evolução e a decadência do Império Inca.
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Artigo que analisa a história da conquista colonial do estado de Mato Grosso no século dezenove e sua contrapartida, a resistência indígena.
FERREIRA, Graça Maria L. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019.
Atlas geográfico que reúne representações cartográficas, dados geográficos e estatísticos do Brasil e do mundo.
FERREIRA, Graça Maria L. Moderno atlas geográfico. sexta edição. São Paulo: Moderna, 2016.
Atlas geográfico que auxilia no desenvolvimento da noção espacial e da linguagem cartográfica, além de dar suporte à reflexão sobre o espaço geográfico.
FIGUEIREDO, Luciano R. A.; CAMPOS, Maria V. (.) Códice Costa Matoso: coleção de notícias dos primeiros descobrimentos das minas na América que fez o doutor Caetano da Costa Matoso sendo ouvidor-geral das do Ouro Preto, de que tomou posse em fevereiro de 1749, e vários papéis. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1999.
Composto de 39 documentos manuscritos, 5 impressos e 1 registro cartográfico compilados entre 749 e 1752.
FIGUEIREDO, Luciano. Rebeliões no Brasil colônia. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2005.
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O artigo faz uma análise da montagem da peça Calabar: o elogio da traição, de Chico Buarque de Holanda.
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O livro reúne diversos e documentos produzidos acerca de diversos temas referentes à história da humanidade.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. trigésima primeira edição. Rio de Janeiro: recór, 1996.
Obra clássica que trata da vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas na formação brasileira no período colonial.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: zarrár, 2006.
Livro que conceitua e trata da importância dos patrimônios.
FUSCALDO, Bruna Muriel H. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista cê pê cê, São Paulo, número18, página 81-105, dezembro. 2014/ abril. 2015.
Artigo sobre o carimbó e sua importância cultural.
GÂNDAVO, Pero de M. Tratado da Terra do Brasil: história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008.
Obra que reúne o trabalho de Pero de Magalhães Gândavo, considerada a “primeira história do Brasil”.
Gombrit, Érnést Rá IótA história da arte. décima sexta edição. Rio de Janeiro: éle tê cê, 1999.
Considerado um dos mais importantes livros sobre arte, traça um extenso panorama sobre os períodos, os estilos e os movimentos artísticos.
gorênder, jacó. A escravidão reabilitada. São Paulo: Ática, 1991.
Livro sobre o regime escravocrata no período colonial.
GUARINELLO, Noberto L. Escravos sem senhores: escravidão, trabalho e poder no mundo romano. Revista Brasileira de História, São Paulo, volume26, número 52, página 227-246, 2006.
O artigo trata da escravidão no Império Romano abordando as noções de liberdade e escravidão tanto no aspecto público quanto no privado.
GUERRA, Rodrigo de M. Invenção da América, colonialidade do poder e pós-colonialismo: reflexões acerca do primitivo Novo Mundo. Relacult, Foz do Iguaçu, volume 6, número 6, página 1-9, março. 2020. Disponível em: https://oeds.link/1Etq6l. Acesso em: 28 janeiro 2022.
Artigo que propõe discutir a noção de “invenção” no que se refere ao continente americano.
Reiô Dión Ar Idade das explorações. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.
Livro sobre o período das Grandes Navegações.
Rarári, Iuvel N. vinte e uma lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
A obra aborda questões urgentes e importantes para o presente e o futuro da humanidade, incentivando reflexões sobre a importância da cooperação e da valorização do coletivo na busca por respostas para problemas sociais, ambientais e econômicos.
ernândes, Leila Maria A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: sêlo Negro, 2005.
A obra traz uma visão clara e abrangente sobre a África contemporânea, reunindo questões polêmicas sobre o domínio europeu e a diversidade das lutas até a formação dos Estados nacionais.
ROBSBAUM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Livro que discute as implicações para a historiografia contemporânea de diversas questões, como a noção de identidade nacional e de progresso.
HOLANDA, Sérgio B. de. Caminhos e fronteiras. terceira edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Obra que aborda o processo de expansão e ocupação territorial brasileiro pelos bandeirantes.
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Atlas geográfico que reúne representações cartográficas, dados geográficos e estatísticos do Brasil e do mundo.
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Documento de divulgação dos dados estatísticos do Censo Demográfico 2010 sobre povos indígenas residentes no Brasil.
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Atlas que traz dados e informações sobre a história do Brasil que vão desde o período antes da chegada dos portugueses à América até a contemporaneidade.
KARNAL, Leandro. . História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2007.
Livro que apresenta uma análise da história dos Estados Unidos.
quítin, Vallandro; MARANHÃO, Ricardo. Caminhos da conquista: a formação do espaço brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2008.
Livro que trata da presença de indígenas, bandeirantes, tropeiros e jesuítas no território brasileiro durante o período colonial.
Quínder, Rírman; Rilgamán, Véarná; Rért, Mânfred. Atlas histórico mundial: de los orígenes a nuestros días. Madri: Akal, 2007.
O atlas propõe compreender a história a partir de aspectos do desenvolvimento político, econômico, bélico e cultural das diversas regiões do globo.
qui zêrbo, Joséf. História da África negra. Lisboa: Europa-América, 1972. volume . um
O livro reúne textos que tratam de temas diversos sobre a história da África.
qui zêrbo, Joséf ( edição). História geral da África: metodologia e pré-história da África. 2. e Dona. Brasília: unêsco, 2010. volume um
A obra reúne textos de diversos historiadores sobre a história da África.
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Relato do Frei Bartolomê de Las Casas sobre a sangrenta conquista espanhola da América.
LAS CASAS, Frei Bartolomê de. Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião. São Paulo: Paulus, 2010.
Nessa obra, o missionário Bartolomê de Las Casas sintetiza sua visão sobre a conversão religiosa dos indígenas.
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O livro apresenta, de uma nova perspectiva, as principais questões da historiografia contemporânea.
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Roteiro de peça teatral sobre a vida de um dos mais importantes cientistas: Galileu.
LUCA, Tânia R. de; PINSKY, Carla B. ( Organização.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
Obra que discute o trabalho com diversas fontes, assim como a importância de algumas delas na construção da memória.
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Obra de Martinho Lutero, monge e teólogo, que contém uma lista com proposições para uma disputa acadêmica, as quais deram início à Reforma Protestante.
MACHADO, Sátira. Perguntas frequentes sobre a Lei .10639/03. In: MACHADO, Sátira. Blog Criança e Negritude. Viamão, 8 janeiro. 2003. Disponível em: https://oeds.link/mciMzQ. Acesso em: 25 junho. 2022.
Esclarecimentos sobre tópicos da Lei 10.639/03.
Machilêin, Ian; Símons, Márten . A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
A obra apresenta textos sobre Filosofia da Educação e reflexões sobre a educação na atualidade.
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Coletânea relacionada à história contemporânea.
Méredif, Mártin. O destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. São Paulo: zarrár, 2017. E-book.
Livro que traz um panorama do continente africano, do Antigo Egito à atualidade.
Minhôlo, Válter D.; SOUZA PINTO, Julio R. de. A Modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. tchívitas. volume 15, número 3, página386-387, 381-402, julho.- setembro. 2015. Disponível em: https://oeds.link/hhzrUj. Acesso em: 3 fevereiro. 2022.
Artigo sobre o panorama da modernidade e que propõe uma releitura sobre seu caráter universal.
moctar gamal ( edição). História geral da África. segunda edição revista Brasília: unêsco, 2010. volume dois
O livro reúne textos de diversos pesquisadores e estudiosos da África Antiga.
MONTEIRO, Djón Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
O livro apresenta uma análise histórica sobre as experiências de indígenas e bandeirantes na formação de São Paulo.
MORAN, José. Metodologias ativas: alguns questionamentos. Educação Transformadora. Disponível em: https://oeds.link/Utymih. Acesso em: 28 janeiro. 2022.
O artigo procura sistematizar o uso de metodologias ativas em sala de aula.
MORUS, Thomas. A Utopia. [ sem local]: Ridendo Castígat Môres, 2001. E-book.
Livro clássico que narra sobre uma sociedade utópica, distinta da sociedade real.
MUNDURUKU, Daniel. Usando a palavra certa para doutor não reclamar. Blog Daniel Munduruku. Disponível em: https://oeds.link/SQsfJX. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Daniel Munduruku discute nesse texto as representações dos indígenas na visão dos não indígenas.
NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual; Campinas: unicâmpi, 1987.
Obra paradidática sobre a formação e a história dos Estados Unidos.
NARRATIVAS negras. Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras. Curitiba: Voo, 2021. E-book.
Livro sobre a vida de diversas mulheres negras brasileiras.
Nianê, Dibríl T. História geral da África : África do século doze ao segunda edição. Brasília: unêsco, 2010. volume quatro.
Texto sobre a relação entre várias regiões no continente africano do século doze ao dezesseis.
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Estudo crítico sobre a viagem de Colombo à América.
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Livro que propõe desconstruir lugares-comuns acerca da presença indígena no Brasil.
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Livro que traz um panorama histórico do continente africano.
PARECER do Conselho Ultramarino. In: DOCUMENTOS Históricos: Consultas do Conselho Ultramarino, Rio de Janeiro, Bahia (1721-1725), Pernambuco e outras capitanias (1712-1716). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1952. volume 96.
Documento com parecer do Conselho Ultramarino.
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O livro apresenta reflexões sobre a construção de práticas educativas baseadas em competências.
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Artigo que propõe revisitar a “confederação dos Tamoios”.
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A coletânea reúne uma série de documentos históricos essenciais para o ensino de História.
SCARANO, Julita. Negros nas terras do ouro: cotidiano e solidariedade. Século dezoito. segunda edição. São Paulo: Brasiliense, 2002.
Livro sobre o cotidiano de escravos, negros e mulatos nas Minas Gerais do século dezoito.
Chuárquis, Lilia M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Livro que propõe refletir sobre a mentalidade de uma época em que conviveram o liberalismo político e o racismo de diversas escolas darvinistas.
Chuárquis, Lilia M.; istárlin, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Livro que traz análises do longo processo de embates e avanços sociais, da democracia e dos desdobramentos das manifestações populares, entre outros acontecimentos marcantes dos últimos anos.
Xêiquispíer, uilian. A trágica história de Hamlet. [ sem local]: Ridendo Castígat Môres, 2000. E-book.
Clássico da literatura mundial.
SILVA, Alberto da C. e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. quinta edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
Livro que trata de povos e etnias, técnicas agrícolas e de navegação, expressões religiosas e artísticas, entre outros, referentes à África negra.
SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. segunda edição. São Paulo: Contexto, 2009.
Importante obra que apresenta os principais conceitos históricos.
sáimonsen, Roberto. História econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1978.
Obra que propõe uma análise da formação econômica do Brasil, abordando o desenvolvimento econômico da região desde a chegada dos portugueses.
. O sagrado e o profano. sútéle jác Correio da . [ unêsco], ano 37, sem local 7, número página 4-8, julho 1984.
Texto sobre a cultura dos povos astecas.
SOUZA, Marina de M. e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.
Livro que traz um panorama do continente africano e sua relação com o comércio de escravos para a América.
TAVARES, Elaine. Chile: aprovada a proposta de um estado plurinacional. Iêla, ú éfe ésse cê, Florianópolis, 28 janeiro. 2022. Disponível em: https://oeds.link/UjbHZs. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Matéria sobre a aprovação de uma proposta para a definição de estado plurinacional.
TIEMPO mesoamericano (2500 antes de Cristo-1521 Depois de Cristo). Arqueología MexicanaEdición especial. México, : Distrito Federal Raíces: Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2001.
Publicação sobre arqueologia e os povos da Mesoamérica.
Todoróvi, Zisvêtâm. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Livro sobre a história da descoberta e da conquista da América.
unêsco. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: unêsco, 2016.
Obra organizada pela unêsco, com o intuito de pensar a educação no mundo de hoje.
VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011.
O atlas traz informações sobre a História Geral e a História do Brasil, organizado de acôrdo com os grandes períodos da história da humanidade.