REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

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Texto sobre a importância de políticas efetivas para evitar o deslocamento de populações forçado por violência e ou ou perseguição.

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Texto na íntegra da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, plano de ação global que reúne objetivos e metas a serem atingidos.

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Artigo que trata do extermínio de pessoas com deficiência física e mental na Alemanha nazista.

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Livro sobre o processo de formação da República de Weimar e do nazismo na Alemanha.

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Artigo acerca da participação da mulher na política e nas mudanças oriundas com a Revolução de 1930 e a eleição da Assembleia Nacional Constituinte em 1934.

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Livro sobre o cenário da Guerra Fria e o seu impacto nas práticas de terrorismo.

ARREDONDO, Santiago Castillo; DIAGO, Jesús Cabrerizo. Práticas de avaliação educacional: materiais e instrumentos. São Paulo: editora Unésp, 2012.

Livro que apresenta reflexões sobre avaliação, além de instrumentos e ideias para a elaboração de avaliações.

Baciqui, Lilian; MORAN, José (organizador). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2017.

Livro que traz fundamentos e reflexões sobre as metodologias ativas para a educação.

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Entrevista com o pensador Noam Chomsky sobre as raízes do grupo islâmico Isis e a influência dos Estados Unidos e aliados nesse processo.

BASBAUM, Leôncio. História sincera da República: de 1889 a 1930. quarta editora São Paulo: Alfa Omega, 1981.

Livro que traz um estudo crítico sobre a História do Brasil no período de 1889 a 1930.

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Artigo sobre os trabalhadores urbanos e suas organizações no contexto do movimento operário e sindical no Brasil durante os anos 1930 a 1945.

BENDER, uilian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século vinte e um. São Paulo: Penso, 2014.

A obra propõe reflexões atualizadas sobre o trabalho com projetos em sala de aula.

BETHELL, Leslie (organizador). História da América Latina: América Latina Colonial. São Paulo: Edusp; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012. volume1.

O livro é dedicado ao período colonial da história da América Latina e concentra-se em dois aspectos: a economia e a cultura.

BETTO, Frei. Fundamentalismo cristão. Correio da Cidadania, São Caetano do Sul, 23 novembro 2004. Disponível em: https://oeds.link/31gKMZ. Acesso em: 22 março 2022.

Artigo que trata do fundamentalismo e seus prejuízos para a sociedade.

BISSIO, Beatriz. De Bandung aos bríquis: continuidade ou ruptura? 37º Encontro anual da anpócs – 2013, Águas de Lindoia, 2013. Anais dos encontros. Disponível em: https://oeds.link/lLBRM2. Acesso em: 28 abril 2022.

Texto sobre as resoluções da Conferência de Bandung e dos bríquis.

bitêncur, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

O livro trata de aspectos do ensino e da aprendizagem de História.

bitêncur, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

Coletânea de textos que trata das dificuldades para estabelecer relações com tempos históricos.

bloque, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

O livro propõe uma reflexão sobre a metodologia da História e o papel do historiador.

bãrd róbert C. (organizador). The Senate 1789-1989. United States Govt Printing Office, 1991.

Livro que reúne discursos de relevância proferidos no Senado estadunidense entre 1789 e 1989.

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Documento com o conjunto de leis fundamentais e supremos do Brasil.

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Mapa com detalhamento das Terras Indígenas.

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O documento apresenta os dados do Censo escolar de 2021 realizado pelo Inep.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005. Disponível em: https://oeds.link/Ub5WML. Acesso em: 20 fevereiro 2022.

O site apresenta, na íntegra, o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

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Documento que estabelece os fundamentos essenciais para a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

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Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.

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Documento que fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.

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Documento que detalha a política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, em correlação com faixa etária e situações específicas de cada nível de ensino.

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Documento que traz os fundamentos históricos, políticos, legais, antropológicos e pedagógicos que balizam a proposta de uma escola indígena intercultural, bilíngue e diferenciada.

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Publicação oficial que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.

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Diretrizes para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada componente curricular.

CANZIAN, Fernando. Desemprego dobra e ‘inflação dos pobres’ dispara 40% na pandemia. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/kOOJAR. Acesso em: 13 março 2022.

Texto sobre o indíce de desemprego no cenário da pandemia da côvid dezenóve.

CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Narrativas de um candango em Brasília. Revista Brasileira de História, São Paulo, volume 24, número 47, página 163-180, 2004.

Artigo que traz as experiências de um candango, oriundo de Pernambuco, na cidade de Brasíla da década de 1950.

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Artigo que analisa as políticas de segurança nacional no período do Estado Novo.

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Texto integral da Carta das Nações Unidas, assinada em 1945.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. quarta editora São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Livro sobre a cidade do Rio de Janeiro após se tornar capital do país, analisando aspectos da história social e literária, da antropologia urbana, da crítica cultural e da política no período.

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Artigo acerca da relação dos países africanos com os países capitalistas colonizadores da região.

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Texto que traça um panorama das disputas de terras na região do seringal Caparatá, no Acre.

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Artigo a respeito da condição da mulher após a Primeira Guerra Mundial.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Martin clarrê, 2008.

Obra do aclamado escritor brasileiro que narra uma história que se passa em Canudos, palco da Guerra de Canudos, no interior da Bahia.

DADOS sobre refúgio. áquinur. Brasília, Distrito Federal, junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/exiypN. Acesso em: 25 maio 2022.

A página da áquinur traz informações atualizadas sobre refúgio no mundo.

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Livro que traça um panorama sobre a Era Vargas.

DE LIRA, Francisco Roberto Fuentes Tavares. Do socialismo ao neoliberalismo: o Chile dos anos 1970. Vitrine da conjuntura, Curitiba, volume 3, número 6, agosto 2010.

Artigo que traça um panorama das transformações na política econômica no Chile da década de 1970.

DIAS JÚNIOR, José Augusto; rubicéc, Rafael. Guerra Fria: a era do medo. São Paulo: Ática, 1999.

Livro que analisa o período da Guerra Fria e seus impactos no mundo.

DORATIOTO, Franciso Fernando Monteoliva; DANTAS FILHO, José. De Getúlio a Getúlio: o Brasil de Dutra e Vargas, 1945 a 1954. sexta edição São Paulo: Atual, 1991.

Livro sobre o cenário brasileiro e seus principais acontecimentos no período de 1945 a 1954.

dubí jórj. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003.

Atlas com diversos mapas sobres os principais acontecimentos dos processos históricos da humanidade.

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Texto que trata do conceito de minorias.

ESTADO Novo e ideologia fascista. Educação Pública. Rio de Janeiro, [2012]. Disponível em: https://oeds.link/Qx88tl. Acesso em: 30 junho. 2022.

Texto que trata dos conceitos de Estado Novo e fascismo no contexto brasileiro, a partir de estudo da obra Estado Novo: ideologia e poder (Zahar Editores, 1982).

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. décima edição São Paulo: Globo: Publifolha, 2000. volume 2.

Livro sobre o processo da formação social e política brasileira.

fárting, istífen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

Livro que apresenta os movimentos artísticos, além das obras mais importantes de todos os tempos.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2007.

Livro sobre os principais acontecimentos da história brasileira.

FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019.

Atlas geográfico que reúne representações cartográficas, dados geográficos e estatísticos do Brasil e do mundo.

FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. sexta edição São Paulo: Moderna, 2016.

Atlas geográfico que auxilia no desenvolvimento da noção espacial e da linguagem cartográfica, além de dar suporte à reflexão sobre o espaço geográfico.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS e outrosThe State of Food Security and Nutrition in the World 2021: Transforming food systems for food security, improved nutrition and affordable healthy diets for all. Roma: fáo, 2021.

Livro sobre o panorama de segurança alimentar e nutricional no mundo em 2021.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS; CENTRE DE COOPÉRATION INTERNATIONALE EN RECHERCHE AGRONOMIQUE POUR LE DÉVELOPPEMENT. Rural Africa in motion: dynamics and drivers of migration South of the Sahara Roma: fáo, 2017. Disponível em: https://oeds.link/Vd2j5c. Acesso em: 7 março 2022.

Livro que reúne informações sobre o processo de migração da África.

FUKUYAMA, Francis. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Livro que parte do questionamento de que a história da humanidade segue determinada direção (e qual seria essa direção) para discutir diversos temas relacionados à humanidade.

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Artigo que debate sobre a construção da imagem do indígena durante o Estado Novo.

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Texto que propõe uma análise do processo de formação do movimento sindical no período de Jota Ka.

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Coletânea de textos que propõe uma análise sobre a relação entre os meios de comunicação e a cultura, a História no estudo da civilização contemporânea e a cultura no contexto de uma globalização contraditória.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

Obra que traz uma visão clara e abrangente sobre a África contemporânea, reunindo questões polêmicas sobre o domínio europeu e a diversidade das lutas até a formação dos Estados nacionais.

HISTÓRIA do século vinte: 1914-1919. São Paulo: Abril Cultural, 1968.

Livro que traça um panorama histórico dos acontecimentos globais no período de 1914 a 1919.

róbisbáum, E. A era do capital, 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Livro sobre os principais acontecimentos na ascensão do capitalismo industrial e da burguesia.

róbisbáum, Eric. Era dos Extremos: o breve século vinte, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Livro que traz uma abordagem sobre o século vinte, destacando do início da Primeira Guerra Mundial em 1914 até a queda da União Soviética, no ano de 1991.

róbisbáum, Eric. Tempos interessantes: uma vida no século vinte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Autobiografia do autor a partir de análises dos principais acontecimentos no mundo durante o século vinte.

IDEOLOGIA do trabalhismo. éfe gê vêcê pê dóc. Rio de Janeiro, [2020]. Disponível em: https://oeds.link/NtUcXR. Acesso em: 4 março 2022.

Texto que aborda a relação entre a ideologia e o trabalhismo na Era Vargas.

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Dados sobre usuários da internet no mundo em 2021.

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Texto descritivo do holocausto e suas implicações na sociedade.

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Documento escrito em 1961 por Francisco Julião, líder das Ligas Camponesas de Pernambuco.

KARNAL, Leandro . História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. São Paulo: Contexto, 2008.

Livro sobre a história dos Estados Unidos com textos sobre a colonização inglesa na América, a relação entre colonizadores e povos indígenas, o processo de independência, entre outros temas.

KING, Mártin Luther. Discurso de Mártin Luther King Júnior na marcha para uóshinton, 1963. Disponível em: https://oeds.link/bgCR8P. Acesso em: 7 março 2022.

Famoso discurso de Mártin Luther King proferido em 1963, em uma manifestação que reuniu mais de duzentas mil pessoas.

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Texto sobre o contexto de criação da Carta da ônu e a importância do documento em âmbito global.

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Texto sobre a importância de Chico Mendes na luta pela conservação ambiental.

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Matéria sobre a vacinação contra a côvid dezenóve em Israel e na Palestina.

LINO, Sônia Cristina. Humberto Mauro e o Cinema Novo. lócus, Juiz de fóra, volume6, número1,página 117-126, 2000.

Artigo a respeito da inserção de Humberto Mauro e sua obra na História do Cinema Brasileiro no contexto do Cinema Novo.

LUIS de Souza. Treze de maio. Clarim d’Alvorada, 13 maio 1927. Disponível em: https://oeds.link/Uw0WmE. Acesso em: 23 março 2022.

Edição do jornal Clarim d’Alvorada, de 13 de maio de 1927.

MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flavio; FARIA, Ricardo. História contemporânea através de textos. décima primeira edição São Paulo: Contexto, 2008.

Livro que trata, por meio de textos e documentos, dos processos históricos ocorridos entre as revoluções burguesas e a Segunda Guerra Mundial.

MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. segunda edição São Paulo: Contexto, 2009.

Coletânea sobre acontecimentos e transformações ocorridos no mundo a partir do final da Segunda Guerra Mundial.

MARTINS, Francisco Dias. Carta redigida durante a Revolta da Chibata. gepetéc. Rio de Janeiro, [2003]. Disponível em: https://oeds.link/Fzkr7V. Acesso em: 22 março 2022.

Documento na íntegra da carta escrita por marinheiros rebelados durante a Revolta da Chibata.

MISHRA, Pankaj. Tentações do Ocidente: a modernidade na Índia, no Paquistão e mais além. São Paulo: Globo, 2007.

Livro sobre os processos de transformação de cinco países do sul da Ásia – Índia, Paquistão, Nepal, Afeganistão e Tibete – na tentativa de conciliar tradições com demandas do estilo de vida ocidental.

MORAES, Ricardo. A descentralização do Arena e sua resistência. Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, úfiba, Salvador, 2010. Disponível em: https://oeds.link/Jlglsu. Acesso em: 12 março 2022.

Texto sobre o Teatro de Arena e a sua importância no cenário político e cultural brasileiro.

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Entevista em que Morrã aborda os acontecimentos de maio de 1968 em comparação com os acontecimentos do século vinte e um.

MOURA, Roberto. No princípio, era a roda: um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

Livro sobre a origem das rodas de samba e sua importância para a cultura brasileira.

NASCIMENTO, Álvaro Pereira do. “Sou escravo de oficiais da Marinha”: a grande revolta da marujada negra por direitos no período pós-abolição (Rio de Janeiro, 1880-1910). Revista Brasileira de História, São Paulo, volume 36, número 72, página 151-157, agosto 2016. Disponível em: https://oeds.link/7LSQyR. Acesso em: 25 abril 2022.

Artigo sobre a relação entre a Revolta da Chibata e a história de gerações de descendentes de ex-escravizados no pós-abolição.

NERIS, Natália. A voz e a palavra do movimento negro na Constituinte de 1988. Belo Horizonte: Letramento: Casa do Direito, 2018.

Livro que aborda o racismo e demais questões raciais no contexto da Constituinte de 1988.

NETTO, Andrei. 1914: quando o horror se alastrou. Estadão, São Paulo, 2014. Especial 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Disponível em: https://oeds.link/qiot8y. Acesso em: 2 março 2022.

Matéria sobre a Primeira Guerra Mundial, com textos, documentos e infográficos.

NOSSA, Leonencio. Os principais embates da guerra. Estadão, São Paulo, 11 fevereiro 2012. Disponível em: https://oeds.link/ozPIqu. Acesso em: 28 fevereiro 2022.

Infográfico sobre a Guerra do Contestado.

OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília, Distrito Federal: méqui seádi lacédi/Museu Nacional, 2006.

Livro que propõe desconstruir lugares-comuns acerca da presença indígena no Brasil.

OYAMA, Edison Riuitiro. A perspectiva da educação socialista em Lênin e Krupskaia. márks e o marquicísmo, Rio de Janeiro, volume 2, número 2, página 44-70, abril 2014.

Artigo que aborda as propostas de educação socialista.

PERRENÔ, Fílipe . As competências para ensinar no século vinte e um: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: artimédi, 2018.

O livro apresenta reflexões sobre como professores e a comunidade escolar, de modo geral, podem contribuir na formação de uma educação construtiva e diferenciada.

píter fílip. 22 de março de 1945. Deutsche Welle, [sem local], 22 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/otPjkv. Acesso em: 7 março 2022.

Texto sobre a criação da Liga Árabe.

QUEM pode ser considerado refugiado? áquinur. Brasília, Distrito Federal, [2009]. Disponível em: https://oeds.link/KcrULh. Acesso em: 12 março 2022.

Nessa página do site da áquinur constam princípios que devem nortear as políticas de acolhimento a refugiados no mundo.

REYNOL, Fábio. A corrida tecnológica: como a Guerra Fria impulsionou a ciência. ComCiência, São Paulo, 10 junho 2002. Disponível em: https://oeds.link/D3tSRy. Acesso em: 7 março 2022.

Artigo sobre a influência das disputas da Guerra Fria no desenvolvimento tecnológico e científico.

rujevitch nemanja. Sérvios reverenciam autor do atentado que deu origem à Primeira Guerra. Deutsche Welle, [sem local], 16 novembro 2013. Disponível em: https://oeds.link/MzULFb. Acesso em: 22 março 2022.

Texto sobre a influência, na Sérvia, da figura de Gavrilo Princip, responsável por matar o herdeiro do trono do Império Austro--Húngaro, evento considerado o estopim da Primeira Guerra Mundial. 

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Texto sobre as condições de criação da constituição brasileira.

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Artigo que analisa a não condenação de crimes cometidos durante a ditadura civil-militar, amparada pela Lei da Anistia.

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Texto que traz um comparativo sobre a presença feminina nas casas legislativas de diversos países.

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Resenha do livro Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade, organizado pelos pesquisadores Pedro Paulo Zahluth Bastos e Pedro Cezar Dutra Fonseca, publicado pela Editora Unésp.

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Coletânea que reúne textos sobre a formação e as características do Brasil após 1930, abordando diversos temas como violência, imigração, relações entre política e vida privada, organização familiar e preconceito racial.

Chuárquis, Lilia. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

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SEGRILLO, Ângelo. Historiografia da Revolução Russa: antigas e novas abordagens. Projeto História, São Paulo, número 41, página 63-92, dezembro 2010.

Artigo que traça um panorama das produções sobre a Revolução Russa, de clássicos até produções em meados de 2010.

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Livro com análises do processo de aceleração tecnológica entre os séculos vinte e vinte e um e seus impactos sociais, econômicos, políticos e ambientais.

SEVITCHENCO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Livro sobre o impacto das novas tecnologias nos processos de metropolização na cidade de São Paulo.

SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

Livro sobre questões importantes da história do continente africano desde a Antiguidade até o início do século vinte e um.

SIMONSEN, Roberto. História econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1978.

Obra que propõe uma análise da formação econômica do Brasil, abordando o desenvolvimento econômico da região desde a chegada dos portugueses.

SOARES, Geraldo Antonio. A guerra que era para ser breve. Dimensões, Vitória, volume 33, página 311-335, 2014.

Texto sobre a Primeira Guerra Mundial, que, segundo alguns estudiosos, se prolongou mais que o esperado.

SODRÉ, Nelson Vernéqui. Formação histórica do Brasil. décima editora Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

Livro que propõe reconstituir e analisar o Brasil desde os antecedentes da chegada dos portugueses à região até a República.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

Livro que traz um panorama do continente africano e sua relação com o comércio de escravos para a América.

istárlin, Heloisa. Ditadura militar e populações Indígenas. Brasil dóqui. Belo Horizonte, [2001]. Disponível em: https://oeds.link/nbMbhA. Acesso em: 12 março 2022.

Texto sobre a condição dos povos indígenas no período da ditadura civil-militar no Brasil.

TOMO um: Parte dois: grupos sociais e movimentos perseguidos ou atingidos pela ditadura. Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. São Paulo, [2015]. Disponível em: https://oeds.link/DzIVbv. Acesso em: 11 março 2022.

Parte integrante do Relatório da Comissão da Verdade, que trata, entre outros assuntos, dos desaparecidos durante a ditadura civil-militar no Brasil.

VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: Geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011.

Atlas com informações sobre História Geral e História do Brasil, organizado de acordo com os grandes períodos da história da humanidade.

VISENTINI, Paulo Fagundes. A Primeira Guerra Mundial e o declínio da Europa. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

Livro que propõe uma perspectiva crítica sobre os eventos que desencadearam a Primeira Guerra e as consequências do conflito no mundo.

zaredine, Danny; TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. A ordem regional no Oriente Médio 15 anos após os atentados de 11 de Setembro. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, volume 23, número53, página 71-98, março 2015.

Artigo acerca da condição da ordem regional do Oriente Médio após os atentados de 11 de setembro de 2001.