UNIDADE 1
Capítulo 1
Números naturais e sistemas de numeração
Capítulo 2
Operações com números naturais
Capítulo 3
Geometria: noções iniciais
Uma grande muralha
A Grande Muralha da China faz parte de uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com .21196 quilômetros de extensão, média de 7 métros de altura e 4 métros de largura, passa por 11 províncias. Ao longo da muralha existem milhares de torres de vigia, dispostas em distâncias regulares. Essa construção começou com o 1º imperador chinês, quín xí ruãng ( cêrca de 259 antes de Cristo-210 antes de Cristo), mas só terminou muito tempo depois, com a dinastia Ming (1368-1644). Suas coordenadas geográficas são , quarenta graus, vinte e um minutos e dezesseis segundos Norte . cento e dezesseis graus, zero minutos e vinte e três segundos leste
Para começar...
1. Você sabia que a Grande Muralha da China é uma das sete maravilhas do mundo moderno? Conhece mais alguma construção dessa lista?
2. No texto é possível identificar alguns números. Quais deles foram utilizados para representar uma quantidade, expressar uma medida, compor um código ou indicar uma ordem?
3. Todos os números utilizados são números naturais?
4. A construção em que está localizada a torre de vigia da imagem lembra que figura geométrica?
CAPÍTULO 1 Números naturais e sistemas de numeração
1 Números naturais
No dia a dia, os números aparecem em muitas situações. Mas nem sempre eles foram escritos da fórma como os conhecemos. Os números que usamos fazem parte do sistema de numeração indo-arábico, que você estudará nas páginas seguintes.
Na situação anterior, os números foram usados para representar a quantidade de passageiros, expressar medidas (de tempo, de massa, de velocidade) e formar um código (linha 570). Os números também expressam a ordem de determinados elementos (como a ordem do banco e a do vagão indicadas na fala do menino).
Os números naturais podem ser usados para contar, ordenar ou codificar. Algumas vezes indicam medidas, mas nem toda medida pode ser expressa por um número natural.
Sequência dos números naturais
A sequência dos números naturais é: (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, reticências)
Observe que o primeiro termo dessa sequência é o zero; para determinar um termo seguinte qualquer, basta adicionar 1 ao termo imediatamente anterior. Como haverá sempre o próximo termo, a sequência dos números naturais é infinita. Esse fato é indicado por reticências ( reticências).
Agrupando todos os números dessa sequência em um conjunto, obtemos o conjunto dos números naturais, que indicamos por
.
= {0, 1, 2, 3, 4, reticências}
Partindo da sequência dos números naturais, podemos construir outras sequências. Por exemplo:
• Números naturais sem o zero: (1, 2, 3, 4, 5, 6, reticências)
• Números naturais pares: (0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, reticências)
• Múltiplos de 10: (0, 10, 20, 30, 40, reticências)
Sucessor e antecessor de um número natural
Na sequência dos números naturais, o número que vem imediatamente antes de outro é chamado antecessor, e o número que vem imediatamente depois é chamado sucessor.
Dizemos que 18 é o antecessor de 19 e que 20 é o sucessor de 19.
Podemos determinar o sucessor e o antecessor de qualquer número natural, exceto do zero, pois, apesar de podermos determinar seu sucessor, não podemos determinar seu antecessor.
Para pensar
Observe a sequência dos números naturais apresentada anteriormente.
• Para determinar o sucessor de um número natural, quanto devemos acrescentar a ele?
• Para determinar o antecessor de um número natural, com exceção do zero, quanto devemos subtrair dele?
Números naturais consecutivos
Os números 18, 19 e 20, por exemplo, são três números naturais consecutivos, assim como os números 0 e 1 são dois números naturais consecutivos.
Considerando os números naturais consecutivos 999, .1000 e .1001, podemos dizer que:
• o número 999 é antecessor do número .1000;
• o número .1000 é sucessor do número 999;
• o número .1000 é antecessor do número .1001;
• o número .1001 é sucessor do número .1000.
Comparação entre números naturais
Os números da sequência dos naturais vão aumentando à medida que acrescentamos 1 ao número anterior:
Observando essa sequência, podemos comparar, por exemplo, os números naturais 1 e 5 e concluir que 1 é menor que 5. Essa relação pode ser representada assim:
1 < 5 (Lemos: “1 é menor que 5”.)
Podemos ainda concluir que 5 é maior que 1. Representamos essa relação assim:
5 > 1 (Lemos: “5 é maior que 1”.)
Observação
Também podemos relacionar um número com ele mesmo: um número natural é igual a ele mesmo. Por exemplo, 99 = 99.
Números na reta numérica
Os números naturais podem ser representados em uma reta, na qual cada ponto está associado a um número. Para isso, primeiro estabelecemos um sentido e uma unidade. Em seguida, representamos cada número natural por um ponto ou traço. Chamamos essa reta de reta numérica.
Em uma reta numérica, a distância entre dois pontos correspondentes a dois números naturais consecutivos é sempre a mesma.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Responda às questões (se precisar, consulte alguém de sua família).
a) Quantos irmãos você tem?
b) Com quantos centímetros você nasceu?
c) Na sala de aula, em qual carteira de sua fileira você se senta?
d) Qual é o código de discagem direta da cidade onde você mora?
• Observe as respostas dadas em cada item e responda: que número indica uma quantidade? Qual expressa uma medida? Qual representa um código? Qual indica uma ordem?
Lembre-se: Escreva no caderno!
2. Leia as frases e observe as ilustrações a seguir. Descubra quem falou o intervalo numérico que completa adequadamente cada frase.
a) Em 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( í bê gê É) estimou que a população brasileira em 2042 será de ◼ habitantes.
b) Dos 5 aos 15 anos de idade, a medida da massa de Liana variou de ◼ quilogramas.
c) Segundo o í bê gê É, em 2022 a população residente no município de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco, era de ◼ habitantes.
d) A bancada de marcenaria em que Pedro trabalha mede de ◼ metros de comprimento.
e) A distância entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo mede de ◼ quilômetros.
3. Descubra o número natural:
a) sucessor de 99;
b) sucessor de .1100;
c) antecessor de .1100;
d) antecessor do antecessor de .2000;
e) sucessor do sucessor de 0.
4. Classifique cada sentença em verdadeira ou falsa.
a) 7 < 10
b) 560 = 56 + 0
c) 24 > 8
d) 750 < 75
e) 100 ‒ 100 = 0
f) 8 < 0
5. Determine as sequências de números naturais consecutivos a seguir.
a) Três números, sendo 23 o menor.
b) Cinco números, sendo 36 o do meio.
c) Os três maiores números entre 20 e 30.
6. Escolha dois números naturais consecutivos. Qual é a diferença entre o maior e o menor?
7. Analise as retas numéricas a seguir e descubra quais números naturais podem substituir cada ◼.
a)
b)
c)
d)
8. Leia o texto e depois responda às questões.
De acôrdo com o anuário estatístico publicado pelo Ministério do Turismo, em 2019, o Brasil recebeu ..6353141 turistas. Os três principais países de origem desses turistas foram a Argentina, com ..1954725 turistas; os Estados Unidos, com .590520 turistas; e o Paraguai, com .406526 turistas.
a) De acôrdo com o texto, de que países vieram mais de .500000 turistas para o Brasil em 2019?
b) De qual dos países citados no texto vieram menos de .570000 turistas?
2 Sistemas de numeração egípcio, maia e babilônico
Nem sempre os números foram representados da fórma como os conhecemos hoje. Algumas civilizações antigas, como a egípcia, a maia e a babilônica, criaram símbolos e sistemas para representar contagens e medições. A diferença entre os sistemas de numeração se deve, em grande parte, às necessidades e à cultura de cada povo e ao modo como cada um deles via e entendia o mundo.
Comparando os registros numéricos nos diferentes sistemas de numeração
No sistema de numeração egípcio, cada símbolo corresponde a um valor e seu desenho representa um elemento que fazia parte do cotidiano dêsse povo.
A figura de um bastão corresponde a 1.
A figura de uma ferradura corresponde a 10.
A figura de uma corda enrolada corresponde a 100.
A figura de uma flor de lótus corresponde a .1000.
A figura de um dedo dobrado corresponde a .10000.
A figura de um girino corresponde a .100000.
A figura de uma pessoa ajoelhada com as mãos levantadas corresponde a ..1000000.
Nesse sistema de numeração, os símbolos são enfileirados, e seus valores, adicionados, não importando a ordem em que estão escritos. Além disso, para representar um número, cada símbolo pode ser repetido até nove vezes. Observe alguns exemplos.
No sistema de numeração babilônico, há dois símbolos para formar os números:
• o símbolo
, que corresponde a 1 e pode ser repetido até nove vezes;
• o símbolo
, que corresponde a 10 e pode ser repetido até cinco vezes.
Com esses dois símbolos, é possível registrar até o número 59
.
Para escrever o número 60, usa-se o mesmo símbolo empregado para representar 1 (
) e, para escrever quantidades maiores que 60, deixa-se um espaço em branco. Observe:
No sistema de numeração maia, há um símbolo para representar o zero:
O símbolo
pode ser repetido no máximo quatro vezes, e o símbolo
pode ser repetido no máximo três vezes. Observe alguns exemplos.
Para representar o número 20, os maias escreviam:
Para representar números maiores que 20, registravam os símbolos em “andares”. Observe:
Egípcio |
Babilônico |
Maia |
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---|---|---|---|
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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6 |
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7 |
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8 |
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9 |
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10 |
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11 |
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12 |
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15 |
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19 |
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20 |
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21 |
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22 |
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30 |
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40 |
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50 |
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59 |
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60 |
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61 |
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ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1.
Reúna-se com alguns colegas e respondam às questões.
a) Que povos desenvolveram cada sistema de numeração apresentado na página 19? Onde eles viveram?
b) Esses povos desenvolveram seus sistemas de numeração ao mesmo tempo? Quando eles os desenvolveram?
c) Esses povos usavam símbolos para representar quantidades. Que símbolos cada povo usava para representar os números?
d) Esses símbolos podiam ser usados de qualquer jeito? Explique.
2. Leia o texto a seguir e responda às questões.
[ reticências] Pode soar como exagero atribuir tal importância a um número aparentemente inócuo. Às vezes, você até esquece que ele existe. Quem se preocupa em anotar que voltou da feira com zero laranjas? Ou que comprou ração para seus zero cachorrinhos? Só fica preocupado quando descobre um zero na conta bancária.
[ reticências] nas Américas, [ reticências] os maias também deduziram uma representação para o nada. [ reticências] Tinham duas notações para o zero. A primeira era uma elipse fechada que lembrava um ôlho. Servia para compor os números. A segunda notação, simbólica, remetia a um dos calendários maias. O conceito de vazio era tão significativo entre eles que havia uma divindade específica para o zero: era o deus Zero, o deus da Morte. [ reticências]
Os babilônios, que viveram na Mesopotâmia (onde hoje é o Iraque) por volta do ano 2500 a cê, foram os primeiros a chegar a uma noção de zero. Pioneiros na arte de calcular, criaram o que hoje se chama de “sistema de numeração posicional”. [ reticências] O sistema posicional facilitou, e muito, os cálculos dos babilônios. Contudo, era comum que muitas contas resultassem em números que apresentavam uma posição vazia, como o nosso 401. [ reticências] O que, então, os babilônios fizeram? Como ainda não tinham o zero, deixaram um espaço vazio separando os números, a fim de indicar que naquela coluna do meio não havia nenhum algarismo (era como se escrevêssemos 4_1). O palco para a estreia do zero estava pronto. Com o tempo, para evitar qualquer confusão na hora de copiar os números de uma tábua de barro para outra, os babilônios passaram a separar os números com alguns sinais específicos. [ reticências]
Fonte: VOMERO, Maria Fernanda. Tudo o que o nada tem. Superinteressante, São Paulo, ano 15, número 4, página55-58, abril 2001.
a) O texto trata de que número?
b) Que povos antigos são citados no texto?
c) Em que situações os maias usavam as duas notações para o zero?
3. Copie no caderno o quadro a seguir e depois, usando os símbolos dos sistemas de numeração egípcio, babilônico e maia, complete-o.
Número |
Egípcio |
Babilônico |
Maia |
---|---|---|---|
4 |
|
||
10 |
|||
21 |
|||
33 |
|||
49 |
3 Sistema de numeração romano
Os babilônios, os egípcios e os maias não foram os únicos povos antigos a criar sistemas de numeração. Os romanos também criaram um sistema próprio, baseado em letras do alfabeto. Ainda hoje, os números romanos são usados em algumas situações. Observe as imagens a seguir.
Vamos conhecer melhor esse sistema criado há mais de .2000 anos?
Observe no quadro a seguir os símbolos do sistema de numeração romano.
I |
V |
X |
L |
C |
D |
M |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
5 |
10 |
50 |
100 |
500 |
1.000 |
O sistema de numeração romano obedece às seguintes regras:
• As letras ih, xis, cê e ême podem ser repetidas, seguidamente, até três vezes. Observe os exemplos a seguir.
í í í
3 xis xis xis
30 Cê cê cê
300 ême ême ême
.3000
• Uma letra escrita à direita de outra letra de valor igual ou maior indica uma adição de valores. Observe os exemplos a seguir.
vê í
5 + 1 = 6
xis í í
10 + 1 + 1 = 12
xis xis vê i
10 + 10 + 5 + 1 = 26
• As letras ih, xis ou cê escritas à esquerda de outra de maior valor indicam uma subtração quando:
ih aparece antes de vê ou ; xis
xis aparece antes de éle ou ; cê
cê aparece antes de dê ou . ême
Observe alguns exemplos.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Leia as horas indicadas em cada relógio a seguir e escreva-as no caderno.
2. Após o título de cada filme a seguir consta o ano de sua produção em números romanos. Compare os anos de produção dos filmes e identifique o mais antigo.
3. Escreva no caderno os seguintes números usando símbolos romanos:
a) 97
b) 149
c) .1500
d) .3560
4. Analise o diálogo e responda à pergunta.
• Quem está correto? Justifique sua resposta.
5. Represente os números a seguir nos sistemas de numeração indo-arábico, egípcio e romano:
a) o ano em que estamos;
b) o ano em que você nasceu.
•
Depois, converse com um colega e escolham o sistema que consideram mais prático para escrever os números, justificando.
6.
Um arqueólogo descobriu que alguns símbolos feitos em uma caverna representavam números. Observe:
a) Que quantidades os símbolos
,
e
poderiam representar?
b) Você acha que a mudança na posição desses símbolos na representação de um número altera seu valor? Explique.
4 Sistema de numeração indo-arábico
Um dos sistemas de numeração criados na Antiguidade predominou sobre os outros: o sistema de numeração indo-arábico, desenvolvido pelos antigos habitantes do vale do rio Indo e difundido, séculos depois, pelos árabes.
A representação simplificada de quantidades e a possibilidade de usar essa representação em cálculos foram, provavelmente, os motivos do sucesso duradouro dêsse sistema.
Elaborado com base em: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 47.
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
Indiano 100 d.C. |
Indiano 876 d.C. |
Árabe (Espanha) 1200 d.C. |
Atualmente |
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7 |
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9 |
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0 |
Dados obtidos em: IFRAH, Georges. História dos algarismos. Tradução Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. volume 2, página 44-57, 475-477.
Características do sistema de numeração indo-arábico
Observe algumas características do sistema de numeração que usamos até hoje.
• É possível representar qualquer número com apenas dez símbolos — denominados algarismos.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
• É um sistema decimal: contamos quantidades formando grupos de 10.
Observe como agrupamos uma quantidade de 22 clipes.
Formamos 2 grupos de 10 clipes e sobram 2 clipes.
• É um sistema posicional: o valor de cada algarismo depende de sua posição na representação do número.
O mesmo algarismo em diferentes posições assume valores distintos. Observe.
Ao mudar a posição de um algarismo, mudamos o número; por exemplo: 245 ≠ 524
• Há um símbolo que representa o zero.
Nesse sistema, o símbolo zero representa a ausência de quantidade, indicando que não há agrupamento de 10 naquela posição.
Leitura de números indo-arábicos
No sistema de numeração indo-arábico, determinados agrupamentos de 10 recebem nomes especiais.
• Agrupando 10 unidades, temos uma dezena
10 unidades
• Agrupando 10 dezenas, temos uma centena
100 unidades
• Agrupando 10 centenas, temos uma unidade de milhar
.1000 unidades
• Agrupando 10 unidades de milhar, temos uma dezena de milhar
.10000 unidades
• Agrupando 10 dezenas de milhar, temos uma centena de milhar
.100000 unidades
• Agrupando 10 centenas de milhar, temos uma unidade de milhão
..1000000 de unidades
⋮
Com esses agrupamentos, podemos escrever os números de diversas fórmas.
Exemplos
Observe diferentes fórmas de representar alguns números.
a) 543
• 500 + 40 + 3 ou 5 centenas, 4 dezenas e 3 unidades
• 540 + 3 ou 54 dezenas e 3 unidades
• quinhentas e quarenta e três unidades
b) 1 303 541
• ..1000000 + .300000 + .3000 + 500 + 40 + 1 ou uma unidade de milhão, 3 centenas de milhar, 3 unidades de milhar, 5 centenas, 4 dezenas e uma unidade
• ..1303000 + 541 ou .1303 unidades de milhar e quinhentas e quarenta e uma unidades
Quando escrevemos 543 na fórma 500 + 40 + 3, dizemos que o número foi decomposto em parcelas.
As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.
Para demonstrar
Cristina pode pagar o salário de Alex, que é de .1843 reais, com cédulas de 100 e de 10 reais e com moedas de 1 real. Observe uma fórma de fazer isso:
Agrupando cédulas de 100 e de 10 reais e moedas de 1 real, obtenha outras fórmas para pagar o salário de Alex.
•
Agora, compare sua resposta com a de um colega.
Juntos, observem as várias fórmas de fazer esse pagamento.
Ordens e classes
Ao escrever um número no sistema indo-arábico, cada algarismo ocupa uma ordem, e cada ordem tem um nome específico. Por exemplo:
Para facilitar a leitura, agrupamos três ordens por vez, da direita para a esquerda, formando uma classe. Ordens e classes podem ser organizadas em um quadro.
Classe dos bilhões |
Classe dos milhões |
Classe dos milhares |
Classe das unidades simples |
||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12ª ordem centenas de bilhão |
11ª ordem dezenas de bilhão |
10ª ordem unidades de bilhão |
9ª ordem centenas de milhão |
8ª ordem dezenas de milhão |
7ª ordem unidades de milhão |
6ª ordem centenas de milhar |
5ª ordem dezenas de milhar |
4ª ordem unidades de milhar |
3ª ordem centenas |
2ª ordem dezenas |
1ª ordem unidades |
1 |
2 |
8 |
5 |
2 |
1 |
6 |
Considerando a divisão em classes do número disposto no quadro apresentado anteriormente, temos:
Sua leitura é: “um milhão, duzentos e oitenta e cinco mil, duzentos e dezesseis”.
Representação dos números no ábaco e com material dourado
O ábaco e o material dourado são recursos usados para facilitar o entendimento da representação de um número em nosso sistema de numeração. Observe a representação do número .1527.
Escrita dos números indo-arábicos
Podemos escrever os números apenas com algarismos, apenas com palavras (por extenso) ou misturando as duas fórmas ( fórma mista). Observe as imagens a seguir.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Responda às questões.
a) Quantas unidades há em 3 centenas?
b) Quantos milhares há em trezentas dezenas?
c) Quantas dezenas há em 1 milhar?
2. Em cada caso, reagrupe a quantidade de acôrdocom o sistema decimal e determine o número obtido no reagrupamento final.
a) 6 centenas + 11 dezenas + 15 unidades
b) 19 centenas + 12 dezenas + 20 unidades
c) 5 centenas + 123 dezenas + 15 unidades
3. Represente os números a seguir usando somente algarismos.
a) 3 milhões, 120 mil e 5 unidades
b) 135 milhões e 124 unidades
c) 1 bilhão e 100 milhões
d) 256 bilhões e 758 mil
e) 323 bilhões e quinhentas e vinte e seis unidades
4. Escreva os números a seguir usando o nome das classes.
a) 1.578.000.000
b) 58.000.256.000
5. Escreva como se lê cada número.
a) 15.249.000
b) dois.000.000.200
c) 45.875.056
d) 38.000.587.005
6. Uma casa foi vendida pelo valor de R$ 358.785,00trezentos e cinquenta e oito mil setecentos e oitenta e cinco reais. Observe as indicações do modelo a seguir e faça um recibo de venda dessa casa.
7. Represente os números a seguir usando somente algarismos.
a) 1 mil
b) 1 milhão
c) 1 bilhão
d) 1 trilhão
• Agora, responda: quantos zeros há em 1 quatrilhão?
•
Conte a um colega como você pensou para responder à questão.
Lembre-se: Escreva no caderno!
8. Escreva todos os números naturais com três algarismos, não repetidos, formados com 1, 2 e 3.
9. Leia o texto a seguir e responda à questão.
• Qual é o maior número que aparece no texto?
10. Joana fez um calendário mensal, escrevendo os dias de 1 a 31, para pôr em sua escrivaninha. Quantas vezes ela escreveu o algarismo 2?
11. Escreva com algarismos indo-arábicos:
a) o menor número com quatro algarismos;
b) o maior número com dez algarismos, sem repetir nenhum deles;
c) o menor número com dez algarismos, sem repetir nenhum deles.
12. Reescreva o texto seguinte registrando os números com todos os algarismos. Depois, responda à questão.
A vida no planeta Terra surgiu há cérca de 4 bilhões e 600 milhões de anos, mas os primeiros ancestrais dos seres humanos só apareceram há aproximadamente 4 milhões de anos. O ômohabilis, outro ancestral, surgiu há cérca de 2 milhões e 300 mil anos. E nosso ancestral mais direto, o ômo eréctus, apareceu há apenas 1 milhão e 800 mil anos. Já nossa espécie, Omo sápiens, surgiu entre 400 mil e 100 mil anos atrás. Perceba que nossa existência na Terra é recente.
• A leitura dos números é mais fácil no texto apresentado ou no texto que você escreveu? Por quê?
13.
Observe para que servem algumas das teclas de uma calculadora comum e, depois, faça o que se pede.
a) Ligue uma calculadora, aperte a tecla 2, em seguida a tecla 7 e, por último, a 6. Que número aparece no visor?
b) Com que valor ficou o algarismo 2 quando você apertou a tecla 6?
c) Para que o algarismo 7 passe a valer .700000 unidades, quantos algarismos devem ser introduzidos no visor depois do 6?
Compreender um texto
faça as atividades no caderno
O que move as fake news ?
Uma notícia verdadeira demora seis vezes mais tempo para atingir .1500 usuários do que uma falsa. Entenda mais sobre o cenário de fake news e o papel da educação no combate à desinformação.
Uma notícia falsa tem 70% mais chances de ser compartilhada no Twitter do que uma verdadeira. Já uma história real demora seis vezes mais tempo para atingir .1500 usuários do que uma falsa. Pior: os principais responsáveis são pessoas de carne e osso, e não robôs programados para replicar conteúdos nas redes sociais. As conclusões são do maior estudo feito até agora sobre o tema, produzido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e publicado na revista especializada Science.
[ reticências]
Um dos motivos é o fator “novidade”: as pessoas tendem a compartilhar mais informações “inusitadas” ou aparentemente inéditas. Além disso, descobriram os pesquisadores, um tuíte de fake news costuma usar palavras que evocam mais emoção (em especial surpresa e indignação) do que um convencional.
A escola pode ser uma grande aliada na luta contra a desinformação. Ensinar aos alunos como identificar uma notícia falsa (observar se há um autor ou se o texto tem muitos adjetivos e poucos fatos, por exemplo) é um bom começo. Além disso, analisar o que se lê com calma e resistir à tentação de compartilhar sem reflexão também ajuda a evitar que as notícias falsas se disseminem cada vez mais.
Fonte: OLIVEIRA, Tory. O que move as fake news? Nova Escola, São Paulo, número 313, junho barra julho 2018. Disponível em: https://oeds.link/JE1sW2. Acesso em: 7 janeiro 2022.
Preocupado com as fake news, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou em uma de suas redes sociais o fluxograma a seguir. Observe!
Fonte: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ). Fato ou boato?. Brasília, Distrito Federal, 16 maio 2018. Facebook: stjnoticias. Disponível em: https://oeds.link/peW2RJ. Acesso em: 19 abril2022.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. De acôrdo com o texto, o que seria mais compartilhado nas redes sociais, uma notícia séria e verdadeira ou uma notícia inusitada e falsa? Por quê?
2. Você se lembra de notícias que, pelo fluxograma apresentado anteriormente, não deveriam ser compartilhadas? Se sim, sobre quais temas geralmente são essas notícias?
3.
Reúna-se com alguns colegas e pesquisem outras publicações sobre as consequências das fake news. Montem um cartaz com mensagens e imagens e o apresentem à turma.
4. Converse com seus pais ou responsáveis se eles se preocupam com a veracidade de uma informação antes de compartilhar com os amigos e familiares. Apresente a eles o fluxograma apresentado anteriormente.
5.
Lavar as mãos é uma importante medida de prevenção de transmissão de diversas doenças, entre elas, a . No fluxograma a seguir, há um erro: duas etapas foram trocadas. Copie o fluxograma no seu caderno, corrigindo esse erro. côvid dezenóve
Estatística e Probabilidade
faça as atividades no caderno
Leitura e interpretação de dados em tabelas simples
O judô é uma arte marcial criada no Japão que tem como objetivos desenvolver técnicas de defesa pessoal e fortalecer o corpo, o físico e a mente de maneira integrada. Há um código moral entre os praticantes que envolve princípios como coragem, autocontrole e respeito.
Os judocas brasileiros conquistaram medalhas em onze olimpíadas, conforme indicado na tabela a seguir.
Jogos Olímpicos |
Medalhas |
||
---|---|---|---|
Bronze |
Prata |
Ouro |
|
1972 (Munique, Alemanha) |
1 |
0 |
0 |
1984 (Los Angeles, EUA) |
2 |
1 |
0 |
1988 (Seul, Coreia) |
0 |
0 |
1 |
1992 (Barcelona, Espanha) |
0 |
0 |
1 |
1996 (Atlanta, EUA) |
2 |
0 |
0 |
2000 (Sydney, Austrália) |
0 |
2 |
0 |
2004 (Atenas, Grécia) |
2 |
0 |
0 |
2008 (Pequim, China) |
3 |
0 |
0 |
2012 (Londres, Inglaterra) |
3 |
0 |
1 |
2016 (Rio de Janeiro, Brasil) |
2 |
0 |
1 |
2020 (Tóquio, Japão) |
2 |
0 |
0 |
Dados obtidos em: Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Galeria de campeões. Disponível em: https://oeds.link/LQHH0B. Acesso em: 19 abril2022.
Essa tabela foi organizada em ordem cronológica: dos Jogos Olímpicos de 1972 até os de 2020.
Ao analisar uma tabela, é importante observar seu título, o conteúdo de cada coluna e a fonte dos dados.
Analisando e interpretando a tabela anterior, podemos obter várias informações; por exemplo:
• nos Jogos Olímpicos de 2012, os judocas brasileiros conquistaram uma medalha de ouro a mais que nos de 2008;
• o Brasil conquistou uma medalha nos Jogos Olímpicos de 1972, 1988 e 1992;
• o maior número de medalhas foi conquistado em 2012;
• no total, os judocas brasileiros conquistaram 24 medalhas em Jogos Olímpicos: 4 de ouro, 3 de prata e 17 de bronze.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe a tabela a seguir.
Grupo de animais |
Quantidade de espécies |
---|---|
Aves |
234 |
Mamíferos |
110 |
Répteis |
80 |
Anfíbios |
41 |
Peixes marinhos |
97 |
Peixes continentais |
310 |
Dados obtidos em: INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília, Distrito Federal: ICMBio/MMA, 2018. volume 1, página 64.
a) A que se referem os dados apresentados na tabela?
b) Como esses dados foram organizados na tabela?
c) A que grupo de vertebrados apresentado pertence a maior quantidade de espécies em risco de extinção?
2.
Leia os dados apresentados na tabela seguinte para responder às questões.
Infração |
Total de multas |
---|---|
Estacionar na calçada |
9.726 |
Não manter o veículo na faixa destinada a ele |
12.382 |
Estacionar em desacordo com a regulamentação |
28.008 |
Transitar com velocidade superior à máxima permitida em até 20% |
69.528 |
Estacionar em local ou horário proibido |
11.917 |
Dados obtidos em: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Notícias. Maio Amarelo tem blitz e orientação nas escolas sobre respeito no trânsito. Disponível em: https://oeds.link/oSrBTT. Acesso em: 19 abril 2022.
a) A que se referem os dados apresentados na tabela? Em que fonte esses dados foram obtidos?
b) Que tipo específico de infração teve maior aplicação de multas nesse período?
c) Escreva as infrações listadas na tabela em ordem decrescente de acôrdo com o total de multas aplicadas.
d) Quantas das infrações citadas na tabela referem-se a estacionamento?
e)
Ao ser multado por dirigir com velocidade superior à máxima permitida em até 20%, o motorista paga aproximadamente 130 reais. Qual foi o valor aproximado arrecadado pela prefeitura de Curitiba com esse tipo de multa?
3.
Na tabela a seguir, você pode ver como é importante usar os recursos naturais de fórma adequada e valorizar os materiais recicláveis, pois alguns objetos jogados fóra levam anos para se decompor.
Observe a tabela e, depois, faça as atividades.
Material |
Tempo de decomposição |
---|---|
Orgânico |
De 2 a 12 meses |
Papel |
3 meses (em local úmido) |
Tecido |
De 6 meses a 1 ano |
Chiclete |
5 anos |
Náilon |
30 anos |
Isopor |
400 anos |
Vidro |
Milhares de anos |
Dados obtidos em: BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Cuidados com o lixo. Disponível em: https://oeds.link/bF3xn9. Acesso em: 19 abril 2022.
a) De acôrdo com a tabela, que tipo de material pode levar mais tempo para se decompor? E qual pode levar menos tempo?
b) Quanto tempo os materiais orgânicos levam para se decompor?
c) Qual é a diferença de tempo de decomposição entre um objeto de náilon e um chiclete?
▶ Estatística e Probabilidade
d) Faça uma pesquisa na internet ou em livros para descobrir quais dos materiais apresentados na tabela podem ser reciclados.
4. Observe a tabela a seguir e faça o que se pede.
Ano |
Número de turistas |
---|---|
2010 |
5.161.379 |
2011 |
5.433.354 |
2012 |
5.676.843 |
2013 |
5.813.342 |
2014 |
6.429.852 |
2015 |
6.305.838 |
2016 |
6.546.696 |
2017 |
6.588.770 |
2018 |
6.621.376 |
2019 |
6.353.141 |
Dados obtidos em: BRASIL. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo. Disponível em: https://oeds.link/C43MOK. Acesso em: 5 agosto 2022.
a) Arredonde o número de turistas de cada ano para a centena de milhar mais próxima.
b) Em que ano apresentado na tabela o Brasil recebeu mais turistas?
c) Das informações a seguir, qual ou quais não pode ou podem ser obtida ou obtidas apenas com base na interpretação da tabela? Justifique.
um. Em 2013, o Brasil recebeu menos de 6 milhões de turistas.
dois. Nos últimos 20 anos, o Brasil recebeu mais turistas em 2018.
três. Em 2011, o Brasil arrecadou cêrca de 5 milhões e 400 mil reais com turismo.
quatro. O Brasil sediou as Olimpíadas em 2016; por isso, o país recebeu mais turistas nesse ano do que no ano de 2015.
5.
Daniela vai sair com a avó para comprar um presente de aniversário para a mãe. A avó deixou um bilhete com as instruções para Daniela seguir. Como a avó gosta de tudo muito bem organizado e explicado, fez dois esquemas para a neta.
Quando Daniela seguiu o Esquema ih, encontrou a tabela a seguir, com a previsão do tempo para os próximos dias.
Dia |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Sábado |
---|---|---|---|---|
Medida da temperatura em grau Celsius |
|
|
|
|
Dados obtidos por Daniela em setembro de 2021.
Daniela olhou a tabela e anotou a medida da temperatura de quarta-feira, conforme a avó a orientou. Depois, leu o segundo esquema, seguindo as instruções.
Observando os esquemas e a tabela, responda.
a) Se Daniela e a avó vão sair na quarta-feira, ela vai levar agasalho?
b) E se as duas fossem sair na quinta-feira?
Atividades de revisão
faça as atividades no caderno
1. Considere a sequência dos números naturais e determine o antecessor e o sucessor de cada número.
a) 201
b) .2001
c) ..99999999
d) 1 milhão
2. Decomponha os números em parcelas considerando o valor de cada algarismo no número. Depois, responda à questão.
a) ...1234567980
b) .847002
• Que quantidade representa o algarismo 2 nessas representações numéricas?
3. Reescreva apenas as afirmações verdadeiras.
a) uma centena de milhar é o mesmo que 10 dezenas de milhar.
b) São necessárias .10000 unidades para formar 100 centenas.
c) .1000 agrupamentos de .1000 unidades formam .100000 unidades.
d) 1 bilhão é o mesmo que .1000 milhões.
4. Quantas vezes escrevemos o algarismo 4 na sequência de números naturais até 50?
5. Em cada item, escreva todos os números que obedecem simultaneamente às condições dadas.
a) • São formados por três algarismos;
• são formados com 1, 0 e 3;
• não há repetição de algarismo na representação dos números.
b) • São formados por três algarismos;
• são formados com 0 ou 1;
• há repetição de algarismo na representação dos números.
6. Um relógio digital marca de 0:00 até vinte e três horas e cinquenta e nove minutos. Quantas vezes por dia o mostrador deste relógio apresenta todos os algarismos iguais?
7. Escreva em ordem decrescente todos os números naturais ímpares de quatro algarismos que podemos formar com estas quatro fichas.
8. Reproduza o quadro a seguir substituindo as fichas cinza pelas que estão ao lado do quadro.
9. Reescreva as frases trocando os símbolos indo -arábicos pelos romanos.
a) Salvador Dalí, um dos mais importantes pintores surrealistas, nasceu em 1904, na Espanha, e lá faleceu em 1989.
b) Leonardo da vinti, mestre do Renascimento, nasceu na Itália em 1452 e faleceu na França em 1519.
c) Dióto di Bondône, um dos principais artistas da pintura gótica, nasceu por volta de 1267, na Itália, e lá faleceu em 1337.
10. Escreva os seguintes números com símbolos egípcios, babilônicos e maias:
a) 20
b) 33
c) 40
d) 61
11. Mude a posição de dois palitos e obtenha o número 17 do sistema de numeração romano.