Parte 4

6. Espera-se que os estudantes encontrem o valor total das pizzas consumidas no dia. Para isso, eles devem fazer 19+11+6 = 36. Logo, foram consumidas 36 pizzas nesse dia.

a)

Sentença matemática. Fração 19 sobre 36.

b)

Sentença matemática. Fração 11 sobre 36.

c)

Fração 6 sobre 36.

ATIVIDADES DE REVISÃO

Página 134

1. Como a figura foi dividida em 30 partes iguais e 4 partes foram coloridas de vermelho, 6 partes de azul e 6 partes de amarelo, temos:

a)

4 sobre 30

 da figura foi colorida de vermelho.

b)

6 sobre 30

 da figura foi colorida de azul.

c)

6 sobre 30

 da figura foi colorida de amarelo.

2. a) Determinando o total de pais, temos:

8+11+7+4+6 = 36

Como são 8 pais do 6º ano a, a fração é

8 sobre 36

.

b) Determinando o total de pais das turmas a, B, C, D, temos: 8+11+7+4 = 30. Como o total de pais é 36, a fração é

30 sobre 36

.

c) O 6º C tem 7 pais e o 6º D, 4 pais. No total, essas duas turmas têm 11 pais, pois 7+4 = 11. Como o total de pais é 36, a fração é

11 sobre 36

.

3. O quadrado maior foi dividido em 9 partes iguais. Como 4 das 9 partes estão coloridas, a fração

Sentença matemática. Fração 4 sobre 9.

representa a parte colorida.

alternativa d

4. Estão sombreadas 8 metades de quadrados, que correspondem a 4 quadrados inteiros. Portanto, a área sombreada corresponde à área de 4 quadrados inteiros dos 12 que formam a figura, ou seja:

Esquema. Fração 4 sobre 12 igual a fração 4 sobre 12 igual a fração 1 sobre 3. Seta preta do segundo 4 para 1 com cota acima, dividido por 4. Seta preta do segundo 12 para 3, com cota abaixo, dividido por 4.

 Logo,

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

da área total é sombreada.

alternativa c

5. Pelo enunciado, temos que a rede de vôlei custa 60 reais.

Giovani tem 12 reais.

José tem

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

do valor total da rede:

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

de 60 corresponde a 160 : 3 = 20. Ou seja, 20 reais.

Érica tem 18 reais.

Íris tem o restante do dinheiro.

a) Se a soma dos valores de Giovani, José e Érica é 50 reais, logo, Íris tem 10 reais.

 

Sentença matemática. Fração 10 sobre 60 igual a 1 sobre 6.

b) Giovani e Érica: 12+18 = 30

 José e Íris: 20+10 = 30

Logo, as duas duplas juntaram a mesma quantia.

c) Érica:

Sentença matemática. Fração 18 sobre 60 igual a 3 sobre 5.

José:

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

Não; José participou com a maior fração na compra da rede.

6. a) 

Esquema. Fração 12 sobre 144 igual a fração 6 sobre 72, igual a fração 3 sobre 36 igual a fração 1 sobre 12. Seta preta de 12 para 6 com cota acima, dividido por 2.Seta preta de 6 para 3 com cota acima, dividido por 2. Seta preta de 3 para 1 com cota acima, dividido por 3. Seta preta de 144 para 72, com cota abaixo, dividido por 2. Seta preta de 72 para 36, com cota abaixo, dividido por 2. Seta preta de 36 para 12, com cota abaixo, dividido por 3.

b)

Esquema. Fração 100 sobre 1 mil igual a fração 10 sobre 100, igual a fração 1 sobre 10. Seta preta de 100 para 10 com cota acima, dividido por 10. Seta preta de 10 para 1 com cota acima, dividido por 10. Seta preta de 1 mil para 100, com cota abaixo, dividido por 10. Seta preta de 100 para 10, com cota abaixo, dividido por 10.

c)

Esquema. Fração 75 sobre 180 igual a fração 15 sobre 36, igual a fração 5 sobre 12. Seta preta de 75 para 15 com cota acima, dividido por 5. Seta preta de 15 para 5 com cota acima, dividido por 3. Seta preta de 180 para 36, com cota abaixo, dividido por 5. Seta preta de 36 para 12, com cota abaixo, dividido por 3.

d)

Esquema. Fração 36 sobre 54 igual a fração 18 sobre 27, igual a fração 6 sobre 9 igual a fração 2 sobre 3. Seta preta de 36 para 18 com cota acima, dividido por 2. Seta preta de 18 para 6 com cota acima, dividido por 3. Seta preta de 6 para 2 com cota acima, dividido por 3. Seta preta de 54 para 27, com cota abaixo, dividido por 2. Seta preta de 27 para 9, com cota abaixo, dividido por 3. Seta preta de 9 para 3, com cota abaixo, dividido por 3.

e)

Esquema. Fração 195 sobre 210 igual a fração 65 sobre 70, igual a fração 12 sobre 14. Seta preta de 195 para 65 com cota acima, dividido por 3. Seta preta de 65 para 13 com cota acima, dividido por 5. Seta preta de 210 para 70, com cota abaixo, dividido por 3. Seta preta de 70 para 14, com cota abaixo, dividido por 5.

f)

Esquema. Fração 924 sobre 252 igual a fração 462 sobre 126, igual a fração 231 sobre 63, igual a fração 77 sobre 21, igual a fração 11 sobre 3. Seta preta de 924 para 462 com cota acima, dividido por 2. Seta preta de 462 para 231 com cota acima, dividido por 2. Seta preta de 231 para 77, com cota acima, dividido por 3. Seta preta de 77 para 11, com cota acima, dividido por 7. Seta preta de 252 para 126, com cota abaixo, dividido por 2. Seta preta de 126 para 63, com cota abaixo, dividido por 2. Seta preta de 63 para 21, com cota abaixo, dividido por 3. Seta preta de 21 para 3, com cota abaixo, dividido por 7.

7. Encontrando as frações equivalentes a

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

, temos:

 

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2, igual a fração 2 sobre 4, igual a fração 3 sobre 6, igual a fração 4 sobre 8, igual a fração 5 sobre 10, igual a fração 6 sobre 12, igual a fração 7 sobre 14 e igual a fração 8 sobre 16.

Na alternativa a,

Sentença matemática. Fração 3 sobre 5.

e

Sentença matemática. Fração 4 sobre 6.

não são equivalentes a

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

.

Na alternativa b,

Sentença matemática. Fração 8 sobre 12.

não é equivalente a

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

.

Na alternativa c, todas as frações são equivalentes a

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

.

Na alternativa d,

Sentença matemática. Fração 3 sobre 7.

e

Sentença matemática. Fração 5 sobre 8.

não são equivalentes a

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

.

 alternativa c

8. a) Nas frações equivalentes a

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

, o denominador é o dobro do numerador. Assim, qualquer fração em que o numerador é um número menor que a metade do denominador representa uma fração menor que

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

. Por exemplo,

Sentença matemática. Fração 1 sobre 10.

(3 é menor que a metade de 10),

Sentença matemática. Fração 2 sobre 7.

(2 é menor que a metade de 7) e

Sentença matemática. Fração 4 sobre 9.

(4 é menor que a metade de 9).

b) Nas frações equivalentes a 1, o numerador é igual ao denominador. Assim, qualquer fração em que o numerador é maior que o denominador representa uma fração maior que 1, por exemplo:

Sentença matemática. Fração 7 sobre 2.

(7 é maior que 2),

Sentença matemática. Fração 10 sobre 3.

(10 é maior que 3) e

Sentença matemática. Fração 9 sobre 4.

(9 é maior que 4).

9. a) Como todas as frações têm o mesmo denominador, a menor é a que tem o menor numerador. Assim, colocando-as em ordem crescente, temos:

 

Sentença matemática. Fração 1 sobre 10 menor que fração 2 sobre 10, menor que fração 5 sobre 10 menor que fração 8 sobre 10.

b) Como todas as frações têm o mesmo numerador, a menor é a que tem o maior denominador. Assim, colocando-as em ordem crescente, temos:

 

Sentença matemática. Fração 15 sobre 100 menor que fração 15 sobre 20, menor que fração 15 sobre 7 menor que fração 15 sobre 3.

Capítulo 6

ATIVIDADES

Páginas 137 e 138

1. a) parte azul: 4 partes em 10, ou seja,

Sentença matemática. Fração 4 sobre 10.

parte amarela: 3 partes em 10, ou seja,

Sentença matemática. Fração 3 sobre 10.

Adicionando as frações, temos:

Sentença matemática. Fração 4 sobre 10 mais fração 3 sobre 10 igual a fração 7 sobre 10.

b) parte azul: 5 partes em 14, ou seja,

Sentença matemática. Fração 5 sobre 14.

parte amarela: 4 partes em 14, ou seja,

Sentença matemática. Fração 4 sobre 14.

Adicionando as frações, temos:

Sentença matemática. Fração 5 sobre 14 mais 4 sobre 14 igual a fração 9 sobre 14.

c) parte azul: duas partes em 12, ou seja,

Sentença matemática. Fração 2 sobre 12.

parte amarela: 5 partes em 12, ou seja,

Sentença matemática. Fração 5 sobre 12.

Adicionando as frações, temos:

Sentença matemática. Fração 2 sobre 12 mais fração 5 sobre 12 igual a fração 7 sobre 12.

2. Esquematizando:

Esquema. Retângulo dividido em 4 partes quadradas iguais, sendo as 3 primeiras, da esquerda para direita azuis e a outra branca.
Acima do retângulo, Início.
Abaixo, fração 3 quartos

Esquema. Mesmo retângulo anterior, agora apenas a primeira parte, da esquerda para direita é azul e as outras são brancas.
Acima do retângulo , Fim.
Abaixo, fração 1 quarto.

 

Sentença matemática. Fração 3 quartos menos fração 1 quarto igual a fração 2 quartos igual a fração 1 meio.

 Foi gasto

fração 1 sobre 2

do combustível nesse percurso.

3. a)

Sentença matemática. Fração 1 quarto mais fração 5 quartos igual a fração 6 quartos igual a fração com numerador 6 dividido por 2 e denominador 4 dividido por 2 igual a fração 3 meios.

b)

Sentença matemática. Fração 7 nonos menos fração 1 nono igual a fração 6 nonos igual a fração com numerador 6 dividido por 3 e denominador 9 dividido por 3 igual a fração 2 terços.

c)

Sentença matemática. Fração 18 onze avos menos fração 4 onze avos igual a fração 14 onze avos.

d) Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Neste caso, basta multiplicar

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

por 2. dêsse modo, temos:

 

Sentença matemática. Fração 1 quarto mais fração 1 meio

 =

Sentença matemática. Fração 1 quarto mais fração 2 quartos igual a fração 3 quartos.

e) Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Neste caso, basta multiplicar

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

por 2. dêsse modo, temos:

 

Sentença matemática. Fração 2 oitavos mais fração 1 quarto

Sentença matemática. Fração 2 oitavos mais fração 2 oitavos igual a fração 4 oitavos igual a fração com numerador 4 dividido por 4 e denominador 8 dividido por 4 igual a fração 1 meio.

f) Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Neste caso, basta multiplicar

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

por 3 e

Fração 1 sobre 6.

por 2. dêsse modo, temos:

 

Sentença matemática. Fração 1 quarto mais fração 1 sexto.

Sentença matemática. Fração 3 doze avos menos fração 2 doze avos igual a fração 1 doze avos.

g)

Sentença matemática. Fração 1 terço mais fração 2 terços mais fração 4 terços igual a fração 7 terços.

h)

Sentença matemática. Fração 9 quartos menos fração 1 quarto menos fração 3 quartos igual a fração 5 quartos.

i) Vamos primeiro representar o número misto na fórma de fração: 2

fração 1 sobre 2

= 2 +

fração 1 sobre 2

=

fração 4 sobre 2

+

fração 1 sobre 2

=

fração 5 sobre 2

Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Neste caso, basta multiplicar

Sentença matemática. Fração 4 sobre 5.

por 6,

Sentença matemática. Fração 5 sobre 2.

por 15 e

Sentença matemática. Fração 5 sobre 6.

por 5. dêsse modo, temos:

 

Sentença matemática. Fração 5 quintos mais número misto 2 inteiros e 1 meio mais fração 5 sextos igual a fração 24 trinta avos mais fração 75 trinta avos mais fração 25 trinta avos igual a fração 124 trinta avos igual a fração com numerador 124 dividido por 2 e denominador 30 dividido por 2 igual a fração 62 quinze avos.

j) Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador. Neste caso, basta multiplicar

fração 1 sobre 5

por 3. dêsse modo, temos:

 

Sentença matemática. Fração 8 quinze avos mais 4 quinze avos menos 1 quinto igual a fração 8 quinze avos mais fração 4 quinze avos menos fração 3 quinze avos igual a fração 9 quinze avos igual a fração com numerador 9 dividido por 3 e denominador 15 dividido por 3 igual a fração 3 quintos.

4. Para encontrar o valor da parte pintada de verde devemos subtrair as frações indicadas do inteiro. Em alguns casos será necessário encontrar frações equivalentes com mesmo denominador.

a)

Sentença matemática. 1 menos fração 3 quartos igual a fração 4 quartos menos fração 3 quartos igual a fração 1 quarto.

b)

Sentença matemática. 1 menos fração 1 meio menos fração 1 quinto

=

Sentença matemática. Fração 10 décimos menos fração 5 décimos menos fração 2 décimos igual a fração 3 décimos.

c)

Sentença matemática. 1 menos fração 1 meio menos fração 1 quarto menos fração 1 sexto

 =

Sentença matemática. Fração 12 doze avos.

Sentença matemática. Fração 6 doze avos.

Sentença matemática. Fração 3 doze avos.

Sentença matemática. Fração 2 doze avos.

=

Sentença matemática. Ffração 1 doze avos.

d)

Sentença matemática. 1 menos fração 1 sexto menos fração 1 quarto menos fração 4 nonos

=

Sentença matemática. Fração 36 trinta e seis avos menos fração 6 trinta e seis avos menos fração 9 trinta e seis avos menos fração 16 trinta e seis avos igual a fração 5 trinta e seis avos

5. Para saber que fração representa a quantidade de páginas que Marta leu, devemos calcular

fração 5 sobre nove mais fração 2 sobre 5

. Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador.

Esquema. Fração 5 sobre 9 igual a fração 25 sobre 45. Seta preta de 5 para 25, com cota acima, vezes 5. Seta preta de 9 para 45, com cota abaixo, vezes 5. Esquema. Fração 2 sobre 5 igual a fração 18 sobre 45. Seta preta de 2 para 18, com cota acima, vezes 9. Seta preta de 5 para 45, com cota abaixo, vezes 9.

Assim:

Sentença matemática. Fração 25 quarenta e cinco avos mais fração 18 quarenta e cinco avos igual a fração 43 quarenta e cinco avos.

 Portanto, Marta leu

Sentença matemática. Fração 43 quarenta e cinco avos.

do livro nos dois dias.

6. Na 1ª hora, ela percorreu

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

do caminho.

 Na 2ª hora, ela percorreu

Fração. 2 sobre 5.

do caminho.

 Para saber que fração do caminho Adriana já percorreu do total, devemos calcular

Sentença matemática. Fração 1 terço mais fração 2 quintos.

.

Como os denominadores são diferentes, devemos encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador.

Esquema. Fração 1 sobre 3 igual a 5 sobre 15. Seta preta de 1 para 5 com cota acima, vezes 5. Seta preta de 3 para 15 com cota acima, vezes 5. Esquema. Fração 2 sobre 5 igual a 6 sobre 15. Seta preta de 2 para 6 com cota acima, vezes 3. Seta preta de 5 para 15 com cota acima, vezes 3.

 

Sentença matemática. Fração 5 quinze avos mais fração 6 quinze avos igual a fração 11 quinze avos.

 Portanto, Adriana já percorreu

Sentença matemática. Fração 11 quinze avos.

do trajeto.

7. • 3 copos de

Sentença matemática. Fração 1 quarto.

de litro são

Sentença matemática. Fração 3 quartos.

de litro.

4 copos de

Sentença matemática. Fração 1 quinto.

de litro são

Sentença matemática. Fração 4 quintos.

de litro.

Calculando, temos:

Sentença matemática. Fração 3 quartos mais fração 4 quintos igual a fração 15 vinte avos mais fração 16 vinte avos igual a fração 31 vinte avos.

 Logo, com 3 copos de

Sentença matemática. Fração 1 quarto.

de litro e 4 copos de

Sentença matemática. Fração 1 quinto.

de litro, obtemos

Sentença matemática. Fração 31 sobre 20.

de litro.

Comparando as medidas para ver se é possível encher, sem sobrar nem faltar, uma garrafa de

Sentença matemática. Número misto 1 inteiro e 1 meio.

litro, temos:

Sentença matemática. Número misto 1 inteiro e 1 meio igual a fração 3 sobre 2 igual a fração 30 sobre 20.
Esquema. Fração 31 sobre 20 maior que fração 30 sobre 20. Cota abaixo da Fração 31 sobre 20 indicando medida de capacidade total dos copos. Cota abaixo da fração 30 sobre 20 indicando a medida de capacidade da garrafa.

Portanto, a afirmação não está correta, pois a quantidade de líquido será maior que a medida de capacidade da garrafa.

8. Exemplos de resposta:

a) No tanque de combustível de um automóvel ainda resta

Sentença matemática. Fração 1 sobre 5.

de combustível. Qual a fração da quantidade de combustível que já foi consumida por esse automóvel?

b) Carlos e Bruno estão transportando caixas. Carlos já realizou

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4

do trabalho. Bruno por sua vez completou

Sentença matemática. Fração 3 sobre 8.

da tarefa. Qual a fração do trabalho que Carlos e Bruno juntos já realizaram?

c) De

Sentença matemática. Fração 5 sobre 8.

de uma jarra de suco Ana tomou

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

. Qual a fração de suco restou na jarra?

ATIVIDADES

Páginas 139 e 140

1. a) Para saber qual fração representa os ouvintes da Rádio do Colégio que gostam de ême pê bê, fazemos:

 

Sentença matemática. Fração 4 quinze avos

de

Sentença matemática. Fração 5 oitavos igual a fração 4 quinze avos vezes fração 5 oitavos igual a fração 20 sobre 120 igual a fração com numerador 20 dividido por 20 e denominador 120 dividido por 20 igual a fração 1 sexto.

Logo, a fração que representa os estudantes que ouvem a Rádio do Colégio e gostam de ême pê bê é

Fração 1 sobre 6.

.

b) Para saber a fração de estudantes que joga basquete, fazemos:

 

Sentença matemática. Fração 4 quintos

de

Sentença matemática. Fração 4 sextos igual a fração 4 quintos vezes fração 4 sextos igual a fração 16 sobre 30 igual a fração com numerador 16 dividido por 2 e denominador 30 dividido por 2 igual a fração 8 sobre 15.

Logo,

Sentença matemática. Fração 8 sobre 15.

é a fração que representa os estudantes da sala que jogam basquete.

c) Pelo enunciado, temos:

café:

Sentença matemática. Fração 1 quinto

de

Sentença matemática. Fração 3 quartos igual a fração 1 quinto vezes fração 3 quartos igual a fração 3 sobre 20.

algodão:

Sentença matemática. Fração 1 terço

de

Sentença matemática. Fração 3 quartos igual a fração 1 terço vezes fração 3 quartos igual a fração 1 sobre 4.

Como usou o restante para a cana-de-açúcar, podemos fazer:

Esquema. Fração 3 quartos menos fração 3 vinte avos menos fração 1 quarto igual a fração 15 vinte avos menos fração 3 vinte avos menos fração 5 vinte avos igual a fração 7 vinte avos.
Cota abaixo da fração 3 quartos indicando medida de área para plantação.
Cota abaixo da fração 3 vinte avos indicando café.
Cota abaixo da fração 1 quarto indicando algodão.

 

Igual fração 15 sobre 20 menos 3 sobre 20 menos 5 sobre 20 igal a 7 sobre 20

Logo, o cultivo de cana-de-açúcar representa

fração 7 sobre 20

da medida de área da fazenda.

2. a)

Sentença matemática. 4 vezes fração 1 sobre 3 igual a fração 4 terços.

b)

Sentença matemática. 7 vezes fração 2 sobre 9 igual a fração 14 sobre 9.

c)

Sentença matemática. Fração 1 meio vezes fração 2 quintos igual a fração 2 décimos igual a fração com numerador 2 dividido por 2 e denominador 10 dividido por 2 igual a fração 1 quinto.

d)

Sentença matemática. Fração 1 terço vezes fração 2 quintos igual a fração 2 quinze avos.

e)

Sentença matemática. Fração 5 terços vezes fração 9 quintos vezes fração 1 terço igual a fração 45 sobre 45 igual a 1.

f)

Sentença matemática. Fração 12 quintos vezes fração 10 terço vezes fração 2 quartos igual a fração 240 sobre 60 igual a 4.

3. Para determinarmos a fração que corresponde aos gastos na feira, do todo destinado à alimentação, temos que

Sentença matemática. Fração 3 sobre 4.

são destinados ao supermercado. Assim:

 

Sentença matemática. 1 menos fração 3 quartos igual fração 4 quartos menos fração 3 quartos igual a fração 1 quarto.

 Logo,

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

do valor destinado para alimentação corresponde aos gastos com a feira. Então:

 

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

de

Sentença matemática. Fração 3 sobre 4.

é o mesmo que

Sentença matemática. Fração 1 quarto vezes fração 1 terço igual fração 1 sobre 12

.

 Portanto, Júlio reserva

Sentença matemática. Fração 1 sobre 12.

de seu salário para a feira.

4. a) Se

Sentença matemática. Fração 2 sobre 3.

dos estudantes participam de atividades esportivas, então resta

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

dos estudantes.

Desses estudantes restantes, metade está no grupo de pesquisa e metade no grupo de teatro. Logo, há a mesma quantidade de estudantes em ambos os grupos. Assim:

 

fração 1 sobre 2

de

Sentença matemática. fração 1 meio de fração 1 terço igual a fração 1 meio vezes fração 1 terço igual a fração 1 sexto.

 Portanto,

Fração 1 sobre 6.

do total de estudantes está no grupo de pesquisa.

b) Se

Fração 1 sobre 6.

dos estudantes corresponde a 5 estudantes, então a classe tem 30 estudantes, pois 65 = 30.

5. a) 40 15 = 25

Portanto, Cristiane pagou 25 reais.

b) Juliana:

Sentença matemática. Fração 15 sobre 40 igual a fração 3 sobre 8.

Cristiane:

Sentença matemática. Fração 25 sobre 40 igual a fração 5 sobre 8.

c) • Como o bolo foi cortado em 8 fatias iguais, então cada uma delas ficaria com 4 fatias ​( 8 : 4 = 4 )​.

 Portanto, Juliana ficaria com 4 fatias e Cristiane, com 4 fatias.

No caso da divisão proposta por Juliana, teríamos:

- Juliana:

Sentença matemática. 8 vezes fração 3 oitavos igual a 3.

- Cristiane:

Sentença matemática. 8 vezes fração 5 oitavos igual a 5.

 Portanto, Juliana ficaria com 3 fatias e Cristiane, com 5 fatias.

6. a) Paula:

Sentença matemática. Fração 1 quinto vezes fração 2 terços igual a fração 2 sobre 15.

 Mário:

Sentença matemática. Fração 2 teços mais fração 2 quinze avos igual fração 10 quinze avos mais fração 2 quinze avos igual a fração 12 quinze avos igual a fração com numerador 12 dividido por 3 e denominador 15 dividido por 3 igual fração 4 quintos.

 

Sentença matemática. 1 menos Fração 4 quintos iguala fração 5 quintos menos fração 4 quintos igual fração 1 quinto.

Portanto, Paula pagou

Sentença matemática. Fração 2 sobre 15.

e Mário pagou

Sentença matemática. Fração 1 sobre 5.

do valor total do pacote de bombons.

b) Alexandre:

Sentença matemática. 60 vezes fração 2 terços igual fração 120 sobre 3 igual a 40.

Paula:

Sentença matemática. 60 vezes fração 2 quinze avos igual fração 120 sobre 15 igual a 8.

Mário:

Sentença matemática. 60 vezes fração 1 quinto igual fração 60 sobre 5 igual a 12.

Portanto, Alexandre ficou com 40 bombons, Paula ficou com 8 bombons e Mário, com 12 bombons.

7. Exemplo de resposta: Paulo, Marcos e Ronaldo compraram uma caixa com 120 bolinhas de gude. Do valor dessa caixa, Paulo pagou

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

Marcos pagou

Fração 1 sobre 6.

e Ronaldo pagou

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

.

a) Que fração do valor total do pacote de bolinhas Paulo pagou? E Marcos?

b) Se eles dividiram as bolinhas de modo que cada um ficasse com uma quantidade correspondente à fração que pagou do valor total, com quantas bolinhas cada um ficou?

COMPREENDER UM TEXTO

Páginas 141 e 142

Resoluções e comentários em Orientações.

ATIVIDADES

Página 146

1. a)

fração 1 sobre 4

: 2 =

fração 1 sobre 8

Figura geométrica. Retângulo na horizontal dividido em 8 partes retangulares iguais. A primeira parte, da esquerda para direita, é alaranjada e as demais são brancas.

b)

fração 2 sobre 3

: 2 =

fração 1 sobre 3

 

Figura geométrica. Círculo dividido em 3 partes iguais. Uma dessas partes é alaranjada e as outras são brancas.

2. a)

Sentença matemática. Fração 1 sobre 7.

b)

Sentença matemática. Fração 5 sobre 2.

c)

Sentença matemática. Fração 6 sobre 21.

d)

Sentença matemática. Fração 1 sobre 12.

3. a) 

Sentença matemática. 6 dividido por fração 36 sétimos igual a 6 vezes fração 7 trinta e seis avos igual a fração 7 sextos. O segundo número 36 está com traço na diagonal e um pequeno número 6 abaixo.

b)

Sentença matemática. 27 dividido por fração 3 quartos igual a 27 vezes fração 4 terços igual a 36. O segundo número 3 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 abaixo.

c)

Sentença matemática. Fração 3 quartos dividido por 5 igual a fração 3 quartos vezes fração 1 quinto igual a fração 3 sobre 20.

d)

Sentença matemática. Fração 13 nonos

:

Sentença matemática. Fração 169 terços

=

Fração. 13 sobre 9. O número 13 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 acima. O número 9 está com traço na diagonal e um pequeno número 3 abaixo.

Fração. 3 sobre 169. O número 3 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 acima. O número 169 está com traço na diagonal e um pequeno número 13 abaixo.

=

Fração. 1 sobre 39.

e)

Fração. 25 sobre 4.

:

Fração. 125 sobre 8.

=

Fração. 25 sobre 4. O número 25 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 acima. O número 4 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 abaixo.

Fração. 8 sobre 125. O número 8 está com traço na diagonal e um pequeno número 2 acima. O número 125 está com traço na diagonal e um pequeno número 5 abaixo.

=

Fração. 2 sobre 5.

f)

Fração. 64 sobre 49.

:

Fração. 16 sobre 7.

=

Fração. 64 sobre 49. O número 64 está com traço na diagonal e um pequeno número 4 acima. O número 49 está com traço na diagonal e um pequeno número 7 abaixo.

Fração. 7 sobre 16. O número 7 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 acima. O número 16 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 abaixo.

=

Fração. 4 sobre 7.

4. Como Rui quer dividir

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

da pizza em 6 partes iguais, fazemos:

 

Sentença matemática. Fração 1 quarto dividido por 6 igual a fração 1 quarto vezes fração 1 sexto igual a fração 1 sobre 24.

 Rui obterá

Sentença matemática. Fração 1 sobre 24.

da pizza.

5. Pelo enunciado, temos:

 

Sentença matemática. Fração 3 quartos dividido por fração 1 oitavo igual a fração 3 quartos vezes fração 8 sobre 1 igual a 6. O segundo número 8 está com traço na diagonal e um pequeno número 2 acima. O segundo número 4 está com traço na diagonal e um pequeno número 1 abaixo.

 Com

Sentença matemática. Fração 3 quartos.

de quilograma de castanhas dá para fazer 6 receitas.

6. Para saber qual fração da classe representará cada equipe, podemos fazer:

 

Sentença matemática. Fração 2 terços dividido por 4 igual a fração 2 terços vezes fração 1 quarto igual a fração 1 sobre 6.

 Portanto, cada equipe será representada por

Fração 1 sobre 6.

dos estudantes da classe.

7. a) A folha foi dividida em 4 partes iguais. Logo, um dos pedaços obtidos na etapa 1 representa

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

da folha.

b) Na etapa 2, Douglas dividiu um dos pedaços obtidos na etapa 1 em 4 partes iguais, ou seja:

 

Sentença matemática. Fração 1 quarto dividido por 4 igual a fração 1 quarto vezes fração 1 quarto igual a fração 1 sobre 16.

Depois, na etapa 3, dividiu um dos pedaços obtidos na etapa 2 em 4 partes iguais, ou seja:

 

Sentença matemática. Fração 1 dezesseis avos dividido por 4 igual a fração 1 dezesseis avos vezes fração 1 quarto igual a fração 1 sobre 64.

Logo, o pedaço de papel da etapa 4 representa

Sentença matemática. Fração 1 sobre 64.

da folha inicial.

c) A sequência de frações que representa as partes que Douglas obteve em cada divisão é

Sentença matemática. Abre parênteses fração 1 quarto, fração 1 dezesseis avos, fração 1 sobre 64 fecha parênteses.

.

8. Exemplo de resposta: Laura comeu metade de um sanduíche e vai dividir o restante igualmente entre duas colegas. Qual é a fração correspondente à parte do sanduíche que cada uma dessas colegas vai receber?

9. a) Para saber quantas crianças serão presenteadas, precisamos saber quantas vezes

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

de quilograma cabe em 5 quilogramas. Assim, fazemos:

Sentença matemática. 5 dividido por fração 1 quarto igual a 5 vezes fração 4 sobre 1 igual a 20.

Logo, 20 crianças serão beneficiadas.

b) Sendo 40 = 220, para o número de crianças dobrar, a fração de quilograma de cada parte deve ser metade da usada inicialmente. Assim:

Sentença matemática. Fração um quarto dividido por 2 igual a um quarto vezes fração 1 sobre 2 igual a um oitavo.

Logo, para presentear 40 crianças, Hermes deverá colocar em cada caixa

Sentença matemática. Fração 1 sobre 8.

de quilograma de balas.