Parte 8
Como 3 centímetros ⋅ 3 centímetros = 9 centímetros quadrados, temos que éle = 3 centímetros.
b) Para desenhar um retângulo de medida de área igual a 18 centímetros quadrados cuja base mede 6 centímetros de comprimento, devemos, primeiro, descobrir a medida a da altura do retângulo. Para isso, calculamos: 18 centímetros quadrados = 6 centímetros ⋅ a
O número que multiplicado por 6 resulta em 18 é 3. Logo, a = 3 centímetros.
c) Para desenhar um retângulo com medida de área igual a 3 centímetros quadrados, podemos supor que a base mede 3 centímetros de comprimento e, depois, determinar a medida h da altura. Assim:
3 centímetros quadrados = 3 centímetros ⋅ h
O número que multiplicado por 3 resulta em 3 é 1. Logo,
h, igual, 1 centímetro..
4. De acôrdo com o enunciado, temos:
a) Calculando a medida de área dos quadrados, temos:
• quadrado azul: 2 centímetros · 2 centímetros = 4 centímetros quadrados
• quadrado verde: 4 centímetros · 4 centímetros = 16 centímetros quadrados
Logo, a medida da área do quadrado azul é 4 centímetros quadrados e a medida da área do quadrado verde, 16 centímetros quadrados.
b) 4 unidades de área, pois o quadrado azul cabe 4 vezes no quadrado verde.
5. Podemos primeiro calcular a medida de área do chão do quintal:
a = 3 métros · 6 métros = 18 métros quadrados
Como a medida de área de cada ladrilho hexagonal é dada em centímetros quadrados, precisamos transformar a medida de área do chão do quintal para essa mesma unidade de medida. Assim:
18 métros quadrados = 18 · 1 métro quadrado = 18 · .10000 centímetros quadrados = .180000 centímetros quadrados
Para calcular a quantidade de ladrilhos necessária para cobrir o chão do quintal, sabendo que cada ladrilho mede 300 centímetros quadrados de área, podemos fazer:
.180000 : 300 = 600
Logo, serão necessários 600 ladrilhos para cobrir o chão dêsse quintal.
6. a) Podemos observar, pela figura, que a medida do comprimento da cozinha é 4 métros e a medida de sua área é 16 métros quadrados. Logo, devemos descobrir qual é o número que, ao ser multiplicado por 4, resulta em 16. Portanto, esse número é 4, pois 4 · 4 = 16. Logo, a largura da cozinha mede 4 métros.
Como a medida de área da sala é 22,5 métros quadrados e a medida da largura é 4,5 métros, devemos descobrir qual é o número que, ao ser multiplicado por 4,5, resulta em 22,5. Então, vamos dividir a medida de área pela da largura e descobriremos a medida do comprimento.
22,5 : 4,5 = 5
Logo, a medida do comprimento da sala é 5 métros.
b) Exemplo de problema: João está reformando sua casa e deseja trocar o piso da área de serviço e da cozinha por lajotas cuja medida de área é 500 centímetros quadrados. Quantas lajotas serão necessárias para revestir totalmente o piso desses dois ambientes?
7. Podemos fazer:
Logo, a medida da área da figura 1 é igual à medida da área do retângulo, que é igual 8 centímetros quadrados, pois:
2 centímetros · 4 centímetros = 8 centímetros quadrados
Logo, a medida da área da figura 2 é igual à medida da área do quadrado, que é igual a 9 centímetros quadrados, pois:
3 centímetros · 3 centímetros = 9 centímetros quadrados
Espera-se que os estudantes expliquem a estratégia utilizada, como a decomposição para obter figuras retangulares.
ATIVIDADES
▶ Página 267
1. a) A medida da área do retângulo roxo equivale a 10 centímetros quadrados, pois o retângulo roxo é composto de 10 quadradinhos cuja medida da área equivale a 1 centímetro quadrado cada um.
b) A medida da área do triângulo verde é 5 centímetros quadrados. Exemplo de explicação: a medida da área do triângulo verde equivale à metade da medida da área do retângulo roxo, pois podemos compor o retângulo roxo a partir de dois triângulos iguais ao triângulo verde.
2. a) A medida da área do triângulo é igual à metade da medida da área do retângulo cujas base e altura medem, respectivamente, 4 centímetros e 2 centímetros de comprimento. Assim:
Sentença matemática. Fração. Numerador: 4 centímetros vezes 2 centímetros; denominador: 2. É igual a 4 centímetros quadrados.
Logo, a medida da área do triângulo é igual a 4 centímetros quadrados.
b) A medida da área do triângulo é igual à metade da medida da área do retângulo cujas base e altura medem, respectivamente, 2,5 centímetros e 3 centímetros de comprimento. Assim:
Sentença matemática. Fração. Numerador: 2 vírgula 5 centímetros vezes 3 centímetros; denominador: 2. É igual a 3 vírgula 75 centímetros quadrados.
Logo, a medida da área do triângulo é igual a 3,75 centímetros quadrados.
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
▶ Páginas 269 e 270
1. a) Espera-se que os estudantes respondam que na célula B4 está indicada a quantidade de pessoas que visitaram o Museu da Cidade na terça-feira.
b) Adicionando a quantidade de pessoas que visitaram o Museu da Cidade durante essa semana, temos:
420 + 345 + 540 + 620 + 640 + .1020 + .1215 = .4800
Logo, o número de pessoas que visitaram o Museu da Cidade essa semana é maior que .4000.
c) Resposta pessoal.
2. Exemplo de resposta:
Despesa |
Valor (R$) |
---|---|
Aluguel |
1.200 |
Alimentação |
420 |
Transporte |
150 |
Plano de saúde |
320 |
Lazer |
170 |
Dados obtidos das anotações de Josué em janeiro de 2023.
b) Espera-se que os estudantes mencionem que, ao anotar todas as suas despesas, a pessoa consegue controlar melhor seus gastos.
3. a)
Dados obtidos na pesquisa em julho de 2023.
b) De acôrdo com os dados da pesquisa, a porcentagem de pessoas que utilizam mais o computador para acessar a internet é 20%. Assim, podemos fazer:
Sentença matemática. 20 porcento, igual a, fração 20 sobre 100, é igual a fração 1 quinto.
c) Se .2000 pessoas participaram da pesquisa, devemos calcular 5% de duas.000 pessoas. Para isso, fazemos:
Sentença matemática. Fração 5 sobre 100 vezes 2 mil, igual a 0 vírgula 05 vezes 2 mil, igual a 100.
Logo, 100 pessoas utilizam mais o tablet para acessar a internet.
4. a) Rafaela errou ao inverter o número de estudantes de mestrado com o número de estudantes de doutorado.
b)
Fonte: SCHWARTZMAN, Simon. Educação e trabalho em ciência e tecnologia no Brasil. Ciência Hoje, São Paulo, edição 337, página 33, junho 2016.
c) Exemplo de resposta: ela poderia ter feito um gráfico de barras verticais ou um gráfico de setores com as porcentagens de cada tipo de curso indicadas.
ATIVIDADES DE REVISÃO
▶ Páginas 271 e 272
1. a) A unidade de medida mais adequada é o centímetro ( cê ême).
b) A unidade de medida mais adequada é o metro ( ême).
c) A unidade de medida mais adequada é o quilômetro ( cá ême).
d) A unidade de medida mais adequada é o milímetro ( ême ême).
2. Pela figura, temos 0,7 centímetro.
3. a) Transformando a medida de comprimento para metro, temos:
1,5 quilômetro = 1,5 · 1 quilômetro = 1,5 · .1000 métros = .1500 métros
Reescrevendo a fala de Mário, temos: Todo dia eu caminho .1500 metros.
b) Calculando as correspondências, temos:
• 3 quilômetros = 3 · 1 quilômetro = 3 · .1000 métros = .3000 métros
• 10 quilômetros = 10 · 1 quilômetro = 10 · .1000 métros = .10000 métros
Logo, se Mário caminhasse 3 quilômetros, seria o equivalente a .3000 metros. Se ele caminhasse 10 quilômetros, seria o equivalente a .10000 metros.
4. Lúcio comprou 10 metros e 50 centímetros de fio. Em metro, temos:
10 métros + 50 centímetros = 10 métros + 0,5 métro = 10,5 métros
Sabendo que o metro do fio custou R$ 2,10dois reais e dez centavos, temos:
2,1 ⋅ 10,5 = 22,05
Portanto, Lúcio gastou R$ 22,05vinte e dois reais e cinco centavos nessa instalação.
5. Para calcular a quantidade de pastilhas que cabem nessa parede, sabendo que cada pastilha tem 16 centímetros quadrados, podemos fazer: .10000 : 16 = 625
Logo, cabem nessa parede seiscentas e vinte e cinco pastilhas.
6. a) Para desenhar um terreno retangular de medida de área igual a .12000 métros quadrados cuja base mede 100 métros, devemos, primeiro, descobrir a medida a da altura do retângulo. Temos que:
.12000 métros quadrados = 100 métros · a
O número que multiplicado por 100 resulta em .12000 é 120. Logo, a = 120 métros.
Portanto, o terreno retangular mede 100 metros por 120 metros de comprimento.
b) Exemplos de respostas: expressaria a medida da área em metro quadrado, pois, comercialmente falando, fazer a propaganda usando .12000 métros de puro lazer dá a falsa impressão do espaço ser maior que 0,012 quilômetro, embora é sabido que as duas medidas se equivalem.
7. Vamos encaixar algumas partes da figura em outra posição, de modo que tenhamos quadradinhos inteiros de 1 centímetro quadrado cada um.
a)
Como ficaram 8 quadradinhos inteiros, a área da figura mede 8 centímetros quadrados.
b)
Como ficaram 14 quadradinhos inteiros, a área da figura mede 14 centímetros quadrados.
c)
Como ficaram 15 quadradinhos inteiros, a área da figura mede 15 centímetros quadrados.
d)
Como ficaram 8 quadradinhos inteiros, a área da figura mede 8 centímetros quadrados.
8. Exemplo de planta baixa:
9. a)
Medida do perímetro: 2 centímetros + 2 centímetros + 1,5 centímetro = 5,5 centímetros
b)
Medida do perímetro: 2 centímetros + 3 centímetros + 1 centímetro + 1 centímetro + 1 centímetro + 2 centímetros = 10 centímetros
c)
Medida do perímetro: 1,4 centímetro + 3,3 centímetros + 1,4 centímetro + 3,3 centímetros = 9,4 centímetros
d)
Medida do perímetro: 1 centímetro + 1 centímetro + 1 centímetro + 1 centímetro = 4 centímetros
10. a) Como o quadrado possui 4 lados com a mesma medida de comprimento, basta dividir o valor correspondente à medida do perímetro por 4 para obter a medida de comprimento de cada lado. Assim, 24 centímetros : 4 = 6 centímetros.
Logo, a medida de comprimento do lado do quadrado é 6 . centímetros
b) Como os quatro lados de um losango têm medidas de comprimento iguais, basta dividir a medida do perímetro por 4 para obter a medida de comprimento de cada lado. Assim, 26 centímetros : 4 = 6,5 centímetros.
Logo, o lado do losango mede 6,5 centímetros.
c) No triângulo equilátero, os três lados têm medidas de comprimento iguais, então basta dividir sua medida do perímetro por 3 para obter o valor da medida de comprimento de cada lado. Assim, 27 centímetros : 3 = 9 centímetros.
Logo, a medida de comprimento do lado do triângulo é 9 centímetros.
11. Para calcular a medida de área de cada caída de formato retangular, podemos fazer:
8 métros · 10 métros = 80 métros quadrados
Como serão duas caídas, a medida de área total do telhado será:
2 · 80 métros quadrados = 160 métros quadrados
Se em cada metro quadrado cabem 20 telhas, então, para calcular o número de telhas, podemos fazer: 160 · 20 = .3200
Logo, serão necessárias .3200 telhas.
12. Primeiro, vamos determinar a medida da área dessa sala e, depois, multiplicar a medida da área pelo valor do metro quadrado. Observe que podemos dividir a figura em dois retângulos. O retângulo maior com dimensões 7 métros e 3,2 métros, e o retângulo menor, com dimensões 4 métros e 1,65 métro (4,85 métros ‒ 3,2 métros). Assim, a medida da área da sala é:
7 · 3,2 + 4 · 1,65 = 29
Ou seja, a medida da área da sala é 29 . métros quadrados
Para calcular o valor dessa sala, fazemos:
29 · .5400 = .156600
Portanto, o valor dessa sala comercial é R$ 156.600,00cento e cinquenta e seis mil seiscentos reais.
13. a) Verdadeira, pois, para calcular a medida da área de um quadrado com lados medindo 1 centímetro, podemos fazer:
1 centímetro · 1 centímetro = 1 centímetro quadrado
b) Falsa, pois, por exemplo, um retângulo de lados com medidas 1 centímetro e 12 centímetros de comprimento tem a mesma medida de área de um retângulo com os lados medindo 3 centímetros e 4 centímetros de comprimento, porém a medida dos seus perímetros é diferente.
c) Falsa, a medida da área do retângulo é calculada multiplicando a medida de comprimento de dois lados consecutivos; em outras palavras, base pela altura.
d) Verdadeira, pois, para calcular a medida da área dêsse triângulo retângulo, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração. Numerador: 6 centímetros vezes 4 centímetros; denominador: 2. É igual a, 12 centímetros quadrados
Capítulo 12
ATIVIDADES
▶ Página 274
1. 1 hora equivale a 60 minutos.
a) Para transformar duas horas em minutos, podemos fazer:
duas horas = 2 · uma hora = 2 · 60 minutos = 120 minutos
b) Para transformar meia hora em minutos, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração 1 meio de hora, igual a, fração 1 meio vezes 1 hora, igual a, fração 1 meio vezes 60 minutos, é igual a, 30 minutos.
c) Para transformar um quarto de hora em minutos, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração 1 quarto de hora, igual a, fração 1 quarto vezes 1 hora, igual a, fração 1 quarto vezes 60 minutos, é igual a, 15 minutos.
d) Para transformar três horas em minutos, podemos fazer:
3 horas = 3 · uma hora = 3 · 60 minutos = 180 minutos
2. Esta atividade requer que os estudantes reflitam sobre a relatividade do tempo. Em situações de perigo, 1 segundo pode significar muito tempo. Por exemplo, um paciente que sofre uma parada cardíaca, cada segundo que levar para ser socorrido é fundamental para sua reabilitação.
3. No 1º relógio está registrado 10 horas 30 minutos 15 segundos e no 2º relógio está registrado 13 horas 45 minutos 50 segundos. Das 10 horas 30 minutos 15 segundos às 13 horas 45 minutos 50 segundos, passaram-se:
• 3 horas: 13 horas ‒ 10 horas = 3 horas
• 15 minutos: 45 minutos ‒ 30 minutos = 15 minutos
• 35 segundos: 50 segundos ‒ 15 segundos = 35 segundos
Portanto, passaram-se 3 horas 15 minutos 35 segundos entre os horários registrados nos relógios.
4. De acôrdo com o enunciado, temos:
a)
Sentença matemática. 1 minuto mais fração 1 meio do minuto, igual a, 1 minuto mais 30 segundos.b)
Sentença matemática. 3 minutos mais fração 1 quarto do minuto, igual a, 3 minutos mais 15 segundos.c)
Sentença matemática. 2 minutos mais fração 3 quartos do minuto, igual a, 2 minutos mais 45 segundos.d)
Sentença matemática. 5 minutos mais fração 1 quarto do minuto, igual a, 5 minutos mais 15 segundos.ATIVIDADES
▶ Página 278
1. a) Como 1 quilogramas = .1000 gramas, então 1,5 quilograma equivale a:
1,5 quilograma = 1,5 · 1 quilograma = 1,5 · .1000 gramas = .1500 gramas
Logo, Josué comprou 1,5 quilograma de batata, que é igual a .1500 gramas.
b) Como 1 t = .1000 quilogramas, temos:
4,5 toneladas = 4,5 · 1 tonelada = 4,5 · .1000 quilogramas = .4500 quilogramas
A massa de um hipopótamo mede aproximadamente 4,5 toneladas, ou seja, .4500 quilogramas.
c) Como 1 grama = .1000 miligramas, temos:
A ingestão de cálcio recomendada para um adulto é 1 grama por dia, ou seja, .1000 miligramas diários.
2. A massa do musaranho-pigmeu mede, em média, 2 gramas. Para transformar em miligramas, podemos fazer:
2 gramas = 2 ⋅ 1 grama = 2 ⋅ .1000 miligramas = .2000 miligramas
Portanto, o musaranho-pigmeu tem .2000 miligramas.
3. Temos que:
.1600 quilogramas = 1,6 ⋅ .1000 quilogramas = 1,6 ⋅ 1 tonelada = 1,6 tonelada
Como a medida de massa do veículo (1,6 tonelada) é maior que a medida de massa suportada pelo guincho (1,5 tonelada), então o guincho não suportará o veículo.
4. a) Para determinar a medida de massa total, podemos adicionar todas as medidas de massas informadas, desde que elas estejam indicadas na mesma unidade de medida. Para isso, representamos a medida de massa do automóvel vazio em quilograma (.1000 quilogramas) e, em seguida, adicionamos as outras medidas de massa.
.1000 quilogramas + 71 quilogramas + 66 quilogramas + 12 quilogramas + 80 quilogramas = .1229 quilogramas
Logo, a medida de massa total, em quilograma, será .1229 quilogramas.
b) Para responder a esse item, basta transformar .1229 quilogramas em tonelada.
.1229 quilogramas = 1,229 ⋅ .1000 quilogramas = 1,229 ⋅ uma tonelada = 1,229 tonelada
Portanto, a medida de massa total, em tonelada, será 1,229 tonelada.
5. Transformando 35 toneladas em quilograma, temos:
35 toneladas = 35 ⋅ uma tonelada = 35 ⋅ .1000 quilogramas = .35000 quilogramas
Sabendo que a medida de massa de cada saca é 70 quilogramas, fazemos:
.35000 : 70 = 500
Portanto, o agricultor obterá quinhentas sacas.
6. Subtraindo do valor registrado na 2ª balança o valor registrado na 3ª balança, obteremos a medida de massa da moeda de 50 centavos. Assim, 17,2 gramas ‒ 9,4 gramas = 7,8 gramas.
Para descobrir a medida de massa da moeda de 1 centavo, podemos subtrair do valor registrado na 1ª balança a medida de massa da moeda de 50 centavos. Logo, 10,2 gramas ‒ 7,8 gramas = 2,4 gramas.
Por fim, para descobrir a medida de massa da moeda de 1 real, podemos subtrair do valor registrado na 3ª balança o valor da medida de massa da moeda de 1 centavo. Então, 9,4 gramas ‒ 2,4 gramas = 7 gramas.
Portanto, a medida da massa da moeda de 1 real é 7 gramas, da moeda de 50 centavos é 7,8 gramas e da moeda de 1 centavo, 2,4 gramas.
7. Exemplo de problema: Lia comprou 750 gramas de farinha e Bruna comprou 115 gramas de farinha a mais que Lia. Quantos miligramas de farinha Bruna comprou?
8. A medida de massa do elefante africano é 8 toneladas. Para representar essa medida em:
a) quilograma, podemos fazer:
8 toneladas = 8 · 1 tonelada = 8 · .1000 quilogramas = .8000 quilogramas
b) grama, podemos fazer:
8 toneladas = .8000 quilogramas = .8000 · 1 quilograma = .8000 · .1000 gramas = ..8000000 gramas
c) miligrama, podemos fazer:
8 toneladas = ..8000000 gramas = ..8000000 · 1 grama =
= ..8000000 · .1000 miligramas = ...8000000000 miligramas
ATIVIDADES
▶ Página 279
1. a) Escrevendo as medidas de temperatura em ordem crescente, temos: 23 graus Célsius, 23,3 graus Célsius, 30,1 graus Célsius, 32,7 graus Célsius, 33 graus Célsius e 37,2 graus Célsius
b) 37,2 graus Célsius ‒ 23 graus Célsius = 14,2 graus Célsius
A diferença entre a maior e a menor dessas medidas de temperatura é 14,2 graus Célsius.
2. Espera-se que os estudantes façam a leitura correta do termômetro, identificando a medida de temperatura 36,2 graus Célsius.
3. a) Calculando a diferença entre as medidas de temperaturas máxima e mínima de cada município, temos:
• Geada: 21 graus Célsius ‒ 15 graus Célsius = 6 graus Célsius
• Chuvisco: 31 graus Célsius ‒ 24 graus Célsius = 7 graus Célsius
• Raio de Sol: 38 graus Célsius ‒ 23 graus Célsius = 15 graus Célsius
Logo, a maior diferença entre as medidas de temperaturas máxima e mínima foi registrada no município de Raio de Sol.
b) Espera-se que os estudantes busquem as informações em jornais, sites de previsão do tempo ou mesmo em aplicativos de celular. Por exemplo, o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, disponível em: https://oeds.link/1C0bVb. Acesso em: 25 abril 2022.
4. Exemplo de resposta: Rute estava com febre e mediu sua temperatura em dois momentos: no primeiro, estava com 38,1 graus Célsius e, no segundo, com 36,4 graus Célsius. Quanto a medida de temperatura de Rute diminuiu entre essas duas medições?
ATIVIDADES
▶ Página 281
1. Calculando a medida de volume de cada caixa, temos:
• caixa 1 A caixa totalmente preenchida terá 16 cubos, pois: 4 · 2 · 2 = 16
Logo, a medida de volume da caixa é 16
.
• caixa 2 A caixa totalmente preenchida terá 36 cubos, pois: 3 · 4 · 3 = 36
Logo, a medida de volume da caixa é 36
.
2. a) Falso, pois um quadrado tem apenas comprimento e largura.
b) Verdadeiro, pois 0,01 métro · 0,01 métro · 0,01 métro = 0,000001 métro cúbico e 0,000001 métro cúbico = 1 . centímetro cúbico
c) Verdadeiro, pois 10 centímetros · 10 centímetros · 10 centímetros = .1000 centímetros cúbicos e .1000 centímetros cúbicos = 1 . decímetro cúbico
d) Verdadeiro, pois 10 decímetros · 10 decímetros · 10 decímetros = .1000 decímetros cúbicos e .1000 decímetros cúbicos = 1 . métro cúbico
ATIVIDADES
▶ Página 284
1.
6 · 3 · 4 = 72
A medida do volume do paralelepípedo a é 72 cubinhos.
7 · 6 · 5 = 210
A medida do volume do paralelepípedo B é 210 cubinhos.
10 · 3 · 7 = 210
A medida do volume do paralelepípedo C é 210 cubinhos.
8 vezes 3 vezes 3 igual 72
A medida do volume do paralelepípedo D é 72 cubinhos.
Logo, os paralelepípedos com mesma medida de volume são:
• A e D, com 72 cubinhos;
• B e C, com 210 cubinhos.
2. Como as medidas de todas as arestas do paralelepípedo estão em centímetro, não precisamos fazer nenhuma transformação.
10 centímetros · 8 centímetros · 2 centímetros = 160 centímetros cúbicos
Logo, a medida do volume do paralelepípedo é 160 . centímetros cúbicos
3. Podemos calcular a medida do volume dêsse paralelepípedo da seguinte maneira:
1 métro · 2 métros · 1,5 métros = 3 métros cúbicos
Logo, a medida do volume dêsse paralelepípedo é 3 . métros cúbicos
4. a) Observando as figuras, podemos notar que Caio retirou 2 centímetros de cada lado. Logo:
• 6 centímetros ‒ 2 centímetros = 4 centímetros
• 3 centímetros ‒ 2 centímetros = 1 centímetro
Logo, a caixa formada tem 4 centímetros de medida de comprimento, 1 centímetro de medida de largura e 1 centímetro de medida de altura.
b) Podemos determinar quantos centímetros cúbicos de areia cabem nessa caixa calculando:
4 centímetros · 1 centímetro · 1 centímetro = 4 centímetros cúbicos
Portanto, na caixa cabem 4 centímetros cúbicos de areia.
5. Exemplo de problema: A caixa-d’água de uma residência lembra um paralelepípedo que mede 10 decímetros de comprimento, 50 centímetros de largura e 0,75 métro de altura. Qual é a medida do volume dessa caixa-d’água, em metro cúbico?
Resolução do problema:
• medida do comprimento da caixa-d’água: 10 decímetros = 1 métro
• medida da largura da caixa-d’água: 50 centímetros = 0,5 métro
• medida da altura da caixa-d’água: 0,75 métro
Temos que:
1 métro · 0,5 métro · 0,75 métro = 0,375 métro cúbico
Portanto, a medida do volume da caixa-d’água é 0,375 . métro cúbico
6. Espera-se que os estudantes respondam que 5 milímetros de chuva significa que, em uma superfície de 1 métro quadrado, a água acumulada, se não escoasse, formaria um paralelepípedo que mede 5 milímetros de altura.
7. a) Temos que a parte a destacada na figura se encaixa no espaço B indicado.
A figura formada passa a ser um paralelepípedo formado por 16 cubinhos, pois 4 · 2 · 2 = 16.
Logo, a medida de volume da figura é 16
.
b) Temos que a parte a destacada na figura se encaixa no espaço B indicado, e a parte C destacada na figura encaixa-se no espaço D indicado.
Assim, a figura formada passa a ser:
Podemos separar a figura anterior em 2 paralelepípedos.
• paralelepípedo 1
Esse paralelepípedo tem 18 cubinhos, pois 3 · 3 · 2 = 18.
• paralelepípedo 2
Esse paralelepípedo tem 6 cubinhos, pois 2 · 3 · 1 = 6.
Adicionando a quantidade de cubinhos dos paralelepípedos 1 e 2, temos 18 + 6 = 24.
Portanto, a medida de volume da figura é 24
.
ATIVIDADES
▶ Páginas 286 e 287
1. a) A unidade de medida de capacidade mais adequada é o mililitro ( ême éle).
b) A unidade de medida de capacidade mais adequada é o litro ( éle).
c) A unidade de medida de capacidade mais adequada é o mililitro ( ême éle).
2. a) 500 mililitros = 0,5 ⋅ .1000 mililitros = 0,5 ⋅ 1 litro = 0,5 litro
b)
Sentença matemática. Fração 1 quarto de litro, igual a, fração 1 quarto vezes 1 litro, igual a, fração 1 quarto vezes 1 mil mililitros, igual a, fração 1 mil sobre 4 mililitros, é igual a, 250 mililitros.c) 1,5 litro = 1,5 ⋅ 1 litro = 1,5 ⋅ .1000 mililitros = .1500 mililitros
3. Pela figura, temos que a caixa-d’água comporta .1000 litros. Sabemos que 1 litro = 1 , decímetro cúbico então:
.1000 litros = .1000 ⋅ 1 litro = .1000 ⋅ 1 decímetro cúbico = .1000 decímetros cúbicos
Logo, a caixa-d’água comporta .1000 . decímetros cúbicos
4. a) Como 1 litro = 1 decímetro cúbico, então 10 litros = 10 . decímetros cúbicos
Portanto, 10 litros equivalem a 10 . decímetros cúbicos
b) Primeiro, vamos transformar litro em decímetro cúbico para, depois, calcular a equivalência em metro cúbico. Se 1 litro = 1 decímetro cúbico, então .5000 litros = .5000 . decímetros cúbicos Assim:
.5000 decímetros cúbicos = 5 ⋅ .1000 decímetros cúbicos = 5 ⋅ 1 métro cúbico = 5 métros cúbicos
Portanto, .5000 litros são equivalentes a 5 . métros cúbicos
c) Primeiro, vamos transformar metro cúbico para decímetro cúbico para, depois, calcular a equivalência em litro.
12,2 métros cúbicos = 12,2 ⋅ 1 métro cúbico = 12,2 ⋅ .1000 decímetros cúbicos = .12200 decímetros cúbicos
Se 1 decímetro cúbico = 1 litro, então .12200 decímetros cúbicos = .12200 litros.
Logo, 12,2 métros cúbicos são equivalentes a .12200 litros.
5. Inicialmente, devemos descobrir quantos mililitros equivalem a 30 litros.
30 litros = 30 ⋅ 1 litro = 30 ⋅ .1000 mililitros = .30000 mililitros
Em seguida, dividimos a quantidade de mililitros de suco pela capacidade de uma lata.
.30000 : 350 ≃ 85,71
Como o resultado da divisão não foi exato, ou seja, foi aproximadamente 85,71 latas, Vítor deverá comprar 86 latas para obter os 30 litros de suco desejados.
6. Considerando que 2 litros correspondem a .2000 mililitros, temos que:
Sentença matemática. Fração 4 quintos.
de .2000 mililitros: .2000 : 5 ⋅ 4 = .1600
.2000 mililitros ‒ .1600 mililitros = 400 mililitros
Logo, sobraram 400 mililitros de detergente.
7. Temos que:
3 ⋅ 500 mililitros = .1500 mililitros = 1,5 ⋅ .1000 mililitros = 1,5 ⋅ 1 litro = 1,5 litro
Sentença matemática. 5 vezes fração 1 quarto de litro, igual a, fração 5 quartos de litro, é igual a, 1 vírgula 25 litros.
Para calcular quantos litros de tinta havia na prateleira, fazemos:
1 litro + 1,5 litro + 1,25 litro = 3,75 litros
Portanto, havia 3,75 litros de tinta na prateleira.
8. Para descobrir a medida de volume do reservatório, precisamos expressar suas medidas em uma mesma unidade. Assim, vamos representar essas medidas em decímetro.
• medida da altura: 500 centímetros = 50 ⋅ 10 centímetros = 50 ⋅ 1 decímetro = 50 decímetros
• medida do comprimento: 10 métros = .1000 centímetros = 100 ⋅ 10 centímetros = 100 ⋅ 1 decímetro = 100 decímetros
Agora, calculamos a medida de volume do reservatório, em decímetro cúbico. Como o reservatório tem o formato de um paralelepípedo, basta fazer:
100 decímetros ⋅ 30 decímetros ⋅ 50 decímetros = .150000 decímetros cúbicos
Como 1 litro = 1 , decímetro cúbico então .150000 decímetros cúbicos = .150000 litros.
Portanto, nesse reservatório podem ser colocados .150000 litros de água.
9. A quantidade de água necessária para encher as duas piscinas é dada por:
.36000 litros + .15000 litros = .51000 litros
Transformando litro em metro cúbico, temos:
.51000 litros = 51 ⋅ .1000 litros = 51 ⋅ 1 métro cúbico = 51 métros cúbicos
Sabendo que cada caminhão-pipa tem capacidade para 10 , métros cúbicos podemos fazer:
51 métros cúbicos : 10 métros cúbicos = 5,1
Logo, como 5 caminhões não serão suficientes para levar toda a água, serão necessários 6 caminhões.
10. Exemplo de resposta: Resultado de pesquisa mostra que um banho de 15 minutos gasta cêrca de 240 litros de água. Quantos metros cúbicos de água gasta uma pessoa que leva 10 minutos para tomar banho?
11. Calculando a medida de volume da caixa cúbica, temos:
7 centímetros · 7 centímetros · 7 centímetros = 343 centímetros cúbicos
Como 1 centímetro cúbico = 1 mililitro, então 343 centímetros cúbicos = 343 mililitros. Assim, a caixa tem medida de capacidade igual a 343 mililitros.
Portanto, o conteúdo da garrafa caberá na caixa, pois a medida de capacidade da caixa (343 mililitros) é maior que a da garrafa (290 mililitros).
12. A conta de Juliana indica o consumo de 20 métros cúbicos de água no mês. Transformando em litro, temos:
20 métros cúbicos = 20 · 1 métros cúbicos = 20 · .1000 litros = .20000 litros
Logo, foram consumidos .20000 litros pelas 5 pessoas, no mês indicado na conta.
Segundo o recomendado pela ONU, uma pessoa precisa de 110 litros de água por dia, ou .3300 litros de água por mês (considerando um mês com 30 dias), pois 30 · 110 litros = .3300 litros.
Como na casa de Juliana moram 5 pessoas, o consumo mensal de água deveria ser de .16500 , pois 5 · litros.3300 litros = .16500 . litros
Portanto, o consumo mensal da casa de Juliana, que é de .20000 litros, está acima do recomendado pela ONU, que é de .16500 litros.
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
▶ Página 290
1. a) Espera-se que os estudantes respondam que as cenas aconteceram na ordem B – D – a – C.
b) As variáveis da pesquisa feita por Tobias são “tempo na empresa” (variável quantitativa) e “grau de satisfação com o trabalho” (variável qualitativa).
c) Exemplo de respostas: gráfico de barras verticais; gráfico de setores.
2. Faça uma roda de conversa com os grupos para discutir os temas de interesse da turma. Depois, oriente-os na elaboração das perguntas para a pesquisa. Auxilie os grupos na organização da turma para a coleta dos dados. Agende um horário no laboratório de informática para que os grupos possam organizar os dados coletados em uma planilha eletrônica. Caso não seja possível, peça aos grupos que elaborem cartazes com os gráficos escolhidos para representar os dados coletados.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
▶ Páginas 291 e 292
Resoluções e comentários em Orientações.
ATIVIDADES DE REVISÃO
▶ Páginas 293 e 294
1. O tempo total da escalada, para ir e voltar, é dado pela adição:
duas horas +
Sentença matemática. Fração 3 quartos.hora +
Sentença matemática. Fração 1 meio.hora + uma hora +
Sentença matemática. Fração 1 quarto.hora =
= 4 horas +
Sentença matemática. Fração 1 meio.hora
Como uma hora equivale a 60 minutos e, consequentemente,
Sentença matemática. Fração 1 meio.hora equivale a 30 minutos, podemos fazer:
4 · 60 minutos + 30 minutos = 240 minutos + 30 minutos = 270 minutos
Portanto, ele demorou 270 minutos para fazer a escalada e voltar.
2. Para saber, em minuto, até quanto o cronômetro pode marcar, vamos transformar o tempo máximo que ele marca (999 segundos) em minuto. Para isso, fazemos 999 : 60 = 16,65.
Portanto, o cronômetro pode marcar até 16 minutos.
3. Temos que 1 quilograma = .1000 gramas. Logo, 0,5 quilograma = 500 gramas.
Como os preços fornecidos são por quilograma, então Alisson gastou na compra de:
• castanhas-do-pará: 0,5 · 32 = 16
• amêndoas: 2,5 · 52 = 130
• castanhas-de-caju: 1,5 · 22 = 33
Para calcular o gasto total, podemos fazer:
16 + 130 + 33 = 179
Portanto, Alisson gastou R$ 179,00cento e setenta e nove reais.
4. Temos que 1 tonelada = .1000 quilogramas, então:
4,5 toneladas = 4,5 · 1 tonelada = 4,5 · .1000 quilogramas = .4500 quilogramas
Dividindo a medida de massa do hipopótamo pela medida de massa de cada homem, em quilograma, obtém-se a quantidade de homens necessária, ou seja:
.4500 : 75 = 60
Logo, são necessários 60 homens de 75 quilogramas para atingir a medida de massa do hipopótamo.
5. 530,20 quilates: 530,20 · 200 miligramas = .106040 miligramas
Logo, a medida de massa dessa pedra é .106040 miligramas.
6. a) Calculando a diferença entre as medidas de temperaturas máxima e mínima, temos:
18/12: 29 graus Célsius ‒ 16 graus Célsius = 13 graus Célsius
19/12: 31 graus Célsius ‒ 18 graus Célsius = 13 graus Célsius
20/12: 29 graus Célsius ‒ 20 graus Célsius = 9 graus Célsius
Logo, a menor diferença foi registrada em 20/12, com 9 graus Célsius.
b) Exemplos de perguntas: Em que dia a medida de temperatura mínima será de 16 graus Célsius? Em que dia a diferença entre a medida da temperatura máxima e a da mínima será de 13 graus Célsius?
7. a) Temos:
A figura é composta de 5 · 4 · 7 cubinhos, ou seja, 140 cubinhos.
Logo, a medida de volume do paralelepípedo é 140 cubinhos.
b) Temos:
A figura é composta de 8 · 8 · 8 cubinhos, ou seja, 512 cubinhos.
Logo, a medida de volume do paralelepípedo é 512 cubinhos.
c) Temos:
A figura é composta de 8 · 2 · 5 cubinhos, ou seja, 80 cubinhos.
Logo, a medida de volume do paralelepípedo é 80 cubinhos.
d) Temos:
A figura é composta de 6 · 11 · 4 cubinhos, ou seja, 264 cubinhos.
Logo, a medida de volume do paralelepípedo é 264 cubinhos.
8. A capacidade média de abastecimento, por automóvel, é dada pela divisão da medida de capacidade de abastecimento de GNV por hora pelo número de carros abastecidos por hora. Assim, podemos fazer: .1800 : 150 = 12
Logo, a medida de capacidade média de abastecimento é de 12 métros cúbicos por automóvel.
9. A medida de volume é dada pelo produto: 100 · 230 · 290 = ..6670000, ou seja, ..6670000 . milímetros cúbicos
..6670000 milímetros cúbicos = .6670 ⋅ .1000 milímetros cúbicos = .6670 ⋅ 1 centímetro cúbico = .6670 centímetros cúbicos
Portanto, a medida de volume do paralelepípedo é .6670 . centímetros cúbicos
10. Temos que 1 litro = .1000 mililitros. Logo, 2 litros = .2000 mililitros.
Para determinar
Sentença matemática. Fração 3 quintos.de um recipiente com medida de capacidade para .2000 mililitros, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração 3 sobre 5 vezes 2 mil, igual a, fração 6 mil sobre 5, é igual a 1 mil e 200.
Logo, são necessários .1200 mililitros.
11. Como a duração do banho é 15 minutos com o registro aberto e, se Gilberto fechasse o registro para se ensaboar, o registro ficaria aberto durante 7 minutos, podemos calcular a medida de tempo que esse registro ficaria fechado:
15 minutos ‒ 7 minutos = 8 minutos
Como são consumidos 9 litros de água por minuto com o registro aberto, ao fechá-lo por 8 minutos, Gilberto deixaria de gastar: 9 · 8 = 72, ou seja, 72 litros.
Logo, Gilberto economizaria 72 litros de água se adotasse essa atitude.
12. a) Como 1 decímetro cúbico = 1 litro, então 42 decímetros cúbicos = 42 litros. Logo, o tanque de combustível tem medida de capacidade para 42 litros de gasolina.
Se há
Sentença matemática. Fração 1 quarto.de gasolina no tanque, então faltam
Sentença matemática. Fração 3 quartos.de gasolina para que se atinja a medida de capacidade total.
Assim, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração 3 sobre 4 vezes 42 litros, igual a, fração 126 sobre 4 litros, é igual a, 31 vírgula 5 litros.
Portanto, faltam 31,5 litros de gasolina para atingir a medida de capacidade total.
b) A quantia que será gasta para completar o tanque é dada pelo produto da quantidade de litros que faltam para encher o tanque pelo preço de 1 litro de gasolina, ou seja:
5,76⋅ 31,5 = 181,44
Logo, Danilo gastará R$ 181,44cento e oitenta e um reais e quarenta e quatro centavos para completar o tanque com gasolina.
13. Primeiro, é preciso expressar a medida de capacidade das embalagens em uma mesma unidade de medida. Para isso, transformamos a unidade de medida da embalagem Quero ++ em litro.
.1500 mililitros = 1,5 ⋅ .1000 mililitros = 1,5 ⋅ 1 litro = 1,5 litro
Agora, dividindo o preço de cada embalagem por sua respectiva medida de capacidade, temos o valor pago por litro.
• suco Quero ++: 2,85 : 1,5 = 1,9
• suco Que delícia: 4,20 : 2,5 = 1,68
Fazendo uma comparação entre o preço por litro das duas embalagens, vemos que o suco Que delícia tem o menor preço por litro, pois R$ 1,68um reais e sessenta e oito centavos é uma quantia menor que R$ 1,90um reais e noventa centavos.
Portanto, Eduardo não obteve o suco com o preço mais vantajoso ao escolher o suco Quero ++.
PARA FINALIZAR
▶ Páginas 295 e 296
Resoluções e comentários em Orientações.
▶ Avaliação de resultado
MOSTRE O QUE VOCÊ APRENDEU
▶ Páginas 297 e 298
1. Para determinar o sucessor de um número natural, devemos adicionar 1 a ele, ou seja:
.999989 + 1 = .999990
alternativa a
2. Espera-se que os estudantes concluam que 40 dezenas de milhar equivalem a 4 centenas de milhar, pois uma dezena de milhar equivale a .10000 unidades e, para 40 dezenas de milhar, temos .400000 unidades ou 4 centenas de milhar.
alternativa b
3. Espera-se que os estudantes percebam que uma estratégia é reorganizar os pedaços de pizza e encaixá-los de maneira a formar figuras de pizzas inteiras.
Portanto, com esses pedaços é possível formar 5 pizzas inteiras.
alternativa c
4. O lucro trimestral de certa empresa foi de R$ 300.209,00trezentos mil duzentos e nove reais. Para calcular o lucro da empresa em dois trimestres, podemos fazer:
2 ⋅ .300209 = .600418
Vamos arredondar para a unidade de milhar mais próxima.
Portanto, o lucro dessa empresa em 2 trimestres foi de, aproximadamente, R$ 600.000,00seiscentos mil reais.
alternativa d
5. Seja V, F e a, o número de vértices, de faces e de arestas, respectivamente, do prisma representado. Espera-se que os estudantes identifiquem que a relação entre V, F e a pode ser descrita por meio da igualdade:
2 + A = V + F
alternativa a
6. a) Não está correta. Para um número natural ser divisível por 6, é necessário que ele seja divisível por 2 e por 3. Assim, nem todo número divisível por 3 é divisível por 6. Por exemplo, o número 15 é divisível por 3, porém não é divisível por 2, porque não é um número par. Logo, não é divisível por 6.
b) Está correta. Como 4 = 2 ⋅ 2, então todo múltiplo de 4 é também múltiplo de 2.
c) Não está correta. Para ser um número primo, é necessário que tenha apenas dois divisores naturais distintos: o número 1 e o próprio número. Assim, o número 21 não é primo porque seus divisores são: 1, 3, 7, 21.
d) Não está correta. Vimos que os números naturais maiores que 1 que não são primos, isto é, que têm mais de dois divisores, são chamados de números compostos. Não é o caso do número 11, cujos divisores são apenas o número 1 e o próprio número, ou seja, o número 11 é primo.
alternativa b
7. O caminhoneiro percorre 300 quilômetros por dia durante 6 dias por semana. Após uma semana, a medida da distância percorrida por ele será de:
6 ⋅ 300 = .1800
Ou seja, após uma semana, a medida da distância percorrida por esse caminhoneiro será .1800 quilômetros.
alternativa c
8. Observando a figura, é possível afirmar que ela está dividida em 12 quadradinhos no total e, dentre eles, foram coloridos 4.
Portanto, a fração que corresponde à parte colorida é:
Sentença matemática. Fração 4 sobre 12 é igual a fração um sobre três.alternativa b
9. Espera-se que os estudantes leiam e interpretem as quantias que são retiradas da conta bancária como débitos, ou seja, valores que são subtraídos do total. As quantias que são depositadas são créditos, ou seja, devem ser adicionadas ao valor da conta bancária. Exemplo de expressão para representar e solucionar essa situação:
(200 ‒ 100) + 400 = 100 + 400 = 500
Portanto, ao final dêsse dia, o saldo bancário de Isabel era de R$ 500,00quinhentos reais.
alternativa d
10. Ao receber seu salário, Janaína separa
Sentença matemática. Fração um quinto.do valor para lazer. Dessa parte,
Sentença matemática. Fração dois terços.são destinados à prática de esportes radicais. Para escrever a fração que representa a parte do salário de Janaína utilizada na prática de esportes radicais, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração um quinto vezes dois terços, é igual a, fração dois quinze avos.
alternativa d
11. Primeiramente, vamos adicionar as partes da pizza saboreadas por André, Bernardo e Carolina, da seguinte maneira:
Sentença matemática. Fração 1 quarto mais fração 3 oitavos mais fração 1 oitavo, igual a, fração 2 oitavos mais fração 3 oitavos mais fração 1 oitavo é igual a fração 6 oitavos.
Juntos, os três consumiram 6 pedaços de um total de 8 pedaços. Restaram 2 pedaços para completar a pizza. Sabendo que ela foi inteiramente consumida, a fração que corresponde à quantidade da pizza que Dirceu comeu é:
Sentença matemática. Fração dois oitavos é igual a fração 1 quarto.
alternativa a
12. Sabe-se que cada time deve ter 11 pessoas. Então, um dos times que Jonas dividiu ficou com 9 pessoas. Assim, faltam duas pessoas para completar o time (11 ‒ 9 = 2). No outro time ficaram 7 pessoas. Assim, faltam 4 pessoas (11 ‒ 7 = 4). Portanto, para que os dois times fiquem completos faltam 6 pessoas (2 + 4 = 6).
alternativa d
13. A pesquisa foi realizada em um grupo de 100 pessoas. Para calcular a porcentagem correspondente a cada esporte, podemos fazer:
• corrida: 13 pessoas em 100, ou seja,
Sentença matemática. Fração 13 sobre 100 igual a 13 porcento• basquete: vinte e uma pessoas em 100, ou seja,
Sentença matemática. Fração 21 sobre 100 igual a 21 porcento• vôlei: 40 pessoas em 100, ou seja,
Sentença matemática. Fração 40 sobre 100 igual a 40 porcento.Sabendo que o restante das pessoas prefere futebol, para calcular a porcentagem correspondente a esse grupo, podemos fazer:
100 % ‒ ( 13 % + 21 % + 40% ) = 26%
Portanto, a porcentagem correspondente às pessoas que preferem futebol é 26%.
alternativa c
14. Observando a reta numérica, é possível afirmar que o valor de ★ está entre 2 e
Sentença matemática. Fração 16 sobre 7.. O valor de
Sentença matemática. Fração 16 sobre 7.é aproximadamente 2,3. Logo, o valor de ★ é 2 < ★ < 2,3. Analisando as alternativas, temos:
a)
Sentença matemática. Fração 7 sobre 5 é igual a 1 vírgula 4.b)
Sentença matemática. Fração 5 sobre 2 é igual a 2 vírgula 5.c) 2,1
d) 2,7
Portanto, um possível valor para ★ é 2,1.
alternativa c
15. Espera-se que os estudantes percebam que, para formar um polígono a bê cê dê que seja um paralelogramo, as coordenadas do ponto D deve ser (5, 4).
alternativa c
16. a) Verdadeira. Os paralelogramos são aqueles que têm dois pares de lados paralelos.
b) Falsa. Trapézios são aqueles que possuem um par de lados paralelos.
c) Falsa. Quadrados são paralelogramos que têm lados de mesma medida de comprimento e quatro ângulos retos.
d) Falsa. Os quadriláteros que têm quatro ângulos internos retos são os retângulos ou os quadrados. As figuras a seguir são exemplos de quadriláteros que não têm os quatro ângulos retos.
alternativa a