CAPÍTULO 2 Números inteiros

1 Números positivos e números negativos

Os números estão sempre presentes em nosso dia a dia.

Muitas medidas ou contagens que fazemos são representadas por números negativos. Eles costumam aparecer, por exemplo, em medidas de temperatura, extratos bancários e saldos de gols. Observe algumas situações a seguir.

Situação 1

Em um mesmo dia, é possível encontrar dois locais no mundo com medidas de temperatura muito diferentes. No dia 18 de janeiro de 2022, por exemplo, a medida da temperatura mínima em Salvador foi 26 graus Célsius; já em Yakutsk, na Rússia, a mínima foi 40 graus Célsius.

Fotografia. Vista frontal do forte de Santo Antônio da Barra. Há um muro formado por pedras justapostas, com uma porta de entrada e duas janelas. A parte superior do forte é pintada de branco com seis janelas. Logo acima, há uma torre com uma faixa preta e uma faixa branca. Nessa torre há um farol. Ao lado, um termômetro analógico formado por um tubo transparente e um líquido vermelho. Na escala lateral do termômetro, aparecem os números à esquerda, de baixo para cima, menos 50, menos 40, menos 30, menos 20, menos 10, zero, mais 10, mais 20, mais 30, mais 40, mais 50. Do lado direito, aparece o número mais 26 graus Celsius no tracinho referente ao 26, localizado entre mais 20 e mais 30. O líquido vermelho vai da base do termômetro até o tracinho do número 26.
Forte de Santo Antônio da Barra, Salvador (Bahia), 2021.
Fotografia. Estátua localizada em uma área aberta coberta de neve. Em cima da estátua, há neve cobrindo algumas partes. A estátua representa um homem sentado com os dois pés encostados no chão. Ao lado direito dele, há o tronco de uma árvore que ultrapassa a altura dele. Ao lado, um termômetro analógico formado por um tubo transparente e um líquido vermelho. Na escala lateral do termômetro aparecem os números à esquerda, de baixo para cima, menos 50, menos 40, menos 30, menos 20, menos 10, zero, mais 10, mais 20, mais 30, mais 40, mais 50. Do lado direito aparece o número menos 40 graus Celsius no tracinho referente ao menos 40. O líquido vermelho vai da base do termômetro até o tracinho do número menos 40.
Estátua do escritor Alexei Kulakovsky, Yakutsk, Rússia, 2021.

Você percebeu que, para indicar a medida da temperatura em Yakutsk, usamos o sinal negativo (), mas para a temperatura em Salvador, que foi positiva (acima de zero), não escrevemos o sinal positivo (+)? Isso ocorre porque, na representação de valores positivos, o uso do sinal (+) junto do número é optativo, enquanto, na representação dos valores negativos, o sinal () deve, obrigatoriamente, acompanhar o número a que se refere.

Para a representação do número zero (0), não usamos nenhum dos sinais, pois ele não é positivo nem negativo.

Situação 2

O extrato bancário a seguir apresenta alguns créditos (valores positivos) e débitos (valores negativos) em uma conta-corrente e mostra como o saldo da conta ficou negativo.

Ilustração. Extrato bancário do Banco Cofre. O nome da cliente é Ana Maria Albuquerque. A emissão foi feita em 20 de agosto de 2022, registrada na folha 7. A agência desse banco é 0209 tracinho 5 e a conta é 85 ponto 069 tracinho 5. Esse extrato traz informações em 4 colunas: data, histórico, documento e débito barra crédito barra saldo. Na primeira linha do histórico está indicado: saldo em 30 de julho de 2022 e o saldo é de 22 vírgula 45. Na segunda linha, em 6 de agosto, o histórico indica cartão de crédito, documento número 4220724, débito de 180 vírgula 00 menos. Desse número sai uma caixa de texto explicando: Foram debitados 180 reais. Para representar o débito, usou-se o sinal (menos) depois do número. Na terceira linha, em 6 de agosto, o histórico indica Pix recebido, documento número 0078304, crédito de 150 vírgula 00. Desse número sai uma caixa de texto explicando: Foram creditados 150 reais. Esse é um número positivo. Para representá-lo, não se usou sinal. Na quarta linha, em 20 de agosto, o histórico indica conta de água, documento número 4705052, débito de 28 vírgula 55 menos. Na quinta linha, o histórico indica Saldo em 20 de agosto de 2022, saldo de 36 vírgula 10 menos. Desse número sai uma caixa de texto explicando: O saldo final ficou negativo em 36 reais e 10 centavos.

Situação 3

No Campeonato Brasileiro de Futebol, os números negativos podem aparecer no saldo de gols, ou seja, na diferença entre o número de gols marcados e o número de gols sofridos. A seguir, apresentamos a classificação final de alguns times da série a no Campeonato Brasileiro de 2021.

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021 – Série A

Posição

Clube

Gols marcados

Gols sofridos

Saldo de gols

Atlético Mineiro (MG)

67

34

33

12º

Internacional (RS)

44

42

2

15º

Cuiabá (MT)

34

37

−3

18º

Bahia (BA)

42

51

−9

Dados obtidos no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 8 fevereiro 2022.

Ilustração. Mulher branca de cabelos e olhos castanhos, vestindo uma calça azul, sapatos marrons e camisa com tons amarelo, branco e preto. Ela segura uma bandeirinha em formato triangular branca com quatro quadriláteros amarelos desenhados. Ela diz o seguinte: O Cuiabá e o Bahia sofreram mais gols do que marcaram.

Situação 4

Os números negativos também são usados para indicar medidas de altitude. Nesse caso, o nível do mar é o ponto de referência, que indica a medida de zero metro; as medidas de altitude acima do nível do mar são indicadas por números positivos, e as medidas de altitude abaixo do nível do mar são indicadas por números negativos.

O ponto mais alto do mundo é o Monte Everest, que fica na fronteira entre o Nepal e o Tibete e mede +.8848 métros de altitude.

O ponto mais profundo é conhecido por "Challenger Deep", localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, com medida de .10924 métros de altitude (ou .10924 métros abaixo do nível do mar).

Fotografia. Vista do Monte Everest, em que é possível identificar picos do monte cobertos de neve. O céu está azul com nuvens brancas.
Monte Everest, Nepal, 2021.
Mapa. Localização do Monte Everest e das Fossa das Marianas. A parte terrestre é em tom alaranjado e o oceano Pacífico em tom azul. Do lado esquerdo do mapa, está marcada a localização do Monte Everest com um triângulo preto. No mapa aparece uma linha tracejada indicando o trópico de Câncer. Do lado direito do mapa, está indicada a Fossa das Marianas. No canto direito superior, há uma miniatura do planisfério com destaque para a região representada no mapa. No cento direito inferior, há a rosa dos ventos e a escala de 0 a 950 quilômetros.

Elaborado com base em: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. sexta edição São Paulo: Moderna, 2016. página 20, 48 e 52.

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    Saiba mais

    O número negativo

    Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna (séculos catorze a dezesseis), os países da Europa Ocidental sofreram profundas transformações. Era grande o desenvolvimento do comércio e as cidades cresciam muito. [reticências]

    Paralelamente a essas mudanças econômicas, políticas e sociais, houve o florescimento da arte, da cultura e das ciências. Essa revolução cultural ficou conhecida como Renascimento.

    [reticências] cada vez mais era sentida a necessidade de um novo número para enfrentar os problemas colocados pelo desenvolvimento científico do Renascimento. Discutia-se muito sobre esse novo número. Mas ele era tão difícil de se enquadrar nos números já conhecidos que os matemáticos o chamavam de número absurdo.

    Que número era esse?

    Vamos voltar novamente à Antiguidade. [reticências]

    Segundo os matemáticos chineses da Antiguidade, os números podiam ser entendidos como excessos ou faltas.

    Na resolução de problemas, os chineses realizavam todos os cálculos em tabuleiros de cálculos. Para representar os excessos, utilizavam palitos vermelhos; para as faltas, palitos pretos.

    Os matemáticos da Índia também trabalharam com esses “números estranhos”.

    O grande matemático Brahmagupta, nascido em 598, dizia que os números podem ser tratados como pertences ou dívidas. [reticências]

    Mas este tipo de número não conseguia ir além da ideia mais concreta e primitiva: ou era um palito preto ou uma dívida.

    Sem símbolos próprios para tornar compreensíveis as operações, os “números absurdos” dos chineses e dos hindus em nenhum momento conseguiram atingir a condição de verdadeiros números.

    O número negativo dos comerciantes

    O desenvolvimento dos conceitos matemáticos sempre esteve estreitamente ligado ao desenvolvimento dos símbolos matemáticos. [reticências]

    Voltamos com isso ao Renascimento.

    Nessa época, os matemáticos cada vez mais sentiam a necessidade de um novo tipo de número [reticências].

    Mas, para representar o novo tipo de número a ser criado, era preciso antes encontrar um símbolo que permitisse operar com esse novo número de modo prático e eficiente.

    Veja como faziam os espertos comerciantes do Renascimento.

    Suponha que um deles tivesse em seu armazém duas sacas de feijão de 10 quilogramas cada.

    Se esse comerciante vendesse num dia 8 quilogramas de feijão, ele escrevia o número 8 com um tracinho na frente para não esquecer de que no saco faltavam 8 quilogramas de feijão.

    Mas, se ele resolvesse despejar no outro saco os 2 quilogramas que restaram, escrevia o número 2 com dois tracinhos cruzados na frente, para se lembrar de que no saco havia 2 quilogramas de feijão a mais que a quantidade inicial.

    Baseando-se na solução prática adotada pelos comerciantes, os matemáticos encontraram a melhor notação para expressar um novo tipo de número que não indicasse apenas as quantidades, mas também representasse o ganho ou a perda dessas quantidades: o número com sinal, positivo ou negativo.

    Demorou muito tempo para que os números negativos fossem aceitos. A representação desses números na reta numérica tornou mais clara a sua compreensão, e isso permitiu que fossem aceitos com mais facilidade pelos matemáticos.

    GUELLI, Oscar. A invenção dos números. São Paulo: Ática, 1992. página cinquenta e cinco a cinquenta e oito.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Represente o trecho destacado em cada frase por um número positivo ou por um número negativo.

    a) A temperatura em Moscou mediu 12 graus Célsius abaixo­ de zero.

    b) No Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021, o Chape­coense (Santa Catarina) marcou 27 gols e sofreu 67. Assim, seu saldo de gols foi de 40 gols negativos.

    c) Maria levou um susto ao consultar seu ­extrato bancário e verificar o saldo devedor de R$ 420,00quatrocentos e vinte reais.

    d) O avião está a uma medida de altitude de 800 métros acima do nível do mar.

    e) O submarino atingiu a medida de altitude de 150 métros abaixo do nível do mar.

    2. Leia o texto e represente as medidas das temperaturas nele mencionadas com números positivos ou negativos.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda aos comerciantes de alimentos perecíveis que os itens resfriados sejam mantidos refrigerados preferencialmente com medida de temperatura até 5 graus Célsius acima de zero e os produtos congelados, até 15 graus Célsius abaixo de zero.

    3. Em um edifício, o térreo é representado pelo zero, os andares abaixo do térreo são representados com números negativos, e os andares acima do térreo, com números positivos. Registre a marcação para o 2º subsolo e para o 4º andar.

    4. Leia o que disse o navegador brasileiro sobre a medida de temperatura em um verão na Antártida e faça o que se pede.

    Era verão na Antártida. “A temperatura média estava agradável, entre zero e 5 graus Célsius negativos”, conta Amyr Klink.

    PEGORIN, Flavia; KUTNEY, Pedro. Caçando icebergs. Náutica, São Paulo, número 105, página 24, maio 1997.

    Fotografia. Navio de pesca navegando pelo mar da Antártida. Ele está localizado do lado direito da fotografia. O casco do navio é vermelho. A ponte de comando e as demais instalações são brancas. Ao lado do navio, no mar, há um bote com duas pessoas. Ao fundo da fotografia, lado esquerdo, há icebergs.
    Navio de pesca de críl, Antártida, 2020.

    a) Transcreva a frase dita por Amyr Klink usando a notação de número negativo.

    b) No município em que você mora, que medida de temperatura média é considerada agradável? Que sensação você tem quando a medida de temperatura está muito ­acima dessa média?

    c) Se a temperatura chegasse a medir 44 graus Célsius, que sensação você teria?

    2 Números inteiros

    Dizemos que os números naturais correspondem aos números inteiros positivos com o zero.

    Recorde

    Sequência dos números naturais: (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, reticências)

    Agora observe a sequência dos números inteiros negativos.

    (reticências, 6, 5, 4, 3, 2, 1)

    Reunindo os números naturais (números inteiros positivos e o zero) e os números inteiros negativos, obtemos a sequência dos números inteiros­. Observe.

    (reticências, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, reticências)

    A sequência dos números inteiros é infinita nos dois sentidos. Nessa sequência, não há um número inteiro que seja o maior de todos nem um que seja o menor de todos. Para determinar um termo seguinte qualquer, basta adicionar 1 ao termo imediatamente anterior; para determinar um termo anterior a outro, basta subtrair 1 desse termo.

    Esquema representando a sequência dos números inteiros. Na parte superior há setas azuis saindo de cada número da direita para a esquerda; em cima de cada seta aparece menos 1. Na parte inferior há setas azuis saindo de cada número da esquerda para a direita; embaixo de cada seta há mais um. A sequência começa com reticências, depois seguem os números: menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, 1, 2, 3, 4 e termina com reticências.

       Para representar o conjunto dos números naturais, usamos o símbolo

    Letra N maiúscula, símbolo do conjunto dos números naturais.

    :

    Letra N maiúscula, símbolo do conjunto dos números naturais.

    = {0, 1, 2, 3, 4, reticências}

    Para representar o conjunto dos números inteiros, usamos o símbolo

    Letra Z maiúscula, símbolo do conjunto dos números inteiros.

    :

    Letra Z maiúscula, símbolo do conjunto dos números inteiros.

    = {reticências, 4, 3, 2, 1, 0, 1, 2, 3, 4, reticências}

    Podemos também representar os números inteiros em uma reta numérica. Observe.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para a direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, 1, 2, 3, 4, 5. No ponto referente ao 0 há a letra O. Na parte superior há uma seta do zero ao 1 indicando uma unidade. Também há uma seta do 4 ao 5 indicando uma unidade.

    Nessa reta, o zero é associado à origem (ponto óh), e a medida de distância entre os pontos que representam dois números inteiros consecutivos é sempre a mesma. À direita de óh, com um tracinho ou com uma bolinha, marcamos pontos correspondentes aos números inteiros positivos e, à esquerda, pontos correspondentes aos números ­inteiros negativos.

    Ilustração. Menina branca com cabelos pretos, vestindo uma calça vermelha, sapatos amarelos com linhas azuis, blusa colorida e óculos. Ela está com uma mão erguida e a outra com punho fechado e dedo indicador próximo do queixo, pensativa. Ela diz: Lembre-se de que o sinal, abre parênteses mais fecha parênteses, na representação de números positivos é optativo. Por exemplo: mais 4 é igual a 4; 5 é igual a mais 5.

    Na reta numérica, os números inteiros estão organizados de fórma crescente, da esquerda para a direita.

    Na sequência dos números naturais, o antecessor de um número natural qualquer diferente de zero é o número que vem imediatamente antes dele, e o sucessor é o número que vem imediatamente depois. O mesmo ocorre com a sequência dos números inteiros.

    Observe a reta numérica a seguir com a sequência dos números inteiros representada.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para a direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, 1, 2, 3, 4, 5. No ponto referente ao zero há a letra O. Na parte inferior há uma seta do menos 4 ao menos 5 indicando antecessor. Também há uma seta do menos 4 ao menos 3 indicando sucessor.

    Nessa reta, verificamos que o sucessor de 4 é 3 e que o antecessor de 4 é 5.

    Exemplos

    Esquema. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 101, menos 100, menos 99. Na parte inferior há uma seta do menos 100 ao menos 101 indicando menos 1. Também há uma seta do menos 100 ao menos 99 indicando mais 1. Em cima do menos 101 há a indicação: antecessor de menos 100. Em cima do menos 99 há a indicação: sucessor de menos 100. Ao lado, outro esquema. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, 99, 100 e 101. Na parte inferior há uma seta do 100 ao 99 indicando menos 1. Também há uma seta do 100 ao 101 indicando mais 1. Em cima do menos 99 há a indicação: antecessor de 100. Em cima do menos 101 há a indicação: sucessor de 100.

    Lembre-se: Escreva no caderno!

    Observando a sequência dos números inteiros ou a representação desses números na reta numérica, também podemos comparar números inteiros. Quanto mais à direita um número estiver, na sequência ou na reta, maior ele será.

    reticências, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0, +1, +2, +3, +4, +5, +6, +7, +8, +9, +10, +11, +12, reticências

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 9, menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5, mais 6, mais 7, mais 8, mais 9, mais 10, mais 11, mais 12.

    Assim, percebemos, por exemplo, que:

    +7 é maior que 0 (representamos assim: +7 > 0 e lemos: “mais sete é maior que zero”);

    5 é menor que 1 (representamos assim: 5 < 1 e lemos: “menos cinco é menor que menos um”);

    9 é menor que +3 (representamos assim: 9 < +3 e lemos: “menos nove é menor que mais três”);

    0 é maior que 4 (representamos assim: 0 > 4 e lemos: “zero é maior que menos quatro”).

    Para pensar

    Analise o que a professora Paula está dizendo.

    Ilustração. Mulher branca de cabelos e olhos castanhos. Ela está usando uma saia azul, uma camisa rosa, um jaleco de professora e óculos. Ela diz o seguinte: Todo número inteiro positivo é maior que qualquer número inteiro negativo.

    Explique por que Paula está certa.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Copie no caderno a reta numérica a seguir, complete-a e responda às questões.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados. Há números em alguns traços e quadradinhos cinza em outros cobrindo o número. A ordem, da esquerda para a direita, é: menos 5, quadradinho, quadradinho, menos 2, quadradinho, zero, quadradinho, quadradinho, 3, 4, quadradinho, 6.

    a) Qual é o antecessor de 1?

    b) E o sucessor de 1?

     

    ícone de elaboração de problemas.
    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Elabore uma pergunta semelhante a essas duas. Em seguida, troque de pergunta com um colega e resolva a questão formulada por ele. Depois de resolvidas, destroquem-nas para a correção.

    2. Considerando a sequência dos números inteiros, responda às questões no caderno.

    a) Qual é o antecessor de 15?

    b) Qual é o sucessor de 10?

    c) Qual é o antecessor de 50?

    d) Qual é o sucessor de 19?

    3. Determine o sucessor e o antecessor dos números inteiros a seguir.

    a) 99

    b) +999

    c) .1000

    d) .1000

    e) .9009

    f) .10000

    4. Em uma sorveteria, o armazenamento dos sorvetes é feito em freezers com medida de temperatura de 18 graus Célsius. Qualquer temperatura acima dessa medida é inadequada e pode alterar a qualidade do produto.

    Fotografia. Vitrine de sorveteria em que estão dispostos, lado a lado, vários sabores de sorvete de massa. Em cada recipiente está um sabor com uma colher. Há uma fileira de sabores e um espelho ao fundo.
    Sorvetes expostos em vitrine de sorveteria.

    a) Das medidas de temperatura a seguir, quais são adequadas e quais são inadequadas para o armazenamento de sorvetes nessa empresa?

    Ilustração. 6 fichas coloridas de azul com indicação de temperatura em cada uma: menos 15 graus Celsius, menos 18 graus Celsius, menos 16 graus Celsius, menos 19 graus Celsius, menos 17 graus Celsius, menos 20 graus Celsius.

    b) Por que os sorvetes precisam ser mantidos a essa medida de temperatura? Faça uma pesquisa e registre a resposta.

    5. Uma universidade comprou dois freezers para o laboratório de pesquisas ambientais. Um pode armazenar materiais a medidas de temperatura de até 86 graus Célsius, e o outro, de até 196 graus Célsius.

    a) Um funcionário desse laboratório precisa armazenar dois materiais em medidas de temperatura diferentes. Um deles deve ser armazenado a 100 graus Célsius, e o outro, a 80 graus Célsius. Como esse funcionário poderá armazenar esses materiais?

    b) Escreva cinco medidas de temperatura maiores e cinco menores que 86 graus Célsius.

    c) Escreva cinco medidas de temperatura que estejam entre 196 graus Célsius e 86 graus Célsius.

    6. Observe os termômetros a seguir e escreva os números, positivos ou negativos, que representam as medidas de temperatura registradas por eles. Em seguida, determine o antecessor e o sucessor de cada número na sequência dos números ­inteiros.

    a)

    Ilustração. Termômetro analógico formado por um tubo transparente e um líquido vermelho. Na escala lateral do termômetro aparecem os números à direita, de baixo para cima: menos 20, menos 10, zero, mais 10, mais 20, mais 30. Do lado esquerdo aparece o número menos 20 graus Celsius no tracinho referente ao menos 20. O líquido vermelho vai da base do termômetro até o tracinho do número menos 20. Ao fundo, uma fotografia. Vista frontal de uma rua de Vancouver, Canadá. Nela, há árvores nas laterais e carros estacionados do lado esquerdo. A neve cobre a rua, alguns carros e árvores. Há poucas pessoas na rua.
    Vancouver, Canadá, 2021.

    b)

    Ilustração. Termômetro analógico formado por um tubo transparente e um líquido vermelho. Na escala lateral do termômetro aparecem os números à direita, de baixo para cima: menos 20, menos 10, zero, mais 10, mais 20, mais 30. Do lado esquerdo aparece o número mais 20 graus Celsius no tracinho referente ao mais 20. O líquido vermelho vai da base do termômetro até o tracinho do número mais 20. Ao fundo, uma fotografia. Um barco navegando em águas de Vitória, Espírito Santo. Ao fundo da fotografia, há prédios da cidade e o céu azul, de dia.
    Vitória (Espírito Santo), 2020.

    c)

    Ilustração. Termômetro analógico formado por um tubo transparente e um líquido vermelho. Na escala lateral do termômetro aparecem os números à direita, de baixo para cima: menos 20, menos 10, zero, mais 10, mais 20, mais 30. Do lado esquerdo aparece o número menos 4 graus Celsius no tracinho referente ao menos 4. O líquido vermelho vai da base do termômetro até o tracinho do número menos 4. Uma fotografia. Vista de um teleférico localizado em Santiago, Chile, de dia. É possível identificar prédios ao fundo da fotografia. Há dois fios de aço esticados na altura que servem de transporte para o teleférico. Abaixo, muitas árvores.
    Santiago, Chile, 2020.

    d)

    Ilustração. Termômetro analógico formado por um tubo transparente e um líquido vermelho. Na escala lateral do termômetro aparecem os números à direita, de baixo para cima: menos 20, menos 10, zero, mais 10, mais 20, mais 30. Do lado esquerdo aparece o número mais 9 graus Celsius no tracinho referente ao mais 9. O líquido vermelho vai da base do termômetro até o tracinho do número mais 9. Uma fotografia. Uma praça em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, durante o dia. Faz sol e há árvores. Algumas pessoas estão caminhando na calçada.
    Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 2020.

    7. Leia o texto e observe os saldos de gols dos times no campeonato de futebol de salão de uma escola.

    O 6º ano tem uma defesa excelente; foi o time que sofreu menos gols e obteve um saldo positivo de 13 gols. Já o 7º ano teve o melhor ataque, mas sofreu 10 gols a mais do que marcou. O 8º e o 9º ano tiveram, respectivamente, 4 e +1 de saldo de gols.

    Ilustração. Cinco meninos jogando futebol de salão. Eles estão usando uniformes. Dois deles vestem uniforme com calção preto, meião e camisa vermelha. Os outros dois vestem uniforme com calção amarelo e camisa amarela com listras azuis, meião azul com listras amarelas. O menino do gol veste uniforme com calção branco, camisa azul com listras brancas. Ele está de braços apertos, se preparando para evitar gol. A bola está no pé de um menino da camisa vermelha.

    Agora, organize os dados em um quadro, por ordem decrescente de saldo de gols.

    3 Módulo, ou valor absoluto, de um número inteiro

    Podemos determinar, na reta numérica, a medida de distância entre qualquer ponto e a origem O. Observe.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4. Em cima do zero há a letra O e em cima do mais 4 há a letra A. Uma seta parte do ponto O até A e em cima dela está escrito quatro unidades. Ao lado da reta está escrito: A medida de distância do ponto A ao ponto O é de 4 unidades.
    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4. Em cima do zero há a letra O e em cima do menos 3 há a letra B. Uma seta parte do ponto O até B e em cima dela está escrito três unidades. Ao lado da reta está escrito: A medida de distância do ponto B ao ponto O é de 3 unidades.

    A medida de distância de um ponto da reta numérica à origem é chamada valor absoluto, ou módulo, do número associado a esse ponto.

    Assim, valor absoluto, ou módulo, do número +4 é 4 (medida de distância do ponto a à origem). Da mesma maneira, o módulo de 3 é 3 (medida de distância do ponto B à origem).

    Indicamos o módulo de um número colocando esse número entre duas barras verticais paralelas. Por exemplo: o módulo de 3 é representado por ∣ ‒3.

    Exemplos

    ∣+5∣ = 5

    7∣ = 7

    ∣ ‒18∣ = 18

    0∣ = 0

    Números opostos ou simétricos

    Observe a reta numérica a seguir.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5. Em cima do menos 5 está a letra A linha. Em cima do mais 5 há a letra A. Uma seta sai do zero até A linha e está escrito 5 unidades. Outra seta sai do zero até A e está escrito 5 unidades.

    Os pontos á linha e a estão associados, respectivamente, aos números inteiros 5 e +5. A medida de distância do ponto á' até a origem é de 5 unidades, assim como a medida de distância do ponto a até a origem é de 5 unidades. Os pontos á linha e a estão a uma mesma medida de distância da origem, porém situados em lados opostos da reta numérica (em relação ao zero). Por isso, 5 e +5 são chamados números simétricos ou números opostos.

    Exemplos

    +7 e 7 são números opostos ou simétricos.

    4 é o oposto de 4, e 4 é o oposto de 4.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Determine:

    a) o simétrico de 23;

    b) o oposto de 16;

    c) o módulo do simétrico de 4;

    d) o oposto do oposto de 3.

    2. Copie o quadro a seguir no caderno e, depois, complete-o.

    Ícone. Selo com a palavra modelo.

    Número

    Oposto

    Valor absoluto

    7

    23

    50

    Agora, responda: existe uma única maneira de preencher o quadro? Justifique sua resposta.

    3. Em nosso planeta, há muita diversidade de vegetação, de clima e de altitude.

    Observe a seguir a descrição de três ambientes terrestres diferentes e, depois, responda às questões.

    a) O Deserto do Atacama, no norte do Chile, é o mais seco do planeta. Nele, ocorrem grandes variações de temperatura. Em um período de 24 horas, a medida da temperatura pode cair de 40 graus Célsius, durante o dia, para 2 graus Célsius à noite! Qual dessas medidas de temperatura é a mais alta?

    b) Na Antártida, no inverno, a medida da temperatura pode variar de 20 graus Célsius a 55 graus Célsius. Qual dessas medidas de temperatura é a menor?

    c) A maior parte da Floresta Amazônica está localizada em território brasileiro. Seu clima é úmido e, durante o ano, não há muita va­riação das medidas de temperatura. As medidas de temperatura médias anuais oscilam entre 24 graus Célsius e 26 graus Célsius. Qual dessas medidas de temperatura é a mais baixa?

    4. Faça o que se pede.

    a) Construa no caderno uma reta numérica e localize nela os seguintes números: +10, 4, 5, 8, 2 e 3.

    b) Indique o simétrico de cada um dos números do item a.

    c) Considerando apenas os números do item a, indique aqueles que têm módulo menor que 4.

    5. Observe os saldos das contas-correntes de Paulo, Joana e Larissa.

    Ilustração. Extrato bancário que consta nome Paulo da Silva. Há três colunas: data, histórico e valor. Na primeira linha, consta 2 do 11, saldo, 250 vírgula 00 menos. Na segunda linha, consta 5 do 11, saldo, 356 vírgula 00 menos. Na terceira linha, consta 12 do 11, saldo, 525 vírgula 00 menos. Na quarta linha, consta 15 do 11, saldo, 98 vírgula 00 menos.
    Ilustração. Extrato bancário que consta nome Joana Nunes. Há três colunas: data, histórico e valor. Na primeira linha, consta 2 do 11, saldo, 535 vírgula 00. Na segunda linha, consta 5 do 11, saldo, 134 vírgula 00. Na terceira linha, consta 12 do 11, saldo, 56 vírgula 00. Na quarta linha, consta 15 do 11, saldo, 725 vírgula 00.
    Ilustração. Extrato bancário que consta nome Larissa Rosa Lima. Há três colunas: data, histórico e valor. Na primeira linha, consta 2 do 11, saldo, 723 vírgula 00. Na segunda linha, consta 5 do 11, saldo, 134 vírgula 00. Na terceira linha, consta 12 do 11, saldo, 56 vírgula 00 menos. Na quarta linha, consta 15 do 11, saldo, 127 vírgula 00 menos.

    Agora, responda às questões.

    a) Os saldos das contas de Paulo, Joana e Larissa estavam positivos ou negativos em 15/11?

    b) Em qual dia o saldo de cada conta estava menor? E em qual dia estava maior?

    c) Como você fez para comparar os saldos de cada conta?

    6. No caderno, ordene os números a seguir do menor para o maior.

    5, +3, 8, +4, 2, +7, 1, 10, +11

    Agora, escreva o oposto de cada número e agrupe-os em ordem decrescente.

    7. Observe o termômetro a seguir.

    Ilustração. Termômetro analógico na horizontal com escala, da esquerda para a direita, espaçada igualmente: menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5, mais 6. O líquido vermelho vai da base até mais 6. Em cima do termômetro há uma seta vermelha apontando para a direita e consta o texto: A medida da temperatura aumenta. Embaixo do termômetro há uma seta azul apontando para a esquerda com o texto: A medida da temperatura diminui.

    O termômetro indicou 2 graus Célsius, depois +6 graus Célsius e, por último, 4 graus Célsius. Escreva essas medidas de temperatura em ordem crescente.

    8. Ricardo comprou um pacote de pães de queijo congelados para o lanche da tarde. Leia no quadro as instruções que havia na embalagem e, em seguida, responda às questões.

    CONSERVAÇÃO

    Conservar em medida de temperatura entre 10 graus Célsius e 18 graus Célsius.

    PREPARO

    1. Preaqueça o forno à medida de temperatura de 180 graus Célsius por 10 minutos.

    2. Retire os pães de queijo da embalagem ainda congelados. Coloque­‑os em uma assadeira, deixando uma distância entre eles cuja medida seja de, no mínimo, 2 centímetros de comprimento.

    3. Asse-os por cêrca de 30 minutos ou até que fiquem dourados.

    a) Qual é a menor medida de temperatura em que os pães de queijo devem ser conservados?

    b) E a medida da maior temperatura?

    c) Qual será, aproximadamente, o tempo total de preparo dos pães de queijo?

    4 Adição com números inteiros

    A adição com números inteiros pode ser observada em diversas situações. Acompanhe alguns exemplos.

    Situação 1

    Em um edifício, o 1º e o 2º subsolos são indicados por números negativos, o térreo é indicado pelo zero, e os andares acima do térreo, por números positivos. Um elevador estava parado no 2º subsolo e, em seguida, subiu 3 andares. Em que andar o elevador parou?

    Se analisarmos o andar em que o elevador estava e por quais passou antes de parar, constatamos que ele partiu do 2, subiu 1 andar e chegou ao 1. Subindo mais 1 andar, chegou ao térreo e, subindo mais 1 (3 andares no total), chegou ao 1º andar.

    Logo, o elevador parou no 1º andar.

    Ilustração. Situação 1. Esquema representando um elevador vertical transparente com uma pessoa dentro. Ao lado dos andares há números indicando a posição do andar. Uma seta aponta para o zero e indica: térreo. Abaixo dele há dois andares, numerados de baixo para cima como menos 2 e menos 1. Uma seta aponta para menos 2 e indica: segundo subsolo. Uma seta aponta para menos 1 e indica: primeiro subsolo. Acima do térreo há 6 andares numerados como 1, 2, 3, 4, 5, 6. À direita, há 3 setas indicando do andar menos 2 ao menos 1, do menos 1 ao zero e do zero ao 1. Ao lado das setas há a indicação mais 3.

    Podemos representar essa situação por meio de uma adição:

    (2) + (+3) = +1 ou, de maneira simplificada, 2 + 3 = 1

    Situação 2

    Um mergulhador estava a 6 métros abaixo do nível do mar. Sabendo que poderia observar animais muito interessantes a 7 métros abaixo de onde estava, resolveu descer até lá. A qual medida de altitude, em metro, abaixo do nível do mar o mergulhador se encontrava após a descida?

    Vamos representar a situação na reta numérica.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 13, menos 12, menos 11, menos 10, menos 9, menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5, mais 6, mais 7. Uma seta vermelha parte do menos 6 para o menos 13. Em cima dela consta o seguinte cálculo: abre parênteses, menos 6, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses.

    Partindo de 6, “andamos” 7 unidades para a esquerda na reta numérica e chegamos ao ponto correspondente ao número 13.

    Ilustração. Situação 2. Esquema representando um navio parado no mar e dois mergulhadores nadando em direção ao fundo do mar, há alguns peixes. Há uma escala vertical, com tracinhos espaçados igualmente, que partem do navio, começando em zero e terminando onde se encontra o segundo nadador, em menos 13. A partir do zero, de cima para baixo temos os números: menos 1, menos 2, menos 3, menos 4, menos 5, menos 6, menos 7, menos 8, menos 9, menos 10, menos 11, menos 12 e menos 13. O primeiro nadador está localizado entre os números menos 4 e menos 6. À direita há 7 setas indicando do menos 6 para o menos 7, do menos 7 para o menos 8, do menos 8 para o menos 9, do menos 9 para o menos 10, do menos 10 para o menos 11, do menos 11 para o menos 12 e do menos 12 para o menos 13. Ao lado das setas há a indicação mais 7.

    Representando essa situação por meio de uma adição, temos:

    (6) + (7) = 13 ou 6 7 = 13

    Portanto, após a descida, o mergulhador se encontrava a 13 métros abaixo do nível do mar.

    Situação 3

    A temperatura em certa cidade media +3 graus Célsius e sofreu uma queda de 4 graus Célsius na madrugada. Que medida de temperatura foi registrada nessa madrugada?

    Partindo de +3 na reta numérica, “andamos” 4 unidades para a esquerda e paramos no ponto correspondente ao número 1.

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5. Uma seta vermelha parte do mais 3 para o menos 1. Em cima dela consta o seguinte cálculo: abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses.
    Ilustração. Termômetro analógico na vertical com escala, da esquerda para a direita, espaçada igualmente: menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4. O líquido laranja vai da base até menos 1. Há uma parte do líquido laranja mais transparente que vai do menos 1 até o mais 3. Do mais 3 sai uma seta vermelha até o mais 2. Do mais 2 sai uma seta vermelha até o mais 1. Do mais 1 sai uma seta vermelha até o zero. Do zero sai uma seta vermelha até o menos 1. Ao lado do esquema de setas há a indicação menos 4.

    Representando essa situação por meio de uma adição, temos:

    (+3) + (4) = 1 ou 3 4 = 1

    Então, a medida de temperatura foi de 1 grau Célsius abaixo de zero (1 grau Célsius) nessa madrugada.

    Acompanhe agora como Diego e Mayara efetuaram as adições (7) + (+3) e (7) + (3).

    <descrição>
Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 10, menos 9, menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1. Uma seta vermelha parte do menos 7 para o menos 4 que está contornado de vermelho. Em cima dela consta: mais 3. Abaixo, outra ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados para os números, da esquerda para a direita, menos 10, menos 9, menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1. Uma seta vermelha parte do menos 7 para o menos 10 que está contornado de vermelho. Em cima dela consta: mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses.
    Ilustração. Menino negro de olhos castanhos e cabelo preto, vestindo uma camisa rosa, uma calça azul e tênis verde. Ele está com um braço esticado ao lado do corpo e outro com a mão na cintura, dizendo: Para efetuar essas adições, usei uma reta numérica. No caso de, abre parênteses menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, representei o menos 7 na reta e depois adicionei mais 3 unidades, abre aspas andando fecha aspas, 3 unidades para a direita na reta. Para efetuar abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, representei o menos 7 na reta e depois adicionei menos 3 unidades, abre aspas andando fecha aspas, 3 unidades para a esquerda na reta.
    Esquema com sentença matemática. Abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, igual a menos 4. Uma seta sai do menos 7 e vai até o menos 4. Em cima dela está escrito: sinal do número que tem maior valor absoluto. Uma seta sai do menos 7 e vai até o mais 3. Depois sai do mais 3 e vai até o menos 4. Embaixo delas está escrito: 7 menos 3, subtração dos valores absolutos. Abaixo, outro esquema com sentença matemática. Abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses. Uma seta sai do menos 7 e vai até o menos 3; depois sai do menos 3 e vai até o menos 10. Em cima dela está escrito: sinal negativo. Uma seta sai do menos 7 e vai até o menos 3. Depois sai do menos 3 e vai até o menos 10. Embaixo delas está escrito: 7 mais 3 igual a 10.
    Ilustração. Menina branca com cabelos pretos, vestindo uma calça vermelha, sapatos amarelos com linhas azuis, blusa colorida e óculos. Ela está com uma mão erguida e a outra com punho fechado e dedo indicador próximo do queixo, pensativa. Ela diz: Na primeira adição, como o módulo, ou valor absoluto, de abre parênteses, menos 7, fecha parênteses é maior que o módulo de abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, o resultado da adição terá o mesmo sinal que abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, ou seja, será negativo. O módulo da soma será igual ao resultado de 7 menos 3. Na adição, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, como as duas parcelas são negativas, o sinal da soma será negativo, e o módulo da soma será igual ao resultado de 7 mais 3.

    Para analisar

    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Reúna-se com três colegas e façam o que se pede.

    Cada um vai escrever, em uma folha avulsa, quatro adições com números inteiros: uma com dois números positivos; uma com dois números negativos; uma com um número positivo e outro negativo; e outra em que um dos números seja zero. Efetuem as adições e coloquem-nas em um local visível para que todos possam analisá-las. Depois, respondam às questões.

    a) Os resultados das adições de números positivos foram positivos ou negativos?

    b) E os resultados das adições de números negativos?

    c) Os resultados das adições em que uma das parcelas é zero foram positivos ou negativos?

    d) E os resultados das adições de um número positivo e um negativo?

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Calcule.

    a) (+15) + (+9)

    b) (22) + (+31)

    c) (13) + (15)

    d) (+29) + (41)

    e) (36) + (+17)

    f) +5 + 7

    g) 12 29

    h) 57 + 17

    i) +89 21

    j) 100 10

    2. Observe os movimentos da conta-corrente de Ana e responda às questões.

    Ilustração. Uma folha de caderno espiral. Na folha há as seguintes anotações: 10 de março: saldo de menos 790 reais; 11 de março: depositei 970 reais; 12 de março: paguei uma conta de 200 reais; 13 de março: depositei 260 reais.

    a) Qual era o saldo da conta-corrente de Ana ao final dos dias 11, 12 e 13?

    b) Qual foi o total depositado por Ana?

    3. Represente os valores a seguir com números inteiros e efetue as adições.

    a) No dia 3, havia R$ 120,00cento e vinte reais em minha conta-corrente. No dia seguinte, depositei nela R$ 85,00oitenta e cinco reais. Quanto tenho agora?

    b) O saldo da conta-corrente de Eva estava negativo em 95 reais. Depois de pagar uma dívida de 175 reais, que saldo Eva tem na conta-corrente?

    4. Responda às questões.

    a) A soma de dois números inteiros de mesmo sinal é 21. Qual é o sinal desses números?

    b) A soma de dois números inteiros de mesmo sinal é 10. Qual é o sinal desses números?

    c) A soma de dois números inteiros de sinais diferentes é 13. Qual é o sinal do número de maior módulo?

    d) A soma de dois números inteiros de sinais diferentes é 5. Qual é o sinal do número de maior módulo?

    5. Descubra a parcela desconhecida.

    a) (12) + = 12

    b) (+19) + = +12

    c) + (10) = 0

    d) (+24) + = 0

    e) + (6) = 4

    f) (16) + = +9

    6. Faça o que se pede.

    a) Represente um prejuízo de 12 com um número inteiro.

    b) Represente um lucro de 10 com um número inteiro.

    c) Calcule a soma desses números inteiros.

    7. Indique a operação e, a seguir, resolva-a.

    a) Lucro de 14 e prejuízo de 7.

    b) Prejuízo de 20 e prejuízo de 13.

    c) Prejuízo de 16 e lucro de 42.

    d) Lucro de 25 e prejuízo de 11.

    e) Prejuízo de 29 e lucro de 47.

    8. Nas operações a seguir, aê representam números inteiros. Encontre um possível valor para a e b em cada caso.

    a) a + b = 21

    b) a + b = 4

    c) a + b = 1

    d) a + b = 0

    e) a + b = 7

    f) a + b = 19

    9. O termômetro eletrônico da câmara fria ilustrada estava com defeito e, por isso, sempre registrava uma medida de 4 graus acima da temperatura real.

    Ilustração. Um homem utilizando trajes para se proteger do frio caminhando em direção a uma câmara fria com uma caixa. Ao lado da porta da câmara fria há a indicação da temperatura: menos 40 graus Celsius.

    a) Qual era a medida de temperatura real nessa câmara?

    b) Qual será a medida de temperatura real se o termômetro registrar 2 graus Célsius?

    Propriedades da adição

    Acompanhe a situação a seguir.

    Mauro é dono de uma papelaria. Ao final de cada período de quatro meses, ele faz um pequeno balanço para saber se está obtendo lucro ou prejuízo. Em janeiro, a papelaria teve lucro de R$ 12.500,00doze mil quinhentos reais, decorrente das vendas de material escolar com a volta às aulas. Em fevereiro, teve prejuízo de R$ 9.870,00nove mil oitocentos e setenta reais; em março, prejuízo de R$ 435,00quatrocentos e trinta e cinco reais; e, em abril, lucro de R$ 240,00duzentos e quarenta reais.

    Mauro fez o balanço quadrimestral de duas maneiras. Observe.

    Ilustração. Um homem branco de cabelos castanhos vestindo camisa amarela, calça azul e sapatos marrons. Ele está em frente a uma mesa que contém lápis, canetas, papeis e cadernos. Uma mão está erguida aberta e a outra erguida fechada. Ele diz: Fiz os cálculos na ordem em que aparecem. Abaixo, expressão numérica formada por 4 linhas. Na primeira linha: abre parênteses, mais 12500, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 9870, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 435, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 240, fecha parênteses, igual. Na segunda linha: igual, abre parênteses, mais 2630, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 435, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 240, fecha parênteses, igual. Na terceira linha: igual, abre parênteses, mais 2195, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 240, fecha parênteses, igual. Na quarta linha: igual mais 2435.
    Ilustração. Um homem branco de cabelos castanhos vestindo camisa amarela. Ele está atrás de uma mesa que contém lápis, canetas, papeis e cadernos. Uma mão está erguida apontando para cima e a outra está apoiada na mesa. Ele diz: Agrupei os lucros e depois os prejuízos. No final, calculei a diferença entre os valores. 
Abaixo, expressão numérica formada por 4 linhas. Na primeira linha: abre parênteses, mais 12500, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 240, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 9870, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 435, fecha parênteses, igual. Na segunda linha: igual, abre parênteses, mais 12740, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 9870, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 435, fecha parênteses, igual. Na terceira linha: igual, abre parênteses, mais 12740, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 10305, fecha parênteses, igual. Na quarta linha: igual mais 2435.

    Portanto, no período dos quatro meses, a papelaria teve um saldo positivo de R$ 2.435,00dois mil quatrocentos e trinta e cinco reais.

    Para realizar os cálculos da segunda maneira, Mauro usou propriedades da adição de números inteiros.

    Para a adição dos números naturais, são válidas a propriedade comutativa, a propriedade associativa e a existência do elemento neutro. Essas propriedades, além da existência do elemento oposto, são válidas também para a adição de números inteiros.

    Propriedade comutativa

    A ordem das parcelas não altera a soma. Assim, se aê são números inteiros, a + b = b + a.

    Por exemplo:

    (+4) + (5) = 1 e (5) + (+4) = 1

    (+4) + (5) = (5) + (+4)

    Propriedade associativa

    Na adição, podemos associar as parcelas de diferentes maneiras e obter o mesmo resultado. Assim, se ei, b e c são números inteiros, (ei + b) + c = ei + (b + c).

    Por exemplo:

    Esquema. Expressão numérica formada por 3 linhas. Na primeira linha: abre colchetes, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, fecha colchetes, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual. Na segunda linha: igual, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual. Na terceira linha: igual menos 9. Ou: Expressão numérica formada por 3 linhas. Na primeira linha: abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, mais, abre colchetes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, fecha colchetes, igual. Na segunda linha: igual, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, igual. Na terceira linha: igual menos 9. Abaixo: sentença matemática. Abre colchetes, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, fecha colchetes, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, mais, abre colchetes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, fecha colchetes.

    Existência do elemento neutro

    O elemento neutro da adição é o zero, que, adicionado a qualquer número inteiro, resulta no próprio número. Assim, se a é um número inteiro, a + 0 = 0 + a = a.

    Por exemplo:

    (8) + 0 = 8 ou 0 + (8) = 8

    Existência do elemento oposto

    Qualquer número inteiro tem um oposto, que, adicionado a ele, resulta no elemento neutro. Assim, se a é um número inteiro, existe a, que é o oposto de a, tal que a + (a) = 0.

    Por exemplo:

    Esquema. Sentença matemática: abre parênteses, menos 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 8, fecha parênteses, igual a zero. Há um fio saindo do menos 8 e do mais 8 com a legenda: números opostos.

    Para calcular

    Calcule o valor de:

    (500) + .2547 + 294 + (.2547) + (394)

    a) Você usou alguma das propriedades da adição de números inteiros? Se usou, qual(is)?

    b)

    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Compare o modo como você realizou os cálculos com o de um colega e responda: vocês efetuaram as adições da mesma maneira? O resultado obtido foi o mesmo? Em qual dos modos as contas efetuadas ficaram mais simples?

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Andressa tem uma sorveteria. No início do mês, ela gastou R$ 1.100,00mil cem reais em ingredientes para a produção de sorvetes, recebeu R$ 3.500,00três mil quinhentos reais com as vendas e, no final do mês, gastou R$ 750,00setecentos e cinquenta reais com a manutenção de equipamentos.

    a) Qual foi o saldo de Andressa no final do mês?

    b) Ela obteve lucro ou prejuízo?

    Ilustração. Uma mulher branca de cabelos ruivos, usando óculos e vestindo camisa amarela. Ela está sentada fazendo anotações em um caderno. Na mesa há um caderno, uma calculadora e um notebook. Ao fundo, há dois sorvetes de casquinha desenhados na parede.

    2. Efetue as adições a seguir.

    a) (+4 7) + (8)

    b) (12) + (5 1 + 6)

    c) (21 + 0) + (+12 + 7) + (4 + 2)

    d) (.1004 + 258) + (789)

    e) (790 340) + (130 + .1024)

    f) (+899 111) + (537 321)

    3. Rafael pediu emprestados à sua irmã R$ 30,00trinta reais para comprar uma camiseta. Depois, pediu mais R$ 40,00quarenta reais para comprar uma calça.

    a) Quanto Rafael está devendo à irmã?

    b) Utilizando a ideia de número negativo, represente a situação por uma expressão numérica.

    4. Sílvio saiu da Vila Charmosa e está indo em direção à Vila Esperança. Neste momento, ele está no quilômetro 45 da rodovia; vai fazer a primeira parada daqui a 29 quilômetros e de lá percorrerá mais 147 quilômetros até a segunda parada.

    a) Em que quilômetro da rodovia Sílvio fará a primeira parada?

    b) E em que quilômetro ele fará a segunda parada?

    5. Kelly e Alice fizeram uma brincadeira. Cada uma escreveu uma expressão em um pedaço de papel. Em seguida, elas dobraram os papéis, e cada uma escolheu um. Venceria quem tirasse a expressão com o maior resultado. Se Kelly tirou a expressão [(.4547) + (.4547) 1] e Alice, (1 + 0), quem venceu?

    6. Observe o extrato bancário de Mário.

    Ícone. Selo com a palavra modelo.

    Data

    Histórico

    Valor

    12/5

    Saldo

    800,00

    13/5

    Cheque

    −200,00

    Cheque

    −100,00

    17/5

    Saldo

    Depósito

    450,00

    22/5

    Saldo

    1/6

    Cheque

    −1.000,00

    2/6

    Saldo

    5/6

    Depósito

    900,00

    6/6

    Saldo

    Agora, copie-o no caderno substituindo cada pelo valor correspondente. Depois, responda às questões.

    a) Em que data a conta-corrente de Mário ficou com o maior saldo?

    b) Em que data ela ficou com saldo negativo?

    5 Subtração com números inteiros

    No Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021, o Palmeiras (São Paulo) obteve saldo de gols igual a 15, enquanto o Juventude (Rio Grande do Sul) obteve saldo de 8. Qual foi a diferença entre os saldos de gols do Palmeiras e do Juventude?

    Localizando os números (+15) e (8) em uma reta numérica, temos:

    Ilustração. Uma reta numérica com sentido para direita, com os traços igualmente espaçados. Estão marcados os números menos 8, zero e 15. Do menos 8 para o 15 há um fio azul com o número 23 em cima.

    Observando a localização dos pontos correspondentes a esses números na reta, podemos ver que a diferença entre (+15) e (8), nessa ordem, é de 23 unidades.

    Também podemos encontrar a diferença entre os saldos de gols calculando o valor da expressão:

    (+15) (8)

    Observe que (8) é o oposto do número 8, ou seja, é igual a +8.

    Então, calculamos: (+15) (8) = +15 + 8 = +23

    Assim, verificamos que a diferença entre os saldos de gols do Palmeiras e do Juventude, no final do campeonato, foi de 23 gols.

    Observe outras subtrações com números inteiros.

    Esquema. Primeira sentença matemática: abre parênteses, menos 23, fecha parênteses, menos, abre parênteses, mais 15, fecha parênteses, igual a menos 23 menos 15, igual a menos 38. Há um fio azul que sai do menos, abre parênteses mais 15, fecha parênteses até o menos 15. Embaixo desse fio está escrito: o oposto de mais 15 é menos 15. Ao lado, segunda sentença matemática: abre parênteses, mais 14, fecha parênteses, menos, abre parênteses, mais 20, fecha parênteses, igual a mais 14 menos 20 igual a menos 6. Há um fio azul que sai do menos, abre parênteses mais 20, fecha parênteses até o menos 20. Embaixo desse fio está escrito: o oposto de mais 20 é menos 20.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Fabrício trabalha em um frigorífico. Para manter peças de carne bovina congeladas, a medida de temperatura de uma das câmaras frigoríficas é 35 graus Célsius. Fabrício tirou uma das peças para descongelar, na geladeira, a uma medida de temperatura de 10 graus Célsius. Que variação de medida de temperatura essa peça de carne sofreu?

    2. Efetue as subtrações a seguir.

    a) (+17) (+9)

    b) (15) (7)

    c) (23) (4)

    d) (42) (7) (8)

    e) (+5) (21) (+9)

    f) (71) 0

    3. Encontre o valor do em cada expressão.

    a) (14) (12) =

    b) (+9) () = 7

    c) (19) () = 17

    d) (21) = +12

    4. O quadro a seguir apresenta a medida da temperatura no interior de alguns eletrodomésticos quando em funcionamento.

    Eletrodoméstico

    Medida da temperatura no interior (em °C)

    Forno a gás

    de +180 a +300

    Refrigerador

    de +2 a +10

    Freezer

    −18

    Em que eletrodoméstico registra-se:

    a) a maior medida de temperatura?

    b) a menor medida de temperatura?

    c) a maior variação de medida de temperatura?

    5. Considere as informações e responda.

    Fotografia em preto e branco. Representação de Arquimedes: busto de um homem com barba grande olhando para a direita.
    Retrato de Arquimedes.

    a) Arquimedes foi um dos mais importantes ma­temáticos da An­tiguidade. Ele nasceu no ano 287 antes de Cristo e viveu 75 anos. Em que ano Arquimedes morreu?

    Fotografia em preto e branco. Representação de Pitágoras: busto de um homem com barba grande olhando para a esquerda. Ele está usando um gorro na cabeça.
    Retrato de Pitágoras.

    b) Pitágoras viveu 74 anos. Se ele morreu em 497 antes de Cristo, em que ano nasceu?

    Fotografia em preto e branco. Representação de Eratóstenes: busto de um homem barbudo e careca de perfil.
    Retrato de Eratóstenes.

    c) O primeiro matemá­tico da Anti­guidade a medir a circunferên­cia da Terra foi Eratós­tenes. Ele nasceu no ano 276 antes de Cristo e morreu em 196 antes de Cristo Quantos anos Eratóstenes ­viveu?

    6. Em um município da Região Sul do Brasil, em um dia de inverno, às 6 horas da manhã o termômetro mediu 1 grau Célsius. Às 10 horas, a medida de temperatura havia subido 4 graus Célsius e, às 13 horas, mais 3 graus Célsius. Ao anoitecer, a medida de temperatura baixou 5 graus Célsius e, às vinte e duas horas, mais 4 graus Célsius, permanecendo a mesma até a meia-noite.

    Que medida de temperatura marcava o termômetro à meia-noite?

    7. Copie o quadrado mágico no caderno e complete-o, sabendo que a soma dos números de cada linha, coluna ou diagonal seja sempre 9.

    Ilustração. Quadrado mágico. Quadro de 3 colunas e 3 linhas, com ícone com a palavra: modelo. Na primeira linha e primeira coluna: número 9. Na primeira linha e segunda coluna: número oculto. Na primeira linha e terceira coluna: número 5. Na segunda linha e primeira coluna: número menos 1. Na segunda linha e segunda coluna: número 3. Na segunda linha e terceira coluna: número oculto. Na terceira linha e primeira coluna: número oculto. Na terceira linha e segunda coluna: número oculto. Na terceira linha e terceira coluna: número menos 3. Fora do quadrado, no lado superior esquerdo, ilustração. Menino branco de cabelos castanhos, vestindo uma camisa azul, uma calça bege e sapatos brancos. Ele está com os braços cruzados e uma mão está próxima à boca, com expressão de dúvida. Fora do quadrado, no lado inferior direito, ilustração. Ilustração. Menina branca de cabelos castanhos, vestindo uma blusa violeta, uma calça azul e sapatos cinza. Ela está sentada no chão, segurando um caderno com uma mão e uma caneta com a outra mão.

    8. Copie a pilha de tijolos e complete-a seguindo o padrão indicado.

    Ilustração. Dois tijolos lado a lado, em um está a letra a e no outro a letra b. Em cima, centralizado, há um terceiro tijolo com a sentença matemática a menos b. Abaixo, outra ilustração com: cinco camadas de tijolos, organizados de modo a formar uma pirâmide. Na primeira fileira há 5 tijolos, cada com um número escrito, da esquerda para a direita: 2, menos 5, zero, 6, menos 9. Na segunda fileira, há 4 tijolos com quadradinho. Na terceira fileira, há 3 tijolos com quadradinho. Na quarta fileira, há 2 tijolos com quadradinho. No topo há um tijolo com quadradinho. Ao lado há um homem vestindo roupas egípcias com a mão no queixo pensativo. Ele está com uma perna apoiada no chão e a outra apoiada na segunda fileira de tijolos.
    Ilustração. Ícone. Trabalho em equipe.

    Trabalho em equipe

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    Atenção! Cuidado ao usar a tesoura e o alfinete.

    Jogo de tabuleiro

    Que tal brincar um pouco para reforçar o que aprendemos até aqui? Reúna-se com alguns colegas para construir – usando cartolina ou outro papel encorpado – um tabuleiro igual ao do modelo a seguir.

    Esquema. Tabuleiro formado por uma coluna e 27 linhas. Na primeira e na última linha está escrito: chegada. De cima para baixo, os números a seguir, em cada linha: mais 12, mais 11, mais 10, mais 9, mais 8, mais 7, mais 6, mais 5, mais 4, mais 3, mais 2, mais 1, 0, menos 1, menos 2, menos 3, menos 4, menos 5, menos 6, menos 7, menos 8, menos 9, menos 10, menos 11, menos 12. Alguns números indicam orientações. O número mais 11 está contornado de vermelho e um fio vai até um retângulo contendo o texto: Ande 2 casas na direção do zero. O número mais 7 está contornado de vermelho e um fio vai até um retângulo contendo o texto: Vá para a soma deste número com seu oposto. O número menos 2 está contornado de vermelho e um fio vai até um retângulo contendo o texto: Ande 3 casas no sentido positivo. O número menos 6 está contornado de vermelho e um fio vai até um retângulo contendo o texto: Vá para o oposto deste número. O número menos 8 está contornado de vermelho e um fio vai até um retângulo contendo o texto: Vá para a soma deste número com seu oposto.

    JUSTIFICATIVA

    Jogos de tabuleiro desse tipo, além de incentivar a socialização, propiciam o uso dos conceitos matemáticos de maneira divertida.

    OBJETIVO

    Estimular o cálculo mental com números inteiros.

    APRESENTAÇÃO

    Jogo em grupo.

    MATERIAL COMPLEMENTAR

    Com o mesmo tipo de papel com que fizeram o tabuleiro, elaborem e recortem as peças que usarão na hora de jogar.

    Ilustração. Três quadros. No primeiro quadro, há uma roleta: círculo dividido em 12 partes iguais, coloridas alternadamente de verde e branco. Os números negativos estão na parte branca e os positivos na verde. Cada parte contém um número, no sentido horário: mais 1, menos 1, mais 2, menos 2, mais 3, menos 3, mais 4, menos 4, mais 5, menos 5, mais 6, menos 6.  Ao lado, um ponteiro vermelho no formato de uma seta apontando para cima. Abaixo, o texto: Com um alfinete de cabeça ou um colchete, afixem o ponteiro
na roleta, de modo que seja fácil girá-lo. No segundo quadro, o texto: Façam uma ficha com a letra A de um lado e com a letra S do outro. Abaixo do texto, há um triângulo azul com a letra A no interior (que indica A de adição e representa um lado da ficha), e um triângulo rosa com a letra S no interior (que indica S de subtração e representa o outro lado da ficha). No terceiro quadro, há o texto: Providenciem botões de roupa coloridos para servir de peões, uma cor para cada jogador.

    REGRAS DO JOGO

    Com os peões posicionados no zero do tabuleiro, decidam quem começa a jogar. Cada jogador, na sua vez, deve girar a roleta.

    Na sua vez de jogar, jogue a ficha. Se der:

    Ilustração. Triângulo azul com a letra A no interior.

    , adicione o número da roleta ao número da casa em que está e mova seu peão até a casa que tem o resultado da adição;

    Ilustração. Triângulo rosa com a letra S no interior.

    , subtraia o número da roleta do número da casa em que está e mova seu peão até a casa que tem o resultado da subtração.

    Se o peão cair em uma casa com alguma instrução, execute-a antes de passar a vez a outro jogador.

    Ganhará o jogo aquele que obtiver, antes dos adversários, um número maior que +12 ou menor que 12.

    QUESTÕES PARA PENSAR EM GRUPO

    1. A instrução “vá para o oposto deste número” traz vantagem ou desvantagem para o jogador?

    2. Se um jogador estiver na casa com o número 9 e tirar

    Ilustração. Triângulo rosa com a letra S no interior.

     , que número ele deverá tirar na roleta para ganhar o jogo? E se ele tirar

    Ilustração. Triângulo azul com a letra A no interior.

    ?

    6 Adição algébrica

    Como vimos, a subtração com dois números inteiros equivale a uma adição do primeiro número com o oposto do segundo. Por isso, a adição e a subtração com números inteiros são consideradas apenas uma operação: a adição algébrica.

    A ideia de adição algébrica ajuda a simplificar uma expressão numérica que apresenta parênteses e os sinais “+” e “ das operações. Observe o exemplo a seguir.

    Esquema. Primeira sentença matemática: abre parênteses menos 10, fecha parênteses, menos, abre parênteses, mais 7, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 12, fecha parênteses, igual. segunda sentença matemática: igual menos 10 menos 7 mais 8 mais 12. Há um fio que sai do menos 10 entre parênteses até o menos 10 da segunda sentença e um quadro com o texto: Não há sinal antecedendo os parênteses (eliminam-se os parênteses e conserva-se o sinal do número). Há um fio que sai da expressão menos abre parênteses mais 7, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 8, fecha parênteses e vai até a expressão menos 7 mais 8 com o texto: Sinal de subtração antecedendo os parênteses (eliminam-se os parênteses e troca-se o sinal do número). Há um fio que sai do mais, abre parênteses, mais 12, fecha parênteses e vai até o mais 12 com o texto:  Sinal de adição antecedendo os parênteses (eliminam-se os parênteses e conserva-se o sinal do número).

    Agora, basta calcular o valor da expressão do modo que preferir. Observe duas maneiras.

    Lembre-se: Escreva no caderno!

    1ª) Efetuando as operações na ordem em que aparecem:

    Esquema. Expressão matemática formada por 4 linhas. Na primeira linha: menos 10 menos 7 mais 8 mais 12 igual. Na segunda linha: igual menos 17 mais 8 mais 12 igual. Na terceira linha: igual menos 9 mais 12 igual. Na quarta linha: igual mais 3. Da primeira para a segunda linha há fios relacionando menos 10 menos 7 com menos 17. Da segunda para a terceira linha há fios relacionando menos 17 mais 8 com menos 9. Da terceira para a quarta linha há fio relacionando menos 9 mais 12 com mais 3.

    2ª) Agrupando os valores de modo conveniente:

    expressão matemática formada por 4 linhas. Na primeira linha: menos 10 menos 7 mais 8 mais 12 igual. Na segunda linha: igual mais 12 menos 10 mais 8 menos 7 igual. Na terceira linha: igual, mais 2 mais 1 igual. Na quarta linha: mais 3. Da segunda para a terceira linha há fios relacionando mais 12 menos 10 com mais 2. Também há fios relacionando mais 8 menos 7 com mais 1. Da terceira para a quarta linha há fio relacionando mais 2 mais 1 com mais 3.

    Nas expressões que apresentam adições algébricas agrupadas pelos sinais ( ), [ ] e { }, deve-se primeiro resolver as adições algébricas que estão no interior dos parênteses, depois as que estão no interior dos colchetes e, por último, as que estão no interior das chaves.

    Para calcular

    Calcule o valor da expressão anterior de modo diferente dos apresentados.

    Exemplo

    Esquema. Expressão matemática formada por 7 linhas. Na primeira linha: 10, menos, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, menos, abre chaves, abre colchetes, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, fecha colchetes, menos, abre parênteses, mais 4 menos 12, fecha parênteses, fecha chaves, igual. Na segunda linha: igual 10 mais 3 menos, abre chaves, abre colchetes, mais 5 menos 7, fecha colchetes, mais 8, fecha chaves, igual. Dessa linha sai uma seta com a seguinte informação: Efetuamos a adição algébrica: abre parênteses, mais 4 menos 12, fecha parênteses, e eliminamos todos os parênteses. Na terceira linha: 10 mais 3 menos, abre chaves, abre colchetes, menos 2, fecha colchetes, mais 8, fecha chaves, igual. Dessa linha sai uma seta com a seguinte informação: Efetuamos a adição algébrica: abre colchetes mais 5 menos 7, fecha colchetes. Na quarta linha: 10 mais 3 menos, abre chaves, menos 2 mais 8, fecha chaves, igual. Dessa linha sai uma seta com a seguinte informação: eliminamos os colchetes. Na quinta linha: 10 mais 3 menos, abre chaves, mais 6, fecha chaves, igual. Dessa linha sai uma seta com a seguinte informação: efetuamos a adição algébrica: abre chaves, menos 2 mais 8, fecha chaves. Na sexta linha: igual 10 mais 3 menos 6 igual. Dessa linha sai uma seta com a seguinte informação: eliminamos as chaves. Na sétima linha: igual mais 7.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Calcule o valor das expressões numéricas.

    a) 5 + (7 2) (4 + 3)

    b) 15 + [(12) (+4)] (7 4)

    c) 45 {51 + [(3) (+8)]}

    d) (4 8) {[7 + (+2 4) (5 13)] 1}

    2. Encontre o erro no cálculo da expressão numérica.

    (+12) + (+5) + (17) ( 4) =

    = (+12) + (12) 4 =

    = 0 4 =

    = 4

    3.

    Ícone de calculadora.

    Leia a explicação e faça o que se pede.

    A calculadora pode ser usada para realizar operações com números inteiros.

    Fotografia. Calculadora analógica com o número 7 aparecendo no visor e a palavra minus, no canto superior esquerdo do visor.

     Observe como representar e realizar operações com números inteiros usan­do a tecla

    Ilustração: tecla de calculadora com sinal mais, barra, menos.

    da calculadora.

    Para representar 7, por exemplo, fazemos:

    Ilustração: tecla de calculadora com o número 7 e ao lado tecla de calculadora com sinal mais, barra, menos.

    Alguns modelos apresentam:

    Ilustração: visor de calculadora mostrando 7 menos.

    Outros mostram na tela:

    Ilustração: visor de calculadora mostrando o número 7. No lado esquerdo está escrito minus.

    ou

    Ilustração: visor de calculadora mostrando o menos 7.

    Usando a calculadora, também podemos calcular o valor de expressões numéricas com números inteiros.

    Para calcular 8 + (3) (6), por exemplo, digitamos:

    Ilustração. Sequência de teclas de calculadora: 8, sinal mais barra menos, mais, 3, sinal mais barra menos, menos, 6, sinal mais barra menos, igual.

    E obtemos:

    Ilustração: visor de calculadora mostrando o número 5. No lado esquerdo está escrito minus.

    a) Agora, use uma calculadora para determinar:

    2 (+9) + (7)

    46 + (53) (+76)

    129 + (134) (289)

    b) Como você calcularia a expressão numérica

    {16 + [27 (4 9)]} usando a calculadora?

    4.

    ícone elaboração de problemas.

    Elabore as expressões numéricas pedidas.

    a) Uma expressão numérica com 5 números inteiros cujo resultado seja zero.

    b) Uma expressão numérica com 5 números e com 2 pares de colchetes.

    5. Construa no caderno um quadrado mágico composto de três linhas e três colunas, como mostra a ilustração a seguir.

    Ilustração. Um quadrado formado por 9 quadrados de cores diferentes, com 3 fileiras e 3 colunas. Ao lado há uma menina branca de cabelos pretos, usando óculos e vestindo calça vermelha, blusa amarela com mangas azuis e sapatos amarelos e azuis.

    Depois, com os números inteiros de 4 a +4, preencha-o de fórma que a soma dos números de cada linha, coluna ou diagonal seja zero.

    6.

    ícone de elaboração de problemas.
    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Elabore um problema que possa ser resolvido com adições algébricas. Dê seu problema para um colega resolver e resolva o problema criado por ele.

    ícone educação financeira.

    Educação Financeira

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    Ícone do tema Economia.

    Para onde foi meu dinheiro?

    Ao pagar por uma compra, você já percebeu que tinha menos dinheiro do que imaginava? Por que isso aconteceu? Você já passou por uma situação parecida com a apresentada a seguir?

    Ilustração. História formada por três quadros. As cenas se passam em uma sorveteria. Nos três há uma mulher negra de cabelos pretos usando vestido azul, um homem branco de cabelos loiros, usando camisa verde e calça marrom e um homem branco de cabelos pretos, usando óculos e um gorro na cabeça, vestindo camisa branca com calça vermelha, atendendo no balcão. A mulher negra e o homem loiro estão conversando no balcão, enquanto o homem de camisa branca espera os pedidos para atendê-los. No balcão há casquinhas em formato de cone e embalagens para colocar sorvete. Abaixo do balcão há um vidro com alguns potes de sorvetes. Na primeiro quadro, a mulher diz ao homem de camisa verde: Que vontade de tomar um sorvete de casquinha! Vou querer um de morango. Você vai querer qual? O homem responde: Hoje vou apenas acompanhar você, meu dinheiro já está acabando. No segundo quadro, o homem de camisa branca está retirando o sorvete para colocar na casquinha. A mulher diz ao homem de camisa verde: Mas é baratinho, custa apenas 5 reais. Use o que você tem. Qual é o problema? O homem de camisa verde responde: Estou evitando gastos, mesmo pequenos. No terceiro quadro, o homem de camisa branca já colocou sorvete na casquinha e observa a conversa das duas pessoas. A mulher está olhando dentro da carteira e diz ao homem de camisa verde: Xi, só tenho 2 reais! O que aconteceu com o dinheiro que eu tinha na carteira? O homem de camisa verde responde: Ah! Você não se lembra de que gastou 10 reais na compra da pulseira que está usando? Você precisa controlar melhor seus gastos.

    O que você faria?

    O que você faria se estivesse no lugar da menina da situação anterior? Analise as alternativas a seguir e escolha uma. Você pode também criar uma resposta diferente.

    a) Pediria ao amigo R$ 3,00três reais emprestados e compraria o sorvete.

    b) Compraria o sorvete usando um cartão de crédito, caso tivesse um.

    c) Deixaria de comprar o sorvete por não ter dinheiro suficiente.

    d) Perguntaria ao sorveteiro se poderia tomar o sorvete e voltar mais tarde para pagar.

    Calcule

    Para evitar aquela sensação de ficar se perguntando para onde foi o dinheiro, algumas pessoas organizam seu orçamento em uma planilha eletrônica.

    Fotografia. Vista superior de mãos com unhas pintadas com esmalte vermelho mexendo nas teclas de um notebook aberto.

    Jaqueline aprendeu que deve controlar seus gastos e se empenha em praticar o ensinamento recebido. Jaqueline registrou suas despesas do mês de março de 2022 em uma planilha eletrônica. Observe, a seguir, o detalhe dos registros que ela fez.

    Ilustração. Planilha eletrônica com colunas A, B e C e linhas do 1 ao 11. No topo da planilha há três retângulos indicando C11, Fórmula, e 9 vírgula 5. Na primeira linha, o título: Controle de gastos abre parênteses março de 2022 fecha parênteses. A segunda linha está vazia. Na terceira linha: coluna A, data; coluna B, descrição, coluna C, Valor. Na quarta linha: coluna A, 1 de março; coluna B, crédito no celular; coluna C, 30 reais. Na quinta linha: coluna A, 2 de março; coluna B, boné; coluna C, 55 reais. Na sexta linha: coluna A, 3 de março; coluna B, cinema mais pipoca; coluna C, 25 reais. Na sétima linha: coluna A, 5 de março; coluna B, sorvete; coluna C, 5 reais. Na oitava linha: coluna A, 9 de março; coluna B, lanche; coluna C, 5 reais e 50 centavos. Na nona linha: coluna A, 12 de março; coluna B, livro; coluna C, 28 reais e 50 centavos. Na décima linha: coluna A, 24 de março; coluna B, ovo de chocolate; coluna C, 55 reais. Na décima primeira linha: coluna A, 31 de março; coluna B, lanche; coluna C, 9 reais e 50 centavos.

    Se Jaqueline tinha R$ 250,00duzentos e cinquenta reais no início do mês, ela conseguiu economizar parte desse dinheiro? Caso tenha conseguido, o que você acha que ela deveria fazer com o dinheiro que sobrou?

    Reflita

    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Reúna-se com alguns colegas e reflitam sobre as questões a seguir.

    a) É importante controlar as despesas, mesmo as pequenas? Por quê?

    b) Você tem algum sonho de consumo? Se sim, qual ou quais? Como você se planeja para realizar esse ou esses sonho(s)?

    7 Multiplicação com números inteiros

    Em uma caminhada matinal, nada como ouvir uma boa música.

    Ilustração. Moça negra praticando caminhada. Ela veste bermuda preta com listras verticais verdes na lateral e camiseta roxa. Seu cabelo está preso, ela usa fones de ouvido e um relógio. Seus tênis são roxos. Ela está em uma trilha com plantas, um poste de iluminação, o chão é de pedras bege. O céu está azul e há pássaros voando.

    Para isso, Clara comprou um smartwatch, que pagará em 4 prestações de R$ 65,00sessenta e cinco reais. Qual é o valor da dívida de Clara?

    Para calcular o valor da dívida, podemos escrever:

    Esquema. Sentença matemática: abre parênteses, menos 65, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 65, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 65, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 65, fecha parênteses, igual menos 260. Em baixo do primeiro membro da igualdade aparece escrito: 4 parcelas.

    Podemos também fazer uma multiplicação:

    4 (65) = 260

    Portanto, a dívida de Clara é de R$ 260,00duzentos e sessenta reais.

    Esse problema foi resolvido por meio de uma multiplicação de dois números inteiros (4 e 65).

    Agora, vamos analisar a multiplicação de dois números inteiros nos exemplos a seguir.

    Qual é o valor de (+2) (+7)?

    Uma das ideias da multiplicação é a adição de parcelas iguais.

    Então:

    (+2) (+7) = 2 (+7) = (+7) + (+7) = +14 ou apenas 14

    Quando multiplicamos dois números inteiros positivos, o resultado que obtemos é positivo.

    Qual é o valor de (+2) (7)?

    Vamos aplicar novamente a ideia da adição de parcelas iguais.

    (+2) (7) = 2 (7) = (7) + (7) = 14

    Quando multiplicamos dois números inteiros, um positivo e outro negativo, o resultado que obtemos é negativo.

    Qual é o valor de (2) (+7)?

    (2) é o oposto de +2. Então, podemos escrever:

    (2) (+7) = (+2) (+7) = (+14) = 14

    Quando multiplicamos dois números inteiros, um negativo e outro positivo, o resultado que obtemos é negativo.

    Qual é o valor de 0 (7)?

    Assim como na multiplicação de números naturais, quando um dos fatores da multiplicação de números inteiros é zero, o produto é zero.

    Então:

    0 (7) = (7) 0 = 0

    Qual é o valor de (2) (7)?

    Nesse caso, para obter o resultado, vamos nos basear em multiplicações já conhecidas. Observe a sequência de multiplicações a seguir e seus resultados.

    Esquema formado por 5 linhas. De uma linha para outra, de cima para baixo, há uma seta indicando mais 7. Na primeira linha: 4 vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual menos 28. Na segunda linha: 3 vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual menos 21. Na terceira linha: 2 vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual menos 14. Na quarta linha: 1 vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual menos 7. Na quinta linha: 0 vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual zero.

    Essa sequência de multiplicações segue um padrão: o primeiro fator vem decrescendo em uma unidade (4, 3, 2, 1, 0) e o produto vem crescendo em 7 unidades (28, 21, 14, 7, 0). Seguindo esse padrão, podemos escrever:

    (1) (7) = 0 + 7 = 7

    (2) (7) = 7 + 7 = 14

    (3) (7) = 14 + 7 = 21

    Observação

    Esquema. Apresentamos outra forma de obter o resultado de menos 2 entre parênteses, vezes menos 7 entre parênteses. Abaixo, esquema formado por duas linhas de sentenças matemáticas. Na primeira linha: abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual menos, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, igual. Na segunda linha: igual menos, abre parênteses, menos 14, fecha parênteses, igual, abre parênteses, mais 14, fecha parênteses. Desse número sai uma linha escrita: oposto de menos 14.

    Quando multiplicamos dois números inteiros negativos, o resultado que obtemos é positivo.

    Ilustração. Professora negra de cabelos pretos usando faixa verde na cabeça e óculos. Ela veste uma saia amarela, uma camisa preta, um jaleco branco e sapatos rosa. Ela diz: Resumindo, na multiplicação de dois números inteiros: se os fatores têm mesmo sinal, o produto é positivo; se os fatores têm sinais diferentes, o produto é negativo; se um dos fatores é zero, o produto é igual a zero.

    Lembre-se: Escreva no caderno!

    Cálculo mental

    Observe o padrão na sequência de multiplicações a seguir.

    3 (9) = 27

    2 (9) = 18

    1 (9) = 9

    0 (9) = 0

    Seguindo o padrão, continue a sequência e encontre o resultado de:

    a) (1) (9)

    b) (2) (9)

    c) (6) (9)

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Leia os dados apresentados na ilustração. Depois, es­creva no caderno uma operação que associe a situa­ção a um número inteiro.

    Ilustração. Duas mulheres conversando em uma loja de roupas. A compradora é negra de cabelos pretos com laço. Está usando uma camisa rosa e segurando uma sacola verde. Ela diz à vendedora: Quero pagar em 3 parcelas de 50 reais cada uma, no cartão de crédito. A vendedora é branca de cabeços ruivos preso com laço, está vestindo uma camisa verde. Ela está atrás do balcão com uma tela de computador em cima.

    Agora, responda: que valor total a consumidora vai pagar pela compra no cartão de crédito?

    2. Em quais das alternativas o resultado da operação é um número positivo?

    a) (10) (4)

    b) (8) (+2)

    c) (+6) (+1)

    d) (+7) (3)

    3. Calcule os produtos e anote-os no caderno.

    a) (+2) (10)

    b) (+3) (5)

    c) (5) (+1)

    d) (1) (7)

    e) 0 (3)

    f) (+12) (5)

    g) 3 (15)

    h) (+100) (1)

    4. Copie o quadro no caderno e complete-o.

    Ícone. Selo com a palavra modelo.

    a

    b

    Sinal de (a b)

    (a b)

    3

    −7

    −8

    −32

    −9

    −5

    4

    −20

    −2

    +

    +16

    −3

    +

    +21

    5. Represente cada uma das situações a seguir por meio de uma operação com números inteiros e, depois, responda às questões.

    a) Um submarino estava no nível do mar quando começou a descer 100 métros de altitude a cada intervalo de meia hora. Após duas horas, a qual medida de altitude, em metro, abaixo do nível do mar o submarino se encontrava?

    b) Um avião voava à altitude de 500 métros. Para escapar de uma tempestade, o piloto começou a subir 25 métros de altitude a cada minuto. Que medida de altitude o avião atingiu após 8 minutos?

    c) Hugo é mergulhador. Ele estava no nível do mar e desceu 4 métros de altitude. Depois de 25 minutos, desceu 3 vezes essa medida. A que medida de altitude Hugo chegou?

    d) César pratica salto ornamental. De um trampolim fixado a 1 métro acima do nível da água ele salta e consegue descer, abaixo do nível da água, até 3 vezes essa medida. A que medida de altitude César consegue descer?

    Propriedades da multiplicação

    Já vimos como multiplicar dois números inteiros. E para multiplicar três ou mais fatores, como fazemos?

    Por exemplo, para calcular (+2) (3) (5), podemos multiplicar os fatores dois a dois. Observe duas maneiras de fazer isso.

    Esquema formado por duas linhas. Primeira linha: abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, igual. Segunda linha: igual, abre parênteses, menos 6, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, igual 30. Da primeira linha de abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, sai um fio para menos 6 na segunda linha. Ou, outro esquema formado por duas linhas. Primeira linha: abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, igual. Segunda linha: igual, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais 15, fecha parênteses, igual 30. Da primeira linha, em, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, sai um fio para mais 15 na segunda linha.

    O que acabamos de fazer foi associar os fatores de diferentes maneiras e verificar que os resultados são iguais.

    Para realizar os cálculos da segunda maneira, aplicamos a propriedade associativa da multiplicação, que vale para todos os números naturais e que vale também para todos os números inteiros.

    Observação

    Assim como a propriedade associativa, a propriedade comutativa, a propriedade distributiva e a existência do elemento neutro, válidas para a multiplicação de números naturais, também valem para a multiplicação de números inteiros.

    Propriedade comutativa

    Em uma multiplicação com números inteiros, a ordem dos fatores não altera o produto. Assim, se aê são números inteiros, a b = b a.

    Por exemplo:

    (7) (6) = (6) (7) = 42

    Propriedade associativa

    Na multiplicação com três ou mais fatores, podemos associá­‑los de maneiras diferentes e obter o mesmo produto, ou seja, se a, b e c são números inteiros, (a b) c = a (b c).

    Por exemplo:

    Esquema. Duas sentenças matemáticas. Primeira sentença: abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 11, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, igual, abre parênteses, mais 55, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, igual menos 110. Da expressão abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 11, fecha parênteses, sai uma seta para abre parênteses, mais 55, fecha parênteses. Abaixo, palavra: ou. Em seguida, segunda sentença: abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 11, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, igual, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais 22, fecha parênteses, igual menos 110. Da expressão abre parênteses, menos 11, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, sai uma seta para abre parênteses, mais 22, fecha parênteses.

    Observação

    As propriedades da multiplicação, assim como as da adição, podem ser usadas para facilitar os cálculos. 

    Exemplo:

    Esquema. Expressão formada por duas linhas. Na primeira linha: abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, igual. Na segunda linha: igual, abre parênteses, mais 10, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, igual menos 120. Da primeira linha para a segunda há um fio associando abre parênteses, menos 5, fecha parênteses e abre parênteses, menos 2, fecha parênteses com abre parênteses, mais 10, fecha parênteses.

    Propriedade distributiva

    Em uma multiplicação de um número inteiro por outro, dado por uma adição ou por uma subtração, podemos multiplicar o primeiro número pelas parcelas e adicionar ou subtrair os resultados obtidos (propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição ou à subtração). Assim, se a, b e c são números inteiros, a (b + c) = a b + a c e a (b c) = a b a c.

    Por exemplo:

    (2) [(3) + (+4)] =

    = (2) (3) + (2) (+4) =

    = (+6) + (8) = 6 8 = 2

    Existência do elemento neutro

    O número +1 é o elemento neutro da multiplicação, ou seja, se a é um número inteiro, temos que a (+1) = (+1) a = a.

    Por exemplo:

    (+1) (8) = (8) (+1) = 8

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1.

    ícone calculo mental.

    Naia está explicando como calculou mentalmente o valor da expressão: (25) (29) (+4)

    Ilustração. Menina negra de cabelos pretos usando laço, com vestido rosa, jaqueta amarela e sapatos rosa. Ela está com uma bolsa no braço e diz: Multipliquei 4 por, abre parênteses, menos 25, fecha parênteses, que é abre parênteses, menos 100, fecha parênteses. Depois, multipliquei parênteses, menos 100, fecha parênteses por, abre parênteses, menos 29, fecha parênteses, que dá 2900.

    Agora, associe os fatores como preferir e calcule mentalmente os produtos a seguir.

    a) (114) (+2) (5)

    b) (+4) (25) (351)

    c) (99) (125) (4) (+2)

    d) (+9) (+1) (+2) (+5)

    e) (100) (50) (40) (10)

    f) (12) (100) (+30) (1)

    2. Calcule, no caderno, o resultado da multiplicação de cada item.

    a) (7) (+11) (3)

    b) (2) (14) (5)

    c) (5) [(4) + (+3)]

    d) (+8) (9) 0 (16) (+18)

    3. Calcule os produtos a seguir e anote-os no caderno.

    a) (12) (+3) (+1)

    b) (+1) (101) (10)

    c) (+1) (+1) (+1) (+1)

    d) (1) (1) (+235)

    e) (2) (5) (+4)

    f) (+6) (3) (+2)

    g) (10) (8) (+5)

    h) (12) (5) (+4) (1)

    4. Analise a afirmação a seguir.

    Ilustração. Menino negro de cabelos pretos, vestindo uma camiseta branca com listras verdes, com uma mochila nas costas. Ele diz: O elemento neutro da multiplicação de números naturais é o 1. Então, acho que o elemento neutro da multiplicação dos números inteiros é o menos 1.

    O menino está correto? Por quê?

    8 Divisão exata com números inteiros

    Observe a situação a seguir.

    Um submarino está 20 métros abaixo do nível do mar. Essa posição pode ser representada por 20 métros e foi atingida em 4 etapas. Se em cada etapa o submarino submergiu a mesma medida de altitude, quantos metros ele submergiu em cada etapa?

    Essa situação pode ser associada à divisão:

    (20) : (4)

    Você saberia dizer se o quociente dessa divisão é um número positivo ou negativo?

    Para estudar o sinal do quociente entre dois números inteiros, vamos aplicar a ideia da divisão como operação inversa da multiplicação.

    Quando consideramos o conjunto dos números naturais, sabemos que 15 : 3 = 5 porque 5 3 = 15.

    Agora, faça as atividades propostas no boxe Para calcular e analise o que acontece quando o divisor e o dividendo são números inteiros.

    Fotografia. Vista frontal de um submarino flutuando na água. Há um logo da Marinha do Brasil na frente.
    Submarino Riachuelo, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 2019.

    Lembre-se: Escreva no caderno!

    Para calcular

    a) Qual é o resultado de (15) : (+3)?

    Use o raciocínio da operação inversa, ou seja, comece respondendo à seguinte pergunta:

    Por qual número devemos multiplicar (+3) para obter (15)?

    (+3) = ‒15

    Escreva no caderno o valor de .

    b) Qual é o resultado de (18) : (3)?

    Ou seja, por qual número devemos multiplicar (3) para obter (18)?

    (3) = ‒18

    Registre no caderno o valor de .

    c) Qual é o resultado de (+14) : (2)?

    Ou seja, por qual número devemos multiplicar (2) para obter (+14)?

    (2) = +14

    Escreva no caderno o valor de .

    d) Qual é o resultado de 0 : (9)? E de 0 : (+11)?

    Pense na operação inversa e escreva no caderno os resultados.

    e)

    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Reúna-se com um colega e façam um resumo sobre os sinais dos quocientes de divisões de números inteiros. Depois, voltem à situação do submarino da página anterior para calcular o resultado da divisão (20) : (4).

    Expressões numéricas

    Em algumas expressões numéricas, há adições, subtrações, multiplicações e divisões. Para calculá-las, é necessário seguir esta ordem:

    1º) multiplicações e divisões, na ordem em que aparecem na expressão;

    2º) adições algébricas, na ordem em que aparecem na expressão.

    Quando as operações estão agrupadas pelos sinais ( ), [ ] e { }, devemos efetuar primeiro as que estão entre parênteses: ( ). Em seguida, as que estão entre colchetes: [ ]. Depois, as que estão dentro das chaves: { }.

    Exemplos

    9 : {[3 (11 8) + 6 ] 6} =

     = 9 : {[3 3 + 6 ] 6 } =

     = 9 : {[9 + 6] 6} =

     = 9 : {3 6} =

     = 9 : {9} = 1

    27 + {12 + [2 (8 6)] + 2} =

     = 27 + {12 + [2 2] + 2} =

     = 27 + {12 + 0 + 2} =

     = 27 + 14 =

     = 41

    {40 : [(14 2 5) + 1]} 2 =

     = {40 : [(14 10) + 1]} 2 =

     = {40 : [4 + 1]} 2 =

     = {40 : 5} 2 =

     = 8 2 = 16

    Observação

    Quando uma ou mais operações aparecem dentro de um módulo, efetuamos essas operações, obtendo um número, e, em seguida, calculamos o módulo desse número. Segue um exemplo.

    15 (8) (+4) + (+20) : (5) =

    = ‒15 (32) + (4) =

    = ‒15 + 32 + 4 =

    = +17 + 4 = +21

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Calcule o valor de cada expressão a seguir.

    a) 21 : 3 4 (3)

    b) ∣‒10 3 + 5 (3 + 4)

    c) (5) + (3) (4) (10) (2)

    d) [(+23) + (5)] : [12 (+3) (2)]

    2.

    ícone calculo mental.

    Faça mentalmente as operações e escreva no caderno aquelas que têm números inteiros como quociente.

    a) (27) : (+3)

    b) (+5) : (3)

    c) (+7) : (49)

    d) 0 : (9)

    e) (3) : (+12)

    f) (16) : (4)

    3. Identifique o erro de cálculo na expressão.

    25 (+3) (7) 21 : (+3) =

    = 25 (21) (+7) =

    = 25 + 21 + 7 = 4 + 7 = +3 = 3

    Agora, calcule-a corretamente.

    4. Calcule o resultado das operações a seguir.

    a) (25) : (+5)

    b) (+49) : (7)

    c) (81) : (1)

    d) 0 : (16)

    e) (.2000) : (+200)

    f) (620) : (20)

    5. Agrupe as fichas numeradas em duplas, de modo que cada dupla resulte em uma divisão exata com quociente negativo.

    Ilustração. Duas fileiras com 4 fichas coloridas em cada uma. Ficha 1: menos 20. Ficha 2: menos 15. Ficha 3: menos 6. Ficha 4: menos 3. Ficha 5: mais 3. Ficha 6: mais 5. Ficha 7: mais 5. Ficha 8: mais 12.

    6. Diogo precisa pagar uma conta de R$ 458,00quatrocentos e cinquenta e oito reais, mas não sabe qual é o saldo da sua conta-corrente. Ao consultar o banco, ele descobriu que:

    anteontem, seu saldo era de R$ 543,00quinhentos e quarenta e três reais;

    ontem, ele depositou R$ 273,00duzentos e setenta e três reais e emitiu um cheque de R$ 85,00oitenta e cinco reais e outro de R$ 128,00cento e vinte e oito reais.

    a) O saldo bancário de Diogo é suficiente para efetuar o pagamento?

    b) Vai sobrar ou vai faltar dinheiro? Quanto?

    7. Calcule o que se pede e responda no caderno.

    a) Um número inteiro multiplicado por 8 dá .4800. Que número é esse?

    b) Qual é o número inteiro que multiplicado por 5 dá .1550?

    8. Carlos vendeu sua moto, mas vai receber o pagamento em parcelas de R$ 250,00duzentos e cinquenta reais.

    a) Se Carlos vendeu a moto pelo valor total de R$ 4.000,00quatro mil reais, em quantas parcelas ele receberá o pagamento?

    b) Carlos quer comprar outra moto e pagá-la em 14 parcelas de R$ 260,00duzentos e sessenta reais. O dinheiro que vai receber pela venda será suficiente para pagar a nova moto?

    9. Adriano e quatro amigos estão brincando com um jogo que tem as seguintes regras:

    cada jogador inicia a partida com um saldo positivo de 10 fichas e deve responder a um total de 20 questões durante o jogo;

    a cada resposta correta, o jogador recebe 3 fichas e, a cada resposta incorreta, perde uma ficha;

    será vencedor aquele que tiver o maior saldo positivo de fichas.

    Ilustração. 5 meninos brincando com jogo de cartas. Eles estão sentados no chão. Há algumas cartas nas mãos de cada um deles e outras no chão.

    a) Se Adriano acertar exatamente 10 questões, qual será seu saldo ao final do jogo?

    b) Se Rafael, um dos amigos de Adriano, acertar exatamente 15 questões, qual será seu saldo ao final do jogo?

    c) Quantas questões um jogador deve acertar para ficar com 10 fichas ao final do jogo?

    d) Qual é o maior número de fichas que um jogador pode acumular?

    e) É possível que um jogador fique com um saldo devedor de fichas. Qual é o número mínimo de questões que um jogador deve acertar para que isso não aconteça?

    10.

    ícone de elaboração de problemas.

    Invente uma situação que possa ser representada pela expressão:

    [.2000 + (200) + 3 (350)] : 5

    9 Potenciação em que a base é um número inteiro

    Observe a construção deste triângulo especial, criado pelo ­matemático polonês Waclaw Sierpiński (1882-1969).

    Ilustração. Sequência de uma mesma figura dividida em etapas. Na etapa zero há um triângulo branco. Na etapa 1 o triângulo foi dividido em 4 triângulos congruentes a partir dos pontos médios dos lados, o triângulo central foi colorido de verde. Na etapa 2, cada triângulo branco da etapa 1 foi dividido em quatro triângulos congruentes a partir dos pontos médios dos lados, o triângulo central de cada divisão foi colorido de verde. Na etapa 3, cada triângulo branco da etapa 2 foi dividido em quatro triângulos congruentes a partir dos pontos médios dos lados,  o triângulo central de cada divisão foi colorido de verde.

    Como calcular a quantidade de triângulos brancos que haverá nas etapas 4 e 5?

    A sequência formada pela quantidade de triângulos brancos (1, 3, 9, 27reticências) apresenta um padrão: a partir do segundo, cada número é o triplo do anterior. Assim, nas próximas etapas, teremos:

       etapa 4

    Ilustração. Seta apontando para direita.

    3 27 = 81 ou 3 3 3 3 = 34 = 81

       etapa 5

    Ilustração. Seta apontando para direita.

    3 81 = 243 ou 3 3 3 3 3 = 35 = 243

    No caso dos números naturais, quando o expoente é maior que 1, a potenciação indica uma multiplicação de fatores iguais.

    esquema: 3 elevado a 5 igual a 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 vezes igual a 243. Embaixo do 3 que aparece no primeiro membro da igualdade está escrito base: fator que se repete. Em cima do 5 que aparece no primeiro membro da igualdade está escrito: expoente: quantidade de fatores iguais. Embaixo do segundo membro da igualdade está escrito: 5 fatores iguais a 3

    Isso também acontece quando a base da potência é um número inteiro a e o expoente é um número inteiro n maior que 1.

    sentença matemática: a elevado a n igual a a vezes a vezes a vezes reticências vezes a. Embaixo do segundo membro da igualdade há um fio escrito: n fatores.

    E quando o expoente é zero ou 1?

    Observe o quadro a seguir, em que são relacionadas potências de base 3.

    quadro formado por 3 linhas e 7 colunas. Na primeira coluna, primeira linha: expoente; segunda linha: potência; terceira linha: resultado. Na segunda coluna, primeira linha: 5; segunda linha: 3 elevado a 5; terceira linha: 243. Na terceira coluna, primeira linha: 4; segunda linha: 3 elevado a 4; terceira linha: 81. Na quarta coluna, primeira linha: 3; segunda linha: 3 elevado a 3; terceira linha: 27. Na quinta coluna, primeira linha: 2; segunda linha: 3 elevado a 2; terceira linha: 9. Na sexta coluna, primeira linha: 1; segunda linha: 3 elevado a 1; terceira linha: interrogação. Na sétima coluna, primeira linha: zero; segunda linha: 3 elevado a zero; terceira linha: interrogação. Em cima de cada célula da linha expoente, de um número para o próximo há uma seta escrito: menos 1. Embaixo de cada célula da linha resultado, de um número para o próximo há uma seta escrito: dividido por 3.

    Note que, à medida que o expoente da potência 3n decresce uma unidade, o resultado é o da potência anterior dividido por 3. Assim:

    31 = 9 : 3 = 3

    30 = 3 : 3 = 1

    Lembre-se: Escreva no caderno!

    Agora, observe o quadro a seguir, em que são relacionadas potências de base (3).

    quadro formado por 3 linhas e 7 colunas. Na primeira coluna, primeira linha: expoente; segunda linha: potência; terceira linha: resultado. Na segunda coluna, primeira linha: 5; segunda linha: menos 3 entre parênteses elevado a 5; terceira linha: menos 243. Na terceira coluna, primeira linha: 4; segunda linha: menos 3 entre parênteses elevado a 4; terceira linha: 81. Na quarta coluna, primeira linha: 3; segunda linha: menos 3 entre parênteses elevado a 3; terceira linha: menos 27. Na quinta coluna, primeira linha: 2; segunda linha: menos 3 entre parênteses elevado a 2; terceira linha: 9. Na sexta coluna, primeira linha: 1; segunda linha: menos 3 entre parênteses elevado a 1; terceira linha: interrogação. Na sétima coluna, primeira linha: 0; segunda linha: menos 3 entre parênteses elevado a 0; terceira linha: interrogação. Em cima de cada célula da linha expoente, de um número para o próximo há uma seta escrito: menos 1. Embaixo de cada célula da linha resultado, de um número para o próximo há uma seta escrito: dividido por menos 3 entre parênteses.

    Da mesma fórma, observando a sequência de potências e seus expoentes, podemos perceber que, à medida que o expoente da potência (3)n decresce uma unidade, o resultado é o da potência anterior dividido por (3). Assim:

    (3)1 = 9 : (3) = 3

    (3)0 = (3) : (3) = 1

    De modo geral, define-se:

    Toda potência de expoente 1 que tem como base um número inteiro é igual à própria base.

    Toda potência de expoente zero que tem como base um número inteiro não nulo é igual a 1.

    Para analisar

    Podemos representar a quantidade de triângulos brancos de Sierpiński das etapas 0 e 1 por meio de potências de base 3? Se pudermos, como?

    Ilustração. Sequência de uma mesma figura dividida em etapas. Na etapa zero há um triângulo branco. Na etapa 1 o triângulo foi dividido em 4 triângulos congruentes a partir dos pontos médios dos lados, o triângulo central foi colorido de laranja.

    Exemplos

    26 = 2 2 2 2 2 2 = 64

    (+7)3 = (+7) (+7) (+7) = +343

    51 = 5

    04 = 0 0 0 0 = 0

    (2)6 = (2) (2) (2) (2) (2) (2) = 64

    (7)3 = (7) (7) (7) = 343

    (5)1 = 5

    (5)0 = 1

    Para pensar

    Calcule as potências de base negativa.

    a) (5)2

    b) (2)5

    c) (1)4

    d) (3)3

    Os resultados foram positivos ou negativos?

    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Reúna-se com um colega e pensem em outras potências de base inteira negativa e expoente inteiro maior que 1. Em seguida, respondam: em relação ao sinal do resultado da potência de base negativa, o que sugerem os cálculos que vocês fizeram?

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Calcule as potências a seguir.

    a) (4)2

    b) (2)3

    c) (7)2

    d) (3)4

    e) 05

    f) (5)0

    g) (6)3

    h) (100)0

    i ) (.1000)1

    j ) (10)3

    k) (5)3

    l) (2)4

    2. Observe a potência e responda às questões.

    ( 4)x

    a) Para que valor de x a potência é igual a 64?

    b) Para que valor de x a potência é igual a +256?

    c) Substituindo x pelos números naturais 0, 1, 2 e 3, obtemos uma sequência. Analise a sequência e determine os valores de x para os quais os termos da sequência são positivos.

    Depois, determine os valores de x para os quais os termos são negativos.

    3. Observe as perguntas de Jaqueline e, depois, responda-as no caderno.

    Ilustração. Uma menina negra de cabelos pretos com laço, sentada em uma cadeira  com uma mesa à frente. Na mesa há papel, lápis e borracha. A menina está com expressão de dúvida e uma mão na cabeça, dizendo: Pensei em um número negativo e o elevei a um milhão. Obtive um número negativo? Se eu tivesse elevado esse número a um milhão e um, obteria um número negativo?

    4. Considere os quadrados a seguir e escreva em fórma de potência a quantidade de quadradinhos que há em cada um deles.

    a)

    Ilustração. Quadrado verde dividido em 16 quadrados iguais, sendo 4 linhas e 4 colunas.

    b)

    Ilustração. Quadrado azul dividido em 25 quadrados iguais, sendo 5 linhas e 5 colunas.

    c)

    Ilustração. Quadrado laranja dividido em 36 quadrados iguais, sendo 6 linhas e 6 colunas.

    d)

    Ilustração. Quadrado roxo dividido em 9 quadrados iguais, sendo 3 linhas e 3 colunas.

    5. Cláudio pretende trocar o piso da garagem de sua casa. Para comprar a quantidade certa de lajotas, ele verificou que a medida da largura e a medida do comprimento da garagem eram iguais: as duas correspondiam a 16 lajotas.

    Ilustração. Um homem branco de cabeços pretos, vestindo blusa laranja e calça azul. Ele está diante de uma exposição de pisos em que aparecem 2 linhas e 3 colunas de diferentes pisos.

    a) Considerando que a nova lajota tenha o mesmo tamanho da anterior, quantas lajotas serão necessárias para que Cláudio troque todo o piso? Escreva o resultado em fórma de potência.

    b) Se a medida da largura e do comprimento das lajotas novas fosse o dobro da das anteriores, quantas lajotas seriam necessárias? Escreva o resultado em fórma de potência.

    6.

    ícone desafio

    Cinco fichas estão dispostas no quadro. Sabendo que os produtos dos números que estão nas dia­gonais são iguais, determine o número que está na ficha com o símbolo 

    Ilustração. Triângulo azul.

    .

    Ilustração. Quadro formado por 3 linhas e 3 colunas. Na primeira linha, primeira coluna há uma ficha colorida com número 2. Na primeira linha, terceira coluna, há uma ficha colorida com um triângulo azul. Na segunda linha, segunda coluna há uma ficha colorida com menos 3 entre parênteses elevado a 3. Na terceira linha, primeira coluna há menos 1 entre parênteses elevado a 5. Na terceira linha, terceira coluna há menos 1 entre parênteses elevado a 10. As demais células estão em branco.

    10 Raiz quadrada exata de um número inteiro

    Acompanhe a situação.

    Neusa vai aproveitar dois muros perpendiculares de sua chácara para construir um galinheiro retangular usando uma tela que mede 6 métros de comprimento.

    Fotografia. Galinhas andando em um gramado cercado com tela.
    Galináceos na grama.

    Observe alguns projetos para o galinheiro esquematizados por Neusa.

    Ilustração. Vista superior de um canteiro. Na parte superior e lateral direita há um muro. Na parte inferior há 5 metros de tela e na lateral esquerda 1 metro de tela. Ao lado está escrito: Medida da área, dois pontos, 1 metro vezes 5 metros igual a 5 metros quadrados. Ilustração. Vista superior de um canteiro. Na parte superior e lateral direita há um muro. Na parte inferior há 4 metros de tela e na lateral esquerda 2 metros de tela. Ao lado está escrito: Medida da área, dois pontos, 2 metros vezes 4 metros igual a 8 metros quadrados.
    Ilustração. Vista superior de um canteiro. Na parte superior e lateral direita há um muro. Na parte inferior há 3 metros de tela e na lateral esquerda 3 metros de tela. Ao lado está escrito: Medida da área, dois pontos, 3 metros vezes 3 metros igual a 9 metros quadrados. Ilustração. Vista superior de um canteiro. Na parte superior e lateral direita há um muro. Na parte inferior há 2 metros de tela e na lateral esquerda 4 metros de tela. Ao lado está escrito: Medida da área, dois pontos, 4 metros vezes 2 metros igual a 8 metros quadrados.

    Neusa percebeu que o projeto de galinheiro com maior medida de área (9 métros quadrados) é o que tem formato quadrado, cujo lado mede 3 métros de comprimento.

    9 = 3 3 = 32

    Ao descobrir que o número 3 ao quadrado é igual a 9, encontramos a raiz quadrada de 9. A operação que realizamos para isso foi a radiciação. Dizemos que extraímos a raiz quadrada de 9.

       O símbolo da raiz quadrada é

    ou 

    .

    esquema: raiz quadrada de 9 igual a 3. Sai um fio do símbolo da raiz e aparece escrito: radical. Sai um fio do 2 que está na raiz e aparece escrito: índice. Sai um fio do 9 e aparece escrito: radicando. Sai um fio do 3 e aparece escrito raiz.

    Lemos: “a raiz quadrada de 9 é igual a 3”.

       Embora (+3)2 = 9 e (3)2 = 9, consideramos a raiz quadrada de 9 única e não negativa, ou seja, apenas o número +3. Assim:

    Raiz quadrada de 9 com número 2 no índice.

    = +3

    A raiz quadrada de um número inteiro a é um número não ­negativo b que, elevado ao quadrado, resulta em a.

       Assim:

    raiz quadrada de a

    = b se b2 = a, com b 0.

    Exemplos

    Raiz quadrada de mais 1 igual a raiz quadrada de 1.

    = 1, porque 12 = 1 e 1 > 0.

    Raiz quadrada de mais 36 igual a raiz quadrada de 36.

    = 6, porque 62 = 36 e 6 > 0.

    Raiz quadrada de zero.

    = 0, pois 02 = 0.

    Os números inteiros que podem ser escritos como potência de base inteira e expoente 2 são chamados de quadrados perfeitos. Somente esses números têm como raiz quadrada um número inteiro não negativo.

    Observação

    A

    raiz quadrada de 8.

    não resulta em um nú­mero inteiro, pois 8 não é um número quadrado perfeito.

    E a raiz quadrada de um número negativo?

    Vamos analisar, por exemplo,

    raiz quadrada de menos 25.

    .

    Sabemos que (+5)2 = +25 e (5)2 = +25 e que o quadrado de qualquer número positivo, negativo ou nulo é maior ou igual a zero. Logo, não existe número inteiro cujo quadrado seja 25. Isso ocorre com qualquer raiz quadrada de número negativo.

    Observação

    Preste atenção:

    menos raiz quadrada de 100

    não é um número inteiro, mas

    menos raiz quadrada de 100

    é um nú­mero inteiro.

    sentença matemática: menos raiz quadrada de 100 igual a menos 10. Há um fio relacionando raiz quadrada de 100 e 10.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Marta construiu três quadrados de papelão. O lado do primeiro quadrado tinha 16 de medida de comprimento, o lado do segundo tinha como medida de comprimento a raiz quadrada da medida de comprimento do lado do primeiro, e o lado do terceiro, a raiz quadrada da medida de comprimento do lado do segundo. Qual era a medida de comprimento do lado de cada quadrado construído?

    Ilustração. Quadrado marrom de lado 16. No canto inferior esquerdo há dois quadrados menores de modo que dois lados estão contidos nos dois lados do quadrado maior.

    2. Calcule as raízes a seguir e registre os resultados no caderno.

    a)

    raiz quadrada de mais 9.

    b)

    raiz quadrada de mais 100.

    c)

    menos raiz quadrada de mais 49

    3. Indique no caderno as alternativas que representam números inteiros.

    a)

    raiz quadrada de mais 16.

    b)

    raiz quadrada de mais 36.

    c)

    raiz quadrada do módulo de menos 81.

    4. Que número(s) inteiro(s) existe(m) entre:

    a)

    raiz quadrada de mais 64 e raiz quadrada de mais 100.

    ?

    b)

    menos raiz quadrada de 25 e menos raiz quadrada de 9.

    ?

    c)

    menos raiz quadrada de mais 16 e raiz quadrada de zero.

    ?

    d)

    raiz quadrada de mais 49 e raiz quadrada de mais 81.

    ?

    5. Compare, em cada triângulo, a soma dos quadrados das medidas de comprimento dos dois lados menores e o quadrado da medida de comprimento do lado maior.

    Ilustração. Dois triângulos retângulos na cor laranja. O primeiro tem os lados com as medidas raiz quadrada de 9, raiz quadrada de 16 e raiz quadrada de 25. O segundo tem os lados com medidas raiz quadrada de 81, raiz quadrada de 144 e raiz quadrada de 225.
    Ícone da seção Estatística e Probabilidade

    Estatística e Probabilidade

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    Construção de gráficos de barras com números inteiros

    Em setembro de 2023, Rui e Lorena fizeram uma pesquisa sobre a medida de temperatura ideal para o armazenamento de alguns alimentos. Após coletar os dados, eles construíram uma tabela com os dados em uma planilha eletrônica. Observe como ela ficou.

    Ilustração. Planilha eletrônica: colunas A, B e C e linhas do 1 ao 6. Na primeira linha, o título: Medida de temperatura de armazenamento de alguns alimentos. Na segunda linha: coluna A, alimento; coluna B, Medida de temperatura (em graus Celsius). Na terceira linha: coluna A, frutas; coluna B, 7. Na quarta linha: coluna A, pescados; coluna B, menos 5. Na quinta linha: coluna A, leite; coluna B, 4. Na sexta linha: coluna A, frutos do mar; coluna B, menos 5.

    Dados obtidos em: SILVA Júnior, Eneo Alves da. Manual de contrôle higiênico-sanitário em alimentos. São Paulo: Varela, 2002. página 42.

    Rui e Lorena devem apresentar essas informações para seus colegas de classe. Rui resolveu apresentá-las em um gráfico de barras horizontais, e Lorena em um gráfico de barras verticais.

    Para construir cada um dos gráficos, eles selecionaram os dados da tabela, depois Rui escolheu a opção para inserir gráfico de barras horizontais, e Lorena escolheu a opção para inserir gráfico de barras verticais.

    No gráfico de barras horizontais de Rui, cada barra representa um tipo de alimento.

    Como as medidas de temperatura de armazenamento dos alimentos são representadas por números inteiros, a linha vertical deve apoiar, à esquerda, as barras correspondentes aos números negativos e, à direita, as barras correspondentes aos números positivos.

    Para determinar a medida de comprimento de cada barra, Rui deve adotar uma escala. Como os números que representam as medidas de temperatura, em grau Celsius, são próximos de zero, ele pode usar a escala com variação de 1 grau Célsius.

    Assim como a tabela feita na planilha eletrônica, o gráfico deve ter título e indicação da fonte dos dados. Dessa fórma, Rui vai obter o gráfico a seguir.

    Gráfico de barras simples horizontais. Gráfico representando a medida de temperatura de armazenamento de alguns alimentos. No eixo vertical estão indicados os alimentos, de baixo para cima: frutas, pescados, leite, frutos do mar. No eixo horizontal estão indicadas as medidas de temperatura em graus Celsius, da esquerda para a direita: menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. A temperatura de cada alimento foi: frutas: 7 pescados: menos 5 leite: 4 frutos do mar: menos 5

    Dados obtidos em: SILVA Júnior, Eneo Alves da. Manual de contrôle higiênico-sanitário em alimentos. São Paulo: Varela, 2002. página 42.

    Ilustração. Um menino branco de cabelos pretos, vestindo camiseta verde, bermuda azul e sapatos vermelhos. Ele está de olhos fechados com dedo erguido dizendo: Lembre-se de que as barras devem ter sempre a mesma largura.

    Como Lorena decidiu construir um gráfico de barras verticais, as barras abaixo da linha horizontal que as apoia correspondem aos números negativos, e as barras acima da linha correspondem aos números positivos.

    Para determinar a medida de comprimento de cada barra, Lorena deve adotar uma escala e também indicar o título e a fonte dos dados. Desse modo, Lorena vai obter o gráfico a seguir.

    Gráfico de barras simples verticais. Gráfico representando a medida de temperatura de armazenamento de alguns alimentos. No eixo horizontal estão indicados os alimentos, da esquerda para a direita: frutas, pescados, leite, frutos do mar. No eixo vertical estão indicadas as medidas de temperatura em graus Celsius, de cima para baixo com 13 tracinhos. Aparecem os seguintes números: 7, 4, zero, menos 5. A temperatura de cada alimento foi: frutas: 7 pescados: menos 5 leite: 4 frutos do mar: menos 5

    Dados obtidos em: SILVA Júnior, Eneo Alves da. Manual de contrôle higiênico-sanitário em alimentos. São Paulo: Varela, 2002. página 42.

    Ilustração. Uma menina negra de cabelos pretos com laços, vestindo blusa rosa, bermuda cor de vinho, sapatos azuis. Ela está com um dedo erguido e falando: Lembre-se de que as barras verticais também devem ter sempre a mesma largura.

    ATIVIDADES

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Caio pesquisou na internet, em 11 de fevereiro de 2022, a previsão do tempo para o dia seguinte em diferentes cidades do mundo e as registrou na tabela a seguir.

    Previsão para 12 de fevereiro de 2022

    Cidade

    Medida de temperatura máxima

    Medida de temperatura mínima

    Florianópolis (Brasil)

    28 °C

    20 °C

    Berlim (Alemanha)

    6 °C

    3 °C

    Edmonton (Canadá)

    −3 °C

    −6 °C

    Sapporo (Japão)

    1 °C

    −10 °C

    São Francisco (Estados Unidos)

    22 °C

    9 °C

    Dados obtidos por Caio em 11 fevereiro 2022.

    a) Em uma planilha eletrônica, construa uma tabela com as medidas de temperatura mínima previstas para essas cidades e uma tabela com as medidas de temperatura máxima previstas.

    b) Construa dois gráficos de barras verticais, um para representar as medidas de temperatura mínima e outro para representar as medidas de temperatura máxima previstas para essas cidades.

    c) Em qual dessas cidades a medida de temperatura mínima prevista foi a menor? E em qual cidade a medida de temperatura mínima prevista foi a maior?

    Estatística e Probabilidade

    2. Miguel pretende inaugurar sua lanchonete no próximo mês.

    Ilustração. Vista da frente de uma lanchonete com a faixa: inauguração em breve. Há um homem branco de cabelos pretos, vestindo camisa verde de frente para a lanchonete com as mãos na cintura e olhos fechados, sorrindo.

    Para que os alimentos abertos e não totalmente consumidos não estraguem, em janeiro de 2023 ele pesquisou a medida de temperatura em que deverá conservá-los. Observe na tabela a seguir as informações que Miguel obteve.

    Medidas de temperatura para a conservação de alguns produtos após a abertura da embalagem

    Produto

    Medida de temperatura mínima

    Medida de temperatura máxima

    Margarina

    +4 °C

    +8 °C

    Pão de queijo

    −30 °C

    −12 °C

    Linguiça calabresa

    +4 °C

    +8 °C

    Sorvete

    −30 °C

    −18 °C

    Massa para pizza

    −30 °C

    −18 °C

    Dados obtidos por Miguel em janeiro de 2023.

    Com base nessas informações, faça o que se pede.

    a) Calcule a diferença entre as medidas de temperatura máxima e mínima, nessa ordem, para a conservação de cada produto da tabela. Qual é a menor diferença? Qual é a maior?

    b) Construa, em uma planilha eletrônica, um gráfico de barras horizontais para representar a medida de temperatura mínima de conservação desses alimentos.

    c) Construa um gráfico de barras verticais para representar a medida de temperatura mínima de conservação desses alimentos.

    d) Miguel comprou um freezer cuja medida de temperatura mínima é de 20 graus Célsius. Que produtos ele poderá conservar se regular o freezer na medida de temperatura mínima?

    3. Andrea sempre acompanha os jogos do América Futebol Clube, time de futebol de Belo Horizonte (Minas Gerais) para o qual ela torce.

    Ilustração. Uma mulher branca de cabelos pretos, olhos fechados, vestindo camiseta branca com partes verdes e calça vinho com listra branca. Ela está diante de uma tela com braços erguidos, boca aberta, expressando alegria.

    Em 2020, o time de Andrea não foi campeão e ficou em segundo lugar na classificação final. Em fevereiro de 2021, ela construiu uma tabela para mostrar a classificação final de alguns times da série B do Campeonato Brasileiro naquele ano.

    Classificação de alguns times da série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020

    Classificação

    Time

    Pontos ganhos

    Saldo de gols

    Chapecoense (SC)

    73

    21

    América (MG)

    73

    20

    Juventude (RS)

    61

    10

    14º

    Vitória (BA)

    48

    0

    15º

    Confiança (SE)

    46

    −8

    20º

    Oeste (SP)

    29

    −32

    Dados obtidos por Andrea no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 12 fevereiro 2021.

    • Com base nessas informações, faça o que se pede.

    a) Construa uma tabela em uma planilha eletrônica para representar a pontuação de cada time.

    b) Construa um gráfico de barras horizontais para representar a pontuação de cada time.

    c) Qual foi a diferença de pontos ganhos entre o Oeste e o time campeão?

    d) A cada gol marcado, o time deve adicionar 1 a seu saldo de gols e, a cada gol sofrido, subtrair 1. Dos times apresentados na tabela, quais marcaram mais gols do que sofreram?

    Ícone da seção Atividades de revisão

    Atividades de revisão

    FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

    1. Construa uma reta numérica e localize nela os números 7, +5, 3, 2, 0, +1 e +2. Em seguida, responda às questões.

    a) Qual é o maior número que você representou na reta? E o menor?

    b) Qual é o sucessor de 0?

    c) E o antecessor de 2?

    2. Transcreva no caderno apenas as afirmações verdadeiras.

    a) Na sequência dos números inteiros, o sucessor de 21 é o oposto do antecessor de 21.

    b) Dois números opostos têm o mesmo módulo.

    c) O módulo de um número negativo é sempre menor que o módulo de um número positivo.

    3. Frederico e Gisele estavam brincando de adivinhação de cartas. Ele colocou seis cartas numeradas sobre a mesa, escondendo a numeração de uma delas.

    Ilustração. Vista superior de uma mesa contendo 6 cartas, com um número em cada uma: menos 4, menos 3, mais 5, mais, 3, mais 2, interrogação. De um lado da mesa está sentada uma menina branca, de cabelos ruivos. Do outro lado, um menino branco de cabelos pretos. Estão com uniforme escolar.

    Para que Gisele adivinhasse o número da carta virada para baixo, Frederico deu a ela as dicas a seguir.

    É o oposto de um dos números visíveis.

    É um número cujo módulo é maior que 3.

    É um número negativo.

    Qual era o número da carta virada para baixo?

    4. Gislaine e Marcos estavam brincando de adivinhar o número pensado. Nessa brincadeira, cada participante pensa em um número, anota-o em um papel, esconde o papel e dá dicas para que o colega adivinhe o número pensado. Gislaine deu as dicas a seguir para Marcos adivinhar o número que ela escolheu.

    É um número inteiro.

    Na sequência dos inteiros, o módulo do seu antecessor é igual ao módulo do seu sucessor.

    Em que número Gislaine pensou?

    5.

    ícone de elaboração de problemas.
    Ícone de atividade em dupla ou grupo.

    Pense em um número e anote-o em um papel. Escreva três dicas sobre esse número. Essas dicas devem ser suficientes para que alguém possa adivinhar o número em que você pensou. Depois, passe as dicas para um colega para que ele tente adivinhar esse número.

    6. Copie as sentenças substituindo cada por > (maior que) ou < (menor que).

    a) 12 +15

    b) 0 3

    c) +12 15

    d) +4 + 7

    7. Amplitude térmica é a diferença entre a medida de temperatura máxima e a medida de temperatura mínima, nessa ordem, registradas em um lugar. Observe o quadro a seguir, com exemplos de medidas de temperaturas máximas e mínimas registradas em diferentes localidades.

    Cidade

    Medida de temperatura máxima

    Medida de temperatura mínima

    A

    −1 °C

    −18 °C

    B

    2 °C

    −20 °C

    C

    12 °C

    −6 °C

    a) Que cidade apresentou a maior amplitude térmica? E qual apresentou a menor?

    b) Em que cidade foi registrada a menor medida de tem­pe­ratura?

    c) Que medida de temperatura registrada ficou mais próxima de 0 grau Célsius?

    8. Determine o valor desconhecido em cada caso.

    a) (8) = +4

    b) (16) = 7

    c) (8) = +4

    d) (+9) = 12

    e) + = 0

    9. Durante uma aula de Matemática, a professora pediu aos estudantes que adicionassem os números (5), (+6) e (+4). Flávia achou mais fácil calcular da seguinte maneira:

    (5) + [(+6) + (+4)] =

    = (5) + (+10) = +5

    a) Que propriedade da adição Flávia aplicou na sua resolução?

    b) Resolva a mesma expressão numérica de outra maneira.

    Atividades de revisão

    10.

    ícone calculo mental.

    Efetue mentalmente as operações a seguir e anote os resultados no caderno.

    a) 7 + 8 3 8

    b) +5 11 + 5 + 11

    c) +4 3 + 40 30 + 400 300

    d) 40 7 5 + 2 83 + 38

    e) (+27 14) + (27 + 14)

    11. Camila desafiou Válter a desenhar o quadrado a seguir e a completá-lo.

    Ilustração. Quadro formado por 3 linhas e 3 colunas, com um número em cada célula. Na primeira linha, da esquerda para a direita: número oculto, número oculto, número oculto. Na segunda linha: número oculto, mais 10, número oculto. Na terceira linha: menos 5, número oculto, mais 50. Ao lado, selo com a palavra modelo.

    Para isso, ela deu a ele a seguinte dica:

    Ilustração. Uma menina branca de cabelos pretos com laço, vestindo camiseta rosa, saia amarela e tênis rosa. Ela está segurando um caderno e conversando com um menino: O produto dos números de cada linha vertical, de cada linha horizontal e de cada diagonal é igual a mil. O menino é branco, de cabelos ruivos, vestindo camiseta laranja, bermuda verde e tênis azul.

    Ajude Válter a completar o quadrado, sabendo que nenhum número se repete.

    12.

    Ícone de calculadora.

    Podemos usar a calculadora para realizar operações de multiplicação e de divisão de números inteiros utilizando a tecla

    Ilustração: tecla de calculadora com sinal mais, barra, menos.

    .

    Observe alguns exemplos.

    Representamos 8 fazendo

    Ilustração. Sequência de teclas de calculadora: 8 e mais barra menos.

    .

    Para calcular o produto de 8 por 4, digitamos

    Ilustração. Sequência de teclas de calculadora: 8, mais barra menos, vezes, 4, igual.

    e obtemos

     

    Ilustração: visor de calculadora mostrando menos 32.

    .

    Para calcular (6) : (3), digitamos

     

    Ilustração. Sequência de teclas de calculadora: 6, mais barra menos, dividido por, 3, mais barra menos, igual.

    e obtemos

     

    Ilustração: visor de calculadora mostrando o número 2.

    .

    Usando a calculadora, determine:

    a) 152 (12)

    b) (23) (96)

    c) .4725 : (45)

    d) (.1870) : (110)

    13.

    ícone desafio

    Copie o quadro a seguir no caderno e substitua cada por um número ou por um destes sinais de operação matemática: +, ou ×. Ao completar a cruzadinha, serão formadas quatro expres­sões nas linhas horizontais e mais quatro expressões nas colunas verticais. Cada número que está no quadrinho azul-claro é a soma dos quatro números que estão em seus vértices.

    Ilustração. Quadro formado por 9 linhas e 9 colunas divididas em quadrinhos. Em cada um há um número, um sinal matemático ou está totalmente colorido de azul. Na primeira linha, da esquerda para direita: 5, lacuna, zero, lacuna, 8, lacuna, 18, igual, 10. Na segunda linha: lacuna, 10, lacuna, 40, lacuna, 70, lacuna, colorido de azul, colorido de azul. Na terceira linha: 2, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, igual, 20. Na quarta linha: lacuna, 20, lacuna, 50, lacuna, 80, lacuna, colorido de azul, colorido de azul. Na quinta linha: 1, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, igual, 25. Na sexta linha: lacuna, 30, lacuna, 60, lacuna, 90, lacuna, colorido de azul, colorido de azul. Na sétima linha: 13, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, lacuna, igual, zero. Na oitava linha: igual, colorido de azul, igual, colorido de azul, igual, colorido de azul, igual, colorido de azul, colorido de azul. Na nona linha: menos 6, colorido de azul, 25, colorido de azul, 196, colorido de azul, menos 448, colorido de azul, colorido de azul. Na parte inferior direita do quadro, selo com a palavra modelo.

    14. João trabalha dirigindo uma empilhadeira em uma fábrica de bolachas. Ele organiza o estoque guardando as caixas de bolachas em lotes que, depois, serão distribuídos para os supermercados da região. Cada lote empilhado contém 5 caixas na medida do comprimento, 5 na medida da largura e 5 na medida da altura.

    Ilustração. Um homem dirigindo uma empilhadeira amarela que está carregando um lote verde de 5 caixas no comprimento, 5 caixas na largura e 5 caixas na altura.

    a) Com uma potência de base 5, represente a quantidade de caixas de bolachas de que João precisa para montar um lote.

    b) Para carregar 1 caminhão, são necessários 4 lotes. Quantas caixas de bolachas cabem em 1 caminhão?

    c) Uma rede de supermercados comprou setecentas e cinquenta caixas de bolachas. De quantos lotes João precisará para montar o pedido do supermercado?

    15. O cubo representado teve duas faces opostas pintadas de amarelo e as outras quatro faces pintadas de verde.

    Ilustração. Um cubo dividido em cubos menores. A imagem mostra a face frontal e lateral, cada uma delas, formada por 9 quadrados verdes. A face superior é formada por 9 quadrados amarelos.

    a) Represente, na fórma de potência, o número de cubinhos desse cubo.

    b) Quantos cubinhos têm faces com as duas cores?

    16. Observe a sequência de cubos a seguir e depois faça o que se pede.

    Ilustração. Sequência de cubos. Cubo A é o modelo. Cada cubo maior é formado por cubos de mesmo tamanho do cubo A. É possível identificar a quantidade de quadrados das faces dos cubos. Uma face do cubo B tem 4 quadrados. Uma face do cubo C tem 9 quadrados. Uma face do cubo D tem 16 quadrados. Uma face do cubo E tem 25 quadrados. Uma face do cubo F tem 36 quadrados.

    a) De quantos

    Ilustração. Cubo azul idêntico ao cubo A

    é formado cada cubo?

    b) Escreva cada número obtido no item a como uma potência.

    c) Determine a quantidade de cubinhos que formam: a; aê; a, B e C; a, B, C e D; a, B, C, D e ê; a, B, C, D, ê e F.

    d) Escreva cada número obtido no item c como uma potência.

    e) Calcule a soma das bases das seis potências obtidas no item b e compare essa soma com a base da sexta potência obtida no item d.

    f) Repita o procedimento do item e para as cinco, as quatro, as três e as duas primeiras potências.

    17. Um cientista preparou um tubo de ensaio às 11 horas. Às 14 horas do mesmo dia, colocou no tubo uma bactéria que se multiplica dobrando de quantidade a cada minuto. Às 14 horas e 20 minutos do mesmo dia, o tubo de ensaio estava cheio até a boca. Em que horário o tubo de ensaio estava com a metade da quantidade de bactérias que havia às 14 horas e 20 minutos?

    18. Os números quadrados perfeitos possivelmente receberam esse nome dos pitagóricos, membros de uma comunidade grega do século seis antes de Cristo que estudavam, entre outras coisas, relações matemáticas.

    O termo “quadrado perfeito” deve-se às quantidades de objetos que podem ser organizadas formando um quadrado. Observe como os pontos foram organizados.

    Ilustração. Sequência de quadrados. A figura 1 é um quadrado com um ponto central. Embaixo dela está escrito: 1. A figura 2 é um quadrado maior formado por quatro quadrados da figura 1. Em cima dela está escrito 1 e 3. Embaixo está escrito 4, abre parênteses, 1 mais 3, fecha parênteses. A figura 3 é um quadrado maior formado por nove quadrados da figura 1. Em cima dela está escrito 1, 3 e 5. Embaixo está escrito 9, abre parênteses, 1 mais 3 mais 5, fecha parênteses. A figura 4 é um quadrado maior formado por 16 quadrados da figura 1. Em cima dela está escrito 1, 3, 5 e 7. Embaixo está escrito 16, abre parênteses, 1 mais 3 mais 5 mais 7, fecha parênteses.

    a) Qual é o próximo número dessa sequência?

    b) 121 é um quadrado perfeito? Caso seja, escreva-o como soma de números ímpares.

    19. Mariana está empilhando alguns cubinhos para formar cubos maiores.

    Ilustração. Sequência de três cubos. Os dois maiores são formados por cubos de mesmo tamanho do primeiro cubo. A primeira figura é um cubo e está escrito: primeiro cubo. A segunda figura é formada por 8 cubos e está escrito: segundo cubo. A terceira figura é formada por 9 cubos e está escrito: terceiro cubo.

    Dentro de cada cubinho há 8 bolinhas.

    Ilustração. Cubo transparente com 8 bolinhas dentro.

    a) Quantas bolinhas há no segundo cubo?

    b) Quantas bolinhas há no terceiro cubo?

    c) Se a sequência continuar, quantas bolinhas haverá no centésimo cubo?