CAPÍTULO 3 Ângulos
1 Ângulos e suas medidas
Podemos identificar a ideia de ângulo em diferentes situações do cotidiano. Observe estas imagens.
Os giros ao redor de um ponto fixo também dão a ideia de ângulo. Acompanhe a seguir as diferentes posições da cadeira destacada, que estava próxima ao solo e passou a girar com o movimento da roda-gigante. Note que cada giro está associado à medida de um ângulo.
As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.
Lembre-se: Escreva no caderno!
Conceito de ângulo
Observe como conceituamos e representamos os ângulos.
O ângulo é a união, em um plano, de duas semirretas de mesma origem com uma das regiões determinadas por elas. As semirretas são os lados do ângulo, e a origem delas é o vértice do ângulo.
Exemplos
Observações
• O ângulo raso é formado por duas semirretas de mesma origem contidas na mesma reta e que têm sentidos opostos.
• O ângulo nulo é formado por duas semirretas coincidentes.
• O ângulo de volta inteira também é formado por duas semirretas coincidentes.
Medida da abertura de um ângulo
Para medir a abertura de ângulos, usamos, como unidade de medida, o grau ( pequeno círculo sobrescrito) e, como instrumento, o transferidor.
Analise como Marina mediu a abertura do ângulo representado, considerando a abertura entre as semirretas.
Para resolver
As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.
Saiba mais
Observações
A unidade de medida grau tem submúltiplos: o minuto e o segundo. Indicamos 1 minuto por 1 linha e 1 segundo por 1 duas linhas.
• 1 minuto é
um sessenta avosdo grau, ou seja, 1 grau é igual a 60 minutos: 1 pequeno círculo sobrescrito = sessenta linha
• 1 segundo é
um sessenta avosdo minuto, ou seja, 1 minuto é igual a 60 segundos: 1 linha = sessenta duas linhas
Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso
Observe a classificação de alguns ângulos de acordo com a medida de abertura de cada um.
Ângulo reto |
Ângulo agudo |
Ângulo obtuso |
---|---|---|
Tem medida de abertura igual a 90°
|
Tem medida de abertura maior que 0° e menor que 90°.
|
Tem medida de abertura maior que 90° e menor que 180°.
|
Ângulos congruentes
Dois ângulos que têm a mesma medida de abertura são chamados congruentes.
Observe os ângulos
ângulo AOBe
ângulo CODrepresentados a seguir.
medida de(
ângulo AOB) = medida de
ângulo COD= 60 graus
Como eles têm a mesma medida de abertura, são congruentes.
Indicamos:
ângulo AOB Símbolo de congruência. Símbolo que se parece com o sinal de igual com um um til em cima ângulo CODLemos: “Ângulo
ângulo AOBé congruente ao ângulo
ângulo COD”.
As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Verifique, com o transferidor, a medida de abertura do menor ângulo formado pelos ponteiros dos relógios representados a seguir.
a)
b)
2. Estime a medida de abertura de cada ângulo a seguir e classifique-os em reto, agudo ou obtuso. Depois, confirme as medidas com um transferidor.
3. Observe os ângulos destacados nas fotos e estime suas medidas de abertura.
• Agora, com um transferidor, meça as aberturas dos ângulos destacados e verifique se suas estimativas se aproximaram dos valores medidos.
4. Meça a abertura dos ângulos com um transferidor e identifique os ângulos congruentes.
a)
b)
c)
d)
e)
5. Entre os ângulos representados a seguir, identifique quais são retos.
6.
Analise como João desenhou um ângulo com medida de abertura igual a 25 graus usando um transferidor.
• Descreva como João deve proceder para terminar o traçado desse ângulo.
7. Observe o ângulo
ângulo MON.
a) Sem usar o transferidor, como você classificaria esse ângulo: agudo ou obtuso?
b) Agora, meça-o com um transferidor e anote a medida obtida.
c) Desenhe no caderno um ângulo
ângulo PQRque seja congruente ao ângulo
ângulo MON.
2 Ângulos consecutivos e ângulos adjacentes
Observe os ângulos
ângulo AVB e ângulo BVCna figura representada.
De acordo com a figura, os ângulos
ângulo AVB e ângulo BVCtêm em comum o vértice vê e o lado
semirreta VB. Por isso, eles são chamados ângulos consecutivos.
Todos os ângulos que têm em comum o vértice e um dos lados são chamados ângulos consecutivos.
Note que, na figura analisada anteriormente, existem outros pares de ângulos consecutivos.
Exemplos
Dos pares de ângulos consecutivos, apenas alguns são adjacentes.
Dois ângulos consecutivos que não possuem pontos internos comuns são chamados ângulos adjacentes.
Exemplos
Observações
3 Ângulos complementares e ângulos suplementares
Observe os ângulos a seguir.
É possível medir a abertura desses ângulos com um transferidor. Observe.
Que par de ângulos tem a soma de suas medidas de abertura igual a 90 graus? E que par de ângulos tem a soma de suas medidas de abertura igual a 180 graus?
Quando a soma das medidas de abertura de dois ângulos é igual a 90 graus, os ângulos são chamados complementares.
Assim, como a soma de suas medidas de abertura é 90 graus, os ângulos
ângulo ABCe
ângulo DEFsão complementares. Também podemos dizer que
ângulo ABCé o complemento de
ângulo DEFe que
ângulo DEFé o complemento de
ângulo ABC.
Quando a soma das medidas de abertura de dois ângulos é igual a 180 graus, os ângulos são chamados suplementares.
Como a soma de suas medidas de abertura é 180 graus, os ângulos
ângulo DEFe
ângulo JKLsão suplementares. Também podemos dizer que
ângulo DEFé o suplemento de
ângulo JKL e que ângulo JKLé o suplemento de
ângulo DEF.
Observações
Observe os ângulos ilustrados.
• Os ângulos
ângulo DOEe
ângulo EOFsão adjacentes. Além disso, a soma de suas medidas de abertura é 90 graus. Esses ângulos são adjacentes complementares.
• Os ângulos
ângulo AOBe
ângulo BOCsão adjacentes. Além disso, a soma de suas medidas de abertura é 180 graus. Esses ângulos são adjacentes suplementares.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe a figura a seguir e verifique se os pares de ângulos indicados nos itens são complementares ou suplementares.
a)
ângulo AOB e ângulo BOCb)
ângulo BOC e ângulo CODc)
ângulo AOB e ângulo BODd)
ângulo AOB e ângulo COD2. No caderno, determine a medida da abertura do complemento e do suplemento de cada ângulo a seguir.
a)
b)
3. Luciana quer escolher duas mesas triangulares para compor uma mesa retangular. Observe os tampos das mesas a seguir e escreva no caderno os pares de tampos com os quais é possível formar uma mesa retangular.
4. Observe as figuras a seguir. Em quais itens os ângulos
ângulo AOB e ângulo BOCsão adjacentes complementares? E em quais são adjacentes suplementares?
a)
b)
c)
d)
5. Bruna dobrou uma folha retangular, formando um ângulo com medida de abertura igual a 65 graus, como mostrado na ilustração. Ao desdobrar a folha, Bruna viu que a dobra determinava outro ângulo além do ângulo cuja abertura mede 65 graus.
• Determine a medida da abertura do outro ângulo sem usar o transferidor.
6. Responda às questões no caderno.
a) Qual é a metade da medida da abertura do suplemento do ângulo de medida igual a 34 graus?
b) Quanto vale o triplo da medida da abertura do complemento do ângulo de medida igual a 72 graus?
Lembre-se: Escreva no caderno!
7. Copie no caderno apenas as afirmações verdadeiras.
a) Dois ângulos complementares sempre são, ambos, agudos.
b) Dois ângulos suplementares podem ser ambos agudos.
c) Dois ângulos suplementares podem ser ambos obtusos.
d) Dois ângulos suplementares podem ser ambos retos.
8. Desenhe no caderno três pares de ângulos que sejam complementares e três pares de ângulos que sejam suplementares.
9. Descubra as medidas de abertura dos ângulos descritos a seguir e registre-as no caderno.
4 Bissetriz de um ângulo
Observe a situação a seguir.
Adriano fabrica aviões de aeromodelismo. Em uma manobra para testar o último modelo que ele construiu, a aeronave caiu e quebrou uma parte, que precisaria ser substituída. A parte danificada pode ser observada no detalhe da ilustração a seguir.
Entretanto, surgiu um imprevisto: não havia peça sobressalente em estoque. Então, foi necessário fabricar uma nova peça. Para isso, cortou uma chapa de alumínio e dobrou-a bem na linha central.
Os lados dessa peça dão a ideia de ângulo. Observe que a linha da dobra divide esse ângulo em dois outros de mesma medida de abertura.
A semirreta
Semirreta VCdivide o ângulo
ângulo AVBem dois outros de mesma medida de abertura, ou seja, em dois ângulos congruentes:
ângulo AVC e ângulo CVB.
Dizemos, então, que a semirreta
Semirreta VCé a bissetriz do ângulo
ângulo AVB.
A bissetriz de um ângulo é a semirreta interna ao ângulo que tem origem em seu vértice e o divide em dois ângulos congruentes.
Observe como Francisco e Carla determinaram a bissetriz de um ângulo que mede 70 graus.
Usando um transferidor, Francisco desenhou o ângulo cuja abertura mede 70 graus em uma folha de papel sulfite. Em seguida, recortou o ângulo pelos lados.
Depois, dobrou a folha de papel, fazendo coincidir os dois lados que formam o ângulo.
Por último, desdobrou a folha e verificou que a marca da dobra no papel indica a bissetriz do ângulo cuja abertura mede 70 graus.
Em uma folha de papel sulfite, Carla desenhou o ângulo cuja abertura mede 70 graus usando um transferidor.
Depois, pensou:
Carla mediu e marcou o ângulo com abertura de 35 graus usando um transferidor e, com o auxílio de uma régua, traçou a semirreta de origem no vértice, dividindo o ângulo cuja abertura mede 70 graus em duas partes iguais.
Para pensar
Em sua opinião, qual dos procedimentos para determinar a bissetriz de um ângulo foi mais prático: o de Francisco ou o de Carla? Justifique.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe a medida da abertura de cada ângulo a seguir. Traçando a bissetriz desses ângulos, obtemos dois ângulos congruentes em cada caso. Quanto mede a abertura dos ângulos obtidos?
a)
b)
c)
d)
2. Na figura a seguir, determine a medida da abertura dos ângulos
ângulo AOC e ângulo AOBsabendo que
Semirreta OD e Semirreta OEsão bissetrizes de
ângulo AOB e ângulo BOC, respectivamente.
3.
Para calcular a medida de abertura dos ângulos obtidos após traçarmos a bissetriz de um ângulo cuja abertura mede 45 graus, fazemos:
Ou seja, a medida de abertura dos ângulos obtidos é 22,5 graus.
Observe que:
22,5 graus = 22 graus + 0,5 grau
Para expressar essa medida em grau e minuto, devemos transformar a parte decimal (0,5 grau) em minuto.
Então, fazemos:
Logo, a abertura desses ângulos mede . vinte e dois graus e trinta e minutos
• Agora, usando uma calculadora, determine a medida da abertura dos ângulos formados pela bissetriz de cada ângulo a seguir. Expresse a medida em grau e minuto.
a) 57 graus
b) 79 graus
c) 105 graus
d) 15 graus
4. Construa, da maneira que preferir, um ângulo que meça 90 graus e trace sua bissetriz. Depois, responda: qual é a medida da abertura de cada ângulo obtido?
5 Ângulos opostos pelo vértice
Observe as retas concorrentes
reta CD e reta EFque se interceptam no ponto óh.
Essas retas definem quatro semirretas com origem no ponto óh:
Semirreta OC, Semirreta OD, Semirreta OE e Semirreta OF. As semirretas
Semirreta OC e Semirreta ODsão denominadas semirretas opostas, assim como as semirretas
Semirreta OE e Semirreta OF.
As retas
reta CD e reta EFtambém definem os ângulos
ângulo COE. ângulo COF. ângulo DOFe
ângulo DOE.
Note que os ângulos
ângulo DOE e ângulo COFtêm o vértice óh em comum e que as semirretas
Semirreta OD e Semirreta OE(que formam o ângulo
ângulo DOE) são opostas, respectivamente, às semirretas
Semirreta OC e Semirreta OF(que formam o ângulo
ângulo COF). Então, dizemos que os ângulos
ângulo DOE e ângulo COFsão ângulos opostos pelo vértice (indicamos: o.p.v.).
Dois ângulos com vértice comum são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semirretas opostas aos lados do outro.
Da mesma fórma, os ângulos
ângulo COE e ângulo DOFtêm o vértice óh em comum e as semirretas
Semirreta OC e Semirreta OE(que formam o ângulo
ângulo COE) são opostas, respectivamente, às semirretas
Semirreta OD e Semirreta OF(que formam o ângulo
ângulo DOF). Então, os ângulos
ângulo COE e ângulo DOFtambém são opostos pelo vértice.
Lembre-se: Escreva no caderno!
Propriedade
Na figura a seguir, os ângulos
ângulo AOB e ângulo CODsão opostos pelo vértice.
Observe agora os ângulos
ângulo AOB e ângulo BOC.
Os ângulos
ângulo AOB e ângulo BOCsão adjacentes suplementares. Então, a soma de suas medidas de abertura é igual a 180 graus.
medida de
ângulo AOB+ medida de
ângulo BOC= 180 graus ( um)
Agora, considere os ângulos
ângulo COD e ângulo BOC.
Os ângulos
ângulo COD e ângulo BOCtambém são adjacentes suplementares. Então, a soma de suas medidas de abertura é igual a 180 graus.
medida de
ângulo COD+ medida de
ângulo BOC= 180 graus ( dois)
Comparando um e dois, temos:
Portanto, podemos concluir que os ângulos
ângulo AOBe
ângulo CODtêm medidas de abertura iguais, ou seja, são congruentes. Assim, temos a seguinte propriedade:
Dois ângulos opostos pelo vértice têm a mesma medida de abertura, isto é, são congruentes.
Exemplo
Os ângulos
ângulo COEe
ângulo BODsão congruentes, assim como os ângulos
ângulo EOBe
ângulo DOC.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Uma equipe de pilotos de avião fez uma manobra em que os ângulos formados pelos rastros de fumaça deveriam ser congruentes. Houve um erro de cálculo e os ângulos formados não ficaram todos congruentes, como mostra a ilustração.
Descubra os ângulos que são congruentes e registre a resposta no caderno.
2. Analise a imagem e calcule, em grau, a medida da abertura dos ângulos
ângulo X, ângulo Y e ângulo Z.
3. Nas figuras a seguir, x e y indicam as medidas de abertura dos ângulos (em grau). Determine os valores de x e de y em cada caso.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
4. Calcule no caderno as medidas de x e de y.
5. Determine a medida x, em grau, em cada caso.
a)
b)
6. Qual é a medida da abertura do ângulo
ângulo AOB?
7. O esquema a seguir representa um condomínio residencial. As ruas são representadas por segmentos de reta que se cruzam.
a) Usando um transferidor, determine a medida da abertura dos ângulos formados pelos cruzamentos das ruas a ê bê e das ruas a ê cê.
b) Quais são os pares de ângulos opostos pelo vértice?
c) Analisando o esquema, o que se pode dizer a respeito dos ângulos adjacentes?
Informática e Matemática
faça as atividades no caderno
Ângulos opostos pelo vértice
Nesta seção, você vai utilizar um software de Geometria dinâmica, que seu professor indicará, para construir duas retas concorrentes, identificar os pares de ângulos opostos pelo vértice determinados por essas retas e verificar uma regularidade em relação a esses ângulos.
Construa
Siga os passos a seguir para construir e determinar dois pares de ângulos opostos pelo vértice.
1º) Trace uma reta
reta AB.
2º) Trace uma reta
reta CDcruzando a reta
reta AB.
3º) Marque o ponto óh, intersecção das retas
reta ABe
reta CD.
Investigue
a) Usando a ferramenta de medir ângulos do software, meça os quatro ângulos determinados pelas retas
ABe
CD.
b) Que pares de ângulos são opostos pelo vértice?
c) Movimente os pontos móveis na construção e verifique o que acontece com as medidas dos ângulos. O que é possível observar em relação às medidas dos ângulos opostos pelo vértice?
6 Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal
Observe no boxe a seguir informações importantes sobre a posição de duas retas em um mesmo plano.
Recorde
• Duas retas em um mesmo plano podem ser paralelas. Nesse caso, elas possuem a mesma distância uma da outra em todo o plano, infinitamente. (Elas não se interceptam em nenhum ponto.) Assim, não determinam nenhum ângulo entre elas.
Indicamos: r // s
• Duas retas em um mesmo plano podem ser concorrentes. Nesse caso, elas se interceptam em um ponto, determinando quatro ângulos cujas medidas são menores que 180 graus.
Como vimos neste Capítulo, as retas concorrentes se cruzam determinando quatro ângulos (sendo dois pares de ângulos o.p.v.).
As retas perpendiculares são um caso particular de retas concorrentes, pois também se cruzam, determinando quatro ângulos, que têm a mesma medida, 90 graus.
Ao traçar uma reta que corta duas retas paralelas, determinamos oito ângulos.
Assim:
são correspondentes;
são correspondentes;
são correspondentes;
são correspondentes.
Observação
Quando as retas são concorrentes e não são perpendiculares, podemos chamá-las de retas oblíquas.
Para investigar
1. Observe os ângulos formados quando uma reta t intercepta duas retas paralelas, r e s.
Com o auxílio de um transferidor, meça os ângulos formados. Quais deles têm a mesma medida de abertura?
2.
No caderno, trace, da maneira que preferir, duas retas paralelas e uma reta que cruze essas paralelas. Essas retas determinarão oito ângulos. Com o auxílio de um transferidor, meça cada um desses ângulos, anote a medida da abertura junto ao ângulo e pinte os ângulos que têm mesma medida da abertura com a mesma cor.
a) Quantas cores diferentes você usou para pintar os ângulos?
b) Que relação você percebeu entre as medidas de abertura dos ângulos determinados?
c)
Compare sua figura com a de alguns colegas. Os ângulos determinados por vocês têm as mesmas medidas de abertura? A relação que você percebeu no item b também vale na figura dos colegas?
Informática e Matemática
faça as atividades no caderno
Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal
Vamos agora utilizar um software de Geometria dinâmica para investigar se a relação entre as medidas dos ângulos vale para quaisquer paralelas cortadas por uma transversal.
Construa
Siga os passos a seguir para construir duas retas paralelas cortadas por uma transversal.
1º) Trace uma reta
reta AB.
2º) Usando a ferramenta de traçar retas paralelas, trace uma reta
reta CDparalela a
reta AB.
3º) Trace uma reta
reta EFque cruze as retas paralelas
reta CDe
reta AB.
4º) Marque o ponto G, intersecção das retas
reta ABe
reta EF.
5º) Marque o ponto H, intersecção das retas
reta CDe
reta EF.
Investigue
a) Usando a ferramenta de medir ângulos do software, meça a abertura dos oito ângulos obtidos na construção anterior.
b) Identifique os pares de ângulos correspondentes e os de ângulos opostos pelo vértice.
c) Que relação é possível perceber entre os pares de ângulos correspondentes? E entre os pares de ângulos opostos pelo vértice?
Propriedade
Verificamos experimentalmente a seguinte propriedade:
Os ângulos correspondentes, determinados por duas retas paralelas interceptadas por uma transversal, são congruentes.
Resumindo, dadas duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal, temos:
medida de(
ângulo a) = medida de(
ângulo e) (ângulos correspondentes)
medida de(
ângulo c) = medida de(
ângulo g) (ângulos correspondentes)
medida de(
ângulo a) = medida de(
ângulo c) (ângulos opostos pelo vértice)
medida de(
ângulo e) = medida de(
ângulo g) (ângulos opostos pelo vértice)
Logo: medida de(
ângulo a) = medida de(
ângulo e) = medida de(
ângulo g) = medida de(
ângulo c)
Ou seja,
ângulo a,
ângulo e,
ângulo ce
ângulo gsão congruentes.
medida de(
ângulo b) = medida de(
ângulo f) (ângulos correspondentes)
medida de(
ângulo d) = medida de(
ângulo h) (ângulos correspondentes)
medida de(
ângulo b) = medida de(
ângulo d) (ângulos opostos pelo vértice)
medida de(
ângulo f) = medida de(
ângulo h) (ângulos opostos pelo vértice)
Logo: medida de(
ângulo b) = medida de(
ângulo f) = medida de(
ângulo h) = medida de(
ângulo d)
Ou seja,
ângulo b,
ângulo f,
ângulo de
ângulo hsão congruentes.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. (Saresp) Na figura a seguir, as retas r e s são paralelas cortadas pela transversal t.
A relação entre os ângulos α e β marcados na figura é:
a) α + β = 90 graus
b) α + β = 180 graus
c) α = β
d) α = 270 graus ‒ β
2. Observe as retas r e s, sendo r // s. No caderno, determine as medidas de abertura dos ângulos em cada figura.
a)
b)
3. Nas figuras a seguir, as retas r e s são paralelas. Calcule as medidas de a e de b em cada caso.
a)
b)
c)
d)
Estatística e Probabilidade
faça as atividades no caderno
Leitura e interpretação de gráficos de barras
Geraldo administra uma pequena empresa de confecção de roupas. Com as informações sobre o saldo do movimento financeiro da empresa (lucro ou prejuízo) e as vendas do segundo semestre de 2022, ele construiu dois gráficos.
Dados obtidos por Geraldo em janeiro de 2023.
Dados obtidos por Geraldo em janeiro de 2023.
▶ Em que meses a empresa teve lucro?
▶ Em que mês ela vendeu mais?
As informações sobre a empresa foram representadas em um gráfico de barras horizontais, que mostra os dados sobre o saldo da empresa no período de julho a dezembro de 2022, e em um gráfico de barras verticais, que se refere às vendas realizadas no mesmo período.
Os gráficos apresentam a expressão “em milhares de reais”, o que significa que o valor referente a cada barra deve ser multiplicado por 1.000.
Para determinar quais foram os meses em que a empresa teve lucro, devemos observar o gráfico de barras horizontais. Note que ele mostra valores negativos (à esquerda da linha vertical) e positivos (à direita da linha), ou seja, apresenta os saldos negativos e os saldos positivos da empresa. Se o valor do saldo for negativo, a empresa teve prejuízo; se for positivo, ela teve lucro. Portanto, a empresa teve lucro nos meses de setembro (R$ 9.000,00nove mil reais), novembro (R$ 13.000,00treze mil reais) e dezembro (R$ 18.000,00dezoito mil reais), pois as barras correspondentes a esses meses mostram valores positivos.
Para responder em que mês a empresa vendeu mais, é preciso observar e comparar apenas as informações do gráfico de barras verticais. Como esse gráfico apresenta apenas barras correspondentes a números positivos, a barra mais alta representa o mês em que o valor das vendas foi maior. A barra mais alta corresponde ao mês de dezembro; portanto, nesse mês a empresa vendeu mais (R$ 25.000,00vinte e cinco mil reais).
▶ Estatística e Probabilidade
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. A professora Maria apresentou o gráfico a seguir com a medida de temperatura mínima no dia 30 de janeiro de 2022 em cidades de diferentes países.
Dados obtidos pela professora Maria em 3 fevereiro 2022.
a) Qual foi a medida de temperatura mínima na cidade ê? E na cidade C?
b) Para qual dessas cidades a medida de temperatura mínima foi mais alta? De quantos graus? E a medida de temperatura mais baixa? De quantos graus?
2. O gerente da Empresa de Alimentos ésse á construiu um gráfico, em janeiro de 2023, com o saldo da empresa de 2018 a 2022.
Dados obtidos pelo gerente da Empresa de Alimentos ésse á em janeiro de 2023.
a) Em que ano o lucro foi maior?
b) Em que ano o prejuízo foi maior?
c) Explique os valores representados nas colunas dos anos 2018 e 2019.
3. Carlos é responsável pelo contrôle da medida de temperatura de armazenamento das mercadorias do supermercado em que trabalha. Em março de 2023, ele montou uma tabela para servir de base para controlar a medida da temperatura de algumas mercadorias.
Seção |
Medida da temperatura |
---|---|
Bebidas |
15 °C |
Frutas |
10 °C |
Congelados |
−15 °C |
Sorvetes |
−18 °C |
Dados obtidos por Carlos em março de 2023.
• Carlos vai construir um gráfico de barras horizontais com base nessa tabela.
a) O registro da medida da temperatura de quais itens vai ficar à esquerda da linha vertical, que corresponde a 0 grau Célsius?
b) O registro da medida da temperatura de quais itens vai ficar à direita da linha vertical?
4. Em quatro ocasiões, a sorveteria de Cléo sofreu prejuízos com a queda de energia. No gráfico a seguir estão os dados desses dias.
Dados obtidos por Cléo ao longo de 2023.
• Em que dia, após o retorno da energia, a medida da temperatura do freezer estava mais alta? E em que dia estava mais baixa?
Atividades de revisão
faça as atividades no caderno
1. Observe o destaque nos telhados de duas casas situadas em diferentes lugares do mundo.
a) A medida da abertura do ângulo destacado em cada telhado determina sua inclinação. Com um transferidor, meça a abertura dos ângulos.
b) Em sua opinião, por que essas casas têm telhados com inclinações diferentes?
2. Identifique a figura em que a semirreta
Semirreta OBé a bissetriz do ângulo dado.
a)
b)
c)
d)
Versão adaptada acessível
2. Responda à questão.
Para que o segmento
Semirreta OBseja bissetriz do ângulo
A O C, o que será necessário que ocorra com as medidas das aberturas dos ângulos
A O C e B O C?
3. Em que alternativa é identificado um par de ângulos opostos pelo vértice?
a)
ângulo AOF e ângulo DOCb)
ângulo AOF e ângulo AOCc)
ângulo AOB e ângulo BOCd)
ângulo EOF e ângulo AOD4. A semirreta
Semirreta VAé a bissetriz do ângulo
ângulo CVD. Sabendo que a abertura do ângulo
ângulo AVCmede 80 graus, determine a medida de abertura de
ângulo CVD.
5. Mariana recebeu de sua professora uma folha com uma figura para reproduzir no caderno. Seu irmão derrubou suco sobre a folha e parte da figura foi borrada.
• Sem usar um transferidor, descubra as medidas de abertura dos ângulos que estão faltando na figura.
6. Determine a medida de x, em grau, em cada caso.
a)
b)
c)
d)
7. Calcule as medidas x e y, em grau, em cada caso.
a)
b)
Para finalizar
faça as atividades no caderno
organize suas ideias
Observe e responda
Considere estas imagens.
As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.
Com base nas imagens e também no que você aprendeu nesta Unidade, faça o que se pede.
1.
Elabore um problema que possa ser resolvido com base na primeira imagem envolvendo o conceito de divisibilidade.
2. Nas imagens 2 e 3, os números inteiros negativos foram usados para representar o quê?
3.
Em que outras situações os números inteiros negativos são utilizados? Crie situações-problema que exemplifiquem esse uso.
4. Observe as retas paralelas r e s cortadas por uma transversal. Qual é a medida de x e a de y na imagem 4?
5. Observe o ângulo destacado na foto da luminária. Ele é agudo, reto ou obtuso?
Registre
Para finalizar o estudo desta Unidade, faça o que se pede.
1.
Escreva um texto para explicar a um colega como se obtêm o ême ême cê e o ême dê cê entre dois números. Exemplifique esses conceitos com situações.
2. Há alguma relação entre o conjunto dos números inteiros e o conjunto dos números naturais? Explique sua resposta com um desenho ou esquema.
3. Explique o passo a passo para realizar a medição da abertura de um ângulo utilizando um transferidor.
4. Na abertura desta Unidade, você respondeu a algumas questões no boxe “Para começar reticências”. Compare as respostas dadas àquelas questões com as respostas que você daria agora e escreva um texto explicando o que você aprendeu nesta Unidade.
Para conhecer mais
Números com sinais: uma grande invenção!
(Coleção Contando a história da Matemática)
Oscar Guelli
São Paulo: Ática, 2000.
Além de abordar temas da história da Matemática, como o surgimento dos sinais de adição e de subtração, esse livro traz jogos, curiosidades e passatempos instigantes envolvendo números positivos e negativos, os sinais de maior e de menor, mensagens em código e muito mais.
História de sinais
(Coleção A descoberta da Matemática)
Luzia Faraco Ramos
São Paulo: Ática, 2008.
Um hóspede inesperado contraria a rotina de Milena e de suas amigas. O encontro de Alexandre e Milena vai trazer muitas mudanças para a vida da garota. Romance, intrigas e ciúme compõem uma interessante história que envolve conteúdos matemáticos, como operações com sinais e cálculo de expressões. No final do livro, há um minialmanaque com curiosidades, desafios e passatempos matemáticos.