UNIDADE 2
Capítulo 4
Números racionais
Capítulo 5
Grandezas e medidas
Capítulo 6
Cálculo algébrico
Jogos eletrônicos
Existem vários jogos eletrônicos em que os jogadores exploram mundos tridimensionais em blocos, podendo descobrir e extrair matérias-primas e ferramentas, construir estruturas e muito mais.
Alguns dos elementos, como água, madeira, pedra e ferro, são representados por blocos com formato cúbico de mesma dimensão e podem ser empilhados para construir montanhas, casas, piscinas, entre outras estruturas. Basta usar a criatividade!
Para começar...
1. Você joga ou já jogou algum jogo eletrônico parecido com o representado na imagem? Comente.
2. De acordo com o texto, como são construídas as estruturas nesse tipo de jogo?
3. Se os blocos que representam os elementos de água tivessem arestas que medem 1 métro de comprimento, qual seria a medida do volume de cada um deles?
4. Imagine que você estivesse jogando e que os blocos de água tivessem arestas medindo 1 métro de comprimento. Quantos blocos de água seriam necessários caso você quisesse construir uma piscina com medida de volume igual a 30 metros cúbicos?
CAPÍTULO 4 Números racionais
1 Números racionais
O pinguim-imperador habita o continente mais frio do planeta, a Antártida, e, diferentemente de outras aves, se reproduz no inverno, e não na primavera.
Conheça, a seguir, outras características dessa ave de grande porte.
Para caracterizar o pinguim-imperador, utilizamos informações baseadas em números, como .440000, ‒ 65, 500, 9 e 40, que pertencem ao conjunto dos números inteiros, estudado no Capítulo 2.
E os números
Fração 1 décimoe 1,20, a que conjunto numérico pertencem?
Dizemos que
Fração 1 décimoé uma fração. O número 1,20 também pode ser escrito como uma fração. Observe.
1,20 =
fração cento e vinte centésimos.Números que podem ser escritos na fórma fracionária, ou seja, na fórma
Sentença matemática. Fração a sobre b., sendo a ê bê números inteiros e b ≠ 0, são chamados números racionais.
Logo, dizemos que
Fração 1 décimoe 1,20 são números racionais.
Os números 40, .440000, ‒ 65, 500 e 9 também podem ser escritos na fórma fracionária. Observe um exemplo de fórma fracionária desses números.
• 40 =
Sentença matemática. fração 40 sobre 1.• .440000 =
Fração. Quatrocentos e quarenta mil sobre 1• ‒ 65 =
Sentença matemática. menos fração 65 sobre 1.• 500 =
Sentença matemática. fração 500 sobre 1.• 9 =
Sentença matemática. fração 9 sobre 1.Assim, 40, .440000, ‒ 65, 500 e 9 também são números racionais.
Conjunto dos números racionais
Todo número que pode ser escrito na fórma fracionária, com denominador e numerador inteiros e denominador diferente de zero, pertence ao conjunto dos números racionais, que indicamos por
.
=
Entre chaves, a sobre b, sendo a e b números inteiros e b diferente de zero.Para pensar
• Podemos dizer que todo número inteiro é também um número racional?
• Podemos dizer que os números naturais também são números racionais?
Os números racionais são usados em muitas situações do nosso dia a dia. Observe algumas delas a seguir.
Observações
• A palavra “racional”, derivada de “razão”, quer dizer “comparar por meio da divisão”, e o símbolo
, vem da palavra “quociente”. vem da palavra “quociente”.
• Existem números que não são racionais, ou seja, não podem ser escritos na fórma
Sentença matemática. Fração a sobre b., com a ê bê inteiros e b ≠ 0.
Observe alguns exemplos.
•
Raiz quadrada de 2= 1,41421356237 reticências
•
‒ 4,121221222 reticências
•
Raiz quadrada de 35= 5,916079783 reticências
Esses números serão estudados futuramente.
Representação dos números racionais na reta numérica
Assim como os números inteiros, os números racionais também podem ser representados na reta numérica.
Observe esta reta numérica, com a representação de alguns pontos correspondentes a números inteiros.
Cada número inteiro corresponde a um ponto, e a medida da distância entre dois pontos consecutivos é sempre a mesma.
Marcados os números inteiros, podemos localizar os pontos dos demais números racionais. Observe, por exemplo, como Rubens e Roberta fizeram para representar os números
Sentença matemática. Fração 11 quartos.e ‒ 2,3 na reta numérica.
Para pensar
Como você faria para representar o número ‒ 0,333 reticências na reta numérica?
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Quais dos números a seguir são racionais? Por quê?
2. Responda às questões no caderno.
a) O número
Fração.17 quintosé racional? Justifique sua resposta.
b) Na reta numérica,
Fração.17 quintosestá entre quais números naturais?
Lembre-se: Escreva no caderno!
3. Descreva como podemos localizar na reta numérica os pontos correspondentes aos números racionais a seguir.
• Construa uma reta numérica no caderno e localize esses números.
4. Descubra entre quais números inteiros consecutivos estão os números racionais a seguir.
a)
Sentença matemática. Menos fração cinco sétimos.b)
Fração 15 sextosc)
Fração menos 8 terçosd)
Sentença matemática. Menos três inteiros e fração um quarto.e)
Fração 9 sétimosf )
Sentença matemática. Quatro inteiros e fração cinco sétimos.5. Juliana e Nélson leram no jornal as medidas de temperatura do dia 20 de julho de 2021.
Dados obtidos por Juliana e Nélson em 21 julho 2021.
Depois, fizeram os comentários a seguir.
a) Quem está certo: Juliana ou Nélson? Por quê?
b)
Represente as medidas de temperatura em uma reta numérica. O que você pode concluir sobre a comparação das medidas de temperatura? Isso é válido para a comparação de qualquer número racional com outro racional? Converse com um colega sobre o modo como chegaram a essa conclusão.
6. Observe o segmento
Segmento AB.e os pontos C, D, ê e F, que dividem
Segmento AB.em 5 partes iguais.
• Sabendo que a representa o número 5 e B, o número 6, descubra os números racionais que representam os pontos C, D, ê e F.
7. Sabendo que a ê bê dividem a parte da reta numérica entre ‒1 e 0 em 3 partes iguais e que C, D e ê dividem a parte da reta entre 0 e 1 em4 partes iguais, responda: quais são os números racionais correspondentes a esses pontos?
8. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras ou falsas.
a) Todo número natural é inteiro, mas nem todo número natural é racional.
b) Todo número inteiro é racional, mas nem todo número inteiro é natural.
c) A raiz quadrada de 144 é um número natural, mas não é um número racional.
9.
Que fração do quadrado azul está coberta pelo quadrado amarelo em cada caso?.
a)
b)
Módulo ou valor absoluto de um número racional
Observe a representação de
Sentença matemática. menos 1 terço e fração mais 1 terçona reta numérica.
Os pontos a ê bê estão situados à mesma medida de distância da origem . óh
Essa medida de distância é representada pelo número positivo
Fração 1 terço, que se chama módulo ou valor absoluto dos números
Sentença matemática. menos 1 terço e fração mais 1 terço.
Indicamos:
Sentença matemática. Módulo fração menos 1 terço, igual, fração 1 terço, e, módulo fração mais 1 terço, igual, fração 1 terço.Como
Sentença matemática. menos 1 terço e fração mais 1 terçosão números de sinais contrários e têm o mesmo módulo, dizemos que eles são opostos ou simétricos.
Comparação de números racionais
Que número é maior:
Sentença matemática. Fração dez quartos ou Sentença matemática. Fração 12 oitavos.?
Observe dois modos de comparar esses números.
1º) Escrevendo‑os na fórma decimal:
e
Sentença matemática. Fração doze oitavos igual a doze dividido por oito, igual um vírgula cinco.Como 2,5 > 1,5, concluímos que
Sentença matemática. Fração 10 quartos maior que fração 12 oitavos..
2º) Escrevendo‑os na fórma fracionária com o mesmo denominador:
Sentença matemática. Fração dez quartos, igual, fração vinte oitavos.(frações equivalentes)
Como
Sentença matemática. Fração vinte oitavos maior que fração doze oitavos., pois 20 > 12, concluímos que
Sentença matemática. Fração 10 quartos maior que fração 12 oitavos..
Observação
Também podemos concluir que
Fração dez quartosé maior que
fração doze oitavos.analisando as figuras anteriores.
Também podemos comparar dois números racionais com base na reta numérica. O maior número está sempre à direita do menor. Por exemplo, que número é maior:
fração menos 3 quintos ou menos 11 15 avos?
Para a representação na reta numérica, vamos aproximar ‒ 0,733 reticências para ‒ 0,7.
Então, ‒ 0,6 > ‒ 0,7, ou seja,
sentença matemática. Menos fração três quintos maior que menos fração onze quinze avos..
pensamento computacional
Renata estava comparando números decimais cujas casas decimais vão até os milésimos. Ela percebeu que é possível criar um fluxograma para utilizar sempre que quiser comparar esse tipo de número. Observe.
Agora, utilize o fluxograma de Renata para comparar os números 15,321 e 15,324.
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Transcrição do áudio
Ciência da Computação
Duração: 4:08min. Página: 100.
>>[Locutor] Ciência da Computação
Vinheta.
Som de teclado e clique de mouse.
>> [PERSONAGEM 1] Juliana, me ajuda aqui! Eu preciso desenhar o hexágono, mas não estou conseguindo.
>> [PERSONAGEM 2] E pra que você precisa desenhar um hexágono, Felipe?
>> [PERSONAGEM 1] Eu preciso descobrir quantas diagonais essa figura tem. [Tom enfático] Só que sou muito ruim em desenho.
>> [PERSONAGEM 2] [Tom explicativo] Mas, Felipe, você pode resolver isso de outra maneira, não precisa desenhar. Você pode usar um algoritmo.
Som de plim de ideia.
>> [PERSONAGEM 1] Algoritmo? Que que é isso, Ju?
>> [PERSONAGEM 2] Algoritmo é uma série de instruções que, se forem executadas na sequência correta, conduzem você ao resultado desejado. Um problema muito complexo pode ser decomposto em passos simples, o passo a passo da [tom enfático] vitória!
>> [PERSONAGEM 1] [Tom animado] Vitória!? Já gostei, Ju. Explica melhor.
>> [PERSONAGEM 2] Nós usamos algoritmos o tempo todo em nossa vida. Veja, por exemplo, uma receita de bolo. Você pega uma receita, segue as instruções passo a passo e, no fim, o bolo fica pronto, certo? Você pode repetir quantas vezes quiser que, se seguir exatamente a receita, terá um bolo no final!
>> [PERSONAGEM 1] Entendi. Se eu quiser fazer um bolo diferente, vou precisar de uma receita diferente, certo?
>> [PERSONAGEM 2] Certo, mas a grande sacada é que alguns algoritmos podem ser aplicados na resolução de uma categoria [tom enfático] enorme de problemas, e não na de uma só! Essa é a supervantagem de usar algoritmos. O seu computador, por exemplo, executa todas as suas funções seguindo esses algoritmos. E ele consegue fazer isso tão rápido, que parece que pensa! A Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história. Escreveu o primeiro programa de computador pruma máquina chamada “Engenho Analítico”, que tinha sido projetada por Charles Babbage. Era um computador mecânico, não tinha nada de eletrônico, usava umas engrenagens pra operar seus processos. Esse computador nunca foi construído, mas toda a Ciência da Computação de hoje em dia, os computadores modernos foram inspirados nos primeiros algoritmos escritos por ela. Cientistas da computação baseiam seus estudos e a lógica da programação das máquinas em algoritmos.
>> [PERSONAGEM 1] Nossa, Ju, adorei! Então, computador e algoritmo têm tudo a ver um com o outro!
>> [PERSONAGEM 2] É isso aí! Um algoritmo escrito numa linguagem que a gente entende, tipo a receita de bolo que eu comentei antes, depois de convertido pruma linguagem de computador, passa a ser chamada de programa. E os trabalhos executados pelo computador usam esses programas. Só pra ilustrar, um computador sem programas é como uma televisão sem filme, sem novela, sem desenho, sem programação, enfim... [riso] um peso pra papel. Bom, vamos voltar pra sua tarefa! Eu tenho um algoritmo pra resolver o seu problema. Faça assim: pegue o número de lados do seu polígono e subtraia 3.
Som de teclado e clique de mouse.
>> [PERSONAGEM 1] Hum... número de lados menos 3. Tudo bem! 6 menos 3 dá 3.
>> [PERSONAGEM 2] Ok! Agora, pegue esse valor e multiplique pelo número de lados do polígono. Nesse caso, 6.
Som de teclado e clique de mouse.
>> [PERSONAGEM 1] Ju, vai dar 18. [Tom de dúvida] Mas não me parece certo isso!
>> [PERSONAGEM 2] [Tom enfático] Vai, vai dar certo, sim! Agora, pegue esse resultado e divide por 2.
Som de teclado e clique de mouse.
>> [PERSONAGEM 1] Deu 9.
>> [PERSONAGEM 2] Exatamente! Esse é o número de diagonais que você estava procurando. Ó, como prova, fiz o desenho do hexágono para mostrar para você! Exatamente igual ao resultado que você encontraria desenhando, só que com a vantagem de que você pode usar esse algoritmo pra qualquer polígono convexo. Qualquer um [tom enfático] mesmo! Quer ver? Calcule aí pra mim as diagonais do dodecágono.
>> [PERSONAGEM 1] [Tom enfático] Dode-quê?
>> [PERSONAGEM 2] [Riso] Dodecágono. Um polígono de 12 lados. Calcule aí!
>> [PERSONAGEM 1] Tudo bem, tudo bem... Vamos lá!
Som de teclado e clique de mouse.
>> [PERSONAGEM 1] Eu pego o 12, tiro 3, multiplico por 12, divido por 2. [Tom animado] Achei! São 54 diagonais! Consegui! Genial!
>> [PERSONAGEM 2] [Feliz] Há, há! Parabéns! Agora, gênio, desenha que eu quero ver!
>> [PERSONAGEM 1] [Tom contrariado] Ah, Não!!!!!
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ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Calcule o módulo ou valor absoluto dos números a seguir.
a)
Sentença matemática. Menos fração 1 meio.b) 1,54
c)
Sentença matemática. Menos fração 7 nonos.d) ‒ 0,612
e)
Sentença matemática. 1 inteiro e fração 7 nonos.f ) ‒ 0,25
2. Qual é o menor número racional em cada caso?
a)
Sentença matemática. Menos 0 vírgula 5 e menos fração dois terços.b)
Sentença matemática. Fração 1 terço e 5 quartos.c)
Fração menos 1 sexto.e 0,25
d)
Sentença matemática. Menos fração 1 quinto e 0 vírgula 3.3. Usando os símbolos <, > ou =, compare os números a seguir.
a) 7,3 e
Sentença matemática. fração 15 quartos.b)
Sentença matemática. Fração 101 quintos.e 20,25
c)
Sentença matemática. Menos 3 vírgula 2, e menos fração 16 quintos.
d) 0,02 e
Sentença matemática. Fração 1 cinquenta avos.4.
Explique dois procedimentos diferentes para comparar dois números racionais: um que está na fórma fracionária e outro na fórma decimal.
• Construa um fluxograma para representar um dos dois procedimentos.
5. Escreva os números racionais a seguir em ordem crescente.
6. Identifique o menor número racional em cada caso com base na reta numérica.
a) 23 e 23,5
b)
Fração 11 quintose 2,25
c)
54 e Sentença matemática. Menos fração 524 décimos.d) 2 e ‒ 5,2
7. Encontre três números racionais compreendidos entre:
a) 0 e 0,001;
b)
Sentença matemática. Menos fração 45 16 avos. Sentença matemática. Menos fração 25mil313 9mil avos.;
c)
Sentença matemática. Fração 5 oitavos e 7 décimos.;
d)
Sentença matemática. 0 vírgula 4 e Fração 3 sétimos.;
e)
Sentença matemática. Fração 9 sétimos e 1 vírgula 34.;
f ) ‒ 0,1256 e ‒ 0,1427.
8. Dalva queria comprar um vaso de flores para enfeitar sua casa. Chegando à floricultura, gostou de dois vasos de orquídeas. Observe-os.
• Quando foi pagar, ela contou o dinheiro e viu que tinha R$ 39,72. Qual dos vasos Dalva pôde levar para casa?
9. Observe o extrato bancário e responda à questão.
• Em que dia houve o maior gasto? E o menor?
10. Observe as menores medidas de temperatura registradas em alguns municípios brasileiros em 29 de julho de 2021.
Município |
Medida de temperatura mínima |
---|---|
Canela (RS) |
−1,2 °C |
Colombo (PR) |
−0,7 °C |
Rancharia (SP) |
−0,5 °C |
Rio Brilhante (MS) |
3,4 °C |
Ponta Porã (MS) |
2,6 °C |
Chapecó (SC) |
−0,1 °C |
Dados obtidos em um aplicativo de previsão do tempo em 14 fevereiro 2022.
• Escreva as medidas de temperatura em ordem decrescente.
Compreender um texto
faça as atividades no caderno
O consumo consciente também pode ser divertido
Você sabe o que é consumo consciente, também chamado sustentável? Essa é uma maneira de consumir que leva em consideração o impacto de nossas ações no meio ambiente, na sociedade em que vivemos e até mesmo na nossa vida financeira.
Leia a seguir algumas dicas, sugeridas em uma publicação do Ministério do Meio Ambiente, para praticar o consumo sustentável.
[ reticências]
Ganhou, doou!
Para que os armários não fiquem cheios de coisas guardadas que não usamos mais e ocupem muito espaço que tal fazer um combinado? Para cada brinquedo ou roupa nova que ganhar ou comprar que tal doar aquilo que ficou antigo para outras crianças? E o mais legal é que para o novo dono, tudo será novo! Vale experimentar porque essa moda pode pegar!
Eu quero ou Eu preciso?
Vocês já pararam para pensar de onde vem nossa vontade de comprar alguma coisa? Será que tudo o que é anunciado na tevê nos interessa de verdade ou é um desejo passageiro? E, por último, será que precisamos de todas essas coisas e podemos comprar tudo que queremos? Por isso, que tal combinar primeiro o que vamos comprar ou se vamos comprar algo antes de ir passear num shopping ou supermercado? Assim ninguém fica triste; pais ou crianças. Outra ideia bacana é fazer uma economia junto com nossos pais para comprar algo que queremos muito ou escolher uma data bem especial para esse presente.
Trocar pode ser mais divertido do que comprar...
Vocês sabiam que crianças de outros lugares e países adoram trocar coisas em feiras? Muitas vezes famílias ou grupos de amigos organizam feiras de troca em espaços públicos como praças, igrejas ou parques. A ideia é muito simples: basta escolher um tema – roupas, material escolar, jogos, brinquedos, sapatos – e levar aquilo que não usamos ou não gostamos mais para trocar por outros itens. A única regra é querer trocar [ reticências].
Sabia que lanches mais saudáveis podem gerar menos lixo?
Será que podemos escolher nossos lanches de maneira mais saudável e que não deixe tanto lixo? Frutas, sucos naturais e sanduíches feitos em casa são uma boa opção para nossa saúde e para a natureza. Uma boa ideia é tentar escolher nossos lanches não só pelos personagens que estão nas embalagens, mas pelas coisas boas que esses alimentos podem trazer para nossa saúde. Usar lancheiras ou potinhos também contribui para diminuir o lixo. Peça ajuda para seus pais!
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Alana. Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. volume 3. Brasília, 2012. (Cadernos de consumo sustentável). Disponível em: https://oeds.link/bX1CqM. Acesso em: 14 fevereiro 2022.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Qual das dicas apresentadas no texto você pratica ou gostaria de praticar no futuro? E como ela contribui para o consumo consciente?
2. Pense no último produto que você comprou. Quais critérios você utilizou para realizar essa compra?
3.
Após conhecer as dicas apresentadas no texto, Marilda economizou dinheiro para comprar alguns materiais escolares. Além disso, ela realizou uma pesquisa de preço em duas lojas. Observe o resultado obtido por ela.
Produto |
Preço (R$) |
|
---|---|---|
Loja A |
Loja B |
|
Lancheira |
R$ 32,30 |
R$ 35,90 |
Estojo |
R$ 17,50 |
R$ 14,99 |
Caixa de lápis de cor |
R$ 7,80 |
R$ 6,99 |
Caderno |
R$ 14,80 |
R$ 15,00 |
Dados obtidos por Marilda em fevereiro de 2022.
a) Em relação ao preço, em qual loja é mais vantajoso comprar o estojo?
b) Marilda vai comprar cada um desses produtos na loja que oferece o menor preço. Em qual loja ela vai comprar cada um deles?
c) Escreva em ordem crescente os preços desses produtos na loja A.
d) Com a ajuda de seus pais, Marilda já economizou R$ 80,00oitenta reais. Com essa quantia é possível comprar todos esses produtos? Justifique.
2 Adição e subtração com números racionais
Em nosso cotidiano, observamos várias situações envolvendo adição e subtração com números racionais. Observe algumas delas a seguir.
Situação 1
Nas férias de julho, Bruno viajou para uma cidade muito fria. Na noite em que ele chegou à cidade, a medida de temperatura registrada nos termômetros era de ‒2,7 graus Célsius. Na noite seguinte, a medida de temperatura caiu 1,6 . grau Célsius Qual foi a medida de temperatura na segunda noite?
Para responder à questão, podemos calcular:
(‒2,7) + (‒1,6)
Se a situação envolvesse apenas números inteiros (por exemplo, ‒2 e ‒1), resolveríamos como foi explicado no Capítulo 2 deste livro:
(‒2) + (‒1) = ‒3
Com os números racionais não inteiros, adotamos o mesmo procedimento:
(‒2,7) + (‒1,6) = ‒4,3
Assim, a medida de temperatura na segunda noite foi de ‒4,3 graus Célsius.
Situação 2
Gilberto estuda o ecossistema marinho. Em uma de suas pesquisas, ele mergulhou a uma medida de profundidade de ‒16,5 métros, ou seja, 16,5 métros abaixo do nível do mar. Após 20 minutos, ele subiu 7,4 métros para tirar fotos de alguns peixes. A qual medida de profundidade Gilberto estava quando fotografou os peixes?
Para responder à questão, devemos calcular:
(‒16,5) + (+7,4)
Se Gilberto estivesse à medida de profundidade de ‒16 métros e, depois, subisse 7 métros, para descobrir a medida de profundidade a que ele chegou, faríamos:
Com os números racionais não inteiros, adotamos o mesmo procedimento usado para os números inteiros. Assim:
(‒ 16,5) + (+ 7,4) = ‒ 9,1
Portanto, Gilberto fotografou os peixes à medida de profundidade de ‒ 9,1 métros.
Situação 3
No mês passado, a conta bancária de Mariana estava com saldo negativo no valor de R$ 358,27trezentos e cinquenta e oito reais e vinte e sete centavos. Neste mês, com os juros cobrados pelo banco, sua dívida passou a ser de R$ 583,54quinhentos e oitenta e três reais e cinquenta e quatro centavos. Quantos reais a mais Mariana está devendo para o banco em relação ao mês anterior?
Para responder à questão, devemos calcular:
(‒ 583,54) ‒ (‒ 358,27)
Se estivéssemos trabalhando apenas com valores inteiros (por exemplo, 583 e 358), resolveríamos como foi explicado no Capítulo 2 deste livro:
Com os números racionais não inteiros, adotamos o mesmo procedimento. Observe.
(‒ 583,54) ‒ (‒ 358,27) = ‒225,27
= (‒ 583,54) + 358,27 = ‒ 225,27
Portanto, Mariana está devendo para o banco R$ 225,27duzentos e vinte e cinco reais e vinte e sete centavos a mais que no mês anterior.
Observação
As propriedades da adição com números inteiros também são válidas para a adição com números racionais não inteiros.
pensamento computacional
Paulo está com dificuldade para adicionar números racionais na fórma de fração. Para ajudá-lo, Luana vai fazer um fluxograma usando frases e símbolos. Ajude-a copiando no caderno o fluxograma representado e substituindo cada retângulo cinza por uma das instruções a seguir.
1. Para simplificar a fração, divida o numerador e o denominador por um mesmo número, diferente de 0 e 1. Se necessário, repita o procedimento até obter uma fração irredutível.
2. Encontre frações equivalente às iniciais, com um mesmo denominador.
3. Responda: Os denominadores são iguais?
4. Responda: A fração que representa a soma pode ou deve ser simplificada?
5. Adicione os numeradores e conserve os denominadores.
Paulo gostou tanto da ideia que resolveu criar um fluxograma para outra estratégia que resolve o mesmo tipo de problema: adicionar números racionais. Nessa estratégia, ele transforma todos os números racionais na fórma de fração para a fórma decimal antes de calcular a soma. Ajude-o copiando no caderno o fluxograma representado e substituindo cada retângulo cinza por uma das instruções a seguir.
1. Transforme todos os números na fórma de fração para a fórma decimal.
2. Responda: Na adição há números na fórma de fração?
3. Realize a adição dos números decimais.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Roberto reservou
Fração 1 quintode seu salário para gastar com lazer e
Fração 1 quartopara comprar roupas. Qual fração total do salário de Roberto foi reservada para gastar com lazer e roupas?
2. Adicione cada número a seu oposto e escreva uma conclusão.
3. Natália foi comprar 1,5 quilograma de feijão para sua mãe. O atendente pegou uma quantidade e a balança mediu 1,68 quilograma. Ele, então, retirou o suficiente para a balança medir 1,5 quilograma. Qual medida de massa, em quilograma, de feijão o atendente retirou?
4.
Carla reformou o banheiro de sua casa. Para completar a reforma, ela precisou comprar alguns utensílios. Observe a lista com os preços que Carla encontrou.
Para calcular um valor aproximado de quanto ia gastar, Carla fez o cálculo a seguir, arredondando os valores.
a) De acordo com os cálculos que Carla fez, ela arredondou o valor total da compra para mais ou para menos? Justifique sua resposta.
b) Carla arredondou os valores para que todos, com exceção de 8,50, ficassem inteiros. Se arredondarmos os valores até a casa dos décimos, o resultado ficará mais próximo do total real da compra?
c) Quanto exatamente Carla gastou nessa compra?
5. Observe o quadro, que mostra as medidas de temperatura máxima e mínima registradas em três localidades.
Localidade A |
Localidade B |
Localidade C |
|
---|---|---|---|
Medida de temperatura máxima |
12,4 °C |
−5,1 °C |
1 °C |
Medida de temperatura mínima |
−4,5 °C |
−7,6 °C |
−2,2 °C |
• Agora, responda:
a) Qual é a diferença entre as medidas de temperatura máxima e mínima, nessa ordem, em cada localidade?
b) Em qual localidade a diferença de medida de temperatura foi maior?
6. Classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas.
a) Subtraindo-se um número do seu oposto, obtém‑se zero.
b) É possível subtrair um número racional negativo de outro racional negativo e obter um número racional positivo.
c) É possível subtrair um número racional positivo de outro número racional positivo e obter um número racional negativo.
d) Subtraindo-se um número de outro, o sinal do resultado é sempre o do número de menor módulo.
7.
Invente um problema que possa ser resolvido por meio da seguinte adição: ‒ 55,68 + (‒ 80,00) = ‒ 135,6
3 Adição algébrica
Assim como fizemos com os números inteiros, também consideramos as operações de adição e de subtração com números racionais uma única operação, que denominamos adição algébrica.
Observe como podemos calcular as seguintes adições algébricas:
Desafio
Determine o valor da expressão 3c + ( ei ‒ b) sabendo que
Quadro com os valores a igual, menos fração 1 meio.,
Quadro com os valores de b igual fração 3 quartos.e c = 0,25.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Encontre o resultado das adições algébricas.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 0 vírgula 25, fecha parênteses, mais fração 1 quarto, menos, abre parênteses, 0 vírgula 32 mais fração 1 quinto, fecha parênteses.b)
Sentença matemática. Fração 3 décimos, menos, abre parênteses, 1 vírgula 56 mais fração 4 quintos, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 3 vírgula 2, fecha parênteses, mais fração 1 décimo.c)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 0 vírgula 5, mais fração 2 décimos, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 2 vírgula 36, mais fração 5 quartos, fecha parênteses, mais, abre parênteses, fração 4 quintos, mais 6 vírgula 32, fecha parênteses.
d)
Sentença matemática. Menos, abre parênteses, menos 0 vírgula 96, mais 8 vírgula 4, fecha parênteses, mais, abre parênteses, fração 3 quintos, menos, fração 1 décimo, fecha parênteses, menos, abre parênteses, fração 4 oitavos, mais 6 vírgula 1, fecha parênteses.e)
Sentença matemática. Menos, abre parênteses, fração 12 15 avos, menos 1 vírgula 85, fecha parênteses, mais, abre parênteses, 0 vírgula 276, menos fração 18 12 avos, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 0 vírgula 398, fecha parênteses.2. Encontre o erro, quando houver, e corrija‑o no caderno.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 2 sextos, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos fração 1 sexto, fecha parênteses, igual, menos fração 1 sexto.b)
Sentença matemática. Fração 2 quintos, menos 0 vírgula 2, igual, 0 vírgula 2.c)
Sentença matemática. Fração 2 terços, mais, abre colchetes, fração 3 quartos, mais, abre parênteses, menos fração 1 sexto, fecha parênteses, fecha colchetes, igual, fração 4 terços.d)
Sentença matemática. Menos fração 5 quartos, mais, abre parênteses, menos fração 1 oitavo, mais, fração 3 meios, fecha parênteses, menos fração 1 meio, igual menos fração 11 oitavos.
3. As letras a, b e c representam valores diferentes. Observe.
Substitua os valores das letras em cada caso e calcule os resultados.
Como exemplo, observe o item a.
b) (b + c) ‒ a
c) a + (c ‒ b)
d) [a + (‒ b + c) ‒ c]
e) ‒ a ‒ (‒ b + c)
f) ‒ a ‒ (‒ b + c) + a + b
4. Calcule e responda.
a) Qual é o número racional que adicionado a
Fração. 3 quintos.tem ‒
Fração. 1 quinto.como resultado?
b) Qual é o número racional que adicionado a
Fração menos 11 sétimosresulta em
Fração três quatorze avos?
c) Qual é o número racional que adicionado a
Fração 2 oitavosresulta em
Fração. Menos 7 oitavos?
d) Qual é o número racional que adicionado a
Fração 2 sextos.tem
Fração. Menos 5 sextos.como resultado?
4 Multiplicação com números racionais
Você já deve ter passado por situações que envolvem a multiplicação de números racionais. Observe, por exemplo, a situação a seguir.
Tatiana foi comprar sorvete de vários sabores para servir de sobremesa em um almoço com suas amigas.
Se o preço do quilograma de sorvete é R$ 15,30quinze reais e trinta centavos, quanto Tatiana pagará por 1,4 quilograma?
Temos a quantidade de sorvete que Tatiana comprou e o preço do sorvete por quilograma. Vamos, então, calcular:
(1,4) ⋅ (15,30)
Para fazer os cálculos, transformamos os números racionais em números inteiros, multiplicando-os, nesse caso, por 10.
Como cada fator foi multiplicado por 10, o resultado ficou multiplicado por 100. Para recuperar o resultado da conta original, devemos dividi-lo por 100.
.2142 : 100 = 21,42
Portanto, Tatiana pagará R$ 21,42vinte e um reais e quarenta e dois centavos por 1,4 quilograma de sorvete.
Para determinar o sinal de um produto entre dois números racionais, vamos usar o mesmo procedimento da multiplicação de números inteiros. Observe alguns exemplos.
• Vamos calcular (+0,5) ⋅ (‒1,2).
Primeiro, calculamos o produto dos módulos dos números e, em seguida, analisamos o sinal do produto obtido.
Como os dois fatores têm sinais diferentes, o produto é um número negativo. Então:
(+ 0,5) ⋅ (‒ 1,2) = ‒ 0,6
• Vamos calcular
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração dois quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos fração cinco meios, fecha parênteses..
Primeiro, calculamos o produto dos módulos dos números e, em seguida, analisamos o sinal do produto obtido.
Como os fatores têm o mesmo sinal, o produto é positivo.
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração dois quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos fração cinco meios, fecha parênteses, igual, um.
• Vamos calcular
Sentença matemática. Abre parênteses, menos zero vírgula dois, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais fração dois terços, fecha parênteses..
Primeiro, escrevemos na fórma de fração o número que está na fórma decimal, neste caso, 0,2 =
Fração. 2 décimos.; depois, calculamos o produto dos módulos; por fim, analisamos o sinal do produto obtido.
Observe que os dois fatores têm sinais diferentes; logo, o produto é um número negativo. Então:
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 0 vírgula 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, fração 2 terços, fecha parênteses, igual, menos fração 2 quinze avos.
Para pensar
• Se 0 ⋅ 13 = 0 e 13 = 13,0, então 0 ⋅ 13,0 = 0. Mas quanto é 0 ⋅ 13,4?
• Se 0 ⋅ (‒ 8) = 0 e ‒ 8 = ‒ 8,0, então 0 ⋅ (‒ 8,0) = 0. Mas quanto é 0 ⋅ (‒ 8,6)?
Analise os questionamentos anteriores e responda: qual é o produto de um número racional por zero?
Observação
Para a multiplicação com números racionais, valem as mesmas propriedades consideradas na multiplicação com números inteiros.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Veja como Adriana fez o cálculo a seguir.
• Agora, faça como Adriana e resolva a multiplicação a seguir. Escreva o resultado na fórma decimal.
(1,11) ⋅ (2,3)
2. Encontre o erro que Felipe cometeu ao fazer a multiplicação.
• Após detectar o erro, faça o cálculo correto no caderno.
3.
Observe os resultados das multiplicações.
Agora, calcule mentalmente o resultado das multiplicações a seguir e converse com um colega sobre como cada um pensou para resolvê-las.
a) (‒ 0,3) ⋅ (+ 0,1)
b) (‒ 0,1) ⋅ (+ 0,2)
c) (‒ 0,1) ⋅ (‒ 0,4)
d) (‒ 0,3) ⋅ (‒ 0,4)
4. Calcule o resultado das multiplicações.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 8 nonos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais fração 4 terços).b) (‒ 2,25) ⋅ (‒ 1,4)
c)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 0 vírgula 23, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais fração 1 quinto.d)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais fração 12 15 avos, fecha parênteses.⋅
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 3 sétimos, fecha parênteses.e) (+ 0,2) ⋅
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 quarto, fecha parênteses.f ) (+10,5) ⋅ (‒ 8,4)
g)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 23 quartos, fecha parênteses.⋅
Sentença matemática. abre parênteses, menos fração 1 sétimo, fecha parênteses.h) (‒ 0,12) ⋅
Sentença matemática. abre parênteses, menos fração 1 décimo, fecha parênteses.5. Caio comprou um par de chinelos e pagou a prazo, em duas parcelas. Observe os extratos de sua conta bancária:
• Se Caio tivesse comprado o par de chinelos à vista, ou seja, se tivesse pagado o valor total no ato da compra, qual seria o valor dessa compra apresentado no extrato do mês de março? Que operação você efetuou para obter a resposta?
6. Priscila queria comprar uma caixa de som bluetooth. Durante a pesquisa de preços que realizou, ela encontrou as ofertas a seguir.
• Em que loja Priscila pagaria mais caro pela caixa de som?
7. Responda às questões.
a) Qual é o dobro de 0,25?
b) Qual é o triplo de
Fração. 3 quartos.?
c) Qual é o quádruplo de ‒1,2?
d) Qual é o quíntuplo de
Fração. Menos 7 oitavos.?
8. Sandra quer trocar o piso da sala de sua casa, que tem formato retangular, com medidas iguais a 5,5 métros de comprimento e 4,7 métros de largura.
a) Qual é a medida da área do piso, em metro quadrado, que ela precisará comprar?
b) Se o preço por metro quadrado do piso que ela quer é R$ 19,20dezenove reais e vinte centavos, quanto Sandra vai gastar com o piso?
9.
Elabore um problema com base na multiplicação a seguir. Em seguida, entregue-o a um colega para que ele o resolva.
5 ⋅ (‒ 2,47) = ‒ 12,35
10.
Quanto representa
Sentença matemática. 1 meio de 1 terço de 1 quarto.de uma barra de chocolate?
11.
A tecla do sinal de divisão da calculadora de Guilherme está quebrada, e ele precisa calcular a metade de 0,34. Que teclas da calculadora Guilherme poderá apertar para fazer esse cálculo?
5 Divisão com números racionais
Cíntia está trocando parte da fiação elétrica de sua casa. Para isso, comprou um fio que media 8 métros de comprimento e pagou R$ 23,20vinte e três reais e vinte centavos.
Após uma semana, ela percebeu que precisava de mais 0,5 métro de comprimento desse mesmo fio. Sabendo que o preço do fio não mudou, quanto Cíntia pagará por 0,5 métro de comprimento de fio?
Observe como Cíntia resolveu o problema.
Primeiro, ela calculou o preço por metro de fio:
Como o fio que Cíntia vai comprar mede 0,5 métro de comprimento, ou seja,
Fração. 1 meio.métro, ela dividiu o preço do metro por 2.
Portanto, Cíntia pagará R$ 1,45um reais e quarenta e cinco centavos por 0,5 métro de comprimento de fio.
Note que Cíntia multiplicou o dividendo e o divisor por um múltiplo de 10 para transformá-los em números inteiros. Além disso, como ambos são números positivos, o quociente também é positivo.
Observação
Se o dividendo e o divisor de uma divisão forem multiplicados por um mesmo número diferente de zero, a nova divisão terá o mesmo quociente.
Para analisar
Cíntia foi comprar o pedaço de fio que estava faltando. Então, para calcular o valor que ela pagaria por 0,5 métro de comprimento de fio, o vendedor pensou da seguinte maneira:
a) Escreva detalhadamente, no caderno, os cálculos que o vendedor fez.
b) Qual é a diferença entre o jeito de pensar de Cíntia e o do vendedor?
Para determinar o sinal de um quociente entre dois números racionais, vamos usar o mesmo procedimento que utilizamos na divisão com números inteiros. Acompanhe os exemplos a seguir.
• Vamos calcular (‒ 1,55) : (+ 0,25).
Primeiro, multiplicamos o dividendo e o divisor por 100, a fim de transformá-los em números inteiros:
Depois, calculamos o quociente dos módulos:
Como o dividendo e o divisor têm sinais diferentes, o quociente é um número negativo. Observe.
(‒ 1,55) : (+ 0,25) = ‒ 6,2
Observação
Quando multiplicamos um número decimal por 10, por 100 ou por .1000, deslocamos a vírgula, respectivamente, uma, duas ou três casas para a direita.
• Vamos calcular
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 meio, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos fração 3 quartos, fecha parênteses..
Inicialmente, calculamos o quociente dos módulos, lembrando que na divisão de frações multiplicamos a primeira fração pelo inverso da segunda.
Como o dividendo e o divisor têm sinais iguais, o quociente é um número positivo.
Recorde
Dois números não nulos são inversos quando seu produto é igual a 1. Para obter o inverso de uma fração, invertemos o numerador e o denominador.
• O inverso de ‒
Fração 6 sobre 10é ‒
Fração 10 sobre 6, pois
Sentença matemática. Menos fração 6 décimos.⋅
Sentença matemática. Menos fração 10 sextos.= 1.
• Como (+ 0,125) ⋅ (+ 8) = 1, + 8 é o inverso de + 0,125.
Para pensar
a) Qual é o único número racional que não tem inverso?
b) Por que dois números inversos sempre têm o mesmo sinal?
• Vamos calcular
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 3 sétimos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais 0 vírgula 4, fecha parênteses..
Calculamos o quociente dos módulos, escrevendo na fórma de fração o número que está na fórma decimal.
Como o dividendo e o divisor têm sinais diferentes, o quociente é um número negativo.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Calcule o quociente das divisões.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 2 terços, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais fração 10 21 avos, fecha parênteses.b) (‒1,5) : (‒ 0,4)
c)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais fração 6 sétimos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos fração 3 meios, fecha parênteses.d)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 0 vírgula 75, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos fração 5 quartos, fecha parênteses.e) (‒3) : (+ 1,5)
f )
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 7 quintos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais 2,1, fecha parênteses.g)
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 8 terços, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos 3 vírgula 5, fecha parênteses.h)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 6 vírgula 3, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos fração 3 quintos, fecha parênteses.2. Identifique as igualdades falsas e corrija-as no caderno.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 5 terços, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos fração 3 quintos, fecha parênteses, igual, 1.b) (+ 0,1) : (‒ 0,01) = ‒10
c) (‒ 1,3) : (+ 0,2) = ‒ 6,5
d)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais fração 7 quartos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos 0 vírgula 5, fecha parênteses, igual, fração 7 meios.3. Fabiano precisou fazer uma pesquisa para o seu trabalho da faculdade. Para isso, foi a uma loja da qual poderia acessar a internet. Ao sair, pagou R$ 8,75oito reais e setenta e cinco centavos pelas 3,5 horas de pesquisa. Quanto Fabiano pagou por hora de uso da internet?
4.
Responda às questões fazendo cálculos ou estimativas mentais. Depois, escreva as respostas no caderno.
a) (+ 0,001) ⋅ (+ 0,2) é menor que (‒ 5) ⋅ (+ 0,5)?
b)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 meio, fecha parênteses, dividido, 2.é maior que (‒ 0,25) ⋅ (‒ 0,5)?
c) 3 ⋅ (‒ 1) é maior que (0,3) ⋅ (‒ 5)?
d) 10% de 2 está entre 1 e 2 ou entre 0 e 1?
e) 25% de 0,4 é igual a 10% de 1?
5. Na semana passada, Gisele colocou 39,1 litros de combustível em seu carro, pagando R$ 4,08quatro reais e oito centavos por litro. Nesta semana, houve um aumento, e o litro desse combustível passou a custar R$ 4,11quatro reais e onze centavos no mesmo posto.
a) Colocando a mesma quantidade de combustível da semana passada, quanto Gisele gastará a mais nesta semana?
b) Se quiser gastar a mesma quantia que gastou na semana passada, quantos litros de combustível Gisele poderá colocar em seu carro?
c) Se Gisele pedir ao frentista, nesta semana, que coloque combustível em seu carro até inteirar R$ 20,00vinte reais, quantos litros serão colocados?
6. Copie e complete em seu caderno o problema a seguir, sabendo que ele pode ser resolvido por meio da seguinte divisão: (‒ 175,92) : 3 = ‒ 58,64
7. Observe como Talita usou o raciocínio da operação inversa para verificar se está correta a seguinte divisão:
(‒ 3,48) : (‒ 0,8) = + 4,35
• Agora é a sua vez! Verifique se as divisões a seguir estão corretas. Depois, corrija as que não estiverem.
a) 4,22 : 0,5 = 8,44
b) (‒ 6,825) : (+2,1) = ‒2,25
c)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais fração 1 quinto, fecha parênteses,: (‒ 0,6) = ‒3
d) (‒ 7,95) :
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 5 sextos, fecha parênteses,= 9,54
Educação Financeira
faça as atividades no caderno
Pagar com cartão...
O que você faria?
Imagine que você já seja adulto, tenha seu emprego e receba um salário fixo por mês. E, claro, tenha despesas mensais fixas e outras variáveis. Você não tem dinheiro no momento, mas tem um cartão de crédito.
O que você faria: compraria outra mochila para sua filha no cartão de crédito?
Forme com os colegas dois grupos na sala: um que compraria e outro que não compraria a mochila.
Discutam as vantagens e as desvantagens de comprar a mochila e depois façam uma lista dos argumentos para realizar ou não a compra.
Calcule
Observe a fatura do cartão de crédito de Isabela e responda às questões.
a) Na fatura, aparece uma opção de parcelamento em 12 vezes. Qual será o valor total pago se Isabela optar por parcelar essa fatura? Esse valor corresponde a mais ou a menos que o dobro do valor total da fatura?
b) Qual será o custo adicional que Isabela terá ao não pagar a fatura total, parcelando-a em 12 vezes?
Reflita
Converse com alguns familiares e depois discuta com os colegas as questões a seguir.
a) O cartão de crédito é uma boa alternativa para comprar algo quando não se tem dinheiro no momento?
b) Que cuidados devemos ter ao usar um cartão de crédito?
c) Por que algumas pessoas falam que pagar no cartão pode ter um efeito “bola de neve”?
d) No pagamento com cartão de débito isso também acontece?
e) Você acha que, quando compram no cartão, as pessoas tendem a gastar mais do que se comprassem com dinheiro? Por quê?
6 Potenciação de números racionais
Potenciação com número racional na base e número inteiro não negativo no expoente
Observe a seguinte situação.
Gabriel levava uma vida sedentária, ou seja, não fazia nenhuma atividade física. Para mudar isso, ele resolveu começar a caminhar no parque perto de sua casa. Com a ajuda de um profissional, montou um programa de condicionamento físico. Na primeira semana, Gabriel caminhará uma volta e meia na pista de corrida do parque e, nas semanas seguintes, caminhará 1,5 vez o número de voltas da semana anterior. Mantendo esse ritmo, quantas voltas inteiras Gabriel dará na 4ª semana?
Para resolver essa questão, podemos usar multiplicações de fatores iguais ou a operação de potenciação. Observe, no quadro a seguir, o cálculo de quanto Gabriel percorrerá em cada uma das quatro primeiras semanas.
Logo, na 4ª semana, Gabriel dará 5 voltas inteiras.
Como você observou, o cálculo das potências com números racionais, seja na fórma decimal, seja na fórma de fração, é realizado de modo parecido ao das potências com números inteiros.
Para todo número racional a e número inteiro n, sendo n > 1, definimos:
Lembre-se: Escreva no caderno!
Exemplos
•
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 5 meios, fecha parênteses, elevado a quarta potência, igual, fração 5 meios, vezes, fração 5 meios, vezes, fração 5 meios, vezes, fração 5 meios, igual, fração 625 16 avos.•
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 2 terços, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual, abre parênteses, menos fração 2 terços, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos fração 2 terços, fecha parênteses, igual, mais, abre parênteses, fração de numerador 2 vezes 2 e denominador 3 vezes 3, fecha parênteses, igual, mais fração 4 nonos.• (3,2)2 = 3,2 ⋅ 3,2 = 10,24
• (‒1,2)3 = (‒1,2) ⋅ (‒1,2) ⋅ (‒1,2) = ‒1,728
Além disso, definimos:
• Toda potência de expoente 1 que tem como base um número racional é igual à própria base, ou seja, sendo a um número racional, a 1 = a.
• Toda potência de expoente zero que tem como base um número racional não nulo é igual a 1, ou seja, sendo a um número racional diferente de zero, a 0 = 1.
Exemplos
•
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 15 quartos, fecha parênteses, elevado a zero, igual, 1.• (0,2)0 = 1
•
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 2 terços, fecha parênteses, elevado a um, fração 2 terços.
• (‒ 5,8)1 = ‒ 5,8
Potenciação com número racional na base e número inteiro negativo no expoente
Suzana estava fazendo a lição de Matemática e, quando surgia alguma dúvida, perguntava a seu irmão mais velho, Mauro. Observe a seguir as dúvidas de Suzana.
Para ajudar a irmã, Mauro escreveu esta sequência:
Suzana observou a sequência e chegou à seguinte conclusão:
Para calcular
Qual é o valor de 3 ‒ 3? E de 3 ‒ 4?
Após tirar sua dúvida, Suzana calculou o valor de
Quadro com sentenças matemáticas. Abre parênteses, fração 3 quartos, fecha parênteses, elevado a menos 1e de
Quadro com sentenças matemáticas. fração 3 quartos, fecha parênteses, elevado a menos dois.
Primeiro, ela observou esta sequência:
Depois, concluiu que:
Para todo número racional a, com a ≠ 0, definimos:
a ‒ n =
Sentença matemática. fração numerador 1 e denominador a elevado a n, igual, abre parênteses, fração 1 sobre a, fecha parênteses, elevado a n., em que n é um número natural e
Sentença matemática. Fração 1 sobre a.é o inverso de a.
Exemplos
•
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 1 quinto, fecha parênteses, elevado a menos 1, igual, abre parênteses, fração 5 sobre 1, fecha parênteses, elevado a 1, igual, 5 elevado a 1, igual, 5.•
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração dois terços, fecha parênteses, elevado a menos 2, igual, abre parênteses, menos fração 3 meios, fecha parênteses, elevado a 2, igual, abre parênteses, menos fração 3 meios, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos fração 3 meios, fecha parênteses, igual, mais fração 9 quartos.•
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 3,5, fecha parênteses, elevado a menos 3, igual, abre parênteses, menos fração 7 meios, fecha parênteses, elevado a menos 3, igual, abre parênteses, menos fração 2 sétimos, fecha parênteses, elevado a 3, igual, abre parênteses, menos fração 2 sétimos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos fração 2 sétimos, fecha parênteses,vezes, abre parênteses, menos fração 2 sétimos, fecha parênteses, igual, menos fração 8 343 avos.Para pensar
Sendo a um número não nulo, expresse de outra fórma as seguintes potências: a ‒1, a ‒5 e a ‒ 15. Como poderíamos escrever a ‒n?
Propriedades
As propriedades da potenciação com números inteiros também valem quando a base é um número racional diferente de zero e seus expoentes são números inteiros.
Produto de potências de mesma base
Para multiplicar potências de mesma base, conservamos a base e adicionamos os expoentes. Então, se a é um número racional diferente de zero e m e n, números inteiros, temos: am ⋅ an = am + n
Lembre-se: Escreva no caderno!
Exemplos
• (‒1,9)3 ⋅ (‒1,9) ‒1 = (‒1,9)3 + (‒1) = (‒1,9)2
•
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 1 terço, fecha parênteses, elevado a menos 2, vezes, abre parênteses, fração 1 terço, fecha parênteses, elevado a 5, vezes, abre parênteses, fração 1 terço, fecha parênteses, elevado a menos 4, igual, abre parênteses, fração 1 terço, fecha parênteses, elevado a, começo do expoente, menos 2, mais 5, mais, abre parênteses, menos 1, fecha parênteses, fim do expoente, igual, abre parênteses, fração 1 terço, fecha parênteses, elevado menos 1.• (5,4)2 ⋅ (5,4)3 ⋅ (5,4) ‒ 6 = (5,4)2 + 3 + (‒ 6) = (5,4) ‒1
Quociente de potências de mesma base
Para dividir qualquer potência por outra de mesma base não nula, conservamos a base e subtraímos os expoentes. Assim, se a é um número racional diferente de zero; e m e n, números inteiros, temos: am : an = am ‒ n
Exemplos
• (4,6) ‒ 2 : (4,6) 3 = (4,6) ‒ 2 ‒ (+3) = (4,6) ‒ 5
•
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 6 sétimos, fecha parênteses, elevado a menos 8, vezes, abre parênteses, menos fração 6 sétimos, fecha parênteses, elevado a menos 3, igual, abre parênteses, menos fração 6 sétimos, fecha parênteses, elevado a, começo do expoente, menos 8 menos, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, fim do expoente, igual, abre parênteses, menos fração 6 sétimos, fecha parênteses, elevado a menos 5.• (2,8)2 : (2,8) ‒ 4 = (2,8)2 ‒ (‒ 4) = (2,8)6
Potência de potência
Para elevar uma potência a um expoente, conservamos a base e multiplicamos os expoentes. Assim, se a é um número racional diferente de zero; e m e n, números inteiros, temos: (am)n = am ⋅ n
Exemplos
Potência de um produto
Para elevar um produto a um expoente, elevamos cada fator a esse expoente. Portanto, se a ê bê são números racionais diferentes de zero, e m é um número inteiro, temos: (a ⋅ b)m = am ⋅ bm
Lembre-se: Escreva no caderno!
Exemplos
•
Sentença matemática. Abre colchete, 0,4, vezes, abre parênteses, menos fração 1 quinto, fecha parênteses, fecha colchetes, elevado a menos 1, igual, abre parênteses, 0,4, fecha parênteses, elevado a menos 1, vezes, abre parênteses, menos fração 1 quinto, fecha parênteses, elevado a menos 1, igual
Sentença matemática. igual, abre parênteses, fração 4 décimos, fecha parênteses, elevado a menos 1, igual, abre parênteses, fração 10 quartos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, igual, menos fração 50 quartos, igual, menos fração 25 meios.
• (0,5 ⋅ 2) ‒2 = (0,5) ‒2 ⋅ (2)‒2 =
Sentença matemática. Fração um meio, fecha parênteses, elevado ao quadrado.⋅ (2) ‒ 2 = 22 ⋅ 2 ‒2 = 22 + (‒2) = 20 = 1
Potência de um quociente
Para elevar um quociente a um expoente, elevamos o dividendo e o divisor a esse expoente. Portanto, se a e b são números racionais diferentes de zero, e m é um número inteiro, temos:
Sentença matemática. Abre parênteses, fração a sobre b, fecha parênteses, elevado a m, igual, fração de numerador a elevado a m e denominador b elevado a m.Exemplos
•
Sentença matemática. Abre colchetes, 5 dividido, abre parênteses, fração 1 meio, fecha parênteses, fecha colchetes, elevado a menos 3, igual, abre parênteses, 5, fecha parênteses, elevado a menos 3, dividido, abre parênteses, fração 1 meio, fecha parênteses, elevado a menos 3, igual, 0 vírgula 008 dividido por 8, igual, 0 vírgula 001.• [(‒2,7) : (1,8)]2 = (‒2,7)2 : (1,8)2 = 7,29 : 3,24 = 2,25
Para pensar
Se a base de uma potência é um número racional maior que zero e menor que 1, e o expoente é 3, o valor dessa potência é um número maior ou menor que 1? Dê um exemplo.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Copie e complete as sentenças no caderno.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 5 meios, fecha parênteses, elevado ao cubo, vezes, abre parênteses, fração 5 meios, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual, abre parênteses, fração 5 meios, fecha parênteses, elevado a, começo do expoente, 3 mais 2, fim do expoente, igual, abre parênteses, fração 5 meios, fecha parênteses, elevado a 5, igual◼
b) (0,8)5 : (0,8)3 = ◼ = ◼ = ◼
c) [(3,2)2]2 = ◼ = ◼ = ◼
d)
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 3 sétimos, fecha parênteses, elevado a 1, vezes, abre parênteses, fração 3 sétimos, fecha parênteses, elevado a 4, igual, quadradinho cinza, quadradinho cinza, igual, quadradinho cinza.◼ = ◼ = ◼
e)
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 3 décimos, fecha parênteses, elevado a 7, dividido, abre parênteses, fração 3 décimos, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual.◼ = ◼ = ◼
2. Calcule as potências de base negativa.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 meio, fecha parênteses, elevado ao quadrado.b)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 terço, fecha parênteses, elevado ao cubo.c)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 meio, fecha parênteses, elevado a 4.d)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos fração 1 meio, fecha parênteses, elevado a 5.•
Reúna-se com os colegas e pensem em outras potências de base racional negativa e expoente inteiro positivo. Em seguida, respondam: em relação ao sinal do resultado da potência de base negativa, o que sugerem os cálculos que vocês fizeram?
3. Carina estava estudando Biologia e descobriu que as bactérias podem se reproduzir com muita rapidez, dando origem a um número grande de descendentes. Em alguns casos, cada bactéria se divide em duas outras bactérias geneticamente iguais. Supondo que uma colônia, iniciada por uma bactéria, dobre seu número a cada 10 minutos, quantas bactérias existirão após uma hora e 20 minutos?
4. Murilo queria juntar dinheiro, e, para isso, fez um plano de economia. No primeiro dia, guardou R$ 0,50zero reais e cinquenta centavos em seu cofrinho e, nos dias seguintes, depositou o triplo da quantia que havia depositado no dia anterior. Quanto Murilo depositou no 7º dia?
5. Corrija no caderno a sentença errada.
a)
Quadro com sentenças matemáticas. Abre parênteses, fração 4 terços fecha parênteses elevado a menos 2, Abre parênteses, fração 3 quartos, fecha parênteses, elevado a dois,b)
Sentença matemática. Abre parênteses, fração de numerador 3 ao quadrado e denominador 2 ao quadrado, fecha parênteses, elevado a menos 1, igual, fração 9 quartos.6.
Qual deve ser o expoente x da potência para que a igualdade seja verdadeira?
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 6 quintos, fecha parênteses, elevado a x, igual, abre parênteses, fração 25 36 avos, fecha parênteses.
7. Observe o diálogo.
• Agora, responda: você concorda com a resposta de Fábia? Justifique sua resposta.
7 Raiz quadrada
Acompanhe a situação a seguir.
Sílvia comprou um terreno quadrado que tem 72,25 metros quadrados de medida de área para construir uma casa.
Que cálculo ela pode fazer para descobrir a medida de comprimento do lado desse terreno?
Considerando x a medida de comprimento do lado, temos:
O número x, positivo, que elevado ao quadrado resulta em 72,25, é a raiz quadrada de 72,25. Sílvia sabe que esse número é maior que 8, pois 82 = 64, e menor que 9, pois 92 = 81. Por tentativa, é possível que Sílvia determine o produto:
8,5 ⋅ 8,5 = 72,25
Então,
Sentença matemática. Raiz quadrada de 72 vírgula 25= 8,5, ou seja, a medida de comprimento do lado do terreno é 8,5 métros.
A raiz quadrada de um número racional a é um número não negativo que, elevado ao quadrado, resulta em a.
Para pensar
A medida de comprimento do lado de cada quadrado de contorno roxo pode ser associada a que raiz quadrada?
Agora, vamos examinar a raiz quadrada de 0,36.
Há dois números racionais que, elevados ao quadrado, resultam em 0,36:
(+ 0,6)2 = 0,36 e (‒ 0,6)2 = 0,36
Mas, pela definição, a raiz quadrada deve ser um número não negativo; portanto:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 0,36= + 0,6. Ou seja, a raiz quadrada é única.
Para que a raiz quadrada de um número racional a tenha como resultado um número racional, é preciso que a seja um racional quadrado perfeito, isto é, um racional que possa ser escrito como potência de base racional e expoente 2.
Exemplos
•
Símbolo de raiz quadrada, fração um quarto.é um número racional, porque
fração um quarto.é um número racional quadrado perfeito, já que podemos escrever:
fração 1 quarto igual abre parênteses 1 meio fecha parênteses elevado a 2•
Símbolo de raiz quadrada de 1 vírgula 21é um número racional, porque 1,21 é um número racional quadrado perfeito, já que podemos escrever: 1,21 = 1,12
Observações
•
Símbolo de raiz quadrada de 0 vírgula 3não é um número racional, porque 0,3 não é número racional quadrado perfeito.
•
Símbolo de raiz quadrada de menos 0 vírgula 25não é um número racional, porque não existe um número racional que, elevado ao expoente 2, resulte em um número negativo.
8 Expressões numéricas
Na gincana de Matemática do 7º ano, Paula e Neto resolveram de maneiras diferentes a expressão
Sentença matemática. Abre parênteses, fração, menos 1 quinto, fecha parênteses, elevado a quatro, dividido, abre parênteses, fração menos um quinto, fecha parênteses, elevado ao quadrado, menos, quatro elevado a menos 1, vezes, raiz quadrada de 0 vírgula 25..
Observe os cálculos que cada um fez.
Paula preferiu calcular com frações.
Neto optou pela fórma decimal.
Portanto, os dois chegaram ao mesmo resultado, pois
Sentença matemática. Menos fração 17 200 avos, igual, menos 0 vírgula 085..
Nas expressões numéricas, devemos efetuar as operações respeitando esta ordem:
1º) potenciação e radiciação (raiz quadrada);
2º) multiplicação e divisão;
3º) adição algébrica.
Observação
Em expressões numéricas com sinais de agrupamento, devemos efetuar as operações, eliminando-os na ordem a seguir:
1º) parênteses;
2º) colchetes;
3º) chaves.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Responda às questões.
a) Qual é a medida de comprimento do lado de um quadrado cuja medida da área é igual a 20,25 métros quadrados?
b) Qual é a medida da área de um quadrado cujo lado mede
Sentença matemática. Raiz quadrada de 64 metrosde comprimento?
c) Qual é a medida de comprimento do lado de um quadrado de medida de área igual a 38,44 centímetros quadrados?
2. Fábio recortou uma folha de papel e fez diversos quadrados. Então, verificou que as medidas de comprimento dos lados dos quadrados eram expressas por números quadrados perfeitos.
Descubra quais dos números a seguir não podem ser considerados medidas de comprimento dos lados dos quadrados recortados por Fábio.
3.
Márcia quer emoldurar dois de seus quadros que têm formato quadrado, com medidas de área de 201,64 centímetros quadrados e 412,09 centímetros quadrados, respectivamente. Se cada centímetro de comprimento da moldura que Márcia quer comprar custa R$ 1,65um reais e sessenta e cinco centavos, quanto ela gastará para emoldurar os dois quadros?
4. Calcule o valor de cada uma das expressões numéricas no caderno.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, 1 vírgula 4, menos, raiz quadrada de 49, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 0 vírgula 2, mais, 1 vírgula 5, fecha parêntesesb)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos, raiz quadrada, fração, 1 9 avos, mais, 2 quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos fração 6 sétimos, fecha parênteses.c)
Sentença matemática. 2,4, vezes, abre parênteses, menos, fração 3 sobre 2 elevado ao quadrado, menos, fração 1 meio, fecha parênteses.d)
Sentença matemática. Fração 3 quintos, mais, abre parênteses, menos fração 1 sexto, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 0 vírgula 16, fecha parênteses.5.
Juliana estava estudando potências e raízes e percebeu o seguinte:
• Escreva, no caderno, alguns exemplos em que ocorre o que Juliana percebeu.
6.
Daniela calculou
Raiz quadrada de 0 vírgula 09.com uma calculadora.
Então, ela começou a apertar a tecla
várias vezes e obteve outros resultados. Depois de um tempo, por mais que Daniela apertasse a tecla
, a calculadora sempre indicava o mesmo número.
a) Qual foi o último número encontrado por Daniela?
b) Se Daniela começasse a calcular a raiz quadrada de outro número, o resultado seria o mesmo?
Estatística e Probabilidade
faça as atividades no caderno
Construção de pictogramas
Larissa trabalha em uma fábrica que recicla latas de alumínio.
Observe a seguir uma tabela com o percentual de latas de alumínio recicladas por essa fábrica entre 2019 e 2023.
Ano |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
---|---|---|---|---|---|
Percentual |
75% |
90% |
85% |
95% |
100% |
Dados obtidos pela fábrica em dezembro de 2023.
Com os dados da tabela, Larissa construiu o gráfico a seguir.
Dados obtidos pela fábrica em dezembro de 2023.
Gráficos como esse, em que utilizamos ícones para representar os dados, são chamados de pictogramas. Nesse pictograma, escolheu-se o ícone
para representar o percentual de reciclagem das latas de alumínio recebidas pela fábrica.
Note que cada
representa 5% das latas recebidas.
Para investigar
Reúna-se com alguns colegas e façam uma pesquisa sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.
ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe a tabela a seguir.
Mês |
Número de sementes plantadas |
---|---|
Janeiro |
160 |
Fevereiro |
240 |
Março |
80 |
Abril |
120 |
Maio |
200 |
Junho |
80 |
Dados obtidos por Lorena em julho de 2023.
Dados obtidos por Lorena em julho de 2023.
• Considerando que cada
corresponde a 40 sementes plantadas, Lorena começou a construir o pictograma anterior com base na tabela. Copie o pictograma no caderno e complete-o.
2. Segundo a projeção da população realizada pelo í bê gê É, em 2028 haverá quase 223 milhões de habitantes no Brasil. Esse total divide-se em aproximadamente 114 milhões de mulheres e 108 milhões de homens.
a) De acordo com essa projeção, haverá mais homens ou mais mulheres? Quanto(a)s a mais?
b) Construa um pictograma. Para isso, você deve:
• escolher um ícone; geralmente, o ícone está ligado ao assunto tratado – nesse caso, ele pode ser, por exemplo, um bonequinho para representar os habitantes;
• definir a quantidade de habitantes que cada ícone representará.
Definidos o ícone e a quantidade por ele representada, construa o pictograma sobre a projeção do número de habitantes do Brasil, separando-os em homens e em mulheres.
3. Construa um pictograma com base nos dados da tabela a seguir.
Estado |
População aproximada |
---|---|
Sergipe |
2.500.000 |
Rondônia |
2.000.000 |
Distrito Federal |
3.500 000 |
Amazonas |
5.000.000 |
Acre |
1.000.000 |
Dados obtidos em: í bê gê É. Projeção da população do Brasil e das unidades da federação. Disponível em: https://oeds.link/CTYaqr. Acesso em: 20 maio 2022.
Atividades de revisão
faça as atividades no caderno
1. Observe as fichas a seguir e copie no caderno apenas os números racionais.
2. Qual(is) é(são) a(s) afirmação(ões) falsa(s)? Corrija-a(s) no caderno.
a) Na reta numérica, o número ‒ 0,25 está entre os números
Sentença matemática. Menos fração 8 sétimos e Sentença matemática. Menos fração 1 sétimo..
b) Na reta numérica, o número |‒ 0,63| está entre os números
Fração 7 nonos e oito nonos.
c) Na reta numérica, o número
Sentença matemática. Fração 13 décimos.está entre os números 1,2 e |‒1,63|.
3. Na última terça-feira, Mário passou seu tempo da seguinte fórma: durante
Fração 1 quartodo dia, ele esteve no colégio; dedicou
Sentença matemática. 2 12 avos.do dia aos estudos em casa e
Fração 3 24 avosdo dia às refeições; passou
fração 1 terçodormindo e
fração 1 oitavopraticando esportes. A que atividade Mário dedicou a maior parte de seu dia?
4. Descubra se Júlia e Ricardo estão corretos.
5. Júnior gosta de fazer economia. Ele deposita em um cofrinho todo o dinheiro economizado. Durante a última semana, Júnior conseguiu guardar 9 moedas de R$ 1,00um reais, 11 moedas de R$ 0,50zero reais e cinquenta centavos, 15 moedas de R$ 0,25zero reais e vinte e cinco centavos, 23 moedas de R$ 0,10zero reais e dez centavos e 13 moedas de R$ 0,05zero reais e cinco centavos. Quantos reais Júnior conseguiu guardar durante essa semana?
6.
Lucas foi ao supermercado e comprou uma lata de ervilhas por R$ 2,25dois reais e vinte e cinco centavos, um pacote de macarrão por R$ 4,30quatro reais e trinta centavos e um chocolate por R$ 3,75três reais e setenta e cinco centavos. Enquanto estava na fila do caixa, ele resolveu calcular mentalmente o valor que gastaria com as compras. Ele fez a conta da seguinte maneira:
(2,25 + 3,75) + 4,30 = 6,00 + 4,30 = 10,30
Por que Lucas decidiu agrupar os números dessa fórma?
7. Determine o valor de cada expressão sabendo que a = ‒ 0,5, b =
Fração 3 quartose c = 0,25.
a) a + b ‒ c
b) 2a + c ‒ b
c) 3c + (a ‒ b)
d) 2b ‒ (a + c)
8. Reescreva as operações indicadas substituindo o ◼ por um número racional.
a) (‒ 0,8) + ◼ = 0
b) ◼ +
Sentença matemática. Menos fração 2 terços, fecha parênteses.= ‒1
c)
Sentença matemática. Fração 10 sétimos, mais, abre parênteses, menos fração 1 quarto, fecha parênteses.= ◼ +
Fração 10 sétimos.d)
fração menos 1 quinto.+ ◼ =
fração menos 1 quinto.e) (1,5) + [(‒1,7) + (5,3)] = [(1,5) + (◼)] + (5,3)
9.
Uma balança de dois pratos iguais fica equilibrada quando em um dos pratos há uma barra de ouro e no outro há
fração 3 quartosde uma barra de ouro e
fração 3 quartosde 1 quilograma.
• Qual é a medida de massa de uma barra de ouro?
10. Em uma pesquisa de opinião, os resultados foram:
fração 2 quintosdas pessoas entrevistadas disseram preferir Matemática,
fração 1 quartoafirmou preferir Geografia,
fração 1 terçoescolheu Língua Portuguesa, e as demais não indicaram preferência por nenhuma disciplina específica. Que fração do total de pessoas não tem preferência por uma disciplina específica?
11.
Elabore um problema cuja solução possa ser encontrada pelas operações a seguir.
12. A estação Rádio da Escola realizou uma pesquisa para identificar os gêneros musicais preferidos pelos estudantes.
• Sabendo que alguns estudantes não têm preferência por gênero musical, que fração representa o número de estudantes que não preferem róqui nem pagode?
13. Para fazer um churrasco, Antônia comprou 4,5 quilogramas de carne bovina e 1,5 quilograma de linguiça.
Se o preço de 1 quilograma da carne bovina era R$ 20,70vinte reais e setenta centavos e o da linguiça era R$ 10,80dez reais e oitenta centavos, quanto Antônia gastou?
14.
Observe as teclas de memória da calculadora:
: adiciona (guarda) números na memória
: subtrai (retira) números da memória
: adiciona (guarda) números na memória após usar as teclas
e
Observe uma maneira de calcular o valor da expressão: 0,1 ‒ 0,9 + 0,5 ‒ 0,8
Temos:
0,1 ‒ 0,9 + 0,5 ‒ 0,8 = +(0,1 + 0,5) ‒ (0,9 + 0,8)
Obtemos:
• Agora, calcule a expressão a seguir usando uma calculadora, conforme a explicação dada.
‒1,5 + 3 ‒ 0,3 + 2,1 ‒ 0,4
15. Se Carlos gasta 0,4 litro de tinta para pintar
Fração 3 quartosde uma parede, que fração da parede ele pintaria com uma lata de 0,5 litro de tinta?
16.
Elabore um problema cuja solução possa ser encontrada por meio dos cálculos a seguir.
17. Represente a multiplicação a seguir com uma só potência de base 3.
18.
Anderson está treinando para participar de uma prova de triatlo – modalidade esportiva que combina, de fórma sequencial e sem interrupção, provas com certa medida de distância em cada modalidade: de natação (1,5 quilômetro), ciclismo (40 quilômetros) e corrida (10 quilômetros).
Na primeira semana, a medida de distância no treino em cada modalidade foi esta: nadar 100 métros, pedalar .2000 métros e correr 500 métros. Em cada semana seguinte, ele dobrou as medidas das distâncias do treino da semana anterior. Na 6ª semana, Anderson já estava treinando exatamente as medidas de distância oficiais da prova do triatlo?